APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE ÁREA (TCA) PARA O SEMINÁRIO TEMÁTICO: ORIENTAÇÕES E NORMAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE ÁREA (TCA) PARA O SEMINÁRIO TEMÁTICO: ORIENTAÇÕES E NORMAS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE ÁREA (TCA) PARA O SEMINÁRIO TEMÁTICO: ORIENTAÇÕES E NORMAS Cuiabá 2006

2 2 estudante do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso Você encontrará aqui orientações básicas para apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Área (TCA), uma das atividades do Seminário Temático. O objetivo fundamental deste Documento é informá-l@ sobre as atuais normas existentes e usualmente seguidas na apresentação de trabalhos acadêmicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nas Normas Brasileiras de Referência (NBR) vigentes: NBR 6023: 2002 Referências Elaboração. Informação e documentação; NBR 6024: 2003 Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6027: 1989 Sumário. NBR 6028: 1990 Resumos; NBR 10520: 2002 Apresentação de citações em documentos. Informação e documentação; NBR 1225: 1992 Títulos de lombadas Procedimento; NBR 14724: 2005 Trabalhos acadêmicos Apresentação. Informação e documentação. Essas normas, porém, em algumas situações não são impositivas, sendo postas como recomendações. Portanto, pode haver algumas pequenas diferenças do formato do TCA aqui proposto com o de outras instituições. Mas, em seus aspectos fundamentais elas são impositivas e devem ser seguidas, pois fazem parte de uma determinada linguagem, utilizada no campo acadêmico e científica para exposição de suas produções. As orientações particulares sobre o processo de pesquisa (desde a elaboração do projeto à redação final do trabalho), você as encontrará nos Fascículos 3 e 4 de Estudar a Distância. Sugestões e críticas serão bem-vindas. Bom trabalho!

3 3 1 ASPECTOS GERAIS Você terá visão de cada parte que compõe fisicamente e formalmente o trabalho científico, desde a capa até a contracapa. É claro que aqui serão apresentadas várias possibilidades. Porém, de acordo com o tipo de pesquisa realizada, algumas das partes aqui propostas não necessariamente terão que ser utilizadas. Hoje, o computador é utilizado para a composição de trabalhos acadêmicos, o que facilita muito a digitação de trabalhos acadêmicos. Você encontra no mercado uma oferta em expansão de serviços que se dizem qualificados: Digitamos seu trabalho de acordo com normas da ABNT. Tome cuidado! Muitos desconhecem as normas vigentes. Portanto, verifique as orientações que estão seguindo e acompanhe o trabalho do digitador! Caso contrário, poderá ter dissabores ao submeter seu trabalho acadêmico à apreciação do orientador e/ou da banca examinadora. Uma sugestão: antes de alguém iniciar a digitação do seu trabalho, peça que leia este Documento! Vejamos, inicialmente, os aspectos formais do TCA desse curso a distância. Formas de Apresentação: Formato: Papel branco, formato A4 papel ofício ( ou 21cm x 29,7 cm. ). O texto deve ser digitado (ou datilografado) somente no anverso da folha, com exceção da Ficha Catalográfica que deve ser digitada no verso da página de rosto. Tipo de Tamanho da letra: A ABNT recomenda a utilização do tamanho (pitch) 12 para o corpo do texto, títulos e subtítulos; e tamanho menor para citação longa, notas de rodapé, paginação, legendas de ilustrações e tabelas. Quanto ao tipo de letra (fonte) recomenda Times New Roman ou Arial. No TCA você utilizará fonte ARIAL (AR), pitch 12 para o texto, pitch 10 para citações longas e notas de rodapé!

4 4 (Folha Guia) paginação 3cm 2cm 1 AS ORIGENS HISTÓRICAS DA MANUFATURA (pitch 12) 1,5cm. (entre linhas 1,5cm) 3cm 4cm A manufatura (MARX, 1987, p. 390). (citação longa, a 4cm da margem esquerda, pitch 10, espaço simples, sem aspas e pontuação após o parêntese) 2cm 1.1 OS LIMITES PRODUTIVOS DO ARTESANATO. Segundo Marx (1987, p. 310), O comprometimento da produção artesanal (nota de rodapé, separada do texto por um espaço simples e por filete de 3 cm pitch 10) 1. Segundo os dados IBGE (2000), a produção artesanal representa... 2cm

5 5 Margem: lateral esquerda 3 cm lateral direita 2 cm superior 3 cm inferior 2 cm Alinhamento e Hifenização O alinhamento da margem esquerda é obrigatório, enquanto o da direita é optativo. Mas no TCA você fará o alinhamento da margem direita, usando o recurso da expansão (justificar). Ao fazer a opção por manter as palavras inteiras, podem aparecer buracos no texto, isto é, espaços exagerados entre as palavras numa mesma linha. Nesse caso, se você achar conveniente, recorra ao hífen. Espacejamento: No texto: observe o espaço 1,5cm de entrelinhas, mas quando se tratar de citações longas, notas de rodapé, resumo e referências use espaço simples. Entre o texto e a citação, manter espaço duplo. O espaço entre parágrafos, como a ABNT não faz menção, pode ser o mesmo do espaço entre as linhas do texto, o duplo. Títulos de capítulos: devem distar 3cm da margem superior e o texto iniciar logo na linha seguinte. Títulos das seções (subtítulos): separados do texto que os antecede e/ou os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo em branco); Os títulos com indicativo numérico (capítulos e seções) são alinhados à esquerda e o número separado do título por um espaço de caractere (não ponha hífen ou ponto!); Os títulos sem indicativo numérico (agradecimentos, erratas, listas de quadro e de tabelas, sumário, resumo, introdução, conclusão, referência, bibliografia, glossário, apêndice, anexos) devem ser centralizados, com letras maiúsculas e a 8cm da borda superior. Notas de rodapé alinhadas com o texto, separadas do texto por espaço simples e um filete de 3cm a partir da margem esquerda; Citações longas (mais de três linhas) alinhadas a 4cm da margem esquerda (e não esqueça: espaço simples e tamanho pitch 10). Paginação: Contar as páginas seqüencialmente a partir da folha de rosto, mas aparecendo a numeração, em algarismos arábicos, somente a partir da Introdução (primeira página textual).

6 6 O algarismo arábico deve ser digitado a 2cm da borda superior da folha e a 2cm da borda direita da folha (ptich 10). Os capítulos deverão ser iniciados sempre em nova página, inclusive as páginas que tenham Referências Bibliografias, Bibliografia (Obras Consultadas), Lista de quadros, legendas, figuras, etc. A estrutura de um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, cuja composição e seqüência podem ser visualizadas na figura abaixo:

7 7 1.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa 5cm UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINSTRAÇÃO, ECONOMIA E CIÊNCIAS CONTÁBEIS NÚCLEO DE EDUCAÇAO ABERTA E A DISTÂNCIA ANTÔNIO DA SILVA CECÍLIA DOS SANTOS MARIA APARECIDA DAS DORES (centralizado, pitch 14, negrito) A MANUFATURA E AS ORIGENS HISTÓRICAS DA GERÊNCIA (título e subtítulo centralizados, letras versais, em negrito, tamanho 14) Diamantino cm (centralizado, pitch 14) O nome da Instituição, acima do nome do autor, 3cm da borda superior, pitch 12.

8 8 Folha de Rosto (anverso) 5cm ANTÔNIO DA SILVA CECÍLIA DOS SANTOS MARIA APARECIDA DAS DORES 11cm A MANUFATURA E AS ORIGENS HISTÓRICAS DA GERÊNCIA 22,5cm 17cm Trabalho de Conclusão da Área de Sociologia, apresentado ao curso de Administração modalidade a distância - da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis da Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. (Alinhamento do centro para direita, letras minúsculas, pitch 10) Orientador: (centralizado, pitch 12) 25,5cm Diamantino (centralizado, letra minúscula, 12). 2005

9 9 Folha de rosto (anverso) É a única situação em que, no trabalho acadêmico, se utiliza o verso da página. Digite aqui a Ficha Catalográfica (geralmente confeccionada pelo Bibliotecário), mas que você confeccionará, observando os componentes contidos no exemplo abaixo: Ficha Catalográfica SILVA, Antônio da; SANTOS, Cecília dos; DORES, Maria Aparecida. A manufatura e as origens históricas da gerência FAECC/UFMT, f. Trabalho de Conclusão da Área de Sociologia apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso. 1. Manufatura 2. Gerência 3. Divisa do Trabalho Obs. No TCA você utiliza somente o verso da folha (e não verso e anverso como nos livros impressos). Por isso, ao se referir à quantidade de páginas do TCA, na Ficha Catalográfica e nas Referências, indica-se f. (folhas), como no exemplo acima: 62 f.

10 10 (2 ª folha) Termo de Aprovação (Centralizado, letra tamanho 12, em negrito) (O texto a seguir alinhado a esquerda, letra tamanho 12) Autores: Título: Parecer: Banca Examinadora: Prof. (a) Prof. (a) Prof. (a) Local e Data:

11 11 ( 3 ª folha) DEDICATÓRIA (geralmente dedica-se aos pais, marido/mulher, filhos... Opcional) (Colocar o texto em Justificar - centrado entre a parte superior e inferior da página letra tamanho 12 ) Exemplo: Para minha esposa pela dedicação e fé nessa conquista. Para os filhos..., pela compreensão da minha ausência em vários momentos importantes de suas vidas. Para minha querida mãe,..., pela perseverança, amor à vida e coragem para seguir em frente, sempre. Para a profª..., minha orientadora, pela companhia sempre agradável nessa travessia.

12 12 (4 ª folha) AGRADECIMENTOS (a pessoas e/ou a instituições que tenham contribuído para a realização do trabalho - opcional) (Texto justificado, distribuído, conforme o volume de agradecimentos entre a parte superior e inferior da página letra tamanho 12) À profª..., Orientadora Acadêmica..., pela ajuda na descoberta de vários fios dessa grande teia dos dizeres. À profª..., pela histórica busca de melhor qualificação docente para nosso Estado de Mato Grosso. Ao prof.... pela companhia durante construção da formação dos futuros administradores do Estado de Mato Grosso. A todos os meus colegas e professores do Curso de... À equipe de orientação do Pólo de... pelas importantes contribuições...

13 13 (5ª folha) (Epígrafe / frase lapidar opcional apresenta uma citação, relacionada ao tema, seguida de indicação de autoria) (Somente escrever a frase alinhada do centro para direita, no espaço entre a metade e a parte inferior da página letra tamanho 12, em itálico)

14 14 (6ª folha) RESUMO (Texto justificado no máximo 500 palavras ou uma lauda de 30 linhas espaço 1,5 AR 12) O Resumo (em língua vernácula) 1 - deve ser conciso, objetivo e informativo; - deve ressaltar os objetivos, o método, os resultados e as conclusões; - não mais que 500 palavras ou uma lauda (página) com 30 linhas, espaço simples, pitch 12; - ao final acrescentar palavras representativas (palavras-chave e/ou descritores); - evitar o uso de parágrafos. RESUMO O presente trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica sobre o tema A Manufatura e as origens históricas da Gerência... 1 Manufatura 2 Gerência 3 Divisão do trabalho 1 Resumo consiste na "apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho" (NBR 14724:2002 p. 2).

15 15 (7 ª folha) SUMÁRIO (texto em justificar se não houver muitos capítulos e tópicos distribuí-los entre a parte superior e inferior da página espaço simples AR 12). SUMÁRIO INTRODUÇÃO A MANUFATURA 1.1 Os tipos de manufatura O processo de produção As vantagens da manufatura para o capitalista A GERÊNCIA 2.1 Concepção de organização gerencial Estrutura organizacional da empresa O PROCESSO DE TRABALHO 3.1 Jornada de trabalho Relações sociais de produção Organização dos operários CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Introdução, Conclusão, Referências, Bibliografia, Glossário, Apêndice, Anexos não devem ser numerados.

16 16 (8ª folha) (Espaço simples, AR 12, texto justificado) Lista de ilustrações: Quadros, tabelas, figuras, desenhos, gráficos, lâminas, plantas, fotografias, etc.: - somente se houver em número maior do que cinco; - listar em ordem numérica; - cada uma das listas separadamente. Exemplo: LISTA DE TABELAS Tabela 1: Número de lotes projetados e amostrados por módulo no PAC/Peixoto de Azevedo Tabela 2: Tamanho da propriedade da terra que possuía antes da chegada ao projeto Peixoto de Azevedo Tabela 3: Tamanho, composição e caracterização da força de trabalho por unidade produtiva familiar Tabela 4: Área plantada total e média das Unidades Produtivas Familiares (UPF s) Peixoto de Azevedo Tabela 5: Nível de instrução por composição familiar Tabela 6: Nível de instrução por faixa etária A disposição do texto (nas folhas 5, 6 e 7) fica a critério e a gosto do autor. Tabela e Quadro: dispõem graficamente, de maneira clara ou ordenada, uma série de dados ou de informações, de acordo com determinada ordem de classificação, para facilitar a consulta e compreensão do fenômeno.

17 17 Gráfico: é uma forma atrativa e expressiva de representar dados com elementos geométricos que facilita a visão do conjunto. Figura: ilustra esquemas de aparelhos, modelos teóricos ou metodológicos ou concretiza um conjunto de dados dos quais a tabela apresenta detalhes. Lista de Abreviaturas e Siglas - quando em número superior a 5; - listar em ordem alfabética Exemplo: LISTA DE SIGLAS ANPED CAPES CIMI INCRA NEAD NERU Associação Nacional dos Profissionais da Educação Programa de Capacitação de Pessoal de Ensino Superior Conselho Indigenista Missionário Instituto Nacional de Reforma Agrária Núcleo de Educação Aberta e a Distância Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Lista de Símbolos Exemplo de símbolos utilizados em material didático impresso na Educação a Distância LISTA DE SÍMBOLOS Espaço para anotações Leitura obrigatória Entrar em contato com o Orientador Acadêmico Realizar atividade escrita Fazer fichamento Atividade em equipe

18 ELEMENTOS TEXTUAIS É o corpo do trabalho, composto por: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Introdução: contém os seguintes aspectos: a problemática que está sendo estudada, sua contextualização, justificativa da escolha do assunto, objetivos, metodologia e composição do trabalho. Costuma ser redigida ao final do trabalho. Desenvolvimento: é a discussão dos elementos teóricos e empíricos, organizados em capítulos, tópicos, subtópicos. Conclusão (ou Sugestões, Considerações Finais, Recomendações): é uma retomada sintética das idéias fundamentais desenvolvidas ao longo do trabalho. Podem aqui ser levantadas questões e problemas novos que foram aparecendo e que mereceriam um estudo específico como apontar propostas, sugestões. Quanto às ilustrações, tabelas, gráficos, etc.: - devem ser nomeados com o título completo e de maneira correta; - centralizados no texto, ptch 10, espaço simples; - fonte e legenda são indicados quando necessárias; - devem estar o mais próximo do texto onde são referidas. Exemplo: Tabela 1 - Nível de formação de professores atuando no Ensino Fundamental. Mato Grosso, Rede/ Formação Iº grau IIº grau IIIº grau Total Incompleto Completo Incompleto Completo Licenciatura Outros Estadual Municipal TOTAL Fonte: SEE/MT Embora muitos autores utilizam os termos "Tabela e Quadro" indistintamente, como sinônimos, a ABNT os diferencia: a Tabela "apresenta informações tratadas estatisticamente" (NBR 14724:2001), enquanto o Quadro dá outro tratamento às informações coletadas. Nessa mesma norma, editada em 2002, a ABNT inclui Quadro na Lista de Ilustrações.

19 19 Exemplo: Quadro 1- Tipos de Avaliação O campo de aplicação A área a que pertence A sua função Psicologia educativa Pedagogia Psicopedagogia Psicologia Aprendizagem Institucional Teste de inteligência Projetos Diagnóstica Somativa Formativa Dinâmica Fonte: Em palestra O processo de avaliação dinâmica e a metacognição, por Sara Catalina H. Gallardo, do Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociales, UdG México, proferida no Instituto de Educação da UFMT, em 2/03/2001. Quando no texto há mapas, gráficos, quadros, figuras, etc. em quantidade reduzida, aconselhamos listá-los sob uma única denominação: Figura. Quanto às siglas e abreviações: - quando aparecem pela primeira vez, colocar por extenso e acrescentar a sigla ou a abreviação entre parênteses: Núcleo de Educação Aberta e a Distância (NEAD); - no restante do trabalho pode-se utilizar os dois procedimentos, indistintamente. 1.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS 1. Referências Bibliográficas (obrigatório) Referência é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual" (NBR 6023:2002, p. 2). - Referenciar somente as obras efetivamente mencionadas ou citadas no corpo do texto; - Opcionais no final de cada capítulo; neste caso, são listadas na ordem numérica em que aparecem ao longo do texto; - É obrigatório colocá-las no final da obra, em ordem alfabética por autores, mesmo quando mencionadas em notas de rodapé. Exemplo de referência no final do capítulo: (1) JAPIASSU, Hilton. O mito da neutralidade científica. (s.l.), Imago, 1975.

20 20 (2) Id. ibid. p (3) Segundo o Censo de 1980, a taxa de escolarização obrigatória atingia somente 67%; analfabetos de 15 anos e mais de idade eram mais de 25%, a taxa de rendimento do 1º grau era de somente 20% na oitava série; e assim por diante. (4) O termo exploração significa levantamento exploratório, e, por isto colocamos entre aspas. No TCA as referências serão colocadas somente ao final do trabalho. 2.Bibliografia (opcional) É a listagem das obras referenciadas e as consultadas não citadas no texto. Embora a ABNT tenha dado uma cochilada não a incluindo nos componentes pós-textuais opcionais, aconselhamos que seja incluída caso você tenha consultado obras, documentos que lhe serviram de apoio no desenvolvimento do tema, mas que não os mencionou no texto. Há quem prefere o termo Obras Consultadas. Fica a seu critério. 3. Glossário (opcional) Explicita termos específicos e/ou técnicos mencionados no texto. Listar em ordem alfabética. 4. Apêndice (opcional) É uma elaboração autônoma do autor com a função de acrescentar, "complementar sua argumentação"(nbr 14724:2002. p. 2), para ilustrar o próprio raciocínio sem prejuízo para a unidade do corpo do trabalho. Por isso, não é inserido no corpo do trabalho. É o caso também do Roteiro de Entrevista, do Questionário. 5. Anexos (opcional) São documentos ou texto não elaborados pelo autor que "servem de fundamentação, comprovação e ilustração" (NBR 14724:2002). Exemplos: desenhos (de alunos), mapas, legislação, estatutos, regimentos, etc. Os apêndices e os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos; Para não interferir na estrutura do texto ou do documento, aconselhamos que essa identificação seja feita em página separada, como o título no meio da mesma e centrado. Exemplo: APÊNDICE A Questionário aplicado aos professores

21 21 2 CITAÇÕES NO TEXTO Durante a realização do trabalho acadêmico, haverá momentos em que você fará referências às obras pesquisadas das maneiras mais diversas: ora indicando a obra ou o autor, ora resumindo partes e ora transcrevendo trechos ao pé da letra ( ipsis litteris ). Você deverá referenciar essas obras na seqüência do próprio texto e listá-las ao final do trabalho (Referências bibliográficas). A seguir, terá alguns exemplos que retratarão formas e situações diferentes de fazer referências à bibliografia utilizada no desenvolvimento do trabalho, seguindo a norma NBR de julho de 2001 que substituiu a de Citação indireta (livre, não textual) Por meio dela, expressamos o pensamento do autor com nossas próprias palavras (paráfrase), não reportando uma passagem textual. Exemplos: Esse modelo de racionalidade, segundo Santos (1989), encontrou em Bachelard um dos maiores expoentes. E isso por duas razões principais: a primeira... Esse modelo de racionalidade encontrou em Bachelard um dos maiores expoentes (SANTOS, 1989). Isso por duas razões... Aparecida Joly Gouveia (1971), ao fazer uma relação por assuntos dos projetos de pesquisa iniciados e/ou realizados até 1976, apontava a tendência... [Cita-se o autor e o ano da obra somente e, se necessário, a(s) página(s). Pois a indicação bibliográfica completa será posta no final do trabalho, no item Referências Bibliogáficas. O autor pode ser mencionado no início, no meio (com letra minúscula) ou no fim da frase (letra maiúscula). Deve constar o ano em que a obra, que você consultou, foi publicada. Pois, podem existir outras publicações feitas em anos diferentes com paginações diferentes]. 2.1 Citação direta com três linhas ou menos Nesse caso, a citação textual é incorporada ao texto, posta entre aspas e mantendo o mesmo tamanho de letra do texto. Exemplos:

22 22 Em segundo lugar porque a epistemologia bachelardiana representa, por assim dizer, o máximo de consciência possível de uma concepção de ciência apostada na defesa da autonomia e do acesso privilegiado à verdade do conhecimento científico (SANTOS, 1989, p.32). Para Herbart a pedagogia como ciência depende da filosofia prática e da psicologia. Aquela indica a formação, esta o caminho, os meios e os obstáculos (apud NANNI, 1986, p.37). Pois, "o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável à edificação de um grande prédio (PIAGET, 1978 apud PAREDES; TANUS, 2000, p. 32). [Numa citação ipsis litteris, cita-se o autor, o ano e a abreviação da página (p.), seguida do número (ex. p. 21). Quando a citação direta faz parte da frase, deve-se, obrigatoriamente, distingui-la colocando as aspas no início e ao final do trecho citado]. Quando se trata de citação de citação, coloca-se o apud (junto de, segundo). No exemplo acima, a citação de Herbart foi retirada da obra de Nanni. Eu não li a obra de Herbart, mas a de Nanni]. Observe que o ponto, quando o nome do autor é referenciado após a citação, não vem ao final da citação, mas depois do parêntese! 2.3 Citação direta com mais de três linhas É a transcrição textual do pensamento do autor consultado. Exemplo: Ao falar sobre o método dialético, referindo-se às obras de Marx, Lefebvre (1979, p. 32-3) assim se expressa: Não toma, abstratamente, os elementos abstratos obtidos pela análise. Não ignora que, na qualidade de elementos, eles possuem um sentido concreto, uma existência concreta [...] A análise permite, desta forma, reencontrar o movimento real no seu conjunto, por tanto expor e compreender a totalidade concreta que ora se apresenta. [Quando a citação é extensa, mais de três linhas, fica mais didático dar um destaque colocando-a separada do texto, seguindo-se as normas seguintes: alinhamento com recuo da margem esquerda de 4cm, letra tamanho menor, espaço simples. A ABNT não explicita a questão do parágrafo na citação. Fica a critério da instituição exigir ou não o espaçamento no caso da citação ter parágrafos. Não são necessárias as aspas. Quando a citação é extraída no meio da frase do texto original, ou quando for

23 23 supressa uma parte da frase original, colocam-se reticências entre colchetes [...] para indicar que aí você retirou uma parte da frase original] Outro exemplo: Entretanto, na medida em que Marx e Engels se mostram sensíveis fica evidente que sustentam a tese de que... à relação recíproca entre o desenvolvimento das ciências naturais no mundo moderno e salientam que elas contribuíram tanto para a emancipação do homem quanto para sua desumanização (FERNANDES, 1984, p.27), [Observe, no exemplo acima, o caso em que você inicia e continua seu pensamento após a citação de um autor: o texto que segue inicia sem entrada de parágrafo e com letra minúscula] Quando num texto se faz constante e seguida citação do mesmo autor e da mesma obra, não há necessidade de estar sempre indicando o ano da obra entre parêntese, para não tornar o texto muito pesado. 2.4 Citação e/ou informação complementar referenciada em nota de rodapé ou ao final do capítulo Você encontrará obras que utilizam o rodapé para referências bibliográficas também, optando pelo sistema numérico de chamada em algarismos arábicos. Exemplos: A resposta é simples e, nisso, fazemos nossas as reflexões de Maria de Lourdes Deiró Nosella: "Pretende-se criar um mundo coerente, justo e belo, ao nível da imaginação, para mascarar o mundo nela existente, cuja continuação é do interesse das classes dominadoras".1. 1 NOSELLA, Maria de Lourdes C. D. As belas mentiras. 4.ed. rev. e rec. S. Paulo: Moraes, p. 27.

24 24 Isso, segundo Farias (1980, p.120), por sofrerem também elas os fatores externos e internos, por existir diversidade paradigmática no interior de cada uma delas, por existir pluridisciplinaridade.5. 5 Por "pluridisciplinaridade" o autor entende "a existência de diferentes enfoques na mesma disciplina (por ex., os vários enfoques da psicologia: piagetiano, freudiano, social, entre outros)". Id. ibid. [A primeira vez que a obra for referenciada em nota de rodapé, tem que vir completa e ao referenciá-las ao final do capítulo ou do livro ou do artigo, devem vir numa ordem única e seqüencial, como aparecem ao longo do texto]. No TCA Utilizará o rodapé para comentários, informações adicionais e as Referências serão colocadas ao final do trabalho, em ordem alfabética pelo sobrenome, nome do autor. 2.5 Citação de depoimentos Veja como fazer quando quer citar falas de pessoais entrevistadas. Exemplos. Os depoimentos de alguns dos entrevistados são bem enfáticos: Tanto que a gente vem correndo o mundo (colono). Porque prá andar rolando sem terra já andei muito na minha vida (Colono B, 1985, fita 10). [Mesmo a citação não ultrapassando as três linhas, optou-se dar destaque às falas dos colonos, para serem exploradas na análise] O depoimento de um dos primeiros colonos, a esse respeito, é muito claro: A decisão foi numa assembléia. Acho que devia ter no mínimo cinco mil associados. O pessoal da cooperativa era contra esse projeto [...] O Sr. Piazzon, que na época era vice-presidente da cooperativa, dizia que colonização não se faz com a nata, mas com a borra da sociedade (Colono A, 1985, fita 5, grifo nosso).

25 25 [Quando você quer dar destaque a uma parte da citação, esta deve ser sublinhada, acrescentando, ao final, entre parênteses grifo nosso, isto é, o destaque foi seu e não é do autor citado. Caso o destaque seja do autor, coloca-se, entre parênteses, grifo do autor ] 2.6 Informações colhidas oralmente em debates, palestras, comunicações, etc. Exemplo: ao citar falas diretas ou indiretas colhidas oralmente, deve-se referenciar a fonte e sua origem. Analisando sob esse prisma, a formação do professor em exercício "se útil é íneficiente e se inútil é eficaz" (informação oral).6 6 Em palestra proferida por João Filocre durante o Encontro de Especialistas do ProFormação. Brasília, 22/10/ Expressões latinas Vejamos algumas expressões latinas usuais que são adotadas nas referências bibliográficas: apud ou ap. - junto de, de acordo com, citado por, segundo. É usada quando a citação a ser referenciada for de um trecho de um determinado autor, mas que aparece na obra de um outro autor. et al. - abreviação de "et alii" ( e outros) e de et aliae (e outras). É usado abreviado, assim serve tanto para o masculino como para o feminino. É utilizada quando os autores de uma obra são mais do que dois. Ex. PEREIRA, Américo et al. Idem ou Id. o mesmo autor. ibidem ou ibid. - no mesmo lugar, na mesma obra.

26 26 Id. ibid. : o mesmo autor na mesma obra Exemplo: Essas expressões são utilizadas quando uma mesma obra ou um mesmo autor for citado mais que uma vez no texto e em seqüência, isto é, sem existir uma outra citação entre elas.. 1 PIAGET, J. Epistemologia Genética. S. Paulo: Martins Fontes, 1990, p Id. ibid. p. 24. In (em): É usada para citações extraídas de artigos de revistas, obras coletivas. opere citato, opus citatum ou op. cit. obra citada. É usada quando uma mesma obra aparecer mais que uma vez citada no texto, independentemente da seqüência das citações anteriores. loco citato ou loc. cit. no lugar citado, na página citada anteriormente. passim ou pas. aqui e ali, em diversas passagens. Utilizada quando citam-se trechos do mesmo autor e da mesma obra, mas situados em páginas diferentes. et sequentia ou et seq. seguinte, que segue, os próximos. cf. - confira, confronte com. As expressões latinas id., ibid., op. cit. e cf. são utilizadas somente em notas de rodapé. Exceção apud que pode aparecer tanto no texto como em nota de rodapé.

27 27 3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Obedecem às regras estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em sua norma específica NBR 6023 (Informação e documentação Referências Elaboração), de agosto de 2002, em substituição à de 1989 e Elementos essenciais Os elementos essenciais de referência bibliográfica são geralmente tirados da folha de rosto ou fornecidos através de um exame da obra: autor(es), título e subtítulo (se houver), edição, notas tipográficas ou imprenta (local, editora e data de publicação). Exemplo: PRETI, Oreste. Fundamentos e Políticas da Educação a Distância. Curitiba: Facinter, Vejamos cada um dos elementos: Autor de um documento é pessoa física ou entidade responsável pela sua elaboração, distinguindo-se do editor comercial que é o responsável pela sua publicação. O termo autor é usado em sentido amplo, incluindo-se entidades, editores, compiladores, organizadores, etc. Faz-se a entrada pelo sobrenome (letras maiúsculas), seguindo o(s) prenome(s) ou outros elementos secundários (ex. organizador, pseudônimo, editor / estes entre parêntese), separados por vírgula e ponto final antes do título. Título: tal como figura na obra e posto em destaque tipograficamente (negrito, itálico ou sublinhado). O subtítulo deve ser transcrito, separado por dois pontos do título. Edição: o número da edição é transcrito em algarismos arábicos; abreviar tanto o número quanto a palavra edição e suas qualificações (aumentada, revisada, melhorada, etc.) Imprenta: consiste no local da publicação, editora e data, transcritos a dois espaços do título ou da edição. São separados entre eles por vírgula e encerrados por ponto. Quando não se encontram essas notas tipográficas deve-se colocar entre colchetes: sem local [S.l.], sem editora [s.n.], isto é "sine nomine"; sem data [s.d.], ou pode-se registrar um data aproximada, ex.: [1971], [1971 ou 1972], [1969?], [entre 1985 e 1990], etc.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE INGRESSO E VITALICIAMENTO DOS NOVOS MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ GESTÃO2010/2012 ESCOLASUPERIORDOMINISTÉRIOPÚBLICO(Art.1ºdaLei11.592/89) Credenciada pelo Parecer 559/2008, de 10/12/08, do CEC (Art. 10, IV da Lei Federal n.º 9.394, de 26/12/1996 - LDB) NORMAS PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (ABNT - NBR 15287- válida a partir de 30.01.2006) 1 COMPONENTES DE UM PROJETO DE PESQUISA (itens em negrito são obrigatórios) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724/ 2006, a qual destaca que um trabalho acadêmico compreende elementos pré-textuais,

Leia mais

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo

NBR 14724/2011 ABNT NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 NBR 14724/2011 19/10/2011. Objetivo Objetivo ABNT Normas para elaboração de trabalhos científicos Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos, visando sua apresentação à instituição Estrutura Parte

Leia mais

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS:

NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT TRABALHOS ACADÊMICOS: MANUAL PARA TCC www.etecmonteaprazivel.com.br Estrada do Bacuri s/n Caixa Postal 145 Monte Aprazível SP CEP 15150-000 Tel.: (17) 3275.1522 Fax: (17) 3275.1841 NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Leia mais

Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos

Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Padrão FEAD de normalização Manual para normalização de trabalhos técnicos científicos Objetivo Visando padronizar os trabalhos científicos elaborados por alunos de nossa instituição Elaboramos este manual

Leia mais

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar

GESTÃO HOSPITALAR. PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO HOSPITALAR PIM VI Projeto Integrado Multidisciplinar 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: Elaborar um estudo acerca Estrutura e Funcionamento do Sistema de Saúde Pública e Privada no Brasil.

Leia mais

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT

Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Apresentação de Trabalhos Acadêmicos ABNT Editoração do Trabalho Acadêmico 1 Formato 1.1. Os trabalhos devem ser digitados em papel A-4 (210 X297 mm) apenas no anverso (frente) da folha. 2 Tipo e tamanho

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS 2013 Jaciara-MT COMPOSIÇÃO DA MONOGRAFIA MONOGRAFIA Recebe nº página CAPA FOLHA DE ROSTO FOLHA DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA (OPCIONAL) AGRADECIMENTO (OPCIONAL) EPIGRAFE

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIA ANEXO da Norma 004/2008 CCQ Rev 1, 28/09/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Salvador 2009 2 1 Objetivo Estabelecer parâmetros para a apresentação gráfica

Leia mais

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS

REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS F A C UL DA DE DE P R E S I DE N T E V E N C E S L A U REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA - CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS Ir ao menu Arquivo, escolher a opção Configurar

Leia mais

Título do trabalho: subtítulo do trabalho

Título do trabalho: subtítulo do trabalho Título do trabalho: subtítulo do trabalho Resumo Este documento apresenta um modelo de formatação a ser utilizado em artigos e tem como objetivo esclarecer aos autores o formato a ser utilizado. Este documento

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA SISTEMA DE BIBLIOTECAS FMU/FIAM-FAAM/FISP NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA São Paulo 2014 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1 ELEMENTOS EXTERNOS 1.1 CAPA 1.2 LOMBADA 2 ELEMENTOS INTERNOS PRÉ-TEXTUAIS

Leia mais

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= *

OBRIGATÓRIO= + OPCIONAL= * Lombada* UFRGS FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS BIBLIOTECA GLÁDIS W. DO AMARAL ORIENTAÇÃO SOBRE A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Elementos póstextuais INDICES * PARTE INTERNA ANEXOS * APENDICES * GLOSSARIO

Leia mais

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos

Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011. São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos Guia para Apresentação de Trabalho Acadêmico As orientações abaixo estão de acordo com NBR 14724/2011 da Associação

Leia mais

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008)

- TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto de 2008) Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Curso de Sistemas de Informação Trabalho de Conclusão de Curso Prof. Dr. Luís Fernando Garcia - TCC A/B - ORIENTAÇÕES PARA ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO (Versão 1.3 Agosto

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1. APRESENTAÇÃO É essencial o uso de normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura de um trabalho acadêmico-científico.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. FACULDADE (do aluno) CURSO. TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP FACULDADE (do aluno) CURSO TÍTULO DO PROJETO Subtítulo do Projeto AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO RELATÓRIO AUTOR(ES) DO RELATÓRIO SÃO PAULO 200_ NOTA PRÉVIA

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espacejamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaços 1,5 Fonte 14 Nome do Estagiário Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA BAMBUÍ ANO Fonte

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC 1 APRESENTAÇÃO As recomendações a seguir resumem os princípios para a elaboração

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Andersown Becher Paes de Barros * Ideraldo Bonafé ** RESUMO Este trabalho apresenta

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO OESTE DONA LINDU GUIA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UFSJ DIVINÓPOLIS MG 2009 O Trabalho de

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1,5 espaçamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Nome do Estagiário 2 espaços 1,5 Fonte 14 Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA LOCAL ANO Fonte

Leia mais

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2

DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA TCC2 UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA COORDENAÇÃO ADJUNTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos

Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Maria Bernardete Martins Alves Marili I. Lopes Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos Módulo 3 Apresentação

Leia mais

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e

Os trabalhos acadêmicos devem ser divididos em: elementos pré-textuais, textuais e NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA O projeto gráfico é de responsabilidade do autor

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIÁS IESGO FACULDADES IESGO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FORMOSA/GO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Título UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E HUMANAS Programa de Pós-Graduação em Biotecnociência Título Santo André dd/mm/aaaa Normas para Dissertações Mestrado em Biotecnociência - UFABC.

Leia mais

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO 4 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Este capítulo visa a orientar a elaboração de artigos científicos para os cursos de graduação e de pós-graduação da FSG. Conforme a NBR 6022 (2003, p. 2),

Leia mais

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO PROJETO/ARTIGO 1. O PROJETO DE PESQUISA A primeira etapa para a organização do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu a distância consiste na elaboração do projeto de pesquisa,

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ

GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - UFSJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU CCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA GUIA PARA ELABORAÇÃO DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (SEGUNDO ABNT-NBR 14724) PROGRAMA

Leia mais

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010

Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 1 Checklist da Estrutura de Monografia, Tese ou Dissertação na MDT UFSM 2010 Pré-textuais Textuais Pós-textuais Estrutura Elemento OK Capa (obrigatório) Anexo A (2.1.1) Lombada (obrigatório) Anexo H Folha

Leia mais

ABNT NBR 14724 [terceira edição atualizada em 2011]

ABNT NBR 14724 [terceira edição atualizada em 2011] ABNT NBR 14724 [terceira edição atualizada em 2011] Professora Alcione Mazur 25/07/11 Cancela e substitui a edição anterior. ABNT NBR 14724: 2005 Não houve alterações na estrutura do trabalho, mas em uma

Leia mais

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) GUIA PARA CONFECÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial 2010 APRESENTAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS O trabalho deve ser digitado e impresso em papel

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4. O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo

Leia mais

ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO

ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO Nome Sobrenome 1 Nome Sobrenome 2 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência para o programa de apoio

Leia mais

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC

Escola de Administração Biblioteca. Normas para elaboração do TCC Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Biblioteca Normas para elaboração do TCC O que é um Trabalho de Conclusão de Curso? O TCC, é um trabalho acadêmico feito sob a coordenação

Leia mais

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC

REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC 1. O artigo deve apresentar enfoque INÉDITO e abordar tema relativo à Jurisdição Federal. O tema deve ser preferencialmente

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03.

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO RESUMO. Palavras-chave: Artigo Científico. Normalização. NBR 6022/03. ARTIGO CIENTÍFICO Texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de diversas áreas do conhecimento (ABNT/NBR 6022:2003). 2.1.1 Modelo de artigo COMO

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos;

Leia mais

5 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)... 478 5.1 Ordenamento dos elementos da monografia ou TCC... 48 5.

5 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)... 478 5.1 Ordenamento dos elementos da monografia ou TCC... 48 5. 5 ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)... 478 5.1 Ordenamento dos elementos da monografia ou TCC... 48 5.2 Capa... 48 5.3 Folha de rosto... 51 5.4 Errata... 53

Leia mais

Normas para Redação da Dissertação/Tese

Normas para Redação da Dissertação/Tese Normas para Redação da Dissertação/Tese Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou monografia compreende três partes fundamentais, de acordo com a ABNT (NBR 14724): elementos prétextuais, elementos

Leia mais

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Elaborado por Prof. Dr. Rodrigo Sampaio Fernandes Um projeto de pesquisa consiste em um documento no qual

Leia mais

Guia para padronização de Citações:

Guia para padronização de Citações: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002 São Carlos 2010 Guia para padronização de Citações As orientações abaixo são de acordo com a NBR 10520/2002 da Associação

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação Fundação Armando Alvares Penteado FACULDADE DE DIREITO COORDENADORIA DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Manual de Orientação 1 Modelo sugerido do Projeto do TCC PROJETO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Leia mais

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS

REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS REVISTA PARA RELATOS DE EXPERIÊNCIA E ARTIGOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EXTENSIONISTAS INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos e os relatos de experiência devem ser enviados exclusivamente

Leia mais

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto

TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5. Formatação do Texto TRABALHO ACADÊMICO: Guia fácil para diagramação: formato A5 Antes de iniciar a digitação de seu trabalho acadêmico configure seu documento com as especificações a seguir, facilitando a visualização e sua

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA

TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ALUNO MATRÍCULA RIO DE JANEIRO MÊS - ANO NOME DO AUTOR DO PROJETO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Pesquisa apresentado ao orientador

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS - DIPLOMAÇÃO E MONOGRAFIA INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLÓGICA- IFETE-CURSOS LIVRES Rua João Dias de Carvalho, 78. Alto da Expectativa. Sobral/CE CEP: 62041-570 Fone: (88)3611-3160/(88)3611-7630 acadêmico@ifete.com.br / academico2@ifete.com.br

Leia mais

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA

PIM II. Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA PIM II Projeto Integrado Multidisciplinar GESTÃO FINANCEIRA DA EMPPRESA 1 PIM PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR TEMA: O aluno deverá escolher uma empresa de qualquer porte ou segmento e, com base no cenário

Leia mais

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO ROTEIRO PARA CRIAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Finalidade de um Artigo Científico Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO CAMPINA GRANDE 2015 1 DISSERTAÇÃO A defesa pública da dissertação

Leia mais

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO.

SEMINÁRIO . ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO. SEMINÁRIO Seminário é um grupo de pessoas que se reúnem com o propósito de estudar um tema sob a direção de um professor ou autoridade na matéria. O nome desta técnica vem da palavra semente, indicando

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Excelência em Turismo MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS DO CET/UnB Por: Jakeline V. de Pádua APRESENTAÇÃO As páginas que se seguem especificam os princípios gerais

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA Atualizada em julho de 2011 A maior parte das Monografias

Leia mais

CONSTRUINDO MINHA MONOGRAFIA

CONSTRUINDO MINHA MONOGRAFIA CONSTRUINDO MINHA MONOGRAFIA 1 Prezado(a) aluno(a), Este roteiro foi preparado para auxiliá-lo na elaboração de sua monografia (TCC). Ele o apoiará na estruturação das etapas do seu trabalho de maneira

Leia mais

Guia para apresentação do trabalho acadêmico:

Guia para apresentação do trabalho acadêmico: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR

Leia mais

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Araranguá MÊS /ANO 2 SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO...3 2- OBJETIVOS...4 3- JUSTIFICATIVA...5 4- REVISÃO TEÓRICA...6 5- METODOLOGIA...7 6- CRONOGRAMA...8 7- BIBLIOGRAFIA...9

Leia mais

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC

REVISTA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS / FAeCC / UFMT. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A RCiC NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA A 1 ARTIGO É o trabalho acadêmico que apresenta resultado de uma pesquisa, submetido ao exame de um corpo Editorial, que analisa as informações, os métodos

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE 1 INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTRUÇÕES GERAIS: papel branco A4, fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm entre as linhas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais CCHS Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado MANUAL DE DEFESA Exame de Qualificação: banca examinadora

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO NORMAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Rosangela Alves de Oliveira * Nome do (s) autor (s) RESUMO Este trabalho estabelece as orientações para apresentação de um artigo científico. Todas as informações

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2013

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2013 NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2013 Jaciara-MT 2013 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO FORMATO Os trabalhos acadêmicos devem ser em conformidade com os apontamentos a seguir. Papel branco, Formato A4 (21

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003)

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA (NBR 6022:2003) Maio de 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação. 2 NORMAS

Leia mais

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO

II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO II ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO Tema: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO: ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DATA: 31 de março e 1º de abril de 2016 1. OBSERVAÇÕES GERAIS a)

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PONTA GROSSA 2011 LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas

Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas Ministério da Educação Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE DISSERTAÇÃO (FORMATO

Leia mais

(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA

(CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA (CAPA) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA CAMPUS BRASÍLIA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto Saúde e Sociedade Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde

Universidade Federal de São Paulo Instituto Saúde e Sociedade Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde Universidade Federal de São Paulo Instituto Saúde e Sociedade Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTO DE QUALIFICAÇÃO E DISSERTAÇÃO PARA O PROGRAMA

Leia mais

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013

Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 Instruções para Submissão de Trabalhos ao EPETUSP 2013 O trabalho deverá ser submetido em formato PDF e não serão feitas correções após o envio. Portanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração

Leia mais

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais)

Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) Normas para participação com apresentação de pôsteres e/ou Trabalhos completos (Comunicações Orais) *Os participantes do Congresso Internacional de Saúde poderão participar na modalidade OUVINTE, APRESENTAÇÃO

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014

FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM. Edital 001/2014 FACULDADE LEÃO SAMPAIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM IX SEMANA DE ENFERMAGEM Edital 001/2014 Dispõe sobre normas para inscrição de trabalhos científicos na IX Semana de Enfermagem da Faculdade Leão

Leia mais

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I

REGULAMENTO DA III MOSTRA CIENTÍFICA DA FACULDADE ESTÁCIO VILA VELHA ANEXO I Diretrizes para Autores das áreas de GESTÃO E FINANÇAS / LICENCIATURAS/ ENGENHARIAS: Os trabalhos deverão seguir a seguinte extensão: - artigos: entre 10 (dez) e 25 (vinte e cinco) páginas, incluindo as

Leia mais

Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica:

Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica: Apresentação e formatação de artigo em publicação periódica científica: Conforme NBR 6022:2003 Seção de atendimento ao usuário - SISBI Outubro 2013 Normas técnicas Norma técnica é um documento estabelecido

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL

NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL NORMAS PARA REDAÇÃO E IMPRESSÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL AQUIDAUANA MS 2009 1. PAPEL E PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO O papel

Leia mais

universia.com.br/materia/img/tutoriais/ /01.jsp 1/1

universia.com.br/materia/img/tutoriais/ /01.jsp 1/1 5/12/2008 Monografias - Apresentação Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas

Leia mais

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS

II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS II SEMANA AMBIENTAL DA UNICESUMAR NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS Os trabalhos poderão ser inscritos na forma de resumo expandido (mínimo 3 e máximo 5 páginas); Serão aceitos trabalhos que sejam resultados

Leia mais

AJES FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÀO DO VALE DO JURUENA E AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA

AJES FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÀO DO VALE DO JURUENA E AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA AJES FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÀO DO VALE DO JURUENA E AJES - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS JUINA/MT JULHO/2009 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

AU A L U A A 6 REDAÇÃ Ç O C IENTÍFICA

AU A L U A A 6 REDAÇÃ Ç O C IENTÍFICA REDAÇÃO CIENTÍFICA AULA 6 Conteúdo principal para uma dissertação Elementos pré-textuais; Elementos textuais; Elementos pós-textuais. Elementos pré-textuais de uma dissertação Capa; Folha de rosto; Ficha

Leia mais

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior

Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO O Curso Técnico em Segurança do Trabalho estabelece em seu Plano Pedagógico de Curso a realização do Estágio Curricular

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA Normas para elaboração de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais MODELO

Leia mais

FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752

FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752 FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752 MODELO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Considerando a necessidade de adequação

Leia mais

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003

ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas

Leia mais

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT

Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT FACULDADE CRISTÃ DE CURITIBA Guia de Orientação para Apresentação de Projeto de Pesquisa para Alunos da FCC de acordo com as Normas da ABNT Elaborado pela bibliotecária Teresinha Teterycz - CRB 9 / 1171

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX. Joana Carla Felicio Modelo de Trabalho acadêmico baseado na NBR 14724, 2005. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC CENTRO DE XXXX - XXX Joana Carla Felicio Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir

Leia mais

Segundo a ABNT-NBR 6023:2002

Segundo a ABNT-NBR 6023:2002 METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL PROJETO DE PESQUISA ELABORAÇÃO MONOGRAFIA DE CITAÇÕES REFERÊNCIAS NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ESTRUTURA DO DOCUMENTO 1 Segundo a ABNT-NBR 6023:2002

Leia mais

TÍTULO CLARO E OBJETIVO QUANTO ÀS PRETENÇÕES RELATIVAS AO OBJETO DE ESTUDO

TÍTULO CLARO E OBJETIVO QUANTO ÀS PRETENÇÕES RELATIVAS AO OBJETO DE ESTUDO FORMATAÇÃO GERAL PAPEL: A4 MARGEM: 3 cm à esquerda e superior e 2 cm à direita e inferior ESPAÇAMENTO: 1,5 texto corrido; entre parágrafo 6pts antes e depois FONTE: Times New Roman ou Arial TAMANHO DA

Leia mais

O TÍTULO DO TRABALHO DEVERÁ SER EM FONTE TIPO ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES (ESPAÇAMENTO DE 1,0) SEM PONTO FINAL

O TÍTULO DO TRABALHO DEVERÁ SER EM FONTE TIPO ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES (ESPAÇAMENTO DE 1,0) SEM PONTO FINAL O TÍTULO DO TRABALHO DEVERÁ SER EM FONTE TIPO ARIAL 12, NEGRITO, CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES (ESPAÇAMENTO DE 1,0) SEM PONTO FINAL Nome do autor principal (sigla da instituição a que pertence, entre parênteses)

Leia mais

2- DETALHES SOBRE A ESTRUTURA DO RELATÓRIO A seguir estão orientações sobre como formatar as diversas partes que compõem o relatório.

2- DETALHES SOBRE A ESTRUTURA DO RELATÓRIO A seguir estão orientações sobre como formatar as diversas partes que compõem o relatório. 1 - ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO O relatório do Estágio Supervisionado de todos os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus Formiga - irá mostrar

Leia mais

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA

1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Roteiro para projeto de pesquisa Gildenir Carolino Santos, 2005. 1 ROTEIRO PARA PROJETO DE PESQUISA Antes de passar para a construção ou montagem de um projeto de pesquisa, é importante saber que esse

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA INSTRUÇÕES AOS AUTORES

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA INSTRUÇÕES AOS AUTORES NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO PARA O V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CNPq/IEPA OBJETIVOS INSTRUÇÕES AOS AUTORES O V Seminário de Iniciação Científica do CNPq/IEPA, que está sendo organizada

Leia mais

1 - Sobre o I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL: REGULAÇÃO JURÍDICA E INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE EMPRESARIAL

1 - Sobre o I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL: REGULAÇÃO JURÍDICA E INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE EMPRESARIAL EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA PARTICIPAÇÃO NO I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO DE DIREITO EMPRESARIAL: REGULAÇÃO JURÍDICA E INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ATIVIDADE EMPRESARIAL 1 - Sobre o I CONGRESSO HISPANO-BRASILEIRO

Leia mais

FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752

FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752 FACULDADE DE TIMBAÚBA Avenida Antonio Xavier de Morais, 03/05, Sapucaia -Timbaúba- PE CEP 55870-000,TELEFAX: (0xx81) 3631-0752 PROPOSTA (considerando a necessidade de adequação dos artigos construídos

Leia mais

DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II E III CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACADÊMICOS

DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II E III CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACADÊMICOS DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II E III CIÊNCIAS CONTÁBEIS APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS PROF. DR. MARCOS FRANCISCO R. SOUSA PROF. Me. CELSO LUCAS COTRIM APRESENTAÇÃO

Leia mais