1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE PROBABILIDADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE PROBABILIDADE"

Transcrição

1 1 EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE PROBABILIDADE 1) Dê um espaço amostral para cada um dos experimentos aleatórios: ( a ) Uma moeda é lançada. Observamos e registramos o resultado obtido. ( b ) Artigos produzidos por certa máquina são classificados como defeituosos ou são defeituosos. Um artigo é selecionado da linha de produção e classificado. ( c ) Cilindros de aço produzidos por certa fábrica podem ter até dois tipos de defeitos. Um cilindro é escolhido ao acaso na produção. Registramos o número de defeitos. ( d ) Uma moeda comum é lançada até que a primeira cara seja obtida. Registramos o número de lançamentos necessários para isso. ( e ) O tráfego de automóveis é observado, das 10 às 11 horas de uma quinta-feira, num certo ponto da cidade. O número de automóveis que passa nesse horário e nesse ponto é registrado. ( f ) Foguetes são lançados até que ocorra um lançamento bem sucedido. Se isso não ocorrer até o 4 o lançamento, o experimento é interrompido e o equipamento é inspecionado. ( g ) Um posto de atendimento a saúde é observado durante o período da manhã. O tempo decorrido até a chegada do primeiro cliente é registrado. ) Uma caixa contém 5 bolas numeradas de 1 a 5. Extraindo-se uma bola ao acaso, qual a probabilidade de que seu numero seja : ( a ) par ( b ) ímpar ( c ) par e maior que 10. 3) Um lote contém 10 peças, sendo 4 defeituosas. Três peças são extraídas ao acaso, simultaneamente (ou uma a uma sem reposição). Calcule a probabilidade de aceitação do lote, se o lote só é aceito quando: ( a ) Nenhuma defeituosa é obtida ( b ) Exatamente uma defeituosa é obtida ( c ) No máximo uma defeituosa é obtida.

2 ESTATÍSTICA 4) Na tabela a seguir, x i é o número de acidentes e f i é o número de dias nos quais ocorrem x i acidentes. Estime a probabilidade de que, num dia qualquer, ocorra(m): ( a ) Exatamente dois acidentes ( b ) Um acidente, no máximo ( c ) Pelo menos um acidente ( d ) Mais de nove acidentes. xi fi ) A e B são eventos com P(A) = 1/, P(AUB) = 3/4, P(B) = 5/8. Calcular : ( a ) P(A B) ( b ) P(A B ) ( c ) P(A - B). 6) Uma montagem eletrônica é constituída de 3 subsistemas, 1, e 3. A montagem falha se pelo menos um dos subsistemas falhar. De ensaios anteriores sabe-se que a probabilidade de que qualquer subsistema falhar é 0,1, a probabilidade de que dois quaisquer subsistemas falhem simultaneamente é 0,01 e a probabilidade de que todos falhem simultaneamente 0,00. Calcule a probabilidade de que a montagem venha a falhar. 7) Seja S = {s 1,s,..., s 6 }, um espaço amostral equiprobabilístico e considere os eventos A = {s 1,s,s 3 }, B = {s,s 3,s 4 }, C = {s 4,s 5 }. Calcule : ( a ) P(A B ) ( b ) P(AUBUC). 8) Sejam A e B eventos. Dados P(A U B ) = 3/4, P(A B ) = 3/8, P(A B ) = 1/4, Calcule P(B). 9) A partir da expressão P(A U B) = P(A) + P(B) - P(A B), deduza a expressão para P(A U B U C U D). 10) Suponha que A, B e C sejam eventos tais que P(A) = P(B) = P(C) = 1/4, P(A B) = P(C B) = 0 e P(A C) = 1/8. Calcule a probabilidade de que pelo menos um dos eventos A, B ou C ocorram. 11) Um certo tipo de motor elétrico falha se ocorrer uma das seguintes situações: emperramento dos mancais, queima dos enrolamentos, desgaste das escovas. Suponha que o emperramento seja duas vezes mais provável do que a queima, esta sendo quatro vezes mais provável do que o desgaste da escovas. Calcule a probabilidade de que a falha seja devida a cada uma dessas circunstâncias. 1) A e B são eventos com P(A) = P(B) =1/, P(A B) = 1/3. Calcule a probabilidade de A ocorrer se B não ocorre. 13) Se A e B são eventos independentes com P(A) = P(B) = 1/10, calcule a probabilidade de que nenhum desses dois eventos ocorra.

3 ESTATÍSTICA 3 _ 14) No circuito a seguir, os relés j =1,,3, funcionam independentemente um do outro. A probabilidade de que qualquer deles esteja aberto é p. Calcule a probabilidade de que não haja corrente de L para R. L 1 3 R 15) No circuito do item anterior, se não há corrente de L para R, qual a probabilidade do relé estar aberto? 16) Um sistema eletrônico é composto de dois subsistemas, A e B, os quais funcionam independentemente um do outro. tanto A como B falham com probabilidade 1/10. O sistema falha se pelo menos um dos dois subsistemas falhar. Qual a probabilidade de que B tenha falhado se constatamos que o sistema falhou. 17) Uma das duas causas C 1 e C podem explicar um acidente de trabalho. As causas ocorrem com probabilidade 3/10 e 7/10, respectivamente, e as probabilidades de acidentes devido a cada uma delas são 1/10 e /10, respectivamente. Se um acidente de trabalho foi observado, qual a probabilidade de que tenha sido devido a C 1. 18) No projeto de painel de automóveis, as luzes de advertência substituíram os medidores. Estas luzes alertam o motorista quando há aproximação de problemas no motor. Assim, deseja-se ter, com alta probabilidade, todas as luzes acesas quando o problema é iminente e deseja-se tê-las apagadas quando não houver problemas. Seja T o evento problemas no motor e V o evento luzes acesas. São dados P( V / T ) = 5/6, P( V / T ) = 4/5 e P(T) =1/30. Calcule P( T V ). 19) No circuito abaixo o fechamento de cada relé é aleatório e independente um do outro com probabilidade p > 0. ( a ) Qual a probabilidade de passar corrente de L para R? ( b ) Se há corrente de L para R, qual a probabilidade de que os relés 1 e estejam fechados? L 1 0) Repita o exercício 19 para o seguinte circuito: 3 R L R

4 4 ESTATÍSTICA 1) De um baralho de 5 cartas, 5 cartas são extraídas ao acaso simultaneamente. Calcule a probabilidade de que sejam obtidas : ( a ) Exatamente duas cartas pretas ( b ) Exatamente duas cartas de ouros ( c ) Exatamente duas de ouros e duas de copas ( d ) Uma de ouros e duas de paus. ) Um lote de 0 peças contem 6 peças com defeito do tipo A, 5 peças com defeito do tipo B e 3 peças com ambos os tipos de defeitos. Uma peça é extraída ao acaso desse lote. Calcule a probabilidade de que: ( a ) Tenha exatamente um defeito ( b ) Tenha no máximo um defeito ( c ) Tenha pelo menos um defeito ( d ) Não tenha defeitos. 3) Dez fichas numeradas de 1 a 10 são misturadas em uma urna. Duas fichas numeradas X, Y são extraídas da urna, sucessivamente e sem reposição. Qual é a probabilidade de que seja X + Y = 10? 4) Um lote é formado de 10 artigos bons, 4 com defeitos menores e com defeitos graves. Um artigo é escolhido ao acaso. Ache a probabilidade de que : ( a ) Não tenha defeitos ( b ) Não tenha defeitos graves ( c ) Seja perfeito ou tenha defeitos graves. 5) Se o lote descrito no exercício 4, dois artigos forem selecionados, sem reposição, ache a probabilidade de que : ( a ) Ambos sejam perfeitos ( b ) Ambos tenham defeitos graves ( c ) Ao menos um seja perfeito ( d ) No máximo um seja perfeito. 6) Duas válvulas defeituosas se misturam com duas válvulas perfeitas. As válvulas são ensaiadas, uma a uma, até que ambas as defeituosas sejam encontradas. Qual a probabilidade de que a ultima válvula defeituosa seja encontrada no : ( a ) segundo ensaio ( b ) terceiro ensaio ( c ) quarto ensaio? 7) Em dado grupo racial a probabilidade de uma pessoa do sexo masculino ser daltônica é p = 0,16. São escolhidas ao acaso duas pessoas x e y, pertencentes aos referido sexo e grupo racial. Supõe-se a independência entre os eventos x daltônico e y daltônico. Determinar a probabilidade de ambos serem daltônicos, sabendo-se que : ( a ) x é daltônico ( b ) pelo menos um deles é daltônico. 8) Lançamos um dado duas vezes sucessivas ; seja a 1 o número de pontos obtidos no primeiro lançamento e a os pontos obtidos no segundo lançamento. Consideremos a equação a 1 x + a = 0. Qual a probabilidade dessa equação ter raiz inteira?

5 ESTATÍSTICA 5 _ 9) Três companhias A, B e C, disputam a obtenção do contrato de fabricação de um foguete meteorológico. A chefia do departamento de vendas de A estima que sua companhia tem probabilidade igual à da companhia B de obter o contrato, mas que por sua vez é igual a duas vezes a probabilidade de C obter o mesmo contrato. Qual a probabilidade de A ou C obter o contrato? 30) Um determinado programa de computador opera usando subrotinas A e B dependendo do problema. A experiência mostrou que a subrotina A é usada 40 % das vezes e a B é usada 60 % das vezes. Se A é usada existe 75 % de probabilidade de que o programa seja rodado antes do seu limite de tempo e esta probabilidade para B é de 50 %. ( a ) Qual é a probabilidade de um programa qualquer rodar antes do seu limite de tempo ( b ) Se um programa rodou antes do limite, qual a probabilidade de que tenha sido usada a subrotina B? 31) Uma caixa contém uma moeda não viciada e uma de duas caras. Uma moeda é selecionada aleatoriamente e lançada. Se ocorre cara, a outra moeda é lançada; se ocorre coroa, a mesma moeda é lançada. Encontre a probabilidade de ocorrer cara no segundo lançamento. 3) Dois eventos A e B são mutuamente exclusivos e tem probabilidade não nulas, eles podem ser independentes? Por quê? 33) A probabilidade de uma peça ser defeituosa é 3 % e a de outra que será montada com essa é de %. Qual a probabilidade de que : ( a ) Ambas sejam defeituosas ( b ) Ambas sejam perfeitas. 34) A e B jogam 1 partidas de xadrez, das quais A ganha 6, B ganha 4 e terminam empatadas. Concordam então em jogar um conjunto de 3 partidas. Determine a probabilidade : ( a ) De A ganhar todas as três partidas ( b) De duas partidas terminarem empatadas ( c ) De A e B ganharem alternadamente ( d ) De B ganhar ao menos uma. 35) Uma organização de teste deseja avaliar uma marca particular de rádios. Seleciona aleatoriamente 5 rádios do seu estoque. A marca é julgada satisfatória, se nada houver de errado em qualquer um dos rádios. Qual a probabilidade de que a marca venha a ser considerada satisfatória, se 10 % dos rádios realmente são defeituosos. 36) Uma urna contém 7 bolas gravadas com as letras A, A, A, C, C, R, R. Extraindo-se as bolas uma a uma (sem reposição), calcular a probabilidade de se obter a palavra CARCARA. 37) Um artilheiro naval dispara 5 torpedos para tentar acertar um navio. Sendo 1/3 a probabilidade de cada torpedo acertar o alvo, qual a probabilidade de que o navio seja atingido? Se os dois primeiros torpedos forem perdidos, qual a probabilidade de que o navio seja atingido?

6 6 ESTATÍSTICA 38) A Swissair decide comprar todos os seus aviões de uma mesma companhia. A companhia possui quatro fábricas, a primeira das quais produz 30 % dos aviões da companhia, a segunda 0 %, a terceira 15 % e a quarta 35 %. Mais adiante foi observado que as probabilidades destas fábricas produzirem um avião defeituoso são 1/10, 1/4, 1/5, e1/3 respectivamente. Qual a probabilidade de, se a Swissair receber um avião defeituoso, este tenha sido fabricado pela segunda fábrica? 39) Nos parques industriais A 1, A e A 3, dedicam-se a atividade têxtil, respectivamente, 10 %, 40 % e 5 % das empresas. Escolhido ao acaso um parque daqueles e nele também ao acaso, uma empresa, qual a probabilidade de que esta seja têxtil? 40) Uma urna contém 10 bolas : 3 são brancas e 7 são pretas. Considere o seguinte jogo : retiram-se bolas sucessivamente de tal forma que a cada bola retira, coloca-se da mesma cor. Qual a probabilidade que as 3 primeiras bolas retiradas sejam pretas? 41) Uma máquina consiste e 4 componentes ligados em paralelo, de tal sorte que a máquina falha somente se todos os quatro componentes falham. Suponha que as falhas dos componentes sã independentes umas das outras. Se os componentes tem probabilidades 0,1 ; 0, ; 0,3 e 0,4 de falhar quando a máquina é acionada, qual a probabilidade de que a máquina funcione quando acionada? 4) Para um determinado telefone, a probabilidade de se conseguir linha é 3/4 em dias normais e 1/4 em dias de chuva. A probabilidade de chover em um dia é 1/10. Além disso, tendo-se conseguido linha, a probabilidade de que o número desejado esteja ocupado é 11/1. ( a ) Qual a probabilidade de que um telefonema tenha sua ligação completada? ( b ) Dado que um telefonema foi completado, qual a probabilidade de estar chovendo? 43) Um certo componente de um motor de foguete falha 5 % das vezes quando o motor é acionado. Para obter maior confiabilidade no funcionamento do motor, duplica-se este componente n vezes. O motor então falha somente se todos os n componentes falham. Suponha que as falhas dos componentes sejam independentes uma das outras. Qual é o valor de n que pode ser usado para garantir que o motor funcione 99 % das vezes? 44) Os jogadores de dado chamam de jogo difícil um total de 8 com dois dados por meio de dois 4. Por que isso? De que outros modos pode um total de 8 ser obtido e quais as suas probabilidades? 45) Um dado é viciado, de tal forma que a probabilidade de que a face 6 ocorra é 1/5, sendo os demais resultados equiprováveis. Jogando-se este dado juntamente com um dado normal, calcule a probabilidade de que a soma dos pontos seja igual a 10.

7 ESTATÍSTICA 7 _ 46) Uma bolsa contém bolas pretas e bolas brancas. uma bola é retirada ao acaso e reposta por uma bola de cor oposta. Então uma outra bola é retirada. Encontre a probabilidade da primeira bola ser branca, dado que a segunda é branca. 47) Se você compra bilhetes de uma loteria para a qual n bilhetes foram vendidos e 5 prêmios serão dados, qual a probabilidade de que você ganhe pelo menos um prêmio? 48) Se apostarmos na LOTO em 6 números, qual a probabilidade de acertarmos a QUINA? 49) A polícia planeja controlar o limite de velocidade numa cidade usando radares em 4 diferentes locais. Os radares em cada local L 1, L, L 3 e L 4 operam, respectivamente, 40 %, 30 %, 0 % e 30 % do tempo, e uma pessoa que ultrapassa os limites de velocidade tem, no seu caminho para o trabalho, probabilidade de 0,, 0,1, 0,5 e 0,, respectivamente, de passar em cada um destes locais. ( a ) Qual a probabilidade de uma pessoa que ultrapasse os limites de velocidade, receber um multa? ( b ) Se uma pessoa recebeu uma multa no seu caminho, qual a probabilidade de ter sido no local L. 50) A caixa A contem nove cartas numeradas de 1 a 9 e a caixa B contém cinco carta numeradas de 1 a 5. Uma caixa é escolhida aleatoriamente e uma carta é retirada. Se a carta indica um número par, outra carta é retirada da mesma caixa, sem que haja reposição da primeira carta retirada.; se a carta indica um número ímpar, uma carta é retirada de outra caixa. ( a ) Qual a probabilidade de ambas as cartas indicarem números pares? ( b ) Se ambas as cartas indicarem números pares, qual a probabilidade de terem vindo da caixa A? 51) Lançamos dois dados honestos. Qual a probabilidade de se obter uma soma de pontos não inferior a 10? 5) De uma caixa contendo 5 bolas pretas e 3 bolas verdes, três bolas são retiradas sucessivamente. Se as bolas são repostas na caixa antes da próxima ser retirada, qual a probabilidade de que todas sejam da mesma cor? Qual a probabilidade de que cada uma das cores esteja representada? 53) Seja um dado viciado de modo que a probabilidade de aparecer um número seja proporcional ao número dado (por exemplo, o 6 é duas vezes mais provável de aparecer que o 3). Sejam A = {número par}, B = {número primo}, C = { número ímpar}. (Considere o nímero 1 como sendo primo) ( a ) Encontre P(A), P(B) e P(C). ( b ) Encontre a probabilidade de que um número ímpar primo ocorra. ( c ) Encontre a probabilidade de que um número ímpar ocorra. ( d ) Encontre a probabilidade de que A ocorra, mas B não. 54 ) Dois nadadores brasileiros A e B participam de um campeonato internacional de natação. A probabilidade deles ganharem uma medalha de ouro é igual a 0,9 e 0,8, respectivamente para o nadador A e o nadador B. Pergunta-se: ( a ) Qual a probabilidade de que pelo menos um deles ganhe uma medalha de ouro? ( b ) Qual a probabilidade de que os dois ganhem medalha de ouro?

8 8 ESTATÍSTICA 55 ) Um operador numa linha de fabricação produz 10 itens para atender a uma encomenda que será aceita se nada houver de errado em pelo menos 9 itens. Qual a probabilidade de que a encomenda seja aceita se soubermos que, em geral nesta produção, ocorre 0% de defeito? 56 ) Um winchester e uma placa controladora serão montados num computador. A probabilidade de que o winchester funcione bem é 0,95 e esta probabilidade para a placa controladora é 0,98. Supondo independência na fabricação das peças, pergunta-se : ( a ) Qual a probabilidade de que um winchester e uma placa selecionados ao acaso funcionem bem, sabendo-se que o winchester já foi testado e funciona bem? ( b ) A montagem de um winchester com uma placa apresentou defeito. Qual a probalidade de que ambas estejam com defeito? 57 ) Numa imagem gráfica podemos perceber 3 regiões distintas de sinais : a região A, região B e região C, compostas aleatoriamente. Estima-se que a região A preenche a metade da imagem e que a outra metade é preenchida /3 pela região B e 1/3 pela região C. Dentro de cada região podem ocorrer tipos de sinais : claros e escuros. Na região A não temos sinais escuros, na região B 1/3 é de sinais claros e na região C, ½ é de sinais claros. ( a ) Faça um diagrama em árvore para esta situação. ( b ) Qual a proporção de sinais claros existente numa imagem deste tipo? ( c ) Se um sinal claro é observado, aleatoriamente, qual a probalidade de que ele pertença à região A? 58 ) Uma caixa contém lâmpadas boas e queimadas. Retiram-se lâmpadas desta caixa para a iluminação de uma sala que precisa de lâmpadas boas (as retiradas, evidentemente, são feitas sem reposição). Qual a probabilidade de que seja necessário retirar todas as lâmpadas da caixa? 59 ) A probabilidade de que um carro que abastece com gasolina também precise troca de óleo é 0,5, a probabilidade de que precise de um filtro novo é de 0,4 e a probabilidade de que precise de ambos, troca de óleo e filtro novo, é 0,14. ( a ) Se o óleo teve que ser trocado, qual a probabilidade de que um novo filtro seja necessário? ( b ) Qual a probabilidade de que não precise troca de óleo e nem filtro novo? 60 ) A probabilidade de que um estudante passe em um certo exame é 0,9, se ele estudar. A probalidade de que ele passe no exame sem estudar é de 0,. Assuma que a probabilidade de um estudante estudar para este exame seja de 0,75. Dado que um estudante passou, qual a probabilidade dele ter estudado? 61 ) Sabemos que P(A) + P(A ) = 1. Podemos afirmar que P(A/B) + P(A /B) = 1? O que podemos dizer sobre P(A/B) + P(A/B )? Justifique suas respostas.

9 CAPÍTULO - VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.1 INTRODUÇÃO Admita que, de um lote de 10 peças, 3 das quais são defeituosas, peças são extraídas ao acaso, juntas (ou uma a uma, sem reposição). Estamos interessados no número de defeitos X nessa amostra de tamanho. Um espaço amostral para esse experimento aleatório é : S = {(D, D), (D, ND), (ND, D), (ND, ND) } onde D = defeituosa e ND = não defeituosa. Assim, se ocorrer o evento {(D, D)}, teremos observado peças defeituosas na amostra, e X =. Fica, desse modo, estabelecida uma correspondência entre os elementos de S e os elementos de um conjunto numérico, como se vê no diagrama abaixo : S ( D, D ) ( D, ND ) ( ND, D ) ( ND, ND ) X Rx 0 1 Note, então, que X é uma função real definida em S. Em símbolos : X : S s R X (s)

10 10 ESTATÍSTICA. VARIÁVEL ALEATÓRIA Uma variável aleatória (v.a) é uma função real definida sobre os elementos de um espaço amostral S. * A variável aleatória X é dita DISCRETA se assume valores num conjunto finito ou infinito enumerável. * A variável aleatória X é dita CONTÍNUA se assume valores num conjunto infinito não enumerável (como um intervalo por exemplo). EXEMPLOS 1) A variável aleatória X, definida na introdução é discreta, pois pode assumir os valores 0, 1,. ) Uma lâmpada é fabricada e, em seguida, ensaiada quanto a sua duração de vida. Um espaço amostral para esse experimento é S = ( t R / t 0 ). Se T é o tempo de vida da lâmpada, então T é a função (v.a.) Identidade, pois T(t) = t, para todo t S. T é uma v.a. contínua, pois assume valores no conjunto { t R / t 0 }. 3) Uma moeda é lançada até que a primeira cara ocorra. Um espaço amostral para esse experimento é: S = { H, TH, TTH, TTTH,... }. Se X é a v.a. igual ao número de lançamentos necessários para obter a primeira cara, então X é discreta e assume valores no conjunto {1,, 3, 4,...}. 4) No exemplo acima, se X é definida como sendo 0 se T < 100 e 1 se T 100, então X é discreta pois assume valores no conjunto { 0, 1 }..3 FUNÇÃO DE PROBABILIDADE A função p(x) é uma função de probabilidade da v.a. X discreta se, para cada resultado possível x, temos: ( 1 ) p(x) 0 ( ) p(x) = 1 x (3) p(x) = P(X=x) OBSERVAÇÃO :

11 ESTATÍSTICA 11 _ Aos pares (x, p(x)) chamaremos de DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE.

12 1 ESTATÍSTICA EXEMPLO Para o mesmo exemplo visto na introdução, seja a v.a. X = número de peças defeituosas. Os valores possíveis para X são : 0, 1,. A função de probabilidade de X será então : p( 0 ) = P( X = 0 ) = P{(ND, ND)} = (7/10).(6/9) = 7/15. p( 1 ) = P( X = 1 ) = P{(D,ND) ou (ND,D)} = (3/10).(7/9) + (7/10)(3/9) = 7/15 p( ) = P( X = ) = P{(D,D)} = (3/10).(/9) = 1/15. Em forma de tabela podemos escrever : x 0 1 p(x) 7/15 7/15 1/15 Observe que esta função possui as propriedades (1), () e (3) vistas acima. Podemos representar graficamente uma função de probabilidade simplesmente por pontos no plano cartesiano ou através do que se chama HISTOGRAMA DE PROBABILIDADE, que é um gráfico de barras. Cada barra tem o centro no ponto x e altura igual a probabilidade de x, ou seja, p(x). Desta forma, cada retângulo tem área igual a p(x) e a área total abaixo dos retângulos é igual a 1. Por exemplo : p(x) p(x) 7/15 7/15 1/ x 1/ x

13 ESTATÍSTICA 13 _.4 FUNÇÃO DENSIDADE DE PROBABILIDADE A função f(x) é uma função densidade de probabilidade para a v.a. X contínua, definida sobre o conjunto dos números reais R, se: ( 1 ) f(x) 0 + ( ) f(x) dx = 1 - ( 3 ) P(a < X < b) = f(x) dx. a b OBSERVAÇÕES : 1) f(x) 0 para todo x R, significa que o gráfico da função f está todo acima do eixo x. + ) f(x) dx = 1, significa que a área total abaixo da curva f(x) é igual a ) P(a < X < b) = f(x) dx significa que probabilidades, agora, são iguais a áreas abaixo da curva f(x). a b 4) Note que P ( X = a ) = f(x) dx = 0, ou seja, probabilidades pontuais são nulas. 5) Segue da observação 4 que: a a P(a < X < b) = P(a X< b) = P(a < X b) = P(a X b). EXEMPLO Seja a v.a. X contínua com função densidade de probabilidade dada por: f(x) = kx, -1 < x < 0, caso contrá rio a) Calcule o valor da constante k, que faz com que f(x) seja uma função densidade de probabilidade: Observe, inicialmente, que k > 0, pois f(x) deve ser disso, devemos ter que: 0 para todo x real. Além f(x) dx = f(x) dx + f(x) dx + f(x) dx = kx dx = (1/ 3)kx = 3k =

14 14 ESTATÍSTICA Daí, k = 1/3 e a função densidade de probabilidade poderá ser escrita como : f(x) = (1/ 3) x, -1< x < 0, caso contrá rio Graficamente : f(x) 4/3 1/ x b) Calcule P( 0 < X < 1 ) : 1 P( 0< X< 1) = (1/ 3) x dx = 1/ FUNÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO ACUMULADA A função de distribuição acumulada de uma v.a. X contínua com função densidade de probabilidade f(x) é dada por : x Fx ( ) = PX ( x) = f(s) ds Segue imediatamente que : a) P( a < X b ) = F( b ) - F( a ) b) P( X > a) = 1 - P(X a) = 1 - F( a ) c) f( x ) = F ( x ), se a derivada existir. d) F( ) = 1 e F( - ) = 0 e) F(x) é não decrescente.

15 ESTATÍSTICA 15 _ EXEMPLO Para uma função densidade de probabilidade definida no exemplo anterior, a função de distribuição acumulada F(x) é encontrada da seguinte forma: 1º ) Para valores de x -1: F(x) = P(X x) = f(s) ds = 0 x - º ) Para valores de -1 < x < : x -1 3 F(x) = P(X x) = f(s) ds = f(s) ds + f (s) ds = (1 / 3) s ds = (1 / 9) (x + 1) x x 3º ) Para valores de x : x -1 F(x) = P(X x) = f(s) ds = f(s) ds + f (s) ds + f (s) ds = (1 / 3) s ds = x Assim, a função de distribuição acumulada da v.a. X é escrita como: 0, para x -1 F(x) = P( X x) = (1/9) (x 3 + 1), para -1 < x < 1, para x Neste exemplo, podemos ainda calcular probabilidades para X usando a F(x) encontrada: P(X 0,5) = F(0,5) = (1/9) (0, ) = P(0 < X 1) = F(1) - F(0) = (1/9) ( )- (1/9) ( ) = P(X > 1,3) = 1 - P(X 1,3) = 1 - F(1,3) = 1 - (1/9) (1, ) =

16 16 ESTATÍSTICA.6 EXPECTÂNCIA E VARIANCIA DE UMA V.A..6.1 EXPECTÂNCIA (Esperança Matemática ou Média) DE UMA V.A.: A expectância de uma v.a. X é uma medida que posiciona o centro de uma distribuição de probabilidade e é definida por: µ= E(X) = x p(x) x se a v.a. X for discreta µ= EX ( ) = xfxdx ( ) se a v.a. X for contínua Observações: 1) Note que no caso da v.a. discreta a expectância pode ser vista como uma média ponderada, onde os pesos são as probabilidades de cada ponto. ) No caso da v.a. contínua, a expectância coincide com o cálculo do valor da abcissa do centro de gravidade da área que fica definida pela função f(x). É um ponto de equilíbrio que é calculado a partir da função densidade de probabilidade. 3) Podemos interpretar a expectância, também, como sendo uma média dos valores que a v.a. assume se imaginarmos o experimento aleatório sendo repetido indefinidamente, e os valores de X sendo observados nas repetições. A função de probabilidade no caso discreto, ou a função densidade de probabilidade no caso contínuo refletem as freqüências relativas de ocorrência dos valores de X PROPRIEDADES DA EXPECTÂNCIA: As propriedades operatórias apresentadas a seguir são válidas para v.a. s discretas e v.a. s contínuas. 1ª ) Se a é uma constante, então: E(a) = a ª ) Se a e b são constantes, então: E( ax + b) = a E(X) + b

17 ESTATÍSTICA 17 _ 3ª ) E(X ± Y) = E(X) ± E(Y) 4ª ) Se X e Y são duas v.a. s independentes, então E(XY) = E(X). E(Y) (Obs.: A definição de independência de duas v.a. s não foi apresentada. Entretanto, podemos pensar nesta independência de modo análogo à independência de dois eventos A e B.) EXEMPLO 1: Se uma moeda honesta for lançada duas vezes, qual a expectância do número de caras? (ou, em média, quantas caras teremos?) Seja X a v.a. igual ao número de vezes em que aparece cara. X assume os valores 0, 1 e e sua distribuição de probabilidade é dada por: x 0 1 p(x) ¼ ½ ¼ µ= E(X) = x p(x) = ( 01 ) / 4+ ( 11 ) / + ( 1 ) / 4= 1 x Assim, podemos dizer que ao lançarmos uma moeda duas vezes, em média obteremos 1 cara. EXEMPLO : Seja X uma v.a. contínua como função densidade de probabilidade dada por: f(x) = x, se 0 < x < 1 0, para outros valores de x µ= E( X) = xf( x) dx = x. xdx= / 3 0 1

18 18 ESTATÍSTICA f(x) µ=/3 x.6.1. EXPECTÂNCIA DE UMA FUNÇÃO DE V.A.: Seja X uma v.a. e g(x) uma função qualquer de X. Então a expectância de g(x) é dada por: E [ g(x) ] = x g( x) p( x), sexfor discreta g( x) f( x) dx, se X for contínua.6. VARIANCIA DE UMA V.A.: A variancia de uma v.a. é uma medida de sua dispersão ou variabilidade em torno de sua média. O gráfico abaixo apresenta um exemplo das distribuições de probabilidade de duas v.a. s X1 e X que possuem a mesma forma da distribuição e a mesma expectância. Observamos, então, que a diferença entre elas é a variabilidade que elas apresentam em torno de sua média. σ 1 σ > σ 1 σ µ = µ 1

19 ESTATÍSTICA 19 _ Note que a v.a. X se apresenta mais dispersa (mais espalhada ) em torno da média do que a v.a. X1.

20 0 ESTATÍSTICA A variancia de uma v.a. é definida por: σ = V(X) = E [(X - µ)] = σ = V(X) = E [(X - µ)] = (x µ) p(x) se X for discreta x µ ( x ) f( x) dx, se X for contínua Note que a variancia é a média dos desvios que a v.a. X apresenta em relação à sua média µ, elevados ao quadrado. Sendo assim, a variancia será sempre positiva e quanto maior a variabilidade da v.a., maior será a sua variancia. A raiz quadrada positiva da variancia é uma medida de dispersão chamada de DESVIO PADRÃO. Uma alternativa para o cálculo da variancia é dada pelo seguinte resultado: Teorema: σ = V(X) = E (X ) - µ De fato: σ = V(X) = E [(X - µ)] = E ( X - µ X + µ) = = E (X) - µ E(X) + E(µ) = = E(X) - µ PROPRIEDADES DA VARIANCIA: 1ª ) Se b é uma constante, então: V(b) = 0 ª ) Se X é uma v.a. e b é uma constante, então: V(X + b) = V(X)

21 ESTATÍSTICA 1 _ 3ª ) Se X é uma v.a. e a é uma constante, então: V(aX) = a V(X) 4ª ) Se X e Y são v.a. s independentes e a e b são constantes, então: V(aX + by) = a V(X) + b V(Y) e V(aX - by) = a V(X) + b V(Y) EXEMPLO 1 Considere o exemplo 1 da definição de expectância ( o lançamento de moedas). Sabemos que: σ = V(X) = E (X) - µ Devemos calcular, inicialmente, E(X): E(X) = (0) p(0) + (1) p(1) + () p() = 3/ Daí, V(X) = 3/ - 1 = 1/ EXEMPLO Considere o exemplo da definição de expectância. Da mesma forma que no exemplo anterior, vamos calcular inicialmente E(X): EX ( ) = x fxdx ( ) = x xdx= 1/ Daí σ = V(X) = E (X) - µ = 1 / - (/3) = 1/ DESIGUALDADE DE CHEBYSHEV O matemático russo Chebyshev observou que a probabilidade de que qualquer v.a. X caia dentro de k desvios padrões em torno da média é pelo menos (1-1/k). Isto é: P(µ - k σ < X < µ + k σ) 1-1/k

22 ESTATÍSTICA Note que para k = a desigualdade afirma que a v.a. X tem uma probabilidade de no mínimo 1 - (1/) = ¾ de cair entre dois desvios padrões da média, ou seja, ¾ ou mais observações de qualquer distribuição caem no intervalo µ ± σ. Por ser uma desigualdade que se aplica para qualquer distribuição, é um resultado fraco. Sabemos, por exemplo, que temos pelo menos ¾ de probabilidade de uma observação cair no intervalo µ ± σ, mas não sabemos exatamente quanto seria esta probabilidade realmente. Isto só pode ser calculado se soubermos qual a distribuição de probabilidade da v.a..7 DISTRIBUIÇÕES EMPÍRICAS Geralmente, em um experimento aleatório envolvendo uma v.a. continua, a sua função densidade de probabilidade f(x) é desconhecida. Para que a escolha de f(x) seja razoável, deve-se fazer um julgamento prévio baseado em informações disponíveis. Dados estatísticos, gerados em grande escala, podem ser muito úteis ao estudar o comportamento da distribuição, se apresentados na forma de uma distribuição de freqüência relativa. Tal arranjo é obtido agrupando-se os dados em classes e determinando a proporção das medidas em cada uma das classes. EXEMPLO A vida de 40 baterias de carro foram medidas em anos e são dadas a seguir :, 4,1 3,5 4,5 3, 3,7 3,0,6 3,4 1,6 3,1 3,3 3,8 3,1 4,7 3,7,5 4,3 3,4 3,6,9 3,3 3,9 3,1 3,3 3,1 3,7 4,4 3, 4,1 1,9 3,4 4,7 3,8 3,,6 3,9 3,0 4, 3,5 Devemos decidir, primeiro, sobre o número de classes nas quais os dados serão agrupados. Isto é arbitrário e geralmente entre 5 e 0 classes, dependendo do número de observações obtidas. Vamos escolher 7 classes para o exemplo. O intervalo de classe deve ser tal que 7 intervalos acomodem todos os dados. Assim, sendo 4,7-1,6 a amplitude total, então, o tamanho de intervalo será : ( 4,7-1,6 ) / 7 = 0,443. Vamos aproximar para 0,5 e fazer todos os 7 intervalos do mesmo tamanho. Se começarmos com 1,5 para o limite inferior do primeiro intervalo, então a distribuição de freqüência será dada por :

23 ESTATÍSTICA 3 _ Classes Pto. Médio de Classe Freqüência ( f ) Freqüência Relativa 1,5 1,9 1,7 0,050,0,4, 1 0,05,5,9,7 4 0,100 3,0 3,4 3, 15 0,375 3,4 3,9 3,7 10 0,50 4,0 4,4 4, 5 0,15 4,4 4,9 4,7 3 0,075 TOTAL 40 1,000 Podemos, a partir daí, construir um histograma de freqüência relativa : 0,375 0,50 0,15 1,7,,7 3, 3,7 4, 4,7 Embora tenhamos estimado uma curva para f(x) não conhecem os ainda a sua equação. Entretanto é possível ajustar uma curva sobre estes dados e verificar se este ajuste é razoável e determinar até que ponto é aceitável.

24 4 ESTATÍSTICA.8 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y : o tempo que leva para jogar uma partida de xadrez. M : o diâmetro de uma peça cilíndrica. N : o número de apartamentos construídos por ano em uma cidade. O : a altura de uma pessoa. P : o número de falhas que um sistema apresenta em um determinado período de tempo. ) De uma caixa contendo 4 bolas pretas e bolas verdes, 3 bolas são retiradas sucessivamente sem reposição. ( a ) Encontre a distribuição de probabilidade do número de bolas verdes retiradas. ( b ) Calcule a expectância e a variancia da distribuição encontrada. ( c ) Considere um jogo no qual você ganha 10 u.m. cada vez que sair uma bola preta e perde 5 cada vez que sair uma bola verde. Até quanto vale a pena pagar para entrar neste jogo? 3) Uma moeda é viciada de tal forma que cara é duas vezes mais provável de ocorrer que coroa. Se a moeda é jogada três vezes, encontre a distribuição de probabilidade do número de caras. Construa um histograma de probabilidade para a distribuição. 4) Uma v.a. discreta X tem função de probabilidade dada por: p( x ) = P( X = x ) = k -x, x = 0, 1,,... ( a ) Encontre k ( b ) Encontre P( X ser maior ou igual a 3) ( c ) Encontre P( 3 < X < 7 ) 5) Dois dados são lançados. Determinar a função de probabilidade da v.a. igual à soma dos pontos obtidos. Encontre a expectância e a variancia da distribuição da soma. Faça um gráfico da função de probabilidade encontrada. 6) Considere uma v.a. X com valores possíveis 0, 1,,... e suponha que : p( x ) = P( X = x ) = ( 1-a ) a x, x = 0, 1,,... ( a ) Para que valores de a o modelo acima tem sentido? ( b ) Mostre que, para quaisquer dois inteiros positivos s e t :P(X > s + t/x > s)=p(x t).

25 ESTATÍSTICA 5 _ 7) Uma v.a. contínua tem a seguinte função densidade de probabilidade: 3x, para 0 <x < 1 f(x) 0, para outros valores de x ( a ) Verifique as propriedades de f e esboce um gráfico. ( b ) Encontre a função de distribuição acumulada F(x). ( c ) Calcule a probabilidade dessa variável assumir um valor maior do que 1/3. ( d ) Se forem observados valores independentes de X, digamos X1 e X, qual a probabilidade de que ambos sejam maiores que 1/3 se soubermos que pelo menos um deles é maior do que 1/3. ( e ) Calcule a expectância e a variancia da v.a. X. 8) É dado o gráfico abaixo da função densidade de probabilidade de uma v.a. X contínua. ( a ) Equacione a função f (x). ( b ) Encontre F (x). ( c ) Use F( x ) para calcular P ( 1 < X < 4 ). f (x) 1/ x 9) Uma v.a. T contínua tem função densidade de probabilidade dada por : f (x) = a e -at, t 0, onde a > 0 é o parâmetro. ( a ) Mostre que f(t) tem as propriedades de uma função densidade de probabilidade. ( b ) Encontre a função de distribuição acumulada F (t). ( c ) Faça um gráfico para f (x) e outro para F (t). ( d ) Encontre um valor T = Me tal que P( T < Me) = 0,5. Me é uma medida de posição chamada de mediana da distribuição.

26 6 ESTATÍSTICA 10) Uma v.a. X contínua tem a seguinte função de distribuição acumulada : 0, x < 0 F(x) = kx 4, 0 x 1 1, x > 1 ( a ) Determine a constante k. ( b ) Qual a função densidade de probabilidade f (x)? 11) Dada a função densidade de probabilidade f(x) = (1 - x), para 0 < x < 1 0, para outros valores de x Encontre: ( a ) E(X) ( b ) E(X) ( c ) E[(X + 10)] ( d ) V(X) ( e ) Desvio Padrão de X 1) Mostre que E(X - µ) = 0 13) Uma v.a. X assume valores 0, 1,..., n com probabilidade constante P(x) = 1/(x+1), x=0,...,n. Calcular a expectância e a variancia de X. 14) Mostre as propriedades 1, e 3 vistas para a variancia. 15) Se X é uma v.a. com µ = E(X) e σ = V(x), verifique que a v.a. Y= (X- µ)/σ possui E(Y) = 0 e V(Y) = 1. 16) Seja X uma v.a. discreta assumindo valores no conjunto { -n, -n+1,..., -, -1, 0, 1,,..., n-1, n }. Se considerarmos a v.a. Y = X, determine: ( a ) O conjunto de valores de Y ( b ) Se X tem probabilidades iguais para todos os valores que assume, escreva a função de probabilidade de X ( c ) Considerando a função de probabilidade de X, escreva a função de probabilidade de Y. ( d ) Qual a expectância de X? e de Y?

27 ESTATÍSTICA 7 _ 17) A temperatura de um congelador, em graus centígrados, é uma v.a. T com função densidade de probabilidade dada por: f(t) = -k (t + 10) (t + 0), -0 < t < -10 0, para outros valores de t ( a ) Determinar o valor da constante k ( b ) Calcule µ = E(X) ( c ) Qual a expectância de F = 3 + (9/5) T (temperatura em graus Fahrenheit)? 18) Seja X uma v.a. que assume apenas os valores -1, 0, 1, com p(0) = P(X=0) = 1/. Mostrar que -1/ < E(X) < 1/. 19) Dada a função 0, se x < 0 F(x) = (x + 1)/3, se 0 x 1 1, se x > 1 Verifique se F é uma função de distribuição acumulada para X. 0) Se uma pessoa recebe R$ 5,00 se aparecerem somente caras ou somente coroas na jogada de três moedas, e paga R$,00 em caso contrário, qual seu ganho esperado? 1) X é uma v.a. discreta com a seguinte distribuição de probabilidade: x p(x) 1 /4 1/8 1 /4 1/8 1/4 ( a ) Determine E(X) ( b ) Determine E[(X + 1)/] ) Suponha que X seja uma v.a. com a seguintes distribuição de probabilidade: x p(x) 0,1 0, 0,15 0, 0,1 0,15 0,05 0,05 Determine as seguintes probabilidades: ( a ) X é negativo ( b ) X é par ( c ) X assume um valor entre 1 e 8 (inclusive) ( d ) P(X = -3 X 0) ( e ) P(X 3 X > 0)

28 8 ESTATÍSTICA 3) Suponha que uma caixa contém 1 bolas numeradas de 1 a 1. Faz-se duas repetições independentes do experimento de selecionar aleatoriamente uma bola da caixa (experimento com reposição). Seja X o maior entre os dois números observados. Determine a função de probabilidade de X e a sua expectância. 4) Seja X o tempo até a desintegração de alguma partícula radioativa e suponha que a função de distribuição acumulada de X seja dada por: F(x) = 0, se x e -ax, x > 0 Suponha que a seja tal que P(X 0,01) = ½. Obtenha um número t tal que P(X t) = 0,9. 5) Os seguintes dados representam a duração de vida em anos de um amostra aleatória de 30 bombas de gasolina.,0 3,0 0,3 3,3 1,3 0,4 0,1 6,0 5,5 6,5 0,,3 1,5 4,0 5,9 1,8 4,7 0,7 4,5 0,3 1,5 0,5,5 5,0 1,0 6,0 5,6 6,0 1, 0, Usando 6 intervalos com o primeiro começando com 0,1 : ( a) Construa uma distribuição de freqüência relativa. ( b ) Construa um histograma. ( c ) Estime o valor abaixo do qual caem /3 dos valores.

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.1 INTRODUÇÃO Admita que, de um lote de 10 peças, 3 das quais são defeituosas, peças são etraídas ao acaso, juntas (ou uma a uma, sem reposição). Estamos

Leia mais

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB.

2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 2. EXERCÍCIOS PROPOSTOS SOBRE V.A. E DISTRIB.PROBAB. 1) Classifique as seguintes variáveis aleatórias como discretas ou contínuas. X : o número de acidentes de automóvel por ano na rodovia BR 116. Y :

Leia mais

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva

Variáveis Aleatórias. Probabilidade e Estatística. Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva Probabilidade e Estatística Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Variáveis Aleatórias Variável Aleatória Variável aleatória (VA) é uma função que associa a cada

Leia mais

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE

PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE PRINCIPAIS DISTRIBUIÇÕES DISCRETAS DE PROBABILIDADE 3.1 INTRODUÇÃO Muitas variáveis aleatórias associadas a experimentos aleatórios têm propriedades similares e, portanto, podem ser descritas através de

Leia mais

1 Definição Clássica de Probabilidade

1 Definição Clássica de Probabilidade Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 4 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 2 - Probabilidade: Definições (Notas de aula) 1 Definição Clássica

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016

Universidade Federal da Paraíba Departamento de Estatística Lista 1 - Julho de 2016 1. Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos de 1 a 10. Sejam A = {2, 3, 4}, B = {3, 4, 5} e C = {5, 6, 7}. Enumere os elementos dos seguintes conjuntos: (a) A c B. (b) A

Leia mais

Exercícios propostos:

Exercícios propostos: INF 16 Exercícios propostos: 1. Sabendo-se que Y=X-5 e que E(X)= e V(X)=1, calcule: a)e(y); b)v(y); c)e(x+y); d)e(x + Y ); e)v(x+y); Resp.: 1; 9; 5; 15; 81. Uma urna contém 5 bolas brancas e 7 bolas pretas.

Leia mais

TEORIA DAS PROBABILIDADES

TEORIA DAS PROBABILIDADES TEORIA DAS PROBABILIDADES 1.1 Introdução Ao estudarmos um fenômeno coletivo, verificamos a necessidade de descrever o próprio fenômeno e o modelo matemático associado ao mesmo, que permita explicá-lo da

Leia mais

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação:

Se a bola retirada da urna 1 for branca temos, pelo princípio da multiplicação: Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 3 Probabilidade Condicionada e Independência. 1. Probabilidade Condicionada. Definição: Definição. Dizemos que os representam uma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Cálculo das Probabilidades e Estatística I. Segunda Lista de Exercícios UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Cálculo das Probabilidades e Estatística I Professora: Juliana Freitas Pires Segunda Lista de Exercícios Questão 1. Descreva o espaço amostral para cada um dos seguintes

Leia mais

Prof. Luiz Alexandre Peternelli

Prof. Luiz Alexandre Peternelli Exercícios propostos 1. Numa prova há 7 questões do tipo verdadeiro-falso ( V ou F ). Calcule a probabilidade de acertarmos todas as 7 questões se: a) Escolhermos aleatoriamente as 7 respostas. b) Escolhermos

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE

MATEMÁTICA MÓDULO 4 PROBABILIDADE PROBABILIDADE Consideremos um experimento com resultados imprevisíveis e mutuamente exclusivos, ou seja, cada repetição desse experimento é impossível prever com certeza qual o resultado que será obtido,

Leia mais

Lucas Santana da Cunha de junho de 2017

Lucas Santana da Cunha de junho de 2017 VARIÁVEL ALEATÓRIA Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ Universidade Estadual de Londrina 19 de junho de 2017 Uma função que associa um número real aos resultados

Leia mais

1 Variáveis Aleatórias

1 Variáveis Aleatórias Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - Campus Pombal Disciplina: Estatística Básica - 2013 Aula 5 Professor: Carlos Sérgio UNIDADE 3 - VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS (Notas de aula) 1 Variáveis

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 1- Ordene os dados indicando o 1º, 2º e 3º quartil 45, 56, 62, 67, 48, 51, 64, 71, 66, 52, 44, 58, 55, 61, 48, 50, 62, 51, 61, 55 2- Faça a análise da

Leia mais

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE

3 NOÇÕES DE PROBABILIDADE 3 NOÇÕES DE PROILIDDE 3.1 Conjuntos Um conjunto pode ser considerado como uma coleção de objetos chamados elementos do conjunto. Em geral denota-se conjunto por letras maiúsculas,, C,... e a sua representação

Leia mais

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional

Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Introdução Probabilidade e Estatística Probabilidade Condicional Em algumas situações, a probabilidade de ocorrência de um certo evento pode ser afetada se tivermos alguma informação sobre a ocorrência

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Joaquim H Vianna Neto Relatório Técnico RTE-03/013 Relatório Técnico Série Ensino Variáveis

Leia mais

3 a Lista de PE Solução

3 a Lista de PE Solução Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE Solução. Se X representa o ganho do jogador, então os possíveis valores para X são,, 0, e 4. Esses valores são, respectivamente, correspondentes

Leia mais

6.3 Valor Médio de uma Variável Aleatória

6.3 Valor Médio de uma Variável Aleatória 6. 3 V A L O R M É D I O D E U M A V A R I Á V E L A L E A T Ó R I A 135 1. Considere uma urna contendo três bolas vermelhas e cinco pretas. Retire três bolas, sem reposição, e defina a v.a. X igual ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CE003 - ESTATÍSTICA II Segunda lista de Exercícios - Variáveis Aleatórias Professora Fernanda 1. Uma máquina caça níquel de cassino possui três roletas. Na primeira e segunda

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 1 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Historicamente sabe-se que 10% dos artigos de uma firma são de segunda qualidade. Um inspetor de controle

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico

Lista de Exercícios 1 Probabilidades Escola Politécnica, Ciclo Básico Lista de Exercícios 1 Probabilidades 0303200 Escola Politécnica, Ciclo Básico 1 o semestre 2017 1) Historicamente sabe-se que 10% dos artigos de uma firma são de segunda qualidade. Um inspetor de controle

Leia mais

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 3 - Parte 1: Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Lançam-se 3 moedas. Seja X o número de ocorrências da face cara. O espaço amostral do experimento é: W = {(c,c,c),(c,c,r),(c,r,c),(c,r,r),(r,c,c),(r,c,r),(r,r,c),(r,r,r)}

Leia mais

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística

3 a Lista de PE. Universidade de Brasília Departamento de Estatística Universidade de Brasília Departamento de Estatística 3 a Lista de PE 1. Duas bolas são escolhidas aleatoriamente de uma urna contendo 8 bolas brancas, 4 pretas, e duas bolas laranjas. Suponha que um jogador

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Distribuições Discretas de Probabilidade Prof. Narciso Gonçalves da Silva www.pessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Introdução Distribuições Discretas de Probabilidade Muitas variáveis

Leia mais

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ).

F (x) = P (X x) = Σ xi xp(x i ) E(X) = x i p(x i ). Variável Aleatória Uma variável aleatória é uma variável numérica, cujo valor medido pode variar de uma réplica para outra do experimento. Exemplos: (i) Variáveis aleatórias contínuas: corrente elétrica,

Leia mais

Variáveis aleatórias. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ivan Bezerra Allaman

Variáveis aleatórias. Universidade Estadual de Santa Cruz. Ivan Bezerra Allaman Variáveis aleatórias Universidade Estadual de Santa Cruz Ivan Bezerra Allaman DEFINIÇÃO É uma função que associa cada evento do espaço amostral a um número real. 3/37 Aplicação 1. Seja E um experimento

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística stica Prof. Dr. Narciso Gonçalves da Silva http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ngsilva Inferência Estatística stica e Distribuições Amostrais Inferência Estatística stica O objetivo

Leia mais

Cálculo das Probabilidades e Estatística I

Cálculo das Probabilidades e Estatística I Cálculo das Probabilidades e Estatística I Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Variáveis Aleatórias Ao descrever um espaço

Leia mais

Prof. Lorí Viali, Dr.

Prof. Lorí Viali, Dr. Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ s KKK CKK KKC KCK CCK CKC KCC CCC S X 0 1 2 3 R x X(s) X(S) Uma função X que associa a cada elemento de S (s S) um número real

Leia mais

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato

Probabilidade em espaços discretos. Prof.: Joni Fusinato Probabilidade em espaços discretos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Probabilidade em espaços discretos Definições de Probabilidade Experimento Espaço Amostral Evento Probabilidade

Leia mais

1 Noções de Probabilidade

1 Noções de Probabilidade Noções de Probabilidade Já vimos que para se obter informações sobre alguma característica da população, podemos utilizar uma amostra. Estudaremos agora a probabilidade, que é uma ferramenta usada e necessária

Leia mais

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal

Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos. Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Modelos Probabilísticos Teóricos Discretos e Contínuos Bernoulli, Binomial, Poisson, Uniforme, Exponencial, Normal Distribuição de Probabilidades A distribuição de probabilidades de uma variável aleatória:

Leia mais

Disciplina de Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE PROBABILIDADES

Disciplina de Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE PROBABILIDADES Disciplina de Estatística Prof. Msc Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini LISTA DE PROBABILIDADES 1) Determine a probabilidade de cada evento: a) Um nº par aparece no lançamento de um dado; b) Uma figura

Leia mais

1. (Meyer,2000) Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos

1. (Meyer,2000) Suponha que o conjunto fundamental seja formado pelos inteiros positivos Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Disciplina: LCE0211-Estatística Geral Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara 4 a lista de exercícios 1. (Meyer,2000) Suponha que

Leia mais

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais.

Lista de exercícios de Matemática Eventos, espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional. Exercícios gerais. p: João Alvaro w: www.matemaniacos.com.br e: joao.baptista@iff.edu.br. No lançamento de dois dados, D e D 2, tem-se o seguinte espaço amostral, dado em forma de tabela de dupla entrada. Lista de exercícios

Leia mais

Lista 2: Probabilidade Condicional

Lista 2: Probabilidade Condicional Probabilidade Lista 2: Probabilidade Condicional 1) Em uma competição de aeromodelismo, vence o participante que conseguir pousar mais vezes seu aeroplano na área especificada. Esta área consiste em um

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO Área Científica Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente º Semestre º Ficha n.º: Probabilidades e Variáveis Aleatórias. Lançam-se ao acaso moedas. a) Escreva o espaço de resultados

Leia mais

Variável Aleatória. O conjunto de valores. Tipos de variáveis. Uma função X que associa a cada

Variável Aleatória. O conjunto de valores. Tipos de variáveis. Uma função X que associa a cada Variável Aleatória Uma função X que associa a cada Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.mat.ufrgs.br/~viali/ elemento de S (s S) um número real x X(s) é denominada variável aleatória. O

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de maio de 2018 Londrina

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de maio de 2018 Londrina Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha email: lscunha@uel.br http://www.uel.br/pessoal/lscunha/ 21 de maio de 2018 Londrina 1 / 14 Variável aleatória Introdução Definição Uma função que associa um número real

Leia mais

Processos Estocásticos. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Luiz Affonso Guedes. Como devemos descrever um experimento aleatório?

Processos Estocásticos. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Luiz Affonso Guedes. Como devemos descrever um experimento aleatório? Processos Estocásticos Luiz Affonso Guedes Sumário Probabilidade Funções de Uma Variável Aleatória Funções de Várias Momentos e Estatística Condicional Teorema do Limite Central Processos Estocásticos

Leia mais

Revisão de Probabilidade

Revisão de Probabilidade 05 Mat074 Estatística Computacional Revisão de Probabilidade Prof. Lorí Viali, Dr. viali@mat.ufrgs.br http://www.ufrgs.br/~viali/ Determinístico Sistema Real Causas Efeito Probabilístico X Causas Efeito

Leia mais

EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 4: Variáveis Aleatórias Unidimensionais

EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 4: Variáveis Aleatórias Unidimensionais EST029 Cálculo de Probabilidade I Cap. 4: Variáveis Aleatórias Unidimensionais Prof. Clécio da Silva Ferreira Depto Estatística - UFJF Introdução Considere o experimento: Lançamento de uma moeda. Resultados

Leia mais

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes

Processos Estocásticos. Luiz Affonso Guedes Processos Estocásticos Luiz Affonso Guedes Sumário Probabilidade Variáveis Aleatórias Funções de Uma Variável Aleatória Funções de Várias Variáveis Aleatórias Momentos e Estatística Condicional Teorema

Leia mais

Variáveis Aleatórias Discretas

Variáveis Aleatórias Discretas Variáveis Aleatórias Discretas Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução Definição Uma variável aleatória é uma função definida

Leia mais

ELEMENTOS DE PROBABILIDADE. Prof. Paulo Rafael Bösing 25/11/2015

ELEMENTOS DE PROBABILIDADE. Prof. Paulo Rafael Bösing 25/11/2015 ELEMENTOS DE PROBABILIDADE Prof. Paulo Rafael Bösing 25/11/2015 ELEMENTOS DE PROBABILIDADE Def.: Um experimento é dito aleatório quando o seu resultado não for previsível antes de sua realização, ou seja,

Leia mais

PARTE 2. Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini

PARTE 2. Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini PARTE 2 Profª. Drª. Alessandra de Ávila Montini Conteúdo Introdução a Probabilidade Conceito de Experimento Conceito de Espaço Amostral Conceito de Variável Aleatória Principais Distribuições de Probabilidade

Leia mais

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal.

Estatística. Probabilidade. Conteúdo. Objetivos. Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Estatística Probabilidade Profa. Ivonete Melo de Carvalho Conteúdo Definições. Probabilidade: regras e aplicações. Distribuição Discreta e Distribuição Normal. Objetivos Utilizar a probabilidade como estimador

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE

QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE QUESTÕES DE CONCURSOS PÚBLICOS ENVOLVENDO PROBABILIDADE 1) Uma moeda não tendenciosa é lançada quatro vezes. A probabilidade de que sejam obtidas duas caras e duas coroas é: (A) 3/8 (B) ½ (C) 5/8 (D) 2/3

Leia mais

As restrições acima, sobre, são equivalentes a e. Combinandoas, poderemos escrever.

As restrições acima, sobre, são equivalentes a e. Combinandoas, poderemos escrever. Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L. Meyer Capitulo 4 Variáveis Aleatórias Unidimensionais. Exemplo 4.9. Ao operar determinada máquina, existe alguma probabilidade de que o operador

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades 08/06/07 Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica Universidade Federal do Pará Instituto

Leia mais

Processos Estocásticos. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Luiz Affonso Guedes

Processos Estocásticos. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Variáveis Aleatórias. Luiz Affonso Guedes Processos Estocásticos Luiz Affonso Guedes Sumário Probabilidade Funções de Uma Variável Aleatória Funções de Várias Momentos e Estatística Condicional Teorema do Limite Central Processos Estocásticos

Leia mais

CAPÍTULO 5: VARIÁVEIS ALEATÓRIAS BIDIMENSIONAIS Todas as coisas aparecem e desaparecem por causa da concorrência de causas e condições. Nada nunca existe inteiramente só, tudo está em relação com todo

Leia mais

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo

Testes de Hipóteses. Ricardo Ehlers Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Testes de Hipóteses Ricardo Ehlers ehlers@icmc.usp.br Departamento de Matemática Aplicada e Estatística Universidade de São Paulo Introdução e notação Em geral, intervalos de confiança são a forma mais

Leia mais

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas.

Confiabilidade de sistemas. Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Confiabilidade de sistemas Uma importante aplicação de probabilidade nas engenharias é no estudo da confiabilidade de sistemas. Uma definição pratica de confiabilidade corresponde à probabilidade de um

Leia mais

Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014)

Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014) Departamento de Estatística UFSCar Probabilidade e Estatística Lista de Exercícios 2 Prof. José Carlos Fogo (11/09/2014) 1) Seja X v.a. representando o número de usuários de um microcomputador no período

Leia mais

Teoria das Probabilidades

Teoria das Probabilidades Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Estatística Aplicada I Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 08:8 ESTATÍSTICA APLICADA I - Teoria das

Leia mais

PROBABILIDADE. Luciana Santos da Silva Martino. PROFMAT - Colégio Pedro II. 01 de julho de 2017

PROBABILIDADE. Luciana Santos da Silva Martino. PROFMAT - Colégio Pedro II. 01 de julho de 2017 Sumário PROBABILIDADE Luciana Santos da Silva Martino PROFMAT - Colégio Pedro II 01 de julho de 2017 Sumário 1 Conceitos Básicos 2 Probabildade Condicional 3 Espaço Amostral Infinito Outline 1 Conceitos

Leia mais

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO

PROBABILIDADES PROBABILIDADE DE UM EVENTO EM UM ESPAÇO AMOSTRAL FINITO PROBABILIDADES Probabilidade é um conceito filosófico e matemático que permite a quantificação da incerteza, permitindo que ela seja aferida, analisada e usada para a realização de previsões ou para a

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00189 Probabilidade I Lista de exercícios - Capítulo 1 Profa. Ana Maria Lima de Farias SEÇÃO 1.1 Experimento aleatório, espaço amostral e evento 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 5 Probabilidade: Distribuições de Discretas Parte 1 Leitura obrigatória: Devore, 3.1, 3.2 e 3.3 Chap 5-1 Objetivos Nesta parte, vamos aprender: Como representar a distribuição

Leia mais

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2018/2

Estatística (MAD231) Turma: IGA. Período: 2018/2 Estatística (MAD231) Turma: IGA Período: 2018/2 Aula #03 de Probabilidade: 19/10/2018 1 Variáveis Aleatórias Considere um experimento cujo espaço amostral é Ω. Ω contém todos os resultados possíveis: e

Leia mais

1073/B - Introdução à Estatística Econômica

1073/B - Introdução à Estatística Econômica Lista de exercicios 2 Prof. Marcus Guimaraes 1073/B - Introdução à Estatística Econômica Ciências Econômicas 1) Suponha um espaço amostral S constituido de 4 elementos: S={a 1,a2,a3,a4}. Qual das funções

Leia mais

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PARTE I

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PARTE I PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES PARTE I Bruno Baierle Maurício Furigo Prof.ª Sheila Regina Oro (orientadora) Edital 06/2013 - Produção de Recursos Educacionais Digitais Variável

Leia mais

Introdução à Estatística

Introdução à Estatística Introdução à Estatística Prof a. Juliana Freitas Pires Departamento de Estatística Universidade Federal da Paraíba - UFPB juliana@de.ufpb.br Introdução a Probabilidade Existem dois tipos de experimentos:

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO NORMAL DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO NORMAL

DISTRIBUIÇÃO NORMAL DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO NORMAL ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências DISTRIBUIÇÃO NORMAL Definição:

Leia mais

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias

Exercícios de Probabilidade - Lista 1. Profa. Ana Maria Farias Exercícios de Probabilidade - Lista 1 Profa. Ana Maria Farias 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral e os eventos A = faces iguais ; B = cara na primeira moeda ; C = coroa na segunda e terceira

Leia mais

1 a Lista de Exercícios Estatística p/ Administração II Profª Ana Cláudia

1 a Lista de Exercícios Estatística p/ Administração II Profª Ana Cláudia 1 a Lista de Exercícios Estatística p/ Administração II Profª Ana Cláudia Questões teóricas: a) Explique porque a probabilidade é um nº entre 0 e 1 b) Qual a diferença entre uma v.a. continua e uma v.a.

Leia mais

Estatística. Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto

Estatística. Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas. Professor Fernando Porto Estatística Capítulo 4: Distribuições Teóricas de Probabilidades de Variáveis Aleatórias Discretas Professor Fernando Porto Capítulo 4 Baseado no Capítulo 4 do livro texto, Distribuições Teóricas de Probabilidades

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1 VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 1 Variável Aleatória Uma função X que associa a cada elemento w do espaço amostral W um valor x R é denominada uma variável aleatória. Experimento: jogar 1 dado duas vezes e observar

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 19 de Maio de 2011 Introdução Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais

Variável Aleatória Contínua. Tiago Viana Flor de Santana

Variável Aleatória Contínua. Tiago Viana Flor de Santana ESTATÍSTICA BÁSICA Variável Aleatória Contínua Tiago Viana Flor de Santana www.uel.br/pessoal/tiagodesantana/ tiagodesantana@uel.br sala 07 Curso: MATEMÁTICA Universidade Estadual de Londrina UEL Departamento

Leia mais

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2

2. Nas Figuras 1a a 1d, assinale a área correspondente ao evento indicado na legenda. Figura 1: Exercício 2 GET00116 Fundamentos de Estatística Aplicada Lista de exercícios Probabilidade Profa. Ana Maria Lima de Farias Capítulo 1 Probabilidade: Conceitos Básicos 1. Lançam-se três moedas. Enumere o espaço amostral

Leia mais

Variável aleatória. O resultado de um experimento aleatório é designado variável aleatória (X)

Variável aleatória. O resultado de um experimento aleatório é designado variável aleatória (X) Variável aleatória O resultado de um experimento aleatório é designado variável aleatória (X) Função densidade de probabilidade A função densidade de probabilidade associa cada possível valor da variável

Leia mais

Professora Ana Hermínia Andrade. Período

Professora Ana Hermínia Andrade. Período Distribuições de probabilidade Professora Ana Hermínia Andrade Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Departamento de Economia e Análise Período 2016.2 Modelos de distribuição Para

Leia mais

Estatística: Probabilidade e Distribuições

Estatística: Probabilidade e Distribuições Estatística: Probabilidade e Distribuições Disciplina de Estatística 2012/2 Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Profª. Ms. Valéria Espíndola Lessa 1 Aula de Hoje 23/11/2012 Estudo da Probabilidade Distribuição

Leia mais

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros

Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros Distribuições Amostrais e Estimação Pontual de Parâmetros - parte I 2012/02 1 Introdução 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Entender estimação de parâmetros de uma distribuição

Leia mais

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA

PROBABILIDADE. Numero de Resultados Desejado Numero de Resultados Possiveis EXERCÍCIOS DE AULA PROBABILIDADE São duas as questões pertinentes na resolução de um problema envolvendo probabilidades. Primeiro, é preciso quantificar o conjunto de todos os resultados possíveis, que será chamado de espaço

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS DISTRIBUIÇÕES CONJUNTAS ROTEIRO DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA ROTEIRO DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE CONJUNTAS 1. Distribuições conjuntas 2. Independência 3. Confiabilidade 4. Combinações lineares de variáveis aleatórias 5. Referências DISTRIBUIÇÃO CONJUNTA Em muitos

Leia mais

Noções sobre Probabilidade

Noções sobre Probabilidade Noções sobre Probabilidade Introdução Vimos anteriormente como apresentar dados em tabelas e gráficos, e também como calcular medidas que descrevem características específicas destes dados. Mas além de

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Disciplina Estatística Aplicada Curso Engenharia Mec. Gest. Industrial 4º Semestre 2º Folha Nº2: Probabilidades 1. Na inspecção final a uma componente electrónica esta é classificada

Leia mais

6ª Lista de Probabilidade I Professor: Spencer

6ª Lista de Probabilidade I Professor: Spencer 6ª Lista de Probabilidade I Professor: Spencer 1) Em um determinado processo de fabricação, 10% das peças são consideradas defeituosas. As peças são acondicionadas em caixas com 5 unidades cada uma, Pergunta-se:

Leia mais

Teoria da Probabilidade

Teoria da Probabilidade Teoria da Probabilidade Luis Henrique Assumpção Lolis 14 de fevereiro de 2014 Luis Henrique Assumpção Lolis Teoria da Probabilidade 1 Conteúdo 1 O Experimento Aleatório 2 Espaço de amostras 3 Álgebra dos

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE

CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE CAPÍTULO 3 PROBABILIDADE 1. Conceitos 1.1 Experimento determinístico Um experimento se diz determinístico quando repetido em mesmas condições conduz a resultados idênticos. Exemplo 1: De uma urna que contém

Leia mais

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5:

Principais distribuições discretas Distribuição de Bernoulli sucesso fracasso X = 1, se sucesso X = 0, se fracasso P(X) TOTAL 1 Exemplo 5: Principais distribuições discretas Na prática, sempre se procura associar um fenômeno aleatório a ser estudado, a uma forma já conhecida de distribuição de probabilidade (distribuição teórica) e, a partir

Leia mais

MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 5: Resumo de Probabilidade

MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 5: Resumo de Probabilidade MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 5: Resumo de Probabilidade Edson de Faria Departamento de Matemática IME-USP 26 de Agosto, 2013 Probabilidade: uma Introdução / Aula 5 1 Variáveis aleatórias Definição

Leia mais

Alguns símbolos:, para todos;, existe e não existe;, final da prova;, se, e somente se;, implica;, tal que; portanto e pois., leia união.

Alguns símbolos:, para todos;, existe e não existe;, final da prova;, se, e somente se;, implica;, tal que; portanto e pois., leia união. Livro: Probabilidade - Aplicações à Estatística Paul L Meyer Capitulo 1 Introdução à Probabilidade 11 Modelos Matemáticos 12 Introdução aos Conjuntos Alguns símbolos: para todos; existe e não existe; final

Leia mais

SUMÁRIOS DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTINUAS

SUMÁRIOS DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTINUAS 4 SUMÁRIOS DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS CONTINUAS Em muitos problemas de probabilidade que requerem o uso de variáveis aleatórias, uma completa especificação da função de densidade de probabilidade ou não está

Leia mais

Probabilidade e Modelos Probabilísticos

Probabilidade e Modelos Probabilísticos Probabilidade e Modelos Probabilísticos 1ª Parte: Conceitos básicos, variáveis aleatórias, modelos probabilísticos para variáveis aleatórias discretas, modelo binomial, modelo de Poisson 1 Probabilidade

Leia mais

PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P1

PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 PROBABILIDADE RESUMO E EXERCÍCIOS* P1 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções grátis em Conceitos e Fundamentos Estudamos probabilidade

Leia mais

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS

PROBABILIDADE PROPRIEDADES E AXIOMAS PROBABILIDADE ESPAÇO AMOSTRAL É o conjunto de todos os possíveis resultados de um experimento aleatório. A este conjunto de elementos denominamos de espaço amostral ou conjunto universo, simbolizado por

Leia mais

ESTATÍSTICA. Prof. Ari Antonio, Me. Ciências Econômicas. Unemat Sinop 2012

ESTATÍSTICA. Prof. Ari Antonio, Me. Ciências Econômicas. Unemat Sinop 2012 ESTTÍSTIC rof. ri ntonio, Me Ciências Econômicas Unemat Sinop 2012 1. robabilidades Diz respeito a experiências aleatórias: - Lançamento de uma moeda - Lançamento de um par de dados - Retirada de uma carta

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística

Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal de Goiás Instituto de Matemática e Estatística Prova de Probabilidade Prof.: Fabiano F. T. dos Santos Goiânia, 31 de outubro de 014 Aluno: Nota: Descreva seu raciocínio e desenvolva

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato

Prof.: Joni Fusinato Introdução a Teoria da Probabilidade Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com Teoria da Probabilidade Consiste em utilizar a intuição humana para estudar os fenômenos do nosso

Leia mais

Sumário. 2 Índice Remissivo 12

Sumário. 2 Índice Remissivo 12 i Sumário 1 Definições Básicas 1 1.1 Fundamentos de Probabilidade............................. 1 1.2 Noções de Probabilidade................................ 3 1.3 Espaços Amostrais Finitos...............................

Leia mais

Estatística Descritiva e Exploratória

Estatística Descritiva e Exploratória Gledson Luiz Picharski e Wanderson Rodrigo Rocha 9 de Maio de 2008 Estatística Descritiva e exploratória 1 Váriaveis Aleatórias Discretas 2 Variáveis bidimensionais 3 Váriaveis Aleatórias Continuas Introdução

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento Matemática Probabilidades e Estatística Curso Engenharia do Ambiente 2º Semestre 1º Ficha n.º1: Probabilidades e Variáveis Aleatórias 1. Lançam- ao acaso 2 moedas. a) Escreva o espaço de resultados

Leia mais