HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL GUSTAVO AUGUSTO MENDES COSTA LIMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL GUSTAVO AUGUSTO MENDES COSTA LIMA"

Transcrição

1 HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL GUSTAVO AUGUSTO MENDES COSTA LIMA MANEJO DA APENDICITE AGUDA REVISÃO DE LITERATURA FORTALEZA 2016

2 GUSTAVO AUGUSTO MENDES COSTA LIMA MANEJO DA APENDICITE AGUDA REVISÃO DE LITERATURA Monografia a ser apresentada como pré-requisito para obtenção do título de Especialista em Cirurgia Geral, sob a orientação do professor Dr. Francisco de Assis Costa. FORTALEZA 2016

3 AGRADECIMENTO Aos meus pacientes, razão de toda a minha dedicação e objetivo de vida. À minha família e esposa Tayná, pela compreensão e pelo apoio nessa importante etapa em minha vida. Aos meus preceptores, impecáveis no ensinamento da arte. Aos colegas residentes, pelo companheirismo nos momentos mais difíceis, e pelo aprendizado e amizade construídos juntos.

4 RESUMO A apendicite aguda é a causa mais comum de dor abdominal aguda que requer intervenção cirúrgica no mundo. Nenhuma outra condição abdominal se manifesta em diversas formas de apresentações clínicas quanto a apendicite aguda, e continua a ser uma fonte de angústia diagnóstica mesmo em nossa era moderna cirúrgica. A apendicectomia há longo tempo é a base do tratamento dessa patologia, entretanto mesmo esse sólido dogma cirúrgico é desafiado nos dias atuais por vozes reportando o sucesso do tratamento não operatório. Irei expor o tratamento clássico bem como as diferenças de tais abordagens mais atuais nos resultados cirúrgicos finais. Palavras-chave: Apendicite aguda, tratamento não operatório, apendicectomia de intervalo.

5 ABSTRACTS Acute appendicitis is the most common cause of acute abdominal pain requiring surgical intervention in the world. No other abdominal condition manifests itself in various forms of clinical presentation as acute appendicitis, and continues to be a source of diagnostic trouble even in our modern surgical era. Appendectomy for a long time is the mainstay of treatment of this pathology, however even this solid surgical dogma is challenged these days by voices reporting the success of nonoperative treatment. I will expose the classical treatment and the differences of these latest approaches in the final surgical results. Keywords: Acute appendicitis, nonoperative management, interval appendectomy.

6 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO OBJETIVOS REVISÃO DE LITERATURA MANEJO INICIAL DA APENDICITE AGUDA INTRODUÇÃO MANEJO DA APENDICITE NÃO COMPLICADA (TRATAMENTO CIRÚRGICO COMPARADO AO TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO) MANEJO DA APENDICITE NÃO COMPLICADA (ABORDAGEM DE EMERGÊNCIA COMPARADA A ABORDAGEM DE URGÊNCIA) APENDICITE COMPLICADA O MANEJO OPERATÓRIO E NÃO OPERATÓRIO DA APENDICITE COMPLICADA APENDICECTOMIA DE INTERVALO APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA COMPARADA COM A TÉCNICA ABERTA CONVENCIONAL METODOLOGIA TIPO DE ESTUDO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 19

7 7 1 Introdução Perspectiva histórica e importância. As primeiras descrições do apêndice datam do século 16. Até então o apêndice era desconhecido pela humanidade. Foi percebido apenas em 1498 nos desenhos de Leonardo da Vinci. O apêndice foi descrito formalmente apenas em 1524 por Capri e em 1543 por Vesalius. A primeira descrição de um caso de apendicite aguda foi feita por Fernel em 1554 em uma garota de sete anos sendo evidenciada em autópsia necrose apendicular e perfuração devido a obstrução da luz do apêndice por um marmelo (uma fruta semelhante a maçã). Nos próximos séculos, casos de apendicite aguda foram tipicamente diagnosticados em autópsia. A primeira apendicectomia foi realizada por Claudius Amyand, em 1736, em um caso inusitado de apendicite aguda perfurada com fistula enterro-cutânea localizada em uma hérnia inguinal de um garoto, sendo identificada na exploração do saco herniário no ato operatório. Em 1880, quase 150 anos após, Lawson Tait apresentou o primeiro caso bem sucedido de apendicectomia transabdominal. Em 1886 Reginald Fitz, da Escola Médica de Harvard, foi o primeiro a descrever a história natural do apêndice inflamado firmando o termo apendicite. Numerosos avanços no diagnóstico e tratamento surgiram nesses últimos 150 anos, porém a apendicite aguda ainda continua desafiando os mais experientes cirurgiões nos dias atuais. Apendicite é a causa mais comum de emergência cirúrgica na medicina contemporânea, e uma intervenção cirúrgica precoce melhora a sobrevida do paciente. No mundo, a apendicite perfurada é a principal causa geral cirúrgica de mortalidade. A incidência anual é de 100 por habitantes. O risco durante a vida de adquirir a doença é de 8,6% para homens e 6,7% para mulheres, com a maior incidência na segunda década de vida. 2 OBJETIVOS Revisar o tratamento mais atual da apendicite aguda abordado nos principais e mais atuais livros-texto.

8 8 3 REVISÃO DE LITERATURA 3.1 MANEJO INICIAL DA APENDICITE AGUDA INTRODUÇÃO A maioria dos pacientes com apendicite aguda são tratados com a pronta remoção do apêndice. Um período rápido de compensação clínica normalmente é suficiente para garantir uma indução anestésica segura. Antibióticos profiláticos são usados para cobrir flora aeróbica e anaeróbica do colón. Em paciente com apendicite não perfurada, uma dose única de antibióticos pré-operatória reduz infecções de ferida operatória pós-operatória e abscesso intra-abdominal. Em paciente com apendicite perfurada ou gangrenosa, é indicado continuar antibióticos intravenosos no pós-operatório até o paciente ficar afebril e sem sinais de infecção, ou por 4 a 7 dias a depender da fonte bibliográfica MANEJO DA APENDICITE NÃO-COMPLICADA (TRATAMENTO CIRÚRGICO COMPARADO AO TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO) Em paciente com apendicite não complicada ou seja, não perfurada - o tratamento cirúrgico tem sido o padrão desde que McBurney relatou suas experiências. O conceito de tratamento clínico não operatório da apendicite aguda não complicada se desenvolveu a partir de duas linhas de observação. Primeiro, para pacientes em um ambiente onde o tratamento cirúrgico não está disponível (e.g., submarinos, expedições a áreas remotas), onde o tratamento somente com antibióticos foi percebido ser efetivo. Segundo, muitos pacientes com sinais e sintomas de apendicite que não procuram tratamento médico podem ocasionalmente ter resolução espontânea de sua doença. Uma série de estudos observacionais e ensaios controlados reportaram os desfechos do tratamento não operatório em comparação com o tratamento operatório de apendicite aguda não complicada presumida.

9 9 Tabela 1. Resultados do tratamento não-operatório de apendicite aguda (retirada do Schwartz s Principles of Surgery, capítulo 30: The appendix) Os resultados nesses estudos têm que ser analisados com cautela devido à seleção não clara dos pacientes, investigação diagnóstica incompleta nos pacientes não operados, tratamento padrão ouro não bem definido para os pacientes operados, e altas taxas de migração entre os braços dos estudos. As conseqüências no tocante ao uso de leitos hospitalares, tempo de internação, morbidade do tratamento cirúrgico retardado no caso de falha do tratamento não operatório, diagnóstico tardio nos casos de pacientes com câncer de apêndice ou ceco, e o risco de aumento da resistência antibiótica precisam ser avaliados de forma adequada. Devido a tudo isso o tratamento cirúrgico da apendicite aguda não complicada presumida ainda continua sendo o tratamento padrão. Certamente alguns subgrupos com apendicite aguda não complicada podem se beneficiar do tratamento não operatório. Pacientes que buscam o tratamento não operatório devem ser informados dos riscos de falha do tratamento e da possibilidade recidiva da apendicite futuramente.

10 MANEJO DA APENDICITE NÃO COMPLICADA (ABORDAGEM DE EMERGÊNCIA COMPARADA A ABORDAGEM DE URGÊNCIA) Tradicionalmente a apendicite tem sido considerada uma emergência cirúrgica. Uma vez diagnosticada o paciente era levado de emergência para a sala cirúrgica, entretanto os atrasos no diagnóstico, indisponibilidade de centro cirúrgico e o tratamento não operatório da apendicite aguda tem desafiado a noção que a apendicite aguda não complicada é uma emergência cirúrgica. Três estudos retrospectivos compararam a cirurgia emergente e urgente para apendicite aguda; o grupo emergente teve um tempo da apresentação ao centro cirúrgico de <12h, enquanto o grupo urgente de 12-24h. Não houve significância estatística no aumento do numero de casos de apendicite complicada no grupo de urgência comparado ao grupo de emergência. Não foram evidenciadas diferenças entre os grupos quanto a taxas de complicações, tempo cirúrgico e conversão para procedimento aberto. O tempo de permanência hospitalar foi maior no grupo de urgência, porém não foi estatisticamente significativo. Ressalvas importantes têm que ser consideradas na escolha entre o tratamento de urgência e o de emergência como: o exame clínico do paciente, tempo do início dos sintomas e duração esperada do "atraso" da cirurgia. Pacientes com sinais clínicos de perfuração, com apresentação clinica maior que 48h do início dos sintomas, e pacientes cuja terapia definitiva poderia ser postergada para mais de 12h não foram abordadas por esses estudos.

11 11 Tabela 2. Comparação entre o tratamento de emergência e o de urgência da apendicite aguda não complicada (retirada do Schwartz s Principles of Surgery, capítulo 30: The appendix). A opção entre o tratamento de urgência ou emergência da apendicite aguda não complicada depende de cada instituição e cirurgião. Instituições sem salas operatórias ou corpo clínico-cirúrgico prontamente disponível podem considerar realizar a apendicectomia de urgência em oposição a uma maneira de emergência. 3.4 APENDICITE COMPLICADA A apendicite complicada se refere tipicamente a apendicite perfurada comumente associada a abscesso e flegmão. A incidência anual de perfuração é cerca de 2/ pessoas e tem pouca variação ao longo do tempo, região geográfica e idade. A proporção de apendicite perfurada comumente por volta de 25% normalmente é usada como um indicador de qualidade em tratamento. Uma baixa proporção de perfuração pode ser conseqüência de uma alta taxa de detecção e tratamento em casos iniciais, ou em resolução, de apendicite. Crianças menores de 5 anos e pacientes acima de 65 anos possuem as maiores taxas de perfuração (45% e 51% respectivamente). A proporção de

12 12 perfuração aumenta a medida que aumenta a duração dos sintomas. Não ha associação de perfuração após internamento devido "atraso" intra-hospitalar da cirurgia, sugerindo que a maioria das perfurações ocorreu mais cedo antes da chegada do paciente ao hospital. Ruptura tem que ser suspeitada na presença de peritonite generalizada e uma forte resposta inflamatória. Em vários casos a perfuração esta contida e o paciente se apresenta com peritonite localizada. Em 2-6% dos casos uma massa palpável é detectada no exame físico, isso pode representar um flegmão que consiste em um emaranhado de alças intestinais aderidas ao apêndice inflamado, ou abscesso periapendicular. Pacientes que apresentam uma massa palpável normalmente apresentam sintomas de longa duração, cerca de 5 a 7 dias. Diferenciar apendicite aguda não complicada da apendicite aguda com perfuração baseada apenas no exame clínico é normalmente difícil, mas é importante fazer a distinção por que os tratamentos podem diferir. Tomografia computadorizada pode ser benéfica estabelecendo o diagnóstico e guiando a terapia. 3.5 O MANEJO OPERATÓRIO E NÃO OPERATÓRIO DA APENDICITE COMPLICADA Paciente que se apresentam com sinais de sepse e peritonite generalizada devem se levados ao centro cirúrgico imediatamente com ressuscitação volêmica concomitante. A abordagem cirúrgica vai depender da experiência do cirurgião, entretanto apendicectomia aberta através de laparotomia infra-umbilical mediana pode ser necessária para tratar esses casos complicados. Em paciente com apendicite aguda complicada com abscesso ou flegmão contidos e peritonite limitada (dor focal em fossa ilíaca direita), as opções de tratamento se tornam mais complicadas. Freqüentemente esses pacientes requerem um procedimento cirúrgico desafiador com alto risco de desenvolvimento de um abscesso intra-abdominal no período pós-operatório, e outras complicações. Opções de tratamento incluem tratamento cirúrgico ou tratamento conservador (antibióticos, dieta zero, hidratação venosa e possível drenagem percutânea na presença de abscesso).

13 13 Não existe ate o momento nenhum estudo controlado, randomizado e prospectivo comparando o tratamento cirúrgico versus conservador da apendicite aguda complicada em adultos; todos os estudos são retrospectivos de coorte. Duas metas-análise foram feitas. Na análise de Andersson e Petzold de 2007 de 61 estudos avaliando esse tema, eles perceberam que o tratamento conservador inicial tinha desfechos superiores. O tratamento não operatório, que consistia na hidratação venosa, diminuição do estímulo gastrointestinal (restrição de dieta), antibióticos parenterais e drenagem percutânea de abscesso (quando presente), foi considerado apropriado. A morbidade do tratamento cirúrgico imediato foi de 36%, enquanto a do conservador foi de 11%. Dos pacientes que se submeteram ao tratamento conservador 7.6% falharam e tiveram que ser submetidos ao tratamento cirúrgico. Esse subgrupo teve uma taxa de complicação geral de cerca de 13.5%. Os autores concluíram que o tratamento conservador foi superior ao tratamento cirúrgico imediato em casos de apendicite complicada. Simillis e cols. Realizaram uma meta-analise de 17 estudos e notaram desfechos semelhantes a analise de Andersson e Petzold quanto à diminuição de morbidade do tratamento conservador frente ao tratamento cirúrgico. Esses autores também concluíram que o tratamento conservador foi superior ao tratamento cirúrgico imediato em casos de apendicite complicada. Se, no momento do exame físico, uma massa periapendicular bem definida é identificada e os sintomas do paciente estiverem melhorando, é aceitável em adultos saudáveis iniciar antibióticos parenterais e serem acompanhados de maneira expectante com avaliações clinicas seriadas. A falha do tratamento tal como obstrução intestinal, piora da sepse, dor persistente, febre ou leucocitose requerem apendicectomia imediata (Maingot, 2012). Apesar de que atualmente o tratamento conservador da apendicite aguda complicada em adultos deva ser considerado a pacientes selecionados, essa forma de terapia não é indicada a pacientes pediátricos, mulheres grávidas e pacientes idosos. Nesses grupos uma operação de emergência é indicada. Em dois terços (80% dependendo da fonte) dos pacientes o tratamento conservador da apendicite aguda complicada é efetivo, e uma apendicectomia de intervalo pode ser realizada em breve, ou ser evitada. Em um terço dos pacientes

14 14 os sintomas não se resolvem e uma tomografia de emergência pode ser feita. Se um abscesso é identificado na tomografia computadorizada uma tentativa de drenagem do abscesso deve realizada guiada por ultrassonografia ou tomografia. Se a tentativa de drenagem por punção do abscesso falhar, o abcesso devera ser drenado cirurgicamente (Shackelford, 2015) APENDICECTOMIA DE INTERVALO O tratamento cirúrgico do apêndice após o manejo não operatório da apendicite aguda é controverso. Alguns recomendam apendicectomia de intervalo (apendicectomia realizada aproximadamente 6 semanas após a inflamação ter sido resolvida), enquanto outros consideram a apendicectomia desnecessária. Fatores que devem ser considerados durante a orientação ao paciente quanto a realização da apendicite de intervalo incluem uma relativa baixa incidência de apendicite no futuro (8-10% e normalmente associada à apendicolito) e uma morbidade de aproximadamente 11% associada a apendicectomia de intervalo. Esses fatores devem ser considerados pois existe uma alta morbidade associada a uma apendicectomia imediata no momento de uma apendicite aguda recorrente no futuro (podendo chegar a 36% quando associada a novo flegmão e abscesso), bem como a possiblidade de existência de uma patologia apendicular em curso como a doença inflamatória intestinal e câncer. Por nos dias atuais haver a possibilidade de ser feita a apendicectomia por videolaparoscopia de uma maneira ambulatorial e com baixa morbidade, a apendicectomia de intervalo deve ser considerada para pacientes que foram inicialmente tratados de maneira não operatória, mesmo não tendo evidencia convincente atualmente recomendando tal abordagem (Shackelford, 2013). O papel da apendicectomia de intervalo seguida do tratamento conservador da apendicite aguda complicada ainda não esta claro. O acompanhamento clínico rigoroso, a história clinica rigorosa em busca de sintomas persistentes, e uma colonoscopia de screening tem que ser usadas para ajudar a guiar a discussão com o paciente sobre o papel da apendicectomia de intervalo após o tratamento conservador da apendicite aguda complicada (Schwartz, 2015).

15 15 Após o tratamento não operatório de uma apendicite tardia suspeitada, adultos que não realizaram recentemente colonoscopia devem ser submetidos a uma, ou enema opaco com bário, por que o câncer do colón é detectado em cerca de 5% dos casos. O risco de apendicite recorrente é de cerca de 15-25% após o tratamento não operatório, justificando a apendicectomia de intervalo. Nós tipicamente realizamos esse procedimento após cerca de seis semanas do inicio da apendicite tratada conservadoramente. A apendicectomia de intervalo pode ser feita de maneira ambulatorial e com baixa morbidade. Esse procedimento é realizado rotineiramente em crianças. A decisão quanto a realização do procedimento em adultos incluem fatores do paciente como idade, co-morbidades e cirurgia abdominal inicial (Sabiston, 2012). Segue alguns dados de estudos a respeito do assunto reunidos em uma tabela: Tabela 3. Apendicite de intervalo após o tratamento não operatório da apendicite aguda (retirada do Schwartz s Principles of Surgery, capítulo 30: The appendix). complicada

16 APENDICECTOMIA LAPAROSCÓPICA COMPARADA COM A TÉCNICA ABERTA CONVENCIONAL Existem múltiplos trabalhos prospectivos, randomizados e controlados comparando os resultados da técnica laparoscópica com a aberta. Várias metaanálises foram feitas comparando os resultados cumulativos. A apendicectomia laparoscópica é associada a menos infecções do sítio cirúrgico do que a aberta, porem a técnica laparoscópica é associada com aumento do risco de abscesso intra-abdominal. A técnica laparoscópica apresenta menor índice de dor, menor tempo de permanência hospitalar e maior velocidade de retorno às atividades normais quando comparada a técnica aberta. A técnica laparoscópica é também associada a aumento do custo operatório e tempo cirúrgico, entretanto, no geral, os custos são similares quando comparada a técnica aberta. A apendicectomia laparoscópica pode ser benéfica quando a definição diagnostica ainda encontra-se em questão, como em mulheres em idade reprodutiva, pacientes idosos nos quais doença neoplásica é suspeitada, e pacientes com obesidade mórbida nos quais incisões maiores em apendicectomia aberta são normalmente requeridas.

17 17 Tabela 4. Meta-análise comparando os resultados do tratamento laparoscópico e aberta da apendicite aguda (retirada do Schwartz s Principles of Surgery, capítulo 30: O apêndice). 4 METODOLOGIA A metodologia foi pontuada através de revisão de literatura. 5 TIPO DE ESTUDO Pesquisa qualitativa de literatura teórica mais atual seguida de análise de dados através de narrativa.

18 18 6 CONCLUSÃO O tratamento da apendicite aguda vem evoluindo ao longo do tempo, e manejos mais adequados para cada tipo de paciente e apresentação clínica estão em curso graças aos novos estudos na área. Alguns subgrupos de pacientes ainda precisam ser mais bem estudados com estudos prospectivos, controlados e randomizados de longo prazo para se evidenciar qual conduta que irá ter como desfecho os melhores resultados no tocante a morbimortalidade, beneficiando assim milhões de pessoas que são acometidas por essa afecção extremamente comum. Acredito que o futuro dessa questão, dentre outras na Medicina Moderna, está nas mãos de jovens médicos empolgados sob a orientação de mestres experientes interessados em buscar a verdade utilizando para esse fim a Metodologia Científica e a medicina baseada em evidências, a fim de proporcionarmos o melhor tratamento para nossos pacientes e a toda humanidade.

19 19 6 REFERÊNCIAS 1. BRUNICARDI, F. Charles et al. Schwartz s Principles of Surgery. 10 th. New York:McGraw-Hill, CAMERON, John L. et al. Current Surgical therapy. 11 th. Philadelphia:Elsevier Saunders, GROSS, Samuel D. et al. Shackelford s Surgery of the alimentary tract. 7 th. Philadelphia:Elsevier Saunders, MULHOLLAND, Michael W. et al. Greenfield s Surgery scientific principles and pratice. 5 th. Philadelphia:Lippincott Willians and Wilkins, TOWNSEND, Courtney M. et al. Sabiston Textbook of Surgery. 19 th. Philadelphia:Elsevier Saunders, ZINNER, Michael J. et al. Maingot s Abdominal Operations. 12 th. New York:McGraw-Hill, 2013.

Efficacy and Safety of Nonoperative Treatment for Acute Appendicitis: A Meta-analysis Pediatrics, Março 2017

Efficacy and Safety of Nonoperative Treatment for Acute Appendicitis: A Meta-analysis Pediatrics, Março 2017 Compartilhe conhecimento: Analisamos duas recentes publicações que demonstram a segurança de realizar tratamentos clínicos da apendicite aguda não complicada, com resultados comparáveis aos da apendicectomia.

Leia mais

APENDICITE AGUDA O QUE É APÊNCIDE CECAL? O QUE É APENDICITE E PORQUE OCORRE

APENDICITE AGUDA O QUE É APÊNCIDE CECAL? O QUE É APENDICITE E PORQUE OCORRE APENDICITE AGUDA O QUE É APÊNCIDE CECAL? O apêndice vermiforme ou apêndice cecal é uma pequena extensão tubular, com alguns centímetros de extensão, terminada em fundo cego, localizado no ceco, primeira

Leia mais

APE P NDICITE T A GUDA MARCELO LINHARES

APE P NDICITE T A GUDA MARCELO LINHARES APENDICITE AGUDA MARCELO LINHARES APENDICITE AGUDA INTRODUÇÃO Primeira descrição de apendicite Heister, 1683 Reconhecida como entidade patológica em 1755 Patologia mais importante do apêndice cecal Principal

Leia mais

ASPECTOS ÉTICOS NA APENDICITE AGUDA

ASPECTOS ÉTICOS NA APENDICITE AGUDA 11 Revista UNILUS Ensino e Pesquisa v. 7, n. 12, jan./jun. 2010 ISSN 1807-8850 GODINHO, L. T. GUIDONI R. G. R. ASPECTOS ÉTICOS NA APENDICITE AGUDA RESUMO Alguns aspectos éticos e técnicos da Apendicite

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia de abdome

Imagem da Semana: Radiografia de abdome Imagem da Semana: Radiografia de abdome Figura 1: Radiografia simples de abdome em incidência anteroposterior. Enunciado Paciente do sexo feminino, 33 anos, casada, nulípara, procurou serviço de pronto-atendimento

Leia mais

COLECISTITE AGUDA ANDRÉ DE MORICZ. CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA PARA RESIDENTES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES

COLECISTITE AGUDA ANDRÉ DE MORICZ. CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA PARA RESIDENTES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES COLECISTITE AGUDA ANDRÉ DE MORICZ CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA PARA RESIDENTES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES cir.pancreas@santacasasp.org.br 2008 COLECISTITE AGUDA OBJETIVOS 1- Introdução - incidência

Leia mais

Complicações na Doença Inflamatória Intestinal

Complicações na Doença Inflamatória Intestinal 1 Complicações na Doença Inflamatória Intestinal Esta é uma iniciativa do GEDIIB de favorecer o acesso dos Médicos especialistas em DII a uma forma lúdica de informar seus pacientes sobre aspectos decisivos

Leia mais

Imagem da Semana: Tomografia computadorizada. Figura 1: Tomografia computadorizada contrastada de abdome

Imagem da Semana: Tomografia computadorizada. Figura 1: Tomografia computadorizada contrastada de abdome Imagem da Semana: Tomografia computadorizada Figura 1: Tomografia computadorizada contrastada de abdome Figura 2: Tomografia computadorizada contrastada de abdome Enunciado Paciente masculino, 40 anos,

Leia mais

COLECISTITE AGUDA ANDRÉ DE MORICZ CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA PARA REWSIDENTES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES 2006

COLECISTITE AGUDA ANDRÉ DE MORICZ CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA PARA REWSIDENTES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES 2006 COLECISTITE AGUDA ANDRÉ DE MORICZ CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA PARA REWSIDENTES COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES 2006 COLECISTITE AGUDA OBJETIVOS 1- Introdução - incidência -definição 2- Etiopatogenia

Leia mais

Caso Clínico. Paciente do sexo masculino, 41 anos. Clínica: Dor em FID e região lombar direita. HPP: Nefrolitíase. Solicitado TC de abdome.

Caso Clínico. Paciente do sexo masculino, 41 anos. Clínica: Dor em FID e região lombar direita. HPP: Nefrolitíase. Solicitado TC de abdome. Caso Clínico Paciente do sexo masculino, 41 anos. Clínica: Dor em FID e região lombar direita. HPP: Nefrolitíase. Solicitado TC de abdome. Apendicite.

Leia mais

Indicadores Estratégicos

Indicadores Estratégicos Indicadores Estratégicos DR. ALEXANDRE VIEIRA RIBEIRO DA SILVA INDICADORES ESTRATÉGICOS INDICADORES E AVALIAÇÃO ASSISTENCIAL Monitoramento da Informação Assistêncial Discussão dos resultados Padrões assistenciais

Leia mais

ABDOME AGUDO INFLAMATÓRIO EM PEDIATRIA

ABDOME AGUDO INFLAMATÓRIO EM PEDIATRIA ABDOME AGUDO INFLAMATÓRIO EM PEDIATRIA Ana Carolina Gomes de Lucena Isadora Medeiros Kuhn Laura Orlandini Lodi João Cyrus Bastos UNITERMOS ABDOME AGUDO; APENDICITE; EMERGÊNCIAS; PEDIATRIA. KEYWORDS ABDOMEN,

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS EM CENTRO CIRÚRGICO. Léa Pereira de Sousa

GESTÃO DE RISCOS EM CENTRO CIRÚRGICO. Léa Pereira de Sousa GESTÃO DE RISCOS EM CENTRO CIRÚRGICO Léa Pereira de Sousa SUMÁRIO 1 - CONCEITOS 2 - GESTÃO DE RISCOS SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE QUALIDADE CAMPANHA CIRURGIA SEGURA SALVA VIDAS

Leia mais

Tratamento das coleções Intraabdominais PT Vs OD

Tratamento das coleções Intraabdominais PT Vs OD Tratamento das coleções Intraabdominais PT Vs OD Tarcisio Reis Professor e ccordenador da Faculdade de Med de Olinda Doutor em Cirurgia UFPE Intensivista AMIB TCBC SBCO Cirurgião Oncológico HUOC-Recife

Leia mais

APENDICECTOMIA EM PACIENTES COM IDADE SUPERIOR A 40 ANOS - ANÁLISE DOS RESULTADOS DE 217 CASOS

APENDICECTOMIA EM PACIENTES COM IDADE SUPERIOR A 40 ANOS - ANÁLISE DOS RESULTADOS DE 217 CASOS APENDICECTOMIA EM PACIENTES COM IDADE SUPERIOR A 40 ANOS - ANÁLISE DOS RESULTADOS DE 217 CASOS ANTONIO SÉRGIO BRENNER 1 ; JULIANA SANTIN 2 ; FREDERICO VIRMOND NETO 2 ; TANIA BOURSHEID 2 ; RUBENS VALARINI

Leia mais

I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E ATUALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA E DOR DA SARGS ANESTESIA PEDIÁTRICA: PODEMOS REDUZIR A MORBIMORTALIDADE?

I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E ATUALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA E DOR DA SARGS ANESTESIA PEDIÁTRICA: PODEMOS REDUZIR A MORBIMORTALIDADE? I PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E ATUALIZAÇÃO EM ANESTESIOLOGIA E DOR DA SARGS ANESTESIA PEDIÁTRICA: PODEMOS REDUZIR A MORBIMORTALIDADE? André P. Schmidt, MD, PhD, TSA/SBA Co-responsável pelo CET do

Leia mais

A obstrução colônica aguda é uma condição grave que traz risco de vida, e que requer tratamento cirúrgico imediato.

A obstrução colônica aguda é uma condição grave que traz risco de vida, e que requer tratamento cirúrgico imediato. INTRODUÇÃO: Cerca de 10 a 30% dos pacientes com câncer colorretal (CCR) vão apresentar obstrução colônica como apresentação inicial. A obstrução colônica aguda é uma condição grave que traz risco de vida,

Leia mais

Histerectomia laparoscopica Manejo contemporâneo nuevas tecnologias. Dr Namir Cavalli Cascavel Parana - Brasil

Histerectomia laparoscopica Manejo contemporâneo nuevas tecnologias. Dr Namir Cavalli Cascavel Parana - Brasil Histerectomia laparoscopica Manejo contemporâneo nuevas tecnologias Dr Namir Cavalli Cascavel Parana - Brasil Histerectomia História Histerectomia História Histerectomia - 1813 Histerectomia vaginal -

Leia mais

COLECISTITE AGUDA TCBC-SP

COLECISTITE AGUDA TCBC-SP Colégio Brasileiro de Cirurgiões Capítulo de São Paulo COLECISTITE AGUDA Tercio De Campos TCBC-SP São Paulo, 28 de julho de 2007 Importância 10-20% população c/ litíase vesicular 15% sintomáticos 500.000-700.000

Leia mais

TRATAMENTO CONSERVADOR DO PLASTRÃO APENDICULAR

TRATAMENTO CONSERVADOR DO PLASTRÃO APENDICULAR Vianna Artigo et Original al. Vol. 30 - Nº 6: 442-446, Nov. / Dez. 2003 TRATAMENTO CONSERVADOR DO PLASTRÃO APENDICULAR CONSERVATIVE MANAGEMENT OF APPENDICEAL MASS André Luiz Vianna, TCBC-DF 1 Paulo Mendelssonh

Leia mais

VIVÊNCIA NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CIRÚRGICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

VIVÊNCIA NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO CIRÚRGICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DA REGIÃO SUL DO BRASIL MINISTÉRIO DA SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA EM SAÚDE ESCOLA GHC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO

Leia mais

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal

Após um episódio de ITU, há uma chance de aproximadamente 19% de aparecimento de cicatriz renal Compartilhe conhecimento: Devemos ou não continuar prescrevendo antibiótico profilático após diagnóstico da primeira infecção urinária? Analisamos recente revisão sistemática e trazemos a resposta. Em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 EDITAL N. 001/2014 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2015 EDITAL N. 001/2014 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 25 EDITAL N. 0/24 CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás coloca à disposição

Leia mais

Aapendicite aguda é uma das causas mais frequentes

Aapendicite aguda é uma das causas mais frequentes Hirano Apendicite aguda não complicada em adultos: tratamento cirúrgico ou clínico? 159 Apendicite aguda não complicada em adultos: tratamento cirúrgico ou clínico? Not complicated acute appendicitis in

Leia mais

Cuidados no Tratamento Cirúrgico da Colecistite Aguda

Cuidados no Tratamento Cirúrgico da Colecistite Aguda Cuidados no Tratamento Cirúrgico da Colecistite Aguda Serviço de Cirurgia Hepatobiliopancreática e Transplantes Hospital Nossa Senhora das Graças Dr. Eduardo José B. Ramos ramosejb@hotmail.com Colelitíase

Leia mais

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. INSTRUÇÕES 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. 2 3 4 Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno,

Leia mais

APENDICITE AGUDA MIMETIZANDO ESCROTO AGUDO: relato de caso

APENDICITE AGUDA MIMETIZANDO ESCROTO AGUDO: relato de caso APENDICITE AGUDA MIMETIZANDO ESCROTO AGUDO: relato de caso Allyne Capanema GONÇALVES¹ Marcus Vinícius Capanema GONÇALVES² ¹Estudante de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Belo Horizonte

Leia mais

Grupo de Medicina do Esporte e do Exercício HCFMUSP

Grupo de Medicina do Esporte e do Exercício HCFMUSP Dr. Arnaldo Hernandez Dr. André Pedrinelli Dr. Julio Nardelli Dr. Marco Antônio Ambrósio Dr. Adriano Almeida Dr.Thiago Lazzaretti Dr Malcon Botteon João Vitor Bohana MR1 Ortopedia e traumatologia Grupo

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. A intervenção cirúrgica indicada

Leia mais

FÍSTULA ENTEROCUTÂNEA COMO COMPLICAÇÃO DE APENDICECTOMIA NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE CASO

FÍSTULA ENTEROCUTÂNEA COMO COMPLICAÇÃO DE APENDICECTOMIA NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE CASO Vol.18,n.3,pp.83-87 (Mar Mai 2017) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR FÍSTULA ENTEROCUTÂNEA COMO COMPLICAÇÃO DE APENDICECTOMIA NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE CASO ENTEROCUTANEOUS FISTULA

Leia mais

Analgesia Pós-Operatória em Cirurgia de Grande Porte e Desfechos

Analgesia Pós-Operatória em Cirurgia de Grande Porte e Desfechos Analgesia Pós-Operatória em Cirurgia de Grande Porte e Desfechos A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é definida como o uso consciente, explícito e crítico da melhor evidência atual, integrado com a

Leia mais

MANEJO DA PANCREATITE BILIAR AGUDA

MANEJO DA PANCREATITE BILIAR AGUDA MANEJO DA PANCREATITE BILIAR AGUDA Natalie Duran Rocha Natalia D Arrigo Juliana Battistello Marcelo Garcia Toneto UNITERMOS PANCREATITE/diagnóstico; PANCREATITE/classificação; PANCREATITE/terapia. KEYWORDS

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

URI:http://hdl.handle.net/ / DOI:https://doi.org/ / _25

URI:http://hdl.handle.net/ / DOI:https://doi.org/ / _25 Causas cirúrgicas de dor abdominal Autor(es): Publicado por: URL persistente: DOI: Lopes, Maria Francelina Imprensa da Universidade de Coimbra URI:http://hdl.handle.net/10316.2/43126 DOI:https://doi.org/10.14195/978-989-26-1300-0_25

Leia mais

Journal Club. Setor Abdome. Apresentação: Lucas Novais Bomfim Orientação: Dr. George Rosas

Journal Club. Setor Abdome. Apresentação: Lucas Novais Bomfim Orientação: Dr. George Rosas Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina Departamento de Diagnóstico por Imagem Setor Abdome Journal Club Apresentação: Lucas Novais Bomfim Orientação: Dr. George Rosas Data: 11.09.2013

Leia mais

Serviços Contratados Meta Jan Fev Mar Abr Mai. Fonte: MV : Atendimento Atendimento- Internação Relatório estáticos Hospitalar Sintético/ imprimir

Serviços Contratados Meta Jan Fev Mar Abr Mai. Fonte: MV : Atendimento Atendimento- Internação Relatório estáticos Hospitalar Sintético/ imprimir Saídas Hospitalares Serviços Contratados Meta Jan Fev Mar Abr Mai % Alcance das Metas- Maio/2016 Saídas Hospitalares Clínica Médica Clínica Cirúrgica TOTAL DE SAÍDAS 136 154 146 201 157 166 122,05 % 160

Leia mais

Manual de Cirurgia Segura

Manual de Cirurgia Segura Manual de Cirurgia Segura Índice Apresentação... pág. 4 Termos de Consentimento Informado... pág. 4 Lateralidade... pág. 5 Profilaxia Antibiótica... pág. 6 Time Out ou Pausa Cirúrgica... pág. 7 NR 32...

Leia mais

CAPÍTULO 18. MIOMAS SUBMUCOSOS: ESTADIAMEnTOS PARA TRATAMEnTO HISTEROSCÓPICO. 1. INTRODUçãO

CAPÍTULO 18. MIOMAS SUBMUCOSOS: ESTADIAMEnTOS PARA TRATAMEnTO HISTEROSCÓPICO. 1. INTRODUçãO CAPÍTULO 18 MIOMAS SUBMUCOSOS: ESTADIAMEnTOS PARA TRATAMEnTO HISTEROSCÓPICO 1. INTRODUçãO Leiomiomas uterinos são os tumores mais frequentes do trato genital feminino, clinicamente aparentes em 25% das

Leia mais

Tratamento Endoscópico de Deiscências de Anastomose Esofágica em Pacientes Oncológicos - Série de Casos

Tratamento Endoscópico de Deiscências de Anastomose Esofágica em Pacientes Oncológicos - Série de Casos Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Treinamento SOBED Tratamento Endoscópico de Deiscências de Anastomose Esofágica em Pacientes Oncológicos - Série de Casos PRM em Endoscopia / INCA

Leia mais

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO 1 / 5 Indicação do Jejum FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO Confirmar a previsão e horário do exame / procedimento (antes de iniciar o jejum) Horário confirmado? Iniciar jejum de acordo com a previsão informada e

Leia mais

Revista Portuguesa de. irurgia. II Série N. 18 Outubro Órgão Oficial da Sociedade Portuguesa de Cirurgia ISSN

Revista Portuguesa de. irurgia. II Série N. 18 Outubro Órgão Oficial da Sociedade Portuguesa de Cirurgia ISSN Revista Portuguesa de irurgia II Série N. 18 Outubro 2011 ISSN 1646-6918 Órgão Oficial da Sociedade Portuguesa de Cirurgia ARTIGO DE REVISÃO HÉRNIA DE AMYAND Caso Clínico e Revisão da Literatura Amyand

Leia mais

Funcional - Pressão intracólica aumentada - Motilidade basal e propulsiva aumentada - Lume estreito contracções segmentares

Funcional - Pressão intracólica aumentada - Motilidade basal e propulsiva aumentada - Lume estreito contracções segmentares Doença Diverticular Fisiopatologia Estrutural - Parede cólica: mucosa, submucosa muscular - circular - longitudinal - Teniae coli serosa - Falsos divertículos - Hipertrofia da camada muscular: da elastina

Leia mais

1, 3, 8, 12, 16, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 31, 34, 38, 42, 43, 44, 46, 49, 54, 60, 64, 66, 68, 70, 71, 72, 73, 79, 80, 82, 88, 97, 99, INDEFERIDOS

1, 3, 8, 12, 16, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 31, 34, 38, 42, 43, 44, 46, 49, 54, 60, 64, 66, 68, 70, 71, 72, 73, 79, 80, 82, 88, 97, 99, INDEFERIDOS NÍVEL SUPERIOR Questões 1, 3, 8, 12, 16, 17, 18, 20, 21, 23, 24, 31, 34, 38, 42, 43, 44, 46, 49, 54, 60, 64, 66, 68, 70, 71, 72, 73, 79, 80, 82, 88, 97, 99, 100 - INDEFERIDOS QUESTÃO 1 Além de rara (1/35000

Leia mais

Fatores de Risco para as Complicações após Apendicectomias em Adultos

Fatores de Risco para as Complicações após Apendicectomias em Adultos após Apendicectomias em Adultos Risk Factors for Complications After Appendectomy in Adults SILVANA MARQUES E SILVA¹, SORAIA BARROSO DE ALMEIDA², OLÍMPIA ALVES TEIXEIRA LIMA³, GABRIEL MAGALHÃES NUNES GUIMARÃES

Leia mais

A avaliação na ponta dos dedos

A avaliação na ponta dos dedos Reunião do Núcleo de Acessos Vasculares SPACV Mª TERESA VIEIRA Cirurgia Vascular Hospital Pulido Valente CHLN Guideline NKF K/DOQUI: Definição do termo, em relação ao acesso vascular Monitorização Exame

Leia mais

Bárbara Ximenes Braz

Bárbara Ximenes Braz Bárbara Ximenes Braz Identificação Sexo masculino 26 anos Universitário Americano Queixa principal Dor abdominal há 1 semana. HDA O paciente apresentou queixa de dor latejante, constante há uma semana,

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE RESGATE, REMOÇÃO, TRATAMENTO DE VÍTIMAS DO TRAUMA E A ÉTICA NO ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA DE 16 A 21 DE AGOSTO DE 2005

FÓRUM MUNDIAL DE RESGATE, REMOÇÃO, TRATAMENTO DE VÍTIMAS DO TRAUMA E A ÉTICA NO ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA DE 16 A 21 DE AGOSTO DE 2005 FÓRUM MUNDIAL DE RESGATE, REMOÇÃO, TRATAMENTO DE VÍTIMAS DO TRAUMA E A ÉTICA NO ATENDIMENTO DA EMERGÊNCIA DE 16 A 21 DE AGOSTO DE 2005 TRATAMENTO CONSERVADOR DE VÍSCERAS MACIÇAS NO TRAUMA DISCIPLINA DE

Leia mais

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: SPREAD Ped Perfil epidemiológico da sepse em unidades de terapia intensiva pediátricas de hospitais brasileiros Pesquisador:

Leia mais

ESTUDO DA FREQÜÊNCIA DE PARASITAS E DE OVOS NAS CAVIDADES APENDICULARES DAS APENDICITES AGUDAS *

ESTUDO DA FREQÜÊNCIA DE PARASITAS E DE OVOS NAS CAVIDADES APENDICULARES DAS APENDICITES AGUDAS * ESTUDO DA FREQÜÊNCIA DE PARASITAS E DE OVOS NAS CAVIDADES APENDICULARES DAS APENDICITES AGUDAS * DAOIZ MENDOZA** HENRI CHAPLIN RIVOIRE*** MARCELO DORNELES DE SOUSA**** RESUMO Os autores fizeram um estudo

Leia mais

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS

CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED - UNIOESTE CIRURGIA PEDIÁTRICA HÉRNIAS Acadêmica Lydia Gayet de Bortoli Prof.

Leia mais

DIAGNÓSTICO E MANEJO DA DIVERTICULITE AGUDA

DIAGNÓSTICO E MANEJO DA DIVERTICULITE AGUDA UNITERMOS DIAGNÓSTICO E MANEJO DA DIVERTICULITE AGUDA DIVERTICULITE/terapia, DIVERTICULITE/diagnóstico, ABDOME AGUDO/terapia. Rebeca Regert Gabriela A Bergmann Lucio S Fillmann KEYWORDS DIVERTICULITIS/therapy,

Leia mais

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência Caso Clínico Paciente sexo feminino, 68 anos, comparece à unidade de emergência queixando-se de dor e distensão

Leia mais

9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax

9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax 9º Imagem da Semana: Radiografia Tórax Enunciado Paciente do sexo masculino, 39 anos, atendido no Pronto Atendimento com quadro de dor abdominal difusa, intensa e de início súbito, com cerca de 3 horas

Leia mais

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DIVERTICULITE AGUDA

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DIVERTICULITE AGUDA UNITERMOS DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DIVERTICULITE AGUDA DIVERTICULITE AGUDA; DIVERTICULITE AGUDA/diagnóstico. Gabriela Ott Wagner Marianna Lins de Souza Salerno Marcela Krug Seabra Lúcio Sarubbi Fillmann

Leia mais

Uso profilático de Antimicrobianos em Cirurgia. Adilson J. Westheimer Cavalcante Sociedade Paulista de Infectologia

Uso profilático de Antimicrobianos em Cirurgia. Adilson J. Westheimer Cavalcante Sociedade Paulista de Infectologia Uso profilático de Antimicrobianos em Cirurgia Adilson J. Westheimer Cavalcante Sociedade Paulista de Infectologia Infecção do Sítio Cirúrgico Concentração Microbiana & Virulência Lesão Tissular Corpos

Leia mais

Giliatt Hanois Falbo Neto 1 Paulo Carvalho Vilela 2 Marianne Weber Arnold 3 David Negrão Grangeiro 4 Claudia Corrêa de Araujo 5

Giliatt Hanois Falbo Neto 1 Paulo Carvalho Vilela 2 Marianne Weber Arnold 3 David Negrão Grangeiro 4 Claudia Corrêa de Araujo 5 ARTIGO ORIGINAL / ORIGINAL ARTICLES Tratamento não-cirúrgico de abscessos intra-cavitários pós-apendicectomia Non surgical management of post appendectomy intraperitoneal abscesses Giliatt Hanois Falbo

Leia mais

Ultrassonografia no Abdome Agudo Pediátrico

Ultrassonografia no Abdome Agudo Pediátrico Ultrassonografia no Abdome Agudo Pediátrico Dra. Mariane Cibelle Barros Coordenadora da Radiologia Pediátrica do Hospital Moinhos de Vento Supervisora do Programa de Residência Médica do HMV Radiologista

Leia mais

PLANO DE CURSO CIRURGIA GERAL

PLANO DE CURSO CIRURGIA GERAL PLANO DE CURSO CIRURGIA GERAL I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais Formação ampla de cirurgião geral com visão integral da assistência em saúde e qualificado para executar diagnósticos e procedimentos

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA NO PÓS-OPERATÓRIO DE APENDICECTOMIA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA NO PÓS-OPERATÓRIO DE APENDICECTOMIA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA NO PÓS-OPERATÓRIO DE APENDICECTOMIA Autores: Janaína Calisto Moreira 1 ; Cicera Brena Calixto Sousa 2 ; Karine Sousa Ferreira 3 ; Adriana Sousa Carvalho de Aguiar 4.

Leia mais

ESTADO ATUAL DO TRATAMENTO DA MUCOCELE DE APÊNDICE CECAL

ESTADO ATUAL DO TRATAMENTO DA MUCOCELE DE APÊNDICE CECAL ESTADO ATUAL DO TRATAMENTO DA MUCOCELE DE APÊNDICE CECAL UNITERMOS CISTOADENOMA MUCINOSO, APÊNDICE, MUCOCELE. Fernanda Simões Guimarães Marcelo Garcia Toneto KEYWORDS MUCINOUS CYSTADENOMA, APPENDIX, MUCOCELE.

Leia mais

I FÓRUM DE CIRURGIA GERAL DO CFM ENSINO E RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DIGESTIVA PRÉ-REQUISITOS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DURAÇÃO DO PROGRAMA

I FÓRUM DE CIRURGIA GERAL DO CFM ENSINO E RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DIGESTIVA PRÉ-REQUISITOS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DURAÇÃO DO PROGRAMA I FÓRUM DE CIRURGIA GERAL DO CFM ENSINO E RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DIGESTIVA PRÉ-REQUISITOS, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DURAÇÃO DO PROGRAMA QUAIS AS COMPETÊNCIAS DO CIRURGIÃO GERAL QUAIS AS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Gaudencio Barbosa R4 CCP HUWC Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Gaudencio Barbosa R4 CCP HUWC Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço Gaudencio Barbosa R4 CCP HUWC Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço 03-2012 Carcinoma papilifero da tireoide compreende 80-85% das neoplasias malignas da tireoide com sobrevida em 10 anos >90% Incidência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal

ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal ENTENDENDO A Doença Inflamatória Intestinal APRESENTAÇÃO Caro leitor, Essa cartilha foi desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa, realizado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Resolução CNRM Nº 11, de 10 de agosto de 2005

Resolução CNRM Nº 11, de 10 de agosto de 2005 Resolução CNRM Nº 11, de 10 de agosto de 2005 Dispõe sobre conteúdos do Programa de Residência Médica de Cirurgia Geral e Cirurgia Geral Programa Avançado. O Presidente da Comissão Nacional de Residência

Leia mais

Drenagem do abscesso mamário. Incisão ou punção?

Drenagem do abscesso mamário. Incisão ou punção? 46 Congresso de Ginecologia e Obstetrícia de Brasília 24 a 26 de abril de 2013 Drenagem do abscesso mamário. Incisão ou punção? Alberto Moreno Zaconeta Professor Adjunto Área de Ginecologia e Obstetrícia

Leia mais

Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia. Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia. Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Tipos de Estudos Clínicos: Classificação da Epidemiologia Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Roteiro da Apresentação 1. Estrutura da Pesquisa Científica 2. Classificação dos estudos epidemiológicos 3.

Leia mais

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA

TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS. CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS CLÁUDIA PINHO HARTLEBEN MÉDICA VETERINÁRIA clauhart@terra.com.br Email: claudia.fernandes@ufpel.tche.br PREVALÊNCIA População examinada quanto a presença ou ausência de

Leia mais

Diretrizes Assistenciais. Protocolo de Conduta da Assistência Médico- Hospitalar - Reto

Diretrizes Assistenciais. Protocolo de Conduta da Assistência Médico- Hospitalar - Reto Diretrizes Assistenciais Protocolo de Conduta da Assistência Médico- Hospitalar - Reto Versão eletrônica atualizada em Novembro 2008 Protocolo de Conduta da Assistência Médico-Hospitalar Objetivos: - manuseio

Leia mais

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED Maria Fernandes 2017 https://www.spdm.org.br/onde-estamos/hospitais-e.../hospital-estadual-de-diadema Cirurgia Segura

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável,declara,para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Terapia Nutricional en Pancreatitis Aguda Qué Dicen las Guias?

Terapia Nutricional en Pancreatitis Aguda Qué Dicen las Guias? Terapia Nutricional en Pancreatitis Aguda Qué Dicen las Guias? Antonio Carlos L. Campos Profesor Titular de Cirugía Universidad Federal de Paraná Curitiba - Brasil Pancreatite Aguda 90% - Doença auto-limitada

Leia mais

HÉRNIA DE AMYAND : RELATO DE CASO¹ AMYAND S HERNIA: A CASE REPORT

HÉRNIA DE AMYAND : RELATO DE CASO¹ AMYAND S HERNIA: A CASE REPORT RELATO DE CASO HÉRNIA DE AMYAND : RELATO DE CASO¹ AMYAND S HERNIA: A CASE REPORT Andréa Simonne do NascimentoHENRIQUES²,Raimundo Nonato Ribeiro de OLIVEIRA JÚNIOR 2, William Mota de Siqueira³ e Clisse

Leia mais

JEJUM PRÉ-ANESTÉSICO E OPERATÓRIO. Localizador: Data: Vigência: Revisão: Página: HND.ANT.POP /5

JEJUM PRÉ-ANESTÉSICO E OPERATÓRIO. Localizador: Data: Vigência: Revisão: Página: HND.ANT.POP /5 HND.ANT.POP.002 20.10.2015 20.10.2017 01 1 /5 1. FINALIDADE Este procedimento tem como objetivo estabelecer regras e normas para orientar a realização do jejum pré-anestésico visando redução dos riscos

Leia mais

GRUPO DE ORTOGERIATRIA

GRUPO DE ORTOGERIATRIA GRUPO DE ORTOGERIATRIA Processo de enfermagem no atendimento do paciente ortogeriátrico Enfa. Sidna Torres/Enfa. Márcia Gomes PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ORTOGERIÁTRICO 1- OBJETIVO

Leia mais

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento

Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento Perfil epidemiológico do CTI e estrutura de atendimento O Serviço de Terapia Intensiva Adulto, possui 10 leitos que incluem 2 leitos de isolamento distribuídos em uma área aproximada de 130m2. Encontra-se

Leia mais

Anatomia e Fisiologia do apêndice cecal

Anatomia e Fisiologia do apêndice cecal APENDICITE AGUDA Histórico Descrita pela primeira vez por Lorenz Heister em 1755. Em 1827, Melin publicou artigo sobre inflamação aguda do apêndice, recomendado sua retirada cirúrgica. Anatomia e Fisiologia

Leia mais

HISTERECTOMIA LAPAROSCÓPICA

HISTERECTOMIA LAPAROSCÓPICA HISTERECTOMIA LAPAROSCÓPICA RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES Notas sobre as recomendações PROSPECT O PROSPECT fornece aos clínicos argumentos de apoio a favor e contra a utilização de várias intervenções na dor

Leia mais

Videolaparoscopia no Trauma. Dr. Wilson Laffita Labanino Cirurgia Geral Multiperfil

Videolaparoscopia no Trauma. Dr. Wilson Laffita Labanino Cirurgia Geral Multiperfil Dr. Wilson Laffita Labanino Cirurgia Geral Multiperfil Introdução O antigo pressuposto de que, a laparoscopia no trauma abdominal deve ser evitada absolutamente porque é correlacionado com uma alta incidência

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA DO NORDESTE DIA 23 DE MAIO DE 2019 HORÁRIO TELA CÓDIGO TÍTULO

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA DO NORDESTE DIA 23 DE MAIO DE 2019 HORÁRIO TELA CÓDIGO TÍTULO AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA DO NORDESTE DIA 23 DE MAIO DE 2019 HORÁRIO TELA CÓDIGO TÍTULO 1 RE_001 A IMPORTÂNCIA DO MANEJO CORRETO DO CINTO DE SEGURANÇA E SUA CORRELAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA CQH - COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR INDICADORES HOSPITAIS SELADOS TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR*

PROGRAMA CQH - COMPROMISSO COM A QUALIDADE HOSPITALAR INDICADORES HOSPITAIS SELADOS TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR* TAXA DE OCUPAÇÃO HOSPITALAR* 100% 90% 80% 70% Mediana 76,65% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 3º trimestre de 2008 1 ÍNDICE DE ROTATIVIDADE DO LEITO* 9,0 8,0 7,0 Mediana 5,88 6,0 5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 3º trimestre

Leia mais

Perfil das apendicectomias realizadas no Sistema Público de Saúde do Brasil

Perfil das apendicectomias realizadas no Sistema Público de Saúde do Brasil DOI: 10.1590/0100-69912017001002 Artigo Original Perfil das apendicectomias realizadas no Sistema Público de Saúde do Brasil Profile of the appendectomies performed in the Brazilian Public Health System

Leia mais

OPAT Outpatient Parenteral Antimicrobial Therapy

OPAT Outpatient Parenteral Antimicrobial Therapy OPAT Outpatient Parenteral Antimicrobial Therapy Dr. Adilson J. Westheimer Cavalcante Infectologista do Hospital Heliópolis e da FM ABC Membro da Diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia Sem conflitos

Leia mais

Antibioticoterapia como uma opção eficaz para o tratamento da apendicite aguda: revisão bibliográfica

Antibioticoterapia como uma opção eficaz para o tratamento da apendicite aguda: revisão bibliográfica Antibioticoterapia como uma opção eficaz para o tratamento da apendicite aguda: revisão bibliográfica Antibiotic therapy as an efficient option to threat acute appendicitis: literature review Hálan Coura

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Doença de Kawasaki Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Como é diagnosticada? A DK é uma doença de diagnóstico clínico ou de cabeceira. Isto significa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 18, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 18, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 18, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Gastroenterologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições que

Leia mais

FISTULAS. Dra Tania Lima

FISTULAS. Dra Tania Lima FISTULAS Dra Tania Lima Introdução Fístula e definida como uma comunicación anormal entre dois órgãos ou pele. Gastrointestinal Enterocutánea McNaughton V. Summary of Best Practice Recommendations for

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

ria: Por Que Tratar? Can Dr. Daniel Volquind TSA/SBA

ria: Por Que Tratar? Can Dr. Daniel Volquind TSA/SBA Dor Pós P - Operatória: ria: Por Que Tratar? Dr. Daniel Volquind TSA/SBA Anestesiologista da CAN Clínica de Anestesiologia Ltda Vice-Presidente da Sociedade de Anestesiologia do RS SARGS Anestesiologista

Leia mais

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira

Delineamentos de estudos. FACIMED Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos FACIMED 2012.1 Investigação científica II 5º período Professora Gracian Li Pereira Delineamentos de estudos Estudos descritivos Relato de caso Série de casos Transversal Ecológico

Leia mais

Ingestão de corpo estranho

Ingestão de corpo estranho 1. INTRODUÇÃO A ingestão de corpo estranho é ocorrência comum de urgência. Geralmente a passagem e eliminação pelo trato digestivo ocorre espontaneamente sem a necessidade de intervenção. A morbidade grave

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia HEP 143

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia HEP 143 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia HEP 143 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados agregados Dados individuais Ensaio clínico randomizado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. NOME: Estágio Opcional em Cirurgia. Código: CIR 021. Carga horária (total, teórica e prática): 300 horas.

PLANO DE ENSINO. NOME: Estágio Opcional em Cirurgia. Código: CIR 021. Carga horária (total, teórica e prática): 300 horas. NOME: Estágio Opcional em Cirurgia Código: CIR 021 Carga horária (total, teórica e prática): 300 horas Créditos: Período do curso: 12o período Pré-requisitos: Cirurgia IV PLANO DE ENSINO EMENTA Treinamento

Leia mais

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória

Estudo Compara Efeitos da Morfina Oral e do Ibuprofeno no Manejo da Dor Pós- Operatória Compartilhe conhecimento: Qual a melhor opção para manejo da dor pós-operatória: morfina ou ibuprofeno? Estudo analisa redução da dor e efeitos adversos em crianças. Para a revisão de artigo desta semana,

Leia mais

Doenças das vias biliares. César Portugal Prado Martins UFC

Doenças das vias biliares. César Portugal Prado Martins UFC Doenças das vias biliares César Portugal Prado Martins UFC Anatomia do Sistema Biliar Função da vesícula biliar Concentração da bile absorção de sal e água produção de muco Armazenamento da bile Excreção

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas Avaliação clínica pré-operatória

Leia mais

Bioestatística F Testes Diagnósticos

Bioestatística F Testes Diagnósticos Bioestatística F Testes Diagnósticos Enrico A. Colosimo Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais http://www.est.ufmg.br/~enricoc 2011 1 / 36 Testes Diagnósticos Uma das experiências

Leia mais

CHEGOU UMA CRIANÇA NO PLANTÃO

CHEGOU UMA CRIANÇA NO PLANTÃO CHEGOU UMA CRIANÇA NO PLANTÃO EMERGÊNCIAS CIRURGICAS PEDIÁTRICAS CAUSAS INFLAMATÓRIAS APENDICITE - MAIS FREQUENTE. DIVERTICULITE DE MECKEL. COLECISTITE. CAUSAS INFLAMATÓRIAS PERITONITES RELACIONADA A VÁLVULAS

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais