PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social"

Transcrição

1 SER MULHER: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA Jeicy Santos* (Centro Universitário do Norte - Uninorte, Manaus-AM, Brasil). contato: jeicy_hellen@hotmail.com Palavras-chave: Mutilação genital feminina. Direitos humanos. Cultura. Em meio as constantes denúncias sobre atos de violência contra mulheres ao redor do mundo, uma prática específica tem chamado atenção das organizações de proteção dos direitos da mulher. Denominada de mutilação genital feminina (MGF) - também conhecida como incisão genital feminina (IGF) - a extirpação parcial ou total da genitália externa feminina (clitóris, pequenos e grandes lábios) corresponde a uma prática cultural de iniciação de meninas a vida adulta que ocorre em 29 países do continente africano, em algumas cidades do Oriente Médio, e em comunidades de imigrantes em regiões da Ásia (Indonésia, Sri Lanka, Índia e Malásia), Pacífico (Austrália), Europa (Inglaterra, Holanda, Suécia, França e Itália) e América (Canadá e Estados Unidos) (PIACENTINI, 2007, p. 121). Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) entre 100 e 140 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo tenham sido submetidas a esse processo e que, anualmente, três milhões de meninas corram o risco de sofrer uma mutilação genital (CAMPOS, 2010, p. 8). De acordo com Campos, essa prática é discriminatória e extremamente perigosa, uma vez que, em muitos casos, não envolve quaisquer cuidados antissépticos na sua realização e muitas mulheres e/ou meninas morrem devido à infecção ou hemorragia (2010, p. 8). Piacentini ressalta que as consequências físicas oriundas dessa prática envolvem: Dor e hemorragia, infecções crônicas do aparelho urinário, pedras na bexiga e na uretra, transtornos renais, infecções no aparelho genital (como consequência da obstrução do fluxo menstrual), infertilidade, formação excessiva de tecido cicatrizante, queloides, dor durante o ato sexual, aumento da dor na hora do parto, entre outros (2007, p. 119).

2 Jacquemin afirma que a lei internacional e as leis de muitos países consideram a mutilação da genitália feminina uma violação dos direitos humanos (2010, p. 23). No entanto, o embate com o contexto cultural que permeia essa prática tem sido um dificultador para a efetivação das intervenções. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em promover uma reflexão sobre os aspectos socioculturais que embasam a prática de mutilação da genitália feminina e os percursos para elaboração de mecanismos de garantia dos direitos humanos as mulheres envolvidas nesse contexto cultural. Para tanto, buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica, examinar as questões correspondentes à imposição social e violência contra mulher, e a concepção sobre identidade cultural e de gênero. Segundo Vygotsky, o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social (OLIVEIRA, 1992, p.24). Através desse processo de socialização, os indivíduos adquirem os padrões de comportamento que são habituais e aceitáveis em seus grupos sociais (BRAGHIROLLI, 2014, p.69). Entende-se, portanto, que esse conjunto de valores correspondente ao sistema cultural e que se encontra vinculado ao cotidiano das pessoas. Assim, o modo como uma determinada pessoa enxerga a si própria e o mundo a sua volta é resultado das influencias culturais da sociedade em que vive (BRAGHIROLLI, 2014). Para as comunidades praticantes, a mutilação genital é compreendida como um componente de sua identidade cultural. Esta é socialmente percebida como um ritual de passagem para a idade adulta que permite a integração social das meninas, bem como, fortalece a coesão social do grupo a que pertencem (PIEDADE, 2008, p.05). De acordo com Jacquemin, a MGF permite que as mulheres retenham um papel dentro das suas sociedades tradicionais, onde as mulheres só podem se casar se tiverem sido circuncidadas (2010, p.24). Nessa perspectiva, a concretização desta prática garante a manutenção da honra da família da rapariga, pois a sua virgindade, bem como a legitimidade dos herdeiros está assegurada, tornando-a uma esposa em potencial (PIEDADE, 2008, p.05). Todavia, as mulheres que não são circuncisadas tendem a enfrentar discriminações dentro de suas comunidades. É uma crença comum de que raparigas que não são excisadas têm um desejo sexual incontrolável e, neste sentido, uma maior probabilidade de perder a

3 virgindade prematuramente e consequentemente não poderão casar (OLIVEIRA, 2012, p. 03). Desta forma, a cerimônia de excisão pode ser compreendida como um mecanismo de garantia para que todas as famílias sigam os regulamentos sociais. Assim, os pais que não submetem suas filhas a este ritual acabam descobrindo que ninguém da comunidade vai querer casar-se com elas. Em alguns casos, toda a família é rejeitada (JACQUEMIN, 2010, p. 24). Acuadas frente à pressão social a que estão sujeitas, várias meninas e/ou mulheres acabam se submetendo à MGF por medo de serem estigmatizadas e rejeitadas por sua comunidade (OLIVEIRA, 2012). Para essas mulheres, os efeitos psicológicos de não ser mutilada podem ser mais graves do que aqueles provocados pela mutilação (PIEDADE, 2008, p.06). Entretanto, os opositores da incisão genital, consideram esta prática uma ofensa à integridade física e emocional das mulheres, pois além de desencadear consequências drásticas a saúde, a excisão funcionaria como um mecanismo de opressão à sexualidade feminina que assegura a dominação do gênero masculino sobre o feminino. Ou seja: A MGF representa uma das partes do grupo de regulamentos e tradições mundiais que oprimem as mulheres, ao dar-lhes imagens negativas de si próprias como serem impuros e incompletos; estas regras servem para controlar sua sexualidade, e para restringir seu prazer mesmo depois de casadas. Enquanto que a prática da mutilação genital feminina supostamente assegura a virgindade e a fidelidade, ela promove a dor durante o ato sexual e aumenta a mortalidade. (JACQUEMIN, 2010, p. 25). Para os órgãos internacionais o problema da MGF é enquadrado como um ato de tortura e de injustiça social (SAUERESSING, 2010). Segundo a OMS a mutilação da genitália feminina infringe um serie de princípios, normas e padrões de direitos que asseguram os princípios da igualdade, da não discriminação com base no sexo, o direito a vida e o direito de estar livre de tortura e/ou punição (CAMPOS, 2010).

4 Nesse sentido, a alteração de um tecido genital saudável, sem necessidade médica, que pode gerar consequências graves na saúde física e mental da menina ou mulher, configura-se em uma violação do direito da pessoa à saúde (CAMPOS, 2010, p. 17). Baseados nisso, campanhas educativas e vários tratados internacionais começaram a ser elaborados com o objetivo de erradicar a MGF (BONGIANINO, 2010). Inclusive, países como Portugal, Noruega, Bélgica, Dinamarca, França, Egito, Guiné, Togo entre outros, passaram a criminalizar a prática da mutilação genital. No entanto, a inexistência de uma legislação específica, tem deixado margem para que outras formas de mutilações (reconstruções do hímen, vagina e vulva) consideradas estéticas estejam se tornando comuns (S JOHNSDOTTER; B ESSEN, 2011). Segundo, Otoo-Oyortey para se obter um progresso sustentável no combate à MGF/CGF, é necessário o uso de múltiplas estratégias e ações a muitos níveis (2007, p. 14). Conforme a autora, as leis auxiliam como medidas de proteção que apoiam o trabalho de ativistas, voluntários e profissionais da erradicação. Da mesma forma que o envolvimento e o comprometimento da comunidade em empoderar as mulheres, incentivando-as a procurar ajuda caso sejam obrigadas a se submeter à incisão, e a inclusão de rituais alternativos sem o corte físico, funcionam como intervenções que fortalecem o combate a MGF (OTOO- OYORTEY, 2007). Aliás, essas ações interventivas precisam ser sensíveis à cultura e a religiosidade local, visto que os direitos humanos e a diversidade cultural não são categorias contrapostas, mas complementares (PIACENTINI, 2007, p.159). Compreende-se, portanto, que o diálogo intercultural faz-se indispensável para a manutenção e a efetivação dos direitos básicos do ser humano. E para findar com a prática, as nações devem abordar a mutilação genital, não só através da educação, mas também como parte de um trabalho de desenvolvimento global, econômico e social (CAMPOS, 2010, p.20). Deste modo, conclui-se que a prática de mutilação genital feminina não está atrelada apenas em uma questão de consentimento ou proibição, mas sim em um campo mais amplo onde valores que resguardam a proteção, a integridade, a igualdade e a autonomia das pessoas precisam ser preservados.

5 Referências Braghirolli, E. M. (2014). Psicologia Geral. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Bongianino, C. F. (2010). Entre normativas e vidas: As intervenções genitais femininas na Itália. In Reunião Brasileira de Antropologia, 27. Belém, Pará, Brasil. Campos, C. C. (2010). Mutilação genital feminina: Uma revisão integrativa. Monografia (Bacharelado em Enfermagem). Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem, Porto Alegre. Jacquemin, C. (2010, Abril). O corte da genitália feminina: rompendo o debate e ainda assim, violando direitos humanos. Revista Espaço Acadêmico n (23-29). Johnsdotter, S.; Essen, B. (2011). A política de modificações dos genitais e a questão étnica. Questões de saúde reprodutiva, 5:1, Oliveira, F. A. V. (2012). Mutilação genital feminina: Cultura ou crime. Portugal, Recuperado em 12 de março, 2015, [online] In Psicologia.PT O portal dos Psicólogos: < Oliveira, M. K. (1992). Vygostky e o processo de formação de conceitos. In La Taille, Y. (Org.), Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão (pp ). São Paulo, SP: Summus. Otoo-Oyortey. N. (2007). Mutilação genital feminina Uma preocupação da saúde e de direitos sexuais reprodutivos. In A. Frade. (Org.), Por nascer mulher: Um outro lado dos Direitos Humanos (pp ). Lisboa, Portugal: APF. Piacentini, D. Q. (2007). Direitos humanos e interculturalismo: análise da prática cultural da mutilação genital feminina. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas, Florianópolis. Piedade, S. M. P. R. (2008). Mutilação genital feminina em Portugal. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e das Organizações). Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Departamento de Psicologia social e das Organizações. Lisboa, Portugal. Saueressig. J. (2010, set./dez.). A mutilação genital feminina e a fundamentação ética dos direitos humanos. RCA - Revista Cientifica da Ajes, v. 01, n.02, p Juína, MT.

PROJETO DE LEI N.º 515/XII

PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROJETO DE LEI N.º 515/XII PROCEDE À 31.ª ALTERAÇÃO AO CÓDIGO PENAL, APROVADO PELO DECRETO-LEI N.º 400/82, DE 23 DE SETEMBRO, CRIANDO O CRIME DE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA Exposição de motivos 1 A Mutilação

Leia mais

Mutilação Genital Feminina (MGF) Intervenção para Profissionais de Saúde. DSR-

Mutilação Genital Feminina (MGF) Intervenção para Profissionais de Saúde. DSR- (MGF) Intervenção para Profissionais de Saúde A MGF não é apenas uma questão física. Enquadra-se num universo sócio-cultural próprio, que modula a forma como a mulher vive, pensa e sente. Com a imigração,

Leia mais

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA por: Dra. Ana Maria Lanatovitz 1 Distinguem-se geralmente em três tipos de excisão: 1. A forma mais suave é a chamada sunna, que implica o corte da extremidade do clitóris e/ou

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 31.1.2014 B7-0091/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B7-0106/2014 nos termos do artigo 115.º, n.º

Leia mais

ONU organiza debate sobre erradicação da. Mutilação Genital Feminina

ONU organiza debate sobre erradicação da. Mutilação Genital Feminina ONU organiza debate sobre erradicação da Mutilação Genital Feminina O Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina é observado pela Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente,

Leia mais

SUMÁRIO. l. INTRODUÇÃO... 17

SUMÁRIO. l. INTRODUÇÃO... 17 SUMÁRIO l. INTRODUÇÃO... 17 2. CONSTITUIÇÃO FEDERAL E LIBAÇÕES FUNDAMENTAIS... 21 2.1 Conceito de Constituição... 21 2.2 Direitos e garantias fundamentais... 26 2.3 Hegemonia constitucional... 29 3. MORAL,

Leia mais

Conselhos Fortes, Direitos Assegurados Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades. Realização Cofinanciamento Apoio

Conselhos Fortes, Direitos Assegurados Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades. Realização Cofinanciamento Apoio Conselhos Fortes, Direitos Assegurados Caminhos para a implementação dos ODS nas cidades Realização Cofinanciamento Apoio Instituições fortes no combate à desigualdade: O papel do CMDCA, do Conselho Tutelar

Leia mais

Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género. XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa

Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género. XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa Trabalhar pedagogicamente as desigualdades de género XII Encontro de Educação para a Cidadania Global 8 de julho Escola Superior de Lisboa O Graal é um movimento internacional de mulheres empenhadas em

Leia mais

Convenção de Istambul

Convenção de Istambul CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Convenção de Istambul LIVRE DO MEDO LIVRE DA VIOLÊNCIA QUAL É O OBJETIVO DA CONVENÇÃO?

Leia mais

DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS

DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS Jéssica Pirondi de Lima (PROBIC/ Unicesumar),Valéria Galdino(Orientador), e-mail: jeh.perondi@hotmail.com

Leia mais

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto

Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais. Simone Lolatto Aborto, Saúde e Direitos Reprodutivos e Sexuais Simone Lolatto Compreensão de Saúde Reprodutiva Saúde reprodutiva como um estado de completo bem-estar físico, mental, social em todas as matérias concernentes

Leia mais

Guilherme de Souza Nucci

Guilherme de Souza Nucci Guilherme de Souza Nucci AI PROSTITUIÇAO. LENOCINIO E " TRAFICO DE PESSOAS Aspectos Constitucionais e Penais " THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAlsrn PROSTITUiÇÃO, LENOcíNIO E TRÁFICO DE PESSOAS Aspectos

Leia mais

Ingrid Leão São Paulo, 03 de maior de 2016

Ingrid Leão São Paulo, 03 de maior de 2016 Ingrid Leão São Paulo, 03 de maior de 2016 2 O que é monitoramento internacional; Como funciona; Por que interessa saber; Como eu posso participar: Relatórios alternativos Recomendações da ONU: incidência

Leia mais

Relatório ACEGIS. Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Empower Women, Empower the Future. Dia Internacional da Mulher 2015

Relatório ACEGIS. Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Empower Women, Empower the Future. Dia Internacional da Mulher 2015 Accelerating Change Empower Women, Empower the Future Relatório ACEGIS Dia Internacional da Mulher 2015 Empower Women, Empower the Future! Accelerating Change Direitos da Mulher são Direitos Humanos 6

Leia mais

Proposta de Debate Temático

Proposta de Debate Temático Proposta de Debate Temático Erradicação da Violência Contra as Mulheres Hoje é o Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra as Mulheres, motivo pelo qual o Grupo Municipal do PAN o escolheu

Leia mais

Parceria global quer erradicar o casamento precoce na África

Parceria global quer erradicar o casamento precoce na África Parceria global quer erradicar o casamento precoce na África por Por Dentro da África - segunda-feira, novembro 09, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/parceria-global-quer-erradicar-o-casamento-precoce-na-africa

Leia mais

COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030

COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030 COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030 COMPROMISSOS DE ACELERAÇÃO DA RESPOSTA PARA ACABAR COM A EPIDEMIA DE AIDS ATÉ 2030 1 2 3 4 5 Garantir que 30 milhões de

Leia mais

Artigo de Revisão/Review Article

Artigo de Revisão/Review Article Campos AC Artigo de Revisão/Review Article Mutilação genital feminina - a importância de reconhecer e de saber como agir Female genital mutilation - the importance of recognition and management Ana Correia

Leia mais

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: SEGREDO PARA REVELAR

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: SEGREDO PARA REVELAR MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: SEGREDO PARA REVELAR Ana Frias Professora da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus-Universidade de Évora, Doutora em Psicologia, Mestre em Ecologia Humana, Enfermeira

Leia mais

Circuncisão Feminina: Se a cultura fere o seu corpo, por que preservá-la?, diz ativista Fardhosa Mohamed

Circuncisão Feminina: Se a cultura fere o seu corpo, por que preservá-la?, diz ativista Fardhosa Mohamed Circuncisão Feminina: Se a cultura fere o seu corpo, por que preservá-la?, diz ativista Fardhosa Mohamed por Por Dentro da África - quinta-feira, fevereiro 06, 2014 http://www.pordentrodaafrica.com/default/circuncisao-feminina-se-a-cultura-fere-o-seu-corpo-por-quemanter-esse-costume-diz-ativista-fardhosa-mohamed

Leia mais

DECRETO N.º 203/XIII. Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa

DECRETO N.º 203/XIII. Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa DECRETO N.º 203/XIII Direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO Como o interno, que na adolescência vive um momento crucial da formação sexual (adolescência),

Leia mais

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE cob.org.br O que é assédio? De forma simplificada, assédio pode ser entendido como qualquer comportamento abusivo ou agressivo de uma pessoa,

Leia mais

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano

Transmissão da Vida Bases morfológicas e fisiológicas da reprodução 1.2. Noções básicas de hereditariedade. Ciências Naturais 9ºano Ciências Naturais 9ºano Transmissão da Vida 1.1. Bases morfológicas e 1.2. Noções básicas de hereditariedade A transmissão da Vida assegura a continuidade e a variabilidade da espécie humana. É assegurada

Leia mais

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio

Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio Cuarta Conferencia Regional Intergubernamental sobre Envejecimiento y Derechos de las Personas Mayores en América Latina y el Caribe Asunción, junio de 2017 Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Leia mais

Luta pela Legalização do. Aborto. Educação sexual para decidir, contraceptivos para não abortar, aborto seguro para não morrer!

Luta pela Legalização do. Aborto. Educação sexual para decidir, contraceptivos para não abortar, aborto seguro para não morrer! Luta pela Legalização do Aborto Educação sexual para decidir, contraceptivos para não abortar, aborto seguro para não morrer! Apresentação O debate sobre aborto está em pauta no Brasil e, junto a ele,

Leia mais

MUTILAÇÃO DA GENITÁLIA FEMININA: PRÁTICA CULTURAL VIOLADORA DOS DIREITOS E DA DIGNIDADE HUMANA 1

MUTILAÇÃO DA GENITÁLIA FEMININA: PRÁTICA CULTURAL VIOLADORA DOS DIREITOS E DA DIGNIDADE HUMANA 1 MUTILAÇÃO DA GENITÁLIA FEMININA: PRÁTICA CULTURAL VIOLADORA DOS DIREITOS E DA DIGNIDADE HUMANA 1 Rafaela Weber Mallmann 2, Vander Luis Mendez Wissmann 3, Eloísa N. De Andrade Argerich 4. 1 Trabalho de

Leia mais

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 4

Registos e Notariado ª Edição. Atualização nº 4 Registos e Notariado 2018 2ª Edição Atualização nº 4 Atualização nº 4 editor EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás, nºs 76, 78 e 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero

LGBT: Público ou Privado. Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero LGBT: Público ou Privado Gênero, Orientação Sexual e Identidade de Gênero 1969 Revolta de Stonewall que marca o Dia Mundial do Orgulho LGBT; 1973 A OMS deixa de classificar a homossexualidade como doença;

Leia mais

Demografia III (Estrutura da População)

Demografia III (Estrutura da População) Gênero Demografia III (Estrutura da População) A identificação dos grupos masculino e feminino de uma população corresponde a estrutura de gênero. grandes diferenças de oportunidades e condições de vida

Leia mais

NOSSO CHAMADO DE ALERTA

NOSSO CHAMADO DE ALERTA UNAIDS 2018 DISCURSO NOSSO CHAMADO DE ALERTA MICHEL SIDIBÉ DIRETOR EXECUTIVO DO UNAIDS 22ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA AIDS AMSTERDÃ, HOLANDA, 23 A 27 DE JULHO DE 2018 #AIDS2018 I II UM LONGO CAMINHO

Leia mais

Mutilação genital feminina é uma prática ainda vigente em 29 países do mundo

Mutilação genital feminina é uma prática ainda vigente em 29 países do mundo Mutilação genital feminina é uma prática ainda vigente em 29 países do mundo (Terra, 30/05/2014) Quando eu tinha 13 anos, alguns vizinhos vieram em nossa casa e me forçaram a deitar no chão. Em seguida,

Leia mais

Conheça algumas doenças tipicamente femininas

Conheça algumas doenças tipicamente femininas Uol - SP 03/12/2014-11:51 Conheça algumas doenças tipicamente femininas Da Redação ANSIEDADE: este transtorno mental é caracterizado por preocupações, tensões ou medos exagerados, sensação contínua de

Leia mais

ESTATÍSTICAS OFICIAIS. DIPLOMADOS NO ENSINO SUPERIOR [ a ]

ESTATÍSTICAS OFICIAIS. DIPLOMADOS NO ENSINO SUPERIOR [ a ] ESTATÍSTICAS OFICIAIS DIPLOMADOS NO ENSINO SUPERIOR [2000-2001 a 2007-2008] FICHA TÉCNICA Título Diplomados no Ensino Superior [2000-2001 a 2007-2008] Autor Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação

Leia mais

A SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL

A SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL A SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA MENTAL SCOTT, Juliano 2 ; SMEHA, Luciane 3 1 Trabalho de Pesquisa Bibliográfica 2 Psicólogo Egresso do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA),

Leia mais

Renata Thereza Fagundes Cunha

Renata Thereza Fagundes Cunha ODS 5 - EMPODERAMENTO DAS MULHERES TRBALAHO E VALORIZAÇÃO Reunião EP Educando para a Sustentabilidade Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial CPCE Renata Thereza Fagundes Cunha Assessoria de Projetos

Leia mais

TABELA DE FRETES MÉDIO PRATICADOS PARA ANGOLA REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO Moeda: USD

TABELA DE FRETES MÉDIO PRATICADOS PARA ANGOLA REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO Moeda: USD REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES BOLSA NACIONAL DE FRETE Sede: Palácio de Vidro, 5º andar; CX Postal 2223; Telefone +(244) 222-311339/40/41; Fax 222-310555- Luanda, Angola. TABELA DE FRETES

Leia mais

Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas

Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Isabel Dias Audição Parlamentar - Assembleia da República 25.06.2013 Conceito de abuso de idosos/as Comportamento destrutivo dirigido a um/a idoso/a;

Leia mais

ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando?

ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando? ELAS NAS EXATAS Desigualdades de gênero na educação: o que estamos falando? Suelaine Carneiro 19/03/2018 GELEDÉS INSTITUTO DA MULHER NEGRA Fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade

Leia mais

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA Adalberto Estampados Junho 2014 ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal A ITV Portuguesa 2013 Volume de Negócios: 6.128 M * Produção: 5.934 M * Emprego:

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

Acelerar a resposta para pôr um fim à SIDA Estratégia ONUSIDA

Acelerar a resposta para pôr um fim à SIDA Estratégia ONUSIDA Acelerar a resposta para pôr um fim à SIDA Estratégia ONUSIDA 2016 2021 Apresentado por: Dr.ª Hellen Magutu Amakobe, Ponto Focal para o VIH e SIDA, OIT Quénia Síntese 1 2 3 4 Processo de elaboração da

Leia mais

LADO PROGRAMA DA UE DE DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA SEU. Justiça

LADO PROGRAMA DA UE DE DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA SEU. Justiça DO SEU LADO PROGRAMA DA UE DE DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA 2014-2020 Justiça FUNDOS DA UE PARA DIREITOS, IGUALDADE E CIDADANIA Nos últimos 50 anos, a União Europeia estabeleceu muitos direitos em áreas

Leia mais

Circular CBCa 043/2018 Curitiba, 21 de maio de Assunto: COB Cartilha de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte

Circular CBCa 043/2018 Curitiba, 21 de maio de Assunto: COB Cartilha de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte Circular CBCa 043/2018 Curitiba, 21 de maio de 2018. Aos Filiados Assunto: COB Cartilha de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte Prezados, A Confederação Brasileira de Canoagem CBCa, através do

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 FÊMEA SEXO Biológico Distinção com base na categoria biológica MACHO GÊNERO

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários

Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários Cartilha de Prevenção às Violências Sexistas, Homofóbicas e Racistas nos Trotes Universitários Florianópolis, março de 2011 Parabéns, seja bem-vind@ à UFSC! Sua aprovação foi fruto de muito esforço e com

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

Compreender o conceito de gênero e as questões de poder implícitas no binarismo;

Compreender o conceito de gênero e as questões de poder implícitas no binarismo; Universidade Federal da Paraíba PIBID Sociologia Aluno: Felipe Furini Soares Plano de aula Temática: GÊNERO Introdução: A questão de orientação sexual é um debate presente na área de educação há um certo

Leia mais

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PLANILHA DE TEMAS POR PPG - DOUTOR TEMAS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO TEMA 1 - A modernidade e os desafios da formação brasileira: entre o passado e o futuro, entre o local e o global; TEMA 2 - Arte, poéticas

Leia mais

A ONDA DOS 10 ANOS DE IDADE

A ONDA DOS 10 ANOS DE IDADE CAPÍTULO A ONDA DOS 10 ANOS DE IDADE Segundo as estimativas, o grupo etário de 10 anos atinge hoje cerca de 125 milhões e integra a maior população de jovens da história da humanidade. Pouco mais de 60

Leia mais

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: BREVES DISCUSSÕES FACE AOS DIREITOS HUMANOS.

MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: BREVES DISCUSSÕES FACE AOS DIREITOS HUMANOS. MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA: BREVES DISCUSSÕES FACE AOS DIREITOS HUMANOS. SCARPARI, Adriana Aparecida. adrianascarpari02@hotmail.com NOZU, Washington Cesar Shoiti. wcsn1984@yahoo.com.br Faculdades Integradas

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA FILOSOFIA Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência,

Leia mais

GEOGRAFIA. Questão 01. Leia o texto abaixo.

GEOGRAFIA. Questão 01. Leia o texto abaixo. GEOGRAFIA Questão 1 Leia o texto abaixo. (...) Apesar de as realidades serem diferentes, uma coisa que me impressiona, é que ambas as crianças, tanto as mais pobres quanto as mais ricas, parecem meio guetificadas

Leia mais

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados País Via de Volume Valor Preço Médio Transporte Bélgica Marítima 141.569.475 235.767.952 1.665,39 Estados Unidos Marítima 93.624.168 162.298.316 1.733,51 Países Baixos (Holanda) Marítima 78.144.511 139.108.254

Leia mais

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos

Rede Feminista de Saúde. Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde Uma articulação nacional em defesa da saúde, dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos Rede Feminista de Saúde A Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES FEVEREIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

A metamorfose dos pagamentos. Maria Prados Vice-Presidente de Crescimento Vertical em Varejo de Global ecom

A metamorfose dos pagamentos. Maria Prados Vice-Presidente de Crescimento Vertical em Varejo de Global ecom A metamorfose dos pagamentos Maria Prados Vice-Presidente de Crescimento Vertical em Varejo de Global ecom Método de pagamento Comércio Os pagamentos estão mais estratégicos do que nunca Esquemas de Marketing

Leia mais

Relatório Global sobre Desenvolvimento Humano 2016:

Relatório Global sobre Desenvolvimento Humano 2016: Relatório Global sobre Desenvolvimento Humano 2016: Desenvolvimento Humano para Todos Dr. Henrik Larsen Director do PNUD Dr. José Felix Coordenador da Unidade Técnica de Crescimento Inclusivo e Desenvolvimento

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO /2011 RESOLUÇÕES DE QUESTÕES- TEMÁTICA DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA, CONFORME DECRETO 48.598/2011 QUALIDADE NO ATENDIMENTO E DIVERSIDADE PROFª FRANCIELE RIEFFEL @franciele.rieffel Questão 1 O Decreto nº 48.598, de

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Liberdade de crença e culto: a pessoa é livre para ter ou adotar uma religião, professá-la

Leia mais

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Declaração nº A/63/635 Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Lida na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 18 de dezembro de 2008, no marco dos 60 anos

Leia mais

Programa 2ª Sessão Legislativa

Programa 2ª Sessão Legislativa Programa 2ª Sessão Legislativa TEMAS: - REFUGIADOS E MIGRAÇÕES - PODER LOCAL E IGUALDADE - CIDADANIA E IGUALDADE - DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS - OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - AS MULHERES

Leia mais

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015 MINISTÉRIO DO GÉNERO, CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA Maputo, Dezembro de 2015 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução; 2. Situação

Leia mais

Ficha Técnica. Ecônomo Geral Ir. José Augusto Alves. Superintendente de Organismos Provinciais Ir. Humberto Lima Gondim

Ficha Técnica. Ecônomo Geral Ir. José Augusto Alves. Superintendente de Organismos Provinciais Ir. Humberto Lima Gondim 18maio2012.indd 1 06/05/2012 17:53:17 Ficha Técnica União Brasileira de Educação e Ensino - UBEE Ir. Wellington Mousinho de Medeiros Ir. José Wagner Rodrigues da Cruz Ir. Adalberto Batista Amaral Ir. Ataide

Leia mais

Planejamento de Sucessão. Fernanda Plass Rizzo Gerente Gente e Gestão

Planejamento de Sucessão. Fernanda Plass Rizzo Gerente Gente e Gestão Planejamento de Sucessão Fernanda Plass Rizzo Gerente Gente e Gestão Rede Global, Serviços Locais 36 Países 5 continentes América Latina e Central: Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e México. Europa:

Leia mais

Senhora Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Catarina Furtado

Senhora Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Catarina Furtado Senhora Deputada Mónica Ferro, Coordenadora do GPPsPD 1 Senhores e Senhoras Deputadas Senhor Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro Senhora Presidente do Camões-Instituto da Cooperação

Leia mais

PLANILHA DE TEMAS POR PPG - DOUTORADO SANDUÍCHE 2019

PLANILHA DE TEMAS POR PPG - DOUTORADO SANDUÍCHE 2019 PLANILHA DE TEMAS POR PPG - DOUTORADO SANDUÍCHE 2019 TEMAS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PAÍSES TOTAL DE BOLSAS TEMA 1 - A modernidade e os desafios da formação brasileira: entre o passado e o futuro, entre

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

ESCOLA RESTAURATIVA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DO EMPODERAMENTO DE ALUNOS FACILITADORES

ESCOLA RESTAURATIVA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DO EMPODERAMENTO DE ALUNOS FACILITADORES ESCOLA RESTAURATIVA: O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA CONSTRUÇÃO DO EMPODERAMENTO DE ALUNOS FACILITADORES Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues¹ Isabela Cogo² RESUMO Conflitos são comuns no ambiente escolar e

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 23/06

Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 23/06 Relações raciais e educação - leis que sustentaram o racismo e leis de promoção da igualdade racial e étnica 23/06 Bel Santos Mayer Vera Lion Políticas de Promoção da Igualdade de oportunidades e tratamento

Leia mais

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, setembro de 2008.

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, setembro de 2008. Brasil Brasília, setembro de 2008. I - Turismo no mundo 1. Fluxo receptivo internacional Índice Páginas 1.1 - Chegadas de turistas no Mundo por Regiões e Sub-regiões - 2003-2007 03 1.2 - Chegada de turistas:

Leia mais

II Programa de Acção para a. Eliminação da Mutilação Genital Feminina PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

II Programa de Acção para a. Eliminação da Mutilação Genital Feminina PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS II Programa de Acção para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Ficha Técnica Título - II Programa de Acção para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina Texto

Leia mais

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR?

SUICÍDIO COMO IDENTIFICAR? COMO IDENTIFICAR? Ludmila Palhano 1 O detalhamento do conhecimento dos fatores de risco auxilia na delimitação da populações nas quais os eventos poderão ocorrer com maior frequência. ABP, 2014 Dois principais

Leia mais

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 A distribuição territorial da população estrangeira evidencia uma concentração predominante na zona litoral do país, com destaque para os distritos

Leia mais

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE DADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE COURO MALAS Mercadoria: 42021100 - MALAS,MALETAS E PASTAS,DE COURO NATURAL/RECONST/ENVERN. 2005 2006 2007 País Kg US$ US$/Kg Part. Kg US$ US$/Kg Part.

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO ACP-EU JOINT PARLIAMENTARY ASSEMBLY ASSEMBLEIA PARLAMENTAR PARITÁRIA ACP-UE Comissão dos Assuntos Políticos 5.3.2015 PROJETO DE RELATÓRIO sobre a diversidade cultural e os direitos humanos nos países ACP

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

CULTURA DA PAZ A PAZ NAS ESCOLAS COMEÇA EM CADA UM DE NÓS

CULTURA DA PAZ A PAZ NAS ESCOLAS COMEÇA EM CADA UM DE NÓS CULTURA DA PAZ A PAZ NAS ESCOLAS COMEÇA EM CADA UM DE NÓS 2 A paz começa em cada um de nós O Dia da não-violência é celebrado em 30 de janeiro, em homenagem ao líder religioso e pacifista Mohandas K. Gandhi.

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM. Brasília, 18 de Novembro de 2013 Michelle Leite da Silva

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM. Brasília, 18 de Novembro de 2013 Michelle Leite da Silva POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM Brasília, 18 de Novembro de 2013 Michelle Leite da Silva DAET- Departamento de Atenção Especializada e Temática Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

Leia mais

Diversos Somos Todos. Majo Martinez Campos Vice-Presidente de Pessoas, RSC e CI Atento Brasil S/A

Diversos Somos Todos. Majo Martinez Campos Vice-Presidente de Pessoas, RSC e CI Atento Brasil S/A Diversos Somos Todos Majo Martinez Campos Vice-Presidente de Pessoas, RSC e CI Atento Brasil S/A Quem somos? Quem somos? Líder global e maior empresa de CRM BPO na América Latina US$ 1,8 Bi 2018 13 Países

Leia mais

T ro de Partida. Cristiana Ribeiro João Serralheiro Sofia Loureiro

T ro de Partida. Cristiana Ribeiro João Serralheiro Sofia Loureiro T ro de Partida Cristiana Ribeiro João Serralheiro Sofia Loureiro :: Objectivo Tiro de Partida :: Conhecer a problemática da disseminação de armas ligeiras nas mãos de civis em Portugal: a dimensão do

Leia mais

A Previdência Social ao redor do mundo

A Previdência Social ao redor do mundo A Previdência Social ao redor do mundo Pinheiro IBRE/FGV IE/UFRJ Brasília, 17 de abril de 2017 17 abr 2017 1960 1964 1968 1972 1976 1980 1984 1988 1992 1996 2000 2004 2008 2012 2016 2020 2024 2028 2032

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO 2019 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

27 de junho de Domingos Lopes

27 de junho de Domingos Lopes 27 de junho de 2016 Domingos Lopes Objetivos Temáticos OT 8. Promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade dos trabalhadores assumindo como meta nacional, até 2020, o aumento

Leia mais

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA

Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna. Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Implicações do parto humanizado na redução da mortalidade materna Maykon dos Santos Marinho Palloma Freitas PET-Saúde da Família IMS-UFBA Mortalidade materna As mortes de mulheres por complicações na gestação,

Leia mais

Violência contra as mulheres: Um inquérito à escala da UE

Violência contra as mulheres: Um inquérito à escala da UE MEMO / 5 de março de 2014 Violência contra as mulheres: Um inquérito à escala da UE 1. Por que razão se realizou o inquérito sobre a violência contra as mulheres? Apesar do grande impacto da violência

Leia mais

DECLARAÇÃO DE LISBOA

DECLARAÇÃO DE LISBOA DECLARAÇÃO DE LISBOA 2018 A Federação Internacional de Mulheres de Carreiras Jurídicas (F.I.F.C.J.) reuniu, de 20 a 22 de Novembro de 2018, em Lisboa, Portugal, no seu XXIII Congresso. Mulheres Juristas

Leia mais

Valores ambientais e compra ética

Valores ambientais e compra ética Valores ambientais e compra ética Pesquisa global GfK Abril 2015 1 Pesquisa global GfK: Valores ambientais e compra ética 1. Metodologia 2. Resultado global 3. Resultado do Brasil 2 Metodologia 3 Abrangência,

Leia mais