um hotel para uma copa verde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "um hotel para uma copa verde"

Transcrição

1 um hotel para uma copa verde

2

3 um hotel para uma copa verde

4

5 O hotel como espaço de reaproximação entre o homem e o meio ambiente Os processos de urbanização e industrialização que levaram à formação de nossa sociedade, se por um lado produziram um admirável universo de comodidades para o homem moderno, por outro lado sacrificaram grande parte de sua relação com a natureza e com o meio ambiente. Conforme avança a intensificação destes processos, os efeitos deste distanciamento são sentidos por meio do aumento da poluição, da escassez inevitável dos recursos naturais, e da perda da qualidade de vida nos grandes centros urbanos. A crescente conscientização acerca da questão da sustentabilidade ambiental acrescida também pelos aspectos sociais e econômicos possibilita oportunidades para importantes iniciativas que promovam a reaproximação entre o homem e o ambiente natural. Sustentabilidade não é apenas uma questão de estratégias e ações pontuais, mas sim de valores intrínsecos: ela exige a adoção de uma nova postura em relação ao mundo. Assim sendo, o Projeto Aliah almeja não ser apenas um hotel confortável e inovador, mas sim um espaço transcendental, onde os visitantes são instigados a reavaliar sua postura em prol de um modo de vida melhor, mais saudável e equilibrado. A arquitetura proposta para o Projeto Aliah busca colocar estes conceitos em foco, resgatando valores essenciais e atemporais que permeiam o convívio entre o ser humano e o meio ambiente, e promovendo, assim, oportunidades para a contemplação, o passeio e a meditação.

6 A paisagem como protagonista do projeto O projeto do Hotel Aliah foi desenvolvido como resultado de um concurso de arquitetura, realizado com o intuito de selecionar a melhor proposta arquitetônica que traduzisse o ideal e os valores do Projeto Aliah. A equipe vencedora do concurso consistiu na união dos escritórios de arquitetura Estúdio Arkiz e Hiperstudio, os quais se uniram para apresentar um projeto de alto nível técnico e conceitual. A proposta dos dois escritórios baseou-se na ideia de implantar o hotel em um local elevado, formando um eixo longitudinal sobre a cumeeira de uma colina. Desta maneira, o projeto acomoda-se à topografia natural, direcionando vistas panorâmicas rumo à bela paisagem do entorno. Assim, a leitura sensível do território reflete no modo como o projeto interage com o relevo, estabelecendo uma relação dialética na qual a arquitetura atua como suporte físico para a contemplação ambiental. Com base nestas premissas, o projeto assumiu a criação de uma praçamirante como gesto estruturador do partido arquitetônico. Este espaço, disposto ao longo de um eixo transversal à chegada do visitante, assume um caráter de protagonismo, articulando o acesso ao hotel e ao centro de convenções e conduzindo à descoberta do conjunto arquitetônico integrado com a paisagem. A circulação de acesso aos quartos do hotel incorpora um bosque central, acentuando a presença da vegetação, transcendendo assim a mera função de conexão para se transformar em um passeio elevado em meio à copa das árvores.

7

8

9

10 Organização funcional Um projeto, vários conceitos O Projeto Aliah pretende representar uma alternativa não apenas para um novo modelo de hotel, mas também disseminar novos valores e um novo modo de pensar, de construir e de viver. Por este motivo, rapidamente obteve grande exposição na mídia, tendo sido publicado em diversos jornais, revistas e sites por todo o mundo, incluindo o Brasil, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Coréia e China.

11 publicações Um projeto, vários conceitos O Projeto Aliah pretende representar uma alternativa não apenas para um novo modelo de hotel, mas também disseminar novos valores e um novo modo de pensar, de construir e de viver. Por este motivo, rapidamente obteve grande exposição na mídia, tendo sido publicado em diversos jornais, revistas e sites por todo o mundo, incluindo o Brasil, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Coréia do Sul e China.

12 Estratégias para um hotel sustentável A linguagem arquitetônica do projeto busca evidenciar as diversas estratégias de sustentabilidade e conforto ambiental passivo que foram empregadas, demonstrando a problemática envolvida no desafio de propiciar alta performance ambiental ao mesmo tempo em que garantindo eficiência energética e economia de recursos. De modo geral, foram previstas diversas ações e soluções a serem empregadas para atingir estes objetivos. Cada uma destas ações se enquadra em um ou mais eixos estratégicos, os quais, em conjunto, compõem uma abordagem arquitetônica consistente e eficaz para a sustentabilidade ambiental. Estes eixos estratégicos são os seguintes: 1. Eficiência energética 2. Materiais sustentáveis 3. Arquitetura bioclimática 4. Conforto ambiental integrado 5. Iluminação natural 6. Ventilação natural 7. Proteção solar 8. Reuso de água

13

14

15

16

17

18

19 Os bangalôs Um panorama de possibilidades para a construção sustentável Além do edifício principal do hotel, o Projeto Aliah também inclui um conjunto de bangalôs independentes, destinados a acomodar famílias e pequenos grupos de hóspedes que desejem se acomodar com maior conforto e privacidade, estabelecendo uma relação mais íntima com o meio ambiente natural. Este conjunto de bangalôs também servirá como modelos para a aplicação de diferentes estratégias de construção sustentável, as quais poderão ser replicadas em outros projetos futuros. Desta maneira, servirão não apenas como um espaço para hospedagem e lazer, mas também como um espaço de caráter educativo, com um papel de conscientização e disseminação de práticas sustentáveis. Como parte do concurso de arquitetura realizado para a seleção do projeto para o Hotel Aliah, também foram selecionados quatro escritórios de arquitetura para desenvolver os projetos dos bangalôs. Cada um destes projetos enfatiza diferentes aspectos e estratégias de sustentabilidade, oferecendo, assim, uma diversidade de soluções e experiências para os visitantes. Conheça, nas próximas páginas, os projetos dos bangalôs selecionados.

20 Hiperstudio é um escritório de arquitetura de São Paulo cuja marca advém do conceito de maximização do pensamento arquitetônico para a metrópole. O objetivo da empresa é gerar ideias que transcendam a mera condição funcional da arquitetura para além da obviedade. O hiperstudio mantém uma abordagem simultaneamente pragmática e criativa para desenvolver projetos inovadores com design essencialmente contemporâneo, elegante e sem excessos, comprometido com sua responsabilidade econômica e ambiental. É com essa abordagem complementar que o hiperstudio atua em diferentes tipologias como projetos residenciais, comerciais, hotéis, equipamentos culturais e institucionais, tendo recebido diversas premiações por seu design e reconhecimento internacional em sua trajetória.

21

22 A leitura sensível do território reflete na maneira com que o projeto interage com o relevo, estabelecendo uma relação harmoniosa na qual a arquitetura atua como plataforma para a contemplação da paisagem natural. O bangalô se configura como um módulo linear que aproveita a declividade do terreno para se implantar de maneira sutil na paisagem, possibilitando o uso de sua cobertura verde como extensão do solo natural e mirante, direcionado para as belas visuais do entorno. O módulo possui método construtivo de baixo impacto, com uma estrutura leve constituída por peças metálicas de montagem eficiente, além de fechamento em vidro e painéis deslizantes. Um pavilhão elegante e contemporâneo, caracterizado pela alta performance ambiental.

23

24 Corte AA Legenda 1. Hall de entrada 2. Sala de estar 3. Cozinha 4. Suíte 5. Varanda Lareira 6. Jacuzzi Planta bangalô

25

26 teto verde forro em madeira de reflorestamento iluminação com luminárias de LED portas em madeira de reflorestamento divisórias em placa de madeira mineralizada parede pintada com tinta natural a base de água tubulações hidráulicas de plástico atóxico (sem PVC) e de plástico reciclado vidro de alta performance painel em madeira de reflorestamento parede de pedra deck em bambu Corte Bangalôs

27 hiperstudio Matheus Marques Ricardo Felipe Gonçalves tel

28 Estúdio ARKIZ é um escritório de arquitetura e urbanismo localizado em São Paulo, Brasil, devotado ao desenvolvimento de projetos inovadores, norteados por uma postura crítica e colaborativa. Fundado em 2008, o escritório tem realizado projetos de diversas tipologias, incluindo residências unifamiliares, edifícios residenciais e comerciais, complexos de uso misto e projetos institucionais tais como museus e bibliotecas. O Estúdio ARKIZ tem recebido reconhecimento nacional e internacional através de prêmios, concursos e publicações. Alguns de seus projetos foram publicados em livros e revistas no Brasil, Chile, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Rússia e China. Em 2010 o escritório recebeu o prêmio New Practices São Paulo, figurando dentre as mais promissoras empresas de arquitetura do país. Em 2011, os projetos do escritório integram uma exposição no American Institute of Architects em Nova York e na 9ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo.

29

30

31 Para permitir uma maior integração com a belíssima paisagem existente no entorno, busca-se adotar a maior transparência possível para os fechamentos externos do bangalô, que são, em sua maioria, constituídos de amplos panos de vidro. No entanto, esta intermediação entre o interior e o exterior do bangalô demanda a adoção de uma fachada flexível, que possa alternar entre transparência e fechamento para garantir a maior privacidade nas áreas íntimas, além de permitir maior proteção do sol nos momentos mais quentes do dia. Com este intuito, o bangalô é constituído de painéis deslizantes de madeira apoiados sobre uma leve estrutura metálica desmontável, o que permite rapidez e economia na construção. O resultado é um pavilhão que pousa delicadamente sobre o terreno, com desenho belo e arrojado.

32 Elevação Frontal Legenda 1. Acesso 2. Varanda 3. Sala de estar 4. Sala de Jantar 5. Cozinha 6. Suíte Planta bangalô 1

33

34

35 Alexandre Hepner João Paulo Payar Rafael Brych tel

36 Grupo formado em 2008 por jovens arquitetos com o objetivo de colaborar na produção da arquitetura contemporânea. Acreditando que a construção dos espaços resulta de ações coletivas, procuramos nos trabalhos realizados a participação ativa dos membros de nossa equipe, além de outros profissionais interessados na discussão sobre as cidades, arquitetura e cultura. Não seguimos fórmulas pré-concebidas. Buscamos em cada projeto um resultado único, independente de sua escala e programa, através de um processo que tem como premissas a pesquisa, a inovação e a análise crítica.

37

38 A concepção deste projeto iniciou-se na busca por uma implantação respeitosa a geografia existente, de topografia irregular. Fazendo poucos ajustes no terreno, acomodou-se o programa do bangalô, tirando proveito dos desníveis naturais para integrar e segregar. Dividido em dois pavimentos, possui plantas livres que permitem grande flexibilidade de uso. O pátio interno e desalinhamento vertical entre os espaços social e íntimo, garantem privacidade e visuais do local sem interrupções de onde quer que se esteja. Também trazem a ventilação e iluminação natural para dentro do bangalô. A construção simples, com paredes portantes travadas por vigas metálicas nas quais se apoiam as lajes, permite maior agilidade e racionaliza o processo construtivo. A varanda, com algumas redes de balanço, é o local ideal para descansar e apreciar a vista privilegiada da exuberante natureza que circunda este hotel.

39

40 Planta bangalô Térreo Legenda 5 1. Hall de entrada 2. Sala de estar 3. Sala de jantar 4. Cozinha 5. Suíte 6. Varanda 7. Pátio interno Planta bangalô Superior

41

42 teto verde forro acústico e iluminação com luminárias de LED parede pintada com tinta natural a base de água portas em madeira de reflorestamento painéis ventilados em bambu pátio interno com vegetação parede com acabamento em pedra piso em réguas de bambu estrutura metálica vidros de alta performance painéis ventilados em bambu Corte bangalô Longitudinal

43 Antonio Júnior Bruno Wilson Paulo Muchon André Guerra Renato Martinelli tel

44 ESTUDIO MB O escritório de arquitetura ESTUDIO MB é formado por arquitetos jovens, criativos e críticos. Nossos trabalhos são realizados a partir do bom gosto, com o objetivo do melhor resultado arquitetônico. JULIO BERALDO Arquiteto FAU-Mackenzie 2008 Técnico Edificações Escola Tecnica Federal Atua na area de arquitetura com projetos e obras desde Colaborou com importantes arquitetos como Paulo Bastos, Helena Ayoub, Ruth Verde Zein, Batagliesi, Piratininga,Lito Dias e Andrade Morettin. MARCOS MENDES Arquiteto FAU-Mackenzie Atuou profissionalmente como arquiteto na Suiça durante três anos, com projetos de grande e pequena escala. Vencedor de diversos concursos em colaboração com o escritório LVPH architectes.

45 Casa Litoral Sul -SP Em projeto Concurso do Meio Ambiente Menção Honrorsa

46 Bangalôs luxo, sendo quatro blocos contendo oito unidades no total, acomodam até sessenta e quatro pessoas com sistema construtivo de paineis madeira.

47

48 Planta bangalô

49 Corte AA ESTUDIO MB Marcos Mendes Julio Beraldo tel

50 ESTRATÉGIA DE LEED TERRENO SUSTENTÁVEL REQUISITOS PREREQ1 SS 4.2 SS 4.3 SS 4.4 SS 5.1 SS 5.2 SS 6.1 SS 7.1 SS 7.2 SS 8 CRÉDITOS - LEED NC 2009 CONSTRUCTION ACTIVITY POLLUTION PREVENTION ALTERNATIVE TRANSPORTATION BICYCLE STORAGE AND CHANGING ROOMS ALTERNATIVE TRANSPORTATION LOW-EMITTING AND FUEL-EFFICIENT VEHICLES ALTERNATIVE TRANSPORTATION PARKING CAPACITY SITE DEVELOPMENT PROTECT OR RESTORE HABITAT SITE DEVELOPMENT MAXIMIZE OPEN SPACE STORMWATER DESIGN QUANTITY CONTROL HEAT ISLAND EFFECT NON-ROOF HEAT ISLAND EFFECT ROOF LIGHT POLLUTION REDUCTION USO RACIONAL DA ÁGUA REQUISITOS PREREQ1 WE.1 WE.2 WE.3 CRÉDITOS - LEED NC 2009 WATER EFFICIENT LANDSCAPING NO POTABLE WATER USE OR IRRIGATION INNOVATIVE WASTEWATER TECHNOLOGIES WATER USE REDUCTION REDUCE BY 40% ESTRATÉGIA BICICLETÁRIO COM VESTIÁRIO PARA OS FUNCIONÁRIOS ESTACIONAMENTO PREFERENCIAL PARA VEÍCULOS (LE) E (FE) - 5% DO TOTAL DAS VAGAS NÃO EXCEDER A CAPACIDADE DE ESTACIONAMENTO PREVISTA EM LEI; VAGAS PREFERENCIAIS PARA VANS E CARROS ( CARONAS) PREVINIR E LIMITAR OS DISTURBIOS CAUSADOS PELAS OBRAS APENAS PARA AS PROXIMIDADES DOS EDIFICIOS PROMOVER O REFLORESTAMENTO DO TERRENO NA MESMA PROPORÇÃO DA ÁREA CONSTRUIDA. PROMOVER O ESCOAMENTO GRADUAL DAS DAS ÁGUAS PLUVIAIS ATRAVÉS TERRENO, COM A CRIAÇÃO DE CANALETAS E MUROS DE CONTEÇÃO PROMOVER O SOMBREAMENTO DOS ESTACIONAMENTOS E CAMINHOS COM ÁRVORES ADOTAR NAS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO PISOS DRENANTES INSTALAÇÃO DE COBERTURAS VERDES EM MAIS DE 50% DAS LAJES DE COBERTURA REDUZIR EA ILUMINAÇÃO EXTERNA; ADOTAR ILUMINAÇÃO COM BALIZADORES NOS CAMINHOS ESTRATÉGIA PROMOVER UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EFICIENTE, QUE NÃO UTILIZE ÁGUA POTÁVEL PROVOMER O REUSO DAS ÁGUAS CINZAS; TRATAR 100% DO ESGOTOS COM SISTEMAS DE FOSSA SÉPTICA REDUZIR O CONSUMO INTERNO DE ÁGUA POTÁVEL DOS EDIFICIOS COM A ADOÇÃO DE LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOS MAIS EFICIENTES PROMOVER O REAPROVEITAMENTO DAS ÁGUAS PLUVIAIS COM IRRIGAÇÃO E LAVAGEM DOS PASSEIOS EFICIÊNCIA ENERGÉTICA REQUISITOS CRÉDITOS - LEED NC 2009 PREREQ1 FUNDAMENTAL COMMISSIONING OF BUILDING ENERGY SYSTEMS PREREQ2 MINIMUM ENERGY PERFORMANCE PREREQ3 FUNDAMENTAL REFRIGERANT MANAGEMENT EA.1 OPTIMIZE ENERGY PERFORMANCE IMPROVE BY 30% FOR NEW BUILDINGS OR 26% FOR EXISTING BUILDING RENOVATIONS EA.2 ON-SITE RENEWABLE ENERGY 11% RENEWABLE ENERGY EA.3 ENHANCED COMMISSIONING EA.5 MEASUREMENT AND VERIFICATION EA.6 GREEN POWER ESTRATÉGIA PROMOVER UM PLANO DE MEDIÇÃO E COMISSIONAMENTO DAS INSTALAÇÕES E SISTEMAS DURANTE E APÓS A OCUPAÇÃO DO EDIFICIO INSTALAÇÃO DE SENSORES DE PRESENÇA NAS ÁREAS COMUNS, ILUMINAÇÃO EFICIENTE E DE BAIXO CONSUMO ENERGÉTICO, SISTEMA DE AR-CONDICIONADO EFICIENTES E INDIVIDUAIS, SISTEMA DE AR-CONDICIONADO EFICIENTES E INDIVIDUAIS, SISTEMA QUE PROMEVE A VENTILAÇÃO NATURAL INSTALAÇÃO DE PLACAS FOTOVOLTÁICAS GERADORAS DE ENERGIA PLANO DE COMISSIONAMENTO INDEPENDENTE PLANO DE VERIFICAÇÃO A MEDIÇÃO DOS SISTEMAS UTILIZAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, PROVENIENTES DE FONTES RENOVÁVEIS MATERIAIS E RECURSOS REQUISITOS CRÉDITOS - LEED NC 2009 ESTRATÉGIA

51 EA.3 EA.5 EA.6 ENHANCED COMMISSIONING MEASUREMENT AND VERIFICATION GREEN POWER PLANO DE COMISSIONAMENTO INDEPENDENTE PLANO DE VERIFICAÇÃO A MEDIÇÃO DOS SISTEMAS UTILIZAÇÃO DE ENERGIA LIMPA, PROVENIENTES DE FONTES RENOVÁVEIS MATERIAIS E RECURSOS REQUISITOS PREREQ1 MR.2 MR.3 MR.4 MR.5 MR.6 MR.7 CRÉDITOS - LEED NC 2009 STORAGE AND COLLECTION OF RECYCLABLES CONSTRUCTION WASTE MANAGEMENT 75% RECYCLED OR SALVAGED MATERIALS REUSE REUSE 10% RECYCLED CONTENT 20% OF CONTENT REGIONAL MATERIALS 20% OF MATERIALS RAPIDLY RENEWABLE MATERIALS CERTIFIED WOOD QUALIDADE DO AMBIENTE INTERNO REQUISITOS PREREQ 1 PREREQ 2 IEQ 4.1 IEQ 4.2 IEQ 4.3 IEQ 4.4 IEQ 5 IEQ 6.1 IEQ 6.2 IEQ 7.1 IEQ 8.1 IEQ 8.2 INOVAÇÃO EM PROJETO REQUISITOS ID 1.1 ID 1.2 ID 1.3 ID 1.4 ID 1.5 ID 1.6 CRÉDITOS - LEED NC 2009 MINIMUM INDOOR AIR QUALITY PERFORMANCE ENVIRONMENTAL TOBACCO SMOKE (ETS) CONTROL LOW-EMITTING MATERIALS ADHESIVES AND SEALANTS LOW-EMITTING MATERIALS PAINTS AND COATINGS LOW-EMITTING MATERIALS FLOORING SYSTEMS LOW-EMITTING MATERIALS COMPOSITE WOOD AND AGRIFIBER PRODUCTS INDOOR CHEMICAL AND POLLUTANT SOURCE CONTROL CONTROLLABILITY OF SYSTEMS LIGHTING CONTROLLABILITY OF SYSTEMS THERMAL COMFORT THERMAL COMFORT DESIGN DAYLIGHT AND VIEWS DAYLIGHT DAYLIGHT AND VIEWS VIEWS CRÉDITOS - LEED NC 2009 TREINAMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EXPOSIÇÃO PERMANENTE SUSTENTABILIDADE COOPERATIVA MATERIAIS RECICLADOS PERFOMANCE-MATERIAIS REGIONAIS 30% PERFOMANCE-REDUÇÃO DE AGUA 45% LEED ACCREDITED PROFESSIONAL ESTRATÉGIA PROMOVER UM PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RESIDUOS DE OBRA; RECICLAR 75% DO ENTULHO PROMOVER O REUSO DE MATERIAS, TAIS COMO MADEIRA DE DEMOLIÇÃO NOS PISOS E PAREDES. UTILIZAR MATERIAS COM CONTEUDO RECICLADO NA SUA COMPOSIÇÃO. UTILIZAR MATERIAIS DE ORIGEM REGIONAL PROMOVENDO A ECONOMIA LOCAL UTILIZAR MATERIAIS DE RÁPIDO CRESCIMENTO UTILIZAR MADEIRA CERTIFICADA ESTRATÉGIA PROMOVER A VENTILAÇÃO NATURAL DAS EDIFICAÇÕES PROMOVER A VENTILAÇÃO CRUZADA NAS EDIFICAÇÕES PROMOVER UM CONTROLE DE PREVENÇÃO AO TABACO, ANTES E APÓS A ACUPAÇÃO; PROIBIR O CONSUMO DE TABACO DENTRO DAS EDIFICAÇÕES ADOTAR SOMENTE MATERIAS LIVRES DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (VOC), ADOTAR SOMENTE MATERIAS LIVRES DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (VOC), ADOTAR SOMENTE MATERIAS LIVRES DE COMPOSTOS ORGANICOS VOLÁTEIS (VOC), ADOTAR MATERIAIS COM CERTIFICADO DE ORIGEM E COMPOSIÇÃO. PROMOVER A VENTILAÇÃO NATURAL PERMANENTE PROMOVER O CONTROLE INDIVIDUAL DE ILUMINAÇÃO PROMOVER O CONTROLE INDIVIDUAL DE TEMPERATURA PROMOVER O DESIGN DOS SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO DENTRO DOS PADRÕES ESTABELECIDOS PELA ASHRAE CONFORTO TÉRMICO E DE OCUPAÇÃO PROMOVER AOS OCUPANTES UMA CONEXÃO COM O AMBIENTE EXTERNO, PROPORCIONANDO LUZ NATURAL E VISTAS PERMANANTES PARA A NATUREZA ESTRATÉGIA PROMOVER CURSO DE CAPACITAÇÃO DA MÃO OBRA LOCAL, TREINAMENTO SOBRE PRATICAS SUSTENTÁVEIS MANUAIS DE OCUPAÇÕES, CURSO DE RECICLAGEM PERMANENTES EXPOSIÇÃO PERMANENTE SOBRE SUSTENTABILIDADE LOCALIZADA NO LOBBY DO HOTEL CENTRAL TRIAGEM E RECICLAGEM DO LIXO - COMUNIDADE LOCAL UTILIZAR MATERIAIS ORIGEM REGIONAL PROMOVENDO A ECONOMIA LOCAL ACIMA DO EXIGIDO PELA CRÉDITO MR5 REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA POTAVEL ACIMA DO EXIGIDO PELO CRÉDITO WE 3. TER COMO MEMBRO DA EQUIPE DE PROJETO UM PROFISSIONAL LEED AP

52

53 um hotel para uma copa verde

AMBIENTE EFICIENTE Consultoria

AMBIENTE EFICIENTE Consultoria AMBIENTE EFICIENTE Consultoria ESCOPO DOS SERVIÇOS CERTIFICAÇÃO LEED A certificação LEED pode ser aplicada no Brasil em oito tipologias: Novas Construções (New Construction) Edifícios Existentes Operação

Leia mais

Legendas. Térreo. 16 17 Ocupando um terreno de esquina, a construção evidencia a volumetria e o balanço. Superior

Legendas. Térreo. 16 17 Ocupando um terreno de esquina, a construção evidencia a volumetria e o balanço. Superior Detalhes Balanços arrojados Moderna, a fachada tem importante função estética, mas também é uma grande aliada para minimizar a incidência de raios solares e garantir mais privacidade do projeto Arquiteto:

Leia mais

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br PETOBRAS VITÓRIA. Vitória - ES - 2005

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br PETOBRAS VITÓRIA. Vitória - ES - 2005 PETOBRAS VITÓRIA Vitória - ES - 2005 MEMORIAL O partido tem como premissa a ocupação do território não considerando-o como perímetro, e sim como volume, ou seja, apreende deste sítio, sua estrutura geomorfológica.

Leia mais

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future

GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL Building a Sustainable Future "Desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças Visão de mercado do GBC para conduzir Brasil a adoção (Sonho

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade, paisagens e ecossistemas visualmente atraentes e que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Ecologicamente correto. Economicamente viável. Socialmente justo. Culturalmente aceito.

Ecologicamente correto. Economicamente viável. Socialmente justo. Culturalmente aceito. Ecologicamente correto Economicamente viável Socialmente justo Culturalmente aceito. ENERGIA SEGURANÇA ETE FIBRA-ÓTICA DADOS TELEFONIA PAVIMENTAÇÃO VIAS PROJETADAS GÁS ETA SINALIZAÇÃO EQUIP. URBANOS ACESSIBILIDADE

Leia mais

Otimização do uso do solo

Otimização do uso do solo Otimização do uso do solo Criamos uma cidade compacta, adensada, próxima de meios de transporte de alta capacidade e de paisagens e ecossistemas visualmente atraentes que agregam valor à comunidade. Urbanização

Leia mais

Empreendimentos Imobiliários

Empreendimentos Imobiliários SINDUSCONPREMIUM 2013 ETAPA LITORAL NORTE 1ª EDIÇÃO Categoria Empreendimentos Imobiliários Edificação Residencial Unifamiliar - Black House 01 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA O escritório Torres & Bello Arquitetos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Tipologia Construtiva Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. TIPOLOGIA CONSTRUTIVA 1 SUB HABITAÇÃO 1.1- Sub-habitação Compostos

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL Menção Honrosa Nova Friburgo Autor: Luis Eduardo Loiola de Menezes Aproximações O terreno destinado a implantação do Centro Cultural de Eventos e Exposições consiste em uma gleba, de posse do governo do

Leia mais

Automação para desempenho ambiental e desenho universal

Automação para desempenho ambiental e desenho universal Automação para desempenho ambiental e desenho universal 58 pontos providos por sistemas de e equipamentos periféricos Eng. Gabriel Peixoto G. U. e Silva Selos verdes AQUA (selo francês HQE) Alta Qualidade

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA MURO CERCA

Leia mais

QUALIVERDE. Legislação para Construções Verdes NOVEMBRO DE 2012

QUALIVERDE. Legislação para Construções Verdes NOVEMBRO DE 2012 QUALIVERDE Legislação para Construções Verdes NOVEMBRO DE 2012 Legislação para Construções Verdes Concessão de benefícios às construções verdes, de modo a promover o incentivo à adoção das ações e práticas

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÃO AQUA EM EMPREENDIMENTO COMERCIAL

SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÃO AQUA EM EMPREENDIMENTO COMERCIAL FICHA TÉCNICA Empresa: Syene Empreendimentos Projeto: Syene Corporate Área Construída: 77.725,45 m² Data de implementação: 01/09/2010 Responsável: Jealva Fonseca Contato: jealva@syene.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Material preliminar sujeito a alterações

Material preliminar sujeito a alterações Uma região privilegiada, cercada por algumas das mais importantes vias de acesso como as avenidas Ibirapuera, Rubem Berta, Indianópolis, Av. Dos Bandeirantes, entre outras que ligam o bairro a toda a cidade.

Leia mais

superações o espetáculo das bate-papo Marco Lentini, presidente do FSC O esporte como protagonista da sustentabilidade

superações o espetáculo das bate-papo Marco Lentini, presidente do FSC O esporte como protagonista da sustentabilidade SET/OUT 2013 ANO II Nº 07 R E V I S TA A REVISTA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL o espetáculo das O esporte como protagonista superações da sustentabilidade bate-papo Marco Lentini, presidente do FSC Retrofit

Leia mais

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA IMPLANTAÇÃO DA AGÊNCIA GRANJA VIANA CONCEITO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL PROMOVE INTERVENÇÕES CONSCIENTES SOBRE O MEIO AMBIENTE, ADAPTANDO-O PARA AS NECESSIDADES

Leia mais

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENPES Centro de Pesquisa da Petrobras. Autor: Siegbert Zanettini Co-autor: José Wagner Garcia

PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENPES Centro de Pesquisa da Petrobras. Autor: Siegbert Zanettini Co-autor: José Wagner Garcia PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO CENPES Centro de Pesquisa da Petrobras Autor: Siegbert Zanettini Co-autor: José Wagner Garcia PARTIDO ARQUITETÔNICO DIRETRIZES GERAIS O edital do concurso aliado ao interesse por

Leia mais

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA. INTRODUÇÃO O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA, às vésperas de completar seu primeiro ano de

Leia mais

cidades verdes OUTUBRO 2014

cidades verdes OUTUBRO 2014 cidades verdes ESPAÇOS DE QUALIDADE OUTUBRO 2014 Edifício Cidade Nova Universidade Petrobras 1987 Ano de Fundação Parque Madureira Rio+20 1999 2007 2010 Alinhamento com Agenda 21 1 o LEED NC Core & Shell

Leia mais

SMALL HOUSE. Sejima e Nishizawa 1999-2000

SMALL HOUSE. Sejima e Nishizawa 1999-2000 SMALL HOUSE 1999-2000 Sejima e Nishizawa Andressa Rodrigues Melo 11411ARQ028 Ariane Xavier Duarte 11411ARQ023 Guilherme Duarte Cunha 11411ARQ001 Larissa Costa Silva 11411ARQ026 Kazuyo Sejima e Ruye Nishizawa

Leia mais

Comissionamento em Sistemas de Ar Condicionado

Comissionamento em Sistemas de Ar Condicionado Comissionamento em Sistemas de Ar Condicionado Oficina Sistema de Condicionamento de Ar de Alta Eficiência Leonilton Tomaz Cleto - São Paulo 09/06/2010 Comissionamento em Sistemas de AVAC É um Processo

Leia mais

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil

Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil Conjunto de indicadores de sustentabilidade de empreendimentos - uma proposta para o Brasil Texto Preliminar Completo - Agosto 2011 INTRODUÇÃO Começam a existir no Brasil um bom número de edifícios com

Leia mais

Edifício ECB Brasil Bayer: Soluções integradas para construção sustentável

Edifício ECB Brasil Bayer: Soluções integradas para construção sustentável Edifício ECB Brasil Bayer: Soluções integradas para construção sustentável São Paulo, Nov. 2014 Fernando Resende Gerente Mercado Construção Civil Brasil Head do Programa EcoCommercial Building no Brasil

Leia mais

VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER!

VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER! VOCÊ NÃO PRECISA ESCOLHER! Fachada com tijolo tipo inglês rústico com revestimento que proporciona o conforto térmico e acústico. Ficha Técnica Tipologia da unidade privativa: Aptos de 4 ou 5 suítes

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CASA VIZINHA

Leia mais

Coberturas duráveis, com galvanização

Coberturas duráveis, com galvanização Coberturas duráveis, com galvanização A Fifa definiu que a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014, deverá perseguir o que chamou de Green goals, ou seja, metas verdes, numa alusão à desejada sustentabilidade

Leia mais

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School

COLÉGIO. Internacional. Escola verde Green School Escola verde Green School Sobre o Colégio Positivo Início das aulas: 18 de fevereiro de 2013 Lançamento oficial: 26 de março de 2013 Proposta de ensino bilíngue (português/inglês) Cerca de 350 alunos,

Leia mais

Centro de Educação Ambiental Jardim Zoológico de São Paulo

Centro de Educação Ambiental Jardim Zoológico de São Paulo Centro de Educação Ambiental Jardim Zoológico de São Paulo DIRETRIZES AMBIENTAIS CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JARDIM ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO IMPACTO AMBIENTAL DA OBRA Racionalizar acessos, transporte e

Leia mais

Sustentabilidade em Edificações Públicas Entraves e Perspectivas

Sustentabilidade em Edificações Públicas Entraves e Perspectivas Câmara dos Deputados Grupo de Pesquisa e Extensão - Programa de Pós-Graduação - CEFOR Fabiano Sobreira SEAPS-NUARQ-CPROJ-DETEC Valéria Maia SEAPS-NUARQ-CPROJ-DETEC Elcio Gomes NUARQ-CPROJ-DETEC Jacimara

Leia mais

ARQUITETANDO O FUTURO

ARQUITETANDO O FUTURO ARQUITETANDO O FUTURO Arq. Emílio Ambasz T J D F T ASSESSORIA DA SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA Objetivos do TJDFT Cumprir o mandamento constitucional de defesa e preservação do meio ambiente para as

Leia mais

Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade.

Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade. Realização: Parceiro: Infinity Tower características de projeto e tecnologia de sistemas prediais para a sustentabilidade. Cesar Ramos - Gerente de projetos da Yuny Incorporadora Daniel Gallo - Gerente

Leia mais

Processo de seleção de materiais em uma construção sustentável em estrutura metálica - estudo de caso: a ampliação do Cenpes

Processo de seleção de materiais em uma construção sustentável em estrutura metálica - estudo de caso: a ampliação do Cenpes UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC Processo de seleção de materiais em uma construção sustentável em estrutura metálica

Leia mais

BAL NITSCHE ARQUITETOS SÃO PAULO, BRASIL CASA NA BARRA DO SAHY CASA EM SAO F. XAVIER CONCURSO PETROBRÁS CASA EM IPORANGA EDIFÍCIO JOÃO MOURA

BAL NITSCHE ARQUITETOS SÃO PAULO, BRASIL CASA NA BARRA DO SAHY CASA EM SAO F. XAVIER CONCURSO PETROBRÁS CASA EM IPORANGA EDIFÍCIO JOÃO MOURA BAL BienaldeArquitecturaLatinoamericana2011 Lua Nitsche Nascida em 25 de novemo de 1972, São Paulo Brasil. Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, em 1996.

Leia mais

EMISSÕES DE CO2 USO DE ENERGIA RESÍDUOS SÓLIDOS USO DE ÁGUA 24% - 50% 33% - 39% 40% 70%

EMISSÕES DE CO2 USO DE ENERGIA RESÍDUOS SÓLIDOS USO DE ÁGUA 24% - 50% 33% - 39% 40% 70% USO DE ENERGIA EMISSÕES DE CO2 USO DE ÁGUA RESÍDUOS SÓLIDOS 24% - 50% 33% - 39% 40% 70% Certificado Prata Ouro Platina Prevenção de Poluição nas Atividades de Construção: Escolha do terreno Densidade

Leia mais

institucional do projeto, além de permitir uma inserção urbana mais democrática e inusitada no entorno imediato ao prédio.

institucional do projeto, além de permitir uma inserção urbana mais democrática e inusitada no entorno imediato ao prédio. MEMORIAL DESCRITIVO O anteprojeto em questão, referente à instalação da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba em Campina Grande, surge no contexto atual das

Leia mais

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental

Eco Houses / Casas ecológicas. Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental Eco Houses / Casas ecológicas Juliana Santos Rafaela Castilho Sandra Aparecida Reis Sislene Simões Curso:Tecnologia em Gestão Ambiental IDHEA - INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA Conceito:

Leia mais

Soluções Sustentáveis

Soluções Sustentáveis ANA ROCHA MELHADO Soluções Sustentáveis EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS IV SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL RIO DE JANEIRO, junho de 2011 SÍTIO E CONSTRUÇÃO (6 18) 1 - Relação do Edifício com o

Leia mais

Macrolocalização. Conj. Nacional MASP. Parque Trianon. FIESP Reserva Cultura. Top Center FENAC. Hosp. Beneficência Porturguesa. Hosp.

Macrolocalização. Conj. Nacional MASP. Parque Trianon. FIESP Reserva Cultura. Top Center FENAC. Hosp. Beneficência Porturguesa. Hosp. LOCALIZAÇÃO Macrolocalização Conj. Nacional MASP Parque Trianon FIESP Reserva Cultura FENAC Top Center Hosp. Beneficência Porturguesa Hosp. Osvaldo Cruz Shopping Paulista Centro Cultural Hospital do Coração

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA A CASA HUBBE, PROJETADA POR MIES VAN DER ROHE, POSSUI

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA A CASA HUBBE, PROJETADA POR MIES VAN DER ROHE, POSSUI FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA ESQUADRIAS/PANOS

Leia mais

O Processo de Comissionamento. Certificação LEED. Leonilton Tomaz Cleto - Yawatz Engenharia Porto Alegre RS 10/11/2010

O Processo de Comissionamento. Certificação LEED. Leonilton Tomaz Cleto - Yawatz Engenharia Porto Alegre RS 10/11/2010 O Processo de Comissionamento dentro do Programa de Certificação LEED Leonilton Tomaz Cleto - Yawatz Engenharia Porto Alegre RS 10/11/2010 O Conceito de Sustentabilidade O conceito de sustentabilidade

Leia mais

SBCS 08 I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável O PROFISSIONAL DE FACILITIES E A GESTÃO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS EM USO.

SBCS 08 I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável O PROFISSIONAL DE FACILITIES E A GESTÃO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS EM USO. SBCS 08 I Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável O PROFISSIONAL DE FACILITIES E A GESTÃO AMBIENTAL DE EDIFÍCIOS EM USO Amilcar João Gay Filho Associação Brasileira de Facilities Fórum de Conhecimento

Leia mais

ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundação Getúlio Vargas (FGV) MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil

ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundação Getúlio Vargas (FGV) MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil ASPECTOS AMBIENTAIS DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS Fundação Getúlio Vargas (FGV) MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil Autor: Abdala Carim Nabut Neto, MSc. Modelo de Prova (1) Por

Leia mais

SINDUSCONPREMIUM 2014

SINDUSCONPREMIUM 2014 SINDUSCONPREMIUM 2014 R E S I D E N Z I A L E S A N T A G A T A B O L O N G N E S E Categoria Produtos e Lançamentos Imobiliários Empreendimentos de Pequeno Porte 01 APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS Exacta Engenharia

Leia mais

LEI Nº 1822, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Revoga o Anexo I, e altera os Anexos II e III da Lei Municipal n 1.215/2009, e dá outras providências.

LEI Nº 1822, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Revoga o Anexo I, e altera os Anexos II e III da Lei Municipal n 1.215/2009, e dá outras providências. LEI Nº 1822, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Revoga o Anexo I, e altera os Anexos II e III da Lei Municipal n 1.215/2009, e dá outras providências. O Sr. Adriano Xavier Pivetta, Prefeito de Nova Mutum, Estado

Leia mais

GREENBUILDING BRASIL 2014:

GREENBUILDING BRASIL 2014: REVISTA ANO1 / Nº2 / 2014 GBCBRASIL CONSTRUINDO UM FUTURO SUSTENTÁVEL GREENBUILDING BRASIL 2014: POSIÇÃO DO BRASIL CONSOLIDA-SE NO CENÁRIO MUNDIAL Centro Empresarial Senado: arquitetura que revitaliza

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL CABO FRIO: TERRAS DAS ÁGUAS Autor: Edvan Isac Santos Filho Cabo Frio e a Concepção Paisagens naturais praianas em tons pastéis que passeiam do branco, bege, ocre e terra das areias, do verde oliva das

Leia mais

COMPLEXO. Previsão Torres Residenciais. Previsão Torre Comercial Fase 2. Shopping IGUATEMI Previsão Hotel. Torre Comercial Fase 1 BR 153

COMPLEXO. Previsão Torres Residenciais. Previsão Torre Comercial Fase 2. Shopping IGUATEMI Previsão Hotel. Torre Comercial Fase 1 BR 153 CADERNO TÉCNICO COMPLEXO Previsão Torres Residenciais Previsão Torre Comercial Fase 2 Torre Comercial Fase 1 Shopping IGUATEMI Previsão Hotel BR 153 Marginal BR 153 Imagem preliminar do complexo Iguatemi

Leia mais

CASA EN TERRAVILLE. Implantação e Partido Formal. Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt

CASA EN TERRAVILLE. Implantação e Partido Formal. Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt CASA EN TERRAVILLE Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt Implantação e Partido Formal A Casa em Terraville é uma residência unifamiliar de uso regular

Leia mais

Curso - Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil

Curso - Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil Curso - Materiais ecológicos e tecnologias sustentáveis para arquitetura e construção civil Materiais Ecológicos e Tecnologias Sustentáveis para Arquitetura e Construção Civil é o primeiro curso no Brasil

Leia mais

LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares

LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares LEI 1620 DE 23.10.1997 Define disposições relativas à aprovação de edificações residenciais unifamiliares Lei 1620/1997 - Secretaria de Urbanismo e Controle Urbano - www.urbanismo.niteroi.rj.gov.br 0 Lei

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

A CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS A CONTRIBUIÇÃO DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS PARA EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS NOSSOS SERVIÇOS: Serviços de consultoria para Certificação LEED ; Projetos técnicos de sistemas integrados; Produtos e soluções tecnológicas

Leia mais

FUNCIONAL TOPOGRAFIA SOLAR/ PRIMEIRA METADE DO TERRENO E O INFERIOR LOCADO MAIS A

FUNCIONAL TOPOGRAFIA SOLAR/ PRIMEIRA METADE DO TERRENO E O INFERIOR LOCADO MAIS A FUNCIONAL IMPLANTAÇÃO IDENTIFICAR COMO SE DÁ A OCUPAÇÃO DA PARCELA DO LOTE, A DISPOSIÇÃO DO(S) ACESSO(S) AO LOTE; COMO SE ORGANIZA O AGENCIAMENTO, UMA LEITURA DA RUA PARA O LOTE ACESSO SOCIAL ACESSO ÍNTIMO

Leia mais

SEBRAE Memorial Descritivo. 1. Diretrizes

SEBRAE Memorial Descritivo. 1. Diretrizes SEBRAE Memorial Descritivo 1. Diretrizes A identidade do edifício institucional deve se dar pelo caráter da obra singular ou por um conjunto edificado que reconstitua o lugar como uma referência para a

Leia mais

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL

INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL PROJETO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Autores: Claudio Libeskind, Sandra Llovet, Mario Lotfi, David Ruscalleda Nesta cidade, feita de sucessivas adições, de fragmentos, o projeto sobrepõe outros, criando

Leia mais

CASH CARIBBEAN AFFORDABLE SOLAR HOUSE. Casa Solar Acessível Caribenha

CASH CARIBBEAN AFFORDABLE SOLAR HOUSE. Casa Solar Acessível Caribenha CASH CARIBBEAN AFFORDABLE SOLAR HOUSE Casa Solar Acessível Caribenha ESCOLHA DA CASA PAÍS LATINO CLIMA TROPICAL CASA PERMEÁVEL POSSIVEL ALCANCE DE INTERESSE SOCIAL CASH HOME Slogan: Ser verde e acessível.

Leia mais

Medição & Verificação

Medição & Verificação Roteiro de apresentação Medição & Verificação Sua Importância para a Análise de Resultados em uma Operação Conceitos Normas Aplicações Planejamento Estudos t d de Caso Conclusões David Douek, Diretor de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E CONDIÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E CONDIÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E CONDIÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO O Termo de Referencia apresenta as diretrizes, programa de necessidades, condicionantes e demais características requeridas

Leia mais

CASA MINIMA API 5. Habitação social - Memorial. Projeto implantado no Jardim Holanda Uberlândia. Mapa do Bairro. Acesso a área de estudo:

CASA MINIMA API 5. Habitação social - Memorial. Projeto implantado no Jardim Holanda Uberlândia. Mapa do Bairro. Acesso a área de estudo: CASA MINIMA API 5 Habitação social - Memorial Projeto implantado no Jardim Holanda Uberlândia Mapa do Bairro Acesso a área de estudo: a- mapa regional Localização escolhida - Por que? Perto de vias rápidas.

Leia mais

Design & Green Hotel em Buenos Aires

Design & Green Hotel em Buenos Aires Design & Green Hotel em Buenos Aires O primeiro hotel urbano da América Latina a oferecer arquitetura sustentável. Palo Santo é um hotel boutique situado no bairro Palermo que conta com design e luxo contemporâneos.

Leia mais

Soluções sustentáveis para a vida.

Soluções sustentáveis para a vida. Soluções sustentáveis para a vida. A Ecoservice Uma empresa brasileira que está constantemente em busca de recursos e tecnologias sustentáveis para oferecer aos seus clientes, pessoas que têm como conceito

Leia mais

ROBERTO DE SOUZA. Sustentabilidade Conceitos gerais e a realidade no mercado brasileiro da construção

ROBERTO DE SOUZA. Sustentabilidade Conceitos gerais e a realidade no mercado brasileiro da construção ROBERTO DE SOUZA Sustentabilidade Conceitos gerais e a realidade no mercado brasileiro da construção SUSTENABILIDADE www.cte.com.br Roberto de Souza roberto@cte.com.br Empresa atuando há 19 anos na cadeia

Leia mais

22 BANCADAS. Estilosas. Apê de solteiro. Green Home. Madeira certificada. Entre, a casa é sua! Água cristalina

22 BANCADAS. Estilosas. Apê de solteiro. Green Home. Madeira certificada. Entre, a casa é sua! Água cristalina OBRA MAIS BARATA: APOSTE NA ALVENARIA ESTRUTURAL E ECONOMIZE ATÉ 30% NA CONSTRUÇÃO Estilosas 22 BANCADAS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA NOS BANHEIROS Apê de solteiro 3 PROJETOS QUE MOSTRAM O MODO COMO OS DONOS

Leia mais

ANEXO II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO. Formulário para obtenção do QUALIVERDE

ANEXO II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO. Formulário para obtenção do QUALIVERDE ANEXO II PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO Formulário para obtenção do QUALIVERDE Local da obra Nome do proprietário ou requerente RA Nome do autor do projeto (PRPA)

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTANDESIGN 2013

REGULAMENTO PRÊMIO ESTANDESIGN 2013 REGULAMENTO PRÊMIO ESTANDESIGN 2013 O PRÊMIO O Prêmio EstanDesign é uma iniciativa do Grupo Feira & Cia com o apoio do SINDIPROM (Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos

Leia mais

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde

A paz do campo. NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde 40 A paz do campo NAdA MELhOR do que viver EM uma MORAdA tranquila E ROdEAdA POR MuitO verde Abrir A janela e contemplar A natureza, que parece não ter fim. Barulho quase não existe, a não ser o canto

Leia mais

VIVA COM ESTILO. MORE COM EXCLUSIVIDADE. SQNW 106, BLOCO G - NOROESTE

VIVA COM ESTILO. MORE COM EXCLUSIVIDADE. SQNW 106, BLOCO G - NOROESTE VIVA COM ESTILO. MORE COM EXCLUSIVIDADE. SQNW 106, BLOCO G - NOROESTE Imagem meramente ilustrativa. VIVA CERCADO DO VERDE E DO AZUL. O Noroeste é a última área residencial do Plano Piloto, que consolida

Leia mais

Dados do Produto. Ar Condicionado: ponto dreno + carga elétrica (sala e dormitório)

Dados do Produto. Ar Condicionado: ponto dreno + carga elétrica (sala e dormitório) FICHA TÉCNICA Projeto Arquitetônico: Gkalili Arquitetura Design de Fachada: Triptyque Arquitetura Projeto Paisagístico: EKF Arquitetura paisagística Projeto Decoração: Triptyque Arquitetura Dados do Produto

Leia mais

SELO CASA AZUL CAIXA. Cases empresariais - SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010

SELO CASA AZUL CAIXA. Cases empresariais - SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010 Cases empresariais - SBCS10 São Paulo, 9/NOV/2010 SELO CASA AZUL CAIXA Sandra Cristina Bertoni Serna Quinto Arquiteta Gerência Nacional de Meio Ambiente SELO CASA AZUL CAIXA CATEGORIAS E CRITÉRIOS SELO

Leia mais

Planta do pavimento térreo

Planta do pavimento térreo Planta do pavimento térreo Cortes e elevações típicos Acesso principal e praça de eventos Permeabildade do projeto com seu entorno Ecosistema interno com bosque de mata nativa Telhados verdes e praça de

Leia mais

- ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO

- ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO ABRAVA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE REFRIGERAÇÃO, AR CONDICIONADO, VENTILAÇÃO E AQUECIMENTO - APRESENTAÇÃO DA ABRAVA - APRESENTAÇÃO DE CASE - ENGº MECÂNICO GEORGE RAULINO - ENGENHARIA DE SISTEMAS TÉRMICOS

Leia mais

Sistemas Construtivos com o uso do Aço como Soluções Sustentáveis de baixo Impacto Ambiental

Sistemas Construtivos com o uso do Aço como Soluções Sustentáveis de baixo Impacto Ambiental - SEPesq Sistemas Construtivos com o uso do Aço como Soluções Sustentáveis de baixo Impacto Ambiental Cristiano Valmor Salamí Mestrando em Design Uniritter lareiranachurrasqueira@gmail.com Luis Fernando

Leia mais

Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção

Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção Embarque num contacto íntimo com a Natureza sem abdicar do conforto a que tem direito. Fazendo uso da mais desenvolvida técnica de construção sustentável, a Jular concebeu esta nova colecção de casas modulares

Leia mais

PROJETOS PREMIADOS. Categoria Estudante

PROJETOS PREMIADOS. Categoria Estudante PROJETOS PREMIADOS Categoria Estudante Categoria Estudante ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM PERÍODO INTEGRAL BLUMENAU/SC Autor Responsável Tiago Tamanini Júnior Orientadora Maria Inês Sugai Instituição

Leia mais

REPORTAGENS. de 9 15/02/2011 06:12. Comin. Texto: Débora Borges Fotos: Ale Asbun

REPORTAGENS. de 9 15/02/2011 06:12. Comin. Texto: Débora Borges Fotos: Ale Asbun REPORTAGENS Terreno em declive Mar e floresta ao alcance dos olhos O lote íngreme abriga uma casa "flutuante" com três níveis, cercada pelo verde e com vista para a praia Texto: Débora Borges Fotos: Ale

Leia mais

ALMARES A história como exemplo, o mar como inspiração

ALMARES A história como exemplo, o mar como inspiração Edif cio ALMARES A história como exemplo, o mar como inspiração Edif cio ALMARES O RESPEITO E A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA, DE POSSUIR O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA E, CLARO, O MAR, FAZEM COM QUE SANTOS

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

ESCALA 1/750 PLANTA BAIXA - SUBSOLO ESCALA 1/750 PISCINA CORTE AA ESCALA 1/400 SOLARIUM PISCINA VARANDA JARDIM SALA DE ESTAR CORTE BB

ESCALA 1/750 PLANTA BAIXA - SUBSOLO ESCALA 1/750 PISCINA CORTE AA ESCALA 1/400 SOLARIUM PISCINA VARANDA JARDIM SALA DE ESTAR CORTE BB LAVANDERIA DEPENDÊNCIA DE GARAGEM GUARITA CASA DE MÁQUINAS HALL DE ENTRADA DEPÓSITO FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR -

Leia mais

La Amistad. Barra do Ouro A MDARQ ARQUITETURA CONVIDA VOCÊ PARA INVESTIR EM UM CONTEXTO TERRITORIAL PRIVILEGIADO NO PLANETA

La Amistad. Barra do Ouro A MDARQ ARQUITETURA CONVIDA VOCÊ PARA INVESTIR EM UM CONTEXTO TERRITORIAL PRIVILEGIADO NO PLANETA La Amistad Barra do Ouro A MDARQ ARQUITETURA CONVIDA VOCÊ PARA INVESTIR EM UM CONTEXTO TERRITORIAL PRIVILEGIADO NO PLANETA A 140KM DE PORTO ALEGRE RS, NO MUNICÍPIO DE MAQUINÉ, O DISTRITO DE BARRA DO OURO

Leia mais

VISTA DE SALVADOR FINAL DO SÉCULO XIX

VISTA DE SALVADOR FINAL DO SÉCULO XIX VISTA DE SALVADOR FINAL DO SÉCULO XIX O terreno está inserido em área de Proteção Rigorosa, segundo Lei Municipal n 3289/83, em Área Tombada pelo Governo Federal, mediante processo n 1093-T, e no entorno

Leia mais

P&E Estilos do Brasil. Por: Tatiana Izquierdo ÁREAS. Externas. 34 CASA Projeto&Estilo

P&E Estilos do Brasil. Por: Tatiana Izquierdo ÁREAS. Externas. 34 CASA Projeto&Estilo P&E Estilos do Brasil Por: Tatiana Izquierdo ÁREAS Externas 34 CASA Projeto&Estilo pe_17.indb 34 09/12/11 15:55 Local apropriado para quem pretende unir bem-estar e natureza, as áreas externas estão se

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

arq21arquitectos arq21arquitectos

arq21arquitectos <Manuel Ruiz Aguilar> <Alejandro Llánes Martín-Romo> arq21arquitectos Arq21arquitectos é uma empresa de serviços de Arquitetura, com sede em Sevilha [Espanha]. Criada em 2003 pelos arquitetos Manuel Ruiz Aguilar e Alejandro

Leia mais

curitiba / pr Módulos a partir de 1.600m 2 Área bruta locável de 51.000m 2

curitiba / pr Módulos a partir de 1.600m 2 Área bruta locável de 51.000m 2 Perspectiva artística. curitiba / pr Módulos a partir de 1.600m 2 Área bruta locável de 51.000m 2 Commercial Properties HORTOLÂNDIA A LOG ComMercial Properties A LOG Commercial Properties, empresa do grupo

Leia mais

Reformas. aula 10. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Tania Eustáquio

Reformas. aula 10. www.casa.com.br/cursodedecoracao2012. Por Tania Eustáquio www.casa.com.br/cursodedecoracao2012 aula 10 Por Tania Eustáquio Reformas Para mostrar como é possível fazer interferências na arquitetura de um imóvel sem dor de cabeça com obras, prazos e orçamento,

Leia mais

Recomendações para inclusão de critérios de sustentabilidade no projeto para a construção do prédio de laboratórios da ENSP no Campus Manguinhos

Recomendações para inclusão de critérios de sustentabilidade no projeto para a construção do prédio de laboratórios da ENSP no Campus Manguinhos Recomendações para inclusão de critérios de sustentabilidade no projeto para a construção do prédio de laboratórios da ENSP no Campus Manguinhos 1. Introdução A inclusão de critérios sustentáveis em diferentes

Leia mais

Eco Dicas - Construir ou Reformar

Eco Dicas - Construir ou Reformar Eco Dicas - Construir ou Reformar São dicas de como preservar e economizar os recursos naturais quando se pensa em obras. Praticando-as, nosso bolso também agradece. É bom saber que: a fabricação de PVC

Leia mais

O conforto térmico como um processo de adaptação ambiental: repensando os padrões da habitação em São Paulo Joana Carla Soares Gonçalves

O conforto térmico como um processo de adaptação ambiental: repensando os padrões da habitação em São Paulo Joana Carla Soares Gonçalves O conforto térmico como um processo de adaptação ambiental: repensando os padrões da habitação em São Paulo Joana Carla Soares Gonçalves O conceito mais atual de conforto térmico é aquele que relaciona

Leia mais

Configuração espacial promove conforto e facilita integração

Configuração espacial promove conforto e facilita integração Athié Wohnrath Associados Projetos e Gerenciamento Categoria arquitetura corporativa Configuração espacial promove conforto e facilita integração Rasgo na laje permitiu inserção de escada As instalações

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Exemplos de projetos e políticas públicas

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Exemplos de projetos e políticas públicas MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Exemplos de projetos e políticas públicas Pegada ecológica Imagem: Jornal Bahianorte Evolução da Pegada Ecológica Imagem: miriamsalles.info Nosso padrão de produção Imagem:

Leia mais

Fugindo do tradicional

Fugindo do tradicional construção Fugindo do tradicional Distante do padrão das casas colonial-americanas que predominam no condomínio, o projeto ganhou linhas diferenciadas e muita iluminação natural, com janelas amplas por

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Total de Unidades: 152 unidades tipo e 8 unidades duplex,sendo:

FICHA TÉCNICA. Total de Unidades: 152 unidades tipo e 8 unidades duplex,sendo: MACRO REGIÃO MICRO REGIÃO FICHA TÉCNICA Realização: Even Construtora e Incorporadora S/A e Conx Construtora e Incorporadora Endereço:. RUA ARIZONA X R. PITU BROOKLIN Área do terreno: 2403,22 M2 Quantidades

Leia mais

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*:

A Planivis incorpora nas suas construções modulares materiais sustentáveis, nomeadamente*: Princípio construtivo: O conceito de construção modular, assenta na execução de módulos com uma estrutura metálica mista, 100% reciclável, de aço laminado a quente (aço pesado ) e aço leve galvanizado.

Leia mais

ENERGIA COMO PARÂMETRO DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ENERGIA COMO PARÂMETRO DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENERGIA COMO PARÂMETRO DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL Vanessa Silva Pugliero Engenharia Ambiental CEATEC vanessapugli@puccamp.edu.br Lia Lorena Pimentel Tecnologia do Ambiente Construído CEATEC

Leia mais

Estudo de caso Certificação LEED da Torre B Porto Seguro

Estudo de caso Certificação LEED da Torre B Porto Seguro Estudo de caso Certificação LEED da Torre B Porto Seguro SUMÁRIO PANORAMA GERAL... Aspectos ambientais... Ocupação... INVESTIMENTOS E CUSTOS... USO DO TERRENO... LOCALIZAÇÃO... ÁGUA... ENERGIA E ATMOSFERA...

Leia mais

EDIFÍCIOS INTELIGENTES X CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING

EDIFÍCIOS INTELIGENTES X CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING EDIFÍCIOS INTELIGENTES X CERTIFICAÇÃO GREEN BUILDING Dilmer Rodrigues, Sergio Perensin Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) Av. Príncipe de Gales, 821 - Bairro Príncipe de Gales - Santo André,

Leia mais

Macro Localização. Shop. D&D - 4 min. Etna /C&C 5 Min. Shop. Morumbi 6 min. Shop. Market Place 9 min

Macro Localização. Shop. D&D - 4 min. Etna /C&C 5 Min. Shop. Morumbi 6 min. Shop. Market Place 9 min LOCALIZAÇÃO Macro Localização Shop. D&D - 4 min Etna /C&C 5 Min Shop. Market Place 9 min Shop. Morumbi 6 min Futuras Estações Linha Lilás Estação Água Espraiada Estação Brooklin Campo Belo Micro Localização

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PARA CORRETORES

MEMORIAL DESCRITIVO PARA CORRETORES MEMORIAL DESCRITIVO IDENTIFICAÇÃO: Proponente: Construtora: Empreendimento: INVEST CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA INVEST CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA GREEN VILLE RESIDENCE 1. INFORMAÇÕES INICIAIS

Leia mais

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br RESIDENCIAL QUINTA DE JUQUEHY. Juquehy - SP - 2010

11 3159 1970 www.apiacasarquitetos.com.br RESIDENCIAL QUINTA DE JUQUEHY. Juquehy - SP - 2010 RESIDENCIAL QUINTA DE JUQUEHY Juquehy - SP - 2010 MEMORIAL Implantação O estudo da implantação do condomínio foi desenvolvido com a premissa de reservar a maior parte da área não construída para jardins,

Leia mais