A Escola como quarto pé da formação analítica 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Escola como quarto pé da formação analítica 1"

Transcrição

1 A Escola como quarto pé da formação analítica 1 Lêda Guimarães 2 Para que Lacan criou a Escola? Por que fundou e refundou sua Escola? Para trabalhar essa questão, abro uma pergunta preliminar: por que Lacan enunciou, na fundação da Escola Francesa de Psicanálise, fundo tão sozinho como sempre estive na minha relação com a psicanálise? 3 Que solidão é essa a qual ele se refere? A solidão intrínseca do humano separado do Outro? Ou a solidão intrínseca a sua posição de desejo? Enquanto um desejo radicalmente inumano, com qual ele emprestava o seu próprio ser, sua fantasia, seu sintoma, e sua própria vida, como Miller formalizou tão bem em seu curso A vida de Lacan (2010) 4. Minha resposta, que é também minha hipótese acerca da Escola como quarto pé da formação analítica, é: Lacan fundou a Escola assentado na solidão intrínseca da existência humana separada do Outro, e também porque, nessa solidão, o grande sentido para sua existência foi ofertar seu ser à psicanálise. Ofertar o uso fantasmático e sintomático de seu ser, como também ofertar o próprio destino de sua vida à psicanálise. Para efetivar esse intento, sua mola propulsora foi seu desejo, melhor dizendo, sua posição de desejo decidido e inabalável. Posição de desejo que é, por excelência, um instrumento revolucionário, distinto da pura e simples alienação à fantasia na qual um sujeito é conduzido a se deixar levar cegamente por suas impulsões gozosas, do mesmo modo que sua posição de desejo é distinta da satisfação gozosa decorrente da identificação ao sintoma. Posição de desejo inflexível que só é possível ser sustentada no pós-analítico, no pós-travessia 1 Este texto foi apresentado no Colóquio Sem pé nem cabeça: como ler o sintoma, EBP-Rio. 05/11/2011, e no Seminário de Política lacaniana, coordenado por Lêda Guimarães, Fernando Coutinho e Romildo do Rêgo Barros, EBP-Rio, 14/11/ Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). 3 Lacan, J. Ata de Fundação. Em: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p Miller. J-A. Vida de Lacan. Curso de Orientação lacaniana inédito. Uma versão resumida com os sete primeiros capítulos foi editada em português: Miller, J-A. Vida de Lacan: escrita para a opinião esclarecida. São Paulo: Lituraterra Editora, p. 25.

2 da fantasia, na pós-identificação ao sintoma. Sabemos também que a posição de desejo é possível de ser mantida desde a entrada em análise, ainda que de forma capenga, devido à intromissão gozosa da compulsão à repetição. Mas, mesmo assim, a posição de desejo poderá ser sustentada se conectada à responsabilidade ética de um sujeito que questiona seu desejo capenga, como também seu gozo diante do Real como impossível. Sustentar essa posição de desejo é a condição fundamental para vir a sustentar uma posição analítica, que é essencialmente solitária, pois é uma posição do sujeito diante do si mesmo. Desse modo, considero que Lacan criou a Escola fundamentalmente para pôr em ato sua posição de desejo, permanente e incansavelmente, na direção de duas metas indissociáveis: 1) sustentar a existência da psicanálise no mundo, 2) sustentar a formação psicanalítica permanente dos analistas. Mas, antes de tudo, devemos considerar que Lacan também criou a Escola para a formação psicanalítica permanente dele mesmo, com as produções incansáveis de suas formalizações teóricas através do seu Ensino, que ele sustentava não apenas assentado na posição do Mestre que captura seguidores. Isso não bastaria para ele, pois creio que ele necessitava da Escola como um meio de verificação daquilo que formulava no seu Ensino acerca da formação analítica. Seu Ensino testemunha um esforço contínuo para trazer para a palavra e para a escrita o que seu Passe Clínico lhe produzia como mudanças contínuas no modo como ele lia e relia a estrutura subjetiva humana. Considero, inclusive, que o avanço do seu Ensino só pode ser operado a partir da sua leitura incansável das mudanças que continuavam sendo operadas em sua própria estrutura subjetiva, como ele testemunhou um dia: vivo passando. Parece-me, portanto, que Lacan criou a Escola como um instrumento para que pudesse continuar passando, para que pudesse continuar a sustentar sua posição analítica, conforme a orientação política que propunha também para os analistas como Romildo do Rêgo Barros tão bem fundamentou, no nosso encontro passado 5, ao 5 Encontro do Seminário de Política lacaniana, na EBP-Rio.

3 dizer que a política lacaniana só é sustentável a partir de uma posição analítica. Nesse sentido, considero que, para Lacan, a sustentação da sua posição analítica não estava dissociada da função da Escola que ele criou, já que sua Escola foi concebida para promover, por meio de uma formação psicanalítica permanente, a emergência e a sustentação da posição analítica, não só dele mesmo, como também dos analistas no mundo. Isso porque a existência da psicanálise, mais além do seu saber textual, depende essencial e indispensavelmente da sustentação da posição analítica em alguns humanos. Bem, toda a questão que aqui levanto a partir desta introdução é: por que a Escola de Lacan é essencial para a formação analítica permanente dos analistas? Por que essa Escola e não outra? O que distingue essa Escola das outras, onde vários colegas nossos, inclusive colegas muito queridos, e também apaixonados pela psicanálise, continuam realizando seus estudos e oferecendo também um ensino da psicanálise? Respondo, antecipando alguns comentários acerca do tema que Fernando Coutinho irá se ocupar no nosso próximo encontro: o estudo e o ensino da psicanálise não são um objetivo em si mesmo na formação analítica. Assim como o estudo e o ensino da psicanálise jamais poderá ser restrito a uma aquisição de saber ao estilo do discurso universitário e ao estilo do discurso do mestre. O estudo e o ensino da psicanálise só contribuem efetivamente para a formação psicanalítica permanente do analista, e logicamente também para a existência da psicanálise no mundo, quando esse estudo e esse ensino, apenas e tão somente, têm por função a formalização teórica do avanço permanente da posição subjetiva analítica dos psicanalistas. Assim, levanto uma pergunta, que vou responder imediatamente: de que modo a Escola de Lacan é um instrumento por excelência para o avanço permanente da posição subjetiva analítica dos psicanalistas? Respondo, então, dizendo que a Escola é esse instrumento porque foi concebida por Lacan para funcionar como uma instituição Não-Toda humana. Sabemos, aliás, sabemos bem em nossas vísceras, que não há Instituição possível

4 que possa funcionar sem a invasão própria do gozo humano. Quer dizer, sem as rivalidades imaginárias de seus membros e participantes, com seus sonhos narcísicos e inibições neuróticas, disputas de poder, anseios de reconhecimento do Outro etc. O que resulta inevitavelmente em efeitos de mal-estar entre seus membros e participantes devido à alienação, ou desafio, às normas do Outro. Mas, a Escola de Lacan, do nosso querido Lacan, foi concebida por ele como uma Instituição, não digo inumana, mas como uma Instituição Não-Toda humana. Isso porque uma Instituição entre humanos jamais poderá estar limpa, vacinada, da dimensão alienante e gozosa do humano, nem mesmo uma Instituição analítica. Nesse sentido, Lacan inventou um contraponto institucional para que sua Escola não fosse Toda humana, para fazer valer a posição analítica que é radicalmente uma posição inumana. Como Lacan fez da sua Escola uma Instituição Não-Toda humana? Ele inventou seus dispositivos estranhos e tão difíceis de serem sustentados por nós, sem a inevitável impregnação da nossa leitura humana. Inventou: - o Cartel, em disjunção à alienação imaginária própria aos grupos de estudo humanos; - o Grados, em disjunção à hierarquia da estratificação do poder humano; e - o Passe, que é uma interrogação permanente do que é o psicanalista e do que é a psicanálise, em disjunção a um saber dogmático alienante acerca do que é o psicanalista e a psicanálise. Talvez vocês perguntem: mas, afinal, de que modo a Escola de Lacan poderá nos servir, com esses instrumentos, para nossa formação psicanalítica permanente? Respondo essa questão a partir da minha própria experiência como analistaanalisante permanente. A vida na Escola é uma oportunidade extraordinária para que o analista e analisante permanente se confronte com sua própria dimensão humana, ali onde sua dimensão humana se faz inimiga de sua posição analítica.

5 A análise, a supervisão, o estudo tripé clássico e essencial da formação analítica são sustentados a partir de uma escolha transferencial. Além disso, seguem o ritmo próprio das escolhas de cada sujeito, ali onde sua estrutura subjetiva se coloca espontaneamente aberta à divisão subjetiva. Desse modo, a formação realizada unicamente através desse tripé se faz, como bem sabemos, de modo muito duro e difícil, por meio de um confronto com o Real, mas também se faz de modo cômodo, confortável, conforme as disponibilidades para uma abertura subjetiva que a estrutura dispõe espontaneamente. Pela via da escolha transferencial, a formação analítica gira em torno do tratamento do desconforto próprio e habitual do funcionamento da estrutura subjetiva, em torno de uma velha e bem conhecida experimentação gozosa da compulsão à repetição. Já a Escola, com seus aparatos Não-Todos humanos, é o choque, é o trauma, é o enigma não buscado, é a angústia inesperada, é a irrupção da inibição que paralisa abruptamente. Desse modo, a Escola, como trauma, incide na subjetividade dos seus membros e participantes de forma muitas vezes devastadora e desestabilizadora. Pelo efeito da transferência à psicanálise, a Escola é inevitavelmente um receptáculo da transferência analítica dos seus membros e participantes. Nesse sentido, o que dela advém dos seus membros, das suas instâncias, das suas atividades, dos seus conflitos grupais inevitáveis incide sobre aqueles que nela estão em formação, como atos advindos do Outro, e, muito especialmente, como imperativos puramente superegóicos, portanto, mortificantes. Mas esse efeito de incidência do desejo do Outro, da demanda do Outro, do imperativo do Outro sobre o sujeito por exemplo, quando um sujeito diz: A Escola agora está me exigindo tal coisa, nada mais é do que o efeito da alienação ao Outro, própria e normal a qualquer sujeito humano, desde sua mais tenra infância. Quer dizer, um efeito da alienação ao seu Outro singular, corporificado no organismo e no funcionamento da Escola. Nesse sentido, pelo efeito da transferência à psicanálise, o que advém da Escola, em seu equilíbrio tosco entre o Todo-humano e o Não-Todo-humano, incide sobre o sujeito, traumaticamente, como uma interpretação selvagem acerca da sua alienação ao Outro. Isso produz efeitos de sintomatização, inibição, angústia, atuação, acting out, passagem ao ato, fenômeno de corpo, exclusão e ejeção da Escola, até mesmo desistência definitiva da própria psicanálise. No melhor dos casos, essa interpretação

6 selvagem resulta numa implicação subjetiva ao trauma experimentado, permitindo que o analista e analisante permanente questione analiticamente sua implicação gozosa nesse trauma. Pelo efeito traumático da Escola, não é sem razão que muitos de nós mantenhamos, de modo contínuo, ou ocasionalmente, um pé recuado diante da Escola. Por exemplo, diante das atividades oficiais das instâncias diretivas da Escola, e busquemos nos recolher nos grupos que nos são mais confortáveis, estabelecendo uma parceria sintomática nesses pequenos redutos, ao estilo de uma extensão, ou mesmo uma substituição mais aconchegante da família que não tivemos ou idealizamos. Da minha parte, acho essa posição de recuo preventivo muito normal, enquanto própria dos mecanismos estabilizadores que mantém o equilíbrio das nossas estruturas subjetivas. Freud mesmo já nos dizia que o sintoma é o melhor arranjo psíquico entre as forças conflitantes do psiquismo, o arranjo mais econômico. Formulação freudiana que Lacan leva bem em conta ao propor sua noção de suplência como movimento espontâneo e natural da estrutura, no sentido de fixar uma estabilização. Mas, nosso problema, como analistas, é que a posição analítica não é nada confortável, não é nada normal, não é nada aconchegante. É uma cadeira assentada no buraco do vazio da estrutura, assentada no apagamento do nosso gozo próprio enquanto humano. Nesse assento sobre o vazio da estrutura, próprio à posição analítica, um sujeito não tem mais nenhum Outro a quem apelar, nenhum Outro que possa avalizar o ato analítico, este que é essencialmente solitário, do qual o analista só terá a prestar contas unicamente a si mesmo, quer dizer, à sua posição ética. Por isso, a posição analítica não tem nada a ver com o conforto subjetivo, nosso lastro é essencialmente um pântano, uma areia movediça, ou mesmo uma linha muito fina na qual nos equilibramos para não despencarmos no campo do gozo próprio do humano. Por essas razões, a posição analítica tende facilmente a desvanecer no berço esplêndido do colo do Outro, conforme a fantasia de cada um. E, até mesmo, tende a desvanecer na lua-de-mel do casamento do sujeito com seu próprio sintoma, no fim de

7 uma análise, já que, conforme o movimento espontâneo e natural da estrutura, sejamos analisantes permanentes e/ou analistas, nossas escolhas tendem, mais naturalmente, ao conforto da estabilidade fantasmática e sintomática da nossa estrutura singular. Mas, isso se contrapõe à posição analítica, e desse modo, o movimento espontâneo da nossa estrutura subjetiva tende diretamente para a morte da psicanálise em nós mesmos e no mundo. Assim, a Escola de Lacan nos é essencialmente bem-vinda enquanto analistas e analisantes em formação permanente, pois ela é o choque traumático constante que nos convoca a questionar nossa vacilação habitual entre a impulsão, ou imperativo de gozo, e o desejo com sua falta radical. A Escola é trauma porque opera pela via da contingência, quer dizer, pela via dos encontros que não foram escolhidos por nós. Encontros que advém de um Real, que não é outro, a não ser o Real da nossa própria estrutura humana. Mas, é preciso também considerar que a Escola é bem vinda como trauma quando nossa posição de desejo nos permite amar a psicanálise assim como amamos o nosso 'si mesmo'. Quer dizer, quando a psicanálise foi implantada no nosso 'si mesmo' como a própria substância insubstancial do vazio que encontramos em nós mesmos. Com esses argumentos, proponho que a Escola possa ser o quarto pé da formação psicanalítica permanente. Isso se dá quando consentimos e agradecemos à Escola de Lacan pelos efeitos traumáticos que ela opera em nós mesmos, acolhendo as interpretações selvagens que dela advém como atos analíticos bem vindos, atos analíticos não corporificados em nenhum ente como Outro, mas enquanto atos analíticos que advêm do nosso amor à psicanálise, desse amor que nos faz escolher não recuar diante do Real. Assim como poetizou Sthendhal o amor é uma flor delicada, mas é preciso ter coragem para ir colhê-la à beira do precipício considero que o desejo do analista é fundamentalmente essa coragem sempre renovada por meio da Escola como quarto pé da formação analítica. O desejo do analista é a coragem de ir colher a flor do amor

8 mais digno à beira do precipício entre o Simbólico e o Real, para que, com essa flor, venha a sustentar o laço analítico no mundo.

VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA. 6-9 de julho de

VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA. 6-9 de julho de VII Encontro da IF-EPFCL O QUE RESPONDE O PSICANALISTA? ÉTICA E CLÍNICA. 6-9 de julho de 2012 www.rio2012if-epfcl.org.br rio2012ifepfcl@gmail.com PRELÚDIO 2: SE FAZER NO REAL, CLÍNICA E ÉTICA. Carmen Gallano

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas 98 Referências Bibliográficas ALBERTI, S. Esse Sujeito Adolescente. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 1999. APOLINÁRIO, C. Acting out e passagem ao ato: entre o ato e a enunciação. In: Revista Marraio.

Leia mais

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009

FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 FREUD E LACAN NA CLÍNICA DE 2009 APRESENTAÇÃO O Corpo de Formação em Psicanálise do Instituto da Psicanálise Lacaniana- IPLA trabalhará neste ano de 2009 a atualidade clínica dos quatro conceitos fundamentais

Leia mais

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1 O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da Arlete Mourão 2 identificação 1 Na formação do analista, o lugar e a função do estudo da psicanálise são conseqüências lógicas da

Leia mais

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Política do medo versus política lacaniana Mirta Zbrun* Há três sentidos possíveis para entender a política lacaniana 1. Em primeiro lugar, o sentido da política

Leia mais

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Pasicanálise Ciclo IV 3ª Noite O atravessamento da Psicanálise em meu cotidiano Nathália Miyuki Yamasaki 2014 Chego para análise e me ponho a

Leia mais

Histeria sem ao-menos-um

Histeria sem ao-menos-um Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 17 julho 2015 ISSN 2177-2673 1 Angelina Harari Abordar o tema da histeria a partir da doutrina do UM tem como antecedente o meu passe, muito embora não se

Leia mais

O gozo, o sentido e o signo de amor

O gozo, o sentido e o signo de amor O gozo, o sentido e o signo de amor Palavras-chave: signo, significante, sentido, gozo Simone Oliveira Souto O blá-blá-blá Na análise, não se faz mais do que falar. O analisante fala e, embora o que ele

Leia mais

O CARTEL FAZ ESCOLA. Em 2004, no final de seu texto denominado Por uma Escola do Cartel (in Em

O CARTEL FAZ ESCOLA. Em 2004, no final de seu texto denominado Por uma Escola do Cartel (in Em O CARTEL FAZ ESCOLA Em 2004, no final de seu texto denominado Por uma Escola do Cartel (in Em torno do Cartel, org. por Barbara Guatimosin), Rithé Cevasco coloca a seguinte questão: saberemos fazer uso

Leia mais

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE Pauleska Asevedo Nobrega Assim como na Psicanálise com adultos, as entrevistas preliminares na psicanálise com crianças, sustentam um tempo

Leia mais

Psicanálise e Saúde Mental

Psicanálise e Saúde Mental Psicanálise e Saúde Mental Pós-graduação Lato Sensu em Psicanálise e Saúde Mental Coordenação: Drª Aparecida Rosângela Silveira Duração: 15 meses Titulação: Especialista em Psicanálise e Saúde Mental Modalidade:

Leia mais

A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política

A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política Fátima Oliveira Doris Rinaldi Manoel Ferreira (Delegados de Intersecção Psicanalítica do Brasil) "Governar, educar

Leia mais

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 Na descoberta do inconsciente Freud apontou que a transferência é um fenômeno espontâneo que adquire status de conceito na psicanálise. Ela é

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

O amor de transferência ou o que se pode escrever de uma análise

O amor de transferência ou o que se pode escrever de uma análise O amor de transferência ou o que se pode escrever de uma análise Palavras-chave: Amor de transferência; Escrita; Literatura; Relação Sexual. Márcia de Souza Mezêncio O amor é transferência " Amor será

Leia mais

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL Trabalho apresentado na Letra-Associação de Psicanálise em outubro de 2009. Considerando a grande quantidade de impasses relativos à relação entre a psicanálise e a saúde mental,

Leia mais

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA?

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA rrodella@gmail.com A proposta deste trabalho é explicar o sintoma de incompreensão da matemática. Ela está inspirada em uma

Leia mais

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3.

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1 Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. 1 Ensaio teórico embasado numa pesquisa empírica segundo atendimentos realizados na Clínica de Psicologia

Leia mais

A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi

A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi Opção Lacaniana online nova série Ano 2 Número 5 Julho 2011 ISSN 2177-2673 na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi 1. A política e a clínica A saúde mental é definida

Leia mais

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 1 Trabalho apresentado no Simpósio de Intersecção Psicanalítica do Brasil. Brasília, 2006. Trabalho Publicado no livro As identificações

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 O tema da identificação é vasto, complexo e obscuro. Talvez por isso Lacan a ele se refira como a floresta da identificação. Embora

Leia mais

52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA

52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA 52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA S. Freud, J. Lacan, J-A Miller e J. Forbes dialogando sobre a transferência no tweetdeck A arte de escutar equivale a arte do bem-dizer. A relação de um a outro que se instaura

Leia mais

AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE

AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE Autoras: 1 BARRETO, Ellen Kelly Marinho; 2 FERNANDES, Regileide de Lucena; 3 LAVIERI, Maria Beatriz Ferreira; 4 MIGUEL, Isabelle Maria Duarte 1.1.Resumo

Leia mais

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2 CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST Fernanda Correa 2 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia 2 Aluna do Curso de Graduação

Leia mais

Entretantos, 2014 LACAN COMENTÁRIO DO TEXTO: A DIREÇÃO DO TRATAMENTO E OS PRINCÍPIOS DO SEU

Entretantos, 2014 LACAN COMENTÁRIO DO TEXTO: A DIREÇÃO DO TRATAMENTO E OS PRINCÍPIOS DO SEU Entretantos, 2014 Grupo: DE LEITURA: CASOS CLÍNICOS DE FREUD ACOMPANHADOS DE COMENTÁRIOS DE LACAN Integrantes: Ana Maria Leal, Célia Cristina Marcos Klouri, Claudia Justi Monti Schonberger, Cristina Petry,

Leia mais

O real escapou da natureza

O real escapou da natureza Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 Sandra Arruda Grostein O objetivo deste texto é problematizar a proposta feita por J.-A. Miller de que o real emancipado da natureza

Leia mais

A estranheza da psicanálise

A estranheza da psicanálise Antonio Quinet A estranheza da psicanálise A Escola de Lacan e seus analistas Rio de Janeiro Prefácio: Ex-tranha Não ficaria surpreso, diz Freud, em ouvir que a psicanálise, que se preocupa em revelar

Leia mais

PETRI, R. Psicanálise e educação no tratamento da psicose infantil: quatro experiências institucionais. São Paulo, SP: Annablume, 2003

PETRI, R. Psicanálise e educação no tratamento da psicose infantil: quatro experiências institucionais. São Paulo, SP: Annablume, 2003 PETRI, R. Psicanálise e educação no tratamento da psicose infantil: quatro experiências institucionais São Paulo, SP: Annablume, 2003 Marise Bartolozzi B astos Eis um trabalho que traz uma importante contribuição

Leia mais

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Maria Isabel Fernandez Este título extraí do seminário...ou pior, livro 19, de Jacques Lacan, especificamente do capítulo III, intitulado

Leia mais

3) Interrogações sobre a Ética da Psicanálise na Clínica com Pacientes Psicóticos.

3) Interrogações sobre a Ética da Psicanálise na Clínica com Pacientes Psicóticos. 3) Interrogações sobre a Ética da Psicanálise na Clínica com Pacientes Psicóticos. Yzabelle dos Anjos Almeida (IP-UERJ), Rita Maria Manso de Barros (IP-UERJ) Resumo: Este trabalho pretende tratar da ética

Leia mais

O PSICANALISTA SÓ SE AUTORIZA DE SI MESMO. O analista só se autoriza de si mesmo, isso é óbvio (...) Aquilo que ele

O PSICANALISTA SÓ SE AUTORIZA DE SI MESMO. O analista só se autoriza de si mesmo, isso é óbvio (...) Aquilo que ele O PSICANALISTA SÓ SE AUTORIZA DE SI MESMO Inicio com três citações de Lacan: O analista só se autoriza de si mesmo, isso é óbvio (...) Aquilo que ele tem de cuidar é que, a autorizar-se por si mesmo, haja

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

Mulher: figura impossível (ou No litoral )

Mulher: figura impossível (ou No litoral ) Mulher: figura impossível (ou No litoral ) Marcus André Vieira Referência: Vieira, M. A. Mulher: figura impossível (ou No litoral ). Opção Lacaniana, n. 65, São Paulo, EBP, p. 69-72, 2013. 1. Clique aqui

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 81 7 Referências Bibliográficas ARRIVÉ, M. Linguagem e psicanálise: lingüística e inconsciente. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999. BAUMAN, Z. Vida líquida. (2009). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

Leia mais

Latusa digital ano 6 N 37 junho de 2009

Latusa digital ano 6 N 37 junho de 2009 1 Latusa digital ano 6 N 37 junho de 2009 Coisas de fineza em psicanálise * Fernando Coutinho ** Apesar de publicado em janeiro de 1966, o escrito A ciência e a verdade 1 é atual para adentrarmos no curso

Leia mais

Passes e impasses na transmissão 1

Passes e impasses na transmissão 1 Passes e impasses na transmissão 1 Miriam A. Nogueira Lima 2. Resumo Este texto apresenta alguns comentários para estimular o debate sobre o tema institucional Fracassos na transmissão da parte interna

Leia mais

Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005

Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Sinthoma e identificação Lenita Bentes Ondina Machado * Abordaremos alguns aspectos do tema de nossa oficina, que dá título ao texto, através de dois pequenos escritos.

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A transferência e o gozo mudo do sintoma Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros * O ponto de partida de minha questão é a dimensão da transferência que não se apóia

Leia mais

Repetição, com Estilo 1.

Repetição, com Estilo 1. O artista é aquele que saiu da trincheira e não cedeu quanto à sua marca diferencial. (Jorge Forbes) Repetição, com Estilo 1. Repetição e o Artista Raymond Queneau, escritor francês, contemporâneo de Lacan,

Leia mais

Amor e precipitação: um retorno à história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud

Amor e precipitação: um retorno à história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud Amor e precipitação: um retorno à história de Sidonie C., a paciente homossexual de Freud Alexandre Rambo de Moura Nosso trabalho se desdobra das questões que emergem a partir do livro Desejos Secretos,

Leia mais

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Gabriella Valle Dupim da Silva Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia(PPGP/UFRJ)/Bolsista CNPq. Endereço: Rua Belizário Távora 211/104

Leia mais

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos. A psicanálise como berço ou por que tratamos apenas crianças em nossos consultórios

CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos. A psicanálise como berço ou por que tratamos apenas crianças em nossos consultórios CEP - Centro de Estudos Psicanalíticos Luis Fernando de Souza Santos Trabalho semestral - ciclo II (terças 19h30) A psicanálise como berço ou por que tratamos apenas crianças em nossos consultórios Se

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO ANALISTA. Palavras-chave: Formação do analista, garantia, supervisão, autorização.

A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO ANALISTA. Palavras-chave: Formação do analista, garantia, supervisão, autorização. A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO ANALISTA Palavras-chave: Formação do analista, garantia, supervisão, autorização. Laureci Nunes Com o presente trabalho pretendo situar a questão referente à formação e a produção

Leia mais

Latusa digital ano 4 N 30 setembro de 2007

Latusa digital ano 4 N 30 setembro de 2007 Latusa digital ano 4 N 30 setembro de 2007 O uso do objeto * Marie-Hélène Brousse ** O uso do objeto, este título é um duplo convite: para enfatizar a iniciativa do analisando e, ao mesmo tempo, empenhar

Leia mais

O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela

O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela O saber construído em análise e a invenção Autor: Mônica Assunção Costa Lima Professora da Puc-Minas Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro 1 Resumo: O trabalho examina

Leia mais

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA?

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? Maurício Eugênio Maliska Estamos em Paris, novembro de 1968, Lacan está para começar seu décimo sexto seminário. Momento

Leia mais

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Opção Lacaniana online nova série Ano 1 Número 2 Julho 2010 ISSN 2177-2673 : uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Introdução Nesse trabalho, proponho-me a falar

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado,

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado, O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO Liliana Marlene da Silva Alves Sérgio Scotti O ato psicanalítico é fonte de interrogação e instrumento de autorização para todo aquele que se propõe seguir uma prática

Leia mais

Entrevista com Taciana Mafra Revista Antígona, Na sua opinião, como se dá a formação de um psicanalista?

Entrevista com Taciana Mafra Revista Antígona, Na sua opinião, como se dá a formação de um psicanalista? Entrevista com Taciana Mafra Taciana de Melo Mafra - Psicanalista, membro fundadora do Toro de Psicanálise em Maceió, editora da Revista Antígona, autora dos livros Um Percurso em Psicanálise com Lacan,

Leia mais

Demanda de cura na inexistência do Outro como engendrar aí a psicanálise? 1

Demanda de cura na inexistência do Outro como engendrar aí a psicanálise? 1 Demanda de cura na inexistência do Outro como engendrar aí a psicanálise? 1 Antonia Claudete A. L. Prado Este trabalho surgiu de questões relativas à demanda de tratamento de pacientes provenientes do

Leia mais

Transferência e desejo do analista

Transferência e desejo do analista Transferência e desejo do analista Doris Rinald 1 i Originalmente a transferência é descoberta por Freud como um fenômeno espontâneo que, ao ser vinculado ao desenvolvimento da experiência psicanalítica,

Leia mais

Latusa digital N 12 ano 2 março de Sinthoma e fantasia fundamental. Stella Jimenez *

Latusa digital N 12 ano 2 março de Sinthoma e fantasia fundamental. Stella Jimenez * Latusa digital N 12 ano 2 março de 2005 Sinthoma e fantasia fundamental Stella Jimenez * A palavra sinthoma aparece na obra de Lacan relacionada às psicoses, quando ele toma James Joyce como seu exemplo

Leia mais

A OPERAÇÃO DO DISCURSO ANALÍTICO

A OPERAÇÃO DO DISCURSO ANALÍTICO A OPERAÇÃO DO DISCURSO ANALÍTICO Este trabalho é um recorte do projeto de iniciação científica (PIBIC) Estruturas Clínicas e Discurso: a neurose, no qual trabalhamos o texto do Seminário XVII: O Avesso

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais: Almanaque On-line, n 21

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais: Almanaque On-line, n 21 A CURA PELO AMOR OU O AMOR PELA CURA Resumo: O texto visa trabalhar a questão do amor na experiência analítica, a saber, suas incidências clínicas na transferência. O aspecto libidinal envolvido na escolha

Leia mais

Latusa digital ano 6 N 36 março de 2009

Latusa digital ano 6 N 36 março de 2009 1 Latusa digital ano 6 N 36 março de 2009 A responsabilidade da psicanálise com os novos sintomas Claudia Domingues Marilene Cambeiro * Como falar das questões relativas às mudanças subjetivas contemporâneas,

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A clínica do sintoma em Freud e em Lacan Ângela Batista * O sintoma é um conceito que nos remete à clínica, assim como ao nascimento da psicanálise. Freud o investiga

Leia mais

PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Yuri Ximenes Ávila Siqueira Telles Este artigo trata de questões concernentes à minha experiência de um ano de estágio no

Leia mais

No reino da fantasia At the phantasy kingdom

No reino da fantasia At the phantasy kingdom Resenha issn 0101-4838 201 No reino da fantasia At the phantasy kingdom Betty Bernardo Fuks* Resenha de: Coutinho Jorge, M. A. (2010). Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan: a clínica da fantasia.

Leia mais

OS ESCRITOS DE JOYCE NOS "ESCRITOS" DE LACAN 1

OS ESCRITOS DE JOYCE NOS ESCRITOS DE LACAN 1 OS ESCRITOS DE JOYCE NOS "ESCRITOS" DE LACAN 1 Rachel Rangel Bastos 2 Inúmeros psicanalistas e estudiosos da psicanálise vêm questionando por que Joyce? Muitos têm expressado opiniões e formulado reflexões

Leia mais

OS QUATRO DISCURSOS DE LACAN E O DISCURSO DA CIÊNCIA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

OS QUATRO DISCURSOS DE LACAN E O DISCURSO DA CIÊNCIA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS OS QUATRO DISCURSOS DE LACAN E O DISCURSO DA CIÊNCIA: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS Henrique Riedel Nunes Miguel Fernandes Vieira Filho Daniel Franco Abordaremos aqui algumas das diversas relações entre

Leia mais

O amor: esse encontro faltoso

O amor: esse encontro faltoso O amor: esse encontro faltoso Profa. Ms. Célia Ferreira Carta Winter 1 Sumário: 1.Contextualização.2 O amor em Freud e Lacan 3. O amor e a Linguagem. 4. Considerações Finais 1.Contextualização: O tema

Leia mais

FORMULAÇÕES FREUDIANAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO INCONSCIENTE PARA O PSICANALISTA EM FORMAÇÃO

FORMULAÇÕES FREUDIANAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO INCONSCIENTE PARA O PSICANALISTA EM FORMAÇÃO FORMULAÇÕES FREUDIANAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO INCONSCIENTE PARA O PSICANALISTA EM FORMAÇÃO Marcus Kleredis Monteiro Vieira O presente trabalho resulta da pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Psicologia

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 19 outubro de 2005

Latusa digital ano 2 N 19 outubro de 2005 Latusa digital ano 2 N 19 outubro de 2005 Ato e angústia * Vera Lopes Besset** Interroguei-os muitas vezes sobre o que convém que seja o desejo do analista para que o trabalho seja possível ali onde nós

Leia mais

CARLOS INTERROGA AO ANALISTA: COMO DAR VOZ AO DESEJO? capacidade de simbolização, de historicização, de representação. A reativação do complexo

CARLOS INTERROGA AO ANALISTA: COMO DAR VOZ AO DESEJO? capacidade de simbolização, de historicização, de representação. A reativação do complexo 1 CARLOS INTERROGA AO ANALISTA: COMO DAR VOZ AO DESEJO? Bela Malvina Szajdenfisz A passagem da vida infantil à adulta é uma experiência em que a força pulsional ultrapassa a capacidade de simbolização,

Leia mais

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Novembro de 2012

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Novembro de 2012 PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN Novembro de 2012 I - A IF e sua Escola A IF, Federação das Associações dos Fóruns do Campo Lacaniano, cria sua

Leia mais

Latusa Digital ano 0 N 4 novembro de 2003

Latusa Digital ano 0 N 4 novembro de 2003 Latusa Digital ano 0 N 4 novembro de 2003 A resposta do analista * Angela Bernardes ** Os conselhos de Freud para o praticante da psicanálise (que se encontram publicados como escritos técnicos ) foram,

Leia mais

Père-Version, Perversão ou Infinitização: três saídas possíveis para uma análise

Père-Version, Perversão ou Infinitização: três saídas possíveis para uma análise Arlete Mourão 1 Père-Version, Perversão ou Infinitização: três saídas possíveis para uma análise Por Arlete Mourão Simpósio de São Luís Setembro de 2004 Com esse título, trago para discussão a delicada

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

Quando o ideal de amor faz sintoma Sônia Vicente

Quando o ideal de amor faz sintoma Sônia Vicente Opção Lacaniana online nova série Ano 7 Número 19 março 2016 ISSN 2177-2673 Sônia Vicente Ao enunciar o seu enigmático aforisma não há relação sexual, Lacan demonstra topologicamente que na estruturação

Leia mais

UMA POSSÍVEL ÉTICA DO OLHAR 1

UMA POSSÍVEL ÉTICA DO OLHAR 1 www.interseccaopsicanalitica.com.br UMA POSSÍVEL ÉTICA DO OLHAR 1 Miriam A. Nogueira Lima 2 A pulsão escópica tem importância significativa na teoria psicanalítica. Em 1915, Freud dedicou ao par antitético

Leia mais

Famílias sintomáticas

Famílias sintomáticas Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 1 Fabian Fajnwaks O desejo de formar família encontrou uma espécie de interpretação na resposta recente de nossos governantes:

Leia mais

Obras de J.-D. Nasio publicadas por esta editora:

Obras de J.-D. Nasio publicadas por esta editora: A dor física Obras de J.-D. Nasio publicadas por esta editora: A alucinação E outros estudos lacanianos Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan Como trabalha um psicanalista? A criança do espelho

Leia mais

Ser o Sinthoma #07 A SATISFAÇÃO EM LALANGUE O ATO E O SIGNIFICANTE DA TRANSFERÊNCIA

Ser o Sinthoma #07 A SATISFAÇÃO EM LALANGUE O ATO E O SIGNIFICANTE DA TRANSFERÊNCIA nova série #07 Revista de Psicanálise Ser o Sinthoma Bernardino C. Horne - EBP-Bahia - horneba@terra.com.br No Seminário 23, O Sinthoma, Lacan (2007) afirma que o analista é o Sinthoma. Pergunto-me, que

Leia mais

Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano:

Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano: CRÉDITOS Componente Curricular: Psicoterapia I Psicanálise Professor(a): Dalmir Lopes Período: 8º TURNO: Noturno Ano: 2015.2 TOTAL DE AULAS(h/a) CARGA HORÁRIA ATIVIDADES EM ESPAÇOS DIVERSIFICADOS CARGA

Leia mais

O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA NA PSICOSE: O SECRETÁRIO DO ALIENADO E SUAS IMPLICAÇÕES

O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA NA PSICOSE: O SECRETÁRIO DO ALIENADO E SUAS IMPLICAÇÕES O MANEJO DA TRANSFERÊNCIA NA PSICOSE: O SECRETÁRIO DO ALIENADO E SUAS IMPLICAÇÕES Roberto Lopes Mendonça O tratamento da psicose: impasses iniciais No trabalho clínico com a psicose, torna-se cada vez

Leia mais

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN FPS e sinthome. Paola Salinas

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN FPS e sinthome. Paola Salinas Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 14 julho 2014 ISSN 2177-2673 1 Paola Salinas Este texto visa clarear algumas indagações a respeito do fenômeno psicossomático a partir da noção de sinthome

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X A PSICANÁLISE NO CONTEXTO DA CLÍNICA-ESCOLA Bruna C. de Oliveira Danziger Rafael dos Reis Biazin O que se configura de forma premente no âmbito das práticas clínicas atuantes nas clínicas-escolas é a impossibilidade

Leia mais

OS TRABALHOS ARTÍSTICOS NÃO SÃO PRODUTOS DO INCONSCIENTE 1

OS TRABALHOS ARTÍSTICOS NÃO SÃO PRODUTOS DO INCONSCIENTE 1 OS TRABALHOS ARTÍSTICOS NÃO SÃO PRODUTOS DO INCONSCIENTE 1 (Pontuações do livro de Collete Soler A Psicanálise na Civilização ) Sonia Coelho 2 Lendo essa afirmativa Os trabalhos artísticos não são produtos

Leia mais

IDEOLOGIA E DESEJO. Fernando HARTMANN Universidade Federal do Rio Grande do Sul

IDEOLOGIA E DESEJO. Fernando HARTMANN Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1 IDEOLOGIA E DESEJO Fernando HARTMANN Universidade Federal do Rio Grande do Sul Ao relacionarmos duas ou mais teorias, visando criar uma terceira, devemos levar em conta a estrutura significante de modo

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 6 junho de 2004

Latusa Digital ano 1 N 6 junho de 2004 Latusa Digital ano 1 N 6 junho de 2004 Desenha aí, ô ou a anorexia epistêmica Angela Folly Negreiros * Os que praticam a psicanálise já devem ter recebido em seu consultório sujeitos que passaram pela

Leia mais

DO GOZO À FALTA: O SUJEITO E O ENLAÇAMENTO ENTRE O SINTOMA E O DESEJO. Em termos psicanalíticos a referência ao desejo como campo subjetivo ligado

DO GOZO À FALTA: O SUJEITO E O ENLAÇAMENTO ENTRE O SINTOMA E O DESEJO. Em termos psicanalíticos a referência ao desejo como campo subjetivo ligado DO GOZO À FALTA: O SUJEITO E O ENLAÇAMENTO ENTRE O SINTOMA E O DESEJO Altair José dos Santos Em termos psicanalíticos a referência ao desejo como campo subjetivo ligado necessariamente à linguagem, implica

Leia mais

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana O amor e a mulher O que une os seres é o amor, o que os separa é a Sexualidade. Somente o Homem e A Mulher que podem unir-se acima de toda sexualidade são fortes. Antonin Artaud, 1937. Daniela Goulart

Leia mais

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Atualizado após a Assembleia Geral de Julho 2014

PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN. Atualizado após a Assembleia Geral de Julho 2014 PRINCÍPIOS DIRETIVOS PARA UMA ESCOLA ORIENTADA PELO ENSINO DE SIGMUND FREUD E JACQUES LACAN Atualizado após a Assembleia Geral de Julho 2014 I - A IF e sua Escola A IF, Federação das Associações dos Fóruns

Leia mais

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 e o amor no real Gresiela Nunes da Rosa Diante da constatação de que o menino ou o papai possui um órgão fálico um tanto quanto

Leia mais

A resistência como potência

A resistência como potência A resistência como potência Arthur Figer O fenômeno da resistência na teoria e clínica psicanalíticas é marcado por diferentes conceitos e interpretações, muitas vezes ambíguos e contraditórios. Ao mesmo

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 92 5 Considerações finais Ouve-me, ouve meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. Quando digo "águas abundantes" estou falando da força de corpos nas água do mundo. Capta essa outra

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG 1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA Deptº de Psicologia / Fafich - UFMG Disciplina: Conceitos Fundamentais A 1º sem. 2018 Ementa: O curso tem como principal objetivo o estudo de conceitos

Leia mais

O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1

O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 O DESEJO NA DIREÇÃO DO TRATAMENTO 1 Mônica Palacio de Barros Correia 2 Começo esse trabalho com a máxima de La Rochefoucauld acerca das coisas para as quais não podemos olhar fixamente: como o sol e a

Leia mais

Latusa digital ano 3 Nº 26 dezembro de 2006

Latusa digital ano 3 Nº 26 dezembro de 2006 Latusa digital ano 3 Nº 26 dezembro de 2006 Os resultados terapêuticos da psicanálise: novas formas da transferência * Nós que nos amamos tanto Jorge Chamorro ** Introdução É no caminho que Jacques Lacan

Leia mais

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina O corpo e os objetos (a) na clínica dos transtornos alimentares Lázaro Elias Rosa Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina Com este título, nomeamos o conjunto de nossos trabalhos, bem como o rumo

Leia mais

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUTIDO PELA ESCOLA FREUDIANA DA ARGENTINA NOEMI SIROTA O trabalho permite

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n o 8

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n o 8 Almanaque On-line entrevista Cristina Drummond 1 1) Almanaque On-line: Você tem-se dedicado bastante ao tema que perpassa as discussões no âmbito da Associação Mundial de Psicanálise e que vem representado

Leia mais

seguiam a corrente clássica de análise tinham como norma tratar da criança sem fazer

seguiam a corrente clássica de análise tinham como norma tratar da criança sem fazer 122 4. DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante muitos anos, na história da psicanálise de crianças, os analistas que seguiam a corrente clássica de análise tinham como norma tratar da criança sem fazer

Leia mais

Algumas considerações sobre a escuta psicanalítica

Algumas considerações sobre a escuta psicanalítica Propus me fazer algumas considerações sobre a escuta psicanalítica considero as fundamentais é uma questão que tem me indagado, além de que, para a qual, sendo também mestra em Antropologia Cultural, fui

Leia mais

O INTERMINÁVEL DAQUILO QUE TERMINA

O INTERMINÁVEL DAQUILO QUE TERMINA O INTERMINÁVEL DAQUILO QUE TERMINA Por Arlete Mourão Simpósio de Olinda (agosto de 2005) Existem dois tipos de análises termináveis: aquelas cuja saída se dá pela père-version e aquelas cuja saída se dá

Leia mais

Núcleo Sephora de Pesquisa sobre o Moderno e o Contemporâneo ISSN X

Núcleo Sephora de Pesquisa sobre o Moderno e o Contemporâneo ISSN X Os corpos falantes e a normatividade do supersocial 1 Psicanalista Membro da AMP-EBP AE (2000-2003) Diretora de Biblioteca da EBP-Rio E-mail: leda.guimaraeslg@gmail.com Resumo: À convite de Tania Coelho

Leia mais