Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Criminal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Criminal"

Transcrição

1 Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Segurança Pública Florianópolis, 13 de março de 2014.

2 Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência DIREITOS HUMANOS NA DEFESA DOS POLICIAIS Esp. Eliandro Berna Arcino Soldado da Policia Militar de Santa Catarina arcinocriciuma@gmail.com Esp. Alexandre Machado Navarro Stotz Professor de Direitos Humanos, Ética e Cidadania em Gestão de Segurança Pública da UNIDAVI/DIFC astotz@fastlane.com.br

3 Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência DIREITOS HUMANOS NA DEFESA DOS POLICIAIS

4 Problema Os Direitos Humanos defendem somente os bandidos? Existem mecanismos que garantam os Direitos Humanos dos Policiais?

5 Justificativa Os policiais são instrumentos de defesa dos Direitos Humanos. Mas precisam que seus direitos sejam defendidos, diante disso, há a necessidade de desmistificar a expressão que Direitos Humanos só existem para bandidos.

6 1 - O SURGIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS A origem dos direitos humanos surge com o inicio da civilização. A doutrina diverge, mas boa parte remonta à antiguidade entre a.c até 476 d.c. Cavalcanti (2012)

7 1 - O SURGIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS A 2ª Guerra Mundial foi o marco para a proteção e garantias dos direitos, pois ocorreram diversas violações dos direitos humanos.

8 2 - DIREITOS HUMANOS EM NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Podemos entender que direitos humanos ou direitos do homem é um conjunto de direitos e liberdades básicas, essenciais a todos os seres humanos, independente de estarem ou não em nossa Constituição Federal. (BOBBIO, 1992, p.17)

9 2 - DIREITOS HUMANOS EM NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A nossa Constituição Federal absorveu quase que na íntegra os primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948; literalmente: Artigo I Todas as pessoas nascem livres e iguais Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos [...] Artigo V Ninguém será submetido à tortura [...]

10 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA No período do golpe militar as polícias, atuaram como braço armado do Estado na repressão política, preocupando-se mais com a Segurança Nacional do que com a Segurança Pública. (MARCINEIRO; PACHECO, 2005, p.33)

11 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA Em 1988 a Constituição Federal muda o conceito de Segurança Nacional e passa a ser Segurança Pública, que é via de acesso à cidadania plena, ao garantir o respeito à dignidade da pessoa humana e aos próprios Direitos Humanos.

12 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA Com a necessidade de reforço do Estado Democrático de Direito, principalmente quanto aos princípios e garantias fundamentais, foi criado o Plano Nacional de Direitos Humanos.

13 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA Em 1996, com a criação do Programa Nacional de Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a educação em Direitos Humanos passou a ser uma das linhas de ação significativas para nortear as políticas públicas.

14 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA Com a introdução dos direitos humanos nas instituições policiais e a militância dos defensores, na denúncia da violação de tais direitos, houve uma clara divisão entre policiais e os defensores dos direitos humanos.

15 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA Neste contexto, no meio policial, surge a expressão que direitos humanos é para proteger os bandidos. A expressão em si não é absurda, porque os criminosos também têm direitos. Cavalcanti (2012 Apud ARANHA, 2009, p.283) Não existe uma separação na sociedade de um lado a sociedade cidadã e do outro a sociedade policial, (BALESTRELI, 1998, p.07)

16 3 - DIREITOS HUMANOS NA POLÍCIA A CF/88 afirma que todos são iguais perante a lei, assim sendo, o agente de Segurança Pública é, contudo, um cidadão qualificado titular dos direitos humanos.

17 4- PORTARIA INTERMINISTERIAL Em 15 de dezembro de 2010, a Secretaria de Direitos Humanos estabelece, através de uma portaria, as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública.

18 4- PORTARIA INTERMINISTERIAL A portaria é composta por: 14 tópicos 67 itens dentre eles estrutura a educação em Direitos Humanos e valorização profissional e destacam-se a adequação das leis e dos regulamentos disciplinares.

19 4- PORTARIA INTERMINISTERIAL O artigo 2º a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Justiça estabelecerão mecanismos para estimular e monitorar iniciativas que visem à implementação de ações para efetivação dessas diretrizes em todas as unidades federadas.

20 5 - CONCLUSÃO O presente estudo mostrou a evolução dos direitos humanos, demonstrando que o policial é antes de tudo um cidadão qualificado. Agente de segurança pública, representante do Estado em seu contato mais imediato com a população, devendo ser respeitado em sua dignidade humana.

21 REFERÊNCIAS BALESTRERI Ricardo Brisola. Direitos Humanos: Coisa de Polícia. Passo Fundo: CAPEC Paster, BARBOSA, Kátia Borges; DOS SANTOS, Fabiele Almeida. Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil: Caminhos que se Cruzam. Ceará, Artigo (Graduação Curso de Serviço Social) Universidade Estadual do Ceará. Disponível em:< Acesso em: 01 mai BELLINHO, Lilith Abrantes. Uma Evolução Histórica dos Direitos Humanos. Disponível em:< Acesso em: 01 jun BOBBIO, Norberto. A era dos direitos; tradução de Carlos Nelson Coutinho, Rio de Janeiro: Campus, ; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política; tradução de Carmen C. Varriale, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini, 11. Ed. Brasília: Universidade de Brasília, BRASIL. Ministério da Justiça. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília. Disponível em: < Acesso em: 08 mai BRASIL. Ministério da Justiça. Portaria Interministerial nº 2, de 15 de dezembro de 2010: Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública. Disponível em: < _seguranca_publica.pdf> Acesso em: 15 mai

22 REFERÊNCIAS BRASIL. Planalto. Constituição da República Federativa do Brasil de Brasília. Disponível em:< Acesso em: 01 mai BRASIL. Plano Nacional de Segurança Pública. Brasília. Disponível em:< Acesso em: 10 mai CALVACANTI, Nancy Silva de Souza. Direitos Humanos em Defesa dos Policiais Civis da Delegacia de Polícia Civil da Cidade de Paulo Afonso. Bahia, Monografia (Graduação Curso de Direito) Faculdade Sete de Setembro Paulo Afonso Bahia. Disponível em: < Acesso em: 03 mai LAZZARINI, Álvaro. Direito Administrativo da Ordem Pública. 5. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais,1995. MARCINEIRO, Nazareno; PACHECO, Giovanni C.. Polícia Comunitária: Evoluindo para a Polícia do Século XXI. 1. ed. Florianópolis: Insular, MUNIZ, Jacqueline. Direitos Humanos na Polícia. In LIMA, Renato Sergio e PAULA, Liana (org.). Segurança Pública e Violência O Estado está cumprindo o seu papel?. São Paulo: Contexto, RIQUE, Célia; SANTOS, Maria de Fátima de Souza (Org.). Direitos humanos nas representações sociais dos policiais. Recife: Bagaço, SOARES, Luiz Eduardo. Segurança Tem Saída. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

23 Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós-Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Muito obrigado! Esp. Eliandro Berna Arcino Soldado da Policia Militar de Santa Catarina Tecnólogo em Gestão Ambiental, pós-graduado em Gestão em Segurança Pública arcinocriciuma@gmail.com Esp. Alexandre Machado Navarro Stotz Professor de Direitos Humanos, Ética e Cidadania da Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Público, Professor Titular da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis. astotz@fastlane.com.br

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências.

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009 Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Apresentação PNDH 3

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Apresentação PNDH 3 SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Apresentação PNDH 3 Paula Lima Revisão PNDH 137 encontros que envolveram cerca de 14 mil participantes Conferências livres, territoriais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS 1. IDENTIFICAÇÃO: DI07077 DIREITOS

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos. 60 aniversário

Declaração Universal dos Direitos Humanos. 60 aniversário Declaração Universal dos Direitos Humanos 60 aniversário 1948-2008 A história da DUDH O primeiro documento global sobre a igualdade e a dignidade de todos 2 Depois da Segunda Guerra Mundial e da criação

Leia mais

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO E A CRIAÇÃO DAS SÚMULAS ADMINISTRATIVAS: MEDIDA DE CONSECUÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO.

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO E A CRIAÇÃO DAS SÚMULAS ADMINISTRATIVAS: MEDIDA DE CONSECUÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO. A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO E A CRIAÇÃO DAS SÚMULAS ADMINISTRATIVAS: MEDIDA DE CONSECUÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO. Flora Augusta Varela Aranha Mestre em Direito Público pela UFBA. Especialista em Direito do

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Missão das forças policiais Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* O Estado deve assegurar ao cidadão (brasileiro ou estrangeiro) residente no país, o respeito a sua integridade física e patrimonial.

Leia mais

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal

O que são Direitos Humanos? DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro Tavares. Principal instrumento legal O que são Direitos Humanos? Direitos essenciais a todos os seres humanos, sem discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião e opinião política. DIREITOS HUMANOS Profa. Rosana Carneiro

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E SEU REFLEXO NO DIREITO BRASILEIRO 1. Mateus Schmidt 2.

A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E SEU REFLEXO NO DIREITO BRASILEIRO 1. Mateus Schmidt 2. A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E SEU REFLEXO NO DIREITO BRASILEIRO 1 Mateus Schmidt 2. 1 Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de

Leia mais

A Graduação em Saúde Coletiva e suas Diretrizes Curriculares: quais as próximas construções possíveis?

A Graduação em Saúde Coletiva e suas Diretrizes Curriculares: quais as próximas construções possíveis? A Graduação em Saúde Coletiva e suas Diretrizes Curriculares: quais as próximas construções possíveis? A epidemiologia e o desafio da interdisciplinaridade na formação do bacharel em saúde coletiva Antonio

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA VADE mecum da DEFENSORIA PÚBLICA Normas federais e estaduais que regulamentam as Defensorias Públicas da União, do Distrito Federal e dos Estados. Tratados e diplomas

Leia mais

Decreto n , de 16 de novembro de 2016.

Decreto n , de 16 de novembro de 2016. Decreto n. 8.903, de 16 de novembro de 2016. - Programa de Proteção Integrada de Fronteiras / PPIF E-book DECRETO Nº 8.903, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016 Institui o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BANCAS EXAMINADORAS MONOGRAFIAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BANCAS EXAMINADORAS MONOGRAFIAS SALA 101 Monografia: A exclusão de registros criminais dos arquivos das delegacias de polícia e de institutos de identificação Aluno: Indianara Vieira Monografia: Benefício da humanização da pena com a

Leia mais

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X )

13. Regime da disciplina: Anual( ) Semestral ( X ) Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

DIREITOS HUMANOS - LINHA 1

DIREITOS HUMANOS - LINHA 1 PROJETOS 2011 DIREITOS HUMANOS - LINHA 1 1. Maria José Soares Bechade Educação para a cidadania - um estudo comparativo do nível de consciência cidadã de alunos do ensino básico na Paraíba e em Pernambuco

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Inteligência Criminal

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Inteligência Criminal Seminário de Apresentação de Trabalhos de Conclusão dos cursos de Pós- Graduação em Gestão de Segurança Pública e em Inteligência Criminal. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Inteligência Criminal Florianópolis,

Leia mais

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS

CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS CIDADANIA: DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS, SOCIAIS, E OUTROS O que é ser cidadão e cidadania? Cidadão é o indivíduo participante de uma comunidade (Estado) e detentor de direitos e deveres. Assim, a cidadania

Leia mais

Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1

Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Ariel Koch Gomes 2 1. Introdução A partir de uma análise dos principais

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

Sustentabilidade no TJRN: ações da COPEGAM-TJRN

Sustentabilidade no TJRN: ações da COPEGAM-TJRN SEMBRAGIRES - Seminário Brasileiro de Gestão de Resíduos Sólidos Universidade Federal do Rio Grande do Norte 11 a 14 de novembro de 2015 Sustentabilidade no TJRN: ações da COPEGAM-TJRN 1. Fátima Maria

Leia mais

EM OCUPAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO

EM OCUPAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO GARANTIA DE DIREITOS EM OCUPAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO Conheça e saiba proteger seus direitos Mais direitos em www.dpu.def.br DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL Carlos Eduardo Barbosa Paz SUBDEFENSOR

Leia mais

O Policiamento Comunitário na perspectiva do paradigma da Segurança cidadã.

O Policiamento Comunitário na perspectiva do paradigma da Segurança cidadã. O Policiamento Comunitário na perspectiva do paradigma da Segurança cidadã. Aderivaldo Cardoso e João Pinto de Carvalho O debate envolvendo o tema Segurança Pública está ganhando força na sociedade como

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BANCAS EXAMINADORAS MONOGRAFIAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO BANCAS EXAMINADORAS MONOGRAFIAS SALA 101 Monografia: A (in) constitucionalidade das sanções penais aplicadas às infrações de menor potencial ofensivo nos estádios de futebol Aluno: Mariana Valles Bento Orientador: Prof. Msc. Jonas Machado

Leia mais

Mostra de Projetos Educação no Contexto de Segurança Pública

Mostra de Projetos Educação no Contexto de Segurança Pública Mostra de Projetos 2011 Educação no Contexto de Segurança Pública Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: (Campo

Leia mais

A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO NO RECONHECIMENTO DA CIDADANIA COMO UM DIREITO PREVISTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO NO RECONHECIMENTO DA CIDADANIA COMO UM DIREITO PREVISTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO NO RECONHECIMENTO DA CIDADANIA COMO UM DIREITO PREVISTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Área Temática: Direitos Humanos e Justiça Fabiana Cintra

Leia mais

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei

Ciência Política I. Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei Ciência Política I Soberania popular, legitimidade do poder, contratualização dos atos e validade dos atos em função da lei A República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág.

Portaria Nº 372, de 25 de agosto de Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos. DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos Portaria Nº 372, de 25 de agosto de 2015 Presidência da República Secretaria de Direitos Humanos DOU de 26/08/2015 (nº 163, Seção 1, pág. 9) Dispõe

Leia mais

1. Curso: Direito Diurno e Noturno 2. Código: 15

1. Curso: Direito Diurno e Noturno 2. Código: 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DA DISCIPLINA DIREITO DA CRIANÇA

Leia mais

GT 06: Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável. Rháira Moura Martins 1 Ruth da Paz Camargo 2 Ana Cláudia dos Santos Rocha 3

GT 06: Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável. Rháira Moura Martins 1 Ruth da Paz Camargo 2 Ana Cláudia dos Santos Rocha 3 ACESSO A CULTURA E MÍNIMO EXISTENCIAL: A IMUNIDADE DE IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS RELATIVOS A LIVROS, JORNAIS E PERIÓDICOS IMPRESSOS E SUA EXTENSÃO A LIVRO DIGITAL E APARELHOS LEITORES DE LIVROS

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO Trabalho temporário Cooperativas de trabalho Conforme a Lei 13.429/2017 2ª edição 2017 CAPÍTULO 1 TERCEIRIZAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA 1.1 CONCEITO E

Leia mais

V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania Violência e Conflitualidade Novembro de 2014

V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania Violência e Conflitualidade Novembro de 2014 V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania Violência e Conflitualidade Novembro de 2014 Universidade de Brasília UnB Quartas (19h-22h40) e sextas (8h-12h) Local: A definir. Professor: Rodrigo

Leia mais

O Direito Educacional. Sílvia Fráguas Assessoria Jurídica Setembro/2012

O Direito Educacional. Sílvia Fráguas Assessoria Jurídica Setembro/2012 O Direito Educacional Sílvia Fráguas Assessoria Jurídica Setembro/2012 O que é o Direito Educacional? Direito Educacional X Legislação Educacional A legislação educacional se limita ao estudo do conjunto

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p.

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p. 66 BIBLIOGRAFIA BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 363 p.. Mandado de Injunção, Perfil Doutrinário e Evolução. Revista

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

Ficha Institucional. Ministro da Justiça. Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Secretario Nacional de Segurança Publica Ricardo Brisolla Balestreri

Ficha Institucional. Ministro da Justiça. Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Secretario Nacional de Segurança Publica Ricardo Brisolla Balestreri Ficha Institucional Ministro da Justiça Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto Secretario Nacional de Segurança Publica Ricardo Brisolla Balestreri Palestrante João Francisco Goulart dos Santos 1 MINISTÉRIO

Leia mais

CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL

CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL CONQUISTA DE DIREITOS E CONTROLE SOCIAL O que são Direitos Humanos? Declaração Universal dos Direitos Humanos foi dotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948. Criou

Leia mais

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz. Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz. Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10 LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL Professor Fábio Luz Me curte aí: facebook.com/fabio.luz.10 CONTEXTO HISTÓRICO Constituição Federal Art. 32. O Distrito Federal, vedada sua divisão em Municípios, reger-

Leia mais

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Apresentação de propostas e formalização de Convênios com a SPM - PR Vitória, maio de 2011 Secretaria de Políticas para as Mulheres Criada

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma,Sistemae Fundamentosda República- Parte2 Prof. AlexandreDemidoff Cidadania: Caracteriza o direito de participação política dos indivíduos.

Leia mais

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI

AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE. Prof. Dra. DANIELA BUCCI AVANÇOS E DESAFIOS DOS DIREITOS HUMANOS NA ATUALIDADE Prof. Dra. DANIELA BUCCI 1 ENADE E OS DIREITOS HUMANOS Panorama Geral : PROVAS 2012 E 2015 As provas abarcaram questões gerais sobre globalização,

Leia mais

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 16 TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

X CONGRESSO BRASILEIRO DE IDENTIFICAÇÃO, PERÍCIAS PAPILOSCÓPICAS E NECROPAPILOSCÓPICAS.

X CONGRESSO BRASILEIRO DE IDENTIFICAÇÃO, PERÍCIAS PAPILOSCÓPICAS E NECROPAPILOSCÓPICAS. X CONGRESSO BRASILEIRO DE IDENTIFICAÇÃO, PERÍCIAS PAPILOSCÓPICAS E NECROPAPILOSCÓPICAS. APRESENTAÇÃO A cidade do Recife PE, após haver sediado o III Congresso Brasileiro de Papiloscopia em 1996, orgulhosamente,

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN CNPJ Nº: / Procuradoria Geral do Município Av. Cel. Martiniano, 993 Centro

MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN CNPJ Nº: / Procuradoria Geral do Município Av. Cel. Martiniano, 993 Centro DECRETO Nº 524, DE 19 DE JANEIRO DE 2017. Institui o Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGI-M, vinculado ao Gabinete do prefeito. ROBSON ARAÚJO, Prefeito Municipal de Caicó/RN, no uso das atribuições

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Fevereiro/2018 Página 1 de 10 DECRETO Nº N.NNN, DE DD DE MÊS DE 2018. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Ministério da Justiça Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Uma Perspectiva Democrática e Contemporânea

Leia mais

DISCIPLINA: SSO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA CARGA HORÁRIA: 60H OPTATIVA /1 PROGRAMA

DISCIPLINA: SSO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA CARGA HORÁRIA: 60H OPTATIVA /1 PROGRAMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

ROL DE RESPONSÁVEIS DO CONSUP MANDATO DE 10/03/2014 a 10/03/2016 PRESIDENTE REITORA AURINA OLIVEIRA SANTANA. Portaria do MEC nº 543, de 29/04/2010

ROL DE RESPONSÁVEIS DO CONSUP MANDATO DE 10/03/2014 a 10/03/2016 PRESIDENTE REITORA AURINA OLIVEIRA SANTANA. Portaria do MEC nº 543, de 29/04/2010 ROL DE RESPONSÁVEIS DO CONSUP MANDATO DE 10/03/2014 a 10/03/2016 PRESIDENTE REITORA AURINA OLIVEIRA SANTANA Portaria do MEC nº 543, de 29/04/2010 e REITORA Pró-tempore Portaria do MEC nº 381, de 02.05.14

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Centro de Referência em Tecnologias Edital CERTEC/IFMA

Leia mais

AS ATRIBUIÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL NA REPRESSÃO AOS CRIMES AMBIENTAIS

AS ATRIBUIÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL NA REPRESSÃO AOS CRIMES AMBIENTAIS UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS - CEJURPS CURSO DE DIREITO AS ATRIBUIÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL NA REPRESSÃO AOS CRIMES AMBIENTAIS MARIANA TAÍS GENEHR

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Carlos Eduardo Pellegrini Professor de Pós graduação e Carreiras jurídicas Delegado de Polícia Federal Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha Direito

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Constitucional... 3 Estado Democrático de Direito... 3 Direitos e deveres individuais

Leia mais

CATA LOGO DE PUBLICAÇO ES DO ISCPSI

CATA LOGO DE PUBLICAÇO ES DO ISCPSI CATA LOGO DE PUBLICAÇO ES DO Ano I, N.º 1, Janeiro Junho 2004 Ano I, N.º 2, Julho Dezembro 2004 Ano II, N.º 1, Janeiro Junho 2005 Ano II, N.º 2, Julho Dezembro 2005 Ano III, N.º 1, Janeiro Junho 2006 :

Leia mais

A Lei /17 significa o cumprimento, pelo Brasil, de normas internacionais, como o artigo 12, da Convenção sobre os Direitos da Criança, na qual

A Lei /17 significa o cumprimento, pelo Brasil, de normas internacionais, como o artigo 12, da Convenção sobre os Direitos da Criança, na qual Atualmente, crianças e adolescentes acabam repetindo inúmeras vezes os relatos das violências que sofreram para diversas instituições, como escolas, conselhos tutelares, serviços de saúde e de assistência

Leia mais

REQUISITOS DA DEMOCRACIA CESAR LUIZ PASOLD

REQUISITOS DA DEMOCRACIA CESAR LUIZ PASOLD PALESTRA : REQUISITOS DA DEMOCRACIA CESAR LUIZ PASOLD Cesar Luiz PASOLD, é Doutor em Direito do Estado (USP), Pós Doutor em Direito das Relações Sociais (UFPR). Mestre em Instituições Jurídicas e Políticas

Leia mais

Aroeira II. Aroeira I. Resultado

Aroeira II. Aroeira I. Resultado Quadro de Honra 2004 I Mário Alcântara Capitão António Barreira António Costa Arnaldo Castro Henrique Catarino Jorge Rodrigues José Domingos Rosa José Pedro Trindade Miguel Miranda Pedro Guerreiro Rogério

Leia mais

OS PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO DA SAÚDE

OS PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO DA SAÚDE OS PROBLEMAS DE FINANCIAMENTO DA SAÚDE Medidas cabíveis para a subsistência e melhoria do atendimento AMPASA Brasília agosto de 2016 ALGUNS DESSES PROBLEMAS Emenda Constitucional nº 29, de 2000 Lei Complementar

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

NOÇÕES DE IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO

NOÇÕES DE IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO NOÇÕES DE IGUALDADE RACIAL E DE GÊNERO 31 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 03 QUESTÕES DE PROVAS FCC 17 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública

Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Ministro quer compromisso de Estados para nova política de segurança pública Texto que estabelece diretrizes nacionais para o setor foi entregue ao presidente Temer 5.fev.2018 às 20h20 Rubens Valente BRASÍLIA

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA 2014.

Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA 2014. Governo do Estado do Ceará Universidade Estadual do Ceará UECE Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade PROGRAMA 2014.1 DISCIPLINA: Políticas Públicas PROFESSORA: Liduina Farias Almeida da

Leia mais

A REGULAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E O PRINCÍPIO DA

A REGULAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E O PRINCÍPIO DA 1 / N A REGULAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL E O PRINCÍPIO DA VEDAÇÃO DO RETROCESSO Liliane Sonsol Gondim Bacharela em Direito, Especialista em Direito Constitucional e em Direito Ambiental, Universidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA D E C R E T O Nº 8.948, de 18 de março de 2010 EMENTA: Cria e regulamenta o Gabinete de Gestão Integrada do Município de Itabuna GGI-M e, dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE ITABUNA, no uso

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Reorganiza as atribuições gerais e as classes dos cargos da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração e dá outras providências.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 23/2/2013 18:25 1 Direitos Humanos Direitos Naturais Direitos Morais Direitos dos Povos Direitos Públicos Subjetivos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO 1 Profª: Kátia Paulino dos Santos Direitos Naturais Direitos Humanos Direitos Morais Direitos dos Povos Direitos Públicos Subjetivos Direitos Fundamentais

Leia mais

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS Aula 25 CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS O que é cidadania? Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos

Leia mais

MANUAL DE DIRETRIZES NACIONAIS PARA EXECUÇÃ ÇÃO O DE MANDADOS JUDICIAIS DE MANUTENÇÃ

MANUAL DE DIRETRIZES NACIONAIS PARA EXECUÇÃ ÇÃO O DE MANDADOS JUDICIAIS DE MANUTENÇÃ MANUAL DE DIRETRIZES NACIONAIS PARA EXECUÇÃ O DE MANDADOS JUDICIAIS DE MANUTENÇÃ O E REINTEGRAÇÃ DE POSSE COLETIVA. MANUAL DE DIRETRIZES NACIONAIS PARA EXECUÇÃ O DE MANDADOS JUDICIAIS DE MANUTENÇÃ O E

Leia mais

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 1.968, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 1.968, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA Nº 1.968, DE 16 DE SETEMBRO DE 2010 O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE DIRETOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere

Leia mais

Tema do dia: A REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL

Tema do dia: A REALIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL APRESENTAÇÃO Debater estratégias que permitam compatibilizar um modelo de polícia democrática, a promoção do direito à segurança pública e o respeito aos direitos dos profissionais da área, tendo como

Leia mais

POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011

POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011 POLITICAS DE PREVENÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FUNDIÁRIOS CONCIDADES 2011 PRODUÇÃO DO ESPAÇO E CONFLITOS FUNDIÁRIOS Produção das Cidades e Ocupação Territorial das Cidades Atores/Agentes interesses Acesso

Leia mais

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP

Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA Política Nacional de Segurança Pública - PNaSP Novembro/2017 Página 1 de 9 POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA INTRODUÇÃO CONSIDERANDO que compete ao Ministério

Leia mais

O evento. » A edição 2019 do SECOP acontecerá de 25 a 27 de setembro, em Brasília (DF).

O evento. » A edição 2019 do SECOP acontecerá de 25 a 27 de setembro, em Brasília (DF). O evento» O Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP) é o principal encontro de tecnologia para Governo do País, com presença maciça de representantes de TIC das esferas Federal, Estadual

Leia mais

EDITAL Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social

EDITAL Processo de Seleção para o Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PARÁ EDITAL Processo de Seleção para o Curso

Leia mais

Humberto de Sá Garay

Humberto de Sá Garay Humberto de Sá Garay Representantes Brasília- DF 15 Empresas Aproximadamente 100 consultores Planejamento e Gestão Estratégica Prospectiva Estratégica Inteligência Estratégica Projetos Internacionais Análise

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA Curso: Ciências Economicas Disciplina: Ciência Política - SP0 5234 Carga horária

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Criança

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Criança DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção sobre os Direitos da Criança Profª. Liz Rodrigues - Aberta às ratificações em 1989 e ratificada pelo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I ÍNDICE. CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo

DIREITO ADMINISTRATIVO I ÍNDICE. CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo ÍNDICE DIREITO ADMINISTRATIVO I Abreviaturas e siglas CAPÍTULO I A relevância do estudo do direito administrativo 1. A relevância do estudo do direito administrativo 1.1 As abordagens do direito administrativo

Leia mais

Seminário Internacional de Sistemas de Administração Financeira nos Estados Brasileiros

Seminário Internacional de Sistemas de Administração Financeira nos Estados Brasileiros Seminário Internacional de Sistemas de Administração Financeira nos Estados Brasileiros 11 e 12 de setembro de 2012 11/09. terça-feira (08:30) Registro (09:00 09:30) Abertura Renato Augusto Zagallo Villela

Leia mais

C. C. S. Moçambique Tete - Fingoé 1972 a 1974

C. C. S. Moçambique Tete - Fingoé 1972 a 1974 C. C. S. Batalhão de Caçadores 3885 Companhia de Comandos e Serviços Moçambique Tete - Fingoé 1972 a 1974 Lista de Militares à data do regresso a Lisboa Posto Nome Coronel José da Silva Pinto Ferreira

Leia mais

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

PROVAS DE ADMISSÃO PARA O ANO LETIVO 15/16 PROVA DE APTIDÃO MUSICAL - ESCRITA NOME DO CANDIDATO

PROVAS DE ADMISSÃO PARA O ANO LETIVO 15/16 PROVA DE APTIDÃO MUSICAL - ESCRITA NOME DO CANDIDATO Dia: 8 de junho de 2015 Hora: 18,00 horas Professor: Carla Sabino Sala: 1 1 035 Ana Júlia Tavares de Oliveira 014 Ana Sofia Pereira Leal 001 Beatriz Pacheco Festas 011 Bruno Tomás Silva Ribeiro 099 Daniel

Leia mais

Mostra de Projetos Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Mostra de Projetos Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Mostra de Projetos 2011 Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Mostra Local de: Arapongas. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Sistema Nacional de Trânsito Disposições Gerais e Composição do SNT Prof. Denis Brasileiro Art. 5º O SNT é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do DF e dos Municípios

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS

MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS MINISTÉRIO DA DEFESA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS DE DEFESA IBERO-AMERICANOS Rio de Janeiro, (RJ), outubro de 2017 ESG BRASIL / PLANO DE TRABALHO DO ANO DE 2018...1 / 4 1. CURSOS NO

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos : A 4200 1 Adriano Emanuel Barbosa Bessa 15 S 450 2 Ana Catarina Martins da Silva 15 S 4861 3 Carlos Daniel Sousa Ribeiro 15 S 4154 4 Daniel André Vieira Pinto 15 S 4727 5 Emanuel Moreira Baptista 15 S

Leia mais

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos problemas levaram à situação atual

A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO. Diversos problemas levaram à situação atual A SEGURANÇA É HOJE A PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO DO BRASILEIRO Diversos problemas levaram à situação atual O problema sempre foi tratado com uma série de OUs Natureza ou policial ou social Responsabilidade ou

Leia mais

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 1. Aluna: Adriana Palheta Cardoso Tema: O papel das organizações da sociedade civil na implementação dos direitos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

Ministério da Integração Nacional

Ministério da Integração Nacional Protocolo Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em Situação de Riscos e Desastres Portaria Interministerial Nº 02 de 06 de Dezembro de 2012

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DECRETOS DE 24 DE JANEIRO DE 2012

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DECRETOS DE 24 DE JANEIRO DE 2012 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DECRETOS DE 24 DE JANEIRO DE 2012 III, 106, inciso I, e 107, inciso II, da Constituição, e tendo em vista o que consta do Processo no 08025.000832/2011-11, do Ministério da Justiça,

Leia mais

Segurança pública no Brasil

Segurança pública no Brasil Segurança pública no Brasil Diagnóstico e propostas Buenos Aires Argentina 28/03/2019 Parte 1 - Panorama Geral da Segurança Pública PRINCIPAIS ESTATÍSTICAS 63.880 MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS Mortes Violentas

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO Letícia Oliveira Ramos 1 ; Joaquim Carlos Klein de Alencar 2

A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO Letícia Oliveira Ramos 1 ; Joaquim Carlos Klein de Alencar 2 A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO Letícia Oliveira Ramos 1 ; Joaquim Carlos Klein de Alencar 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade demonstrar a importância

Leia mais

Secretaria Municipal de Ordem Pública

Secretaria Municipal de Ordem Pública DO 06/02/2015 Portaria SEOP n.º 003, de 05 de fevereiro de 2015. Nomeia Docentes para o Curso de Formação Profissional da Guarda Civil Municipal de Niterói, edição 2014/2015. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE

Leia mais

PMBA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/34

PMBA SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/34 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/34 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 43 Emprego de tempos e modos verbais... 33 Vozes

Leia mais

A Vigilância em Saúde e sua Base. Legal

A Vigilância em Saúde e sua Base. Legal A Vigilância em Saúde e sua Base Legal Dra. Silvia Vignola Médica Veterinária Especialista em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Trabalha na Gerência de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas COVISA/SMS

Leia mais