Globalização e Terceirização. Roberto Santiago Vice-Presidente UGT, Presidente do IAEUGT Deputado Federal (2007/ /2015)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Globalização e Terceirização. Roberto Santiago Vice-Presidente UGT, Presidente do IAEUGT Deputado Federal (2007/ /2015)"

Transcrição

1 Globalização e Terceirização Roberto Santiago Vice-Presidente UGT, Presidente do IAEUGT Deputado Federal (2007/ /2015)

2 Desemprego batendo nos 10% Entre os jovens a situação é pior: 20% Renda do trabalhador em queda (cerca de 11% menor). Comércio e serviço ampliam desemprego; Porém vamos discutir de que forma o capital deve criar emprego.

3 Pode ser um contrassenso mas não podemos permitir que o salve-se quem puder crie uma precarização irreversível. É preciso uma reflexão por parte das lideranças sobre o futuro na organização do trabalho.

4 Não vamos falar dos detalhes de como surgiu a terceirização e onde. A história é importante mas não neste momento de decisão frente a um PL em vias de aprovação. Porém é didático conhecer terceirizações que se transformaram em categorias importantes de trabalhadores. Aprofundar a discussão é importante quando ser contra não é suficiente. Porém um pouco de história pode ser didático para compreender a realidade atual.

5 Usei este titulo, no presente trabalho, pois Globalização e Terceirização são irmãs inseparáveis (embora não siamesas) e seguirão um rumo de expansão, comandadas pelas empresas multinacionais, com amplas alternativas locacionais. Significa, na prática, que se uma multinacional encontrar dificuldades num país migrará para outro onde não tenha tantas restrições. As empresas continuarão ampliando as terceirizações, com objetivos de ganhos de escala e especialização e redução de custos, buscando como resultado conjunto, os ganhos de competitividade.

6 A redução de custos será focado na redução dos custos com a mão-de-obra, seja pelo aumento da produtividade, como pelas reduções relativas de salários e do valor dos benefícios. Como consequência efetiva, os trabalhadores terceirizados terão remuneração relativa menor que os secundarizados, ou seja, os empregados diretos da contratante dos serviços terceirizados. Não há como esconder essa realidade, seja pelos dados atuais como pela própria lógica empresarial ou capitalista com a terceirização. Mas isso não deve ser confundida como precarização das condições de trabalho.

7 Henry Ford tinha ideia de fazer tudo em casa, produzindo dentro do seu grupo empresarial tudo o que ia dentro do seu carro, desde o aço à borracha, integrando as partes sucessivamente e finalizando da sua linha de produção. O conceito da linha de produção prevaleceu. A da verticalização total não. A grande mudança foi promovido pela Toyota, com a organização e gerenciamento da sua cadeia produtiva, integrando sucessivamente compradores e terceiros fornecedores. A cadeia produtiva do toyotismovai do final ao começo.

8 Começa com o justin time, em função da demanda e vai caminhando num processo sucessivo de terceirização, quarteirização, quinteirizaçãoe assim sucessivamente. Com a especificação dos produtos e insumos que devem participar do veículo final. A especificação chega ao ponto de determinar o tipo, granulação e conteúdo do minério de ferro que será utilizado na chapa de aço que irá fazer parte do Corolla, para assegurar a sua qualidade e uniformidade. A cadeia de suprimentos não é uma sucessão de compras comerciais, mas uma rede tecnológica, dentro da qual ocorrem as negociações comerciais. Ou seja uma cadeia de produtores e serviços específicos e especializados.

9 Terceirização consolidada em categoria especifica Asseio e Conservação; Vigilância e segurança. Áreas em que o próprio desenvolvimento da sociedade e segurança no trabalho, exigiram que fossem serviços especializados e que necessitam de investimento constante e modernização. Ambas as categorias se consolidaram.

10 Terceirização da atividade fim e meio O empresário nunca terceiriza a atividade fim de sua empresa: nós é que temos uma visão diferente do que seria a atividade fim (normalmente é onde tem mais trabalhadores!) O que elimina esta discussão? O trabalho especializado. O exemplo são as grandes categorias criadas, citadas anteriormente.

11 A regulamentação hoje se resume ao enunciado (e o código civil) Enunciado 331 Contrato de prestação de serviços. Legalidade -Inciso IV alterado pela Res. 96/2000, DJ I -A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de ). II -A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da administração pública direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).

12 III -Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância (Lei nº 7.102, de ) e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta. IV -O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços, quanto àquelas obrigações, inclusive quanto aos órgãos da administração direta, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam articipado da relação processual e constem também do título executivo judicial (art. 71 da Lei nº 8.666, de ).

13 Na espera de votação pelo Senado, temos o PL 4330 (PLC 30 Senado) Art. 2º Para os fins desta Lei, consideram-se: I -terceirização: a transferência feita pela contratante da execução de parcela de qualquer de suas atividades à contratada para que esta a realize na forma prevista nesta Lei; II -contratante: a pessoa jurídica que celebra contrato de prestação de serviços determinados, específicos e relacionados a parcela de qualquer de suas atividades com empresa especializada na prestação dos serviços contratados, nos locais determinados no contrato ou em seus aditivos; e capacidade econômica compatível com a sua execução.

14 Art. 15. A responsabilidade da contratante em relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias devidas pela contratada é solidária em relação às obrigações previstas nos incisos I a VI do art. 16 desta Lei.

15 Art. 16. A contratante deve exigir mensalmente da contratada a comprovação do cumprimento das seguintes obrigações relacionadas aos empregados desta, que efetivamente participem da execução dos serviços terceirizados, durante o período e nos limites da execução dos serviços contratados: I pagamento de salários, adicionais, horas extras, repouso semanal remunerado e décimo terceiro salário; II concessão de férias remuneradas e pagamento do respectivo adicional; III concessão do vale-transporte, quando for devido; IV depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço -FGTS; V pagamento de obrigações trabalhistas e previdenciárias dos empregados dispensados até a data da extinção do contrato de terceirização; VI recolhimento de obrigações previdenciárias.

16 CÂMARA DOS DEPUTADOS III -contratada: as associações, sociedades, fundações e empresas individuais que sejam especializadas e que prestem serviços determinados e específicos relacionados a parcela de qualquer atividade da contratante e que possuam qualificação técnica para a prestação do serviço contratado e capacidade econômica compatível com a sua execução.

17 O Pl4330 acaba com a insegurança jurídica? Extinguir a distinção entre atividade-fim e atividade-meio elimina uma insegurança jurídica, pois a interpretação sobre o que é atividade-fim de uma empresa depende do fiscal, do procurador ou do juiz. Não há uma definição objetiva e também é uma distinção obsoleta na Teoria Geral da Administração. O PL 4330 cria, no entanto, outra: Diz que a empresa pode terceirizar parcela de qualquer das suas atividades, mas não define que parcela. Acaba deixando a cargo da interpretação das autoridades

18 Com a globalização enfrentamos algo mais complexo e que vai exigir muito de nossa criatividade e capacidade de transformação. Falamos de um modelo Sindical de Desde a consolidação das leis trabalhistas, o Brasil promulgou 3 novas constituições, sem que a CLT sofresse alteração substancial; Podemos resistir? Vale a pena para o trabalhador?

19 A mudança no mundo do trabalho provocou uma série de desafios para o movimento Sindical; Trabalhador não cria emprego e as mudanças que ocorrem tem que ser administradas e sempre procurar defender o que é mais precioso: emprego e salário. Porém a compreensão do momento em relação a terceirização é fundamental.

20 A contraposição Sindical a terceirização A realidade que temos a enfrentar é que com a implantação das cadeias produtivas teve como objetivo principal da empresa a qualidade do produto. Porém estabelecida as suas bases, a negociação comercial leva à pressões para minimização dos custos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. O principal fator de gerenciamento dos custos é o da mão-deobra, onde influem as condições de qualificação dos trabalhadores e a sua organização, em torno de Sindicatos. Para superar a força dos Sindicatos as multinacionais espalharam as suas unidades produtivas por todo o mundo, buscando sucessivamente países e regiões internas onde encontrassem dois fatores principais:

21 Mão-de-obra qualificada ou com formação básica para serem qualificados; Menor organização sindical ou força dos sindicatos. A pauta das reivindicações sindicais partem sempre de uma situação existente, lutando por uma melhora ou para evitar uma piora: Principalmente a redução do contingente de trabalhadores empregados. Diante da percepção de fuga da pressão sindical com a diversificação da cadeia produtiva pelo mundo, os sindicatos se opõe à globalização e à terceirização: Com poucos resultados práticos.

22 O confronto entre os empregadores e os sindicatos nas cadeias produtivas As empresas multinacionais acharam um caminho para vencer as forças sindicais: Globalizaram a sua cadeia de suprimentos. Vão atrás de instalações, para suas atividades, ou de terceiros, onde o poder e a resistência sindical seja mais fraca. Um dos principais motivos senão o principal da globalização produtiva industrial é a disputa sindical.

23 Os trabalhadores e seus sindicatos não encontraram o caminho para se contrapor a essa estratégia dos empregadores: Manifestam-se publicamente e em conferências internacionais contra a globalização, mas não conseguem alterar o curso da história que avança cada vez mais para a ampliação da globalização, embutindo a terceirização. Ou seja a terceirização como unidades autônomas, especializadas.

24 Os efeitos sobre os trabalhadores Dois são os efeitos diretos desse processo: um bom e outro ruim. O bom é o aumento global de empregos, com as unidades descentralizadas das cadeias produtivas gerando mais empregos, massa salarial e maior poder de consumo nesses locais; O ruim é a perda de empregos dos trabalhadores das unidades com produção reduzida ou encerrada: Eles tem que buscar outros empregos, com menor remuneração, trabalhar por conta própria, migrar para outros países e ficar desempregado.

25 A remuneração média dos trabalhadores cai, mas esse elemento é apenas um indicador estatístico, pois não existem mecanismos de relacionamento internacional entre os trabalhadores. Isso só ocorre nas cúpulas da organização sindical, com baixa representatividade. A redução de grandes contingentes de trabalhadores, pela descentralização da cadeia de suprimento, pode dar origem a crises internacionais.

26 A terceirização dos serviços O principal foco das discussões e regulação da terceirização é a dos serviços, o que envolve uma distinção entre os ditos tradebles(comercializáveis ou exportáveis ) e os nontradebles : Os tradeblessão os serviços que podem ser feitos fora da empresa e até importados; Osnontradeblessão os que precisam ser feitos localmente, não podendo ser importados, sendo que alguns precisam ser prestados dentro da empresa contratante final dos serviços.

27 São, por exemplos, os serviços de faxina, segurança, e outros. Serviços médicos podem ser contratados pela empresa para atender aos seus funcionários para serem tratados nas clínicas ou hospitais localizados fora da empresa: Eventualmente a empresa precisa manter um serviço de atendimento a emergências, em caso de acidentes

28 Mudanças na organização dos serviços Com a evolução tecnológica e especialização profissional já houve e continua havendo grandes alterações na organização empresarial dos serviços, alterando os modelos tradicionais. A mudança mais visível ocorreu nos serviços de atendimento e comunicação telefônica, com a instalação dos chamados call center.

29 Os call centers tem, atualmente âmbito internacional: As companhias aéreas de todo o mundo reservam e vendem passagens nos callcenters localizados na Índia. Os atendimentos dos chamados help desk, ou seja, assistência remota a problemas com computador são feitos também por contactcenter localizados na Índia ou em qualquer outra parte do mundo, inclusive no Brasil (caso da IBM); Os SACs(serviços de atendimento ao consumidor) para ouvir e anotar, principalmente, as reclamações dos consumidores estão em todo mundo.

30 A terceirização dos chamados Call Centers Os contactcenters, e mais especificamente o CallCenter são os principais alvos das restrições de terceirização, com a desconsideração como serviços contratados, caracterizando os empregados da fornecedora como empregados da contratante.

31 A primeira grande dificuldade é caracterizar quem trabalha para quem? Quem trabalha para bancos e terá que se tornar bancário; Quem trabalha para companhia aérea e será considerada aeroviária; Quem trabalha na cobrança de uma siderúrgica e se tornará um metalúrgico? E se pelo rodízio de empregados, mudar de posto e passar a atender a uma outra empresas? Terá que mudar de Sindicato?

32 Se for estabelecida a restrição à terceirização dos callcenter, as prestadoras de serviços irão migrar para os países vizinhos, principalmente Argentina, Paraguai e Uruguai, por estarem no Mercosul e as que estão no pais irão prestar serviços apenas a empresas estrangeiras, para evitar as equiparações sindicais e remuneratórias. Algumas farão uma triangulação, contratando a empresa ou unidade instalada no Uruguai que, por sua vez subcontrata a unidade brasileira. Os trabalhadores brasileiros continuam trabalhando no Brasil, atendendo a usuários nacionais, mas formalmente trabalham para uma empresa exportadora.

33 A empresa prestadora dos serviços poderá ser considerada uma interposta pessoa, mas as empresas gerarão uma complexa rede internacional para a sua descaracterização. Os Sindicatos irão reclamar, o Ministério Público do Trabalho irá promover ações de difícil execução, pois envolverão intrincadas relações com diversos países, para as quais as multinacionais estarão preparadas e as instituições nacionais não.

34 Não se trata de um desalento acerca da luta em relação a terceirização. E sim colocar em discussão que temos algo maior em jogo que não se limita a pressão sobre o legislativo para que vote ou deixe de votar. Hoje temos cerca de 12 milhões de trabalhadores na posição de terceirizados que merecem uma regulação.

35 Muito obrigado!

A nova Lei da Terceirização e do Trabalho Temporário (Lei /2017)

A nova Lei da Terceirização e do Trabalho Temporário (Lei /2017) A nova Lei da Terceirização e do Trabalho Temporário (Lei 13.429/2017) { Perspectivas, tendências e desafios nas relações de trabalho João Gomes Netto OAB/ES 13.411 joao@aadvogadosassociados.adv.br SUMÁRIO

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAS E SERVIÇOS NO MERCADO DE SAÚDE.

CRITÉRIOS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAS E SERVIÇOS NO MERCADO DE SAÚDE. . SINDICATO DOS HOSPITAIS, CLÍNICAS, CASAS DE SAÚDE, LABORATÓRIOS DE PESQUISAS E ANÁLISES CLÍNICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO Fundado em 11/02/1938 71 anos Presidente: Dr.Dante Ancona Montagnana 1 . REPRESENTA

Leia mais

COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles

COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles COMO A JUSTIÇA DO TRABALHO TEM SE POSICIONADO NO JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÕES? Davi Furtado Meirelles - Evolução histórica da economia brasileira baseada em três ciclos econômicos:

Leia mais

O que é terceirização?

O que é terceirização? TERCEIRIZAÇÃO A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de lei 4330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Agora, o projeto será encaminhado diretamente

Leia mais

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro.

Sindicato das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro. 1 Circular 22/2015 Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015. Ref: Projeto de Lei da Terceirização Ilmo Provedor / Presidente / Diretor O Senado Federal lançou, na internet, uma pesquisa sobre o projeto de lei

Leia mais

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS": FATORES IMPREVISÍVEIS OU,

DEMANDA COMPLEMENTAR DE SERVIÇOS: FATORES IMPREVISÍVEIS OU, LEI 13.429/2017 - ALTERA A LEI 6.019/74. PERMANECE UMA RELAÇÃO TRIANGULAR: TRABALHADOR AGÊNCIA TOMADOR. ANTES DEPOIS SUBSTITUIÇÃO TRANSITÓRIA DE PESSOAL PERMANENTE. PERMANECE IGUAL. ACRÉSCIMO EXTRAORDINÁRIO

Leia mais

Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul

Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul Seminário de Assuntos Contábeis de Caxias do Sul AS NOVAS REGRAS DA TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA Caxias do Sul, 18 de maio de 2017 Terceirização Fenômeno recente, com maior dimensão a partir da década de

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

TERCEIRIZAÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES TERCEIRIZAÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES O QUE É? PARA QUE SERVE? FUNDAMENTOS? Súmula nº 331 do TST CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. LEGALIDADE I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O que é afinal terceirização?

TERCEIRIZAÇÃO SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O que é afinal terceirização? O que é afinal terceirização? A contratação de serviços de terceiros para suas atividades meio, liberando seus gestores para dedicarem-se exclusivamente à atividade fim, qual seja, aquela que é a razão

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Adam Smith Londres: divisão de tarefas resultou numa especialização do trabalho, com sensível ganho de velocidade na produção e r

1. INTRODUÇÃO Adam Smith Londres: divisão de tarefas resultou numa especialização do trabalho, com sensível ganho de velocidade na produção e r RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE TOMADORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS Osvaldo R. Fernandes Engenheiro Florestal Ibaiti Florestal Nov/08 1. INTRODUÇÃO 1776 - Adam Smith Londres: divisão de tarefas resultou numa

Leia mais

Pereira Advogados Todos os Direitos Reservados

Pereira Advogados Todos os Direitos Reservados 15 Seminário sobre Produtividade e Redução de Custos na Agroindústria Canavieira Grupo IDEA Terceirização: Cenário Atual e Perspectivas 2 Conceito: - Em termos jurídicos, terceirizar significa delegar

Leia mais

III CONGRESSO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS NO RS - SATERGS A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA TERCEIRIZAÇÃO

III CONGRESSO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS NO RS - SATERGS A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA TERCEIRIZAÇÃO III CONGRESSO DOS ADVOGADOS TRABALHISTAS DE EMPRESAS NO RS - SATERGS A REGULAMENTAÇÃO LEGAL DA TERCEIRIZAÇÃO 1 QUADRO VIGENTE ANTES DA REGULAMENTAÇÃO Súmula 331 do TST Insegurança jurídica pela falta de

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO E SEUS ASPECTOS NEGATIVOS

TERCEIRIZAÇÃO E SEUS ASPECTOS NEGATIVOS TERCEIRIZAÇÃO E SEUS ASPECTOS NEGATIVOS OLIVEIRA, Danielle Valéria Dias de 1 MELO JUNIOR, Gilberto Aparecido de 1 SILVA, Danilo de Oliveira 2 1 Acadêmicos do curso de Graduação em Administração da Faculdade

Leia mais

Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização?

Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização? Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização? O projeto de lei que regulamenta e expande a terceirização no país (PL 4330/2004) não foi remetido ao Senado nesta segunda feira (27), ao

Leia mais

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA. Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão

LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA. Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão LEGALE CURSO DE EXECUÇÃO TRABALHISTA Sujeito Passivo / Grupo de Empresas / Sucessão Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Advogado

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União

TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS Autor: Sidnei Di Bacco/Advogado da União LEI 8.666/1993 Art. 71. O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultantes da execução

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Terceirização 1) Definição 2) Modalidades a) permanente ou temporária (nova lei 6.019/74

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO. gehling.com.br

A REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO. gehling.com.br A REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO TERCEIRIZAÇÃO SEGUNDO A SÚMULA 331 DO TST I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços,

Leia mais

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017

Reflexões sobre a Lei /17. Setembro de 2017 Reflexões sobre a Lei 13.429/17 Setembro de 2017 A Lei 13.429 de 31/03/2017 Reflexões Iniciais Necessidade de regulamentação e modernização trabalhista no Brasil. Súmula 331 Atividade-fim x atividade-meio

Leia mais

A lei /17 e os seus impactos na terceirização brasileira

A lei /17 e os seus impactos na terceirização brasileira BAPTISTA LUZ ADVOGADOS R. Ramos Batista. 444. Vila Olímpia 04552-020. São Paulo SP baptistaluz.com.br A lei 13.429/17 e os seus impactos na terceirização brasileira Introdução O surgimento do modelo de

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO

UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO UNIDADE VIII TERCEIRIZAÇÃO 1. Conceito de Terceirização é a transferência de atividades para fornecedores especializados. Assim, a Terceirização é uma relação Trilateral, abrangendo em um dos vértices

Leia mais

A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. * Principais Temáticas*

A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. * Principais Temáticas* A TERCEIRIZAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO * Principais Temáticas* Setembro / 2017 INTRODUÇÃO: Os quadros sinópticos que compõem o presente estudo são o retrato sintetizado das principais temáticas e mudanças

Leia mais

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos

TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO. Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Profª Dra. Ana Amélia Mascarenhas Camargos Trabalho Temporário: Lei nº 6.019/74, com alterações da Lei nº 13.429/17 (Lei da Terceirização), alterada posteriormente pela

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO

TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO TERCEIRIZAÇÃO E TRABALHO TEMPORÁRIO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TERCEIRIZAÇÃO... 4 Conceito...4 Histórico... 5 Terceirização Lícita Requisitos...6 Responsabilidade da Contratante... 8 Direitos e Condições

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO. 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas

TERCEIRIZAÇÃO. 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas TERCEIRIZAÇÃO 1- Atividade-meio X atividade-fim 2- Pejotização X terceirização 3- Fundo garantidor dos direitos trabalhistas CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO Forma de organização estrutural que permite a uma

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Duração, extinção, inexecução, sanções e responsabilidade Parte 2 Prof. Denis França o Se a extinção ocorrer com culpa do contratado (art. 80, 86 e 87):

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Sujeitos do contrato de trabalho / empregador. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO DO TRABALHO. Sujeitos do contrato de trabalho / empregador. Prof. Hermes Cramacon DIREITO DO TRABALHO Sujeitos do contrato de trabalho / empregador Prof. Hermes Cramacon Avulso Trabalhador portuário - Lei 12.815/2013. Trabalhador não portuário - Lei 12.023/2009. Conceito: Aquele que

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DA DECLARAÇÃO DE CONSTITUCIONALIDADE DO ART. 71, 1º, DA LEI Nº 8.666/93,

Leia mais

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap Debates, projetos e encaminhamentos Assessoria Técnica do Diap A terceirização se intensificou no Brasil com a chamada 3º revolução industrial, na década de 70. Com o passar do tempo se tornou uma prática

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta!

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! À luta para resistir, colegas da TI! Por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou,

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 4.302-E DE 1998 Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe

Leia mais

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8

DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 DIREITO MATERIAL DO TRABALHO AULA 8 1. TERCEIRIZAÇÃO A terceirização constitui o fornecimento de atividade especializada e não o fornecimento de trabalhadores. É um instituto da ciência da administração

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 1998 BREVE SÍNTESE E CONSIDERAÇÕES SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO

PROJETO DE LEI Nº DE 1998 BREVE SÍNTESE E CONSIDERAÇÕES SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO PROJETO DE LEI Nº 4.302 DE 1998 BREVE SÍNTESE E CONSIDERAÇÕES SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO O plenário da Câmara dos Deputados aprovou no dia 22.03.2017, por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções o Projeto

Leia mais

Uma pedra no meio do caminho

Uma pedra no meio do caminho Uma pedra no meio do caminho Em encontro com empresários do setor, promovido pela Fesesp, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazianotto (foto ao lado), falou da necessidade de uma legislação

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO. SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e

ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO. SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e ROTEIRO DE ESTUDOS - CURSO OJ PROFESSOR HOMERO FEVEREIRO A JUNHO DE 2016 GRUPO ECONÔMICO SUM-93 BANCÁRIO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Integra a remuneração do bancário a vantagem

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS, A EXPERIÊNCIA É UM INGRATO PROFESSOR: PRIMEIRO FAZ O EXAME E SÓS DEPOIS DÁD. George Gilder, consultor americano

TERCEIRIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS, A EXPERIÊNCIA É UM INGRATO PROFESSOR: PRIMEIRO FAZ O EXAME E SÓS DEPOIS DÁD. George Gilder, consultor americano TERCEIRIZAÇÃO NOS NEGÓCIOS, A EXPERIÊNCIA É UM INGRATO PROFESSOR: PRIMEIRO FAZ O EXAME E SÓS DEPOIS DÁD A LIÇÃO ÃO George Gilder, consultor americano 19/05/2008 CJUR - Comitê Jurídico 1 SUMÁRIO CONTRATO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Unidade 3. Empregados e Empregadores. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE DIREITO, TURISMO E MUSEOLOGIA DEPARTAMENTO DE DIREITO Disciplina Direito do Trabalho I Prof. Amauri Cesar Alves 1. Empregado:

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Prática: Terceirização/ Grupo de Empresas / Sucessão. Professor: Dr. Rogério Martir

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO. Prática: Terceirização/ Grupo de Empresas / Sucessão. Professor: Dr. Rogério Martir LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Prática: Terceirização/ Grupo de Empresas / Sucessão Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social

Leia mais

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados

Projeto de lei 4330/ quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados Projeto de lei 4330/2004 - quadro comparativo entre as redações aprovadas na Câmara dos Deputados PL 4330 - projeto original apresenta à Ementa: Dispõe sobre o contrato de prestação de serviços e as relações

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros)

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros) COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA - CCJC PROJETO DE LEI Nº 4.330, DE 2004 (De Artur Bruno e outros) Dispõe sobre o contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO TERCEIRIZAÇÃO Prof. Antero Arantes Martins Terceirização Terceirização é um neologismo da palavra terceiro, aqui compreendido como intermediário. Segundo Godinho: é o fenômeno pelo

Leia mais

Módulo Direito e Processo do Trabalho

Módulo Direito e Processo do Trabalho Material Teórico Carreiras Militares Módulo Direito e Processo do Trabalho Aula 5 Parte II A execução e a finalização do Processo do Trabalho Conteudista Responsável: Profª Marlene Lessa cod DPTrabCDSG1108_MilitarPII_a05

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

A TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL

A TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL A TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL DADOS SETORES ESTATÍSTICAS PESQUISA SETORIAL AGOSTO 2014 REALIZAÇÃO APOIO APOIO Fontes : IBGE / RAIS / CEBRASSE / FENASERHTT / MTE NÚMEROS / EMPREGABILIDADE 14,3 Milhões de Trabalhadores

Leia mais

O que está em jogo na Reforma Trabalhista?

O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O que está em jogo na Reforma Trabalhista? O juiz do Trabalho de São Paulo, Jorge Luiz Souto Maior, especialista na área, professor da USP, escreveu artigos nos quais organizou os pontos da Reforma Trabalhista

Leia mais

Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho

Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho Trabalhista Trabalho temporário Regras sobre relações de trabalho Trabalhista - Alterada a lei sobre o trabalho temporário e definidas as regras sobre relações de trabalho na empresa de prestação de serviços

Leia mais

Terceirização O que mudou? 18 de abril de 2017 Patricia Ulian

Terceirização O que mudou? 18 de abril de 2017 Patricia Ulian Terceirização O que mudou? 18 de abril de 2017 Patricia Ulian Até março de 2017... Terceirização(Súmula 331 do TST) Vigilância Conservação e limpeza Serviços especializados = atividades-meio do tomador

Leia mais

Terceirização na Administração Pública

Terceirização na Administração Pública Terceirização na Administração Pública PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), junho de 2017. Sumário de aula 1. BREVE HISTÓRICO 2.

Leia mais

Trabalhador terceirizado

Trabalhador terceirizado 1 5. Terceirização A terceirização da atividade empresarial obedece a uma dissociação da atividade produtiva, nas palavras do Ministro Maurício Godinho, na qual a empresa tomadora contrata uma empresa

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Página1 CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Primeiro, a lei 13429, de 31.03.2017 introduziu alterações nas relações de trabalho e dispôs sobre Trabalho Temporário e Terceirização. Depois,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇAO DO TRABALHO

REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇAO DO TRABALHO 1. MONITOR PARLAMENTAR DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ASSESSORIA PARLAMENTAR REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇAO DO TRABALHO Proposição Ementa Resumo Tramitação PL 4330/2004, de autoria do deputado Sandro Mabel

Leia mais

LEI No , DE 31 DE MARÇO DE 2017

LEI No , DE 31 DE MARÇO DE 2017 LEI No 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017 Altera dispositivos da Lei no 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre

Leia mais

Hélio Stefani Gherardi

Hélio Stefani Gherardi Hélio Stefani Gherardi Advogado sindical há mais de 43 anos, como assessor de diretoria para vários Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais de Trabalhadores Consultor Técnico do D.I.A.P. Advogado

Leia mais

Terceirização em empresas de telecomunicações: Racionalidade e Efeitos

Terceirização em empresas de telecomunicações: Racionalidade e Efeitos Terceirização em empresas de telecomunicações: Racionalidade e Efeitos 21 de maio de 2013 57º Painel Telebrasil Setor de Telecomunicações: novo modelo organizacional Estruturas eficientes, qualidade dos

Leia mais

Boletim 743/2015 Ano VII 17/04/2015

Boletim 743/2015 Ano VII 17/04/2015 Boletim 743/2015 Ano VII 17/04/2015 1 2 3 4 5 6 Professores deixam a Assembleia Legislativa após quase 24h Docentes pressionaram parlamentares e pediram mais diálogo com o governo estadual; eles ocuparam

Leia mais

Britcham Corporate Day Aspectos Trabalhistas 23/03/2016

Britcham Corporate Day Aspectos Trabalhistas 23/03/2016 Britcham Corporate Day Aspectos Trabalhistas 23/03/2016 Regulamentação Constituição (art. 7º) CLT Consolidação das Leis do Trabalho Legislação Esparsa Convenções e Acordos Coletivos Contratos Individuais

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Sindicato Dos Laboratórios De Minas Gerais TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

Sindicato Dos Laboratórios De Minas Gerais TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO Sindicato Dos Laboratórios De Minas Gerais Nº: 73 INFOLAB Data: 12/04/2017 Fale conosco: (31) 3213-2738 - Fax: (31) 3213-0814 secretaria@sindlab.org.br www.sindlab.org.br TRABALHO TEMPORÁRIO E TERCEIRIZAÇÃO

Leia mais

Pessoa com Necessidades Especiais Portaria MTE nº 2020/10. Regulamentação da Atividade PL 4330/04. Objeto. Objeto

Pessoa com Necessidades Especiais Portaria MTE nº 2020/10. Regulamentação da Atividade PL 4330/04. Objeto. Objeto ASSUNTOS PENDENTES Regulamentação da Atividade PL 4330/04 Pessoa com Necessidades Especiais Portaria MTE nº 2020/10 Responsabilidade solidária entre o tomador e o prestador de serviços no cumprimento das

Leia mais

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso.

Excetuam-se da exigência de licença prévia as jornadas de doze horas de trabalho por trinta e seis horas ininterruptas de descanso. REFORMA TRABALHISTA Em exceção ao disposto no art. 59 desta Consolidação, é facultado às partes, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário

Leia mais

Terceirização da mão de obra. Fevereiro/2017

Terceirização da mão de obra. Fevereiro/2017 Terceirização da mão de obra Fevereiro/2017 Objetivo da Pesquisa Metodologia Tópicos da Pesquisa Informações técnicas Levantar informações sobre temas importantes no contexto atual dos Pequenos Negócios.

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Terceirização no Direito do Trabalho. Parte III Prof. Cláudio Freitas A NOVA LEI 6.019/74 - Modificações pela Lei 13.429/2017 e Lei 13.467/017 (Reforma Trabalhista).

Leia mais

Terceirização e os reflexos tributários. Fábio Junqueira de Carvalho Mestre UFMG e doutorando

Terceirização e os reflexos tributários. Fábio Junqueira de Carvalho Mestre UFMG e doutorando Terceirização e os reflexos tributários Fábio Junqueira de Carvalho Mestre UFMG e doutorando Histórico: Relatos indicam que há quase dois mil anos atrás, na Grécia, já havia empresas que alugavam escravos

Leia mais

Terceirização e Trabalho Temporário

Terceirização e Trabalho Temporário Terceirização e Trabalho Temporário Lei 13.429, de 31/03/2017 que promove alterações na Lei 6019 que disciplina as relações de trabalho na empresa de trabalho temporário, na empresa de prestação de serviços

Leia mais

LEI Nº 6.019/74 COMPARADA

LEI Nº 6.019/74 COMPARADA LEI Nº 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974. Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas Urbanas, e dá outras Providências. Art. 1º - É instituído o regime de trabalho temporário, nas condições estabelecidas

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com Todos os direitos reservados

Leia mais

CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio

CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio CONGRESSO ADVOGADOS TRABALHISTAS AGETRA Jose Eymard Loguercio Síntese 1. Oportunidade para uma justa Homenagem 2. Um brevíssimo clima geral 3. Temas específicos: resistir e agir Roberto Lyra Filho 1. Direito

Leia mais

Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro

Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro Boletim 1026/2016 Ano VIII 21/07/2016 Acordos devem prevalecer sobre a CLT, diz ministro Segundo Ronaldo Nogueira, proposta de reforma trabalhista do governo Temer deve ser enviada ao Congresso até o fim

Leia mais

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista

Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Confira os principais pontos da proposta de reforma trabalhista Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6787/16 na versão apresentada pelo relator, deputado

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE 2017 REFORMA TRABALHISTA LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 André Luís Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindical 1 As Relações do trabalho são reconhecidamente diferenciais para o crescimento,

Leia mais

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M

R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M R E F O R M A T R A B A L H I S T A 5/12/2017 B R A S S C O M A c o r d o s e C o n v e n ç õ e s C o l e t i v a s d e Tr a b a l h o D e s a f i o s e O p o r t u n i d a d e s C o m o f a z e r a n

Leia mais

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU

A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU A MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA FIQUE POR DENTRO DO QUE MUDOU Assim como a tecnologia, que evolui constantemente para oferecer mais qualidade de vida, as leis trabalhistas também precisam ser

Leia mais

Dr. Paulo Diniz Romualdo

Dr. Paulo Diniz Romualdo Dr. Paulo Diniz Romualdo TEMPO À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA art. 4º - incluído o 2º, objetiva não caracterizar como tempo à disposição do empregador o período em que o empregado estiver no seu local de trabalho

Leia mais

PL TERCEIRIZAÇÃO - TEXTO COMPARATIVO

PL TERCEIRIZAÇÃO - TEXTO COMPARATIVO - LEGENDA Art. 1º Esta Lei regula o contrato de prestação de serviço e as relações de trabalho dele decorrentes, quando o prestador for sociedade empresária que contrate empregados ou subcontrate outra

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

A inserção do Brasil nas cadeias globais. 21/02/2015 A inserção do Brasil nas cadeias globais2 1

A inserção do Brasil nas cadeias globais. 21/02/2015 A inserção do Brasil nas cadeias globais2 1 A inserção do Brasil nas cadeias globais 21/02/2015 A inserção do Brasil nas cadeias globais2 1 Aumento de complexidade dos produtos Os novos produtos disponibilizados pela tecnologia aos consumidores

Leia mais

SINDICATO DOS EMPREGADOS DE EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO PARANÁ

SINDICATO DOS EMPREGADOS DE EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO PARANÁ PAUTA DE REIVINDICAÇÃO PARA CELEBRAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012 DOS TRABALHADORES DAS EMPRESAS PARTICULARES QUE ATUAM NO ESTADO DO PARANÁ. Cláusula 1ª - DATA BASE Fica assegurada a data

Leia mais

Terceirização comparada. Brasil e outros países.

Terceirização comparada. Brasil e outros países. Terceirização comparada Brasil e outros países. O que é terceirização? A terceirização é a forma de gestão do processo produtivo da empresa que contrata de outra serviços específicos, realizados com organização

Leia mais

Presidente: Dep. Sandro Mabel Relator: Dep. Roberto Santiago CCJC - Substitutivo ao PL 4330/2004

Presidente: Dep. Sandro Mabel Relator: Dep. Roberto Santiago CCJC - Substitutivo ao PL 4330/2004 Comissão Especial Destinada a Promover Estudos Voltados à Regulamentação do Trabalho Terceirizado no Brasil. Presidente: Dep. Sandro Mabel Relator: Dep. Roberto Santiago CCJC - Substitutivo ao PL 4330/2004

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO EMENTA DIREITO DO TRABALHO E DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito do Trabalho CARGA-HORÁRIA: 10 horas EMENTA: Estudo sobre a introdução ao direito do trabalho, analisando

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 6.019, DE 3 DE JANEIRO DE 1974. Vigência Regulamento Vide Lei nº 7.855, de 1989 Dispõe sobre o Trabalho Temporário nas Empresas

Leia mais

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará...

Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Dúvidas sobre a reforma trabalhista??? Fique por dentro das principais mudanças sobre o tema e os impactos que ela trará... Você sabe para que serve a Reforma Trabalhista? É a reformulação da Consolidação

Leia mais

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO

GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO GUSTAVO FILIPE BARBOSA GARCIA TERCEIRIZAÇÃO Trabalho temporário Cooperativas de trabalho Conforme a Lei 13.429/2017 2ª edição 2017 CAPÍTULO 1 TERCEIRIZAÇÃO E INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA 1.1 CONCEITO E

Leia mais

Eixo I - Jornada de trabalho Compensação de jornada Jornada 12h x 36h Horas extras durante o regime de compensação...

Eixo I - Jornada de trabalho Compensação de jornada Jornada 12h x 36h Horas extras durante o regime de compensação... UNIÃO E MOBILIZAÇÃO Apresentação Eixo I - Jornada de trabalho...3 - Compensação de jornada...4 - Jornada 12h x 36h...5 - Horas extras durante o regime de compensação...6 Eixo II - Remuneração...7 - Férias...8

Leia mais

Legislação trabalhista: Impactos na gestão de Pessoas, Cenários e Perspectivas

Legislação trabalhista: Impactos na gestão de Pessoas, Cenários e Perspectivas Legislação trabalhista: Impactos na gestão de Pessoas, Cenários e Perspectivas WOLNEI TADEU FERREIRA ABRH AMAZONAS 20 de JULHO de 2016 O panorama econômico, social e cultural nacional impõe desafios empresariais.

Leia mais

Terceirização Lei Nº , de 31/03/2017. Impactos nos Contratos de Terceirização e as Relações de Trabalho. Terceirização. Lei Nº 6.

Terceirização Lei Nº , de 31/03/2017. Impactos nos Contratos de Terceirização e as Relações de Trabalho. Terceirização. Lei Nº 6. Terceirização Lei Nº 6.019/1974 Alterações promovidas pela Lei Nº 13.429/2017. Impactos nos Contratos de Terceirização e as Relações de Trabalho Fortaleza, 31 de Agosto de 2017. Contextualização Histórica

Leia mais

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017

XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM. A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI , de 13 de julho de 2017 XI ENCONTRO TEMÁTICO JURÍDICO DA APEPREM A TERCEIRIZAÇÃO E O SERVIÇO PÚBLICO EFEITOS DA LEI 13 467, de 13 de julho de 2017 PROF. DR. MIGUEL HORVATH JÚNIOR SÃO PAULO, AGOSTO DE 2017 Flexiguridade Conceito

Leia mais

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS

NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Publicado por ADVOCACIA Rondineli Varela NOVO CENÁRIO NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS Reforma trabalhista: entenda o que pode mudar na sua vida com as propostas apresentadas: Após passar pela comissão especial

Leia mais

Mercado de trabalho e o futuro do setor de serviços. Seminário Terceirização, Evolução e Marco Legal Brasília, 06 de dezembro de 2011

Mercado de trabalho e o futuro do setor de serviços. Seminário Terceirização, Evolução e Marco Legal Brasília, 06 de dezembro de 2011 Mercado de trabalho e o futuro do setor de serviços Seminário Terceirização, Evolução e Marco Legal Brasília, 06 de dezembro de 2011 Contexto internacional O Brasil é um dos poucos países da América latina

Leia mais

BREVES COMENTÁRIOS REFERENTES À LEI DE TERCEIRIZAÇÃO E DO TRABALHO TEMPORÁRIO (DESTAQUE PARA IN Nº 05/ MPDG)

BREVES COMENTÁRIOS REFERENTES À LEI DE TERCEIRIZAÇÃO E DO TRABALHO TEMPORÁRIO (DESTAQUE PARA IN Nº 05/ MPDG) BREVES COMENTÁRIOS REFERENTES À LEI DE TERCEIRIZAÇÃO E DO TRABALHO TEMPORÁRIO (DESTAQUE PARA IN Nº 05/2017 - MPDG) LEI Nº 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017. Altera dispositivos da Lei no 6.019, de 3 de janeiro

Leia mais

Trabalho Temporário e Terceirização

Trabalho Temporário e Terceirização Trabalho Temporário e Terceirização (Lei 6019/74) Modificações Realizadas pela Lei 13.429/2017 (PL 4.302/98) & Lei 13.467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) com Quadro Comparativo Elaborado em: 14 de Novembro

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 13.429, DE 31 DE MARÇO DE 2017. Altera dispositivos da Lei n o 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre

Leia mais

Nota Legislativa: PL 4330/2004 Terceirização nº 2 Relação de destaques supressivos e das emendas apresentadas

Nota Legislativa: PL 4330/2004 Terceirização nº 2 Relação de destaques supressivos e das emendas apresentadas Nota Legislativa: PL 4330/2004 Terceirização nº 2 Relação de destaques supressivos e das emendas apresentadas Nesta Nota Legislativa a Contatos Assessoria Parlamentar elaborou dois quadros com a relação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS. Sylvio Rodrigues Neto Abril / 2013

DIREITO DO TRABALHO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS. Sylvio Rodrigues Neto Abril / 2013 DIREITO DO TRABALHO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS Sylvio Rodrigues Neto Abril / 2013 DIREITO DO TRABALHO - O Direito do Trabalho visa a proteção do trabalhador, seja através de regulamentação legal das condições

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TERCEIRIZAÇÃO PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DA TERCEIRIZAÇÃO PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DA TERCEIRIZAÇÃO PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA PARA O BRASIL A indústria química é um dos mais importantes e dinâmicos setores da economia brasileira, representando

Leia mais

Visões da modernização trabalhista Rodrigo Dias da Fonseca. Brasília, 26 de outubro de 2017.

Visões da modernização trabalhista Rodrigo Dias da Fonseca. Brasília, 26 de outubro de 2017. Visões da modernização trabalhista Rodrigo Dias da Fonseca Brasília, 26 de outubro de 2017. 1. Atividade-meio e atividade-fim. Terceirização de serviços. Art. 2º A Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974,

Leia mais

OS DESAFIOS DO CONGRESSO PARA 2017 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE

OS DESAFIOS DO CONGRESSO PARA 2017 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE HÉLIO ZYLBERSTAJN FEA/USP E FIPE Brasília 08/02/2017 1. Introdução 2. Terceirização (PL da Câmara 30/2015) 3. Trabalho Intermitente (PL do Senado 218/2016 4. Programa Seguro-Emprego (MP 761/2016) 5. Reforma

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41

SUMÁRIO. Capítulo 5 RESPONSABILIDADE DO SÓCIO RETIRANTE Capítulo 6 PRESCRIÇÃO... 41 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 17 Capítulo 2 GRUPO ECONÔMICO... 21 Capítulo 3 TEMPO À DISPOSIÇÃO DO EMPREGADOR... 29 Capítulo 4 DIREITO COMUM E JURISPRUDÊNCIA... 31 4.1 Direito Comum como fonte subsidiária...

Leia mais