Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas"

Transcrição

1

2 Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas Enfª. Camila Barcelos Vieira Mestranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva UFES VITÓRIA 2015

3 O que são Políticas Públicas? Ações coletivas para a garantia dos direitos sociais Políticas Públicas Compromisso Público para dar conta de determinada demanda Expressam a construção de ação do governo

4 O que são Políticas Públicas? As políticas públicas refletem a ação ou a omissão do Estado ante a problemas e necessidades da população, do coletivo. (PAIM, 2003)

5 Como são construídas? 1º 2º 3º 4º Reconhecimento do problema Formulação Etapa em que se projetam os objetivos e se idealiza o que política irá fazer. Implementação Etapa em que a política é colocada em prática e vivemos a experiência real de concretizá-la. Avaliação Nesta etapa é avaliado se a política atingiu os objetivos traçados na fase de formulação.

6 Como são construídas? Para que uma política passe a fazer parte do nosso cotidiano, muitas vezes é necessário que existam programas e planos que possam construí-la. Estes planos e programas são as linhas de ação que possibilitam que a política avance além da fase de formulação e passe a fazer parte do mundo real.

7 Como são classificadas? Políticas Alocatórias Políticas Regulatórias Promovem recursos para prevenção e tratamento. Influenciam comportamentos e decisões individuais por meio de ações mais diretas.

8 Política Regulatória

9 Como são classificadas? Políticas Redução de Demanda Políticas Redução de Oferta São ações que visam a prevenção do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, como também disponibilizar ações assistenciais para tratamento, recuperação e reinserção social. Envolvem as ações de repressão ao tráfico das drogas ilícitas. Por exemplo, temos as ações de apreensão das drogas como maconha, cocaína, etc..

10

11

12 Inicialmente construíram seus discursos em dispositivos de criminalização e medicalização POLÍTICA REPRESSIVA. Fortemente influenciado por movimentos e decisões internacionais A guerra às drogas propagada pelos Estados Unidos.

13 Lei Seca 1920 (EUA) 18ª Emenda à Constituição Americana - proibiu a fabricação, o transporte, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no país com justificativas morais e de segurança.

14 1924 Inclusão no Código Penal Brasileiro: Decreto pena de prisão para aqueles que vendessem ópio e seus derivados e cocaína; e, Decreto criou o sanatório para toxicômanos.

15 Primeira lei proibicionista no Brasil (1830) - é originária da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que aplicava penalidades aos negros vadios que fossem pego fumando maconha Código Penal Republicano - primeiro diploma penal brasileiro, que dispôs, no artigo 159, a proibição a algumas substâncias tidas como venenosas.

16 Inércia dos governantes perante o consumo de álcool; Surgimento gradativo de sociedades de caráter privado que promoviam: Educação Antialcoólica + Medidas Assistenciais para alcoolistas Concepções moralistas e Higienistas Exemplos Liga Paulista de Profilaxia Moral e Sanitária; Liga Brasileira de Higiene Mental; e, União Brasileira Pró-Temperança.

17

18 Após o fim da Segunda Guerra Mundial: - globalização da economia globalização do mercado das drogas A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou três grandes convenções internacionais - Nova Iorque, 1961, e Viena, 1971, 1988; - reafirmando a concepção internacional repressiva de combate ao uso e tráfico de drogas war of drug. - o Brasil foi signatário das 3 convenções Lei nº 5.726, que dispõe sobre medidas preventivas e repressivas ao tráfico e ao uso de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica. - Não faz nenhuma referência ao tratamento à saúde da população usuária de drogas; - Exceto aqueles referidos como infratores viciados, que eram internados compulsoriamente em hospitais psiquiátricos.

19 Lei que dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica. - Amplia o leque de ações preventivas dependente; - Forte influência da concepção médico-psiquiátrica Conselho Federal de Entorpecentes (COFEN) - responsável pela formulação de políticas públicas para o enfrentamento das drogas. - Privilegiou ações de repressão à produção, tráfico e consumo de drogas; - Algumas iniciativas nas práticas de atenção ao usuário de álcool e outras drogas. Ex.: - apoio a centros de referência de tratamento; - apoio às pesquisas em prevenção na área de álcool e outras drogas.

20 1998 Conselho Nacional Antidrogas (CONAD) órgão normativo e deliberativo da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD): - A drogas passam a ser assunto de Segurança Nacional; - Estrutura Militar Decreto Política Nacional Antidrogas - Narcoguerrilha ; - Ideal de sociedade livre de do uso de drogas ilícitas Lei Tratamento multiprofissional ao dependente; - Sempre que possível acompanhado do tratamento familiar; e, - Indicava a redução de danos. - Não revogou por completo a Lei 6.368/1976.

21 2003 Política de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas (PAIUD) Ministério da Saúde PREVENÇÃO MODELOS DE ATENÇÃO CAPS E REDES ASSISTENCIAIS PROTEÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE DE USUÁRIOS CONTROLE DE INTORPECEN- TES E SUBST. QUE CAUSEM DEPENDÊNCIA PAIUD DIRETRIZES PARA POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS ATENÇÃO INTEGRAL INTERSETO- RIALIDADE

22 2005 Política Nacional sobre Drogas (PNAD) Mudanças no cenário político Programa de Redução de Danos Realinhamento do Discurso ANTI SOBRE

23 2005 Política Nacional sobre Drogas (PNAD) PREVENÇÃO ENSINO E PESQUISA PNAD TRATAMENTO/ REINSERÇÃO SOCIAL REPRESSÃO REDUÇÃO DE DANOS

24

25 2005 Política Nacional sobre Drogas (PNAD) - Principais Diretrizes: - atingir o ideal de construção de uma sociedade protegida do uso de drogas; - reconhecer o direito de toda pessoa receber tratamento para drogadição; - reconhecer as diferenças entre o usuário, a pessoa em uso indevido, o dependente e o traficante; - priorizar ações de prevenção; - incentivar ações integradas aos setores de educação, saúde e segurança pública; - promover ações de redução de danos; e, - garantir ações para reduzir a oferta de drogas no país.

26 2005 Câmara Especial de Políticas Públicas sobre o Álcool (CEPPA) - Composta por diferentes segmentos: - órgãos governamentais; - especialistas; - legisladores; - representantes da sociedade civil Decreto Política Nacional sobre o Álcool

27 2007 Decreto Política Nacional sobre o Álcool - Dispõe sobre as medidas para redução do uso indevido do álcool e sua associação com a violência e criminalidade; - Objetivo Geral: - Estabelecer princípios que orientem estratégias para o enfrentamento coletivo do problemas relacionados ao álcool; - Intersetorialidade e integralidade das ações para redução dos danos. - Reflete a preocupação da sociedade em relação ao uso cada vez mais precoce dessa substância, assim como o seu impacto negativo na saúde e na segurança.

28 Diagnóstico sobre o consumo Capacitação de profissionais Associaçã o álcool e trânsito Política Nacional sobre o Álcool Redução de demanda de álcool Tratamento e reinserção social Campanhas de Mobilização/ Sensibilizaçã o

29 2007 Decreto Política Nacional sobre o Álcool - É considerada bebida alcoólica aquela que contiver 0,5 grau Gay- Lussac ou mais de concentração, incluindo preparações farmacêuticas que contenham teor alcoólico igual ou acima de 0,5 grau Gay- Lussac.

30 2006 Lei Percurso Histórico - Revogou as leis: - Lei 6368 (1976) - Lei (11 Jan 2002) - Reponsabilidade Compartilhada entre Sociedade e Estado; - Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas (SISNAD); USUÁRIO/ DEPENDENTE TRAFICANTE JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS VARAS CRIMINAIS COMUNS

31 2006 Lei Mas quem é o usuário? - conforme o artigo 28, aquele que: "adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar". - Adquirir é comprar, passar a ser proprietário; - Guardar é ocultar, esconder, não publicar a posse; - Ter em depósito significa manter sob controle, à disposição; - Transportar traz a ideia de deslocamento; - comportamento de trazer consigo é o mesmo que portar a droga.

32 2006 Lei Mas quem é o traficante? - Art 33: Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. - Para fazer a diferenciação entre usuário/dependente e traficantes é necessário analisar: Análise SUBJETIVA - Qual droga e que quantidade; - Circunstâncias em que se deu a apreensão; - Circunstâncias sociais e pessoais; - Conduta; e, - Antecedentes criminais.

33 2006 Lei Percurso Histórico - SISNAD Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - encarregado de coordenar as atividades relacionadas com a prevenção do uso indevido e assistência aos usuários, bem como a repressão do tráfico ilícito de drogas; - PRINCÍPIO BÁSICO: Responsabilidade compartilhada entre Estado e Sociedade. DESCENTRALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. - Respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana.

34 2006 Lei Percurso Histórico - SISNAD Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Objetivos: I. Contribuir para a inclusão social do cidadão, tornando-o menos vulnerável a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas, tráfico e outros comportamentos relacionados; II. promover a construção e a socialização do conhecimento sobre drogas no país; III. promover a integração entre as políticas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; IV. reprimir a produção não autorizada e o tráfico ilícito de drogas; V. promover as políticas públicas setoriais dos órgãos do Poder Executivo da União, Distrito Federal, Estados e Municípios.

35 2008 Lei LEI SECA Percurso Histórico - Proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais; - Estabelece sanções administrativas e penas para motorista que dirigir sob a influência de álcool.

36 2008 Lei LEI SECA Percurso Histórico - Motorista que apresentasse concentração de álcool igual ou superior a 6,0 dg/l de sangue o que corresponde à concentração alcoólica de 0,30 mg/l no ar alveolar expirado (verificado no teste de etilometria) ficou sujeito à pena de detenção de seis meses a três anos.

37 2013 Resolução Conselho Nacional de Trânsito Acima de 0,05 mg além da multa, suspensão da carteira de habilitação e do direito de dirigir por um ano. A partir de 0,34 mg responde a processo de crime de trânsito (seis meses a três anos de detenção)

38 2010 Decreto Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas - Desenvolver um conjunto de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de crack e outras drogas, bem como enfrentar o tráfico em parceria com Estados, Distrito Federal, municípios e sociedade civil, buscando a redução da criminalidade associada ao consumo pela população. - Definiu, no âmbito federal, o Programa Crack, é possível vencer.

39

40 2010 Decreto Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas CUIDADO - Ações para estruturar redes de atenção de saúde e de assistência social para o atendimento aos usuários de drogas e seus familiares. EIXOS AUTORIDADE - Ações para reduzir a oferta de crack e outras drogas ilícitas, pela repressão ao tráfico, crime organizado e pela garantia de condições de segurança PREVENÇÃO - Ações para fortalecer vínculos familiares e comunitários e reduzir fatores de risco para o uso de drogas

41 2010 Decreto Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas - CUIDADO Ações: - Atenção ao usuário nos locais de concentração de uso de crack; - Atendimento especializado para o usuário; - Opção de atendimento.

42 2010 Decreto Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas

43 2010 Decreto Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas - AUTORIDADE Ações: - Articuladas entre as áreas: saúde, assistência social e segurança; - Espaços urbanos seguros: policiamento ostensivo e articulação para revitalização de espaços públicos e de convivência; - Identificação e prisão de traficantes; - Adequação da legislação.

44 2010 Decreto Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas - PREVENÇÃO Ações: - Prevenção nas escolas; - Capacitações de profissionais; - Disseminação contínua de informações.

45 Articulação das políticas e programas de cuidados e tratamento

46 Articulação das políticas e programas de cuidados e tratamento

47 Articulação das políticas e programas de cuidados e tratamento

48 REFERÊNCIAS ANDRADE, T. M. Reflexões sobre políticas de drogas no Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. v.16, n.12, pp BRASIL. Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Brasília, PAIM, J.S. Políticas de saúde no Brasil. In: ROUQUAYROL, M.Z.; ALMEIDA-FILHO, N.D. (Eds.). Epidemiologia e Saúde. 6 ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003: BASTOS, F.I.; BERTONI, N. (Org.) Pesquisa Nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? quantos são nas capitais brasileiras?. Rio de Janeiro: Editora ICICT/FIOCRUZ, SANTOS, J.A.T.; OLIVEIRA, M.L.F. Políticas públicas sobre álcool e outras drogas: breve resgate histórico. J Nurs Health. Pelotas (RS), v.1, n.2, p SIQUEIRA, M.M. et al. (organização). Curso de Atualização em crack e outras drogas com foco no judiciário, ministério público e segurança pública: caderno 6. UFES/CCS/CEPAD: Vitória, 2014.

49 Contatos: Tel Site: crres.ufes.br

Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas

Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas Enfª. Camila Barcelos Vieira Mestranda

Leia mais

Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas

Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas Universidade de São Paulo Março 2009 PRECEDENTES HISTÓRICOS Junho 1998: XX Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas Responsabilidade compartilhada

Leia mais

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006

RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI /2006 RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE O ECA E A LEI 11.343/2006 LUCIANA LINERO Promotora de Justiça Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ A política

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL LEI DE DROGAS TRÁFICO E PORTE - DEFESAS Prof. Rodrigo Capobianco A Lei 11.343/06 substituiu a antiga lei de drogas (Lei 6368/76) A mencionada lei pode ser dividida

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser dividida em três partes: - Sistema de combate ao uso de drogas - Crimes - Procedimento

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad;

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser

Leia mais

República Federativa do Brasil Lei n /2006

República Federativa do Brasil Lei n /2006 ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS COMISSÃO INTERAMERICANA PARA O CONTROLE DO ABUSO DE DROGAS QUADRAGÉSIMA SESSÃO REGULAR 29 de Novembro - o primeiro de Dezembro de 2006 Santa Cruz de la Sierra, Bolivia

Leia mais

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS AS POLÍTICAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS AS POLÍTICAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISA SOBRE DROGAS AS POLÍTICAS BRASILEIRAS SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Paulo R. Yog M. Uchoa Secretário Nacional Antidrogas Brasília, 04 de outubro de 2007 Gabinete

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 2. Prof.ª Maria Cristina DOS CRIMES E DAS PENAS Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer,

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2009

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Capitão Assumção) Acrescenta dispositivos a Lei nº 11.343/2006, no que toca a esteróides androgênicos ou peptídeos anabólicos, na forma desta lei. O Congresso Nacional

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO E POSSE DA MACONHA PARA CONSUMO PRÓPRIO Salomão Rodrigues Filho Médico psiquiatra Conselheiro por Goiás do CFM DIMENSÃO

Leia mais

5ºº Curso de Cultivo Apepi. Questões jurídicas sobre legalização e regulamentação da Cannabis para fins terapêuticos

5ºº Curso de Cultivo Apepi. Questões jurídicas sobre legalização e regulamentação da Cannabis para fins terapêuticos 5ºº Curso de Cultivo Apepi Questões jurídicas sobre legalização e regulamentação da Cannabis para fins terapêuticos Entendendo como as normas jurídicas tratam diferente uso medicinal e uso recreativo Entendendo

Leia mais

Os Objetivos desta aula são:

Os Objetivos desta aula são: Aula 2 Aula 2 A política e a legislação brasileira sobre drogas Os Objetivos desta aula são: conhecer as Políticas Públicas brasileiras sobre álcool e outras drogas identificar as principais legislações

Leia mais

LEI Nº , DE 23 DE AGOSTO DE 2006

LEI Nº , DE 23 DE AGOSTO DE 2006 LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006 Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários

Leia mais

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei de drogas Lei /2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei de drogas Lei 11.343/2006. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer título, possuir, guardar

Leia mais

Direito Penal. Código de Trânsito

Direito Penal. Código de Trânsito Direito Penal Código de Trânsito Código de Trânsito Lei n. 9.503/97 CTB traz diversos dispositivos, na grande maioria, de natureza extrapenal. Regulamenta o trânsito, normas, infrações administrativas,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 48 a 59 da lei 11.343/06 - A nova lei de Drogas disciplina não apenas o procedimento penal, mas também a fase pré

Leia mais

Marco Legal e Institucional sobre Substâncias Psicoativas no Brasil. Patricia Maia von Flach

Marco Legal e Institucional sobre Substâncias Psicoativas no Brasil. Patricia Maia von Flach Marco Legal e Institucional sobre Substâncias Psicoativas no Brasil Patricia Maia von Flach A Lei 10.216/01 Marco legal da Reforma Psiquiátrica Brasileira Dispõe sobre a proteção e os direitos dos usuários

Leia mais

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos

Política Nacional sobre drogas. Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos Política Nacional sobre drogas Leon Garcia- Diretor de Articulação e Projetos A arma mais importante que nós temos- os que temos uma perspectiva democrática para a vida social para tratar do tema das drogas

Leia mais

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi

O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS. Meive Ausonia Piacesi O SUAS PARÁ NO PLANO ESTADUAL DE AÇÕES INTEGRADAS SOBRE DROGAS Meive Ausonia Piacesi POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROTEÇÃO SOCIAL Sistema Único de Assistência Social - SUAS INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO

Leia mais

FÓRUM ALAGOANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

FÓRUM ALAGOANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS Estado de Alagoas SENAD / GSI / PR FÓRUM ALAGOANO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS PANORAMA NACIONAL SOBRE DROGAS Paulo R. Yog M. Uchôa Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas Maceió, AL, 23 de Julho de

Leia mais

Aula 21. III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Aula 21. III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Penal Professora: Elisa Pitarro Monitor: Raphael Santana Aula 21 Uso de drogas (art. 28 da Lei 11.343): A criminalização do uso de drogas é

Leia mais

NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (PRIMEIRA PARTE)

NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (PRIMEIRA PARTE) NOVA LEI DE DROGAS: RETROATIVIDADE OU IRRETROATIVIDADE? (PRIMEIRA PARTE) LUIZ FLÁVIO GOMES Doutor em Direito penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito penal

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA POLÍTICA NACIONAL SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA POLÍTICA NACIONAL SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS LEVANTAMENTO DOS MARCOS LÓGICOS E LEGAIS DA POLÍTICA NACIONAL SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS 1. Marcos Lógicos Publicação/Origem NORMATIVAS INTERNACIONAIS DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Declaração

Leia mais

Obs: Os textos grifados correspondem à lei original antes da reforma proposta.

Obs: Os textos grifados correspondem à lei original antes da reforma proposta. PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 11.343/2006 APRESENTAÇÃO Este projeto de lei, além de estabelecer critérios objetivos de diferenciação entre traficante e usuário, apóia instituições de cuidado para que

Leia mais

Direito Penal. Contravenção Penal e Lei de Drogas

Direito Penal. Contravenção Penal e Lei de Drogas Direito Penal Contravenção Penal e Lei de Drogas Infrações Penais: Crimes x Contravenção Noção Geral: Infração (ou o ilícito) penal = conduta em relação de contradição com a programação normativa esperada

Leia mais

Programa Institucional Crack, Álcool e outras Drogas

Programa Institucional Crack, Álcool e outras Drogas Programa Institucional Crack, Álcool e outras Drogas Índice Institucionalização Contexto Justificativa Dimensões Objetivos e metas Monitoramento e Avaliação Instituições envolvidas MINUTA DA PORTARIA DO

Leia mais

DIREITO PENAL PREPARATÓRIO

DIREITO PENAL PREPARATÓRIO DIREITO PENAL PREPARATÓRIO WWW.EDUARDOFERNANDESADV.JUR.ADV.BR A INFRAÇÃO PENAL (CRIME EM SENTIDO AMPLO) NO BRASIL A INFRAÇÃO PENAL É DIV IDIDA EM CRIME OU CONTRAVENÇÃO. A DEFINIÇÃO LEGAL DE CRIME E CONTRAVENÇÃO

Leia mais

Simpósio: polí,cas, serviços e prá,cas na construção da rede em Dependência Química. Hewdy Lobo Ribeiro

Simpósio: polí,cas, serviços e prá,cas na construção da rede em Dependência Química. Hewdy Lobo Ribeiro Simpósio: polí,cas, serviços e prá,cas na construção da rede em Dependência Química Hewdy Lobo Ribeiro Psiquiatra - Hospital Lacan Psiquiatra Forense - ABP ProMulher IPq - HCFMUSP Integrando a Psiquiatria

Leia mais

Imp;;v;w- INCLUI VERSÃO ELETRONICA DO LIVRO

Imp;;v;w- INCLUI VERSÃO ELETRONICA DO LIVRO LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL EVANDRO FABIANI CAPANO Imp;;v;w- INCLUI VERSÃO ELETRONICA DO LIVRO desta edição [2015] EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS boa. MARISA HARMS Diretora responsável Rua do Bosque, 820

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 7 Gestão em Segurança

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale ESTATUTO DO DESARMAMENTO (CRIMES) A Lei 10.826/03 trata do Estatuto do Desarmamento Além de todas as regras referentes a armas (quem concede licenças, quem pode portar,

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. PROJETO DE LEI N o 5.444, DE 2009

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO. PROJETO DE LEI N o 5.444, DE 2009 COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N o 5.444, DE 2009 Altera o art. 33 da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO MACHADO. Secretaria Municipal da Administração

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHEIRO MACHADO. Secretaria Municipal da Administração PROJETO DE LEI Nº 42, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Determina medidas a serem adotadas e estabelece a penalidades, na esfera municipal, por venda de bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos Art. 1º Fica

Leia mais

III Conferência Municipal de Saúde Mental

III Conferência Municipal de Saúde Mental III Conferência Municipal de Saúde Mental Apresentação 1.A III Conferência Municipal de Saúde Mental, vem para reafirmar os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com base na Lei 10.216 de 2001,

Leia mais

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI /06

LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI /06 LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE LEI 11.343/06 Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários

Leia mais

Capacitação sobre crack, álcool e outras drogas com enfoque biológico, psicológico, social e político

Capacitação sobre crack, álcool e outras drogas com enfoque biológico, psicológico, social e político Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Álcool e outras Drogas Centro Regional de Referência sobre Drogas do Espírito Santo Capacitação

Leia mais

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível.

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. EIXO I - Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalismo 1. Divulgação das atribuições específicas de cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. 1 EIXO

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

SUIÇA POLÍTICA CRIMINAL SOBRE DROGAS

SUIÇA POLÍTICA CRIMINAL SOBRE DROGAS SUIÇA POLÍTICA CRIMINAL SOBRE DROGAS SUIÇA o SITUADA NA EUROPA CENTRAL, CAPITAL BERNA; o FRONTEIRA COM A FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA E LIECHTENSTEIN; o POPULAÇÃO DE 7,86 MILHÕES DE HABITANTES; o LÍNGUAS OFICIAIS:

Leia mais

Módulo 1: Sujeitos, Contextos e Drogas Módulo 2: Redes para Promoção, Prevenção, Redução de Danos e Tratamento Módulo 3: Políticas Públicas e

Módulo 1: Sujeitos, Contextos e Drogas Módulo 2: Redes para Promoção, Prevenção, Redução de Danos e Tratamento Módulo 3: Políticas Públicas e Módulo 1: Sujeitos, Contextos e Drogas Módulo 2: Redes para Promoção, Prevenção, Redução de Danos e Tratamento Módulo 3: Políticas Públicas e Legislação sobre Drogas Vitore André Zílio Maximiano Secretário

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO PROJETO DE LEI N o 7.663, DE 2010 Acrescenta e altera dispositivos à Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para tratar do Sistema Nacional

Leia mais

ANO AÇÃO AUTOR MATÉRIA DATA

ANO AÇÃO AUTOR MATÉRIA DATA ANO AÇÃO AUTOR MATÉRIA DATA 1997 LEI 3.554 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CRIAR UNIDADE TERAPÊUTICA E EDUCACIONAL UTE PARA TRATAMENTO E RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES, MIAORES DE 18 ANOS, ADULTOS

Leia mais

É uma norma Penal em branco, ou seja, é aquela que necessita da complementação de outra norma para ter eficácia.

É uma norma Penal em branco, ou seja, é aquela que necessita da complementação de outra norma para ter eficácia. LEI DE DROGAS 11.343/06 É uma norma Penal em branco, ou seja, é aquela que necessita da complementação de outra norma para ter eficácia. Art. 28 do CP Porte de Droga para uso próprio. São aplicadas as

Leia mais

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial

Riscos Penais no. Ambiente Empresarial Riscos Penais no Ambiente Empresarial RISCOS PENAIS no ambiente empresarial RESPONSABILIDADE PENAL SANÇÃO PENAL: pena (prisão/penas alternativas) - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL

CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CADERNO DE QUESTÕES POR EDITAL DPU Ciências Políticas Questão 1: CESPE - Ass Soc (DPU)/DPU/2016 Políticas Públicas e Programas Governamentais A respeito do Sistema Nacional

Leia mais

DECRETO Nº 5.912, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006.

DECRETO Nº 5.912, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006. DECRETO Nº 5.912, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006. Regulamenta a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que trata das políticas públicas sobre drogas e da instituição do Sistema Nacional de Políticas Públicas

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI MARIA DA PENHA (continuação) LEI MARIA DA PENHA São medidas destinadas à ofendida: - encaminhamento a ofendida e seus dependentes a programa oficial ou comunitário

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I - Generalidades.

SUMÁRIO. Capítulo I - Generalidades. STJ00056864 SUMÁRIO Apresentação....... IX Capítulo I - Generalidades. I Capítulo 11 Princípios Fundamentais do Direito Penal 3 Capítulo III - Do Crime................. 7 Capítulo IV Conflito Aparente

Leia mais

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 SUMÁRIO 1 A POLÍCIA FEDERAL: Atribuições e Organização 2 CRIMES RELACIONADOS AO INTERCÂMBIO DE

Leia mais

Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico

Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Dia da ONU em Alagoas Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico Eduardo Pazinato Escritório de Ligação e Parceria do UNODC Maceió/AL, 05 de junho de 2018 Escritório da Nações Unidas sobre

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente - E.C.A Lei 8.069/90

Estatuto da Criança e do Adolescente - E.C.A Lei 8.069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente - E.C.A Lei 8.069/90 Menor vítima Crimes praticados contra criança ou adolescente com previsão no ECA - Lei 8.069/90 Art. 240.ECA - Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar,

Leia mais

Direito Penal. Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Crimes do Estatuto da Criança e do Adolescente. Parte 6. Prof.ª Maria Cristina Art. 241-C. Simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica por meio

Leia mais

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO

DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO DICAS E EXERCÍCIOS LEI 9.503/97 - CRIMES DE TRÂNSITO (ART. 291 AO 312 DO CTB) PCGO-2016 PROF: PAULO SÉRGIO QUESTÃO 01 (PROVA PRF 2008 CESPE/UNB) De acordo com o CTB e acerca das ações penais por crimes

Leia mais

MÓDULO 4. Neste módulo você estudará sobre a atenção em rede como tratamento integral aos usuários de substâncias psicoativas.

MÓDULO 4. Neste módulo você estudará sobre a atenção em rede como tratamento integral aos usuários de substâncias psicoativas. MÓDULO 4 Neste módulo você estudará sobre a atenção em rede como tratamento integral aos usuários de substâncias psicoativas. Lembre-se: o conteúdo deste módulo é fundamental para o entendimento dos demais

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº A DE 2010 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 7.672-A DE 2010 EMENDA DE REDAÇÃO Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS. Prof. Rodrigo Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO ASPECTOS CRIMINAIS Prof. Rodrigo Capobianco CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO Devemos considerar que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei

Leia mais

Secretaria Nacional DE POLÍTICA SOBRE DROGAS

Secretaria Nacional DE POLÍTICA SOBRE DROGAS Secretaria Nacional DE POLÍTICA SOBRE DROGAS 81 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICA SOBRE DROGAS Secretaria Nacional DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS Horário de funcionamento: de segunda a sexta,

Leia mais

Módulo1:: CAPÍTULO 5: A rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas na saúde pública do Brasil Pedro Gabriel Delgado e Francisco Cordeiro

Módulo1:: CAPÍTULO 5: A rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas na saúde pública do Brasil Pedro Gabriel Delgado e Francisco Cordeiro Módulo1:: CAPÍTULO 5: A rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas na saúde pública do Brasil Pedro Gabriel Delgado e Francisco Cordeiro Este capítulo pretende abordar alguns aspectos da política

Leia mais

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88

DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 8.072/90 - Crimes Hediondos - Professor: Marcos Girão - DEFINIÇÃO DE HEDIONDO E A CF/88 1 CRIMES HEDIONDOS - DEFINIÇÃO O crime HEDIONDO não é aquele que no caso concreto,

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma:

Leia mais

Lei nº , de 19 de Junho de 2008

Lei nº , de 19 de Junho de 2008 Lei nº 11.705, de 19 de Junho de 2008 Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que 'institui o Código de Trânsito Brasileiro', e a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, que dispõe sobre as restrições

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA

DIÁRIO OFICIAL do Município de Nova Colinas - MA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA COLINAS Rua São Francisco, s/n, Centro - Nova Colinas - MA CNPJ: 01.608.768/0001-05 Lei n 193/2017. EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE SANÇÃO E PROMULGAÇÃO LEGAL Pelo presente EDITAL

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG

CÂMARA DOS DEPUTADOS Gabinete do Deputado ODAIR CUNHA PT/MG PROGRAMAS ABERTOS FUNDACAO NACIONAL ANTIDROGAS Código do Programa 3091220140014 Órgão 30000 - MINISTERIO DA JUSTICA Órgão Vinculado Órgão Executor Tipo de Instrumento Convênio Qualificação da proposta

Leia mais

SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL

SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL SUMÁRIO DIREITO CONSTITUCIONAL LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 Dispõe sobre o Estatuto do Índio... 21 LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII

Leia mais

PREVENÇÃO. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (ECA, 70 e 73).

PREVENÇÃO. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (ECA, 70 e 73). PREVENÇÃO É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente (ECA, 70 e 73). A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS LEI /08/2006

POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS LEI /08/2006 CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS CRATOD 2009 POLÍTICA NACIONAL SOBRE DROGAS LEI 11.343 23/08/2006 Luizemir Wolney C.Lago Regina Esther de Araujo Celeguim Tuon CRATOD

Leia mais

O plano brasileiro de enfrentamento do crack. Dr. José Manoel Bertolote

O plano brasileiro de enfrentamento do crack. Dr. José Manoel Bertolote O plano brasileiro de enfrentamento do crack Dr. José Manoel Bertolote Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Usuários de crack (prevalência na vida)

Leia mais

COMENTÁRIOS AOS ARTIGOS DA LEI DE DROGAS. TÍTULO I Disposições preliminares Art. 1º Parágrafo único Art. 2º Parágrafo único...

COMENTÁRIOS AOS ARTIGOS DA LEI DE DROGAS. TÍTULO I Disposições preliminares Art. 1º Parágrafo único Art. 2º Parágrafo único... SUMÁRIO PARTE 1 COMENTÁRIOS AOS ARTIGOS DA LEI DE DROGAS LEI N. 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006 TÍTULO I Disposições preliminares Art. 1º... 33 Parágrafo único... 33 Art. 2º... 33 Parágrafo único... 33

Leia mais

Política Nacional sobre Drogas. Cerca de 100 Conselhos ativos no Estado de São Paulo

Política Nacional sobre Drogas. Cerca de 100 Conselhos ativos no Estado de São Paulo Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas Lei 11.343 de 23 de Agosto de 2006 CONAD Conselho Nacional Antidrogas CONEN Conselho Estadual Antidrogas COMAD (s) COMEN (s) COMUDA SENAD Secretaria

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR

TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR TERMO DE REFERÊNCIA RIO BRANCO ARTICULADOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA INDIVIDUAL EM ARTICULAÇÃO DE REDE INTERSETORIAL ÁLCOOL E DROGAS DESCENTRALIZADO I. CONTEXTO O decreto 7.179 de 2010 da Presidência

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 10.357, de 27/12/2001 Estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas

Leia mais

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS

PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS II Encontro Hispânico-Brasileiro de Saúde e Direitos Humanos Medidas legislativas e processuais no Brasil: PLANO DE COMBATE AO TRÁFICO DE PESSOAS Dr José Fernando Maia Vinagre Conselheiro Federal de Medicina

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR SUMÁRIO CÓDIGOS CÓDIGO PENAL MILITAR... 22 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR... 88 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO... 192 ESTATUTOS LEI Nº 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do

Leia mais

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida;

II - afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida; Art. 22. Constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos desta Lei, o juiz poderá aplicar, de imediato, ao agressor, em conjunto ou separadamente, as seguintes medidas

Leia mais

Direito Penal. Lei de Combate às Drogas Lei /06

Direito Penal. Lei de Combate às Drogas Lei /06 Direito Penal Lei de Combate às Drogas Lei 11.343/06 Introdução: - Norma Penal em Branco Heterogenia Lei 11.343/06 Lei de Drogas Portaria 344/98 ANVISA Define os crimes relacionados as drogas ilícitas

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Prof. Leandro Igrejas.

Prof. Leandro Igrejas. Olá! A prova de legislação especial para PRF veio do jeito que esperávamos. Alguns enunciados, contudo, merecem ressalva, conforme nossos breves comentários a seguir. Forte abraço, Prof. Leandro Igrejas.

Leia mais

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS.

PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS. DE DEPENDENTES QUÍMICOS CENPRE AO CRACK E OUTRAS DROGAS. O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - CENPRE é um programa permanente de extensão da FURG, tem como missão

Leia mais

Circular 577/2012 São Paulo, 04 de dezembro de 2012.

Circular 577/2012 São Paulo, 04 de dezembro de 2012. Circular 577/2012 São Paulo, 04 de dezembro de 2012. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) TERMO DE REFERÊNCIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - RAPS/SUS Diário Oficial do Estado nº 226 Seção

Leia mais

DIAULAS COSTA RIBEIRO

DIAULAS COSTA RIBEIRO DIAULAS COSTA RIBEIRO Doutor em Direito Alma mater: Universidade Católica Portuguesa, Lisboa Pós-Doutor em Bioética e Direito: Universidade Complutense de Madrid Desembargador do Tribunal de Justiça do

Leia mais

Resolve: Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013

Resolve: Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013 1 Resolução CONTRAN Nº 432 DE 23/01/2013 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados pelas autoridades de trânsito e seus agentes na fiscalização do consumo de álcool ou de outra substância psicoativa

Leia mais

A DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL NA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO OU USO DE DROGAS E SEUS REFLEXOS NA INSTRUÇÃO CRIMINAL

A DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL NA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO OU USO DE DROGAS E SEUS REFLEXOS NA INSTRUÇÃO CRIMINAL Revista Rumos da Pesquisa em Ciências Empresariais, Ciências do Estado e Tecnologia 109 A DISCRICIONARIEDADE DA AUTORIDADE POLICIAL NA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TRÁFICO OU USO DE DROGAS E SEUS REFLEXOS NA

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL MILITAR

PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL MILITAR Bibliografia sugerida DIREITO PENAL MILITAR PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL MILITAR 1 Direito Penal Militar Teoria Crítica e Prática Autores: Adriano Alves-Marreiros; Guilherme Rocha; Ricardo Freitas Editora:

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos uma política nacional de atenção à saúde, de forma relacionada ao consumo de álcool, implica na implementação da assistência, ampliando

Leia mais

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA

POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA POLÍTICA CRIMINAL ALTERNATIVA À PRISÃO: A CONCEPÇÃO DE UMA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE JUSTIÇA 1. O INÍCIO: A IMPLANTAÇAO DO PROGRAMA NACIONAL DE PENAS ALTERNATIVAS PELO Instalado em setembro de

Leia mais

LUIZ FLÁVIO GOMES STJ Coordenador. Alice Bianchini Luiz Flávio Gomes Rogério Sanches Cunha William Terra de Oliveira Autores

LUIZ FLÁVIO GOMES STJ Coordenador. Alice Bianchini Luiz Flávio Gomes Rogério Sanches Cunha William Terra de Oliveira Autores STJ00096680 LUIZ FLÁVIO GOMES Coordenador Alice Bianchini Luiz Flávio Gomes Rogério Sanches Cunha William Terra de Oliveira Autores 5. 8 edição revista I atuí;3lizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS

Leia mais

Lei 11343/2006 Legislação Especial Lei de Drogas

Lei 11343/2006 Legislação Especial Lei de Drogas Lei 11343/2006 Legislação Especial Lei de Drogas CURSO PREPARATÓRIO PARA CARREIRAS POLICIAIS 2017 Professor: Azevedo O Legislador quis tutelar a saúde pública em geral; O Legislador traz no bojo da

Leia mais

Uso de substâncias: interfaces com o suicídio

Uso de substâncias: interfaces com o suicídio Uso de substâncias: interfaces com o suicídio Cassiano Robert Terapeuta ocupacional CREFITO 8-14144 Considerações acerca do suicídio 3 mil pessoas por dia cometem suicídio em todo mundo: a cada 40 segundos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.179, DE 20 DE MAIO DE 2010. Vide Decreto nº 7.426, de 2010 Institui o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras

Leia mais

15/03/2018 LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (MUDANÇAS LEGISLATIVAS E DOUTRINÁRIAS 2017) PROF. MARCOS GIRÃO

15/03/2018 LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (MUDANÇAS LEGISLATIVAS E DOUTRINÁRIAS 2017) PROF. MARCOS GIRÃO LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL (MUDANÇAS LEGISLATIVAS E DOUTRINÁRIAS 2017) PROF. MARCOS GIRÃO 1 LEI ANTIDROGAS (LEI Nº 11.343/2006) REGRA DE OURO 2 LEI ANTIDROGAS REGRA DE OURO Ficam PROIBIDAS, em TODO o território

Leia mais

Política Nacional de Álcool e outras Drogas. Prof a. Gabriella de Andrade Boska Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica

Política Nacional de Álcool e outras Drogas. Prof a. Gabriella de Andrade Boska Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica Política Nacional de Álcool e outras Drogas Prof a. Gabriella de Andrade Boska Enfermagem em Saúde Mental na Atenção Básica História das drogas Pré História 3500 a.c. (1890): Buscavam drogas na natureza

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO NA MODALIDADE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL PROCESSO SELETIVO PÚBLICO TURMA 2018 EDITAL Nº 01 PERÍDO LETIVO 2018-2020 APÊNDICE II PROGRAMAE REFERÊNCIAS DAS PROVAS

Leia mais

O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL

O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL O AVANÇO DAS POLITICAS SOBRE DROGAS NO BRASIL Arcabouço de leis ao longo dos últimos anos, foram fundamentais na consolidação do processo das políticas sobre

Leia mais

PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ

PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ PROPOSTAS GT SEGURANÇA CIDADÃ O PAPEL DO MUNICÍPIO NA SEGURANÇA CIDADÃ A Segurança Pública Cidadã é responsabilidade de todos e demanda a construção de ações que combinem controle qualificado e prevenção,

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais