Faculdades Integradas Teresa D Ávila. Justificativa da Inclusão da Disciplina na Constituição do Currículo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Faculdades Integradas Teresa D Ávila. Justificativa da Inclusão da Disciplina na Constituição do Currículo:"

Transcrição

1 Faculdades Integradas Teresa D Ávila Curso: Enfermagem Disciplina: Historia da Enfermagem Ano: 2011 Série: 1ª Carga horária: 36 h/a Professora: Ms. Regina Célia Justificativa da Inclusão da Disciplina na Constituição do Currículo: Apresentar aos alunos uma abordagem dialética do mundo primitivo ao mundo moderno da historia da enfermagem Fazer um estudo crítico que permita entender o sistema de relações resultantes da enfermagem enquanto atividade criadora, efetiva e racional, inserida na totalidade histórica. Ementa da Disciplina: Raciocínio investigativo na reflexão das diversas áreas de atuação do enfermeiro, considerando os determinantes históricos, sociais e econômicos; Evolução da história da enfermagem, a realidade atual e as perspectivas da profissão no contexto das práticas de saúde; A vida de Florence Nightingale. Objetivos Gerais do Curso: Compreender o homem em sua dimensão biológica, psicológica, social e cultural; Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população,

2 fatores determinantes, com base no modelo clínico-epidemiológico; Conhecer os métodos de apreensão do processo saúde-doença e intervir nesse processo; Proporcionar conhecimento cientifico e prático em todas as áreas de abrangência da enfermagem; Capacitar para a assistência de enfermagem sistematização na prevenção, manutenção e recuperação da saúde, sujeitos usuários dos diferentes modelos de serviços de saúde; Planejar e implantar programas de formação qualificação continuada dos trabalhadores de enfermagem; Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todos os âmbitos de atuação profissional; Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais; Ter os códigos éticos e normativos da profissão como norteadores da pratica; Participar e utilizar pesquisas ou outras produções do conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional. Objetivos Específicos da Disciplina: Conhecer como nasceu o cuidar do ser humano e assim entender suas necessidades básicas, compreender todo o processo de trabalho e formação profissional da enfermagem e caracterizar as classes de enfermagem; Conhecer os aspectos históricos que dizem respeito à educação e à administração do processo do trabalho da assistência de enfermagem acrescentando uma abordagem filosófica da educação, o compromisso social e o espaço profissional com ênfase no papel de cuidar e administrar; Discutir o compromisso social e o espaço profissional do enfermeiro, apresentando questões que devem ser analisadas sobre tendências filosóficas da educação e delimitação do espaço profissional em que o cuidar assegure a oferta de serviço de qualidade e sem riscos, permitindo que o compromisso social assumido pelo profissional de enfermagem se torne realidade.

3 Conteúdo Programático: AS ORIGENS DA PRÁTICA DO CUIDAR: Origens da Ação de Cuidar; O Ritual do Cuidar; A figura do cuidador através dos tempos; O cuidar na idade média e a influência do cristianismo; As cruzadas e sua influência na ação de cuidar; Islamismo e Cristandade; reformas socioculturais e Religiosas; O impacto das reformas no cuidar. OS PRECURSORES DA ENFERMAGEM MODERNA: Os primórdios da busca do bem-estar na civilização clássica; A influência do cristianismo na ação de cuidar; As matronas romanas; Precursores notáveis da idade média; Instituições educacionais e assistenciais na idade média; a influencia de Theodor Fliedner na enfermagem; A Cruz Vermelha e se papel na enfermagem. FLORENCE NIGHTINGALE: A enfermagem empírica e as tentativas de ensino; o surgimento de Florence Nightingale; O despertar de Florence Nightingale para a enfermagem;

4 Florence e a concretização de sua aspiração; A guerra da Criméia ( ); A escola de enfermagem do Hospital Saint Thomas; A difusão do modelo de ensino de Florence Nightingale; A implantação da enfermagem moderna no Brasil; as primeira escolas de enfermagem moderna no Brasil. A PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM: O significado de uma profissão; A enfermagem como profissão; O início da profissionalização da Enfermagem no Brasil; A criação da Primeira Escola para o ensino de enfermagem; Outras iniciativas de ensino de enfermagem; Breve Histórico da instituição hospitalar como o Locus para o ensino e a prática da enfermagem. MOVIMENTOS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM: Como tudo começou; Quadro sinótico da profissionalização da enfermagem; Similaridades históricas da profissionalização da enfermagem nos diversos países. A INFLUÊNCIA FRANCESA NA ENFERMAGEM BRASILEIRA: O papel dos médicos na enfermagem francesa; A laicização dos hospitais; O ensino de enfermagem na escola salpêtrière;

5 O ensino de enfermagem em Bordeaux; Manuais de enfermagem; As marcas da enfermagem francesa no Brasil; FUNDAMENTOS PARA ESTUDO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: Oficio do historiador; Combates pela (nova) história; O tempo na construção do conhecimento histórico; Ritmos dos acontecimentos; Níveis da duração; Análise histórica da enfermagem; Fontes para pesquisa em história da enfermagem; Legislação; Jornal; Fotografias; Oralidade; CONCEITUAÇÃO SOBRE DIREITO E NORMAS ÉTICAS E LEGAIS: Generalidades sobre direitos e normas que regem a sociedade; Compreendendo o direito e os direitos; Distinção entre normas ética e moral; Validade e eficácia das normas; O direito de ser cidadão; A guisa de considerações finais.

6 A RESPONSABILIDADE ÉTICO-LEGAL DO ENFERMEIRO Aspectos históricos da legislação; Evolução das legislações de enfermagem; Legislação atual do exercício da enfermagem; Legislação geral brasileira que influencia o exercício da enfermagem; Código de defesa e proteção do consumidor; Código penal brasileiro; Código civil; Responsabilidade ética, civil e penal: Responsabilidade ética; Responsabilidade civil; Responsabilidade penal; O erro profissional; ENTIDADE DE CLASSE DE ENFERMAGEM: Organizações internacionais de enfermagem; Associação brasileira de enfermagem; Sociedades de especialistas de enfermagem; Conselho federal de enfermagem e conselhos regionais; Breve histórico sobre o sindicalismo; O processo de sindicalismo na enfermagem; Perspectivas e rumos da enfermagem brasileira; SITUAÇÕES QUE DESAFIAM A PRÁTICA LEGAL DA ENFERMAGEM:

7 Prática legal da enfermagem Papel da comissão de ética de enfermagem; Código de ética dos profissionais de enfermagem; Comissão de ética de enfermagem: funcionamento e competência; Procedimentos de uma sindicância; Educação em vez de punição. TEORICAS EM ENFERMAGEM: Florence Nightingale (Teoria Ambientalista do Cuidado) Hildegard E. Peplau (Teoria da Interpessoalidade do Cuidado) Virgínia Henderson (Teoria dos Componentes do Cuidado) Dorothea E. Orem (Teoria do Autocuidado) Dorothy E. Johnson (Teoria do Sistema Comportamental no Cuidado de Enfermagem) Faye Glenn Abdellah (Teoria dos Problemas de Cuidado) Ernestine Wiedenbach (Teoria Prescritiva do Cuidado) Myra Estrin Levine (Teoria Clínica do Cuidado) Imogene M. King (Teoria dos Sistemas e Metas de Cuidado) Callista Roy (Teoria dos Processos Adaptativos no Cuidado) Betty Neuman (Teoria de Sistemas de Cuidado) Josephine E. Paterson e Loretta T. Zderad (Teoria Humanística do Cuidado e Método Fenomenológico do Cuidado) Rosemarie Rizzo Parse (Teoria do Significado, da Ritmicidade e da Co- Transcendência do Cuidado) Helen C. Erickson, Evelyn M. Tomlin e Mary Ann P. Swain (Teoria da Modelagem do Cuidado e da Modelagem de Papel no Cuidado de Enfermagem) Madeleine M. Leininger (Teoria Transcultural do Cuidado e Metodologia do Etnocuidad Anne Boykin e Savina Schoenhofer (Teoria Solidária do Cuidado e do Cuidado de Enfermagem)

8 Vanda de Aguiar Horta (Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Cuidado) Beatriz Beduschi Capella e Maria Tereza Leopardi (Teoria Sócio-Humanista do Cuidado) Joyce Travelbee (Teoria da Relação Pessoa-Pessoa no Cuidado de Enfermagem) Carlos Roberto Fernandes (Teoria da Ciência do Cuidado) Nébia Maria de Figueiredo (Teoria do Corpo da Enfermeira como Instrumento do Cuidado de Enfermagem) Rosalda Paim (Teoria Sistêmica do Cuidado) Margaret Newman (Teoria do Poder Pessoal de Cuidado) Jean Watson (Teoria da Ciência Filosófica do Cuidado) Martha E. Rogers (Teoria da Ciência Humanista do Cuidado) Ida Jean Orlando (Teoria Interacionista do Cuidado de Enfermagem) Lydia E. Hall (Teoria Filosófica dos Círculos de Cuidado) SIMBOLOS DA ENFERMAGEM Estratégias de Aula: Aulas Expositivas; Discussões Teóricas; Debates; Dinâmicas de grupo; Seminários; Estudos dirigidos; Filme; Artigos.

9 Formas de Avaliação: Prova escrita Seminário; Pesquisa; Discussões; Relatório de atividades. Bibliografia Básica: TAKA OGUISSO (org.). Trajetória histórica e legal da enfermagem 2.ed ampl. Barueri, SP: Manole, (Série enfermagem) CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM COREN. Documento básico de enfermagem: principais leis e resolução que regulamenta o exercício profissional de enfermeiros, técnico e auxiliares de enfermagem: GEORGE, J.B. E COLS. Teorias de enfermagem os fundamentos a praticas profissional 4ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; 2000 Bibliografia Complementar: CIANCIARULLO, T. I.& COLS. Instrumentos Básicos para o cuidar um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu: COSTARDI IDE, C.A.; DE DOMENICO, E. B. L. Ensinando e aprendendo um novo estilo de cuidar. São Paulo: Atheneu: POTTER,P...M.; PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem Conceitos, processos e praticas. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan; volumes.

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO

JUSTIFICATIVA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO FACULDADES INTEGRADAS TERESA D ÁVILA LORENA - SP Curso ENFERMAGEM Disciplina: ADMINSTRAÇÃO Ano letivo 2011 Série: 3ª Carga Horária:72h/aula Teoria: 72h/aula sem/semestral Professor(a) Claudia Lysia de

Leia mais

Centro Universitário de Várzea Grande Curso de Graduação em Enfermagem

Centro Universitário de Várzea Grande Curso de Graduação em Enfermagem Centro Universitário de Várzea Grande Curso de Graduação em Enfermagem ENFERMAGEM COMO CIÊNCIA ( Teorias de Enfermagem) Profª. Ingrid Letícia Fernandes Resumo produzido para a disciplina de Enfermagem

Leia mais

PROCESSO DE ENFERMAGEM

PROCESSO DE ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM: São ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano. É UMA FORMA DE PRESTAR CUIDADOS DE ENFERMAGEM DE FORMA SISTEMÁTICA, RENTÁVEL,

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2017 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2018 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2017 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE ENFERMAGEM 4ª SÉRIE A - NOTURNO DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE ENFERMAGEM 4ª SÉRIE A - NOTURNO DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ANHANGUERA EDUCACIONAL CURSO DE ENFERMAGEM 4ª SÉRIE A - NOTURNO DISCIPLINA: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Profª Enfª Esp. FRANCIS SANTANA CARDOSO Emai: francis.cardoso@anhanguera.com COMUNICAÇÃO

Leia mais

CAPÍTULO UM PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO 1- NOÇÕES GERAIS 2 ECOCUIDADO 2.1 TELEOLOGIA DOS CONHECIMENTOS E DAS AÇÕES DE CUIDADO 2

CAPÍTULO UM PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO 1- NOÇÕES GERAIS 2 ECOCUIDADO 2.1 TELEOLOGIA DOS CONHECIMENTOS E DAS AÇÕES DE CUIDADO 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO, CAPÍTULO UM PROCESSO SAÚDE-DOENÇA-CUIDADO 1- NOÇÕES GERAIS 2 ECOCUIDADO 2.1 TELEOLOGIA DOS CONHECIMENTOS E DAS AÇÕES DE CUIDADO 2.2 - ECOCUIDADO E ADMISTRAÇÃO ECOSSANITÁRIA 2.3 REVISÃO

Leia mais

Enfermagem. 210 vagas

Enfermagem. 210 vagas Enfermagem 210 vagas Enfermeiro: 39 vagas (R$ 3.666,54) Técnico: 171 vagas (R$ 2.175,17) Regime: Estatutário Gov. Federal Inscrições: 25/Fev a 21/Mar Edital/banca: Fundação CESGRANRIO Provas: 26 de junho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CAMPUS URUGUAIANA CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CAMPUS URUGUAIANA CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CAMPUS URUGUAIANA CURSO DE ENFERMAGEM PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal do Pampa 2. Campus: Uruguaiana 3. Curso: Enfermagem

Leia mais

RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR (DENTRE ELAS 5 ESTARAM PRESENTES NA PROVA DO G2)

RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR (DENTRE ELAS 5 ESTARAM PRESENTES NA PROVA DO G2) ATIVIDADE COMPLEMENTAR Disciplina de História e ética em Enfermagem Professor Alexander de Quadros Nome dos componentes: RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR (DENTRE ELAS 5 ESTARAM PRESENTES NA PROVA DO G2)

Leia mais

TEORIAS DE ENFERMAGEM Teórico Metas da Enfermagem Estrutura para Prática

TEORIAS DE ENFERMAGEM Teórico Metas da Enfermagem Estrutura para Prática TEORIAS DE ENFERMAGEM Teórico Metas da Enfermagem Estrutura para Prática Henderson 1955 Trabalhar independentemente com outros profissionais daárea Objetiva a independênciaadsoenpfaecrimenetirea.s ajudam

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1 Existem diversas nomenclaturas para designar a metodologia da assistência tais como: Processo de

1 INTRODUÇÃO. 1 Existem diversas nomenclaturas para designar a metodologia da assistência tais como: Processo de 9 1 INTRODUÇÃO Os conhecimentos científicos produzidos acerca da Sistematização do Cuidado 1 têm favorecido a relação teórico-prática e a instrumentalização dos enfermeiros para a implementação de um processo

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: História e Teorias da Enfermagem Código: SAU04 Professor: Renata Fernandes do Nascimento E-mail: renata.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EXERCÍCIO DE ENFERMEGEM

PROGRAMA DA DISCIPLINA EXERCÍCIO DE ENFERMEGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DA DISCIPLINA EXERCÍCIO DE ENFERMEGEM CAMPUS: CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UFES CURSO: ENFERMAGEM E

Leia mais

A partir da década de 50 surgiram as primeiras teorias, procurando articular os fenômenos entre si, explicar a realidade em seu conjunto, de modo

A partir da década de 50 surgiram as primeiras teorias, procurando articular os fenômenos entre si, explicar a realidade em seu conjunto, de modo A partir da década de 50 surgiram as primeiras teorias, procurando articular os fenômenos entre si, explicar a realidade em seu conjunto, de modo orgânico e coerente, estabelecendo assim as bases de uma

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Enfermagem. Grau Conferido: Bacharel em Enfermagem. Modalidade: Presencial. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde. Regime Escolar: Crédito

Leia mais

Componente Curricular: DEONTOLOGIA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO

Componente Curricular: DEONTOLOGIA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: DEONTOLOGIA E BIOÉTICA EM ENFERMAGEM Código: ENF-203 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

Usando o Conhecimento em Enfermagem para criar a Identidade do Enfermeiro

Usando o Conhecimento em Enfermagem para criar a Identidade do Enfermeiro Usando o Conhecimento em Enfermagem para criar a Identidade do Enfermeiro I Conferencia Internacional de Identidade do Enfermerio A Revolucao do Cuidar Howard K. Butcher, PhD, RN University of Iowa, College

Leia mais

Exercício de Enfermagem. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA

Exercício de Enfermagem. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA Exercício de Enfermagem CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL ENF04065

Leia mais

PLANO DE CURSO EMENTA

PLANO DE CURSO EMENTA CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito: Nenhum

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Estágio Supervisionado em Enfermagem II Rede Hospitalar Código: SAU68/1 e Ambulatorial Professor: Paulo Cézar Feitosa

Leia mais

Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde. Dia 16 de Fevereiro de 2007

Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde. Dia 16 de Fevereiro de 2007 Associação Católica dos Enfermeiros e Profissionais de Saúde Dia 16 de Fevereiro de 2007 INTRODUÇÃO É com enorme prazer que hoje me encontro aqui convosco, de modo a poder reflectir sobre o que é a Enfermagem?

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 horas

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA TEÓRICA: 60 horas SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 MATRIZ CURRICULAR: BACHARELADO

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág.

CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. CURSO DE ENFERMAGEM Autorizado pela Portaria no 135, de 29/01/09, publicada no DOU no 21, de 30/01/09, seção 1, pág. Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR I Código: ENF 202 Pré-requisito:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40h CH Prática: 20h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): Período: V Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Código: SAU51 Professor: Maria Luísa de Carvalho Correia e-mail: maria.correia@fasete.edu.br

Leia mais

Docente: Vera Lúcia Regina Maria

Docente: Vera Lúcia Regina Maria Docente: Vera Lúcia Regina Maria Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Consultora em SAE. Paulínia, Fevereiro, 2010 Maria VLR. Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): Processo de Enfermagem.[diapositivo].

Leia mais

TEORIAS ASSISTENCIAIS. Karina Gomes Lourenço

TEORIAS ASSISTENCIAIS. Karina Gomes Lourenço TEORIAS ASSISTENCIAIS Karina Gomes Lourenço Teorias de enfermagem CONCEITO: Linguagem básica do pensamento teórico, define-se como algo concebido na mente (um pensamento, uma noção ) Existem quatro conceitos

Leia mais

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem

Prof. Ms. Elton Pallone de Oliveira. Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem Apresentação Carga horária CARGA HORÁRIA SEMANAL: 6 horas (4 aulas teóricas e 2 aulas práticas 1/20) CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 120 horas Ementa A disciplina

Leia mais

( ) O ( ) A ( ) ( ) O

( ) O ( ) A ( ) ( ) O Nome: data: 1. Em um hospital, as características dos postos de trabalho, do espaço físico laboral e as condições de posicionamento e movimentação de segmentos corporais dos trabalhadores integram a análise:

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR II Código: ENF 204 Pré-requisito: ENF 202

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista PROGRAMA ANALÍTICO DE DISCIPLINA 1. I D E N T I F I C A Ç Ã O FACULDADE: Período: 2018 CURSO: Enfermagem ANO: 3º DISCIPLINA: Enfermagem em Saúde Mental CARGA HORÁRIA TOTAL: 80 CARGA HORÁRIATOTAL TEÓRICA:

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Código: ENF - 212 Pré-requisito: ENF

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I Código: ENF 207 CH Total: 90horas Pré-requisito:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Enfermagem Professores: Rosemari Santos de Oliveira rosemarixw@yahoo.com.br Período/Fase: 1ª Semestre:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM MESTRADO PROFISSIONAL EUDINÉIA LUZ SCHMITZ FILOSOFIA E MARCO CONCEITUAL: ESTRUTURANDO

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Bioética e Legislação em Enfermagem Código: SAU01 Professor: Renata Fernandes do Nascimento E-mail: renata.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Ecologia e Saúde Ambiental Código: BIO20 Professor: Alan André de Souza Lopes e-mail: alan.lopes@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto e-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

HOMENS NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CADEIA PÚBLICA FEMININA

HOMENS NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CADEIA PÚBLICA FEMININA HOMENS NA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CADEIA PÚBLICA FEMININA Mateus Alencar Ferreira (1) *; Fernando Vitor Alves Campos (1); Gabriela Garcia de Andrade(1); Kalliny Mirella Gonçalves Barbosa(1);

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Teorias de Enfermagem referenciais teóricos da enfermagem Profª Me. Geisa Vilarins O que é teoria? Sistema organizado Ideias e conceitos Explica um conjunto de fenômenos (ou leis) Pode ser testado por

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto e-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III PLANO DE CURSO

Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: METODOLOGIA DO PROCESSO DE CUIDAR III Código: ENF 205 Pré-requisito: ENF-

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: ENFERMAGEM SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TEÓRICA:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TEÓRICA: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: FILOSOFIA E ENFERMAGEM GRADE: RESOLUÇÃO CEPEC Nº 831 SEMESTRE: 9 o ANO: 2012 MATRIZ

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE TRABALHO da Disciplina: Enfermagem no Contexto Sócio-Histórico-Cultural

ORIENTAÇÃO DE TRABALHO da Disciplina: Enfermagem no Contexto Sócio-Histórico-Cultural ORIENTAÇÃO DE TRABALHO da Disciplina: Enfermagem no Contexto Sócio-Histórico-Cultural V1 Avaliação (prova escrita com Todo conteúdo = valor 10,0pontos).DATA: 24/09/14 V2 PROVA escrita = 10,0 pontos de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

1."A Enfermagem superando a Enfermagem" In 57o. Congresso Brasileiro de Enfermagem (ABEn-Nacional, 2005)

1.A Enfermagem superando a Enfermagem In 57o. Congresso Brasileiro de Enfermagem (ABEn-Nacional, 2005) CIÊNCIA DO CUIDADO: alguns subcampos epistêmicos O resultado de minhas pesquisas no campo do Cuidado, expressivos de todo o meu pensamento, já foi resumidamente apresentado por mim nos seguintes Congressos,

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM Renovação de Reconhecimento: Portaria n.º 1, de 6 de janeiro de 2012 E-mail: denf@unir.br Campus Porto Velho/RO. BR 364, km 9,5. CEP

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Coletiva Professor(es): Robson Jesus Rusche Carga

Leia mais

ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO

ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO 1º CURSO DE PÓS-LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Ano lectivo 2008/2009 ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO ESECVP-OA Enfª Manuela Sousa Sumário 1 Enquadramento Conceptual da Enfermagem

Leia mais

REFERENCIAIS DE ENFERMAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

REFERENCIAIS DE ENFERMAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Referenciais de enfermagem na produção científica Artigo de Pesquisa REFERENCIAIS DE ENFERMAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NURSING THEORETICAL FRAMEWORKS AND PRODUCTION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL

RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL 1 RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL Franciele Gonçalves dos Santos (1) Rosana Duarte da Silva (2) Thalise Yuri Hattori (3) Fátima Alice Aguiar Quadros

Leia mais

PLANOS DE ENSINO. Discutir sobre a intersetorialidade das ações, incluindo o primeiro, segundo e terceiro setor.

PLANOS DE ENSINO. Discutir sobre a intersetorialidade das ações, incluindo o primeiro, segundo e terceiro setor. PLANOS DE ENSINO CURSO: Enfermagem PERÍODO: 7º Semestre DISCIPLINA: Políticas de Nutrição e Alimentação na Saúde II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SAÚDE Código: ENF - 301 Pré-requisito: Nenhum Período

Leia mais

Percepção dos discentes acerca das teorias de enfermagem em um curso de graduação

Percepção dos discentes acerca das teorias de enfermagem em um curso de graduação Percepção dos discentes acerca das teorias de enfermagem em um curso de graduação MARIA DO ROSARIO MARTINS(UNINGÁ)¹ RESUMO O presente trabalho é um estudo descritivo sobre o ensino das teorias de enfermagem

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPETÊNCIA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 520 h Período de Duração:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Assistência de Enfermagem à Saúde do Idoso Código: Professor: : Fabiano Mendes de Menezes E-mail: fmmenezes_2@yahoo.com.br

Leia mais

Processo de Cuidar em Saúde. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5

Processo de Cuidar em Saúde. Semestral CRÉDITO DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TEÓRICA EXERCÍCIO LABORATÓRIO OUTRA ,5 Processo de Cuidar em Saúde CAMPUS: CURSO: ENFERMAGEM E OBSTRETÍCIA HABILITAÇÃO: BACHARELADO OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: ENFERMAGEM IDENTIFICAÇÃO: 26 CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO IDEAL

Leia mais

Etapa 8ª Carga horária total: 30 Semestre Letivo

Etapa 8ª Carga horária total: 30 Semestre Letivo Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso Psicologia Disciplina Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde Professor e DRT Bruna Suruagy do Amaral Dantas 114223-0

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 5º PERÍODO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO Assistência de Enfermagem sistematizada a clientes adultos e idosos em

Leia mais

Ela foi considerada a primeira teórica de enfermagem ao delinear o que considerava a meta de enfermagem e o domínio da prática( McEWEN, 2009 )

Ela foi considerada a primeira teórica de enfermagem ao delinear o que considerava a meta de enfermagem e o domínio da prática( McEWEN, 2009 ) SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Com Florence Nightingale a Enfermagem iniciou sua caminhada para a adoção de uma prática baseada em conhecimentos científicos, abandonando gradativamente a postura

Leia mais

SAE- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Viviane Carrasco

SAE- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM. Viviane Carrasco SAE- SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Viviane Carrasco Gerações (Pesut & Herman, 1990) Enfermagem 1ª Geração Enfermagem 2ª Geração Enfermagem 3ª Geração Nightingale Criméia Separar pacientes

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO EMENTÁRIO E E COMPLR DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 4º PERÍODO ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Administração do processo de trabalho e da assistência de Enfermagem em instituições hospitalares

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC. Prof. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã- SP Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO EMENTA:

PROGRAMA DE CURSO EMENTA: Curso: Enfermagem Disciplina: Políticas de Saúde Carga Horária: 36h. PROGRAMA DE CURSO EMENTA: Estuda a evolução da saúde no Brasil, as relações entre estado,sociedade,políticas e organização das ações

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Estágio Supervisionado em Enfermagem I Atenção Básica Código: SAU67/1 Professor: E-mail: CH Teórica: - CH Prática:

Leia mais

Período de Identidade Profissional. Período de Independência Profissional

Período de Identidade Profissional. Período de Independência Profissional FUNDAMENTOS DO CUIDADO HUMANO I ENF.01.001 História da Enfermagem Período de Identidade Profissional Período de Independência Profissional Enfermagem no Brasil Escola de Enfermagem UFRGS Professor Vanderlei

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 9. Turno: Tarde 8. Ano Letivo/Semestre: 2011/2

PLANO DE ENSINO. 9. Turno: Tarde 8. Ano Letivo/Semestre: 2011/2 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Campus: Uruguaiana 2. Curso: Enfermagem 3. Componente Curricular: Fundamentos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 245 ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL CHF 907 Psicologia Aplicada à Saúde CARGA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Janaina

Leia mais

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso Carga Horária: 75h : 45h Prática: 30h Semestre: 2016.2 Professores: Flávia Emília Cavalcante

Leia mais

Sistematização da Assistência de Enfermagem. Profª.Enfª:Darlene Carvalho Curso Intensivo Aprimore BH

Sistematização da Assistência de Enfermagem. Profª.Enfª:Darlene Carvalho Curso Intensivo Aprimore BH Sistematização da Assistência de Enfermagem Profª.Enfª:Darlene Carvalho Curso Intensivo Aprimore BH Sistematização da Assistência de Enfermagem Competências do candidato: Referenciais teóricos da Enfermagem

Leia mais

MINHA TRAJETÓRIA NO ENSINO Graduação de enfermagem desde 1989 (UFTM; EERP-USP; FEN/UFG) Especialização desde 1992 Mestrado desde 2003 Educação permane

MINHA TRAJETÓRIA NO ENSINO Graduação de enfermagem desde 1989 (UFTM; EERP-USP; FEN/UFG) Especialização desde 1992 Mestrado desde 2003 Educação permane EXPERIÊNCIAS DE APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NO ÂMBITO DO ENSINO DE ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES E DESAFIOS Maria Márcia Bachion MINHA TRAJETÓRIA NO ENSINO Graduação de

Leia mais

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FACULDADE DO NORTE GOIANO OBJETIVOS DO CURSO DE ENFERMAGEM Objetivos do curso O Curso de Graduação em Enfermagem tem por objetivo formar bacharel em enfermagem (enfermeiro) capaz de influenciar na construção

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Código: ENF - 212 Pré-requisito: ENF

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Código: ENF

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Fundamentação Básica em Enfermagem Curso: Enfermagem Período Letivo: 2018 Série: 3º ano Obrigatória (X) Optativa ( ) CH Teórica: 80 h CH Prática: 0 CH Total: 80 h I - Objetivos

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA

PROGRAMA DA DISCIPLINA EMENTA 1 UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Biossegurança em Saúde Carga Horária: 45 Teórica: 45 Prática: 0 Semestre: 2013.2 Professoras: Oliveira Messias

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Estágio Supervisionado em Enfermagem II Rede Hospitalar Código: SAU68/1 e Ambulatorial Professor: Paulo Cézar Feitosa

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: História e Teorias de Enfermagem Código: SAU04 Professor: Renata Fernandes do Nascimento Rosa e-mail: renata.nascimento@fasete.edu.br

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: - DEPARTAMENTO: ENB

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: - DEPARTAMENTO: ENB PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem IV: Segurança do Paciente CÓDIGO: EFM068 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 30 15 3 VERSÃO CURRICULAR:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO CAMPUS: Centro de Ciências da Saúde- CCS CURSO: Enfermagem

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Maria Miriam Lima da Nóbrega Docente da Universidade Federal da Paraíba Diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

APLICABILIDADE DA TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE SISTER CALISTA ROY NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

APLICABILIDADE DA TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE SISTER CALISTA ROY NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM APLICABILIDADE DA TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE SISTER CALISTA ROY NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM Idarlana Sousa Silva; Glaubervania Alves Lima Universidade Federal do Ceará: E-mail: idarlanasilva02@gmail.com Universidade

Leia mais

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE CURSO 1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Semiologia e Semiotécnica I Professor: Lívia Fernanda Ferreira Deodato E-mail: livia.deodato@fasete.edu.br Código: SAU18

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia da Enfermagem Cirúrgica II Código: SAU58 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto. E-mail: thiago.neto@fasete.edu.br

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período I EMENTA Metodologia e epistemologia. Conceito de ciência. O trabalho científico: a construção do objeto. Métodos. Elaboração de hipóteses. Marco teórico e modelo de análise. Normas de produção acadêmica

Leia mais

VERA MARIA DE FREITAS VIANA UM ESTUDO DO SABER EM ENFERMAGEM

VERA MARIA DE FREITAS VIANA UM ESTUDO DO SABER EM ENFERMAGEM VERA MARIA DE FREITAS VIANA UM ESTUDO DO SABER EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MESTRADO EM EDUCAÇÃO GOIÂNIA - 2005 VERA MARIA DE FREITAS VIANA 2 UM ESTUDO DO SABER EM ENFERMAGEM Dissertação

Leia mais

Curso de Mestrado em Enfermagem. Área de Especialização

Curso de Mestrado em Enfermagem. Área de Especialização Curso de Mestrado em Enfermagem Área de Especialização Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria A Linguagem Clínica convocada pelos enfermeiros nas Intervenções de Enfermagem em Saúde Mental da Infância

Leia mais