Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]"

Transcrição

1 Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] 1. Postura da Palmeira [Tadasana]. 1 Nota: Sarvananda Deva a) Fique de pé com os pés unidos ou separados cerca de 10 cm e os braços ao lado do corpo; b) Torne a posição estável e distribua o peso do corpo igualmente em ambos os pés; c) Eleve os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos das mãos com as palmas para cima. Mantenha as mãos no alto da cabeça. Fixe os olhos em um ponto a sua frente que esteja um pouco acima do nível da cabeça. O olhar deve permanecer enfocando esse ponto durante a prática. Inspire e alongue os braços, ombros e peito para cima; d) Eleve os calcanhares, ficando na ponta dos pés. Alongue todo o corpo de uma extremidade a outra sem perder o equilíbrio ou mover os pés. Retenha a respiração por alguns segundos [Posição Final]; e) Abaixe os calcanhares e volte os braços para o lado do corpo. Isso é uma execução. Relaxe por alguns instantes antes de iniciar outra execução. Repita 10 vezes. a) Pode ser difícil manter o equilíbrio nas primeiras tentativas, mas com a prática a execução se tornará mais fácil; b) Com a prática você poderá elevar os braços em paralelo [não entrelaçando os dedos das mãos] com o movimento de elevação dos calcanhares executando a inspiração; c) Tadasana pode também ser executada olhando para cima em direção aos dedos entrelaçados. Isso tornará um pouco mais difícil manter o equilíbrio na posição final; d) Os praticantes que aperfeiçoam Tadasana com os olhos abertos podem fazer a postura com os olhos fechados. Respiração: a) A respiração deve ser sincronizada com a elevação e recolhimento dos braços, isto é, inspire elevando os braços e expire abaixando os braços e calcanhares. Consciência: a) No alongamento de todo o corpo, na manutenção do equilíbrio e na respiração. Benefícios: a) Este Asana desenvolve equilíbrio físico e mental; b) Toda a coluna é alongada, ajudando a remover a compressão sobre os nervos espinhais nos pontos onde eles emergem da coluna vertebral. Isso ajuda aumentar o tamanho 1 Elaborada com base no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de SWAMI SATYANANDA SARASWATI, publicado pela Satyananda Yoga Center, Brasil em 2009 [pp. 142/143].

2 através do alongamento de músculos e ligamentos, favorecendo o crescimento dos ossos; c) Tadasana alonga os músculos reto-abdominais e os intestinos. 2. Posição Triangular [Trikonasana] 2 a) Fique de pé com os pés cerca de um metro de distância. Inspire e eleve os braços lateralmente ao nível dos ombros. Esta é a posição inicial; b) Flexione para frente. Gire o tronco para a direita, tocando o pé direito com a mão esquerda; c) O braço direito fica esticado verticalmente, formando uma linha reta com o braço esquerdo. Olhe para a mão direita [Posição Final]; d) Retenha a respiração na posição final por alguns segundos, sentido a torção e o alongamento nas costas; e) Desfaça a torção mantendo o corpo inclinado para frente; f) Eleve o corpo voltando à posição inicial e mantendo os braços abertos lateralmente; g) Repita para o outro lado. Isso é uma execução; h) Não abaixe os braços. Faça 5 a 10 execuções. Respiração: a) Inspire quando estiver na posição inicial; b) Expire flexionando para frente e torcendo lateralmente; c) Mantenha os pulmões vazios por alguns instantes na posição final; d) Inspire desfazendo a torção, voltando ao centro e retornando a posição inicial. Consciência: a) No equilíbrio e alongamento das laterais do tronco na posição final e na sincronização do movimento com a respiração. Prática avançada: a) Execute o procedimento descrito, colocando a palma da mão direita no solo, na lateral externa do pé esquerdo; b) Inversamente, ao girar para a direita, a palma da mão esquerda deve ser colocada no solo na lateral externa do pé direito; c) Esta variação intensifica o alongamento dos músculos das pernas e das costas. Benefícios: a) Trabalha os músculos laterais do tronco, a cintura e a parte de trás das pernas; 2 Obtida no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de SWAMI SATYANANDA SARASWATI, publicado pela Satyananda Yoga Center, Brasil em 2009 [pp. 157/158].

3 b) Estimula o sistema nervoso e alivia depressão nervosa; c) Melhora a digestão, fortalece a área pélvica e tonifica os órgãos reprodutivos; d) A prática regular ajuda a diminuir o acúmulo de gordura na cintura. Nota prática: a) Aumentando a distância entre os pés proporciona um alongamento mais intenso na parte superior das coxas e nos músculos internos das mesmas, raramente usados. 3. Postura do Gato [Bidalasana]: 3 Esta postura parece ser muito simples. No entanto, por exigir que você visite mentalmente os espaços entre cada uma das articulações das vértebras para mobilizá-las, ela aumenta a necessidade de concentração, mas, ao mesmo tempo, aumenta a capacidade de percepção. Também ajuda a estabilizar o ritmo respiratório para adequar os movimentos do corpo è respiração. Nota: a) Fique de quatro, inspire enquanto ergue o cóccix e a cabeça, deixando as costas côncavas. Devido a sua estrutura, a parte inferior da coluna se afunda facilmente, enquanto a parte superior resiste mais a curvar-se. Em vez de seguir o caminho que oferece menos resistência, permaneça mentalmente presente e mova a curva descendente para a área torácica. Com os músculos ao longo da coluna ativos, sinta os músculos do meio e da parte superior das costas em particular se esticarem quando você move o esterno para frente. Não deixe cair os ombros e mantenha os cotovelos o máximo possível retos. Ao virar o rosto para o alto, mantenha a nuca descontraída; b) Toda vez que expirar, curve as costas. Deixe que as escápulas se abram ao soltar os músculos rijos da parte superior das costas e do pescoço. É muito fácil arquear a parte superior da coluna, uma vez que esta é sua forma natural. Durante esta parte do exercício, procure empurrar as vértebras da parte inferior da coluna para o alto. Contraia bem o cóccix e aperte o queixo contra a garganta. Empurre o chão com as mãos e sinta os lugares das costas em que a pele fica estirada quando você aprofunda a curva; c) Os movimentos devem ser sincronizados de maneira que cada descida das costas leve exatamente o tempo de uma inspiração completa e cada subida das costas leve também exatamente o tempo de uma expiração completa. Com a prática, você pode programar que o final da descida das costas coincida com o início da expiração e que o final da subida das costas coincida com o início da inspiração. a) Com o domínio da prática, você poderá reter a respiração com os pulmões cheios, na descida das costas, e com os pulmões vazios, na subida das costas, por tempo que for confortável e estável. 3 Elaborada com base no livro A Bíblia do Yoga, de CHRISTINA BROWN, publicado pela Editora Pensamento, em 2009 [pp. 32/33].

4 4. Meia Postura do Yogue Matsyendra [Ardha Matsyendrasana]: 4 A pressão da coxa contra o abdômen massageia os órgãos internos e promove seu funcionamento saudável. a) Na Postura do Bastão, flexione os joelhos e coloque os pés no chão. Dobre o joelho esquerdo e leve o pé para trás em direção da nádega direita, com o calcanhar diretamente à frente do ísquio direito; b) Erga a perna direita e passe-a por cima da coxa esquerda para que o pé fique perto do joelho esquerdo. Pressione os ísquios contra o chão. Contraia levemente a parte baixa das costas para dentro e para cima, soltando a coluna até o topo da cabeça. Com as pontas dos dedos ou com a palma da mão direita pressionando o chão, inspire e estenda o braço esquerdo para cima, estirando-o até os dedos; c) Expirando, gire o abdômen e o peito para a direita. Sem perder a extensão do torso, leve o cotovelo esquerdo para o lado externo da coxa direita. Force-o contra a coxa enquanto ele resiste para auxiliar a torção para a direita; d) Leve o cotovelo esquerdo para fora do joelho direito, sem encurtar o lado esquerdo da cintura. Leve a axila esquerda para o mais perto possível do joelho, mantendo a extensão da coluna. Estenda o braço esquerdo e leve a mão à frente. Em seguida dobre o cotovelo num ângulo de 90 graus para segurar a mão direita, que transpassará as costas. Ao mesmo tempo, passe o braço direito por detrás do torso, mantendo-o junto às costas e alongando-o até que as mãos se juntem e se segurem. Olhe por cima do ombro direito [Posição Final]; e) Fique respirando nesta postura, comprimindo levemente o baixo-ventre em direção à coluna ao expirar. Erga o peito e alongue a coluna ao expirar para intensificar a torção; f) Inspirando, solte as mãos e retorne o peito para o centro. Desdobre as pernas e descanse na Postura do Bastão antes de repetir a torção do outro lado. Abrandamentos: a) Abrace o joelho da frente com o braço contrário enquanto pressiona o torso contra a coxa; b) Se não conseguir juntar as mãos, deixe a mão de trás descansar no chão e dobre o cotovelo da frente também num ângulo de 90 graus, mas com os dedos apontados para o alto ou até mesmo alongue o braço até encontrar e segurar o pé direito; c) Outra opção intermediária é colocar a mão direita no espaço embaixo do joelho para segurar a coxa esquerda. Olhar: Por cima do ombro de trás. Efeito: Equilíbrio; tanto revigorante quanto calmante. 5. Postura da Cabeça além do Joelho [Janu Shirshasana]: 5 Esta postura tonifica o fígado, o baço e os rins. Em vez de iniciar tentando fazer a cabeça chegar até os joelhos, criando uma curvatura nas costas, tente antes preencher o espaço vazio entre o 4 Elaborada com base no livro A Bíblia do Yoga, de CHRISTINA BROWN, publicado pela Editora Pensamento, em 2009 [pp. 182/183]. 5 Elaborada com base no livro A Bíblia do Yoga, de CHRISTINA BROWN, publicado pela Editora Pensamento, em 2009 [pp. 114/115].

5 Técnica: umbigo e a coxa, depois entre o peito e a coxa, para só então colocar a testa sobre a canela. Assim, haveria sempre a tendência de manter a coluna alongada. a) Sente-se no chão na Postura do Bastão. Dobre o joelho direito para o lado. Mantenha uma pequena abertura entre a sola do pé e a coxa esquerda. Alinhe os quadris; b) Ao inspirar, erga os braços acima da cabeça. A partir do baixo-ventre, vire o torso para a esquerda e alinhe o esterno com o fêmur esquerdo. Mantendo a coluna alongada, expire ao dobrar a parte superior do corpo para frente e envolver o pé esquerdo, segurando a mão esquerda com a direita, em volta da planta do pé [Posição Final]. Na hipótese de pouca flexibilidade, apóie as mãos ao longo de qualquer parte da perna esquerda, mantendo sempre a coluna alongada a partir do baixo-ventre; c) Se conseguir alcançar o pé com as mãos, aumente o desafio, levando o joelho direito para trás e o mais longe possível para o lado. Nesta posição, o dorso do pé direito chegará ao chão e o quadril direito ficará mais para trás do que o esquerdo. O desafio também poderá estar representado em colocar a testa na canela, mas com a coluna alongada, isto é, com o espaço entre o peito e a coxa preenchido, pois nem sempre alcançar o pé com as mãos pode significar conseguir tocar a canela com a testa; d) Uma variação mais avançada ainda é sentar-se sobre o calcanhar da perna dobrada. Coloque o calcanhar sob o períneo e, se possível, a articulação do tornozelo em ângulo reto. Os dedos devem ficar mais apontados para frente do que para o lado; e) Ainda nesta postura, continue movendo as costelas flutuantes para frente. Afaste os ombros das orelhas. Pressione a parte de trás do joelho esquerdo contra o chão. Estenda para além dos punhos das mãos os dedos do pé. Aumente a intensidade do estiramento sobre o lado direito da parte inferior das costas, pressionando a coxa e o joelho direito contra o chão. Fique nesta postura durante dez respirações ou mais. Inspire para se erguer e repetir a postura do outro lado. Abrandamentos: a) Sente-se sobre um cobertor dobrado; b) Passe um cinto em volta da ponta do pé; c) Quem tiver algum problema nos joelhos pode deixar a calcanhar da perna dobrada mais afastada da virilha ou estender a perna para o lado. Olhar: Ponta do nariz ou com o queixo sobre a canela, nos dedos do pé. Efeito: Calmante. 6. Postura da Meia Vela [Viparita Karani] 6 : Esta postura é restauradora, tranqüilizando a mente enquanto descansa as pernas e a parte inferior do corpo. a) Deite-se de costas, com os braços ao lado do corpo, os ombros bem afastados das orelhas e as palmas das mãos viradas para baixo. Mantenha as pernas retas e juntas. Observe o sobe-e-desce da respiração abdominal; 6 Elaborada com base no livro A Coleção Viva Yoga. Antiestresse, publicado em São Paulo, pela PubliFolha, em 2003 [p. 72/73].

6 Notas: b) Numa inspiração levante as pernas, levando-as em direção acima da cabeça. Em paralelo, as mãos para a parte posterior dos ossos dos quadris, mantendo os braços e cotovelos no chão e junto ao corpo para dar apoio. Ao atingir a verticalidade, passe a expirar deixando as pernas retas e alongadas pouco além da cabeça [Posição Final]; c) Relaxe o pescoço. Leve o queixo suavemente em direção ao peito para alongar a nuca. Estenda as solas dos pés em direção ao teto, alongando bem as pernas e a coluna. Mantenha a postura por várias respirações; d) Para sair da postura, expire dobrando as pernas e, o mais lentamente possível, baixe a coluna e as próprias pernas até o chão, mantendo as costas apoiadas enquanto desce; e) Para sair da postura, dobre os joelhos e role para um dos lados. Mantenha, porém, a cabeça baixa durante algumas respirações antes de sentar-se lentamente. a) Na Posição Final, mantenha as pernas retas e juntas; b) Igualmente, deixe os cotovelos junto ao corpo para dar apoio. 7. Postura do Peixe [Matsyasana]: 7 Esta postura é uma flexão para trás que abre intensamente o peito e a garganta. Para executá-la, é preciso ter alguma flexibilidade na coluna torácica. As pessoas com problemas no pescoço precisam tomar cuidado, uma vez que o pescoço fica completamente arqueado quando o topo da cabeça está no chão. a) Deite-se de costas com as pernas estendidas. Passe os braços para trás das costas, com as palmas das mãos no chão atrás das nádegas; b) Pressione os antebraços contra o chão e mantenha os cotovelos próximos um do outro ao erguer a parte superior dos braços e os ombros e arquear o peito para cima. Olhe para frente e erga a cabeça, seguindo o arco ascendente do peito para a garganta. Afaste o queixo para alongar a garganta. Leve a cabeça para trás e, abrindo os cotovelos, descanse levemente seu dorso no chão. O que conta aqui é erguer-se a partir da coluna lombar e pressionar o esterno para o alto. Quando o peito estiver suficientemente erguido, você poderá escolher o quanto de pressão colocar sobre o topo da cabeça contra o chão; c) Force o esterno para cima para aumentar o arco que vai do osso público até a garganta. Aperte as escápulas para descer os ombros ao erguer de novo o peito. Pressione as pernas uma contra a outra. Respire profundamente, fazendo o ar circular por toda a frente do corpo e desfrutando a sensação de abertura proporcionada pela postura. Abrandamentos: a) Não deixe a cabeça pender para trás; b) Comece na postura sentada e incline-se para trás apoiando-se sobre as mãos oi cotovelos para erguer o peito e fazer o arco. Olhar: Ponto da terceira visão. 7 Elaborada com base no livro A Bíblia do Yoga, de CHRISTINA BROWN, publicado pela Editora Pensamento, em 2009 [pp. 262/263].

7 Efeito: Elevação do ânimo. Nota final: i. Precede aos ásanas três ciclos de Saudação ao Sol [Surya Namaskar]. ii. Sucede aos ásanas, seqüencialmente, o relaxamento em posição de cadáver, exercício respiratório [Nadi-Shodhana] e a concentração/meditação, adotando a respiração como objeto de observação.

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto]

Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] Quarta Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de maio e primeira quinzena de agosto] 1. Postura da Palmeira [Tadasana]. 1 Nota: Sarvananda Deva a) Fique de pé com os pés unidos ou

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Ginásticas de flexão e ativação

Ginásticas de flexão e ativação Ginásticas de flexão e ativação GINÁSTICAS DE FLEXÃO E ATIVAÇÃO 1 Introdução Este trabalho e uma revisão da vida segundo sua relação energia/movimento. Objetiva compreendê-la tal como é, e obter recursos

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer

Treino para Prevenção de Quedas. O que é e como fazer Treino para Prevenção de Quedas O que é e como fazer Orientações Treino Prevenção de Quedas Com este treino você terá melhora no seu equilíbrio, força muscular e bem estar geral, reduzindo seu risco de

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar e Quadril E - Abraçar um joelho - Alongamento Deitado, segure embaixo de um joelho e puxe-o em direção ao peito até sentir o alongamento. Com 5 segundo(s) de descanso. Lombar e Quadril D - Abraçar

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1

Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1 Nota de Esclarecimento: Terceira Série de 2013 [set + out + nov + dez] 1 Esta série é a mesma adotada para o período anterior, à exceção da Postura da Roda [Urdhva Dhanurasana], que esta forma ordinária

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio]

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Sarvananda Deva 1. Postura da Águia Garuda [Garudasana]: Esta postura de equilíbrio em

Leia mais

Segunda Série de 2015 [out + nov + dez]

Segunda Série de 2015 [out + nov + dez] Segunda Série de 2015 [out + nov + dez] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro A Sabedoria e a Prática da Ioga, de BKS Iyengar, publicado São Paulo, pela Publifolha, em

Leia mais

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS MANUAL PoCKet 1 The Hundred básico intermediário avançado Subir e descer os braços em um movimento rápido e coordenado com a respiração; e Contar mentalmente 5 inspirações e 5 expirações fracionadas até

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1

Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1 Segunda Série de 2011 [jul + ago + set] 1 1. Postura de Equilíbrio segurando o dedo grande do pé [Utthita Hasta Padangusthasana] Execução: a) Fique de pé com os pés unidos e relaxe todo o corpo; b) Foque

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 1. Postura da Atitude de União Psíquica [Yoga Mudra] Execução: a) Sente-se em Padmasana; b) Segure um dos punhos atrás das costas c) Feche os olhos e relaxe todo

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1

Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1 Quarta Série de 2011 [out + nov + dez] 1 1. Postura Preparatória para a Postura de Shiva [Saral Natarajasana] a) Fique de pé com os pés unidos e foque o olhar em um ponto fixo à altura dos olhos. Flexione

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo Clínica Deckers Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo O QUE É. Estes são alguns exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do tornozelo. Eles foram compilados para dar a

Leia mais

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA bellapilatesemcasa.com By ISABELLA CARVALHO 7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA Isabella Carvalho Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do Bella Pilates no RJ Nesse

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS www.mulheres.fitness AGACHAMENTO COM MOVIMENTO CURTO EMBAIXO 1 - Fique em pé com os pés posicionados

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

Quarta Série de 2014 [out + nov + dez]

Quarta Série de 2014 [out + nov + dez] Quarta Série de 2014 [out + nov + dez] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base nos livros Yoga: anatomia ilustrada, de Abigail Ellsworth, publicado em Barueri, SP, pela Manole,

Leia mais

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016

SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016 PREMAYOGA.COM.BR Rua Maria Figueiredo, 189 Tel.3283-0884 SEQUÊNCIA DE HATHA YOGA SETEMBRO/2016 EVENTOS NO PREMA YOGATERAPIA SETEMBRO Dias 8, 15 e 22 - quinta-feira - das 12h15 às 13h15 Tema do mês: INSÔNIA

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA

ERGONOMIA E GINÁSTICA LABORAL PARA O MOTORISTA adastre-se no lube Gigantes ercedes-benz e tenha novidades sempre perto de você. Global Training. The finest automotive learning www.clubegigantesmb.com.br Fique por dentro de treinamentos, concursos,

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão. Lombar - Sentar no calcanhar com os braços a frente - Alongamento Lombar - Ponte - Fortalecimento Deitado, vagarosamente eleve os quadris o mais alto possível e mantenha. Dica: Contraia os glúteos e tente diminuir a lordose lombar. Faça 3 série(s) de 25 segundo(s) Lombar

Leia mais

Primeira Série de 2013 [jan + fev + mar + abr] 1

Primeira Série de 2013 [jan + fev + mar + abr] 1 Primeira Série de 2013 [jan + fev + mar + abr] 1 1. Postura Triangular [Trikonasana] Variação 1: a) Fique de pé com os pés separados aproximadamente um metro de distância; b) Vire o pé direito para o lado

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

Terceira Série de 2012 [set + out + nov + dez] 1

Terceira Série de 2012 [set + out + nov + dez] 1 Terceira Série de 2012 [set + out + nov + dez] 1 1. Postura de Palmeira [Tadasana] a) Fique de pé com os pés unidos ou separados cerca de 10 cm e os braços ao lado do corpo; b) Torne a posição estável

Leia mais

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 1. Percepção do Espaço Interior [Akashi Mudra] Execução: a) Sente-se em um Asana de meditação que seja confortável; b) Feche os olhos e relaxe todo o corpo

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

Terceira Série de 2014 [jul + ago + set]

Terceira Série de 2014 [jul + ago + set] Terceira Série de 2014 [jul + ago + set] Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base nos livros Yoga: anatomia ilustrada, de Abigail Ellsworth, publicado em Barueri, SP, pela Manole,

Leia mais

A importância da postura

A importância da postura Postura A importância da postura Uma das recomendações mais ouvidas na infância é olha a postura!. A advertência serve para homens e mulheres e é muito mais séria do que apenas um cuidado com a boa aparência.

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Eu aproveito a minha aposentadoria.

Eu aproveito a minha aposentadoria. Eu aproveito a minha aposentadoria. http://www.cataflampro.com.br Eu aproveito a minha aposentadoria. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, melhore a força das

Leia mais

Segunda Série de 2011 [abr + mai + jun] 1

Segunda Série de 2011 [abr + mai + jun] 1 1. Massagem Abdominal [Nauli] Segunda Série de 2011 [abr + mai + jun] 1 Estágio 1: Contração Central do Abdômen [Madhyama Nauli] Execução: a) Fique de pé e separe os pés aproximadamente um metro; b) Faça

Leia mais

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 5 HMAD - 1 Data de m Alunos homens com mais de 3 anos de experiencia Dia 1 Data / / / / / / / Cruci xo, Halter Peito Coloque-se

Leia mais

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009

ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE. Rui Silva. Novembro 2009 ALONGAMENTOS FLEXIBILIDADE Novembro 2009 Rui Silva ALONGAMENTOS NO BASQUETEBOL Na generalidade, os alongamentos devem ser feitos durante 20-30 segundos. De seguida, apresentam-se uma série de exercícios

Leia mais

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 S T R E N G T H ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 R E S I S T A N C E TRAINER INSTRUÇÕES ESSENTIALS by S T R E N G T H Tipo de Exercício Este programa foi desenvolvido para exercícios diversos e

Leia mais

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA

MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM TRATAMENTO COM TOXINA BOTULÍNICA MANUAL DE EXERCÍCIOS PARA PACIENTES EM Por quê fazer exercícios? Porquê você recebeu um medicamento que age nos músculos, tornando-os mais relaxados, no entanto, se não houver a prática de exercícios físicos

Leia mais

Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1

Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1 Segunda Série de 2017 (mai+jun+jul+ago) 1 Nota Introdutória: Nesta série foram mantidos os chamados exercícios ou ritos tibetanos adotados na Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr). 2 Ficam, portanto,

Leia mais

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1

Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 Série de Ásanas para o Terceiro Período de 2010 [jul + ago + set] 1 1. Virabhadrasana II [Pose do Guerreiro II] a) Fique em Tadasana; b) Inspire profundamente e, com um salto, abra as pernas a 1,50 metros

Leia mais

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta

Unidade V. Técnica do Nado Borboleta Posicionamento do corpo O corpo permanece na horizontal em decubito ventral, e caracteriza-se por ações simultâneas de braços e pernas. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água, mantendo-se

Leia mais

Q Manual do proprietário Q-50

Q Manual do proprietário Q-50 Q-50 1 Manual do proprietário Q-50 2 Queens Fitness & Health ÍNDICE 1. DIAGRAMA... 6 2. LISTA DE PEÇAS... 7 3. CAIXA A (DIMENSÕES: 2030 X 255 X 250)... 9 4. CAIXA B (DIMENSÕES: 1250 X 905 X 180)... 10

Leia mais

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de Swami Satyananda Saraswati, editado por Satyananda Yoga

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais

PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE

PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE UV1 - TECNICAS EM POSIÇÃO NEUTRA a) Golpe com a extremidade da mão ou antebraço. b) Pontapé exterior/interior com a sola do pé: 1. Com a parte interna. 2. Com

Leia mais

Primeira Série de 2012 [jan + fev + mar + abr] 1

Primeira Série de 2012 [jan + fev + mar + abr] 1 Primeira Série de 2012 [jan + fev + mar + abr] 1 1. Postura de Anteflexão em Meio Lótus [Ardha Baddha Padmottanasana] a) Fique em pé com os pés unidos; b) Foque o olhar em um ponto fixo, na altura dos

Leia mais

Verifique o estado de consciência

Verifique o estado de consciência Verifique o estado de consciência A vítima responde Avalie sinais/sintomas presentes; Inicie cuidados de emergência; Se necessário, recorra ao serviço de urgência. A vítima não responde Desobstrua as vias

Leia mais

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de Swami Satyananda Saraswati, editado por Satyananda Yoga

Leia mais

Nota: Tome cuidado se tiver pressão alta, alguma doença cardíaca ou problema da coluna, fique na posição por curta duração.

Nota: Tome cuidado se tiver pressão alta, alguma doença cardíaca ou problema da coluna, fique na posição por curta duração. Ásanas Segundo Período de 2009 [abril + maio + junho] 1. Guerreiro Lateral 1 : Essa postura ereta fortalece o corpo e facilita a conscientização de suas reservas de força interior, que são ilimitadas.

Leia mais

Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011]

Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011] Segunda Série aplicada na Fazenda Esperança [entre a segunda quinzena de novembro de 2010 e primeira quinzena de fevereiro de 2011] Sarvananda Deva 1. Meia Postura da Árvore [Ardha-Vrikhásana] 1 : Efeitos

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO

EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO Núcleo de Atividade Física Adaptada e Saúde-NAFAS Escola de Postura - CEPEUSP Luzimar Teixeira e Milena Dutra EXERCÍCIOS PARA MELHORAR SUA DOR NO JOELHO A execução dos exercícios deste manual irá levar

Leia mais

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho

ERGONOMIA. Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho ERGONOMIA Erica Cristina Possoli Técnica em Segurança do Trabalho CONCEITO DE ERGONOMIA ERGONOMIA ERGO (Trabalho) + NOMOS (Leis) ERGONOMIA É o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento

Leia mais

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1

Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Primeira Série de 2015 [jan até set] 1 Sarvananda Deva Nota Inicial: Esta Série foi elaborada com base no livro Asana Pranayama Mudra Bandha, de Swami Satyananda Saraswati, editado por Satyananda Yoga

Leia mais

Como ter um bumbum que TODO MUNDO Vai Notar! Você já quis melhorar o visual do seu bumbum? Você já quis ter um bumbum bonito, tonificado e atraente como o das modelos? Eu já, então eu desenvolvi uma forma

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

PREVENIR PARA NÃO CAIR

PREVENIR PARA NÃO CAIR PREVENIR PARA NÃO CAIR Guia de exercícios Autores: Beatriz Fernandes H&TRC, ESTeSL Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa Marisa Cebola H&TRC, ESTeSL Escola Superior de

Leia mais

Como identificar as LER/DORT

Como identificar as LER/DORT O que são as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)? São doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos,

Leia mais

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson

Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson Manual de Exercícios para o Doente com Parkinson 1 Índice Exercícios de Marcha 05 Exercícios de Movimento 06 1. Rotação de Pescoço 06 2. Rotação do tronco com rotação do pescoço 06 3. Rotação de um lado

Leia mais

Forma Perfeita Em Poucas Semanas

Forma Perfeita Em Poucas Semanas Forma Perfeita Em Poucas Semanas Quer desenvolver bíceps, tríceps e antebraços fortes como uma rocha? Para isso é só encarar nosso programa de treino de 1 mês. Serão 4 semanas intensas, mas o resultado

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

Exercícios de potência e explosivos

Exercícios de potência e explosivos TODO O CORPO Exercícios de potência e explosivos TODO O CORPO DVD 1 MÚSCULOS PREDOMINANTES ENVOLVIDOS Descrição da Grupo muscular ou Nome ação concêntrica região corporal Músculos Arranque Extensão dos

Leia mais

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl

Unidade II. Unidade II. Técnica do Nado Crawl Posicionamento do corpo Permanece na horizontal em decubito ventral, realizando movimentos de rolamentos laterais, em seu eixo longitudinal. Posicionamento da cabeça O rosto fica em contato com a água,

Leia mais

Categoria Classic Games

Categoria Classic Games Categoria Classic Games Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha). Destina-se a homens menos musculosos, com limites

Leia mais

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO Escala de Equilíbrio de Berg 1.SENTADO PARA EM PÉ INSTRUÇÕES: Por favor, fique de pé. Tente não usar suas mãos como suporte. ( ) 4 capaz de permanecer em pé sem o auxílio das mãos e estabilizar de maneira

Leia mais

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS *

POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * POSIÇÃO, COORDENAÇÃO E RESPIRAÇÃO DE COSTAS * Autor: Antônio Hernández Tradução: Leonardo de A. Delgado POSIÇÃO DO CORPO A cabeça se manterá de maneira que a superfície da água esteja ao nível da nuca

Leia mais

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar?

1Manipulação. manual de cargas. Uma carga com um peso superior a 3 kg pode constituir um risco para as costas. Quanto peso posso levantar? A manipulação é, em muitos casos, a causa de fadiga física e lesões. Algumas ocorrem imediatamente; outras devido à acumulação de pequenos traumatismos aparentemente sem importância. De qualquer modo,

Leia mais

CROSSCORE 180 MANUAL DO UTILIZADOR GUIA PRÁTICO

CROSSCORE 180 MANUAL DO UTILIZADOR GUIA PRÁTICO CROSSCORE 180 MANUAL DO UTILIZADOR GUIA PRÁTICO 154 CROSSCORE 180 MANUAL DO UTILIZADOR GUIA PRÁTICO Manual elaborado por: Fernando Jorge Ferreira da Costa Pedro Miguel da Costa Vidrago Janeiro, 2014 155

Leia mais

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org Orientações e Práticas Fonoaudiológicas 3º Encontro htpp://palestrantesdf.org Ana Paula d Aquino Carina C.B. Pinheiro Fonoaudiólogas Resumo O Padrão Respiratório pode variar quanto: região: superior/inferior/mista

Leia mais

Capítulo 10 Exercícios Resistidos

Capítulo 10 Exercícios Resistidos Capítulo 10 Exercícios Resistidos Objetivos de aprendizagem: 1. Descrever como os exercícios resistidos podem ajudá-lo 2. Saber como é feito o programa de exercício resistido 3. Descrever como avançar

Leia mais

Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr) 1

Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr) 1 Primeira Série de 2017 (jan+fev+mar+abr) 1 Nota Introdutória: Nesta série adotarei os chamados exercícios ou ritos tibetanos. São cinco exercícios que objetivam harmonizar o funcionamento das glândulas

Leia mais