CAPÍTULO I TRABALHOS ACADÊMICOS E MONOGRAFIAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO I TRABALHOS ACADÊMICOS E MONOGRAFIAS"

Transcrição

1 CAPÍTULO I TRABALHOS ACADÊMICOS E MONOGRAFIAS 1.1 Definições Trabalho acadêmico O trabalho acadêmico é uma exposição escrita sobre determinado assunto que se destina à disciplina específica de cursos de graduação ou de especialização Monografia A monografia é uma exposição escrita e sistemática sobre um tema específico situado no âmbito de uma ciência. Resulta da realização de pesquisa pormenorizada e exaustiva sobre um tema em que é dado tratamento profundo, mas limitado, à sua análise e que é orientada por metodologia própria. Quando apresentada como requisito para a obtenção de título em cursos de graduação ou de especialização, a monografia também pode ser considerada como Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. 1.2 Estrutura A monografia compõe-se dos seguintes elementos: a) Pré-textuais: folha de rosto, termo de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, sumário, listas e resumo; b) Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão; c) Pós-textuais: glossário, referências bibliográficas, bibliografia, apêndices e anexos. O trabalho acadêmico compõe-se dos seguintes elementos:

2 a) Pré-textuais: folha de rosto, sumário e listas; b) Textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão; c) Pós-textuais: glossário, referências bibliográficas, bibliografia, apêndices e anexos. Figura 1: Elementos que compõem um trabalho acadêmico 1.3 Elementos externos Encadernação Um trabalho acadêmico pouco volumoso pode ser entregue sem encadernação, fixado por grampo. Recomenda-se que trabalho extenso e versão preliminar de monografia sejam entregues encadernados. A versão final de uma monografia deve ser encadernada utilizando-se capa dura.

3 1.3.2 Capa Na capa de monografia devem ser impressos a identificação da instituição e do curso, o título da monografia, o autor, o local e o ano em que a mesma foi apresentada ou defendida. Em trabalhos acadêmicos devem constar a identificação da instituição e do curso, o título do trabalho, o(s) autor (es), o local, o mês e o ano em que o mesmo foi apresentado Lombada A lombada somente está presente em monografia encadernada em capa dura e deve conter o nome do autor, o título da monografia e o número do volume, quando esta for composta por dois ou mais volumes. 1.4 Elementos pré-textuais Folha de rosto A folha de rosto é a página que reúne informações importantes para a identificação do trabalho acadêmico ou monografia. Deve conter o nome do(s) autor(es), o título, nota explicativa, o local e a data Termo de aprovação O termo de aprovação somente está presente em monografia. Deve conter o nome do acadêmico, o título da monografia, o texto da aprovação, o nome do orientador e dos examinadores, indicando suas respectivas instituições, as assinaturas, o local e data da aprovação Dedicatória A dedicatória é opcional em monografia e consiste em uma página distinta contendo uma breve menção indicando a quem o autor a dedica.

4 1.4.4 Agradecimentos A página de agradecimentos é opcional em monografia e consiste em uma página distinta contendo menções feitas pelo autor acerca de pessoas e/ou instituições que contribuíram para a realização da mesma Epígrafe A epígrafe é opcional em monografia e consiste em uma página distinta contendo um trecho de texto seguido da indicação de sua autoria. Esse texto deve ter relação com o embasamento dado à monografia ou com a motivação do autor para a sua produção Sumário O sumário relaciona as divisões e sub-divisões da monografia ou do trabalho acadêmico, tais como figuram no texto. Trata-se de uma lista contendo os títulos de cada divisão e suas páginas iniciais, ligados por uma linha pontilhada Listas Existem vários tipos de ilustrações que podem ser inseridas no corpo de um trabalho acadêmico ou monografia, tais como: tabelas, quadros, gráficos, equações, fotos e mapas. Para cada tipo de ilustração contida, deve-se elaborar uma lista própria. Com exceção das tabelas, quadros e equações, todas as demais ilustrações podem ser referenciadas como figuras e incluídas em uma única lista. Todas as listas devem ser dispostas em folha distinta e conter os seguintes dados para cada ilustração: o tipo, o número, o título e a página inicial. Caso sejam pouco extensas podem ser dispostas em uma única página. Também deve-se elaborar listas para abreviaturas, siglas e símbolos empregados no trabalho acadêmico ou monografia, quando estes aparecem em quantidade significativa. Servem para registrar o significado de cada elemento empregado e devem ser dispostas em página distinta, exceto quando forem pouco extensas, nesse caso, podem figurar na mesma página. Devem conter os seguintes dados: a abreviatura, sigla ou símbolo alinhado à margem esquerda; um hífen precedido e seguido de um espaço de tabulação; o significado da abreviatura, sigla ou símbolo.

5 1.4.8 Resumo O resumo deve estar presente somente em monografia e consiste em uma apresentação sucinta dos elementos mais importantes da mesma. O texto do resumo deve ser apresentado em um único parágrafo, com espaçamento simples entre suas linhas e deve conter no máximo 250 palavras. O tema tratado deve ser expresso em sua primeira frase e, se necessário, deve-se especificar em que contexto temporal e geográfico este se insere. Cada frase do resumo deve expressar uma idéia completa, sem o uso de citações bibliográficas e de termos com significados particulares. No núcleo do resumo deve constar os objetivos da monografia, os métodos empregados, os resultados obtidos e as conclusões a que se chegou. 1.5 Elementos textuais Introdução O texto da introdução deve apresentar o tema em estudo, expressar os seus objetivos, o problema pesquisado, a metodologia utilizada e justificar a importância do estudo realizado. Deve-se evitar retrospectos históricos extensos, a apresentação dos resultados alcançados e discursos eloqüentes acerca do estudo realizado Desenvolvimento O desenvolvimento de um trabalho acadêmico ou monografia tende a ser a sua parte mais extensa, podendo ser dividido em capítulos, títulos, sub-títulos, etc. Em monografias, geralmente compõe-se da fundamentação teórica, da exposição dos métodos empregados e apresentação e análise dos resultados. A definição de uma estrutura para o desenvolvimento, na qual será dividido o seu conteúdo, deve levar em conta a natureza do estudo, a lógica e o bom senso. Não há nenhum padrão universal que possa ser aplicado para isso, mas deve-se evitar o uso das palavras desenvolvimento, corpo ou outras palavras análogas como divisões.

6 1.5.3 Conclusão A conclusão representa a síntese das idéias desenvolvidas no corpo do trabalho acadêmico ou monografia. Seu texto deve descrever os resultados obtidos, enunciar deduções lógicas que podem ser inferidas a partir destes resultados, destacando suas contribuições. Também pode-se indicar problemas relacionados ao estudo que não tenham sido resolvidos e sobre os quais recomende-se a realização de pesquisas. 1.6 Elementos pós-textuais Glossário O glossário consiste em uma relação das palavras ou expressões empregadas ao longo do texto com significado restrito e suas respectivas definições. A finalidade do glossário é tornar claro o sentido de cada termo ou expressão utilizados Referências bibliográficas As referências bibliográficas consistem em uma lista de todos os documentos citados pelo autor no corpo do trabalho e seus elementos devem ser ordenados alfabeticamente Bibliografia A bibliografia é a relação alfabética de todos os documentos consultados pelo autor durante a realização do trabalho, mas que não foram citados em seu corpo Apêndices e anexos Os apêndices são complementos ao conteúdo central do trabalho acadêmico ou da monografia e que são escritos pelo próprio autor. Deve-se incluir um apêndice para tratar de assunto específico somente se for necessário para garantir a compreensão de parte ou de todo o trabalho desenvolvido e se esse conteúdo não puder ser incluso no seu corpo por caracterizar-se como um suplemento e não como parte integrante de sua linha mestra.

7 Os anexos, por sua vez, constituem-se em documentos complementares ao conteúdo do trabalho acadêmico ou monografia que não foram produzidos pelo próprio autor. Geralmente são documentos que foram consultados durante a realização da pesquisa e que devem ser anexados ao trabalho para garantir a sua transparência e completude.

8 CAPÍTULO II PROJETO DE PESQUISA 2.1 Definição Antes de ser realizado, um trabalho de pesquisa precisa ser planejado. O projeto é o registro deste planejamento. Para escrever o projeto, o pesquisador precisa ter claro seu objeto de pesquisa, como está problematizado, quais as hipóteses que está levantando para resolver o problema, com que elementos teóricos pode contar, de quais recursos instrumentais dispõe para levar adiante a pesquisa e quais etapas pretende percorrer. Para chegar a estes elementos, o pesquisador precisa desenvolver uma atitude problematizadora, que pode se originar dos elementos de suas leituras, cursos já feitos, debates de que participou e das demais contribuições do contexto acadêmico, profissional e cultural. Quando se decide desenvolver uma pesquisa deve-se atender algumas exigências e tomar decisões acerca delas, como por exemplo: o que estudar, a abordagem teórica, os procedimentos metodológicos, entre outras. Neste sentido, o projeto é de fundamental importância. Segundo GONSALVES (2001, p. 11) um projeto de pesquisa é um guia, é uma organização de ações que serão desenvolvidas em relação ao estudo a ser realizado, por isto precisa ser bem pensado e bem redigido, pois ele é um documento escrito, é a materialização de um planejamento. Assim, um projeto de pesquisa deve atender uma seqüência de etapas indispensáveis para a sua correta elaboração. 2.2 Estrutura Um projeto de pesquisa é composto, segundo GONÇALVES (2003) e FACHIN (2003), de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

9 2.2.1 Elementos pré-textuais Os elementos pré-textuais de um projeto de pesquisa são: capa, folha de rosto, listas (de figuras, de tabelas, de gráficos, de símbolos, de quadros, de siglas e/ou de abreviaturas) e o sumário Elementos textuais Os elementos textuais de um projeto de pesquisa referem-se ao conteúdo propriamente dito, ou seja, aquele conjunto de tópicos que orientam uma investigação/estudo acerca de uma determinada temática. Os elementos textuais são: tema, delimitação do tema, introdução, identificação, objetivos, justificativa, fundamentação teórica, problema de pesquisa, hipóteses, definição das variáveis, metodologia, orçamento, cronograma Tema e delimitação do tema Projetos de pesquisa sempre começam com a escolha e a delimitação de uma temática acerca de um determinado assunto. A escolha do tema pode surgir, de acordo com BARROS e LEHFELD (1991), de várias situações, como por exemplo, da observação do cotidiano, das experiências profissionais daquele que elabora o projeto, do próprio envolvimento com outros profissionais da sua área de atuação, do levantamento e estudo de pesquisas já realizadas sobre a temática definida para investigação e, fundamentalmente, da bibliografia pertinente à sua área de exercício profissional e estudo do pesquisador. No momento da delimitação da temática é importante ter em mente o tempo disponível para execução da pesquisa, bem como o ambiente em que será desenvolvida se apenas um trabalho bibliográfico ou, além deste, um estudo de campo (prático). Assim, para SANTOS (2000, p. 51) o tema ideal para pesquisa é aquele que preenche três características: atende ao gosto, aptidão e tempo do pesquisador; é relevante ou para uma sociedade, ou para uma ciência ou para a escola; e sobre ele é possível obterem-se dados. RUIZ (1996) aponta as seguintes sugestões para a delimitação da temática em um projeto de pesquisa: a) leitura exploratória, b) determinação da extensão do sujeito e do objeto, c) determinação de objetivos. Na delimitação do tema é importante definir o espaço temporal e geográfico da investigação/estudo, ou seja, identificar onde será realizada e o intervalo de tempo que compreende a pesquisa.

10 A determinação e delimitação do tema em um projeto de pesquisa é uma das etapas mais importantes. É o momento em que o pesquisador estabelece o início do caminho investigativo que se propõe trilhar Introdução Na introdução de um projeto é apresentada a temática que será abordada e a sua delimitação, os objetivos e a justificativa da pesquisa Identificação Na identificação são apresentadas de forma sistematizada as informações pertinentes à autoria, instituição/empresa/curso, coordenação, orientação, local de execução, colaboradores e período de realização do projeto Objetivos Os objetivos determinam o que se pretende realizar através da pesquisa, ou seja, nas palavras de GONSALVES (2001, p. 56), os objetivos servem para dar a direção da ação do pesquisador e para definir a natureza do trabalho. Assim, a correta e adequada elaboração dos objetivos deve evidenciar o problema a ser analisado, contribuindo na escolha da metodologia e da fundamentação teórica do projeto de pesquisa. Os objetivos devem ser reais e possíveis de serem atingidos no tempo proposto para sua execução. Na literatura que trata da estrutura de projetos de pesquisa é opinião unânime os tipos de objetivos existentes. Segundo GONSALVES (2001), os objetivos de um projeto podem ser gerais e específicos. Os objetivos gerais são aqueles que dizem respeito ao que se pretende alcançar com a pesquisa. É um tipo de objetivo mais abrangente. Os objetivos específicos cumprem a função de definir aspectos mais delimitados da investigação/estudo, ou seja, são ações a serem realizadas para que se atinja o objetivo geral. Um aspecto importante que deve ser lembrado quando da elaboração de um projeto de pesquisa e do estabelecimento dos objetivos gerais e específicos é que estes devem iniciar com um verbo conjugado em seu tempo infinitivo.

11 Justificativa A justificativa de um projeto de pesquisa é o momento em que se apresentam as razões para a sua execução, os motivos que levaram o pesquisador a escolher o tema e sua delimitação, a localização da temática no conjunto da produção teórica sobre o assunto em questão. Conforme afirma GONSALVES (2001, p. 59), justificar um tema é evidenciar razões suficientes para que haja o desenvolvimento da pesquisa, o que significa dizer que deve-se apresentar bons e convincentes motivos para empreender o seu esforço de investigação. Sugere-se que se tente responder às seguintes questões: Por que escolhi esse tema? O tema que escolhi é importante? Que motivos o justificam, nos planos teórico e prático? Qual é a relação do tema e/ou problema formulado com o contexto social? Que contribuição posso oferecer com esse estudo e, se for o caso, quais os aspectos inovadores do trabalho? (GONSALVES, 2001, p. 58-9) Fundamentação teórica Fundamentação teórica é a etapa do projeto em que o pesquisador apresentará as bases teóricas que sustentarão a temática escolhida para estudo. Deve haver uma unidade teórica que promova sustento ao tema, ao problema e objetivos estabelecidos para estudo. Este é o momento da revisão da literatura que nas palavras de MOURA (1998, p. 38), significa uma busca sistemática no sentido de mapear o que se tem pesquisado na área. A respeito da fundamentação teórica GONÇALVES (2003, p. 40), ressalta que as fontes não devem ser resumidas, e sim analisadas, criticadas e interpretadas, podendo ser apresentadas não só de modo individual como principalmente relacionadas entre si, de forma a compor um debate que sustente a argumentação proposta pelo autor do projeto Problema O problema consiste em uma questão que deverá ser respondida de forma sistemática e científica segundo métodos apropriados, pois segundo BARROS & LEHFELD (1991, p. 28-9), toda pesquisa tem origem num problema sentido, numa expectativa frustrada, numa dificuldade teórica ou prática e nos sugerem alguns elementos que podem contribuir para a formulação de problemas de pesquisa, tais como: a criatividade, o uso de técnicas de

12 levantamento bibliográfico, a formulação de perguntas frente à realidade, análise e fracionamento desta mesma realidade e a sua interpretação e síntese. O problema de pesquisa precisa estar diretamente relacionado com a delimitação dos objetivos e com o referencial teórico escolhido. Assim, o problema é uma pergunta para a qual o pesquisador buscará uma resposta, orientando-se por um conjunto de procedimentos metodológicos. Deve correlacionar ao menos duas variáveis e ser passível de estudo sistemático Hipóteses As hipóteses são afirmativas relacionadas ao problema a ser investigado e que passarão por uma verificação empírica através do uso de procedimentos metodológicos previamente elaborados. De acordo com SANTOS (2000, p. 56), a hipótese é caracterizada como uma verdade provisória sendo fundamental para qualquer processo de investigação científica pois consiste no lançamento de uma afirmação a respeito de algo ainda desconhecido (por exemplo, a resposta para o problema da pesquisa). Todavia, a elaboração de hipóteses implica também em um certo grau de leitura da temática escolhida para estudo, assim como um certo grau de criticidade acerca do assunto. Para GONÇALVES (2003, p. 42), as hipóteses são as prováveis respostas ao problema (perguntas que deram origem à pesquisa) e são desdobradas em básica (resposta completa ao problema) e secundárias (respostas complementares), podendo ser rejeitadas ou confirmadas quando do encerramento da pesquisa Definição das variáveis Variáveis são fatores relacionados com o objeto de estudo, que mantém uma relação entre si e que precisam ser investigadas para a confirmação ou negação das hipóteses. Junto à descrição de cada variável, deve-se eleger uma letra para representá-la e indicar seu tipo. Estas podem ser independente, dependente ou moderadora. Além de identificar cada uma das variáveis, também é preciso indicar a relação existente entre elas.

13 Metodologia de pesquisa A metodologia define a trajetória a ser percorrida durante a pesquisa. A metodologia incorpora em seu arcabouço um conjunto de concepções teóricas e técnicas que serão desenvolvidas para chegar a uma resposta ao problema proposto. Na metodologia se explicitam os instrumentos e procedimentos que serão adotados para desenvolver o projeto de pesquisa, como o uso de entrevistas, questionários, observações entre outros. É fundamental que o procedimento escolhido esteja articulado com o tipo de informação que o pesquisador deseja coletar na realidade empírica. Caso a pesquisa implique em uma coleta de dados em um determinado campo (uma escola, uma empresa, uma comunidade, por exemplo) este é o momento de definir quem (população) e quantos serão os sujeitos (amostragem), a sua localização geográfica, aspectos históricos entre outras informações relevantes a fim de proceder a uma escolha adequada dos instrumentos de coleta de dados. Deve-se informar também se haverá um tratamento estatístico dos dados e como será elaborado. É na metodologia que se indica o tipo de pesquisa que será realizada. Segundo GONSALVES (2001) podemos classificar as pesquisa de acordo com distintos critérios: de acordo com os seus objetivos procedimentos de coleta, fontes de informação e natureza dos dados. O quadro a seguir expõe os tipos de pesquisa que podem ser utilizados em um projeto em consonância com o problema, os objetivos e o referencial teórico. QUADRO 01 Tipos de pesquisa Os objetivos Os procedimentos de coleta Experimento Exploratória Levantamento Descritiva Estudo de caso Experimental Bibliográfica Explicativa Documental Participativa Fonte: (GONSALVES, 2001, p. 64) TIPOS DE PESQUISA As fontes de informação Campo Laboratório Bibliográfica Documental A natureza dos dados Quantitativa Qualitativa

14 Orçamento O orçamento de um projeto de pesquisa só tem sentido quando se busca algum tipo de financiamento para sua execução. Deve conter informações quanto às receitas e despesas do projeto referentes aos recursos humanos, materiais e de expediente Cronograma O cronograma delimita o tempo necessário para a execução do projeto em suas diferentes etapas, ou seja, as atividades que serão desenvolvidas e o momento no tempo em que cada uma delas ocorrerá. Para facilitar a visualização, sugere-se sua apresentação em forma de tabela Elementos pós-textuais Os elementos pós-textuais de um projeto de pesquisa são: referências bibliográficas, apêndices, anexos e glossário Referências bibliográficas São as bibliografias utilizadas na elaboração do projeto de pesquisa, tais como: livros, artigos, documentos eletrônicos, fotografias, entre outras fontes de informação, que devem ser referenciadas de acordo com as normatizações da instituição Apêndices e/ou anexos Este item do projeto é composto pelos instrumentos que serão utilizados para coleta de dados e todo tipo de material que contribui para o seu entendimento, como por exemplo, fotos, documentos comprobatórios, entre outros Glossário O glossário consiste na apresentação de termos ou palavras, com seus respectivos significados, que constam no texto do projeto e que necessitam de explicação.

15 CAPÍTULO III NORMAS PARA REDAÇÃO E EDITORAÇÃO 3.1 Redação O estilo de redação de trabalhos acadêmicos, monografias ou TCC podem variar de acordo com as especificidades de cada área, devendo-se observar alguns princípios básicos, que serão apresentados a seguir: - Objetividade: o tema abordado deve ser desenvolvido de maneira direta, seguindo um raciocínio lógico e coerente com as idéias apresentadas no texto, mantendo-se o objetivo inicial, progredindo na exposição e fundamentando-se com dados e argumentos possíveis de comprovação e não em suposições ou generalizações. - Clareza: para que o texto possa atingir seus objetivos é necessário que a redação seja compreensível e precisa. Por isso redigir em estilo objetivo, coerente e com destaque para as idéias centrais. Evitar redundância e divagações usando uma linguagem precisa e clara. Termos como: muito, pouco, médio, nenhum, alguns, a maioria, quase todos, é claro, bastante, nunca, sempre, às vezes, entre outros prejudicam a compreensão do texto. - Uniformidade: na redação deve-se manter a uniformidade e a coerência no decorrer do texto em relação à forma de tratamento, pessoa gramatical, utilização de siglas, datas, números, citações, referências, abreviaturas, títulos e subtítulos de seções. - Impessoalidade: num texto científico o verbo deve ser utilizado no modo impessoal. Por Para a coleta de dados utilizou-se à aplicação de questionários. Verificou-se o desenvolvimento gerencial da empresa Números Os números, de maneira geral, devem seguir os critérios a seguir. a) Cardinais: devem ser escritos por extenso quanto sua indicação no texto for de um a dez, quando for início de frase ou quando não se quer dar destaque à referida data ou ano. Neste caso, deve-se usar somente uma palavra.

16 Exemplos: Gostaria de três refrigerantes. Quarenta anos de revolução destruíram aquele país. Aquele país foi marcado por trinta anos de luta. Também podem ser escritos de forma mista, quando a indicação se tratar de mil, milhão, bilhão, trilhão, etc. A cidade de Esperança arrecadou 2,3 milhões de reais em impostos em b) Ordinais: estes são representados por extenso quando sua indicação no texto for do primeiro ao décimo e em algarismos quando for do 11º em diante, seguido do símbolo que indica a ordem, sem espaçamento Porcentagem É representada por algarismo arábico, seguido do símbolo (%), sem espaço Valores monetários Para se mencionar valor monetário deve-se adotar sempre algarismos, observando-se alguns elementos: a) Para valores abaixo de mil: Evita-se usar o símbolo da unidade monetária quando valores redondos. 10 reais. Quando os valores forem quebrados podem ser expressos de duas formas. Exemplos: 3,50 reais e R$ 3,50. b) Para valores acima de mil:

17 Valores redondos podem ser expressos de duas formas. Exemplos: 20 mil reais e R$ 20 mil. Para valores quebrados deve-se adotar a forma mista. R$ 33,5 bilhões Unidades de peso e medida Unidades de peso e medidas seguem critérios internacionais quanto sua simbologia. A forma abreviada deve ser utilizada quando associada a um número, com letras minúsculas, sem ponto para indicar abreviação, com espaçamento entre a unidade e o valor numérico. Exemplos: 12 cm, 5 mm. A forma por extenso deve ser utilizada quando não for associada a números. Milhares de quilos de arroz formam desperdiçados Datas completas Para utilização de datas completas, pode-se utilizar uma das seguintes formas: Representar em números cardinais dia, mês e ano, separados por ponto ou barra. Exemplos: ou 12/ 04/ 99 Representar em números cardinais dia e ano, intercalando-se o mês por extenso. 12 de abril de 1999.

18 3.1.6 Ano O ano pode ser indicado por extenso ou em algarismos arábicos. Exemplos: O trabalho foi entregue no dia 27 de maio de dois mil e um. A assembléia foi realizada em (nunca ou 1.989) Meses A apresentação dos meses pode ser feita por extenso ou em algarismos arábicos. O festival será realizado do mês de maio até o mês de julho. O festival será realizado nos meses 05, 06 e 07. Quando utilizados em gráficos, tabelas e quadros pode-se abreviar em minúsculo, com três letras, seguidas de ponto, com exceção do mês de maio. Exemplos: jan. fev. mar. abr. maio jun. jul. ago. set. out. nov. dez Dias Os dias do mês podem ser apresentados por extenso (em números cardinais ou ordinais) ou em algarismos arábicos. Exemplos: O relatório foi entregue no quinto dia útil do mês de maio. A cobrança sempre é feita no dia 30 de cada mês. O ano letivo inicia-se no dia 1º de fevereiro. Os dias da semana podem ser escritos por extenso ou abreviados. Exemplos: A reunião está marcada para quarta-feira, às 16 horas. A reunião está marcada para 4ª feira, às 16 horas.

19 3.1.9 Horas Utilizam-se os seguintes critérios na indicação das horas: a) As horas devem ser indicadas de 0 a 23; b) Em horas redondas não se abrevia a palavra horas; A palestra está prevista para as 18 horas do dia 26 de abril de c) Nas horas quebradas deve-se usar h, min, e s, sem espaçamento entre os números. A abreviatura min só é necessária quando aparecer segundos. O debate está marcado para as 20h30, no auditório da Fasul. A largada da corrida será as 8h25min30s. 3.2 Normas de apresentação Papel O papel de impressão de projetos, trabalhos acadêmicos, monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso deve ser de cor branca, tipo apergaminhado, gramatura mínima de 75 g/m 2, ou equivalente, formato-padrão A4 (210 x 297 mm) da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Digitação A impressão é feita somente em uma face do papel, em preto, permitindo-se cores nas figuras, em situações em que sejam absolutamente necessárias. Será aceita somente a fonte Times New Roman 12. O corpo dos quadros, das figuras e dos rodapés podem conter letras menores, desde que legíveis. Títulos e subtítulos são apresentados em negrito. Nomes científicos e termos em língua estrangeira devem ser diferenciados pelo uso de itálico.

20 3.2.3 Espaçamento Os textos devem ser digitados com espaço entrelinhas 1,5 cm. Espaço simples é usado apenas em quadros longos, notas de rodapé, notas de fim de texto, títulos e subtítulos com mais de uma linha e citações bibliográficas longas Margens e parágrafos As margens terão as seguintes dimensões: Superior Inferior Esquerda Direita 3,0 cm 2,0 cm 3,0 cm 2,0 cm Todo parágrafo é iniciado a 1,25 cm, a partir da margem esquerda. Quando necessário, para completar uma nota de rodapé, ou a última linha de capítulo ou de subdivisão, é permitido ultrapassar em uma linha o limite da margem inferior. O mesmo se aplica a quadros, figuras e suas respectivas legendas. A última palavra da página não pode ser dividida Títulos de seções e texto Um texto pode ser dividido em seções primárias (capítulos), seções secundárias, terciárias e assim sucessivamente. Os títulos devem ter seqüência lógica e ordenada, objetividade e clareza de modo a facilitar a compreensão do texto e sua visibilidade, como por exemplo: - a seção primária deve aparecer com letras maiúsculas e em negrito; 1 O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO EM TURISMO

21 - a seção secundária inicia-se com a primeira letra da palavra em maiúscula, as demais em minúscula e em negrito; 1.1 A investigação científica - a seção terciária e seqüentes iniciam-se com a primeira letra da palavra em maiúscula e as demais de modo normal A memória científica Numeração das páginas Os números de página devem utilizar o mesmo tipo e tamanho da fonte do texto. São colocados sem pontuação no canto superior direito da página. Todas as páginas onde haja texto, quadro(s) ou figura(s) devem ser numeradas. As páginas do texto, da referência bibliográfica e dos apêndices são numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, começando com um (um) na primeira página do texto. Nas páginas que aparecem os elementos pré-textuais a numeração deve ser consecutiva com algarismos romanos em minúsculo, começando com i, ii, iii, iv, etc. A colocação horizontal ou vertical de quadros ou de figuras não altera a posição do número da página e das margens. 3.3 Tabelas e figuras "Quadro" ou Tabela (utilizar, preferencialmente, a palavra Tabela ) geralmente designa valores numéricos tabulados, sendo incluído no corpo do trabalho, diferenciando-se somente quanto ao traço. "Figura" geralmente designa outros materiais, como gráficos, fotografias ou ilustrações, podendo ser incluída no corpo do texto.

22 Modelo de Tabela: NÚMERO TÍTULO CORPO FONTE NOTA Número As tabelas devem ser numeradas de um a n. A palavra Tabela deve ser escrita preferencialmente em letras maiúsculas. Exemplos: TABELA 1, TABELA Título A numeração do título deve ser separada por um espaço, hífen e outro espaço. As demais linhas devem ser alinhadas abaixo da primeira letra da primeira linha. O título deve conter a denominação do fato observado e o local ou época de ocorrência. Exemplos: TABELA 1 Variação sazonal do volume do rio Paraná, no trecho entre as cidades de Guaíra à Porto Primavera nos anos de QUADRO 1 Variação sazonal do volume do rio Paraná, no trecho entre as cidades de Guaíra à Porto Primavera nos anos de

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA São Paulo 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS EXTERNOS 1.1 CAPA 1.2 LOMBADA 2 ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Editoração do Trabalho Acadêmico 1 Formato 1.1. Os trabalhos devem ser digitados em papel A-4 (210 X297 mm) apenas no anverso (frente) da folha. 2 Tipo e tamanho

Leia mais

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Faculdade de Jussara FAJ Curso de Direito Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PRÉ-PROJETOS DE MONOGRAFIA DO CURSO DE DIREITO/FAJ Jussara 2013 APRESENTAÇÃO Este manual

Leia mais

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial 2010 APRESENTAÇÃO

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Finalidade de um Artigo Científico Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Biblioteca Normas para elaboração do TCC O que é um Trabalho de Conclusão de Curso? O TCC, é um trabalho acadêmico feito sob a coordenação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE 1 INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTRUÇÕES GERAIS: papel branco A4, fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas,

Leia mais

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto.

Pré-texto. Texto. Pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso. A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Estrutura do Trabalho Final de Curso A estrutura do Trabalho Final de Curso compreende: pré-texto, texto e pós-texto. Pré-texto Capa Folha de Rosto Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo Sumário Texto

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação

Leia mais

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS F A C UL DA DE DE P R E S I DE N T E V E N C E S L A U REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA - CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS Ir ao menu Arquivo, escolher a opção Configurar

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS: MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO

Leia mais

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008)

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008) Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Curso de Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Dr. Luís Fernando Garcia - TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos;

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA

Leia mais

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 1 Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 Pré-textuais Textuais Pós-textuais Estrutura Elemento OK Capa (obrigatório) Anexo A (2.1.1) Lombada (obrigatório) Anexo H Folha

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA RIO DE JANEIRO MÊS - ANO NOME DO AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Pesquisa apresentado ao orientador

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA- IFETE-CURSOS LIVRES Rua João Dias de Carvalho, 78. Alto da Expectativa. Sobral/CE CEP: 62041-570 Fone: (88)3611-3160/(88)3611-7630 acadêmico@ifete.com.br / academico2@ifete.com.br

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte

Leia mais

Normas para Redação da Dissertação/Tese

Normas para Redação da Dissertação/Tese Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos

Leia mais

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT Elaborado pela bibliotecária Teresinha Teterycz - CRB 9 / 1171

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espacejamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaços 1,5 Fonte 14 Nome do Estagiário Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA BAMBUÍ ANO Fonte

Leia mais

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS 1. ESTRUTURA DA MONOGRAFIA PADRÃO PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes: a) elementos pré-textuais; b) elementos textuais; c) elementos pós-textuais.

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB Por: Jakeline V. de Pádua APRESENTAÇÃO As páginas que se seguem especificam os princípios gerais

Leia mais

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos e os relatos de experiência devem ser enviados exclusivamente

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espaçamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Nome do Estagiário 2 espaços 1,5 Fonte 14 Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA LOCAL ANO Fonte

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS

MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS MODELO DE INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA CONGRESSOS BRASILEIROS TÍTULO DO TRABALHO Primeiro Autor e-mail Instituição de Ensino Endereço CEP Cidade Estado Segundo Autor e-mail

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Andersown Becher Paes de Barros * Ideraldo Bonafé ** RESUMO Este trabalho apresenta

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA 1. INTRODUÇÃO Para obter o grau de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, o aluno deverá cursar as disciplinas Iniciação

Leia mais

A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo:

A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo: TRABALHO ESCOLAR O trabalho escolar é um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um determinado assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente deverá

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA!

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO. REVISTA DiCA! CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE AGUDOS - FAAG BIBLIOTECA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO REVISTA DiCA! Biblioteca - FAAG Tel. (14) 3262-9400 Ramal: 417 Email: biblioteca@faag.com.br http://www.faag.com.br/faculdade/biblioteca.php

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC 1 APRESENTAÇÃO As recomendações a seguir resumem os princípios para a elaboração

Leia mais

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC 1. O artigo deve apresentar enfoque INÉDITO e abordar tema relativo à Jurisdição Federal. O tema deve ser preferencialmente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO CAMPINA GRANDE 2015 1 DISSERTAÇÃO A defesa pública da dissertação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2012. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre RESOLUÇÃO Nº 013, DE 13 DE NOVEMBRO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Maio de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 NORMAS

Leia mais

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso

1 Edital para submissão de materiais para o Congresso DIGICONGRESS 2014 Congresso de Comunicação e Marketing Digital 1 Edital para submissão de materiais para o Congresso 1.1 Informações gerais - O DIGICONGRESS (Congresso de Comunicação e Marketing Digital)

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DO TCC ARUJÁ SP

CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DO TCC ARUJÁ SP CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DO TCC ARUJÁ SP 2011 ESTRUTURA 1 ELEMENTOS DE PRÉ-TEXTO 1.1 Capa 1.2 Lombada descendente 1.3 Folha de rosto 1.4 Folha de aprovação 1.5 Dedicatória 1.6 Agradecimentos 1.7 Epígrafe

Leia mais

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL

NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL AQUIDAUANA MS 2009 1. PAPEL E PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO O papel

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito]

TÍTULO DO PROJETO [colocar o título em caixa alta, Arial 14, centralizado, em negrito] UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PEDAGOGIA [Arial 12] NOME COMPLETO DO ALUNO [obs: nome completo em caixa alta, centralizado, sem negrito, Arial 12]

Leia mais

Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos

Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Padrão FEAD de normalização Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Objetivo Visando padronizar os trabalhos científicos elaborados por alunos de nossa instituição Elaboramos este manual

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Araranguá MÊS /ANO 2 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6 5- METODOLOGIA...7 6- CRONOGRAMA...8 7- BIBLIOGRAFIA...9

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS

PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS Procedimentos para utilização na disciplina de Prática Profissional I Este documento é parte integrante das Normas Técnicas para Elaboração de Trabalhos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio Modelo de Trabalho acadêmico baseado na NBR 14724, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX Joana Carla Felicio Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: TRABALHOS ACADÊMICOS Aula 1

BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: TRABALHOS ACADÊMICOS Aula 1 BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: TRABALHOS ACADÊMICOS Aula 1 Paula Carina de Araújo paulacarina@ufpr.br 2014 Pesquisa Pesquisa Atividade básica da ciência

Leia mais

MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS

MONOGRAFIA ESTRUTURA DE MONOGRAFIAS MONOGRAFIA Trata-se de uma construção intelectual do aluno-autor que revela sua leitura, reflexão e interpretação sobre o tema da realidade. Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob

Leia mais

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5 Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua

Leia mais

(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS BRASÍLIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO.

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO. SEMINÁRIO Seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. O nome desta técnica vem da palavra semente, indicando

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA Atualizada em julho de 2011 A maior parte das Monografias

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação 1 Modelo sugerido do Projeto do TCC PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica:

Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica: Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica: Conforme NBR 6022:2003 Seção de atendimento ao usuário - SISBI Outubro 2013 Normas técnicas Norma técnica é um documento estabelecido

Leia mais

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA O I Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia/FACIT oportunizará a apresentação de Trabalhos Científicos sob a forma de Comunicação Oral para professores, profissionais

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA. Nome do(s) autor(es)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA. Nome do(s) autor(es) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA Nome do(s) autor(es) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (SE HOUVE) LOCAL Ano 2 Nome do(s) autor(es) TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= *

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= * Lombada* UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS BIBLIOTECA GLÁDIS W. DO AMARAL ORIENTAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Elementos póstextuais INDICES * PARTE INTERNA ANEXOS * APENDICES * GLOSSARIO

Leia mais

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos

REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS. Chamada para submissão de trabalhos científicos REVISTA CEUMA PERSPECTIVAS Chamada para submissão de trabalhos científicos A Revista Científica Ceuma Perspectivas é uma publicação científica voltada à divulgação da produção acadêmica discente e docente

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO)

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO) INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE MANUAL DE RELATÓRIO CIENTÍFICO (MRC) (GRADUAÇÃO) O RELATÓRIO CIENTÍFICO 1. CONCEITO DE RELATÓRIO Exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014 FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. APRESENTAÇÃO É essencial o uso de normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura de um trabalho acadêmico-científico.

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS O trabalho deve ser digitado e impresso em papel

Leia mais

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE IMPERATRIZ

MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE IMPERATRIZ MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA PROJETO DE PESQUISA DA FACULDADE DE IMPERATRIZ IMPERATRIZ 2010 MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA MONOGRAFIAS DA FACULDADE DE IMPERATRIZ Curso de Odontologia Faculdade de Imperatriz

Leia mais

NORMAS DE REDAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

NORMAS DE REDAÇÃO PARA QUALIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES 1 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/ DE 30 DE MAIO DE 2011/ PRODEMA-UFS DE Estas normas de redação foram definidas como diretrizes básicas pelo Colegiado do Núcleo de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Leia mais

Diretrizes para Elaboração de Projeto para Apresentação ao Programa de Iniciação Científica da FAAL (Pic-FAAL)

Diretrizes para Elaboração de Projeto para Apresentação ao Programa de Iniciação Científica da FAAL (Pic-FAAL) Diretrizes para Elaboração de Projeto para Apresentação ao Programa de Iniciação Científica da FAAL (Pic-FAAL) O projeto de pesquisa deverá ser elaborado de maneira clara e concisa em, no máximo, 15 páginas,

Leia mais

NORMAS INTERNAS PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES

NORMAS INTERNAS PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS NORMAS INTERNAS PARA ELABORAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES Material de apoio para elaboração padronizada

Leia mais

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico As orientações abaixo estão de acordo com NBR 14724/2011 da Associação

Leia mais

ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO

ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO Nome Sobrenome 1 Nome Sobrenome 2 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência para o programa de apoio

Leia mais

NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU 1 ESTRUTURA

NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU 1 ESTRUTURA NORMAS PARA OS ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU 1 ESTRUTURA 1) Título do artigo 2) Nome do(s) autor(es) a) dados do(s) autor(es) 3) Resumo a) máximo de 250 palavras; b) redigir em um

Leia mais

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A 1 ARTIGO É o trabalho acadêmico que apresenta resultado de uma pesquisa, submetido ao exame de um corpo Editorial, que analisa as informações, os métodos

Leia mais

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Tema: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DATA: 31 de março e 1º de abril de 2016 1. OBSERVAÇÕES GERAIS a)

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL) Apresentação Gráfica

NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL) Apresentação Gráfica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Educação UAB/UnB Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA Parceria MEC/SECAD NORMAS DE FORMATAÇÃO DO TRABALHO FINAL (PIL)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência Título Santo André dd/mm/aaaa Normas para Dissertações Mestrado em Biotecnociência - UFABC.

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio

Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul Manual para Elaboração do Relatório Final de Estágio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Leia mais

Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição

Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição Anexos: A Estrutura padrão de um TCC B Capa do TCC C Folha de Rosto D Ficha catalográfica H Relatório de Acompanhamento Mensal J Ficha de Inscrição de TCC na Secretaria da FTT 2 Anexo A - Estrutura Padrão

Leia mais

NOME DA INSTITUIÇÃO (FACULDADE, UNIVERSIDADE) NOME DO CENTRO DE ESTUDOS NOME COMPLETO DO ALUNO TITULO DO TRABALHO CIDADE

NOME DA INSTITUIÇÃO (FACULDADE, UNIVERSIDADE) NOME DO CENTRO DE ESTUDOS NOME COMPLETO DO ALUNO TITULO DO TRABALHO CIDADE NOME DA INSTITUIÇÃO (FACULDADE, UNIVERSIDADE) NOME DO CENTRO DE ESTUDOS NOME COMPLETO DO ALUNO TITULO DO TRABALHO CIDADE 00000 NOME COMPLETO DO ALUNO TITULO DO TRABALHO Titulo do Trabalho: seguido de uma

Leia mais

Normas para Apresentação de Monografias

Normas para Apresentação de Monografias UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Normas para Apresentação de Monografias Campina Grande, dezembro 2010

Leia mais

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...51

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...51 SUMÁRIO Página 1. OBJETIVO...51 2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES...51 3. DEFINIÇÕES...51 3.1. Tabela...51 3.2. Espaços...51 3.2.1. Topo...51 3.2.2. Centro...51 3.2.2.1. Espaço do cabeçalho...51 3.2.2.2. Coluna...52

Leia mais