RAIZ SUPRANUMERÁRIA EM INCISIVO LATERAL SUPERIOR PERMANENTE COMO FATOR ETIOLÓGICO NA MANUTENÇÃO DE DOENÇA ENDOPERIODONTAL RELATO DE CASO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RAIZ SUPRANUMERÁRIA EM INCISIVO LATERAL SUPERIOR PERMANENTE COMO FATOR ETIOLÓGICO NA MANUTENÇÃO DE DOENÇA ENDOPERIODONTAL RELATO DE CASO"

Transcrição

1 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 4, Julho/Dezembro, RAIZ SUPRANUMERÁRIA EM INCISIVO LATERAL SUPERIOR PERMANENTE COMO FATOR ETIOLÓGICO NA MANUTENÇÃO DE DOENÇA ENDOPERIODONTAL RELATO DE CASO PERMANENT MAXILLARY LATERAL INCISOR WITH TWO ROOTS AS ETIOLOGICAL FACTOR IN THE MAINTENANCE OF ENDOPERIODONTAL DISEASE CASE REPORT Márcia Torres Gastal a Luiz Fernando Machado Silveira b Josué Martos c Resumo O presente trabalho relata um caso clínico de raiz supranumerária em um incisivo lateral superior permanente. A detecção da raiz acessória só foi possível quando a perda óssea periodontal atingiu níveis acentuados. A falha na descoberta desta raiz resultou na perpetuação do processo inflamatório e conseqüente agravamento do quadro periodontal. A resolução clínica do caso foi obtida através da eliminação da raiz supranumerária possibilitando o processo cicatricial. PALAVRAS-CHAVE: raiz supranumerária, incisivo lateral, infecção extraradicular Abstract The present study relates a clinical case of an accessory root in a permanent upper lateral incisor. The accessory root was only detected when the periodontal bone loss reached high levels. The failure on the discovery of this accessory root resulted on the perpetuation of the inflammatory process and aggravation of periodontal condition. The clinical case resolution was gotten through accessory root amputation favoring the healing process. KEYWORDS: accessory root, lateral incisor, extraradicular infection a Cirurgiã-Dentista. b Professor Adjunto Doutor Disciplina de Unidade Clínica Odontológica IV do Departamento de Semiologia e Clínica - Faculdade de Odontologia da UFPel. c Professor Adjunto Doutor Disciplina de Unidade Clínica Odontológica III do Departamento de Semiologia e Clínica/ Faculdade de Odontologia da UFPel.

2 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 4, Julho/Dezembro, INTRODUÇÃO O termo raiz supranumerária refere-se ao desenvolvimento de um número aumentado de raízes num dente, comparado com aquele classicamente descrito na anatomia dental 5,11. Qualquer dente pode desenvolver raízes acessórias e o envolvimento tem sido relatado em ambas as dentições, decídua e permanente. Incisivos superiores podem variar na sua morfologia interna e externa 4,11. Pineda e Kuttler5 e Vertucci11 reportaram em estudos anatômicos que 100% dos incisivos maxilares possuem somente uma raiz e um canal radicular. A presença de dois canais radiculares em incisivos superiores pode ser considerada incomum e a menção de múltiplas raízes ou raiz supranumerária nestes dentes tem sido limitada a relatos de casos clínicos 1,2,6,8,11,12. Em alguns casos, a raiz supranumerária é divergente e facilmente observada no exame radiográfico, em outros, é pequena, sobreposta a outras raízes e de difícil verificação segundo Selden9. Nenhum tratamento é necessário para as raízes supranumerárias, porém sua detecção é de importância crítica, quando o tratamento endodôntico ou exodontia precisa ser realizado. O presente trabalho relata um incomum caso de raiz supranumerária em um incisivo lateral superior permanente. RELATO DO CASO Paciente E.F.M., sexo feminino, 52 anos procura atendimento clínico queixando-se de sangramento à escovação e mudança de posição do incisivo lateral superior direito. A paciente relata que um tratamento periodontal e endodôntico previamente realizado promoveu uma melhora da condição gengival, porém clinicamente observava-se a recidiva dos sinais e sintomas. O exame radiográfico da terapia endodôntica, na época de sua realização, sugeria a presença de um canal lateral no terço cervical. Figura 1 Radiografia inicial da terapia endodôntica, na época de sua realização, sugerindo a presença de um canal lateral no terço cervical. O dente envolvido apresentava uma profundidade de bolsa periodontal de 5mm e perda de inserção de 9mm, ao exame radiográfico periapical revelou uma radioluscência difusa na superfície mesial da raiz do incisivo lateral além da identificação de outra formação radicular no mesmo elemento dentário. As alterações anatômicas observadas na técnica periapical sugeriram a necessidade da realização de incidências radiográficas em posições proximais para a dissociação anatômica. Estas radiografias dissociadas revelaram duas raízes separadas ou raiz supranumerária no incisivo lateral.

3 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 4, Julho/Dezembro, Figura 2 Radiografia pré-operatória realizada com incidência mesiorradial onde se observa além da radioluscência periapical e lateral uma raiz palatina. Figura 4 Sondagem periodontal pela face palatina. Figura 3 Aspecto clínico vestibular inicial da paciente Figura 5 Início do procedimento cirúrgico. Essa nova avaliação radiográfica atualizada com incidência mesiorradial mostrou que a raiz palatina não estava tratada endodônticamente além da presença de uma perda óssea acentuada. Uma lesão endodôntica lateral associada com polpa necrótica e uma bolsa periodontal profunda foram diagnosticadas. O plano de tratamento consistiu primordialmente no acesso cirúrgico da região com amputação da raiz palatina extranumerária. Figura 6 Detalhe da raiz palatina após sua secção.

4 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 4, Julho/Dezembro, Evidenciada a necessidade do acesso cirúrgico para a amputação da raiz palatina, o procedimento cirúrgico foi iniciado com antissepsia intra e extra-oral com solução iodada e anestesia de bloqueio regional (infraorbitário e palatino anterior). Foi realizado um retalho de espessura total por meio de incisão intrasulcular extendendo-se do incisivo central até mesial do canino adjacente para que houvesse acesso apropriado. Logo após, o tecido foi divulsionado com sindesmótomo expondo o rebordo ósseo e a região alvo, permitindo que, com auxílio de ponta diamantada tronco-cônica e cinzel reto, a raiz palatina acometida fosse cuidadosamente removida. Acabamento cuidadoso foi realizado na raiz remanescente, bem como curetagem da área a fim de remover todo tecido de granulação inflamatório, favorecendo o processo cicatricial. A seguir fez-se o condicionamento da raiz com tetraciclina por 5 minutos e posteriormente colocou-se osso bovino liofilizado para preenchimento da loja óssea. O retalho foi posicionado e suturado com pontos simples, sendo posteriormente protegido com cimento cirúrgico Periobond (Herpo). Controle pós-operatório de oito meses revelou que o dente em questão e os tecidos de sustentação periodontal estavam clinicamente sadios com ausência de sintomatologia por parte da paciente. O exame radiográfico indicou uma saudável cicatrização óssea na região da preexistente raiz supranumerária. Figura 7 Raiz palatina amputada evidenciando o depósito de cálculo dentário ao redor do ápice dentário. Figura 8 Controle clínico pós-operatório de 8 meses.

5 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 4, Julho/Dezembro, Figura 9 Controle radiográfico pós-operatório de 8 meses evidenciando uma melhoria na condição óssea. DISCUSSÃO A razões para a falha inicial do tratamento foi o estabelecimento de uma infecção extraradicular causada pelo tecido pulpar necrótico associado à presença de cálculo periodontal na mesma raiz. O cálculo dentário provavelmente estabeleceu uma base de aderência para o surgimento e desenvolvimento de bactérias periodontopatogênicas formando um biofilme extraradicular (Ricucci e colaboradores 7 ; Harn 4 ). Cabe ressaltar que o tratamento endodôntico da raiz palatina não foi a primeira opção de tratamento visto que havia um comprometimento acentuado dos tecidos periodontais naquela região, o que foi comprovado após a remoção cirúrgica da raiz onde foi possível observar importante quantidade de cálculo principalmente na região apical. Com relação à presença de cálculo versus cicatrização periapical, Ricucci e colaboradores 7 sugeriram que o ingresso contínuo de fluidos oral via bolsa periodontal/trajeto fistuloso propicia a formação e manutenção de biofilme e depósitos calcificados na superfície externa da raiz que, por sua vez, favorecem a perpetuação da inflamação apical impedindo a cicatrização dos tecidos periapicais. Este caso clínico reforça a preocupação que devemos ter durante um exame radiográfico e periodontal. Exame radiográfico convencional empregando a técnica do paralelismo pode falhar na revelação de variações anatômicas importantes (Selden 9 ). A suspeita de um sulco radicular de desenvolvimento na face palatina ou um cíngulo excessivamente proeminente, a ausência de mobilidade na presença de uma considerável profundidade de sondagem aliada a um sangramento anormal pode evidenciar a presença de uma raiz adicional 8. Dentes com morfologia incomum podem propiciar acidentes e complicações no decorrer do tratamento endodôntico. O conhecimento destas variações morfológicas nos parece essencial para uma atuação endodôntica segura e eficaz. CONSIDERAÇÕES FINAIS A presença da raiz supranumerária, nesse caso, possibilitou a progressão da lesão endoperiodontal; Sua eliminação foi a solução encontrada para promover a cicatrização dos tecidos periodontais.

6 Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 2, Número 4, Julho/Dezembro, REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 1.BLANCO MORENO F.; ZABALEGUI B. Incisivo con dós imágenes perirradiculares y dos raíces. Revista Odontoestomatología, Madri, v.1, n.5, p , RODRIGUEZ-PONCE A. Incisivo lateral superior con dos raíces. Presentación de un caso clínico. Endodoncia, Madri, v.14, n.2, p.86-89, abr/jun FABRA CAMPOS H. Incisivo lateral superior con dos conductos. Endodoncia, Madri, n.9, v.2, p , april/jun SELDEN H.S. Endodontic radiographs: realities and illusions. General Dentistry, Chicago, v.48, n.5, p , sept./oct HARN W.M. Calculus-like deposit at apex of tooth with refractory apical periodontitis. Endodontic Dental Traumatology, Copenhagen, v.14, n.5, p , oct THOMPSON B.H.; PORTELL F.R.; HARTWELL G.R. Two root canals in a maxillary lateral incisor. Journal of Endodontics, Baltimore, v.11, n.8, p , nov PEREIRA A.J.A.; FIDEL R.A.S.; FIDEL S.R. Maxillary lateral incisor with two root canals: fusion, gemination or dens invaginatus? Brazilian Dental Journal, Ribeirão Preto, v.11, n.2, p , maio/ago PINEDA F.; KUTTLER Y. Mesiodistal and buccolingual roentgenographicinvestigation of root canals. Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology, St. Louis, v.33, n.1, p , jan VERTUCCI F.I. Root canal anatomy of human permanent teeth. Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology, St. Louis, v.58, n.5, p , nov YOSHIKAWA M.; HOSOMI T.; SAKIYAMA Y.; TODA T. Endodontic therapy for a permanent maxillary lateral incisor having two roots. Journal Osaka Dental University, Osaka, v.21, n.2, p.87-91, oct PLATT J.A. A two-rooted maxillary lateral incisor. General Dentistry, Chicago, v.43, n.1, p.72, jan./feb RICUCCI D.; MARTORANO, M.; BATE A.L.; PASCON E.A. Calculus-like deposit on the apical external root surface of teeth with post-treatment apical periodontitis: report of two cases. International Endodontic Journal, Cardiff, v.38, n.4, p , april 2005.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Tratamento completo do paciente com doença periodontal: FASES DA TERAPIA

Leia mais

Clinical Case Report / Relato de Caso Clínico

Clinical Case Report / Relato de Caso Clínico 010 Utilização Expansor rosqueável & Biomorse: Implantes e Pilar Universal Caso clínico cedido por Clinical case courtesy of Dr. Marcos Bicalho Evidências Clínicas Clinical Evidence Técnicas Cirúrgicas

Leia mais

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES COM REABSORÇÃO RADICULAR INTERNA CASO CLÍNICO

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES COM REABSORÇÃO RADICULAR INTERNA CASO CLÍNICO Revista de Endodontia Pesquisa e Ensino On Line - Ano 4, Número 7, Janeiro/Junho, 2008. 1 TRATAMENTO ENDODÔNTICO DE INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES COM REABSORÇÃO RADICULAR INTERNA CASO CLÍNICO ROOT CANAL

Leia mais

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz

Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz 1 2 3 Procedimentos Cirúrgicos de Interesse Protético/Restaurador - Aumento de Coroa Clínica - Prof. Luiz Augusto Wentz Aumento de Coroa Clínica Qualquer procedimento (cirúrgico ou não-cirúrgico) que vise

Leia mais

CIRURGIAS PERIODONTAIS

CIRURGIAS PERIODONTAIS CIRURGIAS PERIODONTAIS Classificação das Técnicas Cirúrgicas empregadas em Periodontia I Quanto à área a ser atingida: - Gengivais - Periodontais - Mucogengivais II Quanto à intenção: - eliminação de bolsas

Leia mais

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr.

Patologia Buco Dental Prof. Dr. Renato Rossi Jr. Cistos Odontogênicos Introdução Os cistos derivados dos tecidos odontogênicos são caracterizados como lesões de extraordinária variedade. O complexo desenvolvimento das estruturas dentárias é refletido

Leia mais

CIRURGIA DE TRANSPLANTE DENTÁRIO AUTÓGENO PELA TÉCNICA MEDIATA RELATO DE CASO CLÍNICO. RESUMO

CIRURGIA DE TRANSPLANTE DENTÁRIO AUTÓGENO PELA TÉCNICA MEDIATA RELATO DE CASO CLÍNICO.   RESUMO CIRURGIA DE TRANSPLANTE DENTÁRIO AUTÓGENO PELA TÉCNICA MEDIATA RELATO DE CASO CLÍNICO Nayanne Barros Queiroz 1 ; Herlânia Silva Freire 1 ; Ana Roberta de Almeida Cabral 1 ; Ivna Freitas de Sousa Alves¹;

Leia mais

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO

FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO 1 FRATURA DE MANDÍBULA SECUNDÁRIA À DOENÇA PERIODONTAL EM CÃO: RELATO DE CASO ALINE CAVALCANTI PEREIRA DA SILVA 1, MARCELLO RODRIGUES DA ROZA 2, RAFAEL VITOR PINTO DE OLIVEIRA 1, DANIEL GIBERNE FERRO 3,

Leia mais

Tratamento cirúrgico radical de terceiro e quarto molares fusionados: Relato de caso

Tratamento cirúrgico radical de terceiro e quarto molares fusionados: Relato de caso 80 Tratamento cirúrgico radical de terceiro e quarto molares fusionados: Relato de caso Luis Eduardo Schneider 1 Paulo Valério Presser Lima 1 Sandro Grasselli 1 Lucas Eduardo Galvagni 2 Alexsandra Quoos

Leia mais

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO DE IMAGEM DAS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentais (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

POSIÇÃO DO ÁPICE DENTÁRIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ALVEOLAR DO OSSO MAXILAR. ESTUDO EM TOMOGRAFIAS DE CONE-BEAM

POSIÇÃO DO ÁPICE DENTÁRIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ALVEOLAR DO OSSO MAXILAR. ESTUDO EM TOMOGRAFIAS DE CONE-BEAM POSIÇÃO DO ÁPICE DENTÁRIO EM RELAÇÃO AO PROCESSO ALVEOLAR DO OSSO MAXILAR. ESTUDO EM TOMOGRAFIAS DE CONE-BEAM Sabrina Vieira Botelho(PIBIC/CNPq-FA/UEM), Cléverson de Oliveira e Silva (Orientador) e Maurício

Leia mais

Curso de Especialização em Endodontia

Curso de Especialização em Endodontia Curso de Especialização em Endodontia Associação Brasileira de Odontologia Secção Ceará Coordenador: Prof. Nilton Vivacqua EndodontiaAvancada.com OBJETIVOS DO CURSO Este curso tem como objetivos colocar

Leia mais

Molares Inferiores. Acesso em molares inferiores. Molares Inferiores. Forma de contorno. Molares Inferiores. Molares Inferiores Forma de contorno

Molares Inferiores. Acesso em molares inferiores. Molares Inferiores. Forma de contorno. Molares Inferiores. Molares Inferiores Forma de contorno Acesso em molares inferiores Direção de trepanação Broca esférica- baixa rotação Direção: canal distal (maior calibre) Área de eleição: na superfície oclusal Direção de trepanação: em direção ao canal

Leia mais

CIRURGIA PERIODONTAL

CIRURGIA PERIODONTAL Disciplina de Periodontia 5 o período CIRURGIA PERIODONTAL Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com 2012 Instrumentos Usados em Cirurgia Periodontal CIRURGIA PERIODONTAL INSTRUMENTAIS

Leia mais

CISTO PERIAPICAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO ANTERIOR DA MAXILA. RELATO DE CASO

CISTO PERIAPICAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO ANTERIOR DA MAXILA. RELATO DE CASO CISTO PERIAPICAL DE GRANDES PROPORÇÕES NA REGIÃO ANTERIOR DA MAXILA. RELATO DE CASO Periapical cyst major in the anterior maxilla. Case report Letícia Comim 1 Vanderléia Durant 1 João Paulo De Carli 2

Leia mais

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa

Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Caso Selecionado Enxerto de tecido conjuntivo com objetivo estético em prótese fixa Cléverson O. Silva, Bruno César de Vasconcelos Gurgel, Fernando Rodrigues Pinto Uma vez que um dente é perdido, ocorre

Leia mais

Etiopatogenia das alterações pulpares e periapicais

Etiopatogenia das alterações pulpares e periapicais 1 Etiopatogenia das alterações pulpares e periapicais ALEXANDRE A. ZAIA CONSIDERAÇÕES GERAIS Um dos problemas que o profissional da área odontológica encontra na Endodontia é a dificuldade em fechar um

Leia mais

2

2 2 3 4 DESCRIÇÃO R$ DIAGNÓSTICO Consulta inicial Consulta e orientação aos idosos URGÊNCIA Procedimentos de urgência Curativo em caso de hemorragia Curativo em caso de odontalgia aguda/pulpectomia Consulta

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V

REDE CREDENCIADA ATHUS BRASIL TABELA ODONTOLÓGICA - V CÓDIGO GRUPO DESCRIÇÃO VALOR GARANTIA (DIAS) 81000065 CONSULTA Consulta odontológica inicial (exame clínico e plano de tratamento) R$ 22,00 90-81000111 CIRURGIA ODONTOLÓGICA Acompanhamento de tratamento/

Leia mais

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador.

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. JUSTIFICATIVA: O acesso ao serviço de saúde bucal na rede privada ainda é considerado complexo

Leia mais

posição e/ou o aumento do tecido mole, bem como do tecido ósseo subjacente, em torno de dentes ou implantes

posição e/ou o aumento do tecido mole, bem como do tecido ósseo subjacente, em torno de dentes ou implantes A manipulação de tecidos moles na obtenção de sucesso nos tratamentos dentários "Seja por motivos de saúde períodontal, por razões estéticas ou quando se efectua uma reabilitação, existem vários procedimentos

Leia mais

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL

INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL INTERPRETAÇÃO RADIOGRÁFICA POR ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL Davide Carlos Joaquim 1, Ana Caroline Rocha Melo de Leite 2, Ciro Benevides

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA - PE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA - PE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE ALIANÇA - PE DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos concorrentes ao cargo, ODONTÓLOGO que insurgem contra

Leia mais

UNIODONTO PORTO ALEGRE

UNIODONTO PORTO ALEGRE UNIODONTO PORTO ALEGRE CÓDIGO PROCEDIMENTO U.S. Flex 30% GRUPO Valor da US 0,32 Coeficiente 0,30 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS 72,00 R$ 6,91 CONSULTAS

Leia mais

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos %

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos % Escritório Regional - MA Secretaria : Valéria Contato: 3303 5755 / 9 9618 5792 / 9 8235 1149 Email: sãoluis@vipcartao.com.br TABELA DE DESCONTOS Anexo I CARTÃO DESCONTO - MASTER * * Procedimentos % Descontos

Leia mais

PLANO SIGMA COBERTURA NACIONAL

PLANO SIGMA COBERTURA NACIONAL PLANO SIGMA COBERTURA NACIONAL Confira abaixo, em ordem alfabética, a cobertura do seu plano ANS - nº 310981 CRO-SP - EPAO: 8859 RT: Marcelo Alessandro Masotti CRO : SP 65394 ANATOMIA PATOLÓGICA Diagnóstico

Leia mais

PASSO-A-PASSO SIMPLIFICADO DO PREPARO DO CANAL RADICULAR

PASSO-A-PASSO SIMPLIFICADO DO PREPARO DO CANAL RADICULAR E N D O D O N T I A C O N T E M P O R Â N E A Apresentando PASSO-A-PASSO SIMPLIFICADO DO PREPARO DO CANAL RADICULAR Para receber este e-book e outros PRIMEIRO Acesse endodontiacontemporanea.com.br SEGUNDO

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

Trauma oclusal antes, durante e depois do tratamento ortodôntico: aspectos morfológicos de sua manifestação

Trauma oclusal antes, durante e depois do tratamento ortodôntico: aspectos morfológicos de sua manifestação Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Estomatologia - FOB/BAE Artigos e Materiais de Revistas Científicas - FOB/BAE 2008 Trauma oclusal antes, durante

Leia mais

TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017

TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017 TABELA PLANO PRÉ-PAGAMENTO UNIODONTO VALE DO SINOS 2016/2017 Cód. DIAGNÓSTICO Plano 81000030 Consulta Odontológica PPP 81000049 Consulta Odontológica de Urgência PPP 81000057 Consulta Odontológica de Urgência

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA. O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados.

TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA. O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados. TABELA DE PROCEDIMENTOS PLANO REFERÊNCIA 195 O Primeiro Plano Odontológico do Brasil 2017 Todos os direitos reservados. 2 TABELA DE PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICO Consulta Diagnóstico anatomopatológico em citologia

Leia mais

TABELA DE COPARTICIPAÇÃO - PLANO ODONTOLÓGICO OURO - ASPER

TABELA DE COPARTICIPAÇÃO - PLANO ODONTOLÓGICO OURO - ASPER TABELA DE COPARTICIPAÇÃO - PLANO ODONTOLÓGICO OURO - ASPER Código Procedimento Procedimento Valor de Coparticipação Vigente (Novembro/2016) Valor de Coparticipação (Novembro/2015) 85400025 Ajuste Oclusal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 2ª. PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDODONTIA 21. Radiograficamente, um abscesso apical agudo: a) Geralmente tem um tamanho maior do que outras lesões. b) Tem margens mais difusas que outras lesões. c)

Leia mais

Recobrimento radicular com associação de procedimentos plásticos e regenerativos relato de caso

Recobrimento radicular com associação de procedimentos plásticos e regenerativos relato de caso Caso Selecionado Recobrimento radicular com associação de procedimentos plásticos e regenerativos relato de caso Paulo Fernando Mesquita de Carvalho, Robert Carvalho da Silva, Julio Cesar Joly A Periodontia

Leia mais

Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia.

Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia. Apresentação clínica e histológica da utilização do substituto ósseo sintético Gen Phos ( ßTCP) em odontologia. Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar o comportamento do substituto ósseo sintético

Leia mais

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO 1 RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO Luana Azevedo Atayde Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista

Leia mais

Caso Clínico White Post

Caso Clínico White Post Caso Clínico White Post Uso clínico de pino fibroresinoso O uso de pinos de fibra de vidro possibilita um meio de retenção para restaurações diretas ou indiretas. Este relato de caso clínico apresenta

Leia mais

Temas para Sugestão de Aulas para Exame Geral de Qualificação

Temas para Sugestão de Aulas para Exame Geral de Qualificação 1- Tecidos Periodontais - Anatomia dos tecidos periodontais - Características histológicas dos tecidos periodontais 2- Etiologia da Doença Periodontal - Fatores locais Etiologia Microbiana - Fatores locais

Leia mais

Cobertura RN 338 Lei 9656/98:

Cobertura RN 338 Lei 9656/98: Cobertura RN 338 Lei 9656/98: CÓDIGO PROCEDIMENTO GRUPO 87000032 CONDICIONAMENTO EM ODONTOLOGIA PARA PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS CONSULTAS 81000030 CONSULTA ODONTOLÓGICA CONSULTAS 81000073 CONSULTA

Leia mais

Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica RESUMO

Promoção da Saúde e Tecnologias Aplicadas VI Encontro de Monitoria e Iniciação Científica RESUMO CONEXÃO FAMETRO 2018: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 UMA ANÁLISE SOBRE OS PRINCIPAIS MÉTODOS E RECURSOS UTILIZADOS PARA DIAGNOSTICAR A PRESENÇA DO QUARTO CONDUTO MÉSIO-PALATINO

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE ASPECTO RADIOGRÁFICO DOS ESTRUTURAS DO DENTE O órgão dentário, um dos elementos do aparelho mastigatório, é constituído por tecidos especificamente dentários (esmalte, dentina, polpa) e por tecidos periodontais

Leia mais

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S.

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Kimura S Conteúdos abordados S Recursos Pino de fibra de vidro Matriz de acetato

Leia mais

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010

UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Incisivos & Caninos UBM IV 2ºano 1º Semestre Mestrado Integrado em Medicina Dentária Octávio Ribeiro 2009/2010 Anatomia Dentária 2º ano. INCISIVOS Incisivos Existem dois por quadrante Função de corte Importância

Leia mais

Endodontia. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: Aula 02. Blumenau Complexo Educacional

Endodontia. Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível:  Aula 02. Blumenau Complexo Educacional Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Aula disponível: www.portaldoaluno.bdodonto.com.br Endodontia Professor Bruno Aleixo Venturi Aula 02 Etapas do tratamento endodôntico

Leia mais

Acidentes e Complicações das Exodontias

Acidentes e Complicações das Exodontias Acidentes e Complicações das Exodontias Grupo 2 : Camila Fernandes Camila Torres Carlos Shimokawa Carolina Domingues Celso Handa Cintia Fukuoka Daniel Fujimura Daniela Gaino Danielle Carvalho Danielle

Leia mais

PLANO ODONTO SANTANDER

PLANO ODONTO SANTANDER O Plano Odonto garante prevenção, diagnóstico e tratamento odontológico para você e seus dependentes. Veja aqui a gama de procedimentos cobertos! Adequação do meio bucal Ajuste oclusal por acréscimo Ajuste

Leia mais

Endodontia Prof..Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado e Equipe

Endodontia Prof..Dr. Manoel Eduardo de Lima Machado e Equipe Plano de Unidade I. Identificação: Tema: Lesão Endo-Perio Duração: 55 a 60 minutos II. Objetivos: Ao término da aula o aluno deverá: Conhecer as vias de comunicação entre o endodonto e o periodonto, assim

Leia mais

DESAFIOS ENCONTRADOS NOS PRIMEIROS TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS - RELATO DE EXPERIÊNCIA

DESAFIOS ENCONTRADOS NOS PRIMEIROS TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS - RELATO DE EXPERIÊNCIA CONEXÃO FAMETRO 2018: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO XIV SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 DESAFIOS ENCONTRADOS NOS PRIMEIROS TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS - RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Mirian Araújo Nascimento¹ Isabela

Leia mais

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico

TABELA DE FRANQUIA - PLANO ODONTOLÓGICO ESSENCIAL - Nº REG. ANS: /17-7. Valor em Reais Diagnóstico Diagnóstico 81.000.065 Consulta Odontológica Inicial R$ - Emergência 81.000.049 Consulta odontológica de Urgência 81.000.057 Consulta odontológica de Urgência 24 hs 82.000.468 Controle de hemorragia com

Leia mais

Tratamento endodontico de pré-molar maxilar com três raízes e três canais

Tratamento endodontico de pré-molar maxilar com três raízes e três canais Tratamento endodontico de pré-molar maxilar com três raízes e três canais Endodontic treatment of maxillary pre-molar teeth with three roots and three roots canals Bernardo Magno dos SANTOS I Leonardo

Leia mais

Introdução. Doenças periodontais

Introdução. Doenças periodontais Introdução 1 O objeto de estudo da periodontia são os tecidos que suportam os dentes, o periodonto. Fazem parte do periodonto os tecidos que circundam os dentes e os fixam na maxila e na mandíbula (lat.:

Leia mais

Núcleos Uni e Multirradiculares

Núcleos Uni e Multirradiculares CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO CURSO DE ODONTOLOGIA Núcleos Uni e Multirradiculares Prof. Itamar Lopes Júnior Os núcleos intra-radiculares ou de preenchimento estão indicados em dentes que apresentam-se

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca!

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Periodontite. Sua saúde começa pela boca! ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Periodontite. Sua saúde começa pela boca! O que é doença periodontal ou periodontite? ESMALTE DENTINA GENGIVAS POLPA PERIODONTITE OSSO ALVEOLAR CEMENTO NERVOS E VASOS

Leia mais

ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO

ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO ENUCLEAÇÃO DE CISTO RADICULAR MAXILAR DE GRANDE EXTENSÃO: RELATO DE CASO Ivna Freitas de Sousa Alves¹; Jordanna Paiva de Mesquita¹; Nayanne Barros Queiroz¹; Gislyane Lima de Queiroz¹; Ana Roberta de Almeida

Leia mais

CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO

CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO CISTO DO DUCTO NASOPALATINO: RELATO DE CASO LUNA, Aníbal Henrique Barbosa; MONTENEGRO, Eduardo de Almeida Souto; DE CARVALHO, Irla Karlinne Ferreira; PAIVA, Marcos Antônio Farias de; JÚNIOR, Vilmar Andrade

Leia mais

IRI. SelfConnect concept

IRI. SelfConnect concept Coroas Sem Cimento Sem Parafuso Caso Clínico: Exodontia do dente 11, enxerto Colocação de implante e pilar SC Colocação de Cilindro Cicatrizador Anatômico Dia seguinte, Colocação de Cilindro Protético

Leia mais

A Amil Dental oferece uma ampla Rede Credenciada composta por dentistas, serviços de radiologia e clínicas de urgência.

A Amil Dental oferece uma ampla Rede Credenciada composta por dentistas, serviços de radiologia e clínicas de urgência. A Amil Dental oferece uma ampla Rede Credenciada composta por dentistas, serviços de radiologia e clínicas de urgência. Conheça abaixo os procedimentos cobertos pelo plano Next Dental: Nome do 85100242

Leia mais

Tratamento simplifi cado de lesão periapical de implantes

Tratamento simplifi cado de lesão periapical de implantes Tratamento simplifi cado de lesão periapical de implantes A simplifi ed treatment for periapical lesion on implants Weider Silva* Larissa Ribeiro de Almeida** Rafael Neves Tomio*** RESUMO Atualmente, os

Leia mais

FÍSTULA INFRAORBITÁRIA EM CÃO RELATO DE CASO INFRA-ORBITAL FISTULA IN DOG - CASE REPORT

FÍSTULA INFRAORBITÁRIA EM CÃO RELATO DE CASO INFRA-ORBITAL FISTULA IN DOG - CASE REPORT FÍSTULA INFRAORBITÁRIA EM CÃO RELATO DE CASO INFRA-ORBITAL FISTULA IN DOG - CASE REPORT Patrícia Lorena da Silva Neves GUIMARÃES 1 ; Thaís Rosa da SILVA 2 ; Karine Kelly Gonçalves QUEIROZ 2 ; Kelly Carolina

Leia mais

TERAPIA ENDODÔNTICA EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA: RELATO DE CASO

TERAPIA ENDODÔNTICA EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA: RELATO DE CASO Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José TERAPIA ENDODÔNTICA EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA: RELATO DE CASO ENDODONTIC THERAPY IN RHIZOGENESIS INCOMPLETE TEETH : A CASE REPORT Joice

Leia mais

Consulta. Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva

Consulta. Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva Consulta Procedimentos Clínicos Consulta de Medicina Dentaria 45 Medicina Dentaria Preventiva Selamento de fissuras Aplicação tópica de fluoretos 45 Aplicação de agente dessensibilizante 25 Dentisteria

Leia mais

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA Introdução Cirurgia é a especialidade odontológica que procura, através de procedimentos cruentos e invasivos, a eliminação de focos, corpos estranhos e alterações de desenvolvimento

Leia mais

MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA

MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA PROJETO CONSAGRADO COM MAIS DE 60 EDIÇÕES E A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 1000 ALUNOS MASTER CURSO EM PERIO-IMPLANTODONTIA ESTÉTICA 3 MÓDULOS 4 DIAS CADA (32H/AULA) 1º MÓDULO 20 A 23 DE MARÇO 2º MÓDULO 22

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

USO DO BIOMATERIAL ORTHOGEN em LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR ESTUDO HISTOLÓGICO. André, L.F.M 1 ; Tiosso, R e Santos, T.M 2

USO DO BIOMATERIAL ORTHOGEN em LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR ESTUDO HISTOLÓGICO. André, L.F.M 1 ; Tiosso, R e Santos, T.M 2 USO DO BIOMATERIAL ORTHOGEN em LEVANTAMENTO DE SEIO MAXILAR ESTUDO HISTOLÓGICO. André, L.F.M 1 ; Tiosso, R e Santos, T.M 2 Resumo O levantamento do assoalho do seio maxilar é atualmente um recurso muito

Leia mais

INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação. Disciplina de Periodontia 5 o período PERIODONTIA X OUTRAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação. Disciplina de Periodontia 5 o período PERIODONTIA X OUTRAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação Disciplina de Periodontia 5 o período PERIODONTIA X OUTRAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DO INCISIVO LATERAL SUPERIOR DIREITO COM DOIS CANAIS: RELATO DE CASO

TRATAMENTO ENDODÔNTICO DO INCISIVO LATERAL SUPERIOR DIREITO COM DOIS CANAIS: RELATO DE CASO 73 TRATAMENTO ENDODÔNTICO DO INCISIVO LATERAL SUPERIOR DIREITO COM DOIS CANAIS: RELATO DE CASO CASE REPORT: ENDODONTIC TREATMENT OF MAXILLARY RIGHT LATERAL INCISOR WITH TWO ROOT CANALS Liliam Cardoso dos

Leia mais

Tabela de Honorários Odontológicos

Tabela de Honorários Odontológicos > Observações Importantes : Tabela de Honorários Odontológicos 1. Somente inicie o tratamento após concordância do beneficiário com o planejamento. 2. Os procedimentos cobertos pelo plano do beneficiário

Leia mais

Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Erros no Preparo do Acesso dos Pré-molares

Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Pré-molares Inferiores. Erros no Preparo do Acesso dos Pré-molares Direção de trepanação: Trepanação Paralela ao longo eixo do dente. Precaução.- Os pré-molares inferiores apresentam a coroa inclinada. Ponta diamantada esférica Sensação de queda no vazio Considerar o

Leia mais

TABELA DE COBERTURA 01. DIAGNÓSTICO

TABELA DE COBERTURA 01. DIAGNÓSTICO Garante a manutenção da estética de seu sorriso e a funcionalidade de sua mastigação, através de acesso a todos os tratamentos do PLANO MASTER, além de coberturas exclusivas ARM como clareamento dentário,

Leia mais

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016

Assessoria ao Cirurgião Dentista papaizassociados.com.br. Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016 Assessoria ao Cirurgião Dentista Publicação mensal interna da Papaiz edição XV Julho de 2016 Dr. André Simões, radiologista da Papaiz Diagnósticos Odontológicos por Imagem 11 3894 3030 papaizassociados.com.br

Leia mais

Tabela de Franquia Plano Essencial

Tabela de Franquia Plano Essencial Diagnóstico (Valor em R$) 81.000.065 Consulta Odontológica Inicial 81.000.030 Consulta odontológica 81.000.073 Consulta odontológica para avaliação técnica de auditoria Diagnóstico anatomopatológico em

Leia mais

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1

U.C. I 7ª e 8ª Aulas. DentaScan Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 U.C. I 7ª e 8ª Aulas DentaScan 15-11-2012 Joaquim Agostinho - Unidade Clinica I 1 História para corresponder aos anseios dos doentes, de substituição de dentes em falta, por próteses funcional e estéticamente

Leia mais

Técnica radiográfica extra-oral, uma alternativa possível para o tratamento endodôntico: relato de caso clínico. Resumo

Técnica radiográfica extra-oral, uma alternativa possível para o tratamento endodôntico: relato de caso clínico. Resumo Técnica radiográfica extra-oral, uma alternativa possível para o tratamento endodôntico: relato de caso clínico Arlindo Rosa de Azevedo 1 ; Alexandre Marques Paes da Silva 1 ; Marcus Vinícius Vasconsellos

Leia mais

TABELA ODONTOLÓGICA 2017

TABELA ODONTOLÓGICA 2017 TABELA ODONTOLÓGICA 2017 VIGÊNCIA A PARTIR DE 26/03/2017 Conteúdo DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO TÉCNICA... 3 URGÊNCIA/EMERGÊNCIA... 4 RADIOLOGIA... 5 TESTES E EXAMES DE LABORATÓRIO... 6 PREVENÇÃO... 7 ODONTOPEDIATRIA...

Leia mais

PLANO ALFA ORTO COBERTURA NACIONAL

PLANO ALFA ORTO COBERTURA NACIONAL PLANO ALFA ORTO COBERTURA NACIONAL Confira abaixo, em ordem alfabética, a cobertura do seu plano ANS - nº 310981 CRO-SP - EPAO: 8859 RT: Marcelo Alessandro Masotti CRO : SP 65394 ANATOMIA PATOLÓGICA Diagnóstico

Leia mais

PREVALÊNCIA DE CANINOS E MOLARES INCLUSOS E SUA RELAÇÃO COM A REABSORÇÃO RADICULAR

PREVALÊNCIA DE CANINOS E MOLARES INCLUSOS E SUA RELAÇÃO COM A REABSORÇÃO RADICULAR Edited by Foxit PDF Editor Copyright (c) by Foxit Software Company, 2004 For Evaluation Only. PREVALÊNCIA DE CANINOS E MOLARES INCLUSOS E SUA RELAÇÃO COM A REABSORÇÃO RADICULAR IMPACTED CANINES AND MOLARS

Leia mais

Rosa Paula Soares Teresa Santos. 5º Congresso Nacional da AMACC

Rosa Paula Soares Teresa Santos. 5º Congresso Nacional da AMACC Rosa Paula Soares Teresa Santos 5º Congresso Nacional da AMACC Representação Dentária Fonte : FDI ( Federação Dentária Internacional ) Códigos, nomes, e número típico de raízes: 11 21 Incisivo central

Leia mais

CONTRATO DE NOME COBERTURA DO PROCEDIMENTO DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA PESSOA FÍSICA NEXT DENTAL PR I

CONTRATO DE NOME COBERTURA DO PROCEDIMENTO DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA PESSOA FÍSICA NEXT DENTAL PR I CONTRATO DE NOME COBERTURA DO DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA PESSOA FÍSICA NEXT DENTAL PR I CÓDIGO DO A Amil Dental oferece uma ampla Rede Credenciada composta por dentistas, serviços de radiologia e clínicas

Leia mais

EXTRUSÃO DE DOIS INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES PERMANENTES: RELATO DE CASO

EXTRUSÃO DE DOIS INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES PERMANENTES: RELATO DE CASO EXTRUSÃO DE DOIS INCISIVOS CENTRAIS SUPERIORES PERMANENTES: RELATO DE CASO Extrusion of two upper permanent central incisors: report of case Thalia Ferreira Kreling 1 Carlos Estevan Cidral Stutz 1 Vânia

Leia mais

CONTRATO DE COBERTURA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA PESSOA FÍSICA A DENTAL 50 NE WEB CÓDIGO DO PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO

CONTRATO DE COBERTURA DE ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA PESSOA FÍSICA A DENTAL 50 NE WEB CÓDIGO DO PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO A Amil Dental oferece uma ampla Rede Credenciada composta por dentistas, serviços de radiologia e clínicas de urgência. Conheça abaixo os procedimentos cobertos pelo plano Amil Dental D 50 NE: 85100242

Leia mais

Guia Visual. Sistema por imagem de fluorescência óptica para uso odontológico. Visualização bucal por Ultravioleta. Rev. 01.

Guia Visual. Sistema por imagem de fluorescência óptica para uso odontológico. Visualização bucal por Ultravioleta. Rev. 01. Guia Visual Odontologia Sistema por imagem de fluorescência óptica para uso odontológico. Visualização bucal por Ultravioleta. Rev. 01 Colaboradores Gustavo Sivieri-Araújo Doutor em Endodontia pela FOAr-UNESP,

Leia mais

26 28 Conclusão Referências bibliográficas... 31

26 28 Conclusão Referências bibliográficas... 31 Índice: Pág. Resumo VI Abstract... VII Introdução 1 1. Princípios biológicos... 3 1.1. Cicatrização do ligamento periodontal...... 3 1.2. Regeneração pulpar.... 5 1.3. Cicatrização óssea.. 6 1.4. Desenvolvimento

Leia mais

TÍTULO: REMOÇÃO DE ODONTOMA COMPOSTO E COMPLEXO, RELATO DE CASO CLÍNICO.

TÍTULO: REMOÇÃO DE ODONTOMA COMPOSTO E COMPLEXO, RELATO DE CASO CLÍNICO. TÍTULO: REMOÇÃO DE ODONTOMA COMPOSTO E COMPLEXO, RELATO DE CASO CLÍNICO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ODONTOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES):

Leia mais

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL

ANEXO II TABELA DO IAMESC. Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL ANEXO II TABELA DO IAMESC Valor do CHO em reais- R$0,32 CLÍNICO GERAL COD PROCEDIMENTOS CHO Valor seg. Valor inst. Valor total 01 70110000 Consulta Inicial 157 15,07 35,16 50,24 02 70115000 Profilaxia

Leia mais

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA

CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA CIRURGIA EM ODONTOPEDIATRIA Frenectomia lingual - Ulectomia - Dentes anquilosados Prof es so ra : Da niel a P. R ag gi o Tu to ra : Je nny Aba nt o Avaliação clínica História clínica sistêmica e pregressa

Leia mais

TUSS DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO CARÊNCIAS COLAGEM DE FRAGMENTOS DENTÁRIOS 24 HORAS CONSULTA ODONTOLÓGICA DE URGÊNCIA 24 HORAS

TUSS DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO CARÊNCIAS COLAGEM DE FRAGMENTOS DENTÁRIOS 24 HORAS CONSULTA ODONTOLÓGICA DE URGÊNCIA 24 HORAS TUSS DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO CARÊNCIAS 85100048 COLAGEM DE FRAGMENTOS DENTÁRIOS 24 HORAS 81000049 CONSULTA ODONTOLÓGICA DE URGÊNCIA 24 HORAS 81000057 CONSULTA ODONTOLÓGICA DE URGÊNCIA 24H 24 HORAS 82000468

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DA TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA SOBRE O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO2 E PERIODONTITE CRÔNICA: ENSAIO CLÍNICO

TÍTULO: EFEITO DA TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA SOBRE O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO2 E PERIODONTITE CRÔNICA: ENSAIO CLÍNICO 16 TÍTULO: EFEITO DA TERAPIA PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICA SOBRE O CONTROLE GLICÊMICO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO2 E PERIODONTITE CRÔNICA: ENSAIO CLÍNICO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

Título: Tratamento clínico-cirúrgico de lesão endodôntico-periodontal: relato de caso.

Título: Tratamento clínico-cirúrgico de lesão endodôntico-periodontal: relato de caso. Título: Tratamento clínico-cirúrgico de lesão endodôntico-periodontal: relato de caso. Autores: Anna Beatriz Mourão Oliveira Especialista em Endodontia pela Odontoclínica Central da Marinha. Rafaela Rodrigues

Leia mais

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO (EMERGÊNCIA-ENDODONTIA)

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO (EMERGÊNCIA-ENDODONTIA) PROTOCOLO DE ATENDIMENTO (EMERGÊNCIA-ENDODONTIA) FOUFAL Prof. Dr. Amaro de M. Cavalcante Prof. Théo Fortes S. Cavalcanti Prof. Dr. Marcos Aurélio Bomfim da Silva 2014 Instruções básicas para atendimento

Leia mais

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE

ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE ASPECTO RADIOGRÁFICO DAS ALTERAÇÕES DO PERIÁPICE AMPLIAR AS IMAGENS E ESTUDAR COM MUITA ATENÇÃO - EXISTEM MUITOS DETALHES O órgão pulpar é semelhante a outros tecidos conjuntivos que reage a infecção bacteriana

Leia mais

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro!

Í ndice. Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Í ndice Surge Uma Nova Era J. Schmidseder Envelhecer: permanecer jovem Aspectos da odontologia estética Entre no caminho do futuro! Conceito de Beleza Beleza: essência de perfeição Bases da Odontologia

Leia mais

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /.

Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino. Nome do Paciente:, Data: / /. Avaliação Estética de Prof. Dr. Fernando Mandarino Nome do Paciente:, Data: / /. 1. Questões Preliminares 1.1 Se houvesse algo que você pudesse fazer para modificar seu sorriso, o que seria? 1.2 Você prefere

Leia mais