NOME: TURMA: QiD 2 5º ANO PARTE 1 LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOME: TURMA: QiD 2 5º ANO PARTE 1 LEITURA, COMPREENSÃO E GRAMÁTICA DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016"

Transcrição

1 NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2016 TEXTO I GAROTO LINHA - DURA Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai. Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. O pai chamou Pedrinho e perguntou: Quem quebrou o vidro, meu filho? Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima ideia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois. Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? E, ante a negativa reiterada do filho, apelou: Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você. Diante disso, Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou: Quem quebrou foi o garoto do vizinho. Você tem certeza? Juro. Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas quando o pai fez ameaça Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou. Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e já chateadíssimo rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou: Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele. (Stanislaw Ponte Preta. A palavra é humor. Contos selecionados por Ricardo Ramos. São Paulo: Scipione, p )

2 VOCABULÁRIO apelar: chamar em auxílio, recorrer a um expediente. emendar: jogar, chutar. espinafrar (gíria): repreender com dureza, descompor. impacto: choque; impressão muito forte, muito profunda. linha-dura: autoritário, que abusa do poder, que defende medidas severas contra a subversão. queimar-se: ficar bravo, zangar-se, irar-se. reiterada: repetida, renovada. subversivo: revolucionário, que quer reformar ou modificar algo; aquele que pretende destruir ou transformar a ordem pública, social ou econômica estabelecida. travessão: barra de madeira que delimita a parte superior do gol. 1. No texto que você acabou de ler, o personagem Pedrinho quebra acidentalmente uma das vidraças da casa e resolve sumir até a hora do jantar. a) (6,0) Explique por que o menino reagiu dessa maneira. b) (6,0) A mãe receava que a reação (refere-se à resposta ao item anterior) do menino poderia ter uma consequência. Qual? 2. A forma como os pais educam os filhos varia de família para família. Há famílias que optam por uma linha mais tradicional, em que a repressão se evidencia, e aquelas que adotam um perfil mais flexível, em que o diálogo é sempre valorizado. O texto Garoto linha-dura faz uma crítica a certas políticas repressivas. a) (6,0) Identifique os parágrafos (1º, 2º,...5º...) em que fica caracterizado essa crítica em ambiente familiar. b) (6,0) O pai de Pedrinho se mostra de certa forma flexível em relação à situação caseira. Justifique a afirmação descrevendo como ele age com o filho. 3. Sabemos que para toda ação há uma reação. a) (6,0) Pode-se dizer que quando o pai propôs ao filho que ambos fossem à casa do vizinho para esclarecer o caso, ele esperava outra reação de Pedrinho. Qual teria sido essa reação?

3 b) (6,0) Pedrinho demonstra que tinha ideias revolucionárias ao sugerir como o pai deveria agir com o menino do vizinho. O que, provavelmente, Pedrinho queria evitar? 4. Com a insistência de Pedrinho, o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Depois, chateadíssimo, pegou o filho pela mão e rumou para a casa do vizinho. a) (4,0) Explique o sentido de se queimou nesse contexto. b) (4,0) Explique por que o pai, mesmo antes de se dirigir à casa do vizinho, já estava chateadíssimo. 5. (7,0) As palavras sublinhadas abaixo são monossílabos. Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e já chateadíssimo rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha ideias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou: Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Classifique-os, distribuindo-os no quadro abaixo. Monossílabos átonos Monossílabos tônicos 6. (4,0) Releia o trecho destacado na questão anterior e indique o substantivo a que se refere cada um destes adjetivos: a) chateadíssimo - b) revolucionárias - 7. (4,0) No último parágrafo do texto I, os adjetivos subversivo e desgraçado estão caracterizando o mesmo substantivo. Identifique a qual substantivo esses adjetivos caracterizam.

4 8. (3,0) Nem todos os substantivos terminados em -inho estão no diminutivo. Releia o 12º parágrafo do texto I e retire de lá um substantivo que comprove essa afirmativa. 9. (6,0) Classifique os substantivos sublinhados de forma completa. Deu-se que Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra uma vidraça e despedaçou tudo. Observe o modelo. Pai substantivo simples, comum, primitivo, concreto, masculino, singular. a) Pedrinho - b) bola - c) vidraça Reescreva as frases obedecendo ao que se pede entre parênteses e fazendo as alterações necessárias. a) (3,0)...razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime. (usar o pronome pessoal na 1ª pessoa do plural) b) (3,0) Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você. (flexionar o verbo sublinhado na 3ª pessoa do plural, sem mudar o tempo verbal) Após a leitura dos textos II e II, faça as questões propostas. TEXTO II TEXTO III

5 Mafalda é uma personagem de 6 anos criada pelo argentino Quino. A primeira tirinha dessa garotinha, que mistura ingenuidade infantil com olhar bem crítico e irônico da realidade, foi publicada em (6,0) Na primeira tirinha (texto II), Mafalda mostra-se surpresa com o senso de humor da mãe. O que leva a menina perceber esse senso de humor encontra-se na resposta da própria mãe à pergunta da filha. Por que, segundo Mafalda, a mãe possui senso de humor? 12. (6,0) Reacionário é alguém que é contrário à liberdade e muito preso à autoridade. De acordo com a segunda tirinha, o texto II, explique por que Mafalda caracteriza o personagem caranguejo de reacionário. 13. (6,0) Podemos dizer que o personagem Pedrinho do texto I apresenta atitudes reacionárias, Copie do texto I uma passagem que justifique uma atitude reacionária. 14. (4,0) Todas as palavras destacadas foram retiradas dos textos que você leu. Sublinhe as sílabas tônicas dessas palavras e classifique-as quanto à tonicidade. a) cáustica - c) humor - b) subversivo - d) reacionário Leia a tirinha abaixo e observe mais uma vez que a personagem Mafalda em sua ingenuidade infantil percebe criticamente o mundo. a) (2,0) Qual a reação da menina depois que lê o sentido da palavra democracia no dicionário? b) (2,0) Pode-se dizer que essa reação de Mafalda está relacionada ao que ela lê no dicionário. Escreva abaixo qual seria o possível motivo da reação da menina.

6 NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 20 / 04 / 2015 GABARITO 1. a) (6,0) Medo de ser repreendido pelo pai. b) (6,0) Não falar a verdade. Mentir. 2. a) (6,0) O último parágrafo b)(6,0) O pai dá oportunidade ao filho de se explicar, dizer a verdade. Mostra-se compreensivo, busca dialogar com Pedrinho. 3. a) (6,0) O pai esperava que Pedrinho demonstrasse remorso e voltasse atrás. b) (6,0) Ele queria evitar que o vizinho revelasse a história que inventou, a farsa. 4. a) (4,0) O pai ficou furioso, muito bravo, nervoso. b) (4,0) Porque ele sabia que Pedrinho mentia e não estava conseguindo fazer com que o filho voltasse atrás, confesasse. 5. (7,0) monossílabos átonos => do/que/se/um monossílabos tônicos => já / aí / não 6. (4,0) a) pai b) ideias 7. (4,0) menino 8. (3,0) vizinho 9. a) (2,0) simples, próprio, derivado, concreto, masculino, singular. b) (2,0) simples, comum, primitivo, concreto, feminino, singular. c) (2,0) simples, comum, derivado, concreto, feminino, singular. 10. a) (3,0)...razão pela qual nós temíamos que a criança não confessasse o seu crime. b) (3,0) Meu filhinho, pode dizer quem foi que eles prometem não castigar você.

7 11. a)(6,0) Porque a mãe demonstra acreditar que as pessoas estão no mundo para torná-lo melhor. Porque a mãe a mãe acredita que as pessoas construirão um mundo melhor. 12. (6,0) Porque o caranguejo não obedece às suas ordens (Não anda pra frente.). 13. (6,0) Papai, esse menino é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele 14. (4,0) Quando ele vier atender a porta, o senhor vai logo tacando a mão nele. a) cáustica proparoxítona b) subversivo paroxítona c) humor oxítona d) reacionário paroxítona 15. a) (2,0) Ela não pára de rir. b) (2,0) Mafalda possivelmente não acredita que o povo vá exercer a sua soberania. Mafalda não acredita que possa existir um governo do povo. Mafalda acha que governo democrático não existe. A menina parece não acreditar no que lê.

PORTUGUÊS Para responder às questões de 01 a 10, leia o texto seguir, de autoria de Stanislaw Ponte Preta. Garoto linha-dura Deu-se que Pedrinho estav

PORTUGUÊS Para responder às questões de 01 a 10, leia o texto seguir, de autoria de Stanislaw Ponte Preta. Garoto linha-dura Deu-se que Pedrinho estav CÂMARA MUNICIPAL DE COCAL Concurso Público para Provimento de cargo de: VIGIA Nome do Candidato: Nº de Inscrição: PORTUGUÊS PROVA MATEMÁTICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Instruções: 1. Verifique se este caderno

Leia mais

Esperteza tem limites

Esperteza tem limites A U A UL LA MÓDULO 16 Esperteza tem limites Cenatexto Tadeu conversa com Dirceu na sala. Cinco anos se passaram desde que ele saiu de casa procurando outros rumos para a sua vida. Agora está prestes a

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2018 EDITAL Nº 01/2018 ESTAGIÁRIO BOLSISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÕES

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2018 EDITAL Nº 01/2018 ESTAGIÁRIO BOLSISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSTRUÇÕES Não é possível exibir esta imagem no momento. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 01/2018 EDITAL Nº 01/2018 ESTAGIÁRIO BOLSISTA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 29/04/2018 INSTRUÇÕES

Leia mais

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I.

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 05 / 07 / 2017 TEXTO I EU, O LIVRO Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme NOTA PROFESSORA PROGRAMA DE RETOMADA

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 20 / 5 / 2019 TEXTO 1 A MULHER QUE ESCONDIA COMIDA PÁGINAS 30 E 31 DO LIVRO DIDÁTICO RELEIA

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O Sapo e a Cobra Era uma

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Pronomes;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA:

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO. PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: ENSINO LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO TURMAS: ABCDE ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSORA: FABIANE BRAGA Valor: 3,5 pontos ALUNO (A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO S- RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 9 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto;q Estudo do vocabulário;

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 3 ano EF 4D 2014 1/ 5 1. Observe a história em quadrinhos. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2014 Língua Portuguesa Direção: Ano: 3 Ef Você já

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Exercício Extra 15. Nome: Turma:

Exercício Extra 15. Nome: Turma: Exercício Extra 15 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 23/05/2016 Data de devolução: 30/05/2016 A bola O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira

Leia mais

João Pateta. João Pateta (1. o excerto) GUERRA JUNQUEIRO

João Pateta. João Pateta (1. o excerto) GUERRA JUNQUEIRO João Pateta GUERRA JUNQUEIRO Antes da leitura 1. Discute com a turma os diferentes significados da palavra pateta. Registem nos nos vossos cadernos. Vamos iniciar a leitura 2. Lê o conto e sublinha os

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 7 / 2018 TEXTO 1 1) LEIA o texto: ATITUDE SUSPEITA Luis Fernando Verissimo Sempre me intriga

Leia mais

5ºano. 1º período :: vespertino

5ºano. 1º período :: vespertino 5ºano 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período :: vespertino 8 de abril de 2010 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 13. Turno: Tarde Professor(a): Instruções para um bom desempenho: Texto I Leia atentamente

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Aline, Dafne e Rina Língua Portuguesa Atividades para Estudos Autônomos Data: 9

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Nome: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Data: Observação: as fichas de recuperação contínua deverão ser coladas em seu caderno. Leia o texto seguinte com atenção. O dia de ver meu pai

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 Conteúdo: Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 RIETA DE ESTUDS PARA A TRIESTRA 3 ETAPA Gênero textual: Narrativa

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

Papagaio Congelado. 01- A história que você acabou de ler se passa: (C) em uma floresta.

Papagaio Congelado. 01- A história que você acabou de ler se passa: (C) em uma floresta. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Texto 1 Papagaio Congelado Um

Leia mais

Questão 01 No trecho (...) o triste burro foi unanimamente eleito... (linha 24), a palavra grifada nos indica o que?

Questão 01 No trecho (...) o triste burro foi unanimamente eleito... (linha 24), a palavra grifada nos indica o que? NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA NOTA: ANIMAIS E A PESTE Em certo ano terrível de peste entre os animais, o leão, mais apreensivo, consultou um macaco

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-6 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pronome 1) Leia. a) Na última frase Eu prefiro quando eles correm atrás de mim!, o pronome

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Professor(a) da Disciplina: Data: /05/2019 1º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 6º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Conteúdos: Leitura e compreensão de

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens.

5. Nessa propaganda, há uma interessante articulação entre palavras e imagens. 1) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão bom pra burro é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. a) Qual é essa representação? Ela é adequada? Justifique. b) Explique como

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

NOME: TURMA: GENTILEZA GERA GENTILEZA (José Datrino, Profeta Gentileza)

NOME: TURMA: GENTILEZA GERA GENTILEZA (José Datrino, Profeta Gentileza) NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 20 / 09 / 2017 TEXTO I Quem foi José Datrino, o Profeta Gentileza? GENTILEZA GERA GENTILEZA (José Datrino, Profeta Gentileza) Empresário do setor de transporte

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 4º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Moral: Seja sempre você mesmo. Fábulas de Esopo. Atenção! Responda a todas as perguntas de acordo com o texto que você acabou de ler. R.

Moral: Seja sempre você mesmo. Fábulas de Esopo. Atenção! Responda a todas as perguntas de acordo com o texto que você acabou de ler. R. PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 O SAPO E O BOI Há

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

ATIVIDADES DE FÉRIAS PORTUGUÊS

ATIVIDADES DE FÉRIAS PORTUGUÊS Nome:... n.º... 4ª Ano... Data da atividade: julho/2011 Disciplina: Português - Professora:... ATIVIDADES DE FÉRIAS PORTUGUÊS Orientações: Após a leitura do livro Receita para pegar Saci leia as questões

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 A 1 Conteúdos: Tonicidade: Classificação das silabas, na palavra, quanto ao som e ao número. Classificação das palavras quanto ao

Leia mais

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Segunda-feira Curitiba, 5 de maio de 2014. Leia o texto abaixo: Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa- 4º ano Eu vou contar pra vocês

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

(Revista Recreio. São Paulo Abril, outubro de 2001, ano 2, n. 83)

(Revista Recreio. São Paulo Abril, outubro de 2001, ano 2, n. 83) PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Texto 1 A Bola Ontem e Hoje

Leia mais

1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE

1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE CENPRO 1 1º SIMULADO DE PORTUGUÊS 6º ANO CMBH/ 1º SEMESTRE 1ª parte Leia atentamente o texto a seguir e depois responda aos itens de 01 a 20. O DIAMANTE Luís Fernando Veríssimo 05 10 15 20 25 30 35 40

Leia mais

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir.

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA- 5 ano 5 A e B 5 C Semana de 16 a 20 de maio de 2016 quarta-feira quinta-feira Leia com atenção o texto a seguir. O Dono da Bola

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 2018 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

Exercício Extra 31. Nome: Turma:

Exercício Extra 31. Nome: Turma: Exercício Extra 31 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/10/2016 Data de devolução: 17/10/2016 História meio ao contrário [...] Foi um alívio geral. Então, o rei completou,

Leia mais

Era uma vez um tirano

Era uma vez um tirano Nome: Ensino: F undamental 5 o ano urma: T ata: D 5/8/2009 Língua Por ortuguesa Ao longo da história os povos se governaram de diferentes maneiras: houve povos que escolheram representantes para fazer

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO 1- Leia a tirinha abaixo. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 2- No trecho: Ele vivia cercado de animais, plantas, flores, enfim de

Leia mais

ortuguesa Língua Por Papo animal D 13/8/09 Você gosta de animais? Texto 1 Observe esta pintura. 1) Que animais aparecem na tela?

ortuguesa Língua Por Papo animal D 13/8/09 Você gosta de animais? Texto 1 Observe esta pintura. 1) Que animais aparecem na tela? Nome: Ensino: F undamental 3 o ano urma: T ata: D 13/8/09 Você gosta de animais? Texto 1 Língua Por ortuguesa Papo animal Observe esta pintura. Paul Bontemps. Em JCA Anual 10. Tóquio: Japan Creators' Association,

Leia mais

1) Tipos de sujeito (Definição e Classificação, dando ao menos seis exemplos de cada um).

1) Tipos de sujeito (Definição e Classificação, dando ao menos seis exemplos de cada um). Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo 7º ano Ensino Fundamental

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 . 3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 1-Leia. Na frase Procuro um dono de raça, como se classifica o sujeito? 2- Leia o texto. Mônica nasceu um mês antes da data oficial de aniversário Bruno Molinero Oficialmente,

Leia mais

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula

Leia o texto abaixo, no mínimo duas vezes; isso facilitará a sua interpretação. Em seguida, numere os parágrafos. Contos que valem uma fábula 5ºano 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período :: 2 de abril de 2012 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a seguir. 1) No

Leia mais

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA:

DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: DISCIPLINA: Língua Portuguesa PROFESSORAS: Patrícia e Rose DATA: 02/10/15 ETAPA: 3ª VALOR: 15,0 NOTA: ASSUNTO: 1ª parcial SÉRIE: 6º ano TURMA: NOME COMPLETO: Coordenação Nº: I N S T R U Ç Õ E S 1. Esta

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 30 / 5 / 2019 TEXTO 1 O HOMEM E A GALINHA Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 13/5/2009 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: O homem Um cientista vivia

Leia mais

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES APOSTILA DE RECUPERAÇÃO 1ª 10 pts 6,5 pts 05 18 7º Caro aluno, o conteúdo da recuperação está registrado no caderno e também

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 206 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 2 EF 1. O símbolo de reciclagem e as outras imagens presentes no cartaz indicam (A) a nossa alegria

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== O Dono da Bola

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS. Não deixe de preencher as lacunas a seguir: CURSOS TÉCNICOS MANHÃ E TARDE

PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS. Não deixe de preencher as lacunas a seguir: CURSOS TÉCNICOS MANHÃ E TARDE PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as lacunas a seguir: Prédio Sala Nome Nº de Identidade Órgão Expedidor UF Nº de Inscrição CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ensino Fundamental Nível II Comp. Curricular: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 2º Período Aluno(a): Nº Professor: Turma: ATIVIDADES COMPLEMENTARES TEXTO 1 Um corvo pousou em uma árvore, com um bom pedaço de queijo

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS R RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 6º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português TEXTO I 1) O anúncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situações diferentes. Leia

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

BARROS, Sônia. O segredo da xícara cor de nuvem. Moderna, Página 1 de 9-16/07/2015-9:07

BARROS, Sônia. O segredo da xícara cor de nuvem. Moderna, Página 1 de 9-16/07/2015-9:07 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Através de uma singela narrativa,

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período)

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) TD1-1º BIMESTRE (1º Período) Aluno (a): nº VALE: 2 pontos OBS: Devolver o TD 1 a professora no dia 16/04/09 (quinta-feira). Usar caneta azul ou preta. Não use 1- Leia o quadrinho de Glauco e faça o que

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 9º Ano REVISÃO Leia este texto: Jogo de damas Objetivo: Capturar todas as pedras adversárias ou impedir que o

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 15 / 6 / 2018 1) LEIA o texto duas vezes. CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA Cidinha

Leia mais

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / / 03 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais