Universidade Federal de Roraima. Manual de Aplicação da Marca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Roraima. Manual de Aplicação da Marca"

Transcrição

1 Universidade Federal de Roraima Manual de Aplicação da Marca

2

3 O Manual de Identidade de Marca da UFRR é um instrumento que normatiza a aplicação e utilização da marca (Brasão) da Instituição. Ele também normatiza outras aplicações importantes que compõem os setores e serviços da Universidade, como os logotipos das Pró-Reitorias e Núcleos de Pesquisa, por exemplo, ou o símbolo do Governo Federal. Com a definição das regras de utilização da marca, pretende-se obter uma uniformidade visual no maior número possível de conteúdos e peças visuais produzidos pela Universidade ou em seu nome. Conceitualmente, isso dará força à imagem institucional da UFRR, criando uma continuidade visual, fato importante para facilitar a identificação da marca. Para os públicos que atende, afirma e reforça sua credibilidade. A marca UFRR não deve ser vista como um simples símbolo ou um combinado de elementos gráficos formando uma imagem, mas como um composto de características imbuído das virtudes da Instituição, como excelência no ensino superior, responsabilidade e zelo com o conhecimento. A sua preservação e atenção no uso garantem a comunicação eficaz desses valores.

4

5 Manual de aplicação de marca Um manual de aplicação de marca é criado por ser a maneira mais completa que existe de determinar a identidade de uma marca e qual deve ser seu posicionamento perante o mundo. Isso significa identificar a maneira pela qual a marca será vista ou lembrada. O manual possibilita estabelecer padrões de aplicação, normatizando seu uso, de modo que a marca se fortaleça diante de seus públicos. Neste manual você vai encontrar informações precisas sobre a marca UFRR e terá orientações da sua utilização em diversos modelos visuais. Para isso, pensou-se em muitos formatos, buscando atender o maior número de possibilidades visuais. Existe a consciência que nem todas as necessidades estão aqui exemplificadas, mas, com prévio conhecimento sobre o conteúdo exposto neste manual, será possível dar soluções coerentes à utilização da marca UFRR.

6 O Brasão Durante 23 anos, a UFRR utilizou o brasão como símbolo, tendo em destaque o buriti, fruto nativo da região. Recentemente, identificou-se a necessidade de atualização nesse símbolo. Em 2012, foram feitos ajustes na sua forma, sendo preservadas as características principais do símbolo, como sua forma e cor. A ideia foi manter o conceito histórico e tradicional da Instituição, de forma a priorizar a legibilidade e a estética. O Brasão, símbolo heráldico, foi reestruturado em um formato contemporâneo, que visa o crescimento, a sutileza, a flexibilidade e o respeito humano. Em termos técnicos, o objetivo é salientar a harmonia do uso das cores, a simetria da forma, além de regras de uso em publicações impressas e online, sua aplicabilidade em diferentes suportes e quanto a sua assinatura visual junto aos demais órgãos da Instituição e do Governo Federal. A assinatura completa (Brasão + logotipo), que foi resenhada para dar modernidade ao Brasão, é formada pelas iniciais da Universidade, utilizando uma fonte Verdana em caixa alta. A assinatura completa pode ser representada também, como mostrado nas páginas seguintes, nos tons vermelho vinho, amarelo, azul acinzentado, verde e um creme em tom de palha. Também estão previstas aplicações invertidas, fundo preto (positivo) ou fundo branco (negativo).

7 Revitalização do Brasão O Escudo Com a intenção de modernizar o brasão da UFRR, embora o formato original tenha sido mantido, foi necessário ajustar as curvas da faixa do escudo para dar movimento e leveza. O escudo anterior era planificado e rígido. O objetivo da mudança foi inserir na faixa as palavras - SAPIENTIA - HOMO - NATURA. Também foi alterado no listel do brasão o nome UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA para que ganhasse vigor e visibilidade. Seu novo formato acompanha a curvatura da faixa, é simétrico e mais elegante. A tipografia utilizada é mais clássica e regular, além de legível e de família mais adequada ao brasão.

8 O Buriti O desenho estilizado da árvore do buriti foi revitalizado, tornando-a mais elegante, simétrica e harmônica, com formas menos pontiagudas. A Tocha A chama da tocha do brasão era com excesso de informações e detalhes, o que dificultava a legibilidade e aplicação, além de prejudicar a visibilidade, quando comparada aos demais brasões institucionais. A nova tocha foi simplificada e a chama ganhou, também, movimento e dinamismo, além do reforço da cor vermelha, quente, e traços estilizados e modernos.

9 A proporção O atual brasão da UFRR se encontra na proporção definida de 9x9 módulos. A assinatura A grade de construção da marca (brasão + sigla) permite visualizar a proporcionalidade desta, a fim de evitar possíveis distorções que possam descaracterizá-la. Deve ser seguida em casos de reprodução da marca onde não há garantia na precisão das proporções.

10

11 A escolha das cores As cores do Brasão não sofreram alterações, apenas tornaram-se mais intensas para melhorar a visualização e legibilidade. Amarelo: C 0% M 0% A 100% P 0% R 255 G 237 B 0 Azul: C 100% M 100% A 100% P 0% R 49 G 39 B 131 Vermelho: C 0% M 100% A 100% P 0% R 227 G 6 B 19 Verde: C 100% M 0% A 100% P 0% R 0 G 150 B 64 Preto: C 10% M 0% A 0% P 100% R 0 G 0 B 0 Essas são as cores oficiais do Brasão, e devem ser respeitadas.

12

13 Usamos como principal referência a árvore do Buriti. Sabemos que não é uma espécie endémica de Roraima, mas sem dúvida a palmeira é um elemento de identificação com a população, além de ser uma das formas que mais representa essa região do país. Por quase todo o Estado é vista em abundância, produz frutos que são consumidos pela população, e sua palha, quando seca, é usada como cobertura de casas e na confecção de artesanato regional. Desse modo, por sua representatividade na região, optou-se em utilizar uma escala cromática inspirada nas cores da palmeira e do fruto do buriti. O vermelho vinho da casca do fruto: C 0% M 100% A 100% P 40% R 156 G 16 B 6 O amarelo da parte interna do fruto: C 0% M 20% A 100% P 0% R 255 G 204 B 0 O azul acinzentado da tronco da palmeira: C 20% M 0% A 0% P 40% R 149 G 166 B 177 O verde da folhagem: C 60% M 10% A 100% P 0% R 121 G 172 B 43 E o tom da palha quando seca: C 0% M 15% A 40% P 25% R 206 G 182 B 139 A composição dessa escala cromática serve de base para a produção de diversas peças gráficas em fundos diversos onde as cores do brasão principal não tenham contraste suficiente com o fundo, causando ruído visual. Esse padrão não tem a mesma obrigatoriedade da marca, mas é importante ser respeitado.

14 Marca Oficial

15 Monocromático Positivo X Negativo 30% Preto 70% Preto 90% Preto 100% Preto Versão em cores

16 Verdana ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz Perpetua Titling MT ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz Gloucester MT Extra Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

17 Aplicações

18 Logotipos Institucionais Para representar a evolução da nova estrutura e fase da UFRR, os logotipos das Pró-Reitorias e dos órgãos a elas vinculados, como Diretorias, Coordenadorias e Divisões, são de fácil utilização e aplicação. Sua escolha tem por objetivo manter as peças gráficas, tanto impressas como na web, de forma legível e visível em suas variadas aplicações junto à assinatura da UFRR, o brasão institucional. Os tipos escolhidos para sua composição são da família BastardusSans para a sigla «PR, PRO, DIR, COOR, etc.» e Humanist 777 Blk BT (bold) para a sigla e o nome por extenso «pró-reitorias, diretorias, coordenação e divisão», sem serifas. Esses tipos foram selecionados para demonstrar força, estabilidade e segurança. Consolidando um novo padrão, sua aplicação como marca oficial da UFRR consolida um novo padrão da Instituição, mais dinâmico e moderno, em consonância com seu alcance institucional. Seu uso dá uniformidade aos documentos e peças gráficas e de web, demonstrando seu grau de envolvimento e a relação hierárquica entre os setores envolvidos. Assim, a comunicação com os públicos interno e externo se dá de forma equilibrada. BastardusSans ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz $%{}()!?@&* Humnst777 BT ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz $%{}()!?@&* Humnst777 Blk BT ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz $%{}()!?@&*

19 Assinaturas Horizontais

20 Assinatura Vertical

21 Assinatura Composta Horizontal

22 Assinatura em Negativo

23

24 Assinatura Composta Vertical

25 Redução mínima A legibilidade e a integridade na reprodução dos elementos e da marca da UFRR devem ser mantidas. Recomenda-se que o menor tamanho para reprodução não seja inferior a 20mm de largura e que a altura seja proporcional a essa medida. A marca da UFRR não deverá ficar menor do que outras marcas e logotipos usados em conjunto no material gráfico ou para web. As marcas do Governo Federal são as únicas que fogem a essa regra, pois o manual de identidade visual do Governo diz que: «a logomarca do Governo Federal nunca deve ficar menor do que outros logotipos usados em conjunto no material». 2cm

26 Proibições

27

28

29 Aplicações da marca Adesivo

30 Bloco de notas

31 Bloco de notas

32 Cartão de visita

33 Certificados

34 Certificados

35 Certificados

36 Certificados

37 Crachá

38 Envelope de carta

39 Envelope de carta

40 Envelope Saco

41 Envelope Saco

42 Papel Timbrado

43 Papel Timbrado

44 Pasta

45 Pasta

46 Marcador de página

47

48 Slides

49 Placas internas

50 Placas de rua

51 Sinalização dos campi

52 Placas externas

53 Carros

54 Camisas

55 Bandeira

56 Assinatura de

57 Assinatura em folders

58 Assinatura em cartazes

59 Assinatura em banners

60 Assinatura em vídeo

61 Créditos fotográficos

62

63

64

Manual de Identidade Visual. 4Normas para a construção do Logotipo 4Uso correto da Marca 4Aplicações em material Promocional 4Papelaria Institucional

Manual de Identidade Visual. 4Normas para a construção do Logotipo 4Uso correto da Marca 4Aplicações em material Promocional 4Papelaria Institucional Manual de Identidade Visual 4Normas para a construção do Logotipo 4Uso correto da Marca 4Aplicações em material Promocional 4Papelaria Institucional ÍNDICE Introdução A Marca Um pouco da História... 03

Leia mais

Manual de Identidade Visual. agrega

Manual de Identidade Visual. agrega Manual de Identidade Visual 1.Versão Preferencial 1.1 Versão Padrão Versão de uso preferencial. Deve-se usar a logomarca na cor apresentada sobre fundo branco. No caso do fundo totalmente preto ou na cor

Leia mais

Manual de Identidade Visual Simplificado. Manual de identidade visual do CEFET-MG Apresentação

Manual de Identidade Visual Simplificado. Manual de identidade visual do CEFET-MG Apresentação 1 Manual de Identidade Visual Simplificado Manual de identidade visual do CEFET-MG Apresentação Manual de Identidade Visual Simplificado 4 Manual de identidade visual do CEFET-MG Apresentação Sumário

Leia mais

Manual de Uso da Marca

Manual de Uso da Marca Manual de Uso da Marca SUMÁRIO Clique no item para navegar até a página APRESENTAÇÃO Elementos Gráficos Marca... 5 Malha Construtiva... 6 Cores Institucionais... 7 Tipografia... 8 Uso da Marca Aplicações...

Leia mais

Apresentação da ANABB

Apresentação da ANABB 2 Índice Apresentação da ANABB...3 Apresentação da Marca...4 Assinatura Visual...5 Significado da Marca...6 Cores da Marca...7 Família Tipográfica...9 Diagrama de Construção...10 Área de Reserva...11 Convivência

Leia mais

Manual de Identidade Visual da Universidade Federal de Pelotas CCS ABR / 2014

Manual de Identidade Visual da Universidade Federal de Pelotas CCS ABR / 2014 Manual de Identidade Visual da Universidade Federal de Pelotas CCS ABR / 2014 1 Introdução O novo escudo da Universidade Federal de Pelotas é um resgate gráfico digital do escudo original, criado em 1972,

Leia mais

UFABC PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

UFABC PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL UFABC Ó-REITORIA DE TENSÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Apresentação Ó-REITORIA DE TENSÃO A construção da marca da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do ABC baseia-se principalmente na união,

Leia mais

MIG - Identidade Sicoob. da marca

MIG - Identidade Sicoob. da marca MIG - Identidade Sicoob Construção da marca Construção da Marca 1. introdução Uma das formas de contato com a marca Sicoob é por meio da sua composição gráfica, responsável por facilitar a identificação

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Apresentação.................................... 3 Versões horizontal e vertical....................... 4 Grid de construção................................5 Cores institucionais...............................

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO A MARCA... 03 GRADE DE CONSTRUÇÃO... 04 VARIAÇÕES DE ASSINATURA... 05 APLICAÇÃO VERTICAL... 06 LIMITE DE REDUÇÃO... 06 TIPOGRAFIA... 07 CORES... 08 APLICAÇÃO SOBRE FUNDOS...

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 2 Apresentação A identidade corporativa é um conjunto integrado de regras que realça visualmente o estilo e as atitudes da empresa. É exatamente por sua importância que este

Leia mais

IDENTIDADE VISUAL manual

IDENTIDADE VISUAL manual IDENTIDADE VISUAL manual Em conformidade com a Lei 3.527/11 que obriga o Poder Executivo de Parnaíba a utilizar como símbolo da administração municipal apenas a bandeira, o brasão e o selo municipal. objetivo

Leia mais

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL

1.MARCA ULISBOA IDENTIDADE VISUAL 1.MARCA ULISBOA 1.1 IDENTIDADE VISUAL 4 1.2 VERSÕES 4 1.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 5 1.4 MARGENS DE SEGURANÇA 5 1.5 TAMANHO MÍNIMO 6 1.6 COR 7 1.7 COMPORTAMENTO SOBRE FUNDOS: CROMÁTICOS/FOTOGRÁFICOS 8 1.8

Leia mais

Manual de Identidade Visual da UFV

Manual de Identidade Visual da UFV Manual de Identidade Visual da UFV REITORA Nilda de Fátima Ferreira Soares VICE-REITOR João Carlos Cardoso Galvão DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL/DCI Rennan Lanna Martins Mafra DIVISÃO DE DESIGN

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA. Padronização de novembro/2009. Centro de Comunicação Cedecom

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA. Padronização de novembro/2009. Centro de Comunicação Cedecom MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA Padronização de novembro/2009 Centro de Comunicação Cedecom 2 O BRASÃO O brasão da UFMG foi concebido em 1927, pelo Conselho Universitário. Sua forma original é mantida até

Leia mais

Manual de Identidade Visual da UFV

Manual de Identidade Visual da UFV Manual de Identidade Visual da UFV REITORA Nilda de Fátima Ferreira Soares VICE-REITOR João Carlos Cardoso Galvão DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL/DCI Rennan Lanna Martins Mafra DIVISÃO DE DESIGN

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O Programa Academia da Saúde é uma nova estratégia da Atenção Básica que compõe a Rede de Atenção à Saúde a fim de contribuir para a promoção da saúde e produção

Leia mais

P R O J E T O VIVEIRO CIDADÃO

P R O J E T O VIVEIRO CIDADÃO Sumário Apresentação 03 Cores 04 Família Tipográfica 05 Área de Reserva e Redução 06 Aplicações 07 Aplicações Incorretas 08 Versão Vertical USO PREFERENCIAL Apresentação Este manual visa estabelecer os

Leia mais

manual de identidade

manual de identidade manual de identidade MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário Visando o fortalecimento da marca Agência Peixe Vivo, disponibilizamos este Manual de Identidade Visual, essencial para a correta aplicação do logotipo

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MIX 51 O guia de uso da marca MIX 51 contém as normas e indicações para a correta utilização da sua logomarca e dos elementos de sua comunicação. Os elementos gráficos que compõem

Leia mais

Manual de Uso do Selo A N O S REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Manual de Uso do Selo A N O S REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Manual de Uso do Selo Índice Apresentação 3 Selo 4 Cores 5 Versão preto e branco P&B 6 Fonte 7 Limite de redução 8 Grid de construção vertical 9 Grid de construção horizontal 10 Reserva de integridade

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

manual de normas gráficas

manual de normas gráficas 6 MARCA GRÁFICA 6 7 Marca principal Variações formais da marca 13 DIMENSÕES MÍNIMAS 13 14 Marca principal Marcas complementares 21 COR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 21 22 Versões cromáticas Cores oficiais 26 26 27

Leia mais

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS

MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS MANUAL DA MARCA DEFENSORIA PÚBLICA DO TOCANTINS APRESENTAÇÃO A marca é o principal elemento de identificação visual constituído de personalidade própria, linguagem e atributos. Para se estabelecer e ser

Leia mais

Manual de uso da logomarca UEMS

Manual de uso da logomarca UEMS Manual de uso da logomarca UEMS Introdução A logomarca oficial alternativa da UEMS é uma forma gráfica própria e exclusiva para representar a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Seu desenho original

Leia mais

IARTE. Manual de aplicação Conceito, estrutura e aplicações

IARTE. Manual de aplicação Conceito, estrutura e aplicações Manual de aplicação Conceito, estrutura e aplicações Índice Orientação do Logotipo Tipografia Padrão Comático colorido Padrão Positivo/Negativo Cores Institucionais Variações Proporções Margem de Segurança

Leia mais

Índice. O Brasão... pág. 02. A Assinatura... pág. 03. A Assinatura com Complemento... pág. 04. A Assinatura Vertical... pág. 05

Índice. O Brasão... pág. 02. A Assinatura... pág. 03. A Assinatura com Complemento... pág. 04. A Assinatura Vertical... pág. 05 Índice O Brasão.......................... pág. 2 A Assinatura....................... pág. 3 A Assinatura com Complemento..... pág. 4 A Assinatura Vertical................ pág. 5 A Margem de Segurança.............

Leia mais

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK

BIOSEG SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE BRANDING BOOK BRANDING BOOK Este manual tem como objetivo formular regras para a aplicação da marca em suas áreas institucionais, publicações e produtos. Com a correta utilização, a empresa mantém sua integridade visual

Leia mais

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF MANUAL MARCA DA

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UFF MANUAL MARCA DA MANUALDAMARCA PARA QUÊ? Um manual de marca é fundamental na implantação de uma nova identidade visual, seja ela de um produto, instituição, ideia ou serviço. Sua correta utilização garantirá a qualidade

Leia mais

Manual de aplicação das logomarcas do Grupo

Manual de aplicação das logomarcas do Grupo Manual de aplicação das logomarcas do Grupo Sumário Apresentação 1. Contexto 2. Logomarcas 2.1. Cruzeiro do Sul Educacional 2.2. Universidade Cruzeiro do Sul 2.3. Módulo Centro Universitário 2.4. UDF Centro

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual APRESENTAÇÃO A Fundação de Turismo do Vale do Contestado é a organização que dá apoio e suporte ao turismo dos municípios que fazer parte do Vale do Contestado. O trabalho da Fundação, além de dar apoio

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Sumário 1. Marca 2. Aplicações 03 Apresentação 18 Papelaria 04 Conceito 22 Identificação 05 Marca 23 Frota 06 Grid de Construção 24 Uniformes 07 Tipografia 28 Brindes 08 Padrão

Leia mais

Manual de Identidade Visual Versão 1.0

Manual de Identidade Visual Versão 1.0 Manual de Identidade Visual Versão 1.0 1 2 Introdução e Objetivo do manual O projeto de identidade visual da marca CrediSIS tem o propósito de buscar padronização da marca para facilitar sua fixação em

Leia mais

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES

EXEMPLOS DE APLICAÇÕES ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 A LOGOMARCA 4 CORES INSTITUCIONAIS 5 VARIANTES DE COR 6 AREJAMENTO DA MARCA 8 DIMENSÃO MÍNIMA 9 USOS INCORRETOS 10 TIPOGRAFIA 11 ELEMENTOS GRÁFICOS 12 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES 13 APRESENTAÇÃO

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

FUNDAÇÃO COPEL Manual de Identidade Visual

FUNDAÇÃO COPEL Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Manual_Identidade_Fundação_Copel.indd 1 18/11/2011 09:11:50 Índice 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 A Marca O Logotipo A Marca Estrutura

Leia mais

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016

KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS ABRIL 2016 KIT DE NORMAS GRÁFICAS O logótipo é composto pelo símbolo e pela tipografia. A relação entre estes elementos foi cuidadosamente estudada de forma a criar um equilíbrio

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL ÍNDICE Introdução... 3 1. A marca... 4 2. Aplicação principal... 5 2.1. Construção... 6 2.2. Tons de cinza... 7 2.3. Versões monocromáticas... 8 2.4. Redução máxima... 9 2.5.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 5 VERSÕES DA MARCA.... 6 PROPORÇÕES E ELEMENTOS... 8 VERSÕES, POSITIVA, NEGATIVA E PB.... 10 ÁREA DE RESERVA E REDUÇÃO.... 12 IDENTIDADE TIPOGRÁFICA....

Leia mais

rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a

rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep t [41] f [41] M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a rua general potiguara, 1428 curitiba pr cep 81050.500 t [41] 3234.5678 f [41] 3345.6789 M a n u a l d e I d e n t i d a d e C o r p o r a t i v a O projeto de identidade visual da prodiet nutrição clínica

Leia mais

Manual da Marca. Studio.Perret. Arquitetura

Manual da Marca. Studio.Perret. Arquitetura Manual da Marca Por que um Manual da Marca... 3 Sumário A Missão de ser Melhor... 4 Apresentação... 5 Paleta de Cores... 6 Escala de Cinza... 7 Traço (P/B)... 8 Traço (Cor)... 9 Tipologia... 10 Malha de

Leia mais

Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários. Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários

Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários. Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários Índice A mudança é sinônimo de algo novo que surge. Visando o momento de modernização, ajuste, entendimento, aperfeiçoamento e inovação por que passa o, é apropriada a modernização e inovação da marca.

Leia mais

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa janeiro 2018

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa janeiro 2018 Manual de Normas Gráficas Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa janeiro 2018 ÍNDICE 1 IDENTIDADE FFULISBOA 1.1 3 COMPONENTES DA IDENTIDADE 2 4 CONSTRUÇÃO E PROPORÇÕES 2.1 5 MARGENS DE SEGURANÇA

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO APRESENTAÇÃO 1 Este manual tem como objetivo estabelecer e consolidar a nova identidade visual do PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO. Para este objetivo

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MANUAL DE NORMAS DA IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE NORMAS MANUAL DE NORMAS DA IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE NORMAS DA IDENTIDADE CORPORATIVA 1 2 A identidade corporativa Algarve Autocaravanismo Rede refere-se a uma estratégia de acolhimento ao autocaravanismo na Região do Algarve, tendo em conta que

Leia mais

CENEX Manual de Identidade Visual

CENEX Manual de Identidade Visual CENEX Manual de Identidade Visual Janeiro 2013 Índice 1. Sistema Básico 1.1 Assinatura Institucional Versão Preferencial Horizontal 2 1.2 Assinatura Institucional Versão Vertical 3 1.3 Área de Proteção

Leia mais

DS Schiavetto Manual de Identidade Visual

DS Schiavetto Manual de Identidade Visual apresentação A marca DS está de cara nova, revitalizada, com visual mais moderno e atual. Possui maior presença e melhor legibilidade. O logotipo e seus elementos elementos construtivos O Logo DS possui

Leia mais

Manual de marca. Aplicações da marca

Manual de marca. Aplicações da marca Manual de marca Aplicações da marca 1 assinatura institucional 2 1. assinatura institucional Logotipos são assinaturas institucionais e devem ser usados em todas as manifestações visuais da empresa. Sua

Leia mais

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA

Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Manual de uso da marca das Superintendências da UFBA Apresentação Logotipo Nomenclatura Símbolo Exemplo das marcas das outras Superintendências: A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DE IDENTIDADE DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL

DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DE IDENTIDADE DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL MANUAL DE IDENTIDADE DA DEFENSORIA PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL Organização Assessoria de Comunicação e Imprensa da Defensoria Pública-Geral do Estado Produção

Leia mais

MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s

MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s abril 2016 MANUAL IDENTIDADE CORPORATIVA i2s abril 2016 Pág. 2 MARCA i2s Introdução Logótipo, Estudo de Proporções, Dimensões Mínimas e Cores Tipografia Versões policromáticas e monocromáticas Comportamento

Leia mais

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS - UFRN. Manual de Identidade Visual

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS - UFRN. Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Introdução 02 1. Apresentação 03 2. Construção 04 2.1. Tipografia 04 2.2. Símbolo 05 2.3. Padrões 06 3. Integridade 07 3.1. Versões 07 3.2. Respiro 08 3.3. Redutibilidade

Leia mais

2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 2.UNIDADES E SERVIÇOS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA 2.1 IDENTIDADES VISUAIS ULISBOA/UNIDADES E SERVIÇOS 12 2.2 VERSÕES 13 2.3 CONSTRUÇÃO/COMPOSIÇÃO 14 2.4 MARGENS DE SEGURANÇA 14 2.5 TAMANHO MÍNIMO 15 2.6

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS

IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO COMPORTAMENTOS SOBRE FUNDOS CROMÁTICOS MANUAL DE NORMAS IDENTIFICAÇÃO VISUAL DIMENSÕES MÍNIMAS ÁREAS DE SEGURANÇA TIPOGRAFIA UNIVERSO CROMÁTICO Este manual fornece os elementos standard da Identidade Visual Norte 2020, bem como as respetivas

Leia mais

Apresentação. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar o Sistema AABB de forma clara e consistente.

Apresentação. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é contribuir para projetar o Sistema AABB de forma clara e consistente. Apresentação Por meio deste Manual de Identidade Visual, com suas normas e recomendações, pretendemos orientar a implantação dos elementos básicos que compõem a Programação Visual das AABB - Associações

Leia mais

Manual de Uso e Aplicação da Marca

Manual de Uso e Aplicação da Marca Manual de Uso e Aplicação da Marca O Valor da Marca A marca é o maior patrimônio de uma empresa. Leva-se muitos anos para se construir uma marca forte. É preciso compreender o impressionante poder que

Leia mais

lustrada manual de normas

lustrada manual de normas manual de normas P02 > índice o evento logótipo oficial construção do logótipo versões do logótipo a cor a preto e branco fundos de cor aplicação sobre fotografia margem de segurança dimensão mínima utilizações

Leia mais

Comitê Brasileiro de Clubes. Manual de Identidade Visual

Comitê Brasileiro de Clubes. Manual de Identidade Visual Comitê Brasileiro de Clubes Manual de Identidade Visual Índice Logotipo Conceito Assinaturas Área e proteção Redução mínima Positivo e negativo Escala de cinza Diversas cores O que fazer e o que não fazer

Leia mais

Manual de Identidade e Aplicação da Marca

Manual de Identidade e Aplicação da Marca Manual de Identidade e Aplicação da Marca Introdução Este Manual de Identidade tem como principal objetivo prover orientação quanto ao uso adequado da marca Libbs. Para isso, definimos padrões de uso da

Leia mais

Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Nacional de Telecomunicações

Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Nacional de Telecomunicações Dez/16 Revisão 02 Assessoria de Comunicação e Marketing Instituto Nacional de Telecomunicações índice 1. Logotipo 2. Construção do Logotipo 3. Área Mínima 4. Alfabeto Complementar 5. Logotipo Finatel 6.

Leia mais

Manual de Identidade Visual 2016

Manual de Identidade Visual 2016 Manual de Identidade Visual 2016 Apresentação Este manual contém as especificações e normas de aplicação da identidade visual da OLMA - Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de

Leia mais

manual de identidade visual ABCR

manual de identidade visual ABCR manual de identidade visual ABCR apresentação 01 A imagem corporativa de uma instituição nasce e cresce à medida que todos os elementos de comunicação com o público estejam integrados num padrão de homogeneidade

Leia mais

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados

Manual da Marca. Portes Lantier. advogados Manual da Marca Logo Design e Conceito O conceito geral dessa marca deu-se pela função de atendimento da instituição, e busca mostrar serenidade com as cores utilizadas e com uma fonte moderna sem perder

Leia mais

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos

Madeira Manual de Marca. Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos Madeira Manual de Marca Elementos Básicos ESTE MANUAL TEM COMO OBJETIVO DEFINIR UM CONJUNTO DE REGRAS E RECOMENDAÇÕES QUE GARANTAM UMA APLICAÇÃO CORRETA DA MARCA

Leia mais

MANUAL DE MARCA. Logo Versão 1.0

MANUAL DE MARCA. Logo Versão 1.0 MANUAL DE MARCA Logo 2017 - Versão 1.0 APRESENTAÇÃO Este Manual de Marca tem como objetivo normatizar e padronizar a aplicação da marca da Fundepes, garantindo a preservação da imagem institucional e o

Leia mais

Manual de identidade visual

Manual de identidade visual Manual de identidade visual Enquanto os meios de comunicação se tornam mais complexos, o comportamento das empresas, o nome social, os sinais visuais e produtos seguem o caminho de uma simplificação natural.

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Índice Apresentação Memorial descritivo da marca... 04 Escolha da marca... 05 Padrão cromático... 06 Assinatura... 07 Alfabeto padrão... 08 Marca em positivo e negativo e escala

Leia mais

manual de identidade visual

manual de identidade visual manual de identidade visual Nossa assinatura é a expressão gráfica da nossa personalidade. O uso sempre correto e consciente da assinatura VK acessórios contribui para a visibilidade, a credibilidade

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA O VALOR DAS GRANDES DECISÕES

MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA O VALOR DAS GRANDES DECISÕES MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA AGO / 2015 ESTE É O MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA QUE FORNECERÁ OS DIRECIONAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IDENTIDADE VISUAL DA APSIS. NAS PRÓXIMAS PÁGINAS, VOCÊ ENCONTRARÁ DIRETRIZES

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Logotipo Corsan Normas para uso Logotipo De autoria do Prof. José Carlos Mario Bornancini. As presentes normas têm por objetivo fixar e uniformizar o uso do conjunto logotipo

Leia mais

Manual de. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Identidade Visual

Manual de. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Identidade Visual Manual de Identidade Visual Introdução O Manual de Identidade Visual da Universidade Federal do (UFRB) busca ser um instrumento fundamental à organização e aplicação da marca da instituição. Nele, normas

Leia mais

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP índice APRESENTAÇÃO o processo de simplificação A NOVA MARCA padrão cromático padrão tipográfico redução e área de reserva usos incorretos

Leia mais

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE NORMAS GRÁFICAS 01 01. IDENTIDADE VISUAL O objetivo deste manual é orientar a aplicação da identidade visual da marca CERIS através da apresentação detalhada das normas gráficas que foram definidas.

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO Nova Marca...04 Conceito...05 Fontes...05 Alfabeto Secundário... 05 Assinaturas...06 Cores...07 Escala de Cinza... 08 Aplicação Negativa e Positiva... 08 Aplicação

Leia mais

E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em Nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Cl 3.17) Manual da Marca

E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em Nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Cl 3.17) Manual da Marca E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em Nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Cl 3.17) Manual da Marca MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL DA NOVA MARCA ASSEMBLEIA DE DEUS CATALÃO

Leia mais

O cumprimentos destas normas evita a ocorrência de erros técnicos que prejudiquem a marca e fortalece a identidade da empresa.

O cumprimentos destas normas evita a ocorrência de erros técnicos que prejudiquem a marca e fortalece a identidade da empresa. ÍNDICE 03 INTRODUÇÃO 04 LOGOTIPO Versão Principal 05 CONSTRUÇÃO & ZONA DE EXCLUSÃO 06 DIMENSÕES MÍNIMAS 07 REFERÊNCIAS CROMÁTICAS 08 LOGOTIPO Variações Cromáticas 09 LOGOTIPO Variações Monocromáticas 10

Leia mais

MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA)

MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA) MANUAL DA MARCA (VERSÃO COMPACTA) SUMÁRIO 1.0 Apresentação... 03 2.0 Malha construtiva e área de reserva... 04 2.1 Versões... 05 2.2 Cores... 06 2.3 Distorções... 07 2.4 Tipografia... 09 2.5 Aplicação

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Manual de Identidade Visual Certificado 2017

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Manual de Identidade Visual Certificado 2017 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Manual de Identidade Visual Certificado 1 APRESENTAÇÃO MANUAL Selo O objetivo deste manual é garantir a utilização correta do selo PQEC. A aplicação das normas, aqui contidas,

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2017 ÍNDICE 01 01. Índice 02. Introdução 03. 04. 05. 06. Logotipo Logotipo + Slogan Logotipo - Versões Cromáticas Logotipo - Versões Monocromáticas 07. Logotipo - Fundos Constantes

Leia mais

Manual de Identidade Visual Certificado 2014

Manual de Identidade Visual Certificado 2014 Manual de Identidade Visual 1 Apresentação Manual Selo O objetivo deste manual é garantir a utilização correta do selo PQEC. A aplicação das normas, aqui contidas, é essencial para a consolidação e preservação

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Sumário 1. Introdução - 09 2. Justificativa do Logotipo e Elementos Estruturais - 12 3. A Marca. Tagline, Símbolo e Tipograma- 15. Assinaturas - 17. Assinatura Complementar

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual.

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual. MANUAL DA MARCA INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de orientar as aplicações da marca ACIAP São José dos Pinhais. Os elementos gráficos que compõem a identidade visual são o logotipo, as cores institucionais

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA OUTUBRO / 2015

MANUAL DE USO DA MARCA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA OUTUBRO / 2015 MANUAL DE USO DA MARCA DA OUTUBRO / 2015 Identidade Visual Este manual visa padronizar e estabelecer regras de uso para a marca da Força Aérea Brasileira. Marca é um símbolo Sobre o Manual da Marca que

Leia mais

Jornada Nacional de Literatura MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Jornada Nacional de Literatura MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Jornada Nacional de Literatura Identidade Visual é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço; pode também ser chamado de Identidade

Leia mais

Manual de Normas de Identidade

Manual de Normas de Identidade Manual de Normas de Identidade ÍNDICE 2 1. A Essência da Identidade 2. Identidade 2.1 Versões oficiais da Marca A Cores (CMYK e RGB) Escala de Cinzas 1 Cor Pantone 2.2 Marca Oficial com Assinatura A Cores

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...03 2. CONCEITO...04 3. VERSÕES DE ASSINATURA...05 Assinatura Principal...05 Assinatura sem Decodificador...05 Assinatura Logotipo...05 4. FRASE SÍNTESE

Leia mais

Manual de Utilização de Marca

Manual de Utilização de Marca Manual de Utilização de Marca 2 Sumário Apresentação 3 Assinatura horizontal - uso preferencial 4 Assinatura vertical - uso secundário 5 Tipologia - famílias e variações 6 Especificação cromática 7 Áea

Leia mais

Ficha Técnica Manual de Identidade Manual Elaborado por: Murilo Amgarten Larissa Lobo 2010

Ficha Técnica Manual de Identidade Manual Elaborado por: Murilo Amgarten Larissa Lobo 2010 Manual de Identidade Introdução Identidade visual consiste em representar graficamente a identidade institucional de cada organização, ou seja, sua personalidade. A partir dela é possível traduzir a essência

Leia mais

manual de identidade visual Ravonni Ó P T I C A

manual de identidade visual Ravonni Ó P T I C A s u m á r i o Apresentação ------------------------------------------------------2 Logotipo - Versões Cromáticas ---------------------------------3 Aplicações sobre fundos e Símbolo ---------------------------4

Leia mais

Manual. de Uso de Marca. Diretrizes e orientações de uso da marca CRF/MG

Manual. de Uso de Marca. Diretrizes e orientações de uso da marca CRF/MG Manual de Uso de Marca Diretrizes e orientações de uso da marca CRF/MG Apresentação A identidade visual de uma organização é um de seus principais patrimônios. Funciona como uma espécie de impressão digital.

Leia mais

apresentação Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio.

apresentação Respeitar as regras aqui estabelecidas. Em caso de dúvida sobre o uso do manual ou alteração na marca, consultar o estúdio. manual de marca 2 apresentação apresentação Este manual tem por objetivo padronizar as aplicações da marca Lona e nortear a criação para os materiais de comunicação e peças institucionais. A identidade

Leia mais

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018 FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL 2018 2 SUMÁRIO Introdução... 03 Versões... 04 Slogan... 05 Aplicação em fundos coloridos... 06 Usos Incorretos... 07 Área de Não Interferência... 08

Leia mais

Manual de Aplicação do Selo Comemorativo de 20 anos

Manual de Aplicação do Selo Comemorativo de 20 anos Manual de Aplicação do Selo Comemorativo de 20 anos Índice 03 A marca de 20 anos da FAMA 06 Área de proteção 07 Redução mínima 08 Cores e aplicações - cores da marca 09 Aplicações sobre fundos 10 Permissões

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 9.1 9.2 9.3 10 Introdução Apresentação Grid Arejamento Paleta de cores Tipografia Usos incorretos Redução Aplicações Monocromática Uma cor Negativa

Leia mais

Identidade Visual da Unitel T+

Identidade Visual da Unitel T+ Manual da Marca O manual de Normas Básicas estabelece um conjunto de regras e recomendações que garantem uma aplicação correcta e coerente da marca UNITEL T+. A aplicação consistente deste conjunto de

Leia mais

Manual da Marca. Versão 3.0 / 2017 Marketing AMM

Manual da Marca. Versão 3.0 / 2017 Marketing AMM Manual da Marca Versão 3.0 / 2017 Marketing AMM Você se preocupa com a aparência do seu motoclube? Identidade visual é tudo que representa uma marca ou corporação. Isso vai desde a produção do logotipo

Leia mais

Manual de Marca 2. índice

Manual de Marca 2. índice Manual de Marca Manual de Marca 2 índice 03 - Introdução 04 - Uso Preferencial 05 - Malha de Construção 06 - Dimensões Mínimas 07 - Área de Proteção 08 - Cores Institucionais 09 - Monocromia 10 - Uso de

Leia mais