Aula 4 Coagulação e Mistura rápida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 4 Coagulação e Mistura rápida"

Transcrição

1

2 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Aula 4 Coagulação e Mistura rápida 1 Coagulação O processo de coagulação envolve a aplicação de produtos químicos para a precipitação de compostos em solução e desestabilização de suspensões coloidais de partículas sólidas que não poderiam ser removidas por sedimentação, flotação ou filtração. Os termos coagulação e floculação são frequentemente aplicados como sinônimos.

3 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Vamos pensar como se fossem duas fases distintas: A coagulação é a alteração físico-química de partículas coloidais da água, produzindo partículas que possam ser removidas em seguida em por um processo físico de separação. Essa seria a primeira fase: envolve a adição de coagulantes químicos com a finalidade de reduzir as forças que mantêm separadas as partículas em suspensão (processo rápido).

4 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A segunda fase seria a floculação: a agitação lenta do material coagulado promove as colisões entre as partículas previamente desestabilizadas, formando partículas de maior tamanho, visíveis a olho nu: os flocos (processo lento). A coagulação acontece através de dois fenômenos: O primeiro químico (coagulação = desestabilização da dispersão coloidal pela supressão da camada dupla), em que acontecem as reações do coagulante com a água e a dos precipitados do metal do coagulante usado.

5 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O segundo físico, consiste no transporte dos precipitados para que haja contato com as impurezas presentes na água, de maneira que formem aglomerados maiores. Assim, a coagulação (ou mistura rápida) e a floculação (mistura lenta) são, portanto, processos de transporte de fluido. Como fenômenos de transporte de fluido, a diferença entre as duas reside no tempo e na intensidade da mistura, que é definida pelo gradiente de velocidade.

6 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O conhecimento da taxa de união entre as partículas previamente desestabilizadas (cinética da floculação), é fundamental para o dimensionamento das unidades de floculação. Os coagulantes usuais incluem sais de alumínio ou ferro, sendo o mais utilizado é o sulfato de alumínio Al 2 (SO 4 ) 3. 14H 2 O. Em aplicações específicas é comum a adição de auxiliares de coagulação: polímeros, sílica ativada e bentonita.

7 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O processo de coagulação efetua-se na unidade de mistura rápida da estação, presente na quase totalidade das tecnologias de tratamento (excetuando-se a filtração lenta). O ph de coagulação é um parâmetro crítico na eficiência do processo, dependendo O ph depende do coagulante utilizado, da dose aplicada e da alcalinidade presente. Para otimizar o processo é necessária a realização de ensaios de coagulação jar-test.

8 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Coloides (suspensão coloidal) Coloides formam a linha divisória entre as soluções e as misturas heterogêneas (tamanho das partículas se situa entre 10-3 μm e 1 μm (10-6 mm e 10-3 mm) m 1 m Partículas dissolvidas Partículas coloidais Partículas em suspensão Os coloides estão sempre presentes nas águas naturais.

9 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/2014 9

10 10 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/2014 As partículas coloidais têm uma área superficial específica muito alta. Seu comportamento na suspensão é determinado pelas suas propriedades de superfície.

11 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/

12 12 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/2014 Apesar dos coloides poderem ser tão pequenas que a dispersão pareça uniforme, elas são grandes o suficiente para desviar a luz de modo eficiente (efeito tyndall).

13 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Coloides mais importantes: são aqueles nos quais o meio dispersante é a água: Hidrofílicos e Hidrofóbicos Hidrofóbicos: não sofrem interação com a água (são instáveis). Hidrofílicos: interagem com a água (são estáveis).

14 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/

15 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Os coloides hidrofílicos são estáveis devido à sua atração para com as moléculas da água. Exemplos: sabão, goma de roupa e detergentes. Devido à sua afinidade com água, não são facilmente removidos de suspensões como os coloides hidrofóbicos, sendo necessárias dosagens 10 a 20 vezes maiores que as usadas no tratamento convencional para coagular materiais hidrofílicos. Partículas hidrofóbicas não possuindo afinidade com água, dependem da sua carga elétrica para manterem sua estabilidade na suspensão.

16 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Estabilização de um coloide hidrofóbico em água por íons adsorvidos As partículas individuais são mantidas separadas por forças de repulsão eletrostáticas, desenvolvidas por íons positivos absorvidos na sua superfície provenientes da solução.

17 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Uma analogia é a força repulsiva que existe entre os polos iguais de duas barras magnéticas. Os coloides presentes em sistemas aquáticos apresentam predominantemente carga elétrica negativa. Reduzindo ou neutralizando sua carga, as partículas coloidais irão progressivamente aglomerar, possibilitando sua sedimentação. Esse é o objetivo da coagulação química

18 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A maior parcela de turbidez oriunda de matérias orgânica e inorgânica, encontrada nas águas naturais, é hidrofóbica. A magnitude da força repulsiva desenvolvida pela camada dupla eletrizada dos íons atraídos para uma partícula é denominada potencial zeta. A desestabilização de coloides hidrofóbicos é obtida através da adição de coagulantes químicos (sais de alumínio e de ferro).

19 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Os íons metálicos hidrolisados, altamente carregados eletricamente produzidos por esses sais em solução, reduzem as forças repulsivas entre os coloides através de compressão da camada dupla difusa que envolve as partículas individuais. Com as forças de repulsão anuladas, a mistura lenta provoca contato das partículas, e as forças de atração causam a aglomeração progressiva das partículas.

20 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A remoção da turbidez por coagulação depende do tipo de coloides existentes na suspensão; da temperatura, do ph, da composição química da água, do tipo e da dosagem de coagulantes e auxiliares de coagulação; e do grau e o tempo de mistura para a dispersão química e formação de floco.

21 21 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/2014 Três fenômenos favorecem o desenvolvimento de carga negativa na superfície das partículas: 1) Para o caso das argilas minerais a carga negativa esta associada à substituição de silício por átomo de menor valência na estrutura do cristal (alumínio, ferro ou magnésio).

22 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ ) O segundo fenômeno refere-se aos grupos carboxilas ou hidroxilas, presentes na superfície das partículas caso típico de das bactérias agregadas as partículas dissociarem-se na água e, dependendo do ph do meio aquoso, produzirem carga elétrica negativa. 3) A adsorção de íons na superfície da partícula, de correntes das forças de Van der Walls e pontes de hidrogênio.

23 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Teoria da coagulação (a ideia da DCE) Quando as partículas coloidais são dispersas na água, íons de carga positiva se aproximam (K +, Na + e Ca ++ ) e forma-se uma camada de íons positivos e negativos: Camada compacta ou Camada de Stern. Essa camada (CC) é decorrente de forças de repulsão eletrostática e de atração de Van der Walls (que atuam a pequenas distâncias). Assim, apesar da carga negativa da maioria dos coloides, a suspensão tende a ser eletricamente neutra.

24 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/

25 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ As estas forças de atração contrapõem-se as forças difusivas impelidas pelos íons (positivas), nas direções das menores concentrações iônicas. Como consequência, há formação de uma segunda camada, denominada camada difusa (CD). Sua espessura dependerá mais da concentração iônica do que do tamanho das partículas. A carga elétrica que se forma em virtude dessa camada tende a manter a individualidade das partículas e a estabilidade da dispersão.

26 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/

27 27 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/2014 A medida que se afasta da superfície da partícula, menor se torna a concentração de íons ao redor.

28 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Como função dessa decrescente concentração de íons surgem potenciais elétricos de grande interesse ao processo de coagulação: 1) Potencial existente na superfície da partícula, chamado de potencial de Nernst (diminui com a distância); 2) Potencial existente na interface entre as camadas aderida e difusa; 3) Potencial existente no plano de cisalhamento (potencial zeta).

29 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/

30 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Plano de cisalhamento: define a porção de água (e de íons), que se move juntamente com a partícula. Esse plano esta situado entre o limite externo da camada aderida e o limite interno da camada difusa. Stern afirmou que há uma distância mínima entre a superfície do coloide e os íons de carga contrária, na qual o potencial elétrico decresce linearmente. Em seguida, a diminuição resulta exponencial, passando pela fronteira das camadas compacta e difusa, região em que o potencial elétrico é chamado de Zeta.

31 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/

32 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Não é possível medir o potencial na superfície da partícula, daí a importância do potencial zeta. O potencial zeta consiste na energia eletrostática (em Volts) a ser aplicada capaz de deslocar um íon de mesmo sinal do ponto mais remoto da camada difusa à superfície da camada compactada. O potencial zeta é determinado pela medida da mobilidade das partículas coloidais através de uma célula, visto através de um microscópio. Para as águas naturais o potencial zeta é negativo, variando geralmente entre -8 mv e -20 mv.

33 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A ideia da DCE foi proposta por Helmholtz (AWWA, 2000). que desenvolveu o conceito de um sistema contendo cargas distribuídas em dois planos paralelos. Quando dois coloides semelhantes se aproximam um do outro, ocorre interação entre as camadas difusas, fazendo com que haja repulsão em decorrência da força eletrostática entre os mesmos. A energia potencial de repulsão diminui com a distância a partir da superfície do coloide. O potencial zeta diminui com o aumento da concentração iônica.

34 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Existe uma força natural de atração entre duas massas quaisquer (força de Van der Waals). A energia potencial de repulsão é conhecida como o trabalho necessário para a aproximação de duas partículas coloidais semelhantes. Ela é tanto maior quanto menor a distância entre as partículas. Quando a força iônica é pequena, a energia resultante é de repulsão e atinge um valor máximo, denominado de barreira de energia (plano de cisalhamento)

35 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Por isso, o potencial zeta fornece informações sobre o grau de estabilidade de um sistema coloidal. Já quando a força iônica é grande, a energia resultante pode ser reduzida a ponto de eliminar a barreira de energia, de modo que as partículas podem se aproximar sem que haja repulsão entre elas. Mecanismos teóricos de desestabilização de partículas: segundo Di Bernardo, atualmente considera-se a coagulação como o resultado individual ou combinado da ação de quatro mecanismos distintos:

36 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Mecanismos teóricos de desestabilização de partículas coloidais 1. Compressão da dupla camada. 2. Adsorção-desestabilização ou adsorçãoneutralização ou neutralização. 3. Varredura. 4. Formação de pontes químicas.

37 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ ) Compressão da dupla camada elétrica: o aumento da concentração de íons ocasiona a compressão da camada difusa. Segundo o modelo de Schulze-Hardy (1900) tal intento é obtido mais facilmente com a dispersão de íons de carga positiva trivalentes como ferro e alumínio. Os íons de carga positiva atravessam a camada compacta reduzem a magnitude do potencial zeta e a espessura da dupla camada permitem a posterior aproximação das partículas.

38 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Dois aspectos devem ser destacados neste mecanismo de coagulação: i) A quantidade de eletrólitos para conseguir a coagulação é independente da concentração de coloides na água; ii) Para qualquer quantidade adicionada de eletrólitos é impossível reestabilizar as partículas coloidais, ou seja, a reversão de carga das mesmas, que passa a ser positiva.

39 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ ) Adsorção-desestabilização ou adsorçãoneutralização ou neutralização de cargas: ocorre imediatamente após a dispersão do coagulante na massa líquida. Dependendo do ph há a formação de carga positiva que pode ser adsorvida na superfície das partículas, desestabilizando-as. Em alguns casos partículas do coagulante são adsorvidos na superfície das partículas coloidais pode resultar na reversão de carga da partícula e consequente restabilização da suspensão.

40 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Isso explica a existência de uma estreita faixa de variação em termos de dosagem de coagulante e ph específica para cada água natural. O ph usual para coagulação com sulfato de alumínio esta entre 4,5 e 6,5 (melhor eficiência no processo de coagulação). A adsorção ocorre em intervalo de tempo inferior a 1 s e elevado gradiente de velocidade. Esse mecanismo de coagulação predomina em estações de filtração direta de escoamento ascendente e descendente.

41 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Nesse caso as partículas desestabilizadas são retidas no meio granular dos filtros. A dosagem do coagulante necessária á neutralização é diretamente proporcional à concentração e a área superficial do coloide. É influenciada pelo número e distribuição dos tamanho de partículas que constituem a dispersão. Águas com alcalinidade e turbidez de mesma magnitude desestabilizar-se-ão com dosagens distintas de coagulante.

42 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A água que apresentar maior número de partículas de menor dimensão (maior área superficial), há de necessitar de uma dosagem mais elevada. 3) Varredura: passa a predominar a medida que, em função do ph de coagulação, se eleva progressivamente a dosagem do coagulante. Em função das dosagens de coagulante e do ph do meio, as partículas coloidais são adsorvidas e as suspensas envolvidas pelo precipitado de hidróxido de alumínio Al(OH) 3 ou de ferro Fe(OH) 3.

43 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O mecanismo de varredura conduz a dosagens mais elevadas de coagulante. Assim, em geral, o floco formado adquire maior peso, sedimentando-se ou flotam com mais facilmente que os flocos obtidos com a coagulação realizada no mecanismo de adsorção e neutralização de cargas (densidade relativa de 1,01 a 1,05). Entretanto, isso pode favorecer a não sedimentação e consequente arraste as unidades filtrantes.

44 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Variações no ph de coagulação ou na dosagem de coagulante podem conduzir à reestabilização das partículas coloidais e evitar a agregação. 4) Formação de pontes químicas: com o objetivo de reduzir as dosagens de coagulante e ao mesmo tempo conferir aos floco maior densidade são empregados polímeros orgânicos ou sintéticos (auxiliares de coagulação). Esses polímeros são composto orgânicos de longas cadeias. A coagulação efetua-se por intermédio da formação de pontes químicas.

45 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ As partículas coloidais são adsorvidas na superfície das diversas cadeias dos polímeros. A molécula deve ser longa para evitar o efeito repulsivo da dupla camada e permitir a adsorção em sua superfície. Entretanto a excessiva dosagem de polímeros evitará a formação de pontes pela ausência de sítios disponíveis. Ao alto custo, quando comparados com sais de ferro e alumínio.

46 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O seu uso apresenta algumas vantagens: Formação de flocos mais resistentes à erosão nos interstícios do meio filtrante; Redução do volume de lodo gerado; Redução dos gastos com alcalinizante para correção do ph final menores dosagens de coagulante minimizam a queda do ph; Maior facilidade de desidratação do lodo gerado comparada aos sair de ferro e alumínio. Os mecanismos de varredura e de neutralização de cargas são fundamentais nas ETAs.

47 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Diagrama de coagulação (remoção de turbidez) com o uso de sulfato de alumínio

48 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Verificam-se duas regiões principais, a de coagulação por varredura e a de neutralização de cargas.

49 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Nas tecnologias de ciclo completo, a coagulação é realizada, predominantemente, por varredura. Nas ETAs de filtração direta (FDD, FDA e DF), a coagulação acontece no mecanismo de neutralização de carga. Considerações sobre diagramas de coagulação: As regiões delimitadas pelas linhas são sensíveis às características de cada água podendo sofrer oscilações. Cada estudo exige a construção de um diagrama de coagulação específico, para que sejam definidas regiões de melhor remoção para a água em questão.

50 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A condição apropriada de coagulação (dosagem de coagulante x ph de coagulação) para cada tecnologia de tratamento pode ser obtida em equipamento de laboratório chamados Jartest. 4 - Tipos de coagulantes e suas propriedades As propriedades das águas provenientes de rios variam com grande facilidade (sazonalmente e devido ao descarte de esgotos e outros agentes poluidores). Isso torna o tratamento complexo, exigindo uma flexibilidade operacional a fim de atender as variações da qualidade da água.

51 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Critérios para definição do tipo de coagulante a ser utilizado (literatura clássica): A tecnologia de tratamento; O custo de manutenção da estação (manutenção dos tanques e dosadores); O custo dos coagulantes e dos demais produtos químicos associados (alcalinizantes, ácidos ou auxiliares de coagulação). Entretanto, segundo Di Bernardo e Richter, a característica da água bruta é um dos fatores mais importantes.

52 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O principal resíduo gerado nas ETAs, o lodo nos decantadores, vai depender dessa característica. Os dois componentes principais dos resíduos do tratamento de água (RTA) são: Os materiais contidos na água (solúveis ou insolúveis) Os coagulantes utilizados para a remoção destes materiais. As características químicas e físicas dos RTA variam conforme a composição química do coagulante.

53 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Problemas com o manuseio, tratamento e disposição dos RTA são minimizados ajustando-se o processo de coagulação ou mudando o coagulante. Obs: O desempenho da coagulação pode apresentar diferenças quando se utilizam coagulantes de mesmo nome fornecidos por empresas diferentes. Isso se deve à variação das concentrações de impurezas no material utilizado em sua produção. Devem ser estudas as propriedades do lodo gerado a fim de equalizar soluções que minimizem os problemas advindos do seu manuseio e disposição.

54 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ A maioria dos coagulantes utilizados são metálicos (a base de alumínio ou ferro) e são classificados como coagulante superiores. Outras espécies utilizadas são os coagulantes naturais e polímeros. A utilização de polímeros é bastante restrita devido o seu custo elevado e potencial de geração de resíduos tóxicos na água tratada. Já a utilização de coagulantes naturais vem sendo alvo de estudos a fim de determinar a sua eficiência e a viabilidade de se tornarem substitutos dos coagulantes superiores.

55 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Entretanto, nas ETAs brasileiras, a sua utilização é limitada à auxiliar dos coagulantes metálicos. Os coagulantes de origem orgânica naturais são conhecidos como polieletrólitos. São constituídos de grandes cadeias moleculares (dotados de sítios com cargas positivas ou negativas). Apenas os polieletrólitos catiônicos podem ser utilizados sem a aplicação do coagulante primário. A presença de um coagulante orgânico na água pode aumentar o teor de matéria orgânica e causar o aparecimento de sabor e odor desagradáveis.

56 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Dentre os coagulantes naturais, destaca-se a quitosana, que é proveniente da quitina e coagulantes de origem vegetal a base de tanino. Os coagulantes naturais têm vantagens em relação aos coagulantes químicos como: Menor custo; Uso de matéria orgânica renovável; Biodegradabilidade; menor geração de massa de lodo; Geração de lodo orgânico com maior facilidade de eliminação.

57 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Como auxiliares de coagulação apresentam vantagens como: Redução do consumo do coagulante primário; Redução dos gastos com produtos químicos; Redução no volume do lodo no decantador. O sulfato de alumínio e cloreto férrico, pertencentes ao grupo dos sais metálicos simples contendo os íons Al +3 ou Fe +3, são os mais estudados e usados.

58 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ SULFATO DE ALUMÍNIO. Fórmula molecular Al 2 (SO 4 ) 3.nH 2 O. Em que n é número de moléculas de água de hidratação, que varia dependendo do produto, sendo 14 ou18. É caracterizado pela cor branca-acinzentada, sendo o coagulante mais utilizado nas ETAs brasileiras, devido ao seu baixo custo e eficiência. É sintetizado pela dissolução de hidróxido de alumínio, Al(OH) 3, em ácido sulfúrico, H 2 SO 4 :

59 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Al(OH) H 2 SO H 2 O Al 2 (SO 4 ) 3.6H 2 O É disponibilizado seco em pedras ou granular, ou líquido (em soluções). O produto seco tem entre 14 e 18 % de Al 2 O 3. Líquido apresenta um teor padronizado de 8%. É capaz de promover coagulação efetiva em faixas de ph que vão de 5 a 7. Fora dessa faixa é impraticável a coagulação com sulfato de alumínio.

60 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ O sulfato de alumínio em solução é um ácido corrosivo, devendo ser armazenado em tanques com revestimento de borracha, plástico, epóxi ou aço inoxidável. Sulfato de alumínio adquirido na forma sólida: Dosagens de coagulante: (5 mg/l a 100 mg/l). Sacos com 25 kg e 40 kg de capacidade. Pureza: 90% a 95%. Massa Específica Aparente: 700 a 800 kg/m 3.

61 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

62 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

63 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Sulfato de alumínio adquirido na forma líquida: Dosagens de coagulante: (5 mg/l a 100 mg/l). Produto adquirido na forma líquida. Caminhão tanque. Pureza: 50 %. Massa Específica: kg/m 3.

64 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

65 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

66 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Com a adição de sulfato de alumínio a água é produzido CO 2, que é o responsável pela diminuição da alcalinidade e o Al(OH) 3 que é o hidróxido responsável pela formação dos flocos. A reação do sulfato de alumínio com a água pode ser representada por: Al 2 (SO 4 ) 3.18H 2 O + 3Ca(HCO 3 ) 2 3CaSO 4 + 2Al(OH ) 3 + 6CO 2 1 mg/l de sulfato de alumínio produz 0,26 mg/l de Al(OH) 3.

67 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Para a correção de alcalinidade natural são utilizados cal, carbonato de sódio (barrilha) ou soda cáustica : Cal: Al 2 (SO 4 ) 3.14H 2 O + 3Ca(OH) 2 2Al(OH) 3 + 3CaSO 4 + 6H 2 CO H 2 O Carbonato de sódio : Al2(SO 4 ) 3.14H 2 O + 3Na 2 CO 3 2Al(OH) 3 + 3Na 2 SO4 + 11H 2 O Soda cáustica : Al2(SO 4 ) 3.14H 2 O + Na(OH) 2Al(OH) 3 + 3Na 2 SO4 + 14H 2 O

68 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Normatização: a ABNT possui uma norma que fixa as condições exigíveis para o fornecimento e recebimento do sulfato de alumínio para utilização no tratamento de água destinada ao abastecimento público. NBR Sulfato de alumínio: ela fixa condições relativas às características de apresentação, embalagem, armazenamento, inspeção, aceitação e rejeição, e condições específicas, que englobam composição química e granulometria.

69 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ CLORETO FÉRRICO É representado pela fórmula molecular FeCl 3.6H 2 O. Pode ser encontrado na forma líquida e sólida. Propriedades corrosivas. Sua manipulação exige cuidados especiais (utilização de equipamentos de segurança e recipientes anticorrosivos). Matérias para o seu armazenamento: PVC, PRFV (plástico reforçado por fibra de vidro), polietileno, polipropileno, poliéster.

70 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Sua utilização é feita em associação com cal (atualmente o uso de cloreto férrico em ETA não é muito difundido). Quando ocorre a hidrólise do cloreto férrico, os complexos de ferro formados adquirem cargas positivas. A agregação das partículas é resultante da neutralização das cargas negativas dos sólidos da água pelos complexos de ferro dotados de caga positiva.

71 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Alcalinidade natural: 2FeCl 3.6H 2 O + 3Ca(HCO 3 ) 2 2Fe(OH) 3 + 3CaCl 2 + 6CO 2 + 6H 2 O Cal: 2FeCl 3.6H 2 O + 3Ca(OH) 2 2Fe(OH) 3 + 3CaCl 2 + 6CO 2 + 6H 2 O Carbonato de sódio : 2FeCl 3.6H 2 O + 6H 2 O + 3Na 2 CO 3 2Fe(OH) 3 + 6NaCl+ 3CO 2 + 9H 2 O Soda cáustica : 2FeCl 3.6H 2 O + 6H 2 O + 3 Na(OH) 2Fe(OH) 3 + 3NaCl + 6H 2 O 1 mg/l de cloreto férrico produz 0,40 mg/l de Fe(OH) 3.

72 72 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/2014 Diagrama de coagulação com o uso de cloreto férrico

73 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Existem três regiões típicas: A região A, em que a coagulação é decorrente do mecanismo de varredura. O ph é compreendido entre 6 e 9. A a dosagem de cloreto férrico de FeCl 3.6H 2 O, entre 27 e 270 mg/l. A região B, em que há predominância do mecanismo de coagulação por adsorção e neutralização de carga. O ph por volta de 4,5 a 6,0;

74 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Dosagem de cloreto férrico variando de 27 a 270 mg/l. A região C, onde geralmente para valores de ph inferires a 6,0. Dependendo da dosagem de cloreto férrico, ocorre a reestabilização. SULFATO FÉRRICO. É representado pela fórmula molecular Fe 2 (SO 4 ) 3.8H 2 O. Pode ser encontrado na forma líquida e sólida.

75 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Propriedades corrosivas quando em solução. Quando sólido é fornecido em forma granular, com composição em peso de 68% a 78% de Fe 2 (SO 4 ) 3. Quando líquido em solução 50% de Fe 2 (SO 4 ) 3 ou 756 kg/m 3 de concentração, com densidade de 1,5. Alcalinidade natural: Cal: Fe 2 (SO 4 ) 3 + 3Ca(HCO 3 ) 2 2Fe(OH) 3 + 3CaSO 4 + 6CO 2 Fe 2 (SO 4 ) 3 + 3Ca(OH) 2 2Fe(OH) 3 + 3CaSO 4

76 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Carbonato de sódio : Fe 2 (SO 4 ) 3 + 3H 2 O + 3Na 2 CO 3 2Fe(OH) 3 + 3Na 2 SO 4 + 3CO 2 Soda cáustica : Fe 2 (SO 4 ) 3 + 6Na(OH) 2Fe(OH) 3 + 3Na 2 SO 4 1 mg/l de sulfato férrico produz 0,54 mg/l de Fe(OH) 3. Todos os coagulantes férricos são eficientes em uma larga faixa de ph que vai de 4 a 11.

77 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Outro composto de ferro que pode ser utilizado é o sulfato ferroso Fe 2 SO 4.7H 2 O. Ele produz hidróxido férrico somente a ph acima de 9. O sulfato ferroso com cal encontram seu uso no abrandamento (redução da dureza) da água. Em reação com o cloro, o sulfato ferroso produz sulfato férrico e cloreto férrico, com aplicabilidade de ph 4 a 11.

78 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ Cloreto e sulfato férrico adquirido na forma liquida FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

79 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

80 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

81 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ FONTE: Prof. Dr. Roque P. Piveli e Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA

82 Sistemas de Água II - Aula 4 - Coagulação Mistura 17/09/ NA PRÓXIMA AULA: Gradiente de velocidade. Dispositivos de mistura rápida.

Agradecimento Abril de 2017

Agradecimento Abril de 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Pesquisas Hidráulicas Departamento de Obras Hidráulicas IPH 02058: Tratamento de Água e Esgoto Engenharia Hídrica Agradecimento: O prof. Gino agradece

Leia mais

Classificação e distribuição dos sólidos em função do tamanho

Classificação e distribuição dos sólidos em função do tamanho UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Coagulação DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Sólidos Presentes

Leia mais

COAGULAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m

COAGULAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m COAGULAÇÃO P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i r @ g m a i l. c o m INTRODUÇÃO Processos de tratamento de água CLARIFICAÇÃO Remoção de sólidos DESINFECÇÃO

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD SANEAMENTO I. Floculação

ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD SANEAMENTO I. Floculação ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA PHD 2411 - SANEAMENTO I Floculação Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho PHD-2411 Saneamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL DISCIPLINA Código: ENS 5160 Nome: Tratamento de Águas de Abastecimento Carga Horária: 108 horas/aula

Leia mais

Tratamento da Água. João Karlos Locastro contato:

Tratamento da Água. João Karlos Locastro contato: 1 Tratamento da Água João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Vazão 3 Informações pertinentes - A água bruta pode conter compostos como: partículas coloidais, substâncias húmicas e

Leia mais

COAGULAÇÃO TEORIA CLÁSSICA APLICADA À ÁGUA DE ABASTECIMENTO. Dione Mari Morita Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental

COAGULAÇÃO TEORIA CLÁSSICA APLICADA À ÁGUA DE ABASTECIMENTO. Dione Mari Morita Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental COAGULAÇÃO TEORIA CLÁSSICA APLICADA À ÁGUA DE ABASTECIMENTO Dione Mari Morita Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Carga dispersa Camada difusa Carga líquida negativa superficial Plano de

Leia mais

COLÓIDES. Prof. Harley P. Martins filho SISTEMAS COLOIDAIS. Colóide: dispersão de pequenas partículas de um material em outro

COLÓIDES. Prof. Harley P. Martins filho SISTEMAS COLOIDAIS. Colóide: dispersão de pequenas partículas de um material em outro COLÓIDES Prof. Harley P. Martins filho SISTEMAS COLOIDAIS Colóide: dispersão de pequenas partículas de um material em outro Faixa de tamanho das partículas coloidais 10-9 a 10-6 m Classificação geral:

Leia mais

I AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS COAGULANTES SULFATO FÉRRICO E CLORETO FÉRRICO NA TRATABILIDADE DE ÁGUAS NATURAIS

I AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS COAGULANTES SULFATO FÉRRICO E CLORETO FÉRRICO NA TRATABILIDADE DE ÁGUAS NATURAIS I-046 - AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS COAGULANTES SULFATO FÉRRICO E CLORETO FÉRRICO NA TRATABILIDADE DE ÁGUAS NATURAIS Márcio José Ishida Cipriani (1) Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP.

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EM SANEAMENTO BÁSICOB. Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho

ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EM SANEAMENTO BÁSICOB. Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANITÁRIA APLICAÇÕES DO DIÓXIDO DE CLORO EM SANEAMENTO BÁSICOB Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Introdução SUMÁRIO Concepção de

Leia mais

Colóides: estruturas esféricas com dimensões típicas na faixa de 1 m a 1 nm.

Colóides: estruturas esféricas com dimensões típicas na faixa de 1 m a 1 nm. Colóides: estruturas esféricas com dimensões típicas na faixa de 1 m a 1 nm. Dispersões coloidais são compostas por uma fase dispersa (colóides) e uma fase contínua. Continuous phase Gas Liquid Solid Gas

Leia mais

FLOCULAÇÃO E DISPERSÃO DAS ARGILAS

FLOCULAÇÃO E DISPERSÃO DAS ARGILAS 1 FLOCULAÇÃO E DISPERSÃO DAS ARGILAS PROF. GILSON MOURA FILHO/SER/UFAL CURSO DE PÓSGRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: FÍSICA DO SOLO 1. FORÇAS E ENERGIA NO SISTEMA SOLOÁGUA Forças de coesão e adesão Forças

Leia mais

ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA QUEIMA PÉ NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT.

ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA QUEIMA PÉ NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT. ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DO LODO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA ETA QUEIMA PÉ NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT. CAMPOS, Flaviane de Morais. UFMT flavi.morais@hotmail.com GONÇALVES, Edu Rodolfo. SAMAE

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 15 Flotação e Filtração

Saneamento Ambiental I. Aula 15 Flotação e Filtração Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 15 Flotação e Filtração Profª Heloise G. Knapik 1 Conteúdo Módulo 2 Parâmetros de qualidade de água - Potabilização Coagulação

Leia mais

Tratamento de Água: Desinfecção

Tratamento de Água: Desinfecção UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Desinfecção DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito É o processo

Leia mais

7 Resultados e discussão

7 Resultados e discussão 7 Resultados e discussão 7.1 Coagulação química 7.1.1 Resultados preliminares Como mencionado na metodologia experimental, foram feitos testes para determinar o ph ótimo de coagulação e a dosagem ótima

Leia mais

Palavras chave: coagulação, planejamento fatorial, otimização

Palavras chave: coagulação, planejamento fatorial, otimização Otimização do processo de coagulação da água do Açude Gavião, Ceará, utilizando planejamento por variável e planejamento composto central rotacional Aline Maria Herculano Rocha, Carine Maria Ferreira Queiroga,

Leia mais

Aula 4: Química das Águas

Aula 4: Química das Águas QUÍMICA AMBIENTAL 2S 2015 Aula 4: Química das Águas Parte 3a Purificação e Águas: Tratamento de água para abastecimento Thalles Pedrosa Lisboa Departamento de Química UFJF Água Apesar de 75% da superfície

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO DE DECANTADOR DE ETA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO Leonora M. de SOUZA ( 1 ); Paulo S. SCALIZE ( 2 ) RESUMO As estações de tratamento de água (ETAs) podem gerar impactos negativos ao

Leia mais

TÍTULO: APLICAÇÃO DE COAGULANTE VEGETAL A BASE DE TANINO NO TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE TÊXTIL

TÍTULO: APLICAÇÃO DE COAGULANTE VEGETAL A BASE DE TANINO NO TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE TÊXTIL 16 TÍTULO: APLICAÇÃO DE COAGULANTE VEGETAL A BASE DE TANINO NO TRATAMENTO FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTE TÊXTIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO

PROCESSO DE TRATAMENTO PROCESSO DE TRATAMENTO Consiste em separar a parte líquida da parte sólida do esgoto, e tratar cada uma delas separadamente, reduzindo ao máximo a carga poluidora, de forma que elas possam ser dispostas

Leia mais

I DIAGRAMA DE COAGULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE MISTURAS PARA ÁGUA COM TURBIDEZ ELEVADA UTILIZANDO CLORETO DE POLIALUMÍNIO

I DIAGRAMA DE COAGULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE MISTURAS PARA ÁGUA COM TURBIDEZ ELEVADA UTILIZANDO CLORETO DE POLIALUMÍNIO I-079 - DIAGRAMA DE COAGULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE MISTURAS PARA ÁGUA COM TURBIDEZ ELEVADA UTILIZANDO CLORETO DE POLIALUMÍNIO Paulo Marcos Faria Maciel (1) Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de

Leia mais

Estudo da Arte da Coagulação. Nome(s) do(s) Autor(es) Francisco Oliveira Rinaldo Lima

Estudo da Arte da Coagulação. Nome(s) do(s) Autor(es) Francisco Oliveira Rinaldo Lima Estudo da Arte da Coagulação Nome(s) do(s) Autor(es) Francisco Oliveira Rinaldo Lima Curriculum- Autores Francisco Silva Oliveira Escola técnica de Saneamento SENAI CETIND Lauro de Freitas- Bahia. Técnico

Leia mais

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões

Tratar os efluentes significa reduzir seu potencial poluidor através de processos físicos, químicos ou biológicos, adaptando-os aos padrões Tratamento de água e efluentes: do convencional ao sistema avançado O papel das membranas PARTE 1 TRATAMENTO FÍSICO QUÍMICO CONVENCIONAL Profa. Dr. ElisângelaMoraes 02 de dezembro de 2010 TRATAMENTO DE

Leia mais

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina

05/06/2012. Petróleo e Gás Prof. Sabrina Petróleo e Gás Prof. Sabrina 1 2 3 4 5 6 7 8 TRATAMENTO DE ÁGUAS Petróleo e Gás Prof. Sabrina 9 10 FLUXOGRAMA DA ETA- ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 11 12 Oxidação Oxidar os metais presentes na água, principalmente

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES

VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES VIABILIDADE TÉCNICA DA REGENERAÇÃO DE COAGULANTE POR VIA ÁCIDA A PARTIR DO LODO DA ETA DE UMA INDÚSTRIA DE CORANTES A. B. SOUZA 1, R. MEIRELLES Jr 2, M.F. MENDES 3 e C.S.S. PEREIRA 4 1 Universidade Severino

Leia mais

FILTRAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m

FILTRAÇÃO. P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i g m a i l. c o m FILTRAÇÃO P r o f a. M A R G A R I T A Mª. D U E Ñ A S O R O Z C O m a r g a r i t a. u n i r @ g m a i l. c o m INTRODUÇÃO Processos de tratamento de água CLARIFICAÇÃO Remoção de sólidos DESINFECÇÃO Eliminação

Leia mais

Mestrado em Ciência de Materiais Faculdade UnB - Planaltina. Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr

Mestrado em Ciência de Materiais Faculdade UnB - Planaltina. Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Mestrado em Ciência de Materiais Faculdade UnB - Planaltina Introdução aos Sistemas Coloidais Prof. Alex Fabiano C. Campos, Dr Sistemas Dispersos DISPERSÃO é, genericamente, uma mistura de duas ou mais

Leia mais

UNIT º semestre - 2º dia (16/06/2008).

UNIT º semestre - 2º dia (16/06/2008). UNIT 2008-2º semestre - 2º dia (16/06/2008). Atenção: O texto abaixo se refere às questões de números 61 a 65. Uma estação de tratamento de água pode realizar os seguintes processos: Pré-cloração (adição

Leia mais

Aula 4: Química das Águas Parte 3a

Aula 4: Química das Águas Parte 3a Química Ambiental- 1 semestre 2016 Aula 4: Química das Águas Parte 3a Purificação de águas:tratamento de Água para abastecimento Taimara Polidoro Ferreira Departamento de Química- UFJF Importância da água

Leia mais

Há dois tipos de mecanismos de adsorção: Adsorção física Adsorção química

Há dois tipos de mecanismos de adsorção: Adsorção física Adsorção química Retenção (adsorção) Adsorção É o mecanismo pelo qual as moléculas de poluentes são retidos na superfície dos grãos do solo. Há dois tipos de mecanismos de adsorção: Adsorção física Adsorção química Retenção

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 USO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO COM SULFATO DE ALUMÍNIO FERROSO PARA MELHORIA DA FLOCULAÇÃO E DECANTAÇÃO NAS ÁGUAS TRATADAS PELO SAAE DE FORMIGA-MG ANA CAROLINA SANTOS MELONI 1, ODILON LÚCIO DO COUTO 1, ELAINE

Leia mais

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1

MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 MÉTODOS QUÍMICOS DE CONTROLE (SANITIZAÇÃO) 1 CONCEITOS: Ação de Limpeza: remoção de sujidades. Sujidades: resíduos orgânicos (proteínas, gorduras e sais minerais) depositados ou aderidos a superfícies.

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAS DE VIÇOSA-MG

OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAS DE VIÇOSA-MG OTIMIZAÇÃO DA DOSAGEM DE COAGULANTE NAS ETAS DE VIÇOSA-MG Henrique Freitas Santana (1) Chefe do Setor de Qualidade e Tratamento do SAAE de Viçosa-MG, Mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 12 Parâmetros de Qualidade de Água - Potabilização

Saneamento Ambiental I. Aula 12 Parâmetros de Qualidade de Água - Potabilização Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 12 Parâmetros de Qualidade de Água - Potabilização Profª Heloise G. Knapik 1 Primeiro módulo: Dimensionamento de redes de

Leia mais

Tratamentode águade abastecimento. Disciplina: Saneamento Professor: Carlos Eduardo F Mello

Tratamentode águade abastecimento. Disciplina: Saneamento Professor: Carlos Eduardo F Mello Tratamentode águade abastecimento Disciplina: Saneamento Professor: Carlos Eduardo F Mello Conteúdodestaaula Conceituaçãoe objetivodo tratamentode águade abastecimento; Principaisinstrumentosde normatizaçãotécnicae

Leia mais

Autor: Adalcino Fernandes Reis Neto

Autor: Adalcino Fernandes Reis Neto 17 a 20 de Agosto de 2010, Rio de Janeiro REMOÇÃO DE MANGANÊS EM ÁGUA SUBTERRÂNEAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO ATRAVÉS DO PROCESSO DE PRÉ OXIDAÇÃO E FILTRAÇÃO EM AREIA Autor: Adalcino Fernandes Reis Neto

Leia mais

7 Modelamento termodinâmico (fenomenológico)

7 Modelamento termodinâmico (fenomenológico) 7 Modelamento termodinâmico (fenomenológico) O objetivo da presente seção é utilizar o modelamento termodinâmico para investigar o comportamento do alumínio em meio aquoso. A química de solução, que consiste

Leia mais

Coagulação. Distribuição de tamanho de partículas em Águas Naturais FONTE: Adaptado de DI BERNARDO (1993) apud NUVOLARI (2003) Colóides

Coagulação. Distribuição de tamanho de partículas em Águas Naturais FONTE: Adaptado de DI BERNARDO (1993) apud NUVOLARI (2003) Colóides 10.3 - Coagulação Distribuição de tamanho de partículas em Águas Naturais FONTE: Adaptado de DI BERNARDO (1993) apud NUVOLARI (2003) Átomos e moléculas Colóides Partículas suspensas Algas Bactérias Difração

Leia mais

Coluna x célula mecânica. Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Água de lavagem. Ausência de agitação mecânica. Sistema de geração de bolhas.

Coluna x célula mecânica. Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Água de lavagem. Ausência de agitação mecânica. Sistema de geração de bolhas. FLOTAÇÃO Colunas Coluna x célula mecânica Geometria (relação altura: diâmetro efetivo). Água de lavagem. Ausência de agitação mecânica. Sistema de geração de bolhas. Flotação em coluna Geometria (relação

Leia mais

Decantação. João Karlos Locastro contato:

Decantação. João Karlos Locastro contato: 1 Decantação João Karlos Locastro contato: prof.joaokarlos@feitep.edu.br 2 Definição Literatura Processo de separação sólidolíquido que tem como força propulsora a ação da gravidade (partículas discretas).

Leia mais

II-186 DECANTADOR DE COLUNA COM ADIÇÃO DE COAGULANTE UTILIZADO COMO PRÉ-TRATAMENTO DE REATOR ANAERÓBIO PARA EFLUENTES DE CURTUME

II-186 DECANTADOR DE COLUNA COM ADIÇÃO DE COAGULANTE UTILIZADO COMO PRÉ-TRATAMENTO DE REATOR ANAERÓBIO PARA EFLUENTES DE CURTUME II-186 DECANTADOR DE COLUNA COM ADIÇÃO DE COAGULANTE UTILIZADO COMO PRÉ-TRATAMENTO DE REATOR ANAERÓBIO PARA EFLUENTES DE CURTUME Tsunao Matsumoto (1) Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Hidráulica e Saneamento,

Leia mais

Saneamento Ambiental I. Aula 14 Sedimentação e Decantação

Saneamento Ambiental I. Aula 14 Sedimentação e Decantação Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 14 Sedimentação e Decantação Profª Heloise G. Knapik 1 Conteúdo Módulo 2 Parâmetros de qualidade de água - Potabilização

Leia mais

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18.

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18. ANEXO IV ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Ácido Fluossilícico 20% NE: 262055 Ácido fluossilícico a 20% para fluoretação de água para consumo humano, para prevenção de cárie dentária. O produto deverá apresentar

Leia mais

SISTEMAS DISPERSOS SOLUÇÕES COLÓIDES SUSPENSÕES

SISTEMAS DISPERSOS SOLUÇÕES COLÓIDES SUSPENSÕES SISTEMAS DISPERSOS SOLUÇÕES COLÓIDES SUSPENSÕES SOLUÇÕES homogêneo COLÓIDES SUSPENSÕES heterogêneo Tamanho médio das partículas do disperso Homogeneidade do sistema Sedimentação das partículas Filtração

Leia mais

Sistemas Dispersos RESUMO TEÓRICO E EXERCÍCIOS. 4º ano 1º Semestre 2016/2017

Sistemas Dispersos RESUMO TEÓRICO E EXERCÍCIOS. 4º ano 1º Semestre 2016/2017 Sistemas Dispersos RESUMO TEÓRICO E EXERCÍCIOS TECNOLOGIA FARMACÊUTICA II GRUPO 1 JOANA LUZ, JOANA LOPES, SARA MAGALHÃES E SORAIA SANTOS 4º ano 1º Semestre 2016/2017 Sistemas coloidais Potencial Zeta Teoria

Leia mais

APLICAÇÃO DA CINETICA DE SEGUNDA E TERCEIRA ORDEM DO CLORETO FÉRRICO PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA POTAVÉL

APLICAÇÃO DA CINETICA DE SEGUNDA E TERCEIRA ORDEM DO CLORETO FÉRRICO PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA POTAVÉL 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PLICÇÃO D CINETIC DE SEGUND E TERCEIR ORDEM DO CLORETO FÉRRICO PR OBTENÇÃO DE ÁGU POTVÉL Joseane D. P.Theodoro 1, Grasiele S. Madrona 1, Paulo S. Theodoro

Leia mais

Operações Unitárias: Sedimentação. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão

Operações Unitárias: Sedimentação. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Operações Unitárias: Sedimentação Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão INTRODUÇÃO A operação unitária de separar pode envolver: separação de alimentos sólidos em sólido: peneiramento separação

Leia mais

Tratamento de Águas Industriais

Tratamento de Águas Industriais Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br carla.dalmolin@gmail.com Tratamento de Águas Industriais Água para Consumo 75% da superfície da Terra

Leia mais

CQ110 : Princípios de FQ

CQ110 : Princípios de FQ Fenômenos de Interface Devido às diferentes interações, as moléculas superficiais possuem uma maior energia, dessa forma, para deslocar uma molécula do interior do sistema para sua superfície, uma energia

Leia mais

Aula 2: Mistura Rápida

Aula 2: Mistura Rápida Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sistema de Tratamento de Água e Esgoto Prof(a): Marcos Heleno Guerson de O Jr Nota de Aula! Aula 2: Mistura Rápida Introdução A teoria de tratamento de água baseia-se

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TAMANHO MOLECULAR APARENTE DAS SUBSTÂNCIAS HÚMICAS AQUÁTICAS NA EFICIÊNCIA DA COAGULAÇÃO COM SULFATO DE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO

INFLUÊNCIA DO TAMANHO MOLECULAR APARENTE DAS SUBSTÂNCIAS HÚMICAS AQUÁTICAS NA EFICIÊNCIA DA COAGULAÇÃO COM SULFATO DE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO INFLUÊNCIA DO TAMANHO MOLECULAR APARENTE DAS SUBSTÂNCIAS HÚMICAS AQUÁTICAS NA EFICIÊNCIA DA COAGULAÇÃO COM SULFATO DE ALUMÍNIO E CLORETO FÉRRICO Profª Drª Eny Maria Vieira Instituto de Química de São Carlos

Leia mais

EPUSP Engenharia Ambiental ADSORÇÃO. PEF3304 Poluição do Solo

EPUSP Engenharia Ambiental ADSORÇÃO. PEF3304 Poluição do Solo EPUSP Engenharia Ambiental ADSORÇÃO PEF3304 Poluição do Solo Grupos eletricamente reativos do solo Ocorrem na fração argila Argilo-minerais Óxidos e hidróxidos de metais (também ocorrem em outras frações)

Leia mais

ESTUDO DE TRATABILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS MAYRINK, MUNICÍPIO DE PONTE NOVA - MG

ESTUDO DE TRATABILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS MAYRINK, MUNICÍPIO DE PONTE NOVA - MG ESTUDO DE TRATABILIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS MAYRINK, MUNICÍPIO DE PONTE NOVA - MG Ed Carlo Rosa Paiva (1) Professor Assistente do Departamento de Engenharia Civil da UFG, Campus Catalão. Doutor em Engenharia

Leia mais

ÁGUA Fundamentos Caracterização Impurezas Classificações Legislação aplicada Tratamentos

ÁGUA Fundamentos Caracterização Impurezas Classificações Legislação aplicada Tratamentos Disciplina: Água e Efluentes Industriais Prof.: Sávio Pereira ÁGUA Fundamentos Caracterização Impurezas Classificações Legislação aplicada Tratamentos FUNDAMENTOS SOBRE ÁGUA FUNDAMENTOS SOBRE ÁGUA Dados

Leia mais

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II

CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE. Processos Químicos Industriais II CONHEÇA AS PRINCIPAIS ETAPAS QUÍMICAS NA INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL Processos Químicos Industriais II POLPAÇÃO QUÍMICA Os cavacos são cozidos em licores ou lixívias, isto é, em soluções aquosas contendo

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes das indústrias

Leia mais

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 14 a 19 de Setembro Joinville - Santa Catarina

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 14 a 19 de Setembro Joinville - Santa Catarina 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina I-167 AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE DIFERENTES TIPOS DE COAGULANTES EMPREGADOS NO TRATAMENTO

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR

TRATAMENTO DA ÁGUA PARA GERADORES DE VAPOR Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: A água nunca está em estado puro, livre de

Leia mais

PRODUÇÃO DE COAGULANTE FÉRRICO A PARTIR DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO. 21/08 24/08 de 2011.

PRODUÇÃO DE COAGULANTE FÉRRICO A PARTIR DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO. 21/08 24/08 de 2011. PRODUÇÃO DE COAGULANTE FÉRRICO A PARTIR DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO 21/08 24/08 de 2011. www.ufgrs.br www.ufrgs.br/ppgem www.ct.ufrgs.br/leamet Autores: Angéli Viviani Colling Rodrigo Almeida Silva

Leia mais

USO DA CINETICA DE ORDEM ZERO E PRIMEIRA ORDEM DO CLORETO FERRICO PARA PURIFICAÇÃO DE ÁGUA

USO DA CINETICA DE ORDEM ZERO E PRIMEIRA ORDEM DO CLORETO FERRICO PARA PURIFICAÇÃO DE ÁGUA 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 USO DA CINETICA DE ORDEM ZERO E PRIMEIRA ORDEM DO CLORETO FERRICO PARA PURIFICAÇÃO DE ÁGUA Joseane D. P.Theodoro 1, Grasiele S. Madrona 1, Paulo S. Theodoro

Leia mais

INTEMPERISMO QUÍMICO MUDANÇAS QUÍMICAS DE MINERAIS DA SUA FORMA MAIS INSTÁVEL PARA MAIS ESTÁVEL

INTEMPERISMO QUÍMICO MUDANÇAS QUÍMICAS DE MINERAIS DA SUA FORMA MAIS INSTÁVEL PARA MAIS ESTÁVEL INTEMPERISMO QUÍMICO MUDANÇAS QUÍMICAS DE MINERAIS DA SUA FORMA MAIS INSTÁVEL PARA MAIS ESTÁVEL PERDA DE ELEMENTOS QUÍMICOS PRIMÁRIOS TRASFORMAÇÃO DE ELEMENTOS PRIMÁRIOS DA ROCHA EM SECUNDÁRIOS ALTERAÇÃO

Leia mais

Forças intermoleculares. Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio

Forças intermoleculares. Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio Forças intermoleculares Formação de fases condensadas Forças íon-dipolo Forças dipolo-dipolo Forças de London Ligação de hidrogênio Estado gasoso O estado da matéria mais simples é o gás. Descrevemos esse

Leia mais

Água cervejeira. Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas

Água cervejeira. Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Água cervejeira Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas Potabilidade da água Esteticamente agradável. Isenta de sabor, odor, cor e turbidez capazes de causar repulsa ao usuário Elementos e substâncias

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA COMPACTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO DIFERENTES COAGULANTES

AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA COMPACTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO DIFERENTES COAGULANTES AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA COMPACTO DE TRATAMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO DIFERENTES COAGULANTES Tsunao Matsumoto ( * ) Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira UNESP - Campus de Ilha Solteira. Engenheiro Civil,

Leia mais

Relatório Anual de Qualidade da Água

Relatório Anual de Qualidade da Água Relatório Anual de Qualidade da Água - 2016 Com o objetivo de atender ao Decreto Federal nº 5.440/05 que estabelece os procedimentos para a divulgação de informações ao consumidor sobre a qualidade da

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I

PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS LCALIS INTRODUÇÃO INDÚSTRIAS DE CLORO-ÁLCALIS: LCALIS: Na 2 CO 3 SODA CÁUSTICA C NaOH CLORO Essas substâncias estão entre as mais importantes

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

VIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 34ª Assembléia Nacional Caxias do Sul/RS 2004

VIII Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 34ª Assembléia Nacional Caxias do Sul/RS 2004 1 INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE POLÍMERO NATURAL DE FÉCULA DE MANDIOCA COMO AUXILIAR DE FLOCULAÇÃO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA Nº 2 DE VALINHOS SP. ESTUDO DE CASO Luiz Carlos Alves de Souza (1) Engenheiro

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei

COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei COMPOSTOS INORGÂNICOS Profº Jaison Mattei Ácidos (teoria de Arrhenius) Ácidos são substâncias moleculares que, ao serem dissolvidas em água se dissociam, originando o íon hidrônio (H 3 O + ). Exemplos:

Leia mais

PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02

PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02 PROFESSOR: JURANDIR DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA 02 ETAPAS DE TRATAMENTO DE ÁGUA - ETA # FILTRAÇÃO GROSSEIRA 1. COAGULAÇÃO APLICA-SE SULFATO DE ALUMÍNIO 2. FLOCULAÇÃO - FORMAÇÃO

Leia mais

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas.

a) Se uma substância apresenta moléculas, ela deve apresentar ligações iônicas. Lista exercicios 1 ano prof: Luciano Gonçalves Aluno: Série: Turma: Data: Questão 1 O símbolo para o íon cálcio, Ca 2+, indica que I. é um ânion. II. possui dois prótons a mais que o respectivo átomo neutro.

Leia mais

Dinâmica ambiental de herbicidas

Dinâmica ambiental de herbicidas Disciplina: Controle Químico de Plantas Daninhas Dinâmica ambiental de herbicidas Prof. Leonardo Bianco de Carvalho leonardo.carvalho@unesp.br www.fcav.unesp.br/lbcarvalho Cronograma da Aula Contextualização

Leia mais

Número atômico de A = número atômico de B = 18

Número atômico de A = número atômico de B = 18 61 e QUÍMICA O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui 18 prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons Com base nessas informações, pode-se afirmar

Leia mais

Aula 4: Decantação. Introdução. Decantação

Aula 4: Decantação. Introdução. Decantação Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sistema de Tratamento de Água e Esgoto Prof(a): Marcos Heleno Guerson de O Jr Nota de Aula! Aula 4: Decantação Introdução No floculador, mecânica ou hidraulicamente

Leia mais

Purificação das águas: tratamento de água para abastecimento

Purificação das águas: tratamento de água para abastecimento Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Química Ambiental (2017/2) Química das Águas (Parte 3a) Purificação das águas: tratamento de água para abastecimento

Leia mais

Professora Sonia ITA 1964

Professora Sonia ITA 1964 ITA 964 (A prova está dividida por assuntos) Cada TESTE de múltipla-escolha admite sempre uma única resposta dentre as opções apresentadas. TODAS as respostas aos testes deverão ser justificadas no CADERNO

Leia mais

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG ESTUDO DA APLICAÇÃO DA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO COM UTILIZAÇÃO DE POLÍMERO PARA REMOÇÃO DE POLUENTES PRESENTES EM EFLUENTES DE REATOR ANAERÓBIO Ronaldo Luís Kellner (PAIC/FA), Carlos Magno de Sousa Vidal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO. Profa. Marciléia Silva do Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA NUCLEO DE GEOLOGIA PROPRIEDADES DO SOLO Profa. Marciléia Silva do Carmo Propriedades Físicas e Química Características Físicas Textura

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS Em cada gota uma conquista CATÁLOGO DE PRODUTOS COAGULANTES São produtos utilizados para desestabilizar partículas dissolvidas na água (coloidais), provocando aglutinação e formação de pequenos flocos.

Leia mais

Aula 3: Mistura Lenta

Aula 3: Mistura Lenta Curso: Engenharia Civil Disciplina: Sistema de Tratamento de Água e Esgoto Prof(a): Marcos Heleno Guerson de O Jr Nota de Aula! Aula 3: Mistura Lenta Introdução O fundamento da mistura lenta, também chamada

Leia mais

I ESTUDO DA RECUPERAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA CONSIDERANDO OS MECANISMOS DE COAGULAÇÃO E DIVERSOS COAGULANTES

I ESTUDO DA RECUPERAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA CONSIDERANDO OS MECANISMOS DE COAGULAÇÃO E DIVERSOS COAGULANTES I-054 - ESTUDO DA RECUPERAÇÃO DE LODO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA CONSIDERANDO OS MECANISMOS DE COAGULAÇÃO E DIVERSOS COAGULANTES Elizabeth Regina Halfeld da Costa (1) Doutora e Mestre em Hidráulica

Leia mais

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS 03 - EFLUENTES LÍQUIDOS EFLUENTES LÍQUIDO INDUSTRIAL Despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo efluentes de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais

Leia mais

Gabarito Modalidade A. Objetivas. Discursivas

Gabarito Modalidade A. Objetivas. Discursivas Gabarito Modalidade A Objetivas 1. C 6. B 11. B 2. C 7. A 12. D 3. D 8. C 13. E 4. E 9. E 14. A 5. E 10. B 15. E Discursivas 1. a) -> saber que a estrutura de lewis diz respeito somente aos elétrons, não

Leia mais

AULA 2 Adsorção: conceitos, classificações. Prof a Elenice Schons

AULA 2 Adsorção: conceitos, classificações. Prof a Elenice Schons AULA 2 Adsorção: conceitos, classificações Prof a Elenice Schons ADSORÇÃO NA SUPERFÍCIE MINERAL Considera-se que uma determinada espécie química (iônica ou molecular), em solução, está adsorvida a uma

Leia mais

Dispersões. União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra. Água salgada Gelatina Água barrenta

Dispersões. União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra. Água salgada Gelatina Água barrenta Dispersões União de duas ou mais espécies químicas de tal forma que uma se distribui no interior da outra Água salgada Gelatina Água barrenta Existem 2 fases distintas: disperso e dispersante. Tipo de

Leia mais

O Estado Coloidal. Química dos Colóides e Superfícies. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes Site: marongomes.wix.

O Estado Coloidal. Química dos Colóides e Superfícies. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes   Site: marongomes.wix. Química dos Colóides e Superfícies Profº Janilson Lima Souza E-mail: Prof. janilsonlima@ifma.edu.br M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes E-mail: maron@ifma.edu.br Site: marongomes.wix.com/maron A Ciência

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TIPO E DA DOSAGEM DE POLÍMERO NA CAPACIDADE DE PRÉ-ADENSAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

INFLUÊNCIA DO TIPO E DA DOSAGEM DE POLÍMERO NA CAPACIDADE DE PRÉ-ADENSAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA INFLUÊNCIA DO TIPO E DA DOSAGEM DE POLÍMERO NA CAPACIDADE DE PRÉ-ADENSAMENTO DE LODOS GERADOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA Luiza Carla Girard Mendes Teixeira (1) Engenheira Civil pela Universidade

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto. III Unidade

Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto. III Unidade Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto III Unidade Ligações Químicas Ligações iônicas Tipos de Ligações Ligações covalentes Ligações metálicas Os gases nobres e a regra do octeto Todas as substâncias

Leia mais

Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais.

Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais. Frequentemente é necessário separar os componentes de uma mistura em frações individuais. As frações podem diferenciar-se pelo tamanho de partículas, estado físico e composição química. Asoperaçõesdeseparaçãosãodeduasclasses:

Leia mais

Coagulantes nas Estações de Tratamento de Água de Campinas: Vantagens do uso do PAC Engº Sinezio Ap. de Toledo - SANASA Campinas

Coagulantes nas Estações de Tratamento de Água de Campinas: Vantagens do uso do PAC Engº Sinezio Ap. de Toledo - SANASA Campinas Coagulantes nas Estações de Tratamento de Água de Campinas: Vantagens do uso do PAC Engº Sinezio Ap. de Toledo - SANASA Campinas Americana, 21 de Fevereiro de 2019 Engº Sinézio Ap. de Toledo Coordenador

Leia mais

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE 1. Objetivos Aprender a preparar soluções usando balão volumétrico Reconhecer soluções diluídas, saturadas e supersaturadas Observar a termodinâmica do processo de dissolução 2.

Leia mais

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas

QUÍMICA. Soluções e Substâncias Inorgânicas QUÍMICA Soluções e Substâncias Inorgânicas Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização - Parte 3 Prof ª. Giselle Blois BASES Existem muitas bases

Leia mais

Ocorrência de reações

Ocorrência de reações Ocorrência de reações Dados: Força de ácidos e bases Classificação dos hidrácidos mais conhecidos: Regra prática para a classificação dos oxiácidos Determine a diferença (D) entre a quantidade de átomos

Leia mais

Dependendo do diâmetro (Ø) das partículas que constituem o disperso, as dispersões podem ser:

Dependendo do diâmetro (Ø) das partículas que constituem o disperso, as dispersões podem ser: Soluções Químicas A mistura de dois ou mais materiais podem ser uma perfeita dissolução denominada mistura homogênea ou uma separação total das partes constituintes do sistema a qual chamamos mistura heterogênea.

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES

Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES Atividade/Exercício: FIXAÇÃO DE ESTUDO DAS SOLUÇÕES Disciplina: QUÍMICA Educador: ENDERSON BASTANI 1ª Etapa 23/ 04 /2019 Ano/Série: 2º Educando(a): Turma: Conteúdo: ESTUDO DAS DISPERSÕES E SOLUÇÕES QUESTÃO

Leia mais

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE LAVAGEM DE MEIOS FILTRANTES NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. Seckler Ferreira Filho Sidney

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE LAVAGEM DE MEIOS FILTRANTES NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. Seckler Ferreira Filho Sidney ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE LAVAGEM DE MEIOS FILTRANTES NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA Seckler Ferreira Filho Sidney Professor Assistente do Departamento de Engenharia Hidráulica

Leia mais