um hotel para uma copa verde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "um hotel para uma copa verde"

Transcrição

1 um hotel para uma copa verde

2

3 um hotel para uma copa verde

4

5 O hotel como espaço de reaproximação entre o homem e o meio ambiente Os processos de urbanização e industrialização que levaram à formação de nossa sociedade, se por um lado produziram um admirável universo de comodidades para o homem moderno, por outro lado sacrificaram grande parte de sua relação com a natureza e com o meio ambiente. Conforme avança a intensificação destes processos, os efeitos deste distanciamento são sentidos por meio do aumento da poluição, da escassez inevitável dos recursos naturais, e da perda da qualidade de vida nos grandes centros urbanos. A crescente conscientização acerca da questão da sustentabilidade ambiental acrescida também pelos aspectos sociais e econômicos possibilita oportunidades para importantes iniciativas que promovam a reaproximação entre o homem e o ambiente natural. Sustentabilidade não é apenas uma questão de estratégias e ações pontuais, mas sim de valores intrínsecos: ela exige a adoção de uma nova postura em relação ao mundo. Assim sendo, o Projeto Aliah almeja não ser apenas um hotel confortável e inovador, mas sim um espaço transcendental, onde os visitantes são instigados a reavaliar sua postura em prol de um modo de vida melhor, mais saudável e equilibrado. A arquitetura proposta para o Projeto Aliah busca colocar estes conceitos em foco, resgatando valores essenciais e atemporais que permeiam o convívio entre o ser humano e o meio ambiente, e promovendo, assim, oportunidades para a contemplação, o passeio e a meditação.

6 A paisagem como protagonista do projeto O projeto do Hotel Aliah foi desenvolvido como resultado de um concurso de arquitetura, realizado com o intuito de selecionar a melhor proposta arquitetônica que traduzisse o ideal e os valores do Projeto Aliah. A equipe vencedora do concurso consistiu na união dos escritórios de arquitetura Estúdio Arkiz e Hiperstudio, os quais se uniram para apresentar um projeto de alto nível técnico e conceitual. A proposta dos dois escritórios baseou-se na ideia de implantar o hotel em um local elevado, formando um eixo longitudinal sobre a cumeeira de uma colina. Desta maneira, o projeto acomoda-se à topografia natural, direcionando vistas panorâmicas rumo à bela paisagem do entorno. Assim, a leitura sensível do território reflete no modo como o projeto interage com o relevo, estabelecendo uma relação dialética na qual a arquitetura atua como suporte físico para a contemplação ambiental. Com base nestas premissas, o projeto assumiu a criação de uma praçamirante como gesto estruturador do partido arquitetônico. Este espaço, disposto ao longo de um eixo transversal à chegada do visitante, assume um caráter de protagonismo, articulando o acesso ao hotel e ao centro de convenções e conduzindo à descoberta do conjunto arquitetônico integrado com a paisagem. A circulação de acesso aos quartos do hotel incorpora um bosque central, acentuando a presença da vegetação, transcendendo assim a mera função de conexão para se transformar em um passeio elevado em meio à copa das árvores.

7

8

9

10 Organização funcional Um projeto, vários conceitos O Projeto Aliah pretende representar uma alternativa não apenas para um novo modelo de hotel, mas também disseminar novos valores e um novo modo de pensar, de construir e de viver. Por este motivo, rapidamente obteve grande exposição na mídia, tendo sido publicado em diversos jornais, revistas e sites por todo o mundo, incluindo o Brasil, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Coréia e China.

11 publicações Um projeto, vários conceitos O Projeto Aliah pretende representar uma alternativa não apenas para um novo modelo de hotel, mas também disseminar novos valores e um novo modo de pensar, de construir e de viver. Por este motivo, rapidamente obteve grande exposição na mídia, tendo sido publicado em diversos jornais, revistas e sites por todo o mundo, incluindo o Brasil, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Coréia do Sul e China.

12 Estratégias para um hotel sustentável A linguagem arquitetônica do projeto busca evidenciar as diversas estratégias de sustentabilidade e conforto ambiental passivo que foram empregadas, demonstrando a problemática envolvida no desafio de propiciar alta performance ambiental ao mesmo tempo em que garantindo eficiência energética e economia de recursos. De modo geral, foram previstas diversas ações e soluções a serem empregadas para atingir estes objetivos. Cada uma destas ações se enquadra em um ou mais eixos estratégicos, os quais, em conjunto, compõem uma abordagem arquitetônica consistente e eficaz para a sustentabilidade ambiental. Estes eixos estratégicos são os seguintes: 1. Eficiência energética 2. Materiais sustentáveis 3. Arquitetura bioclimática 4. Conforto ambiental integrado 5. Iluminação natural 6. Ventilação natural 7. Proteção solar 8. Reuso de água

13

14

15

16

17

18

19 Os bangalôs Um panorama de possibilidades para a construção sustentável Além do edifício principal do hotel, o Projeto Aliah também inclui um conjunto de bangalôs independentes, destinados a acomodar famílias e pequenos grupos de hóspedes que desejem se acomodar com maior conforto e privacidade, estabelecendo uma relação mais íntima com o meio ambiente natural. Este conjunto de bangalôs também servirá como modelos para a aplicação de diferentes estratégias de construção sustentável, as quais poderão ser replicadas em outros projetos futuros. Desta maneira, servirão não apenas como um espaço para hospedagem e lazer, mas também como um espaço de caráter educativo, com um papel de conscientização e disseminação de práticas sustentáveis. Como parte do concurso de arquitetura realizado para a seleção do projeto para o Hotel Aliah, também foram selecionados quatro escritórios de arquitetura para desenvolver os projetos dos bangalôs. Cada um destes projetos enfatiza diferentes aspectos e estratégias de sustentabilidade, oferecendo, assim, uma diversidade de soluções e experiências para os visitantes. Conheça, nas próximas páginas, os projetos dos bangalôs selecionados.

20 Hiperstudio é um escritório de arquitetura de São Paulo cuja marca advém do conceito de maximização do pensamento arquitetônico para a metrópole. O objetivo da empresa é gerar ideias que transcendam a mera condição funcional da arquitetura para além da obviedade. O hiperstudio mantém uma abordagem simultaneamente pragmática e criativa para desenvolver projetos inovadores com design essencialmente contemporâneo, elegante e sem excessos, comprometido com sua responsabilidade econômica e ambiental. É com essa abordagem complementar que o hiperstudio atua em diferentes tipologias como projetos residenciais, comerciais, hotéis, equipamentos culturais e institucionais, tendo recebido diversas premiações por seu design e reconhecimento internacional em sua trajetória.

21

22 A leitura sensível do território reflete na maneira com que o projeto interage com o relevo, estabelecendo uma relação harmoniosa na qual a arquitetura atua como plataforma para a contemplação da paisagem natural. O bangalô se configura como um módulo linear que aproveita a declividade do terreno para se implantar de maneira sutil na paisagem, possibilitando o uso de sua cobertura verde como extensão do solo natural e mirante, direcionado para as belas visuais do entorno. O módulo possui método construtivo de baixo impacto, com uma estrutura leve constituída por peças metálicas de montagem eficiente, além de fechamento em vidro e painéis deslizantes. Um pavilhão elegante e contemporâneo, caracterizado pela alta performance ambiental.

23

24 Corte AA Legenda 1. Hall de entrada 2. Sala de estar 3. Cozinha 4. Suíte 5. Varanda Lareira 6. Jacuzzi Planta bangalô

25

26 teto verde forro em madeira de reflorestamento iluminação com luminárias de LED portas em madeira de reflorestamento divisórias em placa de madeira mineralizada parede pintada com tinta natural a base de água tubulações hidráulicas de plástico atóxico (sem PVC) e de plástico reciclado vidro de alta performance painel em madeira de reflorestamento parede de pedra deck em bambu Corte Bangalôs

27 hiperstudio Matheus Marques Ricardo Felipe Gonçalves tel

28 Estúdio ARKIZ é um escritório de arquitetura e urbanismo localizado em São Paulo, Brasil, devotado ao desenvolvimento de projetos inovadores, norteados por uma postura crítica e colaborativa. Fundado em 2008, o escritório tem realizado projetos de diversas tipologias, incluindo residências unifamiliares, edifícios residenciais e comerciais, complexos de uso misto e projetos institucionais tais como museus e bibliotecas. O Estúdio ARKIZ tem recebido reconhecimento nacional e internacional através de prêmios, concursos e publicações. Alguns de seus projetos foram publicados em livros e revistas no Brasil, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Rússia e China. Em 2010 o escritório recebeu o prêmio New Practices São Paulo, figurando dentre as mais promissoras empresas de arquitetura do país. Em 2011, os projetos do escritório integram uma exposição no American Institute of Architects em Nova York e na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo.

29

30

31 Para permitir uma maior integração com a belíssima paisagem existente no entorno, busca-se adotar a maior transparência possível para os fechamentos externos do bangalô, que são, em sua maioria, constituídos de amplos panos de vidro. No entanto, esta intermediação entre o interior e o exterior do bangalô demanda a adoção de uma fachada flexível, que possa alternar entre transparência e fechamento para garantir a maior privacidade nas áreas íntimas, além de permitir maior proteção do sol nos momentos mais quentes do dia. Com este intuito, o bangalô é constituído de painéis deslizantes de madeira apoiados sobre uma leve estrutura metálica desmontável, o que permite rapidez e economia na construção. O resultado é um pavilhão que pousa delicadamente sobre o terreno, com desenho belo e arrojado.

32 Elevação Frontal Legenda 1. Acesso 2. Varanda 3. Sala de estar 4. Sala de Jantar 5. Cozinha 6. Suíte Planta bangalô 1

33

34

35 Alexandre Hepner João Paulo Payar Rafael Brych tel

36 Grupo formado em 2008 por jovens arquitetos com o objetivo de colaborar na produção da arquitetura contemporânea. Acreditando que a construção dos espaços resulta de ações coletivas, procuramos nos trabalhos realizados a participação ativa dos membros de nossa equipe, além de outros profissionais interessados na discussão sobre as cidades, arquitetura e cultura. Não seguimos fórmulas pré-concebidas. Buscamos em cada projeto um resultado único, independente de sua escala e programa, através de um processo que tem como premissas a pesquisa, a inovação e a análise crítica.

37

38 A concepção deste projeto iniciou-se na busca por uma implantação respeitosa a geografia existente, de topografia irregular. Fazendo poucos ajustes no terreno, acomodou-se o programa do bangalô, tirando proveito dos desníveis naturais para integrar e segregar. Dividido em dois pavimentos, possui plantas livres que permitem grande flexibilidade de uso. O pátio interno e desalinhamento vertical entre os espaços social e íntimo, garantem privacidade e visuais do local sem interrupções de onde quer que se esteja. Também trazem a ventilação e iluminação natural para dentro do bangalô. A construção simples, com paredes portantes travadas por vigas metálicas nas quais se apoiam as lajes, permite maior agilidade e racionaliza o processo construtivo. A varanda, com algumas redes de balanço, é o local ideal para descansar e apreciar a vista privilegiada da exuberante natureza que circunda este hotel.

39

40 Planta bangalô Térreo Legenda 5 1. Hall de entrada 2. Sala de estar 3. Sala de jantar 4. Cozinha 5. Suíte 6. Varanda 7. Pátio interno Planta bangalô Superior

41

42 teto verde forro acústico e iluminação com luminárias de LED parede pintada com tinta natural a base de água portas em madeira de reflorestamento painéis ventilados em bambu pátio interno com vegetação parede com acabamento em pedra piso em réguas de bambu estrutura metálica vidros de alta performance painéis ventilados em bambu Corte bangalô Longitudinal

43 Antonio Júnior Bruno Wilson Paulo Muchon André Guerra Renato Martinelli tel

44 ESTUDIO MB O escritório de arquitetura ESTUDIO MB é formado por arquitetos jovens, criativos e críticos. Nossos trabalhos são realizados a partir do bom gosto, com o objetivo do melhor resultado arquitetônico. JULIO BERALDO Arquiteto FAU-Mackenzie 2008 Técnico Edificações Escola Tecnica Federal Atua na area de arquitetura com projetos e obras desde Colaborou com importantes arquitetos como Paulo Bastos, Helena Ayoub, Ruth Verde Zein, Batagliesi, Piratininga,Lito Dias e Andrade Morettin. MARCOS MENDES Arquiteto FAU-Mackenzie Atuou profissionalmente como arquiteto na Suiça durante três anos, com projetos de grande e pequena escala. Vencedor de diversos concursos em colaboração com o escritório LVPH architectes.

45 Casa Litoral Sul -SP Em projeto Concurso do Meio Ambiente Menção Honrorsa

46 Bangalôs luxo, sendo quatro blocos contendo oito unidades no total, acomodam até sessenta e quatro pessoas com sistema construtivo de paineis madeira.

47

48 Planta bangalô

49 Corte AA ESTUDIO MB Marcos Mendes Julio Beraldo tel

50 ESTRATÉGIA DE LEED TERRENO SUSTENTÁVEL REQUISITOS PREREQ1 SS 4.2 SS 4.3 SS 4.4 SS 5.1 SS 5.2 SS 6.1 SS 7.1 SS 7.2 SS 8 CRÉDITOS - LEED NC 2009 CONSTRUCTION ACTIVITY POLLUTION PREVENTION ALTERNATIVE TRANSPORTATION BICYCLE STORAGE AND CHANGING ROOMS ALTERNATIVE TRANSPORTATION LOW-EMITTING AND FUEL-EFFICIENT VEHICLES ALTERNATIVE TRANSPORTATION PARKING CAPACITY SITE DEVELOPMENT PROTECT OR RESTORE HABITAT SITE DEVELOPMENT MAXIMIZE OPEN SPACE STORMWATER DESIGN QUANTITY CONTROL HEAT ISLAND EFFECT NON-ROOF HEAT ISLAND EFFECT ROOF LIGHT POLLUTION REDUCTION USO RACIONAL DA ÁGUA REQUISITOS PREREQ1 WE.1 WE.2 WE.3 CRÉDITOS - LEED NC 2009 WATER EFFICIENT LANDSCAPING NO POTABLE WATER USE OR IRRIGATION INNOVATIVE WASTEWATER TECHNOLOGIES WATER USE REDUCTION REDUCE BY 40% ESTRATÉGIA BICICLETÁRIO COM VESTIÁRIO PARA OS FUNCIONÁRIOS ESTACIONAMENTO PREFERENCIAL PARA VEÍCULOS (LE) E (FE) - 5% DO TOTAL DAS VAGAS NÃO EXCEDER A CAPACIDADE DE ESTACIONAMENTO PREVISTA EM LEI; VAGAS PREFERENCIAIS PARA VANS E CARROS ( CARONAS) PREVINIR E LIMITAR OS DISTURBIOS CAUSADOS PELAS OBRAS APENAS PARA AS PROXIMIDADES DOS EDIFICIOS PROMOVER O REFLORESTAMENTO DO TERRENO NA MESMA PROPORÇÃO DA ÁREA CONSTRUIDA. PROMOVER O ESCOAMENTO GRADUAL DAS DAS ÁGUAS PLUVIAIS ATRAVÉS TERRENO, COM A CRIAÇÃO DE CANALETAS E MUROS DE CONTEÇÃO PROMOVER O SOMBREAMENTO DOS ESTACIONAMENTOS E CAMINHOS COM ÁRVORES ADOTAR NAS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO PISOS DRENANTES INSTALAÇÃO DE COBERTURAS VERDES EM MAIS DE 50% DAS LAJES DE COBERTURA REDUZIR EA ILUMINAÇÃO EXTERNA; ADOTAR ILUMINAÇÃO COM BALIZADORES NOS CAMINHOS ESTRATÉGIA PROMOVER UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EFICIENTE, QUE NÃO UTILIZE ÁGUA POTÁVEL PROVOMER O REUSO DAS ÁGUAS CINZAS; TRATAR 100% DO ESGOTOS COM SISTEMAS DE FOSSA SÉPTICA REDUZIR O CONSUMO INTERNO DE ÁGUA POTÁVEL DOS EDIFICIOS COM A ADOÇÃO DE LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOS MAIS EFICIENTES PROMOVER O REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS COM IRRIGAÇÃO E LAVAGEM DOS PASSEIOS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA REQUISITOS CRÉDITOS - LEED NC 2009 PREREQ1 FUNDAMENTAL COMMISSIONING OF BUILDING ENERGY SYSTEMS PREREQ2 MINIMUM ENERGY PERFORMANCE PREREQ3 FUNDAMENTAL REFRIGERANT MANAGEMENT EA.1 OPTIMIZE ENERGY PERFORMANCE IMPROVE BY 30% FOR NEW BUILDINGS OR 26% FOR EXISTING BUILDING RENOVATIONS EA.2 ON-SITE RENEWABLE ENERGY 11% RENEWABLE ENERGY EA.3 ENHANCED COMMISSIONING EA.5 MEASUREMENT AND VERIFICATION EA.6 GREEN POWER ESTRATÉGIA PROMOVER UM PLANO DE MEDIÇÃO E COMISSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES E SISTEMAS DURANTE E APÓS A OCUPAÇÃO DO EDIFICIO INSTALAÇÃO DE SENSORES DE PRESENÇA NAS ÁREAS COMUNS, ILUMINAÇÃO EFICIENTE E DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO, SISTEMA DE AR-CONDICIONADO EFICIENTES E INDIVIDUAIS, SISTEMA DE AR-CONDICIONADO EFICIENTES E INDIVIDUAIS, SISTEMA QUE PROMEVE A VENTILAÇÃO NATURAL INSTALAÇÃO DE PLACAS FOTOVOLTÁICAS GERADORAS DE ENERGIA PLANO DE COMISSIONAMENTO INDEPENDENTE PLANO DE VERIFICAÇÃO A MEDIÇÃO DOS SISTEMAS UTILIZAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, PROVENIENTES DE FONTES RENOVÁVEIS MATERIAIS E RECURSOS REQUISITOS CRÉDITOS - LEED NC 2009 ESTRATÉGIA

51 EA.3 EA.5 EA.6 ENHANCED COMMISSIONING MEASUREMENT AND VERIFICATION GREEN POWER PLANO DE COMISSIONAMENTO INDEPENDENTE PLANO DE VERIFICAÇÃO A MEDIÇÃO DOS SISTEMAS UTILIZAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, PROVENIENTES DE FONTES RENOVÁVEIS MATERIAIS E RECURSOS REQUISITOS PREREQ1 MR.2 MR.3 MR.4 MR.5 MR.6 MR.7 CRÉDITOS - LEED NC 2009 STORAGE AND COLLECTION OF RECYCLABLES CONSTRUCTION WASTE MANAGEMENT 75% RECYCLED OR SALVAGED MATERIALS REUSE REUSE 10% RECYCLED CONTENT 20% OF CONTENT REGIONAL MATERIALS 20% OF MATERIALS RAPIDLY RENEWABLE MATERIALS CERTIFIED WOOD QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO REQUISITOS PREREQ 1 PREREQ 2 IEQ 4.1 IEQ 4.2 IEQ 4.3 IEQ 4.4 IEQ 5 IEQ 6.1 IEQ 6.2 IEQ 7.1 IEQ 8.1 IEQ 8.2 INOVAÇÃO EM PROJETO REQUISITOS ID 1.1 ID 1.2 ID 1.3 ID 1.4 ID 1.5 ID 1.6 CRÉDITOS - LEED NC 2009 MINIMUM INDOOR AIR QUALITY PERFORMANCE ENVIRONMENTAL TOBACCO SMOKE (ETS) CONTROL LOW-EMITTING MATERIALS ADHESIVES AND SEALANTS LOW-EMITTING MATERIALS PAINTS AND COATINGS LOW-EMITTING MATERIALS FLOORING SYSTEMS LOW-EMITTING MATERIALS COMPOSITE WOOD AND AGRIFIBER PRODUCTS INDOOR CHEMICAL AND POLLUTANT SOURCE CONTROL CONTROLLABILITY OF SYSTEMS LIGHTING CONTROLLABILITY OF SYSTEMS THERMAL COMFORT THERMAL COMFORT DESIGN DAYLIGHT AND VIEWS DAYLIGHT DAYLIGHT AND VIEWS VIEWS CRÉDITOS - LEED NC 2009 TREINAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXPOSIÇÃO PERMANENTE SUSTENTABILIDADE COOPERATIVA MATERIAIS RECICLADOS PERFOMANCE-MATERIAIS REGIONAIS 30% PERFOMANCE-REDUÇÃO DE AGUA 45% LEED ACCREDITED PROFESSIONAL ESTRATÉGIA PROMOVER UM PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESIDUOS DE OBRA; RECICLAR 75% DO ENTULHO PROMOVER O REUSO DE MATERIAS, TAIS COMO MADEIRA DE DEMOLIÇÃO NOS PISOS E PAREDES. UTILIZAR MATERIAS COM CONTEUDO RECICLADO NA SUA COMPOSIÇÃO. UTILIZAR MATERIAIS DE ORIGEM REGIONAL PROMOVENDO A ECONOMIA LOCAL UTILIZAR MATERIAIS DE RÁPIDO CRESCIMENTO UTILIZAR MADEIRA CERTIFICADA ESTRATÉGIA PROMOVER A VENTILAÇÃO NATURAL DAS EDIFICAÇÕES PROMOVER A VENTILAÇÃO CRUZADA NAS EDIFICAÇÕES PROMOVER UM CONTROLE DE PREVENÇÃO AO TABACO, ANTES E APÓS A ACUPAÇÃO; PROIBIR O CONSUMO DE TABACO DENTRO DAS EDIFICAÇÕES ADOTAR SOMENTE MATERIAS LIVRES DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (VOC), ADOTAR SOMENTE MATERIAS LIVRES DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (VOC), ADOTAR SOMENTE MATERIAS LIVRES DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (VOC), ADOTAR MATERIAIS COM CERTIFICADO DE ORIGEM E COMPOSIÇÃO. PROMOVER A VENTILAÇÃO NATURAL PERMANENTE PROMOVER O CONTROLE INDIVIDUAL DE ILUMINAÇÃO PROMOVER O CONTROLE INDIVIDUAL DE TEMPERATURA PROMOVER O DESIGN DOS SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO DENTRO DOS PADRÕES ESTABELECIDOS PELA ASHRAE CONFORTO TÉRMICO E DE OCUPAÇÃO PROMOVER AOS OCUPANTES UMA CONEXÃO COM O AMBIENTE EXTERNO, PROPORCIONANDO LUZ NATURAL E VISTAS PERMANANTES PARA A NATUREZA ESTRATÉGIA PROMOVER CURSO DE CAPACITAÇÃO DA MÃO OBRA LOCAL, TREINAMENTO SOBRE PRATICAS SUSTENTÁVEIS MANUAIS DE OCUPAÇÕES, CURSO DE RECICLAGEM PERMANENTES EXPOSIÇÃO PERMANENTE SOBRE SUSTENTABILIDADE LOCALIZADA NO LOBBY DO HOTEL CENTRAL TRIAGEM E RECICLAGEM DO LIXO - COMUNIDADE LOCAL UTILIZAR MATERIAIS ORIGEM REGIONAL PROMOVENDO A ECONOMIA LOCAL ACIMA DO EXIGIDO PELA CRÉDITO MR5 REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA POTAVEL ACIMA DO EXIGIDO PELO CRÉDITO WE 3. TER COMO MEMBRO DA EQUIPE DE PROJETO UM PROFISSIONAL LEED AP

52

53 um hotel para uma copa verde

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Convenção de Condomínio para prédios verdes

Convenção de Condomínio para prédios verdes Convenção de Condomínio para prédios verdes Por Mariana Borges Altmayer A tendência mundial da sustentabilidade na construção civil tem levado cada vez mais as empresas deste mercado a desenvolver empreendimentos

Leia mais

QUALIVERDE. Legislação para Construções Verdes NOVEMBRO DE 2012

QUALIVERDE. Legislação para Construções Verdes NOVEMBRO DE 2012 QUALIVERDE Legislação para Construções Verdes NOVEMBRO DE 2012 Legislação para Construções Verdes Concessão de benefícios às construções verdes, de modo a promover o incentivo à adoção das ações e práticas

Leia mais

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School Escola verde Green School Sobre o Colégio Positivo Início das aulas: 18 de fevereiro de 2013 Lançamento oficial: 26 de março de 2013 Proposta de ensino bilíngue (português/inglês) Cerca de 350 alunos,

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÃO AQUA EM EMPREENDIMENTO COMERCIAL

SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÃO AQUA EM EMPREENDIMENTO COMERCIAL FICHA TÉCNICA Empresa: Syene Empreendimentos Projeto: Syene Corporate Área Construída: 77.725,45 m² Data de implementação: 01/09/2010 Responsável: Jealva Fonseca Contato: jealva@syene.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

AMBIENTE EFICIENTE Consultoria

AMBIENTE EFICIENTE Consultoria AMBIENTE EFICIENTE Consultoria ESCOPO DOS SERVIÇOS CERTIFICAÇÃO LEED A certificação LEED pode ser aplicada no Brasil em oito tipologias: Novas Construções (New Construction) Edifícios Existentes Operação

Leia mais

Empreendimentos Imobiliários

Empreendimentos Imobiliários SINDUSCONPREMIUM 2013 ETAPA LITORAL NORTE 1ª EDIÇÃO Categoria Empreendimentos Imobiliários Edificação Residencial Unifamiliar - Black House 01 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA O escritório Torres & Bello Arquitetos

Leia mais

VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER!

VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER! VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER! Fachada com tijolo tipo inglês rústico com revestimento que proporciona o conforto térmico e acústico. Ficha Técnica Tipologia da unidade privativa: Aptos de 4 ou 5 suítes

Leia mais

ARQUITETANDO O FUTURO

ARQUITETANDO O FUTURO ARQUITETANDO O FUTURO Arq. Emílio Ambasz T J D F T ASSESSORIA DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA Objetivos do TJDFT Cumprir o mandamento constitucional de defesa e preservação do meio ambiente para as

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

WHITEHAVEN HARBOUR CENTRAL SITE Whitehaven Harbour Central Site Whitehaven - Inglaterra - 2010. 11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.

WHITEHAVEN HARBOUR CENTRAL SITE Whitehaven Harbour Central Site Whitehaven - Inglaterra - 2010. 11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com. WHITEHAVEN HARBOUR CENTRAL SITE Whitehaven Harbour Central Site Whitehaven - Inglaterra - 2010 11 3159 1970 MEMORIAL Olhando para o sol A minha consciência da cidade é, por dentro, a minha consciência

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL Escola Parque

AGENDA AMBIENTAL Escola Parque ALIMENTAÇÃO RESÍDUOS MATERIAIS ENERGIA ÁGUA TRANSPORTE BIODIVERSIDADE AGENDA AMBIENTAL Escola Parque AÇÕES SOLIDÁRIAS EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE \ ENTORNO EXTERI\\OR ENRAIZAMENTO PEDAGÓGICO ENRAIZAMENTO

Leia mais

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br PETOBRAS VITÓRIA. Vitória - ES - 2005

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br PETOBRAS VITÓRIA. Vitória - ES - 2005 PETOBRAS VITÓRIA Vitória - ES - 2005 MEMORIAL O partido tem como premissa a ocupação do território não considerando-o como perímetro, e sim como volume, ou seja, apreende deste sítio, sua estrutura geomorfológica.

Leia mais

Projetistas Interiores Débora Aguiar Arquitetura idea! Arquitetura + Design A Idea! atua no Ceará na área de projetos de arquitetura desde 2007. Sob a direção dos arquitetos Fabián Salles e Geraldo Duarte,

Leia mais

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA CONCEITO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PROMOVE INTERVENÇÕES CONSCIENTES SOBRE O MEIO AMBIENTE, ADAPTANDO-O PARA AS NECESSIDADES

Leia mais

SBCS 08 I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável O PROFISSIONAL DE FACILITIES E A GESTÃO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS EM USO.

SBCS 08 I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável O PROFISSIONAL DE FACILITIES E A GESTÃO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS EM USO. SBCS 08 I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável O PROFISSIONAL DE FACILITIES E A GESTÃO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS EM USO Amilcar João Gay Filho Associação Brasileira de Facilities Fórum de Conhecimento

Leia mais

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC.

Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Empresa jovem e 100 % nacional, a Bazze está sediada em PORTÃO RS e é referência na extrusão de perfis em PVC. Comprometida com a qualidade e o desenvolvimento dos nossos produtos investimos continuamente

Leia mais

Automação para desempenho ambiental e desenho universal

Automação para desempenho ambiental e desenho universal Automação para desempenho ambiental e desenho universal 58 pontos providos por sistemas de e equipamentos periféricos Eng. Gabriel Peixoto G. U. e Silva Selos verdes AQUA (selo francês HQE) Alta Qualidade

Leia mais

CASA EN TERRAVILLE. Implantação e Partido Formal. Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt

CASA EN TERRAVILLE. Implantação e Partido Formal. Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt CASA EN TERRAVILLE Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt Implantação e Partido Formal A Casa em Terraville é uma residência unifamiliar de uso regular

Leia mais

EMISSÕES DE CO2 USO DE ENERGIA RESÍDUOS SÓLIDOS USO DE ÁGUA 24% - 50% 33% - 39% 40% 70%

EMISSÕES DE CO2 USO DE ENERGIA RESÍDUOS SÓLIDOS USO DE ÁGUA 24% - 50% 33% - 39% 40% 70% USO DE ENERGIA EMISSÕES DE CO2 USO DE ÁGUA RESÍDUOS SÓLIDOS 24% - 50% 33% - 39% 40% 70% Certificado Prata Ouro Platina Prevenção de Poluição nas Atividades de Construção: Escolha do terreno Densidade

Leia mais

Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade.

Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade. Realização: Parceiro: Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade. Cesar Ramos - Gerente de projetos da Yuny Incorporadora Daniel Gallo - Gerente

Leia mais

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Junho 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO Pg. 03 2. OBJETO Pg. 03 3. ESCOPO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Pg. 03 4. DIRETRIZES PARA

Leia mais

INCA. coleta seletiva de lixo e gestão de resíduos, coletor solar para pré-aquecimento da água, células fotovoltaicas

INCA. coleta seletiva de lixo e gestão de resíduos, coletor solar para pré-aquecimento da água, células fotovoltaicas Durante a execução dos projetos de hospitais como Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Santa Catarina, a MHA instituiu a sua área de Gerenciamento de Obras, até hoje um importante serviço oferecido

Leia mais

Soluções Sustentáveis

Soluções Sustentáveis ANA ROCHA MELHADO Soluções Sustentáveis EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL RIO DE JANEIRO, junho de 2011 SÍTIO E CONSTRUÇÃO (6 18) 1 - Relação do Edifício com o

Leia mais

cidades verdes OUTUBRO 2014

cidades verdes OUTUBRO 2014 cidades verdes ESPAÇOS DE QUALIDADE OUTUBRO 2014 Edifício Cidade Nova Universidade Petrobras 1987 Ano de Fundação Parque Madureira Rio+20 1999 2007 2010 Alinhamento com Agenda 21 1 o LEED NC Core & Shell

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção

Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção sustentável, a Jular concebeu esta nova colecção de casas modulares

Leia mais

ALEXANDRE EUGENIO DE MATOS

ALEXANDRE EUGENIO DE MATOS ARQ5658 ALEXANDRE EUGENIO DE MATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FERNANDO SIMON WESTPHAL ÁREA DO TERRENO 660 m² ÁREA ABERTA (PILOTIS) 253,64 m² ÁREA FECHADA 45,07 m² EDIFICAÇÃO ÁREA DO PAVIMENTO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Tipologia Construtiva Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. TIPOLOGIA CONSTRUTIVA 1 SUB HABITAÇÃO 1.1- Sub-habitação Compostos

Leia mais

Viver Confortável, Morar Sustentável

Viver Confortável, Morar Sustentável Viver Confortável, Morar Sustentável A Verde Lar foi criada em Março de 2009, dando início a uma jornada com o compromisso e ética das questões ambientais no mercado habitacional oferecendo soluções para

Leia mais

Legendas. Térreo. 16 17 Ocupando um terreno de esquina, a construção evidencia a volumetria e o balanço. Superior

Legendas. Térreo. 16 17 Ocupando um terreno de esquina, a construção evidencia a volumetria e o balanço. Superior Detalhes Balanços arrojados Moderna, a fachada tem importante função estética, mas também é uma grande aliada para minimizar a incidência de raios solares e garantir mais privacidade do projeto Arquiteto:

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA MURO CERCA

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. Segmento: Bioarquitetura. Amarildo Ávila Douglas de Jesus Juliana Ferrari Lívia Corazza Viviane Santos

PLANO DE NEGÓCIOS. Segmento: Bioarquitetura. Amarildo Ávila Douglas de Jesus Juliana Ferrari Lívia Corazza Viviane Santos PLANO DE NEGÓCIOS Segmento: Bioarquitetura Nomes: Amarildo Ávila Douglas de Jesus Juliana Ferrari Lívia Corazza Viviane Santos Baobá Nome Científico: Adansonia grandidieri BioArquitetura Vertente Ecológica

Leia mais

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA

MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA MCMV-E CASA SUSTENTÁVEL PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ARQUITETÔNICO URBANÍSTICA EM GRANDE ESCALA Arq. Mario Fundaro Seminário internacional arquitetura sustentável São Paulo 2014 A CASA SUSTENTÁVEL Conceitos

Leia mais

ANEXO II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO. Formulário para obtenção do QUALIVERDE

ANEXO II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO. Formulário para obtenção do QUALIVERDE ANEXO II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO Formulário para obtenção do QUALIVERDE Local da obra Nome do proprietário ou requerente RA Nome do autor do projeto (PRPA)

Leia mais

22 BANCADAS. Estilosas. Apê de solteiro. Green Home. Madeira certificada. Entre, a casa é sua! Água cristalina

22 BANCADAS. Estilosas. Apê de solteiro. Green Home. Madeira certificada. Entre, a casa é sua! Água cristalina OBRA MAIS BARATA: APOSTE NA ALVENARIA ESTRUTURAL E ECONOMIZE ATÉ 30% NA CONSTRUÇÃO Estilosas 22 BANCADAS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA NOS BANHEIROS Apê de solteiro 3 PROJETOS QUE MOSTRAM O MODO COMO OS DONOS

Leia mais

Introdução à Construção Sustentável

Introdução à Construção Sustentável Introdução à Construção Sustentável Origem do conceito Desenvolvimento Sustentável O conceito de Desenvolvimento Sustentável teve origem em 1987 pela Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento em

Leia mais

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde 40 A paz do campo NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde Abrir A janela e contemplar A natureza, que parece não ter fim. Barulho quase não existe, a não ser o canto

Leia mais

SELO CASA AZUL CAIXA. Cases empresariais - SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010

SELO CASA AZUL CAIXA. Cases empresariais - SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010 Cases empresariais - SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010 SELO CASA AZUL CAIXA Sandra Cristina Bertoni Serna Quinto Arquiteta Gerência Nacional de Meio Ambiente SELO CASA AZUL CAIXA CATEGORIAS E CRITÉRIOS SELO

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL Menção Honrosa Nova Friburgo Autor: Luis Eduardo Loiola de Menezes Aproximações O terreno destinado a implantação do Centro Cultural de Eventos e Exposições consiste em uma gleba, de posse do governo do

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL. Aplicação da ecologia na engenharia civil ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com

GESTÃO AMBIENTAL. Aplicação da ecologia na engenharia civil ... Camila Regina Eberle camilaeberle@hotmail.com ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL Aplicação da ecologia na engenharia

Leia mais

Registro de Incorporação Nº R-4-36.611 no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau.

Registro de Incorporação Nº R-4-36.611 no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau. Registro de Incorporação Nº R-4-36.611 no 3º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau. Imagens meramente ilustrativas. Perspectiva artística da fachada. As tonalidades das cores apresentadas podem sofrer

Leia mais

Treinamento para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos

Treinamento para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Treinamento para Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Treinamento para Instaladores A capacitação de técnicos em energia solar fotovoltaica tem se tornado uma grande frente de disseminação da fonte para

Leia mais

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil Texto Preliminar Completo - Agosto 2011 INTRODUÇÃO Começam a existir no Brasil um bom número de edifícios com

Leia mais

SMALL HOUSE. Sejima e Nishizawa 1999-2000

SMALL HOUSE. Sejima e Nishizawa 1999-2000 SMALL HOUSE 1999-2000 Sejima e Nishizawa Andressa Rodrigues Melo 11411ARQ028 Ariane Xavier Duarte 11411ARQ023 Guilherme Duarte Cunha 11411ARQ001 Larissa Costa Silva 11411ARQ026 Kazuyo Sejima e Ruye Nishizawa

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis

Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis Viabilidade, Projeto e Execução Análise de Investimento em Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis São Paulo, 19 de agosto de 2008 Luiz Henrique Ceotto Tishman

Leia mais

FUNCIONAL TOPOGRAFIA SOLAR/ PRIMEIRA METADE DO TERRENO E O INFERIOR LOCADO MAIS A

FUNCIONAL TOPOGRAFIA SOLAR/ PRIMEIRA METADE DO TERRENO E O INFERIOR LOCADO MAIS A FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO IDENTIFICAR COMO SE DÁ A OCUPAÇÃO DA PARCELA DO LOTE, A DISPOSIÇÃO DO(S) ACESSO(S) AO LOTE; COMO SE ORGANIZA O AGENCIAMENTO, UMA LEITURA DA RUA PARA O LOTE ACESSO SOCIAL ACESSO ÍNTIMO

Leia mais

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo

Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo Nove Passos para a Obra Sustentável - resumo IDHEA Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica www.idhea.com.br idhea@idhea.com.br (disponível na íntegra para clientes) Introdução O conceito

Leia mais

Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude.

Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude. Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude. 1 Ciclo Verde 2012 Projeto Escola Sustentável não é conversa, é Atitude. Local onde o projeto será instalado/executado: Escola Municipal

Leia mais

Hevelyn Baer Villar_ Trabajo Final de Graduação Interdisciplinar

Hevelyn Baer Villar_ Trabajo Final de Graduação Interdisciplinar Trabalho Final de Graduação Interdisciplinar Centro Cultural Maembipe O projeto foi indicado pela Universidade Estadual de Londrina para participar no concurso Ópera Prima de projetos de Fim de Graduação.

Leia mais

Dicas de decoração de residencial de alto padrão

Dicas de decoração de residencial de alto padrão Dicas de decoração de residencial de alto padrão Como decorar apartamentos amplos, de 130 e 157m 2, sem exagerar e aproveitar todos os espaços de maneira funcional? Brookfield Incorporações e Anastassiadis

Leia mais

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future "Desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças Visão de mercado do GBC para conduzir Brasil a adoção (Sonho

Leia mais

Centro de Educação Ambiental Jardim Zoológico de São Paulo

Centro de Educação Ambiental Jardim Zoológico de São Paulo Centro de Educação Ambiental Jardim Zoológico de São Paulo DIRETRIZES AMBIENTAIS CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JARDIM ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO IMPACTO AMBIENTAL DA OBRA Racionalizar acessos, transporte e

Leia mais

Centro Urbano do Futuro Parcerias para a regeneração urbana

Centro Urbano do Futuro Parcerias para a regeneração urbana Estratégia para um Desenvolvimento Sustentável para a Cidade de Águeda Centro Urbano do Futuro Parcerias para a regeneração urbana Águeda, 27/04/2011 V.M. Ferreira O projecto: Este projecto visou reflectir

Leia mais

Residência contemporânea

Residência contemporânea c a s e Residência contemporânea Por Erlei Gobi Fotos: Carlos Mancini Iluminação norteada pela eficiência energética proporciona conforto visual Localizada em um condomínio fechado em Embu das Artes, cidade

Leia mais

Oportunidades de ganhos gerados pela adoção de Sistemas Estruturais em Aço e mistos Aço-Concreto

Oportunidades de ganhos gerados pela adoção de Sistemas Estruturais em Aço e mistos Aço-Concreto Oportunidades de ganhos gerados pela adoção de Sistemas Estruturais em Aço e mistos Aço-Concreto XI Fórum Técnico Gestão do Processo Construtivo Sinduscon-DF, 21 de novembro de 2013 Oportunidades oferecidas

Leia mais

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E B A U R U E s t a d o d e S ã o P a u l o S E C R E T A R I A D A E D U C A Ç Ã O E. M. E. F. P R O F ª. D I R C E B O E M E R G U E D E S D E A Z E V E D O P

Leia mais

Os idealizadores. Realização:

Os idealizadores. Realização: Os idealizadores Realização: Possui 50 anos de experiência na área de incorporação, especialmente em produtos de alto padrão. Atua também, com sucesso, nas áreas de saneamento, obras públicas e privadas,

Leia mais

www.grupohabitat.net Vendas : Imagens:

www.grupohabitat.net Vendas : Imagens: Imagens: Vendas : www.grupohabitat.net De acordo com a lei n 4591/64, informamos que as ilustrações têm caráter exclusivamente promocional. Os móveis e eletrodomésticos são de dimensões comerciais e não

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

REÚSO DA ÁGUA BASE LEGAL E NORMATIVA

REÚSO DA ÁGUA BASE LEGAL E NORMATIVA REÚSO DA ÁGUA REÚSO DA ÁGUA BASE LEGAL E NORMATIVA Resolução nº 54, de 28/11/05 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos -CNRH - Estabelece modalidades, diretrizes e critérios gerais para a prática de

Leia mais

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental Eco Houses / Casas ecológicas Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental IDHEA - INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA Conceito:

Leia mais

Configuração espacial promove conforto e facilita integração

Configuração espacial promove conforto e facilita integração Athié Wohnrath Associados Projetos e Gerenciamento Categoria arquitetura corporativa Configuração espacial promove conforto e facilita integração Rasgo na laje permitiu inserção de escada As instalações

Leia mais

"TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS À BIO-CONSTRUÇÃO" PAULO TRIGO ARQUITETO E URBANISTA

TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS À BIO-CONSTRUÇÃO PAULO TRIGO ARQUITETO E URBANISTA "TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS À BIO-CONSTRUÇÃO" PAULO TRIGO ARQUITETO E URBANISTA AS PROTEÇÕES VEGETAIS TELHADO VERDE Solução construtiva que consiste na aplicação e uso de um tipo de solo especial

Leia mais

C o n s t r u t o r a

C o n s t r u t o r a C o n s t r u t o r a Trabalhamos em todo território nacional, com equipes qualificadas, supervisão diária, trazendo qualidade, preço, prazo e excelência em sua obra. Clientes Principais Serviços Projetos

Leia mais

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br

Empresa. R. Estado do Amazonas, 609 Jd. Imperador São Paulo SP CEP 03935-000 PABX: (11) 2107-0499 www.isar.com.br Empresa Com sede própria, construída em uma área de 6.000 m² e localizada estrategicamente próxima ao Pólo Petroquímico da região leste de São Paulo, a Isar é uma das maiores e mais competentes empresas

Leia mais

PORT Technology A solução inteligente para o tráfego em seu edifício. Gerenciamento de Tráfego

PORT Technology A solução inteligente para o tráfego em seu edifício. Gerenciamento de Tráfego A solução inteligente para o tráfego em seu edifício. Gerenciamento de Tráfego Nas grandes cidades, a vida segue em ritmo acelerado e constante. As megacidades do mundo enfrentam inúmeros desafios para

Leia mais

tpaempreendimentos.com.br Material de treinamento. Proibida Divulgação.

tpaempreendimentos.com.br Material de treinamento. Proibida Divulgação. Fundada em 13 de dezembro de 1974, a TPA acumula experiência atuando sempre nos ramos de construção civil e de incorporação. Promoveu e executou inúmeras obras em diversos setores do ramo construtivo,

Leia mais

ZANETTINI ARQUITETURA

ZANETTINI ARQUITETURA Reconhecido como um dos principais escritórios do segmento no Brasil, com mais de 50 anos de história, a Zanettini Arquitetura é uma empresa de excelência em design arquitetônico contemporâneo, planejamento

Leia mais

SELO CASA AZUL CAIXA Seminário Construções Sustentáveis

SELO CASA AZUL CAIXA Seminário Construções Sustentáveis SELO CASA AZUL CAIXA Seminário Construções Sustentáveis 19/OUT/2011 Mara Luísa Alvim Motta Gerência Nacional de Meio Ambiente CAIXA EVOLUÇÃO DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO 2003-2010 EVOLUÇÃO DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO

Leia mais

Gestão Sustentável da Construção Civil

Gestão Sustentável da Construção Civil Gestão Sustentável da Construção Civil UMA VISÃO PRAGMÁTICA DO TEMA São Paulo, 28 de maio de 2008 Luiz Henrique Ceotto Tishman Speyer Properties Preço de venda Que preço interessante!!! CLIENTE Custo de

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis.

Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis. Nossos Valores Quem Somos? Nossa Missão Nossa Visão Nossa Atuação Nossos Resultados Modelos de Ecovilas e Projetos Sustentáveis Localização Missão, Valores e Visão Os 5 Pilares Objetivos e estratégias

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Laércio Oliveira) Institui o Programa Nacional de Conservação, Uso Racional e Reaproveitamento das Águas. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º A presente lei tem por

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CASA VIZINHA

Leia mais

Hotel 4 estrelas + Moradias em Malanje -Estudo Prévio

Hotel 4 estrelas + Moradias em Malanje -Estudo Prévio Tendo como base o programa fornecido, o presente estudo tem como objectivo dar a conhecer as intenções da nossa proposta para a elaboração do projecto para um Hotel 4 estrelas, mais moradias em Malanje

Leia mais

CASH CARIBBEAN AFFORDABLE SOLAR HOUSE. Casa Solar Acessível Caribenha

CASH CARIBBEAN AFFORDABLE SOLAR HOUSE. Casa Solar Acessível Caribenha CASH CARIBBEAN AFFORDABLE SOLAR HOUSE Casa Solar Acessível Caribenha ESCOLHA DA CASA PAÍS LATINO CLIMA TROPICAL CASA PERMEÁVEL POSSIVEL ALCANCE DE INTERESSE SOCIAL CASH HOME Slogan: Ser verde e acessível.

Leia mais

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br

Agosto. São Paulo Brasil. connectedsmartcities.com.br 03 a 05 Agosto 2015 São Paulo Brasil connectedsmartcities.com.br Por que Connected Smart Cities? As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem, por serem responsáveis,

Leia mais

VIZINHANÇA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE

VIZINHANÇA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE VIZINHANÇA A Solo Incorporações é uma empresa nova, com idéias inovadoras. Ela surgiu da fusão de duas incorporadoras que perceberam sua convergência de idéias na questão de oferecer produtos diferenciados

Leia mais

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental?

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental? 1. Quais são as dimensões do Desenvolvimento Sustentável? 2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? a) Económica b) Social c) Ambiental d) Todas as anteriores a) Melhorar a nossa qualidade de vida

Leia mais

A Produção de Empreendimentos Sustentáveis

A Produção de Empreendimentos Sustentáveis A Produção de Empreendimentos Sustentáveis Arq. Daniela Corcuera arq@casaconsciente.com.br www.casaconsciente.com.br A construção sustentável começa a ser praticada no Brasil, ainda com alguns experimentos

Leia mais

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS

ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS ANEXO 4 ETIQUETAGEM DE EDIFICAÇÕES COMERCIAIS Com o objetivo de melhorar a eficiência energética das edificações no país foi criada a etiquetagem de eficiência energética de edificações do INMETRO, como

Leia mais

Vitrallis. Um novo modo de viver. Bem melhor.

Vitrallis. Um novo modo de viver. Bem melhor. Vitrallis. Um novo modo de viver. Bem melhor. Criamos o Vitrallis como um condomínio completo, pensado para os dias de hoje e para o seu futuro. Nos primeiros pavimentos, você encontrará todas as conveniências,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

BMW Welt Munique Divisões fluidas de ambientes em vários níveis

BMW Welt Munique Divisões fluidas de ambientes em vários níveis BMW Welt Munique BMW Welt Munique A BMW Welt no norte de Munique é uma obra-prima da arquitetura inovadora. Desde outubro de 2007 ela serve de palco multifuncional para todos os tipos de eventos: concertos,

Leia mais

Conceitos e Princípios da Arquitectura Sustentável.

Conceitos e Princípios da Arquitectura Sustentável. Conceitos e Princípios da Arquitectura Sustentável. 1.0 Impacto da Construção: 1.1 Ambiental 1.2 Social 1.3 Económico Procura do Equilíbrio nestes três factores Desenvolvimento de soluções sustentáveis

Leia mais

INICIATIVAS INSPIRADORAS HABITAÇÃO CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP

INICIATIVAS INSPIRADORAS HABITAÇÃO CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP HABITAÇÃO INICIATIVAS INSPIRADORAS CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP ÍNDICE INTRODUÇÃO PERFIL LOCAL DIRETRIZES DE PROJETOS O PROJETO MODULAR A SOLUÇÃO ESTRUTURAL O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO PROJETO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo DISCIPLINAS OPTATIVAS ARQUITETURA E URBANISMO 2º semestre 2015 Bem-vinda(o). Conheça aqui as disciplinas optativas oferecidas neste semestre. Você deve escolher pelo menos 5 (cinco) disciplinas optativas

Leia mais

CRIATIVIDADE EM PROJETOS IMOBILIÁRIOS CASE BARRA VILLAGE HOUSE LIFE

CRIATIVIDADE EM PROJETOS IMOBILIÁRIOS CASE BARRA VILLAGE HOUSE LIFE CRIATIVIDADE EM PROJETOS IMOBILIÁRIOS CASE BARRA VILLAGE HOUSE LIFE QGDI é uma empresa do Grupo Queiroz Galvão; Atua no segmento Residencial e Comercial de Média-Alta Renda e no segmento Econômico com

Leia mais

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENPES Centro de Pesquisa da Petrobras. Autor: Siegbert Zanettini Co-autor: José Wagner Garcia

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENPES Centro de Pesquisa da Petrobras. Autor: Siegbert Zanettini Co-autor: José Wagner Garcia PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENPES Centro de Pesquisa da Petrobras Autor: Siegbert Zanettini Co-autor: José Wagner Garcia PARTIDO ARQUITETÔNICO DIRETRIZES GERAIS O edital do concurso aliado ao interesse por

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL O presente Programa é um instrumento que visa à minimização de resíduos sólidos, tendo como escopo para tanto a educação ambiental voltada

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

- ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO

- ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO ABRAVA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REFRIGERAÇÃO, AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO E AQUECIMENTO - APRESENTAÇÃO DA ABRAVA - APRESENTAÇÃO DE CASE - ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO - ENGENHARIA DE SISTEMAS TÉRMICOS

Leia mais

Ecologicamente correto. Economicamente viável. Socialmente justo. Culturalmente aceito.

Ecologicamente correto. Economicamente viável. Socialmente justo. Culturalmente aceito. Ecologicamente correto Economicamente viável Socialmente justo Culturalmente aceito. ENERGIA SEGURANÇA ETE FIBRA-ÓTICA DADOS TELEFONIA PAVIMENTAÇÃO VIAS PROJETADAS GÁS ETA SINALIZAÇÃO EQUIP. URBANOS ACESSIBILIDADE

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA A CASA HUBBE, PROJETADA POR MIES VAN DER ROHE, POSSUI

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA A CASA HUBBE, PROJETADA POR MIES VAN DER ROHE, POSSUI FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA ESQUADRIAS/PANOS

Leia mais

Materiais de Construção. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Materiais de Construção. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Materiais de Construção de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 APLICAÇÕES DOS MATERIAIS NA ARQUITETURA O ENVELOPE MADEIRAS MADEIRAS MADEIRAS MADEIRAS MADEIRA E FIBRAS NATURAIS FIBRAS NATURAIS CONCRETO

Leia mais

86-91 Projeto 05 Crisa Santos Construir 2009 07/03/12 16:30 Page 86 REQUINTE NO INTERIOR. 86 Construir

86-91 Projeto 05 Crisa Santos Construir 2009 07/03/12 16:30 Page 86 REQUINTE NO INTERIOR. 86 Construir 86-91 Projeto 05 Crisa Santos Construir 2009 07/03/12 16:30 Page 86 REQUINTE NO INTERIOR 86 Construir 86-91 Projeto 05 Crisa Santos Construir 2009 07/03/12 16:31 Page 87 Texto Claudia Dino Fotos Divulgação/Lucas

Leia mais