CURSO PARA PRÉ-CANDIDATOS LEGISLAÇÃO ELEITORAL 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO PARA PRÉ-CANDIDATOS LEGISLAÇÃO ELEITORAL 2016"

Transcrição

1 CURSO PARA PRÉ-CANDIDATOS LEGISLAÇÃO ELEITORAL 2016

2 ESCOLHA E REGISTRO DE CANDIDATOS PSDB Municipal realiza as Convenções de 20/07 a 05/08 PSDB Municipal ou a Coligação deve registrar seus candidatos na Justiça Eleitoral até às 19h do dia 15/08/16 A ATA DA CONVENÇÃO DEVE SER DIGITADA, ASSINADA EM 2 (DUAS) VIAS E ENCAMINHADA AO JUÍZO ELEITORAL DA COMARCA NO PRAZO DE 24 HORAS APÓS A CONVENÇÃO PARA: Publicação em cartório; Arquivamento em cartório, que irá integrar os autos dos registros de candidatura.

3 TOTAL DE VAGAS E RESERVA DE COTAS TOTAL DE VAGAS O número de candidatos a Vereador que podem ser registrados é: 150% DO NÚMERO DE VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL PARA PARTIDO OU COLIGAÇÃO 200% DO NÚMERO DE VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL PARA OS MUNICÍPIOS COM ATÉ 100 MIL ELEITORES. COTAS O PSDB Municipal ou a Coligação devem reservar no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas para representantes de cada sexo. Isto é, se o PSDB Municipal ou a Coligação lançar 10 candidatos, 3 candidatos, no mínimo, devem ser de mulheres. SE NÃO POSSUIR A QUANTIDADE TOTAL DO GÊNERO, DEVE SER REDUZIDO O NÚMERO DE CANDIDATOS ATÉ QUE OS 30% DA COTA SEJA RESPEITADO. ATENÇÃO! CASO NÃO CUMPRA A COTA, CAIRÁ O DRAP E A JUSTIÇA ELEITORAL DETERMINARÁ O CANCELAMENTO DO REGISTRO DE TODOS OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS.

4 PROPAGANDA ELEITORAL PROPAGANDA NAS CONVENÇÕES OS PRÉ-CANDIDATOS PODEM REALIZAR NOS 15 DIAS ANTES DAS CONVENÇÕES A PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA, COM A COLOCAÇÃO DE FAIXAS E CARTAZES EM LOCAL PRÓXIMO DA CONVENÇÃO, COM MENSAGEM DESTINADA APENAS AOS CONVENCIONAIS. É PROIBIDO O USO DE RÁDIO, DE TELEVISÃO E DE OUTDOOR PARA A PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA. O PARTIDO PODE COMERCIALIZAR MATERIAL PARTIDÁRIO, MAS NÃO PODE CONTER NOME E NÚMERO DE CANDIDATO OU CARGO EM DISPUTA. É PRECISO RETIRAR TODA PROPAGANDA INTRAPARTIDÁRIA APÓS A CONVENÇÃO.

5 O QUE NÃO É CONSIDERADO PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA? Alguns atos não configuram propaganda eleitoral antecipada, como a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e atos, que podem, inclusive, ter cobertura dos meios de comunicação social e Internet, desde que não envolvam pedido explícito de voto. Os pré-candidatos podem: Participar de entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na Internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, devendo as emissoras dar tratamento isonômico aos candidatos; Realizar encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e às custas do PSDB Municipal, para tratar da organização dos processos eleitorais, da discussão de políticas públicas, dos planos de governo ou das alianças partidárias visando às eleições, podendo divulgar as atividades pelos instrumentos de comunicação intrapartidária; Realizar prévias partidárias e a respectiva distribuição de material informativo, a divulgação dos nomes dos filiados que participarão da disputa e a realização de debates entre os précandidatos; Divulgar atos de parlamentares e de debates legislativos, desde que não haja pedido de votos; Divulgar posicionamento pessoal sobre questões políticas, inclusive nas redes sociais; Realizar às custas do partido reuniões de iniciativa da sociedade civil, de veículo ou meio de comunicação ou do próprio partido, em qualquer localidade, para divulgar ideias, objetivos e propostas partidárias.

6 PROPAGANDA NAS RUAS A propaganda eleitoral se inicia a partir do dia 16/08/2016 É permitida a circulação de CARROS DE SOM e MINI TRIOS para fazer propaganda, desde que observado o limite de 80 decibéis medido a 7 metros de distância do carro. A lei cuidou de definir o que são CARROS DE SOM e MINI TRIOS. CARRO DE SOM: qualquer veículo, motorizado ou não, ou ainda tracionado por animais, que use equipamento de som com potência de watts, no máximo; MINI TRIO: veículo automotor que use equipamento de som com potência entre watts e watts. É PROIBIDO O USO DE TRIO ELÉTRICO!!!

7 PROPAGANDA IMPRESSA OS CARTAZES, FAIXAS E ADESIVOS DE PAPEL DEVE TER TAMANHO MÁXIMO DE 0,5M². CUIDADO COM A JUSTAPOSIÇÃO DE PLACAS. A JUSTIÇA ELEITORAL LEVARÁ EM CONSIDERAÇÃO O SEU EFEITO VISUAL. PROPAGANDA EM AUTOMÓVEIS Os adesivos para carros podem ter a dimensão máxima de 50 x 40 cm. Está autorizado adesivo micro perfurado até o tamanho do para-brisa do carro. Lembrar: A propaganda dos candidatos a Prefeito deve constar o nome do candidato a Vice de modo claro e legível, em tamanho não inferior a 30% do nome do titular. Toda propaganda deve constar o CNPJ do candidato, a sigla do seu partido ou o nome da coligação. No caso de Vereador, sob o nome coligação deve constar a sigla do partido. No caso de Prefeito, sob o nome da coligação devem ser mencionadas as siglas de todos os partidos.

8 PROPAGANDA NA INTERNET É PERMITIDA a propaganda na internet a partir do dia 16/08 desde que realizada: No site do candidato, do partido ou da coligação, com endereço comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País; Por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação; Através de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural. É PROIBIDA na internet a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga e, ainda que de forma gratuita, em sites : De pessoas jurídicas,com ou sem fins lucrativos; Oficiais ou hospedados por órgãos ou por entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. É PROIBIDA a venda de cadastro de endereços eletrônicos.

9 ATENÇÃO! A divulgação de propaganda e de mensagens, inclusive quando provenientes de eleitor, NÃO PODE SER IMPULSIONADA POR MECANISMOS OU SERVIÇOS QUE, MEDIANTE REMUNERAÇÃO PAGA AOS PROVEDORES DE SERVIÇOS, POTENCIALIZEM O ALCANCE E A DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA ATINGIR USUÁRIOS QUE, NORMALMENTE, NÃO TERIAM ACESSO AO SEU CONTEÚDO. Exemplo: É PROIBIDO pagar para impulsionar anúncios no Facebook. É PROIBIDA a realização de propaganda via telemarketing, em qualquer horário.

10 PROPAGANDA NO RÁDIO E NA TV A propaganda eleitoral no rádio e na TV ocorrerá de 26/08 até 29/09. Como é distribuído o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV? 90% DO TEMPO SERÁ DISTRIBUÍDO PROPORCIONALMENTE AO NÚMERO DE REPRESENTANTES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, CONSIDERADOS, NO CASO DE COLIGAÇÃO PARA ELEIÇÕES MAJORITÁRIAS, O RESULTADO DA SOMA DOS 6 MAIORES PARTIDOS, E NO CASO DE COLIGAÇÃO PARA ELEIÇÕES PROPORCIONAIS, O RESULTADO DA SOMA DO NÚMERO DE REPRESENTANTES DE TODOS OS PARTIDOS. 10% (DEZ POR CENTO) DO TEMPO IGUALITARIAMENTE ENTRE TODOS. NESTAS ELEIÇÕES SÓ HAVERÁ PROGRAMA EM BLOCO PARA PREFEITO, COM DURAÇÃO DE 10 MINUTOS. As Inserções terão o tempo total de 70 minutos diários, distribuídas ao longo da programação veiculada entre às 5h e às 24h, na proporção de 60% para Prefeito e 40% para Vereador.

11 NOS PROGRAMAS, TANTO EM BLOCO QUANTO EM INSERÇÕES, SÓ PODE APARECER, EM GRAVAÇÕES INTERNAS, CANDIDATOS, CARACTERES COM PROPOSTAS, FOTOS, JINGLES, CLIPES COM MÚSICA OU VINHETAS, INCLUSIVE DE PASSAGEM, COM INDICAÇÃO DO NÚMERO DO CANDIDATO OU DO PARTIDO, BEM COMO DE SEUS APOIADORES, QUE PODERÃO DISPOR DE ATÉ 25% DO TEMPO DE CADA PROGRAMA OU INSERÇÃO, SENDO PROIBIDAS MONTAGENS, TRUCAGENS, COMPUTAÇÃO GRÁFICA, DESENHOS ANIMADOS E EFEITOS ESPECIAIS. SÃO PERMITIDAS IMAGENS DE CENAS EXTERNAS QUANDO O CANDIDATO, PESSOALMENTE, EXPONHA: REALIZAÇÕES DE GOVERNO OU DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; FALHAS ADMINISTRATIVAS E DEFICIÊNCIAS VERIFICADAS EM OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS EM GERAL; ATOS PARLAMENTARES E DEBATES LEGISLATIVOS. É PERMITIDA a inclusão de depoimento de candidatos a Vereador na propaganda dos candidatos a Prefeito e vice-versa, desde que registrados sob o mesmo partido ou coligação, e que o depoimento consista exclusivamente em pedido de voto ao candidato que cedeu o tempo, não excedendo 25% do tempo de cada programa ou inserção. No 2º turno NÃO SERÁ PERMITIDA NOS PROGRAMAS a participação de filiados a partidos que tenham formalizado apoio a outros candidatos.

12 CONTAS ELEITORAIS Arrecadação E Aplicação De Recursos PARA ARRECADAR E GASTAR É PRECISO REGISTRAR A CANDIDATURA, OBTER O CNPJ, ABRIR A CONTA BANCÁRIA ESPECÍFICA E OBTER OS RECIBOS ELEITORAIS. FINANCIAMENTO DA CAMPANHA ELEITORAL PODE SER FEITO COM RECURSOS PRÓPRIOS DO CANDIDATO, DOAÇÕES DE PESSOAS FÍSICAS, DOAÇÕES DE OUTROS CANDIDATOS OU PARTIDOS POLÍTICOS; REPASSES DO FUNDO PARTIDÁRIO E RECEITA OBTIDA NA COMERCIALIZAÇÃO DE BENS OU REALIZAÇÃO DE EVENTOS.

13 ATENÇÃO! PARA ESSAS ELEIÇÕES O VALOR DOS LIMITES DE GASTOS PARA CADA MUNICÍPIO E CADA ELEIÇÃO SERÁ FEITO PELA JUSTIÇA ELEITORAL E FICARÁ DISPONÍVEL PARA CONSULTA NO SITE DO TSE ( OS CANDIDATOS E PARTIDOS ESTÃO PROIBIDOS DE RECEBER DOAÇÕES DE PESSOAS JURÍDICAS. O candidato pode aplicar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos fixado, ou seja, até o valor fixado pela Justiça Eleitoral. Ultrapassado esse valor, o candidato pode responder por abuso de poder econômico. Pessoas físicas podem fazer doações de até 10% dos seus rendimentos brutos no ano anterior ao da eleição.

14 No caso de doações estimáveis em dinheiro de pessoas físicas relativas à utilização de bens móveis ou imóveis de propriedade do doador, não se aplica o limite de 10% dos seus rendimentos brutos no ano anterior ao da eleição, desde que o valor estimado não ultrapasse R$ ,00 (oitenta mil reais). Qualquer eleitor pode realizar gastos em favor do seu candidato até R$ 1.064,10 (mil UFIR), não sujeitos à contabilização, desde que não reembolsados. Este gasto deve ser realizado sob a responsabilidade do próprio eleitor e a nota fiscal deve ser emitida no CPF do apoiador, NÃO no CNPJ do candidato. Todas as doações devem ser feitas com cheques cruzados e nominais ou transferências eletrônicas. Somente poderão ser realizados depósitos em espécie se forem identificados e de valor inferior a R$ 1.064,00. Qualquer doação deve se dar mediante a emissão de recibos eleitorais, que será feita diretamente a partir do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

15 FIQUE ALERTA! Peça para seu doador consultar sua declaração de renda antes de fazer a doação para evitar constrangimentos, pois em caso de doação acima do valor permitido, a Justiça Eleitoral aplicará multa equivalente de 5 a 10 vezes do valor excedido. É proibido ao partido e ao candidato receber, direta ou indiretamente, qualquer doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade (incluindo serviços) de qualquer espécie que venham de: Pessoas Jurídicas; Origem Estrangeira; Pessoa Física que Exerça Atividade Comercial Decorrente de Concessão ou Permissão Pública. Todo tipo de recursos recebidos oriundos de fontes vedadas deve ser imediatamente devolvido ao doador, sendo proibida sua utilização ou aplicação financeira.

16 Os recursos de origem não identificada também não podem ser utilizados em favor de partido, coligação ou candidato, devendo o valor ser recolhido em favor do Tesouro Nacional até o prazo de 5 (cinco) dias a contar da data de trânsito em julgado da decisão da respectiva prestação de contas Tanto o candidato quanto o profissional de contabilidade responsável devem assinar a prestação de contas. É obrigatória a constituição de advogado para apresentação das contas.

17 ATENÇÃO! Os partidos e os candidatos devem entregar à Justiça Eleitoral, por meio do SPCE, para divulgação na internet: 1. Os dados relativos aos recursos em dinheiro recebidos, as transferências do Fundo Partidário e os valores estimáveis em dinheiro recebidos para financiamento de sua campanha eleitoral, em até 72h contadas do recebimento; 2. Entre os dias 09/09 e 13/09, com a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e, cumulativamente: i. A indicação dos nomes, do CPF das pessoas físicas doadoras ou do CNPJ dos partidos ou dos candidatos doadores; ii. A especificação dos respectivos valores doados; iii. iv. A identificação dos gastos realizados, com detalhamento dos fornecedores; Deverá constar todo o registro da movimentação financeira de campanha ocorrida desde seu início até o dia 8 de setembro. FIQUE ALERTA! A NÃO APRESENTAÇÃO TEMPESTIVA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL OU A SUA ENTREGA DE FORMA QUE NÃO CORRESPONDA À EFETIVA MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS PODE CARACTERIZAR INFRAÇÃO GRAVE.

18 Gastos Eleitorais A contratação de pessoal para prestação de serviços nas campanhas eleitorais não gera vínculo empregatício para com o candidato ou o partido. ATENÇÃO! CONTRATAÇÃO DE CABOS ELEITORAIS! A contratação direta ou de forma terceirizada de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais deve observar os seguintes limites: Em municípios com até eleitores, até 1% do eleitorado; Nos demais municípios, corresponderá ao número máximo do item 1 acrescido de uma contratação para cada eleitores que exceder o número de Os candidatos a Vereador podem contratar até 50% dos limites estabelecidos, observado o máximo de 28% do limite estabelecido para o município com o maior número de eleitores no estado.

19 Para auxiliar, o TSE divulgará em sua página ( os limites quantitativos a que se refere à contratação de pessoal para candidatos a Prefeito e Vereador em cada município. IMPORTANTE! As contratações realizadas pelo candidato a Vice-Prefeito são consideradas e somadas às contratações realizadas pelo candidato a Prefeito. As contratações feitas pelos Diretórios Municipais são vinculadas aos limites impostos aos seus candidatos. São excluídos dos limites fixados para contratação direta ou terceirizada de pessoal para prestação de serviços, a militância não remunerada, pessoal contratado para apoio administrativo e operacional, fiscais e delegados credenciados para trabalhar nas eleições e advogados dos candidatos ou dos partidos e das coligações. ATENÇÃO! São estabelecidos os seguintes limites com relação ao total dos gastos contratados da campanha: 10% para alimentação do pessoal que presta serviços às candidaturas ou aos comitês de campanha; 20% com aluguel de veículos automotores.

20 FIQUE ALERTA! Na prestação de contas dos candidatos, a Justiça Eleitoral verificará a compatibilidade de seus gastos. Exemplo: Se houver gastos com combustível, é necessária a correspondente despesa com veículo; se houver confecção de material gráfico, é preciso lançar as despesas para a sua distribuição. Quem deve prestar contas à Justiça Eleitoral? Os candidatos; Todos os órgãos partidários (nacional, estaduais, distritais e municipais - inclusive as comissões provisórias).

21 Como será feita a prestação de contas da campanha? As prestações de contas dos candidatos serão encaminhadas ao Juiz Eleitoral diretamente pelos próprios candidatos, acompanhadas dos documentos exigidos. O candidato fará, diretamente ou por intermédio de pessoa por ele designada, a administração financeira de sua campanha, sendo solidariamente responsável com o administrador pela veracidade das informações financeiras e contábeis de sua campanha. Profissional habilitado em contabilidade deve acompanhar, desde o início da campanha, a arrecadação de recursos e a realização de gastos eleitorais, realizando os registros contábeis e auxiliando o candidato e o partido na elaboração da prestação de contas, na conformidade das normas do Conselho Federal de Contabilidade e demais regras da Res. TSE

22 Quem deve assinar a prestação de contas? O candidato a titular e vice, se houver; O administrador financeiro, na hipótese de prestação de contas de candidato, se constituído o comitê financeiro; O presidente e tesoureiro do partido, na hipótese de prestação de contas de partido político; O profissional de contabilidade; O advogado indicado para a prestação de contas.

23 Quando devem ser apresentadas as prestações de contas? Havendo apenas 1º Turno, até o dia 01/11 devem ser apresentadas as contas referentes a todos os candidatos e partidos políticos em todas as esferas. Havendo 2º turno, até 19/11 devem prestar contas referente aos dois turnos: i. o candidato que disputar o segundo turno; ii. os órgãos partidários vinculados ao candidato que concorre ao 2º turno, ainda que coligados, em todas as suas esferas; iii. os órgãos partidários que, ainda que não estejam vinculados ao candidato que concorra ao 2º turno, tenham efetuado doações ou gastos às candidaturas.

24 FIQUE ALERTA! OS CANDIDATOS E OS PARTIDOS QUE DISPUTAREM O 2º TURNO DA ELEIÇÃO DEVEM INFORMAR À JUSTIÇA ELEITORAL AS DOAÇÕES E OS GASTOS QUE TENHAM REALIZADO EM FAVOR DOS CANDIDATOS ELEITOS NO 1º TURNO, ATÉ 01/11. A NÃO APRESENTAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS NOS PRAZOS PODERÁ ENSEJAR A IMPOSSIBILIDADE DE CONCORRER A NOVAS ELEIÇÕES POR ATÉ 4 ANOS. A DECISÃO QUE JULGAR AS CONTAS ELEITORAIS DOS CANDIDATOS COMO NÃO PRESTADAS ACARRETA NO IMPEDIMENTO DE OBTER A CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL ATÉ O FINAL DA LEGISLATURA, PERSISTINDO OS EFEITOS DA RESTRIÇÃO APÓS ESSE PERÍODO, ATÉ A EFETIVA APRESENTAÇÃO DAS CONTAS.

25 CONTATOS (61) Afonso Assis Ribeiro Flávio Henrique Costa Pereira Gustavo Kanffer

Palestra: Prestação de Contas Eleitorais 2018 Contador: Alex Santos Almeida

Palestra: Prestação de Contas Eleitorais 2018 Contador: Alex Santos Almeida Palestra: Prestação de Contas Eleitorais 2018 Contador: Alex Santos Almeida ORIENTAÇÕES INICIAIS: Os Candidatos e os partidos nas eleições 2018 devem prestar atenção nos quatro requisitos essenciais para

Leia mais

Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018

Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018 Calendário Geral - Cronologia Principais datas das eleições 2018 31 de agosto 9 setembro 13 setembro 15 setembro 29 setembro Primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.

Leia mais

LEI DAS ELEIÇÕES 2 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA

LEI DAS ELEIÇÕES 2 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA LEI DAS ELEIÇÕES 2 PROFESSOR ALI MUSTAPHA ATAYA REGISTRO Art. 16-A. O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário

Leia mais

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral

2012/ Ao presidente do partido e ao juiz eleitoral 2012/2014 2016 20/07 a 05/08 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) Prazo de filiação partidária Comunicação de desfiliação partidária Janela

Leia mais

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga.

A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido na Lei 9.504/97, vedada a veiculação de propaganda paga. Ocorrerá a veiculação apenas nos Municípios em que houver

Leia mais

Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 464, de 2015

Quadro comparativo do Projeto de Lei do Senado nº 464, de 2015 1 Altera a Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, para estabelecer o calendário para a escolha dos candidatos e da campanha eleitoral, o limite dos gastos com pessoal, reduzir para trinta dias o período

Leia mais

Direito Eleitoral. Da Arrecadação e da Aplicação de Recursos nas Campanhas Eleitorais. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Da Arrecadação e da Aplicação de Recursos nas Campanhas Eleitorais. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Da Arrecadação e da Aplicação de Recursos nas Campanhas Eleitorais Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral DA ARRECADAÇÃO E DA APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS

Leia mais

Prestação de Contas Eleições 2018, prazo vence dia 13 de setembro

Prestação de Contas Eleições 2018, prazo vence dia 13 de setembro Prestação de Contas Eleições 2018, prazo vence dia 13 de setembro Ouça aqui a explicação de como fazer a Prestação de Contas Aos candidatos e dirigentes do Partido Verde, Extraímos da Orientação já enviada

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO

PROPAGANDA ELEITORAL. ARTHUR ROLLO PROPAGANDA ELEITORAL ARTHUR ROLLO arthur@albertorollo.com.br NA PRÉ-CAMPANHA PODE Dizer que é précandidato; Pedir apoio político; Divulgar ações políticas passadas e futuras. NA PRÉ-CAMPANHA panfletos;

Leia mais

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06.

Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014. Data das Convenções Partidárias. 10/06 a 30/06. Veja a tabela comparativa com as alterações da Legislação Eleitoral. 2012/2014 2016 Data das Convenções Partidárias 10/06 a 30/06 20/07 a 05/08 (Art. 8º da Lei nº. 9.504/97 e 93, 2º da Lei 4.737/65) 1

Leia mais

NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016

NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 ALEXANDRE LUIS MENDONÇA ROLLO Mestre e Doutor em Direito das Relações Sociais Advogado Especialista em Direito Eleitoral Conselheiro Estadual da OAB/SP a.rollo@uol.com.br

Leia mais

REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016

REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016 REFLEXOS DA REFORMA POLÍTICA NAS ELEIÇÕES DE 2016 Dr. Felipe Ferreira Lima Diretor do Instituto Egídio Ferreira Lima 1. Introdução: O debate sobre a Reforma Política no Brasil 2. Registro de Candidatura

Leia mais

Dispõe sobre a escolha e registro de candidatos nas eleições de 2016

Dispõe sobre a escolha e registro de candidatos nas eleições de 2016 Dispõe sobre a escolha e registro de candidatos nas eleições de 2016 Possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição; Estar com sua filiação deferida, até o dia 02 de abril de 2016, em qualquer

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Abuso de poder, captação ilícita de sufrágios e condutas vedadas Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Abuso de poder, captação ilícita de sufrágios e condutas vedadas Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Abuso de poder, captação ilícita de sufrágios e condutas vedadas Parte 1 Prof. Roberto Moreira de Almeida Introdução É indubitável que o poder econômico, o poder político e o uso dos

Leia mais

Campanha Política 2016

Campanha Política 2016 Campanha Política 2016 Calendário Geral CRONOLOGIA - Principais datas das eleições municipais de 2016 Calendário Evento 2 de abril Prazo para o candidato estar filiado a um partido. 5 de julho 20 de jullho

Leia mais

ELEIÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS PROPAGANDA ELEITORAL

ELEIÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS PROPAGANDA ELEITORAL A reforma eleitoral foi realizada por meio da Lei 13.165 de 29 de setembro de 2015 e alterou substancialmente as regras do processo eleitoral, modificando outras TRÊS Leis Federais que tratam sobre: ELEIÇÕES

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Doações para Campanha Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Doações para Campanha Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Doações para Campanha Eleitoral Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Despesas Art. 17. As despesas da campanha eleitoral serão realizadas sob a responsabilidade dos

Leia mais

CONTABILIDADE ELEITORAL DA TEOARIA À PRÁTICA ARRECADAÇÃO

CONTABILIDADE ELEITORAL DA TEOARIA À PRÁTICA ARRECADAÇÃO CONTABILIDADE ELEITORAL DA TEOARIA À PRÁTICA ARRECADAÇÃO Arrecadação de Recursos: Financeiros ou Estimados RECURSOS SÃO TODOS OS BENS, VALORES E SERVIÇOS APLICADOS AS CAMPANHAS ELEITORAIS, PELOS PARTIDOS

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Campanha Eleitoral Parte I Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Propaganda Propaganda Partidária Propaganda Eleitoral Era regulamentada pela Lei 9.096/95 Lei 9.504/97

Leia mais

GTE DM PT RIBEIRÃO PRETO NORMAS PRÉ-CAMPANHA 2016

GTE DM PT RIBEIRÃO PRETO NORMAS PRÉ-CAMPANHA 2016 GTE DM PT RIBEIRÃO PRETO NORMAS PRÉ-CAMPANHA 2016 REFORMA ELEITORAL: O que muda para as Eleições de 2016 Alterações trazidas pela Lei nº 12.891/2013 e pela Lei nº 13.165/2015 (apresentação AO DIRETÓRIO

Leia mais

Principais alterações promovidas pela Lei aprovada no Congresso Nacional e que espera a sanção da Presidencia da República.

Principais alterações promovidas pela Lei aprovada no Congresso Nacional e que espera a sanção da Presidencia da República. Principais alterações promovidas pela Lei aprovada no Congresso Nacional e que espera a sanção da Presidencia da República. Observação: como podemos perceber as mudanças propostas são justamente pra não

Leia mais

Financiamento de Campanha Eleições 2016

Financiamento de Campanha Eleições 2016 Financiamento de Campanha Eleições 2016 Legislação aplicada Resolução 23.463/2015 do TSE Resolução 23.459/2015 do TSE (limites) Lei 9.504/97 Comunicado Bacen 29.108/2016 Condições preliminares para arrecadar

Leia mais

Eleições 2016: datas e regras

Eleições 2016: datas e regras 2 Eleições 2016: datas e regras O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 3. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política Parte 3. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Parte 3 Prof. Karina Jaques Lei 9504/97 - Propaganda Eleitoral no Rádio e na Televisão Propaganda Eleitoral Art. 47. As emissoras de rádio e de televisão e os canais

Leia mais

Secretaria Judiciária TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO

Secretaria Judiciária TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria Judiciária TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESPÍRITO SANTO ADESIVOS EM CARROS No para-brisa traseiro de veículo (até a dimensão total), adesivos microperfurados; Em outros locais do carro, adesivos

Leia mais

ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS (arts.17 a 27, Lei 9.504/97)

ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS (arts.17 a 27, Lei 9.504/97) - Gasto eleitoral: todas as despesas com bens ou serviços durante a campanha (art.26). - Limite dos gastos de campanha: deve ser fixado, em lei, até 10 de junho de cada ano eleitoral. Caso não editada,

Leia mais

Prestação de Contas Eleitorais Eleições 2016

Prestação de Contas Eleitorais Eleições 2016 Instrutores: Rodrigo Morais (SECEP/TRE-PE) Ronaldo Pontes (SECEP/TRE-PE) 1 Visão Geral do Processo Eleitoral: Convenções Partidárias Registro de Candidatura Propaganda Eleitoral Prestação de Contas Parcial

Leia mais

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política

Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Guia de Informações: Entenda o que muda com a Nova Reforma Política Brasília 2015 Sumário Introdução... 03 Tempo Televisivo e Propaganda Partidária...04 Período Eleitoral...06 Doações, Prestação de Contas

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Reforma Eleitoral (Lei n.º /15) Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Reforma Eleitoral (Lei n.º 13.165/15) Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida IX) A idade mínima de 18 anos, destinada ao cargo de vereador, será aferida na data-limite para o pedido

Leia mais

Eleição de 2018 será para: presidente governadores senadores deputados federais estaduais e distritais.

Eleição de 2018 será para: presidente governadores senadores deputados federais estaduais e distritais. Eleição de 2018 será para: presidente governadores senadores deputados federais estaduais e distritais. Primeiro turno acontece no dia 7 de outubro; segundo turno será em 28 de outubro. Vetos Além de

Leia mais

LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE

LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE 6 de agosto de 2014 LUCIENI PEREIRA AUDITORA DO TCU PRESIDENTE DA ANTC ENTIDADE DA REDE MCCE Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral: Conquistas e Desafios para Eleições Limpas PROJETO DE LEI 6.316,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018. Considerando o teor dos artigos 1º, 1º da Resolução n /2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que

INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018. Considerando o teor dos artigos 1º, 1º da Resolução n /2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018 Estabelece as diretrizes gerais e disciplina as regras de campanha das prévias partidárias para o cargo de Governador Considerando o disposto nos artigos 36, 1º e 36 A,

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA

ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA ORIENTAÇÃO PARA O PERÍODO DE CAMPANHA PROPAGANDA ELEITORAL DATA DA ELEIÇÃO: 07 de outubro INÍCIO DA PROPAGANDA ELEITORAL: 16 de agosto CARROS DE SOM 1. Posso utilizar de carros de som e minitrios (potência

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Lei das Eleições Lei 9.504/97 Propaganda Eleitoral Parte IV Rádio, TV e Internet Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Rádio e TV Restrita ao horário gratuito, vedada propaganda paga Deve

Leia mais

PARTE 4 - ALEXANDRE DI PIETRA A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO ELEITORAL E A PARTICIPAÇÃO DO PARTIDO NA CAMPANHA.

PARTE 4 - ALEXANDRE DI PIETRA A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO ELEITORAL E A PARTICIPAÇÃO DO PARTIDO NA CAMPANHA. PARTE 4 - ALEXANDRE DI PIETRA A FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO ELEITORAL E A PARTICIPAÇÃO DO PARTIDO NA CAMPANHA. PATRIMÔNIO ELEITORAL (princípio da entidade) Conceito - é o conjunto de bens, direitos e obrigações

Leia mais

Seminário de Prestação de Contas Eleitorais Atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições Apresentação do SPCE Herbert Dias Miranda

Seminário de Prestação de Contas Eleitorais Atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições Apresentação do SPCE Herbert Dias Miranda Seminário de Prestação de Contas Eleitorais Atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições Apresentação do SPCE Herbert Dias Miranda Contas Eleitorais Legislação Lei n. 9.504/1997 Lei n. 13.165/2015 Resolução

Leia mais

Pesquisa e Propaganda Eleitoral

Pesquisa e Propaganda Eleitoral Pesquisa e Propaganda Eleitoral PESQUISAS E TESTES PRÉ-ELEITORAIS Duas regras básicas: a) para conhecimento pessoal ou uso interno, pode ser feita de forma livre e informal; b) para divulgação por meio

Leia mais

A importância do Contador na estrutura das campanhas eleitorais

A importância do Contador na estrutura das campanhas eleitorais A importância do Contador na estrutura das campanhas eleitorais IRENE SILVA OLIVEIRA Contadora Partidária e Eleitoral Coautora do Livro Contabilidade Eleitoral Aspectos Contábeis E Jurídicos Das Prestações

Leia mais

Trabalhista REGRAS ELEITORAIS. Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha

Trabalhista REGRAS ELEITORAIS. Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha Trabalhista REGRAS ELEITORAIS Calendário Comparativos Pré-Campanha Campanha ELEIÇÕES 2018 ELEIÇÕES 2018 Caros Companheiros e Companheiras, No dia 7 de outubro deste ano teremos a realização das eleições

Leia mais

Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral

Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral Secretaria Judiciária Coordenadoria de Gestão da Informação Guia rápido de permissões e proibições pertinentes à propaganda eleitoral Tipo Regra Referência legislativa Sancionamento em caso de violação

Leia mais

REGRAS ELEITORAIS PRÉ-CANDIDATO

REGRAS ELEITORAIS PRÉ-CANDIDATO REGRAS ELEITORAIS 2018 PRÉ-CANDIDATO No próximo sete de outubro teremos as eleições para os mandatos dos Deputados, dois terços do Senado, Governadores e Presidente da República. A norma eleitoral divide

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA AS ELEIÇÕES DE 2016 1. PRAZOS ELEITORAIS PARA OS PARTIDOS: 1.1 ESCOLHA DOS CANDIDATOS: 20.07.2016 a 05.08.2016 (Lei nº 9.504/1997, art. 8º, caput); 1.2 REGISTRO DE CANDIDATURA:

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 ARRECADAÇÃO E GASTOS DE CAMPANHA ELEITORAL QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS PARA ARRECADAÇÃO DE RECURSOS?

ELEIÇÕES 2016 ARRECADAÇÃO E GASTOS DE CAMPANHA ELEITORAL QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS PARA ARRECADAÇÃO DE RECURSOS? ELEIÇÕES 2016 ARRECADAÇÃO E GASTOS DE CAMPANHA ELEITORAL QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS PARA ARRECADAÇÃO DE RECURSOS? A arrecadação de recursos para campanha eleitoral de qualquer natureza

Leia mais

Eleições municipais Reforma eleitoral Principais mudanças Dr. JOSÉ ANTONIO ROSA

Eleições municipais Reforma eleitoral Principais mudanças Dr. JOSÉ ANTONIO ROSA Eleições municipais 2016 Reforma eleitoral Principais mudanças Dr. JOSÉ ANTONIO ROSA OBJETIVOS DA REFORMA A reforma eleitoral Lei. N.º 13.165/2015, alterou substancialmente a Lei 9.504/97- Lei Eleitoral,

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ELEIÇÕES 2012 ORIENTAÇÕES SOBRE NORMAS DO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO, GASTOS E A PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ELEIÇÕES 2012.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ELEIÇÕES 2012 ORIENTAÇÕES SOBRE NORMAS DO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO, GASTOS E A PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ELEIÇÕES 2012. ELEIÇÕES 2012 ORIENTAÇÕES SOBRE NORMAS DO PROCESSO DE ARRECADAÇÃO, GASTOS E A PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS ELEIÇÕES 2012. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL...1 1. NORMATIVOS...3 2. REQUISITOS DE ARRECADAÇÃO...3 3.

Leia mais

CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS CONHEÇA AS NOVAS REGRAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 DE Novas regras das Eleições Municipais de 2016 Conheça as novas regras das Eleições Municipais de 2016 A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma

Leia mais

Prestação de Contas Eleitorais

Prestação de Contas Eleitorais Prestação de Contas Eleitorais - 2018 Helder Medeiros de Alencar Araripe Neto Contador e Membro da Comissão de Prestação de Contas Eleitorais do CRC-CE/2018 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL ELEIÇÕES 2018 Constituição

Leia mais

PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS 2018

PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS 2018 PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS 2018 APRESENTAÇÃO Em 07 de outubro de 2018, serão realizadas eleições gerais para Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice Governador, Senador, Deputado

Leia mais

Secretaria Judiciária. Tribunal Regional Eleitoral/ES

Secretaria Judiciária. Tribunal Regional Eleitoral/ES Secretaria Judiciária Tribunal Regional Eleitoral/ES Adesivo plástico em: Automóveis Caminhões Bicicletas Motocicletas Adesivo microperfurado: No para-brisa traseiro de veículo (até a dimensão total) Em

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 COM ÊNFASE NA MINIRREFORMA ELEITORAL

ELEIÇÕES 2016 COM ÊNFASE NA MINIRREFORMA ELEITORAL ELEIÇÕES 2016 COM ÊNFASE NA MINIRREFORMA ELEITORAL Em outubro (02/10) os brasileiros voltam às urnas, dessa vez para votar em Prefeitos e Vereadores. Esta será a primeira eleição depois da minirreforma

Leia mais

PROVIDÊNCIAS URGENTES A SEREM OBSERVADAS PELOS DIRETÓRIOS ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA ESPECÍFICA ATÉ 05 DE JULHO

PROVIDÊNCIAS URGENTES A SEREM OBSERVADAS PELOS DIRETÓRIOS ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA ESPECÍFICA ATÉ 05 DE JULHO DA: SECRETARIA NACIONAL DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO DN/PT PARA: DIRETÓRIOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS ASSUNTO: ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA ESPECÍFICA PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS de 2012 ATENÇÃO! PROVIDÊNCIAS

Leia mais

Resumo das propostas de reforma política

Resumo das propostas de reforma política Resumo das propostas de reforma política A proposta de votação da reforma política está consolidada em dois conjuntos agrupados: o primeiro, que depende de emenda constitucional e que trata de dois pontos

Leia mais

Cartilha de Campanha:

Cartilha de Campanha: Cartilha de Campanha: Segunda Edição PRAZO DAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS: De 20 de julho a 5 de agosto. QUANTIDADE DE CANDIDATOS A VEREADOR: REGRA GERAL Partidos e coligações podem registrar até 150% do número

Leia mais

ELEIÇÕES Março/2016

ELEIÇÕES Março/2016 ELEIÇÕES 2016 Março/2016 ARRECADAÇÃO DE RECEITAS E REALIZAÇÃO DE GASTOS ELEITORAIS & PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CAMPANHA LIMITES DE GASTOS ELEITORAIS Ao TSE, em cada eleição, cabe definir os limites de gastos

Leia mais

VOTE PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET_

VOTE PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET_ @ VOTE PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET_ APRESENTAÇÃO PROIBIÇÕES E VEDAÇÕES PERMITIDO PROIBIDO NOVAS IMPULSIONAMENTO DE CONTEÚDO EM MÍDIAS SOCIAIS E EM OUTRAS PLATAFORMAS CONTROLE DE GASTOS NAS CAMPANHAS

Leia mais

Resumo das principais alterações promovidas pelas Leis nº e , de 6 de outubro de 2017, bem como seus impactos nas eleições de 2018.

Resumo das principais alterações promovidas pelas Leis nº e , de 6 de outubro de 2017, bem como seus impactos nas eleições de 2018. Resumo das principais alterações promovidas pelas Leis nº 13.487 e 13.488, de 6 de outubro de 2017, bem como seus impactos nas eleições de 2018. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário de Gestão da Informação

Leia mais

Objetivo: prestação de contas relativas a avaliação e aplicação de recursos na campanha eleitoral de 2004.

Objetivo: prestação de contas relativas a avaliação e aplicação de recursos na campanha eleitoral de 2004. ANEXOS Formulário de Coleta de Dados Processo nº.: Protocolo : Objetivo: prestação de contas relativas a avaliação e aplicação de recursos na campanha eleitoral de 2004. Partido Político : Numero: Canditatura:

Leia mais

DIRETÓRIO ESTADUAL - PSOL SÃO PAULO - GESTÃO

DIRETÓRIO ESTADUAL - PSOL SÃO PAULO - GESTÃO DIRETÓRIO ESTADUAL - PSOL SÃO PAULO - GESTÃO 2016-2017 Endereço: Rua Dr. José Queiroz Aranha, 342 Vila Mariana -São Paulo/SP -CEP 04106-061 Fones: (11) 5082-4005 / 5085-5017 E-mail: contato@psolsp.org.br

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL

PROPAGANDA ELEITORAL - Propaganda: propagação de princípios e teorias tendo em foco a comunicação ideológica. - Propaganda eleitoral: toda a ação destinada ao convencimento do eleitor para angariar votos. Está regulamentada

Leia mais

PUBLICIDADE POLÍTICA

PUBLICIDADE POLÍTICA PUBLICIDADE POLÍTICA Publicidade política A publicidade política se desdobra em: - Propaganda Política - Comunicação institucional - Propaganda Eleitoral Propaganda Política Propaganda Política - Propaganda

Leia mais

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA

DOS PARTIDOS POLÍTICOS LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA LEI 9096/95 PROF. ALI MUSTAPHA ATAYA O partido político, pessoa jurídica de direito privado, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender

Leia mais

PROPAGANDA E PUBLICIDADE NAS ELEIÇÕES DE As mudanças impostas pela nova legislação. Dr. Cássio Medeiros de Oliveira Advogado OAB/SC 10.

PROPAGANDA E PUBLICIDADE NAS ELEIÇÕES DE As mudanças impostas pela nova legislação. Dr. Cássio Medeiros de Oliveira Advogado OAB/SC 10. PROPAGANDA E PUBLICIDADE NAS ELEIÇÕES DE 2016 As mudanças impostas pela nova legislação. Dr. Cássio Medeiros de Oliveira Advogado OAB/SC 10.839 PROGRAMAÇÃO Direito Eleitoral conceito e princípios Propaganda

Leia mais

Lei /2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016.

Lei /2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016. Lei 13.165/2015: As Regras para a propaganda eleitoral 2016. Calendário eleições 2016. Agosto: -05: último dia para realizações de convenções partidárias. -15: Último dia para os partidos e coligações

Leia mais

Arrecadação de recursos, gastos eleitorais e prestação de contas de campanhas eleitorais

Arrecadação de recursos, gastos eleitorais e prestação de contas de campanhas eleitorais Arrecadação de recursos, gastos eleitorais e prestação de contas de campanhas eleitorais Eleições 2016 Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995; Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997; Resolução-TSE nº

Leia mais

Legislação Eleitoral 4. edição Encarte 1

Legislação Eleitoral 4. edição Encarte 1 LEI N o 11.300, DE 10 DE MAIO DE 2006 1 O Presidente da República Dispõe sobre propaganda, financiamento e prestação de contas das despesas com campanhas eleitorais, alterando a Lei n o 9.504, de 30 de

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Convenção Partidária. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Convenção Partidária Prof. Karina Jaques Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos

Leia mais

INOVAÇÕES NORMATIVAS E O PROFISSIONAL CONTÁBIL NA PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEIÇÕES 2018

INOVAÇÕES NORMATIVAS E O PROFISSIONAL CONTÁBIL NA PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEIÇÕES 2018 INOVAÇÕES NORMATIVAS E O PROFISSIONAL CONTÁBIL NA PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEIÇÕES 2018 1 BASE NORMATIVA - EVOLUÇÃO CONTAS ELEITORAIS: CF de 1988, art. 17, III; art. 70, 71 e art. 74, II. Lei nº 9.096/95:

Leia mais

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016.

A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016. Início da campanha eleitoral A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016. - Lei nº 9.504/97, art. 36. - Res. TSE nº 23.457/15, art.1º. Comício A partir do dia 16 de agosto até 48h

Leia mais

Slide 1. Slide 2. Slide 3. Legislação aplicável. Principais Inovações

Slide 1. Slide 2. Slide 3. Legislação aplicável. Principais Inovações Slide 1 Movimentação Financeira e Aspectos contábeis sobre a Prestação de Contas eleitoral do ano de 2016. Anderson Pedrosa anderson@contacnet.com.br 1 Slide 2 Lei nº 9.504/97 Legislação aplicável Estabelece

Leia mais

ELEIÇÕES 2018 CONDUTA LEGAL E PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DO IFRJ

ELEIÇÕES 2018 CONDUTA LEGAL E PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DO IFRJ ELEIÇÕES 2018 CONDUTA LEGAL E PROCEDIMENTOS NO ÂMBITO DO IFRJ APRESENTAÇÃO A cartilha Eleições 2018 Conduta Legal e Procedimentos no Âmbito do IFRJ tem o objetivo de esclarecer os direitos políticos, as

Leia mais

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018 Cartilha de Conduta Legal nas Eleições 2018 1 Sumário Apresentação...3 Quem são os agentes públicos do Ifes?...3 Prazos de desincompatibilização para concorrer a cargos eletivos...3 Princípio básico...4

Leia mais

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018

Cartilha de. Conduta. Legal nas Eleições 2018 Cartilha de Conduta Legal nas Eleições 2018 1 Sumário Apresentação...3 Quem são os agentes públicos do Ifes?...3 Prazos de desincompatibilização para concorrer a cargos eletivos...3 Princípio básico...4

Leia mais

REFORMA ELEITORAL LEI n.º /15

REFORMA ELEITORAL LEI n.º /15 REFORMA ELEITORAL LEI n.º 13.165/15 Lei n.º 13.165/15, de 29 de setembro de 2015, altera dispositivos da Lei das Eleições (Lei n.º 9.504/97), da Lei dos Partidos Políticos (Lei n.º 9.096/95) e do Código

Leia mais

1. DA PROPAGANDA ELEITORAL

1. DA PROPAGANDA ELEITORAL Período de veiculações de propaganda eleitoral: 06 de julho a 03 de outubro de 2014. 1. DA PROPAGANDA ELEITORAL A propaganda eleitoral não pode ultrapassar, por edição, 35 cm no formato tabloide ou revista

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú

Poder Judiciário Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina 103ª Zona Eleitoral - Balneário Camboriú 1 REPRESENTAÇÃO Nº 462-05.2016.6.24.0103 COLIGAÇÃO MAIS E MELHOR PARA VOCÊ: PSDB, DEM, PV, PRP, SD, PT do B, PTB interpôs REPRESENTAÇÃO ELEITORAL em face de ANTONIEL SILVA TONY, candidato a vereador para

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

Reforma Política aprovada vai tornar eleições mais democráticas e baratas

Reforma Política aprovada vai tornar eleições mais democráticas e baratas Reforma Política aprovada vai tornar eleições mais democráticas e baratas A pós 11 meses de intenso debate, o Congresso Nacional aprovou nesta semana uma Reforma Política que promove mudanças significativas

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

CANDIDATO Eleições 2016

CANDIDATO Eleições 2016 MANUAL DO CANDIDATO Eleições 2016 B G A BONINI GUEDES A D V O C A C I A B G A B O N I N I G U E D E S A D V O C A C I A Apresentação O presente material foi elaborado para auxiliar os candidatos às eleições

Leia mais

CAPÍTULO II DAS NORMAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES EM NÍVEL MUNICIPAL

CAPÍTULO II DAS NORMAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES EM NÍVEL MUNICIPAL Resolução CEN-PSDB n 001/2012 A COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL do PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB, no uso da competência que lhe confere o art. 65 c/c o art. 61 do Estatuto, e na forma do que

Leia mais

Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder

Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda Ética e Legislação em Publicidade e Propaganda Profª. Cláudia Holder Propaganda Eleitoral Teoria Lei nº 9.504/97

Leia mais

CAPÍTULO II DAS NORMAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES EM NÍVEL MUNICIPAL

CAPÍTULO II DAS NORMAS PARA A ESCOLHA DE CANDIDATOS E FORMAÇÃO DE COLIGAÇÕES EM NÍVEL MUNICIPAL Resolução CEN-PSDB n 003/2016 A COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL do PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB, no uso da competência que lhe confere o art. 65 c/c o art. 61 do Estatuto, e na forma do que

Leia mais

Cooperativismo e as Eleições 2018

Cooperativismo e as Eleições 2018 Cooperativismo e as Eleições 2018 Fabíola Nader Motta Relações Institucionais da OCB 18 de julho de 2018 Contexto atual Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília... Enquanto isso, em Brasília...

Leia mais

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de partidos, aplicável a partir das eleições de 2022 (aqueles

Leia mais

PRÉ-CANDIDATO E PRÉ-CAMPANHA

PRÉ-CANDIDATO E PRÉ-CAMPANHA PARTIDO DA REPÚBLICA DIRETÓRIO ESTADUAL DE SÃO PAULO ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 PRÉ-CANDIDATO E PRÉ-CAMPANHA DIRIGENTES MUNICIPAIS E PRÉ-CANDIDATOS PRÉ-CANDIDATO E PRÉ-CAMPANHA ÍNDICE ÍNDICE Apresentação

Leia mais

Propaganda Eleitoral na Internet. PODE haver propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016

Propaganda Eleitoral na Internet. PODE haver propaganda eleitoral na internet a partir do dia 16/08/2016 PODE/NÃO PODE/DEVE Parte IV Propaganda Eleitoral Na Internet, da Resolução nº 23.457, de 15/12/2015, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE

SEMINÁRIO NACIONAL DE SEMINÁRIO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CANDIDATOS E PARTIDOS POLÍTICOS PARA AS ELEIÇÕES DE 2018 CONTABILIDADE ELEITORAL DA TEORIA À PRÁTICA

Leia mais

ELEIÇÕES 2016 PROPAGANDA ELEITORAL

ELEIÇÕES 2016 PROPAGANDA ELEITORAL ELEIÇÕES 2016 PROPAGANDA ELEITORAL 1. QUAL A DATA PARA INÍCIO DA PROPAGANDA ELEITORAL? A propaganda eleitoral é permitida a partir de 16 de agosto de 2016. PRÉ-CANDIDATOS 2. O PRÉ-CANDIDATO PODE FAZER

Leia mais

Como ser candidata? MULHERES NA POLÍTICA. COORDENAÇÃO: Hildete Pereira de Melo Lucilene Morandi Ruth Helena Dweck

Como ser candidata? MULHERES NA POLÍTICA. COORDENAÇÃO: Hildete Pereira de Melo Lucilene Morandi Ruth Helena Dweck Como ser candidata? Universidade Federal Fluminense UFF Faculdade de Economia Núcleo Transdisciplinar de Estudos de Gênero Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da UFF Email: cpgess@vm.uff.br

Leia mais

1. Registro de Candidatura

1. Registro de Candidatura Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Eleitoral - 11 Professor: André Marinho Monitor: Paula Ferreira Aula 11 1. Registro de Candidatura O registro de candidatura é o instrumento pelo qual

Leia mais

A mudança da Legislação Eleitoral tem a finalidade de reduzir os custos de campanha

A mudança da Legislação Eleitoral tem a finalidade de reduzir os custos de campanha A mudança da Legislação Eleitoral tem a finalidade de reduzir os custos de campanha Segue um quadro comparativo entre como era e como ficou a principal Lei Eleitoral do País. 1. Mudança na data da escolha

Leia mais

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64

2.3. Tribunais Regionais Eleitorais Dos Juízes Eleitorais Juntas eleitorais Resumo didático... 64 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO ELEITORAL... 19 1.1. Da soberania popular... 19 1.2. Direitos políticos... 19 1.2.1. Do voto... 22 1.2.1.1. Características do voto... 22 1.2.2. Princípio da vedação

Leia mais

Eleições 2016 NOVAS REGRAS. Pré-campanha Propaganda eleitoral Financiamento e despesas O QUE PODE E NÃO PODE

Eleições 2016 NOVAS REGRAS. Pré-campanha Propaganda eleitoral Financiamento e despesas O QUE PODE E NÃO PODE Eleições 2016 NOVAS REGRAS Pré-campanha Propaganda eleitoral Financiamento e despesas O QUE E Eleições 2016 UMA ELEIÇÃO MUITO DIFERENTE Alterações nas regras das campanhas eleitorais têm sido bastante

Leia mais

PROPAGANDA ELEITORAL

PROPAGANDA ELEITORAL PROPAGANDA ELEITORAL 16/08/2016 Início da campanha eleitoral, quando passa a ser autorizada a propaganda eleitoral. 10 dias após a expedição do CNPJ de campanha Prazo para o candidato abrir conta de campanha.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Propaganda Política. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Propaganda Política Prof. Karina Jaques é a que visa a captação de votos, facultada aos partidos, coligações e candidatos. Busca, através dos meios publicitários permitidos na Lei Eleitoral,

Leia mais

Propaganda Eleitoral

Propaganda Eleitoral Propaganda Eleitoral x Resumo dos principais tipos de propaganda permitidos e proibidos pela legislação eleitoral para as eleições municipais de 2016. Diogo Mendonça Cruvinel Secretário Judiciário Início

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO

SUBSTITUTIVO ADOTADO Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 282-A, de 2016, do Senado Federal, que "altera a Constituição Federal para vedar as coligações nas eleições proporcionais,

Leia mais

Eleições municipais atuação do controle social. Denise Goulart Schlickmann Secretária de Controle Interno e Auditoria TRE/SC

Eleições municipais atuação do controle social. Denise Goulart Schlickmann Secretária de Controle Interno e Auditoria TRE/SC Eleições municipais atuação do controle social Denise Goulart Schlickmann Secretária de Controle Interno e Auditoria TRE/SC Controle social Arrecadação de recursos Realização de despesas eleitorais Fiscalização

Leia mais