Reduzindo acidentes de trabalho na Indústria da Construção no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reduzindo acidentes de trabalho na Indústria da Construção no Brasil"

Transcrição

1 Reduzindo acidentes de trabalho na Indústria da Construção no Brasil A experiência do Serviço Social da indústria (SESI) na disseminação de quick wins: uma metodologia para redução de acidentes de trabalho no segmento da construção no Brasil. Por Lívia Lacerda e Maria Fernanda Faiçal INTRODUÇÃO A indústria da construção (IC) no Brasil é um importante segmento da economia por gerar um grande volume de riquezas e empregos para todas as classes sociais. Os investimentos em obras governamentais e a acentuada expansão do crédito imobiliário vêm impactando na expansão deste segmento e de sua cadeia produtiva em todas as regiões do país. São mais de 2,6 milhões de trabalhadores formais, correspondendo a 7,1% do total de empregos do país. A IC é reconhecida em todo o mundo como uma das mais perigosas, especialmente para acidentes de trabalho fatais. No Brasil, o risco de um trabalhador da construção morrer por esse tipo de causa vem reduzindo, passando de 32,7 mortes por trabalhadores em 2000, para 18,6 em A maioria dos óbitos é decorrente de quedas e eventos envolvendo veículos com traumatismo craniano, do tórax e múltiplos traumas. Apesar da redução, o nível de risco ainda é elevado quando comparado ao de outros países como, Estados Unidos, Inglaterra e Finlândia, que adotam práticas seguras e ocupam um papel de referência de segurança para o mundo. Os custos relativos aos agravos a saúde são difíceis de estimar pela falta de dados tanto de pesquisas como de fontes administrativas. Considerando apenas o aspecto da perda da produtividade por acidente de trabalho com incapacidade temporária maior do que 15 dias, estima-se uma perda anual de 1 milhão de dias de trabalho na IC no Brasil (SANTANA ET AL., 2012). A redução dos acidentes envolve um conjunto de iniciativas aplicadas pela empresa, indivíduos e sociedade. A metodologia de ganhos rápidos* é uma alternativa de identificação de soluções simples em canteiros de obra, rápida, de baixo custo com pouca utilização de recursos tecnológicos e com possibilidade de ganhos de escala na sua aplicação. Vale destacar que a sua efetividade depende da participação dos trabalhadores e envolvimento da direção da empresa. PASSO A PASSO NA CRIAÇÃO DOS TIMES DE GANHOS RÁPIDOS: *Metodologia desenhada pela IAPA - Industrial Accident Prevention Association.

2 Primeiro passo: Escolha do setor(es)/processo (s) prioritário (s). A diretoria da empresa deverá definir qual o setor/processo prioritário para escolha dos trabalhadores que deverão compor o time de ganhos rápidos. A direção deverá levar em consideração os indicadores de acidentes, afastamento por motivo de acidente ou outras informações que apontem os setores/processo com maiores problemas de SSMA. Poderão ser escolhidos mais de um setor/processo no mesmo canteiro, portanto poderão ser formados mais de um time de ganhos rápidos em um mesmo canteiro. Segundo passo: Escolha dos trabalhadores para compor o(s) time(s) de ganhos rápido(s). Para a formação dos times de ganhos rápidos deverão ser considerados critérios de diversidade na escolha dos trabalhadores. Recomenda-se ter uma equipe diversa nas questões de gênero, função/cargo no setor/processo, deficiência, idade, experiência. Vale destacar que deverão ser priorizados os trabalhadores motivados pelo tema SSMA e com perfil de liderança, ou seja com possibilidades de exercer influencia positiva nos demais trabalhadores. Deverá ser escolhido um dentre os trabalhadores para ser o líder do time e conduzir a equipe na identificação e implementação do ganho rápido. Terceiro passo: Treinamento do time(s) de ganho(s) rápido(s). Engenheiro ou técnico de segurança com experiência de atuação na IC deverá realizar um treinamento inicial de 4 horas para alinhar conhecimentos de SSMA, tais como, definições e conceitos de acidente/incidente, perigo, risco, aspectos e impactos ambientais. São apresentadas exemplos de situações de risco existentes em canteiros de obras e soluções criativas para tais situações por meio de fotografias. Além disso, o facilitador deverá explicar detalhadamente as etapas do processo para o estabelecimento de um Ganho Rápido, explicitadas no quadro 1. Quadro 1: Etapas do processo de ganho rápido. Etapa Foco prioritário Descrição do Problema Explicação Qual (is) problemas SSMA mais relevantes do setor/processo? Qual (is) a(s) situação(ões) encontrada(s) e qual (is) os danos que vem sendo causados ou que podem causar aos trabalhadores.

3 Causas: Identificar a causa raiz do problema Ex: Por que existe esta situação? Por que esta situação está causando o dano? Outras. Controles/Soluções: O que podemos fazer para solucionar ou controlar esse problema? Curto Prazo: Listar as várias soluções que podem ser implementadas no prazo de 30 dias. Longo Prazo: Listar as várias soluções que podem ser implementadas num longo prazo. Priorização: Considerando os controles/soluções estabelecidos acima, quais deverão ser priorizadas para agregar maior valor na melhoria do ambiente de trabalho e consequentemente na saúde dos trabalhadores? (Curto Prazo e Longo Prazo) Implementação: Para as soluções de curto prazo e baixo custo, construir um plano de ação para 30 dias, definindo: O quê, Quem, Quando, Onde, Como. A implementação deverá ser imediata. Para as soluções de longo prazo, encaminhar as identificações e possíveis soluções para analise e providências do responsável pela obra. Medição O que iremos medir nas próximas 4 semanas? Como iremos medir? Quem irá medir? Onde iremos medir? Quando iremos medir? Avaliação: Após as 04 semanas de implementação, tivemos o problema controlado/solucionado? Quarto passo: Acompanhamento do time e avaliação do(s) ganho(s) rápido(s). Na implementação do primeiro ganho rápido, o engenheiro ou técnico de segurança responsável pelo treinamento deverá acompanhar todas as etapas de processo de ganhos rápidos (quadro1). O acompanhamento se dá mediante cerca de três visitas ao canteiro de obra no período de no máximo dois meses. Durante as visitas se reúne com o time para desdobrar as etapas e eliminar possíveis duvidas. O time deve apresentar, se possível, através de fotos a situação perigosa encontrada e sua solução. Sugere-se que após avaliação do Ganho Rápido, o time apresente os resultados à Direção, às Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPA, trabalhadores de outros setores e nas reuniões de análise crítica os resultados alcançados.

4 ALGUNS RESULTADOS: O SESI/BA formou cerca de 120 times no período de 2009 a Podemos observar na Fig.1 a participação dos trabalhadores no treinamento para formação do Time de Ganhos Rápido em uma obra de construção. Fig. 01 Treinamento Quick Wins Teams Fig. 02 Vistoria na obra utilizando a máquina fotográfica. O treinamento do Time de Ganhos Rápido tem uma parte prática onde os trabalhadores fazem uma vistoria na obra para identificação imediata de possíveis situações de risco nas questões de SSMA (vide Fig.02, 03 e 04). Uma boa pratica é utilizar a máquina fotográfica para registro das situações e posterior apresentação e discussão juntamente com os demais trabalhadores ainda no treinamento. Fig. 04 Identificação de situações de risco na obra. Fig. 05 Identificação de situações de risco na obra.

5 Algumas das soluções propostas podem não ser as melhores para eliminar o perigo existente, porém minimizam os riscos gerados. Como exemplo, apresentamos abaixo algumas soluções simples e imediatas de problemas identificados no canteiro de obra: SITUAÇÃO Nº 01 ANTES DEPOIS - SOLUÇÃO ENCONTRADA Fig.06 - Desorganização do almoxarifado: os materiais dispostos na passagem, sem identificação e separação adequada. Fig.07 - Construção de prateleiras no almoxarifado e organização dos materiais existentes.

6 SITUAÇÃO Nº 02 ANTES DEPOIS - SOLUÇÃO ENCONTRADA Fig.08 - Existência de abertura na laje, com risco de queda de materiais e pessoas. Fig.09 - A abertura foi fechada com compensado de madeira SITUAÇÃO Nº 03 ANTES DEPOIS - SOLUÇÃO ENCONTRADA

7 Fig.10 - Existência de vários pregos para o travamento dos escoramentos em áreas de circulação, com risco dos trabalhadores se ferir. Fig.11 - Colocação de isopo em todos os pregos para proteção das pontas. SITUAÇÃO Nº 04 ANTES DEPOIS - SOLUÇÃO ENCONTRADA Fig.12 - Periferia de laje sem nenhuma proteção, com o risco de queda dos trabalhadores e materiais. Fig.13 - Proteção da periferia de laje com guarda corpo e tela. DISCUSSÃO A metodologia do Quick Wins teams tem como principal elemento a participação dos trabalhadores na identificação de melhorias de SSMA no ambiente de trabalho, que têm alto valor para a empresa e trabalhadores,

8 porém fáceis e baratas de implementar. Na prática, busca-se uma participação efetiva e o que os trabalhadores e os seus representantes podem fazer para reduzir/eliminar os perigos e/ou impactos ambientais nos ambientes de trabalho. Salienta que os trabalhadores devem ter um papel ativo e trabalhar em colaboração com os demais e os gestores, com o objetivo de introduzir melhorias significativas nos locais de trabalho. Os trabalhadores dispõem de um conhecimento profundo do seu trabalho e de como torná-lo mais seguro. A participação nos times de ganhos rápidos é uma forma de como eles podem utilizar esse conhecimento numa colaboração ativa no intuito de melhorar as questões de SSMA no ambiente de trabalho. O desafio na formação dos Quick Wins teams consiste em estabelecer um relacionamento de confiança entre a empresa e os trabalhadores nas questões de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA). Os elementos chave desse processo são: apresentar resultados num curto prazo para a direção, motivar os trabalhadores para participar do processo de implementação das melhorias no ambiente de trabalho e a criação de uma cultura de prevenção de acidentes.

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 02) Oficina 02 Ganhos Rápidos O que é Ganho Rápido (GR)? Resolução em curto prazo, de uma situação perigosa ou que polua o meio ambiente

Leia mais

Comitês, Reuniões, Inspeções e Auditorias de SSMA

Comitês, Reuniões, Inspeções e Auditorias de SSMA Abrangência: Procedimento Corporativo Relacionado: Recursos Humanos Supply Chain Tecnologia da Informação Finanças Auditoria SSMA X Jurídico Qualidade Outros (Especificar) Procedimento Interno do Local:

Leia mais

INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES E INCIDENTES NORMA DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIA PARA TODAS AS EMPRESAS INSTALADAS NO POLO

INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DE ACIDENTES E INCIDENTES NORMA DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIA PARA TODAS AS EMPRESAS INSTALADAS NO POLO 1. OBJETIVO Orientar, disciplinar e estabelecer critérios para comunicação e registro de investigação e análise de Acidentes e Incidentes do Trabalho entre as empresas associadas do COFIC. Servir como

Leia mais

Conhecendo alguns Conceitos PERIGOS E RISCOS

Conhecendo alguns Conceitos PERIGOS E RISCOS Conhecendo alguns Conceitos PERIGOS E RISCOS O que você já ouviu falar sobre risco? RISCOS AMBIENTAIS São considerados riscos ambientais os agentes: Físicos; Químicos; Biológicos. Ergonômicos Acidentes

Leia mais

PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DO SESI EM SAÚDE E SEGURANÇA PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DO SESI EM SAÚDE E SEGURANÇA PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DO SESI EM SAÚDE E SEGURANÇA PARA A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Incidência por 1000 trab Mortalidade por 100.000 trab Cenário SST Indústria da Construção 30,0 25,0 20,0 15,0 28,0 20,8

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) Oficina 07 Política de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho Objetivos, Metas e Programas 4.2 Política de SSTMA A Alta Administração

Leia mais

ERGONOMIA O ERRO HUMANO. É qualquer variação do comportamento humano que ultrapassa uma faixa considerada normal ou aceitável de operação.

ERGONOMIA O ERRO HUMANO. É qualquer variação do comportamento humano que ultrapassa uma faixa considerada normal ou aceitável de operação. ERGONOMIA AULA 13: Segurança a do Trabalho O ERRO HUMANO É qualquer variação do comportamento humano que ultrapassa uma faixa considerada normal ou aceitável de operação. Nem sempre ocorre devido ao FATOR

Leia mais

Curso de Atualização. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde

Curso de Atualização. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Proposta de cooperação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde

Diretrizes para elaboração do. Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Diretrizes para elaboração do Plano de Ação A e Plano da Década D 2011-2020 2020 Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde Plano da Década D 2011

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL Requisitos gerais, política para SSO, identificação de perigos, análise de riscos, determinação de controles. CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013 PREVENÇÃO DE ACIDENTES A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes MÓDULO I NR5 Norma Regulamentadora nº 5 OBJETIVO

Leia mais

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

Setor Gráfico. Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013

Setor Gráfico. Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013 Setor Gráfico Rio de Janeiro 3 de dezembro de 2013 1. OBJETIVOS, PREMISSAS, ESTRUTURA E PARTICIPANTES DA REUNIÃO 2. BOA PRÁTICA DO SIGRAF/RJ CERTIFICAÇÃO DA CADEIA DE CUSTÓDIA FSC (FOREST STEWARDSHIP COUNCIL)

Leia mais

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT?

APRESENTAÇAO. Segurança na Construção Civil DEFINIÇÃO QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PCMAT? APRESENTAÇAO Segurança na Construção Civil Segurança na Construção Civil PCMAT DEFINIÇÃO O QUE É PCMAT? O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano

Leia mais

Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção. Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente

Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção. Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente Definição da Estratégia Iniciativas Risco Priorização e seleção Processo Estratégico 11 Forças Spend Analysis - Kraljic - Entendimento do cliente Inteligência em Compras Planejamento - Coleta - Análise

Leia mais

CASO. DESAFIO Perda de lucros associada com baixa produtividade

CASO. DESAFIO Perda de lucros associada com baixa produtividade ESTUDOS DE / www.dupont.com Copyright 2017 E. I. du Pont de Nemours and Company. All rights reserved. The DuPont Oval Logo and DuPont,are registered trademarks or trademarks of DuPont or its affiliates.

Leia mais

Notas de Aula Aula 10 12/11/2013

Notas de Aula Aula 10 12/11/2013 Notas de Aula Aula 10 12/11/2013 10. GERENCIAMENTO DE RISCOS Risco Probabilidade de ocorrência de um evento e as suas consequências. Risco Visão Genérica Oportunidade e risco são duas faces mesma moeda.

Leia mais

( ポルトガル語版 ) [Versão Resumida]

( ポルトガル語版 ) [Versão Resumida] [Versão Resumida] ( ポルトガル語版 ) 2º Plano de Esclarecimento e Educação em Direitos Humanos da Cidade de Yao - Criar uma Cidade Amigável às Pessoas, Onde as Pessoas são Amigáveis - Março de 2016 Cidade de

Leia mais

Apostila de Treinamento UNIDADE VI GERENCIAMENTO DIÁRIO

Apostila de Treinamento UNIDADE VI GERENCIAMENTO DIÁRIO Apostila de Treinamento UNIDADE VI SETEMBRO DE 2018 (GD) ENTENDENDO O IMPLANTANDO O GESTÃO À VISTA O EM PRÁTICA OS PERIGOS E PROBLEMAS OS BENEFÍCIOS DO 1 ENTENDENDO O O QUE É? CONCEITO Gerenciamento diário

Leia mais

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil WHITE BELT PARA REDUÇÃO DE PERDAS DE MATERIAIS DE EMBALAGEM EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Karen Cristina Ciano da Silva ¹ Gilson Eduardo

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

1. Objetivos do capítulo Uma nova geração de reformas na administração pública Redes para a burocracia 55

1. Objetivos do capítulo Uma nova geração de reformas na administração pública Redes para a burocracia 55 Índice Índice de ferramentas, quadros e figuras 15 Prefácio 21 CAPÍTULO 1 GOVERNAÇÃO COLABORATIVA NAS BUROCRACIAS PÚBLICAS 1. Objetivos do capítulo 25 2. Uma nova geração de reformas na administração pública

Leia mais

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC

BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos. Secretaria Executiva/MEC BPM como subsídio à Gestão Estratégica Escritório de Gestão de Processos e Projetos Estratégicos Secretaria Executiva/MEC Histórico do Escritório de Processos Mapeamento de Sistemas na Diretoria de TI

Leia mais

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC

Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC Política de Gestão Estratégica de Riscos e Controles Internos CELESC SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVOS... 3 CONCEITOS...

Leia mais

PMAS. Aspectos e Impactos Ambientais Estrutura do SGAS. Reunião nº 05/2017

PMAS. Aspectos e Impactos Ambientais Estrutura do SGAS. Reunião nº 05/2017 PMAS Aspectos e Impactos Ambientais Estrutura do SGAS Reunião nº 05/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

PMAS. Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais. Reunião nº 01/2017

PMAS. Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais. Reunião nº 01/2017 PMAS Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Reunião nº 01/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da

Leia mais

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM

DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM DuPont, sua Cultura de Segurança e PSM Eduardo Francisco Gerente Corporativo SSMA Líder PSM América Latina A Cultura DuPont em Segurança, Saúde e Meio Ambiente 1802 Início das operações fábrica de pólvora

Leia mais

O Programa Atuação Responsável e a performance da Indústria Química. COFIP ABC setembro 2018

O Programa Atuação Responsável e a performance da Indústria Química. COFIP ABC setembro 2018 O Programa Atuação Responsável e a performance da Indústria Química COFIP ABC setembro 2018 A missão da ABIQUIM é promover o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria química

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

WESTERN UNION CORRETORA DE CÂMBIO S.A. E BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A. ( WU BRASIL )

WESTERN UNION CORRETORA DE CÂMBIO S.A. E BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A. ( WU BRASIL ) WESTERN UNION CORRETORA DE CÂMBIO S.A. E BANCO WESTERN UNION DO BRASIL S.A. ( WU BRASIL ) Relatório de Gerenciamento de Risco Operacional Data base 31/12/2017 WU Brasil Rua Tabapuã, 1227, 7º andar - Itaim

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO AÇÕES IMPRESCINDÍVEIS E FUNDAMENTAIS

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO AÇÕES IMPRESCINDÍVEIS E FUNDAMENTAIS AÇÕES IMPRESCINDÍVEIS E FUNDAMENTAIS SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO DECLARAÇÃO COMUM DE XAVIER HUILLARD, PRESIDENTE-DIRETOR GERAL DA VINCI, E DOS COMITÊ DE EMPRESA EUROPEU. Saúde e segurança do trabalho:

Leia mais

CONTROLE DE REVISÃO. Código do Documento: ULC/0410 IDSSMA Índice de Desempenho em Saude, Segurança e Meio ambiente para as Empresas Contratadas

CONTROLE DE REVISÃO. Código do Documento: ULC/0410 IDSSMA Índice de Desempenho em Saude, Segurança e Meio ambiente para as Empresas Contratadas CONTROLE DE REVISÃO Código do Documento: Nome do Documento: Responsável pela Elaboração: Responsável pela Aprovação: ULC/0410 IDSSMA Índice de Desempenho em Saude, Segurança e Meio ambiente para as Empresas

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

ALAIN AREAL LISBOA, 03 DE OUTUBRO 2016

ALAIN AREAL LISBOA, 03 DE OUTUBRO 2016 ALAIN AREAL LISBOA, 03 DE OUTUBRO 2016 Enquadramento Na Europa, 60% dos acidentes de trabalho de que resultam mortos são acidentes rodoviários, incluindo os acidentes de trajecto para o trabalho. Acidentes

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERENCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e a implementação de políticas e programas relacionadas com as iniciativas governamentais

Leia mais

Desafios para a recolha de dados fiáveis sobre SST

Desafios para a recolha de dados fiáveis sobre SST Desafios para a recolha de dados fiáveis sobre SST Ao abrigo da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas e de várias convenções, recomendações e protocolos da Organização Internacional

Leia mais

Quer fazer de sua empresa uma referência em Qualidade? Implante a ISO 9001

Quer fazer de sua empresa uma referência em Qualidade? Implante a ISO 9001 Quer fazer de sua empresa uma referência em Qualidade? Implante a ISO 9001 Benefícios da ISO 9001 Maior Organização Interna Melhor Desempenho do Negócio Visibilidade Comercial Economia e Redução do Desperdício

Leia mais

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno

Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno Modelagem de Processos de Negócio Aula 11 Modelagem de Processos TO-BE Andréa Magalhães Magdaleno andrea@ic.uff.br 2018.01 Agenda Melhoria Projetar processo futuro (TO-BE) Exercícios 2 PROJETAR PROCESSO

Leia mais

ISO Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos

ISO Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos ISO 20121 Sistema de gestão para a sustentabilidade de eventos ISO 20121 Objetivo ISO 20121 - Sistemas de gestão de sustentabilidade de eventos. Requisitos e linhas de orientação A ISO 20121 tem como finalidade

Leia mais

Principais diferenças entre a ISO e a OHSAS 18001

Principais diferenças entre a ISO e a OHSAS 18001 1 Principais diferenças entre a ISO 45001 e a OHSAS 18001 Entenda o que mudou da OHSAS 18001 para a ISO 45001. 2 Por que a ISO 45001? Principais Mudanças Calendário de Implementação Por que a ISO 45001?

Leia mais

MÔNICA FREIRE DE BRITO

MÔNICA FREIRE DE BRITO CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde A VOZ DO TRABALHADOR NA GESTÃO DO TRABALHO NO SUS MÔNICA FREIRE DE BRITO Madalena-Ce Agosto, 2012 1 1. PROBLEMA

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA

Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Manual de Políticas Internas RSC ENGENHARIA Sumário 1 INTRODUÇÃO...3 2- DEFINIÇÃO...3 3- OBJETIVO...3 4 - PROVIMENTO DE PESSOAL...4 4.1 PRINCÍPIOS...4 5 REMUNERAÇÃO E BENEFICIOS...4 5.1 PRINCIPIOS...5

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

Quem ganha é você e a sua família!!!

Quem ganha é você e a sua família!!! 2 N. Pesquisa de Percepção de Cultura de Segurança e Saúde do Trabalho A SER PREENCHIDO PELO EMPREGADO Prezado(a) empregado(a): Este questionário serve para conhecer o estado da Segurança e Saúde no seu

Leia mais

Deuteronômio 22:8. Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia

Deuteronômio 22:8. Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia Deuteronômio 22:8 Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia "Quando você construir uma casa nova, faça um parapeito em torno do terraço, para que não traga sobre a sua casa a culpa pelo derramamento de sangue

Leia mais

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos

Resultados Gerais. 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos Resultados Gerais 2 Estudo Latino-Americano de Tecnologia de Recursos Humanos O uso da tecnologia de Recursos Humanos nunca foi tão alto na América Latina. Quase 40% das empresas da região contam com uma

Leia mais

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro.

Norma Regulamentadora NR 18 e Manual da Fundacentro. Aberturas em pisos e paredes. Revisão: 00 Folha: 1 de 5 1. Objetivo Assegurar que todos os canteiros de obras efetuem a montagem e a colocação das proteções de acordo com as especificações da NR -18 e

Leia mais

Aonde você quer chegar?

Aonde você quer chegar? contato@aniksuzuki.com.br 55 (51) 3028-2880 aniksuzuki.com.br Aonde você quer chegar? Platinum Tower Avenida Carlos Gomes, 700/1001 Auxiliadora - Porto Alegre/RS 90480-000 A ANK é uma empresa especializada

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios

Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Indícios para 5S 2. Odor 3. Ruído TEMA 1. Iluminação 4. Vibração 5. Temperatura 6. Pó e poeira 7. Material tóxico, volátil e/ou explosivo

Leia mais

O Programa Atuação Responsável e a performance da Indústria Química

O Programa Atuação Responsável e a performance da Indústria Química O Programa Atuação Responsável e a performance da Indústria Química A missão da ABIQUIM é promover o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no Brasil..

Leia mais

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades d de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

Deuteronômio 22:8. Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia

Deuteronômio 22:8. Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia Deuteronômio 22:8 Deuteronômio é o quinto livro da Bíblia "Quando você construir uma casa nova, faça um parapeito em torno do terraço, para que não traga sobre a sua casa a culpa pelo derramamento de sangue

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA NORMA ISO 39001: 2017 Sistemas de Gestão da Segurança Rodoviária (SGSR) Requisitos e orientações para aplicação.

APRESENTAÇÃO DA NORMA ISO 39001: 2017 Sistemas de Gestão da Segurança Rodoviária (SGSR) Requisitos e orientações para aplicação. APRESENTAÇÃO DA NORMA ISO 39001: 2017 Sistemas de Gestão da Segurança Rodoviária (SGSR) Requisitos e orientações para aplicação. Isabel Seabra Indice ISO 39001:2017 e Redução da Sinistralidade ISO 39001

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A Página 1 de 9 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 11/01/10 Emissão Inicial N/A Documento via original Assinada OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO?

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO? É UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS FATORES DE PRODUÇÃO, MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, PROCESSOS E RECURSOS HUMANOS, VOLTADOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA, ATRAVÉS DA BUSCA CONSTANTE

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin O que é gerenciamento? Antes de respondermos à pergunta por que medir, é necessário lembrar o conceito de gerenciamento. Gerenciamento é o processo de estabelecer

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

Melhorando a Saúde e Segurança nos Locais de Trabalho do Brasil

Melhorando a Saúde e Segurança nos Locais de Trabalho do Brasil Melhorando a Saúde e Segurança nos Locais de Trabalho do Brasil Construindo o sistema de gestão de desempenho social necessário para um local de trabalho competitivo Durante a última década, tornou-se

Leia mais

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento

17/10/2016. Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem. Aula Diálogo de Desenvolvimento Competências na Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Aula 14.10.16 Diálogo de Desenvolvimento 1 Diálogo de Desenvolvimento Feedback ou Feedforward Revisão do papel do gestor e do colaborador Foco para

Leia mais

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012 A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios julho 2012 Roteiro da conversa Apresentação do SDP Sentidos da avaliação para a instituição Linha do tempo da avaliação Primeiras avaliações

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental Sumário 1. OBJETIVOS... 3 2. PRINCÍPIOS... 3 3. DIRETRIZES... 4 4. GOVERNANÇA CORPORATIVA... 5 4.1. Diretor Executivo... 5 4.2. Departamento de Crédito e Risco...

Leia mais

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Soluções Sebraetec para a Indústria da Construção Civil, Rochas Ornamentais, Plástico, Madeira e Metalmecânico PARA O SEU

Leia mais

Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos?

Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos? Como podemos medir a produtividade de uma empresa? E de seus processos? Por que produtividade é importante? Como podemos medir produtividade nas empresas? Produção x Estratégia Competitiva Flexibilidade

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO HISTÓRICO DE REVISÕES

INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO HISTÓRICO DE REVISÕES INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO HISTÓRICO DE REVISÕES Data Revisão Descrição da Revisão 00 Emissão inicial Elaborado por: Revisado por: Solange Maria Ferreira de Araújo Aprovado por: Fátima Rangel

Leia mais

Edição Número 96 de 20/05/2004

Edição Número 96 de 20/05/2004 Edição Número 96 de 20/05/2004 PORTARIA Nº 936, DE 18 DE MAIO DE 2004 Dispõe sobre a estruturação da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e Implementação de Núcleos

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Política de Compliance

Política de Compliance Política de Compliance Junho 2017 POLÍTICA DE COMPLIANCE 1. OBJETIVO Esta Política estabelece princípios, diretrizes e funções de compliance em todos os níveis da FALCONI Consultores de Resultados, bem

Leia mais

AGOSTO/16 EDIÇÃO INFOSEG

AGOSTO/16 EDIÇÃO INFOSEG EDIÇÃO AGOSTO/16 INFOSEG Quase Acidente do susto à solução Incidentes são sinais de que acidentes estão por vir. Descubra dicas de como aplicar um programa que encontra correções de segurança em quase

Leia mais

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE

BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE BIOSSEGURANÇA: Compreende um conjunto de AÇÕES destinadas a PREVENIR, CONTROLAR, MITIGAR, ou ELIMINAR os RISCOS inerentes às atividades que possam INTERFERIR ou COMPROMETER a qualidade

Leia mais

Preparação Verificação Aprovação

Preparação Verificação Aprovação 1/7 1. Introdução Conscientes da realidade que nos rodeia, a segurança e saúde no trabalho é privilegiada a todos os colaboradores, dando cumprimento às normas, métodos e procedimentos de segurança e saúde

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade VI Planejamento Estratégico de TI. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 6.1 Governança de tecnologia da Informação 6.2 Planejamento e Controle da TI 6.3 O Papel Estratégico da TI para os Negócios 6.4

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AGÊNCIA - 2012/2016 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AGÊNCIA OBJETIVO Revisar e atualizar o Planejamento Estratégico da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, para

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE LÍDERES CONQUISTE A LIDERANçA INSCRIÇÕES ABERTAS Prepare-se para novos desafios e seja o destaque no mercado de trabalho. Muitas vezes, a liderança não sabe quais

Leia mais

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos:

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos: Objetivos do módulo Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Mudança que tem como objetivo verificar os métodos para controlar as mudanças na infra-estrutura de TI. Durante este módulo

Leia mais

Gestão de Riscos na Fundação CESP PRESIDÊNCIA OUT/07 1

Gestão de Riscos na Fundação CESP PRESIDÊNCIA OUT/07 1 Gestão de Riscos na Fundação CESP PRESIDÊNCIA OUT/07 1 FUNDAÇÃO CESP 1º maior Fundo de Pensão patrocinado por empresas da iniciativa privada. 4º maior Fundo de Pensão do país. R$13 bilhões: total de recursos

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS. Portaria e Controle de Acesso. Segurança Patrimonial. Segurança Pessoal Privada (VSPP) Limpeza e Conservação de Ambientes

NOSSOS SERVIÇOS. Portaria e Controle de Acesso. Segurança Patrimonial. Segurança Pessoal Privada (VSPP) Limpeza e Conservação de Ambientes 2 NOSSOS SERVIÇOS Portaria e Controle de Acesso Segurança Patrimonial Segurança Pessoal Privada (VSPP) Limpeza e Conservação de Ambientes Vigilante Brigadista Vigilante Condutor Jardinagem Recepção 3 BENEFÍCIOS:

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Nº 01/2019

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Nº 01/2019 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: Estrutura e Funções do SGI Objetivos e Metas Ambientais Nº 01/2019 3 Estrutura e atribuições do SGI 4 Estrutura do SGI Engenheiro de Segurança Diretor Gerente

Leia mais

INSPEÇÃO DO TRABALHO. Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR)

INSPEÇÃO DO TRABALHO. Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) Seminário CANPAT Região Sul Curitiba (PR) INSPEÇÃO DO TRABALHO RUBENS PATRUNI FILHO Auditor-Fiscal do Trabalho Chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho da SRT-PR Eng. Civil e de Segurança do Trabalho

Leia mais

Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis. Paula Trindade LNEG

Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis. Paula Trindade LNEG Estratégias para as Compras Públicas Sustentáveis Paula Trindade LNEG Conferência Compras Públicas Sustentáveis LNEG, 25 Março 2010 Muitas organizações têm experiências em compras sustentáveis! Mas sem

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Assessorar tecnicamente a gestão e promover a implementação e articulação interprogramática das atividades relacionadas

Leia mais

Implementação do planejamento e monitoramento

Implementação do planejamento e monitoramento Implementação do planejamento e monitoramento Etapas do PA: estabelecimento de políticas (direções gerais: metas, prioridades, métodos, organização) definição de objetivos + alvos coleta de dados análise

Leia mais

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM RESTAURANTES COMERCIAIS DAS PRINCIPAIS CIDADES TURÍSTICAS DO ESTADO DE GOIÁS.

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM RESTAURANTES COMERCIAIS DAS PRINCIPAIS CIDADES TURÍSTICAS DO ESTADO DE GOIÁS. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO EM PRODUTOS COORDENADORIA DE ALIMENTOS PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DAS BOAS

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura

Estágios de Liderança Braskem Competências de Cultura Estágios de Liderança Braskem ------------------------- Competências de Cultura 01 Clarificando Estágios de Liderança Braskem o PA do Líder 01 Estágios de Liderança Braskem Os Estágios de Liderança Braskem

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

A arte do pensamento enxuto na área da saúde

A arte do pensamento enxuto na área da saúde A arte do pensamento enxuto na área da saúde por Edivaldo Bazilio Acreditar Oncologia o processo de gestão A3 na resolução de problemas e na eliminação de desperdício na linha do cuidado. A World Health

Leia mais