REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)"

Transcrição

1 REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)

2 TIPOS DE REDAÇÃO DISCURSIVA: Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa); Estudo de Caso (análise de uma situação-problema).

3 DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA O QUE É? É um texto em que o candidato deve procurar influenciar o leitor, por meio de uma linha de raciocínio consistente, e convencê-lo, ante a evidência dos fatos, a concordar e aceitar como correto e válido o ponto de vista expresso. Esta modalidade de texto baseia-se, sobretudo, em afirmações que transmitem conceitos relativos, suscitam dúvidas e hesitações e, ainda, podem apresentar pontos de vista conflitantes, além dos graus de verdade e/ou falsidade. O QUE SE AVALIA NESTE TEXTO? O examinador irá avaliar a capacidade do candidato de apresentar argumentos, ou seja, de oferecer um conjunto de razões favoráveis (ou contrárias) a respeito de determinado ponto de vista. Na verdade, o que interessa para o corretor é a eficiência do candidato na escolha e na explanação dos argumentos para comprovar o ponto de vista e, consequentemente, convencer o interlocutor.

4 COMO SE FAZ (ESTRUTURA PADRÃO): INTRODUÇÃO: faça uma declaração qualquer que sirva para situar o leitor no assunto e apresente o ponto de vista que irá defender nos parágrafos seguintes. OBS.: procure fazer uma escolha prévia das ideias/argumentos que usará para fundamentar sua tese. DESENVOLVIMENTO: é a parte fundamental da dissertação, em que você vai desenvolver o raciocínio, por meio de argumentos suficientemente fortes para consubstanciar seu ponto de vista. Como é do desenvolvimento que depende a profundidade e a coerência do texto, o candidato deve dispensar o maior número de linhas, consequentemente de parágrafos, a esta parte da estrutura. CONCLUSÃO: faça um breve arremate das ideias discutidas. Este parágrafo deve ser bem sucinto; caso contrário, não terá saído do desenvolvimento. A conclusão pode ser elaborada de duas maneiras: um resumo de todas as ideias discutidas; ou a retomada da ideia inicial (com outras palavras).

5 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO ARGUMENTATIVO: É um texto de caráter persuasivo: pressupõe a tentativa de convencimento do leitor e sua consequente adesão ao ponto de vista do autor. Neste caso, é apresentado, ao candidato, um tema amplo, sobre o qual ele precisa manifestar seu ponto de vista e determinar quais/quantos argumentos deve utilizar para comprová-lo. Exige a fundamentação da tese (ponto de vista a ser defendido), por meio de argumentos bem consubstanciados. Segue a estrutura dissertativa padrão, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os parágrafos de argumentação devem ter um tamanho uniforme (que evidencie o mesmo tratamento para cada ideia). Pressupõe o uso de conectores gramaticais que estabeleçam vínculos lógicos entre os parágrafos.

6 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 (LDB) prevê dimensões de planos para a área educacional que se repartem conforme sua abrangência. Entre os planos, destaca-se o Plano Político-Pedagógico (PPP), o qual dever ser construído coletivamente envolvendo todos do universo educativo: diretores, especialista, professores, alunos e pais. Deve estimular o processo de autoconhecimento da realidade escolar, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade na definição do Projeto Político Pedagógico (PPP) e no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Considerando que o fragmento acima tem caráter eminentemente motivador, produza um texto dissertativo, no qual você discuta de maneira fundamentada, o seguinte tema: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO SE CARACTERIZA COMO UM TRABALHO COM E NÃO PARA OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO.

7

8 DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA O QUE É? É um texto em que o candidato deve apenas dar informações sobre conteúdos específicos constantes no edital (explicar ideias e conceitos), por meio de uma explanação imparcial, que não conduza à polêmica nem tenha o propósito imediato de persuadir ou formar opinião. Nesta modalidade de texto, são apresentados conceitos concretos e reais, referência de fontes e exemplos que evidenciem o perfeito conhecimento do assunto por parte do autor. Tudo isso em uma linguagem clara, direta e objetiva. O QUE SE AVALIA NESTE TEXTO? O examinador irá avaliar a capacidade do candidato de esclarecer os aspectos apresentados no comando, ou seja, fornecer informações bem consubstanciadas sobre conhecimentos específicos constantes no edital, ou mesmo sobre algum assunto relevante da atualidade.

9 COMO SE FAZ (A ESTRUTURA É MAIS FLEXÍVEL): INTRODUÇÃO: no caso específico da redação para concursos, ela é opcional, uma vez que neste texto deve-se apenas esclarecer/informar ao examinador o que se sabe sobre o assunto proposto em cada aspecto. OBS.: Se o candidato optar por não abrir parágrafo específico para a introdução, ele deve fazê-la nas linhas iniciais do parágrafo de esclarecimento do primeiro aspecto. DESENVOLVIMENTO: é a parte mais importante do texto, sendo necessário esclarecer todo o assunto apontado em cada um dos tópicos que constam no comando da redação. Neste caso, abrese, pelo menos, um parágrafo para cada aspecto elencado no comando da redação. OBS.: Em alguns casos, é possível dividir o tema proposto no aspecto em mais parágrafos. Esta subdivisão é possível em caso de aspectos que cobram mais de uma ideia a ser esclarecida. CONCLUSÃO: não é necessário concluir a exposição. Assim, devese finalizar o texto imediatamente após a explanação do último aspecto.

10 CARACTERÍSTICAS DO TEXTO EXPOSITIVO: É um texto de natureza conceitual (meramente informativo), por meio do qual o autor evidencia perfeito domínio do conteúdo proposto. Neste caso, são apresentados alguns aspectos que o candidato precisar esclarecer, procurando dar o máximo de informações em texto bastante sucinto. Não exige a comprovação da tese, mas apenas que se forneçam informações pertinentes e bem consubstanciadas sobre o assunto. Possui uma estrutura bastante livre, sendo desnecessário abrir um parágrafo específico para a introdução (esta pode ser feita na abertura do parágrafo do 1º aspecto a ser abordado). A conclusão é dispensável. Após a explanação do último aspecto, o texto estará finalizado. Não há uniformidade de tamanho nos parágrafos. O número de linhas de cada parágrafo estará atrelado ao número de informações a serem fornecidas. Dispensa o uso de conectores gramaticais para ligar os parágrafos. Na maioria das vezes, não há estreita correspondência entre os conteúdos a serem abordados (como se fossem questões discursivas vinculadas a um mesmo texto).

11 [...] Muito embora as concepções de descentralização, democratização da gestão escolar e autonomia da escola sejam parte de um mesmo corolário, encontramos certos sistemas que buscam o desenvolvimento da democratização da gestão escolar, sem pensar na autonomia do estabelecimento de ensino e sem descentralizar poder para a mesma. Ou que pensam em construir sua autonomia, sem agir no sentido de criar mecanismos sólidos de sua democratização, em vista do que, paradoxalmente, se pode criar a autonomia do autoritarismo local. Por outro lado, ainda, observa-se o esforço de alguns sistemas de ensino, no sentido de desenvolver nas escolas os conceitos de democratização e autonomia. Isso porque é comum a prática de se incentivar a promoção de mudanças de cima para baixo, de modo que a mudança pretendida é proposta para a escola, não sendo absorvida e praticada por quem a propõe. E é em função disso que podemos afirmar que vivenciamos uma condição de transição entre um paradigma e outro, de que resultam algumas tensões e contradições próprias do processo. (Fragmento adaptado) Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, produza um texto dissertativo, a respeito do seguinte tema: A DESCENTRALIZAÇÃO ESCOLAR, A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCOLA. Em seu texto aborde, necessariamente e de maneira fundamentada, os seguintes aspectos: pontos positivos e negativos da descentralização escolar; as principais dificuldades de se promover a democratização da gestão escolar; e os benefícios oriundos da autonomia da escola para todos os envolvidos no processo.

12

13 ESTUDO DE CASO (ANÁLISE DE SITUAÇÃO-PROBLEMA) O QUE É? É um texto de caráter informativo/expositivo, que visa a analisar uma situação considerada hipotética (que se passa normalmente no âmbito do órgão ao qual a prova é destinada no qual uma intervenção ocorreu. Neste caso, o candidato deverá analisar a situação e verificar se a intervenção realizada foi adequada. Caso contrário, como seria possível modificá-la/revertê-la. O QUE SE AVALIA NESTE TEXTO: O objeto de avaliação, no estudo de caso, além do domínio do candidato sobre conteúdo específico do edital, a sua capacidade de contextualizar este conhecimento, ou seja, de utilizá-lo para análise de uma situação hipotética formulada pela banca examinadora.

14 COMO SE FAZ ( ESTRUTURA MAIS FLEXÍVEL): A introdução deve conter: A síntese da situação hipotética apresentada, com destaque para os casos que serão objeto de estudo, com clareza e precisão No desenvolvimento deve constar: A contextualização do problema, que, na prática, se traduz pelo entrecruzamento dos dados recolhidos (no caso do concurso, são as próprias informações fornecidas pela banca no comando) com a apresentação dos dispositivos legais, das doutrinas e teorias que servirão para a embasamento das respostas. A conclusão (quando for possível fazê-la) deve trazer: Um breve parecer sobre a situação em análise, com o intuito de revertê-la ou evitar que outras situações inadequadas aconteçam. OBS.: Como as perguntas elaboradas exigem respostas muito precisas, nem sempre será possível redigir a conclusão. Nesse caso, feche no desenvolvimento e não se preocupe.

15 Sérgio e Rogério, dois adolescentes regularmente matriculados no ensino fundamental, são educandos especiais. Rogério, em virtude de suas deficiências, não pode atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental. Sérgio é superdotado; está sempre à frente de seus colegas de sala e resolve, com extrema facilidade, as situações de aprendizagem propostas. Com base na situação hipotética acima apresentada, redija um texto dissertativo, respondendo à luz do artigo 59, da Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) - às seguintes indagações: O sistema de ensino do qual faz parte a unidade escolar onde eles estudam deve assegurar a Rogério a terminalidade específica de seus estudos, e a Sérgio a aceleração para concluir, em menor tempo, o programa escolar? Explique. Se a resposta for positiva, qual é o dispositivo legal que sustenta essas duas posturas e qual é a justificativa para que ambos concluam, em menor tempo, o programa escolar? Existe a possibilidade de a unidade escolar transferir ambos os alunos para uma instituição privada especializada, com atuação exclusiva em educação especial? Justifique.

16

17 REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)

REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA

REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA 10. DA PROVA DISCURSIVA 10.1 A prova discursiva valerá 40,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre um tema de atualidades constante do

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF

REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF POSSIBILIDADES DE TEMAS DA REDAÇÃO: 1. TÓPICO RELEVANTE DA ATUALIDADE Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa).

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA) DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão

Leia mais

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO

DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA. (como elaborar o texto)

REDAÇÃO DISCURSIVA. (como elaborar o texto) REDAÇÃO DISCURSIVA (como elaborar o texto) 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de

Leia mais

(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na

(CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na (CESGRANRIO)Segundo a LDB, o regime de progressão continuada nas escolas é: A) ( ) obrigatório em todas as redes de ensino. B) ( ) obrigatório na educação mantida pelos estados. C) ( ) optativo, desde

Leia mais

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas?

Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas? INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades na hora de escrever uma redação, e não tem ideia

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG

MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

RETIFICAÇÃO DOS ESPELHOS DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA E ORAL PARA FINS DE ADEQUAÇÃO AO EDITAL EDITAL N 02/2017/PPGCJ

RETIFICAÇÃO DOS ESPELHOS DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA E ORAL PARA FINS DE ADEQUAÇÃO AO EDITAL EDITAL N 02/2017/PPGCJ UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS RETIFICAÇÃO DOS ESPELHOS DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA E ORAL PARA FINS DE ADEQUAÇÃO AO EDITAL

Leia mais

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação.

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROCESSO SELETIVO CONCURSO VESTIBULAR EAD - UAB/UFSM (2º Semestre) EDITAL N. 042/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL 040/2016

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Julho de 2018 EDUCAÇÃO INCLUSIVA Julho de 2018 Alguns aspectos legais Constituição Federal de 1988: Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: III- atendimento educacional especializado

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTAÇÃO (MODOS DE ORGANIZAR O DISCURSO PARTE I) ARGUMENTAÇÃO Argumentar significa apresentar um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis para

Leia mais

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino

ARTIGO DE OPINIÃO. Profª Kellen Ramos Mandarino ARTIGO DE OPINIÃO Profª Kellen Ramos Mandarino CARACTERÍSTICAS FINALIDADE: expressar o ponto de vista do autor sobre determinado tema; FOCO NARRATIVO: 1ª ou 3ª pessoa ESTRUTURA: introdução + desenvolvimento

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 1998. A partir de 2009 o MEC aplicou

Leia mais

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO 8.3.1 DAS HABILIDADES 8.3.1.1 As questões da prova objetiva e a prova discursiva poderão avaliar habilidades relacionadas

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Paper O que é e como fazer

Paper O que é e como fazer 1 Paper O que é e como fazer Prof. Sergio Enrique Faria 1- Conceito de paper O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

CAPÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 6. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

CAPÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 6. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- UEG CAMPUS PORANGATU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UEG PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM EDUCAÇÃO E LINGUAGENS Turma 2017/01 CAPÍTULO I- DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A Universidade

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

A força dos Argumentos

A força dos Argumentos A força dos Argumentos Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinada opinião, tese ou afirmação. 2 5 dicas importantes:

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir?

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS. Videogame: permitir ou proibir? PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA A CATEGORIA 5.ª E 6.ª SÉRIES/ 6.º E 7.º ANOS TEXTO MOTIVADOR Videogame: permitir ou proibir? Por mais que os pais procurem proibir ou limitar o uso de videogames, esses eletrônicos

Leia mais

A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CAMPUS NATAL-CENTRAL E A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES: DESAFIOS E PROPOSTAS

A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CAMPUS NATAL-CENTRAL E A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES: DESAFIOS E PROPOSTAS A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CAMPUS NATAL-CENTRAL E A QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES: DESAFIOS E PROPOSTAS. Prof.ª Dr.ª Vanessa Gosson Gadelha de Freitas Fortes (NAPNE-CNAT) Prof. Mestre Rafael

Leia mais

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013

Como Escrever para o ENEM. Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 Como Escrever para o ENEM Profª Marta Helena Facco Piovesan Balsas/outubro de 2013 O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? O QUE É QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Provas: dias 26 e 27 de OUTUBRO Por que fazer o

Leia mais

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião

Artigo de opinião expressar o ponto de vista ou opinião Gênero Textual: Artigo de opinião Texto argumentativo que visa expressar o ponto de vista ou opinião do autor sobre determinado assunto e convencer o leitor da pertinência dessa opinião. Artigo de opinião

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

Caderno 2 de Prova AE02. Educação Especial. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação

Caderno 2 de Prova AE02. Educação Especial. Auxiliar de Ensino de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova AE02 Auxiliar de Ensino de Educação Especial Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das 8 às

Leia mais

Prova Qualis. Orientações Gerais:

Prova Qualis. Orientações Gerais: Prova Qualis Orientações Gerais: Horário; Duração da prova: 2h30; Composição: questões objetivas e discursivas; Conteúdo: as provas abrangem conteúdos de formação geral e específicos; Orientações. Oficina:

Leia mais

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS Para iniciar a conversa... Os objetivos determinam os tipos de atividades avaliativas. As atividades avaliativas são os veículos usados pelo

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO:

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: 22924028436-3 PROTOCOLO: 22924028436-3 MANTIDA A NOTA DIVULGADA. A prova de redação do concurso público do Os textos foram

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO

CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES. PROFESSOR LEO CURSO DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS E VESTIBULARES PROFESSOR LEO www.materiaisdeportugues.com.br www.materiaisdeportugues.com.br Página 1 www.materiaisdeportugues.com.br Página 2 Sumário Conceito de Dissertação...

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO APRESENTAÇÃO Em 2014, a TV Morena HDTV e a Taurus realizam cinco ações/campanhas em prol do Meio Ambiente. Entre as ações/campanhas

Leia mais

EsPCEx/ EsSA REDAÇÃO -AULA 1. Profa. ElisângelaLopes

EsPCEx/ EsSA REDAÇÃO -AULA 1. Profa. ElisângelaLopes EsPCEx/ EsSA REDAÇÃO -AULA 1 Profa. ElisângelaLopes Metodologia de trabalho Uma aula semanal de 1:30 h Intercalaremos Aula expositiva e Produção de texto Literatura aula expositiva e correção de exercícios

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018

PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente

Leia mais

1. Redação discursiva: o que é, como construir

1. Redação discursiva: o que é, como construir MATERIAL COMPLEMENTAR - PROVA DISCURSIVA Professores: Luana Porto e Mateus Silveira 1. Redação discursiva: o que é, como construir Antes da escrita, é necessário realizar treinos de redação e conhecer

Leia mais

Anexo I da Resolução n.º 002, de 16 de setembro de 2015.

Anexo I da Resolução n.º 002, de 16 de setembro de 2015. Anexo I da Resolução n.º 002, de 16 de setembro de 2015. Item FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA ITENS DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA Forma Inclui elementos fundamentais de um texto (introdução, desenvolvimento

Leia mais

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão). POLÍTICAS DE SEÇÃO ARTIGO ORIGINAL Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO Para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei

Leia mais

Adaptação Curricular. Andréa Poletto Sonza Assessoria de Ações Inclusivas Março de 2014

Adaptação Curricular. Andréa Poletto Sonza Assessoria de Ações Inclusivas Março de 2014 Adaptação Curricular Andréa Poletto Sonza Assessoria de Ações Inclusivas Março de 2014 Currículo É um elo entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o planejamento e a ação. É o projeto que

Leia mais

ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR

ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA Avaliador Candidato Campus/Curso Área Tema sorteado Itens a serem avaliados Nota prevista

Leia mais

PROVA DISCURSIVA. Nessa situação, existe responsabilidade civil do Estado pela morte do detento? Justifique a sua resposta.

PROVA DISCURSIVA. Nessa situação, existe responsabilidade civil do Estado pela morte do detento? Justifique a sua resposta. PROVA DISCURSIVA Nesta prova discursiva, que vale cem pontos cinqüenta pontos para a metodologia do processo e dez pontos para cada questão, faça o que se pede, usando os espaços indicados no presente

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Componente

Leia mais

TRIBUNAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL TRI-e Edital Nº 01/17 POSICIONAMENTO PRÉVIO

TRIBUNAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL TRI-e Edital Nº 01/17 POSICIONAMENTO PRÉVIO TRIBUNAL INTERNACIONAL ESTUDANTIL TRI-e Edital Nº 01/17 A Comissão Organizadora do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, que regula as

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS Para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS OFICIAIS DA PROVA DE TÍTULOS

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

O TEXTO DISSERTATIVO

O TEXTO DISSERTATIVO O TEXTO DISSERTATIVO O texto dissertativo é de natureza teórica e visa discutir minuciosamente um tema, desdobrando-o em todos os seus aspectos. O autor de um texto dissertativo pode, entre outras coisas,

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas

Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga O CAMINHO para APROVAÇÃO na PROVA ESCRITA DISCURSIVA MAGISTRATURA DO TRABALHO Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas 2017 ROTEIRO E DICAS ELABORAÇÃO

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. Artigo Científico e Monografia Jurídica. Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. Artigo Científico e Monografia Jurídica. Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA Artigo Científico e Monografia Jurídica Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches ARTIGO CIENTÍFICO E MONOGRAFIA JURÍDICA Redação: como se Fala: a) dirigir-se

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Redação. AULA: A Dissertação Argumentativa MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Redação AULA: A Dissertação Argumentativa Dissertar Falar sobre; discorrer sobre 1) Modelo dissertativo 1) Expositivo: Panorama imparcial de ideias, informações neutras, exposições.

Leia mais

Red. Monitor: Pamela Puglieri

Red. Monitor: Pamela Puglieri Professor: Carolina Achutti Monitor: Pamela Puglieri Exercícios e análise de propostas da UNICAMP 22 set RESUMO A redação da UNICAMP é conhecida por destoar dos demais vestibulares de São Paulo (FUVEST,

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS

ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO Portaria MEC nº 84, de 18 de janeiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2017. MANTENEDORA Instituto Filadélfia de Londrina

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

O poder da argumentação

O poder da argumentação O poder da argumentação Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º EM Prod. de texto Tina Av. Trimestral 29/09/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Planeje

Leia mais

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG

Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG Edital para Pleito a Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais PIBIC / FAPEMIG - 2014 1. Descrição Este programa procura desenvolver nos estudantes de graduação

Leia mais

Guia Rápido de Redação

Guia Rápido de Redação Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros

Leia mais

Profª. Adriana Figueiredo

Profª. Adriana Figueiredo Profª. Adriana Figueiredo Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal ao Rio de Janeiro, com especialização em Produção Textual. Trabalhou 10 anos como Analista Judiciário do Tribunal

Leia mais