FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Professor: Período:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Professor: Período:"

Transcrição

1 FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Administração Fin. e Orçamento Empresarial I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo: 5º Semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Gerais: Conteúdo: Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: Estudo da função financeira, do giro próprio, dos prazos médios, do investimento e do custo de capital. Análise de planejamento de lucros e controladoria financeira. Reflexão sobre a DFC Demonstração de Fluxo de Caixa como instrumento de tomada de decisões e de controle da ação gerencial. Sobre a Administração Financeira: panorama, campo de atuação, usuários e finalidade. Com base nos conhecimentos de economia, contabilidade, dentre outros, ministrados anteriormente possibilitar ao aluno o conhecimento essencial da administração financeira. Construir um conceito de organização pautada em finanças corporativas e algum conhecimento do mercado de capital. Capacitar a compreensão dos eventos econômico-financeiros do mercado em geral. 1) A função da administração financeira. 2) Instituições e mercados financeiros. 3) VPL - Valor presente Liquido para tomadas de decisões de investimentos. 4) Decisões de financiamento de longo prazo. 5) Risco e retorno. 6) Administração de capital de giro, Prazos Médios, Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro. 7) CPMC - Custo Médio Ponderado de Capital e sua relação com o investimento do acionista. HOJI, Masakazu - Administração Financeira: Guia para Educação Financeira Corporativa. 2º Ed. São Paulo: Atlas, ASSAF NETO, Alexandre; e SILVA, César Augusto Tibúrcio - Administração do Capital de Giro - Ed. Atlas - 3a. edição ROSSETTI, José Paschoal et all. Finanças Corporativas: Teoria e Prática Empresarial no Brasil. Elsevier, disponível em: Finanças+Corporativas&hl=pt- BR&sa=X&ei=ayoqUb3rHIPW9QTzuoH4Dg&ved=0CDkQ6AEwAA CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, p. GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. Tradução Arthur Ridolfo Neto. 10 ed. São Paulo: Harbra, 2004 (Tradução de: Principles Of Managerial Finance) BRIGHAM, Eugene F.; GAPENSKI, Louis C., EHRHARDT, Michael C.. Administração Financeira: Teoria e Prática. Salazar. São Paulo: Atlas, DAMODARAN, Aswath. Finanças Corporativas: Teoria e Prática. Bookman, disponível em: AC&lpg=PP1&dq=Finan%C3%A7as%20Corporativas&hl=pt- BR&pg=PP1#v=onepage&q=Finan%C3%A7as%20Corporativas&f=false WESTON, J.Fred, Fundamentos da Administração Financeira - Editora Makron Books São Paulo. HAZZAN, Samuel e Pompeo, José Nicolau Matemática Financeira 6ª Edição Editora Saraiva 2007 São Paulo.

2 Critérios de Avaliação: 1º bimestre: Avaliação Individual = 6 pontos Avaliação a critério do docente = 4 pontos 2º bimestre: Avaliação Individual = 6 pontos Avaliação a critério do docente = 2 pontos Avaliação Institucional = 2 pontos Com Prova Substitutiva Exame Final Avaliação Final Data: Assinatura do Professor: Assinatura do Coordenador: 1 a Aula: Programação Aula a Aula 2 a Aula: 3 a Aula: Apresentar a disciplina aos discentes. Exposição sobre a disciplina: métodos, avaliações, objetivos, bibliográfias e etc. Demonstrar a importância da Administração Financeira e Orçamentária Empresarial na atividade profissional do contador, tornando-se um diferencial na vida profissional. Apresentação da íntegra do Plano de Ensino aos alunos; Definição de Administração Financeira. Apresentar, conceituar e exemplificar as diferenças entre a análise e visão contábil da análise e visão financeira. Conceituar e exemplificar o fluxo de caixa modelo direto e por atividades utilizado pela gestão financeira e reforçar conceitos de Regime de Competência e Regime de Caixa. Atividade empresarial e relação entre a demonstração de resultado a as atividades empresarias Função do Administrador Financeiro. Integração dos conceitos contábeis e conceitos financeiros Regime de Competência e Regime de Caixa Fluxo de Fundos, com elaboração e análise do Fluxo de Caixa, visando um custo menor para Administrar os recursos. Fluxo de caixa como instrumento de gestão financeira.reforçar conceitos de Regime de Competência e Regime de Caixa. Continuar a apresentar, conceituar e exemplificar o fluxo de caixa modelo

3 4 a Aula: 5 a Aula: 6 a Aula: 7 a Aula: direto utilizado pela gestão financeira, e Reforçar conceitos de Regime de Competência e Regime de Caixa Regime de Competência e Regime de Caixa Fluxo de Fundos, com elaboração e análise do Fluxo de Caixa, visando um custo menor para Administrar os recursos. Fluxo de caixa como instrumento de gestão financeira.. Fixar e aprimorar os conceitos, bem como, exemplificar o fluxo de caixa modelo direto e por atividades utilizado pela gestão financeira. Regime de Competência e Regime de Caixa Fluxo de Fundos, com elaboração e análise do Fluxo de Caixa, visando um custo menor para Administrar os recursos. Fluxo de caixa como instrumento de gestão financeira. Apresentar, conceituar e exemplificar recursos de curto e longo prazo, os ativos e passivos operacionais, financeiros e permanentes. Destacar a importância de se calcular a NLCG e como fazê-lo com base no balanço patrimonial. Recursos de longo prazo; Ativos e Passivos Operacionais Análise da Necessidade de Capital de Giro Recursos com encargos financeiros atrativos. Reforçar recursos de curto e longo prazo, os ativos e passivos operacionais, financeiros e permanentes. Destacar a importância de se calcular a NLCG e como fazê-lo com base no balanço patrimonial. Recursos de longo prazo; Ativos e Passivos Operacionais Análise da Necessidade de Capital de Giro Recursos com encargos financeiros atrativos. Expor o calculo do ciclo operacional, financeiro e o giro financeiros, através dos índices e calculo: PMRV, PMRE e PMPC. Cálculo dos prazos médios: PMRV; Cálculo dos prazos médios: PMRE; Cálculo dos prazos médios: PMPC; 8 a Aula:

4 9 a Aula: 10 a Aula: Instrumento Temas abordados 11 a Aula: 12 a Aula: Observações: Aperfeiçoar e expor o calculo do ciclo operacional, financeiro e o giro financeiros, através dos índices e calculo: PMRV, PMRE e PMPC. Cálculo dos prazos médios: PMRV; Cálculo dos prazos médios: PMRE; Cálculo dos prazos médios: PMPC; Apresentar, conceituar e exemplificar os investimentos temporários e permanentes e suas técnicas de avaliação com base em balanço patrimonial. Apresentar, conceituar e exemplificar o método de valor presente líquido, Diagrama de Fluxo de Caixa, Fluxo de Caixa VPL, Payback do Investimento e Payback Descontado e Taxa Interna de Retorno TIR. Investimentos Temporários e Permanentes e suas técnicas de avaliação. Avaliação de investimentos, usando o método de valor presente líquido. Diagrama de Fluxo de Caixa, Fluxo de Caixa VPL. Payback do Investimento e Payback Descontado. Aplicar prova bimestral. Matéria do primeiro bimestre. Devolutiva da prova Revisão do conteúdo aplicado Revisar e continuar apresentar, conceituar e exemplificar os investimentos temporários e permanentes e suas técnicas de avaliação com base em balanço patrimonial. Apresentar, conceituar e exemplificar o método de valor presente líquido, Diagrama de Fluxo de Caixa, Fluxo de Caixa VPL, Payback do Investimento e Payback Descontado e Taxa Interna de Retorno TIR. Investimentos Temporários e Permanentes e suas técnicas de avaliação. Avaliação de investimentos, usando o método de valor presente líquido. Diagrama de Fluxo de Caixa, Fluxo de Caixa VPL. Payback do Investimento e Payback Descontado.

5 13 a Aula: Apresentar, conceituar e exemplificar as fontes de capital com base no balanço patrimonial, orientado para os conceitos básicos de Custo Médio Ponderado de Capital. Análise de fontes de capital; Fontes específicas de financiamento de capital; Capital próprio e terceiros. Aula teórica- expositiva e exercícios avaliando o conhecimento do aluno 14 a Aula: 15 a Aula: 16 a Aula: 17 a Aula: Apresentar, conceituar e exemplificar as fontes de capital com base no balanço patrimonial, orientado para os conceitos básicos de Custo Médio Ponderado de Capital. Análise de fontes de capital. Fontes específicas de financiamento de capital: capital próprio e terceiros. Apresentar, conceituar e exemplificar as fontes de capital com base no balanço patrimonial, orientado para os conceitos básicos de Custo Médio Ponderado de Capital. Análise de fontes de capital. Fontes específicas de financiamento de capital: capital próprio e terceiros. Continuar a apresentar, conceituar e exemplificar os conceitos básicos de Custo Médio Ponderado de Capital e sua importância na decisão sobre a utilização de capital de terceiros ou capital próprio. Custo Médio Ponderado de Capital e sua relação com o investimento do acionista. Análise de viabilidade de diminuir o Custo Médio Ponderado de Capital. Aprimorar e complementar os conceitos e exemplificar os conceitos básicos de Custo Médio Ponderado de Capital e sua importância na decisão sobre a utilização de capital de terceiros ou capital próprio. Custo Médio Ponderado de Capital e sua relação com o investimento do acionista. Análise de viabilidade de diminuir o Custo Médio Ponderado de Capital.

6 18 a Aula: Instrumento Temas abordados Metodologia de 19 a Aula: Aplicar prova bimestral. Matéria do segundo bimestre. Devolutiva de prova. Revisão do conteúdo aplicado. 20 a Aula: Revisão conteúdo ministrado no semestre. A função da administração financeira. Instituições e mercados financeiros. VPL - Valor presente Liquido para tomadas de decisões de investimentos. Decisões de financiamento de longo prazo. Risco e retorno. Administração de capital de giro, Prazos Médios, Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro. CPMC - Custo Médio Ponderado de Capital e sua relação com o investimento do acionista.

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Avançada I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. 7º semestre Professor:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. 7º semestre Professor: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Internacional Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo: 7º semestre Professor: Período: (semestre/ano)

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Avançada II Carga Horária: (horas/semestre) 50 horas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEX O I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEX O I. Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Bacharel em Ciências Contábeis Plano de Ensino Campus: Goiabeiras Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): UNIVERSIDADE

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO 1 FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 7º Semestre Professor: Período: Ementa da

Leia mais

PLANO DE ENSINO Contabilidade II

PLANO DE ENSINO Contabilidade II Contabilidade II Semestre: 2º Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: PLANO DE ENSINO 2015 Carga Horária: 50h Compreensão da importância das demonstrações contábeis nas entidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS Endereço do Departamento: Departamento de Ciências Administrativas Centro de Ciências Sociais

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade de Custos Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 3º semestre Professor: Período: Ementa da

Leia mais

Administração dos ativos fixos e investimentos de capital. Custos de capital,

Administração dos ativos fixos e investimentos de capital. Custos de capital, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 -Campus Universitário -Goiabeiras CEP. 29075-910

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Semestre Letivo / Turno: 8º Semestre/Noite Disciplina: Controladoria Professor (a): Carga Horária Presencial: 50 aulas Período : Ementa da disciplina:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Administração Sistemas de Informação. Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre

Leia mais

CEP:

CEP: Serviço Público Federal Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração Coordenadoria do Curso de Graduação em Administração Fone/Fax: 331-9374 -

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Cálculos Trabalhistas Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 4º Semestre Professores:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário II Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 5º semestre

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Gerencial Carga Horária: (horas/semestre) 50 horas Semestre Letivo / Turno: 6º Semestre Professor:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Internacional Carga Horária: (horas/semestre) 45 horas Semestre Letivo / Turno: 7º semestre/noturno Professor: Rodrigo

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo / Turno: 3º Semestre Professor: Período:

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO. Semestre Letivo / Turno: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Bacharelado em Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Intermediária Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 3º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Normas Complementares ao Edital 01/16 Processo Seletivo para o Programa de Monitoria da UFG 2016/1º e 2

Normas Complementares ao Edital 01/16 Processo Seletivo para o Programa de Monitoria da UFG 2016/1º e 2 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE GESTÃO E NEGÓCIOS - CGEN Normas Complementares ao Edital 01/16 Processo Seletivo para o Programa de Monitoria da UFG

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

ORÇAMENTO EMPRESARIAL ORÇAMENTO EMPRESARIAL Engenharia de Produção Prof. Flávio Smania Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com PLANO DE ENSINO Ementa: A natureza do processo de planejamento

Leia mais

Bibliografia Complementar: PLANO DE ENSINO Planejamento Orçamentário 7º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

Bibliografia Complementar: PLANO DE ENSINO Planejamento Orçamentário 7º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2015 Planejamento Orçamentário 7º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Desenvolvimento do planejamento orçamentário- financeiro como peça indispensável de controle gerencial anual da empresa,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis

Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis O termo finanças pode ser definido como a arte de administrar o dinheiro. O campo das finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos

Leia mais

I EMENTA II OBJETIVOS DA DISCIPLINA

I EMENTA II OBJETIVOS DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária Ano Letivo:

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/2

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade Aplicada a Const.Cívil Carga Horária 50 aulas Semestre Letivo: 5º Semestre Professor (a): Período: Ementa da disciplina:

Leia mais

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Mercado Financeiro Brasileiro A Inflação nas Finanças Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Retornar Conceitos Introdutórios ADMINISTRAÇÃO A administração é o processo

Leia mais

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/1

PROGRAMA CARGA HORÁRIA: 60 HORAS PERÍODO: 6º PROFESSOR: ALEXANDRE WERNERSBACH NEVES SEMESTRE: 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Cálculo I Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 1 1 - Ementa (sumário, resumo) Limites. Derivadas. Aplicações de derivadas.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial. Rafael Machado da Silva. Mestre / Ensino

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial. Rafael Machado da Silva. Mestre / Ensino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº de 04/07/01 DOU de 09/07/01 PLANO DE CURSO C U R S O D E C I Ê N C I A S C O N T Á B E I S Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Código: CNB Pré-Requisito: Período Letivo:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Teoria da Contabilidade Carga Horária: 50 horas Semestre Letivo / Turno: 4º Semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Gerais:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Contabilidade Empresarial Código: RCC 1911 Natureza: Obrigatória

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. CARGA HORÁRIA TOTAL: 54 hs TEORIA: 54 hs PRÁTICA:

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. CARGA HORÁRIA TOTAL: 54 hs TEORIA: 54 hs PRÁTICA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: DESA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA SIGLA:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Ciências Contábeis Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Adonai

Leia mais

MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 05 Dinheiro no tempo

MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 05 Dinheiro no tempo MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 05 Dinheiro no tempo 1 djmachado@uol.com.br Mini Currículo do professor Daniel J. Machado, Ph.D. 60 anos 29/jan/2017 Doutorado

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário I Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 4º semestre Professor:

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO DISCIPLINA: CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SIG CARGA HORÁRIA: 90 horas/aula TIPO DA DISCIPLINA: Obrigatória ANO DE APLICAÇÃO: 2018 EMENTA Sistema de Empresa.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 0200008 2º 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS Curso CIÊNCIAS ECONOMICAS 2006 Matemática O Patrimônio. Procedimentos

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2015 Contabilidade I 1º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: Introdução à Contabilidade, estudo de assuntos relacionados a noções

Leia mais

Avaliação Econômica de Investimentos. Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis

Avaliação Econômica de Investimentos. Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Avaliação Econômica de Investimentos Disciplina: Administração Financeira Ciências Contábeis Após terem feito estimativas dos fluxos de caixa incrementais, as empresas os analisam para julgar se um projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS (CCJE) DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Claudio

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: (curso/habilitação) Ciências Contábeis Disciplina: Legislação Trabalhista Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 2º Semestre Professores:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anual JORGE DOVHEPOLY ESPECIALIZAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE RH DOUTORADO - CIENCIAS EMPRESARIAIS 25 ANOS

PLANO DE ENSINO. Anual JORGE DOVHEPOLY ESPECIALIZAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO DE RH DOUTORADO - CIENCIAS EMPRESARIAIS 25 ANOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Ao termino dos estudos desta disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos de finanças; Interpretar o desempenho financeiro do negócio.

Ao termino dos estudos desta disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos de finanças; Interpretar o desempenho financeiro do negócio. Gestão Financeira plano de ensino Área: Formação Profissional Carga horária: 80 horas/aula Ementa Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Professor: Luis Guilherme Magalhães professor@luisguilherme.adm.br www.luisguilherme.adm.br (62) 9607-2031 OS RELATÓRIOS DA As empresas com ação na bolsa de valores têm a obrigação de publicação de seus

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Anual. Romário Tomilhero Frias Especialista 10 meses

PLANO DE ENSINO. Anual. Romário Tomilhero Frias Especialista 10 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Gestão Financeira. Apresentação de práticas de gestão

Gestão Financeira. Apresentação de práticas de gestão Gestão Financeira Apresentação de práticas de gestão Registro financeiro REGIME DE COMPETÊNCIA REGIME DE CAIXA Registro financeiro Objetivos Contábil Fornece dados sobre valor e composição do patrimônio

Leia mais

Relatório - Plano de Ensino 04/02/ :37

Relatório - Plano de Ensino 04/02/ :37 Página: 1/5 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EMENTA A empresa e sua estrutura de informações. Análise tradicional das demonstrações contábeis. Análise avançada das demonstrações contábeis. Conclusão

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Cursos: Ciências Contábeis Disciplina: Fundamentos da Administração Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 1 o Semestre - Noturno Professores:, Período: (semestre/ano) Ementa

Leia mais

CÓD. CURSO: DISCIPLINA: Finanças Corporativas I

CÓD. CURSO: DISCIPLINA: Finanças Corporativas I ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Ciências Econômicas CÓD. CURSO: DISCIPLINA: Finanças Corporativas I CÓD. CURRÍCULO: PERÍODO MINISTRADO: um semestre

Leia mais

Administração Financeira II 2016/2

Administração Financeira II 2016/2 Administração Financeira II 2016/2 Professor Me. Gleison de Abreu Pontes Bacharel em Administração de Empresas (Faculdade Politécnica de Uberlândia, 2007) Especialista em Finanças (Universidade Federal

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Economia Carga Horária: 50 aulas Semestre Letivo / Turno: 1º semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Gerais: Conteúdo:

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO Fundamentos de Contabilidade Módulo A Ementa da disciplina: Conteúdo: Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: PLANO DE ENSINO 2015-1 Carga Horária: 100 h Introdução à Contabilidade, com o desenvolvimento

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE GERAL Código: CTB 100 Pré-requisito: Não há Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

Finanças Corporativas. Prof.: André Carvalhal

Finanças Corporativas. Prof.: André Carvalhal Finanças Corporativas Prof.: André Carvalhal Objetivo do Curso Apresentar e discutir os conceitos básicos de finanças corporativas, em especial avaliação de investimentos e estrutura de capital da firma

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4 Disciplina Estrutura das Demonstrações Contábeis Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Docente: E-mail: Nome da Disciplina: Curso: Carga horária Total (horas): Aulas: Coordenador de Curso: Carine Maria Senger carine.senger@gmail.com; casenger@fecea.br Contabilidade

Leia mais

Plano de Ensino. Departamento Responsável: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Plano de Ensino. Departamento Responsável: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras Plano de Ensino Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: DP0377-EMPREENDEDORISMO

Leia mais

Plano de Ensino. Departamento Responsável: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Carga Horária Semestral: 60 Distribuição da Carga Horária Semestral

Plano de Ensino. Departamento Responsável: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Carga Horária Semestral: 60 Distribuição da Carga Horária Semestral UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras Universidade Federal do Espírito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ENOLOGIA. DISCIPLINA: Administração Financeira PROFESSOR: Nelson de Mello AULA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ENOLOGIA. DISCIPLINA: Administração Financeira PROFESSOR: Nelson de Mello AULA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CURSO DE ENOLOGIA DISCIPLINA: Administração Financeira PROFESSOR: Nelson de Mello AULA 1 16/03/2017 Administração Financeira Prof. Nelson de Mello 1 Ementa:

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 2012/2º 4 Semanal Mensal 4 16 Nome da Disciplina Contabilidade e Análise de Balanço Curso Ciências Econômicas O Patrimônio. Procedimentos Contábeis Básicos.

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Auditoria Carga Horária: (horas/semestre) 50 aulas Semestre Letivo: 8º semestre Professor: Período: Ementa da disciplina: Desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL: - Abordagem teórica sobre IPVA, IPTU e ITR. -Elaboração de memória de cálculo do IOF

PLANO DE ENSINO APURAÇÃO E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL: - Abordagem teórica sobre IPVA, IPTU e ITR. -Elaboração de memória de cálculo do IOF PLANO DE ENSINO Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade e Planejamento Fiscal e Tributário II Carga Horária: (horas/semestre) 47 horas Semestre Letivo / Turno: 5º semestre noturno Professor:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h

PLANO DE ENSINO. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: 00h UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Análise das Demonstrações Contábeis

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras Módulo: III

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

VIABILIDADE FINANCEIRA DE PROJETOS Semana Acadêmica de Administração da UFSC

VIABILIDADE FINANCEIRA DE PROJETOS Semana Acadêmica de Administração da UFSC VIABILIDADE FINANCEIRA DE PROJETOS Semana Acadêmica de Administração da UFSC Francisco A. Moredo Outubro de 2013 Experiência de Mercado Consultor Empreendedor Pesquisador Marble House Trader Tranquilo

Leia mais

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria Série Executiva Finanças, Controladoria e Auditoria SÉRIE EXECUTIVA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO Plano de Negócios Módulo E Ementa da disciplina: PLANO DE ENSINO 2015-1 Carga Horária: 47 h Estudo de negócios fundamentado no seu aspecto conceitual, elementos integrantes do projeto desde a ideia até

Leia mais

EMENTÁRIO. 1º Módulo

EMENTÁRIO. 1º Módulo 2.13 - EMENTÁRIO 1º Módulo Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Portaria de Autorização 186 de 15/12/2007 DOU 22/02/2007 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FORMAÇÃO: Assistente de Finanças 1. Apresentar

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL TURMA 2016 53 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA TURMA 27 Vitória-ES APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Gestão Financeira, Controladoria

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60 Créditos: Pré-requisito(s): Período: V Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: CH Total: 60 Créditos: Pré-requisito(s): Período: V Ano: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PLANO DE APRENDIZAGEM Código: E-mail: Arivaldo.jesus@fasete.edu.br Professor: Me. Arivaldo Ferreira de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR. JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES/ SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Administração Semestre: 2º / 2013

PLANO DE ENSINO. Curso: Administração Semestre: 2º / 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Curso de Administração PLANO DE ENSINO Curso: Administração Semestre: 2º / 2013 Disciplina: Fundamentos

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Letícia Matiolli Grejo Mestre em ciências contábeis 3 anos

PLANO DE ENSINO. Letícia Matiolli Grejo Mestre em ciências contábeis 3 anos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC Grupo de Supervisão Educacional GSE / Gestão Pedagógica GEPED Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Gestão Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Técnico em Logística

Leia mais

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS Aula 3: Modelos Financeiros e Avaliação de Projetos Apresentação. Prof. Rodolfo Leandro de Faria Olivo

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS Aula 3: Modelos Financeiros e Avaliação de Projetos Apresentação. Prof. Rodolfo Leandro de Faria Olivo GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS Aula 3: Modelos Financeiros e Avaliação de Projetos Apresentação Prof. Rodolfo Leandro de Faria Olivo OBJETIVO DA AULA O objetivo da aula 1 é introduzir os conceitos básicos de

Leia mais

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA

Ciências exatas e da terra. Erivelton de Oliveira Alves. PROFESSOR(A) TITULAÇÃO GRANDE ÁREA (CNPq) * EMENTA Disciplinas, ementas e carga horaria DO CURSO DE Especialização Lato Sensu, Gestão Estratégica nos Agronegócios e suas tecnologias, do campus de Santa Helena de Goias. Matemática financeira 15 Nilcyneia

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira. Decisões Financeiras I

Tecnologia em Gestão Financeira. Decisões Financeiras I Tecnologia em Gestão Financeira Decisões Financeiras I Prof. Lélis Pedro de Andrade Iº Semestre 2012 Formiga - MG Planejamento, Tipos e Fontes de Financiamento de Longo Prazo e Crescimento da Empresa Ross,

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

MBA em Finanças e Controladoria. Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 07 Tipos de Avaliação

MBA em Finanças e Controladoria. Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 07 Tipos de Avaliação MBA em Finanças e Controladoria Disciplina: Avaliação de Empresas Valuation Tópico 07 Tipos de Avaliação Objetivos do Tópico 07 20h Objetivo Conhecer os principais métodos de avaliação e calcular o valor

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2018 1º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Introdução à Economia Matemática 0760.002

Leia mais

FINANÇAS ANALISTA FGV

FINANÇAS ANALISTA FGV FINANÇAS ANALISTA FGV ANALISTA FGV - FINANÇAS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Profa. Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer, Doutora 2. APRESENTAÇÃO O programa tem uma abordagem de ensino centrada

Leia mais