CONTRASTES GRAMATICAIS: ERROS COMUNS A SEREM EVITADOS COMMON MISTAKES TO AVOID IN ENGLISH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTRASTES GRAMATICAIS: ERROS COMUNS A SEREM EVITADOS COMMON MISTAKES TO AVOID IN ENGLISH"

Transcrição

1 CONTRASTES GRAMATICAIS: ERROS COMUNS A SEREM EVITADOS COMMON MISTAKES TO AVOID IN ENGLISH Aprender a falar um idioma estrangeiro consiste não apenas em assimilar seus elementos, mas também em evitar a interferência negativa da língua materna. Embora este tipo de interferência seja mais evidente na pronúncia, também ocorre no plano gramatical, levando o aluno a produzir frequentemente frases desestruturadas e incompreensíveis. O próprio aluno normalmente sente que algo está errado, mas a ideia que ele está tentando colocar está tão intimamente associada à estrutura usada no português, que parece não haver outra maneira. O estudo comparativo de dois idiomas leva à clara identificação dessas diferenças entre eles e permite prever os erros bem como procurar evitá-los antes de se tornarem hábitos. Este trabalho é resultado de uma minuciosa análise dos erros mais frequentemente observados no ensino de EFL (English as a Foreign Language) a brasileiros. Muitos destes erros podem ser observados mesmo em alunos que já alcançaram níveis avançados de fluência, e resultam da falta de contacto com a língua ou de um contacto através de instrutores que falam um inglês "aportuguesado". Além da interferência negativa da língua materna, temos aquela proveniente da generalização de regras do idioma estrangeiro; ou seja, da não-observância de excepções. Alguns destes pontos também são abordados neste trabalho. 1. Formulação de ideias interrogativas e negativas: (erro comum apenas no início do aprendizado) A primeira grande dificuldade que o brasileiro, falante nativo de português, iniciando seu aprendizado em inglês enfrenta, é normalmente a estruturação de frases interrogativas e negativas. Frases interrogativas em português são diferenciadas apenas pela entonação, não exigem alteração da estrutura da frase. No inglês, além da entonação, temos, no caso dos Be Phrases (frases com o verbo to be ou com qualquer outro verbo auxiliar ou modal), a inversão de posição entre sujeito e verbo: He's a student. - Ele é um estudante. Is he a student? - Ele é um estudante? I can speak English. - Eu sei falar Inglês. Can you speak English? - Você sabe falar Inglês? E no caso de Do Phrases, frases em que não há verbo auxiliar, surge a necessidade de uso de verbo auxiliar DO para formular perguntas ou frases negativas: He speaks English - Ele fala Inglês. Does he speak English? - Ele fala Inglês? He doesn't speak French. - Ele não fala Francês.

2 Além de contrastarem profundamente em relação ao português, esses dois tipos de estruturas contrastam entre si. O contraste entre Be Phrases e Do Phrases aparece nos modos interrogativo e negativo. Be Phrases fazem a inversão de posição entre sujeito e verbo para formação de frases interrogativas ou negativas, não precisando de verbo auxiliar, enquanto que Do Phrases precisam do verbo auxiliar DO. Isto representa uma dupla e acentuada dificuldade para os falantes nativos de português, no qual praticamente não existem verbos auxiliares e a formação de frases não é afectada pelos modos (afirmativo, negativo e interrogativo). O modo interrogativo em português, como vimos no exemplo acima, consiste apenas em uma diferente entonação, enquanto que em inglês exige uma significativa alteração na estrutura da frase, além da entonação. A dificuldade não é de entender, mas sim de assimilar e automatizar. Quem fala português como língua materna não está acostumado a estruturar seu pensamento dentro destas normas e precisará praticar exaustivamente para conseguir "internalizar" essas estruturas. 2. The subtle presence of the verb TO BE Presença/ausência do verbo TO BE (erro comum em nível iniciante) Do ponto de vista fonético, em frases afirmativas, a presença ou não do verbo TO BE é quase imperceptível aos ouvidos do aluno principiante que está acostumado com a clara sinalização fonética da presença de qualquer verbo em português. Obviamente, a função gramatical de um verbo numa frase é preponderante. Portanto, se faltar onde deveria estar, ou se ocorrer quando não deveria, o erro é grosseiro. Observe os seguintes exemplos: I lost. I'm lost. It hardly works. It's hard work. They like children. They're like children. Eu perdi. Estou perdido. Isto dificilmente funciona. Isto é trabalho duro. Eles gostam de crianças. Eles são como crianças. It looks like it's going to rain. Parece que vai chover. O aluno com este tipo de dificuldade deve treinar o ouvido e a pronúncia, até acostumar-se a perceber a grande diferença funcional deste pequeno detalhe fonético. 3. Subjectless sentences - Frases sem sujeito: (erro comum até níveis avançados) Em português frequentemente as frases não têm sujeito. Sujeito oculto, indeterminado, inexistente, são figuras gramaticais que no português explicam a ausência do sujeito. Isto no inglês entretanto não existe. A não ser pelo modo imperativo, toda frase em inglês normalmente tem sujeito. Na falta de um sujeito específico, muitas vezes o pronome IT deve ser usado.

3 Além da questão da presença obrigatória do sujeito, temos um problema com relação a seu posicionamento. Em português muitas vezes o sujeito aparece no meio ou no fim da frase. Em inglês ele deve estar de preferência no início da frase. Observe os seguintes exemplos: Tive um problema. - I had a problem. Está a chover. - It's raining. Fez-se o possível. - We (they) did the best. Quebraram uma janela. - Somebody broke a window. Ontem caiu um avião. - An airplane crashed yesterday. Esses dias apareceu lá na companhia de um vendedor. - A salesman came to the office the other day. Ao formar uma frase, o aluno deve acostumar-se a pensar sempre em primeiro lugar no sujeito, depois no verbo. O pensamento em inglês estrutura-se, por assim dizer, a partir do sujeito. 4. There TO BE = ter (existência): (erro comum até níveis intermediários) Em português o verbo TER tem pelo menos dois significados importantes: posse e existência. Exemplos: Eu tenho um carro. = Eu possuo um carro. - I have a car. Está um livro sobre a mesa. = Existe um livro sobre a mesa. - There's a book on the table. Sempre que o verbo TER significar existência (haver), a frase não terá sujeito; e isto ocorre com muita frequência em português. Em inglês, esta estrutura corresponderá sempre ao There TO BE. Observe os seguintes exemplos: Não tem (há) problema. - There's no problem. Tem (há) muita gente. - There are many people. Não tem (há) ninguém que fala Inglês aqui? - Isn't there anybody that speaks English here? Teve (houve) uma festa ontem de noite. - There was a party last night. Vai ter (haverá) outra festa na próxima semana? - Is there going to be another party next week? 5. No TO after modals: (erro comum até níveis intermediários) Os verbos modais (auxiliary modals) em inglês (can, may, might, should, shall, must), são verbos que nunca ocorrem isoladamente; ocorrem apenas na presença de outro verbo. Ao contrário dos demais verbos, entretanto, os modais ligam-se ao verbo principal diretamente, isto é, sem a partícula TO. Observe os seguintes exemplos: He can speak English. - Ele sabe falar Inglês. He likes to speak English. - Ele gosta de falar Inglês. Can I smoke here? - Posso fumar aqui? Do you want to smoke? - Você quer fumar? O aluno principiante deve cuidar especialmente com o verbo CAN, que é usado com muita freqüência. Uma forma de internalizar estas estruturas é decorar exemplos como os acima.

4 6. A Combinação impossível de FOR com TO: (erro comum até níveis intermediários) O fato de ser o infinitivo em inglês formado pelo verbo precedido da preposição TO, aliado ao fato de ser comum em português a colocação de ideias do tipo VERBO + PARA + VERBO NO INFINITIVO, induz o aluno frequentemente a colocar a mesma ideia em inglês usando a combinação das preposições FOR + TO. Esta entretanto é uma combinação impossível, não ocorrendo jamais em inglês. Observe nos seguintes exemplos as alternativas correctas: Eu vim para falar contigo. - I came to talk to (with) you. Ela ofereceu-se para me ajudar. - She offered to help me. Para aprender, é necessário estudar. - It's necessary to study, in order to learn. Isto é um instrumento para medir a velocidade. - This is an instrument for measuring speed. Como regra geral, sempre que houver tendência de colocar FOR + TO, o aluno deve lembrar-se de simplesmente eliminar a primeira preposição. 7. No double negative words: (erro comum até níveis intermediários) No português normalmente colocamos dupla-negações na mesma frase. Pronomes indefinidos como NADA, NENHUM, NINGUÉM, podem ser usados livremente em frases negativas. Isto em inglês é gramaticalmente incorreto. Exemplos: Não há nada que eu possa fazer. - There's nothing I can do. / There isn't anything I can do. Eu não tenho nenhum problema. - I have no problems. / I don't have any problems. Não tem ninguém em casa. - There's nobody home. / There isn't anybody home. 8. O numeral ONE e o artigo A(N): (erro comum até níveis intermediários) Quem fala português como língua materna, facilmente se confunde com o numeral ONE e com o artigo indefinido A, porque em português ambos são representados pela mesma palavra: UM. Exemplos: I just have a car. (It's not an airplane) - Tenho apenas um carro. (Não um avião) I just have one car. (Not more than one) Tenho apenas um carro. (Não mais do que um) Na maioria dos casos, é o artigo indefinido que deve ser usado. Observe os seguintes exemplos: Eu tenho um problema. - I have a problem. Um amigo é mais importante que dinheiro. - A friend is more important than money.

5 9. No THE before names and other article problems. (erros comuns até níveis intermediários) Em ambas as línguas, inglês e português, existem artigos que se subdividem em definidos (o, os, a, as - the) e indefinidos (um, uns, uma, umas - a, an). Portanto, no uso de artigos há pouco contraste entre os dois idiomas, a não ser por alguns casos excepcionais. a) Em português, em linguagem coloquial, é comum o uso de artigos definidos na frente de nomes próprios, enquanto que em inglês, salvo algumas excepções, isso jamais ocorre. Veja os seguintes exemplos: O Sr. Jones é meu amigo. - Mr. Jones is my friend. A IBM é uma empresa grande. - IBM is a large company. A Alemanha é um país desenvolvido. - Germany is a developed country. O Inglês do Peter é melhor que o do John. - Peter's English is better than John's. Observe entretanto que para todos os países cujos nomes dão uma ideia de colectividade deve-se usar o artigo definido: The United States - Os Estados Unidos The Soviet Union - A União Soviética The European Union - A União Européia The CIS (Community of Independent States) - A CEI The United Kingdom - O Reino Unido The Netherlands - Os Países Baixos The Philippines - As Filipinas The Falklands - As Malvinas The British Isles - As Ilhas Britânicas Também países cujos nomes expressam o tipo de organização: The Dominican Republic - A República Dominicana The People's Republic of China - A República Popular da China b) Em inglês não se usa artigo definido antes de pronomes possessivos: Este é o meu livro. - This is my book. A minha casa ainda não está pronta. - My house isn't finished yet. c) Em português não se usa artigo indefinido antes de profissões: Ele é médico. - He's a doctor. Sou professor. - I'm a teacher. d) Em português não se usa artigo definido quando se fala de tocar instrumentos musicais: Ela toca piano. - She plays the piano.

6 10. SAY and TELL (erro comum até níveis avançados) Os verbos SAY e TELL, embora praticamente sinónimos no significado (transmitir informação), gramaticalmente são diferentes. Ambos podem ser traduzidos em português pelos verbos DIZER e FALAR, sendo que TELL pode ser também traduzido por CONTAR. A diferença reside no fato de que com o verbo SAY, normalmente não há na frase um receptor da mensagem (objecto indirecto); enquanto que com o verbo TELL o receptor da mensagem está normalmente presente na frase. Veja os exemplos: He said that inflation will decrease. - Ele disse que a inflação vai diminuir. He told the reporters that inflation will decrease. - Ele disse aos jornalistas que a inflação vai diminuir. What did he say when you told him this? - O que é que ele disse quando tu lhe disseste isso? Entretanto, quando se reproduz textualmente as palavras do emissor da mensagem, o verbo a ser usado deve ser sempre SAY, mesmo que o receptor da mensagem esteja presente na frase. Exemplo: He said "Good morning" to us. - Ele disse-nos "Bom dia". 11. A FRIEND OF MINE..., not MY FRIEND... (erro comum até níveis intermediários) Em português é muito comum introduzir-se um assunto dizendo: Meu amigo, quando o mais correcto seria talvez dizer: Um amigo meu. Qualquer uma destas formas em inglês corresponde sempre a: A friend of mine. Observe os seguintes exemplos: Um amigo meu está nos Estados Unidos. - A friend of mine is in the U.S Um meu amigo está nos Estados Unidos. - A friend of mine is in the U.S. 12. UMA PESSOA = SOMEBODY (erro comum até níveis intermediários) Frequentemente brasileiros que falam inglês encontram dificuldade em usar os sinónimos SOMEBODY ou SOMEONE. Em português, a expressão "UMA PESSOA...", que é muito comum, corresponde normalmente a SOMEBODY ou SOMEONE em inglês. Observe os seguintes exemplos: Está uma pessoa aí que quer falar contigo. - There is somebody (someone) here who wants to talk to (with) you. Uma pessoa disse-me que ele se vai aposentar. - Somebody(Someone) told me he's going to retire. Eu ouvi uma pessoa a falar Inglês. - I heard someone (somebody) speaking English. Cuidado também com a palavra PESSOAS no plural. Na prática, o plural de PERSON é PEOPLE. Exemplo: Tem cinco pessoas na sala. - There are five people in the room.

7 13. No TODAY and no IN before THIS...(time)... (erro comum até níveis intermediários) Algumas expressões adverbiais de tempo como HOJE DE MANHÃ, NESTA MANHÃ, HOJE DE TARDE, NESTA TARDE, NESTE MÊS, etc., facilmente induzem o aluno a usar a palavra TODAY ou a preposição IN em Inglês. Observe os seguintes exemplos: Hoje de manhã (Nesta manhã )... - This morning... Hoje de tarde (Nesta tarde)... - This afternoon... Esta semana... - This week... Hoje à noite... - Tonight... Neste momento... - At this moment YOUR não é o mesmo que SEU (DELE, DELA) (erro comum até níveis intermediários) Devido ao fato de que português tem na 2 a pessoa (você) o mesmo tratamento gramatical dado à 3 a pessoa (ele ou ela), o aluno frequentemente encontra dificuldade no uso correcto dos pronomes possessivos em inglês. Por exemplo: Este é o seu livro. (de você) - This is your book. Este é o seu livro. (dele) - This is his book. Este é o seu livro. (dela) - This is her book. 15. I THINK SO não é o mesmo que I THINK (THAT) (erro comum até níveis intermediários) I THINK SO é sempre uma frase completa, terminando em ponto final, e corresponde à expressão do português ACHO QUE SIM. I THINK ou I THINK THAT sempre introduz uma oração subordinada (relative clause), e corresponde a ACHO QUE Por exemplo: Is it going to rain? I think so. - Será que vai chover? Acho que sim. I think this is my book. - Acho que este é o meu livro. Many people think that inflation is worse than unemployment. - Muitos acham que a inflação é pior que o desemprego.

8 16. Countable & Uncountable nouns - uso correto de seus quantifiers (erro comum até níveis avançados) O facto de alguns substantivos não serem normalmente usados no plural (ex: dinheiro), é irrelevante em português. Em inglês, entretanto, este fato é de relevância gramatical. A classificação dos substantivos em countable (contáveis, isto é, que podem ser contados) e uncountable (incontáveis, isto é, que não podem ser contados ou pluralizados. Ex: dinheiro, água) é de grande importância porque, dependendo da categoria, diferentes quantifiers terão que ser usados. Quantifiers são uma categoria de determiners, normalmente adjectivos, pronomes e artigos que quantificam substantivos. Only Uncountable Only Countable Uncountable & Countable much (neg. int.) many a lot (of) very much (neg. int.) very many quite a lot (of) too much (neg. int.) too many plenty (of) several enough a little (affirm. int.) a few (affirm. int.) some (of) (affirm. int.) very little (affirm. int.) very few (affirm. int.) any (of) (neg. int.) too little (affirm. int.) too few (affirm. int.) none (of) (affirm.) each both (of) every no all (of) a, an (singular) the 17. Countable & Uncountable contrasts with Portuguese: (erro comum até níveis avançados) Na maioria dos casos existe correlação entre os substantivos de português e inglês. Isto é: se o substantivo for uncountable em português, também o será em inglês. Em alguns casos entretanto, essa correlação é traída, induzindo o aluno a erro. Exemplos: Eu vou pedir algumas informações sobre... - I'm going to ask for some information about... Agora ainda temos que comprar os móveis. - Now we still have to buy the furniture. INGLÊS information knowledge interest advice equipment PORTUGUÊS informações conhecimentos juros conselhos equipamentos

9 furniture real estate vacation medicine fruit bread music microwave software móveis imóveis férias remédios frutas pães músicas microondas programas de computador O fato de estes substantivos do inglês estarem aqui relacionados como uncountable, não significa que os mesmos não possam jamais ser usados no plural. Significa apenas que normalmente, em linguagem comum, não são usados no plural. 18. Verb transitivity contrasted (erro comum até níveis avançados) Verbos podem ser transitivos directos ou indirectos. Transitivo directo é o verbo que transita directamente ao seu complemento. Por exemplo: TOMAR CAFÉ. Transitivo indirecto é o verbo que transita ao seu complemento por intermédio de uma preposição. Por exemplo: TELEFONAR PARA O PAULO. Inglês e português normalmente correspondem no que se refere a transitividade dos verbos. Isto é: se o verbo é transitivo directo em português, provavelmente também o é em inglês. Existem alguns casos, entretanto, em que essa correlação é traída. Por exemplo: like gostar de tell falar com, dizer a call telefonar a ask perguntara, pedir a listen to Escutar, ouvir I like coffee. (D) Eu gosto de café. (I) I've already told John. (D) Já falei com o John. (I) I have to call him. (D) Tenho que lhe telefonar. (I) Ask him. (D) Pergunta lhe. (I) I like to listen to music. (I) Gosto de ouvir música. (D)

10 need precisar de ride andar de attend participar em enter entrar em contribute contribuir com I need help. (D) Preciso de ajuda. (I) Why don t you ride a bicycle? (D) Porque é que você não anda de bicicleta? (I) We attended a seminar. (D) Nós participamos num seminário. (I) He entered the kitchen. (D) Ele entrou na cozinha. (I) Thank you for contributing your work to our project. (D) Obrigado por contribuir com seu trabalho para nosso projecto. (I) Como pode-se ver nos exemplos acima, na maioria dos casos em que há discordância, o verbo em inglês é transitivo directo (D) enquanto que em português é transitivo indirecto (I). A única excepção parece ser a do verbo listen. 19. Verb + Infinitive & Verb + Gerund (dificuldade comum até níveis avançados) Ao contrário do português, em que um verbo normalmente só é seguido de outro no infinitivo (veja 2 excepções** abaixo), em inglês há verbos que são normalmente seguidos só de infinitivo, verbos que são normalmente seguidos só de gerúndio, e verbos que aceitam ambos. Essas situações correspondem ao que em português é classificado como "orações subordinadas substantivas objectivas directas reduzidas de infinitivo" e em inglês como "nonfinite clause". Ocorrem sempre que o verbo for transitivo directo (exigir um objecto directo como complemento) e a complementação for feita com um segundo verbo (no infinitivo ou no gerúndio) que tem como sujeito implícito o mesmo sujeito do verbo principal. a) Principais verbos do primeiro grupo (verb + infinitive pattern) (subjectless infinitive clause as direct object): agree - They agreed to play cards. - Eles concordaram em jogar cartas. appear - The Taliban appears to be regrouped and well-funded. - Os talibans parecem estar reagrupados e em boa situação financeira. choose - He chose to study languages instead of math. - Ele escolheu estudar letras em vez de matemática. decide - He decided to leave. - Ele decidiu partir. deserve - He deserves to die. - Ele merece morrer. expect - We expect to win the game. - Esperamos vencer o jogo. fail - The governments must not fail to recognize the need for environmental protection. - Os governos não podem deixar de reconhecer a necessidade de protecção ao meio ambiente. forget (esquecer de obrigações) - I forgot to tell you. - Esqueci-me de te contar. have - I have to go. - Tenho que ir. help - He helped me to find my keys. - Ele ajudou-me a encontrar as minhas chaves. hope - I hope to become fluent. - Espero tornar-me fluente. hesitate - Don't hesitate to call me. - Não hesite em ligar-me. intend - I intend to stay here for a while. - Pretendo ficar aqui por algum tempo.

11 learn - He learned to be polite. - Ele aprendeu a ter boas maneiras. long - Peter longed to kiss his lover. - Peter ansiava por beijar a sua amante. offer - He offered to help us. - Ele ofereceu-se para nos ajudar. plan - He's planning to study more from now oen. - Ele está a planear estudar mais, a partir de agora. pretend - He pretends to be what he has never been. - Ele finge ser o que nunca foi. promise - You promised to help us. - Você prometeu ajudar-nos. refuse - She refused to practice. - Ela recusou-se a praticar. regret (anúncio de más notícias) - I regret to inform that your application has been turned down. - Lamento informar que o seu pedido foi recusado. remember (lembrar de obrigações) - She always remembers to lock the door. - Ela lembra-se sempre de fechar a porta à chave. threaten - He threatened to call the police. - Ele ameaçou chamar a polícia. try (fazer uma tentativa) - I tried to finish the job last night. - Tentei terminar o trabalho ontem à noite. want - Do you want to go? - Você quer ir? would like, would prefer, would love - Would you like to go? - Você gostaria de ir? b) Principais verbos do segundo grupo (verb + gerund pattern) (subjectless gerund clause as direct object): admit - I admit having cheated when I was a student. - Admito ter feito batota quando era estudante. adore - I adore playing soccer with my friends on weekends. - Adoro jogar futebol com os meus amigos nos fins de semana. avoid - I can't avoid making mistakes. - Não consigo evitar cometer erros. can't help - I can't help making mistakes. - Não consigo evitar cometer erros. can't stand - I can't stand making decisions. - Não aguento tomar decisões. consider - He considered buying a new car. - Ele considerou a possibilidade de comprar um carro novo. deny - He denied having stolen the money. - Ele negou ter roubado o dinheiro. dislike - I dislike making mistakes. - Detesto cometer erros. enjoy - He enjoys going to the movies. - Ele aprecia ir ao cinema. feel like - I feel like watching a movie tonight. - Estou com vontade de assistir a um filme hoje à noite. finish - I've finished working overtime. - Parei de fazer horas extras. forget (esquecer do passado) - I'll never forget visiting my grandfather. - Nunca me esquecerei de ter visitado o meu avô. give up - He's given up studying English. - Ele desistiu de estudar inglês. have trouble - I have trouble getting up early. - Tenho dificuldades em me levantar cedo. keep - You have to keep trying. - Você deve continuar a tentar. mind - I wouldn't mind having a dog. - Não me importaria de ter um cachorro. miss - I miss living abroad. - Sinto saudades de viver no exterior. quit - I quit smoking cigarettes. - Parei de fumar cigarros. recall - I don't recall picking up the keys. - Não me lembro de ter pegado nas chaves. regret (arrependimento de atos passados) - They regret fooling around when they were students. - Eles arrependem-se de terem vagabundeado quando eram estudantes. remember (lembrar do passado) - I remember visiting my grandfather. - Lembro-me de ter visitado o meu avô. resist - I resisted accepting her invitation. - Resisti em aceitar o convite dela. risk - If you leave on vacation now you'll risk losing your clients. - Se você sair de férias agora, correrá o risco de perder os seus clientes. stop - Why don't you stop smoking? Porque é que você não para de fumar? suggest - He suggested getting a job. - Ele sugeriu arranjar um emprego. try (experimentar) - The teacher tried speaking louder. - O professor experimentou falar mais alto.

12 c) Principais verbos que aceitam ambos, sem mudança de significado: begin - She's begun to diet. / She's begun dieting. - Ela começou a fazer dieta. continue - He continues to save money. / He continues saving money. - Ele continua a economizar dinheiro. hate - I hate to live in the city. / I hate living in the city. - Odeio morar na cidade. like - I don't like to watch TV. / I don't like watching TV. - Não gosto de ver televisão. love - She loves to speak English. / She loves speaking English. - Ela adora falar inglês. neglect - He neglects to study. / He neglects studying. - Ele negligencia os seus estudos. prefer - I prefer to drink coffee. / I prefer drinking coffee. - Prefiro tomar café. start - I've started to play tennis. / I've started playing tennis. - Comecei a jogar tennis. DICAS PARA APRIMORAR SEU INGLÊS GRAMATICALMENTE Se a uma criança americana, que logicamente fala inglês fluentemente, lhe for perguntado porque usa o verbo auxiliar da forma que o faz, provavelmente ela ficará perplexa, pois não saberá nem sequer de que se trata a pergunta. É este domínio intuitivo, automático, inconsciente da estruturação gramatical do idioma que nos permite não apenas falar fluentemente e correctamente, mas também escrever. O aluno não precisa saber porque as estruturas são como são, desde que as formas correctas lhe soem melhor, mais familiar aos ouvidos. Controle sobre as estruturas gramaticais básicas da língua deve ser alcançado o quanto antes. É o primeiro grande passo no processo de aprendizado. Por esta razão, é fundamental que o aluno procure desde o início de seu aprendizado o contacto com estrangeiros, na qualidade de instrutores ou não, de forma a expor-se unicamente a uma língua estrangeira autêntica, rica nos planos fonológico, idiomático e gramatical. Uma grande diferença entre o português e o inglês está na forma de estruturar o pensamento. É na estruturação das frases que reside um dos principais contrastes entre as duas línguas. A dificuldade aparece quando o aluno tenta "traduzir" uma estrutura do português para o inglês, palavra por palavra. A correlação entre as duas línguas nem sempre ocorre em nível de palavras, mas sim em nível de frases. Além disso, cada língua tem suas peculiaridades idiomáticas. É preciso, pois, desenvolver uma associação directa entre as ideias e as formas usuais de expressar estas ideias, em nível de estrutura. Não se trata de aprender um sistema de regras, mas de adquirir familiaridade através de nossa memória auditiva com um conjunto de formas com todas suas irregularidades. Enquanto a mecânica básica de estruturação de frases não estiver plenamente assimilada e automatizada, muita energia mental será desperdiçada para montar a frase. É preciso adquirir total familiaridade para que o esforço mental possa concentrar-se em vocabulário, na ideia, na criatividade. As técnicas dos métodos audiolinguísticos de memorização de textos ou diálogos e prática exaustiva das estruturas através de exercícios de substituição e repetição proporcionam normalmente bons resultados num estágio inicial. Além da técnica audiolinguística baseada em memorização auditiva e repetição mecânica, é fundamental implementar a internalização completa das novas estruturas através de um esforço criativo-comunicativo. Se o aluno procurar adaptar os elementos da língua estrangeira à sua realidade, usando estruturas correctas para expressar suas opiniões e apresentar sua maneira de pensar, e fizer disto um hábito, uma espécie de hobby mental, os resultados serão surpreendentes.

THE INFINITIVE. O infinitivo éa forma original do verbo e pode aparecer com ou sema partícula to.

THE INFINITIVE. O infinitivo éa forma original do verbo e pode aparecer com ou sema partícula to. THE INFINITIVE O infinitivo éa forma original do verbo e pode aparecer com ou sema partícula to. Usa-se o infinitivo sem to: Após os verbos anômalos, os verbos auxiliares doe wille os verbos makee let.

Leia mais

To Be. Present Simple. You are (você é / está) He / she / it is (Ele ela é / está)(*) We were (Nos éramos / estávamos) You are (Voces são / estão)

To Be. Present Simple. You are (você é / está) He / she / it is (Ele ela é / está)(*) We were (Nos éramos / estávamos) You are (Voces são / estão) To Be Um dos mais famosos verbos do Inglês. Quem já fez colegial e não ouviu falar dele? Mas você realmente conhece o verbo To Be? Você sabe de todos os tempos compostos que ele ajuda a formar? Você sabe

Leia mais

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante?

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Do you know how to ask questions in English? Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Note que tanto

Leia mais

Verbs - Simple Tenses

Verbs - Simple Tenses Inglês Prof. Davi Verbs - Simple Tenses Simple Present Simple Past Simple Future Simple Present - Formação Infinitivo sem o to Ausência do auxiliar (usa-se to do ) Inclusão de s na 3ª pessoa do singular

Leia mais

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português 1 Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português A partir do momento que você souber de cor a função de cada peça do nosso jogo de dominó, você não terá mais problemas para formular frases,

Leia mais

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS 01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS OBS1: Adaptação didática (TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS) realizada pelo Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos. OBS2: Textos extraídos do site: http://www.englishclub.com

Leia mais

Guião A. Descrição das actividades

Guião A. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Ponto de Encontro Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO

Leia mais

NOTA: Professor(a): Bispo, Suzamara Apª de Souza Nome: n.º 3º Web. 3ª Postagem Exercícios de reposição ( listening )

NOTA: Professor(a): Bispo, Suzamara Apª de Souza Nome: n.º 3º Web. 3ª Postagem Exercícios de reposição ( listening ) Professor(a): Bispo, Suzamara Apª de Souza Nome: n.º 3º Web Barueri, / / 2009 Trimestre: 3ª Postagem Exercícios de reposição ( listening ) NOTA: ACTIVITY ONE: Put the verses in order according to what

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: Nº Class

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: Nº Class ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: Nº Class Date: / / Teacher: Mark: ( ) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

Lição 40: deve, não deve, não deveria

Lição 40: deve, não deve, não deveria Lesson 40: must, must not, should not Lição 40: deve, não deve, não deveria Reading (Leituras) You must answer all the questions. ( Você deve responder a todas as We must obey the law. ( Nós devemos obedecer

Leia mais

Exercícios extras. Na aula de hoje, você deverá arregaçar as

Exercícios extras. Na aula de hoje, você deverá arregaçar as Exercícios extras Assunto do dia Na aula de hoje, você deverá arregaçar as mangas e entrar de cabeça nos exercícios extras, que têm como tema tudo que vimos nas aulas do Segundo Grau. Atenção: 3, 2, 1...

Leia mais

São eles: SOME (Algum, alguma, alguns,algumas). É utilizado em frases afirmativas,antes de um substantivo. Ex.:

São eles: SOME (Algum, alguma, alguns,algumas). É utilizado em frases afirmativas,antes de um substantivo. Ex.: Pronomes Indefinidos Indefinite Pronouns Esses pronomes são utilizados para falar de pessoas, objetos ou lugares indefinidos Referem a pessoas ou coisas, de modo vago ou impreciso São eles: SOME (Algum,

Leia mais

Colégio de Aplicação UFRGS. Name: Group:

Colégio de Aplicação UFRGS. Name: Group: Present Perfect: FOOD for THOUGHT Colégio de Aplicação UFRGS Name: Group: Present Perfect Simple Os Perfect Tenses são formados com o presente simples do verbo to have (have / has), que, neste caso, funciona

Leia mais

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES 1 MÓDULO DE INGLES ASSUNTO: AULA 01 THE SIMPLE PRESENT TENSE Esta aula é composta pelo texto da apostila abaixo e por um link de acesso à AULA VIRTUAL gravada. Estude com atenção o texto antes de acessar

Leia mais

Present Simple Exercises

Present Simple Exercises Present Simple Exercises Antes de fazer as atividades, você pode querer ler as dicas dos links abaixo. Nelas você encontra explicações sobre os usos e as conjugações dos verbos no Present Simple. Ø www.bit.ly/psimple1

Leia mais

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado Inglês Aula 01 Título - Frases básicas em Inglês As orações em Inglês também se dividem em Sujeito e Predicado. Ao montarmos uma oração com um sujeito e um predicado, montamos um período simples. Estas

Leia mais

Verbs. Modal Verbs. Conditional Tenses (if clauses) Zero Conditional First Conditional Second Conditional Third Conditional

Verbs. Modal Verbs. Conditional Tenses (if clauses) Zero Conditional First Conditional Second Conditional Third Conditional Inglês Prof. Davi Verbs Modal Verbs Conditional Tenses (if clauses) Zero Conditional First Conditional Second Conditional Third Conditional Modal Verbs Regras especiais Não existem no infinitivo (to can,

Leia mais

Inglês 05 The Present.

Inglês 05 The Present. Inglês 05 The Present. O Presente Simples expressa uma ação que acontece rotineiramente, em contraste com o Continuous, que expressa, entre outras coisas, uma ação que esta se processando no momento. He

Leia mais

Guião M. Descrição das actividades

Guião M. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Inovação Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do trabalho Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO Guião M Intervenientes

Leia mais

Conteúdo Programático Anual

Conteúdo Programático Anual INGLÊS 1º BIMESTRE 5ª série (6º ano) Capítulo 01 (Unit 1) What s your name? What; Is; My, you; This; Saudações e despedidas. Capítulo 2 (Unit 2) Who s that? Who; This, that; My, your, his, her; Is (afirmativo,

Leia mais

Aula 03 Passado do to be e past continuous

Aula 03 Passado do to be e past continuous Aula 03 Passado do to be e past continuous No passado, o to be se comporta de forma semelhante ao presente, ou seja, as afirmações, negações e questões são feitas da mesma forma. Examples: I was worried

Leia mais

Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +?

Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +? Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +? Reading (Leituras) I can walk. (Eu posso andar.) He can write an email. (Ele pode escrever um e-mail.) You can dance. (Você pode dançar.) They

Leia mais

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO PROJECTO PROVAS EXPERIMENTAIS DE EXPRESSÃO ORAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - 2005-2006 Ensino Secundário - Inglês, 12º ano - Nível de Continuação 1 1º Momento GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

Leia mais

Descrição das actividades

Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Em Acção Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho Duração da prova: 15 a 20 minutos Guião D 1.º MOMENTO Intervenientes

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Índice APOSTILA DE INGLÊS Módulo I - EXPRESSÕES PARA USO COTIDIANO - SUBJECT PRONOUNS - VERBO

Leia mais

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho GUIÃO A 1º Momento Intervenientes e Tempos Descrição das actividades Good morning / afternoon / evening, A and B. For about three minutes, I would like

Leia mais

GUIÃO A. What about school? What s it like to be there/here? Have you got any foreign friends? How did you get to know them?

GUIÃO A. What about school? What s it like to be there/here? Have you got any foreign friends? How did you get to know them? GUIÃO A Prova construída pelos formandos e validada pelo GAVE, 1/7 Grupo: Chocolate Disciplina: Inglês, Nível de Continuação 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas 1º Momento Intervenientes

Leia mais

PROVA COMENTADA E RESOLVIDA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA E RESOLVIDA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO COMENTÁRIO GERAL DOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Uma prova, para avaliar tantos candidatos deve ser sempre bem dosada como foi a deste ano. Houve tanto questões de interpretação (6) como de gramática

Leia mais

Trabalho de Compensação de Ausência - 1º Bimestre

Trabalho de Compensação de Ausência - 1º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Trabalho de Compensação de Ausência

Leia mais

Relatório completo de proficiência da língua inglesa

Relatório completo de proficiência da língua inglesa Relatório completo de proficiência da língua inglesa 1 2 Entenda a avaliação Nesta avaliação de proficiência de inglês como língua estrangeira, quantificamos e identificamos o nível e perfil atual do candidato,

Leia mais

Ano: 2012 Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 2012 Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Inglês Professora: Viviane Ano: 2012 Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Seu Tempo é Precioso. Volume I. Charlles Nunes

Seu Tempo é Precioso. Volume I. Charlles Nunes APRENDA INGLÊS EM CASA Seu Tempo é Precioso Volume I Charlles Nunes Aprenda Inglês em Casa ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 LESSON 1... 5 LESSON 2... 10 LESSON 3... 16 LESSON 4... 21 2 Charlles Nunes APRESENTAÇÃO

Leia mais

Inglês 22 Passive Voice

Inglês 22 Passive Voice Inglês 22 Passive Voice A voz passiva é muito utilizada em inglês. Por sorte, ela não é difícil de entender. Observe como ela é organizada. To be + Participle = Passive Usando-se então o verbo to be, em

Leia mais

ENSINO MÉDIO 1. MEMBROS DA FAMÍLIA 2. ALIMENTOS 3. DIAS DA SEMANA 4. MESES 5. ESTAÇÕES DO ANO 6. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS

ENSINO MÉDIO 1. MEMBROS DA FAMÍLIA 2. ALIMENTOS 3. DIAS DA SEMANA 4. MESES 5. ESTAÇÕES DO ANO 6. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS SÍNTESE DA AULA DE INGLÊS ENSINO MÉDIO I VOCABULÁRIO IMPORTANTE: 1. MEMBROS DA FAMÍLIA 2. ALIMENTOS 3. DIAS DA SEMANA 4. MESES 5. ESTAÇÕES DO ANO 6. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS II - PERSONAL PRONOUNS

Leia mais

Your Time is Precious BOOK ONE. www.second-language-now.com

Your Time is Precious BOOK ONE. www.second-language-now.com LEARN PORTUGUESE AT HOME Your Time is Precious BOOK ONE Learn Portuguese at Home TABLE OF CONTENTS LESSON 1...3 LESSON 2...8 LESSON 3...14 LESSON 4...19 LESSON 5...21 LESSON 6...27 LESSON 7...29 LESSON

Leia mais

Conjunções. Conjunções coordenativas São palavras que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, Definição

Conjunções. Conjunções coordenativas São palavras que estabelecem relações entre dois termos ou duas orações independentes entre si, Definição LÍNGUA INGLESA CONJUNÇÕES Professora Leila Eto Definição Conjunções É uma palavra que liga orações ou palavras da mesma oração. Conjunções coordenativas São palavras que estabelecem relações entre dois

Leia mais

Eu também passei por esse problema

Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema 1- ACHO QUE NÃO Bem, como

Leia mais

Inglês Técnico Instrumental

Inglês Técnico Instrumental Inglês Técnico Instrumental Aula 5 Inglês Técnico Instrumental - Aula 5 1 Objectives Empregar os verbos no passado de modo a exercitar exemplos práticos do cotidiano do técnico em informática; Elaborar

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR CAPÍTULOS 01 AO 08 ESTRUTURA DO VERBO TO BE NA SENTENÇA AFIRMATIVA

MATERIAL COMPLEMENTAR CAPÍTULOS 01 AO 08 ESTRUTURA DO VERBO TO BE NA SENTENÇA AFIRMATIVA MATERIAL COMPLEMENTAR CAPÍTULOS 01 AO 08 noções de inglês 2013.1 O VERBO TO BE O verbo to be corresponde no português aos verbos ser ou estar. Ele é utilizado para descrever e identificar pessoas e objetos

Leia mais

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy?

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy? What do you do? Assunto do dia Na aula de hoje o tema ainda é o tempo presente. Vamos ver o Simple Present, que descreve as ações que ocorrem freqüentemente. Na história de hoje Os Carters estão em casa

Leia mais

SIMULADO DE INGLÊS FUNDAMENTAL

SIMULADO DE INGLÊS FUNDAMENTAL NOME: DATA DE ENTREGA: / / Translate into English : 1) Bom dia João. Como vai você? a) ( ) Good evening. João. How are you? b) ( ) Good morning João. How are you? c) ( ) Good afternoon João. How are you?

Leia mais

Prova Oral de Inglês Duração da Prova: 20 a 25 minutos 2013/2014. 1.º Momento. 4 (A), are you a health-conscious person?

Prova Oral de Inglês Duração da Prova: 20 a 25 minutos 2013/2014. 1.º Momento. 4 (A), are you a health-conscious person? Prova Oral de Inglês Duração da Prova: 20 a 25 minutos 2013/2014 GUIÃO A Disciplina: Inglês, Nível de Continuação 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho 1.º Momento Intervenientes e Tempos

Leia mais

Inglês Instrumental. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 75p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Inglês Instrumental. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 75p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor José Ricardo Moreira Pós graduado em Literatura e autor de literatura para jovens de todas as idades, como prefere classificar as narrativas alinhadas com os grandes temas da atualidade. Em meados

Leia mais

Dependent Clauses ( Orações Subordinadas)

Dependent Clauses ( Orações Subordinadas) www.blogpensandoemingles.com www.facebook.com/pensandoeminglesblog Dependent Clauses ( Orações Subordinadas) Para entendermos melhor este assunto será necessário observarmos como ele funciona em português.

Leia mais

QUESTIONS AND ANSWERS

QUESTIONS AND ANSWERS INGLÊS Aula 1 Questions in English Todo diálogo necessita de perguntas e respostas. You speak English? Você falar inglês? Está certa essa colocação? Question: (Pergunta:) DO You speak English? (verbo auxiliar)

Leia mais

1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the

1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the 1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the computer at night. My brother goes to work every day. 2.

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA 1. Introdução A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA Jhonatas Garagnani de Souza (G- CLCA - UENP-CJ/CJ) Juliano César Teixeira (G- CLCA UENP/CJ) Paula Fernanda L. de Carvalho (G- CLCA -UENP-CJ-CJ)

Leia mais

PRESENT PERFECT. She has ( *She's) lost her passport. ( Ela perdeu o passaporte dela.) Obs: E ainda não o encontrou.

PRESENT PERFECT. She has ( *She's) lost her passport. ( Ela perdeu o passaporte dela.) Obs: E ainda não o encontrou. PRESENT PERFECT Uso: Ações do passado que carregam certa importância ou conexão com o Presente; Ações que aconteceram em um período recente no passado, sem que tenhamos que especificar o momento em ocorreram;

Leia mais

Como dizer quanto tempo leva para em inglês?

Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Você já se pegou tentando dizer quanto tempo leva para em inglês? Caso ainda não tenha entendido do que estou falando, as sentenças abaixo ajudarão você a entender

Leia mais

Inglês. Guião. Teste Intermédio de Inglês. Parte IV Interação oral em pares. Teste Intermédio

Inglês. Guião. Teste Intermédio de Inglês. Parte IV Interação oral em pares. Teste Intermédio Teste Intermédio de Inglês Parte IV Interação oral em pares Teste Intermédio Inglês Guião Duração do Teste: 10 a 15 minutos De 25.02.2013 a 10.04.2013 9.º Ano de Escolaridade D TI de Inglês Página 1/ 7

Leia mais

LESSON 1 PRONOUNS ( II ) (LIÇÃO 1 PRONOMES ( II ) )

LESSON 1 PRONOUNS ( II ) (LIÇÃO 1 PRONOMES ( II ) ) LESSON 1 PRONOUNS ( II ) (LIÇÃO 1 PRONOMES ( II ) ) 1. INTERROGATIVE PRONOUNS (PRONO- MES INTERROGATIVOS) Interrogative Tradução Exemplos Pronouns What (O) que? Qual? What does he want? (O que ele quer?)

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1)

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1) ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Débora Toledo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

In this lesson we will review essential material that was presented in Story Time Basic

In this lesson we will review essential material that was presented in Story Time Basic Portuguese Lesson 1 Welcome to Lesson 1 of Story Time for Portuguese Story Time is a program designed for students who have already taken high school or college courses or students who have completed other

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor(a): Débora Toledo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

SIMPLE PRESENTE AFIRMATIVE / NEGATIVE / INTERROGATIVE FORM. ( ) O acréscimo do ES só acontece nos verbos terminados em: s, ss, sh, ch, z, o, x.

SIMPLE PRESENTE AFIRMATIVE / NEGATIVE / INTERROGATIVE FORM. ( ) O acréscimo do ES só acontece nos verbos terminados em: s, ss, sh, ch, z, o, x. SIMPLE PRESENTE AFIRMATIVE / NEGATIVE / INTERROGATIVE FORM QUESTÃO (1) - De acordo com o estudo do presente simples, julgue os itens abaixo em F (FALSO) e V (VERDADEIRO) e em seguida marque a seqüência

Leia mais

Disciplina: Língua Inglesa Professora:Eliane Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2

Disciplina: Língua Inglesa Professora:Eliane Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Inglesa Professora:Eliane Ano: 9º Turmas: 9.1 e 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Searching for Employees Precisa-se de Empregados

Searching for Employees Precisa-se de Empregados ALIENS BAR 1 Searching for Employees Precisa-se de Empregados We need someone who can prepare drinks and cocktails for Aliens travelling from all the places in our Gallaxy. Necessitamos de alguém que possa

Leia mais

TALKING ABOUT PLACES IN TOWN

TALKING ABOUT PLACES IN TOWN Aula2 TALKING ABOUT PLACES IN TOWN META Apresentar a estrutura gramatical there be a qual representa o verbo haver em português - bem como trabalhar os adjetivos possessivos e vocabulário de suporte aos

Leia mais

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Professor (es) da Disciplina: Christiane Bernardini Lourenço Data: / /16 1º TRIMESTRE Aluno(a): Nº: Ano: 7º ano Fundamental II Período: Matutino EM CASA: Revise

Leia mais

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Future with be going to

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Future with be going to Conteúdo: Future with be going to Habilidades: Aplicar o Be going to para expressar o tempo futuro. Vídeo Future - Be going to Future - Be going to Usamos BE GOING TO para previsões e planos para o futuro.

Leia mais

Sobre os modais: Modal Verbs. Os modais não são verbos completos. São usados com um verbo principal.

Sobre os modais: Modal Verbs. Os modais não são verbos completos. São usados com um verbo principal. LÍNGUA INGLESA MODAL VERBS Professora Leila Eto Modal Verbs Os modais não são verbos completos. São usados com um verbo principal. Modais mais comuns: can, could, may, might, shall, should, ought to, must,

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO Questão: 26 30 41 A questão 26 do código 02, que corresponde à questão 30 do código 04 e à questão 41 do código 06 Nº de Inscrição: 2033285 2041257 2030195 2033529 2032517 2080361 2120179 2120586 2037160

Leia mais

Inglês 17 Past Perfect

Inglês 17 Past Perfect Inglês 17 Past Perfect O Past Perfect é um tempo verbal utilizado quando temos duas ações que ocorreram no passado, porém uma delas ocorreu antes da outra. When you called, she had just received the bad

Leia mais

AULA: 3.1. CONTEÚDOS: Future with Will - affirmative and negative form. LÍNGUA INGLESA FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES

AULA: 3.1. CONTEÚDOS: Future with Will - affirmative and negative form. LÍNGUA INGLESA FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 3.1 CONTEÚDOS: Future with Will - affirmative and negative form. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA HABILIDADES:

Leia mais

Estratégia de Leitura Elementos de Referência. Reference devices ou elementos de referência

Estratégia de Leitura Elementos de Referência. Reference devices ou elementos de referência Estratégia de Leitura Elementos de Referência Reference devices ou elementos de referência Ao ler textos sobre qualquer assunto, em qualquer área de conhecimento, todo leitor percebe uma relação de REFERÊNCIA

Leia mais

Inglês com Inglesar Jota Filho

Inglês com Inglesar Jota Filho Inglês com Inglesar Jota Filho Aula Prática Parte 5 Texto em Inglês: Reddy Fox He was afraid that he would fall through into the water or onto the cruel rocks below. Granny Fox ran back to where Reddy

Leia mais

ACTIVE VOICE X PASSIVE VOICE

ACTIVE VOICE X PASSIVE VOICE www.blogpensandoemingles.com www.facebook.com/pensandoeminglesblog O que é? ACTIVE VOICE X PASSIVE VOICE Active Voice ( Voz Ativa): Ocorre quando o sujeito pratica a ação, e é chamado de agente. Ex: Robert

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO INTERMEDIÁRIO 1º BIM - 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO INTERMEDIÁRIO 1º BIM - 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO INTERMEDIÁRIO 1º BIM - 2016 Nome: Nº 7ª Série Data: / / Professor(a): Nota: (Valor 1,0) INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Neste bimestre, sua media foi

Leia mais

LEITURA SEMANA 1. Charlles Nunes

LEITURA SEMANA 1. Charlles Nunes Aprenda Inglês em 7 Semanas LEITURA SEMANA 1 Charlles Nunes G SEMANA 1 PALAVRAS 1 A 52 01 the o, a, os, as A Every love is the first one. Todo amor é o primeiro amor. B The best is yet to come! O melhor

Leia mais

PRONOMES. Ø Pronomes Pessoais

PRONOMES. Ø Pronomes Pessoais PRONOMES O pronome é uma palavra usada no lugar do nome (substantivo) para evitar a sua repetição e concorda, em gênero e número com o substantivo que representa. Para cada tipo de Pronome há um tipo de

Leia mais

Inglês 11 The Present Perfect.

Inglês 11 The Present Perfect. Inglês 11 The Present Perfect. O Present Perfect é um tempo verbal em inglês que mostra uma ação que ocorreu no passado, mas os efeitos estão no presente. My grandfather has recovered from his illness.

Leia mais

Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese

Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese Portuguese Lesson A Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese Story Time is a program designed for students who have already taken high school or college courses or students who have completed other

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair Care

WELCOME Entrevista Au Pair Care WELCOME Entrevista Au Pair Care MÓDULO 2. ENTREVISTA-PERGUNTAS EXTRAS ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas

Leia mais

Passado Simples - Simple Past

Passado Simples - Simple Past Passado Simples - Simple Past O Simple Past descreve uma ação que já ocorreu e que não ocorre mais. A ação teve início e fim no passado. No Simple Past o verbo não é flexionado em nenhuma pessoa, repetindo-se

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE INGLÊS 7º ANO BÁSICO Name: nº Class Date: / / Teacher: Nota: (2,0) Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora,

Leia mais

Foco da Linguagem. Language Focus

Foco da Linguagem. Language Focus I can t find my wallet. I don t know where I lost it. Não consigo encontrar minha carteira. Não sei onde eu a perdi. I can t find I don t know where my wallet. minha carteira. Não consigo encontrar my

Leia mais

WORKING CHILDREN. a) How many children in Britain have part-time jobs?. b) What do many Asian children do to make money in Britain?.

WORKING CHILDREN. a) How many children in Britain have part-time jobs?. b) What do many Asian children do to make money in Britain?. Part A I. TEXT. WORKING CHILDREN Over a million school children in Britain have part-time Jobs. The number is growing, too. More and more teenagers are working before school, after school or on weekends.

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Inglês 5º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Inglês 5º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Inglês 5º Ano 48 Numerais (1-20) Cores Alfabeto Linguagem da sala de aula Cumprimentos Nome, Idade O Reino Unido Identificação (Nome, Idade, País, Nacionalidade)

Leia mais

THE SIMPLE FUTURE TENSE

THE SIMPLE FUTURE TENSE C.E. GISNO Subject: ENGLISH Teacher: ANDRÉ MATA Name: Number: Grade: 8 th Date: / / See the examples: 1. I will travel next week. 2. She will travel tomorrow. 3. You will travel in four months. INFINITIVO

Leia mais

Câmbio MONEY CHANGER. I d like to exchange some money. Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Where can I find a money changer?

Câmbio MONEY CHANGER. I d like to exchange some money. Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Where can I find a money changer? MONEY CHANGER Câmbio I d like to exchange some money. Where can I find a money changer? Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Onde posso encontrar um câmbio? I d like to exchange (I would) Where can

Leia mais

Relatório completo de proficiência da língua inglesa

Relatório completo de proficiência da língua inglesa Relatório completo de proficiência da língua inglesa 1 2 Entenda a avaliação Nesta avaliação de proficiência de inglês como língua estrangeira, quantificamos e identificamos o nível e perfil atual do candidato,

Leia mais

Visitor, is this is very important contact with you. WATH DO WE HERE?

Visitor, is this is very important contact with you. WATH DO WE HERE? Visitor, is this is very important contact with you. I m Gilberto Martins Loureiro, Piraí s Senior Age Council President, Rio de Janeiro State, Brazil. Our city have 26.600 habitants we have 3.458 senior

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS Título do Podcast Simple Present SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS Área Segmento Duração Códigos e Linguagens Ensino Fundamental/Ensino Médio 5min15seg Habilidades: Ensino Fundamental:

Leia mais

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você)

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você) Nome: nº. 6º.ano do Ensino fundamental Professoras: Francismeiry e Juliana TER 1º BIMESTRE PERSONAL PRONOUNS (Pronomes pessoais) O que é pronome pessoal? O pronome pessoal substitui um nome, isto é um

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 7º Data 04/02/14 Nota Disciplina Recuperação Anual LÌNGUA INGLESA - TRABALHO Prof. RITA DE CÁSSIA

Leia mais

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Professor (es) da Disciplina: Christiane Bernardini Lourenço Data: / /15 1º TRIMESTRE Aluno(a): Nº: Ano: 7º ano Fundamental II Período: Matutino EM CASA: Revise

Leia mais

www.betaconcursos.com

www.betaconcursos.com www.betaconcursos.com Beta Concursos 1 I am You are He is She is It is We are You are They are Frases de fixação: Eu estou cansado hoje Você está atrasado! Ele é meu amigo Ela está com fome Ele é meu cachorro

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair In America

WELCOME Entrevista Au Pair In America WELCOME Entrevista Au Pair In America MÓDULO 2. ENTREVISTA ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas do Skype com

Leia mais

Por que está estruturado assim?

Por que está estruturado assim? Hello! Antes de tudo gostaria de falar um pouco sobre o livro e sobre mim, acredito que dessa forma o aluno-leitor poderá se identificar com a forma de elaboração deste guia de estudo e poderá até mesmo

Leia mais

INGLÊS. Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS

INGLÊS. Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS INGLÊS Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS Questions in English Todo diálogo necessita de perguntas e respostas. You speak English? Você falar inglês? Está certa essa colocação? Question: (Pergunta:) DO

Leia mais

Quando os verbos terminam em consoante duplica-se a consoante e adiciona-se ed (Quadro 1). Exemplos: travel travelled tap tapped

Quando os verbos terminam em consoante duplica-se a consoante e adiciona-se ed (Quadro 1). Exemplos: travel travelled tap tapped 1. Past Simple 1.1. Verbos regulares O Past Simple (Passado simples) é usado quando se pretendem descrever ações ou situações que ocorreram no passado. Por exemplo: Yesterday I watched tv (Ontem eu vi

Leia mais

Há muitas maneiras de se expressar o futuro em Inglês. Vejamos as principais. Diálogo (Mãe e filho ele está com fome)

Há muitas maneiras de se expressar o futuro em Inglês. Vejamos as principais. Diálogo (Mãe e filho ele está com fome) Inglês 13 Future Há muitas maneiras de se expressar o futuro em Inglês. Vejamos as principais. Diálogo (Mãe e filho ele está com fome) F) I m starving. When dinner will be ready? (Estou morto de fome.

Leia mais

Título Present Continuous e Pronomes Objeto.

Título Present Continuous e Pronomes Objeto. Inglês Aula 02 Título Present Continuous e Pronomes Objeto. O present continuous é basicamente um tempo verbal que descreve uma ação que está se processando no momento. Alex is talking to his sister and

Leia mais

Prova Escrita de Inglês

Prova Escrita de Inglês PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Inglês 6º Ano de Escolaridade Prova 06 / 2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 90 minutos. 2014 Prova 06/ 2.ª F.

Leia mais

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS

LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS LÍNGUA INGLESA 1 ANO ENSINO MÉDIO PROF. ADEMIR RIBEIRO PROF.ª CHRISTIANE VASCONCELOS REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade I Technology - Technological changes Aula 3 Revisão e Avaliação 2 REVISÃO 1 Good Morning

Leia mais

PRESENT PERFECT. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS: 1. Não existe este tempo verbal na Língua Portuguesa;

PRESENT PERFECT. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS: 1. Não existe este tempo verbal na Língua Portuguesa; ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS: 1. Não existe este tempo verbal na Língua Portuguesa; 2. Associa-se o Present Perfect entre uma ação do passado que tenha uma relação com o presente; My life has changed

Leia mais

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 6º ano

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 6º ano Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 6º a Professor (es) da Disciplina: Christiane Bernardini Lourenço Data: / /15 3º TRIMESTRE Alu(a): Nº: A: 6º a Fundamental II Período: Matuti EM CASA: Revise o conteúdo

Leia mais

Hoje vamos começar a revisão de tudo o que

Hoje vamos começar a revisão de tudo o que Revisão Assunto do dia Hoje vamos começar a revisão de tudo o que vimos nas auas de ingês. Tome fôego e vamos em frente! Na história de hoje Vimos muitas histórias e todas eas trouxeram uma novidade, ago

Leia mais