UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DE INTERFACE NATURAL DE USUÁRIO COM MICROSOFT KINECT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DE INTERFACE NATURAL DE USUÁRIO COM MICROSOFT KINECT"

Transcrição

1 UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DE INTERFACE NATURAL DE USUÁRIO COM MICROSOFT KINECT Alan da Silva 1 Orientador Agnus Horta 2 RESUMO Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma aplicação prática de interface natural de usuário utilizando o dispositivo Microsoft Kinect. O objetivo deste trabalho é aplicar os conceitos adquiridos ao longo do curso, para a implementação de um software, capaz de controlar o computador, com gestos realizados pelos braços e mãos através do Kinect. A implementação evidenciou a complexidade do processo de comunicação humano e a dificuldade de transmitir essa comunicação a um computador. Palavras-chave: Sensor Kinect. Interface Natural de Usuário. Software. 1 INTRODUÇÃO A interação entre o homem e a máquina é uma das áreas mais interessantes da computação. Desde os primórdios, o homem tem procurado meios e estratégias de interatividade, que visam à simplicidade e naturalidade ao passar uma instrução para um computador. É também tema de várias pesquisas que contribuem para o seu desenvolvimento. O objetivo da interação homem-computador é, ou deveria ser, prover uma interface tão natural quanto possível. De fato, a solução perfeita seria aquela na qual o usuário nem percebesse a utilização de uma interface, expõe TEBBUTT (1995). O estudo de interfaces homem-máquina vem contribuindo para o avanço multidisciplinar como computação, psicologia educacional, sociologia e design. A maioria das interfaces atuais utilizam equipamentos de controle, que exigem uma curva de aprendizagem, geralmente dotadas de botões e às vezes de difícil manuseio. Com o avanço da tecnologia, a interação natural, se tornou primordial para o sucesso tanto da aplicação como o dispositivo, seja ela através de gestos ou fala. 1 Aluno do 8º período do curso da Ciência da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG. alansilva2005@hotmail.com. 2 Orientador do curso da Ciência da Computação do Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.. agnus@unis.edu.br.

2 Este trabalho descreve, através do desenvolvimento de um software, um conceito recente de utilização de computadores, onde, um comando do mundo real é passado para o mundo digital através de gestos corporais com auxílio de um equipamento. Esse é o conceito de interface natural de usuário (NUI). 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1. Interface Natural de Usuário Barthet (1998) afirma que existe uma linguagem de interação que permite ao usuário, através de um grupo de palavras e de regras, expressar as operações que ele deseja executar em uma máquina, que podem ser comandos ou dados. O meio pelo qual se realiza essas operações dá-se o nome de interface de usuário. É nas interfaces de usuário de computador que ocorrem às interações, análises e visualizações das informações. Este trabalho aborda uma das áreas de interfaces de usuário, a Interface Natural de Usuário ou a NUI (Natural User Interface), que é uma evolução de comunicação entre homem e computador (NATURAL, 2011). O propósito da NUI é incorporar a naturalidade de se realizar movimentos ou gestos para a manipulação da aplicação. O usuário tem que se sentir a vontade para interagir com a aplicação. Deve possui uma curva de aprendizagem mínima ao ponto de que o usuário tenha a sensação de estar interligado com a aplicação Engenharia de Software O desenvolvimento de um software envolve diversas etapas que devem ser analisadas para que se atinja um bom desempenho e qualidade na implementação. Esse desenvolvimento pode ser visto como um conjunto de atividades, métodos, transformações e práticas que norteiam pessoas na produção de um software (REZENDE, 2005). O presente projeto contempla a engenharia de software como metodologia de desenvolvimento, manutenção e gestão, por que abrange todo o processo de desenvolvimento, do começo ao fim (PRESSMAN, 1995).

3 O paradigma de desenvolvimento seguido foi a prototipação como mostra a figura 1, pois atende dois grandes requisitos pertinentes a implementação do software. O primeiro diz a velocidade de desenvolvimento, no sentido de propiciar-se o usuário uma visão mais real do software que será projetado. O segundo é o envolvimento do usuário à medida que o desenvolvimento do software evolui (TOSING, 2008). Figura 1 Diagrama de Paradigma de Prototipação. Fonte: (TOSING, 2008).

4 2.3. Plataforma.NET Framework O.NET Framework é um projeto da Microsoft para desenvolvimento de aplicações que visam à abstração de vários códigos para um interesse comum, podendo ser utilizado em vários projetos. O programador escreve o código especificamente para a plataforma.net e não para um sistema operacional específico, com isso ganha-se portabilidade da aplicação, onde o aplicativo gerado pode ser executado em qualquer dispositivo que contenha.net Framework. A plataforma foi criada para atender certos objetivos como, consistência na programação no paradigma orientação a objeto, minimizar conflitos em ambientes de execução, implantação e versionamento, atender aos padrões de comunicação dados das tecnologias atuais e garantir que os códigos baseados em.net Framework possam se integrar a qualquer outro código (LIMA, 2002). O desenvolvimento da aplicação de interface natural de usuário utilizou esta tecnologia, pois esta agrega valor, interoperabilidade confiabilidade com os outros sistemas, visto que a aplicação é executada em uma camada acima do sistema operacional Linguagem de Programação C# O avanço da tecnologia exige um grande esforço do desenvolvedor no que tange a criação e implementação de aplicativos para os sistemas operacionais atuais. Novos conceitos e paradigmas surgem e dificuldades são encontradas para o desenvolvimento. Algumas dessas dificuldades são associadas à linguagem de programação escolhida para o desenvolvimento da aplicação. A linguagem de programação escolhida para o desenvolvimento foi o C# 3,, que é uma evolução da linguagem Microsof C e Microsoft C++ (GUIMARÃES, 2011). A linguagem de programação C# é uma linguagem de programação orientada a objeto criada pela empresa Microsoft, que permite o desenvolvimento de aplicações para sistema operacional Windows, aplicações para internet, implementação de Web Service, aplicações console, entre outras. Assim como o framework.net, a linguagem faz parte do Visual Studio. É uma linguagem recente, derivada do C/C++, e foi desenvolvida para trabalhar especialmente para a plataforma.net (LIPPMAN, 2003). 3 C# Pronuncia-se C Sharp.

5 2.5. Microsoft Kinect O sensor Kinect Microsoft, como mostra a figura 2, é um dispositivo (acessório) de interação natural, desenvolvido para ser utilizado em um console de vídeo game da empresa Microsoft, o Xbox360. O nome Kinect é uma junção de um termo grego kínésis (que significa movimentar ou mover) com connect (que em inglês se refere ao ato de conectar). Ele tem por função, realizar o mapeamento do movimento corporal e transferir de forma digital para o console. Pode ser considerado um verdadeiro sistema de detecção de gestos e movimentos. Conta também com microfones que são utilizados para detecção da voz do usuário ou jogador (PROGRAMMING GUIDE, 2010). O Kinect é uma barra horizontal conectada a uma pequena base com um pivô motorizado e é designado a ser posicionada pouco acima ou pouco abaixo da tela. Formado por uma câmera RGB 4, um sensor de profundidade e um microfone e rodando um software proprietário, provê uma completa captura tridimensional, reconhecimento facial e vocal (MOUSINHO 2011, p.1). O uso sensor Kinect apresentado neste projeto é fundamental, pois é o dispositivo que compõe todo o sistema de identificação de movimentos e gestos. É a partir do sensor que a aplicação recebe os dados gerados e os transforma em informação tangível de ser trabalhada. Figura 2 Microsoft Kinect Fonte: 4 RGB Abreviatura utilizada para Red Green Blue (Vermelho Verde Azul), sistema utilizado na reprodução de cores em dispositivos eletrônicos corrente.

6 2.6. SDK Kinect O PROGRAMMING GUIDE (2010) descreve o SDK 5 kinect como uma ferramenta de programação para desenvolvedores de aplicativos, permitindo o acesso fácil aos recursos oferecidos pelo dispositivo Kinect Microsoft. Ele possui todo o suporte necessário para o desenvolvimento de aplicações para o Kinect Microsoft, incluindo drives de instalação, documentação técnica divida em tópicos com mais de 100 páginas de instruções detalhadas para a maioria das funcionalidades do dispositivo. É através do SDK que foi tratado o acesso às fluxos de dados gerados pelo Kinect Microsoft, além da capacidade de controlar a angulação do dispositivo Transformação de Sistema de Coordenadas A transformação do sistema de coordenadas é um conceito de computação gráfica utilizado na aplicação para mapear as coordenadas da janela de visualização para área de trabalho do computador. Utiliza-se a transformação de sistema de coordenadas do mundo real, que é usado para representar um ambiente de interatividade criado para usuário, para o sistema de coordenada da porta de visão, que é a área de trabalho do computador (BUENO, 2011). A técnica utilizada na aplicação é a especificação de uma área retangular chamada área de controle que irá representar as coordenadas da área de trabalho. Para realização deste intento será conseguido através da utilização da equação: Onde, xd é o ponto de coordenada destino, xdi é o ponto inicial da coordenada do ponto de destino, xdf é o ponto final da coordenada do ponto de destino, xm é o ponto de coordenada do mundo real, xmi é o ponto inicial da coordenada do mundo real e xmf é o ponto final da coordenada do mundo final (FOLEY, 1996). 5 SDK Sigla utilizada para Software Development Kit (ou Software Developers Kit pacote de desenvolvimento de software), é um pacote que permite os desenvolvedores criar aplicativos para uma plataforma específica.

7 3 DESENVOLVIMENTO 3.1. O Sistema O sistema desenvolvido foi batizado com o nome de NUI UNIS e tem por finalidade interpretar os gestos do usuário e realizar ação. Está ação pré-determinada e específica. Possui duas funções que são chamadas modos de operação, o modo apresentação de slides e controle de computador. A iniciação do sistema só é concedida se o sensor Kinect estiver corretamente instalado e configurado, caso não atenda a nenhum desses requisitos, a aplicação emitirá uma mensagem de erro e fechará. A aplicação consegue reconhecer os gestos com uma distância mínima de um metro até quatro metros. Apesar de o sensor Kinect reconhecer duas pessoas, apenas uma pessoa deve ficar em frente ao aparelho para que não haja interferência de identificação de usuário Tela Principal A tela inicial do sistema, figura 4, tem uma apresentação em tempo real do que o sensor Kinect está enviando para a aplicação, isso foi definido para que o usuário possa ter um feedback do que está acontecendo na aplicação. A forma escolhida para apresentação dos dados segue o mesmo padrão escolhido por Blake (2011), onde os controles são destacados por elipses de cor vermelha, alterando o formato caso atenda a uma ação específica. Contém também, uma barra de menus onde cada opção é representada por ícones, para acesso as configurações e controle de funções com a qual se deseja trabalhar.

8 Figura 4 Tela principal do sistema. Fonte: Próprio Autor Menu de Configurações Possui uma tela de configurações, figura 5, onde o usuário deverá salvar as preferências que se tornará padrão para o sistema. Logo que o sistema é iniciado ele recupera as informações de configuração e ajuste. Essas informações são transferidas para a aplicação e para o sensor Kinect. Possui o modo de operação inicial, que define qual a funcionalidade a aplicação iniciará. A tela contém os ajustes da caixa de controle, como dito anteriormente, tem a função limitar a área de atuação para controle do computador. As distâncias informadas nessa caixa de controle são medidas em pixels.

9 O usuário poderá definir a angulação inicial do sensor Kinect, limitado a 27 graus para cima e 27 graus para baixo. Essa movimentação está limitada a 2 toques a cada 15 segundos. Essa limitação é imposta pelo SDK Kinect para evitar o esforço excessivo das engrenagens do sensor. Possui também a possibilidade de especificar a distancia que ativa a ação da função específica. Essas distâncias são medidas em metros e tem como ponto de origem a cabeça. Essas configurações se fazem necessário, pois é considerado que a aplicação poderá ser utilizada em vários ambientes e diferentes situações. Figura 5 Tela de configurações do sistema. Fonte: Próprio Autor.

10 3.4. Variáveis de Retorno Como complemento de informação ao usuário, a aplicação dispõe de uma tela específica que demonstra as distâncias no plano gerado pelo sensor Kinect, como mostra a figura 6. Essas distâncias estão em unidades de metros e contempla as coordenadas em 3 dimensões, para a cabeça, mão direita e mão esquerda. As informações são apresentadas em tempo real e com precisão. Essas informações são de fundamental importância para que o usuário possa se posicionar melhor em relação ao sensor Kinect e tirar maior proveito das funcionalidades da aplicação. Figura 6 Tela de apresentação de variáveis principais do sistema. Fonte: Próprio Autor Funções Pré-Estabelecidas A aplicação possui duas funções pré-estabelecidas que podem ser alternadas através do menu na tela principal do sistema. Essas funções são chamadas de modos de operação. Como dito anteriormente as funções funcionam de modo alternado, isto é, não podem ser acionadas ao mesmo tempo. Com isso evitou-se o alto custo no processamento das funções, evitando que a aplicação trave ao interpretar o comando ou causar lentidão na interpretação. Os modos de operação definidos são modo de apresentação de slides e modo de controle de computador.

11 Modo Apresentação de Slides Este modo de operação tem por finalidade utilizar gestos dos braços e as mãos para avançar ou retroceder apresentações no computador. A lógica utilizada para essa função é calcular o distância que a mão direita ou esquerda afasta perpendicularmente em relação à cabeça. Essa distância é pré-definida na tela de configurações e é calculada em metros. Essa configuração se faz necessária para que o usuário tenha a liberdade de ajustar o melhor ponto de acionamento de acordo com a distância ideal desejada, para que no momento da apresentação o usuário possa se movimentar e não acionar o comando indevidamente. Afastando-se a mão direita perpendicularmente para a direita em relação à cabeça ativa-se a ação de avançar o slide. Afastando-se a mão esquerda perpendicularmente para a esquerda em relação à cabeça ativa-se a ação de retroceder slide. A dificuldade encontrada nesse modo de operação, o movimento das mãos que mais se adequa para o avanço e retrocesso dos slides, de maneira que ao realizar o movimento, fique o mais natural possível Modo Controle de Computador O modo de operação de controle de computador simula a utilização do mouse do computador, utilizado os gestos do braço da mão direita para mover o cursor e a mão esquerda para simular o clique do mouse. Para essa função foi utilizada o cálculo da distância em que a mão direita avança frontalmente em relação à cabeça para ativar o controle do computador e simular a movimentação do mouse. Na implementação dessa função, encontrou-se, uma grande dificuldade para o movimento das mãos alcançarem toda a área de trabalho do computador e simular o movimento do mouse. Para gerar essa simulação e suavizar os movimentos, como dito anteriormente, foi utilizada a técnica de transformação de coordenadas, também utilizada na área de conhecimento de computação gráfica, com isso, o usuário poderá acessar os itens existentes na área de trabalho do computador.

12 Utilizando-se dessa mesma lógica, o movimento frontal em relação à cabeça para a mão esquerda, simula o clique do botão esquerdo do mouse. O modo Controle de Computador comtempla as funções básicas de acesso aos itens do computador. 4 CONCLUSÃO Este trabalho teve como proposta o desenvolvimento de uma aplicação prática de interface natural de usuário utilizando o dispositivo Microsoft Kinect. Obteve-se resultado satisfatório no desenvolvimento da aplicação. A transmissão de uma ação humana através de gestos e expressões corporais torna-se complexa e dispendiosa. Isso se dá pelo fato da complexidade do processo de comunicação humana. A utilização do sensor Kinect foi de fundamental importância, pois facilita os cálculos e a identificação da posição dos membros corporais (cabeça e mãos), visto que o sensor tem funções implementadas específicas para este fim. Foi detectada que o SDK da Microsoft apesar da facilidade no desenvolvimento, é uma versão de testes e tem-se melhorar a sua precisão nos cálculos. Como melhoria na aplicação, pode-se melhorar a precisão no controle do computador assim que o SDK Kinect for atualizado, além de suavizar ainda mais o movimento do mouse do computador, bem como melhorar a interpretação dos gestos para avançar ou retroceder os slides. Pode-se ainda implementar o movimento de acesso que simula o botão direito do mouse.

13 A PRACTICAL APPLICATION OF NATURAL USER INTERFACE WITH MICROSOFT KINECT ABSTRACT This Scientific Article describes the development of an practical application of natural user interface using the Microsoft Kinect device. The objective of this article it s applying the concepts that was been acquires during this course, to implement the software, capable of the computer controlling, with gests driven by the arms and hands. This intent was achieved by using a device that was developed for this goal, the Kinect. The implementation evidenced the complexity of the human communication process and the difficulty to transmit this communication for a computer. Key Words : Kinect Sensor. Natural User Interface. Software.

14 REFERÊNCIAS BARTHET, Marie-France. Logiciels interactifs et ergonomie: modèles e méthodes de conception. Paris: Dunod, BLAKE, Joshua. Kinect PowerPoint Control. Disponível em: < Acesso em: 13 out BUENO, Márcio; SOUSA, Robson Pequeno de; LINS, Robson. Transformações 2D. Disponível em: < Acesso em: 12 nov FOLEY, James D. et al. Computer graphics: principles and practice: Second Edition in C. 2ª Ed. United States: Addison-wesley, p. GUIMARÃES, Rentado. Conceitos Básicos de Programação e Introdução ao C#. Disponível em: < Acesso em: 10 set INTERFACES NATURAIS Disponível em: < Acesso em: 20 set LIMA, Edwin. C# e.net - Guia do Desenvolvedor. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, p. LIPPMAN, Stanley B.. C# Um Guia Prático. 1ª Ed. Porto Alegre: Bookman, p. MICROSOFT.Net Framework, o que é isso e para que serve? Disponível em: < Acesso em: 12 set MOUSINHO, Lucas. Sobre o Kinect. Disponível em: < Acesso em: 04 nov NATURAL User Interface Disponível em: < Acesso em: 05 set PRESSMAN, Roger S.. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional. 3ª Edição São Paulo - Sp: Makron Books, p. PROGRAMMING GUIDE. Getting Started with the Kinect for Windows SDK Beta from Microsoft Reserch. Disponível em: < Acesso em: 10 ago

15 REZENDE, Denis Alcides. Engenharia de Software e Sistemas de Informação. 3ª Edição Rio de Janeiro: Brasport, p. TEBBUTT, David. In touch with tomorrow. In PC PRO, Feb 1995, p Dennis Publication, United Kingdom. TOSING, Sérgio Luiz. Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, p.

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

36 Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, Ouro Preto, v. 4, p. 1 120, 2012.

36 Anais da Semana de Ciência e Tecnologia, Ouro Preto, v. 4, p. 1 120, 2012. CONTROLE À DISTÂNCIA DE UM MOTOR UTILIZANDO RECURSOS DE VISÃO COMPUTACIONAL Matheus Henrique Almeida Nascimento 1, Gean Carlo Neves Correa 2, Cristiano Lúcio Cardoso Rodrigues 3 e Sílvia Grasiella Moreira

Leia mais

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 2014 Manual do AP_Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 0 Sumário 1. Sobre esse manual... 3 2. Habilitando e Configurando o AP_Conta... 4 3. Habilitação e Licenciamento...

Leia mais

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client O Software HMS Client permite visualização de imagens de 3 maneiras diferentes: Imagens dos dispositivos (Mini Câmeras e NVRs) gravadas

Leia mais

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - ipad

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - ipad Manual do usuário Intelbras isic5 Tablet - ipad Intelbras isic5 Tablet - ipad Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual irá auxiliá-lo na instalação

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a

Leia mais

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF

INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF INTRODUÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO PRIMEFACES MOBILE EM APLICAÇÕES JSF Guilherme Macedo, Jaime Willian Dias Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil guilhermemacedo28@gmail.com, jaime@unipar.br Resumo.

Leia mais

MANUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL- ANDRAGOGIA

MANUAL PARA INCLUSÃO DIGITAL- ANDRAGOGIA Inclusão Digital - Software - Sistema Operacional (SO) Introdução O objetivo dessa cartilha é informar o usuário das características básicas dos softwares, do Sistema Operacional utilizados em um computador.

Leia mais

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE

UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM FRAMEWORK PARA DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS EM WINDOWS MOBILE. PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

TÍTULO: GARRA ROBÓTICA PERCEPTIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

TÍTULO: GARRA ROBÓTICA PERCEPTIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA TÍTULO: GARRA ROBÓTICA PERCEPTIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE AUTOR(ES): EDUARDO REIS ALVES,

Leia mais

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN

CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN CorelDRAW 11 1. UM PROGRAMA DE DESIGN Com o Corel você vai trabalhar com um dos aplicativos mais usados no campo do design e da auto-edição, já que permite operar com dois tipos de gráficos (vetoriais

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE.

Guia. PDA e SmartPhones. Windows Mobile, Pocket PC e CE. Guia PDA e SmartPhones Windows Mobile, Pocket PC e CE. Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir este produto. Por favor, leia essas instruções cuidadosamente para garantir melhores resultados do seu aparelho. SOBRE O PRODUTO A MINIMAXX é a menor câmera de

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão Interface Homem-Computador Aula: Engenharia Cognitiva e Semiótica Professor: M.Sc. Flávio Barros flathbarros@gmail.com Conteúdo Engenharia Cognitiva Fundamentos

Leia mais

Manual de Instalação e Operação do CondorUpload

Manual de Instalação e Operação do CondorUpload Manual de Instalação e Operação do CondorUpload 1. Introdução O programa CondorUpload foi desenvolvido para operar conjuntamente com o software de monitoramento CONDOR8i ou versões superiores. O CondorUpload

Leia mais

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Windows 7. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Windows 7 Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Sistema Operacional Windows 7 O Windows 7 é o sistema operacional do Microsoft Windows, um software proprietário produzido pela Microsoft

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher

atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher atube Catcher versão 3.8 Manual de instalação do software atube Catcher Desenvolvido por: Clarice Mello, Denis Marques Campos Dezembro de 2014 Sumario 1. Objetivo deste manual...3 2. Requisitos para instalação...3

Leia mais

Aula 3 - Registro de Imagem

Aula 3 - Registro de Imagem 1. Registro de Imagens Aula 3 - Registro de Imagem Registro é uma transformação geométrica que relaciona as coordenadas da imagem (linha e coluna) com as coordenadas geográficas (latitude e longitude)

Leia mais

1 Como seu Cérebro Funciona?

1 Como seu Cérebro Funciona? 1 Como seu Cérebro Funciona? UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC) O cérebro humano é capaz de processar as informações recebidas pelos cinco sentidos, analisá-las com base em uma vida inteira de experiências,

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Aula 1 Introdução, e conhecendo a Área de Trabalho

Aula 1 Introdução, e conhecendo a Área de Trabalho Aula 1 Introdução, e conhecendo a Área de Trabalho Na primeira aula deste curso, mostramos o porquê de começar a trabalhar neste sistema operacional, além das novidades que o sistema possui na sua versão.

Leia mais

APOSTILA LINUX EDUCACIONAL

APOSTILA LINUX EDUCACIONAL MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO DIRETORIA DE INCLUSÃO DIGITAL DIRETORIA DE GOVERNO ELETRÔNICO APOSTILA LINUX EDUCACIONAL (Conteúdo fornecido pelo Ministério da Educação e pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB)

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

Manual Integra S_Line

Manual Integra S_Line 1 Introdução O é uma ferramenta que permite a transmissão Eletrônica de Resultado de Exames, possibilitando aos Prestadores de Serviços (Rede Credenciada), integrarem seus sistemas com os das Operadoras

Leia mais

JVC CAM CONTROLO (para ipad) Guia do Usuário

JVC CAM CONTROLO (para ipad) Guia do Usuário JVC CAM CONTROLO (para ipad) Guia do Usuário Português Este é o manual de instruções para o software (para ipad) para Live Streaming Camera GV-LS2/GV-LS1 feito pela Corporação JVC KENWOOD. Os modelos compatíveis

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto

RICS. Remote Integrated Control System Release 2.76. Apresentação do Produto RICS Remote Integrated Control System Release 2.76 Apresentação do Produto Índice Informações Principais Instalação do RICS Configuração do RICS Introdução Capítulo I Requisitos dos Instrumentos Requisitos

Leia mais

Escolhendo recursos de Ajuda

Escolhendo recursos de Ajuda Você pode dar um toque profissional ao aplicativo adicionando um arquivo de Ajuda gráfica. A Ajuda gráfica pode incluir gráficos e texto formatado; a Ajuda no estilo.dbf limita-se a uma única fonte sem

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK

Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Trabalho de Programação para Dispositivos Móveis Turma: 1011 Camila Botelho camilacunhabotelho@gmail.com Manual de instalação e configuração da Ferramenta Android SDK Introdução O Android é uma ferramenta

Leia mais

Alarme Automotivo com mensagem para móvel utilizando Arduino

Alarme Automotivo com mensagem para móvel utilizando Arduino Alarme Automotivo com mensagem para móvel utilizando Arduino Maycon Cirilo dos Santos¹, Wyllian Fressatti¹ ¹Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil mayconsi2012@gmail.com, wyllian@unipar.br

Leia mais

Guia ineocontrol. iphone e ipod Touch

Guia ineocontrol. iphone e ipod Touch Guia ineocontrol iphone e ipod Touch Referência completa para o integrador do sistema Module. Aborda os recursos necessários para a itulização, instalação do software e importação das interfaces criadas

Leia mais

INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA

INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA MANUAL DO USUÁRIO INTERFACE USB PARA PROFIBUS PA OUT / 12 PBI-PLUS P B I P L U S M P smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada SO Windows Aula 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2014 APRESENTAÇÃO Todo computador precisa de um sistema operacional. O Windows

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Basic Exchange System

Basic Exchange System BXS Basic Exchange System Manual de Configuração AJUSTE DE HORA DÍGITRO Versão 1.2 Manual de Configuração do Ajuste de Hora Dígitro Código de Identificação: 012073012.010779FNS041015 Versão 1.2 by Dígitro

Leia mais

Apesar de existirem diversas implementações de MVC, em linhas gerais, o fluxo funciona geralmente da seguinte forma:

Apesar de existirem diversas implementações de MVC, em linhas gerais, o fluxo funciona geralmente da seguinte forma: 1 Introdução A utilização de frameworks como base para a construção de aplicativos tem sido adotada pelos desenvolvedores com três objetivos básicos. Primeiramente para adotar um padrão de projeto que

Leia mais

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial 1 of 14 27/01/2014 17:33 Sistema de Paginação de Esportes Universitários Documento de Arquitetura de Software Versão 1.0 Histórico da Revisão Data 30 de novembro de 1999 Versão Descrição Autor 1.0 Versão

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A

Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A Digifort Mobile Manual Version 1.0 Rev. A 2 Digifort Mobile - Versão 1.0 Índice Parte I Bem vindo ao Manual do Digifort Mobile 1.0 5 1 Screen... Shots 5 2 A quem... se destina este manual 5 3 Como utilizar...

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1

Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10.1 Esta adenda ao Guia de Consulta Rápida ZoomText 10 abrange novas funcionalidades e outras alterações específicas ao ZoomText 10.1. Para obter instruções

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Aula 3 - Registro de Imagem

Aula 3 - Registro de Imagem Aula 3 - Registro de Imagem 1. Registro de Imagens Registro é uma transformação geométrica que relaciona coordenadas da imagem (linha e coluna) com coordenadas geográficas (latitude e longitude) de um

Leia mais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais

Curso técnico: Informática Disciplina: Aplicativos computacionais 01. A tecla de atalho responsável por exibir os slides no modo de "apresentação" (tela inteira), é: a) F2 b) F3 c) F4 d) F5 e) F11 02. O recurso que permite definir efeitos de entrada para cada slide,

Leia mais

GEADA. Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos. para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa

GEADA. Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos. para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa GEADA Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos para versão 1.0, de agosto/2008. Autor: Márcio Katsumi Oikawa 1 1 Introdução O GEADA (Gerador de Expressões Algébricas em Digrafos Acíclicos)

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT MANUAL DO USUÁRIO AssetView FDT AssetView FDT A S T V W F D T M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas dos endereços estão

Leia mais

HP Visual Collaboration Desktop. Introdução

HP Visual Collaboration Desktop. Introdução HP Visual Collaboration Desktop Introdução HP Visual Collaboration Desktop v2.0 First edition: December 2010 Notificação legal Copyright 2010 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas

Leia mais

ODG Auto Acessórios Ltda www.odginstruments.com.br Versão 2.0 FEVEREIRO 2009

ODG Auto Acessórios Ltda www.odginstruments.com.br Versão 2.0 FEVEREIRO 2009 ODG Auto Acessórios Ltda www.odginstruments.com.br Versão 2.0 FEVEREIRO 2009 1 INDICE 1. Instalação do Software...3 2. Tela Inicial...3 3. Criando arquivo de configurações (Alt + C + C)...4 3.1 Sensores

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva

Mapas e Localização. Programação de Dispositivos Móveis. Mauro Lopes Carvalho Silva Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET Ao mesmo tempo em que hoje se tornou mais fácil falar a longa distância, pela multiplicidade de opções e operadoras de telefonia, também surgem as

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - Android

Manual do usuário. Intelbras isic5 Tablet - Android Manual do usuário Intelbras isic5 Tablet - Android Intelbras isic5 Tablet - Android Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual irá auxiliá-lo na instalação

Leia mais

O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio.

O serviço de Gateway Remoto é instalado em um computador, onde um ou diversos rádios móveis Hytera podem ser conectados via cabo USB e áudio. Visão Geral O Gateway Remoto Hytracks tem por objetivo atuar como uma extensão do Servidor principal, visando atender regiões muito distantes do servidor através de um link IP. O serviço de Gateway Remoto

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos

Informática. Aula 03 Sistema Operacional Linux. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Informática Aula 03 Sistema Operacional Linux Objetivos Entender

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 2. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 2. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 05 Estrutura e arquitetura do SO Parte 2 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed. LTC,

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

GUIA DE TELAS IHM Delta ARVTi 2000

GUIA DE TELAS IHM Delta ARVTi 2000 GUIA DE TELAS IHM Delta ARVTi 2000 Revisão 00 de 02/06/10 Direitos Reservados à Todas as informações contidas neste manual são de uso exclusivo da Equipamentos Eletrônicos Ltda., não podendo ser reproduzidas,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via iphone e ipod Touch baseado no sistema operacional ios

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via iphone e ipod Touch baseado no sistema operacional ios MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via iphone e ipod Touch baseado no sistema operacional ios Software de Imagem via iphone e ipod Touch baseado no sistema operacional ios Este manual irá auxiliá-lo

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE O CONCEITO DE TDD NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Renan Leme Nazário, Ricardo Rufino Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR - Brasil renazariorln@gmail.com, ricardo@unipar.br Resumo. Este artigo

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais