Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde"

Transcrição

1 Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde 2009 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento

2

3 Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde 2009

4

5 Índice RESUMO EXECUTIVO INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS GLOBAIS RESULTADOS DO MODELO DE SATISFAÇÃO RESULTADOS POR ÁREA GEOGRÁFICA DA UNIDADE DE SAÚDE RESULTADOS POR TIPO DE UNIDADE DE SAÚDE HISTÓRICO 2007/ RECOMENDAÇÕES ANEXOS: A1: Caracterização dos Entrevistados A2: Resultados do Modelo de Satisfação do Utente A3: Medidas de Qualidade... 32

6

7 Resumo Executivo O presente estudo tem como objectivo fundamental construir um Índice de Avaliação da Satisfação dos utentes com os serviços de Saúde na Região Autónoma da Madeira, baseado num conjunto de indicadores disponibilizados periodicamente. A abordagem adoptada consiste em duas etapas fundamentais e interdependentes. Em primeiro lugar foi realizado um estudo de mercado (entre 30 de Março de 2009 e 28 de Maio de 2009, onde foram entrevistadas telefonicamente 250 pessoas). Esta etapa permite obter todos os resultados disponibilizados pelos estudos de mercado. Na segunda etapa, a informação obtida no estudo de mercado é utilizada para estimar o modelo de satisfação do utente. Esta metodologia inovadora permite obter um conjunto de resultados que não é possível obter pelas abordagens habituais de estudos de satisfação do cliente que não recorrem a qualquer modelo de satisfação. O modelo de Satisfação apresenta um coeficiente de determinação de 0,74. Os resultados obtidos revelam uma Satisfação positiva (valores entre 60 e 80 pontos) dos utentes, com os Serviços de Saúde na Região Autónoma da Madeira (77,1 pontos numa escala de 100 pontos). O modelo de Satisfação evidencia que a dimensão dos serviços complementares é aquela que requer uma maior prioridade de actuação, que compreende o tempo de espera para ser atendido, a qualidade das instalações, etc., tendo em conta o forte impacto que esta dimensão tem na Satisfação. Para uma fatia reduzida dos utentes onde o preço apercebido da Saúde é uma componente da sua Satisfação, a mesma dimensão surge como segunda prioridade de actuação. (a) (a) Os entrevistados que utilizaram uma Unidade de Saúde Privada e cujo cuidado médico foi igual ou superior a 50 euros, responderam à questão do Preço Apercebido.

8 Uma análise do comportamento dos Serviços de Saúde centrada nos diversos indicadores associados a cada uma das dimensões, permite evidenciar como indicadores de actuação prioritária os seguintes: Qualidade dos Serviços Complementares: - Tempo de espera para ser atendido; - Qualidade global das instalações; - Qualidade do atendimento; Imagem: - Unidade de saúde inovadora e tecnologicamente avançada; - Unidade de saúde que se preocupa com os seus utentes; Qualidade de Serviço: - Qualidade técnica dos serviços de saúde. Para além dos resultados do modelo de Satisfação do utente, o estudo realizado põe igualmente em evidência: As pessoas na ilha da Madeira (Funchal e restantes municípios) têm uma Satisfação positiva (valores entre 60 e 80 pontos) relativamente aos serviços de saúde localizados na ilha. Também, as pessoas na ilha de Porto Santo apresentam um índice de Satisfação positivo (66,0 pontos) relativamente aos serviços de saúde localizados na ilha, contudo, inferior ao observado na ilha da Madeira. Se analisarmos os índices por residência do entrevistado, retiram-se as mesmas conclusões de anteriormente, apesar de os residentes da ilha da Madeira (excepto o município de Funchal) apresentarem um índice de Satisfação mais próximo dos residentes no Porto Santo. Por outro lado, no que diz respeito à Lealdade, os residentes do município do Funchal apresentam um índice muito positivo (valor entre 80 e 100 pontos), enquanto os restantes segmentos registam índices positivos (77,2 pontos para a Madeira, excepto município de Funchal e 74,4 pontos para a ilha de Porto Santo); As pessoas que apresentaram uma reclamação (apenas 2,8% dos utentes) têm um índice de Satisfação bastante inferior em relação às restantes pessoas, respectivamente 48,7 e 77,4 pontos.

9 Não se observam diferenças substanciais entre entidades privadas e públicas de saúde. Por exemplo, ao nível dos indicadores de Satisfação, os utentes das entidades privadas têm valores médios ligeiramente superiores na Satisfação global e na Unidade de saúde ideal, já na Realização das expectativas, esta situação inverte-se; Verifica-se que em todos os segmentos geográficos e por tipo de unidade de saúde, a Qualidade do Serviço é a dimensão com o índice mais elevado, nomeadamente os indicadores Desempenho global do pessoal de enfermagem e Qualidade global dos serviços prestados na realização de exames ou tratamentos; No segmento do Porto Santo, verifica-se que o índice da dimensão Qualidade global é aquele que mais se distancia do valor da população. Já no que concerne ao tipo de unidade de saúde, esta situação ocorre na dimensão Lealdade, ao nível dos Centros de Saúde, nomeadamente, no indicador Probabilidade de recomendar a unidade de saúde.

10 1. Introdução O na Região Autónoma da Madeira, surge no âmbito da implementação da Estratégia Regional para a Qualidade (ERAMQ), aprovada pela Resolução nº 276/2005, de 17/03/2005. Neste sentido, a Direcção Regional de Comércio, Indústria e Energia (DRCIE) pretendeu através de uma abordagem pragmática implementar um conjunto de indicadores (de desempenho e de percepção) que permitissem aferir a situação actual da qualidade na Região Autónoma da Madeira (RAM), a percepção da mesma, o grau de satisfação de residentes e turistas e o impacto de acções de melhoria implementadas. Nota: Informações mais detalhadas poderão ser consultadas nos relatórios sobre o Barómetro e metodologia dos modelos de satisfação. Objectivo O presente estudo tem como objectivo fundamental construir um Índice de Avaliação da Satisfação dos Utentes dos serviços de Saúde na Região Autónoma da Madeira. Este índice faz parte de um Sistema de Avaliação, que fornece informação sobre a satisfação e lealdade dos utentes, bem como da qualidade apercebida dos serviços, baseado num conjunto de variáveis (de medida), disponibilizados periodicamente. Este sistema de avaliação deverá, em particular, permitir: a construção de um índice de Satisfação, que servirá como indicador de percepção do. uma análise dos serviços de Saúde no seu conjunto e por segmento. aconselhar o Governo Regional da Madeira sobre os pontos fortes, constrangimentos e áreas prioritárias de actuação tendo em vista a satisfação e lealdade dos utentes.

11 2. Metodologia Resumo do Trabalho de Campo Modelo de Satisfação do Utente Os dados recolhidos através do inquérito são utilizados para alimentar um modelo explicativo da percepção da qualidade e satisfação dos utentes com os serviços de saúde na RAM. O modelo é especificado de modo a tomar em conta os determinantes relevantes para a satisfação destes agentes. A estimação do modelo, com base na metodologia PLS (Partial Least Squares), produzirá índices sintéticos para cada uma das dimensões analisadas (entre os quais se destacam os índices de percepção da qualidade de serviço e de satisfação), os pesos das variáveis (de medida) que entram no cálculo dos índices e ainda os valores dos coeficientes de impacto, ou seja das relações entre as diferentes variáveis latentes (dimensões) do modelo. O modelo fornece igualmente margens de erro e outras medidas de qualidade das estimações. É hoje generalizadamente aceite que esta abordagem, conhecida por abordagem SEM ou de Modelação das Equações Estruturais constitui o estado da arte da modelação do comportamento do cliente/utente ou do colaborador.

12 De facto só desta forma é possível identificar os principais determinantes da satisfação, como são as várias componentes da qualidade de serviço. Torna-se assim possível identificar os aspectos da qualidade de serviço mais importantes do ponto de vista da satisfação e lealdade, avaliar os impactos de decisões de gestão sobre estas variáveis e consequentemente priorizar as acções a desenvolver em cada segmento tendo em vista a satisfação e a lealdade do utente. Este modelo é constituído por dois sub-modelos que são apresentados nas figuras seguintes: O modelo estrutural que integra as relações entre as dimensões não observadas (variáveis latentes); O modelo de medida que relaciona as dimensões com as variáveis de medida. Modelo Estrutural de Satisfação do Utente Os índices de satisfação e de lealdade do utente são as duas dimensões fundamentais que enformam o modelo estrutural ilustrado na Figura. O índice de satisfação é a dimensão central do modelo estrutural. Este modelo é constituído por cinco dimensões determinantes do índice de satisfação (no lado esquerdo da Figura) e por uma dimensão consequente deste índice, a lealdade.

13 Modelo de Medida de Satisfação do Utente As dimensões do modelo estrutural são variáveis latentes, não sendo portanto objecto de observação directa. Cada uma destas dimensões tem de ser associada a um conjunto de indicadores (designados por variáveis de medida) obtidos directamente através do questionário junto dos utentes. O conjunto das relações entre as dimensões e os indicadores constitui o modelo de medida. Como se indicou anteriormente, cada dimensão é constituída por um ou mais indicadores que de seguida se apresentam. (*) Indicadores que não entraram no modelo devido ao número reduzido de respostas.

14 3. Resultados Globais Índices das Dimensões A dimensão Qualidade de Serviço é aquela que apresenta um índice superior (85,0), seguido pela dimensão da Lealdade (83,5). No sentido contrário, destaca-se a dimensão do Preço apercebido com 64,1 pontos. Impactos Directos entre as Dimensões e Valores Médios A figura representa os impactos directos entre as dimensões do modelo estrutural. A Qualidade dos Serviços Complementares (0,41), é a dimensão com maior impacto directo na Satisfação, seguido pela Qualidade de Serviço (0,32). Na Lealdade, a Satisfação do utente é a dimensão com maior impacto directo mais acentuado (0,54). Nota 1: Os impactos da dimensão Preço Apercebido só são aplicáveis à população que efectivamente tem experiência com essa realidade. (ver Nota 1) Como exemplo de interpretação do modelo aqui apresentado, pode referir-se que um aumento de um ponto na Imagem resulta num aumento de 0,18 pontos na Satisfação. A tracejado estão os impactos que não são estatisticamente significativos a 5%. 10

15 Impactos Totais e Valores Médios das Dimensões (ver Nota 1) Nota 1: O impacto da dimensão do Preço Apercebido só é aplicável à população que efectivamente tem experiência com essa realidade. Mapa de Percepção da Satisfação Lealdade segundo a Área Geográfica da Unidade de Saúde No Mapa de percepção da Satisfação Lealdade, segundo os segmentos geográficos considerados neste estudo, verifica-se que os utentes dos serviços de saúde do Porto Santo são os menos satisfeitos, no entanto, situam-se num nível positivo (por convenção, considera-se positivo valores médios entre os 60 e 80 pontos). Salienta-se também, que em termos de lealdade, são os utentes do Porto Santo que apresentam o valor médio mais baixo. 11

16 Mapa de Percepção da Satisfação Lealdade segundo o Tipo de Unidade de Saúde No Mapa de percepção da Satisfação Lealdade segundo o tipo de unidade de saúde utilizado pelo utente, verifica-se que os utentes dos Hospitais (inclui as clínicas médicas) são os que se encontram mais satisfeitos e mais leais. Destaca-se o valor médio da Lealdade dos utentes dos Hospitais, que evidencia uma lealdade muito positiva (por convenção, superiores a 80 pontos). Índices por Níveis de Satisfação No gráfico à esquerda, estão representadas as frequências por classe/nível de Satisfação (por convenção, considera-se entre os 0 e 40 as pessoas insatisfeitas, entre os 40 e 60 as pessoas neutrais, entre os 60 e 80 as pessoas satisfeitas, e entre os 80 e 100 as pessoas muito satisfeitas), e o valor médio para cada uma das subpopulações. Ao verificar o gráfico podemos concluir que: As pessoas entre os 15 e 24 anos de idade têm o índice de Satisfação menor, havendo 12,5% que se encontram insatisfeitas (ver nota); As pessoas do sexo feminino têm um nível de Satisfação mais elevado (ver nota); As pessoas com menor nível de instrução têm níveis de Satisfação superiores (ver nota). Nota: Na generalidade dos estudos de mercado verifica-se que as pessoas do sexo feminino, com menor instrução ou com maior idade, tendem a dar avaliações mais altas. 12

17 Ao verificar o gráfico podemos concluir que: Os utentes dos centros de saúde são os menos satisfeitos (75,3 pontos), por oposto situam-se os utentes das Clínicas Médicas (77,5 pontos); Os residentes do município do Funchal são os mais satisfeitos (79,8 pontos); Os utentes têm níveis de Satisfação próximos, independentemente de se tratar de uma entidade pública ou privada; As pessoas que apresentaram uma reclamação têm um índice de Satisfação bastante inferior em relação às restantes pessoas, salientando-se que 28,5% dos reclamantes se encontram insatisfeitos. Nota: Os resultados obtidos entre os Reclamantes são meramente indicativos devido a terem uma reduzida base amostral, ou seja, menos de 25 respostas. 13

18 4. Resultados do Modelo de Satisfação Imagem Qualidade de Serviço Qualidade dos Serviços Complementares Nota: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. (*) Indicadores que não entraram no modelo devido ao número reduzido de respostas. 14

19 Qualidade Global e Expectativas Nota: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Preço Apercebido Respondentes à questão do preço apercebido Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Nota 2: os entrevistados que utilizaram uma unidade de saúde privada e cujo cuidado médico foi igual ou superior a 50 euros, responderam à questão do preço apercebido. Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Reclamações Apresentou uma reclamação verbal ou por escrito, no último ano Nota 2: O valor médio da Forma como a sua mais recente reclamação foi resolvida é uma avaliação indicativa, dado possuir uma reduzida base amostral, ou seja, menos de 25 respostas. Satisfação Nota: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. 15

20 Satisfação segundo o Tipo de Entidade Respostas por tipo de entidade Lealdade Lealdade segundo o Tipo de Entidade Respostas por tipo de entidade Nota: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. 16

21 5. Resultados por Área Geográfica da Unidade de Saúde Introdução Neste capítulo apresentam-se os resultados por segmento. Para o estudo da Saúde na Região Autónoma da Madeira consideraram-se três segmentos geográficos, respeitantes à localização da unidade de saúde: ilha da Madeira (com excepção do município do Funchal), município do Funchal e ilha de Porto Santo; e dois segmentos relativos ao tipo de unidade de saúde: hospitais (incluindo as clínicas médicas) e centros de saúde. Nas próximas figuras apresentam-se os resultados segundo a segmentação por área geográfica. Índices das Dimensões A dimensão com índice superior em todos os segmentos é a Qualidade de Serviço. Excluindo o Preço apercebido, que é aplicável apenas às entidades privadas, a dimensão com menor índice é a Satisfação no Funchal (77,5 pontos) e Madeira (75,1 pontos), e no Porto Santo (66,0 pontos). Nota: os entrevistados que utilizaram uma unidade de saúde privada e cujo cuidado médico foi igual ou superior a 50 euros, responderam à questão do preço apercebido. Por este motivo, apenas o Funchal tem o valor para a dimensão. 17

22 Imagem Qualidade de Serviço Nota: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. 18

23 Qualidade dos Serviços Complementares Qualidade Global e Expectativas (*) Indicadores que não entraram no modelo devido ao número reduzido de respostas. Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. Nota 2: Não se apresentam os resultados baseados em menos de 5 respostas. 19

24 Preço Apercebido Proporção de respondentes à questão do preço apercebido Reclamações Apresentou uma reclamação verbal ou por escrito Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Nota 2: os entrevistados que utilizaram uma unidade de saúde privada e cujo cuidado médico foi igual ou superior a 50 euros, responderam à questão do preço apercebido. Satisfação Nota 1: não se apresentam os resultados baseados em menos de 5 respostas. Nota 2: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Nota 3: O resultado apresentado para a Forma como a sua mais recente reclamação foi resolvida no Porto Santo é meramente indicativo, dado possuir uma reduzida base amostral, ou seja, menos de 25 respostas. Lealdade 20 Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituida pelos indicadores em baixo.

25 6. Resultados por Tipo de Unidade de Saúde Introdução Neste capítulo apresentam-se os resultados por segmento. Para o estudo da Saúde na Região Autónoma da Madeira consideraram-se três segmentos geográficos, respeitantes à localização da unidade de saúde: ilha da Madeira (com excepção do município do Funchal), município do Funchal e ilha de Porto Santo; e dois segmentos relativos ao tipo de unidade de saúde: hospitais (incluindo as clínicas médicas) e centros de saúde. Nas próximas figuras apresentam-se os resultados segundo a segmentação por tipo de unidade de saúde. Índices das Dimensões A dimensão com índice superior em ambos os segmentos é a Qualidade de Serviço. Excluindo o Preço apercebido, que é aplicável apenas às entidades privadas, a dimensão com menor índice é a Satisfação nos Hospitais, com 77,5 pontos e a Imagem nos Centros de Saúde, com 75,1 pontos. A dimensão da Imagem, é aquela onde se verifica a maior diferença entre os dois segmentos. Nota: os entrevistados que utilizaram uma unidade de saúde privada e cujo cuidado médico foi igual ou superior a 50 euros, responderam à questão do preço apercebido. 21

26 Imagem Qualidade de Serviço Qualidade dos Serviços Complementares (*) Indicadores que não entraram no modelo devido ao número reduzido de respostas. Nota: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. 22

27 Qualidade Global e Expectativas Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Preço Apercebido Proporção de respondentes à questão do preço apercebido Nota 1: os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Nota 2: os entrevistados que utilizaram uma unidade de saúde privada e cujo cuidado médico foi igual ou superior a 50 euros, responderam à questão do preço apercebido. 23

28 Reclamações Apresentou uma reclamação verbal ou por escrito Nota 1: Não se apresentam os resultados baseados em menos de 5 respostas. Nota 2: Os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Nota 3: O resultado apresentado para a Forma como a sua mais recente reclamação foi resolvida nos Centros de Saúde é meramente indicativo, devido à reduzida base amostral, ou seja, menos de 25 respostas. Satisfação Lealdade Nota: Os resultados são valores médios das avaliações dos utentes. Em cima encontra-se o valor da dimensão constituída pelos indicadores em baixo. 24

29 7. Histórico 2007/2009 Seguidamente passaremos a analisar as valorizações médias obtidas durante o ano de 2009 comparativamente às obtidas no ano de Em termos evolutivos, verifica-se uma ligeira subida dos índices em todas as dimensões no ano de 2009, embora se destaque o aumento que a variável latente Preço apercebido registou em igual período (que corresponde a 10,1 pontos). Relativamente aos indicadores da dimensão Imagem, verifica-se uma subida ligeira em todos eles, destacando-se o indicador Unidade de saúde de confiança que registou um acréscimo de 4,8 pontos entre 2007 e Em termos globais, a dimensão subiu ligeiramente 2,8 pontos em relação a Na dimensão Qualidade de serviço verifica-se, tal como se registou na dimensão Imagem, uma subida em todos os seus atributos. A Qualidade técnica dos serviços de saúde registou uma maior subida, enquanto o Desempenho global dos médicos cresceu menos em igual período face aos restantes indicadores. A dimensão Qualidade dos serviços complementares apresenta globalmente um acréscimo de 4,1 pontos. Todos os indicadores contribuíram para esta evolução positiva registada, excepto a Qualidade das refeições e o Desempenho global do pessoal auxiliar que desceram, apesar de estas descidas terem sido pouco significativas. Evolução dos Índices das Dimensões 25

30 Imagem Qualidade de Serviço Qualidade dos Serviços Complementares (*) Indicadores que não entraram, em 2007 e 2009, no modelo devido ao número reduzido de respostas. Nota 1 : Indicadores que não entraram em 2009, no modelo devido ao número reduzido de respostas. 26

31 8. Recomendações Mapa de Recomendações Os mapas de recomendações que se seguem apresentam nas abcissas os impactos totais dos antecedentes ou dimensões sobre a Satisfação dos utentes dos serviços de saúde e, em ordenada, as respectivas valorizações médias. O objectivo de cada um destes mapas é o de representar o desempenho relativo dos Serviços de saúde para cada uma das dimensões explicativas da satisfação, bem como a sua importância na explicação dessa dimensão. O mapa de recomendações encontra-se dividido em quatro quadrantes. No QI estão as dimensões com índice mais elevado em termos médios e que simultaneamente mais contribuem para a explicação da satisfação. No QIV, as dimensões de menor nível médio, mas com grande contribuição para a formação da satisfação. Nos QII e QIII, as dimensões com menor contributo para a satisfação, possuindo as dimensões localizadas no quadrante III valores abaixo da média e no quadrante II, valores acima da média. (ver Nota 1) Nota 1: O impacto da dimensão do Preço Apercebido só é aplicável à população que efectivamente tem experiência com essa realidade. 27

32 No quadrante IV não se encontra nenhuma dimensão. No quadrante III encontra-se a dimensão Preço apercebido, que devido ao seu baixo impacto na satisfação dos utentes deverá ser considerada uma segunda prioridade de acção, apesar de ostentar um valor médio positivo. No entanto, deve-se ter em atenção que apenas uma pequena parte da população será afectada por uma acção nesta dimensão (ver Capítulo 4 Preço Apercebido). No quadrante I encontram-se as dimensões Qualidade de serviço e Qualidade dos serviços complementares que são os pontos fortes dos serviços de Saúde. Em face do forte impacto que estas dimensões têm na Satisfação dos utentes, nomeadamente a segunda, devem ser consideradas como prioridades de acção. No quadrante II encontra-se a dimensão Imagem, que em face do seu valor médio acima da média e impacto inferior à média na Satisfação dos utentes, não deve ser prioridade de actuação. No entanto, chama-se a atenção para o facto de o impacto desta dimensão, na Satisfação dos utentes, ter alguma importância, pelo que não deve ser descuidada. Índice de Prioridade e Distância em relação à Média segundo a Dimensão Nas figuras seguintes podem observar-se as dimensões por ordem decrescente de índice de prioridade e o respectivo valor médio. Uma dimensão será considerada prioritária se tiver um elevado índice de prioridade (calculado com base na distância ao máximo da escala e no impacto na satisfação), ou seja, se apresentar um valor médio baixo ou um impacto na satisfação maior do que a média. Nota 1: O impacto da dimensão do Preço Apercebido só é aplicável à população que efectivamente tem experiência com essa realidade. (ver Nota 1) Indicadores de Actuação Prioritária Uma vez identificadas as dimensões a ser objecto de actuação, há que encontrar formas de operacionalizar essas acções, já que as referidas dimensões não são observadas. 28 Uma análise do comportamento dos Serviços de Saúde centrada nos diversos indicadores, associados a cada uma das dimensões cuja actuação foi identificada como prioritária, fornece importantes indicações sobre a operacionalização desta actuação.

33 Os quadros seguintes mostram as dimensões de acção e respectivos indicadores de actuação prioritária, ordenados por um índice de prioridade que é calculado de acordo com dois critérios, maior peso na construção da dimensão (ver Modelo de Medida ) e menor valor médio. Indicadores de Actuação Prioritária (Qualidade dos Serviços Complementares) De entre os indicadores da dimensão dos Serviços Complementares, destacam-se como prioridades de actuação, o Tempo de espera para ser atendido, cujo valor médio é o mais baixo de entre todos os indicadores (69,1 pontos), seguido pela Qualidade global das instalações. (*) Indicadores que não entraram no modelo devido ao número reduzido de respostas. Indicadores de Actuação Prioritária (Imagem) De entre os indicadores da dimensão Imagem, a Unidade de saúde inovadora e tecnologicamente avançada é aquela que surge com maior índice de prioridade, seguida pela Unidade de saúde que se preocupa com os seus utentes. Indicadores de Actuação Prioritária (Qualidade de Serviço) De entre os indicadores da dimensão de Serviço, a Qualidade técnica dos serviços de saúde é o indicador que surge com maior prioridade de actuação. 29

34 Anexos A1: Caracterização dos Entrevistados Perfil da Unidade de Saúde Utilizada Perfil e Caracterização do Entrevistado 30

35 A2: Resultados do Modelo de Satisfação do Utente Pesos dos Indicadores nas Dimensões Impactos Directos e Desvios Padrão (ver Nota 1) Impactos Totais (ver Nota 1) Nota 1: O impacto da dimensão do Preço Apercebido só é aplicável à população que efectivamente tem experiência com essa realidade. 31

36 A3: Medidas de Qualidade Margens de Erro Coeficiente de Determinação 32

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração Pública Regional e Local

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração Pública Regional e Local Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração Pública Regional e Local Entidade Promotora Enquadramento Concepção e Realização Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços da Administração

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Índice

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Educação Índice RESUMO EXECUTIVO...

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Residentes com o Comércio e Restauração Avaliação da dos Residentes com o e 2011 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Vice-Presidência Avaliação da dos Residentes com o e 2011 Índice SÍNTESE... 03 1. INTRODUÇÃO... 05 2.

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Utentes dos Serviços de Saúde Índice RESUMO EXECUTIVO...

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade e Inovação

Barómetro Regional da Qualidade e Inovação Avaliação da Qualidade Global da Região Autónoma da Madeira pelos Residentes 2014 Direção Regional do Comércio, Indústria e Energia Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, n.º 23, 1º 9000-054 Funchal

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2014 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009 1 Resultados Nacionais Agregados de 2009 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2009 1. Introdução O Observatório Nacional de Recursos Humanos (ONRH) define como missão

Leia mais

Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo. Lao Tse

Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo. Lao Tse Estudo Piloto sobre a Satisfação dos Utentes da Justiça Campus de Justiça Liisboa,, Dezembro de 2013 Uma jornada de mil milhas começa com um simples passo. Lao Tse 2 Índice 1. Introdução e algumas considerações

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Turistas

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Turistas Avaliação da Satisfação dos Turistas Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Turistas Índice RESUMO EXECUTIVO... 03 1. INTRODUÇÃO... 06 2. METODOLOGIA... 07

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado 11 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Vice-Presidência Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores

Leia mais

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO

AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2016 RELATÓRIO DETALHADO 1 INDICE Aspetos Metodológicos 3 Consulta Externa 9 Consulta Externa Caracterização dos Respondentes 10

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado

Barómetro Regional da Qualidade Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Avaliação da Satisfação dos Colaboradores dos Sectores Público e Privado

Leia mais

ESTUDO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCECIONADA

ESTUDO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCECIONADA ESTUDO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE PERCECIONADA E DA SATISFAÇÃO COM O SERVIÇO ONLINE Relatório Final 6 de Maio de 2015 ÍNDICE 1 Introdução 03 2 Metodologia 07 3 Resultados Globais 17 4 Resultados Por Segmento

Leia mais

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013

Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1 Resultados Nacionais Agregados de 2013 Observatório Nacional de Recursos Humanos Resultados Nacionais Agregados de 2013 1. Introdução Desde a sua criação em 2002 que o Observatório Nacional de Recursos

Leia mais

CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO AVE, EPE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2014 RELATÓRIO RESUMIDO

CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO AVE, EPE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2014 RELATÓRIO RESUMIDO CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO AVE, EPE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO E DA QUALIDADE APERCEBIDA PELOS UTENTES DO CHMA 2014 RELATÓRIO RESUMIDO 1 INSTRUÇÕES DE LEITURA NA PÁGINA SEGUINTE ENCONTRA-SE UM ÍNDICE DE CADA

Leia mais

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação

Submodelo estrutural da satisfação dos colaboradores da DGPJ com a cooperação e comunicação Submodelo estrutural da satisfação Análise da Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores Lisboa, Março de 2015 Índice 1. Modelo de medida da satisfação dos colaboradores da DGPJ e respetivos indicadores... 4 1.1. Dimensão expectativas

Leia mais

Barómetro Regional da Qualidade Relatório Global. Enquadramento

Barómetro Regional da Qualidade Relatório Global. Enquadramento Relatório Global 2009 Entidade Promotora Concepção e Realização Enquadramento Relatório Global 2009 Índice RESUMO EXECUTIVO... 03 1. INTRODUÇÃO... 06 2. METODOLOGIA... 08 3. RESULTADOS GLOBAIS: BARÓMETRO

Leia mais

Lisboa, 14 de Julho de 2006 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE 2005

Lisboa, 14 de Julho de 2006 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE 2005 Lisboa, 14 de Julho de 2006 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE 2005 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE 2005 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS

RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS RELATÓRIO DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A STAKEHOLDERS EXTERNOS / RESULTADOS DOS INQUÉRITOS DE SATISFAÇÃO A UTENTES/STAKEHOLDERS EXTERNOS EFETUADOS PELO INSTITUTO DA VINHA E DO VINHO, I.P. EM E Considerando

Leia mais

Sistema de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais EPE e SPA 2009 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS

Sistema de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais EPE e SPA 2009 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS Sistema de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais EPE e SPA 2009 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS Índice Introdução Aspectos Metodológicos Aplicação do Modelo de Satisfação:

Leia mais

Divulgação de Resultados ECSI 2009

Divulgação de Resultados ECSI 2009 Divulgação de Resultados ECSI 2009 Banca, Seguros, Comunicações, Combustíveis, Gás em Garrafa, Transportes de Passageiros e Águas Patrocinador do sector das Comunicações Equipa ECSI: Parceiros nos sectores

Leia mais

Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2011

Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2011 04 de novembro de 2011 Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2011 98% dos agregados domésticos com acesso à Internet

Leia mais

INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS

INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve INQUÉRITO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS RELATÓRIO FINAL DA ANÁLISE DOS DADOS DEZEMBRO 2010 Índice Índice... 2 1. Sumário... 3 2.

Leia mais

Anexo A. Protocolo do Estudo de Caso

Anexo A. Protocolo do Estudo de Caso Anexo A Protocolo do Estudo de Caso 140 Protocolo do Estudo de Caso - Especificação do Processo de Recolha de Informação O processo de recolha de informação no decorrer do estudo de caso respeita a três

Leia mais

Julho de CEA Universidade Católica Portuguesa

Julho de CEA Universidade Católica Portuguesa Julho de 00 1 Sexo do respondente N= 1 % % Masculino Feminino Distrito de residência do entrevistado Viseu Vila Real Viana do Castelo 0% % % N= 1 Setúbal % Santarém % Porto % Portalegre Lisboa Leiria

Leia mais

Monitorização da satisfação dos clientes e utilizadores das infra-estruturas de electricidade e gás natural 2011.

Monitorização da satisfação dos clientes e utilizadores das infra-estruturas de electricidade e gás natural 2011. Monitorização da satisfação dos clientes e utilizadores das infra-estruturas de electricidade e gás natural 2011 Lisboa, 13 de Abril de 2012 Introdução O estudo de satisfação de clientes 2011 destinou-se

Leia mais

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014 Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014 Sumário Avaliação da Satisfação dos Clientes 2014 Este relatório enquadra-se dentro dos objectivos previstos pelo normativo de certificação da qualidade ISO 9001:2008,

Leia mais

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO CLIENTES SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO CLIENTES SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO RESULTADOS DO INQUÉRITO DE SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO D@S CLIENTES SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO Os inquéritos de avaliação da satisfação d@s clientes da Resposta Social Serviço de Apoio Domiciliário, foram

Leia mais

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015

Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015 Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015 Sumário Avaliação da Satisfação dos Clientes 2015 Este relatório enquadra-se dentro dos objectivos previstos pelo normativo de certificação da qualidade ISO 9001:2008,

Leia mais

RELATÓRIO ECSI PORTUGAL 2008 ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE SÍNTESE

RELATÓRIO ECSI PORTUGAL 2008 ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE SÍNTESE RELATÓRIO ECSI PORTUGAL 2008 ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE SÍNTESE 1. Enquadramento Uma das alterações mais relevantes que ocorreram com o advento e generalização da sociedade de informação,

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES INTERNADOS CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES INTERNADOS CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTENTES INTERNADOS CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA SERVIÇO REGIONAL DE PSIQUIATRIA FORENSE Ano 8 Índice.Introdução... 4.Metodologia... 4.2 Participação

Leia mais

VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em 2014

VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em 2014 Empresas em Portugal 2010-28 de setembro de 2015 VAB das empresas não financeiras aumenta 3,7%, em termos nominais, em Os dados preliminares de das estatísticas das empresas reforçam os sinais positivos

Leia mais

Divulgação de Resultados ECSI 2012

Divulgação de Resultados ECSI 2012 Divulgação de Resultados ECSI 2012 ENERGIA Combustíveis,, Gás Natural e Equipa ECSI: Parceiro no sector dos Seguros Índice Introdução Aspetos Metodológicos Resultados Globais Resultados por Variável Resultados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE JABOTICABAL SEÇÃO TÉCNICA DE NUTRIÇÃO ª PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COMENSAIS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE JABOTICABAL. INTRODUÇÃO A alimentação é uma das atividades mais importantes do ser humano, tanto por razões biológicas quanto

Leia mais

Divulgação de Resultados ECSI 2012

Divulgação de Resultados ECSI 2012 Divulgação de Resultados ECSI 2012 Comunicações Equipa ECSI: Parceiro no sector dos Seguros Índice Introdução Aspetos Metodológicos Resultados Globais Resultados por Variável Resultados por Subsector Posicionamento

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO UTENTE

CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO UTENTE CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS HEREDITÁRIAS DO METABOLISMO AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO UTENTE I. Metodologia: 1.Universo: Utentes/familiares/cuidadores do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do

Leia mais

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora

Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Relatório Final com os Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Beneficiários da Operadora Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora Responsável Técnico: Alan de Paiva Loures CONRE/MG 10.339 Objetivo

Leia mais

Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem

Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem Campus Académico Vila Nova de Gaia Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem 2012/2013 Elaborado por: Responsável Local pela Garantia da Qualidade

Leia mais

AESPS Autoavaliação

AESPS Autoavaliação Página 1 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 EQUIPA DE AUTOAVALIAÇÃO... 4 METODOLOGIA... 4 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO... 5 APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS... 5 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS... 5 Parte I - Resultados dos

Leia mais

Data de publicação RELATÓRIO ECSI PORTUGAL 2007 ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE SÍNTESE

Data de publicação RELATÓRIO ECSI PORTUGAL 2007 ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE SÍNTESE Data de publicação 14.7.2008 RELATÓRIO ECSI PORTUGAL 2007 ÍNDICE NACIONAL DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE SÍNTESE 1. ENQUADRAMENTO Em mercados progressivamente concorrenciais, a informação sobre as características

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Miranda do Douro

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES Câmara Municipal de Miranda do Douro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS MUNICIPES 2014 Câmara Municipal de Miranda do Douro ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. A IMPORTANCIA DE MEDIR A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES 2 3. OBJECTIVOS 2 4. METODOLOGIA

Leia mais

Em 2015, o Algarve foi a região com maior crescimento, impulsionado pelo setor do turismo

Em 2015, o Algarve foi a região com maior crescimento, impulsionado pelo setor do turismo Contas Regionais 2014 e 2015Pe 16 de dezembro de 2016 Em 2015, o Algarve foi a região com maior crescimento, impulsionado pelo setor do turismo De acordo com os resultados preliminares de 2015, no Algarve

Leia mais

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP

Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral Relatório dos Resultados do Questionário de Satisfação aos Clientes Externos do GPP 2015 Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral

Leia mais

Licenciamento diminui 21,5% e obras o

Licenciamento diminui 21,5% e obras o Estatísticas da Construção e Habitação 2009 30 de Julho de 2010 Licenciamento diminui 21,5% e obras o concluídas 4,1% Com base nos dados das Estatísticas da Construção e Habitação, disponibilizados hoje

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital Geral de Santo António, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital Geral de Santo António, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Hospital Geral de Santo António, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS

Leia mais

DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE Direcção de Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde RECLAMAÇÕES. Maio de 2004

DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE Direcção de Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde RECLAMAÇÕES. Maio de 2004 DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE Direcção de Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde RECLAMAÇÕES 3 Maio de 4 I INTRODUÇÃO As reclamações como indicador da qualidade das unidades prestadoras de cuidados, quer

Leia mais

Edifícios licenciados aumentaram 19,1% e edifícios concluídos cresceram 17,9%

Edifícios licenciados aumentaram 19,1% e edifícios concluídos cresceram 17,9% Construção: Obras licenciadas e concluídas 2º Trimestre de 2018 - Dados preliminares 13 de setembro de 2018 Edifícios licenciados aumentaram 19,1% e edifícios concluídos cresceram 17,9% No 2º trimestre

Leia mais

Relatório. Aplicação dos Questionários de Satisfação dos Cidadãos/Clientes da Consultadoria Jurídica (escrito e telefone) Outubro de 2011

Relatório. Aplicação dos Questionários de Satisfação dos Cidadãos/Clientes da Consultadoria Jurídica (escrito e telefone) Outubro de 2011 Relatório Aplicação dos Questionários de Satisfação dos Cidadãos/Clientes da Consultadoria Jurídica (escrito e telefone) Outubro de 2011 1 Índice Introdução 3 Metodologia 4 Versão Escrita 4 Versão por

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE Egas Moniz

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE Egas Moniz SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE Egas Moniz SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS Centro

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital de Santa Marta, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital de Santa Marta, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Hospital de Santa Marta, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital Santo André, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital Santo André, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Hospital Santo André, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE Hospital

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar Vila Real / Peso da Régua, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Centro Hospitalar Vila Real / Peso da Régua, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Centro Hospitalar Vila Real / Peso da Régua, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE

Leia mais

NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL

NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL - (29 de Maio de 2003) NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL Os resultados das projecções de população residente apontam para o decréscimo da população jovem

Leia mais

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006

ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 ESTATÍSTICAS DO EMPREGO 4º trimestre de 2006 15 de Fevereiro de 2007 A TAXA DE DESEMPREGO DO 4º TRIMESTRE DE 2006 FOI DE 8,2 A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2006 foi de 8,2. Este valor

Leia mais

Contas Regionais 2009 Preliminares

Contas Regionais 2009 Preliminares Contas Regionais 2009 Preliminares 12 de Janeiro de 2011 As assimetrias regionais do PIB per capita oscilam entre 65% e 110% da média europeia Em 2009, apenas a região de Lisboa e a Região Autónoma da

Leia mais

Avaliação da Satisfação das Empresas Associadas da APEMETA

Avaliação da Satisfação das Empresas Associadas da APEMETA Relatório Resumo Avaliação da Satisfação das Empresas Associadas da APEMETA Ano 2010 Fevereiro de 2010 Departamento da Qualidade sofia.viegas@apemeta.pt Índice: 1. Enquadramento 3 2 2. Avaliação da 3 3.

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. IPOFG-CRO Coimbra, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. IPOFG-CRO Coimbra, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE IPOFG-CRO Coimbra, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE IPOFG

Leia mais

Obras licenciadas atenuaram decréscimo

Obras licenciadas atenuaram decréscimo Construção: Obras licenciadas e concluídas 1º Trimestre de 2014- Dados preliminares 12 de junho de 2014 Obras licenciadas atenuaram decréscimo No 1º trimestre de 2014 os edifícios licenciados diminuíram

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO Resposta Social/Serviço: Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) Relatório N.º: Data de Aplicação: Inicio: // Fim: // Local: Não se aplica Tipo de Questionário: Avaliação da Satisfação dos Clientes/Utentes

Leia mais

INQUÉRITO AO CONSUMO DE SERVIÇOS POSTAIS. População residencial dezembro de 2014

INQUÉRITO AO CONSUMO DE SERVIÇOS POSTAIS. População residencial dezembro de 2014 INQUÉRITO AO CONSUMO DE SERVIÇOS POSTAIS População residencial dezembro de 2014 Fevereiro de 2015 ÍNDICE Introdução... 4 I. Sumário... 4 II. A utilização das estações e postos de correios... 6 Serviços

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital Pulido Valente, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. Hospital Pulido Valente, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE Hospital Pulido Valente, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE

Leia mais

Relatório Global da Avaliação de Satisfação realizada em 2011

Relatório Global da Avaliação de Satisfação realizada em 2011 No período compreendido entre 05-12-2011 e 30-01-2012 foi realizada a Avaliação de Satisfação referente ao ano de 2011, tendo sido inquiridas todas as partes interessadas. No total foram enviados / entregues

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. IPOFG-CRO Porto, EPE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE. IPOFG-CRO Porto, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE DOS HOSPITAIS EPE IPOFG-CRO Porto, EPE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE IPOFG -

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2015-16 Dezembro de 2017 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais

SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DO ENSINO Relatório global anual do ano letivo

SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DO ENSINO Relatório global anual do ano letivo SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE DO ENSINO Relatório global anual do ano letivo 2015-2016 GABINETE DA QUALIDADE DO ENSINO, ACREDITAÇÃO E EMPREGABILIDADE Março, 2017 Página 1 de 18 Índice 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem

Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem Campus Académico Vila Nova de Gaia Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia Relatório da Qualidade do Ensino-Aprendizagem 2011/2012 Elaborado por: Responsável Local pela Garantia da Qualidade

Leia mais

Resultados Preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico 2010

Resultados Preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico 2010 Consumo de Energia no Sector Doméstico 20 Julho de 2011 2010 (1) Resultados Preliminares do Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico 2010 Em Portugal assistiu-se a uma alteração dos hábitos

Leia mais

Divulgação de Resultados ECSI 2011

Divulgação de Resultados ECSI 2011 Divulgação de Resultados ECSI 2011 Banca, Seguros, Comunicações, Combustíveis, Gás em Garrafa, Gás Natural, Eletricidade, Transportes de Passageiros e Águas Equipa ECSI: Parceiro no sector das Águas Patrocinador

Leia mais

RELATÓRIO DA SATISFAÇÃO DE TODAS AS PARTES INTERESSADAS

RELATÓRIO DA SATISFAÇÃO DE TODAS AS PARTES INTERESSADAS RELATÓRIO DA SATISFAÇÃO DE TODAS AS PARTES INTERESSADAS -2014- Leiria, outubro de 2014 IMP05.PG01 2/ 14 Índice 1. Introdução... 3 2. Avaliação da Satisfação de Clientes/Famílias... 4 3. Avaliação do Grau

Leia mais

Agenda. Avaliação da Satisfação como Indicador de Desempenho. Apresentação do Modelo ECSI. Resultados do Estudo de Satisfação de 2005

Agenda. Avaliação da Satisfação como Indicador de Desempenho. Apresentação do Modelo ECSI. Resultados do Estudo de Satisfação de 2005 Conversas de Fim de Tarde Sessão 3 O Desempenho Organizacional Hospitalar SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE Guilherme Victorino Assessor do IGIF Caramulo,

Leia mais

Divulgação de Resultados ECSI 2012 Banca

Divulgação de Resultados ECSI 2012 Banca Divulgação de Resultados ECSI 2012 Equipa ECSI: Parceiro no sector dos Seguros Patrocinador do sector das Comunicações Índice Introdução Aspetos Metodológicos Resultados Globais Resultados por Variável

Leia mais

SERVIÇOS OVER-THE-TOP (OTT):

SERVIÇOS OVER-THE-TOP (OTT): SERVIÇOS OVER-THE-TOP (OTT): Utilização de instant messaging, chamadas de voz e TV pela Internet em Portugal e na U.E. (dados de inquéritos amostrais à população residencial) Fevereiro de 16 ANACOM 1.

Leia mais

INQUÉRITO AO CONSUMO DE SERVIÇOS POSTAIS. População residencial dezembro de 2012

INQUÉRITO AO CONSUMO DE SERVIÇOS POSTAIS. População residencial dezembro de 2012 INQUÉRITO AO CONSUMO DE SERVIÇOS POSTAIS População residencial dezembro de 2012 Abril de 2013 ÍNDICE Índice I. Introdução... 3 II. A utilização das estações e postos de correios... 3 Serviços utilizados

Leia mais

UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 UNIMED BH:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em Relatório Final

Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em Relatório Final Inquérito aos utilizadores das bibliotecas da Universidade do Minho em 2005 Relatório Final 2006 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Metodologia 3. Resultados 3.1. Dados da amostra 3.2. Questões da parte I e II

Leia mais

ANEXO QUESTIONÁRIO ÍNDICE

ANEXO QUESTIONÁRIO ÍNDICE ANEXO QUESTIONÁRIO ÍNDICE INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO 2 DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL A REMETER 2 ESTRUTURA DE GOVERNANCE 3 1. Estrutura Orgânica 3 2. Órgão de Administração (Conselho de administração/direcção)

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

HESE EPE. Évora, 29 de Maio de 2009

HESE EPE.   Évora, 29 de Maio de 2009 2º Estudo da Satisfação dos Utentes HESE EPE www.hevora.min-saude.pt Évora, 29 de Maio de 2009 Sumário 1 Notas Preliminares 2 Notas Metodológicas 3 Resultados 4 Conclusões e Recomendações Notas preliminares

Leia mais

97% Dos indivíduos com idade entre os 10 e os 15 anos utilizam computador, 93% acedem à Internet e 85% utilizam telemóvel

97% Dos indivíduos com idade entre os 10 e os 15 anos utilizam computador, 93% acedem à Internet e 85% utilizam telemóvel Sociedade da Informação e do Conhecimento Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: Indivíduos dos 1 aos 15 anos 3 de Fevereiro 9 97% Dos indivíduos com idade

Leia mais

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008

Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% 15 de Fevereiro 2008 Estatísticas do Emprego 4º Trimestre de 2007 15 de Fevereiro 2008 A taxa de desemprego do 4º trimestre de 2007 foi de 7,8% A taxa de desemprego estimada para o 4º trimestre de 2007 foi de 7,8%. Este valor

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2016-17 Dezembro de 2018 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais

CONDIÇÃO SOCIAL E A OFERTA DESPORTIVA

CONDIÇÃO SOCIAL E A OFERTA DESPORTIVA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física CONDIÇÃO SOCIAL E A OFERTA DESPORTIVA O Caso do Complexo Desportivo das Piscinas Municipais de Cantanhede Monografia de Licenciatura

Leia mais

Resultados 2016 Junho 2017

Resultados 2016 Junho 2017 Resultados 2016 Junho 2017 2 ÍNDICE Índice... 3 1. Nota introdutória... 5 2. Resultados... 6 2.1. Caracterização das entidades que participaram... 6 2.2. Nível de satisfação médio global... 7 2.3. Imagem

Leia mais

Estudo de Satisfação dos Utentes do HESE E.P.E (RESUMO)

Estudo de Satisfação dos Utentes do HESE E.P.E (RESUMO) Estudo de Satisfação dos Utentes do HESE E.P.E. 2012 (RESUMO) O Estudo da Satisfação dos Utentes do Hospital do Espírito Santo de Évora E.P.E. (adiante designado por HESE E.P.E.) constitui, desde 2006,

Leia mais

Inquérito de Satisfação aos Agentes dos Sectores da Construção e do Imobiliário realizado em Resultados Apurados:

Inquérito de Satisfação aos Agentes dos Sectores da Construção e do Imobiliário realizado em Resultados Apurados: Inquérito de Satisfação aos Agentes dos Sectores da Construção e do Imobiliário realizado em 2011 Metodologia: Foi utilizada a técnica de entrevista via on-line. A empresa de estudos de mercado criou uma

Leia mais

Código: CHCB.PI.COMHQ.01 Edição: 1 Revisão: 1 Páginas:1 de Objectivo

Código: CHCB.PI.COMHQ.01 Edição: 1 Revisão: 1 Páginas:1 de Objectivo e Qualidade de Código: CHCB.PI.COMHQ.01 Edição: 1 Revisão: 1 Páginas:1 de 8 1. Objectivo Constitui objectivo do presente regulamento definir a missão, os princípios orientadores, a constituição. As competências,

Leia mais

Relatório Individual Saúde.Oral. João Pimenta, Lda.

Relatório Individual Saúde.Oral. João Pimenta, Lda. Relatório Individual SINAS @ Saúde.Oral João Pimenta, Lda. Outubro, 2011 Sumário executivo Neste relatório são apresentados os resultados detalhados da avaliação da instituição no âmbito do Projecto-piloto

Leia mais

Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1)

Observatório da Sociedade Portuguesa- CATÓLICA-LISBON (1) Estudo da Sociedade Portuguesa- Vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção: impacto na felicidade, satisfação com a vida, patriotismo e otimismo (Maio 2017) Observatório da Sociedade Portuguesa-

Leia mais

Conta Satélite do Turismo ( ) 1

Conta Satélite do Turismo ( ) 1 Conta Satélite do Turismo (2005-2007) 1 21 de Dezembro de 2007 ACTIVIDADE TURÍSTICA RETOMA EM 2006 E 2007 RITMOS DE CRESCIMENTO ELEVADOS, SUPERIORES AO DO CONJUNTO DA ECONOMIA Após o abrandamento registado

Leia mais

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017

USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 USISAÚDE:: SATISFAÇÃO ANS PESQUISA QUANTITATIVA DEZEMBRO DE 2017 1 01 OBJETIVO & METODOLOGIA 2 Objetivo do Estudo Com o objetivo de aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos

Leia mais

Relatório de Empregabilidade

Relatório de Empregabilidade Instituto Superior de Gestão e Administração de Leiria Relatório de Empregabilidade Inquérito a estudantes diplomados no ano letivo 2014-15 Dezembro de 2016 Índice I. O RELATÓRIO DE EMPREGABILIDADE BREVE

Leia mais