AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA Gladys Saraiva*

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA Gladys Saraiva*"

Transcrição

1 AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA Gladys Saraiva* RESUMO Este trabalho apresenta um relato da Filosofia da era helenística e suas escolas; como esta filosofia nasceu e se desenvolveu e o que representa para sociedades posteriores, sob o ponto de vista do contexto no qual está inserido. Os dados aqui apresentados baseiam se em artigo científicos, livros, filmes. Palavras-chave: Filosofia; Era Helenística; Helenismo Pedagoga, Assessora para o Desenvolvimento da língua Inglesa PRODAM Empresa de Tecnologia do Município de São Paulo Pós Graduada em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias Universidade Estácio de Sá/BridgeTEFL, gladysteacher6@yahoo.com.br

2 2 ABSTRACT This paper presents a report on the Philosophy of the Hellenistic age and their schools; it shows how this philosophy originated and developed and what it represents for the later societies, from the point of view of the context in which it appears. The data presented here are based on scientific article, books and films. Keywords: Philosophy; Hellenistic Age; Hellenism

3 3 1. INTRODUÇÃO O termo helenismo deriva da obra intitulada Geschichte des Hellenismus (História do Helenismo, em três volumes) do historiador alemão Johann Gustav Droysen e se refere a enorme influência da cultura grega no mundo que foi desde a ascensão de Alexandre Magno ao trono da Macedônia em 323 a.c. até a conquista romana do Egito em 30 a.c. O desenvolvimento da ciência e do conhecimento; o sincretismo cultural caracterizam o helenismo que, ao difundir-se, entrou em contato com outras culturas, deu à luz a escolas filosóficas e dominaram toda a região por quase 3 séculos; influenciou a sociedade em diversos campos, especialmente na filosofia, artes plásticas, arquitetura e teatro e foi a transição da filosofia clássica para a greco-romana. O legado cultural de muitas ideias e conceitos atravessou os séculos, chegando até os nossos dias e deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.

4 4 1 CONTEXTO HISTÓRICO DO HELENISMO 1.1 A Grécia Antiga Há 4000 anos no mediterrâneo, o crescimento da população e a elevação do consumo de alimentos provocou uma corrente migratória da população em busca de terras mais férteis o que causou várias disputas e desigualdade social. As populações empobrecidas deixavam a Grécia para fundar novas colônias em outras regiões. Estas colônias se tornaram unidades políticas e se ampliaram até que se transformaram em cidades-estados, dentre as quais as mais influentes foram Corinto, Tebas, Esparta e Atenas. Essas cidades, ao mesmo tempo em que comercializavam, guerreavam entre si com o objetivo de adquirir o controle da região fazendo prisioneiros de guerra, os quais eram capturados como escravos. O trabalho destes escravos movia grande parte da economia e impulsionou o desenvolvimento de um grande império que se espalhou por várias ilhas e parte do continente europeu entre os mares Egeu e Jônio. A moeda grega foi instituída em todo o império e a língua grega se tornou um idioma comum, que, mesmo com seus dialetos e sotaques, podia ser entendido pelos povos das várias regiões que formavam a Grécia Antiga. Além disso, esses povos compartilhavam uma mesma crença religiosa e diversos valores culturais fato que contribuía para o sucesso da coesão da Hélade, que era como os gregos denominavam os povos das várias cidades do império, especialmente em torno de eventos como os festivais de teatro e os campeonatos esportivos. Por volta de 2a.C esses povos ganharam força especialmente sob o domínio da cidade de Atenas. Esta cidade-estado adotava um sistema democrático de sociedade e no seu seio floresceram as ciências e as artes. Seu grande poderio militar e econômico dominou a antiguidade grega e deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão e Aristóteles os quais procuravam fornecer explicações para os mistérios da natureza e dos sentimentos humanos.

5 5 A cultura grega exercia uma grande influência nas outras culturas especialmente porque era a síntese destes povos gregos com Egípcios, Fenícios e Cretenses. No entanto, a constante rivalidade entre as cidades, sobretudo entre Esparta e Atenas, acabou enfraquecendo esta poderosa civilização. Os Macedônios, os quais viviam isolados ao norte da Grécia, organizaram um exército poderoso e numa campanha militar abriram uma saída para o mar através do território grego, incendiaram Tebas e escravizaram sua população. No ano de 338 a.c Atenas foi derrotada na batalha de Queronéia e as cidade-estado gregas que já gradativamente perdiam seu poder, acabaram conquistadas e unificadas por Filipe II da Macedônia.

6 6 1.2 Os Macedônios e a Cultura Helenística O mundo grego considerava bárbaro todos aqueles que não falavam grego e os macedônios estavam incluídos entre esses povos. Para eles os macedônios eram um povo incivilizado, mesmo assim Felipe II, macedônio de origem, decidiu por usar a diplomacia como um dos pilares de estratégia de seu governo e, após a conquista de Atenas, Felipe não só permitiu que os atenienses voltassem a sua rotina normal como convidou filósofos gregos a participarem do seu governo, e, dentre esses ele escolheu Aristóteles para cuidar da educação do seu único filho homem, Alexandre, que ascendeu ao trono da Macedônia após o seu assassinato e se tornou Alexandre Magno. Alexandre foi considerado um dos maiores guerreiros da Antiguidade e com apenas dezoito anos foi vitorioso comandante do exército na batalha de Queronéia onde derrotou os Atenienses. Além de excelente militar e exímio estrategista, Alexandre era dotado de notável potencial intelectual, superou a obra do seu pai e da maioria dos imperadores orientais conquistando gregos, persas, assírios e hindus e neste período o Império Macedônio atingiu o seu ápice. Sob o domínio de Alexandre a cultura grega se expandiu territorialmente, o império macedônico se tornou marcado pela variedade cultural com traços ocidentais e orientais num processo em que simultaneamente influenciava e sofria influências. Vários conhecimentos resultaram desse intercâmbio cultural, dentre eles a filosofia. Essa mistura de hábitos, ideias e religiões dos povos constituiu a cultura helenística; um contexto histórico peculiarmente rico e que fez a transição entre a Cultura Clássica e a cultura Greco Romana. A morte de Alexandre Magno em 232 a.c causou o esfacelamento do Império Macedônico. Em razão de Alexandre não ter herdeiros, o território foi fragmentado entre seus principais generais, o que acabou por enfraquecer rapidamente o seu poder. Por fim, se aproveitando da debilidade político-administrativa do que restava, Roma conquistou o Império Macedônico no século I a.c.

7 7 O Império Romano que nestes anos se submetera ao Helenismo absorveu cada um desses reinos macedônicos perpetuando uma grande parte dos valores gregos. Historicamente este período foi conhecido como o final da Antiguidade e o inicio da cultura greco-romana. Mas apesar da cultura grega ter sido absorvida pela nova potência, os povos gregos da Antiguidade não conseguiram mais retomar sua autonomia política e acabou desaparecendo ao longo dos séculos.

8 8 2.O HELENISMO Alexandre Magno e sua grande expedição provocaram uma reviravolta no espírito do mundo grego e que marcou o início de uma nova era. Os macedônios, grandes disseminadores da língua e cultura grega deixaram como legado o Helenismo, cultura híbrida e expressão máxima da vida urbana. Depois de 13 anos de conquistas, Alexandre morre na Babilônia e o império divido enfrenta a luta dos seus próprios generais pela supremacia e legitimidade da sucessão do seu trono. Dentre estes generais o que mais se destacou foi Ptolomeu I, que apesar de macedônico se transformou em faraó egípcio e transformou Alexandria em capital do império Helenístico. Ptolomeu I construiu a grande Biblioteca e Museu de Alexandria, o qual era um grande centro de pesquisas, e onde nasceu a tradição de se acumular e partilhar cultura, o protótipo da universidade. 2.1 Características do Helenismo O Helenismo se desenvolveu em diferentes campos: matemática, geometria, astronomia e geografia; causou o florescimento das cidades como centros políticos, econômicos e culturais e diminuiu a importância sócio-política das Pólis, que antes todo-poderosas e autônomas, passavam agora a ser apenas uma peça integrante de um vasto império de poder centralizado. Isso causa uma mudança fundamental: O domínio macedônio torna o homem grego, antes elemento central da comunidade, em um súdito comum de um vasto império. A perda da liberdade política leva este homem a buscar a si mesmo e se preocupar com a sua felicidade individual já que ele não se sente mais parte de uma engrenagem forte, indestrutível e protetora; então ele busca isto através da ética, da religião, da magia ou da Filosofia.

9 9 A Filosofia helenista produziu escolas as quais sucederam a Platão e Aristóteles como o Epicurismo, Cinismo e Estoicismo. Essas escolas procuravam, basicamente, estabelecer um conjunto de preceitos racionais para dirigir a vida de cada um e, através da ausência do sofrimento, chegar à felicidade e ao bem-estar. 2.2 As Escolas Helenísticas As escolas Helenísticas se dividem em duas vertentes, os dogmáticos e os cínicos. Os cínicos contestavam o idealismo de Platão e seu discípulo Aristóteles; os dogmáticos concordavam num fundamentalismo de senso comum com uma tendência para acreditar que o mundo é da maneira que é sem questionamentos. Os dogmáticos se dividem em: Epicurismo - O propósito do Epicurismo é atingir a felicidade através da aponia, que é um estado de ausência da dor física e a ataraxia que é a imperturbabilidade da alma. Ele investiga o prazer que motiva toda atividade humana; Epicuro era de Atenas, fundou sua escola numa casa que tinha um grande jardim e acreditava que a finalidade da vida é o prazer. Usavam a filosofia como medicina da alma, pregava a moderação dos prazeres e dizia que a paz era para todos. O Epicurismo se apoiava em 4 grandes regras: 1 - não temer aos deuses; 2 - não temer a morte; 3 - Acreditar que a felicidade existe mesmo em meio ao caos; 4 - suportar as dores O Estoicismo Sêneca (4a.C - 65 d.c.) um dos filósofos do Estoicismo escreveu que "para a humanidade, a humanidade é sagrada". Esta afirmação foi uma espécie de slogan de um movimento relativamente moderno, o humanismo. Esta filosofia negava a oposição entre espirito e matéria; defendia o direito natural a todas as pessoas e

10 10 tinha uma ética naturalista; pregava que a pessoa deve viver conforme a natureza e que um homem sábio torna-se livre e feliz quando não se deixa escravizar pelas paixões e pelas mundo exterior; afirmava que o universo é governado por uma razão universal divina que ordena todas as coisas, onde tudo surge a partir dele e de acordo com ele O Pirronismo ou Ceticismo Derivada de SKEPTIKOI, uma escola que nada afirmava, o Ceticismo tem a dúvida sobre as coisas do mundo como um dos seus principais preceitos. Os filósofos céticos acreditam que a mente humana não pode atingir nenhuma certeza. O estoicismo possui duas consequências éticas: uma é que a pessoa deve viver conforme a natureza, e a segunda é que um homem sábio torna-se livre e feliz quando não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas. A abordagem desta escola sustentava que todas as informações deveriam ser suportadas e suspenderam todo o julgamento em investigações. Principais filósofos: Pirro de Élis, Arcesilau e Carnéades O Cinismo Pregavam essencialmente o desapego aos bens materiais; os Cínicos baseavam no cão(kynos) o seu modo de viver; negligenciavam a sociedade, a higiene, a família, o dinheiro, procurava libertar-se das convenções buscando tornarse autossuficientes; Antístenes ( a.c.) foi o iniciador do Cinismo, mas Diógenes de Sínope, seu discípulo, se tornou o maior expoente da escola. Diógenes, o Cínico, se propôs demonstrar que o homem tem sempre à sua disposição o que é necessário para ser feliz, só precisa entender a sua natureza. Ele desprezava a riqueza e rejeitava as convenções sociais. Achava "inúteis e desnecessárias" as matemáticas, a física, a astronomia a música e rejeitava o

11 11 conforto das comodidades oferecidas pelo progresso. Para os cínicos o homem basta a si mesmo, por isto eles dormiam em barris e viviam como cães. O Ceticismo e o cinismo são também filosofias populares e missionárias, mesmo que com tendências exageradas: o ceticismo suprime o juízo sobre a realidade, duvida da verdade absoluta e do conhecimento estável; o cinismo é totalmente indiferente ao mundo e a si mesmo, trazendo para si um estado de tranquilidade interior imperturbável. Ambas se dirigem a todas as classes sociais; seus representantes usaram a própria vida como ferramenta de instrução; denunciaram as convenções sociais e propuseram um retorno à simplicidade da vida através do realismo dramático, característica marcante desta escola.

12 12 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Tão grande foi a dor do homem grego ao perder o refugio da Pólis que o levou a procurar a felicidade na individualidade do ser e buscar explicações para os fenômenos do cotidiano levando o pensamento filosófico a evoluir para o individualismo moralista de Epicuristas e Estoicos. As artes - que no helenismo significava também tecnologia - deixaram um grande legado para a posteridade nas arquiteturas e esculturas; As Filosofias eram como que manuais de um modo de vida; buscavam respostas práticas aos problemas da vida diária com o objetivo de atingir a felicidade; Esta busca da felicidade é um dos grandes legados deixados pelo helenismo, o qual doze séculos depois, seria uma das linhas de base do Renascimento. A fusão entre a tradição grega e a cultura oriental de povos gregos, romanos, egípcios, babilônios, sírios e persas faziam agora parte de uma só cultura, usavam a mesma moeda, falavam o mesmo idioma, fundaram o conceito de comunidade global e viveram um processo de globalização idêntica ao que vivemos no século XXI. À medida que o Cristianismo avançava sobre uma Macedônia conquistada, o helenismo passou a representar o espírito pagão que resistia à nova religião adotada pelos romanos. Mas este império helenístico, mesmo que absorvido pelo império romano não desapareceu com a vitória dos cristãos, antes fora absorvidos por estes; quanto a nós, talvez estejamos mais próximos dos valores helênicos que imaginamos; a nós o helenismo nos deixou legados tão imensuráveis quanto Shelley nos descreve no seu Hellas : O grego está no nosso idioma, no nosso pensamento, na nossa arte, na nossa alma... De certa forma somos todos helenos por fim!

13 13 4. REFERÊNCIAS Carregar "AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA. Atenas do século V a.c. - Philip von Foltz, ÉTICA Visão Geral 17/6/20141www.nilson.pro.br. ÉTICA Visão Geral GILBERTO DA SILVA FRANCISCO. Revista História e Cultura, Franca-SP, v.2, n.3 (Especial), p.17-40, ISSN: THOMAS HOBBES Origens do Estado e Obrigação Política. THOMAS HOBBES Origens do Estado e Obrigação Política. TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso, II, Brasília: Editora UnB, 1982.

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES A ÉTICA EM ARISTÓTELES ÉTICA ARISTOTÉLICA - A Ética aristotélica faz parte do saber prático: distingue-se do saber teórico porque seu objetivo não é o conhecimento de uma realidade determinada, mas do

Leia mais

UNESP 2013 (Questão 12)

UNESP 2013 (Questão 12) UNESP 2013 (Questão 12) Do lado oposto da caverna, Platão situa uma fogueira fonte da luz de onde se projetam as sombras e alguns homens que carregam objetos por cima de um muro, como num teatro de fantoches,

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano A HÉLADE Nós chamamos a nossa terra de Hélade e nos consideramos helenos. E todos aqueles que possuíam outras culturas e falavam línguas que nós não entendemos, nós os

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Período clássico (V a.c. e IV a.c.) Marcado por violentas lutas dos gregos contra povos invasores (persas) e entre si. Apogeu da civilização grega

Leia mais

FILOSOFIA HELENÍSTICA

FILOSOFIA HELENÍSTICA FILOSOFIA HELENÍSTICA Império de Alexandre Início do Reinado de Alexandre Conquista do Egito pelo Império Romano 336 a. C. 323 a. C. Morte de Alexandre 30 a. C. Características gerais: Sincretismo Cultural

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

"As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos...

As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... A Grécia Antiga "As gerações futuras nos admirarão, como a presente nos admira agora... Imponentes são de fato as marcas e os monumentos que deixamos... " (Péricles, século V a.c.). De fato, a Grécia está

Leia mais

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente.

Grécia Antiga. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Grécia Antiga A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o governo do povo. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Concentrou-se

Leia mais

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga

Antiguidade Clássica. Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estados independentes e com diferentes organizções

Leia mais

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA

A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sócrates A CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA: GRÉCIA Prof. Goicochea @goicomagic História O LEGADO GREGO Jogos olímpicos surgem na Grécia antiga como forma

Leia mais

ENTENDER PARA TRANSFORMAR. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos

ENTENDER PARA TRANSFORMAR. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos ENTENDER PARA TRANSFORMAR Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos I - PLENITUDE DOS TEMPOS 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu

Leia mais

FILOSOFIA HELENÍSTICA CURSINHO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP

FILOSOFIA HELENÍSTICA CURSINHO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP FILOSOFIA HELENÍSTICA CURSINHO DRUMMOND 2017 PROF. DOUGLAS PHILIP CARACTERÍSTICAS GERAIS PERÍODO HELENÍSTICO (IV a.c. I d.c.) Helenismo: Designa a influência da cultura grega em todas as regiões conquistadas

Leia mais

CIVILIZAÇÃO GREGA. Curso: Médio Integrado. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

CIVILIZAÇÃO GREGA. Curso: Médio Integrado. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa CIVILIZAÇÃO GREGA Curso: Médio Integrado Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa ORIGEM DO POVO GREGO GRÉCIA GREGOS HÉLADE HELENOS Geografia Grécia continental Peninsular insular Montanhas Vales férteis

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES DAVID HUME - COMPAIXÃO Nascimento: 7 de maio de 1711 Edimburgo, Reino Unido. Morte: 25 de agosto de 1776 (65 anos) Edimburgo, Reino Unido. Hume nega

Leia mais

HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA

HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA IETAV System www.concursosecursos.com.br HISTÓRIA GERAL IDADE ANTIGA GRÉCIA História É um conceito que geralmente comporta múltiplos significados, referindo-se geralmente ou aos processos de formação das

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO ESTUDAR PARA A PROVA TRIMESTRAL DO SEGUNDO TRIMESTRE PROFESSORA: TATIANA SILVEIRA 1 - Seguiu-se ao período pré-socrático

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre disciplina Filosofia 1º Ano EM A B Conteúdo: Introdução à Filosofia Helenista O pensamento de Epicuro Filosofia do Prazer Qual a vida boa?

Leia mais

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007)

Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) História no Cinema para Vestibulandos Ano 10 (2013) Análise histórica do filme 300 (Zack Snyder, 2007) Odir Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cursinho Pré-Vestibular

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

Fim da civilização cretense - minoica A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-estado. Por volta de 1400 a.c.

Fim da civilização cretense - minoica A unidade política básica da civilização cretense também foi a cidade-estado. Por volta de 1400 a.c. A civilização grega Capítulo 13: Como a história da Europa começou? Capítulo 14 Quem era cidadão em Atenas? Avaliação Bimestral: capítulos 13, 14 e 15. Civilização cretense A civilização grega teve como

Leia mais

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira

Império Romano e outros impérios de sua época. Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano e outros impérios de sua época Profª Ms. Ariane Pereira Império Romano Expansão durante quatro séculos: Oriente e ocidente; Oriente: se estendeu do Egito à Mesopotâmia e chegou a Arábia;

Leia mais

Antiguidade Clássica Grécia Antiga

Antiguidade Clássica Grécia Antiga Antiguidade Clássica Grécia Antiga Características gerais Economia: comércio marítimo, agricultura e pastoreio. Religião: politeísmo. Política: cidades-estado independentes e com diferentes organizações

Leia mais

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções

1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções 1º EM História Rauni Aval. Trimestral 25/03/11 1. Observe o mapa abaixo e siga as instruções Identifique a localização das cidades de Atenas e Esparta no mapa acima. Você deve circular a região, enumerá-la

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA

ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS PROF. OTTO TERRA ORIENTE ANTIGO: POVOS PERSAS Povos de Origem Indo-europeias que passaram a conquistar o Planalto do Irã, por volta de 1500 a.c.; Organização política e militar por parte dos povos Medos (séc. VII a.c.);

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I MAT 341 INTRODUÇÃO 2016 3 Antonio Carlos Brolezzi IME-USP Grécia Antiga: berço da Matemática sistematizada Fontes principais: referências históricas em escritos filosóficos ou

Leia mais

Mundo Grego Resumo de Aula

Mundo Grego Resumo de Aula Mundo Grego Resumo de Aula De acordo com a historiografia, a história da Grécia pode ser dividida nos seguintes períodos: Pré-Homérico Homérico Arcaico Clássico. Helenístico. Período Pré-Homérico: Na visão

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Gabriela Galvão História Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 10 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Contextualização histórica Grécia antiga

Contextualização histórica Grécia antiga Contextualização histórica Grécia antiga Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO OU MICÊNICO PERIODIZAÇÃO Período

Leia mais

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana.

RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. 1 SAMUEL BARBOSA DE SOUZA RESUMO: Aspectos da estrutura politico-militar romana. Euclides da Cunha - Bahia 2016 2 Aspectos da estrutura politico-militar romana Trabalho apresentado no segundo semestre

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº Alexandre Santiago Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Alexandre Santiago Egito Grécia e Roma EGITO UMA ESCRITA BEM ESTRUTURADA E NOS DEIXOU UM GRANDE LEGADO CULTURAL A RELIGIÃO ORIENTAVA TUDO. CRENÇA EM DEUSES E VIDA

Leia mais

Educação na Grécia. Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I. PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia

Educação na Grécia. Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I. PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia Educação na Grécia Fundamentos teórico-epistemológicos da educação I PPGE UEPG Professoras Gisele Masson Patrícia Marcoccia A educação na Grécia Fonte: Blog do Maffei, 2017. Traços da cultura grega:educação

Leia mais

1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA

1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: 2 FASES DA HISTÓRIA: ANTIGÜIDADE CLÁSSICA A GRÉCIA 1 CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção escravista; Contribuições nas artes, ciências e filosofia

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Diego História Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa de Retomada

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou.

Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Aristóteles. Aluno de Platão, Aristóteles passou a discordar de uma idéia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Platão concebia a existência de dois mundos: O mundo

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional

Leia mais

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro

Base da civilização ocidental. Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Grécia Antiga Base da civilização ocidental Cidadania Democracia Filosofia Geometria Teatro Periodização Período pré-homérico Período homérico Período arcaico Período clássico Período helenístico pré-homérico

Leia mais

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA

Fenícios e Persas IDADE ANTIGA IDADE ANTIGA Fenícios e Persas Dentre os diversos povos que viveram na mesopotâmia e arredores, destacamos nessa aula o povo que chegou a formar um verdadeiro império sobre o Mar Mediterrâneo, os fenícios,

Leia mais

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como

Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como Acreditavam em vários deuses (Politeístas); Seus deuses viviam no Olimpo (sinônimo de Céu); Os deuses podiam tanto ser bons com os humanos como prejudica-los; Quando queriam agradar um deus ou uma deusa

Leia mais

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE

HISTÓRIA GERAL - HÉLADE HISTÓRIA GERAL - HÉLADE ANTIGÜIDADE Ausência do Mar CLÁSSICA Adaptados ao calor seco Tipos de Roupa Alimentação Recreação Pois bem, da mesma forma a geografia também teve impacto na vida dos gregos! Clima

Leia mais

Centro Universitário Leonardo Da Vinci HELENISMO

Centro Universitário Leonardo Da Vinci HELENISMO Centro Universitário Leonardo Da Vinci HELENISMO Guilherme Sanchez Josué Pavan Newton Paulo Sandro Severo Professor Tutor: Alexander Magnus Porto Alegre 11 de Dezembro de 2014 Introdução: Através do artigo

Leia mais

Capítulo 1 Felicidade e filosofia no pensamento antigo

Capítulo 1 Felicidade e filosofia no pensamento antigo Filosofia Capítulo 1 Felicidade e filosofia no pensamento antigo Você é feliz? Fontes da felicidade: coisas que tornam o indivíduo feliz. Bens materiais e riqueza. Status social, poder e glória. Prazeres

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes A A Unidade I Natureza-Sociedade: questões ambientais. 2 A A Aula 9.2 Conteúdo As Grandes Civilizações Ocidentais Grécia II 3 A A Habilidade Conhecer a respeito

Leia mais

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO.

Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO. Conteúdos: - HERANÇA CULTURAL GREGA. - PERÍODOS HISTÓRICOS DA GRÉCIA ANTIGA. - DIFERENÇAS ENTRE ATENAS # ESPARTA. - PERÍODO HELENÍSTICO GREGO. OBJETIVO da aula: - EXPOR CARACTERÍSTICAS DA CIVILIZAÇÃO GREGA.

Leia mais

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: REVISÃO AULA 01 REVISÃO FILOSOFIA 3ª SÉRIE - RECUPERAÇÃO 2 1. Na obra Discurso do método, o filósofo francês Renê Descartes descreve as quatro regras

Leia mais

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA.

FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. FORMAÇÃO TERRITORIAL DA EUROPA. Origem do Continente Europeu A origem do continente europeu é associada a três elementos: 1. A cultura da Grécia e da Roma antiga. 2. O Cristianismo, uma ramificação peculiar

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 30/04/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento

JOGO DE PERGUNTAS. 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento JOGO DE PERGUNTAS 211 e 212 Prof. Tiago Nascimento Regras Cada equipe responde na sua vez. Se não souber passa. Se a segunda equipe também não souber passa para a terceira. E assim sucessivamente. Nesse

Leia mais

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro

HISTÓRIA. Professores: André, Guga, Pedro HISTÓRIA Professores: André, Guga, Pedro Questão esperada sobre Mundo Islâmico (Idade Média). A resposta correta, letra A, fala sobre o expansionismo da cultura islâmica. A obra de Avicena, muito famosa,

Leia mais

RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO

RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO I - IDEAL GREGO DE HOMEM - LIVRE E RESPONSÁVEL CONSTRUTOR DE SEU PRESENTE SEM ESQUECER SEU PASSADO E DESAFIADOR DO DESTINO BUSCA A SABEDORIA PREPARAÇÃO PARA A PROCURA FORMAÇÃO INTEGRAL CORPO E ESPÍRITO

Leia mais

Filosofias helenistas

Filosofias helenistas Filosofias helenistas 1. (ENEM 2016) Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo

Leia mais

AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA PROF. ANDERSON W.

AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA PROF. ANDERSON W. AS ESCOLAS FILOSÓFICAS DA ERA HELENÍSTICA PROF. ANDERSON W. ERA CLÁSSICA PARA A ERA HELENÍSTICA Período Helenístico 338 a.c. Felipe da Macedônia derrotou os atenienses na Batalha de Queronéia. Tebas incendiada

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 9 / 10 / 2018 Aluno(a): Nº:

Leia mais

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM

Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA BLOG:WWW.PROFTACIUSFERNANDES.WORDPRESS.COM Prof. Tácius Fernandes O IMPÉRIO PERSA Os persas viviam onde hoje é o Irã. A partir do século VI a.c., iniciaram a conquista de um dos maiores impérios da Antiguidade. Em 1935, a Pérsia passou a se chamar

Leia mais

Prof. Talles D. Filosofia do Direito O Direito e o tema da Justiça

Prof. Talles D. Filosofia do Direito O Direito e o tema da Justiça Prof. Talles D. Filosofia do Direito O Direito e o tema da Justiça A concepção platônica da justiça Basicamente, Platão traz duas ideias de justiça: uma relacionada com a virtude (das pessoas e dos Estados),

Leia mais

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos

GUERRAS HEGEMÔNICAS. Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS HEGEMÔNICAS Foi a disputa pelo poder entre as cidades-estados e outros povos GUERRAS MÉDICAS GUERRA DO PELOPONESO Externa = gregos e persas Interna = Esparta X Atenas GUERRAS MÉDICAS Chamam-se

Leia mais

1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap , 2.2. Roberson de Oliveira

1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap , 2.2. Roberson de Oliveira 1º bimestre 1ª série 7 - Antiguidade Ocidental - Grécia Cap. 2 2.1, 2.2 Roberson de Oliveira Antiguidade Ocidental - Grécia 1. Periodização XX a.c. XII a.c. VIII a.c. VI a.c. IV a.c. I a.c. Pré-Homérico

Leia mais

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS

FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS ANA PAULA JACYNTHO TATIANE JASKIU DA SILVA PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS UNIÃO DA VITÓRIA 2010 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como finalidade

Leia mais

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 7

Sugestão de Atividades História 6º ano Unidade 7 1. (Ueggo/SAS) A cultura greco-romana influenciou decisivamente a formação cultural do mundo ocidental. Os romanos herdaram dos gregos a visão humanista, imprimindo, porém, um caráter mais prático à cultura

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado à existência

Leia mais

DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA. Prof. Adriano R. 1º Anos

DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA. Prof. Adriano R. 1º Anos DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA Prof. Adriano R. 1º Anos CONTEXTO E CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA MEDIEVAL Séc. V ao Séc. XV d. C. Período da Idade Média (Mil anos de crescimento) - Reintroduzido o comércio

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis303r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 3º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade,

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, Roma A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia)

ESPARTA Situada na Lacônia (Peloponeso) planíciefértil(exceçãonagrécia) GRÉCIA ANTIGA Localizada na Grécia Continental ou Peninsular está no sul da Europa na Península Balcânica, também era formada por outras porções de terra: Insular ilhasgregasnomaregeu. MagnaGrécia colôniasnosuldaitália.

Leia mais

ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO

ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO INTRODUÇÃO Renascimento: Período de transição entre Idade Média e Idade Moderna; Misturam-se o jeito de ser e pensar de dois momentos da sociedade europeia ocidental; Não é possível

Leia mais

Grécia (Hélade) Localização

Grécia (Hélade) Localização Grécia (Hélade) Primeira civilização ocidental Localização 1 Grécia Continental e Insular Relevo escarpado e isolamento natural das cidades 2 PERÍODOS Pré-homérico(séc. XX a XII ac) Homérico(séc. XII a

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

MUNDO GREGO Entre o Público (Pólis) e o Privado (Oikos)

MUNDO GREGO Entre o Público (Pólis) e o Privado (Oikos) História Geral Francisco Overlande MUNDO GREGO Entre o Público (Pólis) e o Privado (Oikos) Get Up, Stand Up Bob Marley / Peter Tosh Levante, resista: lute pelos seus direitos! Levante, resista: lute pelos

Leia mais

Escola de Atenas Rafael Sanzio ( ) Hypatia de Alexandria ( ) Guilherme Paiva Carvalho

Escola de Atenas Rafael Sanzio ( ) Hypatia de Alexandria ( ) Guilherme Paiva Carvalho Escola de Atenas Rafael Sanzio (1483-1520) Hypatia de Alexandria (355-415) Fontes de pesquisa Os escritos de Synesius de Cirene, aluno de Hypatia, são as fontes de pesquisa sobre a filósofa. A enciclopédia

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

HISTÓRIA GERAL AULA 2

HISTÓRIA GERAL AULA 2 HISTÓRIA GERAL AULA 2 REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS A HISTÓRIA IDADE ANTIGA HISTÓRIA IDADE MÉDIA IDADE MODERNA I. CONTEMPORÂNEA REVISANDO... PRÉ-HISTÓRIA PALEOLÍTICO

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

Dicionário. Conceitos. Históricos

Dicionário. Conceitos. Históricos Dicionário de Conceitos Históricos Kalina Vanderlei Silva Maciel Henrique Silva Dicionário de Conceitos Históricos Copyright 2005 Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva Todos os direitos desta

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 Disciplina: EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 História Professor: Rodrigo Bento Turma: 1º série Ensino Médio Data Conteúdo 12/fevereiro APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA CAPITULO I O QUE É HISTÓRIA? 16/fevereiro

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago

O Mundo Grego - I. Prof. Thiago O Mundo Grego - I Prof. Thiago Geografia A Hélade Grécia Continental: Península Balcânica Agricultura nos vales e encostas, pecuária e vocação marítima Grécia Insular: Ilhas do Mar Egeu e Jônio Principais:

Leia mais

SÓCRATES. Prof. David Alexandre

SÓCRATES. Prof. David Alexandre SÓCRATES Prof. David Alexandre SUMÁRIO Apresentação Época Vida e Missão Ensinamentos Filosóficos Métodos Socráticos Conclusão ÉPOCA Século V a.c. - Século de Péricles. Com a vitória sobre os persas e a

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano

Processo de compreensão da realidade. Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Processo de compreensão da realidade Não é lenda Verdade Explicação do misterioso Expressão fundamental do viver humano Homero Ilíada Hesíodo Teogonia Odisseia A invenção da escrita Nova idade mental Surgimento

Leia mais

Henrique Modanez de Sant Anna **

Henrique Modanez de Sant Anna ** COMUNICAÇÕES Dispositivos táticos na Segunda Guerra Púnica e a questão do militarismo cívico na obra de Políbio: uma reflexão acerca do limite normativo do modelo ocidental de guerra * Henrique Modanez

Leia mais