RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL"

Transcrição

1 1 RELATO DE EXPERIÊNCIA: ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR A PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE RENAL Franciele Gonçalves dos Santos (1) Rosana Duarte da Silva (2) Thalise Yuri Hattori (3) Fátima Alice Aguiar Quadros (4) RESUMO A insuficiência renal crônica gera complicações e requer o tratamento definitivo, o transplante renal, por isso foi implantado em 2004 um projeto com profissionais interdisplinares para realizar assistência direcionada ao cliente pós transplante renal, o PAI (Programa de Assistência Interdisciplinar) uma vez que a qualidade de vida se baseia no acompanhamento de seu estado de saúde e de sua adaptação aos hábitos saudáveis. Por nem sempre os clientes obterem uma boa adaptação à nova rotina, se faz necessário um acompanhamento rigoroso por parte dos profissionais de saúde, portanto o objetivo da implantação do PAI consistiu garantir a prevenção e promoção da saúde dos transplantados renais por meio da integração de diversos profissionais da área da saúde. O objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência das acadêmicas do curso de enfermagem frente ao PAI de 2009 a 2011, onde realizam consultas semanalmente através dos procedimentos de coleta de histórico com a utilização de um instrumento próprio criado pelo projeto e avaliação de exames laboratoriais, exame físico e orientações individualizadas e registro no prontuário. A consulta de enfermagem tem como aporte teórico as teorias de enfermagem de Wanda Horta, teoria de Orem e a teoria Callista Roy. Apesar de o projeto ser de caráter interdisciplinar, atualmente, devido a conflitos internos conta-se apenas com a enfermagem e médica nefrologista pertencente a instituição onde os pacientes são atendidos. Com este trabalho foi possível encontrar problemas e confrontos pós- transplante dos pacientes (1) Acadêmica de Graduação de Enfermagem do 4 ano da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (2) Acadêmica de Graduação de Enfermagem do 4 ano da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (3) Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto de Estudos Avançados e Pos- Graduação, Brasil(2008), Tutora da Residência Multiprofissonal do Hospital Universitário de Dourados, Brasil; (4) Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, Brasil(2008) Professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil.

2 2 acompanhados, assim como a resolução dos mesmos com a colaboração e participação de vários profissionais da saúde, qualificando assim a assistência oferecida, garantindo melhoria, qualidade e prolongamento da vida. Percebe-se ainda a necessidade urgente do retorno dos demais cursos com o intuito de ampliar as diversas interfaces do cuidado frente ao paciente transplantado. O atendimento ambulatorial interdisciplinar regular é de suma importância para o resgate e o acompanhamento destes, a fim de garantir um tratamento adequado após o transplante e a prevenção de complicações e agravos decorrentes da falta de orientação e supervisão de sua saúde. O crescimento acadêmico quanto ao tratamento holístico é de grande relevância, uma vez que o homem é visto como um todo dinâmico em constante alteração quando nele houver uma lesão, onde a enfermagem sempre se caracterizou por seu objetivo intensamente humanístico. Palavras-chave: Transplante Renal; Assistência de Enfermagem; Equipe Interdisciplinar de Saúde INTRODUÇÃO O curso de graduação de enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) possui diversos projetos de extensão entre eles, o PAI (Programa de Assistência Interdisciplinar). Este projeto é realizado por docentes enfermeiros, acadêmicos de enfermagem do segundo e quarto ano e uma nefrologista voluntária, em parceria com um Hospital Universitário da região. Tem como objetivo primordial, garantir a prevenção e promoção da saúde dos transplantados renais, por meio da integração de diversos profissionais da área da saúde. O projeto PAI teve inicio em 2004, após observação de um médico nefrologista que viu a necessidade urgente de se direcionar uma assistência integrada e sistematizada com o apoio de uma equipe interdisciplinar dos cursos de graduação das universidades da região aos pacientes recém transplantados e os transplantados de longa data. Para a implantação deste projeto, foi necessária a realização de novas parcerias a fim de formar uma equipe que objetivasse ao atendimento e ao acompanhamento multiprofissional e interdisciplinar dos pacientes transplantados da região de Dourados-MS, com o objetivo de reduzir as complicações pós-transplantes oriundos de falta de informações e cuidados dos pacientes. Assim os profissionais inseridos no programa para ofertar a assistência adequada foram das áreas de Medicina, Farmácia, Bioquímica, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.

3 3 No início obteve-se o total apoio da Associação dos Renais Crônicos de Dourados e região, onde se uniram a esta idéia, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul com o curso de Enfermagem, a Universidade Federal da Grande Dourados, com o curso de Medicina e o Centro Universitário da Grande Dourados, com os cursos de Farmácia e Bioquímica, Nutrição, Psicologia, além de profissionais médicos e enfermeiros. A implantação do projeto ocorreu devido à ausência de um suporte aos pacientes transplantados renais, onde as assistências interdisciplinares oferecidas contribuem diretamente para diminuição das morbimortalidade e complicações pós- transplante. O mesmo foi possível através da dedicação dos docentes e discentes das universidades envolvidas e dos profissionais da área da saúde, sendo para os pacientes uma referencia de tratamento específico e diferenciado. Como a insuficiência renal crônica gera complicações maiores e requer dependência de tratamento contínuo, pois a IRC é o resultado final de múltiplos sinais e sintomas decorrente da incapacidade renal de manter a homeostasia interna e uma vês instalada é necessário um tratamento continuo para substituir a função renal, assim o cliente recebe desde então, atenção e acompanhamento semanal de seu estado de saúde, com a realização e acompanhamentos de exames regulares, consultas médicas com a nefrologista, com os acadêmicos de psicologia, de nutrição e recebem assistência de enfermagem junto aos acadêmicos de enfermagem (1). Entretanto, o tratamento definitivo para estas situações está no transplante renal, o qual gera mudanças significativas da qualidade de vida e independência da Máquina da Hemodiálise sendo que a mesma era causadora de desmotivação, falta de esperança, sofrimento, dor, mudanças de hábitos diários e um refúgio de vida (²). Após o transplante renal, o paciente tem esperança de obter saúde, independência do tratamento contínuo e liberdade quanto à recuperação do retorno de suas rotinas anteriores à insuficiência renal, entretanto, a qualidade de vida se baseia no acompanhamento de seu estado de saúde e de sua adaptação aos hábitos saudáveis (3). Quando o cliente realiza o transplante nem sempre eles obtêm uma boa adaptação à nova rotina, sendo necessário um acompanhamento rigoroso da parte dos profissionais de saúde a estes pacientes, portanto, o objetivo principal da implantação do PAI, consiste em obter a melhoria da qualidade de vida destes transplantados por meio da assistência interdisciplinar.

4 4 Poucas pesquisas têm abordado a qualidade de vida e assistência de pacientes transplantados, suas preocupações e os novos desafios após a cirurgia, com o objetivo de captar e prevenir os sinais e sintomas de infecção e rejeição do órgão (3). Desta forma, este projeto com apoio de uma equipe interdisciplinar foi criado com o objetivo de atender e identificar os problemas enfrentados pelos pacientes de forma holística, com assistência e abordagens de profissionais de nutrição, farmacêuticos, psicólogos, médicos e enfermeiros. Com este trabalho foi possível encontrar problemas e confrontos pós- transplante, assim como a resolução dos mesmos com a visão diferenciada de vários profissionais da saúde, qualificando assim a assistência oferecida ao transplantado garantindo melhoria, qualidade de vida e prolongamento da vida (3). Assim, um atendimento ambulatorial interdisciplinar regular é de suma importância para o resgate e o acompanhamento destes pacientes, com o objetivo de garantir um tratamento adequado após o transplante bem como a prevenção de complicações e agravos decorrentes da falta de orientação e supervisão de sua saúde pelos profissionais (4). Entretanto, atualmente o projeto passa por algumas dificuldades, que após conflitos internos levou a interrupção de um projeto alcançado e estruturado desde No momento, apresenta uma equipe composta pela enfermagem e uma médica nefrologista pertencente à instituição onde são atendidos os pacientes todas as quartas feiras durante o período da tarde. Dentre os avanços e conquistas do projeto foi instituído o protocolo de instrumento (questionário) que ainda está em fase de adaptação, que tem como objetivo facilitar, nortear e acompanhar a consulta por todos da equipe por meio de um único instrumento. Durante a nossa participação, observamos o reconhecimento por parte dos pacientes e familiares do trabalho executado, onde este projeto oferece apoio e referencia a esta nova etapa de vida desses indivíduos, até mesmo dos renais crônicos, além da contribuição que este projeto tem para o crescimento profissional e acadêmico nos cuidados com a parte assistencial, e as diversas pesquisas que possam ser geradas devido à relevância e ao destaque do projeto. O maior desafio nesta nova etapa do projeto PAI para os docentes e discentes de enfermagem, os únicos a manter interesse da continuação do trabalho, consiste em trabalhar com a reestruturação e captação dos profissionais que antes participavam assim como a inserção de novos integrantes, a fim de implantar novamente a equipe interdisciplinar, tão importante para a saúde de nossos clientes antigos.

5 5 O objetivo geral do projeto PAI é realizar assistência de enfermagem a pacientes renal crônico pós transplantados de dourados e região cadastrados na associação dos renais crônicos. Já os objetivos específicos são: Acompanhar os estado de saude dos pacientes transplantados no processo de educar, orientar e prevenir intercorrências; promover a conscientização dos pacientes e familiares quanto a importância do acompanhamento pós operatórios no transplante renal; construir manual de cuidados e orientação de enfermagem ao paciente renal crônico, acadêmicos. OBJETIVOS Objetivo Geral: Relatar a experiência das acadêmicas do curso de enfermagem frente ao PAI de 2009 a Objetivos Específicos: Incentivar outros acadêmicos, bem como profissionais de saúde a implementar em seus trabalhos e projetos na comunidade as equipes interdisciplinares; Implementar a assistência especifica de vários profissionais de saúde ao transplantado renal; Incentivar o aumento do numero de pesquisas sobre os transplantados renais. REFERENCIAL TEÓRICO A consulta de enfermagem ao paciente transplantado renal está alicerçada nas teorias de enfermagem; Wanda Horta (Necessidades Humanas Básicas); teoria de Orem (auto-cuidado), teoria de Levine e a teoria de Callista Roy (adaptação). A teoria de Wanda Horta (Necessidades Humanas Básicas) afirma que a ciência da enfermagem compreende o estudo das necessidades humanas básicas, dos fatores que alteram sua manifestação e atendimento, e na assistência a ser prestada 5. A teoria de Orem (auto cuidado) é quando os indivíduos são capazes de cuidar de si mesmos, e que para engajar-se no auto-cuidado estes são afetados por fatores condicionantes básicos: idade, sexo, estado de desenvolvimento, estado de saúde, orientação socio-cultural, sistema de atendimento de saúde, sistema familiar, padrões de vida, fatores ambientais e a adequação e disponibilidade de recursos. Quando a pessoa e incapaz de proporcionar o auto-cuidado, então o enfermeiro providencia a assistência necessária 6.

6 6 A teoria de Levine discute a adaptação, conservação e integridade. É desafio da enfermagem proporcionar ao individuo os cuidados e a assistência apropriadas sem perder de vista a sua integridade, honrando a confiança do paciente encorajando a participação do individuo em seu próprio bem estar 7. A teoria de Callista Roy (Teoria da Adaptação) é usada para representar o sistema adaptativo da pessoa, da qual possuem entradas de estímulos e nível de adaptação, saídas como respostas comportamentais que servem como retroalimentação no processo de controle conhecidos como mecanismo de enfrentamento. Os quatro elementos assistência no modelo de adaptação de Roy são: a pessoa que é receptora do atendimento de enfermagem; o conceito de ambiente; conceito de saúde e a enfermagem 8. METODOLOGIA A enfermagem realiza consultas semanalmente, através dos procedimentos de coleta de histórico com a utilização de um instrumento próprio criado pelo projeto e avaliação de exames laboratoriais, exame físico e orientações individualizadas, onde descrevemos todas as alterações no prontuário do individuo do exame físico assim como dos exames laboratoriais, e as orientações feitas, para fazemos uma comparação com os próximos exames do paciente, com o intuito de observar alterações e padrão fisiológico do cliente transplantado. Nossa equipe conta com a participação de Professores Enfermeiros e acadêmicos do segundo ao quarto ano de enfermagem. As consultas são agendadas pela secretária do ambulatório do Hospital Universitário, sendo realizadas todas as quartas-feiras, onde o paciente é atendido pela enfermagem e encaminhado à médica nefrologista, sendo que antes tínhamos apoio de outros profissionais e os pacientes passavam por uma triagem com todos os outros profissionais, no entanto, infelizmente perdemos esta parceria e, atualmente, temos o apoio apenas da nefrologista. No início de cada ano, novos acadêmicos passam a fazer parte do projeto, sendo assim pensamos em uma forma de preparar estes acadêmicos para a assistência a estes pacientes, onde elaboramos uma cartilha para que os próximos alunos a serem inseridos tivessem um embasamento teórico das reais necessidades do transplantado. RESULTADOS E DISCUSSÕES Durante o projeto PAI a pacientes transplantados renais, como experiência acadêmica aprendemos a importância do tratamento holístico onde o homem é visto como

7 7 um todo dinâmico em constante alteração dinâmico, quando nele houver uma lesão, segundo a teoria de Mira E.Levini, a enfermagem sempre se caracterizou por seu objetivo intensamente humanístico (9). Desta forma, adquirimos experiência e enriquecemos nosso conhecimento sobre a SAE (Sistematização de Assistência de Enfermagem) e foi observado que as diversas profissões estão interligadas a saúde de um individuo. Entretanto, devido a problemas políticos internos o projeto regrediu, ocorrendo a dispersão e desistência dos membros. A partir de então, o grupo de enfermagem precisou reestabelecer critérios e objetivos afim de reconstruir a equipe interdisciplinar, sabendo a importância do mesmo para os transplantados renais de Dourados e região. CONSIDERAÇÕES FINAIS Assim como os pacientes atendidos no projeto, nós acadêmicos de enfermagem, aprendemos a importância do trabalho em equipe e a importância do atendimento qualificado a partir da atuação de vários profissionais de saúde ao mesmo indivíduo, lembrando sempre do olhar humanístico. A partir deste exemplo, espera-se a criação de novos projetos e/ou trabalhos direcionados a outras especialidades, principalmente as que não possuem uma atenção específica e direcionada, como no caso os transplantados em geral. Além dos benefícios ao paciente e a importância da qualidade de assistência, nós acadêmicos conseguimos gerar varias linhas de pesquisa, onde atualmente o projeto está se tornando um centro de referencia aos transplantados da região. Desta forma o mesmo acaba por incentivar a comunidade cientifica em geral ao aumentar o número de trabalhos e estudos que visam o atendimento aos transplantados renais dentro de suas complexidades.

8 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (1) Kusumota L, Rodrigues RAP, MARQUES S. Idosos Com Insuficiência Renal Crônica: Alterações do Estado de Saúde. Rev Latino-am Enfermagem. 2004; 12(3): (2) Freitas KSL, Bassinelo GAH, Polins BRG. Hemodiálise Relação Paciente x Maquina. Araras-SP:2005. (3) Ravagnani LMB, Domingos NAM, Miyazaki MCO. Qualidade de vida e estratégias de enfrentamento em pacientes submetidos a transplante renal. Estudos de Psicologia. 2007; 12(2), (4) Ferraz P. No tempo ideal. Saude paulista. São Paulo, 4(12), (5) Horta WA. Teorias das Necessidades Humanas Básicas. In: Horta WA. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU, p (6) Bennett AM, Foster PC. Dorothea E. Orem. In: George JB. Teorias de Enfermagem. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, p (7) George JB. Myra Estrin Levine. In: George JB. Teorias de Enfermagem. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, p (8) Galbreath JG. Callista Roy. In: George JB. Teorias de Enfermagem. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, p (9) Horta WA. Teorias de Enfermagem. In: Horta WA. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU, p.9-26.

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2018 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

APLICABILIDADE DA TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE SISTER CALISTA ROY NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

APLICABILIDADE DA TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE SISTER CALISTA ROY NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM APLICABILIDADE DA TEORIA DA ADAPTAÇÃO DE SISTER CALISTA ROY NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM Idarlana Sousa Silva; Glaubervania Alves Lima Universidade Federal do Ceará: E-mail: idarlanasilva02@gmail.com Universidade

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE COMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL

5º Simposio de Ensino de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE COMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL 5º Simposio de Ensino de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE COMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UTI NEONATAL Autor(es) SIMONE SOUTO DA SILVA Orientador(es) Glicínia

Leia mais

Sistematização da assistência de enfermagem aos portadores da doença de Parkinson baseados na teoria do autocuidado e necessidades humanas básicas.

Sistematização da assistência de enfermagem aos portadores da doença de Parkinson baseados na teoria do autocuidado e necessidades humanas básicas. Introdução: Doença de Parkinson é uma afecção degenerativa crônica e progressiva do sistema nervoso central caracterizada pelos sinais cardinais. Afeta cerca de 150 a 200 pessoas para cada 100 mil habitantes¹.

Leia mais

A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como

A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como Prof. Roberto Albuquerque VI JONAFES/2010 A enfermagem deve privilegiar suas ações específicas/próprias junto ao cliente e atuar como parceira dos demais profissionais, NÃO APENAS como suporte de ações

Leia mais

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 Carlos Justo Galeno (131-201 AD) O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 ESCOLA DE SALERNO A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, fundada pelo Padre Anchieta,

Leia mais

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional)

Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) Curso de Pós-Graduação: Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (Abordagem Multiprofissional) O Curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família: uma abordagem multiprofissional

Leia mais

Liga Acadêmica de Nefrologia: cinco anos de experiência em extensão. PALAVRAS-CHAVE Nefrologia. Liga acadêmica. Produção Científica. Educação médica.

Liga Acadêmica de Nefrologia: cinco anos de experiência em extensão. PALAVRAS-CHAVE Nefrologia. Liga acadêmica. Produção Científica. Educação médica. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5.

AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange da Silva², ROCHA. Aline Cristina Araújo Alcântara³, SILVA. Eliana Cristina da 4, GREVE. Poliana Roma 5. ELABORAÇÃO DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE FERIDAS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FERIDAS DO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT* AGUIAR. Vânia Deluque¹, LIMA. Solange

Leia mais

AGENTE DE PORTARIA. - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, exigindo a necessária identificação de credenciais;

AGENTE DE PORTARIA. - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, exigindo a necessária identificação de credenciais; AGENTE DE PORTARIA - Receber, orientar, encaminhar o público, informando sobre localização de pessoas em dependências e setores da unidade hospitalar; - Controlar e orientar a entrada e saída de pessoas,

Leia mais

PROCESSO DE ENFERMAGEM

PROCESSO DE ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM PROCESSO DE ENFERMAGEM: São ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano. É UMA FORMA DE PRESTAR CUIDADOS DE ENFERMAGEM DE FORMA SISTEMÁTICA, RENTÁVEL,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso: ENFERMAGEM SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema

Leia mais

Patricia Santiago Carvalho Grasiela Scavassa Costa Suelen Catarino Sampaio

Patricia Santiago Carvalho Grasiela Scavassa Costa Suelen Catarino Sampaio Patricia Santiago Carvalho Grasiela Scavassa Costa Suelen Catarino Sampaio Santos Dumont Hospital Média e alta complexidade Inaugurado em 2009 10 leitos UTI geral 10 leitos UCO 69 leitos de internações

Leia mais

O ENFERMEIRO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

O ENFERMEIRO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO O ENFERMEIRO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Juylana Maria Fonseca Clementino* Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar, Hospital

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI

SERVIÇO DE RADIOLOGIA A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI SERVIÇO DE RADIOLOGIA SERVIÇO DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA, NEFROLOGIA E IMAGEM - SENCI A PERCEPÇÃO DA ENFERMEIRA DE DENTRO E DE FORA DO CDI Enf. Msc. Jeane Cristine de Souza da Silveira Junho/2018 SERVIÇO

Leia mais

11 Unidades Básicas de Saúde

11 Unidades Básicas de Saúde Equipamentos de Saúde Gerenciados pelo CEJAM em Mogi das Cruzes 11 Unidades Básicas de Saúde 3 Unidades Básicas de Saúde 24 horas 1 Unidade Clínica Ambulatorial - UNICA 1 Laboratório de Exames Diagnósticos

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE ENFERMAGEM 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Enfermagem. Grau Conferido: Bacharel em Enfermagem. Modalidade: Presencial. Área de Conhecimento: Ciências da Saúde. Regime Escolar: Crédito

Leia mais

Palavras-chave: Musicoterapia; Cardiologia; Hipertensão Arterial; Saúde

Palavras-chave: Musicoterapia; Cardiologia; Hipertensão Arterial; Saúde UMA CONTRIBUIÇÃO DO MUSICOTERAPEUTA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ATENDIMENTOS NA LIGA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA UFG ZANINI, Claudia Regina de Oliveira 1 ; MENEZES-SILVA, Denise Alina 2 ; PANIAGO, Raul Mamede

Leia mais

Telefonema de Acompanhamento Pós-alta à Criança e Família. A Luz Acompanha-te!

Telefonema de Acompanhamento Pós-alta à Criança e Família. A Luz Acompanha-te! Telefonema de Acompanhamento Pós-alta à Criança e Família A Luz Acompanha-te! Autores: Ana Margarida Fonseca Moreira Dália Caeiro Isabel Rodrigues Gonçalves A hospitalização de uma criança representa desafios

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2017 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

Teorias de Enfermagem

Teorias de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Enfermagem Unidade do Cuidado de Enfermagem IV: Adulto e Família- A Profa. Dra. Franciele Roberta Cordeiro Pelotas 2017 Roteiro da apresentação O que é uma

Leia mais

Guia de Acolhimento. Centro de Referência Transplante do Coração

Guia de Acolhimento. Centro de Referência Transplante do Coração Guia de Acolhimento Centro de Referência Transplante do Coração 1 O Centro de Referência de Transplante de Coração centra a sua ação na assistência diferenciada aos doentes com necessidade de transplante

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

Núcleo de Saúde PROGRAMA

Núcleo de Saúde PROGRAMA Núcleo de Saúde PROGRAMA Sênior O NÚCLEO DE SAÚDE Viver Bem A Unimed Vale do Sepotuba, através do setor NÚCLEO DE SAÚDE, apresenta aos seus beneficiários o PROGRAMA SÊNIOR, voltado aos clientes com idade

Leia mais

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM VISITAS DOMICILIARES COM A PRÁTICA DA FARMÁCIA CLÍNICA

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO EM VISITAS DOMICILIARES COM A PRÁTICA DA FARMÁCIA CLÍNICA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos

CURSO: ENFERMAGEM Missão Objetivo Geral Objetivos Específicos CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 DE PROCESSOS SELETIVOS RESPOSTA DE RECURSOS PROVA DE TÍTULOS

EDITAL Nº 02/2014 DE PROCESSOS SELETIVOS RESPOSTA DE RECURSOS PROVA DE TÍTULOS Processo Seletivo 34 ANALISTA I (Administração de Pessoal) 612273-7 Recurso indeferido 622111-5 Recurso deferido 622931-7 Recurso indeferido 625960-4 Recurso indeferido Processo Seletivo 36 BIÓLOGO I,

Leia mais

São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César

São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César PROJETO REGIÃO OESTE Fundação Faculdade de Medicina São Paulo, 22 de novembro de 2013 Prédio da Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 Cerqueira César Agenda Institucional Projeto Região Oeste

Leia mais

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER)

AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) AUXILIAR DE GOVERNANÇA (LÍDER) - Organizar e orientar a equipe de trabalho de camareiras, a fim de garantir a higienização correta e segura de todo o ambiente hospitalar. - Solicitar e monitorar a conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO 1 Unidade de Laboratório de Anatomia Patológica 7 às 13 horas Atender ao público presencialmente e por telefone; Digitar laudos; Demais atividades, verificar a descrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO PROGRAMA DE DISCIPLINA ANEXO I: Modelo de Programa de Disciplina (elaborar em conformidade com o Projeto Pedagógico do Curso) PROGRAMA DE DISCIPLINA NOME COLEGIADO CÓDIGO SEMESTRE Estágio Supervisionado II Enfermagem ENFE0076

Leia mais

Tipo de Apresentação: Pôster

Tipo de Apresentação: Pôster IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO DA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA DO CENTRO DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA DO HOSPITAL PROFESSOR ALBERTO ANTUNES HUPAA Manuelle de Araújo Holanda manuelleholanda@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC)

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Introdução Ser gestora das ações de alimentação e nutrição de um município é um grande

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 22/10/ :33

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 22/10/ :33 1 Registro 500022 Revisão 29/10/2010 Status Ativo Título PROGRAMA DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS Data de início 05/03/2009 Previsão de término 10/12/2011 Data da última

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS CLÍNICOS

IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS CLÍNICOS IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS CLÍNICOS FARMACÊUTICOS NA ATENÇÃO BÁSICA EM UMA REGIÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO FELIPE TADEU CARVALHO SANTOS CARACTERIZAÇÃO DO TERRITÓRIO Região do Itaim Pta composta por dois

Leia mais

A importancia da realização da Anamnese e do Exame Fisico M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J )

A importancia da realização da Anamnese e do Exame Fisico M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J ) A importancia da realização da Anamnese e do Exame Fisico MARIA DA CONCEIÇÃ O MUNIZ RIBEIRO M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J ) Conceito de Anamnese A anamnese (do grego anamnesis significa

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Enfermagem Missão do Curso Formar Enfermeiros qualificados para atuar em todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto

Leia mais

Projeto Cuidar e Ser Cuidado do Hospital Auxiliar de Cotoxó

Projeto Cuidar e Ser Cuidado do Hospital Auxiliar de Cotoxó Projeto Cuidar e Ser Cuidado do Hospital Auxiliar de Cotoxó 1. Introdução Os períodos de mudança tendem a despertar incertezas. A iminência de reformulação do Hospital Auxiliar de Cotoxó HAC, devido à

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Cenário de Prática: No primeiro ano, o residente terá atuação na Proteção Especial e Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, em Unidade

Leia mais

COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL

COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL COMUNICAÇÃO COORDENADA - ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL FAZENDO A DIFERENÇA NO CENÁRIO NACIONAL ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO SERVIÇO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO EM UMA MATERNIDADE

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL.

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL. VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL. Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Apresentador: CAROLLI. Deivid R. 1 Apresentadora: ROCHA. Rosemari T. 2 Autora: BRITO. Tânia Mara de Souza.

Leia mais

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato EDILAINE APARECIDA FREITAS(UNINGÁ) 1 HILTON VIZI MARTINEZ(UNINGÁ)

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 01 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina TRANSPLANTE HEPÁTICO Versão:

Leia mais

ATOS E FATOS: Programa de Assistência Domiciliária

ATOS E FATOS: Programa de Assistência Domiciliária ATOS E FATOS: Programa de Assistência Domiciliária Elizabeth Braz* Márcia Regina Alvarenga** INTRODUÇÃO: A captação e interpretação da realidade objetiva, partes integrantes do Método de Intervenção da

Leia mais

A CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA AOS CLIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO PROGRAMA EDUCATIVO NA POLICLÍNICA REGIONAL DA ENGENHOCA

A CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA AOS CLIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO PROGRAMA EDUCATIVO NA POLICLÍNICA REGIONAL DA ENGENHOCA A CONSULTA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA AOS CLIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NO PROGRAMA EDUCATIVO NA POLICLÍNICA REGIONAL DA ENGENHOCA INTRODUÇÃO: AZEVEDO, Suely Lopes de 1 SOUZA, Elizeu bellas Coutinho

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são parte importante do curso de Nutrição, regidas pela resolução 01/2003 do Conselho de Ensino e Pesquisa do Centro Universitário Autônomo do Brasil

Leia mais

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres

TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres TEMA 2 internação Mayara Ligia Rasini PROFª Letícia Peres 1) o que é e como é conhecido (seus nomes e siglas mais comuns) o que é e como é conhecido Internação ou Internamento é o local de permanência

Leia mais

COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE?

COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE? COMO A SUPERVISÃO INTERDISCIPLINAR É DESENVOLVIDA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE? INTRODUÇÃO O Grupo Hospitalar Conceição oferece Programas de Residência Médica desde 1968, sendo

Leia mais

PROCESSO DE ENFERMAGEM

PROCESSO DE ENFERMAGEM Teoria e Exercícios SAE X PROCESSO DE ENFERMAGEM PARTE I 1 SAE é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora

Leia mais

PLANO DE GESTÃO

PLANO DE GESTÃO Universidade Federal de Goiás Escola de Veterinária e Zootecnia PLANO DE GESTÃO 2018-2022 Este plano de gestão foi construído após reunião com todos os Setores, Departamentos e Órgãos da Escola de Veterinária

Leia mais

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso

PADI. Programa de Atenção domiciliar ao Idoso Objetivos do programa Apesar dos benefícios óbvios da internação quando necessária, o paciente idoso afastado da rotina de casa e da família apresenta maior dificuldade de recuperação, além de correr risco

Leia mais

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências

Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o Art. 81, item

Leia mais

Art. 2º - As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação.

Art. 2º - As instituições e serviços de saúde incluirão a atividade de Enfermagem no seu planejamento e programação. 1 Decreto Nº 94.406/87 Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe

Leia mais

Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP

Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP Programa Institucional de Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional PICCAP Processo de Seleção Para Ingresso na Capacitação de Enfermagem em Unidade de Emergência: - Adulto - Pediátrica Público-alvo:

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COFEN Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COFEN Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COFEN Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN-267/2001 Aprova atividades de Enfermagem em Domicílio Home Care Revogada pela: RESOLUÇÃO COFEN Nº 0464/2014

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 ENFERMAGEM NOS CUIDADOS INTEGRAIS AO ADULTO E IDOSO NO PERÍODO PERI OPERATÓRIO Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina(s): Local: Campos de Observação: Profissional responsável

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: relato de experiência RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: relato de experiência RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM

Leia mais

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE

O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE O PROCESSO DE CUIDAR CENTRADO NAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA PESSOA, NO AVANÇO DO CONHECIMENTO E NA ESTRUTURAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICO ALVO: Alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário

Leia mais

MANUAL DE AULAS PRÁTICAS E ESTÁGIOS CURRICULARES

MANUAL DE AULAS PRÁTICAS E ESTÁGIOS CURRICULARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (LÂMPADA) MANUAL DE AULAS PRÁTICAS E ESTÁGIOS CURRICULARES Março / 2014 Apresentação O Curso de Graduação em Enfermagem oferecido pela Faculdade São Miguel, objetiva formar

Leia mais

CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA. Enfª Senir Amorim

CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA. Enfª Senir Amorim CONCEITUAÇÃO DE URGÊNCIA Enfª Senir Amorim Segundo a organização Mundial Pan Americana de Saúde A unidade de emergência é destinada a promover serviços de saúde requeridas com caráter de emergência e urgência

Leia mais

Palavras-chave: Assistência Farmacêutica. Residência Multiprofissional. Infraestrutura

Palavras-chave: Assistência Farmacêutica. Residência Multiprofissional. Infraestrutura 64 Inserção do profissional Farmacêutico na ESF: um relato de experiência Tamara Simão Bosse 1 Larissa Oliveira 2 Indianara Reynaud Toreti Becker 3 Resumo A reorientação da assistência farmacêutica encontra-se

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE PET. Multidisciplinaridade. Serviço Social.

PALAVRAS-CHAVE PET. Multidisciplinaridade. Serviço Social. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA

Leia mais

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral

Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular. Semestral Curso Técnico Subsequente em Curso Técnico em Enfermagem Nome do Curso - Curso Técnico em Enfermagem CÂMPUS Florianópolis/SC MATRIZ CURRICULAR Módulo 1 / Semestre 1 Carga horária total: 390ch Unidade Curricular

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE Unidades, de diferentes densidades tecnológicas, prestadoras de ações e serviços de saúde que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico

Leia mais

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos

PROGREA Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas. ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos ECIM Enfermaria de Comportamentos Impulsivos 1. Inter nação hospitalar - UNIDADE DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA A Unidade de Dependência Química é uma enfermaria para pacientes com problemas relacionados ao uso

Leia mais

ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EVENTOS ADVERSOS: BUSINESS ASSURANCE

ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EVENTOS ADVERSOS: BUSINESS ASSURANCE BUSINESS ASSURANCE EVENTOS ADVERSOS: ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE SAFER, SMARTER, GREENER Angela de Souza Floriano Daiana Aparecida

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO Nome do projeto (programa vinculado se houver) A sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial. Vinculado ao programa de pós graduação da Ciências

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ATENÇÃO INTERPROFISSIONAL À CRIANÇA COM MICROCEFALIA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.1 CRIANÇA COM MICROCEFALIA. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PARA DIREÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS

PLANO DE TRABALHO PARA DIREÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PLANO DE TRABALHO PARA DIREÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS QUADRIÊNIO 2012-1016 Profa. Dra. Glaucia Rodrigues

Leia mais

Centro Universitário de Várzea Grande Curso de Graduação em Enfermagem

Centro Universitário de Várzea Grande Curso de Graduação em Enfermagem Centro Universitário de Várzea Grande Curso de Graduação em Enfermagem ENFERMAGEM COMO CIÊNCIA ( Teorias de Enfermagem) Profª. Ingrid Letícia Fernandes Resumo produzido para a disciplina de Enfermagem

Leia mais

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO. Nível de Ensino: Educação Básica Plano Estratégico de Intervenção e Monitoramento para Superação da Evasão e Retenção CÂMPUS REGISTRO DIAGNÓSTICO QUALITATIVO Nível de Ensino: Educação Básica Cursos Principais CAUSAS de Evasão e Retenção

Leia mais

PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1

PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1 PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1 ALMEIDA, Jéssica de Cassia Marques de 2 ; SILVEIRA, Nara Beatriz 3 ; MARQUES, Letícia Amico 3 ; MATTOS, Luísa dos Santos de

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando na saúde e bem-estar do seu cliente, disponibiliza diversos Programas de. Contamos com uma equipe

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso ENFERMAGEM X PSICOLOGIA:

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso ENFERMAGEM X PSICOLOGIA: Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso ENFERMAGEM X PSICOLOGIA: ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EQUOTERAPÊUTICA AUTOR PRINCIPAL: Franciele Vanessa da Silva

Leia mais

Novo PAD. Programa de Atenção Domiciliar. Qualidade de vida em primeiro lugar

Novo PAD. Programa de Atenção Domiciliar. Qualidade de vida em primeiro lugar Novo PAD Programa de Atenção Domiciliar Qualidade de vida em primeiro lugar Novo PAD traz novidades 1 Alterações no Programa visam ampliar o cuidado e acesso à saúde pelo paciente O principal objetivo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

< PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA > Crisian Rafaelle Morais de Souza 1

< PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA > Crisian Rafaelle Morais de Souza 1 < PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA > Crisian Rafaelle Morais de Souza 1 crisrafamsouza@gmail.com Claudia Mendes da Silva 2 claudiamendescm@hotmail.com

Leia mais

A VISÃO DO ENFERMEIRO MEDIANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL 1

A VISÃO DO ENFERMEIRO MEDIANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL 1 A VISÃO DO ENFERMEIRO MEDIANTE A REALIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL 1 Michele Silva Lachno 2, Edenilson Freitas Rodrigues 3. 1 Pesquisa apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto

Leia mais

LAMO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE

LAMO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE LAMO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE VERÔNICA CLEMENTE FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PET SAÚDE GRADUASUS MEDICINA/ FISIOTERAPIA OBJETIVOS DO PROJETO PET GRADUASUS PROMOVER

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM I GRADE: RESOLUÇÃO

Leia mais

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE

SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR DE OBESIDADE GRAVE Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE PSICOLOGIA POP nº 04 PSI/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina SERVIÇO DE ATENÇÃO AO PORTADOR

Leia mais

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DE GUARAPUAVA Área Temática: Saúde Adriana Masiero Kuhl (coordenadora da Ação de Extensão) Palavras-chave: qualidade

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)?

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? A UTI é uma área exclusiva e restrita dentro do hospital de tratamento aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos e monitorização constante, com

Leia mais

TEORISTAS DE ENFERMAGEM

TEORISTAS DE ENFERMAGEM TEORISTAS DE ENFERMAGEM Teoristasdeenfermagem Parte 4- Dorothea Orem Prof.PolyAparecida 1914-2007 Teoristas de enfermagem- Dorothea Orem AUTOCUIDADO... o cuidado pessoal que os indivíduos necessitam diariamente

Leia mais

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO RESUMO AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO 1 Natana Siqueira 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: natanasiqueira@outlook.com 2 Universidade

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL. ATENÇÃO ESPECIALIZADA

IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL. ATENÇÃO ESPECIALIZADA IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL. ATENÇÃO ESPECIALIZADA Palavras-chave: CME; Indicadores; Qualidade; Produção INTRODUÇÃO

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ASSISTÊNCIA INTERPROFISSIONAL A GESTANTE.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL PROJETO DE ASSISTÊNCIA INTERPROFISSIONAL A GESTANTE. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.2. CAMPUS NATAL A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público o presente Edital e convida o seu

Leia mais

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS CONSIDERAÇÕES FINAIS 110 CONSIDERAÇÕES FINAIS A participação da enfermagem na prevenção das incapacidades físicas na hanseníase vista através do recorte proposto neste estudo, no período de 1986 a 1988,

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE. Cartilha 02 quarta-feira, 18 de janeiro de :29:17

CARTILHA ATENÇÃO À SAÚDE. Cartilha 02 quarta-feira, 18 de janeiro de :29:17 CARTILHA PROGRAM AS DE ATENÇÃO À SAÚDE 1 9 7 2 quarta-feira, 18 de janeiro de 217 1:29:17 1 9 7 2 quarta-feira, 18 de janeiro de 217 1:29:17 PROGRAMAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A Unimed Cerrado pensando

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 2 anos II - Número de vagas: 15 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica

Leia mais