DA PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA EM FACE À LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS. Data da Conclusão: 03/10/2006

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DA PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA EM FACE À LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS. Data da Conclusão: 03/10/2006"

Transcrição

1 DA PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA EM FACE À LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS Data da Conclusão: 03/10/2006 Autor: Paulo Cesar Pimentel Raffaelli, advogado tributarista em São Paulo, graduado pela UniFMU, e mestrado em Direito Tributário pela PUC de São Paulo, com mais de 15 anos de atuação na área tributária de instituições multinacionais do mercado financeiro e de capitais. Sócio de Angeles e Raffaelli Advogados Associados. Autor de artigos jurídicos no âmbito do Direito Tributário. Sumário: 1. Introdução 2. Do Lançamento Tributário - 3. Previsão do CTN 4. Da Decadência - 5. Da Prescrição - 6. Da Prescrição em Face à Lei de Execuções Fiscais - 7. Conclusão. Resumo: O presente estudo tem por finalidade a análise dos institutos da decadência e da prescrição tributária, sendo que esta última por vezes não é observada com a devida acuidade pelos aplicadores do direito, em face à aplicação do art. 40, da Lei de Execuções Fiscais LEF, afrontado dessa forma o princípio da segurança jurídica. Palavras-chave: Lançamento Tributário Decadência Prescrição Lei de Execuções Fiscais Segurança Jurídica. 1. Introdução: O instituto da prescrição e da decadência em matéria tributária, é assunto que, apesar de estar devidamente insculpido em nosso ordenamento jurídico Lei nº 5.172/66 - Código Tributário Nacional - CTN, representa até os dias de hoje, para os operadores do direito, um fato controverso em face ao posicionamento do Poder Judiciário que por vezes,

2 suspende o prazo prescricional do tributo exigido em ação de execução fiscal, fazendo com que a obrigação nunca prescreva. Por essa razão, o recente entendimento do Superior Tribunal de Justiça é muito bem vindo, vez que busca solucionar tão controversa questão, restabelecendo o princípio da segurança jurídica. 2. Do Lançamento Tributário: Para melhor entendimento da matéria, necessário se faz um breve comentário acerca do conceito de lançamento, que resumidamente consiste em ato praticado pela autoridade tributária, posteriormente ao nascimento da obrigação. Trata-se dessa forma, de um ato revisional e unilateral por parte da autoridade fiscal, a qual possui, por outorga legal, a condição de proceder com a verificação do tributo apurado, bem como com seu cálculo, identificando o sujeito passivo da obrigação tributária e, ocorrendo a constatação de qualquer irregularidade, propor a penalidade cabível. Segundo o saudoso Alfredo Augusto Becker 1, o lançamento tributário consiste no conjunto de operações: investigação e análise dos fatos que realizam a hipótese de incidência, conversão da base de cálculo em cifra aritmética, e cálculo do tributo. Para Alberto Xavier 2, o lançamento tributário adotado pelo CTN possui três classificações. A primeira é conhecida como lançamento direto ou ex ofereceu, e decorre de iniciativa do Fisco, quando, dependendo do tipo de tributo, toma para si a responsabilidade pelo lançamento, devidamente contemplado pelo art. 149 do CTN. A segunda forma de lançamento é aquela em que o contribuinte toma a iniciativa de declarar às autoridades fiscais sua obrigação. É o caso do lançamento misto ou por declaração, previsto pelo art. 147 do CTN. Por fim encontramos o lançamento no qual o cálculo é de responsabilidade do contribuinte, ficando o Fisco com o papel de verificar sua correta aplicação. Trata-se do lançamento por homologação, previsto pelo art. 150 do CTN. 1 Alfredo Augusto Becker, Teoria Geral do Direito Tributário, Editora LEJUS, 3ª edição, página 352 e seguintes. 2 Alberto Xavier, Do Lançamento Teoria Geral do Ato do Procedimento e do Processo Tributário, Editora Forense, 2ª edição, página 70.

3 É importante dizer, que o lançamento tributário produz seu efeito ex tunc, ou seja, retroage à data da ocorrência do fato gerador da obrigação tributária. Como leciona José Carlos de Souza Costa Neves 3, o lançamento é o ato através do qual se consubstancia a obrigação tributária. Feitas estas observações acerca do lançamento tributário, adentremos à análise dos institutos da decadência e da prescrição segundo nosso ordenamento jurídico. 3. Previsão do CTN: A previsão legal, é de que os institutos da decadência e prescrição são modalidades de extinção do crédito tributário, conforme disposto nos artigos 156, V, 173 e 174 do CTN. decadência. Prevê o art. 156, V, que: Extinguem o crédito tributário: (...) V a prescrição e a O art. 173 que trata da decadência, prevê que o direito da Fazenda Pública constituir o crédito tributário extingue-se após cinco anos, contados: I- do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado; II- da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, o lançamento anteriormente efetuado. Segundo o disposto no art. 174 do CTN, a prescrição ocorre da seguinte forma: A ação de cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva, podendo a mesma ser interrompida: I pela citação pessoal feita ao devedor; II pelo protesto judicial; III por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; e IV por qualquer ato inequívoco ainda que extrajudicial, que importe em reconhecimento do débito pelo devedor. 3 José Carlos de Souza Costa Neves, Curso de Direito Tributário, Decadência e Prescrição, Editora Saraiva 7ª edição, página 190.

4 4. Da Decadência: A decadência em matéria tributária, consiste na inércia das autoridades fiscais, pelo prazo de cinco anos, para efetivar a constituição do crédito tributário, tendo por início da contagem do tempo o instante em que o direito nasce. Durante o qüinqüênio para que ocorra a decadência, qualquer atividade por parte do fisco em relação ao tributo, faz com que o prazo para que a mesma ocorra volte ao status quo original, ou seja, no caso de um tributo cujo prazo para sua decadência esteja para ocorrer faltando um dia, e ocorrendo o lançamento por parte do fisco, não há mais que se falar em decadência. Dessa forma, feito o lançamento e notificado o sujeito passivo da obrigação tributária, dentro do prazo de cinco anos, não há mais que se falar em decadência, pois a partir de então o crédito tributário existe, podendo o Fisco exigir a satisfação da obrigação, por prazo igual de cinco anos, sob a pena de, caso nada faça nesse período, ocorrer a prescrição Da Prescrição: A prescrição, por sua vez, consiste na perda do direito por parte da autoridade fiscal, em proceder a cobrança da obrigação tributária, apurada pelo lançamento e consubstanciada pela sua notificação ao sujeito passivo. Como bem assevera José Carlos de Souza Costa Neves, enquanto a decadência interfere a exigibilidade do crédito tributário, a prescrição afeta a exeqüibilidade desse crédito Da Prescrição em Face à Lei de Execuções Fiscais: 4 José Carlos de Souza Costa Neves, já citada obra, página Idem nota anterior.

5 A Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980, que dispôs sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública Execução Fiscal, determinou que a inscrição da Dívida Ativa - ato de controle administrativo da legalidade - será feita pelo órgão competente para apurar a liquidez e certeza do crédito, e após a devida notificação ao sujeito passivo, suspende a prescrição, para todos os efeitos de direito, por 180 dias, ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo. Nessa fase, não há mais que se falar em decadência, vez que a autoridade fiscal já procedeu como lançamento do tributo, observado o prazo de cinco anos, contados da data do nascimento da obrigação tributária. Citada lei, em seu art. 40 prevê o que segue: Art O Juiz suspenderá o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora, e, nesses casos, não correrá o prazo de prescrição. 1º - Suspenso o curso da execução, será aberta vista dos autos ao representante judicial da Fazenda Pública. 2º - Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano, sem que seja localizado o devedor ou encontrados bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos. 3º - Encontrados que sejam, a qualquer tempo, o devedor ou os bens, serão desarquivados os autos para prosseguimento da execução. 4 o Se da decisão que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional, o juiz, depois de ouvida a Fazenda Pública, poderá, de ofício, reconhecer a prescrição intercorrente e decretá-la de imediato. (Incluído pela Lei nº , de 2004). Com fundamento legal no artigo acima transcrito, a Procuradoria da Fazenda órgão responsável pela inscrição do débito na Dívida Ativa, bem como pela propositura da ação de execução, poderá, a qualquer momento, antes de decorridos cinco anos, fazer qualquer requerimento ao Juízo, que proferirá o respectivo despacho, e dessa forma, a contagem do prazo para que se verifique a prescrição será interrompido, fazendo com que o processo de execução nunca prescreva.

6 Recentemente, os ministros da Colenda Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovaram uma súmula de jurisprudência do Tribunal, que trata do prazo prescricional das ações de execução fiscal em que não são localizados bens do executado (devedor), vejamos: Súmula nº 314 Órgão Julgador: Primeira Seção Data do Julgamento: 12/12/2005 Data da Publicação/Fonte: DJ p. 258 Enunciado: Em execução fiscal, não localizados bens penhoráveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrição qüinqüenal intercorrente. A súmula acima transcrita, teve como referência legal o artigo 219, parágrafo 4º, do Código de Processo Civil (CPC), o artigo 174 do Código Tributário Nacional e os artigos 8º, parágrafo 2,º e 40 da Lei n , de 22 de setembro de A jurisprudência da Primeira e da Segunda Turma estabeleceu entendimento de que, em execução fiscal, o artigo 8º, parágrafo 2º, da Lei de Execuções Fiscais (LEF) deve ser visto sob os limites impostos no artigo 174 do CTN, e dessa forma, só a citação regular do contribuinte pode interromper a prescrição. Uma vez interrompida a prescrição com a regular citação do devedor, e não havendo bens a penhorar, o juízo da causa pode valer-se do art. 40 da LEF, deixando suspenso o processo pelo prazo prescricional, por um ano. Transcorrido esse período, o prazo recomeça a ser contado até que se completem cinco anos. Colacionamos duas das diversas decisões proferidas pelos Tribunais acerca do tema, que certamente serviram para embasar referida súmula: RECURSO ESPECIAL Nº MG ( ) EXMO. SR. MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI (Relator): (...)

7 4. Os casos de interrupção do prazo prescricional estão previstos no art. 174, do CTN, nele não incluídos os do artigo 40, da Lei nº Há de ser sempre lembrado que o art. 174, do CTN, tem natureza de Lei Complementar. 5. A mera prolação do despacho que ordena a citação do executado não produz, por si só, o efeito de interromper a prescrição, impondo-se a interpretação sistemática do art. 8º, 2º, da Lei nº , em combinação com o art. 219, 4º, do CPC e com o art. 174 e seu parágrafo único do CTN. EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº SP ( ) RELATOR MINISTRO MILTON LUIZ PEREIRA..Em sede de execução fiscal, a mera prolação do despacho que ordena a citação do executado não produz, por si só, o efeito de interromper a prescrição, impondose a interpretação sistemática do art. 8º, 2º, da Lei n , em combinação com o art. 219, 4º, do Código de Processo Civil e com o art. 174 e seu parágrafo único do Código Tributário Nacional. Embargos rejeitados." (EREsp SP, Rel. Min. Milton Luiz Pereira, in DJU de ) 7. Conclusão: Pelo que se pôde observar, a Súmula nº 314 do STJ trouxe um novo rumo para o procedimento a ser adotado nos processos de execução fiscal, posto que a conduta da Procuradoria da Fazenda, que se utilizava do disposto no art. 40 da LEF, com o intuito de que a obrigação tributária nunca deixasse de existir. Toda vez que estava para ocorrer a prescrição, mediante algum requerimento ao juízo, o mesmo, por despacho, mandava desarquivar os autos da execução, afrontando dessa forma, o princípio constitucional da segurança jurídica, que consoante lição de Celso Antônio Bandeira de Mello "o princípio da segurança jurídica é da essência do próprio Direito, notadamente do Estado Democrático de Direito e, por isso, faz parte do sistema constitucional como um todo, enquadrando-se, entre os princípios gerais do direito". 6 6 Celso Antônio Bandeira de Mello - Curso de Direito Administrativo, 2000, p. 92

8 Dessa forma, em nome dos bons princípios do direito, e com o advento da Súmula nº 314 de 2005, esperamos que a prática abusiva por parte da Fazenda Nacional, deixe de ser utilizada, vez que distorce de forma contundente as garantias processuais inerentes às partes.

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 05/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 Prescrição e Decadência DECADÊNCIA Prazo para formalizar

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 150, 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Prescrição do crédito na execução fiscal: ausência de despacho citatório Walter Gomes D Angelo * O débito numa execução fiscal possui natureza tributária, originada pelo inadimplemento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 07/12/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 27 Prescrição e Decadência Continuação da aula 26... - Prescrição

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte IV Interrupção da prescrição. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Parte IV Interrupção da prescrição Prof. Marcello Leal 1 Interrupção da CTN, Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 151 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: I - moratória; II - o depósito do seu montante integral;

Leia mais

DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO

DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO DECADÊNCIA NO DIREITO TRIBUTÁRIO Noções de decadência e prescrição Decadência e prescrição são conceitos do direito positivo Distinção no plano normativo das figuras preclusivas nos âmbitos civil (art.

Leia mais

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA

A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA A DECADÊNCIA NA SUSPENSÃO POR DECISÃO JUDICIAL DA CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Indaga-se: qual o prazo extintivo para a constituição do crédito tributário, na hipótese de a Fazenda Pública estar

Leia mais

Prescrição intercorrente no âmbito da execução fiscal - Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal Ter, 09 de Outubro de 2012

Prescrição intercorrente no âmbito da execução fiscal - Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal Ter, 09 de Outubro de 2012 A execução fiscal é o procedimento para cobrança de créditos já constituídos pelos órgãos lançadores, nos termos do artigo 142 do Código Tributário Nacional (Exemplo: Secretaria da Receita Federal do Brasil,

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Há possibilidade de redação de duas peças processuais: Opção 1: mandado de segurança contra ato do agente fiscal estadual, perante a Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Opção

Leia mais

Aula 24. CAUSAS DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO (cont.)

Aula 24. CAUSAS DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO (cont.) Turma e Ano: Tributário A (2015) Matéria/Data: Extinção do crédito tributário: prescrição e demais causas (23/07/15) Professor: Mauro Lopes Monitora: Márcia Beatriz Aula 24 CAUSAS DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 27 14/06/17 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único CTN. A prescrição se interrompe:

Leia mais

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO

INFORMATIVOS ESTRATÉGICOS Prof. Lucas Evangelinos - DIREITO TRIBUTÁRIO - DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO 1. Tema: Parcelamento de ofício da dívida tributária e prescrição. Termo inicial do prazo prescricional do crédito de IPTU. RECURSO ESPECIAL (REsp) O parcelamento de ofício da dívida

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 28/08/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 26 PRESCRIÇÃO CONTITUIÇÃO DEFINITIVA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

Leia mais

WOLFRID TELECOMUNICACOES LTDA MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. 1

WOLFRID TELECOMUNICACOES LTDA MUNICIPIO DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. 1 AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. EXCEÇÃO DE PRÉ- EXECUTIVIDADE. ISSQN. PRESCRIÇÃO. INOCORRÊNCIA. O parcelamento administrativo é causa de interrupção da contagem do prazo prescricional

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL FRANCISCO BARROS DIAS REMESSA EX OFFICIO EM AÇÃO CÍVEL Nº 487024/PE (2009.05.99.003624-2) PARTE A : FAZENDA NACIONAL PARTE R : FRANCISCO PEDRO DA SILVA ESPÓLIO REMTE : JUÍZO DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE PALMARES

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA EMENTA TRIBUTÁRIO. PROCESSO CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. ARQUIVAMENTO DOS AUTOS. PRESCRIÇÃO. RECONHECIMENTO. POSSIBILIDADE. 1. Tendo o processo executivo fiscal permanecido

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Conceito A prescrição é a perda do direito de pleitear judicialmente o reconhecimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução I. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução I Prof. Luiz Dellore Inadimplemento + título executivo extrajudicial: Processo de execução. PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO Sempre? Art. 785. A existência

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS SÚMULA 409 DO STJ FACILITA O RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS SÚMULA 409 DO STJ FACILITA O RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO ARTIGOS Orientador Empresarial SÚMULA 409 DO STJ FACILITA O RECONHECIMENTO DA PRESCRIÇÃO TRIBUTÁRIA *Por Roberto Rodrigues de Morais Visando promover

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 13 CAPÍTULO I A PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL... 15 1. Breve reconstrução histórica... 15 1.1. Do Procurador dos Feitos da Coroa, da Fazenda e do Fisco ao Procurador

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Caso... Em 20/05/95, a Receita Federal, em decorrência de fiscalização realizada na sede da empresa ABC, constatou

Leia mais

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º

SOBRESTAMENTO RICARF ART. 62-A, 1º RICARF Art. 62-A Art. 62-A. As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça em matéria infraconstitucional, na sistemática prevista pelos

Leia mais

EXECUÇÃO FISCAL: PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE

EXECUÇÃO FISCAL: PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE EXECUÇÃO FISCAL: PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE Mantovanni Colares Cavalcante Doutor PUC/SP - Mestre UFCE - Professor de Direito Processual UFCE - Juiz de Direito Ó menina vai ver nesse almanaque como é que

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 929.862 - RS (2007/0042912-6) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : AUTO POSTO RALLY LTDA ADVOGADO : MARCOS VALÉRIO LESSA E OUTRO(S) RECORRIDO : MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Lei de execução fiscal. Aspectos polêmicos Kiyoshi Harada Sumário: 1 Introdução. 2 Da adjudicação pela Fazenda dos bens penhorados. 2.1 Necessidade de revogação do Decreto nº 51.908,

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos da Apelação Cível nº , em que figuram como apelante

Vistos, relatados e discutidos estes autos da Apelação Cível nº , em que figuram como apelante QUINTA CÃMARA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL Nº 0052359-17.1997.805.0001-0 (antigo nº 82115-7/2009) APELANTE: FAZENDA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DO SALVADOR APELADOS: BH S/A RELATOR: DES. JOSÉ CÍCERO LANDIN NETO EMENTA

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores OSVALDO CAPRARO (Presidente sem voto), BEATRIZ BRAGA E MOURÃO NETO.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores OSVALDO CAPRARO (Presidente sem voto), BEATRIZ BRAGA E MOURÃO NETO. ACÓRDÃO Registro: 2012.0000675944 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0517381-33.2009.8.26.0071, da Comarca de Bauru, em que é apelante PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU, é apelado JOSE

Leia mais

IV SEMAAT Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal

IV SEMAAT Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal IV SEMAAT Seminário AIAMU de Administração Tributária Municipal PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA TRIBUTÁRIAS ASPECTOS RELEVANTES E POLÊMICOS Porto Alegre, 24/09/2015 Lançamento Tributário Lançamento Direto ou de

Leia mais

GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO GARANTIAS E PRIVILÉGIOS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO SUJEITO PASSIVO SUJEITO ATIVO Jurisprudência... Súmula 614 - STJ O locatário não possui legitimidade ativa para discutir a relação jurídico-tributária de IPTU

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Tatiana Scaranello 28/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br tatiana.saranello@gmail.com AULA 24 DECADÊNCIA - Decadência é

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem Prof. Marcello Leal 1 Termo inicial da prescrição Tributos lançados por homologação STJ, Súmula 436 - A entrega

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) a Lei nº 11.051/04 e a decretação da prescrição intercorrente em sede de execução fiscal Maria Luiza Rennó Rangel * 1. INTRODUÇÃO A questão acerca da prescrição intercorrente

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA : MINISTRA DENISE ARRUDA EMENTA PROCESSUAL CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO RECURSO ESPECIAL. EXECUÇÃO DE TÍTULO JUDICIAL. VERIFICAÇÃO DA NÃO-OCORRÊNCIA DE PRESCRIÇÃO. REEXAME DE MATÉRIA FÁTICA.

Leia mais

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada

Decadência. Pré-aula 07. Professor Ramiru Louzada Decadência Pré-aula 07 Professor Ramiru Louzada Hipótese de Incidência Fato Gerador Obrigação Tributária Lançamento Art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

SOCIEDADE E DIREITO EM REVISTA

SOCIEDADE E DIREITO EM REVISTA PRÁTICA JURÍDICA: EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE Antonio Guilherme de Almeida Portugal * Osmar Vieira da Silva EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA VARA FEDERAL DE EXECUÇÕES FISCAIS DE LONDRINA SEÇÃO JUDICIÁRIA

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR

ESTADO DA PARAÍBA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DE DESEMBARGADOR ( Agravo de Instrumento no. 041.2007.002068-4/001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa Agravante: Município de Conde, representado por seu Prefeito Adv. Marcos Antônio Leite Ramalho Junior e outros Agravado:

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174 A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR. TRIBUTAÇÃO COM BASE EM DECLARAÇÃO DO CONTRIBUINTE. PRAZO PRESCRICIONAL NÃO CONSUMADO. JULGAMENTO

Leia mais

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA A DECADÊNCIA E A PRESCRIÇÃO NA EXECUÇÃO FISCAL DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL Por: Kellen de Oliveira Rocco

Leia mais

Professor Rubens

Professor Rubens Rubens Kindlmann Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br ICMS ISS Imposto Seletivo PIS IBS COFINS IPI e direitos; Art. 152-A. Lei complementar instituirá imposto sobre

Leia mais

lançamento A cada (notificação) 5 anos 5 anos 1º de janeiro 1º/01

lançamento A cada (notificação) 5 anos 5 anos 1º de janeiro 1º/01 DIREITO TRIBUTÁRIO Jurisprudência do STJ Prescrição e Decadência Ministra Eliana Calmon 1. GENERALIDADES - Fato Gerador obrigação gç lançamento crédito tributário - Lançamento (art. 142 do CTN) - Tipos

Leia mais

TERMO INICIAL DA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NA COBRANÇA JUDICIAL DO CREDITO TRIBUTÁRIO: NOTAS AO ACORDÃO PROFERIDO NO JULGAMENTO DO RECURSO ESPECIAL Nº

TERMO INICIAL DA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NA COBRANÇA JUDICIAL DO CREDITO TRIBUTÁRIO: NOTAS AO ACORDÃO PROFERIDO NO JULGAMENTO DO RECURSO ESPECIAL Nº TERMO INICIAL DA PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE NA COBRANÇA JUDICIAL DO CREDITO TRIBUTÁRIO: NOTAS AO ACORDÃO PROFERIDO NO JULGAMENTO DO RECURSO ESPECIAL Nº 1.340.553. JOÃO CLAUDIO GONÇALVES LEAL Resumo: A prescrição

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A decadência e o inciso I do art. 173 do CTN José Hable* Indaga-se: como se interpreta o inciso I art. 173 do CTN, que trata da decadência tributária? 1. Introdução Quando se vai

Leia mais

Aula 1. Introdução. Ressalta-se, portanto, que a autonomia do processo judicial tributário ainda não foi concretizada.

Aula 1. Introdução. Ressalta-se, portanto, que a autonomia do processo judicial tributário ainda não foi concretizada. Página1 Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 01 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Caroline Gama Aula 1 Introdução Contato do professor (e-mail) 1 :

Leia mais

Decadência e Prescrição em Matéria Tributária

Decadência e Prescrição em Matéria Tributária CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Decadência e Prescrição em Matéria Tributária F A B I A N A D E L P A D R E T O M É G O I Â N I A, 1 1 / 0 4 / 2 0 1 5 CICLO DE POSITIVAÇÃO DO DIREITO CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA EMENTA INTERCORRENTE. ARQUIVAMENTO. INTIMAÇÃO. DESNECESSIDADE. 1. É despicienda a intimação da Fazenda Pública acerca da suspensão por ela mesma requerida, bem como do arquivamento,

Leia mais

Prescrição intercorrente e o redirecionamento da execução fiscal. Maria Rita Ferragut Doutora PUC/SP e Livre-docente USP

Prescrição intercorrente e o redirecionamento da execução fiscal. Maria Rita Ferragut Doutora PUC/SP e Livre-docente USP Prescrição intercorrente e o redirecionamento da execução fiscal Maria Rita Ferragut Doutora PUC/SP e Livre-docente USP Redirecionamento da execução fiscal Inclusão do terceiro (administrador ou PJ) no

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio AULA 25 07/06/17 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Revisão DECADÊNCIA A relação jurídica que irá se

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS RETROSPECTIVA JURISPRUDENCIAL 2018

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS RETROSPECTIVA JURISPRUDENCIAL 2018 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS RETROSPECTIVA JURISPRUDENCIAL 2018 contatos @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs alessandro spilborghs INTRODUÇÃO LC

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 909.570 - SP (2006/0271806-3) RELATOR : MINISTRO FRANCISCO FALCÃO RECORRENTE : TADATOSHI MATSUDA E OUTROS ADVOGADO : ADALBERTO GODOY E OUTRO RECORRIDO : FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Processo administrativo previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Art. 103 a 104 da Lei 8.213/91 Art. 345 a 349 do Decreto nº 3.048/99 Estes institutos se aplicam

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Denúncia espontânea. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Denúncia espontânea. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Previsão legal CTN, Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido E dos

Leia mais

Apelação Cível nº , de Cambé Vara Cível Relator: Lauro Laertes de Oliveira Apelante: Município de Cambé Apelado: Aparecido Alves Teixeira

Apelação Cível nº , de Cambé Vara Cível Relator: Lauro Laertes de Oliveira Apelante: Município de Cambé Apelado: Aparecido Alves Teixeira , de Cambé Vara Cível Relator: Lauro Laertes de Oliveira Apelante: Município de Cambé Apelado: Aparecido Alves Teixeira Trata-se de execução fiscal, afinal extinta diante do reconhecimento, de ofício,

Leia mais

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo legal para efetivá-lo.

Leia mais

Sexta Câmara Cível DECISÃO

Sexta Câmara Cível DECISÃO Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Sexta Câmara Cível Apelação cível nº 2009.001.55992 Apelante: Município de Nova Iguaçu Procurador do Município: Doutor Rodrigo Tostes de Alencar Mascarenhas Apelado:

Leia mais

Página 2409 Diario do TRF 3a. Região, divulgado em 10/02/11 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO SUBSECRETARIA DA 5ª TURMA. Expediente Nro 8151/2011

Página 2409 Diario do TRF 3a. Região, divulgado em 10/02/11 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO SUBSECRETARIA DA 5ª TURMA. Expediente Nro 8151/2011 Página 2409 Diario do TRF 3a. Região, divulgado em 10/02/11 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO SUBSECRETARIA DA 5ª TURMA Expediente Nro 8151/2011 00007 AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0009532-27.2010.4.03.0000/SP

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Decadência e Prescrição Como Forma de Extinção da Obrigação Tributária Bruna Maggi de Sousa* INTRODUÇÃO A certeza e a segurança do direito não se compadecem com a permanência, no

Leia mais

EXAME NACIONAL DA OAB QUESTÕES TRIBUTÁRIAS. ANTONIO CARLOS ANTUNES JUNIOR

EXAME NACIONAL DA OAB QUESTÕES TRIBUTÁRIAS. ANTONIO CARLOS ANTUNES JUNIOR EXAME NACIONAL DA OAB QUESTÕES TRIBUTÁRIAS ANTONIO CARLOS ANTUNES JUNIOR www.antunes.adv.br antunes@antunes.adv.br Apresentação Palestrante: Antonio Carlos Antunes Junior Pós-graduado em Direito Civil

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

12ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) EMENTA

12ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro ( ) EMENTA Apelação Cível - Turma Espec. II - Tributário Nº CNJ : 0527822-49.2011.4.02.5101 (2011.51.01.527822-7) RELATOR : Desembargadora Federal LETICIA DE SANTIS MELLO APELANTE : UNIAO FEDERAL/FAZENDA NACIONAL

Leia mais

APELANTE: FAZENDA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL APELADO: FARMÁCIA VIDAS VIVE LTDA RELATOR: DES. DIMAS ORTÊNCIO DE MELO

APELANTE: FAZENDA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL APELADO: FARMÁCIA VIDAS VIVE LTDA RELATOR: DES. DIMAS ORTÊNCIO DE MELO APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.010.190-3, DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CASCAVEL APELANTE: FAZENDA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL APELADO: FARMÁCIA VIDAS VIVE LTDA RELATOR: DES. DIMAS ORTÊNCIO DE MELO APELAÇÃO

Leia mais

GABARITO DIREITO Tributário Professor Fabrício Magalhães

GABARITO DIREITO Tributário Professor Fabrício Magalhães GABARITO DIREITO Tributário Professor Fabrício Magalhães 1. Qual a função da prescrição no Direito Tributário? Elemento indispensável à estabilidade e consolidação das relações jurídicas ocorridas em sociedade,

Leia mais

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes IPVA Prescrição Termo Inicial REsp 1320825 / RJ Relator(a) Ministro GURGEL DE FARIA (1160) Data do Julgamento: 10/08/2016

Leia mais

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional:

Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. (PGE.RN.2001.FCC.47) São causas. Código Tributário rio Nacional: Direito Tributário Extinção do crédito tributário e suas modalidades. Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com Hipóteses de Extinção 1)Pagamento 2)Compensação 3)Transação 4)Remissão 5)Prescrição

Leia mais

AULA A decadência tributária está arrolada no CTN como causa de extinção do crédito tributário:

AULA A decadência tributária está arrolada no CTN como causa de extinção do crédito tributário: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 25 Professor: Mauro Luís Rocha Lopes Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 25 1 CONTEÚDO DA AULA: Extinção do crédito tributário:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Revista Tributária e de Finanças Públicas vol. 95 p. 299 Nov / 2010 JRP\2010\10086 STJ - AgRg no REsp 1.199.400-1.ª Turma - j. 16/9/2010 - v.u. - julgado por Benedito Gonçalves

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Apelação Cível nº 0018739-17.2009.8.19.0029 Apelante: Município de Magé Apelado: Luisa Cristina Santos Domingos Relator: Des. Elton M. C. Leme APELAÇÃO CÍVEL.

Leia mais

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário

Direito Tributário Lançamento e Extinção do Crédito Tributário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Lançamento e Extinção do Crédito Tributário Analista Judiciário TRF Período: 2007-2016 1) FCC - AJ TRF3/TRF 3/Judiciária/Execução de Mandados/2007 O lançamento tributário

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA SÉTIMA CÂMARA CÍVEL Apelação Cível nº 0018150-71.2007.8.19.0004 Apelante: Município de São Gonçalo Apelado: Casa de Saúde Santa Lúcia Relator: Des.

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Disposições Gerais Prescrição. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Disposições Gerais Prescrição Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil NOÇÕES GERAIS SOBRE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA O decurso de tempo é fato natural capaz de criar

Leia mais

PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE E A SÚMULA Nº 314/STJ

PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE E A SÚMULA Nº 314/STJ PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE E A SÚMULA Nº 314/STJ André Leri Marques Soares No dia 30 de dezembro de 2004 foi publicada, no Diário Oficial da União, a Lei nº 11.051, que, entre outros assuntos, dispôs sobre

Leia mais

um dos temas mais e :

um dos temas mais e : um dos temas mais e : decorre do! e tem marcantes! Muitas incertezas! Confusões! decadência e prescrição - tratadas como se sinônimas fossem. foi nítida a evolução e modernização: - da ; - dos de fiscalização

Leia mais

ORIGEM : 33ª VARA - PE (PROCESSO FÍSICO: )

ORIGEM : 33ª VARA - PE (PROCESSO FÍSICO: ) Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho AGRAVO DE INSTRUMENTO 0802836-09.2015.4.05.0000-PE AGRAVANTE : FAZENDA NACIONAL AGRAVADO : CONEXÃO INTEGRAÇÃO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/11/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/11/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 07 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 27/11/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA Perda do direito da fazenda pública

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 5

DIREITO TRIBUTÁRIO GUIA PARA SALA DE AULA MÓDULO 5 Roteiro de Aula 1. Quem paga indevidamente um tributo possui direito a devolução com juros? 2. Qual o prazo para ajuizamento da ação de repetição do indébito? 3. Qual o prazo para ação anulatória da decisão

Leia mais

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...5 Fundamento legal... 5 2. PAGAMENTO...9 3. IMPUTAÇÃO EM PAGAMENTO E REPETIÇÃO DO INDÉBITO... 13 Imputação em pagamento... 13 Repetição

Leia mais

Crédito e lançamento tributário

Crédito e lançamento tributário Crédito e lançamento tributário Levar o entendimento ao aluno sobre o que é, como se processa o crédito e as formas do lançamento do crédito tributário. Vamos lá, pessoal, na aula passada vimos a integração

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Disposições Gerais Parte II Prof. Marcello Leal Privatividade de lançamento do Fisco? CTN, art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

HI FG Lançamento DA CDA. Já pagou? Ação de Repetição de Indébito. Não consegue pagar? Ação de Consignação em Pagamento SIM. Execução Fiscal SIM NÃO

HI FG Lançamento DA CDA. Já pagou? Ação de Repetição de Indébito. Não consegue pagar? Ação de Consignação em Pagamento SIM. Execução Fiscal SIM NÃO Embargos a Execução Exceção de Pré Executividade HI FG Lançamento DA CDA Execução Fiscal SIM NÃO SIM NÃO Ação Declaratória Mandado de Segurança Preventivo Ação Anulatória Mandado de Segurança Repressivo

Leia mais

Aula 01. Embargos à EF é a peça mais usual de defesa do contribuinte em face da pretensão executória do Estado de sua dívida ativa.

Aula 01. Embargos à EF é a peça mais usual de defesa do contribuinte em face da pretensão executória do Estado de sua dívida ativa. Turma e Ano: Processo Judicial Tributário (2015) Matéria / Aula: Como embargar uma Execução Fiscal / Aula 01 Professor: Thales Belchior Monitora: Laryssa Marques Aula 01 Embargos à EF é a peça mais usual

Leia mais

Processo Tributário Rubens Kindlmann

Processo Tributário Rubens Kindlmann Processo Tributário Rubens Kindlmann Ementa Iniciação ao Processo Tributário. Ação declaratória e Ação Anulatória. Competência tributária. Nascimento do interesse processual para propositura da ação declaratória.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL TERCEIRA TURMA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL - EXECUÇÃO - N /

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL TERCEIRA TURMA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL - EXECUÇÃO - N / TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL TERCEIRA TURMA CÍVEL APELAÇÃO CÍVEL - EXECUÇÃO - N. 2010.004444-3/0000-00 RELATOR - EXMO. SR. DES. MARCO ANDRÉ NOGUEIRA HANSON. APELANTE - FAZENDA PÚBLICA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DÉCIMA PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0011283-64.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: ANA LUCIA SAMPAIO NUNES DOS SANTOS AGRAVADO: ESTADO DO RIO DE

Leia mais

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF

Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF. Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Reprodução de decisões do STJ e STF nas decisões do CARF Cristiane Silva Costa Mestre PUC/SP e Conselheira do CARF Recursos extraordinários repetitivos inconstitucionalidade - STF Recursos especiais repetitivos

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Pagamento indevido. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Pagamento Parte IV Prof. Marcello Leal 1 CTN, Art. 167. A restituição total ou parcial do tributo dá lugar à restituição, na mesma proporção, dos juros

Leia mais

Revisão de casos práticos

Revisão de casos práticos Revisão de casos práticos RUBENS KINDLMANN Considere que uma determinada Lei municipal, publicada em 10/01/2018, estabeleceu a redução das alíquotas e das multas aplicáveis aos fatos jurídicos tributáveis

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.497.248 - RS (2014/0300025-7) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADOS : MINISTRO OG FERNANDES : FAZENDA NACIONAL : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL : MARQUES PINTO E

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO RELATÓRIO O DESEMBARGADOR FEDERAL FREDERICO AZEVEDO (RELATOR CONVOCADO): Apelação interposta pelo Instituto Nacional do Seguro Social INSS, em face de sentença que julgou procedente a exceção de pré-executividade

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL Nº CNJ : 0521657-98.2002.4.02.5101 RELATOR : JUIZ FEDERAL CONVOCADO THEOPHILO MIGUEL APELANTE : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL APELADO : LIDIA GUIMARAES DE ARAUJO ADVOGADO ORIGEM : DAVID ALFREDO NIGRI

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial Aula 09 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades,

Leia mais