MANUAL DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS PROCON DE BLUMENAU - SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS PROCON DE BLUMENAU - SC"

Transcrição

1 MANUAL DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS PROCON DE BLUMENAU - SC

2 Informativo com recomendações aos estabelecimentos que prestam serviços d e a s s i s t ê n c i a t é c n i c a Objetivo: orientar os prestadores de assistências técnicas sobre as normas consumeristas, visando à melhoria do mercado de consumo, com base nos princípios que norteiam o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quais sejam: boa-fé e equilíbrio nas relações entre c o n s u m i d o r e s e f o r n e c e d o r e s, e d u c a n d o e i n f o r m a n d o q u a n t o a o s d i r e t o s e d e v e r e s d e c a d a q u a l. Q u e m é f o r n e c e d o r? É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que desenvolve atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou c o m e r c i a l i z a ç ã o d e p r o d u t o s o u p r e s t a ç ã o d e s e r v i ç o s. Q u e m é c o n s u m i d o r? É t o d a p e s s o a f í s i c a o u j u r í d i c a q u e a d q u i r e o u u t i l i z a p r o d u t o o u s e r v i ç o c o m o d e s t i n a t á r i o f i n a l. O q u e é s e r v i ç o? S e r v i ç o é q u a l q u e r a t i v i d a d e f o r n e c i d a n o m e r c a d o d e c o n s u m o m e d i a n t e r e m u n e r a ç ã o. D e q u a n t o t e m p o é a g a r a n t i a d e u m s e r v i ç o? Primeiramente, importante ressaltar que a garantia legal independe de termo expresso, ou seja, ela é conferida a todo e qualquer serviço prestado e soma-se a garantia contratual, que é a convencionada pelo fabricante. A garantia contratual é complementar à garantia legal e não é o b r i g a t ó r i a. O f o r n e c e d o r p o d e c o n c e d ê - l a o u n ã o. Conforme prevê o artigo 26 do CDC, é de 30 (trinta) dias a garantia quando se trata de produtos não duráveis (transporte, lazer, lavanderia, etc.) e de 90 (noventa) dias quando o fornecimento de serviço se dá em produtos duráveis (consertos de eletrodomésticos, eletrônicos, costura, etc.).

3 Há uma exceção: quando o vício for oculto, de difícil constatação, o prazo inicia-se no momento em que ficar evidenciado o vício. Garantia Legal Vedada exoneração - É obrigatória Independe de termo expresso Abrange todo o produto Prazo definido em Lei - 30 ou 90 dias Garantia Contratual Não é obrigatória Estipulada por termo escrito Não tem limitações quanto a cobertura Prazo estipulado pelas partes Importante: Quando há a constatação de vício oculto, é de grande valia estar a comprovação reduzida a termo, expressamente escrito em documento pericial (laudo técnico). Conserto de computadores, notebooks e similares: Responde o fornecedor, pelo prazo de 90 (noventa) dias, contados da entrega do produto ou do término da execução do serviço, pelos vícios/defeitos que o produto venha a a p r e s e n t a r e m r e l a ç ã o a o s e r v i ç o p r e s t a d o. Sou obrigado a fornecer garantia de Hardware/Software? Deve-se respeitar a garantia legal de 90 (noventa) dias, sendo mera liberalidade estender este prazo. Importante: Caso o consumidor troque o sistema operacional (software) dentro deste prazo, finda está a responsabilidade do fornecedor de sanar o vício, contudo, esta permanece sobre as peças (hardware).

4 Exemplo: A loja X vendeu um computador com sistema operacional LINUX, no entanto, o consumidor formatou e colocou o sistema Windows. Após um mês o computador apresentou problema de oxidação na placa de vídeo. Neste caso o fornecedor deverá prestar a assistência dentro da garantia, pois o defeito foi de hardware, na placa de vídeo, não tendo l i g a ç ã o c o m a t r o c a d o s i s t e m a o p e r a c i o n a l. R e s p o n s a b i l i d a d e d e B a c k u p : Quando houver o conserto de um computador, o fornecedor deverá questionar o consumidor quanto ao backup. Se ficar a cargo da empresa, o serviço poderá ser cobrado e caso ocorra algum problema, o fornecedor será responsabilizado. Entretanto, se o consumidor não solicitar que o fornecedor faça o backup de seu computador, somente conserte o produto, a r e s p o n s a b i l i d a d e p a s s a a s e r d o c o n s u m i d o r. ATENÇÃO: No último caso, deve o fornecedor orientar o consumidor e também confeccionar um Termo de Responsabilidade, colhendo a assinatura do cliente, com a informação clara de que o consumidor optou por não fazer o backup com a loja, ficando s o b s u a r e s p o n s a b i l i d a d e o s a r q u i v o s a r m a z e n a d o s. P r e c i s o e n t r e g a r o r ç a m e n t o p r é v i o a o c o n s u m i d o r? S i m. O p r e s t a d o r t e m a o b r i g a ç ã o d e e n t r e g a r a o c o n s u m i d o r o r ç a m e n t o c o n s t a n d o : Q u a i s o s s e r v i ç o s q u e s e r ã o e f e t u a d o s ; Q u a l o v a l o r e a f o r m a d e p a g a m e n t o ; Q u a l a d a t a d e i n í c i o e d o t é r m i n o d o s e r v i ç o p r e s t a d o Para execução de todo e qualquer serviço, há a necessidade de autorização expressa do proprietário do bem. Por isso, é obrigatória a entrega de orçamento prévio ao consumidor, discriminando todos os aspectos que se dará o serviço.

5 Posso cobrar pelo orçamento? Se o serviço não for executado, o fornecedor tem direito de cobrar um valor pela confecção do orçamento. A cobrança tem que ser previamente comunicada ao consumidor e o seu valor não pode ser abusivo. Por quanto tempo o valor orçado terá validade? O valor orçado terá validade pelo prazo de 10 (dez) dias, contados de seu recebimento pelo consumidor. Uma vez aprovado, o orçamento obriga os contraentes podendo somente ser alterado mediante livre negociação das partes. Não pode o consumidor responder por quaisquer ônus ou acréscimos decorrentes da contratação de serviços de terceiros não previstos no orçamento. O que deve constar na Ordem de Serviço: Informação clara e precisa sobre os serviços que serão realizados no equipamento; Qual o valor de cada serviço; Qual o valor total e a forma de pagamento; A data de início e de término do serviço; A informação de que perderá a garantia o consumidor que romper o lacre colocado pela assistência técnica. O PROCON orienta os fornecedores a inserirem os dados da assistência técnica, como endereço e CNPJ, os dados do c o n s u m i d o r, b e m c o m o o n ú m e r o d a O r d e m d e S e r v i ç o. Reposição por peças originais: O artigo 21 do CDC dispõe que na reparação de um produto estará obrigado o fornecedor empregar componentes de reposição originais, adequados e novos, ou que mantenham as especificações técnicas do f a b r i c a n t e, s a l v o a u t o r i z a ç ã o e m c o n t r á r i o d o c o n s u m i d o r. Qual é a responsabilidade do fornecedor? O fornecedor responde pelos vícios/defeitos de sua prestação, assim como pelos atos de seus prepostos ou representantes. Importante elucidar que o desconhecimento do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos ou serviço, não o exime de responsabilidade.

6 Dispõe o artigo 20 do CDC que é responsável o fornecedor pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo ou lhes diminuam o valor, podendo o consumidor exigir: a reexecução dos s e r v i ç o s s e m c u s t o, a r e s t i t u i ç ã o d a q u a n t i a p a g a monetariamente atualizada ou, o abatimento proporcional do preço. Q u a n d o o f o r n e c e d o r n ã o i r á r e s p o n d e r? O prestador de serviços, responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos na prestação de serviço, bem como por informações insuficientes ou i n a d e q u a d a s s o b r e s u a f r u i ç ã o e r i s c o s. Somente não responderá quando provar: Que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; A culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro Caso o fornecedor constate que houve mau uso do consumidor, deverá apresentar um laudo devidamente assinado por um profissional habilitado para se eximir da responsabilidade. Sem este documento pericial, o fornecedor terá que prestar a garantia. Vale ressaltar que o laudo pode ser questionado judicialmente e se comprovado a existência de informações inverídicas, o fornecedor poderá ser condenado à litigância de má-fé. ATENÇÃO: se o consumidor reclamar, por exemplo, de vício no monitor e for constatado mau uso, mas, se dentro do prazo de garantia, for verificado também problemas no teclado, deve o fornecedor oferecer a garantia deste, pois o mau uso c o n s t a t a d o f o i n a p e ç a d o m o n i t o r e n ã o n o t e c l a d o. Práticas abusivas: O artigo 39 do CDC elenca várias práticas proibidas ao fornecedor de produtos ou serviços, são exemplos: Venda casada; Recusar atendimento aos consumidores; Enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação, produto ou fornecer serviço; Prevalecer de sua ignorância ou idade para impingir-lhe produtos ou serviços; Exigir do consumidor vantagem excessiva; Executar serviço sem elaboração de orçamento e autorização do consumidor; Recusar a venda a quem se disponha a pagar mediante pronto pagamento; Elevar sem justa causa o preço de produtos; Deixar de fixar prazo para cumprir a obrigação.

7 Posso inserir na Ordem de Serviço a informação de que o produto será vendido, caso não retirado no prazo estabelecido? Considera-se abusiva a cláusula que retire do consumidor a propriedade do bem, por tê-lo deixado no estabelecimento. O consumidor negligente não perde a propriedade do bem pelo fato de não cumprir com a obrigação de retirada, estar-se-ia, neste caso, ferindo o princípio d a b o a - f é e d a v u l n e r a b i l i d a d e d o c o n s u m i d o r. A s a í d a p a r a t a l p r o b l e m á t i c a é o i n g r e s s o e m j u í z o p e l o f o r n e c e d o r. ATENÇÃO: em que pese não haver previsão legal sobre o tema, o entendimento atual é de que pode o fornecedor estipular no contrato/orçamento que será assinado pelo consumidor, cláusula constando a cobrança de valor fixo diário por atraso na retirada da mercadoria. Vale ressaltar que toda informação fornecida ao consumidor deve ser amplamente esclarecida e divulgada de forma precisa, sem obscuridade, de maneira que não venha a induzi-lo a erro. Desta forma, perfeitamente cabível, por exemplo, a inserção de cláusula cobrando o valor de R$ 1,00 (um real) por atraso, após findar o prazo estipulado p a r a r e t i r a d a, d e s d e q u e p r e e n c h i d o s o s r e q u i s i t o s necessários, para não caracterizar abuso por parte do fornecedor. Posso estabelecer preço diferenciado para pagamento em dinheiro e pagamento em cartão de crédito/débito e cheque? Ta n t o o p a g a m e n t o e m d i n h e i r o c o m o o p a g a m e n t o e m c a r t ã o d e c r é d i t o / d é b i t o o u c h e q u e, d e s d e q u e p a g o s n a m o d a l i d a d e à v i s t a, n ã o p o d e m s o f r e r d i f e r e n c i a ç ã o n o v a l o r. Posso receber multa do PROCON? Caso o fornecedor descumpra os preceitos elencados no Código de Defesa do Consumidor, ou deixe de atender/responder as demandas do PROCON, como por exemplo, não comparecer quando notificado para audiência conciliatória ou não responder a notificação no prazo estipulado, estará sujeito às sanções administrativas, em especial, a aplicação de multa. Importante frisar que a multa pode variar, segundo o artigo 57, parágrafo único do CDC, de 200,00 (duzentos) a ,00 (três milhões) de vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência (UFIR). A Lei Complementar Municipal 721/2009 institui o valor mínimo de R$ 500,00 (quinhentos reais) até 100 (cem) vezes o seu valor mínimo, graduando-a de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor. Caso não haja o pagamento no prazo estipulado, a empresa poderá ser inscrita em dívida ativa.

8 REFERÊNCIAS Código de Proteção de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) Decreto nº 2.181/97 Lei Complementar Municipal nº 721/2009 Manual do Consumidor (PROCON Blumenau) EDIÇÃO Bianca Dalri Menestrina Coordenadora Interina do PROCON Bruna Luiza Barni Procuradora do Município Rodrigo Campos Ferreira Agente Administrativo CONTATO PROCON Praça Victor Konder, 60 - Centro Blumenau - SC Telefone: procon@blumenau.sc.gov.br

9

10 Realização

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 27/06/2018) Responsabilidade no CDC.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 27/06/2018) Responsabilidade no CDC. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 27/06/2018) Responsabilidade no CDC. Responsabilidade por vício do produto ou serviço. Fundamentação

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDC Ato Lesivo Dano nexo causal Código Civil Art. 927. Aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

Leia mais

Art. 23. A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade.

Art. 23. A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade. Introdução Visando conferir a pretendida proteção ao consumidor, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) introduz a ideia de responsabilidade pelo vício dos produtos e dos serviços prestados. Tal situação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 05/12/2017). Responsabilidade no Código de Defesa do Consumidor. Responsabilidade por vício do produto ou serviço.

Leia mais

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO

FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO APRESENTAÇÃO No ano em que o Código de Defesa do Consumidor completa 21 anos e o Procon-SP comemora seus 35, lançamos este CDC de bolso para que os consumidores possam ter sempre à mão os temas usualmente

Leia mais

OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR MÓDULO 56 - AULA PARTE 02 OS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR 1 PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA E DA INFORMAÇÃO 2 PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA Art. 4º do CDC A Política Nacional das Relações de Consumo tem por

Leia mais

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

Consumidor - é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR Neste módulo trataremos sobre a relação de consumo em nossa sociedade. O CPDC é inovador na medida em que se diferencia de outras esferas jurídicas no país. De

Leia mais

CONSERTO DE PRODUTOS PERDA DA POSSE/PROPRIEDADADE DO PRODUTO PELO ABANDONO PRÁTICA COMERCIAL ABUSIVA.

CONSERTO DE PRODUTOS PERDA DA POSSE/PROPRIEDADADE DO PRODUTO PELO ABANDONO PRÁTICA COMERCIAL ABUSIVA. CONSERTO DE PRODUTOS PERDA DA POSSE/PROPRIEDADADE DO PRODUTO PELO ABANDONO PRÁTICA COMERCIAL ABUSIVA. Plínio Lacerda Martins Titular da Promotoria de Justiça do Consumidor da Cidade de Juiz de Fora MG

Leia mais

E-commerce e o Direito do Consumidor

E-commerce e o Direito do Consumidor E-commerce e o Direito do Consumidor Palestrante: Felipe Gustavo Braiani Santos Advogado atuante no direito do consumidor, formado pela UCDB, especializando em Direito Processual Civil pela UNISC. Servidor

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 57 VÍCIO E DEFEITO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 57 VÍCIO E DEFEITO AULA 57 VÍCIO E DEFEITO 1 Conceito de vício e defeito na relação de consumo Vício: atinge o produto ou o serviço (lata de sardinha estragada) Defeito: atinge o produto, ou o serviço E o CONSUMIDOR (lata

Leia mais

Apostila. Curso: Código de Defesa do Consumidor

Apostila. Curso: Código de Defesa do Consumidor Apostila Curso: Código de Defesa do Consumidor Copyright 2013 / Barros & Montalvão Este material foi desenvolvido pela Advocacia Barros & Montalvão, para uso exclusivo em treinamentos. Proibida a sua reprodução

Leia mais

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática

1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática 1º Workshop Avaliação de Desempenho na Prática Módulo 02 Avaliação de Desempenho em Projetos Palestrante Dr. Luiz Antonio Scavone Junior Código Civil: Art. 618. Nos contratos de empreitada de edifícios

Leia mais

Curso/Disciplina:Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 10 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick.

Curso/Disciplina:Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 10 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick. Curso/Disciplina:Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 10 Professor (a): Samuel Côrtes Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 10 CDC CDC. Art. 27. Prescreve em cinco anos a pretensão à

Leia mais

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI 8078/ 90 PROFESSOR MAURICIO SOARES Banca: FCC Assunto: Conceito de Consumidor e Fornecedor. Lei 8078/90 No tocante aos conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produtos e

Leia mais

Aula 6. Responsabilidade civil

Aula 6. Responsabilidade civil Página1 Curso/Disciplina: Direito do Consumidor Aula: Direito do Consumidor - 06 Professor (a): Samuel Cortês Monitor (a): Caroline Gama Aula 6 Responsabilidade civil Após a entrada em vigor do CDC, houve

Leia mais

PARECER À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL I DO RELATÓRIO

PARECER À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL I DO RELATÓRIO Pregão Presencial nº. 22/2015 Processo Licitatório nº: 107/2015 Impugnante: ONILDO DE SOUZA EPP PARECER À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO PRESENCIAL I DO RELATÓRIO Trata-se de impugnação interposta, tempestivamente,

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Práticas Abusivas Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Dispõe

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF. RENAN FERRACIOLLI XXII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

ÍNDICE. Introdução Definições Contato Procedimento para atendimento de Garantia 1. Produto 2. Prazo de Garantia 3. Análise Técnica

ÍNDICE. Introdução Definições Contato Procedimento para atendimento de Garantia 1. Produto 2. Prazo de Garantia 3. Análise Técnica ÍNDICE Introdução Definições Contato Procedimento para atendimento de Garantia 1. Produto 2. Prazo de Garantia 3. Análise Técnica Remessa para Análise 1. Procedimento para emissão de Nota Fiscal de Garantia

Leia mais

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR RESP. POR VÍCIO DO PRODUTO E DO SERVIÇO

PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR RESP. POR VÍCIO DO PRODUTO E DO SERVIÇO PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR RESP. POR VÍCIO DO PRODUTO E DO SERVIÇO www.markusnorat.com Vício do Produto Vício é a imperfeição de qualidade ou quantidade que torne os produtos impróprios

Leia mais

Direito do Consumidor

Direito do Consumidor Direito do Consumidor Responsabilidade Civil no CDC Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito do Consumidor LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO DO CONSUMIDOR PROF RENAN FERRACIOLLI XXIII EXAME DE ORDEM ELEMENTOS SUBJETIVOS DA RELAÇÃO JURÍDICA DE CONSUMO Elementos da relação jurídica de consumo CONSUMIDOR FORNECEDOR

Leia mais

DIREITO CONSELHO JURÍDICO 1 PREVENTIVO. Relações de Consumo MTE-THOMSON OFICINA DO SABER MTE-THOMSON

DIREITO CONSELHO JURÍDICO 1 PREVENTIVO. Relações de Consumo MTE-THOMSON OFICINA DO SABER MTE-THOMSON CONSELHO JURÍDICO 1 Relações de Consumo MTE-THOMSON OFICINA DO SABER MTE-THOMSON CONSELHO JURÍDICO 1 Relações de Consumo As Relações de Consumo são regulamentadas por uma lei, conhecida como Código de

Leia mais

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos.

Aula 22. O art. 22, CDC, é aplicável às pessoas jurídicas de direito público e as pessoas jurídicas de direito privado que prestam serviços públicos. Turma e Ano: CAM MASTER B 2015 Matéria / Aula: Direito Civil Obrigações e Contratos Aula 22 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitor: Mário Alexandre de Oliveira Ferreira Aula 22 Art. 22. Os órgãos públicos,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º, em seus incisos no C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Direitos Básicos do Consumidor: Os direitos básicos do consumidor encontram-se perante o art. 6º,

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Responsabilidade pelo Fato e Vício de Produtos e Serviços Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação Aula XX LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO

Leia mais

Guia do Consumidor Consciente. Buscar informações sobre os seus direitos e deveres é tão importante quanto o dinheiro que você tem no banco.

Guia do Consumidor Consciente. Buscar informações sobre os seus direitos e deveres é tão importante quanto o dinheiro que você tem no banco. Guia do Consumidor Consciente. Buscar informações sobre os seus direitos e deveres é tão importante quanto o dinheiro que você tem no banco. ANTES DA CONTRATAÇÃO O que você precisa saber sobre toda oferta,

Leia mais

POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO. Orientações gerais aos parceiros de negócios.

POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO. Orientações gerais aos parceiros de negócios. POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO Orientações gerais aos parceiros de negócios. A Munddo trabalha através de parceiros de negócios, cabendo a estes a venda e também o atendimento e suporte ao usuário final.

Leia mais

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO VÍCIOS E DEFEITO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS E ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Dra. Adriana Borghi Fernandes Monteiro Promotora de Justiça Coordenadora da Área do Consumidor Vício do Produto ou do Serviço CDC

Leia mais

É pensando no acesso à informação e na proteção dos Direitos do Consumidor que o

É pensando no acesso à informação e na proteção dos Direitos do Consumidor que o Essa cartilha tem o objetivo de esclarecer ao consumidor os seus direitos básicos, assim como responder as principais dúvidas acerca das relações de consumo. É pensando no acesso à informação e na proteção

Leia mais

Direito Civil. Empreitada. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Empreitada. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Empreitada Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil EMPREITADA CAPÍTULO VIII DA EMPREITADA Conceito da Doutrina (Carlos Roberto Gonçalves): Empreitada (locatio

Leia mais

Saiba o que o Código de Defesa do Consumidor determina para que o lojista cumpra a lei

Saiba o que o Código de Defesa do Consumidor determina para que o lojista cumpra a lei Saiba o que o Código de Defesa do Consumidor determina para que o lojista cumpra a lei Procon do Paraná aponta as infrações mais comuns e explica como trabalhar sem enfrentar problemas com o consumidor

Leia mais

WEBINAR O QUE DIZ A LEI SOBRE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA - PARTE I

WEBINAR O QUE DIZ A LEI SOBRE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA - PARTE I WEBINAR O QUE DIZ A LEI SOBRE PRODUTOS COLOCADOS À VENDA - PARTE I RENATA LARROSA Coordenadora Jurídica do Contencioso Cível. Na B2W desde 2012, possui experiência em Direito do Consumidor e tem várias

Leia mais

Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase

Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito do Consumidor Mag. Federal 6ª fase Período 2006-2014 1) CESPE - JE - TJ PI (2012) Considerando que, em determinada festa, a explosão de uma garrafa de refrigerante

Leia mais

ÍNDICE I - Introdução II Definições 1 III - Contato IV - Procedimento para atendimento de garantia V - Remessa para Análise

ÍNDICE I - Introdução II Definições 1 III - Contato IV - Procedimento para atendimento de garantia V - Remessa para Análise MANUAL DE GARANTIA ÍNDICE I - Introdução 1 II Definições 1 III - Contato 1 IV - Procedimento para atendimento de garantia 2 1. Produto 3. Prazo de Garantia 5. Análise Técnica V - Remessa para Análise 3

Leia mais

DEFESA DO CONSUMIDOR LEI 8.078/90

DEFESA DO CONSUMIDOR LEI 8.078/90 DEFESA DO CONSUMIDOR LEI 8.078/90 O Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor Art. 5º, XXXII, Constituição Federal de 1988 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Wilson Witzel SECRETARIA DE

Leia mais

FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DO CONSUMIDOR

FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DO CONSUMIDOR A Ç E H CON S O T I E R I R D O D I S M U U S E N S DE CO FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DO CONSUMIDOR São Paulo, junho de 2015 Licença Creative Commons Atribuição - Sem Derivações: CC BY-ND Esta licença

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA EDUCAÇÃO PARTICULAR

ASPECTOS POLÊMICOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA EDUCAÇÃO PARTICULAR ASPECTOS POLÊMICOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NA EDUCAÇÃO PARTICULAR 26/05/2018 CONSULTORIA JURÍDICA EDUCACIONAL Equipe especializada: 15 anos dedicados a Instituições de Ensino; Consultivo e contencioso:

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Decadência e Prescrição Decadência: extinção da pretensão (não pode mais pleitear o direito em juízo) Prescrição: extinção do direito em si Macete: Vício Decai

Leia mais

Prescrição Decadência Case jurídico. Pós-Graduação em Direito do Consumidor

Prescrição Decadência Case jurídico. Pós-Graduação em Direito do Consumidor AULA 09 Prescrição Decadência Case jurídico Pós-Graduação em Direito do Consumidor 1 Considerações preliminares A violação do direito subjetivo cria para o seu titular a pretensão, ou seja, o poder de

Leia mais

Profª. Tatiana Marcello

Profª. Tatiana Marcello Profª. Tatiana Marcello facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello CONTEÚDOS: ATENDIMENTO: Resolução nº 3.849, de 25/3/2010 (REVOGADO) Resolução CMN nº 4.433,

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1 - OBJETIVO: 1.1 Prestações de serviço de dosimetria pessoal com fornecimento de 21 (vinte e um) dosímetros mensalmente, durante o período de 01 (um) ano, para os servidores

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA Perguntas e respostas frequentes

MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA Perguntas e respostas frequentes MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA 1 MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA É possível condicionar a nova contratação de plano ao pagamento da dívida pelo ex beneficiário contratante de plano individual/ familiar? Não. É

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Direito do Consumidor Questão 1: CESPE - Def PF/DPU/2007 Assunto: Dos Direitos Básicos do Consumidor (arts. 6º e 7º) No que se refere aos

Leia mais

1. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Responsabilidade Objetiva e solidária: art. 7, parágrafo único 1, art. 12 2, art e art.

1. Responsabilidade Civil do Fornecedor: Responsabilidade Objetiva e solidária: art. 7, parágrafo único 1, art. 12 2, art e art. 1 DIREITO DO CONSUMIDOR PONTO 1: Responsabilidade Civil do Fornecedor PONTO 2: Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço PONTO 3: Responsabilidade por vício do produto ou do serviço PONTO 4:

Leia mais

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR VÍCIO REDIBITÓRIO - AUTOMÓVEL ZERO QUILÔMETRO 1 Conceito de vício redibitório Vício redibitório é o defeito oculto da coisa que pode torná-la imprópria para o fim

Leia mais

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação)

Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Responsabilidade Civil - 14 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 14 Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (Continuação) 3. Responsabilidade

Leia mais

DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Genesio Aires de Siqueira - 1 RESUMO

DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Genesio Aires de Siqueira - 1 RESUMO DECADÊNCIA E PRESCRIÇÃO NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Genesio Aires de Siqueira - 1 RESUMO Este artigo traz algumas considerações sobre os conceitos e aplicação da prescrição e decadência do CDC, trazendo

Leia mais

INFORMATIVO PRAZO DE GARANTIA E PRAZO PARA REPOSIÇÃO DE PEÇAS

INFORMATIVO PRAZO DE GARANTIA E PRAZO PARA REPOSIÇÃO DE PEÇAS CIRC. CJCT 27/2014 SP.15/12/2014 INFORMATIVO PRAZO DE GARANTIA E PRAZO PARA REPOSIÇÃO DE PEÇAS Com certa constância, as associadas da ABIMAQ apresentam dúvidas relacionadas à responsabilidade quanto à

Leia mais

CLÁUSULAS GERAIS DO CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS

CLÁUSULAS GERAIS DO CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS CLÁUSULAS GERAIS DO CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS CONTRATANTE: A PESSOA FÍSICA que aderiu ao CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS, aqui denominado apenas TITULAR. CONTRATADA: CARTÃO MUITO MAIS DESCONTOS LTDA, pessoa

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Direitos básicos do Consumidor Tatiana Leite Guerra Dominoni* 1. Arcabouço protetivo mínimo de direitos consumeristas. O Direito das Relações de Consumo cria um feixe de direitos

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO TERMO DE CONTRATO DE CREDENCIAMENTO, ORIGINÁRIO DA LICITAÇÃO OBJETIVANDO O CREDENCIAMENTO SPAL Nº 02/2011, QUE ENTRE SI FAZEM A COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG, SOCIEDADE DE ECONOMIA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 24/10/2017). Continuação das características do Direito das Obrigações. Características do direito das obrigações.

Leia mais

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Art. 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) 1. Proteção da vida e da saúde Antes de comprar um produto ou utilizar um serviço você deve ser avisado, pelo fornecedor,

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Conceitos Parte 1 Prof. Francisco Saint Clair Neto As sanções administrativas previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor são derivadas do Poder de Polícia da Administração

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 1 OBJETO 1.1 O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada

Leia mais

AULA 04: PRÁTICAS COMERCIAIS

AULA 04: PRÁTICAS COMERCIAIS AULA 04: PRÁTICAS COMERCIAIS Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1 2. CONCEITO DE OFERTA (Art.30,CDC) Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de

Leia mais

AULA 03: PRÁTICAS COMERCIAIS. Prof. Thiago Gomes

AULA 03: PRÁTICAS COMERCIAIS. Prof. Thiago Gomes AULA 03: PRÁTICAS COMERCIAIS Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 2. CONCEITO DE OFERTA (Art.30,CDC) Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação

Leia mais

COMPRAS PELA INTERNET: CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

COMPRAS PELA INTERNET: CONHEÇA OS SEUS DIREITOS 1 COMPRAS PELA INTERNET: CONHEÇA OS SEUS DIREITOS Atualmente, são muitas as ofertas de produtos e serviços que seduzem os consumidores. Dentre as mais variadas formas de se comprar um produto, há aquela

Leia mais

PROGRAMA DE VANTAGENS CLUBE UNIQ

PROGRAMA DE VANTAGENS CLUBE UNIQ PROGRAMA DE VANTAGENS CLUBE UNIQ REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CLUBE UNIQ Estabelecimentos, Alunos e Funcionários 1 APRESENTAÇÃO O Programa de Vantagem denominado CLUBE UNIQ, tem como objetivo

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA MERCANTIL CONTRATANTE

CONTRATO DE COMPRA E VENDA MERCANTIL CONTRATANTE CONTRATO DE COMPRA E VENDA MERCANTIL CONTRATANTE... (razão social completa), com sede na... (endereço completo: [rua, av], nº, bairro, cep, município, UF), inscrita no CNPJ/MF sob nº..., neste ato devidamente

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS. Alienação de Autorização de Produção. Concurso Público nº: 01/EPDRR-ABM/2015-AP CADERNO DE ENCARGOS

CADERNO DE ENCARGOS. Alienação de Autorização de Produção. Concurso Público nº: 01/EPDRR-ABM/2015-AP CADERNO DE ENCARGOS Alienação de Autorização de Produção Concurso Público nº: 01/EPDRR-ABM/2015-AP Página 1 de 8 Índice de Conteúdo CAPÍTULO I - CLÁUSULAS JURÍDICAS -... 3 ARTIGO 1º - OBJETO -... 3 ARTIGO 2º - PRAZO -...

Leia mais

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS DA ASSURANT SEGURADORA S.A.

EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS DA ASSURANT SEGURADORA S.A. EXTRATO DO CONTRATO DE REPRESENTANTE DE SEGUROS DA ASSURANT SEGURADORA S.A. Partes do Contrato Objeto do contrato Seguro(s) oferecido(s) Venda direta Meios de oferta do seguro Obrigações do Seguradora,

Leia mais

DIREITOS DOS USUÁRIOS DE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS

DIREITOS DOS USUÁRIOS DE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS Cartilha Bancário.indd 1 26/05/17 11:35 Confira as orientações dos advogados que integram a Comissão de Direito do Consumidor da OAB-ES: 1) Quanto tempo

Leia mais

Noções do Código da Defesa do Consumidor

Noções do Código da Defesa do Consumidor Professor Luiz Antonio de Carvalho Noções do Código da Defesa do Consumidor Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte Final Prof. Francisco Saint Clair Neto Garantia estendida é um seguro e não pode ser obrigatória (IDEC) No início de novembro de 2013, o CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados),

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 524, DE 2013

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 524, DE 2013 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 524, DE 2013 Dispõe sobre a obrigatoriedade de as instituições financeiras prestarem as informações que especifica aos seus clientes. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º As

Leia mais

AULA 04: PRÁTICAS COMERCIAIS. Direito do Consumidor II 1. CONTEXTUALIZAÇÃO PRÁTICAS COMERCIAIS: OFERTA. Prof. Thiago Gomes

AULA 04: PRÁTICAS COMERCIAIS. Direito do Consumidor II 1. CONTEXTUALIZAÇÃO PRÁTICAS COMERCIAIS: OFERTA. Prof. Thiago Gomes AULA 04: PRÁTICAS COMERCIAIS Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1 2. CONCEITO DE OFERTA (Art.30,CDC) Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES. KLA: v3 - p. 1/8

TERMOS E CONDIÇÕES. KLA: v3 - p. 1/8 TERMOS E CONDIÇÕES I.1. Estes Termos e Condições ( Termos e Condições ) aplicam-se a todas e quaisquer vendas de produtos ( Produtos) da PolyOne Termoplásticos do Brasil Ltda., ColorMatrix do Brasil Indústria

Leia mais

Texto da questão. Escolha uma:

Texto da questão. Escolha uma: Questão 1 As figuras da relação de consumo presentes no Código de Defesa do Consumidor são consumidor e fornecedor. Assim, podemos afirmar que o consumidor é: a. A pessoa física que esteja em situação

Leia mais

TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF:

TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF: TERMO DE ADESÃO INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATANTE Razão Social: CNPJ: Endereço Comercial: Representante(s) legal(is): RG: CPF: RG: CPF: CONTRATADA EBAE EMPRESA BRASILEIRA DE AVALIAÇÕES

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI. Informações gerais

SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI. Informações gerais SELEÇÃO DE ESTÁGIO PROCON ESTADUAL DA PARAÍBA PROCON/PB FACULDADE REINALDO RAMOS - CESREI Informações gerais Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: a) uma folha destinada às respostas

Leia mais

CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, que entre sim fazem, como. Representada...,e como REPRESENTANTE...,QUALIFICADOS NA FORMA

CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, que entre sim fazem, como. Representada...,e como REPRESENTANTE...,QUALIFICADOS NA FORMA MODELO DE CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL CONTRATO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, que entre sim fazem, como Representada...,e como REPRESENTANTE...,QUALIFICADOS NA FORMA ABAIXO: Pelo presente instrumento

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25

SUMÁRIO. Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor Capítulo 2 Relação jurídica de consumo... 25 SUMÁRIO Capítulo 1 Introdução ao direito do consumidor... 19 1. Noções iniciais... 19 2. Defesa do consumidor e a constituição federal... 19 3. Peculiaridades das normas de proteção ao consumidor... 20

Leia mais

ANEXO I.I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I.I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I.I TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em aparelhos de Condicionadores e Centrais de Ar, Bebedouros, Refrigeradores

Leia mais

FUNDAÇÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS - FIMES/UNIFIMES CONTRATO DE FORNECIMENTO

FUNDAÇÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS - FIMES/UNIFIMES CONTRATO DE FORNECIMENTO CONTRATO DE FORNECIMENTO CONTRATO Nº 4827-B/2014, CELEBRADO ENTRE A FUNDAÇÃO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR E A EMPRESA COMERCIAL GOIS EIRELI ME, PARA O FIM QUE NELE SE DECLARA. DAS PARTES: CONTRATANTE:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 20/06/2018) Direitos básicos do consumidor.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 20/06/2018) Direitos básicos do consumidor. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 20/06/2018) Direitos básicos do consumidor. Os direitos básicos do consumidor são tratados no artigo

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: /

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Autarquia Municipal Lei de criação Nº792 de CNPJ: / TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Aquisição de materiais hidráulicos e de construção, para manutenção em redes de esgoto e construção de anéis de concreto (PV s), a serem utilizados na localidade de São Mateus

Leia mais

2. DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO:

2. DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO: PROJETO BÁSICO 1. OBJETO: Contratação de Empresa especializada em serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva do Grupo Gerador de energia elétrica, para suprir as necessidades da Unidade de Pronto Atendimento

Leia mais

RHAMOS E BRITO COMERCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA

RHAMOS E BRITO COMERCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA RHAMOS E BRITO COMERCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA TERMO DE GARANTIA LIMITADA E SUPORTE TÉCNICO SÃO PAULO - SP Novembro / 2013 TERMO DE COMPROMISSO Por meio deste termo de garantia, a empresa Rhamos

Leia mais

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015 Atualizado em 18 de dezembro

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE ADESÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE ADESÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 1. DAS PARTES De um lado, o SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE SÃO PAULO SEBRAE-SP, entidade associativa de direito privado, sem fins

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PLACAS DE AÇO ESCOVADO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SETORES

TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PLACAS DE AÇO ESCOVADO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SETORES TERMO DE REFERÊNCIA AQUISIÇÃO DE PLACAS DE AÇO ESCOVADO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SETORES 1- DO OBJETO 1.1. O presente processo tem como objeto a aquisição de 25 (vinte e cinco) placas de aço escovado, gravadas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO DE SEGURO DE IMÓVEL Processo nº 017/2017

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO DE SEGURO DE IMÓVEL Processo nº 017/2017 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO DE SEGURO DE IMÓVEL Processo nº 017/2017 1 OBJETO 1.1. O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada em prestação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO Contrato nº103/2018 Processo Licitatório Nº 060/2018 Pregão Presencial Nº 034/2018 Contrato de fornecimento que entre si fazem O MUNICÍPIO DE ITAMARATI DE MINAS e a empresa ZIGNAGO E PIRES LTDA-ME, sob

Leia mais

CONTRATO Nº. 1.2 A prestação de serviços ocorrerá na cidade de, conforme vaga escolhida no processo seletivo.

CONTRATO Nº. 1.2 A prestação de serviços ocorrerá na cidade de, conforme vaga escolhida no processo seletivo. CONTRATO Nº. CONTRATO QUE CELEBRAM ENTRE SI A FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS- FAPTO E A(O) SR(A).. A FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS, pessoa jurídica, inscrita

Leia mais

Sumário. Manual. CÓDIGO: M UNID.RESP: Vendas PÁGINA: Página 1 de 6 REVISÃO: 01 POLITÍCA DE DESISTÊNCIA, TROCA, DEVOLUÇÃO E CANCELAMENTO

Sumário. Manual. CÓDIGO: M UNID.RESP: Vendas PÁGINA: Página 1 de 6 REVISÃO: 01 POLITÍCA DE DESISTÊNCIA, TROCA, DEVOLUÇÃO E CANCELAMENTO PÁGINA: Página 1 de 6 Sumário Política de Desistência, Troca, Devolução e Cancelamento... 2 1. Desistência da compra:... 2 1.1. Prazo para desistência da compra:... 2 1.2. Devolução do produto:... 2 1.3.

Leia mais

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 038/2018

CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 038/2018 CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 038/2018 TERMO DE CONTRATO QUE ENTRE SI CELEBRAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE VISTA ALEGRE DO ALTO E A EMPRESA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO S/A IMESP, TENDO POR OBJETIVO CONTRATAÇÃO

Leia mais

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II

AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II AULA 12: DIREITO DO CONSUMIDOR II Prof. Thiago Gomes Nas aulas anteriores... Evolução Histórica do Direito do Consumidor Conceitos de Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço Direitos do Consumidor I

Leia mais

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 Edição N 943 Caderno II RATIFICAÇÃO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 016 /2018. PROCESSO N 078/2018 DO OBJETO O p r e s e n t e i n s t r u m e n t o s e r e f e r e à c o

Leia mais

CONTRATO DE COMODATO. Pelo presente Contrato de Comodato (doravante simplesmente o Contrato ), de um lado, SIS

CONTRATO DE COMODATO. Pelo presente Contrato de Comodato (doravante simplesmente o Contrato ), de um lado, SIS CONTRATO DE COMODATO Pelo presente Contrato de Comodato (doravante simplesmente o Contrato ), de um lado, SIS DO BRASIL COMERCIAL E SERVIÇOS LTDA, estabelecida na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo,

Leia mais

Autorização para receber restituição/compensação de ICMS. Objeto

Autorização para receber restituição/compensação de ICMS. Objeto CONTRATO SITE A compra de qualquer produto na loja virtual www.saraiva.com.br, de propriedade da Saraiva e Siciliano S/A, inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 61.365.284/0001-04, com sede na Rua Henrique Schaumann,

Leia mais

MANUAL PRODUTO M1342 LOOPING PRE-FABRICADO 2X1X2 METROS. Descrição: Composição do produto: Características técnicas

MANUAL PRODUTO M1342 LOOPING PRE-FABRICADO 2X1X2 METROS. Descrição: Composição do produto: Características técnicas CONTEÚDO Descrição:... 1 Composição do produto:... 1 Características técnicas... 1 Instalação:... 2 Recomendações de Instalação:... 2 Ligação dos fios:... 3 Exemplo de Fixação:... 3 Comunicação:... 6 Defeitos

Leia mais

MINUTA - ANEXO IV INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

MINUTA - ANEXO IV INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MINUTA - ANEXO IV INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pelo presente Instrumento Particular de Prestação de Serviços, de um lado, o CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DE SÃO PAULO CAU/SP, autarquia

Leia mais

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMODATO DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROVIMENTO DE ACESSO A INTERNET VIA RÁDIO CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMODATO DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROVIMENTO DE ACESSO A INTERNET VIA RÁDIO CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO INSTRUMENTO PARTICULAR DE COMODATO DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA PROVIMENTO DE ACESSO A INTERNET VIA RÁDIO Pelo presente Instrumento Particular de Contrato de Comodato, de um lado Sergio da Silva Equipamentos

Leia mais

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E

U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E U N I V E R S I D A D E C A N D I D O M E N D E S P Ó S G R A D U A Ç Ã O L A T O S E N S U I N S T I T U T O A V E Z D O M E S T R E E S T U D O D O S P R O B L E M A S D A E C O N O M I A B R A S I L

Leia mais

A C T A N. º I V /

A C T A N. º I V / 1 A C T A N. º I V / 2 0 0 9 - - - - - - A o s d e z a s s e t e d i a s d o m ê s d e F e v e r e i r o d o a n o d e d o i s m i l e n o v e, n e s t a V i l a d e M o n c h i q u e, n o e d i f í c

Leia mais

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e!

M a n h ã... p r e s e n t e! L u g a r... p r e s e n t e! Q u e m... p r e s e n t e! N e n h u m... p r e s e n t e! C u í c a... p r e s e n t e! C a r o l i n a M a n h ã......................................................................... p r e s e n t e! L u g a r.......................................................................... p

Leia mais

MINUTA DE CADERNO DE ENCARGOS

MINUTA DE CADERNO DE ENCARGOS MINUTA DE CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL GASÓLEO A GRANEL (300.000 Litros) (Acordo Quadro de Combustíveis Rodoviários da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa)

Leia mais