PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE CUSTO INTEGRADO E COORDENADO COM A CONTABILIDADE EM EMPRESA DE PRODUÇÃO CONJUNTA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE CUSTO INTEGRADO E COORDENADO COM A CONTABILIDADE EM EMPRESA DE PRODUÇÃO CONJUNTA"

Transcrição

1 3 PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DE CUSTO INTEGRADO E COORDENADO COM A CONTABILIDADE EM EMPRESA DE PRODUÇÃO CONJUNTA AILTON LUCIANO DE MORAIS 1 RESUMO Este trabalho visa apresentar uma proposta de estrutura contábil para a implantação de custo integrado e coordenado com a contabilidade que possa nortear o profissional da área de contabilidade de custos, reduzindo assim o tempo de implementação deste critério de avaliação dos estoques exigido pela legislação societária e tributária. Não pretendendo apresentar ferramentas gerenciais para a tomada de decisões com base na formação de custos, mas apenas preencher uma lacuna presente nas ressalvas da maioria dos relatórios de auditoria de grandes empresas de capital fechado, subsidiando e simplificando o processo de implantação do custo integrado e coordenado com a contabilidade. Palavras-chave: Contabilidade. Custo Integrado. RKW. Produção Conjunta. Custeio por Absorção. 1 INTRODUÇÃO Na busca pela excelência na avaliação dos estoques por meio de um critério que atenda a legislação societária e tributária, muitos profissionais da área de contabilidade de custos se vêm obrigados a desenvolver mecanismos próprios que sejam capazes de mensurar seus custos com base nos gastos registrados pela contabilidade. Devido à ausência de bibliografia que apresente com clareza e simplicidade uma metodologia aplicável, a grande maioria dos profissionais da área de contabilidade de custos envereda-se na criação de mecanismos para implantação de custo integrado e coordenado com a contabilidade, na maioria das vezes, pelo método de tentativa e erro. 1 Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de Minas Gerais FCETM. Pós- Graduado em MBA Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária pela Universidade de São Paulo USP. Pós-Graduando em MBA Controladoria e Finanças pela Faculdade de Ciências Contábeis da UFU: ailton.morais@uol.com.br

2 4 O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para implantação de um sistema de custo integrado e coordenado com a contabilidade. O modelo proposto não pretende apresentar ferramentas gerenciais para a tomada de decisões com base na formação de custos, mas apenas preencher uma lacuna presente nas ressalvas da maioria dos relatórios de auditoria de grandes empresas de capital fechado, subsidiando e simplificando o processo de implantação do custo integrado e coordenado com a contabilidade. Tem como principais objetivos: apresentar os principais sistemas de custos, conceituar e apresentar a forma de acumulação de gastos utilizando centros de custos (RKW) no custeio por absorção através de uma estrutura de plano de contas e centros de custos sugeridos para uma empresa de produção conjunta do ramo de alimentos. A ausência de bibliografia que apresente com clareza e simplicidade uma metodologia aplicável e o baixo conhecimento teórico do custeio RKW, apresenta-se como um dos principais obstáculos enfrentados pelos profissionais da área de custos para a mensuração dos estoques e avaliação dos custos dos produtos vendidos que atendam a legislação societária e fiscal. O que aqui é exposto pretende contribuir para a elaboração de respostas a questões que surgem como obstáculos ao trabalho cotidiano dos profissionais da área de custo: Quais os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais da área de custos para a mensuração dos estoques e custos dos produtos vendidos que estejam em consonância com a legislação societária e fiscal? De que forma pode-se simplificar o processo de implantação do custo integrado e coordenado com a contabilidade? Quais os reflexos fiscais da não adoção do custeio integrado e coordenado com a contabilidade? O conhecimento dos processos industriais pode contribuir para construção de um modelo de informação de custos integrado e coordenado com a contabilidade? De que forma a tecnologia poderá facilitar este processo? Qual (is) ganho (s) econômico (s) e financeiro (s) a empresa poderá obter após este processo implantado, e de forma estes ganhos podem ser mensurados? Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na modalidade estudo de caso. A primeira com a utilização de livros, artigos e material disponibilizado na internet. A segunda a partir da observação e envolvimento do pesquisador com o objeto estudado.

3 5 2 PRINCIPAIS MÉTODOS DE CUSTEIO Embora o objetivo seja apresentar com clareza e simplicidade uma metodologia de custeio integrado a ser implantado em uma entidade de produção contínua, faz-se necessário o conhecimento dos principais métodos de custeio que serão citados ou que têm parte de seus conceitos utilizados na presente proposta. O conhecimento profundo dos principais métodos de custeio dotará de versatilidade e permitirá ao profissional incumbido da implantação de sistema de informação de custo integrado e coordenado com a contabilidade a invocação dos conceitos que lhe forem cabíveis em cada situação. Apresentamos então as principais características dos métodos de custeio mais importantes: 2.1 CUSTEIO POR ABSORÇÃO OU INTEGRAL Um critério que foi bastante difundido e que obedece aos princípios fundamentais da contabilidade é o custeio por absorção. O ponto central do fundamento desse sistema reside na apropriação de todo e qualquer custo proveniente do processo produtivo. Isso demonstra que tanto os custos fixos quanto os variáveis são tomados como base para essa apuração. No processo de apropriação dos custos variáveis não existe maiores problemas, visto que, na sua grande maioria, são formados de custos diretos, e, conseqüentemente o processo é alocado diretamente ao produto. Isso não quer dizer que os custos indiretos variáveis não sejam apropriados dessa mesma forma O processo de apropriação dos custos fixos é um pouco diferente, pois exige um recurso especial denominado de rateio. Este é realizado tomando como índice um parâmetro geralmente arbitrário, ou seja, algum tipo de dado que seja mais prudente do ângulo de quem estiver rateando. Esse sistema é fiel ao princípio da competência no momento em que ao estoque é alocado, além dos custos variáveis, os custos fixos, demonstrando, assim, que se deve haver uma concomitância entre o faturamento e a apropriação dos custos, ou seja, se uma parcela das vendas dos produtos deixar para se efetivar no período seguinte, nada mais justo que assim também o fizer com os custos. É por esse motivo que a legislação fiscal adota esse método para efeitos de balanços e de resultados.

4 VARIÁVEL OU DIRETO Um outro critério que vem sendo posto em prática a mais de 40 anos e que quebra a validade do fundamento do custeio por absorção é o custeio variável ou direto. Ele veio para indicar um novo caminho para a análise gerencial em detrimento daquele disseminado pelo critério de absorção. O custeio variável mostra que não existem méritos no procedimento de ratear os custos fixos para os produtos, visto que, estes custos não sugerem esforços para o desenvolvimento das atividades produtivas, mas sim encargos para a manutenção de uma instalação que proporcione a produção. Isso nos mostra que os custos fixos independem da atividade produtiva, significando, então, o custo mínimo para se operar numa fábrica. Além disso, deve-se ressaltar que, uma vez serem constantes estes custos, num determinado período de tempo, independendo, então, do volume de atividade, os custos fixos por produto variam conforme o nível de produção da empresa, mostrando, dessa forma, que as decisões não podem ser tomadas considerando o custo unitário por incorrer certamente em equívocos drásticos. Essas duas ponderações são reforçadas pelo custeio variável, dada a evidência de que os custos fixos são, na sua totalidade, rateados de uma forma aleatória, por não ter estes custos uma identificação direta com o produto. Diante disso, uma simples mudança de critério de apropriação poderá mudar completamente o resultado de uma empresa, o que não faz sentido algum na prática. Isso só nos leva a uma grande confusão e falta de eficiência das informações para efeitos gerenciais. O custeio variável procede seu direcionamento, apropriando somente os custos variáveis aos produtos, dando ao custo fixo um caráter de despesa. Esse tratamento dado aos custos fixos rompe a ligação com o princípio da competência, sendo, por este motivo, discriminado pela legislação fiscal. Porém, o critério variável ou direto traz à luz um fator de importância incomensurável sob a óptica gerencial: o conceito de margem de contribuição. A margem de contribuição, que é a diferença entre a receita e os custos variáveis dos produtos vendidos, fornece à administração o quanto cada produto contribui para a auferição do lucro total antes de se reduzir os custos fixos totais. Essa informação garante ao gerente um poder de decisão mais calcado na realidade.

5 7 Aqui os estoques não carregam nenhuma parcela do custo fixo, visto que este foi apropriado integralmente no período em que ocorreram. Resta apenas aos estoques uma parcela dos custos variáveis. Vale lembrar que a diferença entre o resultado baseado no custeio por absorção e o resultado baseado no custeio variável ou direto encontra-se naquela parcela de custo fixo que no primeiro fora apropriado aos estoques CUSTO PADRÃO A principal finalidade do custo padrão é fornecer um padrão de comportamento para os custos. São fixados os padrões para os custos de produção, de matéria-prima, de mão-deobra direta e custos indiretos de fabricação. No final do período, faz-se a comparação dos padrões com o real apontado e as diferenças registradas são consideradas desvios, que servirão para as análises e as correções necessárias. Tal sistema utiliza padrões para os custos de materiais e de mão-de-obra direta, usando taxas pré-determinadas de custos indiretos de fabricação para a alocação destes aos produtos, baseadas nos custos de mão-de-obra direta ou em horas/máquina. Esse método não substitui os sistemas de apuração de custos, mas evidencia os desvios e aponta para a direção das causas OVERHEAD METHOD Esse método consiste em ratear os custos indiretos de fabricação, de acordo com uma base de rateio pré-determinada. Pode ser a mão-de-obra direta, nos casos em que ela é de uso intensivo, ou podem ser horas/máquina ou o tempo de processamento, para os casos de ambientes altamente automatizados CENTROS DE CUSTOS RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit) O método dos centros de custos é mais sofisticado que o overhead method, pois considera a alocação dos custos indiretos aos produtos, em dois estágios de rateio e por meio de várias outras bases. Inicialmente a empresa é dividida em centros de acumulação de custos, sendo consideradas as seções homogêneas, chamados centros de custos. Num primeiro estágio, o rateio dos itens de custos é feito aos centros de custos por meio de bases apropriadas de rateio. De acordo com um princípio do método, são os centros

6 8 de custos que consomem os recursos produtivos e os produtos absorvem os recursos à medida que utilizam esses centros. Os custos relativos aos centros auxiliares, aqueles que não trabalham diretamente com a produção (manutenção, PCP, controle de qualidade), são distribuídos aos centros produtivos, também por meio de bases de rateio. Num segundo estágio, os custos acumulados nos centros produtivos são alocados aos produtos. As bases de rateio, normalmente empregadas, são a hora de mão-de-obra direta, horas/máquina, potência instalada dos equipamentos e outras que se adaptarem à situação. O método dos centros de custos é utilizado por um grande número de empresas, para a alocação aos produtos dos custos indiretos e o custo padrão é uma ferramenta útil, para o controle dos custos diretos 2.6. ACTIVITY BASED COSTING - ABC O princípio básico da metodologia de custeio é fundamentado em atividades. Seu objetivo é tornar a determinação dos custos mais exata, evitando as imprecisões causadas pela atribuição de custos fixos indiretos aos produtos, baseando-se nas horas de mão-de-obra direta ou nas horas/máquina. No custeio por atividades, os custos fluem da contabilidade para as atividades e destas para os objetos de custos, como produtos, serviços, clientes ou outros. A definição das atividades depende do uso que se pretende dar às informações. Para o cálculo dos custos dos produtos ou outros objetos de custos, um detalhamento muito grande na definição das atividades não é recomendado. Entretanto, para analisar as atividades de cada processo, torna-se necessário o detalhamento de todas as atividades que compõem o processo em análise. Logo, o modelo ABC propõe dividir a empresa em atividades e calcular os custos de cada uma delas, compreendendo o comportamento uma a uma, identificando as causas desses custos. A estrutura de um sistema de custeio por atividades possui três elementos: Categorias de recursos. - Geralmente são contas fornecidas pela contabilidade, com a finalidade de determinar os custos das atividades; Centro de atividades - Reúne as atividades de cada processo do negócio, dependendo das causas básicas que as originaram; Direcionadores de custos - São bases usadas para alocação de custos a partir de sua orientação de razão geral, aos centros de atividades e aos objetos de custos.

7 UNIDADE ESFORÇO DE PRODUÇÃO - UEP O método da UEP baseia-se na unificação da produção, objetivando evitar o rateio das despesas gerais para os diversos produtos. Sua proposta é transformar uma empresa multiprodutora real em uma empresa monoprodutora fictícia, obtendo todas as facilidades de mensuração de produto de uma empresa monoprodutora. O único produto da empresa fictícia deverá representar o conjunto produzido pela multiprodutora real equivalente. Esse produto consumirá todos os esforços de produção consumidos pela fábrica real. A unificação da produção está ancorada no conceito de esforço de produção proposto por PERRIN (1954). O esforço de produção definido por ANTUNES (1988), é o somatório dos trabalhos necessários para a fabricação de certa mercadoria. A característica da homogeneidade permite afirmar que, independente dos artigos fabricados e seus processos de fabricação, sua produção necessita de esforços de produção da mesma natureza, embora de diferentes intensidades. Assim, por intermédio do conceito de esforços de produção de mesma natureza (trabalho), os mais variados produtos de uma empresa multiprodutora podem ser comparáveis e adicionáveis entre si, por meio do volume de trabalho que exijam para a sua fabricação. A unidade para medir o potencial de trabalho de cada posto operativo é o "custo técnico" que, segundo PERRIN (1954), tem sua origem na área produtiva. Todos os esforços utilizados na atividade de transformação representam os esforços de produção da empresa. O método da UEP utiliza, como gerador de custos, o posto operativo e os produtos absorvem esses custos na proporção exata de sua permanência num determinado posto operativo. O método da UEP não dá muita importância a esse tipo de gasto, focando sua atenção na transformação de matérias-primas em produtos acabados, que é a função transformação que a empresa possui. 3 CUSTO INTEGRADO E COORDENADO COM A CONTABILIDADE O sistema de custeio por absorção, além de ser um dos mais antigos sistemas, é o único aceito para fins fiscais, previsto no Regulamento de Imposto de Renda aprovado pelo Decreto 3.000/1999 (in verbis): Art Os produtos em fabricação e acabados serão avaliados pelo custo de produção 1º O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração poderá utilizar os

8 10 custos apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação e acabados (grifo nosso). Este sistema consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos. Conforme definido pelo parágrafo 2º do mesmo artigo: 2º Considera-se sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração aquele: I - apoiado em valores originados da escrituração contábil (matéria-prima, mão-de-obra direta, custos gerais de fabricação); II - que permite determinação contábil, ao fim de cada mês, do valor dos estoques de matérias-primas e outros materiais, produtos em elaboração e produtos acabados; III - apoiado em livros auxiliares, fichas, folhas contínuas, ou mapas de apropriação ou rateio, tidos em boa guarda e de registros coincidentes com aqueles constantes da escrituração principal; IV - que permite avaliar os estoques existentes na data de encerramento do período de apropriação de resultados segundo os custos efetivamente incorridos. Em uma análise histórica, percebe-se que este sistema de custeio veio a ser utilizado mais em razão dos critérios de inventários do que das necessidades gerenciais das empresas. Neste sentido, infere-se que o sistema de custeio por absorção não está preocupado em fazer distinção entre custo fixos e variáveis. Sua premissa fundamental é separar custos e despesas. Sendo que os custos são apropriados aos produtos, para, no momento da venda, serem confrontados com as receitas geradas, e as despesas são lançadas diretamente no resultado do período. 4 O MODELO PROPOSTO 4.1 CONHECIMENTO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO Importância do conhecimento do processo produtivo

9 11 Para o sucesso da implantação de um sistema de custeio integrado é necessário o amplo conhecimento do processo produtivo. Este proporcionará a identificação dos departamentos produtivos, dos departamentos de serviços (de apoio), a escolha dos melhores indicadores para alocação dos custos fixos e dos serviços prestados pelos departamentos de apoio aos departamentos produtivos e a segregação dos departamentos administrativos dos industriais Produção conjunta Segundo Martins (2003), existe o fenômeno da produção conjunta sempre que houver o aparecimento de diversos produtos a partir, normalmente, da mesma matéria-prima. Esses produtos conjuntos normalmente são classificados em co-produtos, subprodutos e sucatas. Os co-produtos são os próprios produtos principais que substancialmente respondem pelo faturamento da empresa. Os subprodutos, devido ao grau de segurança existente no que diz respeito a sua venda, têm um tratamento diferente: à medida que são produzidos, têm seu valor líquido de realização considerado como redução de elaboração dos produtos principais. As sucatas, que podem ou não ser decorrência normal do processo de produção, não têm valor de vendas ou condições de negociabilidade boas, não recebendo atribuição de nenhum custo, exatamente pelos problemas relativos a sua potencialidade de obtenção de receita. Os subprodutos podem ser diferenciados das sucatas por apresentar como características básicas: a) valor de venda e condições de comercialização normais, relativamente tão assegurados quanto os produtos principais da empresa b) decorrência normal do processo produtivo c) pouquíssima relevância dentro do faturamento global da firma. A variabilidade do conceito de relevância ocorre com freqüência, ou seja, o que uma indústria considera importante dentro do faturamento total, outra pode julgar irrelevante. Os próprios conceitos de co e subprodutos nascem dessas posições relativamente subjetivas e devem segui-las em cada empresa (MARTINS, 2003, p.163). Para Horngren (1989), uma característica distintiva da produção conjunta é que nenhum dos produtos pode aparecer sem se acompanhar de outros produtos conjuntos, embora, talvez, em proporções variadas. Nenhum frigorífico pode abater uma costeleta de

10 12 porco; o frigorífico tem de abater o porco inteiro, dele retirando vários tipos de carne, a pele e outros produtos. Ainda segundo Horngren, os produtos oriundos da produção conjunta não são identificáveis como produtos individuais diferenciados enquanto não atingirem certo estágio do processo de produção chamado ponto de separação. A aplicação dos custos individualmente aos diversos produtos depende de sua capacidade relativa de geração de receita. Segundo Horngren (1989), os subprodutos podem ser contabilizados entre outros métodos, como receita adicional, ou como dedução do custo de produção do produto principal. De acordo com Martins (2003), o problema de apropriação dos custos conjuntos aos co-produtos é mais difícil de ser resolvido que o da apropriação dos custos indiretos aos diversos produtos elaborados. Para estes existem alguns critérios que, apesar de conterem certa arbitrariedade, implicam o uso de algum tipo de análise quanto ao relacionamento entre custos e produtos (hora-máquina, valor da mão-de-obra direta, tempo total de execução etc.). Afirma ainda que quaisquer que sejam os critérios de alocação pode-se sempre dizer que são muito mais arbitrários que os de rateios de custos indiretos vistos até agora, pois nos rateios de custos conjuntos entram até os custos diretos (matéria prima e mão-de-obra direta, principalmente). Para Martins (2003), pode ocorrer de serem necessários processamentos adicionais a um ou vários dos co-produtos quando não há mercado para eles na forma em que se encontram (logo após o ponto de separação), ou mesmo semiprocessado (após o reprocessamento), necessitando ainda de outros processamentos adicionais subseqüentes para atingir o acabamento final. A produção conjunta se caracteriza por apresentar no processo de produção produtos conjuntos, ou sejam, dois ou mais produtos decorrentes de um mesmo processo até um ponto de separação, no qual os produtos ditos conjuntos se tornam separados e podem ser identificáveis Fluxo operacional Para elaboração do presente artigo apresentamos, de forma sucinta e simplificada, o fluxo de produção da empresa pesquisada, que nos norteará na elaboração do plano de contas, centros de custos e determinação dos indicadores a serem utilizados:

11 13 Adicionalmente apresentamos a relação dos principais departamentos de serviços que, embora não ajam diretamente nos produtos, prestam serviços aos departamentos produtivos:

12 A ESCOLHA DO MÉTODO DE CUSTEIO Para atingirmos o objetivo proposto, apresentar uma proposta de sistema de custeio integrado e coordenado com a contabilidade aceito pelas normas societárias e fiscais, deveremos utilizar o custeio por absorção, invocando a funcionalidade do método dos centros de custos (RKW) para a acumulação de gastos em cada departamento produtivo e de serviços para posterior alocação aos produtos, atingindo o custo unitário por produto. 4.3 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA Identificado o fluxo de produção e os principais departamentos de serviços (apoio) somos capazes de estruturar os centros de custos e também podemos apresentar o modelo de plano de contas a ser utilizado, contendo os grupos essenciais e as principais rubricas.

13 Plano de contas O Plano de Contas é uma matriz operativa em que são fixadas as regras que devem ser cumpridas durante o processo de escrituração contábil, proporcionando perfeita harmonia entre as características gerais da empresa e o produto esperado pelos usuários das informações contábeis, assegurando assim padronização de procedimentos e racionalização na execução dos serviços. Abaixo transcrevemos o modelo de plano de contas que contempla as operações de custeio. Apenas para afins didáticos, não detalharemos todo o plano de contas e sim, apenas as contas de estoques e de acumulação de custos. CLASSIFICAÇÃO NOMEMCLATURA ANALITICA/SINTÉTICA CENTROS DE CUSTOS 1 ATIVO Sintética Não 1.1 CIRCULANTE Sintética Não ESTOQUES Sintética Não Insumos Analítica Não Produtos em elaboração Analítica Não Produtos acabados Analítica Não Custo de produção Analítica Não 1.2 REALIZAVEL A LONGO PRAZO Sintética Não 1.3 PERMANENTE Sintética Não 2 PASSIVO Sintética Não 3 CUSTOS Sintética Não 3.1 CUSTOS DIRETOS Sintética Não MATERIAIS Sintética Não Matéria prima Analítica Sim Materiais auxiliares Analítica Sim (-) Absorção materiais Analítica Sim MÃO DE OBRA Sintética Não Salários Analítica Sim Benefícios Analítica Sim Encargos Analítica Sim (-) Absorção mão de obra Analítica Sim 3.2 CUSTOS INDIRETOS Sintética Não MÃO DE OBRA Sintética Não Salários Analítica Sim Benefícios Analítica Sim Encargos Analítica Sim (-) Absorção mão de obra Analítica Sim GASTOS GERAIS Sintética Não Energia elétrica Analítica Sim Manutenção Analítica Sim Depreciações / Amortizações Analítica Sim Combustíveis Analítica Sim (-) Absorção gastos gerais Analítica Sim

14 16 No grupo de estoques (ativo circulante) há uma conta chamada custo de produção ( ) onde são registradas as contrapartidas das absorções dos grupos de custeio. Nota-se, também, que somente as contas de custeio (grupo 3) analíticas recebem centros de custos, visto que nosso foco é somente a formação do custo e que o plano de contas e estruturado e as contas sintéticas acumulam os saldos das contas analíticas. As contas retificadoras dos subgrupos de custeio serão as responsáveis pelas absorções dos custos levando-os aos produtos. Esta técnica permite que não se perca o histórico dos gastos mensais registrados em cada rubrica contábil Centros de custos Os centros de custos abaixo representam o mínimo de estrutura necessária para que, com base no fluxo de produção e departamentos de serviços identificados, possamos refletir, contabilmente, os cálculos efetuados em fichas auxiliares de custeio, planilhas eletrônicas ou sistema de custo plenamente integrada e coordenada com a contabilidade. CLASSIFICAÇÃO NOMEMCLATURA ANALITICA/SINTÉTICA 3 CENTROS DE ACUMULACAO Sintética 3.1 CENTROS DE CUSTO Sintética PRODUTIVOS Sintética Abate Analítica Triparia Analítica Bucharia Analítica Desossa Analítica APOIO Sintética Currais Analítica Caldeiras Analítica Tratamento de aguas Analítica Refrigeração Analítica Tratamento de efluentes Analítica Manutenção Analítica Almoxarifado Analítica ABSORÇÃO Sintética (-) Absorção Analítica Os centros de custos retificadores serão os responsáveis pelas absorções dos custos levando-os aos produtos. Esta técnica permite que não se perca o histórico dos gastos mensais registrados em cada centro de custos Funcionamento do sistema de custeio

15 17 Por ser uma metodologia de custeio integrado e coordenado com a contabilidade significa que todas as informações financeiras (gastos) devem ser advindos do sistema contábil e que, embora possa ser desenvolvido em fichas, mapas e folhas auxiliares, os valores unitários dos produtos devem servir de base para a valorização dos estoques físicos existentes no final de cada período. Todas as informações financeiras partem do sistema contábil. Desta forma é necessário estabelecer o relacionamento entre as contas contábeis e os centros de custos (ter um sistema contábil que permite reproduzir este relacionamento é de suma importância a qualidade das informações de custeio). No caso em estudo foi feito o seguinte relacionamento: a) Todas as contas contábeis de custeio direto (subgrupo 3.1) somente recebem lançamentos de departamentos (centros de custos) produtivos (subgrupo 3.1.1). b) Já as contas contábeis de custeio indireto (subgrupo 3.2) recebem lançamentos de todos os departamentos produtivos. Isto ocorre porque podemos ter gastos com depreciação, manutenção e energia elétrica (custos indiretos de produção), consumidos nos departamentos produtivos. Alocação dos gastos dos departamentos de serviços aos demais departamentos. Para isto é necessário identificar os relacionamentos entre os próprios departamentos de apoio, para que se estabeleça a ordem de absorção. Definida esta ordem dever-se-á definir o critério de rateio com base nos indicadores já identificados. Em seguida inicia-se a alocação dos gastos de serviços departamentais. No caso estudado, e levando em consideração os departamentos de serviços exemplificados neste trabalho as alocações se darão da seguinte forma, ordem e indicadores apresentados: Departamento de serviço Tomador do serviço Indicador Almoxarifado Manutenção, tratamento efluentes, tratamento de aguas, refrigeração, caldeiras, currais, abate, triparia, bucharia, Nº requisições desossa Manutenção Tratamento efluentes, tratamento de aguas, refrigeração, caldeiras, currais, abate, triparia, bucharia, desossa Ordens de serviços Tratamento de efluentes Currais, abate, triparia, bucharia, desossa Consumo de água Refrigeração Desossa Total Tratamento de aguas Currais, abate, triparia, bucharia, desossa Consumo de água Caldeiras Abate, triparia, bucharia, desossa Consumo de vapor Currais Abate Total

16 18 Após estas alocações, somente restarão departamentos produtivos. Os gastos próprios dos departamentos produtivos acrescidos dos custos atribuídos pelos departamentos de serviços são alocados aos produtos neles processados por intermédio de seus volumes de produção. Relembrando MARTINS (2003), o problema da apropriação dos custos conjuntos aos co-produtos é mais difícil de ser resolvido que o da apropriação dos custos indiretos aos diversos produtos elaborados, pois no rateio dos custos conjuntos entram até os custos diretos. Os departamentos de bucharia e triparia transformam produtos específicos oriundos do processo de evisceração. Os departamentos de abate e desossa compõem a produção conjunta. Assim sendo, no departamento de desossa ocorre o ponto de separação, onde é possível distinguir os tradicionais cortes de carnes. As absorções geram as seguintes movimentações contábeis, tendo como relacionamento gerencial os centros de custos que representam os departamentos absorvidos: D Custo de produção C (-) Absorção materiais C (-) Absorção mão de obra C (-) Absorção mão de obra C (-) Absorção gastos gerais Após a identificação do custo de produção do período, valorização unitária dos produtos e conseqüente valorização dos estoques finais, chega-se ao custo dos produtos vendidos aplicando-se a equação: CPV = EI + CF EF, onde: CPV Custo dos Produtos Vendidos EI Estoque inicial CF Custo de Fabricação EF Estoque Final Que se traduzirá contabilmente na transferência do custo de fabricação ( ) para os respectivos estoques de produtos acabados ( ) e posteriormente destes para a rubrica custo dos produtos vendidos. Vale ressaltar que, na empresa pesquisada, toda a produção diária é iniciada e finalizada, não havendo a necessidade de utilização da rubrica produtos em elaboração ( ), visto que os produtos podem ser vendidos em quaisquer estágios.

17 TREINAMENTO DE EQUIPES Para que toda a metodologia funcione será necessário rever ou descrever, caso não os tenha formalizados, todos os processos de inputs de dados ou apontamentos. Após esta revisão será necessário treinar todos os colaboradores envolvidos, identificando o papel de cada um no processo fabril, ressaltando a importância de seu trabalho na continuidade da entidade, para que se sintam partes de um organismo vivo chamado empresa. Além do treinamento é necessário manter o acompanhamento do orçamento, tendo o modelo matricial como melhor prática, para que identifique os desvios de consumo e os desvios de alocações de gastos nas rubricas e departamentos. 4.5 ARQUITETURA DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES A empresa pesquisada não dispõe de sistema de custeio informatizado, portanto trabalha com fichas auxiliares traduzidas em planilhas eletrônicas, conforme faculta a legislação fiscal. As planilhas devidamente vinculadas são dispostas da seguinte forma: 1) Matriz de custeio É composta por: Plano de contas Centros de custos Relacionamentos entre os departamentos de serviços e os produtivos Relacionamentos entre os produtos e os departamentos produtivos 2) Informações contábeis É composta por balancete contábil e a decomposição de seus valores nos centros de custos produtivos e de apoio. 3) Estoques físicos É composta por relatórios que indicam os estoques físicos iniciais e finais do período de apuração.

18 20 4) Produção física Relatórios com apontamentos de produção, tendo como unidade de medida padrão o quilograma Kg. 5) Indicadores Relação dos indicadores utilizados para a alocação dos gastos dos departamentos de serviços aos departamentos produtivos. 6) Absorções Nesta planilha são alocados os gastos dos departamentos de serviços entre si e aos produtivos por intermédio dos indicadores previamente definidos e mensurados. 7) Apuração do custeio É onde a valorização da produção se realiza. Cada departamento produtivo equivale a uma aba de planilha que traduz o fluxo de produção, alocando os custos próprios do departamento, segregados em materiais diretos, mão de obra direta, mão de obra indireta e gastos gerais de fabricação e os custos atribuídos ao departamento produtivo oriundos dos departamentos de serviços. Nesta etapa é possível saber quanto cada departamento contribui para a formação do produto final. 8) Valorização dos cortes Nesta planilha são agregados aos produtos finais todos os custos incorridos em cada departamento possibilitando a valorização individual dos produtos. Ao final do fluxo de produção é possível decompor o custo de cada produto em: Materiais diretos Mão de obra direta Mão de obra indireta Gastos gerais de fabricação Custos atribuídos pelos departamentos de serviços 9) Valorização dos estoques finais

19 21 O ciclo operacional da empresa pesquisada equivale a aproximadamente 20 dias, desde a entrada da matéria prima até a expedição do produto acabado, assim os produtos em estoque são sempre avaliados pela produção mais recente 10) Apuração do custo dos produtos vendidos Considerando o ciclo operacional de 20 dias o custo dos produtos vendidos é valorizado pela equação = ESTOQUE INICIAL + PRODUÇÃO ESTOQUE FINAL 5 RESULTADOS OBTIDOS NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO NA EMPRESA PESQUISADA A implantação do presente modelo na empresa pesquisada ainda está em fase de ajustes nos apontamentos, treinamentos e fortalecimento da cultura orçamentária que possibilitará: o Retirada, do parecer dos auditores independentes, da ressalva da valorização dos estoques com base nos critérios fiscais; o Elaboração de um custeio-padrão, com base no custeio individualizado dos produtos em cada departamento; o Por ser este o esforço inicial de valorização do custo fabril permitirá avançar nos estudos rumo ao custo para tomada de decisões por intermédio do custeio variável; o Melhor mensuração dos resultados econômicos da empresa; o Melhor reflexo da posição patrimonial; o Maior comprometimento dos colaboradores por indicar como eles contribui para a continuidade da entidade DESCRIÇÃO DA EMPRESA PESQUISADA A empresa pesquisada é uma tradicional sociedade anônima nacional de capital fechado atuante no ramo frigorífico de bovinos estando entre os 10 (dez) maiores players do mercado nacional. Atualmente emprega diretamente mais de (duas mil) pessoas e possui plantas industriais em 4 (quatro) diferentes estados. A exportação para mais de 50 (cinqüenta) países garante 40% (quarenta por cento) do seu faturamento anual.

20 22 Apesar da crise institucional do setor e da escassez de crédito a empresa continua em franco crescimento. Suas demonstrações financeiras são auditadas por renomada empresa de atuação global. Visão: Posicionar-se como uma das melhores empresas do segmento em atividade no Brasil, com reconhecimento internacional. Missão: Oferecer produtos de origem bovina destinado à alimentação humana com emprego de mão de obra qualificada, tecnologia adequada e matéria-prima de qualidade, visando a satisfação dos stakeholders e respeitando os patrões legais e éticos. Pontos fortes: Tradição e conhecimento Força da marca Planta otimizada Mercado externo desenvolvido Reconhecimento pela qualidade Excelente localização Profissionais comprometidos Pontos fracos: EBITDA menor que o mercado Inexistência de instrumento de proteção cambial Modelo de gestação centralizada Sistema de informação desintegrado Comunicação interna Inexistências de um modelo gerencial baseado em orçamento e indicadores para avaliação de resultados Ausência de uma cultura de estrutura corporativa

Custeio Variável e Margem de Contribuição

Custeio Variável e Margem de Contribuição Tema Custeio Variável e Margem de Contribuição Projeto Curso Disciplina Tema Professora Pós-graduação MBA em Engenharia da Produção Custos Industriais Custeio Variável e Margem de Contribuição Luizete

Leia mais

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA

CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA MARCIO REIS - R.A MICHELE CRISTINE RODRIGUES DE OLIVEIRA R.A 1039074 RENATA COSTA DA SILVA SIMIÃO R.A 1039444 Ciências Contábeis CONTABILIDADE E GESTÃO DE CONTROLE DE ESTOQUE NA EMPRESA Orientador: Prof.

Leia mais

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção)

Taxa de Aplicação de CIP (Custos Indiretos de Produção) Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Engenharia de Produção Custos Industriais Aplicação de Custos Diretos e Indiretos Luizete Fabris Introdução tema. Assista à videoaula do professor

Leia mais

CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC

CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC Resumo CUSTEIO POR ABSORÇÃO X CUSTEIO ABC Ana Paula Ferreira Azevedo Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e da Computação Dom Bosco Associação Educacional Dom Bosco E-mail: apfazevedo@ig.com.br

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciências Econômicas e Gerencias Curso de Ciências Contábeis Controladoria em Agronegócios ANÁLISE COMPARATIVA DO CUSTEIO POR ABSORÇÃO E DO

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

CURSO: CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PROF.ESP.JOÃO EDSON F. DE QUEIROZ DILHO

CURSO: CONTABILIDADE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PROF.ESP.JOÃO EDSON F. DE QUEIROZ DILHO Composição e Mecanismos de Determinação do Custo do Produto O Custo de cada produto lançado no estoque é composto de matéria-prima consumida (MPC), mão-de-obra diretamente relacionada com a produção (MOD)

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA

PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA PLANEJAMENTO DE DESPESAS- CUSTOS INDIRETOS DE PRODUÇÃO,DESPESAS DE VENDAS E ADMINISTRATIVAS VALDIANA SILVEIRA RAFAEL MESQUITA PLANEJAMENTO E DESPESAS O controle de custos deve estar associado a programas

Leia mais

ÍNDICE. Estruturação e Organização da Matéria Prima...

ÍNDICE. Estruturação e Organização da Matéria Prima... ÍNDICE Apuração de Custos Estruturação e Organização I - Custos de Produção Custos Diretos Estruturação para a Apuração de Custo Matérias Primas, Produtos Químicos... Estruturação e Organização da Matéria

Leia mais

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques

O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques O Plano Financeiro no Plano de Negócios Fabiano Marques Seguindo a estrutura proposta em Dornelas (2005), apresentada a seguir, podemos montar um plano de negócios de forma eficaz. É importante frisar

Leia mais

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA

CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA 1 CUSTOS NA PEQUENA INDÚSTRIA O Sr. Roberval, proprietário de uma pequena indústria, sempre conseguiu manter sua empresa com um bom volume de vendas. O Sr. Roberval acredita que uma empresa, para ter sucesso,

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO: VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO, PARA O PROCESSO DECISÓRIO GERENCIAL DOS CUSTOS ANACLETO G. 1 1. INTRODUÇÃO Este estudo tem a finalidade de apuração dos resultados aplicados pelos

Leia mais

O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável

O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável O Método de Custeio por Absorção e o Método de Custeio Variável por Carlos Alexandre Sá Existem três métodos de apuração dos Custos das Vendas 1 : o método de custeio por absorção, o método de custeio

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2006 e 1 o semestre letivo de 2007 CURSO de CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém:

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PRIAD ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS. Nome: RA: Turma: Assinatura:

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PRIAD ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS. Nome: RA: Turma: Assinatura: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU PRIAD ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS Nome: RA: Turma: Assinatura: EXERCÍCIO 1 Classifique os itens abaixo em: Custos, Despesas ou Investimentos a) Compra de Matéria Prima b) Mão de

Leia mais

29/10/2014. Métodos de Custeio TEORIA DA DECISÃO MODELOS DE DECISÃO TEORIA DA MENSURAÇÃO MODELOS DE MENSURAÇÃO. Formas de Custeio

29/10/2014. Métodos de Custeio TEORIA DA DECISÃO MODELOS DE DECISÃO TEORIA DA MENSURAÇÃO MODELOS DE MENSURAÇÃO. Formas de Custeio Gestão de Custos TEORIA DA DECISÃO MODELOS DE DECISÃO Métodos de Custeio TEORIA DA MENSURAÇÃO MODELOS DE MENSURAÇÃO Formas de Custeio TEORIA DA INFORMAÇÃO MODELOS DE INFORMAÇÃO Sistemas de acumulação A

Leia mais

Guia de Recursos e Funcionalidades

Guia de Recursos e Funcionalidades Guia de Recursos e Funcionalidades Sobre o Treasy O Treasy é uma solução completa para Planejamento e Controladoria, com o melhor custo x benefício do mercado. Confira alguns dos recursos disponíveis para

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Esquema Básico da Contabilidade de Custos

Esquema Básico da Contabilidade de Custos Tema Esquema Básico da Contabilidade De Custos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Engenharia de Produção Custos Industriais Esquema Básico da Contabilidade de Custos Luizete Aparecida Fabbris Kenedy

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Conceitos da Portaria CAT 83/2009

Conceitos da Portaria CAT 83/2009 Conceitos da Portaria CAT 83/2009 Inteligente e-credac A solução sistêmica, somado a nossa competência técnica fiscal, tem por objetivo a geração do arquivo digital no novo formato exigido pelo SEFAZ-

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

SISTEMA DE CUSTEIO ABC ACTIVITY BASED COSTING. Jaime José Veloso

SISTEMA DE CUSTEIO ABC ACTIVITY BASED COSTING. Jaime José Veloso SISTEMA DE CUSTEIO ABC ACTIVITY BASED COSTING Métodos de Custeio Os métodos de custeio são as maneiras de alocação dos custos aos produtos e serviços. São três os métodos mais utilizados: Custeio por absorção

Leia mais

BONIFICAÇÃO EM MERCADORIAS - EMBALAGENS E CONJUNTOS PROMOCIONAIS

BONIFICAÇÃO EM MERCADORIAS - EMBALAGENS E CONJUNTOS PROMOCIONAIS MATÉRIA - CONTABILIDADE BONIFICAÇÃO EM MERCADORIAS - EMBALAGENS E CONJUNTOS PROMOCIONAIS SUMÁRIO 1. Considerações Iniciais 2. Bonificação em Mercadorias 2.1. Tratamento da venda bonificada 2.2. Baixa do

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Resumo Demonstrações contábeis são informações e dados que as empresas oferecem ao fim de cada exercício, com a finalidade de mostrar aos acionistas, ao governo e todos os interessados,

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos

Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos Resumo Aula-tema 07: Gestão de Custos Vimos até então que a gestão contábil e a gestão financeira são de extrema importância para decisões gerenciais, pois possibilitam ao pequeno gestor compreender as

Leia mais

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE EXTENSÃO: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EM FINANÇAS PROJETO: CENTRO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

Aula 2 Contextualização

Aula 2 Contextualização Gestão de Custos Aula 2 Contextualização Profa. Me. Marinei A. Mattos Além de compreender os mecanismos e a evolução da contabilidade, existe a necessidade de compreender como a contabilidade pode contribuir

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Engenharia de Produção Custos Industriais Fundamentação Conceitual de Custos Luizete Aparecida Fabbris

Engenharia de Produção Custos Industriais Fundamentação Conceitual de Custos Luizete Aparecida Fabbris Tema Fundamentação Conceitual de Custos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Custos Industriais Fundamentação Conceitual de Custos Luizete Aparecida Fabbris Introdução

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Normas Contábeis ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Normas Contábeis ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado Normas Contábeis ICPC 10 - Interpretação Sobre a Aplicação Inicial ao Ativo Imobilizado 13/11/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria...

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

Gestão da Qualidade por Processos

Gestão da Qualidade por Processos Gestão da Qualidade por Processos Disciplina: Gestão da Qualidade 2º Bimestre Prof. Me. Patrício Vasconcelos adm.patricio@yahoo.com.br Gestão da Qualidade por Processos Nas empresas, as decisões devem

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

Outros Tópicos Importantes na Elaboração do Fluxo de Caixa

Outros Tópicos Importantes na Elaboração do Fluxo de Caixa Outros Tópicos Importantes na Elaboração do! O Tratamento da Remuneração do Trabalho dos Dirigentes! Outras Contas Econômicas que não geram efeito sobre o caixa! A Projeção dos investimentos em ativo imobilizado

Leia mais

Bloco K no SPED FISCAL

Bloco K no SPED FISCAL Bloco K no SPED FISCAL Registro de Controle da Produção e do Estoque Bloco K no SPED Fiscal - Registro de Controle da Produção e do Estoque Obrigatoriedade Cronograma Estrutura Bloco K e SPED Fiscal: entenda

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Custos Logísticos. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo. É todo custo gerado por operações logística em uma empresa, visando atender as necessidades dos clientes de qualidade custo e principalmente prazo. Não basta somente realizar tarefas, é preciso ser assertivo.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Análise e Aplicação de Controle de Custos na Gestão por Processo: Estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas.

Análise e Aplicação de Controle de Custos na Gestão por Processo: Estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas. Análise e Aplicação de Controle de Custos na Gestão por Processo: Estudo de caso em uma indústria de implementos agrícolas. Cátia Raquel Felden Bartz (FAHOR) catia@fahor.com.br Jonas Mazardo (FAHOR) jonas_mazardo@yahoo.com.br>,

Leia mais

AUDITORIA EXTERNA PARECERES

AUDITORIA EXTERNA PARECERES 1 AUDITORIA EXTERNA PARECERES Breve conceito Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada. Por

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Introdução a Gestão de Custos nas pequenas empresas Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza

Introdução a Gestão de Custos nas pequenas empresas Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Introdução a Gestão de Custos nas pequenas empresas Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou quaisquer partes do documento,

Leia mais

Gestão de custos um fator de sobrevivência para as empresas

Gestão de custos um fator de sobrevivência para as empresas Gestão de custos um fator de sobrevivência para as empresas Paula Michelle Purcidonio (UTFPR) ppurcidonio@ig.com.br Kazuo Hatakeyama (UTFPR) hatakeyama@pg.cefetpr.br Resumo Com a atual competitividade

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Investimento em. Controlado em Conjunto (Joint Venture) Contabilidade Avançada. Normas Contábeis: Fundamentação no Brasil:

Investimento em. Controlado em Conjunto (Joint Venture) Contabilidade Avançada. Normas Contábeis: Fundamentação no Brasil: Contabilidade Avançada Prof. Dr. Adriano Rodrigues Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) Normas Contábeis: No IASB: IAS 31 Interests in Joint Ventures No CPC: CPC 19 (R1)

Leia mais

www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa?

www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa? www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa? Como melhorar a gestão da sua empresa? Melhorar a gestão significa aumentar a capacidade das empresas de solucionar problemas. Acreditamos que, para

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

TRABALHANDO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

TRABALHANDO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA TRABALHANDO COM SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA 1 Entendendo o Negócio: Substituição Tributária (ST) é um tributo criado e implementado pelas Unidades da Federação antes do advento da atual Constituição Federal,

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

Curso Extensivo de Contabilidade Geral

Curso Extensivo de Contabilidade Geral Curso Extensivo de Contabilidade Geral Adelino Correia 4ª Edição Enfoque claro, didático e objetivo Atualizado de acordo com a Lei 11638/07 Inúmeros exercícios de concursos anteriores com gabarito Inclui

Leia mais

OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012

OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012 OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012 Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012 Assunto: Orientação sobre os deveres e responsabilidades dos administradores e dos auditores independentes, na elaboração

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão

ASPECTOS CONCEITUAIS OBJETIVOS planejamento tomada de decisão FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERENCIAL PROFESSOR: JOSÉ DE JESUS PINHEIRO NETO ASSUNTO: REVISÃO CONCEITUAL EM CONTABILIDADE DE CUSTOS ASPECTOS CONCEITUAIS A Contabilidade de

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Noções de Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Noções de Engenharia de Produção Curso de Engenharia de Produção Noções de Engenharia de Produção - Era mercantilista: Receita (-) Custo das mercadorias vendidas (comprada de artesãos) = Lucro Bruto (-) Despesas = Lucro Líquido - Empresas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

A Projeção de Investimento em Capital de Giro na Estimação do Fluxo de Caixa

A Projeção de Investimento em Capital de Giro na Estimação do Fluxo de Caixa A Projeção de Investimento em Capital de Giro! Dimensionamento dos Estoques! Outras Contas do Capital de Giro Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor da Cavalcante Associados,

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF. Assunto : Contabilidade Governamental-Tesouro Nacional -Envio de informações - DVP - Siconfi - PCASP

Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF. Assunto : Contabilidade Governamental-Tesouro Nacional -Envio de informações - DVP - Siconfi - PCASP Ministério da Fazenda Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Nota Técnica nº 4/2015/CCONF/SUCON/STN/MF-DF

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 09/2014

NOTA TÉCNICA Nº 09/2014 NOTA TÉCNICA Nº 09/2014 Brasília, 4 de abril de 2014. ÁREA: Contabilidade Municipal TÍTULO: Tratamento Contábil das Despesas do Programa Mais Médicos REFERÊNCIA(S): Portaria SGTES nº 30, de 12/02/2014

Leia mais

E&L ERP Almoxarifado

E&L ERP Almoxarifado Apresentação 1 PostgreSQL 8.2/ 8.3 Domingos Martins ES v. 1.0 2 Introdução: Prevendo todas as rotinas necessárias ao bom funcionamento da administração de materiais, o produz automaticamente as médias

Leia mais

INVENTÁRIO DE ESTOQUES

INVENTÁRIO DE ESTOQUES 1 de 5 31/01/2015 15:29 Tamanho do Texto + tamanho do texto - INVENTÁRIO DE ESTOQUES No final de cada exercício, as empresas devem inventariar seus estoques de materiais (matérias primas, materiais de

Leia mais

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos

Boletim. Contabilidade Internacional. Manual de Procedimentos Boletim Manual de Procedimentos Contabilidade Internacional Custos de transação e prêmios na emissão de títulos e valores mobiliários - Tratamento em face do Pronunciamento Técnico CPC 08 - Exemplos SUMÁRIO

Leia mais

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS

ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS ASPECTOS GERAIS NA ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS Resolução CFC nº 1.418/2012 ITG 1000. CONVÊNIO CRCGO / SCESGO NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE MODELO CONTÁBIL PARA MICROEMPRESA

Leia mais

OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA

OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA 3 OS EFEITOS DOS CUSTOS NA INDÚSTRIA O Sr. Silva é proprietário de uma pequena indústria que atua no setor de confecções de roupas femininas. Já há algum tempo, o Sr. Silva vem observando a tendência de

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil. Avaliação e Mensuração de Bens Patrimoniais em Entidades do Setor Público 1. DEFINIÇÕES Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior

Leia mais

Autores: Alex Nakanishi Carolina Horonato Henrique dos Santos Thiago Araújo PAPÉIS DE TRABALHO

Autores: Alex Nakanishi Carolina Horonato Henrique dos Santos Thiago Araújo PAPÉIS DE TRABALHO Autores: Alex Nakanishi Carolina Horonato Henrique dos Santos Thiago Araújo PAPÉIS DE TRABALHO Introdução O auditor tem o dever de documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA Alterações MANUAL DO SISTEMA DE APURAÇÃO DO ICMS RELATIVO AO CUSTO DAS SAÍDAS DE MERCADORIAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS

NOTA EXPLICATIVA Alterações MANUAL DO SISTEMA DE APURAÇÃO DO ICMS RELATIVO AO CUSTO DAS SAÍDAS DE MERCADORIAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS NOTA EXPLICATIVA Alterações MANUAL DO SISTEMA DE APURAÇÃO DO ICMS RELATIVO AO CUSTO DAS SAÍDAS DE MERCADORIAS E PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS Versão 1.0.0.2 - Setembro 2009 Foram realizadas alterações no Sistema,

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

http://www.itcnet.com.br/materias/printable.php

http://www.itcnet.com.br/materias/printable.php Página 1 de 5 1 de Setembro, 2011 Impresso por ANDERSON JACKSON TOASSI DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS COMPRADAS NAS OPERAÇÕES COMERCIAIS 1 - Introdução Nas relações comerciais as operações de devolução e retorno

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br GESTÃO ORÇAMENTÁRIA João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br EMPRESAS OBJETIVOS INDIVIDUAIS em instituições de Saúde devido as corporações profissionais, que detém graus de autonomia diferenciados,

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL

CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL CUSTOS LOGÍSTICOS - UMA VISÃO GERENCIAL Data: 10/12/1998 Maurício Lima INTRODUÇÃO Um dos principais desafios da logística moderna é conseguir gerenciar a relação entre custo e nível de serviço (trade-off).

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

Bloco K SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA? E-book

Bloco K SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA? E-book Bloco K SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA? www.rech.com.br Rua Tupanciretã, 460 - Bairro Ideal Novo Hamburgo - RS CEP: 93.334-480 51 3582-4001 - comercial@rech.com.br O que é o Bloco K? Projeto do SPED para elaboração

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

Prezado(a) Concurseiro(a),

Prezado(a) Concurseiro(a), Prezado(a) Concurseiro(a), A prova do TCM/RJ foi realizada no último final de semana e vou aproveitar para resolver as questões de Contabilidade Geral de forma simplificada e objetiva (nos cursos online,

Leia mais

Discente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. Docente do Curso de Ciências Contábeis da UNOESTE. E mail: irene@unoeste.br

Discente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. Docente do Curso de Ciências Contábeis da UNOESTE. E mail: irene@unoeste.br Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 425 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NA MICRO E PEQUENA EMPRESA Cassia de Matos Ramos 1, Dayane Cristina da Silva 1, Nathana

Leia mais

Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado em 31 de dezembro de 2011

Empresa de Transmissão do Alto Uruguai S.A. Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado em 31 de dezembro de 2011 Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado em 31 de dezembro de 2011 Demonstrativo das mutações do ativo imobilizado Exercício findo em 31 de dezembro de 2011 Conteúdo Relatório dos auditores independentes

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

ETEP TÉCNICO EM CONTABILIDADE MÓDULO 3 INFORMÁTICA 3 2012 PÓS MÉDIO

ETEP TÉCNICO EM CONTABILIDADE MÓDULO 3 INFORMÁTICA 3 2012 PÓS MÉDIO 2012 TÉCNICO EM CONTABILIDADE MÓDULO 3 INFORMÁTICA 3 PÓS MÉDIO 1 AULA 1 Verificação de Erros cometidos no Domínio Escrita Fiscal Para verificar o que já foi realizado no domínio escrita fiscal (e também

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais