Comentários à Prova do Concurso de Cabos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comentários à Prova do Concurso de Cabos"

Transcrição

1 Língua Portuguesa A análise das questões de Língua Portuguesa não mostrou inconsistência em nenhuma das questões. Houve interpretação de texto, seguindo a tendência atual, e questões de gramática de assuntos previstos no Edital, abordados no Curso Preparatório da COOPMIL. Matemática Questão 21 Trata-se de uma questão de Análise Combinatória (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 427). Contudo sua fundamentação lógica está falha. No enunciado é dito que os livros são diferentes, portanto, diferenciáveis. Logo, ao serem colocados em uma prateleira, a ordem em que eles são dispostos é fundamental para serem obtidos novos agrupamentos. A mudança na ordem dos livros na estante altera sua disposição (mesmo que seja dentro de uma mesma coleção ). Assim, teríamos um típico exercício de permutação com 3 livros de Direito Militar podendo ser comutados (3!), o mesmo ocorrendo entre os 4 livros de Investigação (4!). Sendo que, ainda podemos trocar a ordem entre as duas coleções (2!). Logo, teríamos: 3!. 4!. 2! = 288 maneiras. (Isso sem contar as possibilidades de escolha entre os 5 livros de cada coleção). Se considerarmos apenas a colocação das duas coleções na prateleira, sem levarmos em conta a distinção entre eles, teríamos: C5,3 = 10 possibilidades de escolha entre os livros de Direito Militar e C5,4 = 5 maneiras de escolher 4 livros de Investigação dentre os 5 disponíveis. Daí, aplicando o Princípio Fundamental da Contagem, vem: = 50 maneiras possíveis. O que nos remeteria à alternativa A e não à opção D como consta do gabarito. Questão 22 Alternativa B - Trata-se de uma questão de Sistemas de equações (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 396).

2 Matemática Questão 23 Alternativa A - Trata-se de uma questão de Função do 1º grau (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 382). Questão 24 Alternativa D - Trata-se de uma questão de Soma dos termos de uma PG infinita (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 426). Questão 25 Alternativa B - Trata-se de uma questão de Permutação simples (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 430). Questão 26 Alternativa A - Trata-se de uma questão de Polinômios (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 546). Questão 27 Alternativa C - Trata-se de uma questão de Porcentagem (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 468).

3 Matemática Questão 28 Trata-se de uma questão de Inequação (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 400). Porém houve uma falha na impressão das alternativas. O sinal de negativo do número 4 ( 4) não aparece na resposta A, o que a torna incorreta. A resposta correta seria: S = {x x < 4 ou x 10/3}. Questão 29 Alternativa B - Trata-se de uma questão de Porcentagem (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 470). Questão 30 Alternativa B - Trata-se de uma questão de Probabilidades (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 454). Questão 31 Alternativa A - Trata-se de uma questão de Probabilidade condicional (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 457).

4 Matemática Questão 32 Alternativa B - Trata-se de uma questão de Estatística (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 473). Questão 33 Alternativa D - Trata-se de uma questão de Cálculo de porcentagem (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 469). Questão 34 Alternativa D - Trata-se de uma questão de Progressão Aritmética (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 419). Questão 35 Alternativa C - Trata-se de uma questão de Princípio Fundamental da Contagem (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 430). Questão 36 Alternativa A - Trata-se de uma questão de Fatorial (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 428).

5 Matemática Questão 37 Alternativa C - Trata-se de uma questão de Problemas com equação do 1º grau (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 394). Questão 38 Alternativa C - Trata-se de uma questão de Equação exponencial (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 403). Porém, em algumas provas foi detectada uma falha na impressão do sinal + na equação apresentada, o que pode gerar dúvida de interpretação e leitura por parte dos candidatos que, porventura estavam de posse de um caderno de questões apresentando esse defeito. No lugar do sinal + as provas apresentavam o símbolo. O que se via era: 5. 3 x+1 3 x 2 = 408. Questão 39 Alternativa D - Trata-se de uma questão de Combinação simples (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 431). Questão 40 Alternativa C - Trata-se de uma questão de Números Complexos (o assunto consta da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, a partir da página 418).

6 Conhecimentos Profissionais Questão 41 Alternativa D - Trata-se de infração grave e multa (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág 263. Questão 42 Alternativa A- As penas permitidas são as privativas de liberdade, restriitivas de direito e multa (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág. 115 e explorada em sala de aula. A Alternativa "b" exclui as penas de multa e nas alternativas "c" e "d", constam prestação pecuniária e interdição temporária de direitos que são espécies de penas restritivas de direitos, além de não constarem a pena de multa. Questão 43 Alternativa C - As penas do crime de porte de drogas para consumo pessoal não são privativas de liberdade e sua duração é de cinco meses ao primário e dez meses ao reincidente. (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág Questão 44 Alternativa D - A revolta, forma qualificada do motim, independe se os policiais militares estavam de folga ou serviço, bem como independe se usaram a arma. Basta estarem armados. (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág 164.

7 Conhecimentos Profissionais Questão 45 Alternativa D - Assunto tratado na pág. 236 da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL. Questão 46 Alternativa C- Assunto tratado na pág. 209 da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL. Questão 47 Alternativa C - Os crimes constantes no ECA não são tipificações que incriminam o menor de 18 anos, pelo contrário, tipificam e punem quem atenta contra o menor de 18 anos, cujo interesse de proteção pelo Estado é indisponível, logo a ação penal é publica incondicionada. (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág 146 e explanada em sala de aula. Questão 48 Alternativa D - A alternativa "a" diz que só haverá pena de multa ou privação e restrição de liberdade, esquecendo-se das penas restritivas de direitos. Note que o examinador colocou "privativa ou restritiva de liberdade", para induzir o Aluno a assinalar correta pensando tratar-se das penas "restritivas de direito". A "b" está errada pois a perda de bens é uma espécie de restirção de direitos. A "c" está errada pois a CF/88 aprova as penas de perda de bens e suspensão e interdição de direitos, espécies do gênero penas restritivas de direitos. (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág 115.

8 Questão 49 Conhecimentos Profissionais Alternativa B - A Lei nº 9.099/95, com seus benefícios de realização de Termo Circunstanciado ao invés da prisão em flagrante, composição civil dos danos, transação penal e suspensão condicional do processo não se aplicam à justiças Militares, nos exatos termos da Alternativa "b". Cabe lembrar que a Lei nº 9.099/95 não seaplica também aos casos de violência doméstica e familiar contra mulher. (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), pág. 157 e 158, e explanada em sala de aula. Questão 50 Alternativa C - Observar que foi pedida a alternativa incorreta. Assunto tratado na pág 247 da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL. Questão 51 Alternativa D - Assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, pág Questão 52 Alternativa C - Assunto tratado na pág 215 da apostila do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL.

9 Conhecimentos Profissionais Questão 53 Alternativa B - A alternativa "a', ao usar a palavra "somente", excluiu o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de um direito. A alternativa "c" também usou a expressão "somente", incluindo como excludente apenas a legítima defesa e também colocando como excludente de ilicitude o arrependimento posterior que é causa de diminuição de pena e não excludente de ilicitude. A Alternativa "d" cita como excludente de ilicitude "arrependimento eficaz do autor do crime dem estado de necessidade", porém o arrependimento eficaz não é excludente de ilicitude, é benefício em que o agente responde apenas pelos atos praticados, mas responde. (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), págs. 112 e 113. Questão 54 Alternativa D- Trata-se de crime militar, em que militar da ativa mata outro militar da ativa, de modo que o homicidio está previsto em ambas as legislações. somente são processados e julgados no Tribunal do Júri, os crimes militares dolosos contra vida de CIVIL e no caso em tela, foi crime militar doloso contra vida de MILITAR ('Soldado "A" contra Soldado "B"). (assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL), págs. 158, 159 e 165 e 166. Questão 55 Alternativa D - Assunto tratado no Adendo da apostila (pág 26), distribuído aos alunos do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL.

10 Conhecimentos Profissionais Questão 56 Alternativa D - Assunto consta da apostila de Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL, pág. 45. Questão 57 Alternativa C - Assunto tratado na pág 274 e 333, da apostila distribuída aos alunos do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL. Questão 58 Alternativa C - O assunto foi indiretamente abordado, na apostila do Preparatório, pág 337 e 338 e no Adendo da apostila (pág 30), distribuído aos alunos do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL. Questão 59 Alternativa C - Assunto tratado nas pág. 286 e 287 da apostila distribuída aos alunos do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL. Questão 60 Alternativa C - Assunto tratado na pág 250 da apostila distribuída aos alunos do Curso Preparatório de Cabos da COOPMIL.

11 ORIENTAÇÕES PARA O RECURSO ON-LINE ///////////////////////////////////////// CAPÍTULO X DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS 1. O recurso deverá ser individual, devidamente fundamentado e conter o nome do Concurso, nome do candidato, número de inscrição, número do RE e o seu questionamento, indicando seu objeto; 1.1. Para recorrer, o candidato deverá utilizar o endereço eletrônico da Cetro Concursos ( e seguir as instruções ali contidas, bem como os seguintes prazos, contra: prazo do recurso de gabarito: 10h do dia 06/mar/12 até às 18h do dia 07/mar/12. Para mais informações, acesse:

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios Sumário 1 A REDAÇÃO JURÍDICA 1.1 A nova redação jurídica 1.2 Síntese, clareza e objetividade 1.3 Orações intercaladas 1.4 Introdução, desenvolvimento e conclusão 1.5 Redação impessoal 1.6 Copiar e colar

Leia mais

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo

Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Contravenção Penal (Decreto nº 3.688/41) Crime anão Delito liliputiano Crime vagabundo Extraterritorialidade Art. 2º. A lei brasileira só é aplicável à contravenção praticada no território nacional. Tentativa

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 SUMÁRIO Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal... 20 3.1. Abrangência

Leia mais

PEDIU PRA PARAR, PAROU!

PEDIU PRA PARAR, PAROU! CADA PEÇA TEM UMA ESTRATÉGIA E TESES BEM DEFINIDAS 1. Prisão em Flagrante Ilegal 2. Prisão em Flagrante Legal Peça: Relaxamento de Prisão Base Legal: art. 310, I, do CPP e art. 5º, LXV, CF/88 Teses: Buscar

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29 Sumário Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Introdução... 1 2. Princípios... 4 2.1. Princípio da legalidade... 5 2.2. Princípio da anterioridade da lei penal... 5 2.3. Princípio da irretroatividade

Leia mais

Sumário PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL NORMA PENAL... 33

Sumário PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL NORMA PENAL... 33 CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL... 13 1. Noções preliminares...13 2. Peculiaridades dos princípios do Direito Penal...13 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal...14 3.1 Abrangência do princípio

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19 SUMÁRIO Apresentação da Coleção... 5 Capítulo 1 Princípios do direito penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR TEORIA, DIREITO POSITIVO 01 QUESTÃO DE PROVA IBFC COM GABARITO 20 QUESTÕES DE PROVAS DE OUTRAS BANCAS COM GABARITOS Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada

Leia mais

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim Professor Thalisson Faleiro LEI Nº 9.099/95 DISPÕE SOBRE OS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAL. Infração penal: Crimes Reclusão Detenção Máximo da pena e de 30 anos. Multa Contravenção

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19

SUMÁRIO. Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 SUMÁRIO Capítulo 1 Princípios do Direito Penal... 19 1. Noções preliminares... 19 2. Peculiaridades dos princípios do direito penal... 20 3. Princípio da legalidade ou da reserva legal... 20 3.1. Abrangência

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei Prof. Gisela Esposel - Procedimento Comum Sumaríssimo - Artigo 394 do CPP. O procedimento será comum

Leia mais

Sumário. Resumo de Direito Penal Militar Parte Geral e Especial. CAPÍTULO 2 Art. 9º do CPM Definição de crime militar... 25

Sumário. Resumo de Direito Penal Militar Parte Geral e Especial. CAPÍTULO 2 Art. 9º do CPM Definição de crime militar... 25 Sumário Resumo de Direito Penal Militar Parte Geral e Especial Introdução... 13 PARTE GERAL CAPÍTULO 1 Da aplicação da Lei Penal Militar... 15 1.1. Tempo do Crime... 19 1.2. Local do crime... 20 1.3. Territorialidade/Extraterritorialidade...

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Tempo do crime Local do crime Territorialidade/Extraterritorialidade Tópico-síntese... 25

SUMÁRIO. 1. Tempo do crime Local do crime Territorialidade/Extraterritorialidade Tópico-síntese... 25 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 13 PARTE GERAL... 15 CAPÍTULO 1 DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL MILITAR... 17 1. Tempo do crime... 21 2. Local do crime... 22 3. Territorialidade/Extraterritorialidade... 23 4. Tópico-síntese...

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 002/2017

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 002/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 002/2017 A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, torna

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 131/2016

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 131/2016 1 DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 131/2016 Processo seletivo para ingresso no quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná na Comarca de Almirante Tamandaré A DEFENSORIA

Leia mais

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA 1 DIREITO PENAL 1.1 Espécies de normas penais 1.2 Norma penal em branco 1.3 Princípio da legalidade 1.4 Princípio da intervenção mínima 1.5 Princípio

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena

Direito Penal. Teoria da Pena Direito Penal Teoria da Pena Conceito Pena é a sanção, consistente na privação de determinados bens jurídicos, que o Estado impõe contra a prática de um fato definido na lei como crime (Aníbal Bruno).

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras. Emprego da acentuação gráfica...21

Leia mais

Direito Penal Militar

Direito Penal Militar Fabiano Caetano Prestes Ricardo Henrique Alves Giuliani Mariana Lucena Nascimento 36 Direito Penal Militar Parte Geral e Especial 3ª edição revista e atualizada 2017 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 13 PARTE GERAL...

Leia mais

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS

CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS Em um concurso em que a banca dispõe no edital apenas a Lei n. 8.069/1990 e alterações, é possível que seja cobrada a parte penal, a parte processual penal, a parte do

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR TEORIA, DIREITO POSITIVO 01 QUESTÃO DE PROVA IBFC POR ASSUNTO 20 QUESTÕES DE PROVAS DE OUTRAS BANCAS POR ASSUNTOS Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada

Leia mais

Introdução... 1 ( ) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM Orientações específicas... 1

Introdução... 1 ( ) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM Orientações específicas... 1 Sumário Introdução... 1 ( ) 1. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A 2ª FASE DO EXAME DE ORDEM... 1 1.1 Orientações específicas... 1 PARTE I Resumo dos Principais Temas de Direito Penal Material... 5 ( ) 1. PRINCÍPIOS

Leia mais

SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL

SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS PARTE 1 Noções introdutórias 1 PARTE 2 Noções introdutórias 2 PARTE 3 Noções introdutórias 3 CAPÍTULO 2 PRINCÍPIOS

Leia mais

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS

MATEMÁTICA PARA CONCURSOS MATEMÁTICA PARA CONCURSOS Aula 0 Apresentação do Curso Prof. Anderson Introdução A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a

Leia mais

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO

MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO MATÉRIA CONTEÚDO SITUAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA MÁTICA Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras

Leia mais

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11 Sumário Notas Preliminares Finalidade do Direito Penal...2 Bens que podem ser protegidos pelo Direito Penal...2 Códigos do Brasil...3 Código Penal atual...3 Direito Penal...3 Garantismo...3 Garantias...4

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal

PARTE ESPECIAL crimes contra a pessoa integridade corporal LEGALE Lesões corporais as lesões corporais não atacam a vida da pessoa e sim a sua integridade corporal. É por isso que as lesões corporais seguidas de morte não são julgadas pelo Júri. As lesões podem

Leia mais

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TJAA QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TJAA QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TJAA QUESTÕES DE NOÇÕES DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL QUESTÃO NÚMERO 74 COMENTÁRIO: De acordo com o artigo 26. QUESTÃO NÚMERO 75 GABARITO PRELIMINAR: C

Leia mais

Professor Wisley Aula 18

Professor Wisley Aula 18 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PRISÃO PREVENTIVA 1. PRISÃO PREVENTIVA A prisão preventiva caracteriza-se por ser

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia DIREITO AMBIENTAL Aula 9 Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental Prof. Wander Garcia 1. Responsabilidade administrativa ambiental 1.1. Infração administrativa ambiental - toda ação ou omissão

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL EMENTA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL EMENTA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL 060 - - 060 Direito 2014 EMENTA Teoria da Pena: conceito, fundamento e finalidade.

Leia mais

S U R S I S SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA

S U R S I S SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA S U R S I S SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA arts. 77 a 82 do CP e 156 e s. da LEP. Deriva do verbo surseoir (suspender). Quer dizer suspensão. Expressão já utilizada pelo CP/1940. Conceitos: É o ato pelo

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco Racismo Lei 12.984 de 02/06/2014 Racismo A Lei 12.984/14 define o crime de discriminação dos portadores do vírus

Leia mais

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5 Suspensão Condicional da Pena Aula 5 SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Conceito Instituto importado do direito francês consistente na possibilidade de o juiz liberar o condenado do cumprimento da pena privativa

Leia mais

JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR

JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR O DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais, torna público o JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR da prova objetiva

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE RORAIMA DETRAN/RR CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2009 EDITAL COMPLETO RETIFICAÇÃO DO EDITAL COMPLETO Nº 2

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE RORAIMA DETRAN/RR CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2009 EDITAL COMPLETO RETIFICAÇÃO DO EDITAL COMPLETO Nº 2 DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE RORAIMA DETRAN/RR CONCURSO PÚBLICO N.º 001/2009 EDITAL COMPLETO RETIFICAÇÃO DO EDITAL COMPLETO Nº 2 O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima DETRAN/RR, no uso

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4.

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4. Sumario CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL CAPÍTULO 2 DIREITOS DE PROTEÇÃO: EXCESSO E PROIBIÇÃO DE INSUFICIÊNCIA CAPÍTULO 3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 3.1 Princípios da Legalidade e da Anterioridade da Lei Penal 3.2 Garantismo

Leia mais

Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01

Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01 Lei de Execução Penal (LEP) AULA 01 Do Objeto e da Aplicação da Lei de Execução Penal Monster Guerreiros, a execução penal é um procedimento destinado à efetiva aplicação da pena ou da medida de segurança

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Ações de Impugnação revisão criminal Órgão competente para julgar a revisão criminal: (art. 624, CPP) Ações de Impugnação revisão criminal STF TFR (???), TJ, TACRIM (???)

Leia mais

CADERNO DE Q U E S T Õ E S

CADERNO DE Q U E S T Õ E S DEFENSORIA PÚBLICA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DE DEFENSOR PÚBLICO DE 3ª CATEGORIA DO ESTADO DE GOIÁS Edital 001/2014 CADERNO DE Q U E S T Õ E S 3º DIA GRUPO 3 Direito Penal 16/07/2014 Direito

Leia mais

COMENTÁRIOS PROVA DE DIREITO PENAL/ PROCESSO PENAL/ LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SOLDADO PM-PB/18-29/04/18 PROF. LINCOLN RUFINO CADERNO VERSÃO A

COMENTÁRIOS PROVA DE DIREITO PENAL/ PROCESSO PENAL/ LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SOLDADO PM-PB/18-29/04/18 PROF. LINCOLN RUFINO CADERNO VERSÃO A COMENTÁRIOS PROVA DE DIREITO PENAL/ PROCESSO PENAL/ LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SOLDADO PM-PB/18-29/04/18 PROF. LINCOLN RUFINO QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE QUESTÃO 41 CADERNO VERSÃO A Trata do direito

Leia mais

LIVRAMENTO CONDICIONAL

LIVRAMENTO CONDICIONAL LIVRAMENTO CONDICIONAL Arts. 83 a 90 do CP e 131 e s. da LEP. Consagrado no CP de 1890, mas com efetiva aplicação pelo Decreto 16.665 de 1924. É mais uma tentativa de diminuir os efeitos negativos da prisão.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. Linguagem: como instrumento

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRISÃO E LIBERDADE (continuação) Prisão em flagrante (continuação) Flagrante Atenção: Diferenças entre Flagrante Preparado Flagrante Forjado Flagrante Esperado Flagrante

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS 1 Números inteiros, racionais e reais. 1.1 Problemas de contagem. 2 Sistema legal de medidas. 3 Razões e proporções; divisão proporcional. 3.1 Regras de três simples

Leia mais

26/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

26/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 5ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 RASCUNHAO DO PROFESSOR RUBENS 2 Lei 9.099 de setembro de 1995; Todas as contravenções penais; Os crimes

Leia mais

TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12

TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 TIPO: EDITAL SOLDADO DE 2ª CLASSE BANCA: FUNDAÇÃO UNIVERSA QUANTIDADE DE MATÉRIAS: 12 Língua Portuguesa. CONHECIMENTOS GERAIS 1. Compreensão e intelecção de textos. 2. Tipologia textual. 3. Coesão e coerência.

Leia mais

Introdução. Principais alterações:

Introdução. Principais alterações: LEI 12.403/11 Lei 12.403/11 A Lei 12.403 de 04 de maio de 2011 altera dispositivos do Código de Processo Penal no que diz respeito a: - Prisões Provisórias - Liberdade Provisória - Relaxamento da Prisão

Leia mais

SUMÁRIO 1. LÍNGUA PORTUGUESA RACIOCÍNIO LÓGICO ESTATÍSTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

SUMÁRIO 1. LÍNGUA PORTUGUESA RACIOCÍNIO LÓGICO ESTATÍSTICA NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA 1. LÍNGUA PORTUGUESA... 16 1.1 Interpretação Textual, Compreensão Textual, Tipologia Textual, Significação Contextual, Significado de Palavras, Denotação, Conotação, Coesão, Coerência...16 1.2 Acentuação

Leia mais

MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG

MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n. 16 - CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG À DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Recurso relativo a questão n. 16 (caderno A ) da prova de

Leia mais

PEDIU PRA PARAR, PAROU!

PEDIU PRA PARAR, PAROU! ENFRENTANDO A 2ª FASE PENAL: CADA PEÇA TEM UMA ESTRATÉGIA E TESES BEM DEFINIDAS 1. Prisão em Flagrante Ilegal Peça: Relaxamento de Prisão Base Legal: art. 310, I, do CPP e art. 5º, LXV, CF/88 Teses: Buscar

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação PLANO DE CURSO 2009/02 DISCIPLINA: DIREITO PENAL II PROFESSOR: NARA BORGO TURMA: 4ºFM UNIDADES CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha Professor: Rodrigo J. Capobianco Lei 11.340/06 Protege a mulher a violência doméstica e familiar A violência doméstica não é somente a violência

Leia mais

Defensoria Pública Estadual - BA Raio X - Analista Técnico

Defensoria Pública Estadual - BA Raio X - Analista Técnico Defensoria Pública Estadual - BA Raio X - Analista Técnico Raio X - Direito Administrativo Matéria: Banca Direito Administrativo Várias Bancas Período de Análise: Últimos dez anos (2008-2018) ANALISTA

Leia mais

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais.

O art. 98, do CPM enumera as chamadas penas acessórias. As três primeiras foram, desde sempre, consideradas inconstitucionais. ENCONTRO 08 DAS PENAS ACESSÓRIAS Penas Acessórias Art. 98. São penas acessórias: I - a perda de posto e patente; (considerado inconstitucional) II - a indignidade para o oficialato; (considerado inconstitucional)

Leia mais

TEMAS CENTRAIS DA LEI DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. JH MIZUNO Editora Distribuidora. Leme, 2006

TEMAS CENTRAIS DA LEI DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL. JH MIZUNO Editora Distribuidora. Leme, 2006 FERNANDO CÉLIO DE BRITO NOGUEIRA Promotor de Justiça no Estado de São Paulo, lecionou na Faculdade de Direito da Fundação Educacional de Barretos e na Escola Superior de Advocacia de Barretos, é associado

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...17

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...17 Língua Portuguesa Compreensão de textos... 3 Denotação e conotação... 10 Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica...17 Sinais de Pontuação... 29 Classes de palavras e suas flexões. Coletivos.

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 21 Título II Do inquérito policial

Leia mais

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase Período 2010-2016 1) FCC Técnico - MPE SE (2013) Por si própria, a conduta de premeditar um crime de homicídio caracteriza a) início

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sujeitos Processuais. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sujeitos Processuais. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sujeitos Processuais Gustavo Badaró aula de 11.10.2016 1. Noções Gerais 2. Juiz PLANO DA AULA Peritos, interpretes e auxiliares da justiça 3. Ministério

Leia mais

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art.

Provas Juiz não pode proferir uma sentença condenatória somente com base nas provas coletadas na fase investigatória (art. INQUÉRITO POLICIAL - Escrito (art. 9º do CPP) - Feito por órgãos oficiais - Conteúdo informativo, tendo valor probatório relativo - Inquisitivo - Sigiloso (art. 20 do CPP) Súmula Vinculante 14 STF: É direito

Leia mais

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS ATUALIZAÇÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A. LEI 12.403/11 FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS Cley Celestino Batista Delegado de Polícia Cuiabá, 2011 I VACATIO LEGIS: Conforme preceitua a Lei 12.403/2011, suas normas

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Constitucional... 3 Estado Democrático de Direito... 3 Direitos e deveres individuais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - A primeira indagação a ser feita para que se determine a competência do órgão julgador, diz respeito à natureza do crime objeto de investigação,

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19

Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO PREFÁCIO... 19 Sumário COLEÇÃO SINOPSES PARA CONCURSOS... 15 GUIA DE LEITURA DA COLEÇÃO... 17 PREFÁCIO... 19 Capítulo I DIREITO PENAL MILITAR: CONCEITO E PRINCÍPIOS... 21 1. Conceito... 21 2. Princípio da legalidade

Leia mais

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia...

CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO CAPÍTULO Passe Já. Morfologia... 10 Passe Já SUMÁRIO - Língua Portuguesa CAPÍTULO 1... 11 Morfologia... 12 FAÇA JÁ... 22 CAPÍTULO 2... 23 Sintaxe (funções do SE, crase, concordância nominal e verbal, regência, colocação pronominal)...

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS No ano de 2016 houve intenso debate na Casa sobre combate à Corrupção. Foram apresentados projetos pelo Ministério Público Federal que se convencionou chamar 10 Medidas Contra a Corrupção

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL CRIMES. Professor Eduardo Coral Viegas

DIREITO AMBIENTAL CRIMES. Professor Eduardo Coral Viegas DIREITO AMBIENTAL CRIMES Professor Eduardo Coral Viegas 2010 JUIZ TRF/4 4. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. I. O princípio da precaução legitima a inversão do ônus da prova nas

Leia mais

Prisão preventiva Conceito: Pressupostos: I) Prova da existência do crime II) indício suficiente de autoria

Prisão preventiva Conceito: Pressupostos: I) Prova da existência do crime II) indício suficiente de autoria PRISÃO PREVENTIVA 1 Prisão preventiva Conceito: Pressupostos: I) Prova da existência do crime II) indício suficiente de autoria 2 HIPÓTESES: I) Garantia da ordem pública II) garantia da ordem econômica

Leia mais

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo.

ASSUNTO EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI. 4. Estudo e interpretação de textos de conteúdo literário ou informativo. EDITAL VERTICAL E PASSO A PASSO DOS CICLOS DISCIPLINA O QUE + CAI ASSUNTO 1. Adequação conceitual. 2. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. 3. Seleção vocabular. 4. Estudo e interpretação

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FCC Defensor Público - DPE AM (2013) Em relação à competência em processo penal, é correto afirmar que a) será determinada pela continência quando a prova de uma infração

Leia mais

Sumário FUNDAMENTAIS DO DIREITO ... PENAL ...

Sumário FUNDAMENTAIS DO DIREITO ... PENAL ... Sumário CAPITULO 1 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO PENAL... 1 1.1. Princípio da Legalidade - art. l fi do CP e art. 5 Q, inc. XXXIX, CF... 1 1.1.1. Funções e princípios decorrentes da legalidade ou

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PROCESSUAL PENAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PROCESSUAL PENAL PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PROCESSUAL PENAL P á g i n a 1 Questão 1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar: I - Podem ser decretadas de ofício pelo juiz

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS EM CARÁTER TEMPORÁRIO.

PROCESSO SELETIVO - EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS EM CARÁTER TEMPORÁRIO. PREFEITURA MUNICIPAL DE AGRONÔMICA Rua 7 de Setembro 215 Centro Agronômica Santa Catarina CEP: 89.188-000 CNPJ: 83.102.590/0001-90 Contato: Tel/fax: (47) 3542-0166 Site: www.agronomica.sc.gov.br e-mail:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

MATEMÁTICA ELEMENTAR II:

MATEMÁTICA ELEMENTAR II: Marcelo Gorges Olímpio Rudinin Vissoto Leite MATEMÁTICA ELEMENTAR II: situações de matemática do ensino médio no dia a dia 2009 2009 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR Prof:Davi ferraz DIREITO PENAL MILITAR LIVRAMENTO CONDICIONAL DA PENA Aqui bisonho observe os detalhes em vermelho e faça um bom desempenho. Requisitos Condenado a pena acima de dois anos ou ate mesmo

Leia mais

Penas Restritivas de Direitos. (continuação)

Penas Restritivas de Direitos. (continuação) LEGALE Penas Restritivas de Direitos (continuação) Penas Restritivas de Direitos Espécies O Código Penal traz cinco espécies de penas alternativa: Penas Restritivas de Direitos Espécies Prestação de serviços

Leia mais

PLANO DE CURSO TEORIA DA NORMA E DO CRIME (CÓD.: ENEX 60112) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO TEORIA DA NORMA E DO CRIME (CÓD.: ENEX 60112) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA NORMA E DO CRIME (CÓD.: ENEX 60112) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

Professor Wisley Aula 09

Professor Wisley Aula 09 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 FORRO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO 1. OBSERVAÇÕES I Não se fala mais em manutenção

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da liberdade provisória Liberdade provisória e fiança Parte 1 Prof. Thiago Almeida . Espécie de medida cautelar (CPP, art. 319, VIII) Liberdade provisória e fiança.

Leia mais

Capítulo 1 Introdução ao Direito Penal...1

Capítulo 1 Introdução ao Direito Penal...1 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução ao Direito Penal...1 1.1. Conceito de Direito Penal...1 1.2. As Fontes do Direito Penal...3 1.3. As Funções do Direito Penal...4 1.4. Objeto do Direito Penal...5 1.5.

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O processo seletivo destina-se à contratação de estagiário em nível superior remunerado na área

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O processo seletivo destina-se à contratação de estagiário em nível superior remunerado na área EDITAL 17/2016 SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTAGIÁRIO DE DIREITO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA Dispõe sobre o processo seletivo para estágio em Direito no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. O

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 3 Título II Do inquérito policial

Leia mais

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso. Olá, pessoal Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques São condutas que ofendem os princípios resguardados pela legislação eleitoral e, em especial, os bens jurídicos protegidos pela lei penal eleitoral, precisam estar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS PAULISTA

PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS PAULISTA PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS PAULISTA ESTADO DE SÃO PAULO CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 COMUNICADO DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS A PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS PAULISTA, Estado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MINEIROS DO TIETÊ ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MINEIROS DO TIETÊ ESTADO DE SÃO PAULO . PREFEITURA MUNICIPAL DE MINEIROS DO TIETÊ ESTADO DE SÃO PAULO COMUNICADO DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS DAS PROVAS OBJETIVAS CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 A PREFEITURA MUNICIPAL DE MINEIROS DO TIETÊ/SP,

Leia mais

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência.

Ponto 13 do plano de ensino. Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Ponto 13 do plano de ensino Efeitos da condenação: secundários; penais e extrapenais genéricos e específicos. Reabilitação. Reincidência. Efeitos da Condenação Art. 91/92 Condenação 1 Efeitos da Condenação

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PENAL II PROFESSOR: CARLOS EDUARDO TURMA: 4DM e 4EN UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

SUMÁRIO MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

SUMÁRIO MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA SUMÁRIO MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA 1. TEMAS DE DIREITO PENAL 1.1 Aplicação da lei penal 1.1.1 Aplicação da lei penal no tempo 1.1.2 Aplicação da lei penal no espaço 1.2 Princípios

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal Teoria do Crime. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal Teoria do Crime. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria do Crime Promotor de Justiça Período 2010 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA PROMOTOR DE JUSTIÇA MPE SP (2015) Após a leitura dos enunciados abaixo, assinale a alternativa

Leia mais