Eurobarómetro Standard 84. Opinião pública na União europeia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eurobarómetro Standard 84. Opinião pública na União europeia"

Transcrição

1 Opinião pública na União europeia Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação. Este relatório foi produzido para a Representação da Comissão Europeia em. Este documento não reflecte as opiniões da Comissão Europeia. As interpretações ou opiniões expressas neste relatório são apenas dos seus autores. Onda EB84.3 TNS opinion & social

2 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PORTUGAL Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação. Este relatório foi produzido para a Representação da Comissão Europeia em.

3 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 I. PORTUGAL: O ATUAL CLIMA DA OPINIÃO PÚBLICA 3 II. OS PORTUGUESES E A CIDADANIA 6 III. INFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS MEDIA 9 CONCLUSÃO 12 Por uma equipa composta por Carlos Jalali (U. Aveiro), Marina Costa Lobo (Instituto de Ciências Sociais U. Lisboa), José Santana Pereira (Instituto de Ciências Sociais U. Lisboa) e Patrícia Silva (U. Aveiro).

4 2 INTRODUÇÃO O Eurobarómetro 84 foi realizado no outono de 2015, dando continuidade à análise regular da opinião pública europeia levada a cabo pela Comissão Europeia. Este relatório examina os dados relativos a, em perspetiva comparada com os demais Estados-Membros da União Europeia (UE). O relatório aborda três temas. O primeiro é a avaliação que os portugueses fazem do atual contexto económico, tanto em termos individuais como coletivos. O segundo diz respeito às atitudes e opiniões dos portugueses relativamente à cidadania e europeia. O terceiro é a utilização e as perceções dos portugueses sobre os media e a informação relativa a assuntos políticos nacionais e europeus. Em algumas questões mais relevantes, a opinião pública foi aprofundada através do recurso a análises longitudinais (comparando os resultados atuais com os de inquéritos anteriores) e à desagregação dos perfis sócio-demográficos dos inquiridos. Em, o trabalho de campo deste Eurobarómetro (EB) foi realizado entre os dias 7 e 16 de novembro de A nível, este período ficou marcado pelo tema da formação do governo após as eleições legislativas de 4 de outubro de 2015, tema esse que suscitou fortes reações na opinião pública portuguesa. No dia 9 de novembro dois dias depois do início do trabalho de campo deste Eurobarómetro o XX governo constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, apresentou o seu programa de governo no Parlamento. O resultado da votação deste programa, que teve lugar a 10 de novembro, foi a sua rejeição por uma maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções, acarretando assim a demissão do governo. Os últimos cinco dias de trabalho de campo são assim dominados pelo tema da sucessão deste governo, um processo que foi concluído já depois do fim do trabalho de campo deste EB, no dia 24 de novembro, com a indigitação de António Costa como primeiro-ministro pelo Presidente da República. A nível inter, este período ficou fundamentalmente marcado por uma série de hediondos ataques terroristas em Paris, que geraram um debate alargado sobre os temas da segurança e da integração na Europa. No período anterior aos atentados terroristas, a crise dos refugiados na Europa era o tema dominante na esfera pública inter. No dia 8 de novembro, os ministros da Administração Interna da UE reuniram-se para coordenar os esforços europeus de resposta a esta crise. Ao mesmo tempo, a crise dos refugiados também dava sinais de ser um tema polarizador na opinião pública europeia, sendo disso exemplo uma manifestação antirrefugiados em Berlim, realizada no dia 7 de novembro, que mereceu algum destaque nos media em.

5 3 I. PORTUGAL: O ATUAL CLIMA DA OPINIÃO PÚBLICA Os Eurobarómetros recentes têm denotado a preocupação dos portugueses relativamente ao estado da economia. No gráfico 1.1, apresentamos a avaliação que os portugueses fazem da situação atual da economia do país no outono de Gráfico 1.1 Avaliação da situação atual da economia Os portugueses fazem uma avaliação extremamente negativa da situação da economia, com 91 por cento dos inquiridos a considerarem que a economia está mal ou muito mal. Apenas na Grécia é possível observar uma maior predominância de avaliações negativas do estado da economia. Em, a proporção de pessoas que expressam avaliações positivas está mais de 30 pontos percentuais abaixo da média europeia (40 por cento). Em termos longitudinais, é de salientar uma melhoria na avaliação que é feita da economia ao longo dos últimos dois anos. Assim, no outono de 2013, a proporção de inquiridos que avaliavam negativamente a situação da economia era de 96 por cento, baixando para 94 por cento em 2014 e 91 por cento neste inquérito. Contudo, ao longo deste período, a posição relativa de mudou, passando os portugueses de terceiro para segundo grupo mais pessimista na UE. Ainda mais relevante, a distância em relação à média europeia aumentou. No outono de 2013, a diferença entre as avaliações negativas em e no conjunto dos Estados-Membros da UE era de 28 pontos percentuais, aumentando para 31 pontos percentuais no outono de 2014 e, neste Eurobarómetro, para 34 pontos percentuais. Este padrão sugere que se, por um lado, os portugueses têm melhorado a sua avaliação da situação da economia ao longo dos últimos dois anos, por outro, esta melhoria tem sido muito lenta e não tem acompanhado o ritmo da média europeia. O mesmo padrão emerge no que diz respeito à situação do emprego em, com 93 por cento dos inquiridos a avaliarem-na negativamente. Esta é uma proporção apenas inferior à observada na Grécia (99 por cento) e em Espanha (94 por cento). Neste indicador, também se constata uma ligeira melhoria em comparação com 2013: na primavera desse ano, as avaliações negativas relativamente ao emprego em eram partilhadas por 98 por cento dos inquiridos. Contudo, mais uma vez, em a melhoria tem sido mais lenta do que na UE.

6 4 Na primavera de 2013, a diferença nas percentagens de avaliações negativas entre e o conjunto dos Estados-Membros era de 18 pontos percentuais, enquanto que no outono de 2015 atinge os 26 pontos percentuais. Este pessimismo relativamente aos indicadores económicos nacionais também encontra eco na avaliação que os portugueses fazem da situação da economia europeia e da sua própria situação financeira e profissional. Neste Eurobarómetro, 68 por cento dos inquiridos avaliam a situação da economia europeia como sendo má ou muito má o valor mais elevado da UE, cuja média se situa nos 50 por cento, e apenas igualado pela França. Tal como nas questões anteriores, os padrões observados no outono de 2015 representam uma melhoria relativamente a 2013, ano em que a proporção de avaliações negativas atingia 87 por cento na primavera (Eurobarómetro 79) e mantinha-se em 86 por cento no outono (Eurobarómetro 80). Contudo, nesta questão, o declínio nas avaliações negativas em parece estar a ocorrer a um ritmo semelhante ao observado na UE: no outono de 2013, a diferença entre e a média europeia era de 21 pontos percentuais, sendo que agora é de 18 pontos percentuais. No que diz respeito à situação financeira do agregado familiar, esta é descrita como má ou muito má por 57 por cento dos portugueses, um valor apenas inferior ao verificado na Grécia (76 por cento) e quase o dobro da média europeia (30 por cento). O padrão não se altera quando analisamos a avaliação que os inquiridos fazem da sua situação profissional: 43 por cento expressam avaliações negativas, sendo este um valor apenas inferior aos observados na Grécia (52 por cento) e na Bulgária (48 por cento), situando-se 18 pontos percentuais acima da média europeia (25 por cento). Contudo, e como ilustra o gráfico 1.2, estes resultados também denotam uma melhoria relativamente a 2013, com a proporção de avaliações negativas a apresentar um decréscimo, em ambos os casos, de 11 pontos percentuais em relação ao Eurobarómetro 80. Trata-se de uma variação não apenas positiva mas consideravelmente superior à observada no âmbito da avaliação da situação da economia e do emprego no país (em ambos os casos, 5 pontos percentuais de diferença relativamente a 2013). Gráfico 1.2 Evolução da avaliação da situação profissional e financeira dos inquiridos Para além disso, em ambos os indicadores há uma aproximação entre os valores observados em e a média europeia, com a diferença entre as respetivas percentagens de avaliações negativas da situação financeira do agregado familiar a passar de 33 pontos percentuais no outono de 2013 para 27 pontos percentuais neste Eurobarómetro.

7 5 Por sua vez, a diferença entre as taxas relativas à situação profissional passou de 25 pontos percentuais no outono de 2013 para 18 pontos percentuais neste último outono. Estes resultados sugerem que a evolução positiva na avaliação que os portugueses fazem da sua situação individual ao longo dos últimos dois anos é mais pronunciada que a evolução da avaliação da situação coletiva do país. Ao mesmo tempo, convém não ignorar que, apesar destas melhorias, continua a apresentar percentagens comparativamente muito baixas de inquiridos que expressam avaliações positivas, sendo que, em geral, os padrões portugueses são apenas melhores que os da Grécia. Neste contexto, como avaliam os portugueses o papel dos setores público e privado na criação de emprego, e a relação entre estes dois setores no que diz respeito ao investimento? O gráfico 1.3 apresenta dados relativos a estas duas questões. Gráfico 1.3 Papel dos setores público e privado na promoção de emprego e investimento (percentagem de inquiridos que tendem a concordar / concordam totalmente com as afirmações) Os portugueses estão entre os que mais concordam que o setor privado está melhor posicionado do que o setor público para criar novos empregos, com esta afirmação a merecer a concordância de três em cada quatro inquiridos, uma proporção excedida apenas em Malta e na Finlândia. Contudo, é necessária alguma cautela na leitura destes resultados. Com efeito, os dados apresentados no gráfico 1.3 representam a soma dos inquiridos que concordam totalmente e que tendem a concordar com esta afirmação. No caso português, este grupo é sobretudo composto por inquiridos que tendem a concordar (55 por cento do total dos inquiridos). Quando identificamos apenas os que concordam totalmente, verificamos que apresenta níveis substancialmente mais baixos de apoio à ideia de uma maior eficácia da iniciativa privada (21 por cento), próximos embora inferiores à média europeia (22 por cento). No que diz respeito à afirmação Os fundos públicos devem ser usados para estimular o investimento do setor privado ao nível da UE, esta é alvo de concordância por parte da maioria dos portugueses, a um nível próximo mas inferior à média europeia. Contudo, também este resultado deriva maioritariamente de inquiridos que tendem a concordar. Examinando apenas os que concordam totalmente, apresenta o quinto nível mais baixo de concordância da UE, com 14 por cento (média europeia de 18 por cento).

8 6 II. OS PORTUGUESES E A CIDADANIA O gráfico 2.1 apresenta dados relativos ao sentimento de cidadania europeia dos portugueses em perspetiva comparada. 2.1 Sentimento de cidadania europeia (percentagem de inquiridos que se consideram cidadãos europeus) Gráfico Neste inquérito, a percentagem de portugueses que se consideram cidadãos europeus é de 72 por cento, correspondente a uma substancial maioria dos inquiridos e bastante superior à média europeia. Quando analisado longitudinalmente, este resultado representa um aumento assinalável relativamente a Eurobarómetros recentes. No outono de 2013, a proporção de portugueses que se consideravam cidadãos europeus era de 58 por cento, valor ligeiramente inferior à média europeia na altura (59 por cento). Estes dados representam a soma dos inquiridos que responderam sim, certamente que sim e sim, em parte sim quando inquiridos se se sentem cidadãos europeus. É de assinalar que, quando desagregamos este total, os portugueses estão sobretudo no campo dos que se consideram parcialmente cidadãos europeus (52 por cento). Os que se consideram certamente cidadãos europeus correspondem a 20 por cento dos inquiridos uma proporção inferior à média europeia (25 por cento). O rácio entre os que se consideram em parte e certamente cidadãos europeus é de 2,6:1 em. Este é o segundo rácio mais alto da UE, sendo apenas inferior ao da Grécia. Tal indicia um núcleo comparativamente restrito de indivíduos com um forte sentimento de cidadania europeia em, embora, globalmente, os portugueses se considerem cidadãos europeus. Quando inquiridos sobre o grau de conhecimento que têm dos seus direitos enquanto cidadãos europeus, os portugueses refletem perfeitamente a média europeia, com 49 por cento dos inquiridos que afirmam conhecer ( certamente ou em parte ) os seus direitos. O mesmo é verificado quando se lhes pergunta se gostariam de saber mais sobre os seus direitos como cidadãos da UE: em, 65 por cento respondem afirmativamente, mais uma vez replicando a média europeia. A semelhança do que se observa na UE como um todo, há em uma maioria de inquiridos que se consideram simultaneamente portugueses e europeus, embora coloquem a sua idade à frente da sua identidade europeia (gráfico 2.2).

9 7 Gráfico 2.2 Identificação e europeia (percentagem de inquiridos que se sentem...) As diferenças entre e a média europeia são escassas. apresenta um valor ligeiramente inferior de inquiridos que se consideram mais europeus do que portugueses ou unicamente europeus (4 por cento, contra 6 por cento a nível europeu). Ao mesmo tempo, apresenta um valor ligeiramente inferior de inquiridos que se consideram unicamente portugueses. Uma das dimensões centrais da identidade e cultural dos indivíduos é a língua. Quando inquiridos sobre a aprendizagem de outras línguas para além da, os portugueses estão entre os que mais estão de acordo com a seguinte afirmação: Todas as pessoas na UE deveriam saber falar pelo menos outra língua para além da sua língua materna. No total, 93 por cento dos portugueses concordam (totalmente ou tendencialmente) com esta ideia, um valor acima da média europeia (86 por cento). Apenas seis Estados-Membros apresentam uma taxa de concordância superior à de relativamente a esta afirmação. Quando inquiridos sobre as principais vantagens de aprender uma nova língua, os portugueses salientam, em primeiro lugar, benefícios em termos profissionais poder trabalhar noutros países (52 por cento). Esta é também a principal vantagem identificada pelos europeus em geral. Contudo, os portugueses diferem dos europeus no que diz respeito à segunda vantagem mais referida. Se nos Estados-Membros da UE esta apresenta um cariz mais lúdico ( para falar durante as férias no estrangeiro, 46 por cento), em assume uma dimensão distinta, centrada no diálogo intercultural: 51 por cento dos portugueses consideram que a aprendizagem de uma nova língua permite compreender as pessoas de outras culturas. Este resultado é consistente com a avaliação muito positiva que os portugueses fazem da imigração, com 64 por cento a considerarem que os imigrantes são um contributo importante para o país. Esta é uma proporção substancialmente superior à média europeia (41 por cento) e a quinta mais alta da UE. No gráfico 2.3 apresentamos a opinião sobre os valores dos diferentes Estados-Membros da UE. Como se pode ver, a maioria dos portugueses considera que estes países partilham valores próximos, mais do que a média europeia. De seguida, o gráfico 2.4 apresenta a imagem da União Europeia nos 28 Estados-Membros.

10 8 Gráfico 2.3 Grau de proximidade dos diferentes Estados-Membros da UE em termos de valores Gráfico 2.4 Imagem da União Europeia A UE surge neste Eurobarómetro com uma imagem mais positiva em que a média europeia (42 por cento, contra 37 por cento na UE), o que constitui uma franca recuperação da imagem da UE em relação aos dois últimos relatórios. No outono de 2013, os portugueses que tinham uma imagem negativa da UE (39 por cento) eram mais numerosos do que os que exprimiam imagens positivas (22 por cento). No outono de 2014, a imagem da UE apresentava um saldo positivo, embora continuasse abaixo da média europeia. Neste relatório, a opinião pública portuguesa reassume uma posição substancialmente pró-europeia, com grande parte dos portugueses a afirmar ter uma imagem positiva da UE (42 por cento), contra 41 por cento de inquiridos que olham de forma neutra e 15 por cento de maneira negativa para a UE.

11 9 III. INFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS MEDIA O gráfico 3.1 apresenta dados relativos à perceção dos inquiridos sobre o seu grau de informação a respeito de assuntos europeus. Esta perceção é medida numa escala de 0 a 3, em que 3 significa muito bem informado/a e 0 significa nada informado/a 1. Gráfico 3.1 Sentimento de informação sobre assuntos europeus (escala de 0-3) Os portugueses consideram-se ligeiramente menos bem informados sobre os assuntos europeus (índice de 1,29) que a média europeia (1,33). Contudo, este índice oculta diferenças consideráveis entre grupos sócio-demográficos no nosso país, como o gráfico 3.2 ilustra. Assim, é entre as domésticas, os inquiridos que abandonaram os estudos mais cedo, os mais idosos e os residentes em aldeias e zonas rurais que o sentimento de informação sobre os assuntos europeus é mais baixo. Por sua vez, os quadros superiores e os que prosseguiram os estudos durante mais tempo consideram-se substancialmente mais bem informados. Há duas notas adicionais a destacar nestes resultados. Primeiro, a relação entre grau de urbanização e a perceção de grau de informação não é linear, com os residentes em vilas e pequenas cidades a apresentarem melhores resultados que os residentes nas grandes cidades. Segundo, um padrão semelhante emerge no que diz respeito à idade: uma relação curvilínea, com os mais jovens (15-24 anos) e os mais idosos (mais de 55 anos) a considerar-se menos bem informados que as faixas etárias intermédias. O resultado dos mais jovens afigura-se potencialmente como o mais surpreendente. Na medida em que esta é uma faixa etária que sempre viveu no seio da UE, poder-se-ia esperar um sentimento de informação mais elevado. 1 O cálculo deste índice ponderou de seguinte forma as quatro respostas válidas à questão: 3 - Muito bem informado(a); 2 - Bem informado(a); 1- Mal informado(a); 0 - Nada informado(a).

12 10 Gráfico 3.2 Sentimento de informação individual sobre assuntos europeus por grupos sócio-demográficos (escala de 0-3) O gráfico 3.3 apresenta dados sobre qual é a principal fonte de informação dos portugueses sobre assuntos políticos europeus e nacionais. Gráfico 3.3 Principal fonte de informação sobre assuntos políticos nacionais e europeus

13 11 A televisão constitui a principal fonte de informação sobre assuntos europeus e domésticos, tanto na UE como em. Contudo, emerge aqui uma diferença substancial entre os resultados nacionais e o padrão global da UE, com a dependência da televisão como fonte de informação a ser mais acentuada entre os portugueses do que entre os europeus em geral. Com efeito, está entre os países em que as pessoas mais recorrem à televisão como principal fonte de informação sobre assuntos políticos. Tal ocorre quer no que diz respeito aos assuntos políticos nacionais aspeto em que apenas a Bulgária (75 por cento) e a Roménia (82 por cento) ultrapassam quer nos assuntos políticos europeus, onde apenas a Roménia (74 por cento) apresenta um maior peso da televisão. Esta maior dependência na televisão leva a que as demais fontes tenham um peso menor em do que na UE como um todo. Entre estas fontes, a maior diferença reside nas fontes digitais (websites, redes sociais), com o recurso a estas como principal fonte de informação em a situar-se 11 pontos percentuais abaixo da UE no que diz respeito aos assuntos políticos nacionais e 9 pontos percentuais nos assuntos políticos europeus. No que diz respeito à forma como os meios de comunicação social nacionais apresentam a UE, os portugueses estão entre os que mais consideram que tal é feito de forma objetiva. Apenas a Finlândia (67 por cento) e a Lituânia (66 por cento) apresentam valores mais altos que (65 por cento) no que diz respeito à perceção de objetividade da televisão. Quanto à rádio, apenas a Lituânia (64 por cento) supera (63 por cento). No caso da imprensa, apresenta o quinto nível de perceção de objetividade mais alto (60 por cento), embora aqui o resultado seja afetado pela elevada proporção de inquiridos em que não sabe ou não responde a esta questão considerando apenas as respostas válidas, apresenta o nível de perceção de objetividade da imprensa mais alto em toda a UE. Como vimos, o recurso às redes sociais online enquanto principal fonte de informação é muito limitado em. Apesar disso, os portugueses avaliam positivamente o papel destas redes no envolvimento político dos cidadãos, à semelhança dos seus congéneres europeus (gráfico 3.4). Ao mesmo tempo, é de destacar que uma larga maioria dos portugueses e dos europeus em geral não confia nas informações sobre assuntos políticos veiculadas pelas redes sociais. Gráfico 3.4 Avaliação do papel das redes sociais na informação e participação política (percentagem que concorda, excluindo não sabe/não responde)

14 12 CONCLUSÃO No relatório anterior (relativo ao Eurobarómetro 82, do outono de 2014) notámos que, embora as perceções negativas dos portugueses prevalecessem, surgiam também sinais de uma perspetiva mais positiva. Os dados deste Eurobarómetro confirmam esta apreciação. Nas várias questões sobre a avaliação da atual situação económica, financeira e laboral, observa-se um decréscimo das avaliações negativas em relação a Eurobarómetros de anos recentes. Este decréscimo é sobretudo relevante nas questões relacionadas com a situação financeira do agregado familiar e a situação profissional do inquirido, onde a melhoria dos resultados nacionais representa uma aproximação à média europeia. Contudo, importa também notar que esta melhoria está ainda longe de inverter o padrão de avaliações negativas que caracterizou os anteriores Eurobarómetros. Tal é evidente não só em termos absolutos, como também relativos. Este relatório apresenta a opinião sobre cinco dimensões da situação atual. Destas, surge como o país mais negativo em uma (situação económica europeia); como o segundo país mais negativo em duas (situação financeira do agregado e estado da economia ); e, por fim, como o terceiro país mais negativo nas restantes duas dimensões (situação laboral no país e individual). Globalmente, apenas a Grécia apresenta um quadro mais negro que o observado em. Esta evolução positiva também encontra eco na avaliação da União Europeia. O indicador mais importante prende-se com a imagem positiva da UE, relativamente ao qual, neste Eurobarómetro, retoma uma posição acima da média europeia. Como notámos no do Eurobarómetro 80, o início do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro no nosso país coincidiu com um declínio acentuado na imagem da UE. Esta queda atingiria um pico no outono de 2013, quando a proporção de inquiridos com uma imagem negativa da UE era de 39 por cento e apenas 22 por cento perspetivavam a UE de forma positiva na altura, este valor era o terceiro mais baixo da UE. Neste Eurobarómetro, a imagem da UE em regressa aos valores préresgate, inclusive superando os verificados no último Eurobarómetro efectuado antes do pedido de ajuda externa, do outono de 2010, com a UE a suscitar uma imagem positiva a 42 por cento dos inquiridos (contra 40 por cento no outono de 2010) e uma imagem negativa a 15 por cento dos portugueses (contra 19 por cento no outono de 2010). Neste capítulo, é também de destacar o facto de os portugueses apresentarem valores acima da média europeia no que diz respeito ao sentimento de cidadania europeia e à perceção de proximidade dos diferentes Estados-Membros em termos dos seus valores. O nível de informação sobre assuntos europeus que os portugueses afirmam possuir situa-se muito próximo da média europeia. Contudo, existem diferenças consideráveis entre grupos sócio-demográficos. Entre estes, é de destacar a faixa etária entre os 15 e 24 anos de idade. O valor do indicador para este grupo não é distinto da média, mas é mais baixo que o observado nas faixas etárias intermédias (entre 25 e 54 anos), o que contrasta com anteriores Eurobarómetros e com as nossas expectativas relativamente aos portugueses que já nasceram num membro das Comunidades Europeias. Este relatório também confirmou o papel esmagador da televisão enquanto fonte de informação no nosso país, muito mais que na generalidade dos países europeus. Os dados indicam ainda que os portugueses classificam os seus meios de comunicação social tradicionais como sendo objetivos na forma como apresentam a UE. As atitudes dos portugueses em relação aos novos media não destoam do padrão europeu, considerando estes como um bom instrumento para gerar interesse e participação política, mas também apresentando sérias reservas quanto à fiabilidade das notícias publicadas nas redes sociais.

PORTUGAL. Eurobarómetro Standard 88 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA. Relatório nacional.

PORTUGAL. Eurobarómetro Standard 88 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA. Relatório nacional. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PORTUGAL http://ec.europa.eu/commfrontoffice/publicopinion Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direção-Geral da Comunicação. Este relatório

Leia mais

EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA

EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2006 RELATÓRIO NACIONAL Standard Eurobarometer 65 / Spring 2006 TNS Opinion & Social SUMÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

EUROBARÓMETRO 71 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA

EUROBARÓMETRO 71 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 71 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2009 RELATÓRIO NACIONAL Standard Eurobarometer 71 / Spring 2009 TNS Opinion & Social SUMÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

Eurobarómetro Standard 78. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2012 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL

Eurobarómetro Standard 78. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2012 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Eurobarómetro Standard 78 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2012 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação Este

Leia mais

Eurobarómetro Standard 82. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2014 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL

Eurobarómetro Standard 82. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2014 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Eurobarómetro Standard 82 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 14 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação Este relatório

Leia mais

Inquérito Eurobarómetro standard da primavera de 2014: eleições europeias marcaram a diferença

Inquérito Eurobarómetro standard da primavera de 2014: eleições europeias marcaram a diferença COMISSÃO EUROPEIA COMUNICADO DE IMPRENSA Bruxelas, 25 de julho de 2014 Inquérito Eurobarómetro standard da primavera de 2014: eleições europeias marcaram a diferença Os resultados do último inquérito Eurobarómetro

Leia mais

Eurobarómetro Standard 76. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2011 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL

Eurobarómetro Standard 76. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2011 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Eurobarómetro Standard 76 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2011 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação Este

Leia mais

Parlamento Europeu Eurobarómetro (EB/PE 84.1) Parlómetro 2015 Parte I Os principais desafios para a UE, migração e a situação económica e social

Parlamento Europeu Eurobarómetro (EB/PE 84.1) Parlómetro 2015 Parte I Os principais desafios para a UE, migração e a situação económica e social Direção-Geral da Comunicação Unidade do Acompanhamento da Opinião Pública Bruxelas, 14 de outubro de 2015 Parlamento Europeu Eurobarómetro (EB/PE 84.1) Parlómetro 2015 Parte I Os principais desafios para

Leia mais

Eurobarómetro Standard 90. Opinião pública na União Europeia

Eurobarómetro Standard 90. Opinião pública na União Europeia Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direção-Geral da Comunicação. Este relatório foi produzido para a Representação da Comissão Europeia em. Este documento não reflete as

Leia mais

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte Parlómetro ANEXO SOCIODEMOGRÁFICO

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte Parlómetro ANEXO SOCIODEMOGRÁFICO Direção-Geral da Comunicação UNIDADE DO ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte Parlómetro ANEXO SOCIODEMOGRÁFICO

Leia mais

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/EP 82.4) Parlómetro 2014 SÍNTESE ANALÍTICA

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/EP 82.4) Parlómetro 2014 SÍNTESE ANALÍTICA Directorate-General for Communication Public Opinion Monitoring Unit Bruxelas, 30 de janeiro de 2015 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/EP 82.4) Parlómetro 2014 SÍNTESE ANALÍTICA Cobertura: População:

Leia mais

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5)

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) Direção-Geral da Comunicação UNIDADE DO ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) DESTAQUE SOCIODEMOGRÁFICO Parte económica e social Bruxelas, agosto de 2013 Cobertura:

Leia mais

Eurobarómetro Standard 86. Opinião pública na União europeia

Eurobarómetro Standard 86. Opinião pública na União europeia Relatório nacional Opinião pública na União europeia Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação. Este relatório foi produzido para a Representação

Leia mais

8 de março de 2013: Dia Internacional da Mulher. Mulheres e desigualdades de género no contexto da crise

8 de março de 2013: Dia Internacional da Mulher. Mulheres e desigualdades de género no contexto da crise Direção-Geral da Comunicação UNIDADE DO ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA Bruxelas, 26 de fevereiro de 2013 8 de março de 2013: Dia Internacional da Mulher Mulheres e desigualdades de género no contexto

Leia mais

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69.2) Primavera Síntese analítica

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69.2) Primavera Síntese analítica Direcção-Geral da Comunicação Direcção C Relações com os Cidadãos UNIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA 15/09/2008 ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69.2)

Leia mais

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB Standard 70) Outono de 2008 Análises

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB Standard 70) Outono de 2008 Análises Direcção-Geral da Comunicação Direcção C Relações com os cidadãos Unidade Sondagens de Opinião ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Estrasburgo, 12 de Dezembro de 2008 Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB Standard

Leia mais

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte económica e social SÍNTESE ANALÍTICA

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte económica e social SÍNTESE ANALÍTICA Direção-Geral da Comunicação Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública Bruxelas, 15 de setembro de 2013 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte económica

Leia mais

Ajuda e Cooperação para o Desenvolvimento da UE PORTUGAL. Eurobarómetro Especial 441

Ajuda e Cooperação para o Desenvolvimento da UE PORTUGAL. Eurobarómetro Especial 441 Metodologia: Entrevistas directas pessoais PORTUGAL Novembro - Dezembro 2015 RESUMO DA ANÁLISE POR PAÍS Em Portugal, mais de nove em cada dez inquiridos considera que ajudar as pessoas nos países em desenvolvimento

Leia mais

Coordenado pela Direção-Geral da Comunicação

Coordenado pela Direção-Geral da Comunicação Eurobarómetro 76.3 Parlametro Inquérito efetuado pela TNS Opinion & Social a pedido do Parlamento Europeu Coordenado pela Direção-Geral da Comunicação «Parlametro» ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 SÍNTESE...5 I.

Leia mais

EUROBARÓMETRO 64 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA

EUROBARÓMETRO 64 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Euro Commis Standard Eurobarometer EUROBARÓMETRO 64 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 005 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Standard Eurobarometer 64 / Autumn 005 TNS Opinion & Social A sondagem foi encomendada

Leia mais

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. Eurobarómetro Especial n.º 300 Primavera de 2008 Primeiros resultados brutos: média europeia e grandes tendências nacionais

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. Eurobarómetro Especial n.º 300 Primavera de 2008 Primeiros resultados brutos: média europeia e grandes tendências nacionais Direcção-geral da Comunicação UNIDADE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS Bruxelas, 30 de Junho de 2008 Eurobarómetro Especial n.º 300 Primavera de 2008 Primeiros resultados brutos:

Leia mais

ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009

ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Direcção-Geral da Comunicação UNIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA 15/09/2008 ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB Standard 69) Primavera 2008 Primeiros resultados globais:

Leia mais

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte institucional RESUMO ANALÍTICO

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte institucional RESUMO ANALÍTICO Direção-Geral da Comunicação Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública Bruxelas, 21 de agosto de 2013 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB79.5) «A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014» Parte institucional

Leia mais

ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA Baseada nos resultados cumulativos dos inquéritos EB 68, 69 e 70

ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA Baseada nos resultados cumulativos dos inquéritos EB 68, 69 e 70 Directorate General for Communication Direction C Relations avec les citoyens PUBLIC OPINION MONITORING UNIT Bruxelas, 26 de Fevereiro de 2009 ANÁLISE SOCIODEMOGRÁFICA Baseada nos resultados cumulativos

Leia mais

Relatório Síntese da Bússola Eleitoral, 2 A política económica vista pelos Eleitores

Relatório Síntese da Bússola Eleitoral, 2 A política económica vista pelos Eleitores Relatório Síntese da Bússola Eleitoral, A política económica vista pelos Eleitores 0.0.1 Marina Costa Lobo, José Santana Pereira, Edalina Sanches Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Leia mais

Síntese do Provedor de Justiça O Provedor de Justiça Europeu e os direitos dos cidadãos

Síntese do Provedor de Justiça O Provedor de Justiça Europeu e os direitos dos cidadãos Provedor de Justiça Europeu Síntese do Provedor de Justiça O Provedor de Justiça Europeu e os direitos dos cidadãos Eurobarómetro especial Conduzido por TNS Opinion & Social, a pedido do Parlamento Europeu

Leia mais

EUROBARÓMETRO 66 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 2006 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL

EUROBARÓMETRO 66 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 2006 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL C Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 66 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 2006 Standard Eurobarometer 66 / Autumn 2006 TNS Social & Political Standard Eurobarometer 61 / Spring

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

EUROBARÓMETRO 71 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA

EUROBARÓMETRO 71 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 71 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2009 Standard Eurobarometer 71 / Spring 2009 TNS Opinion & Social RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Esta

Leia mais

Resultados sob embargo até divulgação pela Antena 1 (e RTP, JN e DN online) no dia 17 de outubro às 18h00

Resultados sob embargo até divulgação pela Antena 1 (e RTP, JN e DN online) no dia 17 de outubro às 18h00 BARÓMETRO DE OUTUBRO 2014 CESOP/UCP PARA ANTENA 1, RTP, JN E DN Resultados sob embargo até divulgação pela Antena 1 (e RTP, JN e DN online) no dia 17 de outubro às 18h00 0. Ficha técnica Ficha técnica

Leia mais

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/PE 79.5) "A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014" Parte Parlómetro SÍNTESE ANALÍTICA

Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/PE 79.5) A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014 Parte Parlómetro SÍNTESE ANALÍTICA Direção Geral da Comunicação Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/PE 79.5) "A UM ANO DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014" Parte Parlómetro SÍNTESE ANALÍTICA Bruxelas,

Leia mais

ESTUDO Série «Acompanhamento da Opinião Pública» Direção-Geral da Comunicação

ESTUDO Série «Acompanhamento da Opinião Pública» Direção-Geral da Comunicação Parlómetro 2016 Visão analítica Eurobarómetro especial do Parlamento Europeu ESTUDO Série «Acompanhamento da Opinião Pública» Direção-Geral da Comunicação Autor: Jacques Nancy, Unidade do Acompanhamento

Leia mais

Informações gerais sobre o respondente

Informações gerais sobre o respondente Consulta pública sobre a avaliação REFIT da legislação da UE em matéria de produtos fitofarmacêuticos e resíduos de pesticidas Os campos assinalados com um asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

Leia mais

Direcção-Geral da Comunicação Direcção C - Relações com os cidadãos UNIDADE SONDAGENS DE OPINIÃO 24 de Março de 2009

Direcção-Geral da Comunicação Direcção C - Relações com os cidadãos UNIDADE SONDAGENS DE OPINIÃO 24 de Março de 2009 Direcção-Geral da Comunicação Direcção C - Relações com os cidadãos UNIDADE SONDAGENS DE OPINIÃO 24 de Março de 2009 OS EUROPEUS E A CRISE ECONÓMICA Eurobarómetro normal (EB 71) População: cidadãos da

Leia mais

SONDAGEM POLÍTICA NOVEMBRO 2016 / ANTENA 1, RTP, JN E DN

SONDAGEM POLÍTICA NOVEMBRO 2016 / ANTENA 1, RTP, JN E DN SONDAGEM POLÍTICA NOVEMBRO 2016 / ANTENA 1, RTP, JN E DN Resultados dos pontos 1 e 2 sob embargo até divulgação pela Antena 1, RTP, JN e DN no dia 25 de novembro às 07h00 (e versões impressas de dia 25)

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis DEZEMBRO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 5 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 5 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis OUTUBRO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 5 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 5 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 6

Leia mais

Resultados sob embargo até divulgação pelo JN, DN, RTP e Antena 1 no dia 5 de Março à 01h00

Resultados sob embargo até divulgação pelo JN, DN, RTP e Antena 1 no dia 5 de Março à 01h00 SONDAGEM SOBRE CRISE ECONÓMICA E REFORMA DO ESTADO CESOP/UCP PARA ANTENA 1, RTP, JN E DN Resultados sob embargo até divulgação pelo JN, DN, RTP e Antena 1 no dia 5 de Março à 01h00 0. Ficha técnica Ficha

Leia mais

A ÁGUA: UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO IBÉRICA. José Gomes Ferreira e Luísa Schmidt Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

A ÁGUA: UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO IBÉRICA. José Gomes Ferreira e Luísa Schmidt Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa A ÁGUA: UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO IBÉRICA José Gomes Ferreira e Luísa Schmidt Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa 1. Introdução A temática da água tem ocupado a agenda política europeia

Leia mais

A redução da população residente atenuou-se em 2017

A redução da população residente atenuou-se em 2017 Estimativas de População Residente em Portugal 217 15 de junho de 218 A redução da população residente atenuou-se em 217 Em 31 de dezembro de 217, a população residente em Portugal foi estimada em 1 291

Leia mais

Estudo pós-eleitoral 2014 ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014

Estudo pós-eleitoral 2014 ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014 Directorate-General for Communication PUBLIC OPINION MONITORING UNIT Brussels, October 2014 Estudo pós-eleitoral 2014 ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2014 SÍNTESE ANALÍTICA Cobertura: UE 28 População: 27 331 europeus

Leia mais

Colóquio de 2 de Março de "Horizonte 2014: Que ligações existem entre as mulheres e a União Europeia? "

Colóquio de 2 de Março de Horizonte 2014: Que ligações existem entre as mulheres e a União Europeia? Direcção-Geral da Comunicação Direcção C Relações com os Cidadãos UNIDADE DE ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA Bruxelas, 5 de Março de 2010 Colóquio de 2 de Março de 2010 "Horizonte 2014: Que ligações

Leia mais

GABINETE DE ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO

GABINETE DE ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO 25-213 GABINETE DE ESTRATÉGIA E PLANEAMENTO Equipa de Estudos e Políticas de Segurança Social Sistema de Proteção Social de Cidadania Subsistema de Solidariedade Eventualidades: Insuficiência de recursos,

Leia mais

Parlametro novembro de 2012 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/PE 78.2)

Parlametro novembro de 2012 Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/PE 78.2) Direção-Geral da Comunicação Unidade de Acompanhamento da Opinião Pública Bruxelas, 14 de fevereiro de 2013. Parlametro novembro de Eurobarómetro do Parlamento Europeu (EB/PE 78.2) SÍNTESE ANALÍTICA Cobertura:

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO Dia Internacional do Idoso 2005 28 de Setembro de 2005 DIA INTERNACIONAL DO IDOSO A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1 de Outubro como Dia Internacional do Idoso, pela resolução 45/106

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2016 Nº 01/2017 Março 2017 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO 1. ACTIVIDADE ECONÓMICA De acordo com o Eurostat, no 4º trimestre de 2016, o PIB

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis AGOSTO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 5 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 5 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 6

Leia mais

Resultados dos exames do 9º ano de escolaridade ES3 QUINTA DO MARQUÊS. OEIRAS RESULTADOS DOS EXAMES DO 9º ANO DE ESCOLARIDADE 2006/2011

Resultados dos exames do 9º ano de escolaridade ES3 QUINTA DO MARQUÊS. OEIRAS RESULTADOS DOS EXAMES DO 9º ANO DE ESCOLARIDADE 2006/2011 1 ES3 QUINTA DO MARQUÊS. OEIRAS RESULTADOS DOS EXAMES DO 9º ANO DE ESCOLARIDADE 2006/2011 2 3 INTRODUÇÃO 4 EVOLUÇÃO DAS MÉDIAS DE EXAME E DOS DIFERENCIAIS CIF-CE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 12 RESULTADOS

Leia mais

Envelhecimento em Lisboa, Portugal e Europa. Uma Perspectiva Comparada, de M. V. Cabral, P. A. da Silva e M. T. Batista (eds.), por Paula Albuquerque

Envelhecimento em Lisboa, Portugal e Europa. Uma Perspectiva Comparada, de M. V. Cabral, P. A. da Silva e M. T. Batista (eds.), por Paula Albuquerque RECENSÃO Envelhecimento em Lisboa, Portugal e Europa. Uma Perspectiva Comparada, de M. V. Cabral, P. A. da Silva e M. T. Batista (eds.), por Paula Albuquerque Análise Social, 223, lii (2.º), 2017 issn

Leia mais

Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios

Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios Estimativas de População Residente 09 de Junho 2010 Estimativas de População Residente, Portugal, NUTS II, NUTS III e Municípios A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população

Leia mais

O Portugal que temos. o que imaginamos

O Portugal que temos. o que imaginamos O Portugal que temos e o que imaginamos 3 Religião Religião A esmagadora maioria dos portugueses declara pertencer à religião Católica. E esse valor não se tem alterado ao longo dos últimos anos. Em contrapartida,

Leia mais

A fecundidade em Portugal: Como seria sem as mulheres imigrantes?

A fecundidade em Portugal: Como seria sem as mulheres imigrantes? A fecundidade em Portugal: Como seria sem as mulheres imigrantes? MADALENA RAMOS, ISCTE-IUL, CIES-IUL (madalena.ramos@iscte.pt) ANA CRISTINA FERREIRA, ISCTE-IUL, DINÂMIA/CET-ISCTE-IUL (cristina.ferreira@iscte.pt)

Leia mais

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB Standard 71) - Primavera de 2009 Súmula Analítica

ELEIÇÕES EUROPEIAS Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB Standard 71) - Primavera de 2009 Súmula Analítica Direcção-Geral da Comunicação Direcção C - Relações com os cidadãos UNIDADE "SONDAGENS DE OPINIÃO" ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 Bruxelas, 27 de Março de 2009 Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB Standard 71)

Leia mais

EUROBARÓMETRO 72 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO

EUROBARÓMETRO 72 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 72 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 2009 Standard Eurobarometer 72 / Autumn 2009 TNS Opinion & Social RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Esta sondagem

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis MARÇO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis JANEIRO DE 2016 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 5 III Preço

Leia mais

EUROBARÓMETRO 68 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO

EUROBARÓMETRO 68 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 68 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 2007 RELATÓRIO NACIONAL Standard Eurobarometer 68 / Autumn 2007 TNS Opinion & Social SUMÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre

Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre Estatísticas Demográficas 2017 15 de novembro de 2018 Número de casamentos aumenta e número de divórcios volta a diminuir; mortalidade infantil regista o valor mais baixo de sempre A situação demográfica

Leia mais

Em 2015, o Algarve foi a região com maior crescimento, impulsionado pelo setor do turismo

Em 2015, o Algarve foi a região com maior crescimento, impulsionado pelo setor do turismo Contas Regionais 2014 e 2015Pe 16 de dezembro de 2016 Em 2015, o Algarve foi a região com maior crescimento, impulsionado pelo setor do turismo De acordo com os resultados preliminares de 2015, no Algarve

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 341/XIII/1.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 341/XIII/1.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 341/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que equipare ao sector público o regime do sector privado, em que é permitido, a quem pretender, continuar a trabalhar depois

Leia mais

Eurobarómetro Standard 80. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2013 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL

Eurobarómetro Standard 80. OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2013 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Eurobarómetro Standard 80 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA Outono 2013 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL Esta sondagem foi encomendada e coordenada pela Comissão Europeia, Direcção-Geral da Comunicação Este

Leia mais

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA?

COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM A UNIÃO EUROPEIA? O QUE É A UNIÃO EUROPEIA? A União Europeia é uma união de países democráticos europeus, que partilham valores comuns e que se encontram empenhados num projeto

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2016 Nº 04/2016 Dezembro 2016 Noruega Letónia Itália Reino Unido França Dinamarca Aústria Bélgica Estónia Suiça Alemanha Portugal Republica

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis ABRIL DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 4 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 5 Consumo

Leia mais

EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2006 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL

EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2006 RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL C Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 65 OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA PRIMAVERA 2006 Standard Eurobarometer 65 / Spring 2006 TNS Social & Political Standard Eurobarometer 61 /

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 165 I. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 2 de julho de 2018.

Jornal Oficial da União Europeia L 165 I. Legislação. Atos não legislativos. 61. o ano. Edição em língua portuguesa. 2 de julho de 2018. Jornal Oficial da União Europeia L 165 I Edição em língua portuguesa Legislação 61. o ano 2 de julho de 2018 Índice II Atos não legislativos DECISÕES Decisão (UE) 2018/937 do Conselho Europeu, de 28 de

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 4 de Março de 2004 Dia Internacional da Mulher DIA INTERNACIONAL DA MULHER O Instituto Nacional de Estatística não quis deixar de se associar à comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, apresentando

Leia mais

FLASH EB 266 AS MULHERES E AS ELEIÇÕES EUROPEIAS. Síntese analítica

FLASH EB 266 AS MULHERES E AS ELEIÇÕES EUROPEIAS. Síntese analítica Bruxelas, 2 de Março de 2009 FLASH EB 266 AS MULHERES E AS ELEIÇÕES EUROPEIAS Síntese analítica Por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher e com a aproximação das eleições europeias, a realizar

Leia mais

Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa.

Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa. Novidade: TEMA TRANSPORTES NA PORDATA EUROPA Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa. A Pordata Europa passa, assim, a contar com 12 temas e mais de 650 quadros estatísticos, sempre baseados

Leia mais

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 6. TEMA EM ANÁLISE Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho Módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2008 Graça Magalhães* Instituto Nacional de Estatística 1. Introdução

Leia mais

Taxa de variação homóloga do IPC aumentou para 1,6%

Taxa de variação homóloga do IPC aumentou para 1,6% 10 de agosto de 2018 Índice de Preços no Consumidor Julho 2018 Taxa de variação homóloga do IPC aumentou para 1,6% A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 1,6% em julho de 2018,

Leia mais

EMIGRAÇÃO PORTUGUESA FACTSHEET

EMIGRAÇÃO PORTUGUESA FACTSHEET EMIGRAÇÃO PORTUGUESA FACTSHEET PORTUGUESES CONTINUAM A SAIR DO PAÍS NÚMERO DE SAÍDAS PERMANECE PRÓXIMO DAS 100.000 Paula Reis (CEN) MAIO 2018 SUMÁRIO EXECUTIVO E LEITURA POLÍTICA Após uma ligeira quebra

Leia mais

EUROBARÓMETRO 62 A OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO

EUROBARÓMETRO 62 A OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO Standard Eurobarometer European Commission EUROBARÓMETRO 62 A OPINIÃO PÚBLICA NA UNIÃO EUROPEIA OUTONO 2004 Standard Eurobarometer 62 / Autumn 2004 TNS Opinion & Social RELATÓRIO NACIONAL PORTUGAL A sondagem

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2017 ANO MOD.70.01

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2017 ANO MOD.70.01 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS 2017 ANO 1 MOD.70.01 Índice 1. Introdução... 3 2. Metodologias de avaliação da satisfação... 4 3. Apresentação de resultados - Profissionais... 5

Leia mais

Prova escrita de conhecimentos específicos De GEOGRAFIA

Prova escrita de conhecimentos específicos De GEOGRAFIA Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência dos Cursos Superiores do Instituto Politécnico de Leiria dos Maiores de 23 Anos 2015 Instruções gerais Prova escrita de

Leia mais

Parlametro Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB/EP 78.2)

Parlametro Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB/EP 78.2) Direção-Geral da Comunicação UNIDADE DO ACOMPANHAMENTO DA OPINIÃO PÚBLICA Bruxelas, 14 de fevereiro de 2013 Parlametro Eurobarómetro Parlamento Europeu (EB/EP 78.2) FOCO NOS GRUPOS PROFISSIONAIS Esta síntese

Leia mais

IIIª Sondagem Instituto BBVA de Pensões. Principais conclusões sobre as pensões e os hábitos de poupança em Portugal

IIIª Sondagem Instituto BBVA de Pensões. Principais conclusões sobre as pensões e os hábitos de poupança em Portugal IIIª Sondagem Instituto BBVA de Pensões Principais conclusões sobre as pensões e os hábitos de poupança em Portugal O Instituto BBVA de Pensões realizou em Outubro de 2015 a IIIª Sondagem sobre as pensões

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 340/XIII/1.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 340/XIII/1.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 340/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que elabore e execute uma Estratégia Nacional para um Envelhecimento Ativo e para a Longevidade Exposição de motivos O envelhecimento

Leia mais

Áreas de Educação e Formação dos Alunos e Diplomados do Ensino Superior: Comparação internacional

Áreas de Educação e Formação dos Alunos e Diplomados do Ensino Superior: Comparação internacional Áreas de Educação e Formação dos Alunos e Diplomados do Ensino Superior: Comparação internacional Rui Banha 5/11/2014 Sumário da Apresentação Classificação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Anos

Leia mais

Notas sobre a população a quebra do número de casamentos

Notas sobre a população a quebra do número de casamentos Maria João Valente Rosa* Análise Social, vol. XXXIV (156), 2000, 791-796 Notas sobre a população a quebra do número de casamentos Viver a dois (com um parceiro conjugal) é uma situação maioritária nas

Leia mais

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL MODERA CRESCIMENTO

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL MODERA CRESCIMENTO População Estrangeira Residente em Portugal Resultados provisórios 2002 2 de Julho de 2003 POPULAÇÃO ESTRANGEIRA EM PORTUGAL MODERA CRESCIMENTO Em 2002, a população estrangeira com a situação regularizada,

Leia mais

Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1)

Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1) Estudo da Sociedade Portuguesa- Vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção: impacto na felicidade, satisfação com a vida, patriotismo e otimismo (Maio 2017) Observatório da Sociedade Portuguesa-

Leia mais

CULTURA NOTA ESTATÍSTICA

CULTURA NOTA ESTATÍSTICA CULTURA NOTA ESTATÍSTICA N.1 2018 NOTA ESTATÍSTICA TEMA: Estatísticas Culturais Europeias/ Emprego no Setor Cultural REFERÊNCIA: AUTOR: União Europeia / Eurostat TÍTULO: Culture Statistics cultural employment

Leia mais

Relatório de. Português Língua Não Materna (PLNM) 2006/07 e 2007/08

Relatório de. Português Língua Não Materna (PLNM) 2006/07 e 2007/08 Relatório de Português Língua Não Materna (PLNM) e 2007/08 Dezembro de 2009 Índice 1. Introdução... 3 2. Análise comparativa da população escolar de PLNM nos anos lectivos de e 2007/08... 5 3. Análise

Leia mais

envelhecimento demográfico

envelhecimento demográfico Em, Portugal manteve a tendência de envelhecimento demográfico A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população residente em Portugal (10 463), para o qual foi essencial

Leia mais

225,4 Mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016

225,4 Mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e 2016 Dia Internacional dos Migrantes 2017 15 de dezembro de 225,4 Mil estrangeiros adquiriram a nacionalidade portuguesa entre 2008 e Entre 2008 e, o número total de aquisições da nacionalidade portuguesa atingiu

Leia mais

QREN : dos constrangimentos aos resultados

QREN : dos constrangimentos aos resultados Apresentação do Relatório Estratégico do QREN 2012 Balanço dos Resultados e de alguns Instrumentos Lisboa, 30 de Abril de 2013 QREN 2007-2013: dos constrangimentos aos resultados Paulo Areosa Feio Coordenador

Leia mais

Nados vivos segundo a nacionalidade dos pais, Portugal, 1995 a 2009 análise exploratória de dados

Nados vivos segundo a nacionalidade dos pais, Portugal, 1995 a 2009 análise exploratória de dados Nados vivos segundo a nacionalidade dos pais, Portugal, 1995 a 2009 Joana Malta Instituto Nacional de Estatística Graça Magalhães Instituto Nacional de Estatística Nados vivos segundo a nacionalidade dos

Leia mais

Celebrar com confiança Estudo de Natal Retail & Consumer Products

Celebrar com confiança Estudo de Natal Retail & Consumer Products Celebrar com confiança Estudo de Natal 2017 Retail & Consumer Products Estado atual da economia Como classifica o atual estado da economia? Os europeus sentem-se globalmente mais confiantes relativamente

Leia mais

Resultados do inquérito à satisfação dos residentes na Região Centro

Resultados do inquérito à satisfação dos residentes na Região Centro Resultados do inquérito à satisfação dos residentes na Região Centro 61% dos residentes na Região Centro estão globalmente satisfeitos, valor muito superior à média nacional Na aferição do sucesso dos

Leia mais

Enlighten your Christmas Christmas Survey 2018

Enlighten your Christmas Christmas Survey 2018 Enlighten your Christmas Christmas Survey 2018 01 Perceção dos consumidores Como classifica o atual estado da economia? Perceção dos consumidores Portugal 2018 Positivo -6,6% Portugal 2017 01 Como classifica

Leia mais

O que são sociedades de elevado crescimento?

O que são sociedades de elevado crescimento? Estatísticas do Empreendedorismo 29-212 7 de abril de 214 de elevado crescimento: maiores e mais exportadoras O número de de Elevado Crescimento () decresceu ao longo do período 29-212. Em 212, mais de

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2017 Nº 01/2018 Março 2018 Reino Unido Dinamarca Itália Noruega Luxemburgo Grécia Bélgica Suiça Croácia Finlândia UE28 Alemanha Portugal

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 744/XIII

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 744/XIII PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 744/XIII Recomenda ao Governo que desenvolva um programa específico de qualificação para desempregados de longa duração com 45 ou mais anos de idade O desemprego é uma preocupação

Leia mais

EUROBAROMETER 61 PUBLIC OPINION IN THE EUROPEAN UNION SPRING 2004 NATIONAL REPORT

EUROBAROMETER 61 PUBLIC OPINION IN THE EUROPEAN UNION SPRING 2004 NATIONAL REPORT Standard Eurobarometer European Commission EUROBAROMETER 61 PUBLIC OPINION IN THE EUROPEAN UNION SPRING 2004 Standard Eurobarometer 61 / Spring 2004 - European Opinion Research Group EEIG NATIONAL REPORT

Leia mais

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social

Comissão Europeia. Conselho da União Europeia. Parlamento Europeu. Tribunal de Justiça. Tribunal de Contas. Comité Económico e Social As instituições comunitárias Comissão Europeia Conselho da União Europeia Parlamento Europeu Tribunal de Justiça Tribunal de Contas Comité Económico e Social Comité das Regiões Banco Europeu de Investimentos

Leia mais

2006/2011 ES QUINTA DO MARQUÊS OEIRAS RESULTADOS DOS EXAMES DOS 11.º/12.º ANOS DE ESCOLARIDADE

2006/2011 ES QUINTA DO MARQUÊS OEIRAS RESULTADOS DOS EXAMES DOS 11.º/12.º ANOS DE ESCOLARIDADE 1 ES QUINTA DO MARQUÊS OEIRAS RESULTADOS DOS EXAMES DOS 11.º/12.º ANOS DE ESCOLARIDADE 2006/2011 2 3 INTRODUÇÃO 4 SUMÁRIO 5 A EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS DOS EXAMES DO 12º ANO MÉDIAS POR ESCOLA 11 ANÁLISE

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS Análise do Mercado dos Produtos Petrolíferos em 2011 Introdução O preço dos combustíveis é um tema sempre presente na nossa sociedade, que afeta todos os

Leia mais

POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL EM PORTUGAL EU-SILC 2017

POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL EM PORTUGAL EU-SILC 2017 POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL EM PORTUGAL 2016-2017 EU-SILC 2017 ELABORADO POR ONLCP Outubro de 2018 ÍNDICE Sumário 2 Notas sobre o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento 6 O inquérito às condições de

Leia mais

Taxa de variação homóloga do IPC aumentou para 1,4%

Taxa de variação homóloga do IPC aumentou para 1,4% 11 de outubro de 2018 Índice de Preços no Consumidor Setembro 2018 Taxa de variação homóloga do IPC aumentou para 1,4% A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 1,4% em setembro de

Leia mais