ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Instrutora: Aneliese Nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Instrutora: Aneliese Nascimento"

Transcrição

1 Instrutora: Aneliese Nascimento

2 O QUE É UM PROJETO? 4 Instrumento de comunicação. 4 Instrumento de intervenção em um ambiente ou situação para mudanças. 4 Instrumento para fazer algo inovador.

3 O QUE DEVE SER UM PROJETO? 4Instrumento de comunicação, que pode ser utilizado como ferramenta de intervenção em um ambiente ou situação para provocar mudanças, reestruturações ou ajustes situacionais e/ou organizacionais. 4Preferencialmente devem buscar soluções inovadoras.

4 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 4SINGULARIDADE CADA PROJETO É ÚNICO Podem existir dois projetos com os mesmos objetivos, resultados esperados, equipe, orçamento, etc. Porém as circunstâncias, ambiente, grau de risco, jamais serão iguais.

5 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 4COMPLEXIDADE CADA SITUAÇÃO TEM A SUA COMPLEXIDADE PRÓPRIA A situação ambiental, o problema que se vai tratar, os processos envolvidos e as condições gerais são determinantes para as ações diretas e rotineiras.

6 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 4 INCERTEZA TODO PROJETO TEM UM GRAU DE INCERTEZA QUANTO AO ATINGIMENTO DE OBJETIVOS E RESUTADOS ESPERADOS. Quanto maior o grau de incerteza maior o grau de risco associado à sua execução. Esta é a principal diferença entre um projeto e uma atividade.

7 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 8 DELIMITAÇÃO DE TEMPO TODO PROJETO TEM UM PRAZO DEFINIDO LIMITADO. Não existe projeto que não acaba nunca!

8 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 4 DELIMITAÇÃO DE RECURSOS TODO PROJETO APRESENTA RESTRIÇÕES DE RECURSOS FINANCEIROS, HUMANOS E FÍSICOS.

9 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 4 CLIENTES OU BENEFICIÁRIOS TODO PROJETO VISA COMUNICAR ALGUMA COISA À ALGUÉM, POR TANTO TEM SEMPRE UM RECEPTOR ESPERANDO POR ELE.

10 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO 4 GERÊNCIA ESPECÍFICA TODO PROJETO NECESSITA DE UM GERENTE PARA ACOMPANHAR, MONITORAR, GERIR, PRESTAR CONTAS E MEDIR O GRAU DE SATISFAÇÃO DO PÚBLICO ENVOLVIDO.

11 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO 4 CONCEPÇÃO É A FASE DE PREPARAÇÃO, MODELAGEM E CONCEITUAÇÃO. - Seleção do tema. - Definição do problema ou situação a ser abordada. - Identificação de parcerias. - Escolha da linguagem. - Definição do objetivo.

12 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO 4 ESTRUTURAÇÃO É A FASE DE DETALHAMENTO DOS PLANOS OPERACIONAIS, DA ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE, MOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS E MEIOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO.

13 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO 4 DESENVOLVIMENTO É A FASE DE EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO.

14 CICLO DE VIDA DE UM PROJETO 4 ENCERRAMENTO É A FASE ONDE SE VERIFICA SE O PROJETO ATINGIU OS RESULTADOS ESPERADOS. Atividades: Prestação de Contas, Consolidação de Resultados, Elaboração de Relatórios Finais, Avaliação e Obtenção de Indicadores de Impactos.

15 QUAIS OS TIPOS DE PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS 4Projetos por demanda. 4Projetos institucionais. 4Projetos para captação de recursos.

16 PROJETOS POR DEMANDA 8São projetos desenvolvidos em parceria com outras organizações visando a solução de um problema específico. NORMALMENTE SÃO PROJETOS QUE CHEGAM À INSTITUIÇÃO, A PARTIR DA REDE DE CONTATOS DOS COLABORADORES, POR INDICAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PARCEIRA OU POR INDICAÇÃO DE OUTRO CLIENTE.

17 PROJETOS INSTITUCIONAIS 4São projetos desenvolvidos visando a melhoria organizacional da instituição. 4São projetos que buscam fixar a identidade institucional da organização. 4São projetos pensados, criados e realizados pela organização.

18 PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS 4São projetos desenvolvidos visando a captação de diferentes recursos: 4recursos materiais; 4recursos financeiros; 4recursos humanos; e/ou 4recursos institucionais.

19 OS PROJETOS DEVEM SEGUIR UMA FILOSOFIA 4São instrumentos que comunicam a imagem institucional. 4São instrumentos que mostram a forma de atuar da organização. 4 Dão transparência e visibilidade as ações operacionalizadas na instituição. 4Refletem a capacidade técnica da organização.

20 OS PROJETOS DEVEM SEGUIR UMA FILOSOFIA 4Surgem em resposta a um problema específico, identificado por pessoas ou organizações que se incomodam com esse problema. 4Devem demonstrar com clareza a importância da sua realização e as possibilidades de êxito.

21 ELEMENTOS BÁSICOS DE UM PROJETO 4Problema. 4Idéias de solução. 4Ações a serem realizadas. 4Recursos necessários para a realização. 4Valor financeiro.

22 ETAPAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO 4Definição do projeto o que vamos fazer? 4Definição do plano de trabalho como vamos fazer? 4Definição do plano de acompanhamento como vamos monitorar, avaliar e disseminar os resultados? 4Definição do orçamento quanto vai custar?

23 DEFINIÇÃO DO PROJETO NOME DO PROJETO Identifica, indica o que e onde será feito e desperta curiosidade em quem vai ler. Exemplos: Porta de Entrada, Balcão de Oportunidades, Escola do Amanhã, Projeto de Recuperação do Catetinho...

24 DEFINIÇÃO DO PROJETO 1º PASSO - DEFINIÇÃO DO PÚBLICO ALVO 4Que fatos incomodam e que demandam o projeto? 4Que problemas existem e precisam ser resolvidos? 4Quem identificou esses problemas? 4Quem está sendo incomodado com o problema? 4Onde o problema está localizado? (área física) 4Que evidências comprovam a existência do problema? (dados) 4Quais são as pessoas/organizações envolvidas no problema?

25 DEFINIÇÃO DO PROJETO 2º PASSO - DEFINIÇÃO DA MISSÃO ou OBJETIVO GERAL 4Que efeito ou transformação se deseja ao término do projeto? 4Mesmo que o efeito ou a transformação seja a longo prazo é preciso que a missão fique definida. Lembre- se: Ninguém faz projeto para nada e ninguém financia projeto que não vai gerar resultado

26 DEFINIÇÃO DO PROJETO 3º PASSO - DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU RESULTADOS 4Que mudanças ou transformação se deseja ao término do projeto? 4De quanto será essa mudança? 4Quando elas ocorrerão? Lembre-se: Objetivos descrevem resultados concretos são mensuráveis, alcançáveis num tempo limitado e relacionados às necessidades do público alvo. Serviços e atividades são meios para se chegar lá.

27 DEFINIÇÃO DO PROJETO 4º PASSO - DEFINIÇÃO DOS INDICADORES DE RESULTADOS 4O que pode indicar que eu alcancei o resultado? Lembre-se: Para cada objetivo ou resultado deve-se associar um indicador de resultado que deve ser claro e expresso se possível em números ou percentuais

28 DEFINIÇÃO DO PROJETO 5º PASSO - O QUE FAZER ANTES DE REDIGIR? 4Colete o maior número de dados e informações sobre o tema do projeto. 4Verifique a existência de experiências semelhantes e analise o que deu certo e o que deu errado. 4Verifique se os resultados alcançados foram os previstos no projeto.

29 DEFINIÇÃO DO PROJETO 5º PASSO - O QUE FAZER ANTES DE REDIGIR? 4Verifique os possíveis avanços técnicos e tecnológicos ocorridos no âmbito do tema. 4Analise que possíveis diferenciais ou inovações podem ser introduzidos no projeto. 4Analise o direcionamento estratégico da organização ou dos parceiros do projeto.

30 DEFINIÇÃO DO PROJETO 5º PASSO - O QUE FAZER ANTES DE REDIGIR? 4Verifique como o público alvo estava sendo atendido e o grau de satisfação dos mesmos. 4Analise porque sua organização é a melhor instituição para realizar o projeto. 4Analise que associações, parcerias e alianças estratégicas serão necessárias para a realização do projeto.

31 DEFINIÇÃO DO PROJETO 5º PASSO - O QUE FAZER ANTES DE REDIGIR? 4Verifique as condições de operacionalização do projeto na organização e no Parceiro e compare com os resultados e indicadores estabelecidos. 4Verifique a existência e a disponibilidade dos recursos (humanos, físicos, financeiros e institucionais).

32 DEFINIÇÃO DO PROJETO ALGUMAS DICAS 4Procure ser claro, direto e conciso Um bom projeto não é avaliado por peso e nem pelo número de palavras com significado pouco conhecido. 4Verifique se o texto guarda coerência em todos os pontos Efeito colcha de retalhos, muito cuidado com o recorta e cola.

33 DEFINIÇÃO DO PROJETO ALGUMAS DICAS 4Não se esqueça de citar os autores e as referências bibliográficas utilizadas É muito desagradável reconhecer uma citação de outro autor como se fosse uma citação do projeto. 4Procure usar espaços duplos ou 1.5 entre linhas Muita informação em uma única página cansa, dificulta a leitura e ultrapassa a capacidade de assimilação do leitor facilmente.

34 DEFINIÇÃO DO PROJETO ALGUMAS DICAS 4Use títulos e subtítulos para identificar as diferentes partes do projeto. 4Numere as páginas. 4Utilize os anexos para colocar uma informação mais completa, de caráter técnico específico ou que você usou como referencial teórico para justificar uma posição técnica.

35 DEFINIÇÃO DO PROJETO ALGUMAS DICAS 4Use como referencial teórico, dentro do possível, teses, dissertações, monografias ou publicações acadêmicas. Lembre-se: O projeto reflete a imagem institucional da organização

36 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1º PASSO - DEFINIÇÃO DAS AÇÕES, MÉTODOS E ATIVIDADES 4Que ações podem ser desenvolvidas para atingir cada objetivo proposto? 4Como posso atuar? (justifique tecnicamente a escolha da forma de atuação) 4Que atividades fazem parte de cada ação adotada? 4Defina atividades para cada objetivo proposto. Objetivo sem atividade para ser executada é objetivo morto!

37 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 1º PASSO - DEFINIÇÃO DAS AÇÕES, MÉTODOS E ATIVIDADES Produtos Gerados: 4Ações que serão operacionalizadas agrupadas por objetivos. 4Atividades detalhadas para cada ação. 4Métodos de trabalho definidos e justificados.

38 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2º PASSO - DEFINIÇÃO DA ABRANGÊNCIA DO PROJETO 4Onde o projeto será executado? 4Quantas pessoas/organizações serão beneficiadas? 4Todas as atividades serão executadas em uma só localidade?

39 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 2º PASSO - DEFINIÇÃO DA ABRANGÊNCIA DO PROJETO Produtos Gerados: 4Tamanho e localização das bases físicas. 4Número e localização das pessoas/organizações envolvidas.

40 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 3º PASSO - CRONOGRAMA 4Qual é o horizonte do projeto? 4Quando acontecerão as atividades (início e fim)? 4Pode-se agrupá-las em fases? 4Quando ocorrerão as datas-chave (datas que se não forem respeitadas comprometem o restante do projeto)?

41 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 3º PASSO - CRONOGRAMA Produtos Gerados: 4Cronograma de atividades distribuídas em intervalos de tempo. 4Fases de evolução do projeto. 4Datas-chave programadas.

42 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 4º PASSO - RESPONSÁVEIS 4Quem são as pessoas que assumirão as diversas atividades e fases do projeto? 4Qual é o perfil e função de cada uma dessas pessoas? 4Quem será o coordenador/gerente do projeto? 4Como serão tomadas as decisões?

43 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO 4º PASSO - RESPONSÁVEIS Produtos Gerados: 4Pessoas e funções definidas. 4Sistema de tomada de decisões definido.

44 DEFINIÇÃO DO PLANO DE TRABALHO ALGUMAS DICAS 4No Plano de Trabalho descreva o que será feito e não o que vai ser melhorado, isso você já disse na definição do projeto. 4Todo objetivo deve ter os respectivos procedimentos de trabalho. 4Quanto mais impreciso for o objetivo, mais difícil definir os indicadores de resultados.

45 PLANO DE AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO 1-MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE RESULTADOS 4Como será feito o acompanhamento do projeto? 4Quais são os pontos críticos de cada objetivo e os indicadores a serem verificados? 4Como serão coletados os dados? 4Qual será a freqüência da coleta?

46 PLANO DE AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO 1-MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PERIÓDICA DE RESULTADOS 4Quem vai coordenar o monitoramento do projeto? 4Que recursos serão necessários para o monitoramento? Normalmente estima-se entre 7% a 10% do total do projeto.

47 PLANO DE AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO 2-DISSEMINAÇÃO 4Como serão os relatórios internos (formato, itens, tamanho, freqüência...)? 4Como serão os relatórios externos (formato, itens, tamanho, freqüência...)? 4Como utilizar os relatórios? 4Quem estará diretamente envolvido nos resultados e deverá ser informado?

48 PLANO DE AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO 2-DISSEMINAÇÃO 4O que deve ser comunicado com ênfase para cada pessoa envolvida no projeto (formato, freqüência, responsáveis, canais de comunicação...)? 4Que recursos serão necessários para disseminar (quais são e quanto custam)?

49 PLANO DE AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO 3-AVALIAÇÃO DE IMPACTO 4Como será medido o impacto do projeto? 4Que dados os indicadores mostram em um determinado intervalo de tempo? 4Que conclusões posso tirar com relação ao início (marco zero) e o final do projeto? 4Que diferença fez o projeto para o grupo envolvido? Que mudanças ocorreram?

50 PLANO DE AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO 3-AVALIAÇÃO DE IMPACTO 4Quem vai conduzir o processo de avaliação? 4Que recursos serão necessários para avaliar? Normalmente quem coordena o projeto não deve ficar responsável pela avaliação, pois podem ocorrer erros de interpretação dos indicadores e dos resultados alcançados

51 DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO 1º- PASSO: Fazer a lista dos recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. 4Recursos são todos os itens de despesas envolvidos direta e indiretamente na execução do projeto. Os custos indiretos devem ser lançados na planilha orçamentária após o rateio do mesmo, entre os outros projetos, ou, pode ser calculado como um percentual sobre os custos fixos

52 DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO As despesas são divididas em três categorias: 4Recursos humanos pessoal permanente (envolvidos diretamente no projeto), treinamentos e consultorias. 4Investimentos Aquisições de bens necessários para gerar os resultados do projeto. 4Despesas operacionais gastos previsíveis e contínuos.

53 PLANO DE AVALIAÇÃO DE RECURSOS E FONTES Projeto: Atividade: Tarefas: Recursos humanos: Recursos necessários Recursos disponíveis Recursos a serem obtidos Fontes de recursos Equipe

54 PLANO DE AVALIAÇÃO DE RECURSOS E FONTES Projeto: Atividade: Tarefas: Investimentos: Recursos necessários Recursos disponíveis Recursos a serem obtidos Fontes de recursos Equipe

55 PLANO DE AVALIAÇÃO DE RECURSOS E FONTES Projeto: Atividade: Tarefas: Despesas Operacionais: Recursos necessários Recursos disponíveis Recursos a serem obtidos Fontes de recursos Equipe

56 DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO 4Recursos Necessários todos os recursos necessários para execução do projeto. 4Recursos Disponíveis todos os recursos que já estão disponíveis para o projeto. Estes recursos podem estar no IBDU ou em outra organização parceira. São usados como contrapartida no orçamento o projeto. 4Recursos a serem obtidos a diferença entre os recursos necessários e os disponíveis.

57 DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO 2º- PASSO: Definir os parâmetros de cálculo para os valores financeiros. 4Valor de hora de consultoria, diárias, honorários, taxas de inscrição em cursos, transporte, taxa de manutenção, despesas com importação, taxas financeiras de manutenção de contas bancárias, impostos...

58 DEFINIÇÃO DO ORÇAMENTO 3º- PASSO: Fazer a Memória de Cálculo. 4São os cálculos dos custos de cada atividade a ser desenvolvida. Nela constam os parâmetros e preços que foram usados como referência. É um documento interno usado para esclarecer dúvidas e não consta do projeto final.

59 MÉMORIA DE CÁCULO Ações Atividades Ano 1 / Mês 1 Ano 2 / Mês 2 Ano N / Mês N Semana 1 Semana 2 Semana N Rec. Humanos Rec. Humanos Rec. Humanos Operacionais Operacionais Operacionais Investimento Investimento Investimento 1.N- Rec. Humanos Rec. Humanos Rec. Humanos Operacionais Operacionais Operacionais Investimento Investimento Investimento

60 QUADRO DE ORÇAMENTO E DESEMBOLSO 4º- PASSO: Construir o quadro de orçamento e desembolso. 4O orçamento é o planejamento financeiro do projeto. É uma estimativa que expressa em dinheiro o desenvolvimento do projeto.

61 QUADRO DE ORÇAMENTO E DESEMBOLSO 4O desembolso representa o fluxo de como os valores devem estar disponibilizados para o projeto. Este fluxo deve ser, dentro do possível, decrescente para que financiador ou parceiro veja que o projeto caminha para sua auto-sustentação. 4O quadro de orçamento e desembolso deve ser detalhado e pode constar ou não do projeto. Como representa uma estimativa de valores deve-se considerar a possibilidade de erro.

62 QUADRO DE ORÇAMENTO E DESEMBOLSO 4Todos os valores de contrapartidas devem constar do quadro para que ao final se tenha o custo real. 4Quanto mais detalhado for o orçamento mais fácil será a tarefa de controle e monitoramento das despesas. 4Deve-se respeitar as exigências dos órgãos financiadores quanto as rubricas apoiadas. As rubricas não apoiadas devem ser cobertas por outros parceiros ou pelas contrapartidas.

63 QUADRO SÍNTESE DO ORÇAMENTO Despesa Financiador IBDU/Parceiros Total % Recursos Humanos $,% ($), % ($), % ($), % % Investimento ($), % ($), % ($), % ($), % % Despesas Operacionais ($), % ($), % ($), % ($), % % Total ($), % ($), % ($), % ($), % % Custos de Avaliação ($), % ($), % ($), % % Total ($) $ $

64 ROTEIRO - COMO APRESENTAR O PROJETO 01. Capa 02. Sumário ou Resumo Executivo 03. Índice 04. Introdução 05. Justificativa (descrição do tema) 06. Objetivo (resultados ou produtos) 07. Metodologia (atividades/procedimentos) 08. Cronograma

65 ROTEIRO - COMO APRESENTAR O PROJETO 09. Impacto do financiamento 10. Equipe envolvida 11. Instalações 12. Avaliação 13. Orçamentos detalhado e resumido 14. Financiamentos Futuros 15. Descrição da Organização 16. Anexos 17. Bibliografia

66 ROTEIRO - COMO APRESENTAR O PROJETO 01. Capa 02. Sumário ou Resumo Executivo 03. Índice 04. Introdução 05. Justificativa 06. Impacto Social 07. Apresentação da Instituição 08. Plano de Trabalho

67 ROTEIRO - COMO APRESENTAR O PROJETO 09. Cronograma de Atividades 10. Justificativa sobre os Métodos de Trabalho 11. Plano de Avaliação e Disseminação 12. Orçamentos e Desembolso 13. Síntese do Orçamento 14. Anexos 15. Bibliografia

68 ROTEIRO - COMO APRESENTAR O PROJETO 01. Capa 02. Sumário ou Resumo Executivo 03. Índice 04. Apresentação da Instituição 05. Análise do tema 06. Objetivo 07. Resultados Esperados 08. Metodologia

69 ROTEIRO - COMO APRESENTAR O PROJETO 10. Cronograma de Atividades 11. Recursos Necessários (humanos, investimentos e operacionais) 13. Quadro de Contrapartidas 14. Solicitação de Apoio 13. Síntese do Orçamento 12. Plano de Avaliação e Disseminação 14. Anexos 15. Bibliografia

70 COMO APRESENTAR O PROJETO 4VOCÊ PODE APRESENTAR O PROJETO DE VÁRIAS FORMAS, PORÉM, VOCÊ NÃO PODE ALTERAR A FORMA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO SE O ÓRGÃO FINANCIADOR TEM UM MODELO PRÓPRIO. RESPEITE O MODELO APRESENTADO PELO FINANCIADOR. APRESENTE SEMPRE O PROJETO COM UMA CARTA OU UM OFÍCIO DE ENCAMINHAMENTO.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder

Orientações e dicas para montar um projeto de extensão Ricardo T. Neder Universidade de Brasília Faculdade de Planaltina FUP Disciplina: PESQUISA E EXTENSÃO Curso: Agronegócio. Nível: graduação (02 créditos) Horário: SEXTA-FEIRA: 14H.-16H. Professor: Paulo Henrique da S. Santarém

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO

CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS COM FOCO NA FAMÍLIA Março/2010 ELABORAÇÃO DE PROJETOS ELABOR-AÇÃO: palavra-latim-elabore preparar, formar,ordenar AÇÃO: atuação, ato PRO-JETOS: palavra-latim-projetus

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) I - CAPA NA CAPA DEVE CONSTAR: - Nome da Unidade Escolar com DRE; - Nome do professor responsável pela elaboração

Leia mais

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO NÚCLEO DE PESQUISA FORMULÁRIO 2 FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS/PROGRAMAS DE EXTENSÃO PROCESSO Nº /20 NUPES NUPECHS NUPECET NDCA 1- DADOS DO (A) PROFESSOR(A) RESPONSÁVEL TITULAÇÃO MÁXIMA ÁREA

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO CAPÍTULO 02 ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO Simplificação Administrativa Planejamento da Simplificação Pré-requisitos da Simplificação Administrativa Elaboração do Plano de Trabalho Mapeamento Mapeamento

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 12 Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira 1 DESAFIO PROFISSIONAL Disciplinas: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos. Gestão de

Leia mais

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR

I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR I CICLO ITINERANTE DE FORMAÇÃO PARA O TERCEIRO SETOR ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS: modelos, condições e experiências Jéferson Weber dos Santos Porto Alegre, 16 de agosto de 2012 1 O Projeto

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br

CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS. Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br CAPTAÇÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DE PROJETOS SOCIAIS Luis Stephanou Fundação Luterana de Diaconia fld@fld.com.br Apresentação preparada para: I Congresso de Captação de Recursos e Sustentabilidade. Promovido

Leia mais

{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.}

{Indicar o tema e objetivo estratégico aos quais o projeto contribuirá diretamente para o alcance.} {Importante: não se esqueça de apagar todas as instruções de preenchimento (em azul e entre parênteses) após a construção do plano.} {O tem por finalidade reunir todas as informações necessárias à execução

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo

Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo www.tecnologiadeprojetos.com.br Modelo de Planejamento de Projeto orientado pelo Escopo Extraído do livro Trabalhando com Projetos - Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais - Moura, D. G e Barbosa,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais

Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais Dácio G Moura Eduardo F Barbosa Baseado no livro Trabalhando com Projetos Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais Atividades baseadas em Projetos Conceito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO DE T.I. Elaborado com base na Lei 8.666/93 e suas alterações, Lei 10.520/02, Decreto de execução orçamentária anual e Decreto

Leia mais

Por que Projetos Sociais?

Por que Projetos Sociais? PROJETOS SOCIAIS Por que Projetos Sociais? Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil; Mudanças no que se relaciona à implantação de políticas sociais; Projetos se constroem

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES

Prova de Conhecimento para Consultores de Implementação MPS.BR INSTRUÇÕES Implementação MPS.BR 26 de maio de 2008 4 horas de duração e-mail: (DEIXAR EM BRANCO) RESULTADO: Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10 Nota INSTRUÇÕES Para a maioria das questões você tem mais de uma opção e

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO

Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 431 Aula 2 GERÊNCIA E DIMENSÃO DO PROJETO CONCEITO DE PROJETO É um conjunto de atividades visando o alcance de um objetivo, apresentando as

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007

Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas do PPA 2004-2007 Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Ministério do Planejamento Manual de Elaboração do Plano Gerencial dos Programas

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PROJETOS

AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PROJETOS AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DE PROJETOS Palestrante: Adriana Deróbio Visão Ser referência da geração e disseminação de conhecimento e práticas inovadoras sobre o investimento social privado.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

O padrão de gerenciamento de projetos

O padrão de gerenciamento de projetos O padrão de gerenciamento de projetos Processos de Gerenciamento de Projetos 1 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos Trinômio Sagrado Custos Tempo Qualidade 2 Áreas de Conhecimento do Gerenciamento

Leia mais

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum 2009 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações

Leia mais

Elaboração do Projeto de Pesquisa

Elaboração do Projeto de Pesquisa Elaboração do Projeto de Pesquisa Pesquisa Pesquisa é um conjunto de atividades, que tem como finalidade solucionar e esclarecer dúvidas e problemas; comprovar hipóteses; Utiliza procedimentos próprios,

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Análise Estruturada de Sistemas

Análise Estruturada de Sistemas Análise Estruturada de Sistemas Capítulo 3 Estudo de Viabilidade Definição das Necessidades Funcionais O propósito desta etapa é produzir um documento formal que contenha uma descrição detalhada da proposta,

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS CICLO DE VIDA DE PROJETOS (viabilidade até a entrega / iniciação ao encerramento) RELEVÂNCIA SOBRE AS AREAS DE CONHECIMENTO FATORES IMPACTANTES EM PROJETOS

Leia mais

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1.

ARCO - Associação Recreativa dos Correios. Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Plano de Desenvolvimento de Software Versão <1. ARCO - Associação Recreativa dos Correios Sistema para Gerenciamento de Associações Recreativas Versão Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Página

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps)

O que é um projeto? Características de um projeto. O Que é o PMBoK Guide 3º Edition? Desmembrando o PMBoK através de mapas mentais (Mindmaps) O que é um projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido,

Leia mais

Diretoria Central de Projetos. Elaboração de Projetos Públicos

Diretoria Central de Projetos. Elaboração de Projetos Públicos Diretoria Central de Projetos Elaboração de Projetos Públicos Conteúdo O que é um projeto Escolha da alternativa Desenho inicial do projeto Conteúdo O que é um projeto Escolha da alternativa Desenho inicial

Leia mais

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário

Prêmio Inovação UP 2012 Manual de Preenchimento do Formulário ORIENTAÇÕES GERAIS Considerando que projeto deverá ser executado de agosto de 2012 a janeiro de 2013, avaliar a viabilidade de execução e finalização no prazo. Para preencher o formulário, observar as

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012.

-0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. -0> INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 30 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre os critérios e os procedimentos para promoção, organização e participação da ANAC em eventos internos e externos. A DIRETORIA DA AGÊNCIA

Leia mais

Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil

Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos. Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Etapas para a Elaboração de Planos de Mobilidade Participativos Nívea Oppermann Peixoto, Ms Coordenadora Desenvolvimento Urbano EMBARQ Brasil Novo cenário da mobilidade urbana Plano de Mobilidade Urbana:

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

A experiência na Implantação do Escritório de Projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

A experiência na Implantação do Escritório de Projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. A experiência na Implantação do Escritório de Projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Vivian D. de Arruda e S. Pires Coordenadora de Planejamento do TJ/MT 23 de outubro de 2012 ESTRATÉGIAS

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

Dicas para Elaboração de Projetos Sociais

Dicas para Elaboração de Projetos Sociais Dicas para Elaboração de Projetos Sociais Cleonice Godoy / Luiz Paulo Mafioletti 04.Jun.2013 Encontro de Capacitação sobre Projetos Sociais Capacitado, você pode mais! Definição de Projeto Social Segundo

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1 Ficha Técnica Proposto por: Presidente Des. Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes Vice-Presidente Des. Marcos Alaor Diniz Grangeia Corregedor-Geral da Justiça Des. Paulo Kiyochi Mori Coordenação Juiz Francisco

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Gestão de Pessoas e Projetos. Introdução. Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br

Gestão de Pessoas e Projetos. Introdução. Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br Gestão de Pessoas e Projetos Introdução Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br GRUPOS DE TRABALHO No primeiro dia de aula serão formados os grupos de trabalho, com máximo de 5 integrantes. Estes

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa.

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Etimologia Vem do latim projectus que significa ação de

Leia mais

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1

Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Plano de Gerenciamento das Aquisições Exemplo 1 Este plano descreve como serão administrados os processos de aquisição de bens e serviços neste projeto. As perguntas a serem respondidas no plano são: o

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Planejamento e Projeto Professor: Roberto César SISTEMA ECONÔMICO Mercado de Bens e Serviços O que e quando produzir Famílias Empresas Pra quem produzir Mercado de Fatores

Leia mais

Aula 1 Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais

Aula 1 Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aula 1 Introdução à Avaliação Econômica de Projetos Sociais Avaliar é... Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é... Quantificar o impacto e o retorno econômico de um projeto, com base em

Leia mais

SAD SISTEMA DE ATENDIMENTO DATAMACE

SAD SISTEMA DE ATENDIMENTO DATAMACE SAD SISTEMA DE ATENDIMENTO DATAMACE OBJETIVO O SAD foi desenvolvido para aprimorar e permitir o rastreamento dos registros de contatos realizados entre a Datamace e seus clientes. Permite administrar a

Leia mais

FAQ Escrita de Cases

FAQ Escrita de Cases FAQ Escrita de Cases 1. Sobre o que escrever um case e com qual foco? Sua EJ poderá escrever cases de sucesso ou insucesso que tenha trazido muito aprendizado e superação, ou seja, cases distintos da realidade

Leia mais

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa

União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética. Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA Nome dos acadêmicos em ordem alfabética Orientações Sobre a Elaboração de Projetos de Pesquisa Nova Mutum MT 2012 Nome dos acadêmicos em ordem alfabética

Leia mais

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES [Observação: O template a seguir é utilizado como roteiro para projeto de sistemas orientado

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS BOLSISTAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SMS/RJ

ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS BOLSISTAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SMS/RJ ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS BOLSISTAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA SMS/RJ OBSERVAÇÕES Todos os estagiários deverão elaborar trabalho de conclusão de estágio (edital processo seletivo da SMS),

Leia mais

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br

Elaboração de Projetos FECOP 2014. Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br Elaboração de Projetos FECOP 2014 Everton Cabral Maciel everton.maciel@seplag.ce.gov.br O que vamos fazer? Pensar em Projetos Organizar o pensamento Conectar com a realidade e a legislação Estruturar projeto

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado.

Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. MODELODEPROJETODEPESQUISA (Form_pesq_01) TÍTULO DO PROJETO Deve ser claro, conciso e conter de forma resumida o assunto a ser pesquisado. AUTORES Relacionar todos os autores participantes do projeto: coordenador,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

SEBRAEtec Diferenciação

SEBRAEtec Diferenciação SEBRAEtec Diferenciação REGULAMENTO Investir em inovação tecnológica é fundamental para a competitividade das micro e pequenas empresas gaúchas. 2 2014 Mais recursos para as MPEs representam mais desenvolvimento

Leia mais

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio.

Roteiro para apresentação do Plano de Negócio. Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Roteiro para apresentação do Plano de Negócio Preparamos este roteiro para ajudá-lo(a) a preparar seu Plano de Negócio. Abaixo encontra-se a estrutura recomendada no Empreenda! O Plano de Negócio deverá

Leia mais

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO

CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO Contexto e objetivos CEAP CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA COMÉRCIO ELETRÔNICO PROF. CÉLIO CONRADO O desenvolvimento do plano de negócios, como sistematização das idéias

Leia mais

Edital FUNDÁGUA n.º 02/2010. Recuperação de Mananciais. Anexo A - Formulário do Plano do Projeto

Edital FUNDÁGUA n.º 02/2010. Recuperação de Mananciais. Anexo A - Formulário do Plano do Projeto Anexo A - Formulário do Plano do Projeto 1. Nome da região hidrográfica de referência; 2. Nome do projeto 3. Nome da instituição Responsável pelo Projeto 4. Dados do responsável pela Instituição Nome:

Leia mais

Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de Comunicações. Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de Comunicações. Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de Comunicações Sergio Scheer / DCC / UFPR TC045 Gerenciamento de Projetos Just to remember... Interação entre os processos segundo PMBOK... Cada processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO O curso de Engenharia de Alimentos da UPF, através do seu Projeto Pedagógico, se propõe a oportunizar ao egresso uma série de habilidades pessoais e profissionais,

Leia mais

Questões. Gestão de Projetos GNG- 103. Questões. Gestão de Projetos GNG- 103 15/11/2006

Questões. Gestão de Projetos GNG- 103. Questões. Gestão de Projetos GNG- 103 15/11/2006 Questões Gestão de Projetos GNG- 103 GNG-103 Gestão de Projetos O que é gerenciamento de s? Cite algumas vantagens da organização por. Quais são os cinco grupos de processos de gerenciamento de s? Cite

Leia mais

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada Os aspectos que definem o grau de responsabilidade de uma instituição são: 1 - A conformação da agenda do gestor: isso significa que um

Leia mais

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho.

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A monografia é um texto escrito contendo o resultado da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os itens básicos a constarem da monografia

Leia mais

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Sugestões e críticas podem ser encaminhadas para o email: nape@ufv.br CONSIDERAÇÕES INICIAIS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Neste ano o processo seletivo será realizado por meio de um sistema

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação

Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação Transferência Jovem de Futuro: Estratégias de Comunicação MISSÃO DO CSFX Transferência Jovem de Futuro: Formar, por meio de uma educação libertadora Estratégias e cristã, cidadãos críticos de Comunicação

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Fórum de Governança Tecnologia e Inovação LabGTI/UFLA Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Pamela A. Santos pam.santos91@gmail.com Paulo H. S. Bermejo bermejo@dcc.ufla.br

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais