Planejamento Estratégico dos Sindicatos. Planejamento Estratégico do Sindicato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento Estratégico dos Sindicatos. Planejamento Estratégico do Sindicato"

Transcrição

1 Planejamento Estratégico do Sindicato

2 Agenda de trabalho Para realizar o Planejamento Estratégico do, cumpriremos a seguinte agenda: ❶ Contextualização do encontro ❷ Apresentação da metodologia ❸ Definição da identidade organizacional do sindicato ❹Análise FOFA e de cenários ❺ Definição dos objetivos estratégicos ❻ Definição de indicadores e metas ❼ Orientações para o Plano de Ação ❽ Avaliação do encontro

3 ❶ Contextualização

4 Objetivo da reunião Elaborar o planejamento estratégico do Sindicato, definindo: ❶ Identidade organizacional (negócio, missão, visão, crenças e valores) ❷ Objetivos estratégicos ❸ Indicadores ❹ Metas Apresentar modelo de Plano de Ação e orientações sobre monitoramento e correções de desvios.

5 Cenários Cenários são descrições qualitativas e/ou quantitativas de situações futuras hipotéticas a respeito de uma organização, setor, região ou país dentro de um determinado horizonte de tempo. Futuro possível Passado Presente Futuro possível Futuro possível 5

6 Cenários Painel de Cenários: ❶ Fortalecimento das Centrais Sindicais ❷ Substituição da Contribuição Compulsória pela Contribuição Negocial ❸ Criação de critério de representatividade sindical ❹ Cooperação entre sindicatos de empregadores e trabalhadores Questões Qual a importância de se ampliar a representatividade? Como se sustentar e realizar um bom trabalho sem a contribuição compulsória? Como envolver as empresas no processo de defesa de interesses do setor? Como construir uma relação de cooperação com os sindicatos de trabalhadores para fortalecer o setor?

7 ❷ Metodologia

8 Metodologia Este projeto utilizará a metodologia PDCA: ANALISAR PROBLEMAS DO ANO NEGÓCIO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO MISSÃO CENÁRIOS FORÇAS E FRAQUEZAS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS IDENTIFICAR E RESOLVER PROBLEMAS PADRONIZAR VISÃO CRENÇAS E VALORES OPORTUNIDADES E AMEAÇAS MAPA ESTRATÉGICO BSC ESTABELECER METAS A P PLANOS DE AÇÃO PROJETOS N META ATINGIDA? S C D IMPLEMENTAR PLANOS DE AÇÃO E PROJETOS VERIFICAR RESULTADOS 8

9 Metodologia Na reunião de planejamento estratégico serão executadas as atividades da Etapa P do PDCA: P ETAPA P (PLAN) É o momento em que são cumpridas as atividades de planejamento. Definição da identidade organizacional do sindicato (negócio, missão, visão, crenças e valores) Análise dos cenários Definição dos objetivos estratégicos Definição de metas e indicadores Criação do Plano de Ação* * O Plano de Ação não será criado durante a reunião, mas serão fornecidos modelos e orientações para sua construção, execução e monitoramento.

10 Metodologia A Etapas D, C e A são os próximos passos: D ETAPA D (DO) É a etapa em que ocorre a execução dos planos de ação e projetos estabelecidos para que as metas sejam alcançadas. C A ETAPA C (CHECK) É o momento em que há o cruzamento dos resultados obtidos com a implementação dos planos de ação e projetos com metas estabelecidas na etapa P. ETAPA A (ACT) É o momento em que, diante deste cruzamento realizado na etapa C, identifica-se as ações corretivas necessárias.

11 ❸ Identidade organizacional

12 ❶ Negócio Planejamento Estratégico dos Identidade organizacional Representa o espaço que a organização deseja ocupar em relação às demandas da sociedade e permite alinhar todas as ações aos propósitos da alta administração. Questões Quais são os clientes do sindicato? Quais necessidades destes clientes o sindicato deveria atender? Qual espaço em relação às demandas dos associados / filiados o sindicato ocupa ou deseja ocupar? Exemplo KOPENHAGEN Visão míope do negócio CHOCOLATES Visão estratégica do negócio PRESENTES

13 Identidade organizacional ❷ Missão É a razão da existência da organização e delimita as atividades dentro do espaço que a organização deseja ocupar em relação às oportunidades do negócio. Questões Qual é a razão de ser desta organização? Por que queremos que esse negócio exista? Exemplo CNI: Defender e representar a indústria na promoção de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

14 Identidade organizacional ❸ Visão É um retrato da organização no futuro. Uma imagem de um estado futuro ambicioso e desejável, associado ao cliente, que geralmente representa uma situação melhor em relação àquela existente hoje. Questões Que tipo de sindicato desejamos nos tornar? O que sonhamos para o nosso sindicato? O que queremos que os empresários falem de nós, no que diz respeito ao resultado de nosso trabalho? Exemplo CNI: Consolidar-se como a organização empresarial líder na promoção do crescimento e da competitividade da indústria brasileira, atuando como agente fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

15 Identidade organizacional Missão Identifica o negócio É a partida É a Carteira de Identidade da empresa Identifica quem somos Dá rumo à organização É motivadora Foco do presente para o futuro Vocação para a eternidade Visão É o que se sonha para o negócio É aonde vamos É o passaporte para o futuro Projeta quem desejamos ser Energiza a organização É inspiradora Focalizada no futuro É mutável conforme os desafios

16 Identidade organizacional ❹ Crenças e valores Podem ser definidos como um conjunto de convicções íntimas agregadas durante a vida. São normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe e sociedade. Questões Quais são as coisas em que acreditamos e que utilizamos como premissa para nossa atuação? Por quais valores lutaríamos para seguir, independentemente das mudanças no ambiente externo? Exemplos Crença: Acreditamos no trabalho cooperativo entre as empresas. Valor: Respeitar e conservar o meio ambiente, praticando ações preventivas.

17 ❹ Análise FOFA e de cenários

18 Análise FOFA e de cenários Ajuda Atrapalha Exemplos Origem do fator EXTERNA INTERNA Ambiente Organização FORÇAS F Características internas ao sindicato, que podem influenciar positivamente o seu desempenho OPORTUNIDADES Situações Oexternas ao sindicato, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas, terão impacto positivo. FRAQUEZAS F Características internas ao sindicato, que podem influenciar positivamente o seu desempenho AMEAÇAS Situações Aexternas ao sindicato, atuais ou futuras que, se não forem eliminadas, terão impacto negativo. Força: Todas as maiores empresas da base são associada. Fraqueza: Sindicato não possui site na internet. Oportunidade: CNI oferece produtos e serviços para fortalecer sindicatos. Ameaça: Reforma Sindical acaba com contribuição compulsória.

19 Análise FOFA e de cenários Análise FOFA: AMBIENTE EXTERNO Para examinar o ambiente externo em que o sindicato está inserido e identificar as oportunidades e ameaças, devem ser considerados os seguintes aspectos: Políticos Econômicos Sociais Tecnológicos (inclusive fatores legais) Estabilidade Institucional Crescimento econômico Políticas de educação Incentivos à inovação Negociações internacionais Tributação e gasto público Regulamentação do meio ambiente Estruturação de redes de produção Segurança jurídica Taxas de juros e políticas monetárias Políticas de responsabilidade social Matriz energética Estabilidade política Relações de Trabalho Saúde e Segurança do Trabalho Ciclo de vida e velocidade da inovação

20 Atividade 2 Análise FOFA: AMBIENTE INTERNO Para examinar o ambiente externo em que o sindicato está inserido e identificar as forças e fraquezas, devem ser considerados os seguintes aspectos: PROCESSOS Nós desenvolvemos e implementamos métodos e sistemas confiáveis para aperfeiçoar a maneira como o trabalho é realizado? Nós comunicamos claramente as necessidades dos associados e filiados para as pessoas que trabalham no sindicato que prestam serviços a ele? Nós trabalhamos de maneira eficaz com as demais entidades do Sistema Indústria a fim de oferecer serviços aos associados? Nós oferecemos aos colaboradores os recursos - equipamentos, ferramentas ou espaço físico - que necessitam para prestar bons serviços? Nós buscamos maneiras de eliminar procedimentos e sistemas internos que não criem valor para nossos associados?

21 Atividade 2 Análise FOFA: AMBIENTE INTERNO CLIENTES E MERCADO Nós conhecemos e compreendemos as necessidades e as tendências atuais de nossos associados e filiados? Nós facilitamos para nossos associados e filiados serem atendidos por nós? Nós analisamos freqüentemente as reclamações dos associados a fim de identificar problemas de qualidade na prestação dos serviços? Nós cumprimos à risca nossos compromissos? PESSOAS Nós conferimos responsabilidade, autoridade e recursos às pessoas que estão mais próximas da tarefa a ser realizada? Os líderes do sindicato (diretores, presidente, etc) solicitam e utilizam idéias dos colaboradores sobre como melhorar a qualidade dos serviços? Nós agimos de maneira prestativa e cooperada nos contatos diários que mantemos com as outras pessoas? Nós buscamos as causas dos problemas nos processos de trabalho ao invés de culpar as pessoas?

22 Atividade 2 Análise FOFA: AMBIENTE INTERNO Os dirigentes mostram-se abertos a mudanças? LIDERANÇA Os dirigentes defendem ativamente os interesses do setor? Os dirigentes mantêm contatos freqüentes com os associados? Os dirigentes demonstram através de suas ações que a satisfação dos associados é importante? SOCIEDADE Os impactos sociais e ambientais dos produtos do setor são avaliados e tratados adequadamente? Os impactos sociais e ambientais dos produtos, serviços, processos e instalações das industrias do setor e outras informações relativas à responsabilidade socioambiental consideradas relevantes são comunicados à sociedade?

23 ❺ Objetivos Estratégicos

24 Objetivos estratégicos Definição dos objetivos estratégicos A construção dos objetivos estratégicos deve utilizar como base os cenários apresentados no início da reunião e os resultados da análise FOFA. Ações de médio e longo prazos necessárias para se atingir a visão. Caminho a ser seguido pela organização para garantir a sua sobrevivência no logo prazo. Exemplos Participar ativamente da formulação de políticas públicas. Adequar a legislação trabalhista às exigências de competitividade. Consolidar uma visão estratégica da indústria e fortalecer o Sistema de Representação Empresarial.

25 Objetivos estratégicos Construção do Mapa Estratégico É uma representação gráfica dos objetivos estratégicos, que evidencia os desafios que a organização terá que superar para concretizar sua missão e visão de futuro. Visão Mercado e Imagem Missão Processos Pessoas Finanças Pessoas O mapa é estruturado por meio de objetivos estratégicos, interligados por relações de causa e efeito.

26 Atividade 3 Construção do Mapa Estratégico

27 ❻ Indicadores e metas

28 Indicadores e metas Definição de indicadores e metas Para cada objetivo estratégico deve-se estabelecer pelo menos um indicador. Após a definição do indicador, deve-se estabelecer sua meta. Indicador: Informação quantitativa estabelecida para avaliar um objetivo, um serviço, um produto, um processo. Pode ser um índice ou um número absoluto. Meta: Resultado a ser obtido para satisfazer as partes interessadas no negócio. Exemplos Indicador: velocidade do carro. Meta: alcançar a velocidade de 120 km/h.

29 Indicadores e metas Definição de indicadores e metas Para cada indicador definido (exemplo: taxa de inadimplência), devem ser enumeradas as seguintes informações: Meta (Ex: taxa de inadimplência igual ou inferior a 5%) Unidade de medida (Ex: percentagem) Forma de cálculo (Ex: total de títulos recebidos / total de títulos emitidos x 100) Polaridade - maior melhor / menor melhor (Ex: quanto menor for a taxa de inadimplência, melhor será ) Freqüência da medição (Ex: mensal) Fonte de dados (Ex: relatórios do sindicato) Observações

30 ❼ Plano de Ação e Monitoramento

31 O QUÊ Planejamento Estratégico dos Plano de Ação e monitoramento Roteiro para elaborar o Plano de Ação Identificar problemas, que são os resultados indesejados no momento atual Identificar causas do problema Propor ações para correção dessas causas QUEM Identificar responsáveis pelas ações Definir prazos para execução de cada ação COMO Definir forma de execução da ação Definir forma de monitoramento da ação Definir que ações corretivas podem ser adotadas em caso de desvios QUANTO Detalhar os custos da ação para verificar se o orçamento disponível é suficiente para execução do Plano de Ação

32 Plano de Ação e monitoramento Modelo de Plano de Ação PLANO DE AÇÃO INDICADOR: META: O QUE QUEM QUANDO INÍCIO FIM COMO QUANTO CUSTA FAROL LEGENDA CONLCUÍDO EM ANDAMENTO NÃO INICIADO

33 Plano de Ação e monitoramento Exemplo de Plano de Ação

34 Plano de Ação e monitoramento Monitoramento do Plano de Ação RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO Investimento Total Benefício Plano de Ação Elaboração: Página: 1/1 Objetivo: Meta Indicador: Valor: Responsável: Prazo: dez/04 Data: No. Planejado Executado Resultados Pontos Problemáticos Medidas Corretivas Propostas Medidas Corretivas Resp. Prazo Descrever a ação do Plano de Ação com data vencida ou andamento deficiente Descrever as ações efetivamente executadas Descrever o resultado alcançado no período analisado Descrever os pontos responsáveis pelo não alcance da Meta, utilizando a Análise de Processos Descrever as propostas para correção e prevenção de problemas encontrados, definindo o prazo e o responsável

35 ❽ Avaliação do encontro

36 Avaliação do encontro Conhecer a opinião dos participantes é fundamental para aprimorar o projeto. No questionário distribuído pelo consultor, utilizar a escala abaixo, que varia de 1 a 5, para expressar a opinião em relação aos aspectos gerais do curso. Discordo totalmente Concordo totalmente Quanto mais próximo do UM, menor o grau de concordância. Quanto mais próximo do CINCO, maior o grau de concordância.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ciclo A1 Elaboração do Planejamento Estratégico

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ciclo A1 Elaboração do Planejamento Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ciclo A1 Elaboração do Planejamento Estratégico ABERTURA O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ASSOCIATIVO EMPRESAS Participação nos sindicatos SINDICATOS Representatividade Sustentabilidade

Leia mais

Estrutura do Planejamento Estratégico

Estrutura do Planejamento Estratégico Estrutura do Planejamento Estratégico 1. Definição de Negócio 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Fracos 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

O que é Planejamento Estratégico?

O que é Planejamento Estratégico? O que é Planejamento Estratégico? Conforme Oliveira (2003, p. 47) planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE...

GEPLANES 3. Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. 1. CONCEITOS CHAVE... GEPLANES 3 Este documento é um Guia explicativo para as principais atividades necessárias para utilizar o Geplanes. SUMÁRIO 1. CONCEITOS CHAVE...2 MISSÃO...2 VISÃO...2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO...2 BSC...3

Leia mais

2018 1º Semestre. Disciplina: Planejamento Estratégico. Tutor Presencial: Alex Bernardi

2018 1º Semestre. Disciplina: Planejamento Estratégico. Tutor Presencial: Alex Bernardi 2018 1º Semestre Disciplina: Planejamento Estratégico Tutor Presencial: Alex Bernardi BSC Balanced Scorecard Indicadores Balanceados de Desempenho Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO Apresentação... Visão Sistêmica... Composição do Plano Estratégico... Base Estratégica... Princípios da Federação... Bandeiras... Organograma... Mapa Estratégico 2017-2020... 3 4 5

Leia mais

Balanced Scorecard Modelo de Gestão Estratégica das Organizações

Balanced Scorecard Modelo de Gestão Estratégica das Organizações Balanced Scorecard Modelo de Gestão Estratégica das Organizações Rita Teixeira d Azevedo O Balanced Scorecard (BSC) encontra-se a assumir um papel importante na gestão das Organizações, tanto públicas

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DO CAPITAL. Março de 2013.

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DO CAPITAL. Março de 2013. Março de 2013. CONTEÚDO I. INTRODUÇÃO... 3 II. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 3 III. RISCO DE MERCADO... 3 IV. RISCO DE CRÉDITO... 4 V. RISCO OPERACIONAL... 4 VI. GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 6 VII. RESPONSABILIDADES

Leia mais

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública O caso MDIC BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 ANTECEDENTES INÍCIO DE 2011 Contexto de mudança de Governo; Necessidade de diagnóstico organizacional; Alinhamento

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

PO 020 GESTÃO ESTRATÉGICA - 003

PO 020 GESTÃO ESTRATÉGICA - 003 PO 020 GESTÃO ESTRATÉGICA - 003 1 - OBJETIVO Estabelecer as orientações para a elaboração, execução e monitoramento do planejamento estratégico pelo SESI e SENAI. 2 - AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE Atividade

Leia mais

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-12

MANUAL DA QUALIDADE MQ SGQ 01-12 MANUAL DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) V: DATA: Alteração geral do documento 12 09/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018 Nome: Valdenice

Leia mais

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência

A Importância da Liderança na Cultura da Excelência XIX Seminário de Boas Práticas CIC Caxias do Sul A Importância da Liderança na Cultura da Excelência Msc. Eng. Irene Szyszka 04/ABR/2013 O negócio, o mercado e a sociedade Pressão dos clientes e mercado;

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE

AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA AULA 8 - MONITORAMENTO E CONTROLE Prof Me Alan Mazuco AGENDA: 1. INTRODUÇÃO 2. O CICLO PDCA 3. INDICADORES 4. BSC 5. RESUMO 1 Introdução Nesta aula vamos conhecer as formas de

Leia mais

3.3 Logomarcas completas

3.3 Logomarcas completas Edital 2016 Capacitar líderes empresariais, dirigentes e executivos industriais é uma das formas de atuação da FIEMT para contribuir com o aumento da competitividade do setor. As ações realizadas por meio

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

MEDE, NÃO SE GERENCIA."

MEDE, NÃO SE GERENCIA. "O QUE NÃO SE MEDE, NÃO SE GERENCIA." (Adaptado de William Edwards Deming) O encontro das competências gerenciais da Mereo e ISAT Consulting aliadas à plataforma MEREO proporcionam condições de gerenciamento

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS A experiência SEBRAE GEOR Gestão Estratégica Orientada para Resultados Objetivos Majorar a capacidade do Sistema SEBRAE e seus parceiros produzirem e medirem

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG Vídeo: A Força de quem FAZ O SISTEMA FIEMG A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais representa as indústrias do Estado e atua na defesa

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

Avaliar a Performance com o Balanced Scorecard Quidgest Luís Santana Coordenador de SI de Gestão Estratégica e Projetos Especiais

Avaliar a Performance com o Balanced Scorecard Quidgest Luís Santana Coordenador de SI de Gestão Estratégica e Projetos Especiais Avaliar a Performance com o Balanced Scorecard Quidgest Luís Santana Coordenador de SI de Gestão Estratégica e Projetos Especiais www.quidgest.com quidgest@quidgest.com Agenda 1. Apresentação Quidgest

Leia mais

Artigo: Planejamento com foco na execução

Artigo: Planejamento com foco na execução Artigo: Planejamento com foco na execução O uso do BSC no BANDES Gilson Domingues Cardoso Planejamento com foco na execução Gilson Domingues Cardoso gilson@ bandes.com.br e gilsondc@gmail.com RESUMO Trata

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Tatiana Dornelas de Oliveira Residente de Administração em Gestão Hospitalar do HU/UFJF residecoadm.hu@ufjf.edu.br Como você enxerga o planejamento em nossas vidas? Definições

Leia mais

20 a 22 de setembro de 2015 JOINVILLE / SC

20 a 22 de setembro de 2015 JOINVILLE / SC 20 a 22 de setembro de 2015 JOINVILLE / SC APRESENTAÇÃO O Encontro Econômico Brasil-Alemanha corresponde ao evento mais importante da agenda bilateral dos dois países. Ele reúne autoridades governamentais

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES PRIORIDADES DO PLANO DIRETOR 4 ANOS Considerando os... Desafios Desafios Desafios Desafios Desafios Defina em grupo as prioridades, segundo os critérios de... PRIORIDADES DO PLANO

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

CIDADES INTELIGENTES. CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4.

CIDADES INTELIGENTES. CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4. CIDADES INTELIGENTES CASO: Monteiro Lobato Cidade Inteligente, Humana e Encantada 2030 PAÍS: Brasil CIDADE: Monteiro Lobato/SP POPULAÇÃO: 4.608 CIDADES INTELIGENTES CONTEXTO O Brasil tem mais de 75% dos

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ciclo PDCA. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão da Qualidade Prof. Fábio Arruda O O teve origem na década de 1920, com Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão.

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) Oficina 07 Política de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho Objetivos, Metas e Programas 4.2 Política de SSTMA A Alta Administração

Leia mais

Um pequeno passo para um grande desafio RESULTADOS CAF. Hugo Caldeira.

Um pequeno passo para um grande desafio RESULTADOS CAF. Hugo Caldeira. Um pequeno passo para um grande desafio RESULTADOS CAF Hugo Caldeira hcaldeira@anotherstep.pt WWW.ANOTHERSTEP.PT 2018 ANOTHER STEP 2 SUMÁRIO WWW.ANOTHERSTEP.PT 2018 ANOTHER STEP 3 SUMÁRIO Estrutura do

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 5 Tópicos da apresentação Menu 2 01 02 03 04 05 INTRODUÇÃO METODOLOGIA UTILIZADA DIAGNÓSTICOS PLANO ESTRATÉGICO PRÓXIMOS

Leia mais

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados

SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados Workshop IV Aprimoramento do Sistema de Gestão da Inovação SISTEMA EPR Estratégia Projetos - Resultados SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EPR SISTEMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO Definir 1 ESTRATÉGIA Gerenciar 2

Leia mais

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão

Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Sistema de Gestão Econômica: Processo de Gestão Processo de Gestão PLANEJAMENTO EXECUÇÃO OTIMIZAÇÃO DO LUCRO E CRIAÇÃO DE VALOR CONTROLE Foco no Planejamento Envolvimento no processo de planejamento das

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL UFV/PPO/DAD 1 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo.

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO

OBJETIVOS DESTE ENCONTRO FNQ Interpretação dos Critérios de Excelência PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2010 OBJETIVOS DESTE ENCONTRO Apresentar e facilitar o entendimento dos Critérios da Modalidade Gestão. Entender como demonstrar

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Sumário Sumário 1 Informações Gerais...3 1.1Empresa...3 1.2Endereço...3 1.3Telefones...3 1.4Endereço Web...3 1.5E-mail...3 1.6Responsável para contato com a INTEC...3 1.6.1Nome...3 1.6.2E-mail...3 1.6.3Telefones...3

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 ISO 14001:2004 ISO 14001:2015 Introdução Introdução 1.Escopo 1.Escopo 2.Referências normativas 2.Refências normativas 3.Termos e definições 3.Termos

Leia mais

SUMÁRIO Introdução... 2 Sobre a WGRA Missão Visão Valores... 5 Análise Ambiental (SWOT)... 5

SUMÁRIO Introdução... 2 Sobre a WGRA Missão Visão Valores... 5 Análise Ambiental (SWOT)... 5 SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Sobre a WGRA... 3 2.1 Missão... 4 2.2 Visão... 5 2.3 Valores... 5 3. Análise Ambiental (SWOT)... 5 4. Análise setorial (5 forças de Porter)... 6 5. Fatores chave de sucesso

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

APRESENTAÇÃO HYDRONORTH

APRESENTAÇÃO HYDRONORTH APRESENTAÇÃO HYDRONORTH INSTITUCIONAL ATUAÇÃO NACIONAL MAIS DE 5.000 CLIENTES DE VAREJO E CONSTRUÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA HYDRONORTH MODELO DE GESTÃO HYDRONORTH NÍVEL 1 IDEOLOGIA MISSÃO, VISÃOVALORES NÍVEL

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

Balanced Scorecard. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Basta traduzir o nome. Pra que ele serve? Nome do livro.

Balanced Scorecard. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Basta traduzir o nome. Pra que ele serve? Nome do livro. Balanced Scorecard Conceito: Ferramenta de gestão estratégica cujo objetivo é traduzir a estratégia em termos operacionais, permitindo que a organização alinhe suas ações, acompanhe seu desempenho e alcance

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho

Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Métodos contemporâneos para avaliação de desempenho Gestão do desempenho Prof. Marco A. Arbex Gestão x avaliação O termo gestão do desempenho surge nos últimos anos como conceito alternativo para as técnicas

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

3.2.2 VISÃO Manter a Organização, sistematicamente referenciada positivamente, pelas Partes Interessadas, na actividade e negócio que desenvolvemos.

3.2.2 VISÃO Manter a Organização, sistematicamente referenciada positivamente, pelas Partes Interessadas, na actividade e negócio que desenvolvemos. Pág. 1 de 5 3.1. POLÍTICA DA QUALIDADE Os Transportes Rama encaram a QUALIDADE como um dos factores estratégicos do desenvolvimento da sua organização. A Gerência compromete-se a satisfazer os requisitos

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Plano Estratégico Sicoob São Miguel PLANO ESTRATÉGICO

Plano Estratégico Sicoob São Miguel PLANO ESTRATÉGICO PLANO SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Metodologia... 4 3. Missão do Sicoob São Miguel... 5 4. Visão do Sicoob São Miguel... 6 4.1. Macro Objetivos da Visão... 6 5. Valores do Sicoob São Miguel... 7 5.1.

Leia mais

Mapa Estratégico CRA - ES

Mapa Estratégico CRA - ES Processos Internos Recursos Resultado Mercado Ambiente Interno Forças Fraquezas 09/08/2016 Mapa Estratégico CRA - ES Visão (2015 2019) Missão e Visão A Atendimento à legislação (Aumentar arrecadações)

Leia mais

3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE

3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE 3- O PROCESSO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, LIDERANÇA E CONTROLE Quando fala-se em gestor, administrador ou gerente a primeira ideia que vem a mente é de um profissional que detém o poder dentro de uma

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: III O empreendimento O empreendimento Hoje as mudanças acontecem a tal velocidade que qualquer sistema organizado precisa estar em constante adaptação a essas modificações para poder evoluir e,

Leia mais

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Princípios da Gestão Ambiental 1 Prioridade corporativa 9 - Pesquisa 2 Gestão Integrada

Leia mais

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado

Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado Governança e Gestão Pública Desafios das macrofunções do Estado 1 Pilares Estratégicos de Negócio BPM BSC EIM Construção da Cadeia de Valor Organização da gestão de processos Gestão corporativo de processos

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO

AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING. Prof. Wilson LAPO AO aula 12 GESTÃO E BENCHMARKING Prof. Wilson LAPO 1 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato,

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO :2016

Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO :2016 Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) ESTRUTURA ISO 45.001:2016 Definição: Objetivos: ESTRUTURA ISO 45.001:2016 Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento de controle e

Leia mais

RELATÓRIO VARGINHA

RELATÓRIO VARGINHA RELATÓRIO VARGINHA 16-07-13 GRUPOS PARTICIPANTES Grupo 1 Marcelo Martins Mirasul Clovis CAARG João Emídio - Coopama Grupo 2 Gláucio Carneiro Pinto Cocarive Leonardo de Mello Brandão Coccamig Sandro da

Leia mais

Cursos / Treinamentos

Cursos / Treinamentos Cursos / Treinamentos Carga Horária 1 Estatística Básica em Todos os Níveis. 16 Horas 2 Estatística Avançada. 60 Horas 3 Formação de Auditores Internos da Qualidade. 32 Horas 4 Controle Estatístico de

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012 A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios julho 2012 Roteiro da conversa Apresentação do SDP Sentidos da avaliação para a instituição Linha do tempo da avaliação Primeiras avaliações

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO. Diagnóstico Interno. Apoio do GESPÚBLICA. Patrocínio e participação da Alta Direção. Equipe de Autoavaliação. Utilização do IAGP

AUTOAVALIAÇÃO. Diagnóstico Interno. Apoio do GESPÚBLICA. Patrocínio e participação da Alta Direção. Equipe de Autoavaliação. Utilização do IAGP Diagnóstico Interno Apoio do GESPÚBLICA AUTOAVALIAÇÃO Patrocínio e participação da Alta Direção Equipe de Autoavaliação Utilização do IAGP Elaboração do PMG AUTOAVALIAÇÃO Elaborar RG Acesso à Alta Direção

Leia mais

Alto Comissariado da Saúde

Alto Comissariado da Saúde Alto Comissariado da Saúde QUAR 2010 Projecto de Parecer emitido pelo Alto Comissariado da Saúde (GPEARI do Ministério da Saúde) com Análise Crítica da Auto-Avaliação da Direcção-Geral da Saúde Setembro

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento estratégico para garantir uma assistência de qualidade

Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento estratégico para garantir uma assistência de qualidade Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento estratégico para garantir uma assistência de qualidade Por Alexandre Magno Presidente da Unimed JP destaca importância de um planejamento

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

Gestão de Negócios (4)

Gestão de Negócios (4) Gestão de Negócios (4) Introdução à Gestão Estratégica Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos a longo prazo de

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Programa de Remuneração Variável 2011

Programa de Remuneração Variável 2011 Programa de Remuneração Variável 2011 Sistema de Gestão É o conjunto de processos que permite traduzir as estratégias em ações alinhadas em todos os níveis de forma a garantir o alcance da Missão e Visão,

Leia mais

A experiência do IGFSS

A experiência do IGFSS A experiência do IGFSS Uma Estratégia para o Futuro Quidgest - Portugal R. Castilho n.º 63 6.º 1250-068 Lisboa Portugal tel. (+351) 213 870 563 fax. (+351) 213 870 697 Agenda 1. Quem somos 2. Gestão estratégica

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014

III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub. 28 de novembro de 2014 III Encontro de Gestão Pública na COPPE - III EgePub 28 de novembro de 2014 Implementação do Planejamento Estratégico no Inmetro Silvio Ghelman Chefe da Divisão de Gestão Corporativa Dgcor Instituto Nacional

Leia mais