UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tipos, cálculos e detalhes de escadas de concreto armado. Gabriel Gageti Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos como parte dos requisitos para a conclusão da graduação em Engenharia Civil Orientador: Prof. Dr. Jasson Rodriguez Figueiredo Filho São Carlos 2012

2 DEDICATÓRIA Dedico esta monografia à minha família que me apoiou desde o começo da universidade até este momento e em especial a minha mãe, Silvana Nadir Medeiros.

3 AGRADECIMENTOS Meus sinceros agradecimentos ao meu orientador, Prof. Dr. Jasson Rodriguez Figueiredo Filho, pelos ensinamentos durante o curso e também pela disponibilidade e dedicação na orientação ao meu trabalho. Aos meus colegas de universidade pelo apoio e pelos momentos em que estivemos juntos. À minha família pelo carinho e apoio em todas as etapas do período universitário. E a todos os demais que estiveram envolvidos neste trabalho de conclusão de curso.

4 RESUMO A escada é uma elemento essencial e obrigatório dentro de qualquer edificação. São elementos da edificação, projetados e executados para unir por degraus sucessivos, de forma confortável e sem que haja um grande despendido de energia, os diferentes níveis de uma edificação. A dificuldade de execução das escadas dentro da obra se dá devido ao fato das suas geometrias irregulares, dificuldades na armação e também na concretagem, demandando um tempo considerável de execução dentro da obra. Tendo em vista que o sistema de concreto armado é o predominante para realização das escadas, foram estudados os diversos tipos de escadas nesse sistema construtivo, analisando suas diferentes formas, modos de armação, comportamento estrutural e métodos de cálculos. Foram também estudadas as escadas em concreto pré-moldado, que apresentam-se como uma alternativa de rapidez de execução e racionalização dentro da obra. Analisou-se dessa forma, alguns tipos de escadas pré-moldadas estudando suas formas, modos de execução, processo de transporte e comportamento estrutural. Por fim foi realizado o dimensionamento e detalhamento de alguns tipos de escadas, afim de analisar as taxas de armaduras necessárias e suas disposições. Palavras-chave: escadas, concreto armado, áreas, momento, pré-moldada.

5 ABSTRACT ABSTRACT Stairs are a fundamental and mandatory element of the inside of any building. They are building elements, projected and executed in order to connect successive steps, comfortably and with no greater energy expenditure, of a given building. The difficulty of building stairs on indoors is due to their irregular geometry, difficulty on establishing frames and also to the concreting procedure, which demand a considerable amount of time. Considering that the reinforced concrete system is predominant for building stairs, several types of stairs on this building system were studied, analyzing its different shapes, setting procedures, structural behavior and calculation methods. Stairs on precast concrete were also studied, as a fast and rational alternative. Therefore, some types of precast stairs were studied, analyzing its different shapes, setting procedures, transportation procedures and structural behavior. Finally, the sizing and detailing of some types of stairs ware studied, in order to analyze the rate of steel setting needed and dimensions. Keywords: stairs, reinforced concrete, areas, momentum, precast.

6 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS Detalhamento dos objetivos REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTRODUÇÃO TEÓRICA BREVE HISTÓRICO AÇÕES Ações Permanentes Ações variáveis TIPOS E CLASSIFICAÇÃO DIMENSÕES E TERMINOLOGIAS ESCADAS RETANGULARES Escadas armadas transversalmente Escadas armadas longitudinalmente Escadas armadas em cruz Escadas com patamar Escadas em balanço ESCADAS COM LAJES ORTOGONAIS Escadas em L Escadas em U Escadas em O ESCADAS COM LAJES ADJACENTES ESCADAS PRÉ-MOLDADAS Escada pré-moldada com peças de grandes dimensões Escada pré-moldada composta de diversos elementos DIMENSIONAMENTO DE ESCADAS Escada de concreto armado, armada longitudinalmente: Escada de concreto armado, armada transversalmente CONSIDERAÇÕES FINAIS METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIAS... 56

7 8 1. INTRODUÇÃO 1.1 JUSTIFICATIVA A escada é um elemento muito importante e obrigatório em qualquer edificação pois torna possível a movimentação vertical de pessoas em um edifício. É necessário que se tenha conhecimento para a construção de escadas em edificações pois elas devem ter dimensões especificas para gerar um conforto para os usuários. O tipo e forma a ser utilizado é de suma importância pois pode gerar uma maior ou menor facilidade de construção, racionalização e economia; deve também ser adequada às dimensões e cargas de uma edificação, e dessa forma o estudo de tipos de armações, apoios, patamares é necessário. O trabalho pretende enfatizar a importância de um projeto e estudo das escadas para a construção de uma forma padronizada e racionalizada na obra, assim como a partir do conhecimento criar possibilidade da realização de escadas mais sofisticadas em concreto armado. 1.2 OBJETIVOS O objetivo do trabalho é estudar alguns tipos de escadas de concreto armado que podem ser utilizadas em uma edificação. Pretende-se analisar as diferentes formas existentes de escadas, as diferentes formas de armações, dimensões, patamares, apoios e ações submetidas à elas. Serão abordados também alguns tipos de escadas pré-moldadas, analisando suas especificidades e comportamentos estruturais. Serão citadas escadas de diferentes formas de construção e comportamento estrutural e por fim serão detalhadas e dimensionadas escadas armadas longitudinalmente e transversalmente em uma edificação, fazendo um comparativo entre as taxas de armadura encontrada para escadas armadas transversalmente, no caso de calculadas como viga e como laje.

8 DETALHAMENTO DOS OBJETIVOS - Estudo das generalidades e ações em escadas; - Estudo dos modos de armação, assim como das vigas e lajes nas escadas; - Detalhamento e dimensionamento de uma escada de concreto armado.

9 10 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.1 INTRODUÇÃO TEÓRICA As escadas são elementos da edificação projetados e executados para que o ser humano possa se locomover de um nível a outro da edificação de forma confortável e sem que haja um grande gasto de energia. As escadas em comparação com as rampas, que possuem a mesma finalidade, têm a vantagem de ocuparem um espaço menor, no entanto não permite o trafego com cadeira de rodas, carrinhos de carga e coisas do gênero. Por apresentarem geometrias irregulares, planos inclinados, dificuldade na montagem de formas, na armação e também na concretagem, as escadas demandam um tempo considerável de execução dentro da obra. Por esse fato, muitas vezes é escolhida como alternativa de rapidez e racionalização a utilização de escadas pré-moldadas. Há diferentes possibilidades de formas e materiais de construção para escadas, podendo essas serem de concreto armado, concreto pré-moldado, metálicas, de madeira, sendo alguns tipos apoiados sobre lajes ou vigas, em balanço ou engastadas. No entanto pode-se dizer que a escolha do tipo e material que será executada a escada, deve ser realizada a partir da análise das possibilidades dentro da obra. 2.2 BREVE HISTÓRICO A origem das escadas certamente remonta aos tempos mais longínquos. A presença das escadas talhadas nas pirâmides egípcias, confirmam esse fato e mostram que os degraus das escadas já existiam a muito tempo atrás. Afim de conseguir se locomover verticalmente com mais facilidade, o homem começou as escavar em rampas naturais, formas de degraus, que sucedendo-se uns aos outros, permitiam atingir níveis superiores e inferiores. No entanto, apesar da realização das primeiras escadas tenham sido realizadas de modo a atingir os objetivos de locomoção vertical, essas estão muito longe das formas e características das escadas existentes hoje em dia, devido ao fato das grandes transformações durante o tempo. Observava-se que na Idade Média, as escadas eram vistas e pensadas meramente ao nível técnico e utilitário, sendo muitas vezes realizadas com muito descuido. No início do Renascimento essa visão foi alterada, dando mais valor as formas e qualidade da execução

10 11 das escadas. No entanto as escadas não eram cômodas, tendo um grande comprimento e pouca altura, embora não fosse incomodo à população. Hoje em dia essa situação mudou muito, o ritmo de vida exige uma escada que possa ser percorrida de modo rápido, seguro que com o menor gasto de energia. É impossível que possamos conhecer todos os tipos e formas de escadas existentes até hoje, porém as escadas tornaram-se um elemento necessário e essencial dentro das edificações, proporcionando não somente a circulação mas como também a segurança, refúgio ou alternativa para o caso do não funcionamento de elevadores. Dessa forma, com a transformação durante os tempos e os estudos dedicados as escadas, podemos ver hoje em dia, uma infinidade de modelos, tamanhos, materiais e formas das escadas, passando a não serem vistas somente como um objeto de utilização dentro das edificações, mas também como obras muito belas e arrojadas. 2.3 AÇÕES As ações presentes em uma escada são as ações permanentes e as ações variáveis AÇÕES PERMANENTES Peso Próprio O peso próprio é calculado de acordo com a espessura média hm, mostrada na figura 1 e com o peso específico do concreto que é igual a 25kN/m³. No entanto se tratar de uma escada de laje com espessura constante e a composição dos degraus forem de alvenaria, o peso próprio é calculado somando-se o peso da laje, calculado em função de h 1, ao peso do enchimento de alvenaria, calculado de função da espessura média, como mostrado na figura 2. Figura 1 - Lajes com degraus de alvenaria. Fonte: Melges (1997)

11 12 Figura 2 - Lajes com degraus de concreto. Fonte: Melges (1997) Revestimentos Segundo Melges (1997) para a força uniformemente distribuída de revestimento inferior (forro), somada à de piso, costumam ser adotados valores no intervalo de 0,8 kn/m² a 1,2 kn/m² e para materiais que aumentam o valor da ação consideravelmente aconselhase que se utilize valores maiores Gradil, mureta ou parede De acordo com Melges (1997) quando a ação de gradil, mureta ou parede não estiver aplicada diretamente a uma viga de apoio, ela deve ser considerada no cálculo da laje. A rigor essa ação é uma força distribuída linearmente ao longo da borda da laje. No entanto, há uma simplificação que geralmente conduz a bons resultados que consiste em transformar a resultante desta ação em uma outra uniformemente distribuída que pode ser somada as ações anteriores. Sendo assim o cálculo de esforços feito de uma única vez. Gradil: o peso do gradil varia de 0,3kN/m² a 0,5 kn/m². Mureta ou parede: Os valores das ações nesse caso dependem do material utilizado e da espessura dos mesmo. Segundo o item da NBR 6120 (1980), ao longo dos parapeitos devem ser aplicadas forças horizontais e verticais de 0,8kN/m e 2kN/m respectivamente AÇÕES VARIÁVEIS Segundo a NBR 6120(1980), os valores mínimos para as ações são: - Escadas com acesso ao público: 3,0 kn/m² ; - Escadas sem acesso ao público: 2,5 kn/m². Ainda de acordo com a norma citada anteriormente, quando uma escada for construída com seus degraus isolados deve-se calcular para que suportem uma força

12 13 concentrada de 2,5 kn em seu ponto mais desfavorável como pode-se ver na figura 3 abaixo, o termo g representando as ações permanentes distribuídas linearmente e Q representa a força concentrada no local mais desfavorável. Figura 3 - Exemplo da força variável concentrada em degraus isolados em balanço. Fonte: Melges (1997). 2.4 TIPOS E CLASSIFICAÇÃO Há diversos tipos de escadas existentes nas edificações, essas podem ser classificadas em: - Escadas retangulares armadas transversalmente; - armadas longitudinalmente; - armadas em cruz; - com patamares; - com laje em balanço; - em vigas retas e degraus em balanço; - com degraus engastados; - com lajes adjacentes e ortogonais. Essas também podem ser classificadas de acordo com sua forma: - Escadas em L; - Escadas em U; - Escadas em O; - Escadas circulares. E também quanto ao material e local de execução:

13 14 - Escadas em concreto armado; - Escadas metálicas; - Escadas de madeira; - Escadas moldadas no local; - Escadas pré-moldadas. 2.5 DIMENSÕES E TERMINOLOGIAS Segundo Guerrin (1971), os construtores admitem sempre a existência de uma relação determinada entre s e e para que haja um traçado coerente da escada. A relação mais corrente é a de Blondel, que diz que: s + 2e = 59 cm a 66 cm, o valor mínimo para escadas usuais e o máximo para locais públicos, sendo os parâmetros s e e mostrados na figura 4, no qual s é o valor do passo e e o valor do espelho, sendo espelho a altura do degrau. Há alguns códigos de obras que especificam que s 25 cm e e 19 cm; a altura livre (h l ) deve ser no mínimo de 2,10 m. O desnível da escada de patamar a patamar denomina-se (l v ) e o desenvolvimento horizontal (l v ), sendo n o número de degraus. Figura 4 - Terminologia para dimensões de escadas. Fonte: Melges (1997) Para o pequeno gasto de energia e para que se garanta padrões ergonômicos satisfatórios, recomenda-se as relações de geometrias apresentadas na figura 5, de Neufert (1990).

14 15 Figura 5 - Recomendações de dimensões. Fonte: Neufert (1998) De acordo com Machado (1983), a largura da escada deve ser maior que 80 cm e em geral recomenda-se 120 cm em edifícios residenciais, comerciais e também em hotéis. Tem-se também segundo a NBR 9077(1993), as escadas devem possuir corrimãos e guardas em seus lados abertos. O lance mínimo deve ser de três degraus entre dois patamares consecutivos e o máximo não deve exceder 3,70m de altura.

15 16 As escadas de segurança devem possuir elementos contra fogo e fumaça para permitir o fluxo de pessoas em segurança em situações de emergência, seguindo especificações de decretos estaduais de proteção e combate a incêndio. Para Neufert (1900) a altura desejável de corrimãos deve ser de 80 cm. 2.6 ESCADAS RETANGULARES Dentro das escadas retangulares serão abordadas as armadas transversalmente, longitudinalmente, em cruz, com patamares e as com lajes em balanço ESCADAS ARMADAS TRANSVERSALMENTE Nas escadas armadas transversalmente tem-se a armadura principal no sentido perpendicular ao sentido do trânsito e as vigas de apoio no sentido paralelo ao trânsito como visto na figura 6. Esse tipo de escada normalmente pode ser encontrado em residências, sendo construída entre paredes que lhe servem de apoio. Figura 6 - Escada armada transversalmente. Fonte: Melges (1997) As ações consideradas para o cálculo da armadura são as permanentes como o peso próprio, revestimentos, gradil e também as ações variáveis. O peso próprio é calculado a partir da espessura media (h m ) e é uma ação vertical que deve ser decomposta na direção perpendicular ao eixo da escada. Já os revestimentos assim como as ações variáveis são obtidas em projeção horizontal ao eixo da escada e devem ser decompostos na direção perpendicular para a realização dos cálculos. Tendo que l é o vão teórico indicado na figura 5 acima e p a força total uniformemente distribuída, os esforços máximos podem ser calculados por :

16 17 Momento fletor : 2 pλ m= ; Força cortante: =. 8 Em casos onde a escada tem uma de suas extremidades engastadas e a outra livre, o momento fletor máximo é dado por = ². Para o cálculo da armadura transversal mínima (A smín ) recomenda-se usar h 1 mostrada na figura 5. A smín = 0,15% b w h 1, sendo h 1 7 cm. Segundo Melges (1997) podese também utilizar a dimensão h, também mostrada na figura 5, por ser uma dimensão inferior à h 1. A armadura de distribuição, denominada A sdistr, pode ser obtida a partir de : A sdistr 1/5 da armadura principal ou A sdistr 90 cm²/m. Segundo Melges (1997) o espaçamento máximo entre as barras da armadura principal não deve exceder o valor de 20 cm. Para a armadura de distribuição não exceder 33 cm ESCADAS ARMADAS LONGITUDINALMENTE Nas escadas armadas longitudinalmente a armadura principal é colocada no mesmo sentido do trânsito e as vigas de apoio são colocadas, em geral, perpendicularmente à armadura principal. Para a determinação da armadura, segundo Melges (1997), adota-se o peso próprio por m² de projeção horizontal, resultante do produto entre o peso específico do concreto e a espessura h da escada. No caso da existência de patamares, o peso próprio é calculado da mesma maneira. Os esforços são determinados admitindo-se a escada como uma viga biapoiada (em projeção horizontal) de acordo com a figura 7.

17 18 Figura 7 - Escada armada longitudinalmente. Fonte: Pinheiro (1997) Usualmente considera-se a força uniformemente distribuída por m² no sentido horizontal e não inclinada, no entanto o método de cálculo para a determinação de forças uniformemente distribuídas inclinadas pode ser observado na figura 8. De acordo com Melges (1997), considera-se uma largura unitária e calcula-se a força resultante atuante verticalmente (P); projeta-se esta força na direção perpendicular ao vão inclinado (P i ); divide-se a força (P i ) pelo valor do vão inclinado ( i ); de forma a se obter uma força uniformemente distribuída (p i ), na direção perpendicular ao vão inclinado. Figura 8 - Roteiro para obtenção de forças inclinadas. Fonte: Melges (1997)

18 19 equações : O momento máximo e força cortante podem ser obtidos a partir das seguintes m= p 8 λ 2 λ 2 ou m p i i = 8 ; 2 λ p( cosα) pi λi cosα pλcosα v = = = Sendo l o vão teórico e p a força distribuída. Supondo as mesmas condições de apoio nas duas extremidades, a força resultante projetada na direção do vão inclinado (P sem α) irá produzir as reações ( ), de tração na extremidade superior e de compressão na extremidade inferior. As tensões produzidas são pequenas e em geral não precisam ser levadas em consideração. As medidas adotadas para o cálculo da armadura de distribuição, armadura mínima e espaçamento entre as barras, são as mesmas adotadas nas escadas armadas transversalmente. Utiliza-se o valor h tanto para o dimensionamento da armadura como para o cálculo da armadura mínima e de distribuição ESCADAS ARMADAS EM CRUZ As escadas armadas em cruz são apoiadas em todo o seu comprimento, como mostrado na figura 9 e o seu dimensionamento pode ser feito como o de lajes maciças armadas nas duas direções, sendo que na transversal pode-se utilizar a altura h 1 para o cálculo da armadura mínima e na direção longitudinal utiliza-se a altura h. De acordo com Melges (1997), os esforços são calculados utilizando-se tabelas para ações verticais e considerando-se vãos medidos na horizontal. Figura 9 - Escada armada em cruz. Fonte: Melges (1997)

19 ESCADAS COM PATAMAR Há varias disposições para esse tipo de escada como podemos ver na figura 10. O modo de cálculo clássico segundo Guerrin (1971) é calcado no caso precedente para as diferentes disposições, considerando a laje simplesmente apoiada e lembrando que as ações atuantes na laje inclinada são diferentes das que atuam nos patamares, que podem ter espessura diferente da laje. Esse cálculo é realizado considerando o vão horizontal da escada, incluindo os patamares. Figura 10 - Escadas com patamares. Fonte: Mancini (1971) Uma precaução que se deve tomar refere-se à disposição da armadura positiva, no caso no canto do patamar, como no exemplo (b) da figura 10. Os aços longitudinais e horizontais devem ser distintos. Se fossem contínuos os mesmos introduziriam um empuxo no vão devido a tração, saltando assim para fora da massa de concreto, que nessa região, tem apenas a espessura do cobrimento como pode-se ver na figura 11. Dessa forma devese armar de acordo com a figura 12. Figura 11 - Armação incorreta da escada. Fonte: Melges (1997).

20 21 Figura 12 - Detalhamento da armadura. Fonte: Melges (1997) ESCADAS EM BALANÇO As escadas em balanço podem ser realizadas e calculadas com laje em balanço ou construídas com degraus em balanço sobre uma parede ou vigamento. No caso de ser com a laje em balanço, segundo Mancini (1971), a mesma possui uma de suas extremidades engastadas e a outra é livre, o engastamento se da na viga lateral como mostrado na figura 13. O cálculo da laje é bastante simples sendo armada em uma única direção com barras principais superiores (armadura negativa) e no dimensionamento da viga deve-se considerar o cálculo de flexão e torção. O comportamento estrutural se da de forma que os espelhos dos degraus trabalham como vigas engastadas na viga lateral e os passos (elementos horizontais) são dimensionados como lajes, geralmente utilizando-se uma armadura construtiva. Figura 13 - Laje em balanço, engastada na viga lateral. Fonte: Mancini (1971).

21 22 Figura 14 - Laje em balanço, com os espelhos trabalhando como vigas. Fonte: Mancini (1971). Em escadas com degraus em balanço sobre vigas ou paredes, que podem ser retas ou curvas, os mesmos podem constituir uma laje ou serem isolados. Em relação ao modo de cálculo, de acordo com Guerrin (1971) procede-se como no caso de escadas com viga inclinada, considerando, mesmo que sendo central a viga, uma possibilidade de carregamento assimétrico causando torção na viga. Para esse caso deve-se considerar ações variáveis e uma força vertical Q no ponto mais desfavorável do degrau, como citado no item 2.2.2, anteriormente. Os degraus apesar de estruturalmente poderem constituir uma laje, são armados como vigas e armados também com estribos devido a sua pequena largura como mostrado na figura 15. Segundo Melges (1997), para estes casos, a prática demonstra que é interessante adotar dimensões mais robustas que as mínimas estaticamente determinadas. A leveza deste tipo de escada pode ser responsável por problemas de vibração na estrutura. Os degraus podem também ser engastados em uma coluna, que, neste caso, estará sujeita a flexão composta.

22 23 Figura 15 - Detalhes de degraus em balanço. Fonte: Mamede (2001). 2.7 ESCADAS COM LAJES ORTOGONAIS As escadas com lajes ortogonais podem ser do tipo L, U e O ESCADAS EM L A escada em L pode ser visualizada na figura 16. Figura 16 - Escada em L. Fonte: Melges (1997)

23 24 Para Melges (1997) as escadas em L podem comportar-se estruturalmente apoiadas em vigas em todo o contorno da escada ou sem uma viga inclinada. As reações de apoio para as escadas com viga em todo o contorno podem ser calculadas pelo processo das áreas de influência, conforme mostrado na figura 17. O processo simplificado de cálculo para a obtenção dos momentos fletores consiste em dividir a escada em duas lajes, conforme mostrado na figura 17, tendo as lajes L1 e L2 apoiadas em três bordas com a quarta borda livre. As ações presentes são admitidas uniformemente distribuídas nas lajes. Para a obtenção dos momentos fletores podem ser utilizadas as tabelas indicadas em Pinheiro (1993).Os detalhamentos típicos das armaduras podem ser observados na figura 18. Figura 17 - Escadas em L com viga no contorno externo, forma estrutural e reações de apoio. Fonte: Melges (1997)

24 25 Figura 18 - Detalhamento das armaduras. Fonte: Melges (1997). Para o caso da escada sem uma viga inclinada as reações de apoio também são obtidas pelo processo das áreas e são consideradas uniformemente distribuídas, como ilustrado na figura 19. Figura 19 - Escadas em L sem uma viga inclinada e processo das áreas. Fonte: Melges (1997). Os momentos fletires, podem ser obtidos por meio de tabelas para a laje L1 considerando a laje apoiada nas vigas V1 e V2 e na laje L2 tendo uma borda livre. A laje L2 é apoiada em V2 e V3 e é considerada bi apoiada, tendo sobre ela ainda a reação de apoio

25 26 da laje L1, calculada pelo processo das áreas de influência, considerada uniformemente distribuída em L2. Esta reação resulta no valor indicado a seguir, somado à ação que atua diretamente na laje L2. ². O cálculo do momento fletor na laje L2, que é considerada biapoiada é dado por = ², onde l é igual ao comprimento (c + d). O termo p representa a ação total na laje L2, composta pela soma da ação que atua diretamente na laje e a reação da laje L1. O detalhamento das armaduras pode ser observado na figura 20, e de acordo com Melges (1997), recomenda-se que as barras longitudinais da laje L2, sejam posicionadas por baixo das relativas à laje L1. Figura 20 - Detalhe das armaduras da escada em L sem uma viga inclinada. Fonte: Melges (1997) ESCADAS EM U Assim como as escadas em L, as escadas em U com vigas em torno de todo contorno externo, as reações de apoio também podem ser obtidas pelo processo das áreas de influência de exemplificada na figura 21. De acordo com Melges (1997), o processo simplificado para o cálculo dos momentos fletores consiste em dividir a escada conforme o esquema indicado na figura 22. As lajes L1, L2 e L3 são consideradas apoiadas em três

26 27 bordas, com a quarta borda livre. As ações são admitidas uniformemente distribuídas nas lajes e os momentos fletores podem ser obtidos através de tabelas. O detalhamento das armaduras é bem parecido com os já citados das outras escadas e pode ser visto na figura 23. Figura 21 - Escadas em U com vigas no contorno externo, forma estrutural e reações de apoio. Fonte: Melges (1997) Figura 22 - Esquema de áreas para cálculo dos momentos. Fonte: Melges (1997)

27 28 Figura 23 - Detalhe das armadura. Fonte: Melges (1997). Para as escadas em U sem as vigas V2 e V4, têm suas reações de apoio também calculadas pelo processo de áreas de influência. Para a obtenção dos momentos fletores considera-se a laje L1 apoiada nas vigas V3 e V1, a laje L2 é considerada apoiada na viga V3 e nas lajes L1 e L3 e por fim a laje L3 apoia-se nas vigas V3 e V5. As reações de apoio da laje L2 nas lajes L1 e L3, obtidas pelo processo das áreas, são consideradas uniformemente distribuídas nas lajes L1 e L3. Portanto essas reações devem ser somadas às ações que atuam diretamente nas lajes L1 e L3. Na laje L2 os momentos fletores são obtidos por meio de tabelas vistas em Pinheiro (1993) pois possui três bordas apoiadas e uma livre. Já as lajes L1 e L3, consideradas biapoiadas, os momentos fletores são calculados pela expressão: M = ². A figura 24 abaixo ilustra a forma estrutural, o método para as reações de apoio nas escadas em U sem as vigas V2 e V4. O detalhamento das armaduras é igual para as com vigas em todo contorno. Figura 24 - Forma estrutural e processo das áreas para cálculo das reações de apoio. Fonte: Melges (1997).

28 29 Para as escadas em U sem a viga inclinada V3, o processo para o cálculo das reações de apoio é o mesmo, sendo que para o cálculo do momento fletor segundo Melges (1997), considera-se L1 apoiada nas vigas V1 e V2 e na laje L2. Já a laje L2 é considerada apoiada nas vigas V2 e V4. Por fim, a laje L3 apoia-se na laje L2 e nas vigas V4 e V5. As reações de apoio das lajes L1 e L3, obtidas pelo processo das áreas, são consideradas uniformemente distribuídas na laje L2. Portanto essas reações devem ser somadas à ação que atua diretamente na laje L2. Os momentos fletores que atuam nas lajes L1 e L3 podem ser calculados utilizando-se tabelas e considerando-se carregamento uniformemente distribuído, três bordas apoiadas e a outra livre. A laje L2 é considerada biapoiada. O detalhamento das armaduras também se dá da mesma forma ESCADAS EM O As escadas em O podem ser exemplificadas de acordo com a figura 25. Figura 25 - Exemplo de escada em O. Fonte: Melges (1997). As escadas em O podem ser apoiadas sobre vigas em todo o seu contorno ou também serem construídas sem a presença de algumas destas. Em escadas com vigas em todo o seu contorno o processo de dimensionamento é realizado a partir do processo de

29 30 áreas assim como as escadas vistas anteriormente. O método para o cálculo dos momentos fletores segundo Melges (1997) consiste em dividir os lances como se fossem lajes tendo cada laje 3 bordas apoiadas e a quarta borda livre, lajes essas que são submetidas à ações uniformemente distribuídas. Dessa forma os momentos fletores são obtidos por meio de tabelas. O detalhamento típico das armaduras é análogo ao mostrado para escada em U. Deve-se, sempre que possível, passar a armadura perpendicular à uma borda livre por cima da armadura que tenha extremidades ancoradas em vigas. A figura 26, ilustra a forma estrutural e o processo das áreas de influência das escadas em O apoiadas em todo o seu contorno. Figura 26 - Forma estrutural e processo das áreas em escadas em O. Fonte: Melges (1997). O esquema para o calculo dos momentos fletores pode ser observado na figura 27.

30 31 Figura 27 - Esquema para o calculo dos momentos. Fonte: Melges (1997). Para o caso da escada em O sem duas vigas laterais inclinadas, o processo de obtenção das reações de apoio também se da pelo método das áreas de influência e os momentos fletores são calculados considerando-se, em Melges (1997), as lajes L2 e L4 apoiadas nas vigas V1 e V3. Já a laje L1 é considerada apoiada na viga V1 e nas lajes L2 e L4. Por fim, a laje L3 apoia-se na viga V3 e nas lajes L2 e L ESCADAS COM LAJES ADJACENTES As escadas com lajes adjacentes são escadas compostas por duas lajes com um patamar intermediário, mostrada na figura 28.

31 32. Figura 28 - Escada com lajes adjacentes. Fonte: Mamede (2001). Esse tipo de escada é muito variado em relação às condições de apoio das lajes e do patamar, podendo ter ou não vigas ao longo do contorno externo e com as lajes com apoios simples ou engastamentos parciais de acordo com Lavour (2002). Um ponto em particular deve ser atentado para que junta laje-patamar seja contínua. Um primeiro modo de apoio se da com vigas em todo o contorno externo da escada. As reações de apoio são calculadas pelo processo de áreas de influência, separando-as em quatro nesse caso e os momentos fletores são obtidos considerando três lajes, L1, L2 e L3, com três bordas apoiadas cada e uma extremidade livre como mostrado na figura 29.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Engenharia de Estruturas CONCRETO ARMADO: ESCADAS José Luiz Pinheiro Melges Libânio Miranda Pinheiro José Samuel Giongo Março

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

As lajes de concreto são consideradas unidirecionais quando apenas um ou dois lados são considerados apoiados.

As lajes de concreto são consideradas unidirecionais quando apenas um ou dois lados são considerados apoiados. LAJES DE CONCRETO ARMADO 1. Unidirecionais As lajes de concreto são consideradas unidirecionais quando apenas um ou dois lados são considerados apoiados. 1.1 Lajes em balanço Lajes em balanço são unidirecionais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Departamento de Engenharia de Estruturas CONCRETO ARMADO: ESCADAS José Luiz Pinheiro Melges Libânio Miranda Pinheiro José Samuel Giongo Março

Leia mais

ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS

ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS Volume 4 Capítulo 3 ESCDS USUIS DOS EDIFÍCIOS 1 3.1- INTRODUÇÃO patamar lance a b c d e Formas usuais das escadas dos edifícios armada transversalmente armada longitudinalmente armada em cruz V3 V4 Classificação

Leia mais

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30

1.1 Conceitos fundamentais... 19 1.2 Vantagens e desvantagens do concreto armado... 21. 1.6.1 Concreto fresco...30 Sumário Prefácio à quarta edição... 13 Prefácio à segunda edição... 15 Prefácio à primeira edição... 17 Capítulo 1 Introdução ao estudo das estruturas de concreto armado... 19 1.1 Conceitos fundamentais...

Leia mais

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny

Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Estudo Comparativo de Cálculo de Lajes Analogia de grelha x Tabela de Czerny Junior, Byl F.R.C. (1), Lima, Eder C. (1), Oliveira,Janes C.A.O. (2), 1 Acadêmicos de Engenharia Civil, Universidade Católica

Leia mais

- Generalidades sobre laje Treliça

- Generalidades sobre laje Treliça - Generalidades sobre laje Treliça São lajes em que a viga pré-fabricada é constituída de armadura em forma de treliça, e após concretada, promove uma perfeita solidarização, tendo ainda a possibilidade

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

CÁLCULO DE VIGAS. - alvenaria de tijolos cerâmicos furados: γ a = 13 kn/m 3 ; - alvenaria de tijolos cerâmicos maciços: γ a = 18 kn/m 3.

CÁLCULO DE VIGAS. - alvenaria de tijolos cerâmicos furados: γ a = 13 kn/m 3 ; - alvenaria de tijolos cerâmicos maciços: γ a = 18 kn/m 3. CAPÍTULO 5 Volume 2 CÁLCULO DE VIGAS 1 1- Cargas nas vigas dos edifícios peso próprio : p p = 25A c, kn/m ( c A = área da seção transversal da viga em m 2 ) Exemplo: Seção retangular: 20x40cm: pp = 25x0,20x0,40

Leia mais

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos.

O conhecimento das dimensões permite determinar os vãos equivalentes e as rigidezes, necessários no cálculo das ligações entre os elementos. PRÉ-DIMENSIONAMENTO CAPÍTULO 5 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 3 abr 2003 PRÉ-DIMENSIONAMENTO O pré-dimensionamento dos elementos estruturais é necessário para que se possa calcular

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural.

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural. Alvenaria Estrutural Introdução CONCEITO ESTRUTURAL BÁSICO Tensões de compressão Alternativas para execução de vãos Peças em madeira ou pedra Arcos Arco simples Arco contraventado ASPECTOS HISTÓRICOS Sistema

Leia mais

ÍNDICE DO LIVRO CÁLCULO E DESENHO DE CONCRETO ARMADO autoria de Roberto Magnani SUMÁRIO LAJES

ÍNDICE DO LIVRO CÁLCULO E DESENHO DE CONCRETO ARMADO autoria de Roberto Magnani SUMÁRIO LAJES ÍNDICE DO LIVRO CÁLCULO E DESENHO DE CONCRETO ARMADO autoria de Roberto Magnani SUMÁRIO LAJES 2. VINCULAÇÕES DAS LAJES 3. CARREGAMENTOS DAS LAJES 3.1- Classificação das lajes retangulares 3.2- Cargas acidentais

Leia mais

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje.

MANUAL DE COLOCAÇÃO. Laje Treliça. Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. MANUAL DE COLOCAÇÃO Laje Treliça Resumo Esse material tem como objetivo auxiliar no dimensionamento, montagem e concretagem da laje. Henrique. [Endereço de email] 1 VANTAGENS LAJE TRELIÇA É capaz de vencer

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO INTRODUÇÃO As estruturas mistas podem ser constituídas, de um modo geral, de concreto-madeira, concretoaço ou aço-madeira. Um sistema de ligação entre os dois materiais

Leia mais

Características do Sistema

Características do Sistema Características do Sistema O emprego de lajes nervuradas nas estruturas de concreto armado ganhou grande impulso nos últimos anos graças às modernas técnicas construtivas e ao desenvolvimento dos programas

Leia mais

Projeto, Dimensionamento e Detalhamento de Estruturas de Concreto Armado. Escadas

Projeto, Dimensionamento e Detalhamento de Estruturas de Concreto Armado. Escadas Projeto, Dimensionamento e Detalhamento de Estruturas de Concreto Armado Escadas Rodrigo Gustavo Delalibera Engenheiro Civil Doutor em Engenharia de Estruturas dellacivil@gmail.com 1 Terminologia e dimensões

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP Curso: Arquitetura e Urbanismo Assunto: Cálculo de Pilares Prof. Ederaldo Azevedo Aula 4 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Centro de Ensino Superior do Amapá-CEAP

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

2.1. Considerações Gerais de Lajes Empregadas em Estruturas de Aço

2.1. Considerações Gerais de Lajes Empregadas em Estruturas de Aço 23 2. Sistemas de Lajes 2.1. Considerações Gerais de Lajes Empregadas em Estruturas de Aço Neste capítulo são apresentados os tipos mais comuns de sistemas de lajes utilizadas na construção civil. 2.1.1.

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado. Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com

Estruturas de Concreto Armado. Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com Estruturas de Concreto Armado Eng. Marcos Luís Alves da Silva luisalves1969@gmail.com unip-comunidade-eca@googlegroups.com 1 CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL EA 851J TEORIA EC6P30/EC7P30

Leia mais

ESCADAS. Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação.

ESCADAS. Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação. ESCADAS Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação. Componentes da escada: Degraus: São os múltiplos níveis

Leia mais

Lajes de Edifícios de Concreto Armado

Lajes de Edifícios de Concreto Armado Lajes de Edifícios de Concreto Armado 1 - Introdução As lajes são elementos planos horizontais que suportam as cargas verticais atuantes no pavimento. Elas podem ser maciças, nervuradas, mistas ou pré-moldadas.

Leia mais

2 a Prova de EDI-49 Concreto Estrutural II Prof. Flávio Mendes Junho de 2012 Duração prevista: até 4 horas.

2 a Prova de EDI-49 Concreto Estrutural II Prof. Flávio Mendes Junho de 2012 Duração prevista: até 4 horas. 2 a Prova de EDI-49 Concreto Estrutural II Prof. Flávio Mendes Junho de 212 Duração prevista: até 4 horas. Esta prova tem oito (8) questões e três (3) laudas. Consulta permitida somente ao formulário básico.

Leia mais

ANÁLISE ESTRUTURAL DE RIPAS PARA ENGRADAMENTO METÁLICO DE COBERTURAS

ANÁLISE ESTRUTURAL DE RIPAS PARA ENGRADAMENTO METÁLICO DE COBERTURAS ANÁLISE ESTRUTURAL DE RIPAS PARA ENGRADAMENTO METÁLICO DE COBERTURAS Leandro de Faria Contadini 1, Renato Bertolino Junior 2 1 Eng. Civil, UNESP-Campus de Ilha Solteira 2 Prof. Titular, Depto de Engenharia

Leia mais

PROJETO DE ESCADAS DE CONCRETO ARMADO

PROJETO DE ESCADAS DE CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE ESCADAS DE CONCRETO ARMADO AMÉRICO CAMPOS FILHO 0 SUMÁRIO Introdução... Escadas com vãos paralelos...

Leia mais

Recomendações para a Elaboração do Projeto Estrutural

Recomendações para a Elaboração do Projeto Estrutural Universidade Estadual de Maringá - Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Disciplina: Estruturas em Concreto I Professor: Rafael Alves de Souza Recomendações para a Elaboração do Projeto

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ESTRUTURAS DE MADEIRA

EXERCÍCIOS DE ESTRUTURAS DE MADEIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL,ARQUITETURA E URBANISMO Departamento de Estruturas EXERCÍCIOS DE ESTRUTURAS DE MADEIRA RAFAEL SIGRIST PONTES MARTINS,BRUNO FAZENDEIRO DONADON

Leia mais

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS DESENHO DE ESTRUTURAS INTRODUÇÃO A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço. Porém, para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais;

Leia mais

Centro Universitário UNICAPITAL. Faculdades Integradas Paulista FIP. Engenharia de Automação e Controle Engenharia Elétrica Engenharia Civil

Centro Universitário UNICAPITAL. Faculdades Integradas Paulista FIP. Engenharia de Automação e Controle Engenharia Elétrica Engenharia Civil Centro Universitário UNICAPITAL e Faculdades Integradas Paulista FIP Engenharia de Automação e Controle Engenharia Elétrica Engenharia Civil Calcular Escadas Prof a Suely Midori Aoki Estag. Eriki Masahiko

Leia mais

1. Definição dos Elementos Estruturais

1. Definição dos Elementos Estruturais A Engenharia e a Arquitetura não devem ser vistas como duas profissões distintas, separadas, independentes uma da outra. Na verdade elas devem trabalhar como uma coisa única. Um Sistema Estrutural definido

Leia mais

2 Materiais e Métodos

2 Materiais e Métodos 1 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE VIGAS REFORÇADAS POR ACRÉSCIMO DE CONCRETO À FACE COMPRIMIDA EM FUNÇÃO DA TAXA DE ARMADURA LONGITUDINAL TRACIONADA PRÉ-EXISTENTE Elias Rodrigues LIAH; Andréa Prado Abreu REIS

Leia mais

SUPERESTRUTURA estrutura superestrutura infra-estrutura lajes

SUPERESTRUTURA estrutura superestrutura infra-estrutura lajes SUPRSTRUTUR s estruturas dos edifícios, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade é suportar e distribuir as cargas, permanentes e acidentais, atuantes

Leia mais

Sistemas mistos aço-concreto viabilizando estruturas para Andares Múltiplos

Sistemas mistos aço-concreto viabilizando estruturas para Andares Múltiplos viabilizando estruturas para Andares Múltiplos Vantagens Com relação às estruturas de concreto : -possibilidade de dispensa de fôrmas e escoramentos -redução do peso próprio e do volume da estrutura -aumento

Leia mais

CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 CISALHAMENTO EM VIGAS

CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 CISALHAMENTO EM VIGAS CISALHAMENTO EM VIGAS CAPÍTULO 13 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 25 ago 2010 CISALHAMENTO EM VIGAS Nas vigas, em geral, as solicitações predominantes são o momento fletor e

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

CÁLCULO DE LAJES - RESTRIÇÕES ÀS FLECHAS DAS LAJES

CÁLCULO DE LAJES - RESTRIÇÕES ÀS FLECHAS DAS LAJES CÁLCULO DE LAJES - RESTRIÇÕES ÀS FLECHAS DAS LAJES No item 4.2.3. 1.C da NB-1 alerta-se que nas lajes (e vigas) deve-se limitar as flechas das estruturas. No caso das lajes maciças, (nosso caso), será

Leia mais

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I

PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I PUC- RIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ARQ 1028 DESENHO DE ARQUITETURA I Circulações Verticais São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis

Leia mais

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL ESCADAS E MARQUISES

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL ESCADAS E MARQUISES PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL ESCADAS E MARQUISES Disciplina: Estruturas de Concreto Armado II Professora: Cecília de Castro Bolina 1 DEFINIÇÃO ESCADA Arquit. Elemento

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

A concepção estrutural deve levar em conta a finalidade da edificação e atender, tanto quanto possível, às condições impostas pela arquitetura.

A concepção estrutural deve levar em conta a finalidade da edificação e atender, tanto quanto possível, às condições impostas pela arquitetura. ESTRUTURAS DE CONCRETO CAPÍTULO 4 Libânio M. Pinheiro, Cassiane D. Muzardo, Sandro P. Santos 2 de abril, 2003. CONCEPÇÃO ESTRUTURAL A concepção estrutural, ou simplesmente estruturação, também chamada

Leia mais

detalhamento da armadura longitudinal da viga

detalhamento da armadura longitudinal da viga conteúdo 36 detalhamento da armadura longitudinal da viga 36.1 Decalagem do diagrama de momentos fletores (NBR6118/2003 Item 17.4.2.2) Quando a armadura longitudinal de tração for determinada através do

Leia mais

Forças internas. Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro.

Forças internas. Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro. Forças internas Objetivos da aula: Mostrar como usar o método de seções para determinar as cargas internas em um membro. Generalizar esse procedimento formulando equações que podem ser representadas de

Leia mais

SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL

SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL SÍSMICA 2007 7º CONGRESSO DE SISMOLOGIA E ENGENHARIA SÍSMICA 1 SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL M.T. BRAZ CÉSAR Assistente IPBragança Bragança Portugal

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA ANALOGIA DE GRELHA PARA ANÁLISE DE PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO

A UTILIZAÇÃO DA ANALOGIA DE GRELHA PARA ANÁLISE DE PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO A UTILIZAÇÃO DA ANALOGIA DE GRELHA PARA ANÁLISE DE PAVIMENTOS DE EDIFÍCIOS EM CONCRETO ARMADO Marcos Alberto Ferreira da Silva (1) ; Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho () ; Roberto Chust Carvalho ()

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais

CÁLCULOS TELHADO. Prof. Eliseu Figueiredo Neto

CÁLCULOS TELHADO. Prof. Eliseu Figueiredo Neto CÁLCULOS TELHADO Prof. Eliseu Figueiredo Neto TELHADO 1) Conhecer o peso de cada telha; 2) Calcular quantas telhas vão. Telhado de meia água de 50 m2, quantas telhas de cerâmica eu usarei e qual o peso

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO Recomendações gerais

ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO Recomendações gerais ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO Recomendações gerais LA-J ARTEFATOS DE CIMENTO LUCAS LTDA Av. Cônsul Assaf Trad 6977 Em frente ao Shopping Bosque dos Ipês / Campo Grande MS 0800 647 1121 www.lajlucas.com.br

Leia mais

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA (Aulas 9-12) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva Algumas perguntas para reflexão... É possível obter esforços (dimensionamento) sem conhecer

Leia mais

cs-41 RPN calculator Mac OS X CONCRETO ARMADO J. Oliveira Arquiteto Baseado nas normas ABNT NBR-6118 e publicações de Aderson Moreira da Rocha

cs-41 RPN calculator Mac OS X CONCRETO ARMADO J. Oliveira Arquiteto Baseado nas normas ABNT NBR-6118 e publicações de Aderson Moreira da Rocha cs-41 RPN calculator Mac OS X CONCRETO ARMADO J. Oliveira Arquiteto Baseado nas normas ABNT NBR-6118 e publicações de Aderson Moreira da Rocha MULTIGRAFICA 2010 Capa: foto do predio do CRUSP em construção,

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO 1a. parte: TÉCNICA Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br skipe: la99824969 de que alvenaria

Leia mais

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NORMAS DE ACESSIBILIDADE - Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT 4.2 Pessoas em cadeira de rodas (P.C.R.) 4.2.1 Cadeira de rodas A figura 2 apresenta dimensões referenciais para cadeiras de rodas

Leia mais

PAINÉIS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADOS E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES PARA O SEGMENTO ECONÔMICO

PAINÉIS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADOS E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES PARA O SEGMENTO ECONÔMICO PAINÉIS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADOS E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES PARA O SEGMENTO ECONÔMICO Augusto Guimarães Pedreira de Freitas PEDREIRA DE FREITAS LTDA COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO RECIFE/PE AGRADECIMENTO ESPECIAL

Leia mais

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS AULA 04 ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS Prof. Felipe Brasil Viegas Prof. Eduardo Giugliani http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/?subdiretorio=giugliani 0 AULA 04 INSTABILIDADE GERAL DE EDIFÍCIOS

Leia mais

PROJETO DE ESCADAS DE CONCRETO ARMADO

PROJETO DE ESCADAS DE CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE ESCADAS DE CONCRETO ARMADO AMÉRICO CAMPOS FILHO 04 SUMÁRIO Introdução... Escadas com vãos paralelos...

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE VIGAS CONSIDERANDO ESTADOS LIMITES ÚLTIMOS, DE UTILIZAÇÃO E DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS

OTIMIZAÇÃO DE VIGAS CONSIDERANDO ESTADOS LIMITES ÚLTIMOS, DE UTILIZAÇÃO E DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS OTIMIZAÇÃO DE VIGAS CONSIDERANDO ESTADOS LIMITES ÚLTIMOS, DE UTILIZAÇÃO E DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS Eng. Civil Leonardo Roncetti da Silva, TECHCON Engenharia e Consultoria Ltda. Resumo Estuda-se a otimização

Leia mais

Soluções em Lajes Alveolares

Soluções em Lajes Alveolares Soluções em Lajes Alveolares Oferecer Soluções Inovadoras e bom atendimento é o nosso compromisso Presente no mercado da construção civil desde de 1977, o Grupo Sistrel vem conquistando o mercado brasileiro

Leia mais

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM Com mais de 20 anos de experiência na fabricação de pré-moldados em concreto, a PRÉ-MOLD RM oferece uma completa linha de produtos para a dinamização de sua obra. Laje Treliçada Bidirecional; Laje Treliçada

Leia mais

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DOS ESFORÇOS EM LAJES

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DOS ESFORÇOS EM LAJES TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA AVALIAÇÃO DOS ESFORÇOS EM LAJES CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ

Leia mais

ENSAIO DE LIGAÇÃO PILAR PRÉ-MOLDADO FUNDAÇÃO MEDIANTE CHAPA DE BASE

ENSAIO DE LIGAÇÃO PILAR PRÉ-MOLDADO FUNDAÇÃO MEDIANTE CHAPA DE BASE ENSAIO DE LIGAÇÃO PILAR PRÉ-MOLDADO FUNDAÇÃO MEDIANTE CHAPA DE BASE 53 ENSAIO DE LIGAÇÃO PILAR PRÉ-MOLDADO FUNDAÇÃO MEDIANTE CHAPA DE BASE Mounir K. El Debs Toshiaki Takeya Docentes do Depto. de Engenharia

Leia mais

Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação?

Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação? Assunto Quais são os critérios adotados pelo programa para o cálculo dos blocos de fundação? Artigo Segundo a NBR 6118, em seu item 22.5.1, blocos de fundação são elementos de volume através dos quais

Leia mais

Espaçador treliçado ABTC para apoio de ferragem negativa. Espaçador DL para tela soldada. Barras de transferência

Espaçador treliçado ABTC para apoio de ferragem negativa. Espaçador DL para tela soldada. Barras de transferência Espaçador treliçado ABTC para apoio de ferragem negativa O espaçador treliçado ABTC da FAMETH é utilizado em lajes, substituindo o ultrapassado caranguejo. É indicado para apoiar e manter o correto posicionamento

Leia mais

Módulo 6 Pilares: Estados Limites Últimos Detalhamento Exemplo. Imperfeições Geométricas Globais. Imperfeições Geométricas Locais

Módulo 6 Pilares: Estados Limites Últimos Detalhamento Exemplo. Imperfeições Geométricas Globais. Imperfeições Geométricas Locais NBR 68 : Estados Limites Últimos Detalhamento Exemplo P R O O Ç Ã O Conteúdo Cargas e Ações Imperfeições Geométricas Globais Imperfeições Geométricas Locais Definições ELU Solicitações Normais Situações

Leia mais

CIRCULAÇÕES VERTICAIS

CIRCULAÇÕES VERTICAIS CIRCULAÇÕES VERTICAIS CEG219 Desenho arquitetônico II Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG219 DESENHO ARQUITETÔNICO II - Prof. Márcio Carboni 1 CIRCULAÇÃO VERTICAL A circulação vertical tem função

Leia mais

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin.

Resumidamente, vamos apresentar o que cada item influenciou no cálculo do PumaWin. Software PumaWin principais alterações O Software PumaWin está na versão 8.2, as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo estão relacionadas a inclusão de novos recursos ou ferramentas, correção

Leia mais

Exemplo de projeto estrutural

Exemplo de projeto estrutural Planta de formas do pavimento tipo Exemplo de projeto estrutural P1-30x30 P2-20x50 P3-30x30 V1 L1 L2 P4-20x50 P5-40x40 P-20x50 V2 Estruturas de Concreto Armado Prof. José Milton de Araújo L3 480 cm 480

Leia mais

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera

/estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050. Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera /estudo preliminar análise da norma de acessibilidade ABNT NBR 9050 Gustavo Alves Rocha Zago Izabela Dalla Libera O objetivo desta norma é estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados

Leia mais

Técnicas da Construção Civil. Aula 02

Técnicas da Construção Civil. Aula 02 Técnicas da Construção Civil Aula 02 Necessidades do cliente e tipos de Estruturas Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Necessidades do Cliente Função ou tipo de edificação? Como e quanto o cliente quer

Leia mais

LAJES EM CONCRETO ARMADO

LAJES EM CONCRETO ARMADO LAJES EM CONCRETO ARMADO CONCEITOS BÁSICOS As telas soldadas, que são armaduras pré-fabricadas soldadas em todos os pontos de cruzamento, apresentam inúmeras aplicações na construção civil, destacando-se

Leia mais

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade I - Tensão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode.

Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade I - Tensão. Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode. Disciplina: Resistência dos Materiais Unidade I - Tensão Professor: Marcelino Vieira Lopes, Me.Eng. http://profmarcelino.webnode.com/blog/ Referência Bibliográfica Hibbeler, R. C. Resistência de materiais.

Leia mais

Tensão para a qual ocorre a deformação de 0,2%

Tensão para a qual ocorre a deformação de 0,2% O QUE É DIMENSIONAR UMA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO? Dimensionar uma estrutura de concreto armado é determinar a seção de concreto (formas) e de aço (armadura) tal que: a estrutura não entre em colapso

Leia mais

RECOMENDADA PRÁTICA PR - 4

RECOMENDADA PRÁTICA PR - 4 PRÁTICA RECOMENDADA PR - 4 Execução de Alvenaria - Marcação Sair do discurso e implantar mudanças efetivas nos procedimentos habituais tem sido uma ação cada vez mais constante nas empresas que atuam no

Leia mais

Análise estrutural. Objetivos da aula. Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções.

Análise estrutural. Objetivos da aula. Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções. Análise estrutural Objetivos da aula Mostrar como determinar as forças nos membros de treliças usando o método dos nós e o método das seções. slide 1 Treliças simples Treliça é uma estrutura de vigas conectadas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA UNIVERSIDADE DE MARÍLIA Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia SISTEMAS ESTRUTURAIS (NOTAS DE AULA) Professor Dr. Lívio Túlio Baraldi MARILIA, 2007 1. DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS Força: alguma causa

Leia mais

Análise numérica de fundações diretas de aerogeradores Carlos A. Menegazzo Araujo, Dr. 1, André Puel, Msc 2, Anderson Candemil 3

Análise numérica de fundações diretas de aerogeradores Carlos A. Menegazzo Araujo, Dr. 1, André Puel, Msc 2, Anderson Candemil 3 Análise numérica de fundações diretas de aerogeradores Carlos A. Menegazzo Araujo, Dr. 1, André Puel, Msc 2, Anderson Candemil 3 1 MENEGAZZO Projeto e Consultoria Ltda / carlos.menegazzo@gmail.com 2 IFSC

Leia mais

Projeto estrutural de edifícios de alvenaria: decisões, desafios e impactos da nova norma de projeto

Projeto estrutural de edifícios de alvenaria: decisões, desafios e impactos da nova norma de projeto Projeto estrutural de edifícios de alvenaria: decisões, desafios e impactos da nova norma de projeto Prof. Associado Márcio Roberto Silva Corrêa Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Leia mais

Rua Dianópolis, 122-1º andar CEP: 03125-100 - Parque da Mooca - São Paulo / SP - Brasil Telefone: 55 (11) 2066-3350 / Fax: 55 (11) 2065-3398

Rua Dianópolis, 122-1º andar CEP: 03125-100 - Parque da Mooca - São Paulo / SP - Brasil Telefone: 55 (11) 2066-3350 / Fax: 55 (11) 2065-3398 Frefer System Estruturas Metálicas Rua Dianópolis, 122-1º andar CEP: 03125-100 - Parque da Mooca - São Paulo / SP - Brasil Telefone: 55 (11) 2066-3350 / Fax: 55 (11) 2065-3398 www.frefersystem.com.br A

Leia mais

PROVA DE ENGENHARIA CIVIL. Para uma viga bi-apoiada, com carga concentrada, se desprezarmos o efeito do peso próprio, é CORRETO afirmar:

PROVA DE ENGENHARIA CIVIL. Para uma viga bi-apoiada, com carga concentrada, se desprezarmos o efeito do peso próprio, é CORRETO afirmar: 18 PROVA DE ENGENHARIA CIVIL QUESTÃO 41 Para uma viga bi-apoiada, com carga concentrada, se desprezarmos o efeito do peso próprio, é CORRETO afirmar: a) o diagrama do esforço cortante (DEC) é composto

Leia mais

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil

Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ANÁLISE DO DIMENSIONAMENTO DE PILARES DE CONCRETO ARMADO PELO MÉTODO DO PILAR PADRÃO COM RIGIDEZ κ APROXIMADA E PELO MÉTODO DO PILAR PADRÃO COM CURVATURA APROXIMADA PARA EFEITOS DE 2º ORDEM Augusto Figueredo

Leia mais

PROJETO. Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR

PROJETO. Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR PROJETO Vaso sanitário e lavatório Medidas das áreas de aproximação Banheiros e Vestiário VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR VISTA SUPERIOR Área para estacionamento da cadeira, para posteior transferência.

Leia mais

Aula 5 : Circulação Vertical Escadas, Rampas e Elevadores

Aula 5 : Circulação Vertical Escadas, Rampas e Elevadores Aula 5 : Circulação Vertical Escadas, Rampas e Elevadores Escadas Escada é o elemento de composição arquitetônica cuja função é proporcionar a possibilidade de circulação vertical entre dois ou mais pisos

Leia mais

Influência do tipo de laje nos custos de um edifício em aço

Influência do tipo de laje nos custos de um edifício em aço ArtigoTécnico Ygor Dias da Costa Lima 1 Alex Sander Clemente de Souza 2 Silvana De Nardin 2 1 Mestre em Construção Civil pela Pós-Graduação em Construção Civil PPGCiv/UFSCar 2 Prof. Dr. Pós-Graduação em

Leia mais

ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: USO DE ESTRUTURAS DE LAJES ALVEOLARES E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS

ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: USO DE ESTRUTURAS DE LAJES ALVEOLARES E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO: USO DE ESTRUTURAS DE LAJES ALVEOLARES E ESTRUTURAS DE LAJES NERVURADAS Ernani Alencar Rodrigues 1 Anderson Alves de Oliveira 2 Larissa Maria Argollo de Arruda Falcão 3 RESUMO:

Leia mais

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. DESENVONVIMENTO DE EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF Fôrmas: A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo de paredes de concreto desde a década de 1970, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O SISTEMA

Leia mais

Study of structural behavior of a low height precast concrete building, considering the continuity of beam-column connections

Study of structural behavior of a low height precast concrete building, considering the continuity of beam-column connections Study of structural behavior of a low height precast concrete building, considering the continuity of beam-column connections Universidade Federal de Viçosa - Av. P.H. Rolfs s/n - Viçosa MG - 36.570-000

Leia mais

Desenho e Projeto de tubulação Industrial

Desenho e Projeto de tubulação Industrial Desenho e Projeto de tubulação Industrial Módulo I Aula 08 1. PROJEÇÃO ORTOGONAL Projeção ortogonal é a maneira que o profissional recebe o desenho em industrias, 1 onde irá reproduzi-lo em sua totalidade,

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES LAJES Serão o piso ou a cobertura dos pavimentos. As lajes poderão ser: Maciças - moldadas in loco, economicamente viável para h 15 cm. Nervurada

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROJETO DE FUNDAÇÕES Todo projeto de fundações

Leia mais

Paredes Maciças as de Concreto

Paredes Maciças as de Concreto Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4B Paredes Maciças as de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

- LAJES PRÉ-FABRICADAS

- LAJES PRÉ-FABRICADAS - LAJES PRÉ-FABRICADAS Originam-se das lajes nervuradas e das lajes nervuradas mistas, onde, em geral, as peças pré-fabricadas são empregadas para a formação das nervuras. Entre elas, colocam-se elementos

Leia mais

LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO

LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO CAPÍTULOS 1 A 4 Volume LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO 1 1- Tipos usuais de lajes dos edifícios Laje h Laje maciça apoiada em vigas Vigas h Lajes nervuradas nervuras aparentes material inerte Laje Laje

Leia mais

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE

DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE DCC - RESPONDENDO AS DÚVIDAS 06. LAJE Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguaré CEP 05347-902 - São Paulo / SP LAJE As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.

Leia mais

Análise comparativa de soluções de laje para edifícios estruturados em aço

Análise comparativa de soluções de laje para edifícios estruturados em aço Contribuição técnica nº 2: Análise comparativa de soluções de laje para edifícios estruturados Autores: Eng. M.Sc. Ygor Dias da Costa Lima Prof. Dr. Alex Sander C. de Souza Contato: alex@ufscar.br 1 Análise

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor BelgoFix Telas Soldadas Galvanizadas para Alvenaria BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames BelgoFix são telas soldadas

Leia mais

Transformando aço, conduzindo soluções. Lajes Mistas Nervuradas

Transformando aço, conduzindo soluções. Lajes Mistas Nervuradas Transformando aço, conduzindo soluções. Lajes Mistas Nervuradas TUPER Mais de 40 anos transformando aço e conduzindo soluções. A Tuper tem alta capacidade de transformar o aço em soluções para inúmeras

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais