ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Município de Saldanha Marinho. Edital nº 021/2015. Processo Seletivo de nº 05/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Município de Saldanha Marinho. Edital nº 021/2015. Processo Seletivo de nº 05/2015"

Transcrição

1 Edital nº 021/2015. Processo Seletivo de nº 05/2015 Disciplina o procedimento seletivo para contratação emergencial no Município de Saldanha Marinho - RS. O Prefeito Municipal de Saldanha Marinho - RS, Sr. Volmar Telles do Amaral no uso de suas atribuições legais e em consonância com a Lei Municipal de nº 1818/2015 de 15 de julho de 2015, torna pública a realização de procedimento seletivo destinado à contratação temporária de dois Técnico (a) em Enfermagem para suprir a carência existente na Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal, conforme disposto no Anexo Único deste Edital: 1. Da Seleção 1.1. O procedimento de seleção pública será regulado pelas normas do presente Edital e realizado sob responsabilidade da Comissão para Organizar, Elaborar e Realizar Seleção Pública, constituída pela Portaria Municipal nº 076/2015; 1.2. Este procedimento destina - se a atender às necessidades temporária do Município de Saldanha Marinho- RS. Cronograma 27 e 28/07/ Prazo de inscrições 29/07/ Divulgação de Inscrições 30/07/ Realização da Prova Objetiva no Salão de Atos da Prefeitura Municipal. Horário: 14:00 horas. - Divulgação do Gabarito Preliminar 15 minutos depois de encerrada a prova escrita. 03/08/ Prazo para Recursos do Gabarito e da Prova Objetiva 05/08/ Divulgação dos Resultados dos Recursos Sorteio Público 06/08/ Divulgação da Classificação e Homologação do Resultado Final. 2. Das Inscrições 2.1. As inscrições serão efetuadas nos dias 27 e 28 de julho de 2015, das 07h 45min às 11h 45min e das 13h 30min às 17h 00min, no Setor de Pessoal da Prefeitura, situado na Avenida Silva Tavares nº São requisitos necessários para a inscrição no Procedimento Seletivo: I- Ser brasileiro nato, naturalizado, ou cidadão português, na situação do inciso II, parágrafo 1º, do artigo 12 da Constituição Federal; II - Ter idade mínima de 18 anos, no momento da inscrição; III - Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino; IV - Estar em dia com as obrigações eleitorais; V- Taxa de inscrição, que deverá ser paga na tesouraria desta Prefeitura.

2 2.3. O preenchimento da ficha de inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato Constatada alguma irregularidade a inscrição será anulada e o candidato excluído do procedimento seletivo A inscrição será efetivada pelo: Preenchimento da Ficha de Inscrição, sem emendas ou rasuras; Cópia da Carteira de Identidade e/ou Carteira de Motorista e/ou CTPS e CPF, acompanhada do original; Comprovante de pagamento da taxa de inscrição; Será permitida a inscrição por procuração com reconhecimento de firma. 3. Das etapas do Procedimento de Seleção Pública A prova objetiva, de múltipla escolha, será realizada no dia 30 de julho de 2015, às 14:00 horas na Prefeitura Municipal-RS, em Saldanha Marinho - RS, com duração máxima de 3 horas, Os candidatos ficam convocados a comparecer com antecedência de no mínimo trinta minutos, munidos do comprovante de inscrição, caneta de tinta azul ou preta, da Cédula de Identidade e do CPF. O gabarito será liberado quinze minutos depois de encerrada a prova escrita. 4 - Da Classificação e Desempate: A classificação para o cargo de Técnica em Enfermagem obedecerá ao maior número de pontos obtidos na prova escrita objetiva, que valerá 100 pontos, sendo 05 pontos por questão, sendo dez questões de português e dez questões de específica para o cargo de Técnica em Enfermagem, elaborada com base nas atribuições do cargo, conforme disposto no Anexo Único. Em caso de empate prevalecerá à maior pontuação obtida na prova Específica para o Cargo de Técnica em Enfermagem. Permanecendo o empate, será realizado sorteio. 5 - Dos Recursos Os recursos da prova escrita, devidamente fundamentados, somente serão recebidos no horário de expediente do dia 03/08/2015, o qual deverá ser entregue em duas vias, devidamente assinada pelo recorrente. O candidato que pretender apresentar recurso poderá obter cópia de sua prova. A classificação final será afixada no mural da Prefeitura Municipal e publicada no Jornal Minuano. A Banca Examinadora é a última instância para Recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá Recurso adicional ou pedido de reconsideração. 6 - Condições de Trabalho: O Contratado estará sujeito ao uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, bem como prestação de serviços externos à noite e nos domingos e feriados. 7- DA CONTRATAÇÃO A contratação obedecerá rigorosamente à ordem de classificação, por meio de Contrato entre o e o candidato selecionado terá o prazo de três dias para assumir a Contratação após a comunicação do Setor de Recursos Humanos via cadastrado pelo candidato na inscrição, e onde a remuneração atenderá ao disposto na Lei Municipal de nº 1818/2015 de 15 de julho de PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS:

3 O resultado da prova escrita, bem como e o resultado final do Procedimento Seletivo serão afixados no mural da Prefeitura Municipal e divulgando o ultimo, também, no Jornal Minuano. 9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS 9.1. Será excluído do concurso, a qualquer momento, o candidato que: a) descumprir quaisquer das instruções contidas neste Edital; d) desrespeitar membro da Comissão encarregada desse procedimento; c) perturbar a ordem dos trabalhos, decorrente de comportamento inadequado O candidato selecionado deverá comparecer ao setor de pessoal da Prefeitura Municipal munido dos seguintes documentos: a) Cédula de Identidade, Carteira do Coren, CTPS e CPF b) Comprovante de Renda e Bens; c) Comprovante de quitação das obrigações eleitorais; d) Comprovante de quitação das obrigações militares, para os homens; e) Comprovante de residência; f) Comprovante de escolaridade ( 2º Grau e Curso de Técnica em Enfermagem); g) CTPS (carteira de trabalho e inscrição PIS/PASEP); h) Conta bancária, Banco do Brasil ou SICREDI. i) Atestado médico que está apto ao trabalho. Saldanha Marinho - RS, 23 de julho de Registre-se e Publique-se Inês Paulina Napp Pertile Chefe de Gabinete Volmar Telles do Amaral Prefeito Municipal Anexo Único Cargo Vagas Carga Horária Remuneração Escolaridade Total Técnico(a) em Enfermagem horas semanais 1.326,05 2º Grau Completo e Curso Específico A Composição da Remuneração deste Cargo será de acordo com a Lei Municipal de nº 1818/2015 de 15 de julho de Prova de Língua Portuguesa para o cargo de Técnico em Enfermagem: 1) Fonética: Alfabeto. Ortografia oficial vigente, inclusive nova regra ortográfica. Fonemas (conceito; classificação dos fonemas; classificação das vogais; encontros vocálicos; classificação das consoantes; encontros consonantais; dígrafos; notações léxicas). Sílaba (classificação das palavras; divisão silábica; acento tônico e classificação das palavras; análise

4 fonética; pronúncia correta). Acentuação gráfica. Notações léxicas. Sinais de pontuação. Abreviaturas e siglas. 2) Morfologia: Estrutura das palavras (radical; tema; afixos; vogais e consoantes de ligação; cognatos; desinências; vogal temática; palavras primitivas e derivadas; palavras simples e compostas). Formação das palavras (derivação; composição; redução; hibridismo; onomatopéias). Sufixos. Prefixos. Radicais gregos. Classificação, flexão das palavras (substantivo; artigo; adjetivo; numeral; pronome; verbo; advérbio; preposição; conjunção; interjeição), formas variantes, emprego e análise morfológica. 3) Semântica: Significação das palavras (sinônimos; antônimos; homônimos; parônimos; polissemia; sentido próprio e sentido figurado; denotação e conotação). 4) Sintaxe: Análise sintática (noções; frase; oração; núcleo de um termo; período). Termos essenciais da oração (sujeito; predicado; predicação verbal; classificação dos verbos quanto à predicação; predicativo). Termos integrantes da oração (objeto direto; objeto indireto; complemento verbal; complemento nominal; agente da passiva). Termos acessórios da oração (adjunto adnominal; adjunto adverbial; aposto; vocativo). Período composto (orações coordenadas; principais; subordinadas), orações reduzidas, orações interferentes e análise sintática. Sintaxe de concordância (concordância nominal; concordância verbal; casos especiais). Sintaxe de regência (regência nominal; regência verbal; casos especiais). Sintaxe de colocação. Emprego dos modos e tempos. Emprego do infinitivo. 5) Estilística: Figuras de linguagem (figuras de palavras; figuras de construção; figuras de pensamento; vícios de linguagem; qualidades da boa linguagem). Língua e suas modalidades (ação e interação; verbal e não verbal; interlocutores; língua; códigos; código linguístico; norma-padrão e variedades linguísticas; a linguagem do texto; cruzando linguagens; texto, discurso, gêneros do discurso; intencionalidade discursiva; a carta pessoal e os gêneros digitais; diálogo; descrição; coerência e coesão textuais). Prosa e poesia. Versificação. Adjetivos pátrios. Superlativo. Formas de tratamento. 6) Compreensão, interpretação e análise de texto. Significação contextual de palavras e expressões. Informações literais e inferências. Recursos de coesão. Prova de Conhecimento Específico para Técnica em Enfermagem 2) O exercício profissional da Enfermagem. Fundamentos de Enfermagem. Noções básicas de saúde e doença. Ações de Enfermagem com relação à aferição de sinais vitais, realização de curativo, cuidado com a higiene, conforto e segurança ao paciente. Preparo do paciente para exames. Organização da unidade do paciente. Administração de medicamentos - métodos e vias, posologias de drogas e soluções; intoxicação. Primeiros socorros. Enfermagem médicocirúrgica. Assistência de Enfermagem ao paciente cirúrgico no pré, trans e pós-operatório. Prevenção e controle de infecção hospitalar. Assistência de Enfermagem a pacientes em situação de urgência e emergência. Enfermagem materno-infantil. Assistência de Enfermagem à mulher no ciclo vital - gestante, parturiente e puerpério, no parto normal e de risco e ao recém nascido normal e de risco. Assistência à criança nas fases de lactente, pré-escolar, escolar e adolescente no seu desenvolvimento. Enfermagem em Saúde Pública. Noções de epidemiologia, cadeia epidemiológica, vigilância epidemiológica, indicadores de saúde. Atenção primária em saúde. Assistência de Enfermagem na prevenção e controle de doenças infecto-parasitárias, crônico-degenerativas e processo de reabilitação. Programa Nacional de Imunização. Programa de Assistência à Saúde da Mulher, Criança e do Trabalhador. Enfermagem em saúde mental. Integração da assistência de Enfermagem às novas políticas públicas de atenção à saúde mental da criança e adulto. Equipe de saúde. Educação para saúde. Métodos de esterilização de materiais. Assistência de enfermagem em programas especiais (DST/AIDS; Imunizações; Hipertensão; Diabetes; Pneumologia Sanitária; etc). Saúde da Criança. Saúde do Adolescente. Saúde da Mulher. Saúde do Adulto. Saúde do Idoso.

5 Política de Assistência Social à pessoa idosa. Noções de ética e cidadania. Ética profissional. Política Nacional de Atenção Básica. Política Nacional de Promoção da Saúde. Programa de Saúde da Família. Sistema de Informação de Atenção Básica - SIAB. Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária. Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica SINAN. Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Indicadores de saúde. Endemias/epidemias. Portadores de necessidades especiais. Campanhas e programas oficiais de prevenção e combate a doenças. 2) Legislação indicada e suas alterações: Constituição Federal - Arts. 6º, 196 a 200, 227 a 230; Lei Federal nº.7.498/86; Decreto nº /87; Lei Federal nº.7.853/89; Lei Federal nº.8.069/90; Lei Federal nº.8.080/90; Lei Federal nº.8.142/90; Lei Federal nº.8.742/93; Decreto nº.1.651/95; Norma Operacional Básica do SUS - NOB/96; Portaria GM/MS nº.1.886/97; Decreto nº.3.298/99; Lei Federal nº /00; Portaria GM/MS nº.693/00; Portaria GM/MS nº.1.968/01; Lei Federal nº /02; Norma Operacional da Assistência à Saúde NOAS-SUS 01/02; Lei Federal nº /03; Decreto nº.5.296/04; Portaria GM/MS nº.587/04; Portaria Estadual nº.40/04; Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil - Ministério da Saúde (2004); Portaria GM/MS nº.648/06; Portaria GM/MS nº.687/06; Decreto nº /07; Lei Federal nº /10.

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

PRÉ-EDITAL EBSERH

PRÉ-EDITAL EBSERH PRÉ-EDITAL EBSERH 208 Sobre os Concursos EBSERH - 208 CARGO: ENFERMEIRO REMUNERAÇÃO: R$ 6.26,79 + adicionais e gratificações = R$ 8 mil. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:. Conhecimentos específicos de enfermagem;

Leia mais

Pref. Natal/RN

Pref. Natal/RN Pref. Natal/RN 1 Como passar na Prefeitura de Natal/RN 2017 Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga êxito na sua

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

EBSERH 2018

EBSERH 2018 EBSERH 2018 1 Como passar na EBSERH 2018? Enfermagem Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga êxito na sua trajetória

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

PRÉ-EDITAL SESA-MA

PRÉ-EDITAL SESA-MA PRÉ-EDITAL SESA-MA 01 1 PLANO DE ESTUDO SESA-MA 01/018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO 0 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MÓDULO(S)

Leia mais

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL.

Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL. Prefeitura de João Pessoa 2017 PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Paulista-PE

Paulista-PE Paulista-PE 2018 www.romulopassos.com.br 1 ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILIA, 57 Vagas, 40h, R$ 2.080,60 Cargos, Vagas, Remuneração e Carga Horária. ENFERMEIRO PLANTONISTA, 26 Vagas, 24h, R$

Leia mais

CAXIAS MA 2018

CAXIAS MA 2018 CAXIAS MA 2018 1 Enfermeiro ESF: 10 Vagas - 40h -> R$ 4.000,00 Enfermeiro Plantonista: 05 Vagas - 30h -> R$ 2.500,00 Enfermeiro Intensivista: 03 Vagas - 30h -> R$ 2.500,00 Cargos, Vagas e Carga Horária:

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAIÓPOLIS E S T A D O D E S A N T A C A T A R I N A

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAIÓPOLIS E S T A D O D E S A N T A C A T A R I N A EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 03/2018 Considerando que as atividades da Secretaria Municipal de Saúde são serviços públicos indispensáveis, que exigem pessoal qualificado para seu pleno funcionamento;

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 038/2013 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO HABILITAÇÃO - PARA O ANO LETIVO DE 2014 PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG O SERVIÇO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS/MT CNPJ: /

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE ARENÁPOLIS/MT CNPJ: / EDITAL DO RETIFICAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 002/2018- RETIFICAÇÃO 001/2019 O PREFEITO MUNICIPAL, Excelentíssimo Senhor JOSÉ MAURO FIGUEIREDO, no uso de suas atribuições legais e na forma

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 Cargos, Vagas e Carga Horária Técnico em Enfermagem 120 vagas, 30h Remuneração Inicial: R$ 3.150,00 Banca organizadora: CEPUERJ Inscrições: 10/09 a 19/10/2018 Data da prova: 03/02/2019 Edital:

Leia mais

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL

AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL AUTARQUIA HOSPITALAR MUNICIPAL - AHM/SP PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo - Autarquia Hospitalar Municipal AHM/SP Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem disponível em CURSO

Leia mais

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL

Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ SP Língua Portuguesa Aula 13 - SINONÍMIA / COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL LINGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão;

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de São Paulo Prefeitura de São Paulo Autarquia Hospitalar Municipal 1 Cargos e Remuneração: Analista de Saúde (ANS) 53 vagas Enfermeiro -> R$ 5.070,00 Assistente Técnico de Saúde (ASTS) 89 vagas Técnico em Enfermagem

Leia mais

FACULDADE BATISTA DO CARIRI

FACULDADE BATISTA DO CARIRI FACULDADE BATISTA DO CARIRI EDITAL Nº 1/2016 DO PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016.1 O coordenador do curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Batista do Cariri (FBC) torna público o Edital do Processo

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital

Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP. Adjunto Legislativo. Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital Câmara Municipal de Paulínia do Estado de São Paulo PAULÍNIA-SP Adjunto Legislativo Concurso Público CMP 001/2017-1ª Rerratificação do Edital AG043-2017 DADOS DA OBRA Título da obra: Câmara Municipal de

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos* para as provas do Processo Seletivo com Bolsas 2018 do Colégio Sólido. * Conteúdos programáticos que serão trabalhados até 31 de agosto no Colégio

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SELETIVO DE ADMISSÃO CPMCHMJ. AGUARDAN 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Interpretação Textual; 2. Ortografia; 3. Fonema e Letra, Dígrafo e Encontro Consonantal, Encontros Vocálicos; 4. Divisão silábica, Sílaba

Leia mais

UFAM

UFAM UFAM-2018 1 Cargos e Vagas Remuneração: Outras informações: Banca organizadora: Técnico em Enfermagem Manaus: 04 vagas Técnico em Enfermagem Itacoatiara: 01 vaga Técnico em Enfermagem R$ 2.446,96 + adicionais

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018

CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 CONCURSO DE BOLSAS INTERNO CENTO 2018 O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas Interno para o Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 4º ao 9º ano

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

EDITAL 016/2013. ESCOLARIDADE REQUISITOS Agente Comunitário de Saúde, Micro - área 07 (Linha Gaboardi; Ensino Fundamental completo CORSAN: de

EDITAL 016/2013. ESCOLARIDADE REQUISITOS Agente Comunitário de Saúde, Micro - área 07 (Linha Gaboardi; Ensino Fundamental completo CORSAN: de EDITAL 016/2013 ABRE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 005/2013, PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E MONITOR. CLEOMAR JOÃO SCANDOLARA, Prefeito de São Valentim, no uso de suas atribuições

Leia mais

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017

Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 Prefeitura de PIRAÍ/RJ -2017 1 Como passar no Prefeitura de PIRAÍ 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para que você consiga

Leia mais

SESAP-RN PRÉ-EDITAL.

SESAP-RN PRÉ-EDITAL. SESAP-RN PRÉ-EDITAL 1 Plano de Estudo com base no último edital da SESAP/RN Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM ENFERMEIRO DISCIPLINA:

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS - 6º ANO FUNDAMENTAL Estão disponíveis a seguir os conteúdos programáticos para as provas do Concurso de Bolsas 2019 do Colégio Sólido. Atenção: O candidato deverá estudar os conteúdos programáticos descritos na série que

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME /

CENTRO DE ENSINO MADRE TEREZA V.G BATISTA-EIRELI-ME / O Centro de Ensino Madre Tereza torna público o Edital do Concurso de Bolsas para alunos novatos do Ano Letivo 2018, visando à concessão de bolsas de estudos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIGUEL PEREIRA/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 ERRATA 01

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIGUEL PEREIRA/RJ CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 ERRATA 01 ERRATA 01 A Comissão de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Miguel Pereira/RJ e o Instituto de Avaliação Nacional IAN, no uso de suas atribuições, resolvem publicar a ERRATA 01 referente ao Edital

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº. 025/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº. 025/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE PAROBÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº. 025/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MOACIR CLOMAR JAGUCHESKI, Prefeito

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTANCIA EDITAL Nº 002/2019, DE 05 DE JANEIRO DE 2019.

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTANCIA EDITAL Nº 002/2019, DE 05 DE JANEIRO DE 2019. FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ Credenciada pela Portaria MEC 1.606, de 28 de dezembro de 2017 D.O.U de 28/12/2017 Mantida pelo Instituto de Ensino Superior Teólogico Cristão IESTEC - CNPJ12.509.127/0001-10

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CARMEM/MT ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2015

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CARMEM/MT ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CARMEM/MT ESTADO DE MATO GROSSO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2015 O Prefeito Municipal de Santa Carmem MT, Srº Alessandro Nicoli, por meio da Comissão de

Leia mais

EDITAL TESTE SELETIVO 2017

EDITAL TESTE SELETIVO 2017 EDITAL TESTE SELETIVO 2017 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Considerando que o Colégio Machado de Assis há10 anos vem evoluindo o ensino na região de Picos com métodos inovadores e equipe docente capacitada,

Leia mais

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA 16 ANEXO II MODELO DE REQUERIMENTO DE VAGA PARA CANDIDATO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA O(A) candidato(a), CPF n., candidato(a) ao Concurso para preenchimento de vagas no cargo, regido pelo Edital n. 001/2011

Leia mais

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 Edição N Caderno I

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 Edição N Caderno I Sexta-feira, 28 de Junho de 2019 Edição N 1.123 Caderno I EDITAL 001/2019/SMAS/CLG EDITAL DE SELEÇÃO PARA EVENTUAIS CONTRATAÇÕES TEMPORÁRIAS POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO JUNTO À SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2017 para Ensino Fundamental e Ensino Médio 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar letras iniciais

Leia mais

EDITAL DE TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL Nº 0002/2013.

EDITAL DE TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL Nº 0002/2013. EDITAL DE TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO NA ÁREA DA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL Nº 0002/2013. CLAUDEMIR CESCA, Prefeito Municipal de Salto Veloso, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

Edital de Abertura das Inscrições do Processo Seletivo

Edital de Abertura das Inscrições do Processo Seletivo Edital de Abertura das Inscrições do Processo Seletivo EDITAL N o 01/2018 PROCESSO SELETIVO TESTE DE SELEÇÃO 2019 A Comissão de Aplicação e Fiscalização do Processo Seletivo, nomeado pelo Diretor do Colégio

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACÁS ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACÁS ESTADO DA BAHIA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO - 001/12 PUBLICAÇÃO RESUMIDA O Prefeito do Município de Maracás BA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, que no período de 14 a 29 de novembro de 12 através do endereço

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 Os Conteúdos para o Concurso de Bolsas 2019 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova têm como base os conteúdos da série

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaguapitã

Prefeitura Municipal de Jaguapitã EDITAL Nº 002/2012 O Prefeito Municipal de Jaguapitã, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas por Lei, RESOLVE: Abrir e tornar público o Regulamento Especial do Concurso

Leia mais

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB

PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB PREFEITURA DE CAJAZEIRAS-PB EU ACREDITO EM MIM! LOGO ESTAREI AQUI... Nome Cargo PLANO DE ESTUDO PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS ENFERMEIRO (PSF e SAMU) e TÉCNICO EM ENFERMAGEM Cargos: Enfermeiro PSF

Leia mais

CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO,

CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO, Processo Seletivo Simplificado nº 306308 Contratação de Pessoal para a função de Auxiliar Administrativo, por prazo determinado, para atendimento de necessidade de serviço temporário e excepcional do SENAR-RS.

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA DPE/BA PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO (REGULAR E TÉCNICO)

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA DPE/BA PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO (REGULAR E TÉCNICO) DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA DPE/BA PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO (REGULAR E TÉCNICO) A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA comunica que estarão abertas as inscrições para

Leia mais

PREFEITURA DE LIMEIRA - SP

PREFEITURA DE LIMEIRA - SP PREFEITURA DE LIMEIRA - SP 1 Como passar no Concurso da Prefeitura de Limeira/SP - 2017? Plano de Estudo / Manual da Aprovação Querida (o) Aluna (o), Hoje conversaremos sobre um assunto fundamental para

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 001/2015 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2015 ROSANA MARTINELLI, PREFEITA MUNICIPAL DE SINOP, ESTADO DO MATO GROSSO, EM EXERCÍCIO, no uso das atribuições que lhes

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016

PROCESSO SELETIVO 2016 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: PROCESSO SELETIVO 2016 O Diretor do Colégio Machado de Assis, no uso de suas atribuições legais, divulga a abertura das inscrições para realização do Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EM CARÁTER TEMPORÁRIO Nº 001/2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EM CARÁTER TEMPORÁRIO Nº 001/2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EM CARÁTER TEMPORÁRIO Nº 001/2015 O Prefeito Municipal de Cabo Verde-MG. e a Secretária de Educação, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas pela

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 002/2017

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 002/2017 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA 002/2017 A Prefeitura Municipal de São Francisco do Glória, Estado de Minas Gerais, com fundamento na Lei Orgânica Municipal e no Estatuto do Servidor, e visando os princípios

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 05/2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 05/2009 PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 05/2009 A Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, Estado de São Paulo, faz saber que fará realizar neste município, processo seletivo

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE

ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTANCIA EDITAL Nº 010/2018, DE 02 DE JULHO DE 2018

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTANCIA EDITAL Nº 010/2018, DE 02 DE JULHO DE 2018 FACULDADE DO MACIÇO DE BATURITÉ Credenciada pela Portaria MEC 1.606, de 28 de dezembro de 2017 D.O.U de 28/12/2017 Mantida pelo Instituto de Ensino Superior Teólogico Cristão IESTEC - CNPJ12.509.127/0001-10

Leia mais

Prefácio Nota sobre o livro. Capítulo 1 Fundamentos da Comunicação 1. 1 Componentes 1

Prefácio Nota sobre o livro. Capítulo 1 Fundamentos da Comunicação 1. 1 Componentes 1 Nota sobre o livro Esta gramática passou por uma gestação de mais de trinta anos. Ainda quando eu estava na graduação, na UFRJ, no início dos anos 80, comecei a escrevê-la, antes de tudo para eu mesmo

Leia mais

II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGOS: ENFERMEIRO.

II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGOS: ENFERMEIRO. ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL SUPERIOR CARGOS: ENFERMEIRO. Interpretação de textos. Escrita: Morfologia, Vocabulário; Ortografia Oficial; Pontuação; Sílabas; Acentuação gráfica; Classes gramaticais;

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá Secretaria Municipal de Saúde Vigilância em Saúde PROCESSO SELETIVO 001/2015

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá Secretaria Municipal de Saúde Vigilância em Saúde PROCESSO SELETIVO 001/2015 PROCESSO SELETIVO 001/2015 Processo seletivo de provas e títulos para preenchimento em caráter temporário, de função de Visitador de Saúde com cadastro reserva. A Prefeitura Municipal Estância Turística,

Leia mais

UERJ

UERJ UERJ-2018 1 2 Plano de Estudo Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ 2018 Saiba como encontrar cada assunto do edital no Curso Completo de Enfermagem. CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM - TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Leia mais

PREFEITURA DE GARUVA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA DE GARUVA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO Nº 005/2016 EDITAL DE ABERTURA O Prefeito Municipal de Garuva, José Chaves, no uso de suas atribuições e a vista do contido no art. 37 da Constituição Federal, e

Leia mais

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão

EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão EDITAL DE MATRICULA PARA O ANO LETIVO 2017 Item 3 Referente ao bolsão 3 SONDAGEM DIAGNÓSTICA (BOLSÃO): 3.1. Os candidatos interessados em participar da Sondagem Diagnóstica (Bolsão) dos Ensinos Fundamental

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

EDITAL nº 029/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL nº 029/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO O PREFEITO MUNICIPAL DE ARROIO DO MEIO, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE CAPITÃO. EDITAL nº 006/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO

Estado do Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE CAPITÃO. EDITAL nº 006/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO O PREFEITO MUNICIPAL DE CAPITÃO,, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil, da Lei Municipal nº 1.016/2011-23/12/2011,

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20 SUMÁRIO 11 LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barbosa CLASSES GRAMATICAIS: O NOME E SEUS MODIFICADORES... 19 1. Noções gerais... 19 2. Grupo nominal... 20 CLASSES GRAMATICAIS: O VERBO E SEUS MODIFICADORES... 27 1.

Leia mais

Edital Verticalizado EBSERH - ENFERMAGEM

Edital Verticalizado EBSERH - ENFERMAGEM 00 Edital Verticalizado PROF. FELIPE MEDEIROS 1 APRESENTAÇÃO CURRÍCULO DO PROFESSOR Felipe Medeiros é Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá e pósgraduando em Direito Administrativo

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI CONCURSO PÚBLICO TEMPORÁRIO EDITAL Nº 01/2018

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI CONCURSO PÚBLICO TEMPORÁRIO EDITAL Nº 01/2018 ! "# $ % & & ' ( ) *+$ %,- + % %. /0 1 - FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI CONCURSO PÚBLICO TEMPORÁRIO EDITAL Nº 01/2018 A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ENSINO DE BIRIGUI faz saber a quem possa interessar

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA

LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA EDITAL VERTICALIZADO CONCURSO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - EDITAL N 18/2019. DATA DA PROVA OBJETIVA: 15/09/2019

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES Edição comemorativa de 20 anos. Revista, ampliada, novos exercícios e questões. 20ª edição Brasília 2014 2014 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são

Leia mais

EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA

EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA EDITAL 01/2016 TESTE DE BOLSA A Direção do Instituto Educacional Mahatma Gandhi, entidade mantida pelo Grupo Oeiras de Ensino ME (CNPJ 16.814.888/0001-36), torna público o presente Edital contendo normas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUPÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUPÁ Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUPÁ Avenida Getúlio Vargas, 443 Fone (0**47) 3375-6500 89.278-000 Corupá SC www.corupa.sc.gov.br - email: administra@corupa.sc.gov.br EDITAL DE PROCESSO

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO PROGRAMA DE ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Edital nº 08/2017. Edital do Processo Seletivo Simplificado

Edital nº 08/2017. Edital do Processo Seletivo Simplificado Edital nº 08/2017 Edital do Processo Seletivo Simplificado A Prefeitura do Município de Piracaia torna público que estão abertas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado nº. 02/2017 visando à

Leia mais

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA

Ortografia Aulas # CURSOS - EDITAIS ESPECÍFICOS TJ PR TJPR CONHECIMENTOS GERAIS Língua Portuguesa Aula 11 ORTOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto Aulas Cursos VIP (Teoria & Questões) #02 - Língua Portuguesa #8 - Compreensão e Interpretação de Textos, Tipologia textual, Gêneros textuais Significação das palavras:

Leia mais