Cadastro Nacional dos Integrantes do SIGA Manual de Preenchimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cadastro Nacional dos Integrantes do SIGA Manual de Preenchimento"

Transcrição

1 1 Ministério da Justiça Arquivo Nacional Cadastro Nacional dos Integrantes do SIGA Manual de Preenchimento Dá instruções, campo por campo, sobre o preenchimento do formulário digital acessível pelo sítio eletrônico do SIGA. Este Manual tem por objetivo orientar o correto preenchimento do formulário digital de cadastramento dos integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo SIGA, da Administração Pública Federal, bem como esclarecer eventuais dúvidas referentes a cada um de seus campos. Para fazer o cadastro, convém que o servidor tenha em mãos o número de seu CPF, seu contracheque e, caso possua, o número e a data do Ato de Nomeação de Membro de Subcomissão de Coordenação do SIGA e/ou de Membro de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, para que sejam registrados, correta e cuidadosamente, todos os dados requeridos pelo formulário. Alguns campos do formulário são de preenchimento obrigatório, sem os quais não será possível efetivar o cadastro. Tais campos estão sinalizados com um asterisco. A efetivação do cadastro se dá no momento em que se clica no botão Salvar, no alto do formulário. Recomenda-se clicar no botão Salvar apenas quando o servidor terminar de preencher o formulário com seus dados. Caso cometa algum equívoco e queira alterar dados já salvos, o servidor deverá entrar em contato com a Subcomissão de Coordenação do SIGA de seu Ministério ou Órgão equivalente, solicitando a devida correção. Seguem as instruções para preenchimento de cada item. Arquivo Nacional Órgão Central do SIGA Praça da República 173, Rio de Janeiro, RJ, Brasil CEP Tel.: (55) (21) Correio eletrônico: siga@arquivonacional.gov.br Sítio eletrônico do SIGA:

2 2 O Acesso ao Formulário Digital de Cadastramento Na Página de Acesso, o servidor deverá registrar o seu número do CPF, o Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda. Digite somente algarismos, inclusive zeros a esquerda caso hajam. Por fim, clique no botão 'OK' para acessar o Formulário. O Formulário de Cadastramento está subdividido em três abas para melhor visualização. São elas: Identificação da Unidade de Exercício, Identificação do Servidor e Identificação de Atividades. Apresenta-se, abaixo, cada um dos campos de informação. I - Identificação da Unidade de Exercício: exercício. Nesta primeira parte, registre os dados referentes a sua lotação, isto é, a sua unidade de

3 3 Ministério ou Órgão Equivalente: Clique no botão no canto direito do campo e selecione o Ministério ou órgão equivalente, no qual o seu órgão ou entidade de lotação está subordinado ou vinculado, conforme ilustrações abaixo: Órgão ou Entidade: Registre o nome do órgão ou entidade em que esteja lotado no momento. Exemplos: Secretaria de Relações do Trabalho; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Águas. Registre a sigla oficial do órgão ou entidade no campo correspondente. Unidade de Exercício: Registre a denominação da unidade administrativa em que atua. Exemplos: Coordenação-Geral de Gestão de Documentos; Arquivo Central; Seção de Arquivo e Microfilmagem. Registre a sigla oficial da unidade de exercício no campo correspondente.

4 4 CEP da Unidade: O CEP Código de Endereçamento Postal deve ser registrado clicando-se no ícone em forma de envelope ao lado do campo. Aparecerá uma nova janela pedindo o endereço da sua Unidade de Exercício. Assim, o CEP será encontrado e inserido automaticamente no formulário, bem como o restante do endereço, devendo o servidor verificar se não há dados faltantes, como o número e o complemento, se houver. Atenção: O número de CEP a ser registrado é o do prédio onde funciona a Unidade de Exercício do servidor e não o da residência do mesmo. Correio Eletrônico Institucional: Digite o seu endereço de correio eletrônico [ ] fornecido pelo órgão ou entidade em que esteja lotado. Por exemplo: <nome_do_servidor@saude.gov.br> Correio Eletrônico Alternativo: Registre, caso possua, um outro endereço de correio eletrônico [ ], possibilitando mais um meio de contato. Por exemplo: <nome@web.com.br>

5 5 II Identificação do Servidor Nesta segunda parte, registre os dados referentes a sua identificação pessoal. Nome Completo: Registre seu nome completo sem abreviaturas. CPF: O número do Cadastro de Pessoa Física CPF, registrado na Página Inicial, aparecerá automaticamente no campo correspondente, na Página de Preenchimento do Formulário. Matrícula: entidade. Registre o número da matrícula SIAPE ou da matrícula que o identifique no órgão ou Situação funcional: Clique no botão da caixa para abrir a lista de opções e selecione a sua situação na Administração Pública Federal, conforme mostrado nas ilustrações abaixo.

6 6 Cargo em Comissão: Clique em uma das opções 'Sim' ou 'Não' para indicar se é ou não ocupante de um cargo em comissão. Cargo: Registre o seu cargo conforme consta em seu contracheque. Função: Caso exerça uma função comissionada, registre conforme conste em seu contracheque. Classe: Registre a letra da Classe conforme conste em seu contracheque. Padrão: Clique na seta e selecione o Padrão, conforme consta em seu contracheque. Nível: Clique no botão da caixa e selecione o nível de seu cargo, se é Superior, Intermediário ou Auxiliar, conforme mostrado nas ilustrações abaixo. Ingresso no Serviço Público Federal: Registre o mês e o ano de seu ingresso na Administração Pública, no formato mm/aaaa. Por exemplo, registre 03/1980 se a data foi março de 1980.

7 7 Início de atuação na área de gestão de documentos: Registre o mês e o ano em que começou a trabalhar na área de gestão de documentos. Por exemplo, registre 09/2000 se foi em setembro do ano Escolaridade: Escolha a opção de maior grau que possuir. Especifique: Complemente a informação sobre sua escolaridade registrando o nome do curso em andamento ou concluído. Essa informação independe do cargo que ocupa. III - IDENTIFICAÇÃO DE ATIVIDADES Atividades atualmente desenvolvidas na área de gestão de documentos de arquivo: Selecione e registre as atividades na área de gestão de documentos de arquivo que vêm sendo exercidas por você. Caso seja necessário indicar uma atividade que não conste na lista, registre-a abaixo no campo Outras. Contudo, não devem ser descritas atividades exercidas que não sejam da área de gestão de documentos de arquivo, nem as atribuições legais do seu cargo.

8 8 Observação: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos, em fase corrente e intermediária, independente do suporte, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." (Conforme 2º, do art. 1º, do Decreto nº de 12 de dezembro de 2003). Situação em relação ao SIGA: Assinale sua situação em relação ao SIGA: Membro de Comissão de Coordenação; Presidente/Coordenador, Suplente do Coordenador/Presidente ou Membro de Subcomissão de Coordenação; ou Presidente ou Membro de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos; e se atua no Protocolo, Arquivo Geral/Central, Arquivo Setorial. As opções podem ser cumulativas, isto é, marque uma ou mais alternativas conforme sua situação. Caso exerça atividades de gestão de documentos em outra unidade administrativa ou participe de comissão diferente das indicadas acima, especifique no campo correspondente. Ato de Nomeação: Caso o servidor seja Membro da Comissão de Coordenação do SIGA, Presidente/Coordenador de Subcomissão de Coordenação do SIGA, Membro de Subcomissão de Coordenação do SIGA, Presidente/Coordenador ou Membro de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos registre o número do Ato Legal [Decreto ou Portaria] e a data do mesmo em formato dd/mm/aaaa. Registre também as informações relativas à publicação do Ato no Diário Oficial da União DOU ou Boletim da Instituição. Exemplo: Portaria nº 40, de 27/01/2004 DOU nº 34, Seção 2, de 28/01/2004. Data do Preenchimento: Em formato dd/mm/aaaa, Digite apenas números para registrar o dia, o mês e o ano em que está realizando o cadastro no SIGA. As barras que separam o dia do mês, e o mês do ano, não precisam ser digitadas, pois aparecerão automaticamente ao final do registro. Exemplo: se o cadastro foi feito em 7 de abril de 2009, registre 07/04/2009.

Arquivo Nacional. Manual de Gerenciamento do Banco de Dados

Arquivo Nacional. Manual de Gerenciamento do Banco de Dados 1 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Arquivo Nacional Cadastro Nacional dos Integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo SIGA Manual de Gerenciamento do Banco de Dados Dá instruções, campo por campo, sobre

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE NA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE NA ESCOLA Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE NA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores Estaduais/Municipais Facilitadores Diretores Escolas

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCESSOS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCESSOS DE PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE 1. Acessar o sistema SEI/UFU 1.1. Acesse www.ufu.br/sei e clique em SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES ou diretamente em https://www.sei.ufu.br/sip/login.php?sigla_orgao_sistema=ufu&sigla_sistema=sei 1.2.

Leia mais

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral.

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. O sistema SGPe deverá ser utilizado nos navegadores FIREFOX ou INTERNET

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O procedimento de impressão da Guia de Contribuição Sindical Urbana (GRCSU) Obrigatória, só será possível de forma eficiente utilizando o navegador Microsoft Internet Explorer (versão

Leia mais

Manual da Distribuição Eletrônica

Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento Manual da Distribuição Eletrônica TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Equipes Organizadoras TURORIAL PARA DOCENTE: Esta

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL CADASTRO PARA ACESSO AO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL POR MEIO DO SIMEC. Para acessar o Escola Acessível, a Secretaria de Educação e as

Leia mais

Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa. Brasília Agosto de 2019

Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa. Brasília Agosto de 2019 Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa Brasília Agosto de 2019 Para que serve esta cartilha? Esta Cartilha de Orientação para uso da funcionalidade Gerenciar Liberação para

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Orientações para Cadastro de Coordenadores, Facilitadores e Monitores

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.1 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS DIRAE COORDENAÇÃO-GERAL DOS PROGRAMAS DO LIVRO - CGPLI SBS Q.2 Bloco F Edifício FNDE 70.070-929

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES

PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES PRODUÇÃO INTELECTUAL 1. CADASTRO DE PRODUÇÕES E PUBLICAÇÕES Essa aplicação possibilita cadastrar e manter os diversos tipos de produções (bibliográfica, técnica, artística, culturais, entre outras) desenvolvidas

Leia mais

Manual. S.I.A Sistema Integrado de Avaliação. PARÂMETROS PE (Parâmetros Curriculares)

Manual. S.I.A Sistema Integrado de Avaliação. PARÂMETROS PE (Parâmetros Curriculares) Manual S.I.A Sistema Integrado de Avaliação PARÂMETROS PE (Parâmetros Curriculares) S.I.A Sistema Integrado de Avaliação Introdução O S.I.A. (Sistema Integrado de Avaliação) é o sistema desenvolvido pelo

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO:

Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Manual de Procedimento para Comercialização das substâncias sujeitas a Controle Especial 1ºPasso: Pré-cadastro no sistema SIPEAGRO: Acessar o endereço eletrônico do MAPA www.agricultura.gov.br e na página

Leia mais

TUTORIAL DO SIE PROTOCOLO

TUTORIAL DO SIE PROTOCOLO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA TUTORIAL DO SIE PROTOCOLO AUTOR: JEFFERSON DAMINELLI GARCIA REVISÃO: AHIRAM ROQUITSKI TUTORIAL DO SIE PROTOCOLO

Leia mais

Tutorial SUAP Formulário Função ou Cargo

Tutorial SUAP Formulário Função ou Cargo Tutorial SUAP Formulário Função ou Cargo 050.030.020.020.010 Nomear, Designar ou Exonerar, Dispensar: Cargo de Direção (CD) Função Gratificada (FG) Função Comissionada de Coordenação de Curso (FCC) São

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para completar o cadastro

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para completar o cadastro Manual para completar o cadastro Porto Alegre, dezembro de 2016 2 APRESENTAÇÃO O presente manual foi elaborado para instruir candidatos aptos em processos seletivos de estagiários a completar o seu cadastro

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS

ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS ROTEIRO PARA O AUTOCADASTRAMENTO NO REGISTRO NACIONAL INFORMATIZADO DE DESPACHANTES ADUANEIROS E AJUDANTES DE DESPACHANTES ADUANEIROS O cadastramento de despachantes aduaneiros e ajudantes de despachantes

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho

Para realizar a consulta das ações de extensão, acesse o SIGAA Módulos Portal do Docente Extensão Planos de Trabalho Planos de Trabalho Os Planos de Trabalho descrevem as atividades que um discente deve realizar de acordo com o período estabelecido no cadastro do Plano. O responsável pelo cadastro dos Planos de Trabalho

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SISTEMA DE BIBLIOTECAS SiB BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES Passo a passo para o autodepósito de teses e dissertações na BDTD-FURG

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS (TRE-TO) STI/CDS SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INTERDITOS E REGISTRO DE ÓBITOS. MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS (TRE-TO) STI/CDS SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INTERDITOS E REGISTRO DE ÓBITOS. MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1. TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS (TRE-TO) STI/CDS SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE INTERDITOS E REGISTRO DE ÓBITOS. MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 PALMAS TO 2015 ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 1. SISTEMA DE LOGIN...4

Leia mais

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO

CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO CADASTRO DE PROCESSO DIGITAL NO SPA PASSO-A-PASSO -PASSO 1: Acessar ao site ATENÇÃO: navegador da internet a ser utilizado para acessar ao SPA: Explorer -PASSO 2:

Leia mais

Como Registrar - SIGProj

Como Registrar - SIGProj Como Registrar - SIGProj A partir da implantação do Sistema de Informação e Gestão de Projetos(SIGProj), o registro de ações de extensão passará a ser realizado on-line. O SIGProj é um sistema de informação

Leia mais

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE

MANUAL PARA CADASTROS ONLINE MANUAL PARA CADASTROS ONLINE 1 I. LOGIN E CADASTRO INICIAL 1. Acesse o site do São Bernardo Saude, passe o mouse sobre o ícone clientes e clique no link Imposto de Renda. 2. Efetue o login informando o

Leia mais

Para que serve esta cartilha?

Para que serve esta cartilha? Para que serve esta cartilha? Esta Cartilha de Orientação para uso da funcionalidade Assinatura Externa do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Universidade de Brasília (UnB) foi desenvolvida com

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

1 Passo a passo de como efetuar uma reclamação junto ao CNJ

1 Passo a passo de como efetuar uma reclamação junto ao CNJ 1 Passo a passo de como efetuar uma reclamação junto ao CNJ O presente TUTORIAL tem como objetivo auxiliar os advogados(as) inscritos(as) na 33ª Subseção Jundiaí a como proceder uma reclamação junto ao

Leia mais

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 1 - Cadastramento

E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 1 - Cadastramento E-BOOK ADESÃO AO PCF PELA WEB Parte 1 - Cadastramento SUMÁRIO 1 - Apresentação... 03 2 - Acesso ao portal cassi... 04 3 - Validação do proponente... 05 4 - Preenchimento do cadastro... 09 5 - Preenchimento

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

1. Acesso ao sistema de cadastro

1. Acesso ao sistema de cadastro Prezado candidato, O objetivo deste manual é auxiliar na realização do cadastro de empresas prestadoras de serviços de instrutoria e consultoria ao SEBRAE/RS. O primeiro passo é a leitura do Edital de

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda

IO Instrução Operacional Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ACE Título: Criar Permissões no Sistema Ronda Código: IO-SMA/SRH/CEDRE/ Aprovador: Data aprovação: Página - 1 - Documento Oficial 1. Objetivo Instrução Operacional para ajustar as permissões do Sistema Ronda. As permissões são os grupos de relógios

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em 30.05.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Receber e Abrir Processo 2 Manual Simplificado 3 Documento

Leia mais

Manual do Usuário - Novo SCDP Universidade Federal de Alagoas

Manual do Usuário - Novo SCDP Universidade Federal de Alagoas Manual do Usuário - Novo SCDP Universidade Federal de Alagoas 1 Janeiro de 2014 1. Acesso... 02 1.1 Usuários Novos. 03 1.2 Token. 05 2. Solicitação de Viagem. 08 2.1. Cadastrar. 08 2.2 Reserva de Passagem...

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Solicitação de Cadastro de Instituição

Solicitação de Cadastro de Instituição Solicitação de Cadastro de Instituição Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 1.2 Equipe suporte

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema

Tutorial para utilização do Sistema Tutorial para utilização do Sistema Orfeu versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas e Projeto Processo EACH, em maio de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Luísa Adib Dino 1. PREFÁCIO Este tutorial fornece

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO ADMINSTRATIVO TUTORIAL. Entrando no Sistema SAT Cadastrar-se no Sistema SAT

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO TÉCNICO ADMINSTRATIVO TUTORIAL. Entrando no Sistema SAT Cadastrar-se no Sistema SAT TUTORIAL Índice 1. Entrando no Sistema SAT 2 1.1. Cadastrar-se no Sistema SAT 2 2. 1.2. Alterar a Senha 3 Funções para usuários avaliadores 3 2.1. Consulta à Avaliações 4 2.2. Configurar Avaliações 4 2.3.

Leia mais

Requerer Passaporte. Sistema Nacional de Passaporte Departamento de Polícia Federal SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados

Requerer Passaporte. Sistema Nacional de Passaporte Departamento de Polícia Federal SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados 1 Requerer Passaporte Quando se clica sobre o item Requerer Passaporte, tanto no acesso rápido da imagem acima quanto na relação completa de procedimentos relacionados a passaporte, será mostrada uma tela

Leia mais

Orientações para preenchimento de propostas para FLD

Orientações para preenchimento de propostas para FLD Orientações para preenchimento de propostas para FLD O documento objetiva orientar a requerente e o requerente no preenchimento de uma proposta, na nova área disponibilizada para este fim. Trataremos cada

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO DE FREQUÊNCIA SISREF MÓDULO - RH 1. APRESENTAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este manual contempla as informações que irão auxiliar o usuário na utilização da ferramenta disponibilizada pelo Ministério da Economia para o registro eletrônico de frequência dos servidores/estagiários,

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário

ITBI Online. Manual do Usuário ITBI Online Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online da Prefeitura. Acesse o site da Prefeitura e nele

Leia mais

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente

Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Passo a Passo para Solicitação de Reembolso do Benefício Farmácia - Ex-empregado ou dependente Página 1 Introdução Os beneficiários da AMS que não se encontram como empregados ativos na Petrobras ou subsidiárias

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor

Manual do Usuário - Produtor. Plataforma de Qualidade CNA Agri Trace Rastreabilidade Vegetal Manual perfil Produtor Manual do Usuário - Produtor 1 2 Material de Treinamento AgriTrace Rastreabilidade Vegetal Produtor: Cadastro e Expedição. Versão 1.0 3 4 1. OBJETIVO... 6 2. APLICAÇÕES/ LOCALIDADES... 6 3. MATRIZ DE RESPONSABILIDADES...

Leia mais

DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL

DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL DIAGRAMA DE ATIVIDADES PARA CADASTRO INICIAL MANTER PESSOA MANTER SERVIDOR MANTER A INSTITUIÇÃO MANTER ELEMENTO ORGANIZACIONAL Cadastrar Pessoa Cadastrar Servidor Cadastrar a Instituição Cadastrar o Elemento

Leia mais

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO 0 1 EQUIPE DE ELABORAÇÃO EMPRESA JÚNIOR INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM ENGENHARIA DE PROCESSOS Caroline Lucca Belladona Diretora de Projetos Telefone: (55) 99632-5457 E-mail: projetos@itepjr.com Laura Degrandi

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO V1. Atualizado em 06.06.18 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Iniciar Novo Processo

Leia mais

Requerimento de Movimentação Interna

Requerimento de Movimentação Interna SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Requerimento de Movimentação Interna Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os usuários do Sistema de

Leia mais

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO

TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO TUTORIAL DE INSCRIÇÃO / SELEÇÕES DEAD-IFPE ACESSO 1- Ao acessar a opção de inscrição no site da seleção, será apresentada a tela abaixo: 2- Nos em que os candidatos são servidores do IFPE, a opção Entrar

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Módulo Convênios de Estágio SIGAA. Manual da Diretoria de Extensão

Módulo Convênios de Estágio SIGAA. Manual da Diretoria de Extensão Módulo Convênios de Estágio SIGAA Manual da Diretoria de Extensão SIGAA Módulo Convênios de Estágio 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 PERFIS DE ACESSO (GRUPOS DE PAPÉIS)...3 ACESSANDO

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 1 MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 Na página institucional da UFFS, você consegue acesso ao SEI, conforme a seta vermelha abaixo. Ao acessar o link acima, você esterá

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Manual de auto cadastro SIGRH

Manual de auto cadastro SIGRH Manual de auto cadastro SIGRH BELÉM 2011 Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os servidores da UFRA a realizarem seu cadastro como usuários do Sistema Integrado de Gestão da UFRA. O Sistema

Leia mais

O primeiro passo é acessar o Mapa pelo endereço https://mapaosc.ipea.gov.br.

O primeiro passo é acessar o Mapa pelo endereço https://mapaosc.ipea.gov.br. Acesso como representante de OSC Passo 1: Acesse o Mapa O primeiro passo é acessar o Mapa pelo endereço https://mapaosc.ipea.gov.br. Passo 2: Represente uma OSC 2.1 Não possuo cadastro no Mapa Caso você

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Procedimento de envio e retorno do esocial

Procedimento de envio e retorno do esocial Procedimento de envio e retorno do esocial Envio: 1. Abra um navegador compatível (Internet Explorer, versão 9.0; Firefox, versão 24.0; Google Chrome versão 30.0), com o sistema e digite ou clique no endereço

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos

Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Passo a passo do Peticionamento Eletrônico para cadastramento de insumos farmacêuticos ativos Para acessar o Peticionamento Eletrônico é necessário utilizar o e-mail e a senha do gestor de segurança. Preencha

Leia mais

SUAP. Módulo Atividades Docentes

SUAP. Módulo Atividades Docentes MAPA DE ATIVIDADES SUAP Módulo Atividades Docentes Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 FLUXO DO PROCEDIMENTO... 3 3 INFORMAÇÕES GERAIS DO SISTEMA DE MAPA DE ATIVIDADES DOCENTES... 4 4 INSTRUÇÕES PARA PROFESSOR...

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

Manual de Cadastro no SNM

Manual de Cadastro no SNM Manual de Cadastro no SNM 1 Versão Data da modificação Modificado por Comentários 1.0 14/9/2009 Daniele Sousa Versão Inicial 2.0 2/12/2009 Daniele Sousa 1 Release 2 a. Todos os direitos reservados. Todos

Leia mais

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA

TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL ESPORTE DA ESCOLA ORIENTAÇÕES DE CADASTRO: Coordenadores

Leia mais

SIGADOC. Perfil Criador de Documentos

SIGADOC. Perfil Criador de Documentos SIGADOC Perfil Criador de Documentos SIGADOC Acesso ao SIGADOC Página Inicial Página de Criação de Portaria Data Acesso Subscritor Visualização de Documentação(Minuta) Função; Lotação; Localidade Tipo

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão

MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão MANUAL OPERACIONAL E CONCEITUAL - Orientações sobre cadastro de atividades no SIGA Extensão ÍNDICE ACESSO AO SIGA EXTENSÃO... 03 CADASTRO DOCENTE... 08 CADASTRO DE ATIVIDADE... 12 COMO VINCULAR ATIVIDADES...

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada.

ITBI Online. Manual do Usuário. Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. ITBI Online Manual do Usuário Desenvolvido por CTA Centro de Tecnologia Avançada. MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA DE BIBLIOTECAS BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE TUTORIAL ACESSO AOS LIVROS DIGITAIS DA UFRN (http://www.portaldapesquisa.com.br/ufrn) Os alunos, professores e demais servidores da UFRN, com cadastro em algum dos sistemas da universidade SIGAA, SIPAC

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO SITE EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília 2016 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Acesse o sistema SEI pelo endereço Clique no ícone no qual se lê ACESSO AO SEI para acessar a tela de login; Para acessar o sistema,

Acesse o sistema SEI pelo endereço  Clique no ícone no qual se lê ACESSO AO SEI para acessar a tela de login; Para acessar o sistema, Acesse o sistema SEI pelo endereço www.ufpr.br/sei; Clique no ícone no qual se lê ACESSO AO SEI para acessar a tela de login; Para acessar o sistema, use as mesmas credenciais utilizadas para acesso à

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para atualizar o cadastro

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Manual para atualizar o cadastro Manual para atualizar o cadastro Porto Alegre, dezembro de 2016 2 APRESENTAÇÃO O presente manual foi elaborado para instruir candidatos aptos em processos seletivos de estagiários a atualizar o seu cadastro

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

SIGADOC. Perfil Criador/Trâmite de Documentos

SIGADOC. Perfil Criador/Trâmite de Documentos SIGADOC Perfil Criador/Trâmite de Documentos Índice Portaria Criada Encerramento de Portaria Pendente de Finalização Transferência de Portaria Anexar Arquivos Edição de Portaria Exclusão de Portaria Exibição

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS. Cadastramento de Entidades e Inscrição de Candidatos SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA SEEC Eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura CONSEC MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS ÁREAS ARTÍSTICO-CULTURAIS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS /

SISTEMA DE GESTÃO DE CREDENCIADOS - SGC MANUAL DO CANDIDATO CREDENCIADOS / MANUAL DO CANDIDATO PESSOA JURÍDICA Identificação do Edital Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar o link disponível no site do SEBRAE de seu interesse ou da empresa responsável pela seleção

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À REDE EDUROAM

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À REDE EDUROAM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À REDE EDUROAM AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2019 Para acesso à rede

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRAC COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA - COPAC Gerenciar Participantes TURORIAL PARA DOCENTE: Esta operação

Leia mais