Aulas 26 e 27 Graciliano Ramos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aulas 26 e 27 Graciliano Ramos"

Transcrição

1 Aulas 26 e 27 Graciliano Ramos

2 A obra Vidas secas, 1938 Graciliano Ramos

3 O escritor Graciliano Ramos de Oliveira Quebrângulo, AL Rio de Janeiro, RJ

4 Prof. Eloy Gustavo Prosa de 30 A década do romance no Brasil Prosa Regionalista José Américo de Almeida: PA José Lins do Rego: PE e PA Rachel de Queiroz: CE Jorge Amado: BA Érico Veríssimo: RS Graciliano Ramos: AL Prosa Intimista Marques Rebelo José Geraldo Vieira Lúcio Cardoso Cornélio Pena Cyro dos Anjos Dionélio Machado Otávio de Faria

5 Prof. Eloy Gustavo Graciliano Ramos Romances 1933: Caetés 1934: São Bernardo 1936: Angústia 1938: Vidas Secas Memória 1945: Infância 1953: Memórias do Cárcere

6 Vidas Secas Prof. Eloy Gustavo

7 SOBRE O LIVRO: Foi publicado em 1938, após a temporada de Graciliano na cadeia. Capítulos escritos fora de ordem e publicados separadamente em jornais. É considerado um romance desmontável, com 13 capítulos autônomos. O único livro de Graciliano em terceira pessoa, com narrador onisciente. O texto discute a questão do trabalhador rural. O domínio da linguagem é instrumento de poder. As personagens são zoomorfizadas, enquanto Baleia é antropomorfizada. Uso do discurso indireto livre.

8 Prof. Eloy Gustavo Conflito Protagonistas: Fabiano, Sia Vitória, menino mais velho, menino mais novo, Baleia zoomorfização antropomorfização Conflito: Adquirir a dignidade de um ser humano Fabiano: - sou um ser humano? - aptidão para a fala de Tomás da Bolandeira - educação dos filhos Sia Vitória: cama igual à cama de Tomás da Bolandeira Meninos: educação - mais novo: ser vaqueiro - mais velho: palavra inferno

9 Prof. Eloy Gustavo Fabiano Menino mais novo Menino mais velho Sia Vitória Baleia

10 Prof. Eloy Gustavo Antagonistas Fabiano Sia Vitória Meninos X X X natureza patrão comerciantes Sinhá Terta soldado amarelo cobrador de impostos natureza patrão natureza distância e incompreensão dos outros (educação) Baleia X natureza

11 Prof. Eloy Gustavo Antagonistas Soldado amarelo - Opressão dos desvalidos Comerciante - Roubo nos preços - Adulteração da mercadoria Patrão - Roubo no salário

12 Prof. Eloy Gustavo A figura positiva Tomás da Bolandeira - Proprietário (bolandeira descaroçador algodão) - Letrado (fala bem bom vocabulário) - Respeitoso com todos, mesmo com os peões - Sofreu os efeitos da seca

13 Capítulo 1 - Mudança Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo, a cachorra Baleia e o papagaio fugiram da fazenda de Seu Tomás da bolandeira por causa da seca. No caminho o papagaio é sacrificado para conter a fome da família. O menino mais velho chora e é repreendido pelo pai. Ao chegarem em uma fazenda abandonada, a cachorra consegue caçar uma preá que serve de alimento para todos.

14 Prof. Eloy Gustavo

15 Prof. Eloy Gustavo Primeira Zoomorfização Vitória do Humano

16 Prof. Eloy Gustavo

17 Capítulo 2 - Fabiano Chove e, com a chuva, o dono da fazenda aparece e expulsa a família. Fabiano pede um emprego e consegue permissão para ficar, mas é muito maltratado pelo fazendeiro. Fabiano reflete sobre sua condição próxima a de um bicho e admira as pessoas que se expressam com facilidade. Sinhá Vitória sonha com uma cama de couro como a de Seu Tomás da bolandeira. A chuva passa e a seca volta.

18 Prof. Eloy Gustavo

19 Capítulo 3 - Cadeia Fabiano vai à cidade comprar mantimentos e bebe. É convidado por um soldado para um jogo de cartas. Como não soubesse como recusar acaba jogando e perdendo. Sai do local furioso e não obedece a ordem do soldado para que parasse. Em meio ao nervosismo, xinga a mãe do soldado, é preso e apanha na cadeia.

20 Capítulo 4 Sinhá Vitória Sinhá Vitória e Fabiano discutem. Ela reclama do dinheiro que ele gasta com o jogo e com a bebida. Ele fala de sapatos de verniz que ela usava para dançar em festas.

21 Capítulo 5 O menino mais novo O menino mais novo quer imitar Fabiano e tenta montar em um bode que acaba por derrubá-lo. O irmão mais velho ri e Baleia olha para os dois reprovando a cena.

22 Capítulo 6 O menino mais velho O menino mais velho quer saber o significado da palavra inferno. Sinhá Vitória diz que é alguma coisa ruim. Como ele insiste e ela não consegue explicar, lhe dá um cocorote. O menino sai chorando e vai consolar-se com Baleia.

23 Prof. Eloy Gustavo

24 Prof. Eloy Gustavo

25 Capítulo 07 - Inverno A família, reunida em torno do fogo, tenta conversar. Fabiano começa a contar uma história que não faz sentido. Seu discurso é confuso e desorganizado. A cachorra espera que todos deitem para poder dormir.

26 Capítulo 8 - Festa Todos se vestiram para participar da festa de Natal na cidade. Sentiam-se mal por não estarem acostumados, principalmente com os sapatos. As crianças ficam encantadas com as luzes da igreja. Fabiano embebeda-se e a cachorra Baleia desaparece. Mais tarde, reaparece feliz por ter reencontrado a família.

27 Capítulo 9 - Baleia A cachorra Baleia está muito magra, Fabiano acha que ela está com raiva e decide sacrificá-la. Todos estão tristes e Baleia, desconfiada, tenta se esconder. Fabiano lhe dá um tiro, a cachorra se deita sem saber o que está acontecendo e sonha com um mundo cheio de preás.

28 Prof. Eloy Gustavo

29 "Baleia encosta a cabecinha fatigada na pedra. A pedra estava fria, certamente sinha Vitória tinha deixado o fogo apagar-se muito cedo. Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes."

30 Capítulo 10 - Contas Fabiano é constantemente enganado pelo patrão, que lhe vende gêneros de primeira necessidade por um preço acima do mercado. Quando o vaqueiro reclama que o que recebia não coincidia com as contas feitas com Sinhá Vitória, o patrão lhe manda procurar outro emprego. Fabiano se lembra de quando, na cidade, foi multado por um fiscal da prefeitura por vender carne sem pagar imposto, quando tentava vender um porco e revolta-se em silêncio.

31 Capítulo 10 - Contas Aparentemente resignado, sentia um ódio imenso a qualquer coisa que era ao mesmo tempo a campina seca, o patrão, os soldados e os agentes da prefeitura. Tudo na verdade era contra ele.

32 Capítulo 11 O soldado amarelo Fabiano procura reses fugidas no meio da caatinga e encontra o soldado amarelo. Apesar da oportunidade de se vingar por ter sido humilhado e preso, deixa-o partir porque o acredita representante de uma instituição abstrata, mas que precisa ser respeitada: o governo.

33 Prof. Eloy Gustavo

34 Agora Fabiano conseguia arranjar as idéias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não. O que lhe amolecia o corpo era a lembrança da mulher e dos filhos. Sem aqueles cambões pesados, não envergaria o espinhaço não, sairia dali como onça e faria uma asneira. Carregaria a espingarda e daria um tiro de pé de pau no soldado amarelo. Não. O soldado amarelo era um infeliz que nem merecia um tabefe com as costas da mão. Mataria os donos dele. Entraria num bando de cangaceiros e faria estrago nos homens que dirigiam o soldado amarelo. Não ficaria um para semente. Era a idéia que lhe fervia na cabeça. Mas havia a mulher, havia os meninos, havia a cachorrinha.

35 Capítulo 12 O mundo coberto de penas Aves que bebem o pouco de água que resta são mortas por Fabiano e servem de alimento que adia a morte do grupo. Assustado, o vaqueiro pensa sobre o significado do soldado amarelo e do dono da fazenda e reconhece que seu destino é muito parecido com o de Baleia.

36 Capítulo 13 - Fuga O capítulo fecha o ciclo formado pela proposta de organização do autor. A família, sem poder saldar a dívida com o dono da fazenda, foge durante a madrugada, levando nas costas os poucos bens que possuem. Lembram-se de Baleia e, para evitar sofrimento, conversam sobre os sonhos de um futuro melhor. Fabiano quer ver os filhos em escolas aprendendo a ler e sinhá Vitória pensa mais uma vez em um dia poder dormir em uma cama de couro.

37 Capítulo 13 - Fuga Início Fim Romance Cíclico

38 Pausa durante a retirada: sonhos em comum Fugir da condenação dessa vida ida para a zona da mata / litoral Possibilidade de estudo para os filhos Prof. Eloy Gustavo

39 Prof. Eloy Gustavo

40 Fim

41 Exercício 1 - Apostila Prof. Eloy Gustavo O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (...) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. (...) ( Vidas secas, Graciliano Ramos)

42 Prof. Eloy Gustavo Exercício 1 - Apostila (PUC-SP) Sobre o texto, é incorreto afirmar-se que a) prenuncia nova seca e relata a luta incessante que os animais e o homem travam na constante defesa da sobrevivência. b) marca-se por fatalismo exagerado, em expressão como o sertão ia pegar fogo ; que impede a manifestação poética da linguagem. c) atinge um estado de poesia, ao pintar com imagens visuais, em jogo forte de cores, o quadro da penúria da seca. d) explora a gradação, como recurso estilístico, para anunciar a passagem das aves a caminho do Sul. e) confirma, no deslocamento das aves, a desconfiança iminente da tragédia, indiciada pela brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.

43 Prof. Eloy Gustavo Exercício 1 - Apostila (PUC-SP) Sobre o texto, é incorreto afirmar-se que a) prenuncia nova seca e relata a luta incessante que os animais e o homem travam na constante defesa da sobrevivência. X b) marca-se por fatalismo exagerado, em expressão como o sertão ia pegar fogo ; que impede a manifestação poética da linguagem. c) atinge um estado de poesia, ao pintar com imagens visuais, em jogo forte de cores, o quadro da penúria da seca. d) explora a gradação, como recurso estilístico, para anunciar a passagem das aves a caminho do Sul. e) confirma, no deslocamento das aves, a desconfiança iminente da tragédia, indiciada pela brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.

44 Exercício 2 - Apostila Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. ( Vidas secas, Graciliano Ramos) Prof. Eloy Gustavo Retirantes (1944), Cândido Portinari

45 Exercício 2 - Apostila (UFPEL) A partir das obras de Cândido Portinari e Graciliano Ramos, que figuram acima, é correto afirmar que Prof. Eloy Gustavo a) o texto de Graciliano Ramos, diferentemente da pintura de Portinari, retrata o mero pitoresco regional, destacando as situações folclóricas particulares da região Nordeste, a qual, castigada pela seca, estimulava as migrações, na República Velha. b) ambas foram produzidas durante o Estado Novo e refletem acerca do problema social presente no Nordeste brasileiro, denotando um realismo, tanto na linguagem visual quanto no texto literário. c) o problema explorado em ambas as obras relaciona-se à figura do retirante e denuncia a situação desses proletários urbanos, que, em virtude da exploração capitalista, na Re- pública Velha, sofriam com o desemprego em massa. d) o problema dos retirantes não está ligado somente à opressão dos latifundiários em relação aos lavradores, mas também ao fato de ser uma ação individualizada, não acarretando perdas demográficas e político-econômicas expressivas. e) tanto na escrita de Graciliano quanto no traço artístico de Portinari, é possível entrever a secura que emana do ambiente da caatinga, apesar do processo de desenvolvimento econômico e de democratização já instaurados no país, à época.

46 Exercício 2 - Apostila (UFPEL) A partir das obras de Cândido Portinari e Graciliano Ramos, que figuram acima, é correto afirmar que Prof. Eloy Gustavo a) o texto de Graciliano Ramos, diferentemente da pintura de Portinari, retrata o mero pitoresco regional, destacando as situações folclóricas particulares da região Nordeste, a qual, castigada pela seca, estimulava as migrações, na República Velha. X b) ambas foram produzidas durante o Estado Novo e refletem acerca do problema social presente no Nordeste brasileiro, denotando um realismo, tanto na linguagem visual quanto no texto literário. c) o problema explorado em ambas as obras relaciona-se à figura do retirante e denuncia a situação desses proletários urbanos, que, em virtude da exploração capitalista, na Re- pública Velha, sofriam com o desemprego em massa. d) o problema dos retirantes não está ligado somente à opressão dos latifundiários em relação aos lavradores, mas também ao fato de ser uma ação individualizada, não acarretando perdas demográficas e político-econômicas expressivas. e) tanto na escrita de Graciliano quanto no traço artístico de Portinari, é possível entrever a secura que emana do ambiente da caatinga, apesar do processo de desenvolvimento econômico e de democratização já instaurados no país, à época.

47 Exercício 3 - Apostila 3. (UPF) Sobre o foco narrativo do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, é correto afirmar que: Prof. Eloy Gustavo a) o narrador onisciente conhece, o tempo todo, a interioridade de todas as personagens. b) o narrador onisciente tem acesso à consciência de uma personagem de cada vez. c) há vários narradores oniscientes contando a história. d) há um narrador onisciente contando a história a partir das percepções de uma única personagem. e) a história é narrada, alternadamente, por várias personagens.

48 Exercício 3 - Apostila 3. (UPF) Sobre o foco narrativo do romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, é correto afirmar que: Prof. Eloy Gustavo a) o narrador onisciente conhece, o tempo todo, a interioridade de todas as personagens. X b) o narrador onisciente tem acesso à consciência de uma personagem de cada vez. c) há vários narradores oniscientes contando a história. d) há um narrador onisciente contando a história a partir das percepções de uma única personagem. e) a história é narrada, alternadamente, por várias personagens.

49 Exercício 4 - Apostila (UEMaringá-PR) Sobre a obra Prof. Eloy Gustavo Vidas Secas, de Graciliano Ramos, assinale o que for correto. I. ( ) Os títulos Mudança, do primeiro capítulo, e Fuga, do último capítulo, indicam que os treze capítulos desse romance formam uma narrativa de estrutura linear e com episódios amarrados uns aos outros pela causalidade sequencial. II. ( ) Esse romance, pelo seu título, por sua estrutura, pela caracterização das personagens e do espaço físico e social, pertence ao movimento estético literário denominado Realismo/Naturalismo. III. ( ) A história desse romance, a partir do significado do seu título, representa simbolicamente a vitória do retirante nordestino, diante da opressão da na- tureza e da estrutura socioeconômica, na busca da sobrevivência pessoal e familiar.

50 Exercício 4 - Apostila (UEMaringá-PR) Sobre a obra Prof. Eloy Gustavo Vidas Secas, de Graciliano Ramos, assinale o que for correto. I. ( ) Os títulos Mudança, do primeiro capítulo, e Fuga, do último capítulo, indicam que os treze capítulos desse romance formam uma narrativa de estrutura linear e com episódios amarrados uns aos outros pela causalidade sequencial. II. ( ) Esse romance, pelo seu título, por sua estrutura, pela caracterização das personagens e do espaço físico e social, pertence ao movimento estético literário denominado Realismo/Naturalismo. III. ( ) A história desse romance, a partir do significado do seu título, representa simbolicamente a vitória do retirante nordestino, diante da opressão da na- tureza e da estrutura socioeconômica, na busca da sobrevivência pessoal e familiar.

51 Prof. Eloy Gustavo Exercício 4 - Apostila IV. ( ) O trecho Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. (...). As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes exemplifica uma narrativa em que o narrador vê o mundo pela visão da personagem e em que a personificação do animal significa mais a degradação do homem que a elevação do animal. V. ( ) A linguagem monossilábica de Fabiano, sua auto-definição como um bruto, mas, ao mesmo tempo, sua preocupação com a família, seu senso de justiça, seu apreço por Seu Tomás da bolandeira, caracterizam-no como um homem bom, porém oprimido e quase impotente. VI. ( ) O traje e o nome do soldado amarelo e sua preocupação com a ordem pública fazem dele uma personagem cuja atuação exemplifica o senso de justiça e obediência à lei, sobretudo quando prende Fabiano. VII. ( ) As atitudes, falas, ações e preocupações da personagem Sinhá Vitória caracterizam-na como uma personagem sem função no contexto da história narrada e como representação simbólica de um ser humano indeciso e fraco.

52 Prof. Eloy Gustavo Exercício 4 - Apostila IV. ( ) O trecho Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. (...). As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes exemplifica uma narrativa em que o narrador vê o mundo pela visão da personagem e em que a personificação do animal significa mais a degradação do homem que a elevação do animal. X V. ( X ) A linguagem monossilábica de Fabiano, sua auto-definição como um bruto, mas, ao mesmo tempo, sua preocupação com a família, seu senso de justiça, seu apreço por Seu Tomás da bolandeira, caracterizam-no como um homem bom, porém oprimido e quase impotente. VI. ( ) O traje e o nome do soldado amarelo e sua preocupação com a ordem pública fazem dele uma personagem cuja atuação exemplifica o senso de justiça e obediência à lei, sobretudo quando prende Fabiano. VII. ( ) As atitudes, falas, ações e preocupações da personagem Sinhá Vitória caracterizam-na como uma personagem sem função no contexto da história narrada e como representação simbólica de um ser humano indeciso e fraco.

53 Exercício 5 - Apostila Os meninos deitaram-se e pegaram no sono. Sinhá Vitória pediu o binga ao companheiro e acendeu o cachimbo. Fabiano preparou um cigarro. Por enquanto estavam sossegados. O bebedouro indeciso tornara-se realidade. Voltaram a cochichar projetos, as fumaças do cigarro e do cachimbo misturaram-se. Fabiano insistiu nos seus conhecimentos topográficos, falou no cavalo de fábrica. Ia morrer na certa, um animal tão bom. Se tivesse vindo com eles, transportaria a bagagem. Algum tempo comeria folhas secas, mas além dos montes encontraria alimento verde. Infelizmente pertencia ao fazendeiro e definhava, sem ter quem lhe desse a ração. Ia morrer o amigo, lazarento e com esparavões, num canto de cerca, vendo os urubus chegarem banzeiros, saltando, os bicos ameaçandolhe os olhos. A lembrança das aves medonhas, que ameaçavam com os bicos pontudos os olhos de criaturas vivas, horrorizou Fabiano. Se elas tivessem paciência, comeriam tranquilamente a carniça. Não tinham paciência, aquelas pestes vorazes que voavam lá em cima, fazendo curvas. Pestes.

54 Exercício 5 - Apostila (FGV-Adm) Assinale a alternativa incorreta a respeito da obra da qual foi retirado o fragmento de texto. a) Explora um drama social e geográfico. b) Apresenta forte sentimentalismo, especialmente nas relações de Fabiano com o povo. c) Reduz personagens à condição animal. d) Apresenta linguagem sintética, concisa. e) Retrata quadros da vida do sertão nordestino.

55 Exercício 5 - Apostila (FGV-Adm) Assinale a alternativa incorreta a respeito da obra da qual foi retirado o fragmento de texto. a) Explora um drama social e geográfico. X b) Apresenta forte sentimentalismo, especialmente nas relações de Fabiano com o povo. c) Reduz personagens à condição animal. d) Apresenta linguagem sintética, concisa. e) Retrata quadros da vida do sertão nordestino.

56 Exercício 6 - Apostila (FGV-Adm) O discurso indireto livre está presente nesse fragmento de texto. Um exemplo dele está na alternativa: a) Os meninos deitaram-se e pegaram no sono. b) Voltaram a cochichar projetos, as fumaças do cigarro e do cachimbo misturaram-se. c) A lembrança das aves medonhas, que ameaçavam com os bicos pontudos os olhos de criaturas vivas, horrorizou Fabiano. d) Fabiano insistiu nos seus conhecimentos topográficos, falou no cavalo de fábrica. e) Não tinham paciência, aquelas pestes vorazes que voavam lá em cima, fazendo curvas.

57 Exercício 6 - Apostila (FGV-Adm) O discurso indireto livre está presente nesse fragmento de texto. Um exemplo dele está na alternativa: a) Os meninos deitaram-se e pegaram no sono. b) Voltaram a cochichar projetos, as fumaças do cigarro e do cachimbo misturaram-se. c) A lembrança das aves medonhas, que ameaçavam com os bicos pontudos os olhos de criaturas vivas, horrorizou Fabiano. d) Fabiano insistiu nos seus conhecimentos topográficos, falou no cavalo de fábrica. X e) Não tinham paciência, aquelas pestes vorazes que voavam lá em cima, fazendo curvas.

58 Exercício 7 - Apostila (ITA) Certos traços da vertente realista-naturalista da literatura brasileira renascem com força nos anos 30 do século XX. Um marco desse renascimento é a publicação, em 1938, do livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, romance acerca do qual é possível dizer: I. Ele registra com nitidez as sequelas da miséria sobre uma família pobre de retirantes nordestinos, miséria essa que acaba levando as personagens a um estágio de degradação moral. II. Diferentemente da narrativa realista do século XIX, o tema desse livro não é mais o adultério feminino e as relações de interesse que marcam a classe burguesa, mas sim as condições precárias de pessoas humildes do sertão brasileiro. III. Apesar de as personagens viverem em condições desumanas, elas mantêm a sua dignidade e não perdem o seu caráter nem a sua humanidade. Está(ão) correta(s): a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) apenas III. e) todas.

59 Exercício 7 - Apostila (ITA) Certos traços da vertente realista-naturalista da literatura brasileira renascem com força nos anos 30 do século XX. Um marco desse renascimento é a publicação, em 1938, do livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, romance acerca do qual é possível dizer: I. Ele registra com nitidez as sequelas da miséria sobre uma família pobre de retirantes nordestinos, miséria essa que acaba levando as personagens a um estágio de degradação moral. II. Diferentemente da narrativa realista do século XIX, o tema desse livro não é mais o adultério feminino e as relações de interesse que marcam a classe burguesa, mas sim as condições precárias de pessoas humildes do sertão brasileiro. III. Apesar de as personagens viverem em condições desumanas, elas mantêm a sua dignidade e não perdem o seu caráter nem a sua humanidade. Está(ão) correta(s): a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) apenas III. X e) todas.

Graciliano Ramos ( )

Graciliano Ramos ( ) Vidas Secas Graciliano Ramos (1892-1953) Natural de Alagoas, fez do estado o principal cenário de seu trabalho. O mais engajado entre os autores do segundo tempo. Conhecido por sua linguagem seca e cortante.

Leia mais

Exercícios Vidas Secas

Exercícios Vidas Secas xercícios Vidas Secas 1. (UNICAMP 1998) m Vidas Secas narrativa, Fabiano se com a cadelinha, desses motivos. 2. (UNICAMP 2008) Vidas Secas. nada. Se lhe dessem o que era (Graciliano Ramos, Vidas Secas.

Leia mais

VIDAS SECAS GRACILIANOS RAMOS

VIDAS SECAS GRACILIANOS RAMOS VIDAS SECAS GRACILIANOS RAMOS - 1938 GRACILIANO RAMOS Segundo Antônio Cândido, não podemos dizer o que é ficção e o que é memória na obra de Graciliano. São duas coisas intrínsecas. Viveu parte da infância

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 4 BIMESTRE AUTORIA ELZA RAMOS DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O texto gerador I é um fragmento do último capítulo do romance

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA RICARDO CEZAR BLEZER Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um recorte do primeiro capítulo de Vidas

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA TATIANA DE FATIMA CALDAS DO NASCIMENTO Rio de Janeiro 2012 Falar de Vidas Secas representa enfrentar uma complexidade

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM VIDAS SECAS G R A C I L I A N O R A M O S 2 º A N O P R O F. A N D R É A R A Ú J O Graciliano Ramos CARACTERÍSTICAS

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A UNIDADE FAMILIAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE VIDAS SECAS

REFLEXÕES SOBRE A UNIDADE FAMILIAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE VIDAS SECAS REFLEXÕES SOBRE A UNIDADE FAMILIAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE VIDAS SECAS Igor Duarte Ismael Moreira Jardim 1. APRESENTAÇÃO Partimos do ponto comum que literatura é toda forma de manifestação poética,

Leia mais

Análise de Discursos Textuais

Análise de Discursos Textuais Análise de Discursos Textuais Lista de Exercícios 1. A palavra Tanto que tenho falado, tanto que tenho escrito - como não imaginar que, sem querer, feri alguém? Às vezes sinto, numa pessoa que acabo de

Leia mais

PORTUGUÊS. Literatura Modernismo 2ª fase - Prosa. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Literatura Modernismo 2ª fase - Prosa. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Literatura Prof.ª Isabel Vega 2ª Fase do MODERNISMO: década de 1930 I) Contexto histórico: crise no campo / industriais na política / ascensão do nazifascismo / ditadura Vargas / comunismo /

Leia mais

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração 1.0 Contexto Histórico Prosa Pós Semana de Arte Moderna. Pós experimentalismo, apologia do novo. Vitória sobre o parnasianismo. Ditadura de Vargas.

Leia mais

(Luís Bueno. Guimarães, Clarice e antes. In: Teresa. São Paulo: USP, n. 2, 2001, p. 254.)

(Luís Bueno. Guimarães, Clarice e antes. In: Teresa. São Paulo: USP, n. 2, 2001, p. 254.) Modernismo 2ª fase 1. Texto para as questões 1 e 2. Texto I "Agora Fabiano conseguia arranjar as ideias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilho amarrado ao mourão, suportando ferro

Leia mais

Vidas Secas. Graciliano Ramos

Vidas Secas. Graciliano Ramos Vidas Secas Graciliano Ramos CONTEXTUALIZAÇÃO 2ª Geração Modernista 1930-1945: era do romance brasileiro Questões regionais Regionalismo romântico (Temática; afirmação da força do sertanejo) Realismo (Preocupação

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE E DA LITERATURA

HISTÓRIA DA ARTE E DA LITERATURA HISTÓRIA DA ARTE E DA LITERATURA O BELO NO TEMPO A obra de arte é filha de seu tempo (Kandinsky) Vênus de Lespugne, Musée de L'Homme, Paris (25.000-20.000 a.c.) Vênus de Willendorf (Viena), Kunsthistoriches

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 3EM Cursista: Gisele dos Santos Almeida Grupo 03 SÉRIE: 3ª BIMESTRE: 1º CICLO:

Leia mais

VIDAS SECAS GRACILIANO RAMOS O AUTOR GRACILIANO RAMOS

VIDAS SECAS GRACILIANO RAMOS O AUTOR GRACILIANO RAMOS ANÁLISE DE VIDAS SECAS GRACILIANO RAMOS PROFESSOR SINVAS VIDAS SECAS GRACILIANO RAMOS Os limites da linguagem são os limites do mundo. Martin Heidegger O AUTOR GRACILIANO RAMOS A vida de um artista interessa

Leia mais

Vidas Secas. Sobre o autor

Vidas Secas. Sobre o autor Vidas Secas Sobre o autor Nasceu em Quebrângulo, AL, em 1892. Morreu no Rio de Janeiro, RJ, em 1953. Foi revisor de jornais,cronista prefeito de Palmeira dos Índios, diretor da imprensa oficial do Estado

Leia mais

NAUFRÁGIO DA CONDIÇÃO HUMANA: DESRAZÃO, PRECARIEDADE DA LINGUAGEM E ANIMALIZAÇÃO DO SER EM VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS

NAUFRÁGIO DA CONDIÇÃO HUMANA: DESRAZÃO, PRECARIEDADE DA LINGUAGEM E ANIMALIZAÇÃO DO SER EM VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS NAUFRÁGIO DA CONDIÇÃO HUMANA: DESRAZÃO, PRECARIEDADE DA LINGUAGEM E ANIMALIZAÇÃO DO SER EM VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS Izadora Rodrigues Guerreiro Um retrato fiel da seca e da miséria do Nordeste

Leia mais

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique.

1. O rapaz da história faz realmente uma sopa de pedras? Explique. Nome: Data: Unidade 1 Leia o texto a seguir e depois responda às questões de 1 a 9. A sopa de pedras Um rapaz pobre e faminto andava pelo campo em busca de alimento. Teve uma ideia e resolveu colocá-la

Leia mais

AS MANIFESTAÇÔES LINGUÍSTICAS NA OBRA VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS

AS MANIFESTAÇÔES LINGUÍSTICAS NA OBRA VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS AS MANIFESTAÇÔES LINGUÍSTICAS NA OBRA VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS Jakeline Francisca da Silva (1); Francisca Luana Abrantes de Castro (1) Rosangela Vieira (4) Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas

Depois, levou os filhotes para o pátio do castelo. Todos parabenizaram a pata: a sua ninhada era realmente bonita... Exceto um: o patinho das penas O patinho feio A mamãe pata havia feito um ninho no meio da folhagem, perto do velho castelo. Finalmente, após longa espera, os ovos se abriram, um após o outro, e surgiram patinhos amarelos. Porém, de

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE MENINO DO ENGENHO. 2. (FAENQUIL / VUNESP) Leia o fragmento do romance Menino de Engenho, de José

EXERCICIOS SOBRE MENINO DO ENGENHO. 2. (FAENQUIL / VUNESP) Leia o fragmento do romance Menino de Engenho, de José EXERCICIOS SOBRE MENINO DO ENGENHO 1. (FAENQUIL / VUNESP) Leia o fragmento do romance Menino de Engenho, de José Sobre Menino de Engenho, é correto afirmar que a) integra o conjunto de romances regionalistas

Leia mais

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016

Quando o Sol se apaixonou pela Lua. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais 2016 Quando o Sol se apaixonou pela Lua Letícia Cruz RA00178896 Linguagem Audiovisual e Games Eliseu Lopes Desenho

Leia mais

ENTÃO SOMOS MUDANTES.

ENTÃO SOMOS MUDANTES. ENTÃO SOMOS MUDANTES. Jader Janer Moreira Lopes (*) Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente

Leia mais

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura).

Romance. Romance: da palavra ROMANÇO/ROMÂNICO (obra em linguagem popular, com muita imaginação e aventura). Literatura: romance Romance Chamamos de romance o gênero de texto narrativo que conta uma história mais longa e mais complexa. Nesse gênero, apesar de haver personagens principais, suas narrativas são

Leia mais

Podemos assim sintetizar os capítulos da seguinte forma :

Podemos assim sintetizar os capítulos da seguinte forma : Vidas Secas - Graciliano Ramos 1 - Introdução Publicado em 1938, VIDAS SECAS aborda a problemática da seca e da opressão social. Ao contrário dos romances anteriores, é uma narrativa em terceira pessoa.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA CLAUDIA MARCIA DA SILVA GOMES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR l O Texto Gerador I pertence ao gênero textual que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA ROSINEIDE DE LOURDES FRANCA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I VIDAS SECAS [...] Baleia arrebitou as orelhas,

Leia mais

Integrado Aula 26 Apostila 4; pág Tipos de Discurso

Integrado Aula 26 Apostila 4; pág Tipos de Discurso Integrado Aula 26 Apostila 4; pág. 122 Tipos de Discurso Tipos de Discurso Discurso: fala ou pensamento de personagem. Discurso Direto -Reprodução literal da fala da personagem. -Verbo de fala (pode estar

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Literatura

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Literatura Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Literatura 26. Alternativa (B) I A assertiva fala sobre haver uniformização pretendida pelo Barroco, o qual é marcado como sabemos pela dualidade. III O eu-lírico

Leia mais

Regio. lismo. sertanejo. Rubervânio Rubinho Lima

Regio. lismo. sertanejo. Rubervânio Rubinho Lima Regio na sertanejo lismo Rubervânio Rubinho Lima Copyright 2011 by Rubervânio C. Lima Capa e Diagramação: Rubervânio Rubinho Lima Impressão: PerSe Ficha Catalográfica: Lima, Rubervânio Rubinho Regionalismo

Leia mais

Atividade de Estudo de Português LEIA o texto abaixo. 5º ano MAIS UM ANIMAL

Atividade de Estudo de Português LEIA o texto abaixo. 5º ano MAIS UM ANIMAL Atividade de Estudo de Português LEIA o texto abaixo. 5º ano MAIS UM ANIMAL Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço. - Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: romance; Vidas Secas; personagens; valor semântico das conjunções. Texto Gerador 1

PALAVRAS-CHAVE: romance; Vidas Secas; personagens; valor semântico das conjunções. Texto Gerador 1 APERFEIÇOAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9 EF Aluno: Eliane Diniz de Araujo Furtado Grupo: 02 SÉRIE: 9ª Ano BIMESTRE: 3º CICLO: 2º Eixo Bimestral: Romance TUTOR(A): Liliane Ribeiro Tarefa: Roteiro

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta

7 o ANO. Tema de Redação FTD Ensino Fundamental 2. Poema narrativo. A borboleta Porfia: luta; persiste. Trazendo uma borboleta, Volta Alfredo para casa. Como é linda! é toda preta, Com listas douradas na asa. Tonta, nas mãos de criança, Batendo as asas, num susto, Quer fugir, porfia,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

OS SIGNOS DA CONTRADIÇÃO EM VIDAS SECAS

OS SIGNOS DA CONTRADIÇÃO EM VIDAS SECAS DISSERTAÇÃO DE MESTRADO OS SIGNOS DA CONTRADIÇÃO EM VIDAS SECAS prof.marciadagama@gmail.com Mestre em Letras Língua Portuguesa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Orientadora: Profª. Dra. Darcilia

Leia mais

O Príncipe Feliz O PRÍNCIPE FELIZ. Uma estória comovente. de amizade, amor, e. altruísmo.

O Príncipe Feliz O PRÍNCIPE FELIZ. Uma estória comovente. de amizade, amor, e. altruísmo. O PRÍNCIPE FELIZ Uma estória comovente de amizade, amor, e altruísmo. Organização Biblioteca Outeiro e Manuel A. Pina Professora Bibliotecária Natércia Nilariça O Príncipe Feliz A Sua Organização Biblioteca

Leia mais

Exílio, fronteira e fome em Vidas secas.

Exílio, fronteira e fome em Vidas secas. maio de 2008 - Nº 3 Exílio, fronteira e fome em Vidas secas. Fabiano Venturotti 1 RESUMO: No nordeste brasileiro, uma família de retirantes foge da seca e da opressão. Este artigo tratará este tema do

Leia mais

Felicidade Clandestina. Clarice Lispector

Felicidade Clandestina. Clarice Lispector Felicidade Clandestina Clarice Lispector FELICIDADE CLANDESTINA Autor: Clarice Lispector Escola literária: Terceira Geração Modernista (1945 / 1960) Principais características: 1. Temática intimista: o

Leia mais

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Peça de Carlos José Soares Revisão Literária Nonata Soares Personagens: Ricardo

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Textos para 4º e 5º Ano O melhor amigo A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado,

Leia mais

Sugestões para o estudo em casa 2º ano

Sugestões para o estudo em casa 2º ano Leia silenciosamente o texto e depois em voz alta para um adulto. 1- Faça o que se pede e depois escreva, em seu caderno de estudos, cada número por extenso. 2- Complete as sequências abaixo: 0 - - - 3

Leia mais

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre

Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre Projeto Pitanguá 1 Projeto Pitanguá Sugestão de Avaliação de Português 1ª série (2º ano) 4º bimestre Interpretação de Texto Professor: fazer a leitura do texto e o entendimento oral antes da aplicação

Leia mais

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2008.

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2008. Resenha RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2008. VIDAS ETERNAMENTE SECAS Mariana Passos Ramalhete Guerra (Mestranda em Letras, UFES) marianaramalhete@yahoo.com.br Raquítica, pálida

Leia mais

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO A finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do seu cérebro. Não há respostas certas nem erradas. O resultado é simplesmente uma indicação

Leia mais

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games

StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games StoryBoard Prof. Eliseu Linguagem Audiovisual e Games Silvia Natsumi Sasazaki RA00139539 São Paulo 2014 Índice Esquema...04 Mapa...04 Início...04 Ida: Caminho A...05 Caminho A1...06 Caminho A2...06 Caminho

Leia mais

CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO

CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO - 1937 O AUTOR: JORGE AMADO Baiano, apaixonado pela Bahia. Formou-se em direito pela UFRJ e foi quando entrou em contato com o comunismo. Foi o escritor brasileiro mais traduzido,

Leia mais

Vidas Secas, de Graciliano Ramos:

Vidas Secas, de Graciliano Ramos: Vidas Secas, de Graciliano Ramos: www.graciliano.com.br POR ELE MESMO http://www.graciliano.com.br/grporelemesmo.html Nasceu em 1892, em Quebrangulo, Alagoas. Casado duas vezes, tem sete filhos. Altura

Leia mais

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre 1893-1897 Onde aconteceu? Canudos um povoado no sertão da Bahia Arraial de Canudos Se a situação do Nordeste

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

CECÍLIA MEIRELLES CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL_POEMAS

CECÍLIA MEIRELLES CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL_POEMAS CECÍLIA MEIRELLES 1901-1964 CIRANDA CULTURAL_POEMAS 2º ANO A/2011 CIRANDA CULTURAL 2º ANO A/2011 ILUSTRADORES: AILA, ANA LUIZA VIANNA, LIVIA MARIA, VITÓRIA Uma Palmada Bem Dada Cecília Meireles É a menina

Leia mais

Caderno 3 Página 171 FOCO NARRATIVO

Caderno 3 Página 171 FOCO NARRATIVO Caderno 3 Página 171 FOCO NARRATIVO Eu vi... Como cada um conta o que vê Diferentes pontos de vista ... Esse é o foco da narrativa A NARRAÇÃO DEPENDE DO NARRADOR O narrador pinta o cenário Cria as personagens

Leia mais

VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA

VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA VINICIUS LEAL MIRANDA DA SILVA Representando a nação em verso Produção poética de autores brasileiros como tradução do imaginário/sentimento de nação: a história, o homem e o lugar TUBARÃO 2010 Autor e

Leia mais

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa Leia o fragmento abaixo que serve de base para as questões 01 e 02. Do ponto de vista mais geral da obra de Machado de Assis pode-se afirmar que Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante, por

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 4 BIMESTRE AUTORIA BARBARA ALVES COELHO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I é um fragmento do capítulo 5 do romance

Leia mais

POEIRA VIVA. Graciliano Ramos, Nelson Pereira dos Santos evidas secas.

POEIRA VIVA. Graciliano Ramos, Nelson Pereira dos Santos evidas secas. POEIRA VIVA. Graciliano Ramos, Nelson Pereira dos Santos evidas secas. Marcos Silva (Depto. de História da FFLCH/USP) O filme Vidas secas é muito fiel à obra literária com o mesmo título, escrita por Graciliano

Leia mais

QUESTÕES GABARITADAS TJ - PR

QUESTÕES GABARITADAS TJ - PR 1000 QUESTÕES GABARITADAS TJ - PR Incluí questões de: Língua Portuguesa Interpretação de Texto Raciocínio Lógico Matemático Matemática Noções de Informática Atualidades Direito Constitucional Constituição

Leia mais

Roteiro de Estudos 3º Técnico Literatura Professora Rosana Soares

Roteiro de Estudos 3º Técnico Literatura Professora Rosana Soares Roteiro de Estudos 3º Técnico Literatura Professora Rosana Soares Vanguardas Européias: Influências das principais correntes estéticas no modernismo. Modernismo Brasil Estudo dos principais representantes

Leia mais

1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE

1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE CENPRO 1 1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE 1ª parte Leia atentamente o texto a seguir e depois responda aos itens de 01 a 20. O DIAMANTE Luís Fernando Veríssimo 05 10 15 20 25 30 35 40

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL

ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL PALAVRAS-CHAVE: romance; elementos do enredo; elementos da narrativa; conjunção. Texto Gerador I O texto gerador I é o primeiro capítulo do romance Vidas Secas de Graciliano

Leia mais

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 30 / 5 / 2019 TEXTO 1 O HOMEM E A GALINHA Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma

Leia mais

"INDAGAÇÕES" Fausto F

INDAGAÇÕES Fausto F "INDAGAÇÕES" Fausto F Quem procura acha? Quem espera sempre alcança? Farinha pouca meu pirão primeiro? De cavalo dado não se olha os dentes? Melhor um pássaro que na mão que dois voando? Assim na terra

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 6 EF Leia o texto a seguir, para responder às questões 1 e 2. 1. O texto apresentado é: (A) um formulário.

Leia mais

Tens seis anos, não é?

Tens seis anos, não é? O Gil não era alto nem baixo, devia ter cinco anos, quase seis. Os rapazes mal fazem cinco anos parecem logo quase seis! Um piparote e zás! É mesmo bom, nem dá tempo para abrir o primeiro presente até

Leia mais

PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 07 CONCORDÂNCIA

PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 07 CONCORDÂNCIA PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 07 CONCORDÂNCIA Fixação 1) Torna-se, para o povo brasileiro, a percepção de que um estudo profundo se faz preciso, haja os índices altos da criminalidade no país. A opção que

Leia mais

MORTE E VIDA SEVERINA. Auto de Natal de Pernambuco 1954 (João Cabral de Melo Neto)

MORTE E VIDA SEVERINA. Auto de Natal de Pernambuco 1954 (João Cabral de Melo Neto) MORTE E VIDA SEVERINA Auto de Natal de Pernambuco 1954 (João Cabral de Melo Neto) ESTRUTURA DA OBRA Poema dramático dividido em duas partes com 11 quadros; 1º ao 10º quadro a viagem do retirante do sertão

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA DEBORA HELLEN GOMES CANELLAS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I é um fragmento do segundo capítulo

Leia mais

História de Luis Carlos Batista

História de Luis Carlos Batista História de Luis Carlos Batista Nascimento: 13 de dezembro de 1970 Falecimento: 3 de janeiro de 2010 Mãe, eu sou feliz assim. Era isso que Luis Carlos Batista falava quando sua mãe lhe questionava sobre

Leia mais

Aula MACHADO DE ASSIS E O REALISMO BRASILEIRO. META Apresentar e discutir o lugar da obra de Machado de Assis na literatura brasileira realista.

Aula MACHADO DE ASSIS E O REALISMO BRASILEIRO. META Apresentar e discutir o lugar da obra de Machado de Assis na literatura brasileira realista. MACHADO DE ASSIS E O REALISMO BRASILEIRO META Apresentar e discutir o lugar da obra de Machado de Assis na literatura brasileira realista. OBJETIVOS social; realista; - Releitura das aulas 1, 2 e 3. (Fonte:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA - 2 º BIMESTRE

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA - 2 º BIMESTRE ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LITERATURA - 2 º BIMESTRE - 2016 Nome: Nº 3ª Série Professores: Fernando / Nicolas Nota: I Introdução Caro aluno, Neste primeiro semestre, você obteve média inferior a 6,0 e,

Leia mais

LITERATURA. PROF(a). REBEKKA MENEZES

LITERATURA. PROF(a). REBEKKA MENEZES LITERATURA PROF(a). REBEKKA MENEZES // QUESTÃO 01 Porque a realidade é inverossímil Escusando-me1 por repetir truísmo2 tão martelado, mas movido pelo conhecimento de que os truísmos são parte inseparável

Leia mais

Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos

Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Material Suplementar Informações Importantes sobre a Obra: Quarto de Despejo Diário de uma favelada. Prof. Luquinha - Literatura

Material Suplementar Informações Importantes sobre a Obra: Quarto de Despejo Diário de uma favelada. Prof. Luquinha - Literatura Material Suplementar Informações Importantes sobre a Obra: Quarto de Despejo Diário de uma favelada Prof. Luquinha - Literatura Quarto de Despejo Diário de uma Favelada Carolina Maria de Jesus Quarto

Leia mais

POR QUE CADA UM NÃO PODE SER COMO QUER SER?

POR QUE CADA UM NÃO PODE SER COMO QUER SER? ra uma vez um príncipe que se sentia errado e uma princesa que queria ser errante. Mas a mãe da princesa desejava que ela fosse a maior princesa de todos os tempos: frágil e tímida à espera de seu príncipe

Leia mais

O LENHADOR E OS CAJUEIROS

O LENHADOR E OS CAJUEIROS O LENHADOR E OS CAJUEIROS Eduardo B. Córdula e Rafael T. Guerra Uma família de retirantes vinda de uma região castigada pela seca no alto sertão paraibano, onde nada nascia e a água era pouca e ruim, procurava

Leia mais

Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro

Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro Gustavo Baião RA00186026 Tecnologia em jogos digitais Desenho Conceitual e StoryBoard- David de Oliveira Lemes Linguagem Audiovisual em games - Eliseu de Souza Lopes Filho O Guerreiro Fluxograma A1 Era

Leia mais

O que você deve saber sobre. MODERNISMO (2 a FASE): Poesia e Prosa

O que você deve saber sobre. MODERNISMO (2 a FASE): Poesia e Prosa O que você deve saber sobre MODERNISMO (2 a FASE): Poesia e Prosa Influenciados pelo Realismo do século XIX e pelo regionalismo romântico, os romancistas de 1930 investigaram as relações sociais, denunciando

Leia mais

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS

O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS O SILÊNCIO QUE HABITA AS CASAS Fotos e trechos inéditos do diário de trabalho do arquiteto e diretor de arte de cinema, Valdy Lopes Jn, revela um sertão que, apesar de conhecido, ainda é idealizado e esquecido

Leia mais

Páginas da vida, marcadas pelo tempo...

Páginas da vida, marcadas pelo tempo... Páginas da vida, marcadas pelo tempo... UEMG- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Disciplina: Educação Física - Professora: Darsoni Capitúlo 1 - A infância, relacionada ao

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANDERLEIA DA SILVA SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu no

Leia mais

Estrutura da narração

Estrutura da narração Narração Conceito: A Narração é um tipo de texto que relata uma história real, fictícia ou mescla dados reais e imaginários. Não se esqueça que tudo na narrativa depende do narrador, da voz que conta a

Leia mais

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017

Português 11º ano PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano letivo 2016/2017 OBJETIVOS GERAIS 1. Compreender textos orais de complexidade crescente e de diferentes géneros, apreciando a sua intenção e a sua eficácia comunicativas. 2. Utilizar uma expressão oral correta, fluente

Leia mais

Tópico I. Procedimentos de Leitura. D6- Identificar o tema de um texto. D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Tópico I. Procedimentos de Leitura. D6- Identificar o tema de um texto. D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. Tópico I. Procedimentos de Leitura D1 - Localizar informações explícitas em um texto. D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 - Inferir uma informação implícita em um texto. D6- Identificar

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue.

Os três filhos entram no Labirinto e seguem o percurso da mãe através do sangue. 1. A Mulher-Sem-Cabeça onde está ela? A mãe avança sozinha, já sem cabeça, e procura os seus três filhos. Está no quintal, a cabeça foi cortada e o sangue que vai saindo traça um percurso, um itinerário

Leia mais

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS

04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS 04. POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEUS MOVIMENTOS O povo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997) renomado antropólogo brasileiro teve a educação como grande causa de sua vida dedicou-se a tentar entender a alma

Leia mais

I. Compreensão do oral

I. Compreensão do oral Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 3.º Período Nome: Data: / / Avaliação: Professor(a): Encarregado de educação: I. Compreensão do oral Responde ao que te é pedido sobre o texto que acabaste

Leia mais

PORTUGUÊS. Literatura Modernismo 2ª fase - Poesia. Prof.ª Isabel Vega

PORTUGUÊS. Literatura Modernismo 2ª fase - Poesia. Prof.ª Isabel Vega PORTUGUÊS Literatura Prof.ª Isabel Vega 2ª Fase do MODERNISMO: década de 1930 I) Contexto histórico: crise na agricultura (quebra da BV de Nova Iorque) / industriais na política / ascensão do nazifascismo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 16 / 3 / 2018 O BURRICO CANTOR Carregado ia um burrico muito triste com a vida: Pra esta vida

Leia mais

HISTÓRIAS DE UM CANTO DO MUNDO

HISTÓRIAS DE UM CANTO DO MUNDO APRESENTA HISTÓRIAS DE UM CANTO DO MUNDO Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul HISTORIAS DE UN RINCÓN DEL MUNDO Memorias de Porto Alegre y del Rio Grande del Sur Concepção e Direção Geral: Deborah

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 4.º ano

TESTE DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 4.º ano Nome: Turma: Nº Data: / / Apreciação Professor CED TESTE DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 4.º ano Lê silenciosamente o texto a seguir. O CAVALO DE ALEXANDRE Passou-se esta história há muitos anos, muitos, numa

Leia mais

Sugestões de avaliação. Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 Leia o conto e responda às questões de 1 a 10. O macaco que perdeu a banana O macaco estava comendo uma banana

Leia mais