Palavras-chave: Televisão digital, Telejornalismo, Internet. Introdução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: Televisão digital, Telejornalismo, Internet. Introdução"

Transcrição

1 1 Convergência Midiática: A TV e os telejornais se encontram na internet Antonio C. Brasil 1 antonibrasil@yahoo.com.br Professor do Departamento de Jornalismo - UFSC Resumo: A convergência midiática completa já permite a inclusão do meio televisivo e seu segmento noticioso, o telejornalismo na Internet. Este trabalho analisa e discute os modelos e alternativas para esse processo de convergência da televisão e dos telejornais para os meios digitais. O autor procura fazer um breve relato da história dessa experiência que tenta inovar ojornalismo e o ensino de jornalismo multimídia. Espera-se que este trabalho possa contribuir para criar outras experiências no gênero. Afinal, a TV na internet pode oferecer uma oportunidade para desenvolver um telejornalismo mais crítico, inventivo e mais contextualizado, marcado pela diversidade.a nossa hipótese é que o acesso às novas tecnologias e experiências laboratoriais como a TV UERJ online, a primeira TV universitária brasileira na Internet, também oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas linguagens multimidiáticas, cria novas formas de recepção participativa e aprimora o ensino de Telejornalismo no Brasil. Palavras-chave: Televisão digital, Telejornalismo, Internet. Introdução Television on the Internet is not just television anymore John Pavlik Eventually, Television will fit on the Internet which doesn t necessarily mean it will end up there Bruce Owen Apesar de ainda serem meios hegemônicos, tanto a televisão como o seu segmento noticioso, o telejornalismo, enfrentam uma de suas maiores crises 2. Após mais de 50 anos de grandes realizações, o velho modelo de produção televisivo apresenta sinais evidentes de desgaste, se tornou repetitivo, pouco criativo e enfrenta a competição crescente das novas tecnologias. Em tempos de revolução digital, a audiência do meio e, principalmente, dos telejornais, envelhece, está cada vez mais reduzida, insatisfeita e busca alternativas. Pesquisas recentes divulgadas nos EUA indicam a migração do publico televisivo para a Internet e o desinteresse do publico pelo jornalismo. Os meios tradicionais têm sentido o impacto de duas distintas e poderosas tendências. O jornalismo na Internet atrai segmentos significativos do publico. 1 Jornalista, professor de jornalismo da UFSC e crítico de televisão e novas mídias. Foi Professor Visitante na Rutgers, The State University of New Jersey, EUA, fez mestrado em Antropologia Social pela London School of Economics, doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ, pós-doutorado em Novas Tecnologias na Rutgers University e em Antropologia Social no PPGAS do Museu Nacional da UFRJ. Trabalhou no escritório da TV Globo em Londres e foi correspondente na América Latina para as agências internacionais de notícias para TV, UPITN e WTN. Autor de diversos livros, a destacar "Telejornalismo, Internet e Guerrilha Tecnológica", A Revolução das Imagens e Antimanual de Jornalismo. 2 HARGREAVES (2003), p.78

2 2 Enquanto a televisão ainda é o meio dominante em termos de tempo despedido pelos espectadores com uma media diária de minutos, o computador desponta como o segundo mais importante meio comunicacional com cerca de 120 minutos diários. Segundo Umberto Eco, A televisão atual, não tem mais do que dez anos de vida. Ela se converterá em um simples meio de seleção de informação e que por isso, deve aumentar consideravelmente a responsabilidade do usuário, do espectador que precisará de novas técnicas para selecionar os conteúdos oferecidos pelos novos meios. 3 O pesquisador espanhol, Javier Perez de Silva também confirma essa tendência em seu livro, La television ha muerto La nueva produccion audiovisual en la era de Internet. Ele alerta sobre o futuro: Las cadenas de tv: renovarse o morir. Estamos diante de novas formas de assistir e fazer uma televisão digital. Segundo Silva, La TV del futuro no estará centrada en la imagen, sino que sera um soporte hipermedia, centrada em el concepto de portal de televisión. 4 Para o autor, a palavra chave para essa nova televisão é elegância. Sem duvida, uma bela palavra. Porem o seu verdadeiro significado tem sido prostituído através dos tempos. Elegância provem do verbo eleger. Ou seja, elegante é alguém que escolhe bem, principio essencial para uma audiência menos preguiçosa e mais participativa. Mas todas as mudanças enfrentam resistências. Temer o futuro e se contrapor as mudanças são uma tendência histórica. Principalmente em um meio tão conservador como a TV ou o telejornalismo. John Pavlik renomado pesquisador de novas tecnologias da Rutgers University nos alerta sobre a resistência a qualquer tipo de mudança na produção televisiva e nos telejornais: Numa atividade tão conservadora como o telejornalismo essa resistência não é um privilegio de um país como o Brasil. Nos EUA, as propostas de renovação sempre enfrentam criticas pessimistas e enormes obstáculos. Mudar implica riscos. 5 Em relação ao meio televisivo, não conseguimos sequer obter um consenso sobre questões básicas como o próprio conceito de qualidade. Para Machado, Numa sociedade heterogênea e complexa, em que não existe felizmente nenhum consenso sobre a natureza do meio, sobre seu papel na sociedade e sobre o modo como 3 Eco apud Silva, J. (2000), p Ibid, p Pavlik, (2005) p. 3.

3 news. 7 Pesquisas e transgressões 3 devem interagir produtores e receptores, uma televisão de qualidade deve ser capaz de equacionar uma variedade muito grande de valores e oferecer propostas que sintetizem o maior número possível de qualidades. 6 Apesar das discordâncias e da falta de consenso, ainda vemos o mundo pela TV. Para Vizeu, Os noticiários televisivos ao apresentarem as noticias diariamente de uma forma sistematizada e hierarquizada constituem-se em um referente importante na construção desse mundo do cotidiano *. Estudos recentes conduzidos pela OFCOM, instituição independente britânica que pesquisa e regulamenta as telecomunicações, nos advertem sobre o futuro. a TV e os telejornais enfrentam desafios e ameaças em relação ao futuro e aos hábitos dos seus espectadores mais jovens: TV viewers losing interest in É neste cenário de mudanças e quebras de paradigmas que desenvolvemos nossas pesquisas teóricas e empíricas sobre a migração da TV e dos telejornais desde Já naquela época, resolvemos testar conceitos e novas formas de narrativas comunicacionais ao lançarmos o telejornal e a TV UERJ online, a primeira televisão universitária brasileira na Internet 8. O presente estudo é resultado de quase três anos de pesquisa de pós-doutorado na Rutgers University, EUA sobre o estado da arte da TV e dos telejornais na Internet. 9 Tem com objetivo principal analisar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para a prática e para o ensino de jornalismo. Cometemos a ousadia ou a heresia de tentar investigar o futuro. Para tal, em um estudo multidisciplinar, ao invés de concentrarmos em revisão bibliográfica, privilegiamos as técnicas de pesquisa etnográficas e observacionais participativas próprias ao campo da Antropologia. O objetivo é valorizar a obtenção de dados primários, comprovar teorias, analisar e experimentar novos conteúdos voltados para a implantação de projetos televisivos na Internet. Mas essa pesquisa também é o produto de mais de 30 anos de experiência profissional com o meio televisivo, o telejornalismo e com o universo acadêmico. Nossas propostas estão voltadas para um futuro possível. Alem de discutirmos teorias 6 Machado, 2000, p Ver Nogueira, Leila, Quebrando o espelho: uma analise comparativa do jornalismo nas TVs UOL e UERJ online, FACOM/UFBA, Brasil, A., University IPTV: a new approach to multimedia online journalism and education, research report, AEJMC, 2005.

4 4 criticas, buscamos analisar algumas tendências e desafios para o meio televisivo na era digital. Nossas conclusões são resultados de muitos anos desenvolvendo novas linguagens narrativas e ferramentas de ensino para a prática do telejornalismo. Segundo o Professor John Pavlik, o ensino de jornalismo ainda se baseia em modelos do final do século XIX e a maioria dos currículos das escolas de jornalismo segue as linhas tecnológicas do século XX. O problema é que já estamos no século XXI. A crise no ensino de jornalismo se torna inevitável. 10 TVs na Internet ou WebTVs WebTV significa TV na Internet. Trata-se de uma tecnologia que vem sendo desenvolvida há cerca de 10 anos e visa viabilizar a transmissão de conteúdo televisivo via Internet. Segundo dados recentes, o serviço de WebTVs tem aproximadamente 1,5 milhão de assinantes em diversos países, o que lhe confere uma penetração em torno de 1,5% no universo de usuários de acesso DSL, em banda larga. As estatísticas contabilizam um crescimento de 40% na base de assinantes ao longo dos primeiros seis meses do ano. O mesmo estudo projeta para 2006 um crescimento expressivo da oferta do serviço de WebTVs no mundo. Para efeitos de classificação, os provedores de WebTVs podem ser divididos em seis categorias: Principais redes de TV Estações de TV locais Grandes empresas de produção cinematográfica Conglomerados de mídia Empresas licenciadoras de tecnologia para vídeo na Internet Produtores independentes de vídeo e animação 11 Nesse cenário, observamos o crescimento da convergência da TV com a Internet e o surgimento de diversos tipos de plataformas e interfaces, com finalidades que vão desde o entretenimento até a comunicação e informação. A maior vantagem está relacionada com a independência espaço-temporal que estas soluções permitirão. A capacidade de interatividade pela junção da Internet à Televisão pressupõe que o utilizador terá interesse em interagir com o meio e um maior 10 Pavlik (2001), p Ibid. p.87.

5 5 grau de liberdade. [...] Outra vantagem está relacionada com a facilidade e democratização que a utilização da Internet pode trazer a participação publica. 12 A migração da TV e dos telejornais para a Internet se assemelha a própria implantação da TV no Brasil. No caso especifico da televisão, o meio mais abrangente e popular a convergência digital fez surgir formas alternativas de transmissão de notícias. Neste sentido a pesquisa destaca e revisa as primeiras experiências de telejornalismo na Internet. Os primeiros a ingressar no novo mercado no Brasil foram os provedores Terra e UOL. Na área acadêmica esse tipo de produção também ganhou destaque, com os telejornais produzidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 13 Nestes projetos experimentais, a grande inovação não é de caráter formal. Em um primeiro momento de implantação das televisões na Internet, o acesso à linguagem convencional do telejornalismo simplesmente deixa de ser um privilegio restrito a alguns segmentos da sociedade. O objetivo principal é ter acesso a prática dos telejornais para num segundo momento das pesquisas, experimentar novas linguagens narrativas com a recepção e avaliação por parte do publico externo. Quando disponibilizada em um novo meio como a Internet ou mesmo em um ultrapassado sistema de circuito-fechado de uma universidade ou condomínio, a linguagem do telejornalismo torna-se uma arma informacional poderosa. Possibilita a captação e transmissão de eventos até então considerados inapropriados para os meios de comunicação massivos tradicionais como a televisão. Para a educação, os sistemas de IPTV oferecem oportunidades inusitadas. Segundo pesquisas recentes na área educacional divulgadas por Noam: A Internet é o parceiro natural e ideal para os serviços comunicacionais públicos voltados para a educação.. 14 As novas características do sistema de Web TVs também aumentam o público potencial de acesso à Internet e, conseqüentemente, o mercado potencial de educação a distância via internet pela TV Digital. Boa parte da população que sofre de "exclusão digital" pode passar a usufruir dos serviços que a rede propicia, incluindo educação a distância, com uso desta tecnologia. 12 FERRAZ e BRANCO (1999) p MELLO (2002), p NOAM (2004), p.68.

6 6 Para Nilson Lage, idealizador de projeto pioneiro no setor, um dos principais problemas para o acesso de boa parte da população a recursos de ensino distancia (EAD) é a dificuldade de acesso ao canal de comunicação, que implica em ter um equipamento de uso bastante restrito se comparado ao uso que fazemos de uma TV. Com a ampliação prevista, ad infinitum, do numero de canais de áudio e vídeo (via cabo, TV digital, Internet de banda larga ou Internet 2), surge a possibilidade de ampla utilização de som e imagem em educação seriada ou permanente, difusão cultural, promoção comunitária etc.. 15 Hoje, já podemos fazer uso das WebTVs em intranets (redes digitais de comunicação interna), dentro de escolas e corporações. Aparelhos baratos de IPTV transformam as televisões instaladas em escolas em verdadeiras janelas para o conteúdo da intranet, em sala de aula e a baixo custo. A partir do aparelho de IPTV conectado à televisão, o professor acessa bibliotecas de áudio, vídeo, animação e até textos (apesar da baixa resolução de vídeo da televisão), substituindo de forma produtiva e à baixo custo os aparelhos de vídeo-cassete para uso educacional. O futuro da TV na Internet Para Pavlik, TV na Internet não é somente mais uma forma de televisão. A Internet não é somente mais uma forma de transmistir a programação televisiva; ela começa a mudar fundamentalmente tudo que conhecemos como televisão. 16 Paternostro alerta que a TV digital com imagens em alta definição, HDTV vai estabelecer novas formas de se produzir televisão no Brasil: Trabalham em televisão, tanto no conteúdo quanto nos formatos da programação. Os técnicos e pesquisadores já afirmam que a linguagem da televisão terá que ser totalmente reformulada. [...] Será um filosofia, uma concepção do fazer televisão completamente diferente da que se tem hoje em dia. [...] E sem contar que, quando a HDTV estiver linkada a Internet, tudo pode acontecer. 17 Nos últimos anos, mais de 70 instituições de pesquisa colaboram no processo de implantação do sistema de TV digital no Brasil desenvolvendo recursos técnicos especializados. No entanto, somente alguns centros de estudo trabalham com o conteúdo dessa nova TV digital. Poucas instituições acadêmicas ou profissionais se 15 LAGE, (2002), p PAVLIK, (2005), p PATERNOSTRO, (1999), p.53 e 54.

7 dedicam a pesquisar, experimentar e indicar novos caminhos para o telejornalismo na era digital. Mas por que a TV como conhecemos hoje, deveria migrar do seu atual modelo e ambiente difusor aberto (broadcast) para um novo meio ainda mais segmentado do que as TVs a cabo, por exemplo? Por que a TV deveria migrar para a Internet? Primeira razão deveria ser a redução de custos. Outra razão seria a conquista de novos públicos de telespectadores ou Internautas. Mas a Neusa Amaral, em sua tese de doutorado Televisão e Telejornalismo Do analógico ao Virtual esclarece de forma clara e definitiva: Poderíamos, sem deslumbramentos, dizer que estamos sim presenciando o surgimento de uma nova mídia visual hipermidiática, convergente, simbiótica, diferente que irá conviver com as mídias eletrônicas convencionais como o rádio, o cinema e a televisão convivem hoje. Mais adiante ela conclui: A linguagem ainda está em formatação, mas já se sabe que não é TV na Internet, nem jornal com imagens em movimento. É algo novo, que ainda não tem uma formula certa e única. Telejornais na Internet Em relação ao jornalismo, o crítico de TV, Gabriel Priolli diz que o telejornalismo na Internet se caracteriza pela linguagem própria, pela recepção mais ativa, alem da interatividade total e da agilidade. Priolli avalia que há uma mudança de concepção, o telejornal de TV e apenas um telejornal. Na Web você conta com a Internet, pode se aproveitar todos os recursos, adaptar o produto, além de uma série de suportes. As pessoas estão buscando informações profissionalmente e não por entretenimento. O telejornal na Internet tem a possibilidade de ser mais completo porque disponibiliza além de áudio e vídeo, ferramentas de texto, discussões através de chats, salas de batepapo. 18 Algumas características experimentais: 7 Incorporação de uma nova forma de pensamento visual que privilegia a narrativa experimental multimídia com algumas das seguintes técnicas: Convergência de mídias em linguagem audiovisual Transmissões ao vivo via Internet (live webcasting) para treinamento de estudantes e jornalistas. Entrevistas e entradas ao vivo em telejornais. 18 PRIOLLI, (2002), p. 23.

8 8 Desenvolvimento de linguagens experimentais para o jornalismo de TV. Aplicação de princípios de realidade virtual e jogos de simulação para jornalismo. Videojornalismo. Produção de matérias jornalísticas em regime de multitarefas. Implantação de bases de dados digitais com arquivos de imagens em movimento e acesso pela Internet. Desenvolvimento de novas formas de jornalismo participativo e interativo. ICQ (Instant Communication Query), Chats (forums), Blogs, Videoblogs. Produção de matérias para TV que incluam storyboards (transcrições textuais das matérias para televisão referenciadas por imagens estáticas na forma de videoframes ou quadros de vídeo. Jornalismo internacional treinamento específico para formação de correspondentes estrangeiros com a utilização dos recursos de pesquisa da rede. Pesquisas de publico em tempo real, ao vivo sobre temas apresentados nos telejornais na Internet. Experimentação e desenvolvimento de novas formas de documentários específicos para o jornalismo de TV na Internet (IPTV). Uma nova geração de audiência e de jornalistas Em sua fase mais recente, as novas tecnologias criam um ambiente de integração de conhecimentos tecnológicos e procedimentos jornalísticos. O uso intensivo da Internet como meio de comunicação, apuração, transferência de informações e, no futuro, certamente, trafego de arquivos de imagens em movimento, imediatamente e em larga escala. Para Lage, enquanto educadores, enfrentamos um grande desafio em relação a implantação de novas tecnologias para o ensino de jornalismo: a tecnologia exigirá ainda mais dos envolvidos em projetos de pequena dimensão... A formação de novos currículos, menos abstratos e mais focados na realidade social e na maneira como as mensagens mediadas por mídia de tecnologia avançada se inserem nesse contexto. Subsidiariamente, será necessário contato íntimo com computadores e programas, coisa que já vem sendo exigida no provimento de informação em bancos de dados e portais da Internet LAGE (2002), p. 5.

9 9 Hoje, constatamos a necessidade de que os jornalistas tenham competências múltiplas, isto é, que sejam capazes de escrever roteiros, produzir programas, editar, apresentar, reportar. 20 Novos recursos tecnológicos, como o crescimento da potência dos computadores, desenvolvimentos de instrumentos de memória cada vez mais poderosos e com custos cada vez menores, digitalização de imagens e compressão algorítmica de conteúdos para transferência via redes digitais, tornam a TV e os telejornais na Internet uma realidade economicamente e tecnologicamente viável. Nesse momento, surge um ambiente informacional totalmente novo interligado em redes mundiais que, no entanto, ainda falam muitas línguas, que necessitam narrativas especificas e tradução eficiente que exigem mais pesquisas empíricas e inovações. Telejornalismo e Inovação Segundo a Profa. Sonia Dalcomuni (apud TOURINHO, C. 2009): Invenção é o desenvolvimento de uma solução cientifica ou não para resolver um problema específico. Inovação, por outro lado, é a primeira aplicação econômica, comercial ou acadêmica desta invenção. Difusão é a generalização do uso das inovações. Interage com outras tecnologias, serviços, linguagens ou produtos. Inovação tem que ser sancionada ou viabilizada pelas instituições e pela cultura de determinada época. É preciso alcançar uma sintonia entre a oferta, a demanda, o custeio e o momento histórico para que o fato gerador, seja ele tecnológico, operacional, econômico ou comunicacional, torne-se realmente uma inovação. Uma inovação quebra paradigmas. O lançamento de algo novo rompe modelos mentais, aborda pontos diferentes... Modelos melhores são criados a partir da crítica ao modelo anterior. Podese dizer, então, que inovação é uma aposta no desejo da sociedade de ter suas necessidades humanas atendidas em melhores condições. Em relação à televisão e seu segmento telejornalístico podemos confirmar a aplicação de inovações como as WebTVs não só na produção de telejornais ou na educação à distância, mas inclusive no em área diversas e inusitadas da sociedade. Em artigo recente publicado no Portal Imprensa com o titulo Empresas usam canais de TV próprios para ampliar comunicação e fazer jornalismo são descritas novas aplicações 20 Idem

10 10 de TVs na Internet: Além da empresas, clubes de futebol apostaram na ideia. Vários times deram conta de criar seus canais. Entre eles, A TV Corinthians, TV Flamengo, Grêmio TV, Santos TV, a TV Inter e o São Paulo que em breve lança sua TV própria. No mesmo artigo Max Petrucci, diretor da Garage Interactive Marketing, destaca que as televisões digitais representam uma forma barata de desenvolver projetos com conteúdo. "Quando conseguimos unir expertise e ferramentas que possibilitam ações de responsabilidade social, temos o cenário perfeito (ver em O ensino de jornalismo O projeto da TV UERJ Online é uma aposta no poder da inovação e no desejo de melhorar o ensino de jornalismo. Nunca fomos um projeto de divulgação de realizações institucionais, uma televisão universitária sob controle direto de reitorias ou de assessorias de comunicação. Além de oferecer aos estudantes de jornalismo e de Relações Públicas da UERJ a oportunidade de produzir TV e telejornais de verdade, em tempo real, ao vivo via Internet, procurávamos estimular a cobertura independente da nossa própria realidade. Nossos alunos mostraram o cotidiano da UERJ, as principais realizações de diversas administrações. Mas nossas câmeras e microfones também cobriram e divulgaram os incêndios, as greves e até mesmo a invasão da reitoria em 2009 por estudantes insatisfeitos com os caminhos da universidade. Procuramos seguir as orientações de pensadores paradigmáticos brasileiros: "A universidade brasileira não deveria se restringir a pesquisar o passado. Ela tem um compromisso com o presente e um dever de apontar novos caminhos para o futuro." Esta declaração em tom de cobrança por parte do professor Nilson Lage, da UFSC, proferida durante o Fórum de Professores de Jornalismo, realizado em Porto Alegre em 2002 (ver em ainda demanda uma resposta condizente por parte de todos aqueles que ainda acreditam no verdadeiro papel das nossas instituições de ensino superior. O ensino de jornalismo deve ser um ensino teórico, prático e, principalmente, inovador Também creio que o ensino do jornalismo deve estar preparado para lidar com ferramentas que possibilitam a inovação do jornalismo. A universidade deveria ser o espaço para romper velhos e desgastados modelos de prática profissional. A TV UERJ enquanto um laboratório de ensino não rompe com o modelo de ensinar propriamente dito. Continuamos prestigiando a sala de aula e o ensino teórico e histórico do

11 11 jornalismo de TV. Mas o fato é que a TV UERJ procura utilizar as novas tecnologias não apenas para apresentá-las aos futuros jornalistas. Ela faz o bom uso dessas ferramentas, tão importantes no processo educacional. Afinal, não basta saber, é preciso saber fazer. E, se possível, fazer algo novo e melhor. Indicar novos caminhos para o futuro. Com o projeto da TV UERJ online, a primeira televisão universitária brasileira na Internet procurou romper a trilogia imobilidade, passividade, submissão, características tanto da TV convencional quanto do ensino no Brasil. Nossa grande inovação não é simplesmente tecnológica ou comunicacional. Creio que a nossa grande contribuição, a nossa subversão de paradigma é praticar jornalismo competente e independente dentro de uma instituição de ensino superior brasileira. E isso não é uma tarefa fácil. Histórico do projeto Há muitos anos pesquiso e desenvolvo novas metodologias e tecnologias para o ensino de jornalismo. Trabalho com pesquisa aplicada. Procuro soluções para problemas. A crise no jornalismo é grave, mas é ainda mais grave no ensino de jornalismo. Ambos, na forma como os conhecemos, podem estar morrendo. Segundo o Prof. John Pavlik, uma das maiores autoridades no estudo de novas tecnologias, o ensino de jornalismo ainda se baseia em modelos do final do século XIX e a maioria dos currículos das escolas de jornalismo segue as linhas tecnológicas do século XX (PAVLIK,, J. 2001). O problema é que já estamos no século XXI e os alunos de jornalismo percebem essa defasagem. A crise se torna inevitável. Mas o ensino de jornalismo e a própria produção de jornalismo de qualidade têm solução. Seja em universidade pública ou privada, em jornal impresso, no rádio, na televisão ou na internet, tanto faz. Nunca deixei de acreditar no poder de uma sociedade bem informada com múltiplas fontes de notícias. Algumas melhores ou mais confiáveis, dependendo sempre do interesse e da escolha de cada um. O problema é que o ensino de jornalismo costuma estar centrado em premissas equivocadas. Ao invés de insistirmos em velhas armadilhas como a prioridade das disciplinas humanísticas ou teóricas sobre as disciplinas práticas ou parâmetros subjetivos e pouco precisos de qualidade, deveríamos desenvolver conceitos de competência e criatividade.

12 12 Pesquisar e testar novas metodologias de ensino e novos formatos de programas jornalísticos pode ser uma solução. Em vez de fábrica de jornalistas, os nossos cursos poderiam ser laboratórios para o desenvolvimento e experimentação de novos formatos e linguagens audiovisuais. E tudo começa com a necessidade de ensinar jornalismo de televisão em instituições de ensino que não possuem televisão. Creio que seria o equivalente a tentar ensinar a tocar um instrumento musical como piano, por exemplo, sem ter acesso ao... piano. Um exercício de boa vontade, imaginação e precariedade. Um ensino em metáfora. Para mim, ensinar jornalismo de televisão sem uma televisão ainda é inaceitável. Na falta de bons laboratórios, de equipamentos modernos, de recursos financeiros e principalmente, de visibilidade externa procuramos soluções drásticas, soluções criativas e possíveis, soluções guerrilheiras. No passado, já havíamos desenvolvido telejornais para circuito interno de TVs em universidades privadas, as TVs do poste já em Era uma forma rudimentar de fazer TV com uma câmera ligada a monitores espalhados pelo campus da universidade. Produzíamos programas ao vivo, telejornais, inclusive, e tínhamos um público interessado e participante. Foi possível, então, colocar em prática a ideia de produzir um telejornal diário para ser exibido nos televisores internos da Universidade. A maior contribuição do projeto era aproximar os alunos da realidade profissional. Produzir boas reportagens dentro dos limites do jornalismo e da instantaneidade do veículo televisivo. Um laboratório de TV e de jornalismo onde o aluno pudesse experimentar novas ideias, criar alternativas. Um espaço dentro da universidade onde a prioridade não fosse acumular conhecimento ou ser bem avaliado. Um ambiente de liberdade onde o aluno pudesse acertar e... errar. Como costumo dizer aos futuros jornalistas, procurem, de preferência, cometer erros novos. A exibição dos programas de entrevistas e telejornais tinha hora marcada, portanto, textos, matérias, produção de imagem, enfim, tudo tinha que ser feito a tempo. E o mais importante, orientávamos os alunos sobre a importância de respeitar o público, mesmo que ele fosse muito pequeno. Nosso objetivo era conquistar a credibilidade e valorizar a ética na prática profissional. Não produzíamos metáforas de jornalismo. Produzíamos telejornais diários com matérias de interesse do nosso público. O projeto recebeu o premio de Melhor Telejornal da EXPOCOM durante os congressos da INTERCOM em 1998 e Este projeto quase artesanal de produzir

13 13 televisão e de ensinar telejornalismo que antecede a utilização massiva da Internet no Brasil foi fundamental para a criação da TV UERJ online. Por uma universidade inovadora e midiatizada A nossa TV surgia de forma simples e rudimentar. Para transformar uma invenção em inovação, desenvolvemos o conceito de Guerrilha Tecnológica. Não esperamos as condições ideais. Fazemos com o que temos. O projeto da TV UERJ é resultado desse conceito. Estamos sempre fazendo e experimentando. A qualidade da imagem e do áudio ainda precisa melhorar. A linguagem está em construção e o projeto ajuda a construí-la. Mas acreditamos que dessa alquimia de novas tecnologias e novas linguagens vai sair um jornalismo mais crítico, mais barato e mais próximo dos problemas cotidianos dos brasileiros. Hoje, qualquer pessoa ou grupo de pessoas já pode produzir sua própria televisão, seu próprio telejornal. Mas, infelizmente, ainda hoje, produzir telejornais diários, ao vivo, com alunos, professores e notícias de verdade é um "sonho impossível" para muitas instituições de ensino superior brasileiras. E o grande obstáculo não é tecnológico, financeiro ou operacional. Televisão ao vivo ainda é considerada um veículo muito incontrolável e perigoso. Apesar de inúmeros problemas e obstáculos, ainda acreditamos que o caminho certo para a melhoria do ensino de jornalismo ainda aponta para um veículo caótico, porém ainda livre e democrático como a Internet. Ao elaborar um protótipo de televisão universitária na Internet o projeto da TV UERJ online apresenta competências e características típicas das novas plataformas digitais e do jornalismo online, a destacar: Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Personalização, Memória, Instantaneidade, Atualização contínua, Ausência de limites espaciais, Flexibilização de papéis profissionais e Utilização de softwares livres (MACHADO, E. e PALACIOS M., 2007). O objetivo do projeto é instigar o exercício prático do jornalismo digital enquanto elemento de convergência voltado para futuras reflexões na área. Um verdadeiro jornalismo menos arrogante e mais participativo. Procuramos desenvolver práticas pedagógicas que indiquem um jornalismo menos vertical, mais horizontal e mais colaborativo.

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

FACULDADE SATC CURSO DE JORNALISMO PROJETO EDITORIAL PORTAL SATC

FACULDADE SATC CURSO DE JORNALISMO PROJETO EDITORIAL PORTAL SATC FACULDADE SATC CURSO DE JORNALISMO PROJETO EDITORIAL PORTAL SATC 1. Contexto A transmissão e o acesso às informações é uma preocupação constante do ser humano. Ser bem informado e informar bem são, portanto,

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa

Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa Mariana da Rocha C. Silva Mariana C. A. Vieira Simone C. Marconatto Faculdade de Educação-Unicamp Educação e Mídias

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5.1 A Rede Globo A Rede Globo é uma das maiores redes de televisão do mundo, com milhões de espectadores

Leia mais

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO Eletiva VOCÊ EM VÍDEO E.E. Princesa Isabel Número da sala e sessão Professor(es) Apresentador(es): Adriana Prado Aparecida Pereira da Silva Realização: Foco A Escola Estadual Princesa Isabel, por meio

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD?

Módulo 1. Introdução. 1.1 O que é EAD? Módulo 1. Introdução Cada vez mais o mundo social e do trabalho necessitam de sujeitos capazes de fazer a diferença através de suas ações e atitudes. A utilização do ambiente virtual, como meio de interação

Leia mais

Arquitetura de Informação

Arquitetura de Informação Arquitetura de Informação Ferramentas para Web Design Prof. Ricardo Ferramentas para Web Design 1 Arquitetura de Informação? Ferramentas para Web Design 2 Arquitetura de Informação (AI): É a arte de expressar

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Publicitária Área de Comunicação Tecnologia em Produção Publicitária Curta Duração Tecnologia em Produção Publicitária CARREIRA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Nos últimos anos, a globalização da economia e a estabilização

Leia mais

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

OS FORMATOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD se diversifica e assume modelos de aprendizagem que atendem a necessidades específicas do mundo corporativo Quem conhece pouco sobre Educação a Distância tem a sensação de que estudar de maneira não

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

WEB TV. O Seu canal de Televisão na Internet

WEB TV. O Seu canal de Televisão na Internet WEB TV O Seu canal de Televisão na Internet Apresentamos-lhe a WEB TV Uma nova forma de comunicar! A Televisão via Internet VISIBILIDADE INTERATIVIDADE CONECTIVIDADE COMUNICAÇÃO O que é a WEB TV? A Web

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

A Rotina de Atualização na TV Uol: Produção, Participação e Colaboração 1. Thais CASELLI 2. Iluska COUTINHO 3

A Rotina de Atualização na TV Uol: Produção, Participação e Colaboração 1. Thais CASELLI 2. Iluska COUTINHO 3 A Rotina de Atualização na TV Uol: Produção, Participação e Colaboração 1 RESUMO Thais CASELLI 2 Iluska COUTINHO 3 Universidade Federal de Juiz De Fora, Juiz de Fora, MG Este trabalho verifica como é a

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo

WEBJORNALISMO. Aula 04: Características do Webjornalismo. Características do webjornalismo WEBJORNALISMO Aula 04: Características do Webjornalismo Prof. Breno Brito Características do webjornalismo O webjornalismo apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase

Leia mais

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida.

A Dehlicom tem a solução ideal em comunicação para empresas de todos os portes, sob medida. A Dehlicom Soluções em Comunicação é a agência de comunicação integrada que busca divulgar a importância da comunicação empresarial perante as empresas e todos os seus públicos, com atendimento personalizado

Leia mais

Observatórios Virtuais

Observatórios Virtuais UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE SÃO FRANCISCO TRABALHO DE ASTROFÍSICA ALUNO: PEDRO DAVID PEDROSA PROFESSOR: MILITÃO CURSO: MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Observatórios Virtuais

Leia mais

para imprensa Brand Book

para imprensa Brand Book para imprensa Brand Book Release Passei Direto Uma ferramenta que vem para revolucionar a experiência dos estudantes universitários O Passei Direto (www.passeidireto.com) é uma rede social com foco acadêmico

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

A informação que você precisa!

A informação que você precisa! A informação que você precisa! Relatório atualizado em: Junho/13. Mídiakit O que é o PiraNOT.com O Portal de notícias de Piracicaba, PiraNOT, surgiu em Novembro de 2011 com o objetivo de ser o primeiro

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012

Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Oi FUTURO ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL DO PROGRAMA Oi NOVOS BRASIS 2012 Programa vai selecionar projetos socioambientais para receberem apoio técnico e financeiro Instituto de responsabilidade social da

Leia mais

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB

O PAPEL DA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG NO FOMENTO À PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS INSTITUCIONAIS NA WEB 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA O PAPEL DA

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

PESPECTVIAS DO PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO DE MIDDLEWARE PARA DIVULGAÇÃO DE SABERES POPULARES NO CANAL DE INTERATIVIDADE DA TV DIGITAL *

PESPECTVIAS DO PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO DE MIDDLEWARE PARA DIVULGAÇÃO DE SABERES POPULARES NO CANAL DE INTERATIVIDADE DA TV DIGITAL * PESPECTVIAS DO PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO DE MIDDLEWARE PARA DIVULGAÇÃO DE SABERES POPULARES NO CANAL DE INTERATIVIDADE DA TV DIGITAL * Wellington Garcia PEREIRA 1 ; Hudson Henrique de Sousa LOPES

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Escolha Certa! As profissões do século 21

Escolha Certa! As profissões do século 21 Produção Multimídia Esse profissional é responsável por garantir a qualidade de som e imagem das mídias eletrônica e digital; produzir material para rádio, cinema, TV e mídia digital; editar imagens e

Leia mais

Trabalho interdisciplinar e atividade extensionista na UEPG: o projeto Portal Comunitário

Trabalho interdisciplinar e atividade extensionista na UEPG: o projeto Portal Comunitário Trabalho interdisciplinar e atividade extensionista na UEPG: o projeto Portal Comunitário SOUZA, Kauana Mendes 1 ; XAVIER, Cintia 2 Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, PR RESUMO O projeto Portal

Leia mais

Vídeo Institucional Casa da Esperança

Vídeo Institucional Casa da Esperança Vídeo Institucional Casa da Esperança JOSGRILBERG, Clarissa 1 CARDINAL, Milena de Jesus 2 CARBONARI, Will 3 OTRE, Maria Alice Campagnoli 4 MEDEIROS, Cristine 5 Centro Universitário da Grande Dourados UNIGRAN

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência Tecnologia para garantir qualidade e eficiência 20 Fenacon em Serviços Julho/Agosto 2010 É cada vez maior o número de empresas que adotam a virtualização de documentos. Além de economia em tempo e papel,

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1

APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1 APOLO NEWS: um novo meio de aproveitar tudo o que a internet oferece 1 Igor Samuel de Oliveira PRADO 2 Juscelino Ribeiro de OLIVEIRA Júnior 3 Shaianna da Costa ARAÚJO 4 Orlando Maurício de Carvalho BERTI

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS

A DIVULGAÇÃO DO CURSO DE JORNALISMO ATRAVÉS DO SITE E DAS REDES SOCIAIS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

multi media soluções em comunicação

multi media soluções em comunicação multi media soluções em comunicação PARANÁ multi media multi media 1 MI DE HABITANTES NA REGIÃO R$18 BI POTENCIAL DE CONSUMO R$ 12 BI EM INVESTIMENTOS NA REGIÃO 1º NO RANKING INDUSTRIAS R$ 18 BI PIB DA

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo 1 Introdução Em 2009, o Brasil criou o Plano Nacional de Banda Larga, visando reverter o cenário de defasagem perante os principais países do mundo no setor de telecomunicações. Segundo Ministério das

Leia mais

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL

DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Como medir a velocidade da Internet?

Como medir a velocidade da Internet? Link Original: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/05/como-medir-velocidade-da-suainternet.html Como medir a velocidade da Internet? Pedro Pisa Para o TechTudo O Velocímetro TechTudo é uma

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360

PRIMEIRO SEMESTRE. Fundamentos Teóricometodológicos SUB-TOTAL 360 TOTAL 360 PRIMEIRO SEMESTRE Teórica Fundamentos da Comunicação e do Jornalismo Comunicação em Língua Portuguesa I Teoria da Comunicação Sociologia da Comunicação Introdução à Economia Fundamentos Epistemológicos

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.

COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970. Razões para usar Noosfero como plataforma de rede social da USP COLIVRE Cooperativa de Tecnologias Livres www.colivre.coop.br contato@colivre.coop.br Telefone: (71) 3011-2199 CNPJ: 07.970.746/0001-77 Contato:

Leia mais

MINIWEB EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL E CURSOS A DISTÂNCIA.

MINIWEB EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL E CURSOS A DISTÂNCIA. 1 MINIWEB EDUCAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL E CURSOS A DISTÂNCIA. Profa. Arlete Embacher MiniWeb Educação S/C Ltda webmaster@miniweb.com.br Resumo Este relato descreve como surgiu

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual CINEMA NOSSO escola audiovisual Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual Nossa História Em Agosto de 2000, um grupo de duzentos jovens de áreas populares cariocas foi reunido

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

EaD como estratégia de capacitação

EaD como estratégia de capacitação EaD como estratégia de capacitação A EaD no processo Ensino Aprendizagem O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (tics) deu novo impulso a EaD, colocando-a em evidência na última

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos Criação de um canal de atendimento específico ao público dedicado ao suporte de tecnologias livres. Formação de comitês indicados por representantes da sociedade civil para fomentar para a ocupação dos

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS

CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO E SELEÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS BRASILEIRAS 1. Sobre a Sétima A SÉTIMA quer ajudar os realizadores, artistas, coletivos de audiovisual, distribuidoras e produtoras, que não

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

Palavras-chave: TV Universitária na Internet, TV Digital, Telejornalismo Online, TV UERJ Online.

Palavras-chave: TV Universitária na Internet, TV Digital, Telejornalismo Online, TV UERJ Online. POR UMA HISTÓRIA DO TELEJORNALISMO NA INTERNET DEZ ANOS DA TV UERJ ONLINE Prof. Brasil, Antonio C. (Prof. Doutor) Universidade Federal de Santa Catarina GT 5 Midia Visual e Audiovisual Resumo: A migração

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party.

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party. Mais uma vez, a cidade de São Paulo se prepara para receber a Campus Party entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009. Milhares de internautas vêm a cidade participar do evento, que é o maior encontro mundial

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

Fácil e comum é se ouvir uma empresa levantar a bandeira do fluxo de informação com seus diversos públicos, inclusive o interno. A este, a maioria das empresas enaltece com orgulho um setor específico,

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais