Manual Pratico do Gimp

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Pratico do Gimp"

Transcrição

1 Manual Pratico do Gimp Fazendo uma busca sobre textos sobre o Gimp, vi que o material disponível não é tão vasto assim,principalmente se comparado a gama de informação disponível para os softwares da Adobe e Corel, como raramente é lançado tutoriais do GIMP em revistas, eu decidi escrever um para uns amigos e isso acabou virando um projeto e um item para download no meu site. Decidi então dar minha contribuição na divulgação do Software Livre. Aqui eu abordo o GIMP Versão para Windows e para Linux, sendo assim ambos os usuários poderão usar o GIMP sem nenhuma dificuldade. È muito comum ver em sites pela internet que o GIMP é um "Photoshop capenga", uma imitação, etc. O Gimp tem suas limitações e isso o impede de ser um substituto adquado para o Photoshop mas isso depende muito do profissional que vai usa-lo. Como o GIMP não trabalha com o padrão de cores CYMK.Padrão este que é utilizado em Graficas. Sendo esta talvez a sua maior limitação. O GIMP tem uma variedade de efeitos que pode ser utilizado por um Webdesigner sem problemas, e a contrario do que se fala o GIMP é bastante estável, mesmo rodando sob o Windows, e ele tambem é capaz de gravar GIF e Gif animados, é necessário apenas acessar o o site do Gimp na seção GIMP for Windows ( ). A inciar o GIMP a primeira coisa que se nota é que o gimp foge um pouco do padrão Photoshop/Windows que estamos acostumados, Iniciando. 1- Capturando uma tela com o GIMP ( Getting a Screenshoot).

2 Apesar do KDE oferecer o Ksnapshoot e ter um seríe de programas para captura de telas no Windows, existem usuários comuns que preferem ter programas tudo em um, e para estes eu recomendo o Gimp. Conforme na figura abaixo é só usar o menu : File >> Acquire (Adquirir) >> Screenshoot. Antes de prosseguirmos vamos falar sobre as opções disponíveis no menu Acquire são : TWAIN é utilizada para adquirir imagens de Scanner From Clipbord para alguma imagem que esteja na área de transferência. Em seguida surgirá a tela mostrada abaixo :

3 As opções mostradas são : Grab a single window : esta permite você selecionar qual janela ou area da tela que você quer copiar. Grab the whole screen (Capturar todo a tela) : Faz uma cópia de todas as janelas ou programas abertos na área de trabalho. After... seconds delay : Permite que você programe quando o Gimp fara a captura da tela, permitindo assim que você feche, abra programas, ou altere a ordem das janelas, permitindo-lhe fazer demonstrações de erros, papeis de paredes, programas, etc. 2 - Corrigindo fotografias que possuem pequenas manchas, riscos, etc.. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e acesse a opção : Filters (Filtros) >>Enhance >> Despeckle. Altere as opções e veja no preview o que acontece. Ajustando os valores de Branco e preto da imagem você podera otimizar os resultados. Dica! Você pode ainda em alguns casos selecionar apenas parte da imagem.

4 3 Corrigindo imagens borradas, e dando mais realismos as impressões. As câmeras digitais recentes produzem imagens modeladas e realistas, muitos scanners suavizam o foco de fotografias para um ponto inaceitável. Isso sem falar em impressões antigas que costuma estarem borradas ou fora de foco. Para corrigir isso clique com o botão do mouse sobre a foto e selecione : Filters >> Enhance >> Sharpen ou Filters >> Image >> Sharpen ( Dependendo de sua versão do GIMP) Quando a caixa de díalogo abrir mova o slider e perceba as mudanças na janela de prévisualização. 4 Corrigindo níveis É comum vermos na internet fotos com um aspecto encardido, vagamente opaco, com sombras escuras, um tanto avermelhadas, com menos intensidade que as que vemos na vida real, sendo isto muitas vezes caracteristicas dos scanners baratos ou culpa dos usuários que não sabem configura-los. Para ver e modificar quais partes da escala dinâmica, sua imagem realmente utiliza precisamos verificar os níveis da imagem. Com o botão direito do mouse clique sobre a imagem desejada e selecione : Image >> colors >> Levels (Níveis)

5 Séra carregada a caixa de díalogo contendo um histograma. Como você na figura abaixo. Caso a imagem não esteja muito nítida, o histograma mostra o grau de nítidez, se você quiser experimentar cuidadosamente, mova o Slider do topo da esquerda para a direita, e você vera como este movimento afeta a imagem, você pode salvar a imagem em diferentes níveis mas é aconselhável você usar o botão Auto (Automático). Este recurso é muito interessante, só não faz milagre. 5 - Corrigindo uma imagem avermelhada, muito escura, ou com ausência de uma determinada cor. Suponhamos que você tem uma imagem e que esta com um execessivo tom de vermelho ou Rosa e você quer corrigir isso. Clique sobre a imagem com um o botão direito do mouse e escolha : Image >> Colors >> Curve Clique sobre o botão Value no topo da janela que se abrirá e selecione a cor que você deseja alterar ou remover. A linha da janela principal tem apenas dois pontos de controles, porem é possível acrescentar mais três ou quatro pontos de controle. Quando estiver a seu gosto clique em OK.

6 Manual pratico do GIMP Parte 2 Escrito por Cláudio Santos - Manual Pratico do Gimp Parte 2 Dando continuidade decidi expor o segundo capitulo de nosso Manual, aqui vou abordar alguns efeitos interressantes com filtros, valendo salientar que estou apenas dando alguns exemplos cabendo a você expandir os seus conhecimentos através de sua propria curiosidade e criatividade, tambem estou dando ênfase na questão de dar dicas compativeis com o GIMP para Windows e para Linux. 1 - Usando o Filtro Motion Blur Veja a imagem abaixo, perceba que ela tem uma ligeira impressão de movimento. Para conseguir este efeito clique com o botão direito do mouse sobre a figura e selecione as opções : 2 Mapeando imagens para a Web Filters >> Blur >> Motion Blur Você já deve ter visto em sites em que ao clicar em uma determinado imagem ou foto automaticamente você é direcionado para uma outra pagina ou link. Para alguns Webdesingners mais ceticos, o GIMP oferece uma ferramenta muito completa para isso. Basta apenas clicar com o botão direito do mouse na imagem desejada e escolher :

7 Filters >> Web >> Image Map Você vera a tela abaixo, que dispõe diversas ferramentas uteis e intuitivas. É Salvar tudo e anexar a sua pagina o arquivo gerado com as informações necessários para o Links da(s) imagem(ens). 1 - Conhecendo o efeito : Supernova. Manual Pratico do Gimp parte 3 acima temos a imagem Espaço.jpg Agora vamos fazer surgir o sol iluminando o planeta terra. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o a imagem espaço.jpg e escolha a seguinte opção :

8 Filters >> Light Effects >> Supernova Mova a supernova para o local desejada, escolha o o tamanho a cor e o resultado será como o que temos abaixo. Dica! O efeito supernova tambem pode ser utilizado para criar uma lua do exemplo seguinte. 2 O efeito Vitral O Gimp traz um filtro chamado Tile Glass, que permite criar vitrais, ladrilhos, etc. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma imagem e escolher a opção : Filters >> Glass Effects >> Tile Glass Você tera uma imagem como a que esta sendo mostrada abaixo :

9 3 Dando Volumes as suas Fontes. Este é um truque muito utilizado no no Photoshop que eu adaptei para o GIMP. Nesta parte do Manual eu vou apenas introduzir pois há muitas outras maneiras de fazer este efeito e eu vou dar um pouco de prioridade ao uso de Layers(camadas). 1 - Crie uma imagem com um fundo claro ou branco. 2 Crie um Layer transparente, clicando na caixa : Layers, Chanels and Paths ou clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecionando a opção Layers. Clique no botão New Layer (Nova camada) e você vera a a caixa de dialogo abaixo selecione transparente e clique em OK

10 Após isso a caixa Layers, Chanels and Paths esta com a aparência mostrada abaxo selecione o novo layer e em seguida clique na imagem, depois clique na ferramenta de texto e digite o texto desejado. Após digitar o texto clique na ferramenta de seleção para que o texto e clique em qualquer lugar da imagem para deselecionar o texto. Agora é só clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a seguinte opção : OBS : Script-Fu >> Decor >> Add Bevel O Menu Script-fú oferece rotinas prontas para a geração de diveros efeitos, optei pelo uso dele aqui para ficar mais facil o entendimento por pessoas não acostumadas com programas graficos, mas esta não é a única forma de adicionar relevo ou volume no GIMP

11 Na tela mostrada abaixo desmarque a opção : Work on copy ( exceto se você não tiver certeza de que vai aplicar este efeito), escolha a quantidade de volume na opção Thickness e clique em OK. E o resultado é algo como os exemplos que é mostrado nas imagens abaixo :

12 Porem antes de pensar em salvar clique na imagem com o botão direito do mouse e escolha a opção : Layers >> Merge Visible Layers ou tecle CTRL + M Agora é só salvar a imagem e colocar por exemplo em sua homepage. Dica! Você vera mais a frente que este recurso é util na criação de botões. Manual Pratico do Gimp Parte 4 Aqui estamos com a 4ª parte do manual. Estou adaptando alguns tutoriais do Photoshop para facilitar o uso há pessoas acostumadas com o Photoshop, ao Paint Shop Pro e ao Photoline. 1 Aproveitando areas importantes de uma imagem. Muitas vezes quando criamos um site, e é comum a preocupação com a rapidez que estas paginas e imagens serão abertas, um recurso muito util no GIMP permite que você possa Aparar uma imagem veja o exemplo abaixo:

13 Temos a imagem de um avião, observe que o avião esta no centro da imagem e temos todo aquele espaço ao redor que não acrescenta nada a imagem, agora imagine que temos 50 imagens semelhantes para mostrar no site, se reduzirmos o tamanho das imagens elas serão mostradas muito mais rapido do que antes, uma maneira de aproveitar areas importantes é usando a ferramenta Crop or Resize : Outra dica! interressante é que antes de aplicarmos algum efeito em uma foto é aconselhavel converte-las para formatos descompactados como BMP ou Tiff. Formatos como Jpg e GIF são formatos compactados e ao serem alterados repetidamente vão perdendo qualidade e com isso ou seu trabalho poderá ficar prejudicado. Agora vamos utilizar a Toolbox do Gimp, clicar na ferramenta Crop or Rezise e selecionar somente a àrea da imagem que realmente nos interressa.

14 E depois clicar em Crop, o resultado será mostrad abaixo : agora temos a figura mostrando só o que é import 2 - Dando volume e sombra as sua imagens. No Capitulo anterior eu já mostrei alguns exemplos de fontes com volumes, agora estou dando continuidade do ponto de onde eu parei, agora vamos mostrar um jeito facil de inserir sombra a textos e assim criar fontes, e para ficar mais divertido vamos inserir volumes e sombras para ficar mais criativo.

15 Como já citado anterior vamos criar uma imagem com fundo branco,eu criei uma com 80 pixels de altura e 350 de altura e em seguida na caixa Layers Chanels e Paths crie um novo Layer, escolha a opção transparente, feito isso vamos acrescentar o texto desejado e a cor pode ser a mesma do fundo ou um cor diferente e em seguida vamos deselecionar o texto, clicar o botão direito do mouse e escolher : Script-Fu >> Shadow >> Drop Shadows Na tela que aparece em seguida você tem as seguintes opções : Offset X e Y : marque valores baixos (no exemplo abaixo eu usei o valores de X e Y em 4 ). Blus Radius : O padrão é 15 mas você pode alterar conforme a sua vontade. Color : Permite a você escolher a cor da sombra.

16 Opacity : Permite a você controlar o grau de densidade da sombra. Reset to Default : Volta as opções atuais para as opções padrão. Allow Resizing : Redimensiona a imagem, no nosso exemplo vamos mater esta opção desmarcada. Agora vamos acrescenta a imagem volume : Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha ; Script-Fu >> Decor >> Ad Bevel Na tela que se abrirá desmarque a opção Work on copy, aumente ou diminua a opçãothickness conforme o seu gosto e clique em OK. O resultado é a imagem que vemos abaixo :

17 Como você pode ver o GIMP é poderoso, mas infelizmente mal explorado e divulgado, com um pouco de imaginação você sera capaz de fazer maravilhas com as suas fotos, o que falta ao GIMP é vencer o preconceito de muitos profissionais da àrea grafica. A nossa quarta parte do nosso manual termina por aqui, mas no próximo capitulo teremos muito mais para ver e fazer. Se você for precoce já deve ter percebido que este recurso pode ser utilizado para criar botões, e tambem deve percebeu que o efeito Drop Shadow pode ser util tambem para ciração de logos como o efeito Glow, se não havia percebido agora sabe mas isso vamos ver em outro capitulo. Capitulo 5 Manual Pratico do GIMP Gifs Animados e Transparências em arquivos GIF e PNG. Para trabalharmos com o GIMP a primeira coisa a ser feita é baixar o plugin do Gimp que permite a gravação de arquivos no formato GIF, descompactar com o winzip ou similar e copiar o arquivo gif.exe para a pasta plugins, no diretório do Gimp. Dica! O formato PNG tambem aceita transparências e o procedimento para salvar um arquivo PNG é semelhante ao de um arquivo GIF. As imagens em PNG são abertas por praticamente todos os navegadores mais usados (IE, Mozilla,Opera,Navigator,Konqueror, etc) e por programas graficos diversos ou seja é uma alternativa ao GIF que é um formato proprietário. Criando um gif Animado com o GIMP ( * )

18 1. Crie uma nova imagem ( 400x60). Coloque uma texto qualquer, um slogan, uma imagem, ou um texto e uma imagem, etc.. 2. Adicione um Layer. Coloque um segundo frame e adicione outro texto que complemente o texto da imagem anterior ou simplesmente a frase : "Clique Aqui". 1. Clique com o botao direito do mouse na imagem e use Image >> Mode >>Indexed ou as teclas A+I. ( Este procedimento é necessario para fazer um arquivo.gif animado ou simples ou ainda um png com transparências). 4. Use Filters >> Animations >> Playback para ver a animacao. 5. Salve a imagem com o Formato *.gif, não esqueça de marcar a opção Save as Animation e clique no botão Export File. 6. Não faca os frame delays ( atrasos entre os quadros ) muito curtos ou as animações ficaram muito rapidas. É aconselhavel valores altos, no nosso exemplo eu usuei um delay de 1000 Milleseconds, ou seja quanto maior o delay mais lenta é a apresentação. Você ira configurar o frames delays na tela abaixo :

19 7. Agora é só você Teclar OK e abrir o seu editor web preferido e inserir o seu banner. ( * ) Esta dica foi retirado do site e adaptada para a versão do GIMP e foi tambem acrescentado mais detalhes, imagens e comentários feitos por mim. 2) Inserindo Transparências com o GIMP Uma das formas mais facil de inserir transparências no GIMP é utilizar o filtro de transformação Color to Alpha, que acompanha a versão 1.2.x do Gimp: Filters >> Colors >> Color to Alpha Clique com o botão direito sobre a caixa de cor da janela Color to Alpha, ou arraste para ela a cor desejada e aplique o filtro. A imagem deve ser RGB, e isto possibilita a criação de cores 'semi-transparentes' (com valores RGB próximos à cor indicada). Quando for salvar a imagem ela poderá ser em formato GIF ou PNG, mas não esqueça de alterar a imagem para o Modo Indexed (Image >> Mode >>Indexed ou as teclas A+I ) e depois salve o arquivo.

20 Capitulo Criando textos com bordas. Uma duvida que faz parte do cotidiano é se o Gimp permite que seja feito textos com bordas e existem varias maneiras de fazer isso, mas estou priorizando a simplicidade por isso vou mostrar uma maneira bem facil de fazer isso, mas não é a unica. 1. Crie uma imagem RGB 300 X Digite o texto que pretende usar e cole-o no local desejado 3. Use a ferramenta de seleção contigua e mantendo a tecla Shift pressionada, vá clicando de letra em letra até selecionar todas. 4. Após selecionar todo o texto clique com o botão direito do mouse na opção Select >> Border, escolha o valor em pixel, no exemplo e usei 2 pixels mas isso vai depender do tipo de fonte que você escolheu. 5. Com você poderá ver o texto aparecerá selecionado, clique com o botão direito do mouse e escolha : Edit >> Fill with FG Color ou Fill with BG Color (Escolha a cor antes). Veja um exemplo aqui : Ainda é possível colocar uma efeito num texto com borda. 1. Crie uma imagem RGB 300 X Digite o texto que pretende usar e cole-o no local desejado

21 3. Use a ferramenta de seleção contigua e mantendo a tecla Shift pressionada, vá clicando de letra em letra até selecionar todas. 4. Após selecionar todo o texto clique com o botão direito do mouse na opção Select >> Feather, Agora clique com o botão direito do mouse na imagem e escolha Select >> Shrink, escolha o valor em pixel, no exemplo e usei 2 pixels mas isso vai depender do tipo de fonte que você escolheu. 5. Com você poderá ver o texto aparecerá selecionado, clique com o botão direito do mouse e escolha : Edit >> Fill with FG Color ou Fill with BG Color (Escolha a cor antes). Veja um exemplo aqui : Este ultimo exemplo cria um efeito de borda interessante mais podemos melhorar muito ainda, veja a próxima de dica de criação de imagens com bordas. Criando textos com bordas parte2 1. Crie uma imagem nova RGB, escolha o tamanho, neste exemplo vou usar uma imagem DE 300 x 70 pixels, com fundo branco (opcional), em seguida crie um novo Layer (Camada) transparente e dê a ele o nome de contorno. 2. Insira o texto, tenha preferência por letras mais condensadas ou que recebam o atributo negrito, no exemplo escolhi Arial Black, tamanho 56 points (este valor pode variar de acordo com o tipo de letra que você escolheu), o texto ficar de acordo com o seu gosto, eu usei a palavra : LINUX em maiúscula. 3. Após a inserção do texto no Layer chamado contorno, vá a caixa Layers,Channels and Paths e duplique o Layer contorno. 4. Mude o nome da cópia do layer contorno para o nome de plano.

22 5. Volte ao Layer contorno e usando a ferramenta de seleção contígua e pressionando a tecla Shift vá clicando e selecionando letra por letra. 6. Quando todas as letras estiverem selecionadas, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha : Select >> Grow e escolha 3 ou 4 pixels e clique em OK.

23 No menu mostrado acima você escolhe Grow e a imagem ficará semelhante mostrada abaixo : Feito isso clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha Edit >> Fill With Fg Color mas não esqueça de antes de fazer isso escolher qual será a cor a ser utilizada na Toolbox do Gimp. Sua imagem terá o aspecto mostrado abaixo :

24 Sendo que apartir daí ainda ta para aplicar mais alguns efeitos para a imagem ficar mais interessante, como por exemplo a partir daí ir para o layer plano e selecione as letras da palavra Linux e pedir Select >> Shrink escolher por exemplo 2 pixels e em seguida Script-fu >> Décor Add Bevel, marcar Tickness = 5 (podendo variar a depender da fonte usada ou do seu gosto), e sua imagem deverá ficar como a mostrada abaixo : Criando um Texto Flamejante 1 Crie uma RGB com fundo preto, o tamanho neste e exemplo eu usarei : 300 x 70 px 2 Digite um texto qualquer em branco por exemplo Hotlinks

25 3 Quando a sua imagem estiver com a aparência da imagem acima, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha as seguintes opções : Image >> Transforms >> Rotate >> 90 Degrees 4 Sua imagem deverá estar da forma mostrada a abaixo.

26 5 Clique com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem e escolha : Filters >> Distorts >> Wind Na que se abre marque os seguintes valores : Style = Wind Direction = Left Edge Affected = leading Threshold = 10 Strenght = 10

27 6 Tecle OK e em seguida clique com o botão direito do mouse e escolha a seguinte opção : Image >> Transforms >> Rotate >> 270 Degrees Sua imagem deverá estar igual a que está sendo mostrada acima. 7 Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha : Filters >> Blur >> Gaussian Blur (RLE) Escolha um valor entre 3 e 5 8 Agora clique na Toolbox e escolha o Gradient chamado incandescent 8 feito isto clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha a opção : Filters >> Colors >> Map >> Gradiente Map

28 Para finalizar a abra a caixa Layers, Chanels and Paths e crie udas cópias do layer da imagem e mude a propriedade das cópias para Adition conforme na imagem abaixo : Aqui está o resultado :

29 Este Manual foi escrito por Cláudio Santos, Usuário de Linux Mandrake, Linux Slackware e Windows 2000, Meu currículo esta disponível no meu site : www32.brinkster.com/klausantos, Meu é ou ainda Este Manual foi escrito usando o OpenOffice e o GIMP ( é Cláro). Seja Livre, não seja pirata! Este artigo é abaixo não faz parte do Manual do Manual Pratico mas achei necessário incluir-lo. Tomei o cuidado de manter-lo da forma que eu o adquiri no site : Gimp versus Photoshop

30 Autor: TheGimp.com Tradutor: Davi Ferreira Eu encontrei as dicas a seguir em uma revista especializada em Photoshop e então decidi "traduzilas" para o GIMP. Nas tabelas abaixo, a Versão do Gimp diz onde você fará funcionar as dicas. Na maioria dos casos, se ela apenas disser "1.0", então a dica é válida tanto para a versão 1.0 quanto a versão 1.2 que está por vir. Em alguns casos a dica possui pequenas diferenças entre 1.0 e 1.2. Observe que a terminologia do Photoshop é um pouco diferente da do GIMP. Palhetas (palletes) no Photoshop são as janelas (dialogs) do GIMP. Ambos os termos se referem às várias janelas (exceto pela Janela de Imagem) associadas com os programas. Comparando dicas do Gimp e do Photoshop Versão 3 No Photoshop... No Gimp... Versão do Gimp Control/Command + E une uma camada Control+Shift+M, na janela Layers & 1.2 (e qualquer outra camada ligada a ela) a Channels, une a camada atual com a camada de baixo. camada de baixo. Clicando com o botão direito do mouse no ícone da nova camada você pode alterar seu nome. A janela de nova camada fornece um campo de texto específico para nome quando a camada é criada. Além disso, clicando duas vezes sobre a camada é possível alterar seu nome. Marcando a caixa Preserve Marcando o botão Keep Trans na janela Transparence na palheta de camadas irá de camadas permitirá que você pinte permitir que você pinte apenas os pixels apenas os pixels não transparentes. não-transparentes da camada. Utilize o modo tela cheia caso as marcações dos paths fuja dos limites da tela. Os modos de mistura (Blend) controlam a maneira de como as cores se misturam. Você pode alterar estes modos enquanto está pintando, criando um gradiente, ou então entre camadas diferentes Se você precisa de um guia com curvas ou em diagonal, crie-o utilizando paths. Clique, pressionando a tecla shift, em uma camada de máscara para desabilitá-la. Paths tomams menos espaço de um arquivo de imagem do que uma seleção gravada como canal. Utilize a ferramenta de zoom para aumentar a visualização, depois pressione Control+E e então tire o zoom para ver as alavancas perdidas. O modo de mistura pode ser configurado a partir de qualquer ferramenta de desenho ou pintura, assim como nas camadas. A versão 1.0 possui modo de mistura associado com cada ferramenta. Já na 1.2, o modo de mistura pode ser escolhido nos pincéis e na janela de camadas. Todas as ferramentas de pintura e desenho fazem uso do modo de mistura configurado na janela de pincéis. Dito e feito. Paths são a solução para vários problemas encontrados na versão 1.0. Control+Clique torna a máscara visível. Alt+Clique torna-a invisível. Paths tomams menos espaço de um arquivo de imagem do que uma seleção gravada como canal ,

31 Clicar com o botão direito no Olho de uma camada torna as outras camadas invisíveis. Pressionando a tecla Shift enquanto clica com o botão do mouse sobre o Olho da camada torna todas as outras camadas invisíveis. Repetir a operação irá torná-las visíveis novamente. Observe que se todas as camadas não estavam visíveis originalmente, ela ficará quando você tornar ativa a visibilidade das camadas através do segundo passo desta dica. No Photoshop... No Gimp... Versão do Gimp Você simplesmente não pode copiar uma máscara de uma camada para outra no Photoshop 4. Se você precisar fazer isso, clique na máscara Para duplicar uma camada de máscara você precisa primeiro adicionar uma máscara a segunda camada. Posicione o cursor na Janela de Imagem e 1.0 pressionando a tecla Control / Command pressione Control+A seguido de para carregá-la como uma seleção e então clique no ícone de nova máscara na segunda camada. Isto Control+C. Clique na máscara da segunda camada, posicione o cursos novamente na Janela de Imagem e automaticamente transformará a seleção pressione Control+P. Volte para a janela em máscara. de camadas e escolha Anchor Layer do menu. Uma seleção ou forma específicas, pintadas, podem se transformar em um novo pincel. Clicando duas vezes em um pincel permite que você edite suas propriedades. Configure o espaço para mais do que 25% e você terá pinceladas mais fortes e mais espaçadas. A tecla Tab controla a visualização das palhetas na tela: on ou off. Usuários podem definir pincéis utilizando o script-fu To brush (Script-fu > To Brush no menu da Janela de Imagem). Isto na versão 1.0. Já na versão 1.2, você pode definir isto na janela de pincéis. Você pode editar novas formas de pincéis, porém, as já existentes ainda não podem ser editadas nas versões atuais. Para obter pinceladas mais espaçadas e fortes, tanto na versão 1.0 como na 1.2, você precisará ajustar o espaçamento e este dependerá do tamanho e da forma do pincel. A tecla Tab torna todas as janelas invisíveis, incluindo a barra de ferramentas. Pressionar Tab novamente trás de volta a barra de ferramentas. Pressionar ela uma terceira vez trás de volta as telas que estavam visíveis originalmente. O ícone de uma camada ajuda a A pré-visualização das camadas pode identificar o que está nela, porém pode ser deligada, assim como ajustada para prejudicar o desempenho do Photoshop diferentes tamanhos, utilizando a janela em computadores menos potentes. Você de Preferências. Com as prévisualizações ativadas a performance pode desligar estes ícones a partir das opções da palheta de camadas. Utilizar pode ser afetada, em computadores nomes descritivos de camadas sem os lentos, de pouca memória. Desligá-las e ícones ajuda bastante. utilizar nomes descritivos para as camadas podem ajudar a acelerar as coisas. A qualquer momento você pode alterar o tamanho de uma imagem utilizando os Alterar o tamanho de uma imagem não causará a perda de qualquer seleção , ,

32 comandos Image Size e Canvas Size. Comandos.O Photoshop "confisca" as seleções que estejam fora dos limites e que possam estar ativas. Clicar com as teclas Control / Command carrega qualquer canal como uma seleção. Áreas pretas não são selecionadas, enquanto as brancas são totalmente selecionadas. existente. Elas são alteradas junto da imagem. A seleção também não se perde quando você aumenta ou diminui uma camada, mas nesse caso a seleção não sofre as mesmas alterações. Máscaras podem se transformar em seleções utilizando a opção da versão 1.0 Mask to selection, no menu de camadas. Áreas pretas são selecionadas, áreas brancas não (inverta a seleção para obter o mesmo efeito do Photoshop). 1.0 Para quem está vindo do Photoshop 1. O Gimp pode lidar com aqruivos TIFF do Photoshop. Porém você não pode salvá-los como uma imagem CMYK do Photoshop, já que o Gimp terá problemas com ela. Para conferir, veja qual modo está configurado no Photoshop. Confira se é o RGB. Depois de conferido salve a imagem TIFF. 2. Arquivos de camadas Photoshop, ex. arquivos PSD, podem ser lidos no Gimp utilizando a última versão do plugi-in para arquivos PSD (disponível no Gimp Plugin Registry) Sendo que isto não é nescessário nas versões 1.2.X. No entanto, o Gimp não podia salvar arquivos no formato PSD isso mudou na versão 1.2.X. Filtros 1. Existem dois Filtros de Bump Map: Distort > Emboss e Map > Bump Map. O último funciona apenas com camadas que não possuam canais transparentes (alpha) o que geralmente significa apenas a camada de fundo. Se sua camada possuir um canal transparente use o filtro Emboss. 2. O filtro Sharpen pode distrocer os contornos de uma imagem com valores mais altos. Isto geralmente afeta apenas as colunas de pixels de cima, de baixo, direita e/ou esquerda. Para limpar isto utilize a ferramenta de Clone e copie a coluna adjacente (por exemplo coluna 2 para coluna 1). 3. O filtro Bump Map (assim como muitos outros filtros) possuem uma janela de preview que não mostra toda a imagem de origem. Você pode clicar na janela com o botão esquerdo e se moviemntar pelos diversos pontos da imagem. Nem todos os previews permitem isso, mas não dói nada tentar.

33 *As dicas de Photoshop foram retiradas de uma edição especial da revista Computer Arts, publicada em maio de Nesta edição existem mais de 100 dicas para o Photoshop. Levará um tempo para que eu possa converter todas elas para o Gimp! Fique de olho pois estas dicas serão autalizadas de tempos em tempos. Se você é um profissional que trabalha com Photoshop e Gimp, e converteu algumas dicas envie-e para a Gimp.br. O nosso é: A versão original deste documento você encontra em: Atualizações 1.1 Fotos montagens com o Gimp Parte 1 Vou começar com um exemplo simples de como unir duas fotos para gerar uma terceira, o Gimp não fica devendo nada aos maiores da computação gráfica mas nesta primeira parte vou usar um exemplo simples e tosco mas que já é uma base para você fazer coisas mais avançadas, em breve disponibilizarei a versão 2.0 do Manual Pratico do Gimp, este trará efeitos e montagens mais avançadas. Temos abaixo duas imagens :

34 O primeiro passo para fazer uma montagem no Gimp, é abrir as duas imagens. Para selecionar clique na imagem surgira um nó, continue clicando e outros nós vão ser criados, contorne toda imagem e após ligar todos os nós dê um clique no meio da figura para que ela fique como a imagens abaixo: A imagem do carro deve ser selecionada utilizando a ferramenta de Bezier. Após selecionar todo a imagem, clique como o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha copiar. Abra a segunda imagem e clique em Paste Into ( colar em ). Dica : Quando estamos trabalhando com montagem o ideal é inserirmos na segunda figura( no nosso caso o fundo) um Layer transparente e colarmos a imagem do carro sobre ele. Assim caso queiramos corrigir ou fazer alterações a imagem de fundo poderá ser restaurada.

35 A imagem Adquira é esta :

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS

MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS MULTIMÍDIA - GIMP TRABALHANDO COM TEXTOS Utilizando Camadas As camadas representam uma forma efetiva para organização do trabalho. Podemos imaginar as camadas como películas sobrepostas onde podemos desenhar.

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner.

Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. FIREWORKS 1- BANNER ANIMADO - banner tamanho 468 x 60px (full banner). Abra um novo documento com tamanho 468x60 e adicione um fundo na cor branca, vamos montar a primeira moldura do nosso banner. Agora

Leia mais

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011

[CURSO DE FÉRIAS FIREWORKS] JULHO / 2011 Conteúdo 1. OBJETIVO DO FIREWORKS... 2 1.1 - Diferença entre imagem Vetorial e Bitmap... 2 1.2 - Formato de Arquivos... 3 2. AMBIENTE DO FIREWORKS... 3 2.1 - INICIANDO UM PROJETO... 4 3. DESENHANDO NO

Leia mais

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação

Índice Apresentando o software Programa aberto Criando nova animação Trabalhando as animações Ferramentas Abrir uma figura como animação Apostila Índice Apresentando o software...o que são GIF s animadas Programa aberto 2 Criando nova animação 3 Trabalhando as animações 3 Ferramentas 4 Abrir uma figura como animação 5 Barras de ferramentas

Leia mais

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice)

(Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) (Ilustração gerada no Sodipodi, tratada no gimp, Documento gerado no OpenOffice) Tutorial Sodipoi Autor: Alexandre da silva costa Anakinpendragon (anakinpendragon@yahoo.com.br) Esse tutorial vem para

Leia mais

SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP

SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP SHARP SELETIVO TUTORIAL PARA GIMP Praticamente todo mundo que trabalha com fotografia e programas de edição de imagem, seja o PhotoShop, GIMP ou similares, em algum momento usa a ferramenta unsharp mask

Leia mais

Apostila de CmapTools 3.4

Apostila de CmapTools 3.4 Apostila de CmapTools 3.4 Índice Definição do software... 3 Criando um novo mapa... 3 Adicionando um conceito... 3 Alterando a formatação das caixas (Barra de Ferramentas Estilos Paleta Styles)... 7 Guia

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Nenhuma informação do TUTORIAL DO PHOTO- SHOP CS 8.0 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha. Programador: Roberto Oliveira

Leia mais

Textos com o Photoshop

Textos com o Photoshop Textos com o Photoshop Texto 1 Efeito Glow 1 Criar nova imagem em formato RGB 2 Aplicar cor ao fundo 3 Selecionar a ferramenta "Horizontal Type Mask Tool" e escrever o seu texto (usar no mínimo fonte tamanho

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 PHOTOSHOP CS5 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 - BOTÃO TRABALHADO... 3 02 - MUDANDO A COR DE CABELOS... 8 03 - QUEBRA CABEÇA... 11 04 TRATAMENTOS DE PELE... 16 05 MINI BOTÕES - WEB...

Leia mais

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores

Conceitos do Photoshop. Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Conceitos do Photoshop Bitmap image Formatos de arquivos Memória Escalas de cores Bitmap Image Conceito de pixel Imagem bitmap x imagem vetorial Pixel x bits Resolução de tela e imagem 72 pixel/inch 300

Leia mais

O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP

O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP O TUX VAI À ESCOLA: UMA INTRODUÇÃO À EDIÇÃO DE IMAGEM COM O GIMP O GIMP (GNU Image Manipulation Program) (http://www.gimp.org/) é uma aplicação de Software Livre para desenho e edição de imagem digital.

Leia mais

Instrutor Alexandre - CorelDraw

Instrutor Alexandre - CorelDraw Quem não leu o meu primeiro tutorial, corra para ler, pois tem muitas dicas interessantes lá! Quem já leu, preparem-se para mais dicas!! Abra o COREL e coloque a folha na horizontal (paisagem). Feito assim

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG)

Corel Draw 12. Enviado por: Jair Marcolino Felix. Rua Dr. Osvaldo Assunção nº 72 Tucano BA Próximo a Escola de Artes e Ofícios (antigo CESG) Corel Draw 12 Enviado por: Jair Marcolino Felix Corel Draw 12 O Corel Draw é um programa de design gráfico pertencente à Corel.O Corel Draw é um aplicativo de ilustração e layout de página que possibilita

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P

Brasil. Características da Look 312P. Instalação da Look 312P Características da Look 312P 1 2 3 Lente Foco manual pelo ajuste da lente. Bolso Você pode colocar o cabo no bolso. Corpo dobrável Ajuste a Look 312P em diferentes posições. Instalação da Look 312P 1.

Leia mais

1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor

1 Crie uma pasta (dentro do seu diretório) com o seu nome. 2. Se tiver dúvida pergunte o seu professor i.exe FrontPage Criação de Home Page s PPaaggi innaa 1 Sobre FrontPage Parte 1 Front Page é uma ferramenta para criação e gerenciamento de web s.o aluno não necessita de nenhum conhecimento de programação

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Aprendendo Corel Draw 2

Aprendendo Corel Draw 2 ÍNDICE Introdução Ferramentas do Trabalhando com cores Trabalhando com objetos Transformando objetos desenhados Clonagem de objetos Formatando objetos Preenchimentos e Contornos Preenchimento Gradiente

Leia mais

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK

APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK APOSTILA BÁSICA COMO UTILIZAR A LOUSA DIGITAL E O SOFTWARE SMART NOTEBOOK 1 SÚMARIO ASSUNTO PÁGINA Componentes da Lousa... 03 Função Básica... 04 Função Bandeja de Canetas... 05 Calibrando a Lousa... 06

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Criando e configurando a assinatura de e-mail Zimbra Versão 8.0.2 Sumário Convertendo a assinatura de e-mail a partir do Microsoft Outlook... 1 Para usuários do Microsoft

Leia mais

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato

Introdução ao X3. Exercício 1: Criando um registro de Contato Introdução ao X3 Exercício 1: Criando um registro de Contato Inicie por adicionar um novo registro de Contato. Navegue para a tabela de Contato clicando na aba de Contato no alto da página. Existem duas

Leia mais

GIMP 2.8 Guia para Remoção do Pixel Valor Zero nas Imagens Landsat-8

GIMP 2.8 Guia para Remoção do Pixel Valor Zero nas Imagens Landsat-8 GIMP 2.8 Guia para Remoção do Pixel Valor Zero nas Imagens Landsat-8 Jorge Santos 2014 Conteúdo Sumário Capítulo 1... 4 O Problema do Pixel Valor Zero... 4 1.1 Transformação Radiométrica... 4 1.2 Equalização

Leia mais

Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo

Lição3 Adobe Photoshop CS5. Princípios Básicos de Camadas. Utilize o painel Layers e copie uma camada a partir de um arquivo Lição3 Adobe Photoshop CS5 Princípios Básicos de Camadas CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Adobe Photoshop permite isolar diferentes partes de uma imagem em camadas. Cada camada pode ser editada como

Leia mais

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada

Photoshop Ponto de fuga Efeito artístico Composição avançada Photoshop Ponto de fuga Faça edição de imagens em perspectiva Efeito artístico Utilize filtros e efeitos para transformar fotos em desenho Composição avançada Recurso do Photoshop permite combinação de

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal. Formação Contínua 1999/2000. Filomena Izidro

Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação de Setúbal. Formação Contínua 1999/2000. Filomena Izidro Instituto Politécnico de Setúbal Formação Contínua 1999/2000 Filomena Izidro Setúbal 2000 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PAINT SHOP PRO 5 O PSP 5 é um programa que permite o tratamento de imagens. Nome do

Leia mais

GIMP. Manual. http://www.gimp.org. j d

GIMP. Manual. http://www.gimp.org. j d GIMP http://www.gimp.org Manual j d Dezembro 2006 índice GIMP o que é e para que serve? Onde e como descarregar o programa GIMP e o GTK 2 2 Componentes adicionais do GIMP (ajuda e animação) Instalação

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração:

PS02_02-08: Exercícios: Photoshop CS3. Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA. 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: PS02_02-08: Objetivo: FERRAMENTAS DE PINTURA Exercícios: 1) Abra um novo arquivo e altere os valores para a seguinte configuração: 2) Finalize a configuração. A janela da imagem, também chamada de tela

Leia mais

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender.

Pré-requisitos para fazer este curso É necessário possuir conhecimentos em informática básica, internet e muita vontade para aprender. Descrição do curso O curso de Edição Profissional de Imagens com o Photoshop CS6 Extended foi desenvolvido para que o aluno obtenha todas as habilidades necessárias para, ao final do mesmo, ser capaz de

Leia mais

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral

MICROSOFT WORD 2007. George Gomes Cabral MICROSOFT WORD 2007 George Gomes Cabral AMBIENTE DE TRABALHO 1. Barra de título 2. Aba (agrupa as antigas barras de menus e barra de ferramentas) 3. Botão do Office 4. Botão salvar 5. Botão de acesso à

Leia mais

7 Introdução ao uso do LibreOffice Impress

7 Introdução ao uso do LibreOffice Impress Introdução a Informática - 1º semestre AULA 04 Prof. André Moraes Objetivos desta aula: Criar apresentações básicas com uso do LibreOffice Impress; o Manipular a estrutura de tópicos para a digitação de

Leia mais

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte:

Sobre a Segunda Parte: Sobre a Primeira Parte: Tutorial Sobre Como Criar Sprites 3D Utilizando o Editor Gráfico do Word e Sobre Como Manipular Sprites Criados no Word Utilizando o Programa de Criação de Jogos Game Maker Sobre a Primeira Parte: Esta

Leia mais

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem

Recortar esta imagem com a Polygonal Lasso Tool seria uma tarefa maçante e tediosa. 1. Edição de imagens: Fundo da. imagem 1 1. Edição de imagens: Fundo da imagem. O que eu, comumente, percebo é que para selecionar um objeto de interesse na imagem é quase que automático e unânime utilizar a ferramenta Polygonal Lasso Tool.

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

INTRODUÇÃO 01 MUDANDO O CURSOR DO MOUSE. A série

INTRODUÇÃO 01 MUDANDO O CURSOR DO MOUSE. A série FLASH CS5 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 MUDANDO O CURSOR DO MOUSE... 3 02 ANIMAÇÃO COM GUIAS... 5 03 MÁSCARAS COM BORDAS... 9 04 O SENHOR BATATA... 11 05 MUDANDO A COR DO CLIPE DE

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Introdução ao Fireworks CS4

Introdução ao Fireworks CS4 Introdução ao Fireworks CS4 Profa. Flávia Pereira de Carvalho Fontes: Adobe Fireworks CS4 Design para Web Processor Alfamídia Criação de Sites: Layout e Projetos - Processor Alfamídia Crie, Anime e Publique

Leia mais

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que

No nosso exemplo, utilizámos apenas um braço e uma perna, que 1. Seleccione agora cada uma das camadas na janela Layers; 2. Escolha a Move Tool na barra de ferramentas e, com ela, posicione cada parte do alienígena, até ter algo como o visto na figura 4.56. Fig.

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS

GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS GUIA PRÁTICO PARA EDIÇÃO DE FOTOS E IMAGENS CRÉDITOS: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro 1 REDIMENSIONANDO IMAGENS / FOTOS Para uma melhor formatação dos POSTS é necessário padronizar as imagens

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

FERRAMENTAS BÁSICAS PARA PHOTOSHOP

FERRAMENTAS BÁSICAS PARA PHOTOSHOP FERRAMENTAS BÁSICAS PARA PHOTOSHOP Autora: Joyce Meireles Siqueira Engenharia Elétrica Universidade Federal Fluminense 1 Sumário 1- Introdução... 3 2- Interface e criação de arquivo... 4 3- Barra de Ferramentas...

Leia mais

O segredo do retoque de pele

O segredo do retoque de pele O segredo do retoque de pele Dia após dia a fama do Photoshop aumenta, graças, principalmente, aos seus milagres nos retoques de pele. O mundo inteiro discute se é correto editar a textura da pele de modelos

Leia mais

Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais

Lição 5 Adobe Photoshop CS5. Trabalhe com máscaras e canais Lição 5 Adobe Photoshop CS5 Trabalhe com máscaras e canais CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ O Photoshop mascara e protege partes isoladas de uma imagem da mesma maneira que a fita adesiva protege o painel

Leia mais

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory

Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Como fazer uma imagem em 3 cores Atividade Adaptada National School s Observatory Faça o download do LTIMAGE, o software que vocês utilizarão para a atividade. http://www.schoolsobservatory.org.uk/obs/software/ltimage

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1

Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Mini Curso Básico De Introdução Ao Metasys. Apostila 1 Aluno: Turma Aula 1: Objetivos Aprender quais são as partes principais do computador, e quais suas funcoes. Aprender a ligar e desligar o computador

Leia mais

Aula Au 3 la 9 Windows-Internet

Aula Au 3 la 9 Windows-Internet Aula 39 Aula 1 Resolução de Vídeo São as dimensões de uma imagem ou tela na horizontal e vertical, medida em pixels. O termo pixel tem origem do inglês, sendo composto pelas palavras picture (imagem) e

Leia mais

Trabalhar com Layers em Photoshop

Trabalhar com Layers em Photoshop Painel Layers / Camadas Trabalhar com Layers em Photoshop Existem cinco tipos de layers / camadas, que podem estar listados neste painel: - de imagem, contendo pixéis - de texto, com texto editável - de

Leia mais

Aula: BrOffice Impress primeira parte

Aula: BrOffice Impress primeira parte Aula: BrOffice Impress primeira parte Objetivos Conhecer as características de um software de apresentação; Saber criar uma apresentação rápida com os recursos de imagem e texto; Saber salvar a apresentação;

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Manual de utilização do programa

Manual de utilização do programa PCIToGCode Manual de utilização do programa PCIToGCode O PCITOGCODE é um aplicativo desenvolvido para converter imagem de uma placa de circuito impresso em um arquivo de códigos G. Com o arquivo de códigos

Leia mais

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos

Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos REDIMENSIONAMENTO DE IMAGENS NO PORTAL DE OPERAÇÕES DO CARTÃO BNDES Redimensionamento de Imagens no Catálogo de Produtos Atualizado em 15/05/14 Pág.: 1/14 Introdução Este manual destina-se a orientar os

Leia mais

Sumário. 1 - Pacote de instalação... 2. 2 - Conceitos básicos... 2. 3 - Chave de Proteção... 4. 4 - Instalando o Software Compacto...

Sumário. 1 - Pacote de instalação... 2. 2 - Conceitos básicos... 2. 3 - Chave de Proteção... 4. 4 - Instalando o Software Compacto... Sumário 1 - Pacote de instalação... 2 2 - Conceitos básicos... 2 3 - Chave de Proteção... 4 4 - Instalando o Software Compacto... 4 5 - Registrando o Software Compacto... 9 6 - Usando o software Compacto...

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Microsoft Power Point 2007

Microsoft Power Point 2007 Microsoft Power Point 2007 Sumário Layout e Design 4 Formatação de Textos 8 Salvando um arquivo do PowerPoint 15 Plano de Fundo 16 Marcadores 18 Réguas e grade 19 Tabelas 20 Gráficos 21 Imagens 22 Smart

Leia mais

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI

Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Manual do usuário Desenvolvendo páginas em Drupal Faculdade de Ciências Médicas FCM Unicamp Núcleo de Tecnologia de Informação NTI Conteúdo Primeiro Passo... 3 1.1 Login... 3 1.2 Recuperando a Senha...

Leia mais

Ajustando a largura das colunas no Calc

Ajustando a largura das colunas no Calc 1 de 7 02-08-2012 10:22 Dicas Abaixo, uma relação de dicas para o BrOffice.org. Ajustando a largura das colunas no Calc Autor: Luiz Armando Mendes de Figueiredo Dê um duplo clique na linha que separa as

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar

ÁREA DE TRABALHO. Área de Trabalho ou Desktop Na Área de trabalho encontramos os seguintes itens: Atalhos Barra de tarefas Botão iniciar WINDOWS XP Wagner de Oliveira ENTRANDO NO SISTEMA Quando um computador em que trabalham vários utilizadores é ligado, é necessário fazer login, mediante a escolha do nome de utilizador e a introdução da

Leia mais

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ

Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ 1 1. Introdução Tutorial: Abrindo Vídeos e Medindo Comprimentos no ImageJ O ImageJ é um software livre (freeware) que pode ser obtido gratuitamente no site http://rsb.info.nih.gov/ij/. Esse software é

Leia mais

Prática 2 Características do Flash

Prática 2 Características do Flash Prática 2 Características do Flash 1. Objetivos Se familiarizar com os Painéis, Frames e Timelines. Desenvolver uma animação simples. 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash

Leia mais

Vinte dicas para o Word 2007

Vinte dicas para o Word 2007 Vinte dicas para o Word 2007 Introdução O Microsoft Word é um dos editores de textos mais utilizados do mundo. Trata-se de uma ferramenta repleta de recursos e funcionalidades, o que a torna apta à elaboração

Leia mais

MANUAL DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE IMAGENS

MANUAL DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE IMAGENS MANUAL DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE IMAGENS Página 1 Titulo do Manual Manual de Geração e Disposição de Imagens Elaboração Humberto Heitor de Lima Matheus Versão 1.0 Data Elaboração 03/03/2011 Paginas 48

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Tutorial do programa

Tutorial do programa 1 Tutorial do programa I. Guia Rápido 1. Clique no produto. 2. Clique na pasta de imagens. 3. Clique em preenchimento auto. 4. Verificar pedido. 5. Finalizar pedido. 6. Fazer pagamento / Entrega. 7. Fazer

Leia mais

Retocar imagens. O que você aprenderá

Retocar imagens. O que você aprenderá Retocar imagens Bem-vindo ao Corel PHOTO-PAINT, um poderoso programa de edição de imagens bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais. Neste tutorial, você aprenderá

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4

Sumário INTRODUÇÃO 3 DICAS PARA CRIAR UM BOM SITE 4 Sumário Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 5.988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem prévia autorização por escrito de Celta Informática, poderá ser reproduzida total ou parcialmente,

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

Quatro para três (4:3): vou virar freguês!

Quatro para três (4:3): vou virar freguês! Uma breve introdução ao Photoshop. Embora várias ferramentas de manipulação de imagens sejam mais baratas e um pouco mais fáceis de utilizar, o Photoshop é a ferramenta mais importante de manipulação de

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3. A série... 3 WORD 2007 E 2010 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 3 A série... 3 01 CAPTURAS DE TELA WORD 2010... 3 02 IMAGENS 2007/2010... 5 03 NOTAS DE RODAPÉ... 13 04 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS... 15 05 CONTAR PALAVRAS...

Leia mais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais

ETI - Edição e tratamento de imagens digitais Curso Técnico em Multimídia ETI - Edição e tratamento de imagens digitais 2 Fundamentos "Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." 2 Timóteo 1:13

Leia mais

COREL PHOTO-PAINT 10. Editar uma imagem digitalizada. Rodar ou Cortar uma imagem. Corrigir a Luminosidade e o Contraste de uma imagem

COREL PHOTO-PAINT 10. Editar uma imagem digitalizada. Rodar ou Cortar uma imagem. Corrigir a Luminosidade e o Contraste de uma imagem 10 Editar uma imagem digitalizada Após a digitalização de uma imagem pode-se fazer uma série de correcções no Photo-Paint rodar ou cortar a imagem, trabalhar a luz ou a cor, converter para outro formato,

Leia mais

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

MANUAL DO BLOG. Blog IBS

MANUAL DO BLOG. Blog IBS MANUAL DO BLOG Blog IBS Seja bem vindo! O Blog é um website dinâmico, um espaço virtual que usa a internet para compartilhar informações. Por meio do blog você pode publicar textos, opiniões, notícias,

Leia mais

Manual do Gwenview. Aurélien Gâteau Christopher Martin Henry de Valence Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Gwenview. Aurélien Gâteau Christopher Martin Henry de Valence Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga Aurélien Gâteau Christopher Martin Henry de Valence Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 O que é o Gwenview.................................... 5 2 Interface

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho

Lição1 Adobe Photoshop CS5. Área de Trabalho Lição1 Adobe Photoshop CS5 Área de Trabalho CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Ajuste a cor no Camera Raw Clique no menu Arquivo, procure a pasta Lição1 e abra o arquivo 02Start.jpg. Note que a figura

Leia mais

Gerenciador de Imóveis

Gerenciador de Imóveis Gerenciador de Imóveis O Corretor Top é o mais completo sistema de gestão de imóveis do mercado, onde corretores terão acesso à agenda, cadastro de imóveis, carteira de clientes, atendimento, dentre muitas

Leia mais

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK

WIN + D WIN + M SHIFT + WIN + M WIN + R WIN + E WIN + PAUSE BREAK Windows em geral WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item. WIN + D = Mostrar área de trabalho. WIN + M = Minimizar tudo. SHIFT + WIN + M = Desminimizar

Leia mais

Conhecendo o Sistema Operacional

Conhecendo o Sistema Operacional Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação NTM Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal Projeto de Informática Aplicada à Educação de Volta Redonda - VRlivre Conhecendo o Sistema Operacional

Leia mais

Como Fazer um Template Profissional

Como Fazer um Template Profissional InfoprodutoBrasil INFOPRODUTOBRASIL Como Fazer um Template Profissional passo a passo Adriene Miranda Vol.1 W W W. I N F O P R O D U T O B R A S I L. C O M. BR Olá, meu nome Adriene Miranda. Não sou expert

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Referência rápida do HP Photo Printing

Referência rápida do HP Photo Printing Trazer imagens para a galeria de fotos Use qualquer um dos métodos a seguir para adicionar imagens à galeria de fotos. A galeria de fotos é a tela à esquerda no software HP Photo Printing e é o ponto de

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Manual PAINT.NET de imagens

Manual PAINT.NET de imagens Manual PAINT.NET de imagens 1. Instalação 1.1 - Para instalar o programa paint.net, o primeiro passo é baixá-lo do endereço a seguir e salvá-lo em seu computador. http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/paint_net/paint.net.3.36.exe

Leia mais

Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado

Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado Criando Gif no GIMP com várias fotos sobrepostas e lado a lado As fotos devem estar redimensionadas do mesmo tamanho (vamos trabalhar com as dimensões 200 x 150 pixels). Para isso antes de iniciar os trabalhos

Leia mais

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas:

Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Autor: Eduardo Popovici Tutorial: Criando uma folha de Fichário / Caderno Software: Photoshop CS3 Ext. Ferramentas Utilizadas: Criando arquivo novo Seleções Cor uniforme Lata de Tinta Criando camadas Janela

Leia mais

Capítulo 12 Criando Páginas Web

Capítulo 12 Criando Páginas Web Guia do Iniciante Capítulo 12 Criando Páginas Web Salvando documentos como arquivos HTML Direitos Autorais Este documento é protegido por Copyright 2010 por seus contribuidores listados abaixo. Você pode

Leia mais