1 - Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP/OS, Recife, Brasil, Laboratório de Química Analítica-LQA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 - Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP/OS, Recife, Brasil, Laboratório de Química Analítica-LQA."

Transcrição

1 VALIDAÇÃO DE 11 METAIS PELO MÉTODO ESPECTRÔMETRO DE EMISSÃO ÓTICA EM PLASMA INDUTIVAMENTE ACOPLADO, PARA ATENDER A PORTARIA 2.914, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DE 12 DE DEZEMBRO DE Silva Filho, S.M.F (1) ; Oliveira (1), A. M. M; Silva, H. K. P (1,2). 1 - Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP/OS, Recife, Brasil, Laboratório de Química Analítica-LQA. silviomario@itep.br 2 - Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco ITEP/OS, Recife, Brasil, Programa de Pós-graduação do Mestrado em Tecnologia Ambiental. helida@itep.br RESUMO Para garantir que um método analítico gere informações confiáveis sobre amostra, ele deve passar uma avaliação denominada validação. As validações seguiram o DOQ-CGCRE-008. Foi realizado o limite de detecção e quantificação e testes de precisão e exatidão. Os Resultados obtidos na validação indicaram que o método atende ao uso pretendido. Palavras-chave: Validação; Metais; Água 1. INTRODUÇÃO A água é um elemento essencial à vida, porém pode trazer riscos à saúde em face de sua má qualidade, servindo de veículo para vários agentes biológicos e químicos (Soares et al., 2002; Heller et al., 2003). Por tal motivo, muitos métodos analíticos têm sido desenvolvidos para a determinação de resíduos de contaminantes inorgânicos em água como ferramenta principal para assegurar que os produtos estejam enquadrados nas determinações legais (Paschoal et al., 2008). Dentre estes contaminantes inorgânicos pode-se citar os metais. Estes são oriundos de fontes naturais ou antrópicas possuem baixa degradabilidade e alto poder de bioacumulação e potenciais tóxicos. Segundo Esteves (1988), alguns metais são essenciais aos seres vivos, atuando como cofatores em rotas metabólicas de organismos aquáticos, porém indesejáveis e tóxicos quando presentes em altas concentrações. Para a população humana, os metais podem causar intoxicações agudas ou crônicas, pois tendem a acumular-se no organismo, muitas vezes manifestando-se apenas anos mais tarde. A exposição pode ocorrer por inalação, ingestão de alimento ou água contaminada. A portaria do ministério da saúde de 2011, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Onde, limites muito baixos de quantificação dos metais são exigidos. Para tanto, existe a necessidade de confirmar a qualidade de medições químicas, através de sua comparabilidade, rastreabilidade e confiabilidade (Ribani et al., 2004). Para garantir que um método analítico gere informações confiáveis e interpretáveis sobre a amostra, ele deve sofrer uma avaliação denominada validação. A validação de um método é um processo de verificação na qual os requisitos especificados são adequados para um uso pretendido (VIM, 2012). Visa demonstrar que um método analítico, nas condições em que é praticado, tem as características necessárias para a obtenção de resultados com a qualidade exigida (INMETRO, 2011).

2 2. OBJETIVO Este trabalho tem por objetivo demonstrar a qualidade dos resultados obtidos para 11 metais (cádmio, alumínio, cromo, cobre, manganês, zinco, bário, ferro, níquel, cálcio e magnésio) da portaria 2.914/2011, através do processo de validação analítica, como garantia da qualidade das medições químicas, através da sua comparabilidade, rastreabilidade e confiabilidade. 3. MÉTODOS E MATERIAIS 3.1 Técnica utilizada na análise dos metais O Laboratório de Química Analítica (LQA) da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP/OS), possui um Espectrômetro de Emissão Ótica em Plasma Indutivamente Acoplado ICP-OES, de marca Thermo Scientific, modelo ICAP 6300, com sistema de nebulização concêntrica e um detector CID (Charge Injection Device). O método segue as recomendações da United States Environmental Protection Agency US-EPA descritas no Method Determination of Metals and Trace Elements in Water and Wastes by Inductively Coupled Plasma Atomic Emission Spectrometry e do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (22 nd Edition), 2012, Part metais. Em todos os parâmetros da validação foram utilizados materiais de referência certificado segundo o ISO GUIDE Faixa de concentração Os pontos P1, P3 e P5 referem-se às concentrações no primeiro, ponto intermediário e último ponto da faixa de trabalho, respectivamente. E serão utilizados nos testes para avaliação de desempenho do método (TABELA 01). 3.3 Parâmetros realizados na validação Metais Faixa de trabalho: P1 a P5 (mg/l) Ponto 01 Ponto 03 Ponto 05 Cálcio 0,5 5,0 10,0 Magnésio 0,5 5,0 10,0 Alumínio 0,05 0,5 2,0 Cádmio 0,003 0,05 0,5 Cromo 0,03 0,5 2,0 Cobre 0,05 0,5 2,0 Manganês 0,03 0,5 2,0 Zinco 0,05 0,5 2,0 Bário 0,05 0,5 2,0 Ferro 0,05 0,5 2,0 Níquel 0,03 0,5 2,0 Tabela 01 Pontos utilizados na avaliação de desempenho para os metais. As validações foram guiadas pelo documento do Inmetro DOQ-CGCRE 008 de Por ser um método oficial alguns parâmetros são dispensados, sendo realizados o limite de detecção, limite de quantificação, exatidão sob as condições de Recuperação e tendência e a precisão sob as condições de repetibilidade e precisão intermediária, utilizando dois operadores Teste de dispersão Foi realizado o teste de Grubb s, indicado para ensaios químicos, que tem por objetivo avaliar se o conjunto das medidas dos grupos está com uma dispersão com 95,45% de confiança em torno da média, descartando valores aberrantes. Foi obtido o G calculado e comparado com o G Critico (1,94) para n = 7 replicatas. X 1 G X Hp Z (1) S Considerando os valores aceitos, as médias e desvios padrão foram obtidos pela fórmula abaixo, respectivamente: X i MÉDIA X (2) n

3 2 S ( X X ) n 1 i (3) Limite de Detecção (LD) e Quantificação (LQ) O LD e o LQ dos metais em estudo foram calculados de acordo com as formulas abaixo, respectivamente: LD = X + t(n-1,1-α).s (4) Onde: t(n-1) para 95,45% de confiança = valor de t de Student com n-1 graus de liberdade. LQ = X + 10.s (5) Precisão sob condições de repetibilidade e precisão intermediária e exatidão sob condições de recuperação/tendência e erro reativo Para o estudo de repetibilidade, foram realizadas sete replicatas independentes, fortificadas amostras em três níveis diferentes, em curto espaço de tempo, nas mesmas condições. Para o estudo de precisão intermediaria, recuperação/tendência e erro relativo, foram fortificadas amostras em três níveis diferentes, com 7 replicatas independente, variando espaço de tempo e operadores. As três concentrações contemplaram os pontos P1, P3 e P5, os quais referem-se as concentrações no primeiro, ponto intermediário e último ponto da faixa de trabalho, respectivamente, conforme descrito na tabela 01. Em seguida foram calculados os coeficientes de variação (CV), o erro relativo e a recuperação (Rec) de cada metal. CV(%) = S.100 (6) X Rec (%) = Conc. determinada da amostra. 100 (7) Conc. adicionada da amostra Erro relativo (%) = Conc. determinada da amostram - Conc. adicionada da amostra. 100 (8) Precisão intermediário entre operadores Conc. adicionada da amostra Foram utilizados dois operadores em cada metal (Al, Zn, Ni, Mn, Fe, Cd, Cu, Cr, Ba, Mg, Ca), nos três níveis estudados. Foram obtidas médias dos dois operadores a partir de sete replicatas, em cinco níveis de concentração. Para comparação das variâncias foi utilizado o Teste F e para a comparação das médias realizado o teste t Student. F cal s s (9) Cálculo t Student para variâncias iguais:

4 (10) Onde: S x1x2 - calcula-se pela fórmula: (11) 4. RESULTADOS 4.1 Limite de Detecção (LD) e Quantificação (LQ) O limite de detecção (LD) representa a menor concentração da substância em exame que pode ser detectada, mas não necessária mente quantificada, enquanto que o limite de quantificação (LQ) representa a menor concentração da substância em exame que pode ser medida e/ou quantificada. O metal que possui menor limite de detecção é o cádmio com 0,0003 mg/l, enquanto que o maior é o ferro com 0,0043 mg/l. Os limites de quantificação de todos os metais atendem a portaria de Os resultados dos limites de detecção e quantificação encontram-se na tabela 02. Metais LD LQ Limite exigido pela portaria Cálcio 0,012 0,037 - Magnésio 0,01 0,03 - Alumínio 0,0045 0,014 0,2 Cádmio 0,0001 0,0003 0,005 Cromo 0,001 0,002 0,05 Cobre 0,001 0,002 2,0 Manganês 0,0005 0,002 0,1 Zinco 0,0004 0,0011 5,0 Bário 0,001 0,002 0,7 Ferro 0,0014 0,0043 0,3 Níquel 0,0004 0,0012 0,07 Tabela 02 Resultados dos limites de detecção e quantificação em mg/l. Miranda e Miyashiro, 2008, fizeram um estudo sobre os processos de validação e avaliação dos níveis de cromo e cádmio em água para diálise de clinicas no estado de Goiás. Os autores fizeram o estudo utilizando a técnica de absorção atômica e obtiveram um limite de quantificação de 0,0069 mg/l para o cromo e 0,0015 mg/l para o cádmio. Este limite é bem superior ao encontrado neste estudo para esses dois metais, fato que pode ser explicado pela técnica utilizada entre um estudo e outro, visto que a técnica de emissão ótica é mais sensível que a técnica de absorção atômica. 4.2 Precisão sob condições de repetibilidade e precisão intermediária e exatidão sob condições de recuperação/tendência e erro reativo Como critério de aceitação para as concentrações estudadas, o CV tanto para as analises sob as mesmas condições (análises do mesmo dia - repetibilidade), como para as analises em condições diferentes (análises em dias diferentes precisão intermediária), devem ser menor ou igual que 20%, enquanto que, a recuperação/tendência das amostras devem estar compreendidas entre 80 a 120 % e o erro relativo menor que 20%, conforme a resolução nº 899 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Nos resultados de exatidão sob as condições de erro relativo, todos os metais tiveram coeficiente de variação menor que 20% nos três pontos de análise. O maior erro relativo foi no metal alumínio, com erros de 13,7% (operador a) e 16,0% (operador b), no ponto 01. Seguido pelos metais cádmio com erros de 10,0% (operador a) e 10,52% (operador b) e cálcio com erros 8,2% (operador a) e 10,8%(operador b). Nos estudos de recuperação todos metais ficaram dentro da faixa estipulada entre 80% a 120%. O alumínio foi o metal com a maior recuperação acima de 100%, com 113% e 116% no ponto de estudo 01, 107,7% e 107,1% no ponto 03 e 105,6% e

5 106% no ponto 05. Esta maior recuperação acima de 100% pode ser explicada pelo baixo comprimento de onda do aluminio (167nm), o que implica em uma purga mais lenta deste comprimento de onda, aumentando o sinal gradativamente. No estudo de precisão sob as condições de repetibilidade, onde o critério de aceitação para este estudo foi um coeficiente de variação entre as replicas de 20%, a maior variação não passou de 5% nos dois operadores, o que caracteriza que a técnica utilizada é precisa. No estudo da precisão intermediaria, com a variação do tempo das replicatas, o coeficiente de variação não foi maior que 10%, indicando que o método utilizado é estável. 4.3 Precisão intermediário entre operadores Os resultados obtidos pela análise de variância, para os dois operadores, demonstraram ser equivalentes como pode ser observado na tabela 14. Metais Fcalculado Fcalculado Fcalculado Ponto 01 Ponto 03 Ponto 05 Fcrítico Alumínio 2,31 2,18 1,22 Zinco 2,44 1,27 1,54 Níquel 3,35 1,02 3,18 Manganês 1,82 1,77 2,52 Ferro 1,23 3,76 2,17 Cádmio 2,35 1,18 1,6 4,28 Cobre 2,12 1,01 1,68 Cromo 1,09 1,33 2,42 Bário 1,98 3,41 1,43 Magnésio 1,25 1,05 2,06 Cálcio 1,24 1,10 1,14 Tabela 14 Resultados dos testes F realizados nos metais em estudo Situação Variâncias iguais O teste t Student que avalia o grau de significância desse efeito através das médias, mostrou que as médias dos dois operadores não tiveram diferenças significativas (TABELA 15). Metais Tcalculado Tcalculado Tcalculado Ponto 01 Ponto 03 Ponto 05 Tcrítico Alumínio 0,77 0,13 0,17 Zinco 0,23 0,03 0,37 Níquel 1,22 1,35 0,68 Manganês 0,29 1,09 0,96 Ferro 1,02 1,31 0,32 Cádmio 0,19 1,5 1,47 1,66 Cobre 0,59 0,93 1,32 Cromo 0,41 1,25 0,16 Bário ,89 Magnésio 0,25 0,3 0,01 Cálcio 0,46 0,45 0,53 Tabela 15 Resultados dos testes t realizados nos metais em estudo Situação Diferença não significativa 5. CONCLUSÕES Os resultados obtidos na validação indicaram que o método é satisfatório para atender ao escopo do laboratório, pois comprovam que o mesmo é adequado para a análise de água para consumo humano, já que atende aos critérios estudados, nas condições acima descritas. 6. REFERENCIAS APHA. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater: Part 3000 METALS. 22 nd Edition, 2012.

6 ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RE nº 899, de 29 de maio de 2003 ESTEVES, F. de A. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro. 2º edição: Interciência p. HELLER, L.; COLOSIMO, A.E.; ANTUNES, C.M.F. Environmental sanitation conditions and health: impacta case-control study. Rev Soc Bras Med Trop 2003; 36:41-50p. INMETRO. Orientações sobre validação de métodos de ensaios químicos. [Apostila]. DOQ-CGCRE-008, p. INMETRO. Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia (VIM). 1ª.Ed. Luso brasileira p. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Portaria de 12/12/2011. MIRANDA, W, D; MIYASHIRO, G. Processos de validação e avaliação dos níveis de cromo e cádmio em água para diálise de clinicas no estado de Goiás. GLOBAL SCIENCE AND TECHNOLOGY (ISSN ). v. 01, n p PASCHOAL, J. A. R.; RATH, S.; AIROLDI, F. P. da S.; REYES, F. G. R. Validação de métodos cromatográficos para a determinação de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos. Quimica Nova, Vol. 31, No. 5, p. RIBANI, M.; BOTTOLI, C. B. G.; COLLINS, C. H.; JARDIM, I. C. S. F. Validação em métodos cromatográficos e eletroforéticos. Química nova,vol. 27, No. 5, p. SOARES, S.R.; BERNARDES, R.S.; NETTO, O.M. Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente: elementos para formulação de um modelo de planejamento em saneamento. Cad Saúde Pública 2002; 18: p. USEPA. United States Environmental Protection Agency. Method Determination of Metals and Trace Elements in Water and Wastes by Inductively Coupled Plasma Atomic Emission Spectrometry. Office of Research and Development. EMMC Version. Cincinnati, Ohio. Revision

Validação de Metodologia Analítica e Estimativa de Incerteza de Medição para a Análise de Chumbo e Manganês em Ar.

Validação de Metodologia Analítica e Estimativa de Incerteza de Medição para a Análise de Chumbo e Manganês em Ar. Validação de Metodologia Analítica e Estimativa de Incerteza de Medição para a Análise de Chumbo e Manganês em Ar. Validation of Analytical Methodology and Measurement Uncertainty Estimation for Lead and

Leia mais

Efeito Matriz Comparando-se Inclinação das Curvas

Efeito Matriz Comparando-se Inclinação das Curvas Título do Eixo Avaliação da Seletividade do Método Abs_Concentração Abs_Concentração Matriz Água Concentração Calculada Concentração Teórica Concentração Recuperado Concentração Teórica Concentração Recuperado

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZES AQUOSAS.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZES AQUOSAS. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZES AQUOSAS. Natasha Leite Fernandes 1, Natacha Martins Bomfim Barreto 2, Alessandro Conceição Machado 3, Genilda

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE METAIS TRAÇO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR), PERNAMBUCO - BRASIL

AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE METAIS TRAÇO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR), PERNAMBUCO - BRASIL AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE METAIS TRAÇO EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR), Hélida Karla Philippini da Silva; Sílvio Mário Pereira da Silva Filho; Conceição de Maria Araujo;

Leia mais

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE

09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju - SE IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIA APLICADA AO MONITORAMENTO DE METAIS EM OSTRAS, COMO SENTINELA DA CONTAMINAÇÃO POR Zn e Cd NA BAIA DE SEPETIBA/RJ

Leia mais

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos

Seleção de um Método Analítico. Validação e protocolos em análises químicas. Validação de Métodos Analíticos Seleção de um Método Analítico Capítulo 1 SKOOG, D.A.; HOLLER, F.J.; NIEMAN, T.A. Princípios de Análise Instrumental. 5 a edição, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2002. Validação e protocolos em análises químicas

Leia mais

29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ

29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos ABIMAQ PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - REMESP REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA - RESAG 29 a 31 de outubro de 2014 Local: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas

Leia mais

Validação de Metodologia Analítica. João Cristiano Ulrich

Validação de Metodologia Analítica. João Cristiano Ulrich Validação de Metodologia Analítica João Cristiano Ulrich Documentos de referência: -RDC n 0. 48, de 25 de outubro de 2013, ANVISA -DOQ-CGCRE-008: Orientação sobre validação de métodos analíticos. Documento

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA. Farmácia Universidade Federal de Goiás

IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA. Farmácia Universidade Federal de Goiás IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO BIOANALÍTICA Hermínia Cristiny Pereira Ribeiro Oliveira a, Sara Carolina da Silva Nascimento a, Marcelo Rodrigues Martins b, Stela Ramirez de Oliveira* a,b a Instituto de Ciências

Leia mais

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA

PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE REFERÊNCIA NA REDE DE SANEAMENTO E ABASTECIMENTO DE ÁGUA Aracaju, 11/12/2015 Alice M. Sakuma Instituto Adolfo Lutz São Paulo Definições Material de Referência Material suficientemente

Leia mais

5 Parte experimental Validação analítica

5 Parte experimental Validação analítica 58 5 Parte experimental Validação analítica A validação analítica busca, por meio de evidências objetivas, demonstrar que um método produz resultados confiáveis e adequados ao uso pretendido 40. Para isso,

Leia mais

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS CAPÍTULO V ANEXO V-2/3 AMOSTRAS DE SEDIMENTOS ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS Data de recebimento das amostras: 25/03/03 Data de emissão do relatório: 08/04/03 118 ANALYTICAL SOLUTIONS

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO: DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO EM ÁGUAS MÉTODO TITULOMÉTRICO DO EDTA COMPLEXOMETRIA Diego Manica 1, Erlise Loraine Dullius 2 CORSAN, Porto Alegre, Brasil, diego.manica@corsan.com.br

Leia mais

Uma Metodologia para Análise de Urânio em águas

Uma Metodologia para Análise de Urânio em águas Uma Metodologia para Análise de Urânio em águas Bárbara Belchior Melo, Savério Martins Correa, Marcos Paulo Lavatori e Genilda Pressato da Rocha O urânio é um metal encontrado na forma de três isótopos

Leia mais

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS CAPÍTULO V ANEXO V-2/4 AMOSTRAS DE MOLUSCOS(SURURU) ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS Data de Recebimento de Amostra: 25/03/03 Data de Emissão do relatório: 02/04/03 METAIS job 0211S

Leia mais

Educação e treinamento em metrologia: requisitos para obter medições químicas consistentes e confiáveis. Olívio Pereira de Oliveira Jr.

Educação e treinamento em metrologia: requisitos para obter medições químicas consistentes e confiáveis. Olívio Pereira de Oliveira Jr. Educação e treinamento em metrologia: requisitos para obter medições químicas consistentes e confiáveis Olívio Pereira de Oliveira Jr. IPEN-CNEN, Brazil CONGRESSO 2014 RESAG ENQUALAB Resumo 1. A importância

Leia mais

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento Folha: 1 de 5 Wastewater. 4500. 4500 H+ A e Determinação de Metais totais e dissolvidos em água com condutividade até 1500µS/cm por Espectrometria de Emissão - ICP-OES Alumínio - LQ: 0,01 mg Al/L Antimônio

Leia mais

3 Controlo interno da qualidade dos ensaios

3 Controlo interno da qualidade dos ensaios 3.3.1 Validação Quantificação da recuperação de analito: - Habitualmente, a capacidade do procedimento recuperar o analito adicionado é quantificada através do cálculo da recuperação de analito, R: Teor

Leia mais

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS CAPÍTULO V ANEXO V-2/2 AMOSTRAS DE POEIRA DOMICILIAR ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS Data de Recebimento de Amostra: 25/03/03 Data de Emissão do relatório: 02/04/03 METAIS job 0209S

Leia mais

Meio Ambiente. A determinação de dureza total em matrizes aquosas

Meio Ambiente. A determinação de dureza total em matrizes aquosas desse resíduo e no aumento do volume de chorume gerado durante o processo de degradação quando o lodo é disposto em aterros sanitários, contribuindo para a geração de impactos adversos ao meio ambiente

Leia mais

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS CAPÍTULO V ANEXO V-2/1 PROTOCOLO DE ANÁLISES AMOSTRAS DE SOLO SUPERFICIAL ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS Data de Recebimento de Amostra: 25/03/03 Data de Emissão do relatório: 08/04/03

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZES AQUOSAS.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZES AQUOSAS. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA DETERMINAÇÃO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZES AQUOSAS. COMPARATIVE STUDY BETWEEN METHODOLOGIES USED FOR DETERMINATION OF THE TOTAL HARDNESS IN AQUEOUS MATRICES.

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS RE nº 899, de 2003 da ANVISA - Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos; Validation of analytical procedures - UNITED STATES PHARMACOPOEIA - última edição;

Leia mais

Laboratório de Análise Instrumental

Laboratório de Análise Instrumental Laboratório de Análise Instrumental Prof. Renato Camargo Matos Tutora: Aparecida Maria http://www.ufjf.br/nupis Caderno de Laboratório 1. Título 2. Introdução 3. Objetivo 4. Parte Experimental 4.1. Reagentes

Leia mais

Validação de Métodos Analíticos

Validação de Métodos Analíticos METROALIMENTOS Validação de Métodos Analíticos São Paulo, 25 de setembro de 2008 1 Validação (NBR ISO IEC 17025 item 5.4.5.1) É a confirmação por fornecimento de evidência objetiva, que os requisitos específicos

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Processos Químicos 2

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Processos Químicos 2 ESTUDO DA SOLIDIFICAÇÃO/ESTABILIZAÇÃO DE UM RESÍDUO SÓLIDO INDUSTRIAL EM MATRIZES DE CIMENTO: AVALIAÇÃO DA LIXIVIABILIDADE E SOLUBILIDADE DE CONTAMINANTES R. F. BERTOLI 1, N. CAPUTO 1, J. G. SGORLON 2,

Leia mais

20 o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

20 o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL COMPARAÇÃO ENTRE OS LIMITES DE DETECÇÃO DOS MÉTODOS ANALÍTICOS E OS PADRÕES DE QUALIDADE DAS ÁGUAS E DE LANÇAMENTO DE EFLUENTES DA RESOLUÇÃO CONAMA 20/86 Marcos von Sperling (1) Engenheiro Civil. Doutor

Leia mais

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento

Área de Atividade/Produto Classe de Ensaio/Descrição do Ensaio Norma e/ou Procedimento Folha: 1 de 8 SAÚDE HUMANA E ANIMAL ENSAIOS QUÍMICOS Determinação de Metais Totais e Dissolvidos por espectrometria de emissão atômica em plasma de argônio indutivamente acoplado - ICP OES - geração de

Leia mais

Laboratório de Análise Instrumental

Laboratório de Análise Instrumental Laboratório de Análise Instrumental Prof. Renato Camargo Matos Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos http://www.ufjf.br/nupis DIA/MÊS ASSUNTO 06/03 Apresentação do curso 13/03 PRÁTICA 1: Determinação de

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS

VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS VALIDAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE MERCÚRIO TOTAL EM AMOSTRAS AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS Ana M. G. Lima 1 (IC), Lillian M. B. Domingos², Patricia Araujo² e Zuleica C. Castilhos² 1 - Universidade

Leia mais

Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho Análise de metais em sedimentos contribuição dos ensaios interlaboratoriais

Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho Análise de metais em sedimentos contribuição dos ensaios interlaboratoriais Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho Análise de metais em sedimentos contribuição dos ensaios interlaboratoriais Ana Gama, Teresa Santos, Carla Palma 4 as Jornadas de Engenharia Hidrográfica Lisboa

Leia mais

Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo

Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo Título: Método de microextração em baixa temperatura, em etapa única, para determinação de resíduos de agrotóxicos em soro sanguíneo Autores: SILVA, T. L. R. (thais.lindenberg@ufv.br; Universidade Federal

Leia mais

6. RESULTADOS ANALÍTICOS

6. RESULTADOS ANALÍTICOS 6. RESULTADOS ANALÍTICOS Qualquer que seja o método de análise escolhido, a qualidade dos resultados por ele fornecidos é substancialmente condicionada por todas as práticas laboratoriais seguidas pelo

Leia mais

Implementação e Validação de Métodos Analíticos

Implementação e Validação de Métodos Analíticos Alexandra Sofia Reynolds Mendes Laboratório Regional de Controlo da Qualidade da Água Estação da Alegria 9050-FUNCHAL E-mail: xana@iga.pt Resumo Este artigo tem como principal objectivo descrever as principais

Leia mais

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS

ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS CAPÍTULO V ANEXO V-2/9 AMOSTRAS VEGETAIS - AIPIM ANÁLISE DE METAIS PARA AMBIOS ENGENHARIA E PROCESSOS Data de Recebimento de Amostra: 25/03/03 Data de Emissão do relatório: 08/04/03 METAIS job 0213S pag

Leia mais

5. Resultados e Discussão

5. Resultados e Discussão 47 5. Resultados e Discussão 5.1.1. Faixa de trabalho e Faixa linear de trabalho As curvas analíticas obtidas são apresentadas na Figura 14 e Figura 16. Baseado no coeficiente de determinação (R 2 ) encontrado,

Leia mais

Conselho Regional de Química IV Região (SP)

Conselho Regional de Química IV Região (SP) Conselho Regional de Química IV Região (SP) Orientações básicas para validação de metodologias analíticas Ministrante: João Cristiano Ulrich Mestrado e Doutorado pelo Ipen/USP e mail: jculrich@ig.com.br

Leia mais

Lauro de Sena Laurentino - SEAPQ - LAFIQ - DEQUA - Bio-Manguinhos Cláudio Dutra de Figueira - SEPFI LAFIQ DEQUA - Bio-Manguinhos

Lauro de Sena Laurentino - SEAPQ - LAFIQ - DEQUA - Bio-Manguinhos Cláudio Dutra de Figueira - SEPFI LAFIQ DEQUA - Bio-Manguinhos Desenvolvimento e Validação do método de determinação de Fósforo no Polissacarídeo Meningocócico A (PSA) e no Polirribosil Ribitol Fosfato (PRRP) POR ICP-OES Lauro de Sena Laurentino - SEAPQ - LAFIQ -

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS

RELATÓRIO DE ENSAIOS Página: 1 de 5 Entidade requisitante Morada Tipo Amostra Local da amostragem Câmara Municipal de Viana do Alentejo Viana do Alentejo Aguiar Responsável pela amostragem Laboratório de Águas do Litoral Alentejano

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA: Caixa de Reuso

IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA: Caixa de Reuso RELATÓRIO DE ENSAIO N 125933/2014-0 Processo Comercial N 6311/2014-2 DADOS REFERENTES AO CLIENTE Empresa solicitante: ESCOLA DE ARTES CIENCIAS E HUMANIDADES - EACH Endereço: Avenida Arlindo Bettio, 1000

Leia mais

RECEBIDA NO LABORATÓRIO: 30/11/2018. Cliente LOCAL DE COLHEITA: Ponta Ruiva - Casa particular Rafael Sousa

RECEBIDA NO LABORATÓRIO: 30/11/2018. Cliente LOCAL DE COLHEITA: Ponta Ruiva - Casa particular Rafael Sousa Alumínio Absorção Molecular - ME-17 rev.08 de 200 29/02/2016 Cloretos Titulimetria - NP 423:1966 250 < 60 (LQ) µg/l Al 18 mg/l Cl- Ferro Absorção Molecular - NP 2202:1996 200 Nitritos Absorção Molecular

Leia mais

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO:

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO: VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003 VALIDAÇÃO: ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados

Leia mais

6 Validação Metrológica

6 Validação Metrológica 6 Validação Metrológica Com o propósito de facilitar o entendimento do trabalho, o capítulo apresenta conceitos básicos de metrologia e definições relacionadas ao tem objeto da investigação. 6.1. Conceitos

Leia mais

Art. 2º Este Regulamento incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL n. 15/10.

Art. 2º Este Regulamento incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL n. 15/10. DOU Nº 229, quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 (página 63) Republicada DOU Nº 244, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 (página 79) RESOLUÇÃO-RDC No- 52, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre corantes

Leia mais

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica Validação de metodologia analítica Definição RDC 17/2010: Ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, operação, material ou sistema realmente conduza ao resultado esperado.

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DADOS OBTIDOS POR FRX EM ÁREAS MINEIRAS DEGRADADAS QUALITY EVALUATION OF DATA OBTAINED BY XRF IN DEGRADED MINING AREAS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DADOS OBTIDOS POR FRX EM ÁREAS MINEIRAS DEGRADADAS QUALITY EVALUATION OF DATA OBTAINED BY XRF IN DEGRADED MINING AREAS AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS DADOS OBTIDOS POR FRX EM ÁREAS MINEIRAS DEGRADADAS QUALITY EVALUATION OF DATA OBTAINED BY XRF IN DEGRADED MINING AREAS Roque, Magda, Laboratório Nacional de Engenharia Civil,

Leia mais

Coordenação Geral de Acreditação ORIENTAÇÃO SOBRE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS. Documento de caráter orientativo DOQ-CGCRE-008

Coordenação Geral de Acreditação ORIENTAÇÃO SOBRE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS. Documento de caráter orientativo DOQ-CGCRE-008 Coordenação Geral de Acreditação ORIENTAÇÃO SOBRE VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS Documento de caráter orientativo DOQ-CGCRE-008 Revisão 06 Novembro 2017 DOQ-CGCRE-008 Rev. 06 Nov/17 Página 2/30 SUMÁRIO

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM ÁGUAS DOCE, SALINA E SALOBRA UTILIZANDO UM MÉTODO ALINHADO COM OS PRINCIPIOS DA QUIMICA VERDE

DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM ÁGUAS DOCE, SALINA E SALOBRA UTILIZANDO UM MÉTODO ALINHADO COM OS PRINCIPIOS DA QUIMICA VERDE DETERMINAÇÃO DE NITRATOS EM ÁGUAS DOCE, SALINA E SALOBRA UTILIZANDO UM MÉTODO ALINHADO COM OS PRINCIPIOS DA QUIMICA VERDE Ana Alice Gomes 1, Elcide Dobloni Marques Muna 2, Marcos Paulo Lavatori 3, Genilda

Leia mais

CAPÍTULO 4 RESULTADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSÃO

CAPÍTULO 4 RESULTADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSÃO CAPÍTULO 4 RESULTADOS EXPERIMENTAIS E DISCUSSÃO 62 Resultados Experimentais e Discussão 4.1- ESTUDO DE INTERFERENTES O facto de se efectuar uma análise semi-quantitativa a uma amostra em particular, onde

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método colorimétrico com refluxo fechado

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Demanda Química de Oxigênio pelo método colorimétrico com refluxo fechado ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 9 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BASF S.A. Laboratorio Central de Controle de Qualidade

Leia mais

ÁGUA PARA HEMODIÁLISE

ÁGUA PARA HEMODIÁLISE ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO TOXILAB LABORATÓRIO DE ANÁLISES LTDA Determinação de

Leia mais

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA Produtos Químicos e Materiais em contato com a Água Potável

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA Produtos Químicos e Materiais em contato com a Água Potável IV DIÁLOGO SANEAMENTO ABES - RS 02 Dezembro de 2015 PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA Produtos Químicos e Materiais em contato com a Água Potável NSF = National Sanitation Foundation Fundada em 1944 com objetivo

Leia mais

FBA 0201 Bromatologia Básica MINERAIS EM ALIMENTOS

FBA 0201 Bromatologia Básica MINERAIS EM ALIMENTOS FBA 0201 Bromatologia Básica MINERAIS EM ALIMENTOS FCF-USP Introdução Minerais são substâncias de origem inorgânica amplamente distribuídos na natureza, que possuem diversas funções metabólicas no homem

Leia mais

Monitoramento de Metais Pesados no Rio Cação Bacia de Sepetiba

Monitoramento de Metais Pesados no Rio Cação Bacia de Sepetiba 09 a 11 de dezembro de 2015 Auditório da Universidade UNIT Aracaju SE Monitoramento de Metais Pesados no Rio Cação Bacia de Sepetiba Natacha Martins Bomfim Barreto 1, Natasha Leite Fernandes 2, Savério

Leia mais

Avaliação da confiabilidade analítica das determinações de carbono orgânico total (COT)

Avaliação da confiabilidade analítica das determinações de carbono orgânico total (COT) www.scielo.br/eq Volume 31, número 3, 2006 Avaliação da confiabilidade analítica das determinações de carbono orgânico total (COT) J. C. L. Fonseca, M. R. A. Silva, I. R. Bautitz, R. F. P. Nogueira, M.

Leia mais

Águas, Sedimentos e Peixes no Rio São Francisco. Participativa com Comunidade Local. Avaliação da Contaminação Ambiental por Metais em

Águas, Sedimentos e Peixes no Rio São Francisco. Participativa com Comunidade Local. Avaliação da Contaminação Ambiental por Metais em Avaliação da Contaminação Ambiental por etais em Águas, Sedimentos e Peixes no Rio São rancisco em Três arias G: Projeto de Pesquisa Participativa com Comunidade Local Prof. Dr. Antonio A. ozeto BSc Erida.

Leia mais

ZANDEI INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

ZANDEI INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ZANDEI INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS LTDA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO RDC Nº 52, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2010 Legislação RDC Quarta- 01 de Dezembro de 2010 RESOLUÇÃO-RDC

Leia mais

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO ENQUALAB 8 - Congresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP 9 a de junho de 8, São Paulo, Brasil INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR

Leia mais

MF-613.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE METAIS EM PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO NO AR POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA

MF-613.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE METAIS EM PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO NO AR POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA MF-613.R-2 - MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DE METAIS EM PARTÍCULAS EM SUSPENSÃO NO AR POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA COM CHAMA 1 - OBJETIVO Definir o método de determinação de metais contidos em partículas

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TEOR DE METAIS PESADOS EM BORRA OLEOSA DO PETRÓLEO POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA (AAS)

CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TEOR DE METAIS PESADOS EM BORRA OLEOSA DO PETRÓLEO POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA (AAS) CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO TEOR DE METAIS PESADOS EM BORRA OLEOSA DO PETRÓLEO POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA (AAS) Amanda de Paula Ramos 1 André Luiz Fiquene de Brito² Clarice Oliveira da Rocha³

Leia mais

4 Resultados e discussão Validação do método

4 Resultados e discussão Validação do método 4 Resultados e discussão Validação do método A necessidade de se evidenciar a qualidade das medições em Química, pela comparabilidade, rastreabilidade e confiabilidade dos resultados tem sido, cada vez

Leia mais

Avaliação das concentrações de Cd, Cr, Pb, Cu e Zn em água, sedimento e Neocorbicula limosa (Mollusca:Bivalvia) no sistema do Guaíba (RS)

Avaliação das concentrações de Cd, Cr, Pb, Cu e Zn em água, sedimento e Neocorbicula limosa (Mollusca:Bivalvia) no sistema do Guaíba (RS) Avaliação das concentrações de Cd, Cr, Pb, Cu e Zn em água, sedimento e Neocorbicula limosa (Mollusca:Bivalvia) no sistema do Guaíba (RS) Maria Mercedes Bendati Divisão de Pesquisa, Departamento Municipal

Leia mais

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM GRÃOS DE SOJA E FEIJÃO CULTIVADOS EM SOLO SUPLEMENTADO COM LODO DE ESGOTO R. F. Vieira 1, D. Perez 2, C. M. M. S. Silva 1 1 Embrapa Meio Ambiente, Caixa Postal

Leia mais

Metrologia Química (Ano lectivo 2016/17)

Metrologia Química (Ano lectivo 2016/17) O conceito de incerteza da medição está intimamente relacionado com o conceito de rastreabilidade da medição, visto que esta última envolve a definição da referência usada para a medição em relação à qual

Leia mais

AVALIAÇÃO DE METAIS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM POÇOS PARA O MONITORAMENTO DE ATERRO SANITÁRIO

AVALIAÇÃO DE METAIS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM POÇOS PARA O MONITORAMENTO DE ATERRO SANITÁRIO AVALIAÇÃO DE METAIS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM POÇOS PARA O MONITORAMENTO DE ATERRO SANITÁRIO Cristina Filomena Pereira Rosa Paschoalato (*) Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e Universidade da

Leia mais

Daniel Freitas Freire Martins 1 ; Alriberto Germano da Silva 2 ; Maria de Fátima Vitória de Moura 3 ; Luiz Di Souza 4.

Daniel Freitas Freire Martins 1 ; Alriberto Germano da Silva 2 ; Maria de Fátima Vitória de Moura 3 ; Luiz Di Souza 4. Avaliação de duas técnicas de extração de macro e micronutrientes em macrófitas aquáticas da espécie Eichhornia crassipes presentes no Rio Apodi/Mossoró. Daniel Freitas Freire Martins 1 ; Alriberto Germano

Leia mais

ENGIE BRASIL ENERGIA S/A COMPLEXO TERMELÉTRICO JORGE LACERDA - CTJL

ENGIE BRASIL ENERGIA S/A COMPLEXO TERMELÉTRICO JORGE LACERDA - CTJL ENGIE BRASIL ENERGIA S/A COMPLEXO TERMELÉTRICO JORGE LACERDA - CTJL TERMINAL DE CARVÃO MINERAL 1 TRIMESTRE DE 2017 SUMÁRIO 1 DADOS DO EMPREENDIMENTO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 OBJETIVO... 4 3.1 Objetivo

Leia mais

8. CONCLUSÕES E SUGESTÕES

8. CONCLUSÕES E SUGESTÕES 8. CONCLUSÕES E SUGESTÕES 8.1. CONCLUSÕES O estudo efectuado consistiu na análise química de amostras de sedimentos provenientes de três áreas da região do Minho: Bertiandos, Donim e Bitarados. A recolha,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANGELICA NOGUEIRA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANGELICA NOGUEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ANGELICA NOGUEIRA CONFIRMAÇÃO DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DE METAIS EM LODO POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA UTILIZANDO MATERIAL DE REFERENCIA CERTIFICADO CURITIBA

Leia mais

ID 48 COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE FILTRAÇÃO EM CAMPO E LABORATÓRIO PARA ANÁLISE DE METAIS DISSOLVIDOS EM CHORUME DE ATERRO SANITÁRIO

ID 48 COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE FILTRAÇÃO EM CAMPO E LABORATÓRIO PARA ANÁLISE DE METAIS DISSOLVIDOS EM CHORUME DE ATERRO SANITÁRIO ID 48 COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE FILTRAÇÃO EM CAMPO E LABORATÓRIO PARA ANÁLISE DE METAIS DISSOLVIDOS EM CHORUME DE ATERRO SANITÁRIO COMPARISON BETWEEN FIELD AND LABORATORY FILTERING METHODS FOR ANALYSIS

Leia mais

Variável (número da variável) Símbolo para variável (-) (+) Emulsão com Triton X-100 Oxigênio (1) a X 1 sem com Quantidade de amostra (2)

Variável (número da variável) Símbolo para variável (-) (+) Emulsão com Triton X-100 Oxigênio (1) a X 1 sem com Quantidade de amostra (2) 95 5 Resultados e discussão: Comparação entre dois procedimentos de emulsificação para a determinação de Cr, Mo, V e Ti em óleo diesel e óleo combustível por ICP OES utilizando planejamento fatorial Neste

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert 2 Disponível em: http://www.bipm.org/en/publications/ guides/ 3 INMETRO. Vocabulário Internacional de Metrologia: conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Cor pelo método espectrofotométrico - comprimento de onda único LQ: 10 CU

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC ENSAIO. Determinação da Cor pelo método espectrofotométrico - comprimento de onda único LQ: 10 CU ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 8 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO ANGLOGOLD ASHANTI CÓRREGO DO SÍTIO MINERAÇÃO S/A LABORATÓRIO

Leia mais

Validação. Um processo através do qual estudos de laboratório são utilizados para garantir que o método em questão atenda às exigências desejadas

Validação. Um processo através do qual estudos de laboratório são utilizados para garantir que o método em questão atenda às exigências desejadas Validação Conteúdo 1- Planejamento de validação 2- Como proceder para determinar as características de desempenho de métodos 2.1- Aplicabilidade 2.2- Faixa de trabalho 2.3- Linearidade 2.4- Faixa linear

Leia mais

7 Avaliação metrológica e potencial de aplicação da fluorescência de raios-x em amostras de um processo siderúrgico 7.1. Confiabilidade metrológica

7 Avaliação metrológica e potencial de aplicação da fluorescência de raios-x em amostras de um processo siderúrgico 7.1. Confiabilidade metrológica 7 Avaliação metrológica e potencial de aplicação da fluorescência de raios-x em amostras de um processo siderúrgico 7.1. Confiabilidade metrológica A finalidade de uma medição alem de certificar um dado

Leia mais

Relatório Parcial Expedição Rio Doce Pontos de Coleta Previamente Fixados pelos colaboradores da UFscar

Relatório Parcial Expedição Rio Doce Pontos de Coleta Previamente Fixados pelos colaboradores da UFscar Relatório Parcial Expedição Rio Doce Pontos de Coleta Previamente Fixados pelos colaboradores da UFscar Pontos em que a expedição da UnB participou do processo de coleta de água e sedimento entre os dias

Leia mais

QUI346 ESPECTROMETRIA ATÔMICA

QUI346 ESPECTROMETRIA ATÔMICA QUI346 ESPECTROMETRIA ATÔMICA EMISSÃO ABSORÇÃO ENERGIA RADIANTE Quantidades discretas de energia radiante (quantum, E = h.n) absorvida pelos átomos promovem elétrons de um nível de energia fundamental

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

EPLNA_2012 AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS E PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA DE FORRAGEM PARA NUTRIENTES E CONTAMINANTES INORGÂNICOS

EPLNA_2012 AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS E PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA DE FORRAGEM PARA NUTRIENTES E CONTAMINANTES INORGÂNICOS AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS E PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA DE FORRAGEM PARA NUTRIENTES E CONTAMINANTES INORGÂNICOS Doutoranda: Carla M. Bossu Orientadora: Dra. Ana Rita de Araujo Nogueira Co-orientador:

Leia mais

Disposição de resíduo de ETA em sistema de tratamento aeróbio de esgoto seguido de lagoa de sedimentação

Disposição de resíduo de ETA em sistema de tratamento aeróbio de esgoto seguido de lagoa de sedimentação Disposição de resíduo de ETA em sistema de tratamento aeróbio de esgoto seguido de lagoa de sedimentação Disposal of water treatment residue on aerobic proccess of a wastewater treatment plant Paulo Sergio

Leia mais

IR: Informação disponibilizada pelo interessado de forma restrita, que está disponível na documentação relativa ao trabalho em caráter sigiloso.

IR: Informação disponibilizada pelo interessado de forma restrita, que está disponível na documentação relativa ao trabalho em caráter sigiloso. Relatório de Ensaio RE 01.190/16 INTERESSADO: Inplasul - Indústria de Plásticos Sudoeste Ltda. Rod. Br 158, Km 521, Nº. 10265 - Pato Branco / PR CEP: 85501-570 MATERIAL ANALISADO: filme impresso ANALISTAS:

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 Norma de Origem: NIT-DICLA-013 Folha: 1 / 05 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO QUALITEX ENGENHARIA E SERVIÇOS LTDA ÁGUA TRATADA, RESIDUAL, E ÁGUA Determinação

Leia mais

AMOSTRA METODOLOGIA ANALITOS TÉCNICA Óleo diesel Emulsificação em Cr, Mo, Ti e V PN-ICP OES. Ni, Ti, V e Zn

AMOSTRA METODOLOGIA ANALITOS TÉCNICA Óleo diesel Emulsificação em Cr, Mo, Ti e V PN-ICP OES. Ni, Ti, V e Zn 163 9 Conclusões Neste trabalho, duas abordagens diferentes para análise de amostras de óleos e gorduras foram estudadas visando o desenvolvimento de métodos analíticos baseados em técnicas que utilizam

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO MÉTODO TITULOMÉTRICO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZ ÁGUA

DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO MÉTODO TITULOMÉTRICO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZ ÁGUA DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO MÉTODO TITULOMÉTRICO DE DUREZA TOTAL EM MATRIZ ÁGUA Vania Regina Kosloski 1, Deisy Maria Memlak 2, Joceane Pigatto, 3 Lilian Regina Barosky Carezia

Leia mais

Validação de processos em farmácia oncológica Marcos Coelho Soares

Validação de processos em farmácia oncológica Marcos Coelho Soares Validação de processos em farmácia oncológica Marcos Coelho Soares De acordo com a Resolução RDC 96/2008 da Agência de Vigilância Sanitária declaro que desempenhei o papel de SPEAKER para as seguintes

Leia mais

IMPLANTACAO DE CONTROLES DE QUALIDADE INTERNOS E EXTERNOS EM LABORATORIOS DE ENSAIOS QUIMICOS

IMPLANTACAO DE CONTROLES DE QUALIDADE INTERNOS E EXTERNOS EM LABORATORIOS DE ENSAIOS QUIMICOS IMPLANTACAO DE CONTROLES DE QUALIDADE INTERNOS E EXTERNOS EM LABORATORIOS DE ENSAIOS QUIMICOS Lucilena R. Monteiro a *, Darilena M. Porfirio b, Sabrina M. Villa a, Joyce R. Marques a, Mainara Generoso

Leia mais

Relatório de Ensaio Nº: 24741

Relatório de Ensaio Nº: 24741 Cliente: GOLD PRESS MAQUINAS E RECILAGEM LTDA Endereço: Rua José Ferreira Sobrinho (Compadre Canário), 356-14781-157 - Distrito Industrial II - Barretos/São Paulo - SP Telefone: Identificação da Amostra

Leia mais

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2

QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte 2 Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 154/150 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 Introdução a Química Analítica Instrumental Parte

Leia mais

Determinação de metais em amostras de melado por absorção atômica com chama

Determinação de metais em amostras de melado por absorção atômica com chama https://eventos.utfpr.aedu.br//sicite/sicite2017/index Determinação de metais em amostras de melado por absorção atômica com chama RESUMO Julio Jose Mokarzel Biffi juliomokarzel@gmail.com Universidade

Leia mais

MONITORAMENTO EDÁFICO HÍDRICO

MONITORAMENTO EDÁFICO HÍDRICO MONITORAMENTO EDÁFICO HÍDRICO A Veracel realiza monitoramento dos solos e da água de rios nas áreas de influência dos plantios de eucalipto, com o objetivo de acompanhar os impactos da atividade silvicultural

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIOS N

RELATÓRIO DE ENSAIOS N TECPAR Centro de Ensaios Tecnológicos Laboratório de Alimentos e Medicamentos GOVERNO OO ESTADO Página 1 de 3 RELATÓRIO DE ENSAIOS N 14012617 Cliente: Endereço: Período de ensaio: CASA SOL LTDA. Rua das

Leia mais

Jalusa A. de Léo Palandi

Jalusa A. de Léo Palandi Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE Laboratório Associado à Combustão e propulsão - LCP Laboratório de Análise de Propelentes Líquidos - LAPL Avaliação da Incerteza em Química Analítica. Jalusa

Leia mais

QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 - Estatística

QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental. Aula 1 - Estatística Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Instituto de Ciências Exatas Depto. de Química QUI 072 Química Analítica V Análise Instrumental Aula 1 - Estatística Prof. Dr. Julio C. J. Silva Juiz de For

Leia mais

Validação: o que é? MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA

Validação: o que é? MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: MOTIVOS PARA VALIDAR O MÉTODO: PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA Validação: o que é? Processo que busca assegurar a obtenção de resultados confiáveis, válidos, pelo uso de determinado método analítico. É um item essencial do PROGRAMA DE SEGURANÇA DE QUALIDADE ANALÍTICA

Leia mais

ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO- QUÍMICOS PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS A UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS FLUVIAIS

ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO- QUÍMICOS PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS A UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS FLUVIAIS 13 a 15 de setembro de 2017 ANÁLISE DE PARÂMETROS FÍSICO- QUÍMICOS PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS A UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS FLUVIAIS Neice Ferreira dos Santos Daniele Alves Fagundes Marina Carvalho

Leia mais

Palavras Chave: Metais, Qualidade de água, Águas Subterrâneas

Palavras Chave: Metais, Qualidade de água, Águas Subterrâneas ESTUDO PRELIMINAR DAS CONCENTRAÇÕES DE METAIS TRAÇO, EM ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE - PERNAMBUCO DE ACORDO COM A PORTARIA MS N 518 /GM DE 25 DE MARÇO DE 2004 Flávia Barros Bruno

Leia mais

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Rogério Antonio de Oliveira 1 Chang Chiann 2 1 Introdução Atualmente, para obter o registro

Leia mais

Avaliação da Etapa de Tratamento Físico-Químico da Água do Mar com Vistas à Dessalinização Para Uso em Usinas Termoelétricas

Avaliação da Etapa de Tratamento Físico-Químico da Água do Mar com Vistas à Dessalinização Para Uso em Usinas Termoelétricas Avaliação da Etapa de Tratamento Físico-Químico da Água do Mar com Vistas à Dessalinização Para Uso em Usinas Termoelétricas A.L. SOUZA 1, G.T. RIBEIRO 2, L.D. XAVIER 3, L. YOKOYAMA 4, N.O. SANTOS 5, V.R.

Leia mais

Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Portaria nº 097, de 03 de Abril de 1996.

Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE. Portaria nº 097, de 03 de Abril de 1996. Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE Portaria nº 097, de 03 de Abril de 1996. Estabelece condições para lançamento dos efluentes líquidos gerados em qualquer fonte poluidora. O Superintendente

Leia mais

Determinação de Minerais em Grãos de Milho: Avaliação de Contaminações durante o Preparo de Amostras* 1

Determinação de Minerais em Grãos de Milho: Avaliação de Contaminações durante o Preparo de Amostras* 1 Determinação de Minerais em Grãos de Milho: Avaliação de Contaminações durante o Preparo de Amostras* 1 PAULO E. A. RIBEIRO 1, PAULO E. O. GUIMARÃES 1, ROBERT E. SHAFFERT 1, MARCUS R. SENA 1, LÍGIA P.

Leia mais