Automação e Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Automação e Computadores"

Transcrição

1 Automação e Computadores COMUNICAÇÃO DE DADOS

2 HISTÓRIA Necessidade de comunicação Surgimento das redes de telefone, invenção do rádio e da televisão; Progressos na área da informática Sistemas centralizados controlados por um grupo pequeno de pessoas; Fusão dos computadores e das comunicações Substituição do modelo de computação centralizado, pelas redes de computadores.

3 EVOLUÇÃO DAS REDES Na era Mainframe: No inicio o ambiente de empresa era constituído por um ou mais computadores de grande porte - Mainframe. No Mainframe o administrador tinha o controlo total de tudo o que se passava ao nível informático dentro da empresa.

4 Evolução das Redes Seguiu-se a era PC: Cada PC continha tudo o que era necessário para um utilizador trabalhar. O ambiente de empresa tornou-se num conjunto de ilhas computacionais. Pontos fracos: Muita administração de sistemas repetitiva, efetuada pelos próprios utilizadores finais; Backups eram feitos pelos utilizadores quando estes se lembravam; A segurança da informação na empresa desceu para o nível mais baixo.

5 Evolução das Redes As organizações com um modelo de computação assente em vários PCs autónomos cedo se aperceberam da necessidade de os interligar. Com o aparecimento das redes conseguiu-se: Redução de custos com a partilha de recursos; Distribuição mais rápida e eficiente da informação; Melhoria da capacidade de resposta da organização; Melhoria da fiabilidade do sistema informático.

6 Evolução das Redes Na era Servidor: Assistiu-se a uma migração dos sistemas direcção aos sistemas baseados em arquiteturas cliente - servidor. Aplicações Cliente-servidor - Funcionam em ambiente de rede local, onde existem dois tipos de computadores: Os computadores clientes; O(s) computador(es) servidor(es). Os servidores são computadores mais potentes, normalmente com sistema operativo que suporte processamento paralelo (UNIX, NT).

7 CONCEITO

8 Conceito Conjunto de computadores interligados capazes de trocar informações e de partilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

9 VANTAGENS

10 Vantagens

11 Vantagens

12 Vantagens Partilha de recursos os programas, equipamentos e dados ficam ao alcance dos utilizadores; Fiabilidade o sistema passa a ter fontes alternativas de fornecimento (redundância); Economia relação custo/desempenho de pequenos computadores é melhor que em mainframes (dezenas de vezes mais rápidos mas milhares de vezes mais caros).

13 APLICAÇÃO Aplicações comerciais: Partilha de impressoras e base de dados; Correio eletrónico; Videoconferência; Negócios eletrónicos. Aplicações domésticas: Acesso a informações remotas (jornais, revistas...); Biblioteca digital on-line; Comércio eletrónico; Ensino à distância.

14 Aplicação Aplicações móveis e sem fio: Escritório portátil; Serviços de entrega; Parquímetros sem fio; M-commerce (Modalidade de comércio eletrónico móvel que se diferencia do comércio eletrónico convencional. É realizada por meio de telefones ou terminais sem fio, em vez de equipamentos fixos. O termo é a abreviatura de mobile commerce.)

15 TIPOS DE LIGAÇÃO

16 HARDWARE COMPONENTES Computador; Periféricos (impressora, modems, discos, etc.); Meios físicos de transmissão (cabos que interligam os computadores, sistemas de comunicação sem fios); Dispositivos de ligação dos computadores às redes: placas de interface de rede, routers, hubs, switch, etc.).

17 Componentes SOFTWARE: Drivers de placas de rede (peças de software que complementam o sistema operativo do computador); Protocolos de comunicação; Sistemas operativos com software para trabalhar em rede; Utilitários e programas de aplicação para trabalhar em rede.

18 Componentes

19 MODELO DE COMUNICAÇÃO Origem - gera dados a serem transmitidos. Transmissor - converte os dados em sinais transmissíveis. Sistema de Transmissão - transmite os sinais. Receptor - converte os sinais recebidos em dados. Destino - trata os dados recebidos.

20 TIPOS DE REDES

21 Tipos de Redes

22 Tipos de Redes

23 Tipos de Redes

24 TRANSMISSÃO DE DADOS MEIOS DE TRANSMISSÃO A transmissão de sinais, sob a forma de ondas electromagnéticas, é suportada em meios de transmissão que podem ser: Guiados (par de cobre entrançado, cabo coaxial, fibra óptica) Não guiados (ar, vácuo) CONECTIVIDADE Ponto-a-ponto ligação entre dois dispositivos Multiponto meio partilhado por mais de dois dispositivos

25 Transmissão de dados MODO DE COMUNICAÇÃO(direccionalidade) comunicação unidireccional (televisão) comunicação bidireccional alternada (rádio polícia) comunicação bidireccional simultânea (telefone)

26 Transmissão de dados Meios de transmissão Cabos elétrico s Cabos Cabos óticos Sem fios Wireless Par entrelaçado Coaxiais Fibras óticas Infravermelho Ondas de rádio Microondas UTP STP

27 Transmissão de dados

28 Transmissão de dados

29 Transmissão de dados

30 Transmissão de dados

31 Transmissão de dados

32 Transmissão de dados

33 Transmissão de dados

34 Transmissão de dados

35 Transmissão de dados

36 Transmissão de dados

37 Transmissão de dados

38 Transmissão de dados

39 Transmissão de dados

40 Transmissão de dados

41 TOPOLOGIAS DE REDE

42 Topologias de rede

43 Topologias de rede

44 Topologias de rede

45 Topologias de rede

46 Topologias de rede

47 Topologia em Barramento Neste tipo de topologia, todos os nós da rede estão ligados ao meio físico partilhado (cabo coaxial), ou seja, partilham o mesmo canal de transmissão. Já foi a topologia mais utilizada em redes locais (LAN). Vantagens: necessita de pouco equipamento; ligação fácil; fácil inserção de novo computador na rede. Desvantagens: velocidade da rede diminui com o aumento de computadores pendurados no barramento; fraca fiabilidade: problemas no meio físico partilhado refletem-se em toda a comunicação.

48 Topologias de rede

49 Topologia em Estrela Trata-se da topologia mais utilizada em redes locais (LAN). Os nós estão ligados a um ponto central (switch). É usado um cabo entrelaçado para unir cada nó ao ponto central, formando assim uma estrela. Vantagens: grande fiabilidade: se um nó avariar não afeta os outros e facilmente se deteta a avaria; maior flexibilidade na alteração da estrutura da rede; baixo custo. Desvantagens: grande quantidade de cabo; necessidade de equipamento de interligação; número limitado de portas no switch; distância máxima sem amplificação é de apenas 100m; avaria do ponto central =>toda a rede é afetada.

50 Topologias de rede

51 Topologias de rede

52 Topologias de rede

53 Topologias de rede

54 Topologia em Anel Neste tipo de topologia os nós da rede são ligados entre si formando um anel. Os sinais circulam dentro do anel e passam sequencialmente de computador em computador. Vantagem não ocorrem colisões. Desvantagem uma interrupção no anel torna inoperacional a comunicação entre os nós da rede.

55 Topologias de rede

56 Topologias de rede

57 Topologias de rede

58 Topologias de rede

59 Topologia em Malha Numa topologia física em malha os computadores interligam-se entre si, ponto a ponto, ou seja, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino. É criada uma malha de caminhos possíveis. Nas redes WAN, como o caso da Internet, este tipo de topologia é muito utilizado. Ex: Quando enviamos um ele pode seguir diversos caminhos. Vantagem grande fiabilidade: se houver um problema num troço da rede, a mensagem segue por outro troço, aumentando a probabilidade de chegar ao destino. Desvantagem complexidade e preço elevado.

60 Topologias de rede

61 Topologias de rede

62 Topologias de rede

63 Topologias de rede

64 Topologia Mista A topologia mista resulta da combinação de duas ou mais topologias de rede. Esta combinação permite beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que a integram.

65 PROTOCOLOS Protocolos Uma das funções dos protocolos é dividir os dados que serão transmitidos pela rede em pequenos pedaços chamados pacotes. Dentro de cada pacote há informações de endereçamento que informam a origem e o destino do pacote.

66 Funções dos Protocolos Protocolos O protocolo desempenha as seguintes funções: Endereçamento: especificação clara do ponto de destino da mensagem; Numeração e sequência: individualização de cada mensagem, através de número sequencial; Estabelecimento da conexão: estabelecimento de um canal lógico fechado entre fonte e destino;

67 Funções dos Protocolos Continuação... Protocolos Confirmação de recepção: confirmação do destinatário, com ou sem erro, após cada segmento de mensagem; Controlo de erro: detecção e correcção de erros; Retransmissão: repetição da mensagem a cada recepção de mensagem;

68 Funções dos Protocolos Continuação... Protocolos Conversão de código: adequação do código às características do destinatário; Controlo de fluxo: manutenção de fluxos compatíveis com os recursos disponíveis.

69 Protocolo TCP/IP Foi em 1983, com a adopção dos protocolos TCP/IP na ARPANET (da qual se separou a componente estritamente militar formando a MILNET), a criação da CSNet (Computer Science Network) e a sua ligação à ARPANET, que surgiu a verdadeira Internet.

70 Protocolo TCP/IP Protocolo de Comunicação - especificação do formato das mensagens e das condições em que são enviadas. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Deriva de dois protocolos: TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controlo de Transmissão); IP (Internet Protocol - Protocolo de Internet).

71 Protocolo TCP/IP Um conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais próximas do topo estão logicamente mais perto do utilizador, enquanto que aquelas mais abaixo estão logicamente mais perto da transmissão física dos dados.

72 Protocolo TCP/IP

73 Protocolo TCP/IP Nível de acesso à rede: Intermediário entre o hardware de interface com a rede e os correspondentes device drivers do S.O. ; Tradução de endereços da camada de rede (endereços lógicos IP address) em endereços de nível físico (endereços físicos MAC address).

74 Protocolo TCP/IP Nível de Rede: (Internet) Protocolo IP (Internet Protocol); Responsável pela circulação dos pacotes; Fornece comunicação entre duas máquinas; Responsável pelo encaminhamento.

75 Protocolo TCP/IP Nível de Transporte: Fornece forma de comunicação entre duas aplicações (ponto a ponto ou host-a-host); Efectua o controlo da sequência, do fluxo, dos erros e do início e fim das ligações.

76 Protocolo TCP/IP Nível de Aplicação: Programas que fornecem serviços (Ex: TELNET, FTP, SMTP); Escolhe o tipo de transporte necessário. Protocolos de Aplicação: Telnet protocolo de terminal virtual; FTP protocolo para acesso e transferência de ficheiros; SMTP protocolo de correio electrónico; HTTP protocolo de hipertexto; DNS aplicação de directório, incluindo o mapeamento de nomes e endereços.

77 Protocolo TCP/IP

78 Protocolo TCP/IP Para transmitir uma mensagem grande é necessário: dividir em pacotes; transmitir os pacotes; reconstruir a mensagem, assegurando que todos os pacotes chegaram, sem repetições e pela ordem correcta.

79 Protocolo TCP/IP TCP - Transmission Control Protocol Garante que a mensagem é correctamente transmitida: promove o reenvio de pacotes perdidos, ao fim de um determinado tempo; reordena os pacotes que se atrasaram por seguirem caminhos mais longos; ignora eventuais pacotes repetidos; É tão importante a cooperação com o IP, que o protocolo é muitas vezes designado conjuntamente TCP/IP.

IMEI MONTAGEM E MANIPULAÇÃO DE REDES E DADOS COMUNICAÇÃO DE DADOS. Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

IMEI MONTAGEM E MANIPULAÇÃO DE REDES E DADOS COMUNICAÇÃO DE DADOS. Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos IMEI MONTAGEM E MANIPULAÇÃO DE REDES E DADOS COMUNICAÇÃO DE DADOS HISTÓRIA Necessidade de comunicação Surgimento das redes de telefone, invenção do rádio e da televisão; Progressos na área da informática

Leia mais

Redes. Redes (Introdução e Tipologias) Introdução às redes. Introdução às redes. Sumário. Equipamento de rede/comunicação. Introdução às redes:

Redes. Redes (Introdução e Tipologias) Introdução às redes. Introdução às redes. Sumário. Equipamento de rede/comunicação. Introdução às redes: Redes (Introdução e Tipologias) Equipamento de rede/comunicação Redes Sumário : Redes de computadores; Sinergias de redes; Hardware e software de rede. : ; 1 Tecnologias Informáticas 10º Ano 2004/2005

Leia mais

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo

Noções sobre Redes de Computadores. Aula 16/06 Secretariado Executivo Noções sobre Redes de Computadores Aula 16/06 Secretariado Executivo Conceito básico de redes Conjunto de computadores interligados compartilhando, softwares, arquivos e periféricos Objetivos Compartilhamento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES - ANO LECTIVO 2013/2014 MÓDULO 2 REDE DE COMPUTADORES - FICHA DE TRABALHO Nº 1

REDES DE COMPUTADORES - ANO LECTIVO 2013/2014 MÓDULO 2 REDE DE COMPUTADORES - FICHA DE TRABALHO Nº 1 MÓDULO 2 REDE DE COMPUTADORES - FICHA DE TRABALHO Nº 1 1) Em que consiste uma rede de computadores? 2) Refira as principais vantagens e desvantagens associadas à implementação de uma rede de computadores.

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Data and Computer Network

Data and Computer Network Redes de Computadores & Comunicação de Dados Ass. Ivódio Manjate Prof. Doutor Félix Singo recordar que: Data and Computer Network Um ou mais computadores ligados entre si, por meios electrónicos, com o

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Aulas 16 / 17 / 18 REDES DE COMPUTADORES Por: André 1 Aparecido da Silva Qual a maior rede de computadores do mundo? 2 2 OBJETIVO GERAL COMPARTILHAR RECURSOS: Conexão com a internet; Impressoras; Scanner;

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores

Aula 5. Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede. Tipos de Redes de computadores Aula 5 Fundamentos de Rede e Telecomunicações Sistemas de Telecomunicação Serviços de Rede Protocolo de Rede Estratégias de Processamento em Rede Tipos de Redes de computadores Sistemas de Telecomunicação

Leia mais

Introdução as Redes 02/04/2019. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher. Estrela. Barrramento. Extendida.

Introdução as Redes 02/04/2019. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher. Estrela. Barrramento. Extendida. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher Sumário Topologias Físicas e Lógicas; Equipamentos para LAN Modelo OSI Introdução as Redes Topologias de rede Topologias Físicas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução Rede O que é?? 1 O que é uma rede É a conexão de duas ou mais máquinas com o objetivo de compartilhar recursos entre uma máquina e outra. Recursos Podem ser físicos ou

Leia mais

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona

Objetivos. Objetivos (cont.) Definição. LANs. Distribuição Geográfica 27/11/2008. Redes de computadores. Diego Noble Rafael Cardona Redes de computadores Aspectos básicos Objetivos Apresentar conceitos básicos em redes, abordando: Definição Distribuição Geográfica Topologias Meios de Transmissão Diego Noble Rafael Cardona Nov/2008

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de Comunicação de dados 12º 1PE

Planificação Anual da disciplina de Comunicação de dados 12º 1PE Conteúdos 1.Conceitos básicos 1.1. Rede de Comunicação 1.2. Redes de dados 1.3. Transmissão de Dados 1.4. A Informação 2.Redes de dados 2.1. Importância 2.2. Áreas de Aplicação 2.2.1.Perspectiva de evolução

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Redes de Computadores e Internet

Redes de Computadores e Internet Redes de Computadores e Internet CEA145 Teoria e Fundamentos de Sistemas de Informação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade

Leia mais

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados

AEMGA. Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação. Modulo 1- Comunicação de dados Curso Profissional de Programação e Gestão De Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação Modulo 1- Comunicação de dados Professora: Sandra Soares Trabalho realizado por: Helder Sousa Ano Lectivo:

Leia mais

Rede de Computadores Modelo OSI

Rede de Computadores Modelo OSI Rede de Computadores Modelo OSI Protocolos TCP/IP Protocolos TCP X UDP CUIDADO! HTTPS IPv4 e IPv6 IPv4 IPv6 Protocolos de Email SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) POP3 (POST OFFICE PROTOCOL

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Professor: Gládston Duarte

Professor: Gládston Duarte Professor: Gládston Duarte INFRAESTRUTURA FÍSICA DE REDES DE COMPUTADORES Computador Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux Arquiteturas físicas e lógicas de redes de computadores

Leia mais

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT

Redes de computadores. Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT Redes de computadores Douglas Wildgrube Bertol DEE - Engenharia Elétrica CCT AS1RAI1 Redes para Automação Industrial JOINVILLE 23/02/2017 Introdução contextualização Como conectar dois equipamentos fisicamente

Leia mais

Modelo de Camadas. Redes de Computadores

Modelo de Camadas. Redes de Computadores Modelo de Camadas Redes de Computadores Sumário Visão Geral de uma Rede de Computadores Protocolos Modelo de Camadas Porque utilizar Tipos de Modelos de Referência Modelo de Referência ISO/OSI Histórico

Leia mais

Informática I. Aula 20. Aula 20-26/06/06 1

Informática I. Aula 20.  Aula 20-26/06/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-26/06/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9

ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 Redes -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO... 6 O QUE É UMA REDE E PARA QUE SERVE?... 7 O PORQUE DE UMA REDE... 9 CAPÍTULO 2 ARQUITETURAS... 12 MEIOS DE TRANSMISSÃO... 12 TIPOS DE TRANSMISSÃO... 14 CAPÍTULO

Leia mais

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas

4. Rede de Computador. Redes de computadores e suas infraestruturas Redes de computadores e suas infraestruturas Definição Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por

Leia mais

14/05/2017. Estrela Extendida. Barrramento. Anel. Hierárquica. Estrela. Malha. Topologias de rede. Sumário. Topologias Físicas

14/05/2017. Estrela Extendida. Barrramento. Anel. Hierárquica. Estrela. Malha. Topologias de rede. Sumário. Topologias Físicas Sumário Topologias de rede Topologias Físicas e Lógicas; Equipamentos para LAN Modelo OSI Topologia física Define a forma como estão interligados no meio Topologia lógica Define o método de acesso ao meio

Leia mais

AJProença, Arquitectura de Computadores, LMCC, UMinho, 2003/04 1. Uma Rede de Computadores é constituida por:

AJProença, Arquitectura de Computadores, LMCC, UMinho, 2003/04 1. Uma Rede de Computadores é constituida por: Introdução aos Sistemas de Computação (5) Estrutura do tema ISC 1. Representação de informação num computador 2. Organização e estrutura interna dum computador 3. Execução de programas num computador 4.

Leia mais

Redes de Computadores. MSc. Eugénio Macumbe

Redes de Computadores. MSc. Eugénio Macumbe Redes de Computadores MSc. Eugénio Macumbe recordar que: Rede de Computadores Um ou mais computadores ligados entre si, por meios electrónicos, com o intuito de trocarem informação de forma rápida e fácil,

Leia mais

Redes de Computadores. A arquitectura protocolar TCP/IP

Redes de Computadores. A arquitectura protocolar TCP/IP A arquitectura protocolar TCP/IP A arquitectura TCP/IP! Possui apenas 4 camadas ou níveis Aplicação FTP Telnet HTTP Transporte TCP UDP Rede IP Acesso à Rede Ethernet Pacotes por rádio ponto a ponto 2 Nível

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Redes de Computadores. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Redes de Computadores Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistemas de Comunicação Histórico das Redes de Comunicação de Dados Mídias de Comunicação Meios de Transmissão Padrões e Protocolos

Leia mais

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014

Redes de Comunicação. Duarte Mendes Número 16, turma 10/ /2014 Redes de Comunicação Duarte Mendes Número 16, turma 10/13 2013/2014 Introdução Neste trabalho vamos falar sobre o hardware específico para redes de computadores, ver os diferentes tipos de hardware e os

Leia mais

Disciplina: Redes de Computadores I (R1)

Disciplina: Redes de Computadores I (R1) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI UFPI Colégio Técnico de Teresina CTT Professor: José Valdemir dos Reis Junior Disciplina: Redes de Computadores I (R1) 56. Uma das desvantagens da utilização de redes de computadores

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 2 www.marcelomachado.com As redes de computadores se classificam conforme a forma de ligação entre as estações nas seguintes categorias: Linear ou Barramento Estrela Anel

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES E INTERNET Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Comunicação de Dados Conceito: é a troca de informação entre dois dispositivos através de algum

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO Capítulo2 Topologias de redes de computadores 2.1 Considerações iniciais ; 2.2

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe

Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP. Prof. Alberto Felipe Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe Histórico TCP/IP O TCP/IP foi desenvolvido em 1969 pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency DARPA, como um recurso

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 4: Introdução às Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Editora Saraiva The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Objetivos

Leia mais

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Topologias e abrangência de redes de computadores

Topologias e abrangência de redes de computadores Topologias e abrangência de redes de computadores Aula 10 1º semestre Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Tornar os estudantes capazes de reconhecer os tipos de topologias de redes

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I)

Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Sistemas de Informação (SI) Telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio (I) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e

Leia mais

Introdução as Redes 18/05/2016. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher. Estrela. Barrramento. Extendida.

Introdução as Redes 18/05/2016. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher. Estrela. Barrramento. Extendida. Técnico em Informática 4º Int. Redes de Computadores Fabricio A. Steinmacher Sumário Topologias Físicas e Lógicas; Equipamentos para LAN Modelo OSI Introdução as Redes Topologias de rede Topologias Físicas

Leia mais

Desenho de esquemas de Redes com componentes de Redes

Desenho de esquemas de Redes com componentes de Redes Instituto Superior de Transportes e Comunicações Desenho Esquemático Desenho de esquemas de Redes com componentes de Redes Turmas: I11, I12, I13 e I14 DOCENTES: Emírcio Vieira Célio Pereira Rede de Computadores

Leia mais

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I

SI06 DIMENSÃO TECNOLÓGICA I 1 2 1. Apresentar os principais tipos de software. 2. Compreender os componentes básicos de uma rede de telecomunicações. 3. Compreender como o uso da internet participa no processo de acesso à informação.

Leia mais

Introdução. Modelo de um Sistema de Comunicação

Introdução. Modelo de um Sistema de Comunicação I 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores Introdução FEUP/DEEC/CDRC I 2002/03 MPR/JAR Modelo de um Sistema de Comunicação» Fonte gera a informação (dados) a transmitir» Emissor converte os dados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13

Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13 Curso Profissional-Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina- Redes de Comunicação Módulo1-Comunicação de Dados Trabalho realizado por: Carina Carvalho Nº2 10º13 Este trabalho

Leia mais

Redes de Computadores. MSc. Eugénio Macumbe

Redes de Computadores. MSc. Eugénio Macumbe Redes de Computadores MSc. Eugénio Macumbe Plano Temático 1. Introdução às redes de computadores; 2. A rede telefónica e a transmissão de dados; 3. A ligação de dados; 4. Redes centralizadas em malha e

Leia mais

Data and Computer Network. Redes de Computadores & Dados. Singo

Data and Computer Network. Redes de Computadores & Dados. Singo Redes de Computadores & Dados Prof. DoutorFélix Singo recordar que: Data and Computer Network Um ou mais computadores ligados entre si, por meios electrónicos, com o intuito de trocarem informação de forma

Leia mais

Topologias de redes de computadores

Topologias de redes de computadores Topologias de redes de computadores Objetivos Apresentar as principais topologias de redes e suas classificações. Caracterizar as topologias e sua formação. Conhecer as topologias em sua essência. Apresentar

Leia mais

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes De Comunicação. Pedro Monteiro 10º / 13ª 2013/2014

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Redes De Comunicação. Pedro Monteiro 10º / 13ª 2013/2014 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Redes De Comunicação Pedro Monteiro 10º / 13ª 2013/2014 Neste trabalho vamos abordar o tema Topologias de Redes. Com a leitura

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA CONCEITO DE REDE DE COMPUTADORES PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes

TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Módulo II Fundamentos de Redes TÉCNICO EM INFORMÁTICA Módulo II Fundamentos de Redes 2 FUNDAMENTOS DE REDES Parte - II TIPOS DE REDES Estudo dos tipos de redes de computadores FUNDAMENTOS DE REDES TIPOS DE REDES Nem sempre a vida do

Leia mais

Redes de Computadores. Classificações

Redes de Computadores. Classificações Tipos de Servidores As redes cliente/servidor se baseiam em servidores especializados em uma determinada tarefa. Como comentamos, o servidor não é necessáriamente um microcomputador; pode ser um aparelho

Leia mais

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo

Topologias e Classificação das RC. Prof. Eduardo Topologias e Classificação das RC Prof. Eduardo Introdução As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia-a-dia. Estamos tão acostumados a utilizá-las que não nos damos conta da sofisticação

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Computadores Digitais II

Computadores Digitais II Computadores Digitais II Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Departamento de Eletrônica e Telecomunicações Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de Computadores

Leia mais

Professor: Jarbas Araújo.

Professor: Jarbas Araújo. Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com O que é rede de computadores e para que Serve? Como surgiu? Como era antes das redes? Componentes de uma rede Tipos de rede O que é rede de computadores?

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I Prof.ª Inara Santana Ortiz inara.ortiz@ifms.edu.br Aula 1 Plano de Ensino Plano de Ensino Plano de Ensino Média Final: MF = M1 + M2 2 M1 = NA + N1 M2 = NA + N2 Onde: MF = Média

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI

Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI Fundamentos de Redes de Computadores Modelo de Referência ISO/OSI ISO - International Organization for Standardization OSI Open Systems Interconnection Prof. Airton Ribeiro de Sousa 2017 História Quando

Leia mais

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização.

Aula 04. Administração. Importância da Comunicação. Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Administração de Sistemas de Informação Aula 04 Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista

11/04/2009. Redes de Computadores. Topologias. Topologia das Redes. Estrela. Anel. Híbrida/Mista Redes de Computadores Aula 03 Topologias Definição É a forma como os MP s e os caminhos físicos do meio físico (enlace) de comunicação estão organizados. Estrela Anel Híbrida/Mista 1 Barramento Todos os

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES

DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS E ABRANGÊNCIAS DE REDES Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Pelotas Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática RAFAEL DA ROSA OLIVEIRA TOPOLOGIAS

Leia mais

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação?

Importância da Comunicação. O que é Comunicação?(Aurélio) O que é Comunicação? Telecomunicação. O que é telecomunicação? Telecomunicações, Redes de Computadores e Internet Importância da Comunicação Independente do tipo de negócio, a comunicação é fundamental para o sucesso da organização. Os gerentes precisam conhecer conceitos

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros

Topologia de Redes. Alberto Felipe Friderichs Barros Topologia de Redes Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Etimologicamente a palavra topologia deriva do grego, Topos = forma e Logos = estudo, portanto, a palavra topologia significa o estudo das

Leia mais

Planificação da disciplina

Planificação da disciplina Planificação da disciplina Comunicação de Dados Duração dos Módulos: 108 horas/130 tempos Disciplina: Comunicação de Dados Professor: Lurdes Cristóvão Página 1 D e s i g n a ç ã o A C T I V I D A D E S

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.1 Considerações iniciais 1.2 O surgimento

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Introdução às Redes de Computadores Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda n Fundamentos n Linhas de comunicação n Modos de Transmissão n Topologias n Protocolos

Leia mais

Modelo OSI. Marcelo Assunção 10º13. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação

Modelo OSI. Marcelo Assunção 10º13. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Disciplina: Redes de Comunicação Modelo OSI Marcelo Assunção 10º13 Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Disciplina: Redes de Comunicação 2013/2014 Índice Modelo OSI Open System Interconnection (OSI)

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

Redes de Computadores (Networking) (Capítulo 7)

Redes de Computadores (Networking) (Capítulo 7) (Networking) (Capítulo 7) INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto A possibilidade de conectar vários computadores resulta em tantos benefícios que esta se tornou

Leia mais

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1

Informática I. Aula 20. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Informática I Aula 20 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 20-27/11/06 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação

Leia mais

Topologias de Redes. Professor Leonardo Larback

Topologias de Redes. Professor Leonardo Larback Topologias de Redes Professor Leonardo Larback Topologias de Redes A topologia de rede descreve o modo como todos os dispositivos estão ligados entre si e a forma como se processa a troca de informação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 2: MODELO OSI. Professor: LUIZ LEÃO FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Professor: LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula HISTÓRICO DAS REDES MODELO EM CAMADAS FUNÇÕES DAS CAMADAS OSI 1 2 3 4 5 CLASSIFICAÇÃO DAS REDES MODELO DE REFERÊNCIA OSI PRÓXIMOS

Leia mais

Aula 2 Topologias de rede

Aula 2 Topologias de rede Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel

Leia mais

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54

Agenda Redes Arquitetura de computadores Programação de CLP Instrumentação OSI 3 / 54 1 Redes Padrões Topologia 2 Arquitetura de computadores CLP Evolução das arquiteturas Lógica Booleana 3 Programação de CLP Ladder Grafcet 4 Instrumentação Tipos de sensores Ponte de Wheatstone 2 / 54 Padrões

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Dispositivos de Interconexão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Componentes de Rede Diversos são os componentes de uma rede de computadores e entendê-los

Leia mais

Secção II. ƒ Alternativas para redes de telecomunicações

Secção II. ƒ Alternativas para redes de telecomunicações 1 Secção II ƒ Alternativas para redes de telecomunicações 2 Alternativas para redes de telecomunicações Alternativa de rede Redes Suportes Processadores Software Canais Topologia/arquitectura Exemplos

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS INTRODUÇÃO SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Até meados dos anos 80 as máquinas eram grandes e caras; A maioria das empresas tinham equipamentos que operavam de forma independente por falta de uma forma confiável

Leia mais

Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro

Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro Rede Local - Instalação Rede Local - Instalação Objectivo(s) Reconhecer a Estrutura de um Sistema Operativo. Definir um Plano de Instalação de um Servidor de Rede Local. Conteúdos Estrutura de um Sistema

Leia mais

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e

Ambiente Moderno. O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e Ambiente Moderno O SGBD permite que uma organização armazene dados em um único local, onde os dados poderão ser atualizados e recuperados. Exemplos: Dataflex, Unify,DB2, Paradox Firebird,CA-OpenIngres,

Leia mais

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas

Protocolos de Rede. Protocolos em camadas Protocolos de Rede Prof. Alexandre Beletti Protocolos em camadas Existem protocolos em diferentes camadas dos modelos de estudo (OSI e TCP/IP) Lembre-se de diferencias tipos de programas de tipos de protocolos

Leia mais

Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha

Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha Curso de Educação e Formação de Operador de Informática nível II 8º G 2007/2008 Professora: Miguela Fernandes Prof. (a) Miguela Fernandes 1 Comunicação Definição

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação 2 Prof. Luís Fernando GARCIA luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br Aula 5 Redes e Etc... 4 5 6 7 8 9 10 Redes de Computadores Uma Rede de computadores ou Network é a maneira de conectar

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Capítulo 5: Redes e Telecomunicações nas Empresas Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Chapter Objetivos Objectives do Capítulo 1. Identificar os principais tipos de aplicações

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Redes de Computadores. Apresentação

Redes de Computadores. Apresentação Redes de Computadores Apresentação Sumário! Programa! Bibliografia! Método de avaliação! Horário de Atendimento 2 Programa! Introdução! Arquitecturas arquitectura TCP/IP, modelo de referência OSI e arquitecturas

Leia mais