AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO DO RIBEIRÃO JACARÉ, ITATIBA, SÃO PAULO, BRASIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO DO RIBEIRÃO JACARÉ, ITATIBA, SÃO PAULO, BRASIL."

Transcrição

1 AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO DO RIBEIRÃO JACARÉ, ITATIBA, SÃO PAULO, BRASIL. Eng. Dr. Antonio Eduardo Giansante Engenheiro Civil e Físico (IFUSP), Mestre (EESCUSP) e Doutor em Engenharia (EPUSP), atuando nas áreas de Saneamento, Recursos Hídricos e Ambiental. Prof. Titular e coordenador de pesquisas na área ambiental da Faculdade de Engenharia da Universidade São Francisco - USF. Engenheiro da Vice-Presidência do Interior da SABESP. Endereço residencial: r. Pedro Pomponazzi, 303 apto.92 CEP: tel.: (011) Fax: São Paulo SP PALAVRAS-CHAVE: ÁGUA, REAERAÇÃO, AUTODEPURAÇÃO, TURBULÊNCIA.

2 INTRODUÇÃO O estado dos corpos d água receptores que atravessam as áreas urbanas em geral é bastante ruim, graças à falta de sistemas de esgotos sanitários - SES, de forma que há um grande aporte de cargas poluidora e contaminante. Em alguns casos, mesmo quando há SES implantados, os cursos d água também se apresentam degradados, porque a carga poluidora remanescente, seja difusa ou concentrada, ainda é elevada em face da sua capacidade de assimilá-la. Em outros casos, a situação inverte-se, embora haja grande aporte de carga orgânica aos rios drenantes de uma área urbana, o mesmo não está tão impactado como seria de esperar, pois este possui uma elevada capacidade de autodepuração. Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da campanha de monitoramento efetuada no período na bacia hidrográfica do Ribeirão Jacaré, Itatiba, São Paulo, Brasil, antes da implantação do sistema de esgoto sanitário pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo SABESP, bem como comprovar que o seu estado de degradação só não é maior em função da existência de pequenas corredeiras e quedas ao longo de seu leito em plena área urbana do município de Itatiba, as quais aumentam significativamente a sua reaeração. Procurouse, neste estágio da pesquisa em andamento, avaliar a real capacidade de reaeração do curso d água principal, o ribeirão Jacaré, por meio das campanhas de amostragem realizadas, buscando avaliar o coeficiente de reaeração, através de metodologia simples e disponível regularmente em serviços de saneamento. O objetivo final da pesquisa, feita em colaboração entre a SABESP e a Universidade São Francisco, é verificar de fato quais melhorias acontecem no corpo d água drenante e receptor após a implantação do Sistema de Esgoto Sanitário na área urbana do município, o que acontecerá até REVISÃO DA LITERATURA. A capacidade de autodepuração de um curso d água refere-se mais especificamente ao potencial assimilador de carga orgânica, avaliada pela DBO, que o corpo receptor tem. Quando uma fonte lança matéria orgânica em um rio, as bactérias de vida livre, pertencentes ao ecossistema aqüático, vão paulatinamente a consumindo. Esse processo biológico é aeróbio, ou seja, na degradação da matéria orgânica há consumo do oxigênio que está dissolvido (OD) na água, diminuindo o seu teor. Assim, o consumo de matéria orgânica pelas bactérias se faz via uma reação química de oxidação.

3 Normalmente um curso d água tem dissolvida uma quantidade de oxigênio que corresponde a sua concentração de saturação (C S ). As fontes de oxigênio são a atmosfera e as algas. Quanto a primeira fonte, há transferência de oxigênio atmosférico, que é abundante, para a água, de forma que esta o tem na quantidade máxima quando não poluída. A concentração máxima de OD na água é função da temperatura e pressão atmosférica local, por sua vez, função da altitude. A 20º C, o ribeirão Jacaré, se preservado, deveria ter uma concentração igual a 8,5 mg/l. As algas constituem a segunda fonte de OD, em função da reação de fotossíntese. As bactérias aeróbias consomem o OD fornecido pelas duas fontes, mas em corpos d água preservados há equilíbrio entre o oxigênio consumido e o reposto, de maneira que mesmo havendo presença de pequena quantidade de matéria orgânica num rio preservado, a concentração de OD é praticamente a máxima, a de saturação. Logo, o teor de OD é um parâmetro chave na avaliação da qualidade de qualquer corpo d água e do seu ecossistema. Quando esse teor caí abaixo de 4,0 mg/l, os peixes, forma de vida aqüática superior, não conseguem mais respirar e acabam morrendo. Este é o principal motivo pelo qual há repentinas mortandades de peixes, mesmo em rios como o Atibaia. A morte provocada por envenenamento é muito mais rara, pois depende do lançamento de um efluente com um teor muito elevado de substância tóxica. Há um balanço permanente em qualquer curso d água entre consumo de oxigênio e sua reposição. Nos rios que recebem maior carga de matéria orgânica, o consumo do OD pelas bactérias é superior à reaeração, resultando numa concentração inferior a máxima, que é a de saturação do oxigênio na água, estabelecendo o déficit (Eq. 1). Pode-se afirmar que quanto maior for o déficit de OD, maior é o grau de poluição por matéria orgânica de um curso d água, chegando a extremos onde há ausência total de oxigênio, caso do rio Tietê no trecho ao longo da Região Metropolitana de São Paulo. D = C S - C (Eq. 1) Onde: D = déficit de OD na água, mg/l. C S = concentração de saturação do OD, mg/l. C = concentração de OD, mg/l.

4 A avaliação da qualidade de um rio, então, pelos parâmetros DBO e OD é suficiente e necessária, porém não se aplica a cargas poluidoras que contenham substâncias não oxidáveis biologicamente, caso sobretudo de efluentes de certos processos industrias. No caso do presente artigo, como já explicado, a análise baseia-se principalmente nesses dois parâmetros, utilizando os demais como auxiliares. Dentre estes, o mais importante é teor de coliformes fecais e totais, por indicar a presença de esgotos sanitários in natura. A inter-relação entre DBO e OD é extremamente dinâmica, dependendo de muito fatores intervenientes, pois o fenômeno é muito complexo. Por um lado, como visto, há o consumo de matéria orgânica e oxigênio pelas bactérias de vida livre e, por outro, a reaeração via atmosfera, fonte principal, e fotossíntese, de menor importância. A maior parte dos modelos matemáticos em uso estão ainda correlacionados, de alguma forma, com o proposto por Streeter e Phelps em 1925 (PEAVY et alli, 1985). Este modelo matemático prevê mudanças no déficit de oxigênio como sendo função da DBO exercida e da reaeração dos curso d água. A curva de balanço de oxigênio (déficit) contrapõe de um lado o seu consumo e de outro a sua reposição, dá-se da seguinte forma (Eq. 2): dd = r D + r R (Eq. 2) dt Onde: dd = variação do déficit de OD ao longo do tempo, dt r D = taxa de consumo de OD ou DBO exercida, r R = taxa de reaeração. Tanto o consumo de OD quanto sua reposição são processos cinéticos, e segundo Streeter-Phelps têm-se: r D = k 1. Lt (Eq. 3) r R = - k 2. D (Eq. 4) Onde: k 1 = coeficiente de consumo de OD ou DBO exercida, dia -1,

5 Lt = DBO remanescente no instante t, mg/l, k 2 = coeficiente de reaeração, dia -1, D = déficit de OD no instante t, mg/l. Considerando essas hipóteses, a Eq. 2 passa a ser expressa da seguinte forma: dd = k 1. Lt - k 2. D (Eq 5) dt Essa equação é a básica no modelo concebido por Streeter-Phelps, sendo representada esquematicamente da seguinte forma (Fig. 1). OD ou DBO (mg l) Cs OD DBO Distância (km) Fig.1: curva de balanço de oxigênio. A resolução da Eq. 5 pressupõe que os processos cinéticos de consumo de OD e de reaeração sejam de primeira ordem levando a:

6 D = k 1.L O. ( e -k1.t - e -k2.t ) + D O.e -k2.t (Eq. 6) k 2 - k 1 O modelo admite um único lançamento de carga orgânica num curso d água que apresenta um déficit inicial Do, porque há presença natural de DBO proveniente de restos de vegetação, peixes etc. As concentrações de DBO e OD no ponto de lançamento são dadas pelas equações de balanço de massas (Eq. 7 e 8): OD M = Q R.OD R + Q L.OD L (Eq. 7) Q R.+ Q L DBO M = Q R.DBO R + Q L.DBO L (Eq. 8) Q R.+ Q L Onde: OD M = concentração de OD no ponto de mistura, mg/l, OD R = concentração de OD do rio a montante do ponto de mistura, mg/l, OD L = concentração de OD do efluente, mg/l, Q R Q L = vazão do rio, l/s, = vazão do efluente, l/s. DBO M = demanda bioquímica de oxigênio da mistura, mg/l, DBO R = demanda bioquímica de oxigênio do rio, mg/l, DBO L = demanda bioquímica de oxigênio do efluente, mg/l. O ponto de menor concentração de OD, definido como crítico, fica a jusante do lançamento, lá ocorrendo o déficit crítico (Dc). Em algumas situações, o ponto crítico situa-se no próprio local de lançamento, mas somente nos rios onde a reaeração é muito intensa. Resolvendo a Eq. 5 para o ponto crítico: Dc = k 1. L O.e -k1.tc (Eq. 9) k 2 Admitindo que o escoamento das águas se dá a uma velocidade constante (velocidade = distância/tempo), o instante crítico ocorrerá no seguinte momento (Eq. 10):

7 tc = 1 ln { k 2 [ 1 - D O. ( k 2 - k 1 ) ] } (Eq. 10) k 2 -k 1 k 1 k 1.L O Onde: Do = déficit inicial de OD, mg/l, i.é, Do = Cs OD M, OD M = concentração de OD no ponto de mistura, mg/l, Lo = DBO M = demanda bioquímica de oxigênio da mistura, mg/l, Como qualquer modelo matemático, este também tem suas limitações e como afirmam Peavy et alli (1985) deve-se confirmar os valores obtidos efetuando campanhas de amostragem para verificar o comportamento real do corpo receptor, o que está sendo efetuado na pesquisa em andamento e neste artigo. Outros pontos importantes referentes à aplicação do modelo estão nos valores adotados ou calculados dos coeficientes cinéticos k 1, DBO exercida, e k 2, reaeração. O coeficiente de desoxigenação (k 1 ) difere do coeficiente da constante cinética de DBO exercida medida em laboratório numa garrafa (k), conforme afirma BOSKO (1966), pois há diferenças físicas e biológicas entre um rio e uma garrafa de ensaios. Em geral, a DBO é exercida mais rapidamente no rio porque neste há mistura turbulenta, grande número de microrganismo que consomem a matéria orgânica e remoção de DBO por organismos que vivem no seu leito, todos efeitos não presentes numa garrafa de ensaio. Enquanto k raramente tem um valor maior que 0,7 dia -1, k 1 pode ser maior que 7 dia -1 para rios rasos e rápidos, pois há constante oxigenação. Contudo, para rios mais profundos e lentos, o valores de k e k 1 tendem a se aproximar bastante. BOSKO desenvolveu um método de estimação de k 1 a partir de k e utilizando as características hidráulicas do rio (Eq. 11): k 1 = k + v.η h (Eq. 11) Onde: v = velocidade média do escoamento, m s, h = profundidade média do escoamento, m, η = coeficiente de atividade do leito.

8 O coeficiente de atividade do leito varia de 0,1 para rios lentos e profundos a 0,6 ou mais para os rápidos. Isto mostra a influência do índice de turbulência mesmo no coeficiente de oxigenação. Quanto à reaeração, o valor de k 2 depende do montante da mistura turbulenta, o qual relaciona-se com a velocidade do escoamento e com o volume total de água exposta à superfície, localizada na interface ar - água. Este coeficiente depende sobretudo do índice de turbulência, conforme mostrou GIANSANTE (1985), onde há uma descrição mais detalhada dos parâmetros que influenciam k 2. Na literatura encontra-se várias fórmulas que determinam o valor de k 2 a partir das condições de escoamento de um rio. Aqui foram adotadas aquelas que mais se adaptam as condições de escoamento vigentes no rio Jacaré, Itatiba. Como referência, foi utilizado o trabalho da Environmental Protection Agency, EPA, Rates, Constants, and Kinetics in Surface Water Quality Modeling (Second Editions), Em função dos vários parâmetros que interferam em k 2, os seus valores variam acentuadamente, entre 0,05 e 18 dia -1, embora ocorram até valores próximos a 100 dia -1, para os rios muito rápidos e rasos (EPA, 1985). Segundo Owens, Edward e Gibbs (EPA, 1985), coeficiente de reaeração é dado pela seguinte fórmula (Eq. 12), para rios com velocidade média (v) variando entre 0,03 e 1,5 m/s e a profundidade média (h) entre 0,12 e 3,30 m: k 2 = 5,3 v 0,67 / h 1,85 (Eq. 12) Já para O Connor e Dobbins, que estabeleceram uma equação válida para a velocidade variando entre 0,15 e 0,6 m/s e a profundidade entre 0,3 e 9,0 m, k 2 é dado pela seguinte fórmula (Eq. 13): k 2 = 12,9 v 0,5 / h 1,5 (Eq. 13) Observação: velocidade em pés/s e profundidade em pés. Finalmente, Owens et al., para a velocidade variando entre 0,03 e 0,6 m/s e a profundidade entre 0,12 e 3,4 m, estabeleceram o seguinte (Eq. 14): k 2 = 23,3 v 0,73 / h 1,75 (Eq. 14) Observação: velocidade em pés/s e profundidade em pés.

9 Finalmente, como os coeficientes envolvidos são cinéticos, isto é, dependem da temperatura na qual ocorre a reação, a seguinte relação foi adotada: k T = k 20. θ T - 20 (Eq. 15) T = temperatura de interesse, C, k T = taxa de DBO na temperatura de interesse, dia -1, k 20. = taxa de DBO a 20 C, dia -1, θ = coeficiente de temperatura, valendo 1,135 para temperatura entre 4 e 20 C e e 1,056 para temperatura entre 20 e 30 C, valores válidos para k 1. Para o coeficiente de reaeração (k 2 ), a mesma equação é válida, porém θ é igual a 1,024. METODOLOGIA Neste artigo, procurou-se avaliar o valor de k 2 do ribeirão Jacaré em Itatiba - SP, bem como verificar as suas condições de qualidade a partir de campanhas de monitoramento. Até o momento, antes da implantação do SES, foram efetuadas 8 campanhas de amostragem em 13 pontos diferentes na bacia do ribeirão e em 2 pontos do rio Atibaia, a montante e a jusante da sua afluência pela margem esquerda, para verificar qual é a variação sazonal de parâmetros como OD, DBO, DQO, nitrogênio amoniacal e coliformes fecais, dentre outros. Os procedimentos de análise laboratorial estão de acordo com as diretrizes do Standard Methods. Os parâmetros foram selecionados em função da disponibilidade de equipamento e pessoal da SABESP, responsável pelas coletas. O modelo matemático de Streeter e Phelps apresentado foi o utilizado, porém incorporando modificações e atualizações aceitas ao longo do tempo, como as mencionadas. Já a determinação de k 2 foi feita por simulações matemáticas, comparando os valores previstos nas fórmulas mais aceitas da literatura, entre estas Dobbins e O Connor, e os valores efetivamente medidos em campo. Trabalhou-se com os valores médios de OD e DBO das campanhas efetuadas no período A partir do levantamento das condições de escoamento do ribeirão Jacaré (Anexo 1) e das campanhas efetuadas (Anexo 2), aplicou-se o modelo apresentado, determinando os valores dos coeficientes cinéticos k 1 e k 2. Para k 1, adotou-se as proposições de BOSKO (1966) e k 2, o valor médio obtido pela aplicação das três fórmulas mencionadas.

10 RESULTADOS O Quadro 1 sintetiza o resultado das campanhas efetuadas, tendo sido escolhidos somente os pontos que de fato referem-se ao ribeirão Jacaré: 1, 4, 6, 7, 9, 10 e 13 (Anexo 1). A partir desses dados, foram traçados os gráficos apresentados nas fig. 2 e 3. Um primeiro resultado é evidente: o ribeirão Jacaré está fora do que estabelece a sua classificação legal, Classe 2, de acordo com a resolução CONAMA n.º 20, pois o OD chega a ser inferior a 2,0 mg/l no futuro ponto de lançamento dos esgotos tratados, embora a média seja 3,0 mg/l, enquanto o mínimo estabelecido seria 5 mg/l. Certamente isso se deve à falta de coleta completa e tratamento de esgotos sanitários no município. Quadro 1: características hidráulicas e de qualidade do ribeirão Jacaré. Ponto Distância Largura Altura Vel. OD média DBO média (km) (m) (m) (ms) (mg/l) (mg/l) 1 7,25 2 0,3 0, ,75 5 0,5 0,4 7,4 4,1 6 10, ,5 7,9 3,2 7 11,5 4 0,6 0,7 6,9 8,9 9 13,5 5 0,4 1,2 3,5 42, ,25 7 0,8 0,7 4,1 39, , ,7 3 20,2 Já a aplicação da eq. 11, levou a um valor de k 1 de cerca de 1,1 dia -1 e verificou-se que os valores de k 2 normalmente aceitos, entre 0,2 e 2 dia -1, estão abaixo dos que efetivamente ocorrem, acima de 5 dia -1, chegando, neste caso, a 8 dia -1. Comprovando a aplicabilidade do procedimento efetuado, o déficit médio de OD previsto no ponto 13, local do futuro lançamento de esgotos tratados, pelo modelo com os valores mencionados de k 1 e k 2 foi igual a 5,2 mg l, enquanto o medido ao longo das campanhas no mesmo ponto é 5,0 mg l.

11 A causa principal dos valores mais elevados de k 1 e k 2 relaciona-se ao perfil do leito do ribeirão, o qual apresenta em alguns trechos, mais especificamente o urbano, a jusante do ponto nove, corredeiras e pequenas quedas. Estas favorecem em muito a reaeração das águas, pois o nível de turbulência nesses trechos é elevado. Embora não fosse esse o objetivo inicial da pesquisa, pode-se afirmar que o ribeirão Jacaré não apresenta mesmo condições anaeróbias, dada a enorme carga orgânica lançada, em função da existência desses trechos singulares, de forma que este não chega a exalar compostos de enxofre. Rios urbanos que não apresentam essas corredeiras e têm grande lançamento de esgotos possuem mais condições de anaerobiose, caso do rio Tietê no trecho da Região Metropolitana de São Paulo. Os resultados apontam para valores de k 2 acima dos usualmente aceitos pelos órgãos ambientais que licenciam as obras de saneamento, mostrando que seria mesmo possível propor estações depuradoras de esgotos sanitários que lançassem cargas orgânicas maiores, reduzindo os custos de implantação e mesmo de operação, desde que respeitada as condições sanitárias e ambientais que garantissem a preservação do ecossistema aqüático. Continuando as campanhas e utilizando as mesmas simulações matemáticas, será possível verificar se o atual lançamento de esgotos in natura não prejudica também a reaeração pela presença de substâncias tensoativas, como os detergentes. CONCLUSÕES Concluiu-se o seguinte: 1.Os valores estimados de k 2 são maiores que 5 dia -1, superiores aos normalmente admitidos nos estudos de autodepuração usuais, mesmo tendo sido conservador nos cálculos, i.é, não considerando a contribuição de matéria orgânica a jusante do ponto nove. 2. O ribeirão Jacaré não causa maior incômodo para a população da cidade de Itatiba, graças à existência de corredeiras que permitem uma grande entrada de ar nas suas águas. 3. A consideração das condições de autodepuração do corpo receptor pode levar à proposição de plantas mais baratas para o tratamento de esgotos sanitários, reduzindo inclusive o custo operacional.

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOSKO, K. An Explanation of the Difference Between the Rate of BOD Progression Under Laboratory and Stream Conditions Advances in Water Pollution Research, Proceedings of the Third International Conference, Munich, Deutchland, p.43, DAVIS, M.L. & CORNWELL,D.A. Introduction to Environmental Engineering McGraw-Hill, New York, USA, Rates, Constants, and Kinetics in Surface Water Quality Modeling (Second Editions), Environmental Protection Agency, EPA, Georgia, USA, GIANSANTE, A.E. A Influência do Índice de Turbulência no Valor do Coeficiente de Reaeração dos Cursos D Água Dissertação de Mestrado, EESC-USP, GIANSANTE,A.E. & GIORGETTI,M.F. Avaliação do Nível de Turbulência na Interface Ar-Água, 12 O Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária ABES Balneário de Camboriú, Sta. Catarina, novembro de GIANSANTE,A.E. Avaliação da Capacidade de Autodepuração do Ribeirão Jacaré, Itatiba, São Paulo. 18 O Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária ABES Foz de Iguaçu, Paraná, Setembro de GIANSANTE,A.E. & GIORGETTI,M.F. Contribuição para a Determinação do Coeficiente de Reoxigenação Superficial em Corpos D'Água, IIo Congresso Latino Americano de Transferência de Calor e Matéria, São Paulo, maio GIORGETTI, M.F. & GIANSANTE, A.E. Evaluation of Turbulence Level in Flowing Water Near the Air-Water Interface, International Symposium on Gas Transfer of Water Surfaces, Cornell University, Ithaca, New York, KIELY, G. Environmental Engineering McGraw-Hill, London, England, PEAVY, H.S., ROWE, D.R. & TCHOBANOGLOUS,G. Environmental Engineering McGraw-Hill Book Co., New York, 1985.

13 AGRADECIMENTOS Aos técnicos da SABESP pelas campanhas efetuadas, aos alunos de iniciação científica e ao prof. Luíz Antonio Ribeiro da USF pelo acompanhamento e participação nas análises. Também as instituições USF e SABESP pelo apoio, comprovando que ambas têm muito a ganhar em parcerias como a realizada.

14 ANEXOS 1. Pontos Amostrados e Seus Atributos Ponto Curso d água Uso do Solo Largura profundidade velocidade regime (m) (m) (m/s) 1 Pinhal Mata 2,0 0,3 0,3 fluvial 2 Russo mata e 2,0 0,2 0,3 fluvial agrícola 3 Pinhalzinho Mata 2,5 0,3 0,3 fluvial 4 Jacaré Mata 5,0 0,5 0,4 fluvial 5 Afluente Mata 2,0 0,3 0,5 fluvial 6 Jacaré Rural 3,0 1,0 0,5 fluvial 7 Jacaré Urbano 4,0 0,6 0,7 fluvial 8 Afluente Urbano 1,5 0,3 0,5 fluvial 9 Jacaré Urbano 5,0 0,4 1,2 torrencial 10 Jacaré urbano e agrícola Mont. 7,0 Jusante 6,0 0,8 0,4 0,7 1,2 fluvial ressalto 11 Cocal agrícola 2,5 0,5 0,5 fluvial 12 Cocal urbano 2,5 0,5 0,5 fluvial 13 Jacaré mata 9,0 1,0 0,7 fluvial 14 Atibaia mata fluvial (montante) 15 Atibaia (jusante) mata fluvial 2. Campanhas de Amostragem Datas: 3/6, 23/7, 3/10 e 16/12/96; 3/2, 5/5, 10/9 e 12/12/97. Parâmetros: DBO, DQO, N. Amoniacal, OD, dentre outros.

Poluição Ambiental. Autodepuração dos corpos d água. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental. Autodepuração dos corpos d água. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Autodepuração dos corpos d água Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Introdução Introdução de Matéria Orgânica na Água Gera consumo de OD Estabilização

Leia mais

I AVALIAÇÃO DA AERAÇÃO DE EFLUENTES DE LAGOAS FACULTATIVAS POR ESCADA (ESTUDO DE CASO)

I AVALIAÇÃO DA AERAÇÃO DE EFLUENTES DE LAGOAS FACULTATIVAS POR ESCADA (ESTUDO DE CASO) I-107 - AVALIAÇÃO DA AERAÇÃO DE EFLUENTES DE LAGOAS FACULTATIVAS POR ESCADA (ESTUDO DE CASO) Antonio Eduardo Giansante (1) Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mauá. Mestre em Hidráulica e Saneamento

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 25 O meio aquático IV: Autodepuração Prof.ª Heloise Knapi Balanço de massa Vazão de diluição Sentido do escoamento Montante Jusante

Leia mais

CIV 227 SANEAMENTO. Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

CIV 227 SANEAMENTO. Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV 227 SANEAMENTO Prof. Carlos Eduardo F Mello Contato: cefmello@gmail.com Sala 07 DECIV/EM Universidade Federal de

Leia mais

SUMÁRIO. PARTE A CONCEITOS BÁSICOS E ESTUDOS DE CARACfERIZAÇÃO. CAPÍTULO 1 Introdução. Marcos von Sperling 1.1. PRELIMINARES 21

SUMÁRIO. PARTE A CONCEITOS BÁSICOS E ESTUDOS DE CARACfERIZAÇÃO. CAPÍTULO 1 Introdução. Marcos von Sperling 1.1. PRELIMINARES 21 SUMÁRIO PARTE A CONCEITOS BÁSICOS E ESTUDOS DE CARACfERIZAÇÃO CAPÍTULO 1 Introdução í 1.1. PRELIMINARES 21 1.2. SISTEMA DE UNIDADES 21 1.3. INTRODUÇÃO À QUALIDADE DA ÁGUA 23 1.3.1. Preliminares 23 1.3.2.

Leia mais

Eixo Temático ET Recursos Hídricos APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO STREETER-PHELPS A UM RIO QUE RECEBE LANÇAMENTO DE POLUENTE ORGÂNICO

Eixo Temático ET Recursos Hídricos APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO STREETER-PHELPS A UM RIO QUE RECEBE LANÇAMENTO DE POLUENTE ORGÂNICO 935 Eixo Temático ET-05-020 - Recursos Hídricos APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO STREETER-PHELPS A UM RIO QUE RECEBE LANÇAMENTO DE POLUENTE ORGÂNICO Amanda Gondim Cabral Quirino, Shara Sonally Oliveira de

Leia mais

CONCESSÃO DE OUTORGA DE LANÇAMENTO DE EFLUENTES, MEDIANTE A APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO DE STREETER-PHELPS

CONCESSÃO DE OUTORGA DE LANÇAMENTO DE EFLUENTES, MEDIANTE A APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO DE STREETER-PHELPS CONCESSÃO DE OUTORGA DE LANÇAMENTO DE EFLUENTES, MEDIANTE A APLICAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO DE STREETER-PHELPS Leila Ivete Teixeira Monteiro 1, Sílvia Helena Lima dos Santos 2, Francisca Valdenuza Almeida

Leia mais

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia

O meio aquático I. Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof. Dr. Joaquin B. Garcia 2 Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona

Leia mais

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição.

O meio aquático I. Bacia Hidrográfica 23/03/2017. Aula 3. Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia. Zona de erosão. Zona de deposição. O meio aquático I Aula 3 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrère Garcia Bacia Hidrográfica Área de drenagem Zona de erosão Zona de armazenamento e transporte Lago ou Oceano Zona de deposição Zona de erosão Maior

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO DE ZONAS DE MISTURA DE EFLUENTES PARA A PORÇÃO SUPERIOR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA

RECURSOS HÍDRICOS AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO DE ZONAS DE MISTURA DE EFLUENTES PARA A PORÇÃO SUPERIOR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA RECURSOS HÍDRICOS AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO DE ZONAS DE MISTURA DE EFLUENTES PARA A PORÇÃO SUPERIOR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SANTA MARIA DA VITÓRIA Bárbara Moreto Fim barbaramoretofim@gmail.com Universidade

Leia mais

Avaliação da Qualidade da Água

Avaliação da Qualidade da Água Propriedades da água Estado líquido numa gama de temperaturas alargada (0º - 100º C) Elevada capacidade calorífica Elevado calor de vaporização Água no estado líquido dissolve uma variedade de compostos

Leia mais

Poluição Orgânica. Oxigênio Dissolvido e DBO. Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, 11/11/2014, Página 1

Poluição Orgânica. Oxigênio Dissolvido e DBO. Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, 11/11/2014, Página 1 Poluição Orgânica Oxigênio Dissolvido e DBO Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, 11/11/2014, Página 1 Matéria Orgânica: Fontes, Impactos, Parâmetros Fontes: Impactos: Redução

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL HIDROLOGIA APLICADA QUALIDADE DA ÁGUA E FONTES DE ABASTECIMENTO Prof. Felipe Corrêa QUALIDADE DA ÁGUA:

Leia mais

PHD-5004 Qualidade da Água

PHD-5004 Qualidade da Água PHD-5004 Qualidade da Água Introdução A água na natureza Usos da água Requisitos de qualidade da água Impactos provocados por cargas pontuais e difusas Estrutura do curso Características de qualidade da

Leia mais

MODELAGEM AMBIENTAL APLICADA AO RIACHO MUSSURÉ-PB

MODELAGEM AMBIENTAL APLICADA AO RIACHO MUSSURÉ-PB MODELAGEM AMBIENTAL APLICADA AO RIACHO MUSSURÉ-PB Erika Lima Silva (*), Elisângela do Rêgo Lima, Jadely Clementino dos Santos, Laudizío da Silva Diniz. * Universidade Federal da Paraíba, Graduanda em Engenharia

Leia mais

Avaliacao do Corrego Campestre Apos a Implantacao da ETE do Municipio de Lins-SP. Ferreira Rina, Carlos

Avaliacao do Corrego Campestre Apos a Implantacao da ETE do Municipio de Lins-SP. Ferreira Rina, Carlos Avaliacao do Corrego Campestre Apos a Implantacao da ETE do Municipio de Lins-SP Ferreira Rina, Carlos INTRODUÇÃO Município de Lins cerca de 50.000 habitantes mais importante da Bacia Hidrográfica do Rio

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 AUTODEPURAÇÃO EM CORPOS D ÁGUA Gabriela Thais Izidorio da Silva 1 ; Vinícius Arcanjo da Silva 2 ; 1, 2 Universidade de Uberaba gabrielauniube@gmail.com; vinicius.silva@uniube.br Resumo Os rios são atualmente

Leia mais

II-173 A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO ORIGEM DA POLUIÇÃO DOS CORPOS RECEPTORES: UM ESTUDO DE CASO.

II-173 A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO ORIGEM DA POLUIÇÃO DOS CORPOS RECEPTORES: UM ESTUDO DE CASO. II-173 A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO COMO ORIGEM DA POLUIÇÃO DOS CORPOS RECEPTORES: UM ESTUDO DE CASO. Anaxsandra da Costa Lima (1) Graduanda em Engenheira Civil pela Escola Universidade Federal do Rio

Leia mais

II-521 CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DO ARROIO HERMES COMO CORPO RECEPTOR DE EFLUENTES DOMÉSTICOS

II-521 CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DO ARROIO HERMES COMO CORPO RECEPTOR DE EFLUENTES DOMÉSTICOS II-521 CAPACIDADE DE AUTODEPURAÇÃO DO ARROIO HERMES COMO CORPO RECEPTOR DE EFLUENTES DOMÉSTICOS Bibiane Nardes Segala (1) Aluna de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal

Leia mais

II DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO DE CURSOS D ÁGUA (K 2 ) UTILIZANDO FÓRMULAS EMPÍRICAS

II DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO DE CURSOS D ÁGUA (K 2 ) UTILIZANDO FÓRMULAS EMPÍRICAS II-40 - DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO DE CURSOS D ÁGUA (K 2 ) UTILIZANDO FÓRMULAS EMPÍRICAS Marcos von Sperling () Engenheiro Civil. Doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College, Universidade

Leia mais

ESTUDO PRELIMINAR DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DOS ARROIOS PEREZ E BAGÉ. 1. INTRODUÇÃO

ESTUDO PRELIMINAR DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DOS ARROIOS PEREZ E BAGÉ. 1. INTRODUÇÃO ESTUDO PRELIMINAR DE COLIFORMES TERMOTOLERANTES NA ÁGUA DOS ARROIOS PEREZ E BAGÉ. TAUANE ACOSTA MONTES 1 ; TAMÍRIS PACHECO DA COSTA 2 ; MARIELE KAUPE MAUS 3 ; CAROLINE MORAES 4 ; ALEXANDRO GULARTE SCHAFER

Leia mais

Poluição Ambiental Matéria Orgânica e Carga Poluidora. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Matéria Orgânica e Carga Poluidora. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Matéria Orgânica e Carga Poluidora Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Matéria Orgânica Um dos principais problemas de poluição hídrica Efeitos:

Leia mais

Poluição Ambiental Matéria Orgânica e Carga Poluidora. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas

Poluição Ambiental Matéria Orgânica e Carga Poluidora. Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Poluição Ambiental Matéria Orgânica e Carga Poluidora Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas Matéria Orgânica Um dos principais problemas de poluição hídrica Efeitos:

Leia mais

Raoni de Paula Fernandes

Raoni de Paula Fernandes 19 de Agosto de 2010, Rio de Janeiro ANÁLISE DA QUALIDADE DO EFLUENTE FINAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO ETE BREJO COMPRIDO E DE SEU CORPO RECEPTOR, O CÓRREGO BREJO COMPRIDO. Raoni de Paula Fernandes

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 29 O meio aquático V: Eutrofização e Índices de Qualidade de Água 2º Semestre/ 2015 1 Mecanismos de circulação de lagos/reservatórios

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil. Professora: Mayara Moraes Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Professora: Mayara Moraes Tradicionalmente, a Hidrologia se ocupava basicamente da quantidade da água, e não da sua qualidade. Esta ótica está

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO IQA DO ARROIO CLARIMUNDO NA CIDADE DE CERRO LARGO/RS 1 DETERMINATION OF THE IQA OF CLARIMUNDO RIVER IN THE CITY OF CERRO LARGO/RS

DETERMINAÇÃO DO IQA DO ARROIO CLARIMUNDO NA CIDADE DE CERRO LARGO/RS 1 DETERMINATION OF THE IQA OF CLARIMUNDO RIVER IN THE CITY OF CERRO LARGO/RS DETERMINAÇÃO DO IQA DO ARROIO CLARIMUNDO NA CIDADE DE CERRO LARGO/RS 1 DETERMINATION OF THE IQA OF CLARIMUNDO RIVER IN THE CITY OF CERRO LARGO/RS Roselaine Cristina Rejei Reinehr 2, Letiane T. Hendges

Leia mais

Edilson Sadayuki Omoto, Leila Marques Imolene de Souza Thiago Augusto Maziero

Edilson Sadayuki Omoto, Leila Marques Imolene de Souza Thiago Augusto Maziero 17 a 20 de agostode 2010, Rio de Janeiro MODELAGEM E AVALIAÇÃO DO LANÇAMENTO DO EFLUENTE TRATADO NA ETE LOS ANGELES Edilson Sadayuki Omoto, Leila Marques Imolene de Souza Thiago Augusto Maziero Parâmetros

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DO ESGOTO

CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DO ESGOTO Sistema de Esgotamento Sanitário e Pluvial CARACTERIZAÇÃO QUALITATIVA DO ESGOTO Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Universidade Federal de Minas Gerais Caracterização do esgoto doméstico

Leia mais

Título: Autores: Filiação: ( INTRODUÇÃO

Título: Autores: Filiação: ( INTRODUÇÃO Título: Avaliação da qualidade das águas do Arroio Tega, Rio Grande do Sul, BR Autores: Maffessoni Daiana (1), Sutil Thaise (1), Benvenuti Tatiane (2) & Rodrigues Marco Antonio S (3) Filiação: (1) Universidade

Leia mais

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.. CALIBRAÇÃO DO MODELO O modelo foi calibrado efetuando-se simulações do parâmetro Oxigênio Dissolvido OD até a obtenção de uma combinação ótima dos coeficientes de reação. Os

Leia mais

21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental II-126 AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRATAMENTO POR DECANTO- DIGESTORES SEGUIDOS DE FILTROS ANAERÓBIOS, EM COMUNIDADES ATENDIDAS PELA UNIDADE DE NEGÓCIO DO MÉDIO TIETÊ - SABESP Alceu de Castro Galvão Júnior

Leia mais

NORMA TÉCNICA CONTROLE DE CARGA ORGÂNICA EM EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS CPRH N 2.001

NORMA TÉCNICA CONTROLE DE CARGA ORGÂNICA EM EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS CPRH N 2.001 NORMA TÉCNICA CONTROLE DE CARGA ORGÂNICA EM EFLUENTES LÍQUIDOS INDUSTRIAIS CPRH N 2.001 Obs.: Versão revisada e atualizada em 03/11/03 SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 4. CONDIÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Nível: Histórico: Mestrado, Código Capes: RHT01003 Docente(s) Responsável(eis): Prof. Dr. MILTON DALL AGLIO SOBRINHO Prof. Dr. TSUNAO MATSUMOTO Situação Ativa Dt. Aprovação 17/03/1999 Dt. Desativação Créditos

Leia mais

MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BENFICA COM VISTAS À SUA PRESERVAÇÃO

MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BENFICA COM VISTAS À SUA PRESERVAÇÃO MONITORAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BENFICA COM VISTAS À SUA PRESERVAÇÃO J. S. M. NOGUEIRA 1, L.F. SANTOS 2 1 Escola de Engenharia de Lorena USP 2 Escola de Engenharia de Lorena

Leia mais

Água doce disponível: pequena parcela da água mundial:

Água doce disponível: pequena parcela da água mundial: Poluição das Águas Água doce disponível: pequena parcela da água mundial: Apenas 2,5% do volume total de água existente na Terra são de água doce; 99% estão sob a forma de gelo ou neve nas regiões polares

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE MODELO FUZZY DE DBO OD PARA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CONCENTRAÇÃO EM RIOS

DESENVOLVIMENTO DE MODELO FUZZY DE DBO OD PARA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CONCENTRAÇÃO EM RIOS DESENVOLVIMENTO DE MODELO FUZZY DE DBO OD PARA ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA CONCENTRAÇÃO EM RIOS Priscila Araújo Barbosa Parente 1 ; Juliana Alencar Firmo de Araújo 2 ; Sílvia Helena Santos 3 ; Ticiana Fontoura

Leia mais

CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs

CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs CONCEITOS GERAIS E CONCEPÇÃO DE ETEs PHA 3413 Tratamento de Esgoto Sanitário ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL Prof. Tit. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Theo Syrto

Leia mais

V CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE MODELOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

V CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE MODELOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS V-62 - CRITÉRIS PARA ESCLHA DE MDELS MATEMÁTICS CM FERRAMENTA DE API A GERENCIAMENT DA QUALIDADE DA ÁGUA DE BACIAS HIDRGRÁFICAS Simone Nascimento de Souza (1) Mestranda na área de Tecnologia Ambiental/

Leia mais

II-019 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS SISTEMAS DE PÓS- TRATAMENTO PARA REATORES UASB EM ESCALA REAL

II-019 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS SISTEMAS DE PÓS- TRATAMENTO PARA REATORES UASB EM ESCALA REAL II-19 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DOIS SISTEMAS DE PÓS- TRATAMENTO PARA REATORES UASB EM ESCALA REAL Liliana Pena Naval (1) Doutorada pela Universidad Complutense de Madrid em Engenharia Química, Professora

Leia mais

V SIMULAÇÃO DO FERRO, DO ALUMÍNIO E DO FÓSFORO NO RIO IBICUÍ UTILIZANDO O MODELO QUAL2E

V SIMULAÇÃO DO FERRO, DO ALUMÍNIO E DO FÓSFORO NO RIO IBICUÍ UTILIZANDO O MODELO QUAL2E V-00 - SIMULAÇÃO DO FERRO, DO ALUMÍNIO E DO FÓSFORO NO RIO IBICUÍ UTILIZANDO O MODELO QUALE Maria do Carmo Cauduro Gastaldini () Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e Doutora

Leia mais

SANEAMENTO BÁSICO RURAL "SISTEMAS DE TRATAMENTO POR ZONA DE RAIZES (WETLANDS) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E EXEMPLOS DE SISTEMAS" Altair Rosa

SANEAMENTO BÁSICO RURAL SISTEMAS DE TRATAMENTO POR ZONA DE RAIZES (WETLANDS) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E EXEMPLOS DE SISTEMAS Altair Rosa SANEAMENTO BÁSICO RURAL "SISTEMAS DE TRATAMENTO POR ZONA DE RAIZES (WETLANDS) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS E EXEMPLOS DE SISTEMAS" Altair Rosa 1 PROBLEMATIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO A água tem tido seu valor

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 23 O meio aquático II: Monitoramento e parâmetros de qualidade de água Prof.ª Heloise Knapik 1 Frequência de Amostragem Função

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, ITIRAPINA-SP.

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, ITIRAPINA-SP. Eixo Temático: Ciências Ambientais e da Terra ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, ITIRAPINA-SP. Ana Flávia Padilha 1 Mariana Furlan 2 Luiz Eduardo Moschini 3 RESUMO: Em virtude do atual

Leia mais

I APLICAÇÃO DE MICROORGANISMOS EM ESGOTOS SANITÁRIOS PARA AUXILIAR NA DEPURAÇÃO DE CURSOS D ÁGUA

I APLICAÇÃO DE MICROORGANISMOS EM ESGOTOS SANITÁRIOS PARA AUXILIAR NA DEPURAÇÃO DE CURSOS D ÁGUA I-054 - APLICAÇÃO DE MICROORGANISMOS EM ESGOTOS SANITÁRIOS PARA AUXILIAR NA DEPURAÇÃO DE CURSOS D ÁGUA Marisa Pignataro de Sant Anna (1) Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal de Goiás, em

Leia mais

Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020

Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020 Plano das Bacias PCJ 2010 a 2020 Eduardo Cuoco Léo Coordenador de Sistema de Informação Fundação Agência das Bacias PCJ agosto de 2011 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 6 PASSOS 1º Passo: Introdução; 2º Passo:

Leia mais

Controle da Poluição POLUIÇÃO DIFUSA. Fontes de poluição das águas

Controle da Poluição POLUIÇÃO DIFUSA. Fontes de poluição das águas Controle da Poluição POLUIÇÃO DIFUSA Fontes de poluição das águas 1 O que são cargas difusas de poluição? São cargas poluidoras que provêm de atividades que depositam poluentes de forma esparsa sobre a

Leia mais

Saneamento Ambiental I

Saneamento Ambiental I Universidade Federal do Paraná Engenharia Ambiental Saneamento Ambiental I Aula 23 O Sistema de Esgoto Sanitário: dimensionamento Profª Heloise G. Knapik 1 EXERCÍCIO ESTIMATIVA DE VAZÕES E CARGA DE ESGOTO

Leia mais

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos

Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Qualidade da Água em Rios e Lagos Urbanos Novembro 2008 Felipe Carvalho

Leia mais

Fenômenos de Transporte/ Cinética Química Parte 2

Fenômenos de Transporte/ Cinética Química Parte 2 Fenômenos de Transporte/ Cinética Química Parte 2 2 o exemplo: Balanço de oxigênio em um aquário A) Introdução Um peixinho dourado é colocado num aquário simples. Deseja-se estudar a variação da concentração

Leia mais

Estudo de autodepuração do rio Paraíba do Sul após lançamento do efluente de uma ETE

Estudo de autodepuração do rio Paraíba do Sul após lançamento do efluente de uma ETE Estudo de autodepuração do rio Paraíba do Sul após lançamento do efluente de uma ETE Luciana Nascimento Rosário lunrosario@gmail.com AEDB Juliana Gonçalves Fernandes jugfernandes@gmail.com AEDB Resumo:O

Leia mais

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1

ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1 ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA NO CÓRREGO ANDRÉ, MIRASSOL D OESTE MT 1 2 Anderson Peretto andersonperetto@hotmail.com ²Ione Cristina de Souza Sodré 3 Célia Alves de Souza Celiaalvesgeo@globo.com 3 Juberto

Leia mais

Acadêmicas 2 ano do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás Unidade de Morrinhos.

Acadêmicas 2 ano do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás Unidade de Morrinhos. AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO CORRÉGO MARIA LUCINDA À MONTANTE E À JUSANTE DO LANÇAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO MUNICÍPIO DE MORRINHOS GOIÁS Patrícia Avelar dos Prazeres1; Gicelia Rabelo Gomes1;

Leia mais

12 Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente

12 Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente 12 Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente Principais reatores anaeróbios utilizados no tratamento de esgoto sanitário Lagoas anaeróbias Decanto-digestores Filtros anaeróbios Mais usado em comunidades de

Leia mais

II DETERMINAÇÃO DAS CARGAS DE NUTRIENTES LANÇADAS NO RIO SALGADO, NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, REGIÃO DO CARIRI-CEARÁ

II DETERMINAÇÃO DAS CARGAS DE NUTRIENTES LANÇADAS NO RIO SALGADO, NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, REGIÃO DO CARIRI-CEARÁ II-36 - DETERMINAÇÃO DAS CARGAS DE NUTRIENTES LANÇADAS NO RIO SALGADO, NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, REGIÃO DO CARIRI-CEARÁ Antonio de Araujo Pereira (1) Graduado em engenharia Civil pela Universidade

Leia mais

IV DEMONSTRAÇÃO DO USO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL NA DEFINIÇÃO DE EFICIÊNCIAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS RELACIONADAS COM COMPOSTOS NITROGENADOS

IV DEMONSTRAÇÃO DO USO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL NA DEFINIÇÃO DE EFICIÊNCIAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS RELACIONADAS COM COMPOSTOS NITROGENADOS 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina IV-020 - DEMONSTRAÇÃO DO USO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL NA DEFINIÇÃO DE EFICIÊNCIAS DE

Leia mais

NITROGÊNIO. Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, 7/24/2015, Página 1

NITROGÊNIO. Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, 7/24/2015, Página 1 NITROGÊNIO Princípios da Modelagem e Controle da Qualidade da Água Superficial Regina Kishi, 7/24/2015, Página 1 Entradas de Nitrogênio Esgoto Compostos de nitrogênio orgânico (ex.: proteínas, uréia) e

Leia mais

Semana de Estudos da Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro, SP. ISSN

Semana de Estudos da Engenharia Ambiental UNESP Rio Claro, SP. ISSN MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO DOS CAMPOS EM RIBEIRÃO PRETO - SP Patrícia Fernanda Gomes, Maria Paula Freitas Galvão Cesar, Luciana de Paula Baggini Lôvo Centro Universitário Barão de Mauá

Leia mais

Avaliação da Capacidade de Autodepuração do Rio das Mortes no Município de Vassouras/RJ

Avaliação da Capacidade de Autodepuração do Rio das Mortes no Município de Vassouras/RJ Avaliação da Capacidade de Autodepuração do Rio das Mortes no Município de Vassouras/RJ Pedro Ricciardone Universidade Severino Sombra, Centro de Ciências Exatas,Tecnológicas e da Natureza, Curso de Engenharia

Leia mais

Tratamento alternativo do corpo hídrico do Ribeirão Vai e Vem no município de Ipameri GO contaminado por efluente doméstico.

Tratamento alternativo do corpo hídrico do Ribeirão Vai e Vem no município de Ipameri GO contaminado por efluente doméstico. Tratamento alternativo do corpo hídrico do Ribeirão Vai e Vem no município de Ipameri GO contaminado por efluente doméstico. Luciana Maria da Silva 1 (IC)*, Janaína Borges de Azevedo França 2 (PQ) 1 Graduanda

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO RESPIROMÉTRICA DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DO SEDIMENTO (DBOS) E MODELAGEM DE SEUS IMPACTOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA

CARACTERIZAÇÃO RESPIROMÉTRICA DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DO SEDIMENTO (DBOS) E MODELAGEM DE SEUS IMPACTOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA CARACTERIZAÇÃO RESPIROMÉTRICA DA DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO DO SEDIMENTO (DBOS) E MODELAGEM DE SEUS IMPACTOS SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA Letícia Mothé do N. Rodrigues 1, Renato P. de Andrade 2, Aloísio

Leia mais

Modelos Ferramenta de gestão

Modelos Ferramenta de gestão Modelos Ferramenta de gestão ETA ETE Concentração crítica Cidade Concentração admissível (C a ) Bacia Hidrográfica Modelo C

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO CORPO RECEPTOR OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Este estudo contempla as diretrizes para a elaboração do estudo hidrológico e de qualidade da água dos cursos d água, visando a avaliação de pontos de

Leia mais

4 SANEAMENTO BÁSICO DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO - DBO

4 SANEAMENTO BÁSICO DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO - DBO CARGA DE DBO É o produto da DBO pela vazão média do efluente. Exemplo: Dada a DBO 5 = 250mg/L para determinado esgoto com vazão de 500 L/s, a carga de DBO será: Carga de DBO = 250 mg/l x 500 L/s = 125000

Leia mais

II OZONIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMICILIARES APÓS TRATAMENTO ANAERÓBIO - ESTUDO PRELIMINAR

II OZONIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMICILIARES APÓS TRATAMENTO ANAERÓBIO - ESTUDO PRELIMINAR II-041 - OZONIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DOMICILIARES APÓS TRATAMENTO ANAERÓBIO - ESTUDO PRELIMINAR Herlane dos Santos Costa (1) Engenheira Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em

Leia mais

Brenda Gonçalves Piteira Carvalho (AUTOR PRINCIPAL) Universidade Federal do Pará

Brenda Gonçalves Piteira Carvalho (AUTOR PRINCIPAL) Universidade Federal do Pará ESGOTAMENTO SANITÁRIO COMPARAÇÃO DA CARGA POLUIDORA DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NOS PERÍODOS DE VERÃO E INVERNO, ESTUDO DE CASO DA ETE VILA DA BARCA, BELÉM, PARÁ. Brenda Gonçalves Piteira Carvalho

Leia mais

Amostragem e monitoramento de corpos d água

Amostragem e monitoramento de corpos d água Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Engenharia Campus de Ilha Solteira Programa de Pós-graduaçãoem Engenharia Civil Amostragem e monitoramento de corpos d água Maurício

Leia mais

SUMÁRIO 1. Considerações iniciais 2. Bacia do rio Macaé 3. Bacia do rio das Ostras 4. Bacia da lagoa de Imboacica 5.

SUMÁRIO 1. Considerações iniciais 2. Bacia do rio Macaé 3. Bacia do rio das Ostras 4. Bacia da lagoa de Imboacica 5. ESTUDOS E INVENTÁRIO QUALITATIVO DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS SUMÁRIO 1. Considerações iniciais 2. Bacia do rio Macaé 3. Bacia do rio das Ostras 4. Bacia da lagoa de Imboacica 5. Próximas etapas 1 - Considerações

Leia mais

IV DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DESOXIGENAÇÃO EM TRECHOS DO RIO VACACAÍ MIRIM

IV DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DESOXIGENAÇÃO EM TRECHOS DO RIO VACACAÍ MIRIM IV-039 - DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DESOXIGENAÇÃO EM TRECHOS DO RIO VACACAÍ MIRIM Thiago Augusto Formentini (1) Químico Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM RS). Mestre pelo Programa

Leia mais

II PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ATRAVÉS DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS OBJETIVANDO REUSO

II PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ATRAVÉS DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS OBJETIVANDO REUSO II-384 - PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO ATRAVÉS DE PROCESSOS FÍSICO-QUÍMICOS OBJETIVANDO REUSO Roque Passos Pivelli (1) Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos

Leia mais

Monitoramento Qualitativo das Águas do Rio Tega Caxias do Sul

Monitoramento Qualitativo das Águas do Rio Tega Caxias do Sul Monitoramento Qualitativo das Águas do Rio Tega Caxias do Sul Resumo O estado qualitativo dos recursos hídricos é essencial à gestão de águas. Buscou-se avaliar a qualidade da água do Rio Tega, em 6 pontos

Leia mais

Endereço (1) : Rua Cobre, Cruzeiro - Belo Horizonte - MG - CEP: Brasil - Tel: (31)

Endereço (1) : Rua Cobre, Cruzeiro - Belo Horizonte - MG - CEP: Brasil - Tel: (31) IX-019 - DESEMPENHO HIDRÁULICO DE DISSIPADORES CONTÍNUOS EM DEGRAUS E SUA RELAÇÃO COM O RESSALTO HIDRÁULICO: ESTUDO DE CASO E RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHO EXPERIMENTAL Marcos Rocha Vianna (1) Engenheiro

Leia mais

Figura 1. Delimitação das bacias hidrográficas

Figura 1. Delimitação das bacias hidrográficas PROVA DE HIDROLOGIA SELEÇÃO PPGRHS 2017.1 GABARITO - QUESTÃO 1 a) A área da bacia é determinada a partir da contagem de quadrículas. Essa contagem, por sua vez, depende da delimitação e da aproximação

Leia mais

PQI 3221 Cinética Química e Processos Ambientais

PQI 3221 Cinética Química e Processos Ambientais PQI 3221 Cinética Química e Processos Ambientais Aulas 5 e 6 Balanços de massa sem reação química em unidades simples. Análise de graus de liberdade. Prof. Antonio Carlos S. C. Teixeira Centro de Engenharia

Leia mais

IV ESTIMATIVA DE ESGOTO E MODELAGEM DA AUTODEPURAÇÃO DOS EFUENTES DOMÉSTICOS LANÇADOS NO RIO DOCE NA CIDADE DE BAIXO GUANDU, ES

IV ESTIMATIVA DE ESGOTO E MODELAGEM DA AUTODEPURAÇÃO DOS EFUENTES DOMÉSTICOS LANÇADOS NO RIO DOCE NA CIDADE DE BAIXO GUANDU, ES IV-146 - ESTIMATIVA DE ESGOTO E MODELAGEM DA AUTODEPURAÇÃO DOS EFUENTES DOMÉSTICOS LANÇADOS NO RIO DOCE NA CIDADE DE BAIXO GUANDU, ES Edilson Sarter Braum (1) Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária,

Leia mais

ESGOTOS SANITÁRIOS. Prof. Esp. Talles T. S. Mello Engenheiro Civil CREA MS 26047D

ESGOTOS SANITÁRIOS. Prof. Esp. Talles T. S. Mello Engenheiro Civil CREA MS 26047D ESGOTOS SANITÁRIOS Prof. Esp. Talles T. S. Mello Engenheiro Civil CREA MS 26047D ESGOTOS SANITÁRIOS De acordo com a sua origem, os esgotos podem ser classificados tecnicamente da seguinte forma: - Esgoto

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE CHICANAS NO DESEMPENHO DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS.

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE CHICANAS NO DESEMPENHO DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE CHICANAS NO DESEMPENHO DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS. Tsunao Matsumoto (1) Engenheiro Civil Mestre e Doutor em Hidráulica e Saneamento Escola de

Leia mais

III ESTUDO DO STRIPPING DE AMÔNIA EM LÍQUIDO PERCOLADO

III ESTUDO DO STRIPPING DE AMÔNIA EM LÍQUIDO PERCOLADO 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental 14 a 19 de Setembro 2003 - Joinville - Santa Catarina III-133 - ESTUDO DO STRIPPING DE AMÔNIA EM LÍQUIDO PERCOLADO Wilton Silva Lopes (1) Doutorando

Leia mais

II APLICAÇÃO DE BALANÇO DE MASSA NO GERENCIAMENTO INTEGRADO DE BACIAS DE ESGOTAMENTO

II APLICAÇÃO DE BALANÇO DE MASSA NO GERENCIAMENTO INTEGRADO DE BACIAS DE ESGOTAMENTO II-013 - APLICAÇÃO DE BALANÇO DE MASSA NO GERENCIAMENTO INTEGRADO DE BACIAS DE ESGOTAMENTO Alessandra Cardoso Souza Minelli (1) Engenheira química formada pela Faculdade Oswaldo Cruz e engenheira da Divisão

Leia mais

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Disposição controlada no solo, nutrientes, capacidade de adsorção. 1.0 INTRODUÇÃO

RESUMO. PALAVRAS-CHAVE: Disposição controlada no solo, nutrientes, capacidade de adsorção. 1.0 INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO TEMPORAL DAS CONCENTRAÇÕES DE MÉRIA ORGÂNICA E NUTRIENTES E A RESPECTIVA CAPACIDADE DE ADSORÇÃO DE UM SOLO UTILIZADO PARA A DISPOSIÇÃO CONTROLADA DE EFLUENTES DOMÉSTICOS. Liliana

Leia mais

UFSM/Engenharia Química 5. USC/Dept. Chemical Engineering/School of Engineering

UFSM/Engenharia Química   5. USC/Dept. Chemical Engineering/School of Engineering ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE UM REATOR OPERANDO EM PROCESSO CANON NA REMOÇÃO DE NITROGÊNIO DO EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA PESQUEIRA DA REGIÃO DA GALÍCIA-ESPANHA N. dos SANTOS¹, F.L. CARVALHO², D.J. CATELAN³,

Leia mais

Avaliação do Potencial e da Capacidade de Desnitrificação em Sistema Pós-D de Tratamento de Esgoto

Avaliação do Potencial e da Capacidade de Desnitrificação em Sistema Pós-D de Tratamento de Esgoto Avaliação do Potencial e da Capacidade de Desnitrificação em Sistema Pós-D de Tratamento de Esgoto Kilmária Gondim da Silva 1 Dayane de Andrade Lima 2, Jéssica Nogueira Bezerra 3, Heraldo Antunes Silva

Leia mais

QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BURANHÉM, PORTO SEGURO BAHIA, DE 2008 A 2014

QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BURANHÉM, PORTO SEGURO BAHIA, DE 2008 A 2014 QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO BURANHÉM, PORTO SEGURO BAHIA, DE 28 A 214 Ana Carolina Rodrigues de Sá Silva 1 *; Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes 2 Allison Gonçalves Silva 3 Marcus Luciano Souza de Ferreira

Leia mais

DIAGNÓSTICO ATUAL E SIMULAÇÃO DA FUTURA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO DOS SINOS/RS

DIAGNÓSTICO ATUAL E SIMULAÇÃO DA FUTURA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO DOS SINOS/RS DIAGNÓSTICO ATUAL E SIMULAÇÃO DA FUTURA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO DOS SINOS/RS Stephan Hund Prates (1) Engº Civil - Mestrando no CPG - Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Instituto de Pesquisas

Leia mais

IX 008 INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO NA CULTURA DO ORANGO (Fragaria Ananassa, DUTCH) NA QUALIDADE DA ÁGUA DO MANANCIAL

IX 008 INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO NA CULTURA DO ORANGO (Fragaria Ananassa, DUTCH) NA QUALIDADE DA ÁGUA DO MANANCIAL IX INFLUÊNCIA DA IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO NA CULTURA DO ORANGO (Fragaria Ananassa, DUTCH) NA QUALIDADE DA ÁGUA DO MANANCIAL Renata Martins (1) Tecnóloga em Saneamento pelo Centro Superior de Ensino Tecnológico

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO EM CORPO D ÁGUA PELO MÉTODO DELTA APROXIMADO

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO EM CORPO D ÁGUA PELO MÉTODO DELTA APROXIMADO DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE REAERAÇÃO EM CORPO D ÁGUA PELO MÉTODO DELTA APROXIMADO Cristiane Graepin 1 *; Adriano Kappes 2 ; Glaucia Pivetta 3 ; Mateus Henrique Schmidt 4 ; Maria do Carmo Cauduro Gastaldini

Leia mais

V UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DE QUALIDADE DE ÁGUA COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ALOCAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

V UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DE QUALIDADE DE ÁGUA COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ALOCAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS V-00 - UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO DE QUALIDADE DE ÁGUA COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ALOCAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS Gisele Medice Roriz () Engenheira Civil pela Universidade Federal do Espírito

Leia mais

Ciências do Ambiente

Ciências do Ambiente Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil Ciências do Ambiente Aula 23 O meio aquático II: Monitoramento e parâmetros de qualidade de água Prof.ª Heloise Knapik 1 Bacia do Alto Iguaçu Ocupação Urbana

Leia mais

MECANISMOS DE ALTERAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NA ÁGUA

MECANISMOS DE ALTERAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NA ÁGUA MECANISMOS DE ALTERAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NA ÁGUA Físicos, Químicos e Biológicos PHD-5004 Monica Porto MECANISMOS FÍSICOS DILUIÇÃO: Q R C R MISTURA IMEDIATA Q C BALANÇO DE MASSA: Q = Qr + Qe

Leia mais

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR

Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Gerenciamento e Tratamento de Águas Residuárias - GTAR Segunda 15 às 17h IC III sala 16 Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Disciplina Cronograma Avaliação Bibliografia Introdução

Leia mais

Estudo da Taxa de Consumo de Oxigênio em Sistemas de Lodos Ativados relacionado à Concentração de Sólidos Suspensos

Estudo da Taxa de Consumo de Oxigênio em Sistemas de Lodos Ativados relacionado à Concentração de Sólidos Suspensos Estudo da Taxa de Consumo de Oxigênio em Sistemas de Lodos Ativados relacionado à Concentração de Sólidos Suspensos Ricardo Nagamine Costanzi (1) Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Doutorando

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO

PROCESSO DE TRATAMENTO PROCESSO DE TRATAMENTO Consiste em separar a parte líquida da parte sólida do esgoto, e tratar cada uma delas separadamente, reduzindo ao máximo a carga poluidora, de forma que elas possam ser dispostas

Leia mais

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS

03 - EFLUENTES LÍQUIDOS 03 - EFLUENTES LÍQUIDOS EFLUENTES LÍQUIDO INDUSTRIAL Despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo efluentes de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais

Leia mais

IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO

IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO IV YOSHIDA BRASIL 1 REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA E FÓSFORO DE EFLUENTE DE TRATAMENTO ANAERÓBIO POR PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO Flávio Yoshida (1) Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR Engenheiro Civil,

Leia mais

EMPREGO DO BALANÇO DE MASSA NA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

EMPREGO DO BALANÇO DE MASSA NA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EMPREGO DO BALANÇO DE MASSA NA AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE DIGESTÃO ANAERÓBIA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Valderi Duarte Leite (1) Professor - UEPB Graduação: Engenharia Química - UFPB Mestrado: Engenharia

Leia mais

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010

XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA 27 de setembro a 01 de outubro de 2010 INDICADORES AMBIENTAIS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO SANTANA EM CAMACHO - MG ODILON LÚCIO DO COUTO 1, ANA CAROLINA SANTOS MELONI 1 ; ALEXANDRE ALVES DA SILVA 2, KÁTIA DANIELA RIBEIRO 3 RESUMO

Leia mais

V INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DO ARROIO VACACAÍ-MIRIM

V INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DO ARROIO VACACAÍ-MIRIM V-4 - INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DO ARROIO VACACAÍ-MIRIM Maria do Carmo Cauduro Gastaldini (1) Engenheira Civil pela Universidade Federal

Leia mais

O MODELO QUAL2K COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ESTUDO DE CASO: RIO JACUPIRANGUINHA, CAJATI SP.

O MODELO QUAL2K COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ESTUDO DE CASO: RIO JACUPIRANGUINHA, CAJATI SP. O MODELO QUAL2K COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ESTUDO DE CASO: RIO JACUPIRANGUINHA, CAJATI SP. Juliana Moccellin (1) Bióloga pela FFCLRP/USP. Doutora em Ciências: Hidráulica e Saneamento

Leia mais