ACORDAM: CLÁUSULA I: DOS OBJETIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACORDAM: CLÁUSULA I: DOS OBJETIVOS"

Transcrição

1 ADENDO Nº 3 AO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE OS MINISTÉRIOS DA AGRICULTURA DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE, PARAGUAI E URUGUAI E O INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (IICA) PARA PRESTAR APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO AO COMITÊ DE SANIDADE VEGETAL DO CONE SUL (COSAVE) PARA O MELHOR CUMPRIMENTO DE SEUS FINS E OBJETIVOS Os Ministérios da Agricultura ou seus equivalentes da República da Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Chile, da República do Paraguai e da República Oriental do Uruguai, integrantes do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE), representados por: Roberto Jesus Domenech; Marcio Fortes de Almeida; Jaime Campos Quiroga; Darío Baumgarten e Gonzalo González respectivamente, e o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Chelston W.D. Brathwaite, representado neste ato por Guillermo Toro Briones, Diretor de Opreções para a Área Sul e Assessor do Diretor Geral do IICA, concordam em subscrever o presente Adendo ao Convênio IICA/COSAVE, assinado originalmente em 21 de novembro de 1991, em Piriápolis, Uruguai, sujeito aos considerandos e cláusulas seguintes: CONSIDERANDO: Que a proteção fitossanitária da agricultura é, consequentemente, uma atividade prioritária para os interesses dos países do Cone Sul, considerados individualmente ou como um bloco regional. Que a produção silvoagrícola é um dos fatores mais importantes da economia geral dos países do Cone Sul Americano. Que os processos de integração regional e a globalização do comércio de produtos silvoagrícolas, tornam necessário fortelecer, aperfeiçoar e compatibilizar os mecanismos de coordenação das atividades de proteção fitossanitária em nível da região. Que os países de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai assinaram, entre si, em 9 de março de 1989, um Convênio de Cooperação em matéria de Sanidade Vegetal, para estabelecer um mecanismo que objetiva o fortalecimento da integração fitossanitária regional e o desenvolvimento de ações integradas para resolver os problemas fitossanitários de interesse comum dos países-membros, denominado Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE). Que o Convênio supra referido foi ratificado pelos correspondentes órgãos legislativos dos países signatários, por meio da legislação nacional específica, e registrado como tratado internacional pela Organização das Nações Unidas (ONU). Que o COSAVE foi igualmente reconhecido, no marco da Convenção Internacional de Proteção Fitossanitária CIPF, bem como diante da comunidade internacional, como o organismo regional fitossanitário que

2 representa os interesses comuns em matéria de sanidade vegetal de seus países-membros. Que o IICA, dentro do contexto do Plano de Médio Prazo, incorpora a definição de estratégias visando apoiar o desenvolvimento agrícola sustentável e o comércio agropecuário para contribuir com o crescimento econômico dos países de América Latina e do Caribe. Que, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Junta Interamericana de Agricultura, em função dos objetivos permanentes do Instituto e as prioridades dos países-membros, a Sanidade Agropecuária e a Inoqüidade dos Alimentos, constituem uma das Áreas Temáticas para a Cooperação Técnica do IICA, com o objetivo geral de contribuir para resolver problemas derivados da incidência negativa das pragas e enfermidades que diminuem a produção e produtividade silvoagrícola e limitam o comércio de produtos de origem vegetal e animal. Que os objetivos do IICA, em matéria de sanidade vegetal, são amplamente coincidentes com os interesses dos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), integrantes do COSAVE. Que o IICA, de acordo com seu mandato, vem promovendo e apoiando atividades nacionais, regionais e hemisféricas, relativas aos problemas fitossanitários de interesse comum para os países da região, por meio de diferentes instrumentos de cooperação técnica e, mais particularmente, do Projeto Regional de Sanidade Agropecuária e Inoqüidade de Alimentos e do apoio oferecido ao Convênio IICA/COSAVE. Que o fortalecimento da cooperação recíproca entre países, alcançado como resultado das atividades e ações antes referidas, constituem um exemplo claro da ação efetiva, em apoio à integração regional fitossanitária, à qual deve darse continuidade para a facilitação do comércio silvoagrícola. Que o Presidente do Conselho de Ministros, mediante comunicação S.N.P.V 578/2001, datada em Buenos Aires, em 21 de setembro de 2001, atendendo pedido unânime dos membros deste Conselho, solicitou à Direção Geral do IICA a renovação do Convênio IICA/COSAVE, a partir da expiração da vigência do segundo Adendo, cuja aprovaçao foi recomendada pelo Comitê de Programação do IICA, segundo acordo Nº 047 da Ata 038/01, de 15 de novembro de ACORDAM: CLÁUSULA I: DOS OBJETIVOS Artigo 1 O presente Adendo ao Convênio IICA/COSAVE tem como objetivo oferecer apoio técnico e administrativo para fortalecer e consolidar o funcionamento do COSAVE, para o melhor cumprimento de suas funções e fins específicos, particularmente em relação ao processo de harmonização de normas e procedimentos em matéria de sanidade vegetal e Inoqüidade de alimentos.

3 CLÁUSULA II: DA OPERAÇÃO E EXECUÇÃO Artigo 2 A operacionalização do Convênio terá como base normativa o estabelecido no Convênio Constitutivo do COSAVE e em seu Regulamento de Funcionamento, nas Normas e Regulamentos do IICA e no estabelecido no presente documento. Para sua execução, o COSAVE, na pessoa do Presidente do Comitê Diretivo, e o IICA, por meio de um funcionário designado na Área de Sanidade Agropecuária e Inoqüidade de Alimentos, definirão as atividades a serem desenvolvidas de acordo com os Programas Anuais de Trabalho aprovados pelo COSAVE. CLÁUSULA III: DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES Artigo 3 Os Ministérios da Agricultura dos países-membros ou seus equivalentes se comprometem a: a. Oferecer as facilidades necessárias para o desenvolvimento das atividades do presente Convênio, de acordo com os programas aprovados. b. Proporcionar a informação necessária para a elaboração de diagnósticos e a formulação, operação e acompanhamento de programas e projetos derivados do presente Convênio. c. Acordar e coordenar com o IICA o desenvolvimento de atividades sobre sanidade vegetal e Inoqüidade de alimentos em nível regional e hemisférico, desde que não se contraponham com os objetivos do COSAVE e interesses dos países. d. Promover e buscar a obtenção e alocação de recursos financeiros para o desenvolvimento dos programas e atividades aprovadas, em conformidade com o previsto no Art. 2 deste documento. Artigo 4 O IICA se compromete a: a. Exercer as funções da Secretaria de Coordenação do COSAVE estabelecidas no Artigo 13 do Regulamento de Funcionamento do referido Comitê. b. Designar para tal efeito um funcionário da área de Sanidade Agropecuária e Inoqüidade de Alimentos para que colabore e ofereça assistência direta ao COSAVE utilizando o apoio logístico do escritório, secretaria e serviços gerais do IICA.

4 c. Oferecer apoio logístico e de infra-estrutura nas ações do COSAVE, por meio dos Escritórios do IICA nos países da região Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). d. Colocar à disposição do COSAVE os elementos de cooperação técnica gerados pela Área Temática de Sanidade Agropecuária e Inoqüidade de Alimentos. e. Oferecer as facilidades e vantagens de sua organização institucional e operativa, para a administração dos recursos dos países-membros e/ou de outras fontes, canalizados ou obtidos em função das ações ou atividades do COSAVE e efetivamente transferidos ao IICA, para este fim específico. f. Cumprir com as atividades correspondentes de acordo com os Programas Operativos aprovados pelo IICA e o COSAVE. g. Coordenar com o COSAVE as ações que se realizem na região por parte da Área Temática de Sanidade Agropecuária e Inoquidad de Alimentos do IICA. h. Destinar, na rubrica do Projeto Regional de Sanidade Agropecuária e Inoqüidade de Alimentos, de acordo com as disponibilidades orçamentárias da Instituição, recursos operativos para apoiar as atividades que desenvolvem o IICA e o COSAVE. CLÁUSULA IV: DO FINANCIAMENTO Artigo 5 O financiamento das ações e atividades definidas nos Programas Anuais de Trabalho, se fará com recursos e contribuições que os Ministérios da Agricultura dos países-membros do COSAVE e/ou o IICA possam destinar, buscar e/ou canalizar, com vistas aos objetivos específicos do COSAVE. CLÁUSULA V: DA ALOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS Artigo 6 Toda execução dos recursos financeiros nacionais destinados ao Convênio será feita em base aos Programas Anuais de Trabalho e Programas de Ação Integrados, visando resolver problemas específicos de interesse comum, em que participem pelo menos dois países-membros, de acordo com as diretrizes previamente aprovadas pelo Conselho de Ministros de Agricultura do COSAVE. Artigo 7 Os recursos financeiros que os países-membros resolvam destinar para o financiamento das ações do COSAVE, serão transferidos diretamente ao IICA pelos organismos nacionais que cada país indique com esta finalidade, tendo como amparo legal o presente instrumento.

5 Artigo 8 A administração dos recursos transferidos ao IICA, no marco referencial do presente Convênio, será realizada de acordo com as normas do IICA. Artigo 9 Para cobrir os Custos Administrativos e Técnicos Indiretos (CATIs) dos projetos e ações gerados por este Convênio e que sejan financiados com recursos externos, o IICA reterá 10%. O IICA não cobrará CATIs sobre as contribuições que sejam feitas diretamente pelos governos para as ações e funcionamento do COSAVE. Artigo 10 O IICA deve enviar à Presidência do Comitê Diretivo do COSAVE informativos quadrimestrais do estado financeiro do Convênio IICA-COSAVE. CLÁUSULA VI: DO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES Artigo 11 As partes se comprometem a cumprir as obrigações decorrentes do presente Convênio exceto se, por causa de força maior ou caso fortuito, sejam impedidas de fazê-lo. CLÁUSULA VII: DAS MODIFICAÇÕES Artigo 12 O presente Convênio, poderá ser modificado por mútuo acordo das partes mediante Adendo que será anexado ao mesmo. No geral, as partes intervenentes poderão ampliar e fortalecer os objetivos da cooperação técnica acordada mediante este instrumento, por intermédio de termos aditivos ao presente Convênio, que tenham por objetivo o seu aperfeiçoamento. CLÁUSULA VIII: DA SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS Artigo 13 Toda diferença que surgir, com relação à interpretação, aplicação ou execução deste Adendo, será comunicado por escrito à outra parte e será resolvida por via de negociação direta. Se a diferença não for resolvida desta forma, dentro de um prazo de dois meses, a partir da data da comunicação, uma das partes poderá submetê-la a uma Comissão Arbitral cuja composição, modo de proceder e custos serão determinados mediante acordo entre as partes. A decisão da Comisão será considerada inapelável e obrigatória. CLÁUSULA IX: DA VIGÊNCIA E DURAÇÃO

6 Artigo 14 O presente Adendo entrará em vigor a partir de sua assinatura e estará vigente até 31 de dezembro de 2004, podendo prorrogar-se, mediante avaliação prévia, pelo intercâmbio de correspondências entre as partes. Sem prejuízo do disposto anteriormente, quaisquer das pates poderá comunicar à outra, com seis meses de antecedência, sua intenção de rescindir ou modificar o presente instrumento. A finalização antecipada não afetará os compromissos assumidos antes da referida comunicação. CLÁUSULA IX: DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS Artigo 15 Por meio do presente instrumento se reconhece e ratifica o realizado e executado desde 1º de janeiro de 2002 até à data da assinatura deste documento, no marco do Adendo Nº 2, cuja prorrogação foi devidamente autorizada pelas Partes. CLÁUSULA X: DA ASSINATURA Pelo presente, os Ministros de Agricultura ou seus equivalentes dos paísesmembros do COSAVE: Argentina, Brasill, Chile, Paraguai e Uruguai e a Direção Geral do IICA, assinam este Instrumento de Cooperação, em seis originais de igual teor e validade, em Montevidéu, Uruguai, em 30 de agosto de 2002.

7 Chelston W.D. Brathwaite Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA - Guillermo Toro Por delegação Roberto Jesus Domenech Sub-Secretário de Política Agropecuária e Alimentos Argentina Marcio Fortes de Almeida Secretário Executivo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasil Jaime Alfonso Campos Quiroga Ministro de Agricultura Chile Dario Baumgarten Ministro de Agricultura e Pecuária Paraguai Gonzalo Gonzalez Ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca Uruguai

Comité de Sanidade Vegetal do Cone Sul

Comité de Sanidade Vegetal do Cone Sul Comité de Sanidade Vegetal do Cone Sul XIV REUNIAO DO CONSELHO DE MINISTROS Santiago, Chile 9 de novembro de 2004 Resolucáo 81/14-04 M Os Ministros de Agricultura, ou seus equivalentes, da República da

Leia mais

Comitê de Representantes

Comitê de Representantes Comitê de Representantes ALADI/CR/Resolução 366 9 de junho de 2010 RESOLUÇÃO 366 ESTRUTURA ORGÂNICA E FUNCIONAL DA SECRETARIA-GERAL O COMITÊ de REPRESENTANTES, TENDO EM VISTA os Artigos 35 e 38 do Tratado

Leia mais

ACORDO DE COMÉRCIO PREFERENCIAL ENTRE O MERCOSUL E A REPÚBLICA DA ÍNDIA

ACORDO DE COMÉRCIO PREFERENCIAL ENTRE O MERCOSUL E A REPÚBLICA DA ÍNDIA ACORDO DE COMÉRCIO PREFERENCIAL ENTRE O MERCOSUL E A REPÚBLICA DA ÍNDIA A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai, Estados Parte

Leia mais

ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO AO ACORDO DE RECIFE EM MATÉRIA MIGRATÓRIA

ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO AO ACORDO DE RECIFE EM MATÉRIA MIGRATÓRIA MERCOSUL/CMC/DEC. N 18/14 ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO AO ACORDO DE RECIFE EM MATÉRIA MIGRATÓRIA TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões N 07/96, 04/00, 05/00 e 64/10

Leia mais

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE A Auditoria Geral da República- Argentina O Tribunal de Contas da União Brasil A Controladoria

Leia mais

Controladoria-Geral da União

Controladoria-Geral da União ACORDO INTERINSTITUCIONAL DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DO CHILE E A CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE

ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE ESTATUTO DA ORGANIZAÇÃO DAS ENTIDADES FISCALIZADORAS SUPERIORES DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL, BOLIVIA E CHILE A Auditoria Geral da República- Argentina O Tribunal de Contas da União Brasil A Controladoria

Leia mais

ACORDO QUADRO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) PREÂMBULO

ACORDO QUADRO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) PREÂMBULO ACORDO QUADRO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E A AGRICULTURA (FAO) PREÂMBULO A República Portuguesa e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação

Leia mais

Conselho de Ministros

Conselho de Ministros Conselho de Ministros Décima Terceira Reunião 18 de outubro de 2004 Montevidéu - Uruguai ALADI/CM/Resolução 59 (XIII) 18 de outubro de 2004 RESOLUÇÃO 59 (XIII) BASES DE UM PROGRAMA PARA A CONFORMAÇÃO PROGRESSIVA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2014

PLANO DE TRABALHO 2014 PLANO DE TRABALHO 2014 Montevidéu, Uruguai Março 2014 I. Plano de Trabalho para o ano 2014 O presente plano de trabalho se ajusta as prioridades fixadas pelo Comité Diretivo do COSAVE e tende ao desenvolvimento

Leia mais

CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA

CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA Os Estados signatários do presente Convênio, Conscientes de que a atividade cinematográfica deve contribuir para o desenvolvimento e para a identidade

Leia mais

O Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil (doravante denominado Ministério da Saúde)

O Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil (doravante denominado Ministério da Saúde) MEMORANDUM DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO DA SAÚDE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O SECRETARIADO DO PROGRAMA CONJUNTO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE HIV/AIDS (UNAIDS) PARA CONSTITUIÇÃO DO CENTRO INTERNACIONAL

Leia mais

ESTATUTO DO COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) Capítulo I NATUREZA, PRINCÍPIOS E PROPÓSITOS

ESTATUTO DO COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) Capítulo I NATUREZA, PRINCÍPIOS E PROPÓSITOS ESTATUTO DO COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) Capítulo I NATUREZA, PRINCÍPIOS E PROPÓSITOS Artigo 1 O Comitê Interamericano contra o Terrorismo (doravante CICTE ou o Comitê ), é uma entidade

Leia mais

PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA

PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA PROTOCOLO DE EMENDA AO CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA Os Estados Partes do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana: CONSCIENTES da necessidade de fortalecer e ampliar

Leia mais

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE

Leia mais

REGIMENTO INTERNO REDE SIBRATEC DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS PARA PRODUTOS PARA A SAÚDE. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO

REGIMENTO INTERNO REDE SIBRATEC DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS PARA PRODUTOS PARA A SAÚDE. Capítulo I DA DENOMINAÇÃO Página: 1 de 5 REGIMENTO INTERNO REDE SIBRATEC DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS PARA PRODUTOS PARA A SAÚDE Capítulo I DA DENOMINAÇÃO Art. 1º A REDE DE SERVIÇOS TECNOLÓGICOS PARA PRODUTOS PARA A SAÚDE, também referida

Leia mais

Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.166, DE 9 DE OUTUBRO DE 2017

Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 9.166, DE 9 DE OUTUBRO DE 2017 ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A, nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação

com base no consenso fundamental alcançado em matérias de cooperação da capacidade produtiva, no âmbito do Plano de Acção para a Cooperação Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau) Os Ministérios

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM)

REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM) REGULAMENTO INTERNO DA REUNIÃO ESPECIALIZADA DA MULHER DO MERCOSUL (REM) 1. DA NATUREZA E OBJETO: Artigo 1º - A Reunião Especializada da Mulher do Mercosul (REM) é órgão vinculado ao Foro de Consulta e

Leia mais

Que isso aumentará o conhecimento mútuo entre os povos dos Estados Partes;

Que isso aumentará o conhecimento mútuo entre os povos dos Estados Partes; MERCOSUL/CMC/DEC. N 09/05 ACORDO DE ADMISSÃO DE TÍTULOS, CERTIFICADOS E DIPLOMAS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO DO ESPANHOL E DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NOS ESTADOS PARTES TENDO EM

Leia mais

Comité de Sanidade Vegetal

Comité de Sanidade Vegetal Comité de Sanidade Vegetal do Cone Sul REGULAMENTO PARA 0 FUNCIONAMENTO DOS ORGAOS INTERNOS DO COMITÉ DE SANIDADE VEGETAL DO CONE SUL - COSAVE - CONSIDERANDO: O disposto no artigo 7 do Convenio Constitutiva

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE MARROCOS EM MATÉRIA DE SEGURANÇA INTERNA

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE MARROCOS EM MATÉRIA DE SEGURANÇA INTERNA ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE MARROCOS EM MATÉRIA DE SEGURANÇA INTERNA A República Portuguesa e o Reino de Marrocos adiante designados por Partes, Animados pela vontade

Leia mais

TRATADO DA BACIA DO PRATA

TRATADO DA BACIA DO PRATA TRATADO DA BACIA DO PRATA Assinado em Brasília, a 23 de abril de 1969. Aprovado pelo Decreto-Lei n 682, de I5 de julho de 1969. Retificado a 30 de julho de 1969. Instrumento brasileiro de ratificação depositado

Leia mais

Atos assinados por ocasião da Visita da Presidenta Dilma Rousseff à República Popular da China Pequim, 12 de abril de 2011

Atos assinados por ocasião da Visita da Presidenta Dilma Rousseff à República Popular da China Pequim, 12 de abril de 2011 Nota à imprensa nº 151 12 de abril de 2011 Atos assinados por ocasião da Visita da Presidenta Dilma Rousseff à República Popular da China Pequim, 12 de abril de 2011 MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTÉRIO

Leia mais

Promulga o Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL.

Promulga o Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL. DECRETO Nº 5.208, de 17/09/2004 Promulga o Acordo-Quadro sobre Meio Ambiente do MERCOSUL. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e Considerando

Leia mais

ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO

ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO 1451 1452 ANEXO VII OBSTÁCULOS TÉCNICOS AO COMÉRCIO Disposições Gerais Artigo 1.- As disposições do presente Anexo têm como objetivo evitar que as normas técnicas,

Leia mais

PROTOCOLO DE INTENÇÕES N. /2018

PROTOCOLO DE INTENÇÕES N. /2018 PROTOCOLO DE INTENÇÕES N. /2018 PROTOCOLO DE INTENÇÕES ENTRE O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (PROCESSO SEI 00454/2018). AS PARTES SIGNATÁRIAS DO PRESENTE PROTOCOLO DE

Leia mais

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II)

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, Estados

Leia mais

Instituições Estruturantes

Instituições Estruturantes PROPOSTA DE REGULAMENTO DA REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS DE SAÚDE DA UNASUL (RETS-UNASUL) A SER APRESENTADA AO CONSELHO SUR-AMERICANO DE SAÚDE APROVADA NA 2ª REUNIÃO DA REDE, EM 8 DE NOVEMBRO DE 2013. ANTECEDENTES

Leia mais

Diretrizes de participação estratégica do COSAVE no âmbito Internacional Introdução:

Diretrizes de participação estratégica do COSAVE no âmbito Internacional Introdução: Diretrizes de participação estratégica do COSAVE no âmbito Internacional O presente documento contém as diretrizes gerais da participação estratégica do COSAVE nos âmbitos regionais e seu conteúdo requererá

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM UNIÃO, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E AUTORIDADE PÚBLICA OLÍMPICA PARA ESTABELECER AS DIRETRIZES PARA A EXECUÇÃO DOS PROJETOS E DAS OBRAS DO PARQUE OLÍMPICO

Leia mais

ACORDOS CELEBRADOS COM OS ESTADOS ASSOCIADOS DO MERCOSUL

ACORDOS CELEBRADOS COM OS ESTADOS ASSOCIADOS DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. N 28/04 ACORDOS CELEBRADOS COM OS ESTADOS ASSOCIADOS DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões Nº 14/96, 12/97, 2/98, 18/98, 23/03, 38/03,

Leia mais

CONVÊNIO PARA A ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO PARA O SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL ENTRE A CORPORAÇÃO ANDINA DE FOMENTO E O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL)

CONVÊNIO PARA A ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO PARA O SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL ENTRE A CORPORAÇÃO ANDINA DE FOMENTO E O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) MERCOSUL/GMC/RES. N 37/05 CONVÊNIO PARA A ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO PARA O SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL ENTRE A CORPORAÇÃO ANDINA DE FOMENTO E O MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL) TENDO EM VISTA: O Tratado

Leia mais

Senhores Membros do Congresso Nacional,

Senhores Membros do Congresso Nacional, Mensagem n o 691 Senhores Membros do Congresso Nacional, Nos termos do disposto no art. 49, inciso I, combinado com o art. 84, inciso VIII, da Constituição, submeto à elevada consideração de Vossas Excelências,

Leia mais

PROTOCOLO DE BUENOS AIRES SOBRE JURISDIÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CONTRATUAL

PROTOCOLO DE BUENOS AIRES SOBRE JURISDIÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CONTRATUAL MERCOSUL/CMC/DEC Nº 1/94 PROTOCOLO DE BUENOS AIRES SOBRE JURISDIÇÃO INTERNACIONAL EM MATÉRIA CONTRATUAL TENDO EM VISTA: o Art. 10 do Tratado de Assunção, a Decisão Nº 4/91 do Conselho do Mercado Comum,

Leia mais

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO. INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 1 abril 2004 Original: espanhol

MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO. INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 1 abril 2004 Original: espanhol MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO OEA/Ser.L. DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SG/MESICIC/doc.58/04 rev.7 INTERAMERICANA CONTRA A CORRUPÇÃO 1 abril 2004 Original: espanhol Primeira Reunião da Conferência de Estados

Leia mais

Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul

Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul INTOSAI Organizacão Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores EURORAI Organização Europeia de Instituições do Setor Regional

Leia mais

XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL

XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL XXXI REUNIÃO DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DOS PAÍSES DO MERCOSUL Reunidos na cidade do Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, República Federativa do Brasil, no dia 24 de novembro de 2006, o Ministro da

Leia mais

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA A DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO

ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA A DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO ESTATUTO DO CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS PARA A DEFESA DO CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO O CONSELHO DE DEFESA SUL-AMERICANO Visto o Tratado Constitutivo da União das Nações Sul-americanas, em seus

Leia mais

CAMEX Secretaria-Executiva. Reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal. 20 de Setembro de 2018 São Paulo

CAMEX Secretaria-Executiva. Reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal. 20 de Setembro de 2018 São Paulo CAMEX Secretaria-Executiva Reunião do Comitê Técnico de Comércio Exterior e Fiscal 20 de Setembro de 2018 São Paulo SE CAMEX - Estrutura SE CAMEX - Estrutura Grupo Técnico de Contratações Públicas - GTCOP

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) QUARTO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.4 28 a 30 de janeiro de 2004 CICTE/doc.7/04 rev. 1 Montevidéu, Uruguai 29 janeiro 2004 Original: espanhol

Leia mais

ANEXO II. Apêndice 5.2. Entendimento entre os Governos da República Argentina e da República da Colômbia Relativo ao Setor Automotivo

ANEXO II. Apêndice 5.2. Entendimento entre os Governos da República Argentina e da República da Colômbia Relativo ao Setor Automotivo ANEXO II Apêndice 5.2 Entendimento entre os Governos da República Argentina e da República da Colômbia Relativo ao Setor Automotivo 1325 1326 ENTENDIMENTO ENTRE OS GOVERNOS DA REPÚBLICA ARGENTINA E DA

Leia mais

CONVÊNIO ESPECÍFICO PARA O INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES E PROFESSORES INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA

CONVÊNIO ESPECÍFICO PARA O INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES E PROFESSORES INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA XXXXXXXXXXXXXXXXXX CONVÊNIO ESPECÍFICO PARA O INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES E PROFESSORES ENTRE O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA E A XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX O Instituto de Educação Superior da

Leia mais

- 1 - AG/RES (XLVII-O/17) PLANO DE AÇÃO DA DECLARAÇÃO AMERICANA SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS ( ) 1/2/

- 1 - AG/RES (XLVII-O/17) PLANO DE AÇÃO DA DECLARAÇÃO AMERICANA SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS ( ) 1/2/ - 1 - AG/RES. 2913 (XLVII-O/17) PLANO DE AÇÃO DA DECLARAÇÃO AMERICANA SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS (2017-2021) 1/2/ (Aprovada na primeira sessão plenária, realizada em 20 de junho de 2017) A ASSEMBLEIA

Leia mais

O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Cooperativista da Guiana (doravante denominados Partes ),

O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Cooperativista da Guiana (doravante denominados Partes ), ACORDO DE ALCANCE PARCIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA N 38, SUBCRITO AO AMPARO DO ARTIGO 25 DO TRATADO DE MONTEVIDÉU 1980, ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA COOPERATIVISTA DA GUIANA

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS LEI MUNICIPAL Nº. 1.070, DE 21DE DEZEMBRO DE 2009. Autoriza o Poder Executivo a criar a Empresa Pública denominada FRIGORÍFICO PÚBLICO MUNICIPAL DE COLINAS DO TOCANTINS FRIGOCOL, e dá outras providências.

Leia mais

Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO COSAVE

Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO COSAVE Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO COSAVE 2018-2028 90 CD do COSAVE, março 2018 ANTECEDENTES O Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (COSAVE) é uma organização

Leia mais

A República Portuguesa e a República de Cuba, adiante denominadas «Partes»:

A República Portuguesa e a República de Cuba, adiante denominadas «Partes»: Decreto n.º 41/98 Acordo entre a República Portuguesa e a República de Cuba sobre Cooperação na Prevenção do Uso Indevido e Repressão do Tráfico Ilícito de Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas,

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA MILITAR ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL DE PORTUGAL E O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL DA ROMÉNIA.

ACORDO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA MILITAR ENTRE O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL DE PORTUGAL E O MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL DA ROMÉNIA. Resolução da Assembleia da República n.º 59/97 Acordo de Cooperação na Área Militar entre o Ministério da Defesa Nacional de Portugal e o Ministério da Defesa Nacional da Roménia, assinado em Bucareste,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.773, DE 7 DE JULHO DE 2003. Revogado pelo Decreto nº 6.412, de 2008. Texto para impressão Dispõe sobre a composição,

Leia mais

COMUNICADO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA ARGENTINA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DO PARAGUAI E DA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI

COMUNICADO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA ARGENTINA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DO PARAGUAI E DA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI Tradução do espanhol realizada pela SM COMUNICADO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA ARGENTINA, DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DA REPÚBLICA DO PARAGUAI E DA REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI Montevidéu, 28 de

Leia mais

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art. 1º - A Secretaria de Relações Institucionais SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem

Leia mais

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 032/2012

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 032/2012 Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 032/2012 TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E O FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A

Leia mais

CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586

CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586 MERCOSUL/GMC/RES. Nº 04/08 CONVÊNIO DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO APOIO AO PROGRAMA DE MOBILIDADE MERCOSUL EM EDUCAÇÃO SUPERIOR DCI-ALA /2006/18-586 TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº05, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2003 (Publicada no D O.U de 20/11/03)

RESOLUÇÃO Nº05, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2003 (Publicada no D O.U de 20/11/03) RESOLUÇÃO Nº05, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2003 (Publicada no D O.U de 20/11/03) Regimento Interno do Grupo Gestor/PAA O GRUPO GESTOR DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA), instituído pelo Art. 19 da Lei

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO EM COMÉRCIO E INVESTIMENTO E PLANO DE AÇÃO OS ESTADOS DA AELC OS ESTADOS MEMBROS DO MERCOSUL

DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO EM COMÉRCIO E INVESTIMENTO E PLANO DE AÇÃO OS ESTADOS DA AELC OS ESTADOS MEMBROS DO MERCOSUL DECLARAÇÃO SOBRE COOPERAÇÃO EM COMÉRCIO E INVESTIMENTO E PLANO DE AÇÃO entre OS ESTADOS DA AELC e OS ESTADOS MEMBROS DO MERCOSUL Genebra, 12 December 2000 Florianópolis, 15 December 2000 ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA QUINTA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL E EXTRADIÇÃO DAS REMJA

RECOMENDAÇÕES DA QUINTA REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE ASSISTÊNCIA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL E EXTRADIÇÃO DAS REMJA REUNIÕES DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OEA/Ser.K/XXXIV DE OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.34/12 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 31 maio 2012 Original: espanhol Quinta Reunião do Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

Atribuições. Qualificar os profissionais Monitorar e avaliar resultados. Contratar serviços. Credenciar entidades públicas e privadas

Atribuições. Qualificar os profissionais Monitorar e avaliar resultados. Contratar serviços. Credenciar entidades públicas e privadas Atribuições Contratar serviços Qualificar os profissionais Monitorar e avaliar resultados Credenciar entidades públicas e privadas Acreditar as entidades quanto a qualidade do serviço prestado Características

Leia mais

ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO. Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento

ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO. Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento Data de Aprovação: El Salvador, 24 de outubro de 2014 ÍNDICE ESTRUTURA... 1 Autoridades do Medicamento dos Países

Leia mais

PORTARIA Nº 950, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 950, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018 PORTARIA Nº 950, DE 14 DE SETEMBRO DE 2018 Institui a Rede de Evidências Educacionais, coordenada pelo Ministério da Educação. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Substituto, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

P R O G R A M A E S C A L A D E E S T U D A N T E S D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O (PEEPg) REGULAMENTO

P R O G R A M A E S C A L A D E E S T U D A N T E S D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O (PEEPg) REGULAMENTO P R O G R A M A E S C A L A D E E S T U D A N T E S D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O (PEEPg) REGULAMENTO Aprovado na LXIV Reunião do Conselho de Reitores, Universidade Nacional de Assunção, 25 de outubro

Leia mais

O Governo da República Federativa do Brasil. O Governo dos Estados Unidos da América (doravante denominados as "Partes"),

O Governo da República Federativa do Brasil. O Governo dos Estados Unidos da América (doravante denominados as Partes), AJUSTE COMPLEMENTAR AO ACORDO DE COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA O Governo da República Federativa do Brasil

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA INTERMINISTERIAL MS/SEDH/SEPM 1.426/2004 MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES PORTARIA INTERMINISTERIAL

Leia mais

NORMAS DE PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DE ORIGEM DO

NORMAS DE PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DE ORIGEM DO NORMAS DE PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DE ORIGEM DO AAP.AG Nº 2 Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Cuba Equador Paraguai Peru Uruguai Venezuela APROVADO PELO DECRETO N 775 DE 19/03/93

Leia mais

MU NICIPIO DE ERECHIM GAB INET E DO P REFEITO. LEI nº 3.084, DE 9 DE SETEMBRO DE 1998.

MU NICIPIO DE ERECHIM GAB INET E DO P REFEITO. LEI nº 3.084, DE 9 DE SETEMBRO DE 1998. LEI nº 3.084, DE 9 DE SETEMBRO DE 1998. AUTORIZA A CELEBRAÇÃO DE TERMOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE O MUNICÍPIO DE ERECHIM E A URI, E ENTRE O HOSPITAL SANTA TEREZINHA LTDA. E A URI, PARA REALIZAÇÃO DE

Leia mais

ESTATUTO DO INSTITUTO GLOBAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA O AMBIENTE

ESTATUTO DO INSTITUTO GLOBAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA O AMBIENTE ESTATUTO DO INSTITUTO GLOBAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA O AMBIENTE Artigo 1º: Natureza, Âmbito e Sede 1. O Instituto Global do Ministério Público para o Ambiente é uma Associação internacional autônoma

Leia mais

ATA DE RETIFICAÇÃO DO TRIGÉSIMO NONO PROTOCOLO ADICIONAL AO ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA N 35

ATA DE RETIFICAÇÃO DO TRIGÉSIMO NONO PROTOCOLO ADICIONAL AO ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA N 35 ALADI/AAP.CE/35.39/ACR.1 26 de agosto de 2004 ATA DE RETIFICAÇÃO DO TRIGÉSIMO NONO PROTOCOLO ADICIONAL AO ACORDO DE COMPLEMENTAÇÃO ECONÔMICA N 35 Na cidade de Montevidéu, aos 23 dias do mês de agosto de

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES CAPITULO II DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES CAPITULO II DA DEFINIÇÃO REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS E FINALIDADES Artigo 1º - O presente regulamento visa disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado dos cursos

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018

ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018 ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA DE 13 DE DEZEMBRO DE 2018 Acordo de Cooperação Técnica que entre si celebram o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público, para os fins que especifica.

Leia mais

*2FF6B6EB* PROJETO DE LEI. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o , de 8 de outubro de 1975.

*2FF6B6EB* PROJETO DE LEI. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o , de 8 de outubro de 1975. ** PROJETO DE LEI Dispõe sobre o Sistema Nacional de Emprego, criado pelo Decreto n o 76.403, de 8 de outubro de 1975. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º Esta Lei, tendo em vista o disposto no inciso

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 9.004, DE 13 DE MARÇO DE 2017 Vigência Transfere a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Garça Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura

Faculdade de Tecnologia de Garça Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura REGULAMENTO INTERNO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA DEPUTADO JULIO JULINHO MARCONDES DE MOURA - CENTRO PAULA SOUZA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º

Leia mais

ANEXO VIII MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS

ANEXO VIII MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS ANEXO VIII MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS 1457 1458 ANEXO VIII MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS Disposições Gerais Artigo 1.- Na adoção e aplicação de suas medidas sanitárias e fitossanitárias,

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente -

Plano Nacional de Trabalho Decente - Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Setembro de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna, segurança no local

Leia mais

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty

XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty XXXVI Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) 16 Dezembro 2008 Itamaraty Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL)-Costa

Leia mais

Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente

Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente 1 Área de Fortalecimento de Sistemas de Saúde Unidade de Recursos Humanos Programa de Enfermagem APRESENTAÇÃO Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente Durante os últimos anos houve a conformação

Leia mais

Que é necessário proceder a atualização dos requisitos acima indicados, tendo em conta a atual situação fitossanitária dos Estados Partes.

Que é necessário proceder a atualização dos requisitos acima indicados, tendo em conta a atual situação fitossanitária dos Estados Partes. MERCOSUL/GMC/RES N 35/07 SUB-STANDARD 3.7.39. REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS PARA SECALE CEREALE (CENTEIO), SEGUNDO PAÍS DE DESTINO E ORIGEM, PARA OS ESTADOS PARTES (REVOGAÇÃO DA RES. GMC N 66/98) TENDO EM

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE POLÍTICA ESTUDANTIL - SPE REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE POLÍTICA ESTUDANTIL - SPE REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE POLÍTICA ESTUDANTIL - SPE REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º - O presente Regulamento

Leia mais

CONSCIENTES de que a Educação é um ator fundamental no cenário dos processos de integração regional;

CONSCIENTES de que a Educação é um ator fundamental no cenário dos processos de integração regional; PROTOCOLO DE INTEGRAÇÃO EDUCATIVA E RECONHECIMENTO DE CERTIFICADOS, TÍTULOS E ESTUDOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO NÃO- TÉCNICO ENTRE OS ESTADOS PARTES DO MERCOSUL, A REPÚBLICA DA BOLÍVIA E A REPÚBLICA

Leia mais

REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.29/09 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 2 abril 2009 Original: espanhol

REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.29/09 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 2 abril 2009 Original: espanhol REUNIÃO DE MINISTROS DA JUSTIÇA OU OEA/Ser.K/XXXIV OUTROS MINISTROS OU PROCURADORES- PENAL/doc.29/09 rev. 1 GERAIS DAS AMÉRICAS 2 abril 2009 Original: espanhol Quarta Reunião do Grupo de Trabalho sobre

Leia mais

- 1 - AG/RES (XXXIV-O/04) MODIFICAÇÕES AO ESTATUTO DO COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO

- 1 - AG/RES (XXXIV-O/04) MODIFICAÇÕES AO ESTATUTO DO COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO - 1 - AG/RES. 2010 (XXXIV-O/04) MODIFICAÇÕES AO ESTATUTO DO COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (Aprovada na quarta sessão plenária, realizada em 8 de junho de 2004) A ASSEMBLÉIA GERAL, TENDO VISTO

Leia mais

Regimento do Grupo de Ensino

Regimento do Grupo de Ensino Regimento do Grupo de Ensino Sumário Capítulo I Das normas de funcionamento do Grupo 5 de Ensino do HCPA Capítulo II Da estrutura organizacional 6 Capítulo III Das atribuições gerais 7 Capítulo IV Das

Leia mais

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO - CED CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1º. O Centro de Estudos para o Desenvolvimento CED, unidade de pesquisa integrante da

Leia mais

XXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho n o 7 Indústria COMISSÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

XXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho n o 7 Indústria COMISSÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL MERCOSUL/SGT N o 7/ATA N o 03/04 XXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho n o 7 Indústria COMISSÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Realizou-se na cidade do Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil, no período

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO II DA COMPOSIÇÃO

CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO II DA COMPOSIÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE EVENTOS DO Dispõe sobre a composição e a competência do Comitê de Eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) e dá outras providências.

Leia mais

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA SOBRE COOPERAÇÃO CULTURAL

ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA SOBRE COOPERAÇÃO CULTURAL ACORDO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA POLÔNIA SOBRE COOPERAÇÃO CULTURAL O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da República da Polônia (doravante

Leia mais

CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL

CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL CONVÊNIO QUE CELEBRAM A ESCOLA POLITÉCNICA, DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (BRASIL) E A... (nome oficial e completo da INSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA, escrito no idioma oficial

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 7 10/04/2017 17:22 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.584, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2003. Institui o Serviço Social Autônomo Agência de Promoção de Exportações

Leia mais

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP

ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP ASSESSORIA PARLAMENTAR - ASP Conforme Deliberação nº 09, de 20.05.2010, que aprova a missão, as finalidades, as atribuições e a estrutura organizacional da Assessoria Parlamentar ASP, fica disposto: A

Leia mais

Art. 3º Cabe ao Ministério da Saúde coordenar, em âmbito nacional, a elaboração, a execução e a avaliação de desempenho do COAP.

Art. 3º Cabe ao Ministério da Saúde coordenar, em âmbito nacional, a elaboração, a execução e a avaliação de desempenho do COAP. RESOLUÇÃO Nº 3, DE 30 DE JANEIRO DE 2012 Dispõe sobre normas gerais e fluxos do Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde (COAP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A COMISSÃO INTERGESTORES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS CAPÍTULO I DOS CURSOS DE EXTENSÃO E EVENTOS Art. 1º - Os Cursos de Extensão e Eventos constituem parte

Leia mais

Regulamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH

Regulamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH Regulamento do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO Art. 1º O Núcleo de Apoio à Pesquisa do Curso de Medicina da UNIFENAS-BH (NAPMED-BH) foi criado

Leia mais

NORMA DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA EM OUTRA INSTITUIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -

NORMA DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA EM OUTRA INSTITUIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - NORMA DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA EM OUTRA INSTITUIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - O (Cepead) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no uso de suas atribuições

Leia mais