apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo"

Transcrição

1 apresenta: REDAÇÃO Receita de Bolo

2 Seus estão a um passo da sua.

3 A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000.

4 A importância da Redação no ENEM É a única área cuja nota varia entre 0 e 1000.

5 O que é o Projeto Redação Receita de Bolo? É um projeto inédito desenvolvido pelo Dá Uma Força, no qual daremos a receita certa para você elaborar uma REDAÇÃO nos moldes do ENEM e garantir uma excelente nota.

6 Medo de zerar a Redação? Se liga no que você NUNCA poderá fazer na sua redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 linhas; Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada ao tema proposto; Desrespeito aos direitos humanos Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

7 As competências da Redação ENEM São 05 competências e cada uma vale de 0 a 200 pontos. Competência 1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

8 Estrutura base da Redação ENEM

9 Estrutura base da Redação ENEM Argumento 1 Proposta 1 TEMA TESE Argumento 2 Proposta 2

10 Estrutura base da Redação ENEM Exemplo Redação 2015 TEMA A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira TESE O silêncio das vítimas constitui o fator principal para reduzir a eficácia da lei. ARG 1 A figura feminina é alvo de agressões físicas e morais desde séculos passados até a atualidade. ARG 2 As atitudes violentas são acompanhadas de graves ameaças, as quais geram medo nas vítimas e, por consequência, as impedem de denunciar. PROPOSTA 1 Qual: Suporte psicológico e participação de campanhas pela mobilização da sociedade. Quem: Redes sociais Como: Massificação de anúncios acerca da importância da denúncia e dos efeitos da Lei Maria da Penha. PROPOSTA 2 Qual: Aporte de segurança sobre as vítimas. Quem: Governo em parceria com ONG s. Como: Criação de Casas de Apoio à Mulher

11 O que você deverá fazer no grande dia? 1º Ler a proposta de redação 2º Escolher uma TESE para defender; 3º Selecionar ARGUMENTOS para defender sua tese; 4º Criar PROPOSTA(s) DE INTERVENÇÃO para os problemas apresentados; 5º Fazer o rascunho da redação; 6º Revisar e; 7º Passar a limpo! Tudo isso em 1 hora!

12 Projeto

13 Cronograma Projeto AULA ASSUNTO CONTEÚDO 1 Receita #1: Competências ENEM 2 Receita #2: Competência 1 3 Receita #3: Tese explícita 4 Receita #4: Introdução perfeita 5 Aplicando a Receita #4: Tema de ordem sociocultural 6 Aplicando a Receita #4: Tema de ordem científica 7 Aplicando a Receita #4: Tema de ordem política 8 Receita #5: Argumentos incríveis Ingredientes que devem ser usados; Ingredientes que nunca poderão ser usados. Ingredientes essenciais: novo acordo ortográfico, acentuação, pontuação, concordância e regência verbais e nominais. Ingredientes necessários para elaborar a tese e para o planejamento de cada etapa da redação Ingredientes fundamentais: contextualização, problematização e tese explícita. Ingredientes especiais para uma introdução cujo tema é de ordem sociocultural. Ingredientes especiais para uma introdução cujo tema é de ordem científica. Ingredientes especiais para uma introdução cujo tema é de ordem política. Ingredientes fundamentais: tópico frasal e aprofundamento, recursos coesivos e estratégias argumentativas.

14 Cronograma Projeto AULA ASSUNTO CONTEÚDO 9 Aplicando a Receita #5: Tema de ordem sociocultural 10 Aplicando a Receita #5: Tema de ordem científica 11 Aplicando a Receita #5: Tema de ordem política 12 Receita #6: Proposta de Intervenção infalível 13 Aplicando a Receita #6: Tema de ordem sociocultural 14 Aplicando a Receita #6: Tema de ordem científica 15 Aplicando a Receita #6: Tema de ordem política Ingredientes especiais para construir argumentos cujo tema é de ordem sociocultural. Ingredientes especiais para construir argumentos cujo tema é de ordem científica. Ingredientes especiais para construir argumentos cujo tema é de ordem política. Ingredientes fundamentais: retomada da tese, elaboração e detalhamento da(s) proposta(s) de intervenção. Ingredientes especiais para elaborar proposta de intervenção cujo tema é de ordem sociocultural. Ingredientes especiais para elaborar proposta de intervenção cujo tema é de ordem científica. Ingredientes especiais para elaborar proposta de intervenção cujo tema é de ordem política.

15 A INTRODUÇÃO PERFEITA CONTEXTUALIZAÇÃO Baseada na história de Maria da Penha uma mulher que sofreu torturas domésticas por seu cônjuge, uma lei que recebeu seu nome foi criada no Brasil. PROBLEMATIZAÇÃO Apesar de a finalidade dessa ser a criminalização dos atos violentos contra o sexo frágil, dados revelam que eles são crescentes na sociedade brasileira. TESE EXPLÍCITA Nesse cenário, o silêncio das vítimas constitui o fator principal para reduzir a eficácia da lei.

16 ARGUMENTOS INCRÍVEIS TÓPICO FRASAL Conforme afirma Foucault, o poder é a base das relações sociais. Percebe-se, então, que grande parte da população masculina mantém esse pensamento. APROFUNDAMENTO Isso porque, os principais tipos de violência sofridos pelas mulheres têm o homem como responsável agressor. Além disso, as atitudes violentas são acompanhadas de graves ameaças, as quais geram medo nas vítimas e, por consequência, as impedem de denunciar.

17 ARGUMENTOS INCRÍVEIS Adicione: - Boa dose de originalidade - Citações de pensadores - Exemplos e Dados estatísticos à vontade

18 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INFALÍVEL RETOMADA DA TESE É notório, portanto, que a mulher não deve se calar diante das agressões contra ela. DETALHAMENTO - Qual é a proposta? - Quem é o responsável por executá-la? - Como a proposta será executada? FECHAMENTO DO CIRCUITO No entanto, é mister um aporte de segurança para as vítimas [qual]. Para tal, cabe ao governo, em parceria com ONG s [quem] fomentar a criação de Casas de Apoio à Mulher, para onde elas serão alojadas até a prisão do agressor [como]. Em conjunto a isso, as mulheres precisam receber suporte psicológico e devem ser encorajadas a participar de campanhas pela mobilização da sociedade [qual]. Isso pode ser alcançado com o envolvimento das redes sociais [quem], por meio da massificação de anúncios acerca da importância da denúncia e dos efeitos da lei Maria da Penha [como]. Assim sendo, será possível reduzir a violência contra a mulher e, a nação brasileira poderá vivenciar relações de igualdade e não mais de poder.

19 Dicas do último aulão: Não use linguagem informal Ex.: pra, acordar para vida, etc Não use clichês Ex.: Muito se tem discutido, Em virtude dos fatos mencionados Evite repetição de palavras Ex.: Brasil = nação verde-amarela = país = terra tupiniquim = território brasileiro Faça um texto coeso Abuse dos recursos coesivos Proposta de Intervenção Responder às questões: Qual? Quem? Como?

20 REDAÇÃO Receita de Bolo PROPOSTA de INTERVENÇÃO

21 Dicas Proposta de Intervenção Associe responsáveis pela execução da proposta Ex.: governo em parceria com empresas privadas, escolas juntamente com a família, etc.

22 Dicas Proposta de Intervenção Não proponha o que já existe! Ex.: Tema O ensino da Matemática no Brasil Proposta: as escolas devem ensinar Matemática

23 Dicas Proposta de Intervenção Não use conscientização de forma geral como proposta Ex.: a escola deve conscientizar os alunos. Prefira: a escola deve promover a conscientização dos alunos sobre a importância do estudo da Matemática, por meio de palestras e feiras dessa disciplina.

24 Dicas Proposta de Intervenção Use as expressões é preciso, é necessário, cabe ao... Ex.: O Ministério da educação deve inserir na grade do ensino de base... Cabe ao Ministério da Educação inserir na grade do ensino de base...

25 REDAÇÃO ENEM

26 Dúvidas frequentes O Novo Acordo Ortográfico já vale para o ENEM 2016?

27 Dúvidas frequentes Originalidade: Basta usar apenas na Introdução? (alusão histórica, por exemplo)

28 Dúvidas frequentes Como usar os textos motivadores?

29 Dúvidas frequentes Posso usar dados que estão nos textos motivadores?

30 Trecho da Redação 2015 nota 1000 disponível na Internet

31 Dúvidas frequentes Qual é o número de linhas ideal para cada parte da redação?

32 Dúvidas frequentes Qual é o tempo que deverá ser gasto em cada parte da redação?

33 Uma palhinha do Tema: Mobilidade urbana INTRODUÇÃO Contextualização: O desenvolvimento da indústria automobilística teve início com o governo de Jucelino Kubitschek. Problematização: A má qualidade dos transportes públicos e o aumento da renda do brasileiro levaram ao incremento do número de veículos particulares. Tese: Nesse cenário, a mobilidade urbana... ARGUMENTOS Originalidade: Lema árcade (Fugere urbem fugir da cidade) PROPOSTA de INTERVENÇÃO Parceria público-privada Incentivo ao uso do transporte público barateamento da passagem, melhoria estrutural, transporte intermodal. Meios midiáticos incentivo ao uso de transportes alternativos aumento das ciclovias

34 Investimento 15 aulas inéditas com todas as receitas para preparar uma excelente Redação ENEM; Notas de aula; Apostila com 20 propostas de redação com textos motivadores

35

36 O seu sonho é o nosso sonho!

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM

PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM PALESTRA SOBRE REDAÇÃO DO ENEM Profa. Íris Cristine Odízio - O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. - REDAÇÃO. HISTÓRIA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern

CURSO DE REDAÇÃO. Alexandre Linares Ana Paula Dibbern CURSO DE REDAÇÃO Alexandre Linares alexandrelinares@gmail.com Ana Paula Dibbern apdibbern@gmail.com A redação pode mudar a sua vida

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr

REDAÇÃO NO ENEM. Edson Munck Jr REDAÇÃO NO ENEM Edson Munck Jr REDAÇÃO: CRITÉRIO DECISIVO NO SISU E NA VIDA A nota da redação no Enem é fundamental para a conquista da vaga no vestibular e, certamente, faz toda a diferença; O uso da

Leia mais

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM 1 ESCLARECIMENTOS GERAIS 1.1 DEFINIÇÃO E FINALIDADE O Concurso de texto dissertativo-argumentativo: modelo ENEM definese como uma simulação da

Leia mais

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM 1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ

Leia mais

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

1º SIMULADO MODELO ENEM

1º SIMULADO MODELO ENEM 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES

Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Algumas dúvidas PROFESSORA: VANESSA MENEZES Como zerar uma redação? - fuga total ao tema; - não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; - extensão de até 7 linhas; - cópia de texto motivador;

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR NORMA 1: 1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Concordância verbo-nominal; Regência verbo-nominal; Acentuação; Ortografia; Pontuação; Flexão

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO

Profª Rebecca Amor APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Profª Rebecca Amor Atua no magistério há 19 anos; Formada em Letras pela Universidade da Região de Joinville UNIVILLE - (SC); Mestrado em Letras UNIR (RO); Vice-coordenadora do projeto de

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa MARATONA DE ESTUDOS PROPOSTA DE REDAÇÃO Onda de Refugiados na Europa Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido a sua raça, religião, nacionalidade, associação a

Leia mais

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Exame Nacional do Ensino Médio Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim sonia@cem02.net Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro

Leia mais

2º SIMULADO MODELO ENEM

2º SIMULADO MODELO ENEM 2º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM

Dicas Redação. Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. ENEM VOL.01 Dicas Redação ENEM Especial Aluno desde o Ensino Fundamental, Nicollas faz ENEM por experiência e tira 900 na redação. 10 Dicas para mandar bem na redação com a Profª Jânia Conheça o "esquema" para

Leia mais

A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER?

A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? A REDAÇÃO PARA O ENEM: COMO FAZER? Aprender a escrever é aprender a pensar. SARAMAGO O QUE FAZER PARA TER SUCESSO NA REDAÇÃO? CHAVE PARA O SUCESSO: LEITURA! CHAVE PARA O SUCESSO: CULTURA GERAL! CHAVE PARA

Leia mais

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO

PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO PLANO-PADRÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO 1. Proposição (afirmativa, suficientemente definida e limitada; não deve conter em si mesma nenhum argumento, isto é, prova ou razão) 1.1. Análise da proposição 2. Formulação

Leia mais

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014.

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Enem Profª Dr. Claudia Toldo Curso de Letras UPF UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Escrever bem (clareza, organização, padrão culto). Usar argumentos em defesa de um ponto de vista fundamentá-los.

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO

REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO P R O F. E R I VA N F E R N A N D E S REDAÇÃO I UMA IDEIA NA CABEÇA, UM LÁPIS NA MÃO E MUITO ESFORÇO A Redação no ENEM COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO DO ENEM A redação é dividida em cinco aspectos, chamados de

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência PRODUÇÃO DE TEXTO Em Brasília, estudante protesta contra o sistema de cotas Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/cota_racial#/media/file:protesto_contra_o_sistema_de_cotas.jpg

Leia mais

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E

PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E PA E S P E C A M I L L A M A R C E L I N O D A N I E L L E L I M A R A U L G U I L H E R M E Principais dificuldades observadas nas produções textuais: Pontuação; Paragrafação; Desenvolvimento das ideias;

Leia mais

Profª. Jéssica Galdino

Profª. Jéssica Galdino Profª. Jéssica Galdino O que produziremos? Produziremos textos escritos do tipo dissertativo-argumentativo. Quantas produções por etapa? Teremos, em cada etapa, quatro temas a serem trabalhados; Serão

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Língua. Portuguesa. Redação Dissertativa

Língua. Portuguesa. Redação Dissertativa Língua Portuguesa Redação Dissertativa Dissertação 1. O que é dissertar? 2. Qual a diferença entre texto dissertativo e texto dissertativo-argumentativo? 3. Por que a redação deve ser impessoal? Parte

Leia mais

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Educação por Competências. Dezembro de 2014

Educação por Competências. Dezembro de 2014 Educação por Competências Dezembro de 2014 Vale a pena ser ensinado (na escola) tudo o que une e tudo o que liberta. Tudo o que une, isto é, tudo o que integra cada indivíduo num espaço de cultura e de

Leia mais

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a sexta edição de seu Concurso

Leia mais

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia

canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia canalinteligente.com youtube.com/arytaniacorreia O que esperamos? Introdução simples e direta Argumentação clara Proposta de intervenção que resolva os problemas citados Diga quem fará o que Respeito

Leia mais

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum

_todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum _todos os temas de redação do ENEM e o que eles têm em comum Em 2018, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 20 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi

A dissertação escolar no ENEM. Professor Rógi A dissertação escolar no ENEM Professor Rógi Rógi Almeida Formação: Letras Português UFPI/ULBRA 18 anos de experiência em Leitura e Produção Textual; Experiência em textos voltados para o ENEM (competências

Leia mais

O que você sabe sobre o ENEM???

O que você sabe sobre o ENEM??? O que você sabe sobre o ENEM??? Antes de iniciar sua leitura, se atente a estas duas informações fundamentais a respeito do exame 1. Como é corrigida a prova do ENEM? O método é a chamada Teoria de Resposta

Leia mais

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver

ARGUMENTAÇÃO A primeira dica que você deve ficar atento é: na redação você pode escrever no máximo 30 linhas, certo? Então se você tentar desenvolver O QUE É O DESENVOLVIMENTO? Os parágrafos de desenvolvimento são os que vão dar sustentação à tese que você apresentou na introdução. Essa é a hora de justificar, demonstrar e provar o seu ponto de vista.

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO

Livro Eletrônico. Aula 01. Correção p/ ENEM 2018 (1 Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas DEMO Livro Eletrônico Correção p/ ENEM 8 ( Texto Corrigido) Professor: Rafaela Freitas CORREÇÃO DE UMA REDAÇÃO NO PADRÃO ENEM Olá, caros amigos! Tudo bem? É com imensa satisfação que estou aqui para trabalhar

Leia mais

Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria

Qual é o problema? >> Por que é um problema? >> Quais as causas desse problema? >> Qual a solução para esse problema? >> Por que essa solução deveria ESTRUTURA BÁSICA PARA UMA BOA REDAÇÃO PRIMEIRO PASSO: entenda bem o tema da redação. Faça perguntas relacionadas ao assunto. Coloque seu conhecimento de mundo em ação. Pense no problema relacionado a esse

Leia mais

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde 1998. A partir de 2009 o MEC aplicou

Leia mais

Tema de Redação ENEM Ensino Médio

Tema de Redação ENEM Ensino Médio Tema 1 O movimento estudantil em transição: a mobilização dos jovens nos dias atuais Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de

Leia mais

Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015.

Esquema + Redação. Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. Esquema + Redação Olá! Neste arquivo você irá encontrar o Esquema e a Redação do meu aluno Miguel, que obteve 920 pontos na Redação do Enem de 2015. No final deste arquivo, você encontrará a proposta de

Leia mais

Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem

Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem Dissertação argumentativa Aula 1- Profª Karina Alem Texto I Historicamente, as mulheres são vistas como seres inferiores e, por isso sofrem discriminação e outras formas de violência as quais podem levá-las

Leia mais

Dissertação argumentativa

Dissertação argumentativa Dissertação argumentativa Analisando as competências do ENEM #COMPETÊNCIA 1- analisa o domínio da norma-padrão #COMPETÊNCIA 2- * analisa a interpretação do tema, * a diversidade das áreas do conhecimento,

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Status e amadurecimento. Um jovem morre vítima de álcool a cada 36 horas no Brasil

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Status e amadurecimento. Um jovem morre vítima de álcool a cada 36 horas no Brasil º Ano G2 PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Inês publica:

Prefeitura Municipal de Santa Inês publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2210 Prefeitura Municipal de publica: Retificação do Edital Nº 001/2019 do Processo de Escolha Unificada Para o Conselho Tutelar Gestão 2020 2023 - Dispõe sobre: prorrogação

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre

Leia mais

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota:

Aluno(a): Data de entrega: / /2016 N : Turma: Valor: Nota: Atividades de Recuperação 2ª Etapa 216 Disciplina: Produção Textual 3ª Série - Ensino Médio Professora: Rosana Horta Aluno(a): Data de entrega: / /216 N : Turma: : Nota: Prezado aluno(a), Você está recebendo

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

PROVA ENF-FAR-FISIO-ODONTO 03/12/2017 PORTUGUÊS FÍSICA BIOLOGIA HISTÓRIA 1 - A 21 - D 41 - C 61 - B 2 - B 22 - A 42 - B 62 - B 3 - D 23 - A 43 - C 63 - C 4 - C 24 - A 44 - D 64 - A 5 - D 25 - B 45 - A

Leia mais

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação

Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação Site cria projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação Olá, estudantes! Está preocupado com a redação do Enem? Pois o site QG do Enem lançou um projeto para ajudar estudantes a melhorar na redação.

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: LINGUAGEM, TRABALHO E TECNOLOGIA Módulo: 1º MÓDULO N

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: LINGUAGEM, TRABALHO E TECNOLOGIA Módulo: 1º MÓDULO N Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294 aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24 / 09 / 2015 Etec TIQUATIRA Código: 208 Município: SÃO PAULO Eixo Tecnológico: PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. Texto 2. Lei n o 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. Texto 2. Lei n o 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO TEMA TESE ARGUMENTOS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESTRUTURA

TEXTO DISSERTATIVO TEMA TESE ARGUMENTOS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESTRUTURA ENEM 2018 REDAÇÃO TEXTO DISSERTATIVO TEMA TESE ARGUMENTOS ESTRUTURA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo argumentativo, sobre

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS Professor: Lincoln Moura DICAS PRA PASSAR DEZ MANDAMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE UM TEXTO DISSERTATIVO: 1- Apresentar grafia legível e de preferência: cursiva; 2- Evitar rasuras, porém,

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil PLANEJAMENTO DE UMA DISSERTAÇÃO 1. LEITURA ATENTA DA PROPOSTA 2. ESCOLHA DO GÊNERO 3. DELIMITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEMA 4. LEITURA DA COLETÂNEA DE TEXTOS 5. ESBOÇO DO TEXTO. BRAINSTORM 6. ORGANIZAÇÃO

Leia mais

ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO

ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO ESQUEMA DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO Prof. Sara Oliveira Semana 23 a 26 de Maio de 2017 INTRODUÇÃO Tema: A Persistência da Violência Contra a Mulher no Brasil (ENEM 2015) REDAÇÃO ENEM (NOTA MÁXIMA) 1)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO)

PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) ATENÇÃO, FISCAL: NÃO CORTAR O CANHOTO ANTES DE ETIQUETAR E CONFERIR TODAS AS PROVAS UFJF - PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. População em situação de rua: contextualização e caracterização.

Enem. Redação. Tema. Tema de. Proposta de redação. Texto 1. População em situação de rua: contextualização e caracterização. de Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal

Leia mais

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra

TIPOS DE CONCLUSÃO. Prof. Sandra TIPOS DE CONCLUSÃO Prof. Sandra Comentário referente redações já elaboradas Quantidade de parágrafos de argumentação: três? Dois? Um? Principal problema: coesão nível de frase, nas retomadas anafóricas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico Plano de Curso no. 168 aprovado pela Portaria Cetec 724, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 1 DO CONCURSO 1.1. O Desafio UCEFF tem caráter educativo, sendo a participação voluntária e gratuita. 1.2. Não envolve qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem

Leia mais

Não elabora proposta de intervenção.

Não elabora proposta de intervenção. Matriz de Referência PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO DO SADEAM 2011 NÍVEL 0 (0 zero) I Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO:

JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: 22924028436-3 PROTOCOLO: 22924028436-3 MANTIDA A NOTA DIVULGADA. A prova de redação do concurso público do Os textos foram

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

EDITAL Nº 27, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO DE REDAÇÃO

EDITAL Nº 27, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO DE REDAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO EDITAL Nº 27, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 CONCURSO

Leia mais

Regulamento do V Concurso de Redação 2017 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do V Concurso de Redação 2017 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a quinta edição de seu Concurso

Leia mais

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO

ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO ELABORAÇÃO DA CONCLUSÃO PARTES DA CONCLUSÃO Retomada da tese Proposta de intervenção ou Síntese das ideias-chave dos parágrafos do desenvolvimento. POSSÍVEIS FALHAS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Não apresenta

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico PRODUÇÃO DE TEXTO Disponível em https://pixabay.com/pt/terra-globo-mundo-ecologia-verde-159123/ - 16 de outubro

Leia mais

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno)

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) COMPONENTE CURRICULAR: Redação INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa SÉRIE: 8ª Série / 9º Ano CONTEÚDOS: Eixo Temático IV: 01: Produção de Textos Eixo

Leia mais

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de

Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de Texto Dissertativo- argumentativo O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada

Leia mais