Fato a soma das massas que reagem é igual, antes e depois da reação.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fato a soma das massas que reagem é igual, antes e depois da reação."

Transcrição

1 UNIDADE 2: Estrutura Atômica 1. Desenvolvimento dos Modelos Atômicos Por volta de 478 a.c, os gregos antigos, Leucipo e Demócrito, proclamaram que a matéria poderia ser dividida em pedaços cada vez menores até chegar-se num ponto onde as partículas não poderiam mais ser divididas. Deram a esta partícula o nome de átomo, cujo o significado é: a = não; tomo = parte. Resumindo, para os gregos antigos, todo tipo de matéria seria formado por partículas extremamente pequenas, maciças e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. No entanto, devido a influência de Aristóteles, que postulava a continuidade da matéria formada pelos quatro elementos (terra, água, fogo e ar), a teoria atômica não foi aceita. A idéia dos quatro elementos arrastou-se ao longo dos anos, e mesmo com muitas críticas perdurou por muitos séculos. Somente em 1800, a teoria atômica foi fortemente retomada por John Dalton, que elaborou o primeiro modelo atômico com base experimental, graças aos trabalhos realizados no fim do século XVIII por Lavoisier e Proust que relacionavam as massas das substâncias participantes das reações químicas. Veja o resumo destas observações e as conclusões que elas possibilitaram: à Lei de Lavoisier: C + O 2 à CO 2 Fato a soma das massas que reagem é igual, antes e depois da reação. Hipótese as partículas iniciais e finais são as mesmas, por isso, a massa permanece inalterada. à Lei de Proust: C + O 2 à CO 2 e 2C + 2O 2 à 2CO 2 Fato mudando a reação, a proporção das massas que reagem permanece constante. Hipótese duplicando-se a quantidade de átomos, as massas de todos os átomos dobrarão. à Lei de Dalton: C + O 2 à CO 2 e 2C + O 2 à 2CO Fato: mudando a reação, se a massa de um participante permanece constante, a massa do outro só pode variar segundo valores múltiplos. Hipótese: a segunda reação usa o dobro da massa de carbono (C) e a mesma massa de oxigênio (O 2 ), o produto formado será diferente.

2 Como as experiências comprovavam as hipóteses, então ela foi promovida a teoria Teoria Atômica de Dalton, que afirmava que: Átomos de elementos diferentes, possuem propriedades diferentes entre si. Átomos de um mesmo elemento, possuem propriedades iguais e peso invariável Átomos são partículas reais, indivisíveis e descontínuas formadoras da matéria. Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados. Na formação dos compostos, os átomos estão presentes em proporções numéricas fixas, como por exemplo: 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc. O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem. Em 1808, Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível e indivisível. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de Modelo Atômico da Bola de Bilhar ou Modelo de Dalton. Em 1810, foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo Sistema de Filosofia Química), nesse trabalho, haviam teses que comprovavam as observações de Dalton, destacando-se, a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria, onde afirmavam que: Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; Reunindo átomos iguais ou diferentes, nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecido. O Modelo de Dalton, onde o átomo seria uma partícula maciça e indivisível, perdurou até Antes disso, porém, em 1834, M. Faraday desenvolveu o estudo quantitativo da eletrólise, através do qual surgiu a idéia da eletricidade associada aos átomos. Em 1859, Henrich Geissler e Julius Plucker, passaram uma corrente elétrica em um tubo contendo diferentes gases com baixa pressão (próxima a 10mmHg), os dois cientistas observaram o surgimento

3 de uma luz no lado oposto ao cátodo. A essa luz, deram o nome de "raios", posteriormente chamados de catódicos. A representação destes tubos pode ser observada na figura 10. Todos estes fatos contribuíam para que o modelo de Dalton fosse ficando cada vez mais desacreditado. Em 1874, Stoney admitiu que a eletricidade estava associada aos átomos em quantidades discretas. Essa foi a primeira idéia de quantização da carga elétrica. Aproximadamente 5 anos mais tarde, Willian Crookes, por volta de 1878 a 1879, construiu um aparelho que possibilitou realizar as primeiras experiências de descarga elétrica a alto vácuo e descobriu algumas das propriedades dos raios catódicos. Este aparelho recebeu o nome de ampola de Crookes, nele o pólo positivo é colocado ao lado do pólo negativo, como pode ser observado na figura 11. Veja as propriedades dos raios catódicos que puderam ser observadas através da ampola de Crookes: 1ª São retilíneos à colocando-se um anteparo no interior do tubo, observa-se a formação de uma sombra na parede oposta ao cátodo. 2ª Eles têm massa à colocando-se um molinete na trajetória dos raios, observa-se que ele se movimenta. 3ª Eles têm carga negativa à submetendo os raios a um campo elétrico, observa-se que, eles sofrem desvio na direção da placa positiva, logo devem ter cargas opostas, ou seja, os raios catódicos têm cargas negativas.

4 Utilizando um tubo de raios catódicos modificado (figura 13), em que o cátodo é uma placa de metal perfurado, Eugen Goldstein, observou em 1886, uma luminosidade atrás do cátodo, denominando-a de raios canais. Ele também observou que os raios canais apresentavam características diferentes (com relação à massa) de acordo com o tipo de gás e que apresentavam carga elétrica positiva. Em 1896, Henri Becquerel, descobriu acidentalmente que o minério de urânio emitia raios que podiam enegrecer uma chapa fotográfica, mesmo ela estando envolta em papel negro para proteger-se contra os raios luminosos. Deu-se a este fenômeno, a denominação de radioatividade. Os elementos radioativos (25 elementos) emitem, espontaneamente, três espécies de radiação: raios alfa (α - de carga elétrica +2), beta (β - de carga elétrica - 1) e gama (γ não têm carga elétrica ou massa perceptível). A natureza elétrica das partículas radiativas pode ser observada através do esquema representado na figura 14, onde a radiação atravessa placas eletrizadas com cargas elétricas opostas e são desviadas cada qual, de acordo com a sua característica, ou seja, a radiação α é atraída pelo pólo negativo e apresenta uma maior massa, pois seu desvio é pequeno; já a radiação β é atraída pelo pólo positivo e apresenta uma massa menor que a partícula α, pois apresenta um maior desvio de sua trajetória; a radiação γ não sofre desvio devido a ação das cargas elétricas. Diante de tais observações, Marie Curie, sugeriu que os átomos poderiam se desintegrarem. Isto fez com que surgisse a necessidade de um novo modelo para o átomo. Em 1897, Joseph John Thomson, propôs que o átomo seria uma partícula maciça, mas não indivisível. Seria o átomo formado por uma massa com carga positiva, na qual estariam incrustados os elétrons com carga negativa. Este modelo ficou conhecido como pudim de passas ou Modelo de Thomson.

5 * Figuras retiradas do Cap 3, p. 52 do livro de: SARDELLA, A. Curso Completo de Química. São Paulo SP: Ática, 3ªed. Vol. Único, 2002, 751p. Em 1898, o casal Curie (Marie e Pierre figura 17), anunciou a descoberta do polônio e do rádio. Dois anos mais tarde (1900), Max Planck proclamou a Teoria dos Quanta. Cinco anos depois, (1905), Einstein estabelece a Teoria da Relatividade e relaciona a massa e energia (e = mc 2 ), além de esclarecer o efeito fotoelétrico. Einstein, também é responsável pela denominação fóton, para o quantum de energia radiante. Em 1910, Ernest Rutherford raciocinou que se o modelo de Thomson estivesse correto, um feixe de partículas α, partículas pesadas e positivas, deveriam ser muito pouco desviadas ao passarem através dos átomos de uma folha de ouro muito delgada, como mostra a figura 18. Quando Rutherford e seu colaborador (Hans Geiger) realizaram o experimento (bombardearam a lâmina de ouro com partículas α), observaram que, a maioria das partículas, atravessavam a lâmina quase sem desvio, mas ficaram surpresos ao notarem que poucas partículas sofriam grandes desvios e algumas eram até refletidas para trás. A única forma de explicar o fenômeno era abandonar o modelo de Thomson, pois o átomo não era maciço nem muito menos uma massa positiva, como pode ser interpretado na representação da figura 19, o átomo teria sua carga positiva, e a maior parte de sua massa, concentrada num volume muito pequeno (cerca de 10 a 100 mil vezes menor que o átomo), esta região foi denominada de núcleo. Ao redor do núcleo ficariam os elétrons (partículas de carga negativa), neutralizando as cargas positivas do núcleo. Este é o modelo do átomo nuclear, um modelo que foi comparado ao sistema planetário, onde o Sol seria o núcleo e os planetas seriam os elétrons.

6 Figura 19: Interpretação de Rutherford para os resultados da experiência do bombardeamento de partículas α contra uma lâmina de ouro (figura retirada do Cap 2, p. 43 do livro de: KOTZ & TREICHEL. Química e Reações Químicas. Rio de Janeiro RJ: LTC, 3ªed., Vol. 1, 1998, 458p.) Rutherford também previu a existência de mais um tipo de partícula, que deveria ser encontrada no núcleo. Essa partícula só seria descoberta em 1932 por James Chadwick, que a denominou de nêutron. Antes desta descoberta, o modelo atômico de Rutherford foi muito criticado pela física clássica, pois, se os elétrons giravam ao redor do núcleo, eles deveria perder energia e acabariam por cair no núcleo e isso, evidentemente não acontecia. A explicação para o modelo de Rutherford foi dada por Niels Bohr, em Ao estudar o espectro da emissão do hidrogênio, Bohr concluiu que a energia do elétron estaria associada à Teoria Quântica de Max Planck. Desta forma, propôs que: Os elétrons movem-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares, Figura 20: Camadas chamadas de órbitas estacionárias ou camadas (figura 20); eletrônicas de um átomo Em cada órbita (camada), a energia é constante; Não é permitido a um elétron orbitar entre duas camadas ou níveis de energia; Quando um elétron do átomo recebe energia, ele salta para outro nível de maior energia, portanto mais distante do núcleo. Quando o elétron volta para o seu nível de energia original (mais próximo do núcleo), ele cede a energia anteriormente recebida sob forma de uma onda eletromagnética (luz), como podemos observar na figura 21

7 Figura 21: Representação dos postulados de Bohr (figura adaptada do Cap 3, p. 64 e 65 do livro de: SARDELLA, A. Curso Completo de Química. São Paulo SP: Ática, 3ªed., Vol. Único, 2002, 751p.) Com as devidas explicações sobre o átomo e após a descoberta do nêutron, o átomo pode ser dividido nas seguintes regiões e ser representado da seguinte forma: Átomo Núcleo Eletrosfera Prótons Nêutrons Elétrons Este modelo é utilizado até os dias de hoje. No entanto, devido aos avanços científicos, novas partículas foram descobertas (como mostra a figura 22), porém, para o nosso estudo, iremos considerar como partículas do átomo, apenas os prótons, elétrons e nêutrons, que podem ser caracterizados de forma resumida, como mostra a tabela abaixo: Figura 22: Partículas do Átomo 2. Representação dos Átomos Os átomos são representados por símbolos. Os símbolos são universais e correspondem a primeira letra do nome em latim. Quando representamos um elemento químico, geralmente seu símbolo vem acompanhado pelo número atômico (Z) e pelo número de massa atômica (A). Veja a representação do átomo e seu significado:

8 Z é o número atômico e corresponde ao número de prótons de um átomo. Em um átomo neutro, o número de prótons é igual ao de elétrons. X é o símbolo do elemento. A é o número de massa atômica e corresponde a soma do número de prótons mais o número de nêutrons. Um átomo neutro pode formar íons, que são partículas com carga elétrica, classificados em: Cátions partículas com carga elétrica positiva. São formadas quando um átomo perde elétrons. Os metais têm a tendência de formar cátions. Ânions partículas com carga elétrica negativa. São formados quando um átomo recebe elétrons. Os não-metais metais têm a tendência de formar ânions. 3. Comparação Entre os Átomos De acordo com o número atômico e o número de massa atômica, os átomos podem ser: Isótopos átomos com o mesmo número atômico e diferente número de massa e de nêutrons. Os isótopos são átomos de um mesmo elemento químico. Exemplos: 1 H1 ; 1 H 2 ; 1 H 3 6 C12 ; 6 C 13 ; 6 C 14 Isóbaros átomos com a mesma massa atômica e diferente número atômico e de nêutrons. Os isóbaros são átomos de elementos diferentes. Exemplos: 18 Ar40 ; 19 K 40 ; 20 Ca 40 Isótonos átomos com o mesmo número de nêutrons e diferente número atômico e diferente número de massa atômica. São átomos de elementos diferentes. Exemplos: 13 Al27 ; 14 Si 28

9 4. Números Quânticos e a Distribuição Eletrônica A primeira modificação sofrida no modelo atômico de Rutherford e Bohr, foi proposta pelo cientista alemão Arnold Sommerfeld que, em 1916, admitiu que os elétrons, além das órbitas circulares, descrevem também órbitas elípticas ao redor do núcleo. Cada órbita constitui uma camada. Nos átomos conhecidos, existem sete camadas contadas a partir do núcleo. Elas são representadas pelas letras: K, L, M, N, O, P e Q. Por volta de 1923, Louis de Broglie apresentou uma equação onde mostrava que qualquer corpo em movimento estaria associado a um fenômeno ondulatório. Assim, o elétron, apresenta a natureza de uma partícula-onda, comportando-se ao mesmo tempo como partícula e onda. Então, 1926 Werner Heisemberg enunciou o princípio da incerteza, que afirma ser impossível determinar ao mesmo tempo a posição exata e a velocidade de uma partícula-onda num dado instante. De acordo com estas idéias, em 1927, Erwin Schrödinger propôs uma teoria chamada de mecânica ondulatória, na qual apresenta uma equação que dá a probabilidade de encontrar o elétron. Essa região foi denominada de orbital região ao redor do núcleo em que é maior a probabilidade de se localizar o elétron. Dessa forma deixa de ter sentido a idéia de órbita (certeza) e prevalece a idéia de orbital (probabilidade). Figura 23: Representação dos orbitais s e p (figura adaptada do Cap 3, p. 68 do livro de: SARDELLA, A. Curso Completo de Química. São Paulo SP: Ática, 3ªed., Vol. Único, 2002, 751p. A identificação da quantidade de energia de um elétron em um átomo, é definida através dos números quânticos. Em figuras planas, dois pontos podem identificar um objeto. Em figuras tridimensionais, que correspondem a realidade, e este é o caso do átomo, precisamos de pelo menos três pontos, estes são os números quânticos. Número Quântico Principal (n) define a maior parte da energia de um elétron, pois relaciona à sua proximidade do núcleo. O n indica o nível energético, a camada do átomo. A cada conjunto, ou nível, são atribuídos valores inteiros. O número máximo de elétrons por camada é dado por 2n².

10 Número Quântico Secundário (l) - indica o subnível de energia. Correspondendo a pequenas diferenças de energia entre elétrons de mesmo nível e pode ter valores inteiros de 0, 1, 2 até n - 1. As pequenas diferenças de energia são atribuídas às formas que um orbital assume. Os elétrons com o mesmo n e l formam um subnível. Número Quântico Magnético (m ou ml) indica o orbital em que o elétrons está localizado e a orientação espacial deste orbital no subnível correspondente, podendo assumir os valores inteiros negativos ou positivos no intervalo de -l a + l. Spin (s) - com valor +1/2 ou -1/2, que se refere ao sentido de rotação do elétron em torno de si mesmo. A configuração eletrônica revela os elétrons de maior energia de um átomo, que, junto com os elétrons do último nível, são os responsáveis por suas propriedades. A tabela a seguir resume os números quânticos e sua utilização prática.

11 Vale lembrar que, em um mesmo átomo, não existem dois elétrons com quatro números quânticos iguais. Como conseqüência deste princípio, dois elétrons de um mesmo orbital têm spins opostos. Um orbital semi-cheio contém elétrons desemparelhados; um orbital cheio contém elétrons emparelhados, porém de spins opostos. De acordo com a regra de Hund, ao ser preenchido um subnível, cada orbital desse subnível recebe inicialmente apenas um elétron; somente depois de o último orbital desse subnível ter recebido seu primeiro elétron, começa o preenchimento de cada orbital semi-cheio com o segundo elétron. O elétron de maior energia ou elétron de diferenciação, é o último elétron distribuído no preenchimento da eletrosfera. Em níveis diferentes, o elétron de maior energia nem sempre é o mais afastado do núcleo principalmente devido a geometria dos orbitais. Linus Carl Pauling esquematizou um método prático para estabelecer a ordem crescente de energia dos subníveis seguindo o sentido das setas, temos todos os subníveis em ordem crescente de energia. Veja a representação do diagrama de Pauling e a geometria dos orbitais s, p e d:

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Química MODELOS ATÔMICOS

Química MODELOS ATÔMICOS MODELOS ATÔMICOS Modelo Grego Leucipo e Demócrito (400 a.c) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os átomos. (A = não ; tomo = parte). ÁTOMO = não + divisível Modelo de Dalton Baseado

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Apostila de Química 11 Atomística

Apostila de Química 11 Atomística Apostila de Química 11 Atomística 1.0 Filósofos Leucipo e Demócrito, Grécia 400 a.c. A matéria é formada por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indestrutíveis, os átomos. Esses filósofos

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger Demócrito e Leucipo J. Dalton E. Rutherford Evolução histórica A. Sommerfeld Demócrito e Leucipo (modelo filosofal) Do que a matéria é constituída? A matéria é descontínua.

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

QUÍMICA GERAL Cap. 01. Prof. Kristian Sales Vieira

QUÍMICA GERAL Cap. 01. Prof. Kristian Sales Vieira QUÍMICA GERAL Cap. 01 Prof. Kristian Sales Vieira Modelo atômico O processo de descoberta Grécia século V a.c. Empédocles Explicar a constituição da matéria ; 04 Elementos: fogo, ar, água e terra; Constante

Leia mais

Modelos Atômicos. Aula Especial Química Prof. Bernardo Verano

Modelos Atômicos. Aula Especial Química Prof. Bernardo Verano Primeira idéia sobre o átomo (evolução histórica) No ano 450 a.c., dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, imaginaram que se pegássemos um corpo qualquer e o fôssemos dividindo sucessivas vezes, haveria

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1 A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente. 2 A matéria tem um limite com as características

Leia mais

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos Atomística Matéria Sistemas Órgãos Tecidos Células Moléculas Átomos Atomística Tales de Mileto (640 a.c. e 2610 a.h.): Descobriu as cargas elétricas Empédocles (V a.c. e XXV a.h.) água terra fogo ar Atomística

Leia mais

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas?

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Átomo na Grécia antiga 2 teorias (Demócrito, Leucipo e Aristóteles) Demócrito, Leucipo e Aristóteles Átomo como

Leia mais

Aulas 1 e 2. Atomística

Aulas 1 e 2. Atomística Aulas 1 e 2 Atomística Modelos Atômicos Dalton - 1808 Primeiro cientista a desenvolver uma teoria atômica, segundo a qual a matéria se compõe de partículas indestrutíveis chamadas átomos. Modelos Atômicos

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais;

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estrutura Atômica Objetivos Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estudar a evolução histórica do modelo atômico para conhecer os fundamentos da Tabela Periódica Átomos e Elementos

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA ÁTOMOS MODELO DE DALTON A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; Os átomos são esferas maciças e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades, constituem

Leia mais

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini LOGO Modelos Atômicos Profa. Núria Galacini Demócrito: no século IV a.c. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo. John Dalton: em 1808 formulou uma definição acerca dos

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. Química Geral

TEORIA ATÔMICA. Química Geral TEORIA ATÔMICA Química Geral 1 Modelo Atômico de Dalton John Dalton 1766 1844: Físico, Químico e Meteorologista inglês Primeira tentativa de relacionar mudanças químicas a eventos que ocorrem ao nível

Leia mais

Professor Edson Cruz

Professor Edson Cruz Professor Edson Cruz A RADIOATIVIDADE E A NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS Wilhelm RÖNTGEN (1845-1923) Estudava raios emitidos pela ampola de Crookes. Repentinamente, notou que raios desconhecidos saíam

Leia mais

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Do que é feita a matéria? o Por volta de 440 a.c. Empédocles sugeriu que a matéria era composta pela mistura de 4 elementos: água, terra, ar e fogo. o Por volta de 400 a.c.

Leia mais

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica : De Dalton ao modelo quântico. APSA O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Modelo Grego Leucipo e Demócrito

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br Modelos atômicos Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra - 2017 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA - 2017 Modelos atômicos ü A representação esquemática

Leia mais

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES O que é Modelo Atômico? Um modelo atômico é, de uma forma simples, uma maneira de supor como a matéria é formada, ou como os átomos que constituem um material é formado.

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Tópico 1 Fundamentos sobre matéria Fundamentos sobre a Matéria O que é matéria? É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço (V) Propriedades da matéria Massa Volume

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Átomo/Filosofia Filosofia Tales de Mileto (600 a.c.) Do que tudo é feito? água Empédocles (450 a.c.) Quatro raízes Raízes unidas pelo amor e separadas pela discórdia

Leia mais

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA - É a ciência que estuda a matéria e suas transformações ; - Estuda as interações com as substâncias e energia

Leia mais

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Ao longo do desenvolvimento da humanidade, um dos tópicos que sempre intrigaram os filósofos e os cientistas é a composição elementar

Leia mais

Química. História da Química e Modelos atômicos

Química. História da Química e Modelos atômicos História da Química e Modelos atômicos Tales de Mileto (624- Figura 1.4. 548 a.c.). Água: Tudo é água. Anaxímenes de Mileto (585-528/5 a.c.). Ar: Tudo provém do ar e retorna ao ar. Empédocles (484-424

Leia mais

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto Profa: GRAÇA PORTO WWW. Quibi. COM Leucipo de Mileto ( 440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. - 370 a.c. ) A idéia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa mais

Leia mais

Química Geral prof. Eduardo. Modelos Atômicos. Módulo QG 04 Apst. 1

Química Geral prof. Eduardo. Modelos Atômicos. Módulo QG 04 Apst. 1 Química Geral prof. Eduardo Modelos Atômicos Módulo QG 04 Apst. 1 Empédocles (492 432 a.c.) Existem quatro elementos básicos na natureza. Aristóteles teles (384 322 a.c.) Frio, quente, úmido, seco. Ar,

Leia mais

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA 1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA MODELOS ATÔMICOS A QUÍMICA Uma ciência é definida como um conjunto organizado de conhecimentos sobre um assunto definido. A química é uma ciência e acumula conhecimentos há

Leia mais

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ).

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ). TEORIAS ATÔMICAS MODELO DE DALTON John Dalton professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna (1803-1807). Seu modelo surgiu a partir da quantificação

Leia mais

Átomo. Modelos atômicos e propriedades

Átomo. Modelos atômicos e propriedades Átomo Modelos atômicos e propriedades O ÁTOMO CONCEITO: Aprox. 500 AC Demócrito e outros filósofos gregos desenvolveram o conceito de átomo A matéria poderia ser dividida progressivamente até chegar à

Leia mais

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Professor Guilherme Alves 1.1 - Origem da Teoria Atômica Leucipo: Ideia de Átomo; Demócrito (460 a.c. 370 a.c.): usou a palavra átomo para designar a partícula

Leia mais

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Teoria atômica da matéria Os gregos antigos (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, aprox. 440 A.C.) foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. John Dalton (1803-1807):

Leia mais

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias

Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Pontifícia Universidade Católica de Goiás Av. Universitária 1.440, Setor Universitário Goiânia-GO, CEP: 74605-010 Fone: +55 62 3946-1000 Disciplina: MAF 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas na intuição

Leia mais

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas 1.1 Modelo atómico 1 Modelo Grego Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas Sustentavam a ideia que toda a matéria era descontínua e formada por partículas muito pequenas e indivisíveis os átomos. (A =

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Problemas com o átomo de Rutherford: Teoria Atômica: Modelo Atômico de Dalton, Thomson, -

Leia mais

Química A Semiextensivo V. 1

Química A Semiextensivo V. 1 Química A Semiextensivo V. 1 Exercícios 01) D 02) A a) Errada. A teoria de Dalton não incluía partículas ou cargas elétricas (modelo de bola de bilhar). b) Errada. Essa descrição corresponde à teoria de

Leia mais

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA - É a ciência que estuda a matéria e suas transformações ; - Estuda as interações com as substâncias e energia

Leia mais

Biofísica Bacharelado em Biologia

Biofísica Bacharelado em Biologia Biofísica Bacharelado em Biologia Prof. Dr. Sergio Pilling PARTE B Capítulo 6 Conceitos basicos sobre radiação. Modelos atómico e niveis de energia. Radiaoatividade. Objetivos: Nesta aula veremos alguns

Leia mais

Ciências Exatas UFPR Palotina

Ciências Exatas UFPR Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 3 Teoria Atômica, Massas Atômicas e Moleculares e Íons Prof. Isac G. Rosset Ciências Exatas UFPR Palotina Prof. Isac G. Rosset

Leia mais

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

Química. Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna

Química. Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna Química Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 2 Átomos e Elementos o Seção 2.1 Evolução do modelo atômico e classificação periódica dos elementos o Seção 2.2 Leis ponderais o

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

Principais Postulados de Dalton (1803)

Principais Postulados de Dalton (1803) Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 1500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 1500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS - cátodo + ânodo bomba de vácuo A - cátodo + ânodo bomba de vácuo - cátodo + ânodo campo elétrico alta voltagem cátodo - + + - + - -- - ânodo - bloco de chumbo

Leia mais

Hipóteses atomísticas

Hipóteses atomísticas Modelos atômicos 1 Hipóteses atômicas Primeiras idéias sobre a constituição da matéria séculos VII a IV a.c. Hipóteses atomísticas observáveis. Aristóteles e outros filósofos século IV a.c. - toda matéria

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. O modelo atômico de Dalton, concebendo o átomo como uma bolinha maciça e indivisível, fez a Química progredir muito no século XIX. Mas o conhecimento sobre estrutura atômica

Leia mais

ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS

ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS 1. Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis: I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897). II- O átomo é uma esfera maciça (1808). III- O átomo é formado por

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Semana 3 Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei Vamos falar sobre: A evolução do modelo para o átomo; Cientistas importantes para esse estudo; Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Experimentos realizados para obter

Leia mais

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório:

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório: Exercícios 1) Uma das principais partículas atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

estrutura atômica e ligações

estrutura atômica e ligações Aula 02 estrutura atômica e ligações ZEA 1038 Ciência e Tecnologia dos Materiais Prof. João Adriano Rossignolo Profa. Eliria M.J.A. Pallone introdução conceitos elementares a estrutura dos átomos a estrutura

Leia mais

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Teoria Atômica Dalton, Thomson e Rutherford Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Modelo atômico de Dalton ou bola de bilhar - Proposto em 1803, postulava: 1 Postulado: A matéria é formada por átomos indivisíveis

Leia mais

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões Introdução à Física Elétrica Prof. Marco Simões Ao final dessa aula você Conhecerá o início do estudo da eletricidade e magnetismo Saberá de alguns dos cientistas que tiveram um papel no desenvolvimento

Leia mais

Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.)

Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.) Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.) A ideia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa ser mais dividida, é muito antiga e surgiu

Leia mais

Hipóteses atomísticas

Hipóteses atomísticas Modelos atômicos 1 Hipóteses atômicas Primeiras idéias sobre a constituição da matéria séculos VII a IV a.c. Hipóteses atomísticas observáveis. Aristóteles e outros flósofos século IV a.c. - toda matéria

Leia mais

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição

QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição QUÍMICA A Ciênca Central 9ª Edição Capítulo 2 átomos, moléculas e íons David P. White Teoria atômica da matéria John Dalton (1803 1807): Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento

Leia mais

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha.

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha. Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Resumão do Hondinha Estrutura atômica O átomo é constituído por uma região

Leia mais

A HISTÓRIA DO ÁTOMO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

A HISTÓRIA DO ÁTOMO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro A HISTÓRIA DO ÁTOMO Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O NASCIMENTO DO ÁTOMO A origem da palavra átomo é bem antiga, cerca de 470 a. C.

Leia mais

Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios catódicos.

Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios catódicos. Estrutura atômica I Final do século XVIII Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Meados do século XIX Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios

Leia mais

Propriedades da Matéria

Propriedades da Matéria Classificação: Propriedades extensivas: são aquelas cujos valores medidos dependem do tamanho ou da extensão da amostra. Exemplos: 1. Medida de massa 2. Medida de volume Propriedades intensivas: são aquelas

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 2. ÁTOMO. Prof. a M. a Nayara Lais Boschen

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 2. ÁTOMO. Prof. a M. a Nayara Lais Boschen Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 2. ÁTOMO Prof. a M. a Nayara Lais Boschen A EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO 478 a.c. Grécia Antiga Leucipo e Demócrito (regiões de Mileto e Abdera) chegaram

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 04 17/mar Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Curso Ágora Tupaciguara

Curso Ágora Tupaciguara Curso Ágora Tupaciguara Colegio Anglo Anglo Uberlândia Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Modelos atômicos Sumário Modelo atômico de Dalton Modelo Atômico de Thomson Modelo atômico de Rutherford

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 07 22/abr Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões Introdução à Física Elétrica Prof. Marco Simões Primeiras observações da eletricidade Por volta de 600 a.c. o filósofo grego Tales de Mileto notou que ao se atritar pele animal com o âmbar, ele passava

Leia mais

Química Geral Aula 2 Notação científica / atomística

Química Geral Aula 2 Notação científica / atomística Química Geral Aula 2 Notação científica / atomística Revisão Sistema internacional de unidades (SI) 2 O que é o SI? É um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas: Visa

Leia mais

Átomo A m a m t a é t r é ia i a prim i a m a do Universo

Átomo A m a m t a é t r é ia i a prim i a m a do Universo Á tom o A matéria prima do Universo Á tom o A palavra Átomo Tipos de Átomos Estrutura e Carga Elétrica do Átomo Massa do Átomo Modelos Atômicos A palavra átom o Desde a Grécia antiga, dois filósofos Leucipo

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina:

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina: QUÍMICA Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS Resolução da aula 1 1ª série medicina: MODELOS ATÔMICOS HISTÓRICO 1. Como era o modelo atômico sugerido por Dalton? Resp: Era uma esfera maciça

Leia mais

1

1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade do que era constituída a matéria parecia ser impossível de ser desvendada. Até que em 450 a.c. o filósofo grego Leucipo de Mileto afirmava

Leia mais

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons.

NÚMEROS QUÂNTICOS. As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. NÚMEROS QUÂNTICOS As teorias da MECÂNICA QUÂNTICA (Planck, De Broglie, Schrödinger e Heisenberg e outros), auxiliam na identificação dos elétrons. Prof. Ailey Aparecida Coelho Tanamati Mecânica = movimento

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Criação e Desenvolvimento Talita Gonçales Banheza Ilustração Romulo

Leia mais

Química A Extensivo V. 2

Química A Extensivo V. 2 Química A Extensivo V. 2 Exercícios 01) B 02) A a) Errada. Ao mudar de órbita, os elétrons emite ou absorve energia igual à diferença de energia entre as órbitas. b) Certa. c) Errada. De acordo com a teoria

Leia mais

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a Química A Agnieszka Skalska / Shutterstock Química A aula. (UFJF-MG, adaptada) Associe a coluna da esquerda, que descreve os modelos atômicos, com a da direita, onde se encontram os cientistas que os propuseram.

Leia mais

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO A HISTÓRIA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos Profs: Renato Acconcia Cláudio de Freitas Aristóteles Histórico Demócrito Átomo (Indivisível) Empédocles Leucipo Tales de Mileto Alquimia : Âmbar Símbolos:

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. As partículas do átomo

ESTRUTURA ATÔMICA. As partículas do átomo QUÍMICA M.2 ESTRUTURA ATÔMICA As partículas do átomo Multimídia 1803 - Dalton (Inglês) A partir de experimentos com gases. Dalton propõe uma hipótese atômica. Segundo ele, os átomos são: Indivisíveis Maciços

Leia mais

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos (quânticos) Bohr Sommerfeld Professor: Hugo Cesário Rutherford Niels Bohr Max Planck Sommerfeld Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos

Leia mais

Química A Extensivo V. 2

Química A Extensivo V. 2 Química A Extensivo V. 2 01) Alternativa correta: B Exercícios a) Errada ao mudar de órbita, o elétrons emite ou absorve energia igual a diferença de energia entre as órbitas; b) Certa; c) Errada de acordo

Leia mais

Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas

Estrutura Atômica e Propriedades Periódicas Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos Profa. Roberlucia Araújo Disciplina: Química Geral Estrutura Atômica e

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Prof a. Giselle Blois Leucipo de Mileto e Demócrito (400 a.c.): FILÓSOFOS Matéria não contínua e sim constituída por minúsculas

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (Ufg) Leia o poema apresentado a seguir. 3 Pudim de passas Campo de futebol Bolinhas se chocando Os planetas do sistema solar Átomos Às vezes

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. A evolução dos modelos atômicos

TEORIA ATÔMICA. A evolução dos modelos atômicos TEORIA ATÔMICA A evolução dos modelos atômicos AS PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Em 430 a.c, Leucipo formula a primeira teoria científica sobre a composição da matéria. Em 400 a.c, Demócrito

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 2 trimestre - 2017 Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: Constituição da matéria: Teoria atômica de Dalton. Representação dos elementos

Leia mais