Vale a pena parar de fumar!

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1 tabagismo

2 Algumas dicas para deixar de fumar Deixar de fumar é uma decisão para toda a vida! Concentre as suas energias e força de vontade na sua decisão. Viva um dia de cada vez; Evite locais em que mais lhe apetece fumar (cafés, bares, restaurantes, festas, etc.); Mentalize-se para as situações mais difíceis que lhe possam surgir, seja capaz de resistir; Não fume seja qual for o pretexto; Vale a pena parar de fumar!... por uma vida com mais qualidade.

3 Se Tabagismo teve um momento de fraqueza e fumou um cigarro recupere o controlo e não Faça O tabaco exercício sobre físico, a forma se de Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anual- desista da sua decisão. Lide possível cigarros, diariamente. charutos, É cachimbos uma com isso com naturalidade. boa ou forma cigarrilhas, de reduzir é causa o stress de mente cerca de 5 milhões de e Veja onde errou e comprometadistrair-se; milhares de mortes prematuras. pessoas morrem, em todo o -se a mundo, não cometer em resultado o mesmo do tabaerro gismo. novamente; Se a epidemia não for Respeite as horas de sono; O tabagismo é um problema travada, estima-se que em Fale com amigos que já dei- De de cada saúde vez pública que superar e um enorme 2020/30, esse número chegará o xaram de fumar, por certo eles desejo encargo de fumar, para recompense- a sociedade, já aos 10 milhões de pessoas por o saberão encorajar e ajudar a -se a que si próprio. é responsável Elogie-se por pela variadas ano. superar as dificuldades; sua doenças, força de vontade pela diminuição e da coragem. qualidade e duração da vida. É um comportamento de risco não apenas para o fumador, Deixar mas, de para fumar todos trás aqueles ganhos que na sua se encontram saúde, médio/longo frequentemente prazo. expostos Cuide ao de fumo si e de passivo todos os que (família, o rodeiam. amigos, etc.).

4 Porque se deve deixar de fumar? Não fumar, para além dos benefícios para a saúde também tem benefícios económicos e são tanto maiores, quanto mais cedo deixar de fumar: Melhora o olfato, hálito e paladar; Previne o envelhecimento precoce; Reduz a probabilidade de acidentes cardiovasculares em mulheres que tomem a pílula. Diminui o risco de morte prematura (fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos); Reduz o risco de vir a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes;

5 O que se deve fazer para deixar de fumar? É verdade que deixar de fumar pode ser difícil quando se é dependente física e psicologicamente do tabaco. Planeie a sua decisão calmamente e conscientemente. Arranje força de vontade e acredite que vale a pena o esforço. Envolva a família, amigos e colegas neste processo. Nem sempre se consegue ultrapassar os sintomas de privação do tabaco sem ajuda. Se necessário, recorra a apoio médico. Ele poderá indicar-lhe medicamentos, cuja a utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar. Poderá proporcionar-lhe apoio psicológico ou encaminhamento para as consultas de cessação tabágica.

6 Algumas dicas para deixar de fumar Deixar de fumar é uma decisão para toda a vida! Concentre as suas energias e força de vontade na sua decisão. Viva um dia de cada vez; Evite locais em que mais lhe apetece fumar (cafés, bares, restaurantes, festas, etc.); Mentalize-se para as situações mais difíceis que lhe possam surgir, seja capaz de resistir; Não fume seja qual for o pretexto; Vale a pena parar de fumar!... por uma vida com mais qualidade.

7 Tabagismo Se teve um momento de fraqueza e fumou um cigarro O tabaco recupere o controlo e não Faça sobre exercício a forma físico, de Segundo a Organização Mundial Saúde (OMS), anual- se cigarros, desista da sua decisão. Lide possível charutos, diariamente. cachimbos É uma ou cigarrilhas, com isso com naturalidade. boa forma é de causa reduzir de mente cerca de 5 milhões de o stress e milhares Veja onde errou e comprometadistrair-se; de mortes prematuras. pessoas morrem, em todo o mundo, -se a em não resultado cometer do o mesmo tabagismo. erro Se novamente; a epidemia não for Respeite as horas de sono; O tabagismo é um problema travada, estima-se que em de saúde Fale com amigos que já dei- De pública cada vez e um que enorme 2020/30, esse número chegará superar o encargo xaram de fumar, por certo eles desejo para de a fumar, sociedade, recompense- já aos 10 milhões de pessoas por que o saberão encorajar e ajudar a -se é responsável a si próprio. por Elogie-se variadas ano. pela doenças, superar as dificuldades; sua força pela de diminuição vontade e da qualidade coragem. e duração da vida. É um comportamento de risco não apenas para o fumador, mas, Deixar para todos de fumar aqueles trás ganhos que se encontram na sua saúde, frequentemente a médio/longo expostos prazo. ao Cuide fumo de passivo si e de todos (família, os que amigos, o rodeiam. etc.).

8 O serviço de cardiologia ucic cardiologia/ucic está à sua disposi- ção para esclarecimento de dúvidas. Poderá contactar o médico ou a enfermeira responsável. Telef.: extensão: 4514 / 4436 centro hospitalar de trás-os-montes e alto douro, epe rua da noruega - lordelo vila real

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