(Sinais Árbitro da mão) 1. Chamada para competidores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(Sinais Árbitro da mão) 1. Chamada para competidores"

Transcrição

1 (Sinais Árbitro da mão) 1. Chamada para competidores 1) Levante ambos os punhos fechados com o polegar sobre o dedo médio e indicador estendidos até a altura do orelha. 2) Estender os braços para baixo, por sua vez, apontando para o "Chung" oponente na marca com o dedo indicador direito e dando verbal comando "Chung" e "Kong" oponente na marca com o dedo indicador esquerdo e dando o comando verbal "Kong". 2. "Cha-ryeot" / "Kyeong saudação" / "colocada sobre a cabeça Protetor" 1) Levante as palmas das mãos abertas em frente ao outro com os polegares dobrados para dentro, para a altura das sobrancelhas. Mantenha os braços além de ambos os lados do tronco em 45 graus, dando o comando verbal "Charyeot" e, em seguida, 2) Coloque as duas mãos para frente do ponto médio do tronco, logo abaixo do osso do peito, com as palmas para baixo, enquanto dando um comando verbal "saudação Kyeong". Mantenha uma distância do tamanho de punhos entre as pontas dos dedos das mãos e entre as mãos e o tronco. 3) Após o comando verbal de "Kyeong saudação", dar o sinal de "colocar no protetor de cabeça", como se segue; levantar ambos os braços dobrados em 45 graus, com as palmas das mãos abertas na altura da cabeça.

2 3. "Joon-bi" 1) Dobre o braço direito para cima em 45 graus até que a mão direita é a mesma altura da orelha direita. 2) Estender os dedos da mão direita, enquanto estende o braço direito totalmente para baixo para a altura do ponto médio da tronco, logo abaixo do osso do peito. Em "Wen-Abgubi" posição (um passo em frente com a perna esquerda), dando um comando verbal "Joon-bi". * Embora essas ações sejam tomadas, coloque o braço esquerdo ao lado do lado do tronco com a mão um pouco fechada. 4. "Shi-jak" 1) Pegue "Bum-seogi" A postura da postura de "Joon-bi" puxando para trás a perna esquerda, abrindo os braços em 45 graus a partir do ombro, com as palmas das mãos abertas. 2) trazer rapidamente os braços diante do peito com 25 centímetros de distância e com as palmas voltadas uma para a outra, dando um comando verbal "Shi jak". 5. "Kal-yeo" / "Keu-homem" Estenda o braço direito para baixo com a palma aberta para o ponto médio do tronco, logo abaixo do osso do peito, tendo "Wen-abseogi" postura pode dar um comando verbal "Kal-yeo" / "Keu- man.

3 6. "Kye-sok" "Wen-abseogi" posição, dobre o braço para cima para a direita até os dedos indicadores estão próximos à orelha direita, dando um comando verbal "kye-sok". 7. Fim da rodada 1) Após a declaração de "Kal-yeo" / "Keu-man" no final de uma rodada, levante ambos os braços com os punhos cerrados à altura do ponto médio do tronco, logo abaixo do osso do peito, em seguida, 2) estende o braço direito para o lado técnico "Chung" e braço esquerdo para o lado técnico "Kong" em 180 graus com as palmas das mãos abertas diante de cada lado, "Chung", e "Kong", respectivamente. 8. Fim de jogo Após a declaração de "Kal-yeo" / "Keu-man" no final de um jogo, dar o comando verbal 1) "Cha ryeot", em seguida, 2) dar sinal de "tirar o protetor de cabeça", em seguida, 3) dar a comando verbal "Kyeong saudação". Os sinais serão as mesmas (2. "Cha-ryeot" / "Kyeong saudação" / "colocada sobre a cabeça Protetor")

4 9. declaração de vencedor 1) No caso de o "Chung" concorrente é o vencedor 2) Coloque o punho cerrado direto ao ponto médio do tronco, logo abaixo do osso do peito e, em seguida, 3) Estender o braço direito para cima em 45 graus com a palma da mão aberta para cima, declarando: "Chung-seung". * Enquanto estiver a tomar estas ações, colocar o braço oposto ao lado do lado do tronco com o punho ligeiramente cerrado. * No caso de "Kong" é o concorrente vencedor, siga o mesmo procedimento e declarar "Hong-seung" usando a mão esquerda. 10. "Woo-se-girok" No caso do vencedor não pode ser determinado depois de uma rodada de morte súbita, 1) o árbitro central dá dois passos para trás a partir de pé esquerdo, em seguida, duas no pé direito) colocou o pé esquerdo e pé direito juntos em "Cha-ryeeot" postura e dar verbal comando "Woo-se-girok". 11. "Kye-shi" Estenda o braço direito dobrado para baixo com o ângulo interior do braço a ser de 135 graus, apontando para a mesa do gravador com o dedo indicador, dando o comando verbal "Kye-shi".

5 12. "Shi-gan" Atravesse o dedo indicador de ambas as mãos do lado de fora, logo abaixo do nariz, apontando para a mesa com o gravador verbal comando "Shi gan". 13. Contagem Começando com o braço esquerdo relaxado, coloque o polegar da mão direita ao ombro esquerdo. Contagem de "Hana" (1) até "Da- seot "(5) estendendo os dedos um a um, o polegar da mão direita em intervalos de um segundo. Ao chegar "Da- seot "(5) vire a palma da mão aberta para o competidor pertinente. Repita o mesmo procedimento com a mão esquerda a partir da polegar no ombro direito e elevar a um stand, contando "Ya seot" (6) através de "Yeol" (10). Ao chegar "Yeol" (10), virar a palma da mão aberta para o competidor pertinente. (Contagem deve estar próximo para os competidores enfrentam pertinentes para garantir o competidor pode ouvir / ver a contagem e o árbitro pode verificar sua condição.) 14. Apelando para os juízes. No caso de um ou mais juízes de canto têm levantado suas mãos a partir da posição sentada, o árbitro central deverá convocar juízes encontro. Para um sinal de juízes. correta, estender os braços com as palmas abertas para 135 graus em seguida, coloque em ambos os braços até a altura do ponto médio do tronco, logo abaixo do osso do peito.

6 15. Apelando para a Comissão dos auxílios medicos Se o árbitro central fez um juízo que um atleta está em perigo e precisa da prática de um auxílio médico, então o árbitro central será imediatamente estendem para fora e traz em seu braço direito à altura da orelha direita e gritavam "Médico, Médico" 16. Declaração de "Kyong-go" 1) Comece desde a orelha direita com o braço dobrado à direita com o punho direito fechado e o indicador estendido. 2) Estender o direito a 45 graus com o dedo indicador apontado para o competidor pertinente e dando o comando verbal "Chung" ou "Kong". 3) Coloque o braço direito dobrado com o punho fechado no peito direito certo. 4) Estender o braço direito com o dedo indicador apontado na testa concorrente pertinentes e declarando "Kyong-go"

7 17. Declaração de "Gam jeom" 1) Comece desde a orelha direita com o braço dobrado à direita com o punho direito fechado e o indicador estendido. 2) Estender o braço direito 45 graus com o dedo indicador apontado para o competidor pertinentes e dando comando - verbal "Chung" ou "Kong". 3) No "Cha-ryeot" posição, levantar o punho direito na vertical com o dedo indicador direito esticado, declarando: "Gam jeom". 18. Anulação dos pontos marcados Isto é no que se refere o artigo 12.5 do Regulamento do Concurso, que prevê a nulidade dos pontos marcados 1) No "Cha-ryeot" posição, levante a mão direita antes da testa, a uma distância 20 cm da testa. 2) Agite a palma da mão direita na horizontal da direita para a esquerda, tanto quanto os ombros e volta à posição de partida para invalidar o ponto (s) marcados. Após o sinal, como mostrado na figura 2-3, verbal dar a elogiar "Shi gan" para a mesa de gravador declarar a pena para o competidor pertinente. Tempo deve ser iniciado novamente a partir do ponto da declaração "Kye-sok" depois de dar a pena.

8 19. Declaração do pedido de revisão instantânea com vídeo A pedido técnico, o árbitro central deve declarar um "pedido de revisão imediata do vídeo ". Levante o braço direito logo acima da cabeça, segurando uma placa de vídeo recebido pedido de reexame do técnico (s), em seguida, olhando para a revisão jury.s mesa e dar o comando verbal "Chung"ou "Kong" "Video Replay". 20. Declaração de pontos após a revisão de vídeo instantânea No caso de um ponto é concedida após a análise do vídeo, olhando recorder.s mesa, levante o braço direito à altura da cabeça, como mostrado nas fotos acima, em seguida, dar o comando verbal "Chung"ou "Kong" "Il jeom "," Eui jeom "," Sam jeom. 21. Anulação de pontos após revisão de vídeo instantânea No caso de um ponto é anulada após a análise do vídeo, olhando para mesa recorder.s, dar o comando verbal "Chung" ou"kong " "Il-jeom", "Eui jeom", "Sam jeom" então seguindo mesmo procedimento (18 Invalidação. dos pontos marcados).

9 22. Declaração de "Kyong-go", após análise do vídeo instantâneo em caso de "Kyong-go" é concedida após a análise do vídeo, o árbitro central seguirá o mesmo procedimento como (16.Declaração de "Kyong-go"). 23. Anulação de "Kyong-go" após revisão de vídeo instantânea No caso de "Kyong-go" é anulada após a análise do vídeo, olhando mesa do gravador, dá o comando verbal "Chung" ou "Kong" Kyong-go "seguido o mesmo procedimento (18. Invalidação de pontos marcados). 24. Declaração de "Gam jeom" após revisão de vídeo instantânea No caso de "Gam jeom" é concedida após a análise do vídeo, o árbitro central seguirá o mesmo procedimento (17.Declaração de "Gam jeom").

10 25. Anulação de "Gam jeom" após revisão de vídeo instantânea No caso de "Gam jeom" é anulada após a análise do vídeo, olhando para mesa do gravador dar o comando verbal "Chung" ou "Kong" Gam-jeom-go "seguido o mesmo procedimento (18. Invalidação de pontos marcados). 26. A aceitação da razão do técnico (s). S pedido de revisão de vídeo instantânea O árbitro central deve caminhar na direção da marca do técnico e devolva o cartão de vídeo pedido de revisão para o técnico, educadamente. 27. A rejeição da razão do técnico (s). S pedido de revisão de vídeo instantânea O árbitro central deve retornar para a marca do árbitro e manter a placa de vídeo pedido de repetição no bolso da camisa, em seguida, reiniciar o jogo.

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Ombro O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do ombro. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Corfebol. Sinais dos Árbitros

Corfebol. Sinais dos Árbitros Corfebol Sinais dos Árbitros 2006 Este livro deve ser considerado um apêndice às Regras de Corfebol. Contém os sinais aprovados para serem utilizados pelos Árbitros de Corfebol. Todos os sinais devem ser

Leia mais

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais.

2. Existe uma categoria aberta na Women s Physique Master (idade acima de 35 anos) em competições mundiais. A categoria Women's Physique foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e o Congresso da IFBB em 11 de novembro de 2012 (Guayaquil-Equador). A categoria

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

Categoria Classic Games

Categoria Classic Games Categoria Classic Games Nova categoria criada em 2016 pelo Conselho Executivo da IFBB e pelo Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha). Destina-se a homens menos musculosos, com limites

Leia mais

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa?

Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento ativo Que exercícios posso fazer em casa? Envelhecimento À medida que a idade avança há diminuição da visão, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, o que afeta

Leia mais

DIAGRAMA 1a-1: ÁREA DA COMPETIÇÃO / CONTROLE (Sem Mídia)

DIAGRAMA 1a-1: ÁREA DA COMPETIÇÃO / CONTROLE (Sem Mídia) Regras Relevantes: 1, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.4.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1, 21.3.3.1, 23.1, 24.1, 25.1, 26.1 Área de Controle Estatística da Equipe V I S V I S 18.50 m à 20.50 m Team Statistician Zona

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Meu trabalho exige de mim fisicamente.

Meu trabalho exige de mim fisicamente. Meu trabalho exige de mim fisicamente http://www.cataflampro.com.br Meu trabalho exige de mim fisicamente Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios menos intensos, alongue

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo

Clínica Deckers. Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo Clínica Deckers Fisioterapía Exercícios Terapêuticos para o Tornozelo O QUE É. Estes são alguns exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do tornozelo. Eles foram compilados para dar a

Leia mais

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação Plano de treino Meta Data de início Instruções Forma Perder peso e modelar Hora 5 EMAD - 1 Data de m Treino ABC, 5x para redução da % de gordura Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto 1 x 2 x 3 x

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA

7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA bellapilatesemcasa.com By ISABELLA CARVALHO 7 EXERCÍCIOS DE PILATES PARA DEFINIR ABDOMEN SEM SAIR DE CASA Isabella Carvalho Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do Bella Pilates no RJ Nesse

Leia mais

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 5 HMAD - 1 Data de m Alunos homens com mais de 3 anos de experiencia Dia 1 Data / / / / / / / Cruci xo, Halter Peito Coloque-se

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos*

UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* UM PROGRAMA DE GINÁSTICA PARA CORONARIOPATAS Coletânea de Exercícios Sugeridos* Heinz Liesen** UNITERMOS: Ginástica especial. Cardiopatas. Os exercícios sâo organizados de maneira a trabalhar as diversas

Leia mais

Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você.

Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você. Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você. Há muitos benefícios em fazer estes exercícios. Pesquisas mostraram

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão

Série criada para: Ciatalgia - piora extensão Mobilização da Coluna (fase 1) - ADM Ativa Deitado, pés no chão. Junte as palmas das mãos a frente com o braço esticado e mova para um lado, mantenha e mova para o outro. Alongamento da Coluna - Pernas

Leia mais

Categorias: A competição de fisiculturismo nos campeonatos mundiais está aberta nas sete seguintes categorias:

Categorias: A competição de fisiculturismo nos campeonatos mundiais está aberta nas sete seguintes categorias: Bodybuilding O Bodybuilding masculino foi oficialmente reconhecido como disciplina esportiva na versão moderna pelo congresso internacional da IFBB no ano de 1970 em Belgrado, na Iugoslávia. Categorias:

Leia mais

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF PROVA DE FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA FIXA BARRA (SOMENTE PARA O SEXO MASCULINO) Os procedimentos a serem adotados pelo

Leia mais

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE 1 CARTILHA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de

Leia mais

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO

3. SENTADO SEM SUPORTE PARA AS COSTAS MAS COM OS PÉS APOIADOS SOBRE O CHÃO OU SOBRE UM BANCO Escala de Equilíbrio de Berg 1.SENTADO PARA EM PÉ INSTRUÇÕES: Por favor, fique de pé. Tente não usar suas mãos como suporte. ( ) 4 capaz de permanecer em pé sem o auxílio das mãos e estabilizar de maneira

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

EMENDAS DO REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DA WTF. Aprovado em Ankara, dezembro de Efetivo a partir da Copa do Mundo no Azerbaijão em junho de 2009.

EMENDAS DO REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DA WTF. Aprovado em Ankara, dezembro de Efetivo a partir da Copa do Mundo no Azerbaijão em junho de 2009. EMENDAS DO REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO DA WTF Aprovado em Ankara, dezembro de 2008. Efetivo a partir da Copa do Mundo no Azerbaijão em junho de 2009. ARTIGO 3 o ÁREA DE COMPETIÇÃO Quadro comparativo A área

Leia mais

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo.

Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. http://www.cataflampro.com.br Eu fico sentado (a) em frente ao computador o dia todo. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mova-se

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS www.mulheres.fitness AGACHAMENTO COM MOVIMENTO CURTO EMBAIXO 1 - Fique em pé com os pés posicionados

Leia mais

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino

MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS. Prescrições sobre os extensores. Dos cuidados com o produto. Ao iniciar o treino MANUAL EXETEX SPORTS PRESCRIÇÕES E EXERCÍCIOS Prescrições sobre os extensores Ao realizar um exercício não exceda a elasticidade prescrita na descrição do produto, o elástico atinge o dobro de seu tamanho

Leia mais

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão

MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres Música finalidade da bateria/percussão MELHORE SEU DESEMPENHO NA EXECUÇÃO EM SUA BATERIA Walter Torres torres@waltertorres.com.br Música finalidade da bateria/percussão Resumo Este artigo tem como objetivo melhorar a absorção de exercícios,

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA

MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA MANUAL BÁSICO DE ERGONOMIA A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. Curiosidade! O termo ergonomia tem origem

Leia mais

HFAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HFAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 4 HFAD - 1 Data de m Dia 1 Data / / / / / / / Agachamento, barra 20 x kg 10 x kg 8 x kg 8 x kg Quadríceps, Glúteos - Lombar, Pernas

Leia mais

Autodefesa. Armas que as mulheres podem utilizar. Pontos de ataque no homem. A cabeça Os olhos O Nariz O pescoço. A voz. Os dentes.

Autodefesa. Armas que as mulheres podem utilizar. Pontos de ataque no homem. A cabeça Os olhos O Nariz O pescoço. A voz. Os dentes. Autodefesa Se a situação chegar ao ponto de ser necessário tomares medidas de autodefesa, é bom estares preparada. Podes recorrer às seguintes técnicas. Utiliza a tua linguagem corporal para irradiar autoconfiança!

Leia mais

Estou um pouco acima do peso.

Estou um pouco acima do peso. Estou um pouco acima do peso. http://www.cataflampro.com.br Estou um pouco acima do peso. Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Mantenha a sua mobilidade, faça algo para sua força e coordenação

Leia mais

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação

Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Exercícios para Crianças e Adolescentes Serviço de Fisiatria e Reabilitação Este manual foi elaborado com a colaboração de: prof. Antônio Cardoso dos Santos, Marcio Roberto Martini, Rosane Maria Nery e

Leia mais

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , ,

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , , DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.10.1, 19.3.1.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 51 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

Exercicio Facial. Tenha um rosto sempre lindo e jovial com simples exercicios diarios. Exercicio Facial 1

Exercicio Facial. Tenha um rosto sempre lindo e jovial com simples exercicios diarios. Exercicio Facial 1 Exercicio Facial Tenha um rosto sempre lindo e jovial com simples exercicios diarios. Exercicio Facial 1 Sumario 1 - Levantar Sobrancelhas caídas:... 3 2 - Diminuir linhas profundas da testa... 4 3 - Levantar

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a).

Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). http://www.cataflampro.com.br Eu me sinto estressado (a) e esgotado (a). Aqui está o nosso programa de treinamento recomendado: Relaxe com exercícios de alongamento,

Leia mais

Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento www.young-dementia-guide.pt Cuidar de Si Técnicas de Relaxamento Portugal 2017 2/6 Indíce 1 -...3 2 - Exercícios para os ombros e pescoço...3 3 - Viagem imaginária para um lugar de relaxamento...4 3/6

Leia mais

ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA!

ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA! ENTRE NO CLIMA DA FESTA E CRIE SUA FANTASIA SEM GASTAR NADA! O importante é a criatividade!!! 1º pegue uma blusa confortável para servir de molde 2º Tecido (neste caso pode ser um lençol de cama ou cortina

Leia mais

ROTEIRO DA COREOGRAFIA PARA A CANÇÃO BOAS FESTAS. Nosso objetivo é fornecer a vocês um instrumento que possa contribuir para a fixação da coreografia.

ROTEIRO DA COREOGRAFIA PARA A CANÇÃO BOAS FESTAS. Nosso objetivo é fornecer a vocês um instrumento que possa contribuir para a fixação da coreografia. 1 ROTEIRO DA COREOGRAFIA PARA A CANÇÃO BOAS FESTAS Prezados coralistas, Nosso objetivo é fornecer a vocês um instrumento que possa contribuir para a fixação da coreografia. Este roteiro não substitui a

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DÚVIDAS? CUIDADO. Nº de Modelo WEMC1026.6

MANUAL DO UTILIZADOR DÚVIDAS? CUIDADO. Nº de Modelo WEMC1026.6 Nº de Modelo WEMC1026.6 DÚVIDAS? Se tiver dúvidas, se faltarem algumas peças ou se alguma peça estiver danificada, contacte o estabelecimento onde adquiriu este produto. website: www.iconsupport.eu MANUAL

Leia mais

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS Barra do Corda 2006 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ORGANIZAÇÃO... 3 3 CATEGORIAS... 3 4 INSCRIÇÕES... 3 5 DO PAGAMENTO:... 4 6 PREMIAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS...

Leia mais

TÉCNICA: BRAÇOS DE COSTAS *

TÉCNICA: BRAÇOS DE COSTAS * TÉCNICA: BRAÇOS DE COSTAS * Autor: Antonio Hernández Tradução: Leonardo de Arruda Delgado A braçada de costas consta de quatro varreduras e uma recuperação: A AÇÃO DOS BRAÇOS Fase Aquática Entrada da Mão

Leia mais

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12

Escrito por Andreza Viana de Oliveira Seg, 13 de Maio de :26 - Última atualização Seg, 27 de Maio de :12 Empunhadura ( forehand ) Em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática se tornará um hábito. Empunhadura

Leia mais

CONVITE: Ainda temos inscrições abertas para as seguintes modalidades: R$ 30,00 INDIVIDUAL PARTICIPEM...!!!

CONVITE: Ainda temos inscrições abertas para as seguintes modalidades: R$ 30,00 INDIVIDUAL PARTICIPEM...!!! CONVITE: Ainda temos inscrições abertas para as seguintes modalidades: BIATHLON NATAÇÃO R$ 30,00 INDIVIDUAL R$ 30,00 INDIVIDUAL PARTICIPEM...!!! PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 02 DE SETEMBRO - DOMINGO SUPINO:

Leia mais

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM. Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM CUIDADOS DE ENFERMAGEM Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Avaliação de Problemas Potenciais na Função ou Movimento Alerta para comportamentos: Segurar um corrimão para puxar o corpo enquanto

Leia mais

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3

CAMINHONEIRORESPONSÁVEL. Volume 3 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL Volume 3 SET/2012 2 CAMINHONEIRORESPONSÁVEL l Volume 3 Í Índice Capítulo 1 Dicas de Trânsito...3 Capítulo 2 Dicas de Alongamento...5 Capítulo 3 Saúde e Bem-estar...7 Capítulo 4

Leia mais

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105

TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 1 -CRISTO REDENTOR (abraço universal) 2- SAUDAÇÃO ORIENTAL (respeito e humildade) 3 -MEDITAÇÃO TAl CHI CHUAN -SQN 104/105 PARTE I - ALONGAMENTO 4 -ROT AÇÃO DO TRONCO 1. Abrir mãos alternadas (acompanhar

Leia mais

ANEXOS. Exercício Físico em Populações Idosas

ANEXOS. Exercício Físico em Populações Idosas ANEXOS ANEXO A Questionário de Estado de Saúde (SF-36v2) ANEXO B Classificação atribuída a cada item do questionário ANEXO 1 Quadro 1.1 - Classificação de atribuída a cada item do questionário Item Possibilidade

Leia mais

Atividade com Origami. Objetivo Geral: Utilizar a arte do origami a fim de promover uma ação multidisciplinar.

Atividade com Origami. Objetivo Geral: Utilizar a arte do origami a fim de promover uma ação multidisciplinar. Atividade com Origami Público Alvo: Anos finais do ensino fundamental. Objetivo Geral: Utilizar a arte do origami a fim de promover uma ação multidisciplinar. Objetivos Específicos: Reconhecer alguns elementos

Leia mais

IFBB CLASSIC PHYSIQUE

IFBB CLASSIC PHYSIQUE IFBB CLASSIC PHYSIQUE Há cinco categorias na Men s Classic Physique Sênior, atualmente como segue: Até e incluindo 168 cm Máximo do peso [Kg] = altura em cm 100 + 4 [Kg] Até e incluindo 171 cm Máximo do

Leia mais

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL

GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL GUIA DE BOLSO COLUNA SAUDÁVEL Pensando em aumentar a qualidade de vida de seus clientes e incluir hábitos saudáveis na sua rotina, a Unimed Porto Alegre separou uma série de exercícios para ajudar a cuidar

Leia mais

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46

Escrito por Isabel Amaral Domingo, 12 Outubro :49 - Actualizado em Sábado, 29 Novembro :46 Após um AVC, a sensibilidade e o controlo dos movimentos do doente encontram-se muitas vezes diminuídos. Por isso, é muito importante ter cuidado com a posição em que se põem, pois podem não ser capazes

Leia mais

HMIN1 Hipertro a muscular - 1

HMIN1 Hipertro a muscular - 1 Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição HMIN1 Hipertro a muscular - 1 Hora 10 Masculino,Iniciante, Hipertro a muscular Data de m Dia 1 Data / / / / / / / Pulley Frente Grande

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Paraná ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Paraná 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO

FIGURA 21 ALONGAMENTO ALTERNADO Primeira Sequência Aquecimento O Kihon inicia-se com o paciente em decúbito ventral e o terapeuta começa na linha do sutiã. (Para os exemplos abaixo o terapeuta começa no lado esquerdo do paciente). -

Leia mais

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS

The Hundred. MANUAL PoCKet MOVIMENTO RESPIRAÇÃO NOTAS MANUAL PoCKet 1 The Hundred básico intermediário avançado Subir e descer os braços em um movimento rápido e coordenado com a respiração; e Contar mentalmente 5 inspirações e 5 expirações fracionadas até

Leia mais

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken

Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken Voleibol Atual Técnicas e Fundamentos do jogo. Percy Oncken TÉCNICO CBV SAQUE POR CIMA - Sem SALTO Saque sem salto 1 a ensinar; Técnica geral será utilizada, nos saques com salto TRANSFERÊNCIA. POSTURA

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE. Campo Mourão ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE Campo Mourão 2 O processo de envelhecimento pode acarretar na dependência de outras pessoas para a realização de atividades de vida diária. Existem cada vez mais evidências

Leia mais

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto

Trabalhe por si. Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto Trabalhe por si Promoção da Saúde no Trabalho Pela sua Segurança e Conforto As doenças relacionadas com o trabalho estão associadas com situações de repetitividade, aplicação de força e adoção de posições

Leia mais

PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE

PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE PROGRAMA TÉCNICO DE KRAV MAGA - CINTO VERDE UV1 - TECNICAS EM POSIÇÃO NEUTRA a) Golpe com a extremidade da mão ou antebraço. b) Pontapé exterior/interior com a sola do pé: 1. Com a parte interna. 2. Com

Leia mais

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé

Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Massagem Shantala Método de massagem para o bebé Preparativos Para a massagem você vai precisar de: - um produto emoliente (como óleo), de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado pode ser óleo

Leia mais

PADRÃO OPERACIONAL - PO

PADRÃO OPERACIONAL - PO Págs.: 1/11 1. OBJETIVO Estabelecer o procedimento para padronização dos sinais manuais a serem realizados por sinaleiro para todas as operações de movimentação de carga por meio mecânico, de elevação,

Leia mais

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL

ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL ROTEIRO DE AQUECIMENTO VOCAL Luciana Justino A Música Litúrgica na Santa Missa www.lucianajustino.com.br Acesse o artigo sobre aquecimento vocal aqui. PRIMEIRA FASE: AQUECIMENTO CORPORAL AQUECIMENTO GERAL

Leia mais

Júnior: Possui 03 divisões por altura, sendo permitido atletas de 16 a 23 anos; Até e incluindo 174 cm; Até e incluindo 178 cm; Acima de 178 cm;

Júnior: Possui 03 divisões por altura, sendo permitido atletas de 16 a 23 anos; Até e incluindo 174 cm; Até e incluindo 178 cm; Acima de 178 cm; Men s Physique A categoria Men s Physique é voltada para homens que preferem desenvolver um físico menos musculoso, mas atlético e esteticamente agradável. A categoria foi introduzida na IFBB Internacional

Leia mais

Badminton. Badminton

Badminton. Badminton Badminton Badminton Badmínton História da Modalidade Atualmente, acredita-se que o jogo da poona, de origem indiana e trazido para a Europa pelos oficiais ingleses, esteja na origem do badmínton. Em 1873,

Leia mais

Forma Perfeita Em Poucas Semanas

Forma Perfeita Em Poucas Semanas Forma Perfeita Em Poucas Semanas Quer desenvolver bíceps, tríceps e antebraços fortes como uma rocha? Para isso é só encarar nosso programa de treino de 1 mês. Serão 4 semanas intensas, mas o resultado

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS CFSD.2004 CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS CFSD.2004

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS CFSD.2004 CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS CFSD.2004 SEM COBERTURA Movimento enérgico Mão direita tocando com a falange do dedo médio o lado direito da fronte PARA DESFAZER A CONTINÊNCIA Abaixa a mão em movimento enérgico Voltando a posição de sentido J)

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Anexo III Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude da mobilização dos ombros e parte superior Modo de execução: na posição

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

APOSTILA CURSO DE ARBITRAGEM FETESP

APOSTILA CURSO DE ARBITRAGEM FETESP APOSTILA CURSO DE ARBITRAGEM FETESP Diagrama 1 Área de Competição de Taekwondo Médico 2M Registrado 2M r J3 B1 Área de Competição J1 B1~4 Linha Limite J1~3 Juízes R Árbitro Central TC Técnico Azul (Chung)

Leia mais

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007

EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON SERVIÇO DE FISIOTERAPIA EXERCÍCIOS DE FLEXIBILIDADE Act. 2/5/2007 Regras Básicas: Encontrar um local tranquilo para o treino. Não se esqueça que o alongamento

Leia mais

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa

Exercícios para Perder Barriga em Casa. OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa Exercícios para Perder Barriga em Casa OS 10 Exercícios para Perder Barriga em Casa A construção de uma barriga tanquinho é um sonho para todos. Ele é um dos objetivos principais entre os homens e mulheres.

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO

UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE ATLETISMO DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO Caracterização da Modalidade O atletismo pode ser dividido em cinco sectores:

Leia mais

Cartilha de Orientações Pós-Operatórias

Cartilha de Orientações Pós-Operatórias CENTRO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADO DO OMBRO E COTOVELO Cartilha de Orientações Pós-Operatórias Divisão de Reabilitação Prezado Paciente. Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente do Into,

Leia mais

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1

R E S I S T A N C E TRAINER. ESSENTIALS by S T R E N G T H S T R E N G T H. ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 S T R E N G T H ZIVA HRT Exercise Chart_18x28 ENG.indd 1 R E S I S T A N C E TRAINER INSTRUÇÕES ESSENTIALS by S T R E N G T H Tipo de Exercício Este programa foi desenvolvido para exercícios diversos e

Leia mais

FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DO ESTADO DE SÃO PAULO REGRAS DE COMPETIÇÃO & INTERPRETAÇÃO

FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DO ESTADO DE SÃO PAULO REGRAS DE COMPETIÇÃO & INTERPRETAÇÃO FEDERAÇÃO DE TAEKWONDO DO ESTADO DE SÃO PAULO REGRAS DE COMPETIÇÃO & INTERPRETAÇÃO Regulamento Adaptado para Eventos Estaduais Em vigor a partir de 24 de março de 2018 Criado: 28 de maio de 1973 Alterado:

Leia mais

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010

Curso de Biscuit. Tema: Porta Recado de Girafa. Produzido por: Caroline Oliveira ª Edição 2010 002 2ª Edição 2010 1 Curso de Biscuit Tema: Porta Recado de Girafa Produzido por: Caroline Oliveira Para mais apostilas acesse: http://cursodebiscuit.blogspot.com 2 Porta Recado de Girafa Carta ao leitor

Leia mais

APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS

APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS Em todas as Posições Básicas: APÊNDICE II POSIÇÕES BÁSICAS Federação Portuguesa de Natação a) A posição dos membros superiores é opcional; b) Pés em flexão plantar; c) Membros inferiores, tronco e pescoço

Leia mais

Sony NEX-7 Substituição de tela

Sony NEX-7 Substituição de tela Se a tela de sua câmera é quebrado funcionamento ou não, este guia vai mostrar como você pode substituir a tela. Redigido por: Jay Miley ifixit CC BY-NC-SA /Www.ifixit.com Página 1 de 18 INTRODUÇÃO Este

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

DIA 1 SÃO PAULO EVENTO 1. RX Deadlift (265lbs/185lbs) Box Jump Over Chest-to-Bar Pull-Up. SCALE Deadlift (185lbs/125lbs) Box Jump Over Pull-Ups

DIA 1 SÃO PAULO EVENTO 1. RX Deadlift (265lbs/185lbs) Box Jump Over Chest-to-Bar Pull-Up. SCALE Deadlift (185lbs/125lbs) Box Jump Over Pull-Ups DIA 1 Sábado, 27 de maio de 2017 EVENTO 1 Amrap in 10 minutes of: 3-6-9-12-15-18... RX Deadlift (265lbs/185lbs) Box Jump Over Chest-to-Bar Pull-Up SCALE Deadlift (185lbs/125lbs) Box Jump Over Pull-Ups

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS DE MESA Seminário para Árbitros Procedimentos para Oficiais de Partida Atualizado: Abril/2016 1 Antes de Ir Para a Área de Jogo Hoje em dia é comum o uso da ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO EXPLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO EXPLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO EXPLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO A VERSÃO EM INGLÊS PREVALECE EM CASO DE DÚVIDA EM VIGOR A PARTIR DE 1 DE JULHO DE 2014 Milton Iwama - Coordenador Nacional de Arbitragem Nelson Myamoto

Leia mais

Cuidados pós alta hospitalar no AVC

Cuidados pós alta hospitalar no AVC Educação em Saúde VOL. 67 Cuidados pós alta hospitalar no AVC Orientações para trocas de postura e posicionamento Cuidados pós alta hospitalar no AVC Orientações para trocas de postura e posicionamento

Leia mais

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL OLÁ!! Esta cartilha Olá foi desenvolvida pelo UNIFESO para pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nosso objetivo é orientar quanto à importância da realização

Leia mais

WELLNESS FITNESS DIVISÃO DA CATEGORIA WELLNESS JUVENIL (23 ANOS) WELLNESS SÊNIOR. Até e incluindo. 158 cm. Até e incl. 163 cm. Até e incl.

WELLNESS FITNESS DIVISÃO DA CATEGORIA WELLNESS JUVENIL (23 ANOS) WELLNESS SÊNIOR. Até e incluindo. 158 cm. Até e incl. 163 cm. Até e incl. WELLNESS FITNESS Categoria Wellness Fitness foi oficialmente reconhecida como uma nova disciplina esportiva pelo Conselho Executivo da IFBB e Congresso da IFBB em 04 de novembro de 2016 (Benidorm, Espanha).

Leia mais

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos

Ergonomia Perímetros. Técnicas gerais. Técnicas gerais. Pontos anatômicos. Pontos anatômicos Perímetros Ergonomia 2007 Antropometria: Técnicas e aplicações Essa medida antropométrica é o perímetro máximo de um segmento corporal medido em ângulo reto em relação ao seu maior eixo. Estudo da composição

Leia mais

Das inscrições: 16 de julho de 2016

Das inscrições: 16 de julho de 2016 FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO Regulamento Torneio de Rotina Técnica de Nado Sincronizado Categorias Principiante, Infantil, Juvenil, Junior e Sênior - 2016 16 de julho de 2016 Das inscrições: 1.

Leia mais

Replacement Asus Eee PC Wifi Cartão 1005PEB

Replacement Asus Eee PC Wifi Cartão 1005PEB Replacement Asus Eee PC Wifi Cartão 1005PEB Substituindo o Wifi cartão em um laptop Asus Eee PC 1005PEB Redigido por: Aaron Arenas ifixit CC BY-NC-SA /Www.ifixit.com Página 1 de 14 INTRODUÇÃO O cartão

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula.

Fase Preparatória. Tempo P T 5. Objectivos comportamentais / Componentes críticas. Chamada e instrução sobre os exercícios a realizar na aula. Professor: César Silva Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 52 e 53 Aula U.D. Nº: 3 e 4 Instalações: Pavilhão Data: 23-02-2010 Hora: 10h20 Duração: 90 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Lombar - Abdômen - Alongamento Em decúbito ventral coloque as mãos ao lado e empurre seu corpo para cima até sentir o alongamento. Extensão do corpo de barriga para baixo - ADM Ativa / Mobilização Deitado

Leia mais

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa

Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Como fazer uma drenagem linfática em você mesma sem sair de casa Dica: Para que a massagem seja eficaz tudo vai depender da pressão dos dedos e dos movimentos feitos de forma correta. Primeiro vamos falar

Leia mais