CAPÍTULO 03: Introdução ao Método dos Estados Limites

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO 03: Introdução ao Método dos Estados Limites"

Transcrição

1 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 1 CAPÍTULO 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 3.1 Introdução Neste capítulo, ue abre as discussões voltadas à elaboração de projetos estruturais de aço e de madeira, serão apresentadas algumas definições relacionadas aos fundamentos do método dos estados limites. Tal método foi desenvolvimento na Rússia entre 1947 e 1949, sendo aprovado em 1955 e introduzido na engenharia civil em No Brasil, especificamente nas estruturas de aço e de madeira, começou a ser empregado em 1986 e 1997, respectivamente. Também são objetos de estudos as discussões referentes as ações estabelecidas pelas normas brasileiras NBR 8800/ "Projeto e execução de estruturas de aço de edifícios" e NBR 7190/ "Projeto de estruturas de madeira" para a elaboração de projetos, as combinações recomendadas na avaliação dos estados limites últimos e de utilização, bem como os respectivos valores de cálculo das ações. As ações relatadas nestes documentos normativos seguem as recomendações prescritas nas normas brasileiras designadas por NBR Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. - Procedimento, NBR Forças devidas ao vento em edificações - Procedimento e NBR Ações e segurança nas estruturas. O objetivo principal deste método é disciplinar as especificações das ações e promover a análise da segurança, atendendo os critérios de ruína e às condições de utilização. Para facilitar a compreensão da terminologia atualmente utilizada na elaboração de projetos estruturais, é necessário registrar algumas definições básicas, entre elas, os estados limites de uma estrutura (último e de utilização), bem como as ações atuantes.

2 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 2 Os estados limites de uma estrutura são estados ou circunstâncias a partir dos uais a estrutura passa a apresentar desempenho incompatível com as finalidades de projeto e construção. Os estados limites a considerar nos projetos estruturais dependem dos materiais empregados e devem ser especificados pelas normas correspondentes. Na elaboração dos projetos são feitas as verificações referentes aos chamados estados limites últimos e aos estados limites de utilização, conforme apresentado a seguir: a)estados limites últimos: são estados ue, pela sua ocorrência, definem o limite acima do ual a paralisação total ou parcial do uso da construção seja necessária. Nos projetos estruturais devem ser considerados os estados limites últimos caracterizados por: perda de euilíbrio, parcial ou global, da estrutura, admitida como um corpo rígido (tombamento e deslizamento); instabilidade, parcial ou global, da estrutura; ruptura ou deformação plástica excessiva dos materiais; transformação da estrutura, no todo ou em parte, em um sistema hipostático; instabilidade por deformação; instabilidade dinâmica (ressonância); fadiga, entre outros. b)estados limites de utilização: são estados ou circunstâncias ue pela sua ocorrência, repetição ou duração, provocam efeitos estruturais ue extrapolam as condições estabelecidas para o uso normal da construção, ou ue são indícios claros de comprometimento da sua durabilidade, funcionalidade e estética. No período de vida útil das estruturas devem ser considerados os estados limites de utilização caracterizados por: danos ligeiros ou localizados ue comprometam o aspecto estético da construção; danos ligeiros ou localizados ue comprometam a durabilidade da estrutura (corrosão do aço, ataues por organismos xilófagos à madeira); deformações excessivas ue afetem a utilização normal da construção ou sua estética, prejudiuem o funcionamento de euipamentos, danifiuem instalações ou materiais de acabamento ou partes não estruturais da construção; vibrações de amplitude excessiva ue causem desconforto ao usuário ou danos à construção ou a seu conteúdo As ações podem ser entendidas como causas ue provocam a ocorrência de esforços ou deformações nas estruturas. Do ponto de vista prático, as forças e as deformações impostas pelas ações são consideradas como se fossem as próprias ações. As forças são chamadas de ações diretas, enuanto as deformações impostas são designadas por ações indiretas.

3 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites Verificações de Projeto O assunto tratado neste capítulo está baseado nas recomendações contidas na NBR 7190/1997. Na respectiva elaboração, de acordo com os conceitos do método dos estados limites, além do estabelecimento dos valores de projeto para as solicitações (S d ), a partir dos respectivos valores das ações consideradas, é necessário determinar os valores de projeto para as propriedades da madeira (R d ), especialmente as referentes à resistência e à rigidez, uma vez ue as condições gerais a serem obedecidas no dimensionamento dos elementos estruturais são dadas pela expressão, S d R...(1.1) Em outras palavras, o intuito principal é verificar se as solicitações (S d ) não ultrapassam as resistências (R d ) dos materiais estruturais. As solicitações (S d ) de projeto são obtidas a partir da expressão abaixo, S d S...(1.2) d f k Sendo, *S k : solicitação característica; * f : fator de majoração das ações. Este fator é uantificado a partir da combinação dos seguintes coeficientes: - f1 :considera a variabilidade das ações; - f2 ( o ): fator de combinação (considera a probabilidade de ocorrência simultânea das ações); - f3 : considera os possíveis erros da avaliação dos efeitos das ações, devido à problemas construtivos ou deficiência do método. A resistência de cálculo (R d ) é determinada pela expressão (1.3), Para, *R k : resistência característica; *K mod : coeficiente de modificação; * m : fator de ponderação das resistências. R d Rk K mod...(1.3) m

4 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites Solicitações de projeto De maneira geral, as solicitações de projeto são obtidas a partir das seguintes ações: permanentes(diretas e indiretas), variáveis(normais e especiais) e excepcionais Classificação das ações As ações permanentes são auelas ue ocorrem com magnitude constante ou de peuena variação ao redor da média, durante praticamente toda a vida útil da construção. Consideram-se ações permanentes diretas os pesos próprios dos elementos da estrutura e de todos os elementos construtivos permanentes, os pesos dos euipamentos fixos e os empuxos devidos ao peso próprio de terras não removíveis e, em situações específicas, os empuxos hidrostáticos. As ações permanentes indiretas são a protensão, os recalues de apoio e a retração dos materiais com ue as estruturas são construídas. Como ações variáveis definem-se as ue ocorrem com magnitude significativamente variável ao redor da média, durante a vida útil da construção. São consideradas ações variáveis as cargas acidentais, ue atuam nas construções em função de seu uso. Alguns exemplos: sobrecarga de utilização, força de frenagem, de impacto, força centrífuga, efeitos do vento, da variação de temperatura, do atrito nos aparelhos de apoio, pressões hidrostáticas e pressões hidrodinâmicas. Recebem designação de ações variáveis normais auelas cuja probabilidade de ocorrência seja suficientemente elevada, de modo a tornar-se obrigatória sua consideração no projeto de um determinado tipo de estrutura. Ações decorrentes de sismos ou cargas de natureza ou intensidade não usuais são chamadas de ações variáveis especiais. As ações excepcionais têm baixíssima probabilidade de ocorrência e duração muito curta. Considera-se como tais auelas oriundas de explosões, choues de veículos ou embarcações, enchentes, incêndios, entre outras Valores representativos da ações As ações são uantificadas numericamente por seus valores representativos, ue podem ser os valores característicos, os valores característicos nominais, os valores reduzidos de combinação, os valores convencionais excepcionais, os valores reduzidos de utilização e os valores raros de utilização.

5 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites Valores representativos: estados limites últimos a)valores característicos São denotados por F k e definidos em função da variabilidade de suas intensidades. De acordo com a NBR 8681/1984, para uantificar as ações variáveis admite-se um período convencional de referência, em geral de cinüenta anos, ajustando o valor característico da ação em função desse período. Os F k, estabelecidos consensualmente, são valores com 25 a 35% de probabilidade de serem ultrapassados no período de referência considerado. Os valores característicos das ações permanentes correspondem à variabilidade constatada num conjunto de estruturas semelhantes. Quando as ações permanente produzem efeitos desfavoráveis na estrutura, o valor característico se refere ao uantil de 95% da respectiva distribuição de probabilidade (valor característico superior). Para as ações permanentes ue produzem efeitos desfavoráveis, o valor característico corresponde ao uantil de 5% de suas distribuições (valor característico inferior). As ações variáveis ue produzem efeitos favoráveis não devem ser consideradas atuando sobre a estrutura. b)valores característicos nominais No caso de ações cuja variabilidade não é expressa convenientemente por distribuições de probabilidade, F k são substituídos por valores nominais escolhidos consensualmente. Para as ações com pouca diferença entre os valores característicos inferior e superior, adotam-se para F k os valores médios das respectivas distribuições. c)valores reduzidos de combinação São denotados por 0 F k e empregados nas condições de segurança relativas a estados limites últimos uando existem ações variáveis de diferentes naturezas. Os valores de 0 F k consideram a baixa probabilidade de ocorrência simultânea dos valores característicos de duas ou mais ações variáveis de naturezas diversas. Simplificando a abordagem, admite-se um único 0 para cada ação considerada no projeto, conforme registrado nas tabelas 1.1 e 1.2.

6 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 6 d)valores convencionais excepcionais São valores arbitrados para as ações excepcionais, em comum acordo entre o proprietário da construção, os engenheiros por elas responsáveis e as autoridades governamentais ue nela tenham interesse Valores representativos: estados limites de utilização a)valores reduzidos de utilização Em casos de ações freüentes ou de média duração, a verificação da segurança em relação a estados limites de utilização é expressa por 1 F k. Os valores freüentes caracterizam-se por inúmeras repetições ou por atuarem em mais de 5% da vida útil da estrutura. Para ações de longa duração ou uase-permanente, emprega-se a expressão 2 F k. Tais ações caracterizam-se por atuar em um período de aproximadamente 50% da vida útil da estrutura. Os valores de 1 e 2 estão registrados nas tabelas 1.1 e 1.2. b)valores raros de utilização Quantificam as ações ue podem levar a estados limites de utilização, mesmo ue atuem sobre a estrutura num intervalo de tempo de duração muito curta Fatores de combinação e de utilização ( i ) Os valores estabelecidos pela NBR 7190/1997 referentes aos fatores de combinação e de utilização i estão apresentados nas tabelas 1.1 e 1.2. Tabela Coeficientes para ações em estruturas de madeira. i Ações em estruturas de correntes Variações uniformes de temperatura em relação à média anual 0,6 0,5 0,3 Pressão dinâmica do vento 0,5 0,2 0 Cargas acidentais em edifícios Locais em ue não haja predominância pesos de euipamentos fixos ou de elevadas concentrações de pessoas 0,4 0,3 0,2 Locais onde há predominância de pesos de euipamentos fixos ou de elevadas concentrações de pessoas 0,7 0,6 0,4 Bibliotecas, aruivos, oficinas e garagens 0,8 0,7 0,6 Cargas móveis e seus efeitos dinâmicos Passarelas para pedestres 0,4 0,3 0,2 Pontes rodoviárias 0,6 0,4 0,2 Pontes ferroviárias (ferrovias não especializadas) 0,8 0,6 0,4 Fonte: NBR 7190/1997

7 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 7 Os valores dos coeficientes estabelecidos pela NBR 8800/1986, voltados às estruturas de aço, estão apresentados na tabela 1.2. situações: Tabela Coeficientes para ações em estruturas de aço. Fatores de combinação Variações uniformes de temperatura em relação à média anual 0,6 Pressão dinâmica do vento 0,6 Sobrecarga em pisos de bibliotecas, aruivos, oficinas e garagens; Conteúdo de Silos e reservatórios Cargas de euipamentos, incluindo pontes rolantes e sobrecargas em pisos diferentes dos anteriores Fonte: NBR 8800/1986 Os coeficientes devem ser tomados iguais a 1,0 (um) nas seguintes *para as ações variáveis não citadas na tabela 1.2; *para as ações variáveis citadas na tabela 1.2, uando forem de mesma natureza da ação variável principal Combinações de ações. Carregamentos Um carregamento é especificado pelo conjunto das ações com probabilidade não desprezível de ocorrência simultânea. Em cada tipo de carregamento as ações devem ser combinadas de modo a serem obtidos os efeitos mais desfavoráveis para cada elemento constituinte da estrutura. Neste procedimento, as ações incluídas em cada carregamento são combinadas considerando-se seus valores representativos, multiplicados pelos respectivos coeficientes de ponderação das ações (ver mais detalhes sobre este assunto no item 1.3.6), bem como pelos fatores de combinação ou utilização. Um carregamento engloba, na grande maioria dos casos, pelo menos ações permanentes e ações variáveis. As ações permanentes devem figurar em todas as combinações e são consideradas em sua totalidade. Das ações variáveis, como já foi mencionado, são consideradas apenas as parcelas ue produzem efeitos desfavoráveis para a segurança estrutural. As ações variáveis devem, sempre, ser consideradas atuando nas posições ue produzam as condições mais desfavoráveis para a segurança. A aplicação de ações variáveis sobre uma estrutura pode ser feita seguindo-se eventuais regras simplificadoras, estabelecidas em documentos normativos ue levem consideração particularidades de determinados tipos de construção. Em cada combinação relativa a um estado limite último, uma das ações 0,75 0,65

8 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 8 variáveis é considerada como a principal, admitindo-se ue ela atue com seu valor característico F k ; as demais ações variáveis são designadas secundárias, atuando, por hipótese, com seus valores reduzidos de combinação 0 F k. Quando ocorrer um ação variável especial, esta deve ser considerada com seu valor representativo e as demais ações variáveis com valores correspondentes a uma probabilidade não desprezível de atuação simultânea com a ação variável especial. No caso de uma ação variável excepcional, esta deve ser considerada com seu valor representativo e as demais ações variáveis com valores correspondentes a uma grande probabilidade de atuação simultânea com a ação variável excepcional. Na avaliação dos estados limites últimos serão consideradas as seguintes combinações de ações: últimas normais, últimas especiais, últimas excepcionais e últimas de construção; para os estados limites de utilização, as combinações: de longa duração, de média duração, de curta duração e de duração instantânea. No item 3.7 são encontrados outros detalhes referentes às combinações de ações Classes de carregamento A NBR 7190/1997, item 5.1.4, define a classe de carregamento de ualuer combinação de ações pela duração acumulada prevista para a ação tomada como a variável principal na combinação considerada. As classes de carregamento estão especificadas na tabela 1.3, transcrita do citado documento. Nesta tabela a coluna A representa a duração acumulada da variável principal da combinação e a coluna B representa a ordem de grandeza da duração acumulada da ação. Tabela 1.3 Classes de carregamento. Fonte: NBR 7190/1997 [7]. Classe de carregamento A B Permanente Permanente Vida útil da construção Longa duração Longa duração Mais de seis meses Média duração Média duração De uma semana a seis meses Curta duração Curta duração Menos de uma semana Duração instantânea Instantânea Muito curta Fonte: NBR 7190/ Tipos de carregamento Os carregamentos também podem ser classificados de acordo com as ações às uais a estrutura estará sujeita durante seu período de vida em serviço.

9 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 9 a)carregamento normal Abrange apenas as ações decorrentes do uso previsto para a construção. Admite-se ue um carregamento normal corresponda à classe de carregamento de longa duração, euivalente ao período de referência da estrutura. Será sempre considerado na verificação da segurança, uer em relação aos estados limites últimos uer aos estados limites de utilização. Um recomendação importante da NBR7190/1997 diz respeito ao fato ue, em um carregamento normal, se estiverem incluídas ações de curta ou média duração, seus valores atuantes serão reduzidos para ue a resistência da madeira possa ser considerada como correspondente apenas às ações de longa duração. Isto é explicado pelo desempenho mais satisfatório da madeira uando solicitada a ações de peuena duração, aspecto ue será discutido mais detalhadamente nos próximos capítulos. b)carregamento especial Inclui ações variáveis de natureza ou intensidade especiais, cujos efeitos superam em magnitude os produzidos pelas ações consideradas em carregamentos normais. Os carregamentos especiais são transitórios, com duração muito peuena em relação ao período de referência da estrutura. São considerados apenas na verificação da segurança em relação aos estados limites últimos. A cada carregamento especial corresponde uma única combinação especial de ações. Nos projetos, admite-se ue um carregamento especial corresponda à classe definida pela duração acumulada estimada para a ação variável especial considerada (ver tabela 1.3). c)carregamento excepcional Inclui ações excepcionais ue podem provocar danos catastróficos. Devem ser considerados apenas em determinados tipos de construção, para os uais a ocorrência de ações excepcionais não possa ser evitada ou desprezada, bem como na concepção estrutural, não seja possível tomar medidas ue anulem ou atenuem a gravidade dos efeitos danosos dessas ações. Nos projetos, admite-se ue um carregamento excepcional corresponda à classe de duração instantânea. d)carregamento de construção Trata-se de uma circunstância de caráter transitório, necessitando ser avaliada em cada caso específico onde haja risco de ocorrência de estados limites últimos já durante o período de construção ou içamento da estrutura. Podem ser

10 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 10 considerados na verificação da segurança os estados limites últimos e os estados limites de utilização. Nos projetos, admite-se ue um carregamento de construção corresponda à classe definida pela duração acumulada da situação de risco Coeficientes de ponderação das ações ( f ) Os valores de cálculo das ações F d a serem utilizados na elaboração de projetos de estruturas de madeira são obtidos a partir dos valores representativos das ações, multiplicando-os, nas diferentes combinações, pelos respectivos coeficientes de ponderação, denotados genericamente por f. Para situações onde ocorra mais ue duas ações variáveis, deve-se considerar os fatores de combinação ou de utilização. Quando são analisados os estados limites últimos, os coeficientes de ponderação f levam em consideração a variabilidade das ações e os possíveis erros de avaliação dos efeitos das ações, em decorrência de problemas construtivos ou por deficiência do método de cálculo adotado. Na análise dos estados limites de utilização, adota-se f =1, a menos ue exista alguma recomendação em contrário, expressa em normas especiais Coef. de ponderação das ações permanentes: estados limites últimos Os coeficientes de ponderação das ações permanentes, designados por g, majoram os valores representativos das ações permanentes ue provocam efeitos desfavoráveis e minoram os valores representativos ue provocam efeitos favoráveis para a segurança da estrutura. Para uma dada ação permanente, todas as parcelas ue a compõem são ponderadas pelo mesmo coeficiente g, não sendo admitido ue algumas de suas componentes sejam majoradas e outras minoradas. Os coeficientes de ponderação g para as ações permanentes ue figuram nas combinações referentes aos estados limites últimos, salvo indicação ao contrário expressa em norma relativa ao tipo de construção ou ao material considerado, devem ter seus valores tomados conforme as indicações a seguir. a)ações permanentes de grande variabilidade São definidas como de grande variabilidade as ações constituídas pelo peso próprio do conjunto estrutural, dos elementos construtivos permanentes não estruturais e dos euipamentos fixos (todos considerados globalmente), nas uais o peso próprio da estrutura não supera 75% da totalidade dos pesos permanentes

11 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 11 citados. Os valores dos coeficientes g empregados nas estruturas de aço e de madeira são apresentados na abaixo. Tabela Coeficientes g - ações permanentes de grande variabilidade Combinações Efeitos desfavoráveis Efeitos favoráveis Normais 1,4 0,9 Especiais e de construção 1,3 0,9 Excepcionais 1,2 0,9 Fonte:NBR 7190/1997 b)ações permanentes de peuena variabilidade São definidas como de peuena variabilidade as ações permanentes na situação onde o peso próprio da estrutura supera 75% da totalidade dos pesos permanentes. Os valores dos coeficientes g empregados nas estruturas de aço e de madeira são apresentados abaixo. Tabela Coeficientes g - ações permanentes de peuena variabilidade Combinações Efeitos desfavoráveis Efeitos favoráveis Normais 1,3 1,0 Especiais e de construção 1,2 1,0 Excepcionais 1,1 1,0 Fonte:NBR 7190/1997 c)ações permanentes indiretas Para as ações permanentes indiretas, como os efeitos de recalue de apoio e de retração dos materiais em estruturas de aço e de madeira, adotam-se os coeficientes de ponderação, designados por, dados na tabela abaixo. Tabela Coeficientes - ações permanentes indiretas Combinações Efeitos desfavoráveis Efeitos favoráveis Normais 1,2 0 Especiais e de construção 1,2 0 Excepcionais 0 0 Fonte: NBR 7190/ Coef. de ponderação das ações variáveis: estados limites últimos Os coeficientes de ponderação das ações variáveis, denotados por, majoram os valores representativos das ações variáveis ue provocam efeitos desfavoráveis para a segurança estrutural. As ações variáveis ue provocam efeitos favoráveis não são consideradas nas combinações de ações, admitindo-se ue sobre a estrutura atuam somente as parcelas ue produzam efeitos desfavoráveis. Os coeficientes de ponderação para as ações variáveis ue figuram nas combinações referentes aos estados limites últimos, salvo indicação ao contrário, devem ter seus valores tomados conforme as indicações das tabelas a seguir.

12 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 12 Tabela Coeficientes - ações variáveis (estruturas de madeira) Combinações Ações variáveis incluindo as Efeitos da cargas acidentais móveis temperatura Normais 1,4 1,2 Especiais e de construção 1,2 1,0 Excepcionais 1,0 0 Fonte: NBR 7190/1997 As ações decorrentes do uso incluem as sobrecargas em pisos e coberturas, cargas de pontes rolantes, cargas de outros euipamentos, entre outras Valores de cálculo (ou de projeto) das ações em estruturas de madeira Na elaboração dos projetos de estruturas de madeira, os valores de cálculo das ações F d devem ser obtidos para cada combinação de ações referentes aos estados limites últimos e aos estados limites de utilização. As combinações recomendadas pela NBR 7190/1997 estão citadas no item 1.3.4, e as expressões para a determinação dos respectivos valores de F d são registradas a seguir Combinações de ações: estados limites últimos a)combinações últimas normais m n Fd g Fg F F i j2 i i, k, k j j, k...(1.4) onde F gi, k representa o valor característico das ações permanentes, F 1,k o valor característico da ação variável considerada principal para a combinação em uestão e 0j F,k os valores reduzidos de combinação das demais ações variáveis, j conforme tabelas 1.1 e 1.2. Em alguns casos especiais, é necessário ue sejam consideradas duas combinações: numa delas admite-se ue as ações permanentes sejam desfavoráveis e, na outra, ue sejam favoráveis à segurança. b)combinações últimas especiais e de construção m n Fd g Fg F F i j2 i i,k,k j, ef j,k...(1.5) onde F gi, k representa o valor característico das ações permanentes, F 1,k o valor característico da ação variável considerada principal para a situação transitória, 0 j, ef é igual ao fator 0 j adotado nas combinações normais, exceto uando a

13 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 13 ação principal F 1,k tiver um tempo de atuação muito curto, situação em ue 0 j, ef pode ser tomado com valor euivalente ao 2j dado nas tabelas 1.1 e 1.2. c)combinações últimas excepcionais m F F F F d g g i1 n j1 i i, k exc j, ef j, k 0...(1.6) onde F exc é o valor da ação transitória excepcional e os demais termos representam valores efetivos já definidos anteriormente Combinações de ações: estados limites de utilização Nas combinações de utilização consideram-se todas as ações permanentes, incluindo as deformações impostas e as ações variáveis correspondentes a cada um dos tipos de combinações, conforme as indicações a seguir. a)combinações de longa duração Estas combinações, também denominadas uase-permanentes, são consideradas no controle usual das deformações das estruturas e dos elementos ue a integram. Nas combinações de longa duração, todas as ações variáveis atuam com os valores correspondentes à classe de longa duração. F F F...(1.7) d m i1 g n j1 2 i,k j j,k onde os coeficientes 2j estão especificados nas tabelas 1.1 e 1.2. b)combinações de média duração F F F F...(1.8) d m i1 g n 1 2 j2 i,k j,k j j,k As combinações de média duração, também denominadas freüentes, são consideradas uando o controle das deformações é especialmente importante, por exemplo, no caso de existirem materiais frágeis não estruturais ligados à estrutura. Nestas condições, a ação variável principal F 1,k atua com o valor correspondente à classe de média duração e as demais ações variáveis atuam com os valores correspondentes à classe de longa duração. Os coeficientes 1 e 2 estão especificados nas tabelas 1.1 e 1.2.

14 Capítulo 03: Introdução ao Método dos Estados Limites 14 c)combinações de curta duração As combinações de curta duração, também designadas por combinações raras, devem ser consideradas uando, para a construção da estrutura, for especialmente importante impedir defeitos decorrentes das deformações. Nestas combinações, a ação variável principal F 1,k atua com o valor característico e as demais ações variáveis atuam com seus valores correspondentes à classe de média duração. F F F F...(1.9) d m i1 g i,k j,k j j,k onde os coeficientes 1 estão especificados nas tabelas 1.1 e 1.2. d)combinações de duração instantânea As combinações de duração instantânea consideram a ocorrência de uma ação variável especial F ESPECIAL de duração instantânea. As outras ações variáveis são consideradas com os valores ue, na realidade, possam existir simultaneamente com a carga especial definida para esta combinação. Não havendo outro critério, podem ser admitidas com seus valores de longa duração. n j2 1 F F F F...(1.10) d m i1 g i,k, ESPECIAL j j,k n j1 2

Marcos Correia de Campos 1 AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Marcos Correia de Campos 1 AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Marcos Correia de Campos 1 AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Definições 1. estados limites de uma estrutura: Estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenho inadequado às

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997 ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997 MÉTODO DOS ESTADOS LIMITES ESTADOS A PARTIR DOS QUAIS A ESTRUTURA NÃO ATENDERÁ

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997

ESTRUTURAS DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997 ESTRUTURAS DE MADEIRA Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997 MÉTODO DOS ESTADOS LIMITES ESTADOS A PARTIR DOS QUAIS A ESTRUTURA NÃO ATENDERÁ MAIS AOS OBJETIVOS PARA

Leia mais

ESTRUTURAS DE PONTES

ESTRUTURAS DE PONTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE PONTES Ações em Pontes Prof. MSc. Letícia Reis Batista

Leia mais

5. Ações e Segurança em Projetos de Estruturas de Madeira Generalidades

5. Ações e Segurança em Projetos de Estruturas de Madeira Generalidades 5. Ações e Segurança em Projetos de Estruturas de Madeira 5.1. Generalidades De acordo com a ABNT NBR 7190:1997, o projeto deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado é composto por: Memorial

Leia mais

REVISÃO: SEGURANÇA ESTRUTURAL

REVISÃO: SEGURANÇA ESTRUTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A REVISÃO: SEGURANÇA ESTRUTURAL (Aulas 15-16) Gerson Moacyr Sisniegas Alva Quando uma estrutura pode

Leia mais

REVISÃO: SEGURANÇA ESTRUTURAL

REVISÃO: SEGURANÇA ESTRUTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Curso de Graduação em Engenharia Civil ECC 1006 Concreto Armado A REVISÃO: SEGURANÇA ESTRUTURAL Gerson Moacyr Sisniegas Alva Quando uma estrutura pode ser considerada

Leia mais

CAPÍTULO 02: Ações em Estruturas de Madeira

CAPÍTULO 02: Ações em Estruturas de Madeira CAPÍTULO 02: Ações em Estruturas de Madeira 2.1 Introdução Neste capítulo serão abordadas as principais ações atuantes em estruturas de madeira para coberturas. 2.2 Aspectos gerais das ações em estruturas

Leia mais

Concreto Protendido. ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido Como se pôde ver até agora, a tecnologia do concreto protendido é essencialmente a mesma do concreto armado, com a

Leia mais

Níveis de Protensão. Prof.: Raul Lobato

Níveis de Protensão. Prof.: Raul Lobato UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CONCRETO PROTENDIDO Níveis de Protensão Prof.: Raul

Leia mais

Concreto Protendido. ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas

Concreto Protendido. ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido ESTADOS LIMITES Prof. Letícia R. Batista Rosas Concreto Protendido Como se pôde ver até agora, a tecnologia do concreto protendido é essencialmente a mesma do concreto armado, com a

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso ESTRUTURAS DE MADEIRA Professora: Engª Civil Silvia Romfim CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA PROJETOS 1. Introdução 2. Hipóteses Básicas de Segurança a. Estados Limites

Leia mais

Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO

ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO ESTRUTURAS DE CONCRETO PROTENDIDO 5 DURABILIDADE E ESTADOS LIMITES ESTADOS LIMITES ELU (Estado Limite Último: estado-limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que determine

Leia mais

Modelo de Segurança da Norma Brasileira de Projeto de Estruturas de Madeira

Modelo de Segurança da Norma Brasileira de Projeto de Estruturas de Madeira Modelo de Segurança da Norma Brasileira de Projeto de Estruturas de Madeira GRUPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA MADEIRA-GIEM UNIVERSIDADE EDERAL DE SANTA CATARINA USC Prof. Dra. Ângela do Valle Departamento

Leia mais

Segurança e estados limites

Segurança e estados limites Segurança e estados limites Introdução Em um projeto estrutural, deve-se garantir segurança, bom desempenho e durabilidade. É preciso evitar o colapso da estrutura, a ocorrência de vibrações e deslocamentos

Leia mais

MÓDULO 1 Projeto e dimensionamento de estruturas metálicas em perfis soldados e laminados

MÓDULO 1 Projeto e dimensionamento de estruturas metálicas em perfis soldados e laminados Projeto e Diensionaento de de Estruturas etálicas e istas de de aço e concreto MÓDULO Projeto e diensionaento de estruturas etálicas e perfis soldados e lainados Ações e segurança SEGURANÇA ESTRUTURAL

Leia mais

CAPÍTULO 2: ESTADOS LIMITES

CAPÍTULO 2: ESTADOS LIMITES Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado Curso: Arquitetura e Urbanismo CAPÍTULO 2: ESTADOS LIMITES Profa. Rovadávia Aline

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA

ESTRUTURAS DE MADEIRA UNEMAT SINOP FACET ENGENHARIA CIVIL Prof. Dr. Roberto Vasconcelos Pinheiro e_mail: rpinheiro@unemat-net.br 1. Informações gerais Estrutura deve SER: econômica/eficiente Estrutura deve TER: Resistência,

Leia mais

Código de Hamurabi, Rei da Babilônia, 1750 A.C., dizia: Principais fatores de incerteza no cálculo estrutural

Código de Hamurabi, Rei da Babilônia, 1750 A.C., dizia: Principais fatores de incerteza no cálculo estrutural A preocupação com a segurança das construções não é recente. Código de Hamurabi, Rei da Babilônia, 1750 A.C., dizia: Se a construção cair e matar o filho do proprietário, o filho do construtor será morto

Leia mais

Alta resistência. Coeficientes Parciais γ f : Combinações Ações Especiais / Normais

Alta resistência. Coeficientes Parciais γ f : Combinações Ações Especiais / Normais Propriedades Gerais dos Aços: Propriedade Valor Módulo de Elasticidade E = 200.000 MPa Módulo de Elasticidade Transversal G = 70.000 MPa Coeficiente de Poisson ν = 0,3 Coeficiente de Dilatação Térmica

Leia mais

φ R n > γ qi S ni Método dos Estados Limites No passado Normas de Dimensionamento Estrutural tensões admissíveis.

φ R n > γ qi S ni Método dos Estados Limites No passado Normas de Dimensionamento Estrutural tensões admissíveis. Método dos Estados Limites No passado Normas de Dimensionamento Estrutural tensões admissíveis. R n S F. S. > Normas de Dimensionamento Estrutural Atuais Estados limites i i φ R n > γ qi S ni 2 Exemplo

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRAS PROF.: VICTOR MACHADO APRESENTAÇÃO Contatos: victor.silva@progeto.com.br victormsilva.com PLANO DE AULA Apresentação do Plano de Aula Forma de Avaliação Trabalhos Faltas

Leia mais

Aula V Combinação de Ações para o Dimensionamento e Verificação de Estruturas Prof. Douglas Couri Jr.

Aula V Combinação de Ações para o Dimensionamento e Verificação de Estruturas Prof. Douglas Couri Jr. Estruturas de concreto Armado I Aula V Combinação de Ações para o Dimensionamento e Verificação de Estruturas Prof. Douglas Couri Jr. Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto

Leia mais

Professora: Engª Civil Silvia Romfim

Professora: Engª Civil Silvia Romfim Professora: Engª Civil Silvia Romfim ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO Estados que por sua ocorrência, repetição ou duração causam efeitos estruturais que não respeitam as condições especificadas para o uso

Leia mais

Professor Daniel Dias

Professor Daniel Dias Professor Daniel Dias Por onde começar? QUAL O OBJETIVO A SER ALCANÇADO PELAS NOSSAS ESTRUTURAS? O QUE É RELEVANTE SER ESTUDADO PARA ATINGIRMOS ESSE OBJETIVO? QUAIS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM ESTUDADAS?

Leia mais

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto China International Trust&Investment Plaza CITIC - Sky Central Plaza - 1997 Guangzhou/China (391m/322m) Referência: Introdução à concepção estrutural

Leia mais

Sistemas Estruturais

Sistemas Estruturais Notas de aula Prof. Andréa 1. Elementos Estruturais Sistemas Estruturais Uma vez especificados os tipos de aço comumente utilizados em estruturas metálicas, determinadas as características geométricas

Leia mais

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas Propriedades Gerais dos Aços: Propriedade Valor Módulo de Elasticidade E = 200.000 MPa Módulo de Elasticidade Transversal G = 70.000 MPa Coeficiente de Poisson ν = 0,3 Coeficiente de Dilatação Térmica

Leia mais

PROF. DR. LORENZO A. RUSCHI E LUCHI

PROF. DR. LORENZO A. RUSCHI E LUCHI PROF. DR. LORENZO A. RUSCHI E LUCHI lorenzo.luchi@terra.com.br CENTRO TECNOLÓGICO - UFES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL No concreto protendido, o dimensionamento das peças é normalmente feito na seguinte

Leia mais

SEGURANÇA E ESTADOS-LIMITES AÇÕES RESISTÊNCIAS

SEGURANÇA E ESTADOS-LIMITES AÇÕES RESISTÊNCIAS 3-1 3.1 Segurança e estados-limites 1 33 SEGURNÇ E ESTDOS-LIMITES ÇÕES RESISTÊNCIS 3.1.1 Critérios de segurança Os critérios de segurança adotados na BNT NBR 6118 baseiam-se na BNT NBR 8681. 3.1.2 Estados-limites

Leia mais

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos PONTES Prof. Esp. Márcio Matos Ações Linha de Influência Ações Permanentes Ações Variáveis Ações Excepcionais Ações Ações nas Pontes Conforme a NBR 8681:2003 (Ações e Segurança nas Estruturas - Procedimento),

Leia mais

Estruturas de Aço e Madeira Aula 12 Bases de Cálculo

Estruturas de Aço e Madeira Aula 12 Bases de Cálculo Estruturas de Aço e Madeira Aula 12 Bases de Cálculo - Ensaios de Madeira; - Correlações entre as Propriedades Mecânicas; - Combinações de Ações e Segurança; Prof. Juliano J. Scremin 1 Aula 12 - Seção

Leia mais

Carregamentos e a Norma de Ações e Segurança

Carregamentos e a Norma de Ações e Segurança Carregamentos e a Norma de Ações e Segurança O capítulo 11 de ações da NBR-6118 detalha bem mais os carregamentos e combinações do que a versão anterior, descreve uma nova expressão para cálculo de fluência

Leia mais

AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS ESTADOS LIMITES COMBINAÇÃO DE ESFORÇOS

AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS ESTADOS LIMITES COMBINAÇÃO DE ESFORÇOS AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS ESTADOS LIMITES COMBINAÇÃO DE ESORÇOS ESTADOS LIMITES Definição: são situações a partir das quais a estrutura apresenta desempenho inadequado às finalidades da construção;

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO CAPÍTULO 2 Volume 1 UNDAMENTOS DE SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Prof. José Milton e Araújo - URG 1 2.1- Estaos limites Requisitos e qualiae e uma estrutura: Segurança Bom esempenho em serviço

Leia mais

RSA Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes. Decreto Lei nº235/83, de 31 de Maio

RSA Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes. Decreto Lei nº235/83, de 31 de Maio RSA Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes Decreto Lei nº235/83, de 31 de Maio Objecto e Campo de Aplicação Critérios gerais de segurança Verificação da segurança Estados

Leia mais

Isostática. 1. Introdução à Engenharia de Estruturas

Isostática. 1. Introdução à Engenharia de Estruturas Isostática 1. Introdução à Engenharia de Estruturas Rogério de Oliveira Rodrigues 1.1. Definição de Engenharia de Estruturas Engenharia de Estruturas é o ramo da Engenharia Civil dedicado primariamente

Leia mais

ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS

ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS ESTRUTURAS NOÇÕES BÁSICAS Profa. Ana Maria Gontijo Figueiredo 1) TERMINOLOGIA Estrutura: Parte resistente de uma construção ou de uma máquina, objeto ou peça isolada, cuja função básica é o transporte

Leia mais

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I PROGRAMA

ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I PROGRAMA Válter Lúcio Fev.2006 1 PROGRAMA 1. Introdução ao betão armado 2. Bases de Projecto e Acções 1. Tempo de vida útil de projecto 2. Princípios para o dimensionamento aos estados limites 3. Classificação

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes

SUMÁRIO PREFÁCIO INTRODUÇÃO UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições Elementos constituintes das pontes SUMÁRIO PREFÁCIO... 27 INTRODUÇÃO... 31 UNIDADE 1 ASPECTOS BÁSICOS 1.1. Definições... 37 1.2. Elementos constituintes das pontes... 37 1.3. Elementos que compõem a superestrutura... 39 1.4. Seções transversais

Leia mais

Resumo. Palavras-chave Pontes rodoviárias; estrutura mista aço-concreto; carga móvel; modelos; comparativo. Introdução

Resumo. Palavras-chave Pontes rodoviárias; estrutura mista aço-concreto; carga móvel; modelos; comparativo. Introdução Análise Comparativa de Critérios de Normas para os Efeitos da Carga Móvel em Pontes Rodoviárias em Estrutura Mista Aço-Concreto Carlos Henrique Leal Viana 1 1 PCA Engenharia Ltda. /carloshenriquelv@hotmail.com

Leia mais

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos

PONTES. Prof. Esp. Márcio Matos PONTES Prof. Esp. Márcio Matos Ações Linha de Influência Ações Permanentes Ações Variáveis Ações Excepcionais Ações Linha de Influência Diversas estruturas são solicitadas por cargas móveis. Exemplos são

Leia mais

Conceito de resistência de cálculo

Conceito de resistência de cálculo Conceito de resistência de cálculo Introdução Na elaboração de projetos de estruturas, os elementos estruturais, sejam metálicos ou de concreto armado, devem ser todos dimensionados, ou seja, é função

Leia mais

Estruturas de Concreto Armado

Estruturas de Concreto Armado Estruturas de Concreto Armado Pré-dimensionamento de lajes Concepção de modelo de cálculo das lajes Cálculo de carregamentos sobre lajes Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Definições LAJE Placas de concreto

Leia mais

Parafusos e barras redondas rosqueadas

Parafusos e barras redondas rosqueadas Parafusos e barras redondas rosqueadas Introdução Agora que você já estudou os critérios básicos determinados pela norma brasileira sobre ligações e também os procedimentos utilizados para ligações soldadas,

Leia mais

Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia Estruturas de Concreto Armado I - Notas de Aula

Universidade Católica de Goiás - Departamento de Engenharia Estruturas de Concreto Armado I - Notas de Aula conteúdo 2 lajes 2.1 Classificação das lajes Como o cálculo das lajes tem por base a Teoria das Grelhas, para melhor entender sua classificação, vamos analisar primeiro como se realiza a transferência

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - EDIFICAÇÕES

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - EDIFICAÇÕES CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - EDIFICAÇÕES ESTABILIDADE ESFORÇOS SIMPLES Apostila Organizada pelo professor: Edilberto Vitorino de Borja 2016.1 1. CARGAS ATUANTES NAS ESTRUTURAS 1.1 CARGAS EXTERNAS Uma estrutura

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES I. Prof. MsC. Roberto Monteiro

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES I. Prof. MsC. Roberto Monteiro FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS ENGENHARIA CIVIL FUNDAÇÕES I Prof. MsC. Roberto Monteiro CONCEPÇÃO DE OBRAS DE FUNDAÇÕES Pof. Msc. ROBERTO MONTEIRO INTRODUÇÃO Comentário Inial O estudo de concepção

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DO PROJETO DA SUPERESTRUTURA DE PONTE UTILIZANDO A NORMA BRASILEIRA E NORMAS INTERNACIONAIS

ESTUDO COMPARATIVO DO PROJETO DA SUPERESTRUTURA DE PONTE UTILIZANDO A NORMA BRASILEIRA E NORMAS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Pâmela Zarpellon ESTUDO COMPARATIVO DO PROJETO DA SUPERESTRUTURA DE PONTE UTILIZANDO A NORMA BRASILEIRA E

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DAS ESTRUTURAS II

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DAS ESTRUTURAS II CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL TEORIA DAS ESTRUTURAS II PROFESSOR: Eng. CLÁUDIO MÁRCIO RIBEIRO ESPECIALISTA EM ESTRUTURAS Estrutura Definição: Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio

Leia mais

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL 3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL PARÂMETROS DE PROJETO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO Eng o. Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 NBR 15961 1 : Projeto Requisitos mínimos para o projeto

Leia mais

PEF 2303 ESTRUTURAS DE CONCRETO I DURABILIDADE E SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS

PEF 2303 ESTRUTURAS DE CONCRETO I DURABILIDADE E SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS PEF 2303 ESTRUTURAS DE CONCRETO I DURABILIDADE E SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS Durabilidade do Concreto Estrutural o concreto quando bem executado, é um material estável; e quando exposto as intempéries, sua

Leia mais

Ajuda de uso do Programa TACO Versão setembro de 2002

Ajuda de uso do Programa TACO Versão setembro de 2002 Ajuda de uso do Programa TACO Versão setembro de 00 TÓPICOS DE AJUDA Introdução Limitação e responsabilidades de uso do programa TACO Algumas Questões sobre o cálculo de elementos de estrutura de madeira

Leia mais

Dimensionamento de Estruturas em Aço. Parte 1. Módulo. 2ª parte

Dimensionamento de Estruturas em Aço. Parte 1. Módulo. 2ª parte Dimensionamento de Estruturas em Aço Parte 1 Módulo 4 2ª parte Sumário Módulo 4: 2ª Parte Edifícios estruturados em Aço Dimensionamento de um edificio de 5 pavimentos estruturado em Aço Dados do projeto

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica - PEF PEF 3303 Estruturas de Concreto I LISTA DE EXERCÍCIOS 1 Para a resolução dos itens a seguir,

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS LIGAÇÕES - APOIOS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá

ESTRUTURAS METÁLICAS LIGAÇÕES - APOIOS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá ESTRUTURAS METÁLICAS LIGAÇÕES - APOIOS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá LIGAÇÕES Edificações Ligações entre vigas; Ligações entre viga e coluna; Emenda de colunas; Emenda de vigas; Apoio de colunas;

Leia mais

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas

Ações Normais. Ações permanentes diretas agrupadas Propriedades Gerais dos Aços: Propriedade Valor Módulo de Elasticidade E = 200.000 MPa Módulo de Elasticidade Transversal G = 70.000 MPa Coeficiente de Poisson ν = 0,3 Coeficiente de Dilatação Térmica

Leia mais

MEMORIA DE CÁLCULO MURO DO COND. BOSQUE IMPERIAL

MEMORIA DE CÁLCULO MURO DO COND. BOSQUE IMPERIAL MEMORIA DE CÁLCULO MURO DO COND. BOSQUE IMPERIAL SALVADOR 2016 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. CONDIÇÕES GERAIS...3 3. MODELO ESTRUTURAL...4 4. SEGURANÇA EM SERVIÇO...5 5. SEGURANÇA À RUPTURA...5 5.1- Estabilidade

Leia mais

MESOESTRUTURA DE PONTES ESFORÇOS ATUANTES NOS PILARES DETERMINAÇÃO DE ESFORÇOS HORIZONTAIS

MESOESTRUTURA DE PONTES ESFORÇOS ATUANTES NOS PILARES DETERMINAÇÃO DE ESFORÇOS HORIZONTAIS MESOESTRUTURA DE PONTES ESFORÇOS ATUANTES NOS PILARES DETERMINAÇÃO DE ESFORÇOS ESFORÇOS Esforços longitudinais Frenagem ou aceleração da carga móvel sobre o tabuleiro; Empuxo de terra e sobrecarga nas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO PROJETO BÁSICO DE ESTRUTURA METÁLICA DA PASSARELA METÁLICA DO IFPE ABREU E LIMA

MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO PROJETO BÁSICO DE ESTRUTURA METÁLICA DA PASSARELA METÁLICA DO IFPE ABREU E LIMA MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO PROJETO BÁSICO DE ESTRUTURA METÁLICA DA PASSARELA METÁLICA DO IFPE ABREU E LIMA Autor: Eng. Civil Cleber Tonello Pedro Junior (Crea-MT MT024672) CUIABÁ MATO GROSSO MAIO

Leia mais

Bases do Projecto Geotécnico Eurocódigo 7

Bases do Projecto Geotécnico Eurocódigo 7 DFA em Engenharia de Estruturas Fundações de Estruturas Bases do Projecto Geotécnico Eurocódigo 7 Jaime A. Santos (IST) Requisitos fundamentais Uma estrutura deve ser projectada e executada de forma tal

Leia mais

Análise dinâmica de estrutura de base de bombas sobre reservatório Filipe Neri de Souza 1, Lineker Max Goulart Coelho 2

Análise dinâmica de estrutura de base de bombas sobre reservatório Filipe Neri de Souza 1, Lineker Max Goulart Coelho 2 Resumo Análise dinâmica de estrutura de base de bombas sobre reservatório Filipe Neri de Souza 1, Lineker Max Goulart Coelho 2 1 Chemtech Serviços de Engenharia e Software LTDA / fneridesouza@yahoo.com.br

Leia mais

Parâmetros para o dimensionamento

Parâmetros para o dimensionamento Parâmetros para o dimensionamento Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Projeto em Alvenaria estrutural Concepção estrutural; Modulação; Integração entre estrutura

Leia mais

AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS

AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 113 ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRA AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE

Leia mais

SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO. Generalidades. (Item 6.1 da NBR 8800/2008)

SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO. Generalidades. (Item 6.1 da NBR 8800/2008) SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO Ligações em Estruturas Metálicas MAJ MONIZ DE ARAGÃO Generalidades d (Item 6.1 da NBR 8800/2008) Item 6.1 NBR 8800 / 2008 Elementos de ligação:

Leia mais

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações.

Figura 8.1: Alguns tipos de ligações. 8 Ligações Metálicas As ligações metálicas consistem em elementos de ligação, como enrijecedores, chapas de ligação, cantoneiras e consolos, e meios de ligação, como soldas, parafusos, barras redondas

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 FUNDAÇÕES PROFUNDAS Métodos usados para a avaliação de segurança Valores Admissíveis Fator

Leia mais

PILARES EM CONCRETO ARMADO

PILARES EM CONCRETO ARMADO PILARES EM CONCRETO ARMADO DIMENSIONAMENTO E DETALHAMENTO Pilares Elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. (ABNT NBR

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Resistência característica da dosagem. Responsabilidades

Leia mais

Aula 1 Introdução ao projeto e cálculo de estruturas de aço. Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas

Aula 1 Introdução ao projeto e cálculo de estruturas de aço. Curso de Projeto e Cálculo de Estruturas metálicas Aula 1 Introdução ao projeto e cálculo de estruturas de aço 1.1 - Filosofias de cálculo: Método dos Estados Limites X Método das tensões admissíveis Projeto dos fatores de Carga (LRFD Load & Resistance

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Execução de Coberturas

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Execução de Coberturas Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Execução de Coberturas Prof. André L. Gamino Cargas para o Projeto: NBR 6120 (1980): Cargas para

Leia mais

SUMÁRIO. CAPíTULO 1 APRESENTAÇÃO

SUMÁRIO. CAPíTULO 1 APRESENTAÇÃO SUMÁRIO CAPíTULO 1 APRESENTAÇÃO CAPíTULO 2 INTRODUÇÃO... 11 2.1 Generalidades 15 2.2 Conteúdo e Estrutura 16 2.3 Nomenclatura 16 2.4 Normas Técnicas "".""".".".".."".""."" 16 2.5 Definições 17 2.5.1 Níveis

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Maria Betânia de Oliveira Professora

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO Nº 11 CRITÉRIOS DE INSPEÇÃO E DESCARTE PARA CABOS DE AÇO

BOLETIM TÉCNICO Nº 11 CRITÉRIOS DE INSPEÇÃO E DESCARTE PARA CABOS DE AÇO BOLETIM TÉCNICO Nº 11 CRITÉRIOS DE INSPEÇÃO E DESCARTE PARA CABOS DE AÇO INTRODUÇÃO Muitas vezes é entendido que a inspeção é limitada apenas ao cabo de aço, porém a mesma deve ser estendida à todas as

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

8 Análise de Vibração Forçada Caminhar Humano 8.1 Considerações iniciais

8 Análise de Vibração Forçada Caminhar Humano 8.1 Considerações iniciais 8 Análise de Vibração Forçada Caminhar Humano 8.1 Considerações iniciais Neste capítulo, verifica-se o comportamento dinâmico de pisos mistos submetidos a excitações dinâmicas associadas ao caminhar humano,

Leia mais

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Capítulo Prof. Romel Dias Vanderlei Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Curso: Engenharia Civil Disciplina:

Leia mais

Análise de Estruturas Submetidas a Ações Sísmicas Byl Farney Rodrigues da C. Júnior 1, Jader Santos Lopes 2, Marcos Paulo Sartin Silva 3

Análise de Estruturas Submetidas a Ações Sísmicas Byl Farney Rodrigues da C. Júnior 1, Jader Santos Lopes 2, Marcos Paulo Sartin Silva 3 Análise de Estruturas Submetidas a Ações Sísmicas Byl Farney Rodrigues da C. Júnior 1, Jader Santos Lopes 2, Marcos Paulo Sartin Silva 3 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás / farneyjr@gmail.com

Leia mais

ESTRUTURA DE CONCRETO MEMÓRIA DE CÁLCULO

ESTRUTURA DE CONCRETO MEMÓRIA DE CÁLCULO ESTRUTURA DE CONCRETO MEMÓRIA DE CÁLCULO RESPONSÁVEL: Eng. Eduardo Both CREA: 5063648354 OBRA: LOCAL: 6098 - Subestação Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB CEPLAC (SEDE), BR-415, RODOVIA ITABUNA/ILHÉUS

Leia mais

7 Estruturas Submetidas a Sismos Reais e Artificias com Interação Solo-Estrutura

7 Estruturas Submetidas a Sismos Reais e Artificias com Interação Solo-Estrutura 167 7 Estruturas Submetidas a Sismos Reais e Artificias com Interação Solo-Estrutura Com a validação da formulação da análise no domínio do tempo no Capítulo 4, e com base no estudo em frequência realizado

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Elementos Estruturais de um Edifício... 3 1.1 Elementos e definições... 3 1.2 Concreto

Leia mais

Conceituação de Projeto

Conceituação de Projeto Noção Gerais sobre Projeto de Estruturas Metálicas Etapas e documentos de projetos Diretrizes normativas e Desenhos de projeto Eng. Wagner Queiroz Silva, D.Sc UFAM Conceituação de Projeto Pré-projeto ou

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS DE AÇO

ESTRUTURAS METÁLICAS DE AÇO ESTRUTURAS METÁLICAS DE AÇO LIGAÇÕES POR CONECTORES Edson Cabral de Oliveira TIPOS DE CONECTORES E DE LIGAÇÕES O conector é um meio de união que trabalha através de furos feitos nas chapas. Tipos de conectores:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia de Estruturas Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia de Estruturas Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Engenharia de Estruturas Curso de Especialização em Estruturas TRABALHO FINAL ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE UM EDIFÍCIO COMERCIAL COM ESTRUTURA DE AÇO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

Vibrações em Pisos Provocadas pela Movimentação de Pessoas

Vibrações em Pisos Provocadas pela Movimentação de Pessoas Introdução Tradicionalmente, as estruturas da Engenharia Civil são analisadas supondo-se as cargas atuantes aplicadas muito lentamente. Tal hipótese é a base da análise estática, sendo apropriada para

Leia mais

7 Análise Método dos Elementos Finitos

7 Análise Método dos Elementos Finitos 168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II

TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II TÍTULO: ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA EM VIGA DE CONCRETO ARMADO CLASSE I E II CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE RIBEIRÃO

Leia mais

Projeto e Consultoria Estrutural

Projeto e Consultoria Estrutural reduzida, principalmente nas que apresentam fissuração elevada, permitindo que os agentes agressivos penetrem para o interior do concreto, provocando uma série de danos, sendo o mais notável a corrosão

Leia mais

PEF Aula 02 Carregamentos normalizados e segurança. 1. Introdução.

PEF Aula 02 Carregamentos normalizados e segurança. 1. Introdução. Aula 02 Carregamentos normalizados e segurança. 1. Introdução. Neste trabalho apresentam-se os conceitos básicos referentes à verificação da segurança de estruturas de concreto. Utiliza-se como referência

Leia mais

Fundamentos de Estruturas

Fundamentos de Estruturas Fundamentos de Estruturas Definições Estrutura é um sistema destinado a proporcionar o equilíbrio de um conjunto de ações, capaz de suportar as diversas ações que vierem a solicitá-la durante a sua vida

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Profa. Dra. Maria Betânia de Oliveira

Leia mais

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa.

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 1 Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas

MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Estruturas MODELAGEM DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS Aula 02: Definições Básicas Maria Betânia de Oliveira Professora

Leia mais

Forças devido ao vento

Forças devido ao vento Forças devido ao vento Introdução Vento é o fenômeno em que ocorre um grande fluxo de gás. Na natureza, é o resultado da movimentação de massas de ar devido a variações de temperatura entre essas massas,

Leia mais

Sistemas Estruturais: Pontes em Viga, Treliça e em Laje

Sistemas Estruturais: Pontes em Viga, Treliça e em Laje UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Sistemas Estruturais: Pontes em

Leia mais

10 Considerações Finais

10 Considerações Finais 10 Considerações Finais 10.1 Introdução Este trabalho teve como objetivo avaliação da resposta dinâmica nãolinear geométrica de sistemas estruturais de pisos mistos (aço-concreto), em regime de interação

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS DE ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO (artigo publicado na Revista Incêndio n )

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS DE ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO (artigo publicado na Revista Incêndio n ) INTRODUÇÃO CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS DE ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO (artigo publicado na Revista Incêndio n 46 2007) Valdir Pignatta e Silva Professor Doutor da Escola Politécnica

Leia mais