FAQ - SIMINCO. 2. O que é necessário para um Despachante, Importador ou Exportador ter acesso ao SIMINCO?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ - SIMINCO. 2. O que é necessário para um Despachante, Importador ou Exportador ter acesso ao SIMINCO?"

Transcrição

1 FAQ - SIMINCO 1. O que é o SIMINCO? O SIMINCO é o Sistema de informação integrado do Ministério do Comércio de Angola. Este sistema é composto pelos Subsistemas: Cadastro Registo de todas as entidades, Individuais e Empresas, que efetuem operações Comerciais e/ou de Importação/Exportação. SICOEX Sistema de Licenciamento de Exportações, Importações e Reexportações. SILAC Sistema de Licenciamento do Comércio Interno. 2. O que é necessário para um Despachante, Importador ou Exportador ter acesso ao SIMINCO? Deve enviar um para siminco@minco.gov.ao a solicitar o seu registo no Cadastro do MINCO e acesso ao Sistema. Se for Despachante, deve indicar no os seguintes dados: Nome, Morada, NIF, Nº de cédula, Endereço de correio eletrónico, Nº de telemóvel, Nome, NIF, BI, nº de telemóvel e endereço de correio eletrónico do responsável. Se for Exportador ou Importador, deve indicar no os seguintes dados: Nome, Morada, NIF, Endereço de correio eletrónico, Nº de telemóvel, Nome, NIF, BI, nº de telemóvel e endereço de correio eletrónico do responsável. Indicar que pretende registar-se no REI (registo de Exportadores/Importadores)

2 Deve aguardar por receber um do sistema com as suas credenciais de acesso ao sistema (credenciais de acesso = código de utilizador + palavra-chave). Fique atento à sua caixa de ! Dica:Descarregue os Guias de Utilização do Sistema, os quais poderão esclarecer a maioria das dúvidas. Para encontrar estes Guias é só fazer uma pesquisa na internet por SICOEX - GUIA DE BOLSO DO SOLICITANTE (para Exportadores/Importadores) ou SICOEX - GUIA DE BOLSO DO DESPACHANTE (para despachantes). 3. Já enviei o a pedir acesso ao sistema. Quanto tempo terei de esperar até receber as credenciais de acesso? Devido ao elevado número de pedidos, quando se começou a utilizar o sistema, o tempo médio para receber as credenciais era elevado. O Ministério está a fazer todo o esforço para regularizar todos os pedidos pendentes e espera num futuro próximo passar a responder a estes pedidos no máximo em 24h (dias úteis). 4. Já tenho as credenciais de acesso ao sistema. Como faço para entrar no sistema? Abra uma janela no seu explorador da internet e digite este endereço do Ministério do Comércio: Depois é só carregar em Entrar na imagem: Dica: Adicione o endereço do site do Ministério do Comércio aos seus favoritos da internet. 5. Ainda não recebi a palavra-chave de acesso ao SIMINCO. O que fazer? Confirme que efetivamente não tem mesmo nenhum na caixa de correio electrónico que enviou como sendo o associado ao seu cadastro. O deverá ter como assunto: EMLC01 Palavra-chave de acesso ao seu cadastro no MINCO. Verifica também na sua caixa de correios não solicitados

3 Caso confirme que não recebeu esse , deve pedir esclarecimento enviando um para ou utilizar os telefones de contato: ou Já acedi anteriormente ao SIMINCO. Mas esqueci-me da palavrachave. O que fazer para obter uma nova palavra-chave? Na página de entrada do SIMINCO, coloque o seu código de utilizador e carregue no botão Recuperar Palavra-Chave. O sistema irá solicitar-lhe novamente o código de utilizador e o associado ao seu cadastro (para o qual enviará nova palavra-chave provisória). Dica: Descarregue os Guias de Utilização do Sistema, os quais poderão esclarecer a maioria das dúvidas. Para encontrar estes Guias é só fazer uma pesquisa na internet por SICOEX - GUIA DE BOLSO DO SOLICITANTE (para Exportadores/Importadores) ou SICOEX - GUIA DE BOLSO DO DESPACHANTE (para despachantes). 7. Como faço para colocar um Pedido de Licenciamento de Exportação ou Importação? Os Pedidos de Licenciamento só podem ser colocados no sistema por Despachantes. O Despachante deve aceder à opção SICOEX > Licenças > Criar Pedido via Ficheiro. Através desta opção, o despachante adiciona o DU electrónico (ficheiro que no antigo sistema era entregue no MINCO numa pen drive). Para submeter esse pedido, o despachante deve também adicionar os Anexos (fatura pró-forma, certificados de qualidade, etc). Para isso deve anexar um único ficheiro: ou em formato PDF ou ZIP. Dica: Descarregue os Guias de Utilização do Sistema, os quais poderão esclarecer a maioria das dúvidas. Para encontrar estes Guias é só fazer uma pesquisa na internet por SICOEX - GUIA DE BOLSO DO DESPACHANTE.

4 8. Como faço para gerar um ficheiro em formato PDF? Para gerar o ficheiro em formato PDF (ficheiro num formato apenas de leitura) deve utilizar a opção Guardar como e escolher o formato PDF. Eis alguns exemplos:

5 9. Como faço para gerar um ficheiro em formato ZIP? Para gerar o ficheiro em formato ZIP (ficheiro que agrega outros ficheiros em formato comprimido) deve selecionar todos os ficheiros que pretende agregar e, com o botão do lado direito do rato, selecionar a opção Send to ou Enviar para Compressed(zipped) folder. Também pode, e deve, utilizar esta funcionalidade para comprimir ficheiros muito grandes, de forma a reduzir o seu tamanho e conseguir adicionar de forma mais rápida. Eis alguns exemplos: 1. Criar o ZIP que inclui vários ficheiros 2. Deve depois utilizar o ZIP apenas para adicionar aos Anexos 3. Outro exemplo para criar o ZIP, neste caso, apenas com 1 ficheiro:

6 4. Selecionar o formato ZIP 5. Deve depois utilizar o ZIP apenas para adicionar aos Anexos

7 10.Tenho um anexo muito grande e não estou a conseguir adicioná-lo. Garanta que já comprimiu o seu ficheiro (para saber como gerar um ficheiro comprimido, ver questão Como faço para gerar um ficheiro em formato ZIP? ) Tente adicionar o seu anexo em horários que o sistema é menos utilizado (antes das 8h da manhã ou após as 19h). Se nenhuma das dicas anteriores tiver sido suficiente, terá de se dirigir às instalações do Ministério do Comércio (R/C, ala Sul, Guichet de Atendimento ao Público), e solicitar faze-lo na rede interna do Ministério. Para tal, deve trazer uma pendrive com o anexo e os seus dados para aceder ao sistema. Esta deverá ser uma medida excepcional, pelo que se recomenda que os senhores despachantes contratualizem os serviços de internet de banda larga de forma a prestarem o melhor serviço aos seus clientes. 11.Não consigo abrir os Anexos que são enviados nos s do SIMINCO. Os anexos dos s são ficheiros em formato PDF. Para os poder abrir terá de ter pelo menos instalado o programa Adobe Acrobat Reader. É gratuito! Para descarregar e instalar uma versão gratuita deste programa terá de aceder, por exemplo, ao endereço: 12.Necessito de instalar o SIMINCO? Não necessita de instalar o SIMINCO, pois trata-se de um sistema que funciona em ambiente internet ao qual acede com um endereço. Basta que tenha ligação à internet. 13.Já recebi as credenciais de acesso ao sistema (utilizador e palavrachave). Mas quando entro, só tenho acesso ao meu Cadastro. Se é Exportador/Importador e isto está a acontecer, é porque não está registado no REI. Se é despachante e isto está a acontecer, é porque não foi nomeado despachante (indicou o seu nº de cédula para o MINCO o nomear no sistema?). Deve contatar o MINCO, através do siminco@minco.gov.ao ou dos telefones /

8 14. Sou Exportador ou Importador, ainda não recebi as credenciais de acesso (utilizador e palavra-chave). Só depois de as receber é que o meu despachante pode submeter os meus Pedidos de Licenciamento? Não. Na realidade, sobretudo para empresas, a maioria dos Exportadores/Importadores já se encontram registados no REI. O despachante poderá submeter os seus pedidos, se tiver urgência neles. Só no caso de, no momento em que o despachante está a criar o seu Pedido de Licença, o sistema apresentar uma mensagem de erro a informar quo o NIF não se encontra registado no REI, é que o despachante terá de aguardar que o MINCO efetue o seu registo (que resultará também no envio das credenciais de acesso). 15.Sou Exportador ou Importador, ainda não autorizei nenhum despachante. Nenhum despachante pode submeter os meus Pedidos de Licenciamento? O sistema foi originalmente construído para só permitir que o despachante coloque Pedidos de Licenciamento de Exportadores/Importadores que o tivessem previamente autorizado no sistema. Mas, logo nos primeiros dias de utilização real, o resultado era muito negativo pois não estava a permitir que os Pedidos fossem colocados com a celeridade desejada. Devido a isso, o sistema foi alterado para funcionar da seguinte forma: quando o despachante coloca um Pedido de Licenciamento, o sistema verifica se existe o despachante já está autorizado por esse Exportador/Importador. Se não tiver autorizado nem tiver sido desautorizado, o sistema cria automaticamente a autorização e permite que o despachante crie esse Pedido. O Exportador/Importador pode a qualquer momento desautorizar um despachante no sistema e a partir desse momento o despachante já não poderá voltar a colocar mais nenhum Pedido desse Exportador/Importador. 16. Já tenho acesso ao sistema. Posso atualizar os dados do meu Cadastro? Pode e deve! Os cadastros foram atualizados com informação mínima para permitir dar o acesso ao sistema o mais rápido possível. É agora responsabilidade de cada um garantir que os dados do Cadastro estão corretos e sempre atualizados. 17. O que muda com este sistema no processo de Licenciamento?

9 O Despachante já não necessita de entregar o Pedido em Papel nem na pendrive no Ministério. Nem precisa de se dirigir ao Ministério para obter o DU Provisório. Pode fazer tudo isto pela internet. Tanto o Despachante como o Exportador/Importador podem acompanhar os seus Pedidos consultando diretamente o sistema, ou através das notificações que recebe por . A partir do momento que o Pedido é aprovado, o Despachante pode imprimir diretamente do sistema o DU Provisório e dar seguimento ao processo como fazia antes deste sistema a partir do momento que recebia o DU Provisório no MINCO. Numa segunda fase do novo sistema Só poderá importar produtos contidos nas classes associadas ao seu Alvará. Cada Pedido de Licença terá um custo fixo. O seu pagamento deverá ser feito para que o mesmo seja analisado pelo MINCO. Recomenda-se a manutenção da Conta- Corrente! Os importadores ocasionais, só poderão efetuar 6 importações por ano. Se pretenderem mais do que 6 importações, terão de regularizar o seu registo no REI de forma formal. Todos os Pedidos de Licença aprovados serão acompanhados pelo MINCO até ao seu fecho. Serão auditados os Pedidos de Licença que não chegarem a ser utilizados. Dica:Mantenha-se informado sobre as datas de entrada em vigor de cada uma destas medidas consultando com regularidade o site do Ministério do Comércio, em: 18.Sou uma empresa Exportadora/Importadora. Qual o prazo atual para renovar e regularizar o meu registo no REI? A regularização e/ou renovação do registo no REI, já devera ter ocorrido. No entanto, com a entrada do novo sistema, foi necessário, não só alargar o prazo, como solicitar aos senhores Exportadores/Importadores por aguardarem pela comunicação do Ministério do Comércio sobre o início desta operação. O mês de Abril deverá ser o mês para que ocorra toda esta operação, no entanto, deverá aguardar pela respetiva informação nos órgãos de comunicação social e no site do Ministério.

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Município de Viana do Alentejo

Município de Viana do Alentejo Assinar PDFs e Outras informações uteis 1 - Como Criar PDF/A Para criar um PDF a partir de um ficheiro de texto ou excel pode guardar o ficheiro em formato PDF. Em outras situações pode-se descarregar

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL CGI Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 3 3. Funcionalidades

Leia mais

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC

Índice MANUAL DE UTILIZAÇÃO BALCÃO DIGITAL ADC Índice 1. Requisitos que devem ser cumpridos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital... 2 2. Procedimentos inerentes à correta utilização do Balcão Digital... 2 3. Funcionalidades

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V Manual de apoio ao utilizador 1 INDÍCE Página 1. INTRODUÇÃO 2 2. REGISTO NO PORTAL 2 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção do atestado médico 10 Confirmação dos dados apresentados 10 4. PEDIDOS EM ESTADO REGISTADO

Leia mais

Exportação do Cartão de Cidadão e Assinatura Digital

Exportação do Cartão de Cidadão e Assinatura Digital Exportação do Cartão de Cidadão e Assinatura Digital Instalação do software do cartão de cidadão Exportação dos dados do cartão de cidadão Assinatura digital de documentos em formato pdf Assinatura digital

Leia mais

Aceda ao separador Extranet no site da GDA (www.gda.pt) introduzindo o seu Nome de Utilizador e a sua Palavra-Chave.

Aceda ao separador Extranet no site da GDA (www.gda.pt) introduzindo o seu Nome de Utilizador e a sua Palavra-Chave. Guia 1 Utilização Aceda ao separador Extranet no site da GDA (www.gda.pt) introduzindo o seu Nome de Utilizador e a sua Palavra-Chave. Caso não consiga aceder, consulte o Guia Bem-vindo à Extranet: Como

Leia mais

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO

MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO MANUAL DA PLATAFORMA CARTÃO PORTUÁRIO CLIENTES Conteúdo Registo... 2 Aceder à Plataforma... 5 Acesso às Instalações Portuárias... 6 Solicitar Acesso... 6 Listar Pedidos de Acesso... 9 Cartões de Acesso

Leia mais

Sistema de Faturação Delegações. Manual de utilização CVRVV

Sistema de Faturação Delegações. Manual de utilização CVRVV Delegações Manual de utilização CVRVV Índice 1. Requisitos do sistema... 3 2. Como iniciar a aplicação... 3 3. Vendas a Dinheiro... 5 3.1. Preâmbulo... 5 3.2. Emissão... 5 3.3. Visualizar... 9 4. Notas

Leia mais

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 2 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 2 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

GUIA DE APOIO CANDIDATURA

GUIA DE APOIO CANDIDATURA Ano 2018 Câmara Municipal de Lisboa Direção Municipal Habitação e Desenvolvimento Local GUIA DE APOIO CANDIDATURA CONCURSO CENTRO HISTÓRICO Indice Recomendações gerais para o preenchimento do formulário

Leia mais

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0

Manual do utilizador. Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis. v1.0 Manual do utilizador Registo, Acesso ao SILiAmb e Nomeação de Responsáveis v1.0 Controlo de Versões Data Versão Descrição Responsável 20/12/2016 1.0 Versão inicial Bruno Costa Índice Controlo de Versões...

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo de como efetuar a sua candidatura passo a passo e de exemplo para todos os regimes de candidatura, existindo informações

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador

Manual de apoio ao utilizador Manual de apoio ao utilizador Área de condutores 1 ÍNDICE Página 1. INTRODUÇÃO 3 2. REGISTO NOS SERVIÇOS ONLINE 3 3. REGISTO DO PEDIDO 7 Inserção de avaliação psicológica 10 Confirmação dos dados apresentados

Leia mais

Guia de Apoio credenciação no Portal Abril/2018

Guia de Apoio credenciação no Portal Abril/2018 Guia de Apoio credenciação no Portal Abril/2018 Página 1 de 11 Autenticação de entidade e cidadão/candidato A - utilizador e palavra-chave 1- Escolhe a opção e coloca os dados de acesso 2- Após colocar

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR LICENCIAMENTO ZERO Versão 5.0 Conteúdo 1. Enquadramento... 3 2. Como aceder ao serviço?... 3 3. Como obter informação?... 9 4. Como realizar o serviço?... 11 4.1. Caso o requerente

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

Guia de apoio (entidades empregadoras)

Guia de apoio (entidades empregadoras) Guia de apoio (entidades empregadoras) A aposta do IEFP na personalização de serviços, simplificação e desmaterialização, para uma resposta mais célere, sem custos e de qualidade Abril 2018 Índice O que

Leia mais

GUIA DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE

GUIA DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE GUIA DE APOIO À CANDIDATURA ON LINE Recomendações Gerais para Preenchimento do Formulário de Candidatura ANTES do preenchimento da candidatura: o que precisa saber/fazer? Reunir informação: Consultar as

Leia mais

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA INTRODUÇÃO Pretende-se com esta plataforma gerir embalagens de produtos fitofarmacêuticos, desde a sua receção à recolha, bem como material suplementar. Para o efeito, esta plataforma está dividida em

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Normas Gerais de Preenchimento 1. Preenchimento dos campos de texto (designação de entidades/estabelecimento ou morada) Utilizar carateres maiúsculos no início de cada palavra e caracteres

Leia mais

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3

Manual Certificação de Documentos Transporte. Gestão Administrativa 3 Manual Certificação de Documentos Transporte Gestão Administrativa 3 20 de Abril de 2013 Introdução Este manual tem como principal objetivo ajudar o utilizador configurar o sistema para a comunicação de

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO E-SHOP

GUIA PRÁTICO DO E-SHOP GUIA PRÁTICO DO E-SHOP Este guia prático pretende mostrar como aceder e colocar uma encomenda no e-shop. Após o registo do utilizador, o carrinho de compras fica imediatamente activo. No entanto, os preços

Leia mais

Download de elementos documentais:

Download de elementos documentais: Concurso Público para empreitada de pavilhão polidesportivo: Está disponível no mercado electrónico da construção econstroi.com a possibilidade de concorrer ao Concurso Público para a construção do da

Leia mais

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V

Manual de apoio ao utilizador. IMT Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. Av. Das Forças Armadas, LISBOA V Manual de apoio ao utilizador 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REGISTO NO PORTAL... 3 3. REGISTO DO PEDIDO... 7 4. MENUS DISPONÍVEIS... 13 2 1. INTRODUÇÃO Este documento destina-se aos utilizadores do IMTOnline

Leia mais

FAQ. App EuroBic. FAQ e informações sobre segurança

FAQ. App EuroBic. FAQ e informações sobre segurança App EuroBic FAQ e informações sobre segurança FAQ O que é a App EuroBic? A App EuroBic é uma aplicação móvel para smartphones que permite que Clientes com IOS (Apple iphone) ou com sistemas operativos

Leia mais

SISTEMA ELETRÓNICO DE CONCURSO PÚBLICO DO BCE APRESENTAÇÃO DE UMA RESPOSTA NUM PROCEDIMENTO DE ADJUDICAÇÃO ( RFX )

SISTEMA ELETRÓNICO DE CONCURSO PÚBLICO DO BCE APRESENTAÇÃO DE UMA RESPOSTA NUM PROCEDIMENTO DE ADJUDICAÇÃO ( RFX ) Direção-Geral de Finanças ECB-UNRESTRICTED 8 de novembro de 2016 SISTEMA ELETRÓNICO DE CONCURSO PÚBLICO DO BCE APRESENTAÇÃO DE UMA RESPOSTA NUM PROCEDIMENTO DE ADJUDICAÇÃO ( RFX ) Para apresentar uma resposta

Leia mais

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar MUITO IMPORTANTE Todo o processo de aprovar e instalar o certificado pessoal deve realizar-se numa máquina controlada pelo requerente e a que outros não tenham acesso. Caso a máquina usada para a aprovação

Leia mais

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39

Portal CAUL. Manual de Utilizador. Certificado de Autorização de Utilização de Lote. Versão 1.0 Página 1 de 39 Portal CAUL Certificado de Autorização de Utilização de Lote Manual de Utilizador Versão 1.0 Página 1 de 39 Índice 1 Resumo da Aplicação... 3 1.1 Sobre este documento... 3 2 Níveis de Acesso... 4 2.1 Perfil:

Leia mais

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0

Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física Versão 1.0 Índice Guião de Preenchimento do Módulo Reporte de Execução Física... 1 Versão 1.0... 1 1 Introdução... 4 1.1 Enquadramento... 5 1.2

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira

SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA. Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira SISTEMA INTEGRADO DE REGISTO DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE SIRAPA Lígia Varandas, 23 Novembro 2010, S. João da Madeira Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente SIRAPA O SIRAPA

Leia mais

Manual de utilização da Plataforma Electrónica dedicada à Taxa Municipal Turística de Dormida

Manual de utilização da Plataforma Electrónica dedicada à Taxa Municipal Turística de Dormida Manual de utilização da Plataforma Electrónica dedicada à Taxa Municipal Turística de Dormida Normais gerais de preenchimento: 1. Preenchimento dos campos de texto (Designação de entidade/estabelecimento

Leia mais

Conceito e objectivo. destaques deste produto. How To ARES POS

Conceito e objectivo. destaques deste produto. How To ARES POS HOW TO ARES POS Este documento é propriedade intelectual do GrupoPIE Portugal S.A., e não pode ser alterado ou usado para outro fim, que não o acordado, sem prévia autorização escrita do GrupoPIE. Conceito

Leia mais

Pág. de 32. Balcão Digital Manual do utilizador. Balcão Digital. Manual do utilizador. Última atualização

Pág. de 32. Balcão Digital Manual do utilizador. Balcão Digital. Manual do utilizador. Última atualização Pág. de 32 Balcão Digital Manual do utilizador Última atualização 2013.01.23 Pág. de 32 Índice 1. Introdução...3 2. Registo do Utilizador...4 3. Recuperar o username...6 4. Recuperar a password...7 5.

Leia mais

Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Distinção PME Digital Distinção

Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Distinção PME Digital Distinção Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Distinção PME Digital Distinção Adesão à Plataforma As empresas manifestam a sua intenção de adesão à plataforma através do seguinte item de menu:

Leia mais

Como configurar a sua loja online?

Como configurar a sua loja online? Manual Loja Online Índice Como configurar a sua loja online?... 3 Como disponibilizar um artigo para venda online?... 4 Como publicar a sua loja no facebook?... 4 Como configurar os métodos de pagamento?...

Leia mais

MANUAL DE APOIO. Autenticação na plataforma AcinGov

MANUAL DE APOIO. Autenticação na plataforma AcinGov MANUAL DE APOIO Autenticação na plataforma AcinGov 1 ÍNDICE 2 Autenticação na plataforma... 3 2.1 Autenticação via certificado... 3 2.2 Autenticação via cartão de cidadão... 3 3 Autenticação via certificado...

Leia mais

OranGest. Reinstalar OranGest. Ficha Técnica Nº 8. Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 13, 1C Oeiras. T: W: magnisoft.pt.

OranGest. Reinstalar OranGest. Ficha Técnica Nº 8. Alameda Bonifácio Lázaro Lozano, 13, 1C Oeiras. T: W: magnisoft.pt. OranGest Reinstalar OranGest Introdução: Este manual foi criado para o utilizador que pretende desinstalar e reinstalar o Orangest. Este procedimento pode ser aplicado nas seguintes situações: Reinstalação

Leia mais

Índice Preâmbulo... 3

Índice Preâmbulo... 3 Índice Índice... 2 Preâmbulo... 3 1. Guia de utilizador... 4 1.1. Login no portal... 4 1.2. Recuperação da password de acesso... 5 1.3. Navegação... 6 1.4. Gestão do utilizador... 7 1.5. Informação da

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

Serviços online da CMVC

Serviços online da CMVC Serviços online da CMVC Manual de utilizador Índice 1. Acesso... 2 1.1. Se tiver cartão de cidadão e leitor de cartão... 2 1.2. Se não tiver cartão de cidadão e/ou leitor de cartões... 3 2. Submissão de

Leia mais

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI Março de 2016 Índice 1 Enquadramento... 3 2 Credenciação no SAC... 5 3 Relatório de Contratação (RC)... 7 3.1 Preencher e submeter um RC na PECP... 7 3.2 Criar um RC diretamente no SRVI... 7 3.3 Consultar

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

GUIA PRÁTICO ACORDOS DE REGULARIZAÇÃO VOLUNTÁRIA DE CONTRIBUIÇÕES E QUOTIZAÇÕES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO ACORDOS DE REGULARIZAÇÃO VOLUNTÁRIA DE CONTRIBUIÇÕES E QUOTIZAÇÕES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO ACORDOS DE REGULARIZAÇÃO VOLUNTÁRIA DE CONTRIBUIÇÕES E QUOTIZAÇÕES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Acordos de Regularização Voluntária de Contribuições

Leia mais

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12

Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 Edição: 1.a Data: 11/01/19 Pág.: 1/12 O sistema de Backoffice de Ensaios da Monoquadros, trata-se de um site extranet que a Monoquadros disponibiliza para os seus clientes, cliente finais, inspectores,

Leia mais

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online

Divisão de Gestão de ASSUNTOS ACADÉMICOS. Candidatura online Candidatura online Para iniciar o processo de candidatura, o candidato deverá aceder a http://netpa.fmh.utl.pt/cssnet/page 1.º Passo Escolher o regime pretendido 2.º Passo Criar o registo de utilizador

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014

Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo SETEMBRO 2014 Guia de Candidatura a Bolsa de Estudo 2014 SETEMBRO 2014 1. A atribuição de bolsa de estudo depende de requerimento apresentado: a) Em simultâneo com a candidatura ao concurso nacional de acesso, no caso

Leia mais

ERP PRIMAVERA STARTER V9.15

ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Manual de Instalação e Inicialização ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Versão 1.0 Setembro de 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Métodos de Instalação... 4 Instalação através do Setup Único... 4 Pré-requisitos

Leia mais

Normas gerais de preenchimento

Normas gerais de preenchimento Normas gerais de preenchimento 1. Preenchimento dos campos de texto (Designação de entidade/estabelecimento ou Morada) a. Utilizar caracteres maiúsculos no início de cada palavra e caracteres minúsculos

Leia mais

Candidatura Passo a Passo

Candidatura Passo a Passo Candidatura Passo a Passo 1.1 Candidaturas on-line Este manual é um documento ilustrativo como efetuar a sua candidatura passo a passo. Para efetuar o processo de candidatura deverá aceder ao portal de

Leia mais

Manual do Utilizador

Manual do Utilizador Manual do Utilizador ÍNDICE Como Aderir Registo 3 Entrada SMAS Online autenticação área reservada 9 Dados de cliente 11 Instalação 12 Comunicar Leitura 16 Histórico de Leituras/Consumos 19 Faturação 20

Leia mais

Manual de utilização da Plataforma Electrónica dedicada à Taxa Municipal Turística de Dormida

Manual de utilização da Plataforma Electrónica dedicada à Taxa Municipal Turística de Dormida Manual de utilização da Plataforma Electrónica dedicada à Taxa Municipal Turística de Dormida Versão II: Fevereiro 2016 Normais gerais de preenchimento: 1. Preenchimento dos campos de texto (Designação

Leia mais

Índice Introdução... 3 Como configurar a sua loja online ?... 3 Como disponibilizar um artigo para venda online

Índice Introdução... 3 Como configurar a sua loja online ?... 3 Como disponibilizar um artigo para venda online Manual Loja Online Índice Introdução... 3 Como configurar a sua loja online?... 3 Como disponibilizar um artigo para venda online?... 4 Como publicar a sua loja no facebook?... 4 Como configurar os métodos

Leia mais

Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Empresa Digital Açores

Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Empresa Digital Açores Manual do Utilizador da Plataforma de Gestão do Projeto Empresa Digital Açores Adesão à Plataforma As empresas manifestam a sua intenção de adesão à plataforma através do seguinte item de menu: Efetuando

Leia mais

I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA

I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA I. RECOMENDAÇÕES GERAIS II. ACESSO À BOLSA DE EMPREGO PÚBLICO III. SUBMETER UMA CANDIDATURA IV. ALTERAR UMA CANDIDATURA V. ELIMINAR UMA CANDIDATURA VI. CANCELAR UMA CANDIDATURA 1 I. RECOMENDAÇÕES GERAIS

Leia mais

Manual do Operador Económico

Manual do Operador Económico CERTIGES Manual do Operador Económico REGISTO E LICENCIAMENTO dezembro 2015 (versão 2) 0 A. Introdução Todos os Operadores Económicos (OE) que estão obrigados pela legislação em vigor ao Registo fitossanitários

Leia mais

Manual de utilização Configuração de uma conta de correio eletrónico Telemóvel N97 Telemóvel NOKIA-N97 :: Symbian

Manual de utilização Configuração de uma conta de correio eletrónico Telemóvel N97 Telemóvel NOKIA-N97 :: Symbian Manual de utilização Configuração de uma conta de correio eletrónico Telemóvel N97 Telemóvel NOKIA-N97 :: Symbian 01-06-2012 STIC Serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação Para tirar proveito

Leia mais

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Introdução No Escritório Virtual da Naturgy estão reunidas todas as informações que podem interessar-lhe relacionadas

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V4.5.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Guia de Instalação do Google Cloud Print

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do Google Cloud Print Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: As notas indicam como deve responder a uma situação

Leia mais

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL

Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Guia de Utilização Manutenção de Dados Janeiro 2010 PLATAFORMA ELECTRÓNICA VORTAL Índice Preâmbulo... 3 Manutenção de dados Acesso Universal... 4 Alterar palavra-chave... 6 Alterar dados do utilizador...

Leia mais

Manual do Utilizador. Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada

Manual do Utilizador. Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada Manual do Utilizador Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada ÍNDICE Como Aderir Registo 3 Entrada SMAS Online autenticação área reservada 9 Dados de cliente 11 Instalação 12 Comunicar Leitura

Leia mais

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE

DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA TUTORIAL ONEDRIVE O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 5 GB de

Leia mais

Score Gestão de Cartões Manual de utilizador

Score Gestão de Cartões Manual de utilizador Score Gestão de Cartões Manual de utilizador Controlo de Versões: Data Versão Autor 01-03-2017 1.0 José Nepomuceno Índice 1. Objetivo... 3 2. Link de acesso... 3 3. Acesso ao SCORE... 4 4. Recuperação

Leia mais

GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A

GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A GUIA DE APOIO CRIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO FORMATO PDF/A Este guia destina-se a apoiar a utilização da norma internacional PDF/A, criada com a intenção de preservar arquivos digitais a longo prazo. Este formato,

Leia mais

Procedimento concursal de Ingresso no IM 2019

Procedimento concursal de Ingresso no IM 2019 Manual de Apoio Procedimento concursal de Ingresso no IM 2019 Preenchimento do formulário de inscrição Página 1 de 13 Capítulo 1. Estrutura do Manual Página 2 de 13 1.1. Introdução O presente manual descreve

Leia mais

Manual do Utilizador Brother Meter Read Tool

Manual do Utilizador Brother Meter Read Tool Manual do Utilizador Brother Meter Read Tool POR Versão 0 Direitos de autor Direitos de autor 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

GUIA RÁPIDO CLOUD BACKUP SOLUÇÕES CLOUD

GUIA RÁPIDO CLOUD BACKUP SOLUÇÕES CLOUD GUIA RÁPIDO CLOUD BACKUP SOLUÇÕES CLOUD INDICE 1. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 3 1.1. A MINHA ADESÃO... 3 1.2. NOVO UTILIZADOR... 4 1.3. NOVA PALAVRA PASSE... 7 2. OBTER O SOFTWARE DE BACKUP... 9 2.1. DISPOSITIVOS

Leia mais

O Seu Processo de Compra. Uma forma simples e fácil de encomendar

O Seu Processo de Compra. Uma forma simples e fácil de encomendar O Seu Processo de Compra Uma forma simples e fácil de encomendar Condições do Contrato Acordo comercial: 12% em toda a gama* Exceções: artigos nas categorias de equipamento telefónico e informática Produtos

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Plataforma Office 365. Gestão de alertas para correio eletrónico

SECUNDÁRIA DE CAMARATE Plataforma Office 365. Gestão de alertas para correio eletrónico SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Gestão de alertas para correio eletrónico Conteúdo Gestão de alertas para correio eletrónico... 2 Criar um novo alerta... 2 Modificar as opções de um

Leia mais

Importação: Regras básicas

Importação: Regras básicas Importação: Regras básicas Pagamentos de importação de mercadorias em Angola 1 Procure o Ministério do Comércio (MINCO) para proceder ao registo de Exportador e Importador (REI). 3 Negocie com seu Exportador/Fornecedor:

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE Janeiro 2019 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 3. Enviar mensagem particular

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilizador Perfil Aluno V1 17/06/2015 4450-298 Matosinhos Maputo Página 1 de 20 ÍNDICE 1. Página Pessoal Aluno 4 1.1 Alterar Fotografia 4 1.2 Configuração da Página Pessoal 5 1.3 Conta Corrente

Leia mais

Relatório único. (Versão 2.5c)

Relatório único. (Versão 2.5c) Relatório único (Versão 2.5c) Funcionalidades Envio e edição do Anexo D e do Anexo C Exportação do XML Disponibilização dos dados, quer via formulário quer em formato XML, no portal do cliente Confirmação

Leia mais

Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis ICC da Antalis

Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis ICC da Antalis GUIA DE UTILIZADOR Como descarregar os Perfis ICC a partir do Centro de Perfis Este guia de utilizador explica de forma simples como descarregar os Perfis ICC para os diferentes suportes a partir do Centro

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: JULHO/2016. Versão 2 ÍNDICE

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Manual de Utilização Balcão Digital

Manual de Utilização Balcão Digital Manual de Utilização Balcão Digital 2018 2 Manual de Utilização Balcão Digital Índice 1. Requisitos para a correta utilização das funcionalidades do Balcão Digital 2. Procedimentos inerentes à correta

Leia mais

Manual do utilizador

Manual do utilizador Candidaturas Online ao Fundo de Apoio Social Manual do utilizador Atualizações Versão Data Autor(es) Revisor(es) Alterações Aprovação 1.0 2012 05 14 M.B. E.DECQ E.DECQ Índice Acesso à plataforma de candidaturas...

Leia mais

1.1 Candidaturas on-line

1.1 Candidaturas on-line 1.1 Candidaturas on-line Para efetuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line, o candidato deverá aceder ao Portal de Candidaturas e clicar em CURSOS. De seguida selecionar

Leia mais

Guia Prático. de Registo, Preenchimento e Submissão de candidaturas à. Bolsa de Estudo

Guia Prático. de Registo, Preenchimento e Submissão de candidaturas à. Bolsa de Estudo Guia Prático de Registo, Preenchimento e Submissão de candidaturas à Bolsa de Estudo 2012-2013 INTRODUÇÃO A bolsa de estudo atribuída a estudantes do ensino superior é uma prestação pecuniária anual para

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR Ano de referência MANUAL DO UTILIZADOR Aplicação para Preenchimento NOTA: Sempre que possível, as alterações relativas ao documento vigente no ano anterior serão assinaladas com cor diferente. 1 2 Índice

Leia mais

Manual de Instalação v7.60

Manual de Instalação v7.60 Manual de Instalação v7.60 PRIMAVERA Business Software Solutions Última atualização em 07.03.2014 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Instalação do Software... 4 Requisitos Mínimos...4 Instalação do Software

Leia mais

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior

Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Solicitações de Serviço relativas aos Sistemas do Comércio Exterior Assunto: Abertura de solicitações de serviço, via web, relativas aos sistemas do comércio exterior. Resumo: 1. Efetuar os procedimentos

Leia mais

Manual de Configuração WooCommerce

Manual de Configuração WooCommerce Manual de Configuração WooCommerce Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos... 4 3. Passos de Configuração... 5 4. Realizar o pagamento da compra... 9 5. Atualizar os pagamentos manualmente... 18 2 1. Introdução

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: MAIO/2018. Versão 4 ÍNDICE

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.1.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

IMP-U-0177-V10 MANUAL DO CIDADÃO

IMP-U-0177-V10 MANUAL DO CIDADÃO MANUAL DO CIDADÃO ÍNDICE 1. SOBRE A PLATAFORMA; 2. AUTENTICAÇÃO NA PLATAFORMA; 3. ÁREA DO CIDADÃO. 1. SOBRE A PLATAFORMA 1.1. SOBRE O MANUAL 1.2. REQUISITOS TÉCNICOS

Leia mais

MANUAL DE ASSINATURA DIGITAL DE DOCUMENTOS EM FORMATO PDF E DWF

MANUAL DE ASSINATURA DIGITAL DE DOCUMENTOS EM FORMATO PDF E DWF MANUAL DE ASSINATURA DIGITAL DE DOCUMENTOS EM FORMATO PDF E DWF Assinatura Digital Qualificada de Documentos O Município de Caminha tem como um dos seus objetivos primordiais a tramitação desmaterializada

Leia mais

Saúde Empresas. Guia de utilização dos processos de Simulação e Subscrição

Saúde Empresas. Guia de utilização dos processos de Simulação e Subscrição Saúde Empresas Guia de utilização dos processos de Simulação e Subscrição 24-09-2015 1. Introdução 1. Introdução 2. Simulador Saúde Empresas 3. Subscrição Saúde Empresas 2 1. Introdução O presente documento

Leia mais

GUIA UTILIZADOR SERVIÇO APOIO A PROJECTOS E CLIENTES VERSION 1.3 FEVEREIRO mygenerixsupport.com. User Guide Version 1.

GUIA UTILIZADOR SERVIÇO APOIO A PROJECTOS E CLIENTES VERSION 1.3 FEVEREIRO mygenerixsupport.com. User Guide Version 1. GUIA UTILIZADOR SERVIÇO APOIO A PROJECTOS E CLIENTES VERSION 1.3 FEVEREIRO 2016 mygenerixsupport.com 1 O acesso à equipa de suporte a clientes e projetos é mais fácil agora com o novo mygenerixsupport.com

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais