Instrução Normativa 03 Revisão: 3 1/9

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instrução Normativa 03 Revisão: 3 1/9"

Transcrição

1 Instrução Normativa /9 1. OBJETIVO Orientação sobre procedimentos de transporte de produtos perigosos (Desinfestantes Domissanitários, suas respectivas embalagens e combustível automotor ou gasolina). 2. APLICAÇÃO Esta instrução aplica-se a todos os funcionários que transportam produtos perigosos (Desinfestantes domissanitários e combustível automotor ou gasolina) para a realização do trabalho de campo. 3. REFERÊNCIAS - Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6). Equipamento de Proteção Individual EPI. Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de Ministério do Trabalho e Emprego; - Superintendência de Controle de Endemias. Segurança em Controle Químico de Vetores. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1999; - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) fornecida pelos fabricantes de produtos químicos utilizados pela SUCEN; - Instrução Normativa nº 07: definição dos tipos de equipamentos de proteção Individual necessários para a realização de cada atividade de controle químico na SUCEN; - Resolução 420 ANTT de 12/06/2004, Resolução 1644 ANTT de 29/12/2006 e Resolução 2657 ANTT de 18/04/2008; - NBRs 7500, 7503, 7504, 8285, 9735 e DEFINIÇÕES - EPI Equipamento de Proteção Individual: todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. - IN Instrução Normativa: É um documento de organização e ordenamento administrativo interno destinado a estabelecer diretrizes, normatizar métodos e procedimentos, bem como regulamentar matéria específica anteriormente disciplinada, a fim de orientar os dirigentes e servidores no desempenho de suas atribuições. - DCV: Diretoria de Combate a Vetores; - SACOP: Seção Avaliação e Controle Operacional da Diretoria de Combate a Vetores; - SOC: Seção de Operação de Campo do Serviço Regional; - SESMT: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; - CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; - Classes de produtos: Classe 1 Explosivos; Classe 2 Gases; Classe 3 Líquidos inflamáveis; Classe 4 Sólidos inflamáveis substâncias sujeitas à combustão espontânea, substâncias que em contato com água emitem gases inflamáveis; Classe 5 Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; Classe 6 Substâncias tóxicas e substâncias infectantes; Classe 7 Materiais radioativos; Classe 8 Substâncias corrosivas; e Classe 9 Substâncias e artigos perigosos diversos.

2 Instrução Normativa /9 5. RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES ATIVIDADES Capacitação dos funcionários para o uso dos EPIs. Fiscalização de uso adequado dos EPIs. Utilizar os EPIs de acordo com o que está definido nesta IN. Elaboração de normas de segurança desta instrução. Aprovação e revisão das normas de instrução. RESPONSÁVEIS SACOP/DCV,SOC/SR e SESMT SOC/SR e CIPA Servidores SACOP/DCV SESMT/SUP 6. AÇÕES E MÉTODOS 6.1 ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE CHEFIA DA SEÇÃO DE OPERAÇÃO DE CAMPO - fica responsável pela solicitação do transporte do produto, definição do local de origem e destino da carga, descrição e quantificação de produtos a serem transportados, fornecendo o envelope e fichas de emergência dos produtos e definição da data da realização da operação. ENCARREGADO DE TRANSPORTE - deverá avaliar as condições dos veículos para realização do transporte do inseticida, verificar a presença do envelope com a ficha de emergência (modelo padrão) do produto a ser transportado, acessórios e equipamentos de proteção individual EPIs necessários para a realização do transporte. Além de ter por obrigação realizar a escala de motoristas, planejar as paradas para abastecimento ou descanso, verificar se os veículos estão em condições adequadas para saída, realizar a capacitação periódica dos motoristas (MOPP), disponibilizar boletins de controle de trafego e documento do veículo. OFICIAL OPERACIONAL (MOTORISTA) OU AUTORIZADO - antes de utilizar o veículo, deverá inspecioná-lo, assegurando-se de suas perfeitas condições de transporte para o qual é destinado e com especial atenção para o tanque, carroçaria e demais dispositivos que possam afetar a segurança da carga transportada e do transportador. O motorista deve possuir treinamento específico para o transporte de produtos perigosos (MOPP). 6.2 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI (NBR 9735) Devem estar no veículo para uso dos usuários, em caso de emergência os seguintes EPIs: Par de luvas nitrílica; Óculos de segurança para produtos químicos (ampla visão); Máscara semi-facial com filtro adequado ao produto transportado.

3 Instrução Normativa /9 6.3 CUIDADOS NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES Documentação no Veículo. Os veículos que estejam transportando produtos perigosos, só poderão circular pelas vias públicas portando os seguintes documentos: a) Quantidade inferior a 333 kg Mesmo quando são transportados dois ou mais produtos perigosos diferentes prevalecerá à quantidade total transportada. O veículo deve ter a documentação de todos os produtos transportados, sendo: I. Ficha de Emergência; II. Envelope para Transporte de acordo com NBR-7503 (anexo 1); III. Quando transportar bombonas de 20 litros contendo mistura de inseticida, estas deverão ser rotuladas, conforme Portaria 204 do Ministério dos transportes (anexo 2). b) Quantidade superior a 333 kg I. Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel do veículo e dos equipamentos, expedido pelo INMETRO ou entidade por ele credenciada (MOPP); II. Requisição de material (anexo 3), contendo as seguintes informações: a) Nome do produto transportado e quantidade que esta sendo transportado; b) Classe e, quando for o caso, subclasse à qual o produto pertence; c) Requisição assinada pelo responsável técnico (Engenheiro ou Chefe de SOC) do Serviço Regional; III. Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte, emitidos pelo expedidor, de acordo com as NBR-7503, NBR-7504 e NBR-8285, preenchidos conforme instruções fornecidas pelo fabricante ou importador do produto transportado, contendo: a) orientação do fabricante do produto quanto ao que deve ser feito e como fazer em caso de emergência, acidente ou avaria; b) telefone de emergência da corporação de bombeiros e dos órgãos de policiamento do trânsito, da defesa civil e do meio ambiente ao longo do itinerário Treinamento a) Quantidade inferior a 333 kg I. O condutor deve possuir treinamento de precauções de manuseio (carga, descarga e transporte); II. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria compatível com o veículo; Condutor e ajudante devem possuir treinamento sobre EPI Equipamento de Proteção Individual.

4 Instrução Normativa /9 b) Quantidade superior a 333 kg I. O condutor deve possuir treinamento específico para o transporte de produtos perigosos (MOPP) (Decreto nº96044); II. O Condutor deve ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com categoria compatível com o veículo; III. Condutor e ajudante devem possuir treinamento sobre EPI Equipamento de Proteção Individual Equipamentos de segurança necessários para transporte de produtos químicos em quantidade acima de 333kg. Conjunto para situação de emergência para o veículo (NBR 7503) I. Fita plástica zebrada para isolamento do veículo (100 metros); II. Uma (1) placa autoportante com dimensões mínimas de 340X470 mm e com a inscrição PERIGO-AFASTE-SE ; III. Quatro (4) cones de suporte da fita zebrada e sinalização da via (ABNT NBR 15071); IV. Uma (1) lanterna comum de no mínimo duas pilhas médias; V. Uma (1) pá de lixo de plástico; VI. Uma (1) lona de 3X4 m; VII. Um (1) extintor de pó químico seco (PQS) de 4,0 Kg ou 20-BC instalado em veículos de até 1 tonelada, dentro do compartimento de carga em local de fácil acesso, próximo à tampa ou porta do referido compartimento, conforme NBR /2001 Proteção contra incêndio por extintores, no transporte rodoviário de produtos perigosos, item , nota 2. Dos procedimentos em caso de emergência, acidente ou avaria Em caso de acidente, avaria ou outro fato que obrigue a imobilização de veículo que está transportando produto perigoso, o condutor adotará as medidas indicadas na Ficha de Emergência e no Envelope para o Transporte correspondente a cada produto transportado, dando ciência à autoridade de trânsito mais próxima, pelo meio disponível mais rápido, detalhando a ocorrência, o local, as classes e quantidades dos materiais transportados. Sinalizações afixadas nos veículos para transporte de produtos químicos em quantidade acima de 333Kg (NBR 7500) I. Painéis de segurança de acordo com o(s) produto(s); II. Rótulos de riscos de acordo com o(s) produto(s); III. Código do registro (ANTT) nas laterais externas da cabine de cada veículo automotor e de cada reboque ou semi-reboque. (Res. Nº 420 e Nº 437 ANTT).

5 Instrução Normativa /9 300mm 400mm TOXICO mm ATENÇÃO: Os veículos que estiverem transportando produtos perigosos em quantidade inferior a 333 kg NÃO DEVEM utilizar sinalização, de acordo com a Resolução 420 da ANTT, de , conforme tabela de quantitativos apresentada a seguir: TABELA DOS PRODUTOS E SUAS QUANTIDADES RESOLUÇÃO 420 DA ANTT Insumo Combustível automotor ou gasolina. Destilados de petróleo, N.E., ou derivados de petróleo, N.E. (óleo 2T e lubrificantes). Pesticida sólido, tóxico, N.E. (cipermetrina 40 pm, deltametrina pó). Pesticida líquido, tóxico, N.E. (deltametrina CE e calda, e calda de cipermetrina 40 pm, géis à base de sulfuramida). Substância que apresenta risco para o Meio Ambiente, líquida, N.E. (malathion 1000 CE e calda, DDVP CE calda e spray, caldas de diflubenzuron e fenitrothion). N o ONU Quant. máxima transportável kg kg kg kg kg Tipos de embalagem permitidas conforme Res. ANTT n o 420/2004 Bombona de aço ou plástico rígido, de, no máximo, 60L de capacidade, com tampa removível e válvula de alívio. - Bombona de plástico rígido de no máximo 60L de capacidade, com tampa removível; -Tambor de aço provido de tampa removível com capacidade máxima de 450L; - Caixas de papelão com embalagens Caixas de papelão com embalagens internas de, no máximo, 5kg. - Bombona de plástico rígido de no máximo 60L de capacidade, com tampa removível; - Caixas de papelão com embalagens - Bombona de plástico rígido de no máximo 60L de capacidade, com tampa removível; -Tambor de aço provido de tampa removível com capacidade máxima de 450L; - Caixas de papelão com embalagens

6 Instrução Normativa /9 Substância que apresenta risco para o Meio Ambiente, sólida, N.E. (diflubenzuron 25 pm, fenitrothion 40 pm). Pesticida à base de derivados da cumarina, sólido, tóxico (raticidas). Pesticidas a base de organofosforados, líquido, tóxico (temefós 500 CE) kg kg kg Caixas de papelão com embalagens Caixas de papelão com embalagens - Bombona de plástico rígido de no máximo 60L de capacidade, com tampa removível; -Tambor de aço provido de tampa removível com capacidade máxima de 450L; - Caixas de papelão com embalagens CLASSIFICAÇÃO E DEFINIÇÃO DAS CLASSES DE PRODUTOS PERIGOSOS A classificação adotada para os produtos considerados perigosos, feita com base no tipo de risco que apresentam e conforme as Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas, sétima edição revista, 1991, compõe-se das seguintes classes, definidas nos itens 1.1 a 1.9: Classe 1 - EXPLOSIVOS Classe 2 - GASES, com as seguintes subclasses: Subclasse Gases inflamáveis; Subclasse Gases não-inflamáveis, não-tóxicos; Subclasse Gases tóxicos. Classe 3 - LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS Classe 4 - Esta classe se subdivide em: Subclasse Sólidos inflamáveis; Subclasse Substâncias sujeitas a combustão espontânea; Subclasse Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis. Classe 5 - Esta classe se subdivide em: Subclasse Substâncias oxidantes; Subclasse Peróxidos orgânicos. Classe 6 - Esta classe se subdivide em: Subclasse Substâncias tóxicas (venenosas); Subclasse Substâncias infectantes. Classe 7 - MATERIAIS RADIOATIVOS Classe 8 - CORROSIVOS Classe 9 - SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS DIVERSAS. Os produtos transportados pela SUCEN se enquadram na classe 6, subclasse 6.1 Substancias toxicas. Os produtos das Classes 3, 4, 5 e 8 e da Subclasse 6.1 classificam-se, para fins de embalagem, segundo três grupos, conforme o nível de risco que apresentam: Grupo de Embalagem I - alto risco; Grupo de Embalagem II - risco médio; e Grupo de Embalagem Ill - baixo risco. O transporte de resíduos perigosos deve atender às exigências prescritas para a classe ou subclasse apropriada, considerando os respectivos riscos e os critérios de classificação constantes destas Instruções. Os resíduos que não se enquadram nos critérios aqui

7 Instrução Normativa /9 estabelecidos, mas que apresentam algum tipo de risco abrangido pela Convenção da Basiléia sobre o Controle da Movimentação Transfronteiriça de Resíduos Perigosos e sua Disposição (1989), devem ser transportados como pertencentes à Classe 9. Prescrição de serviços I. Os diferentes elementos de um carregamento que inclua produtos perigosos devem ser convenientemente arrumados no veículo e escorados entre si, por meios apropriados, de maneira a evitar qualquer deslocamento, seja de um elemento em relação a outro, seja em relação às paredes do veículo. II. Se o carregamento compreende diversas categorias de mercadorias, as embalagens contendo produtos perigosos devem ficar separadas das demais mercadorias, de modo a facilitar o acesso a elas em casos de emergência. III. É proibido carregar qualquer produto sobre uma embalagem frágil e não deve empregar materiais facilmente inflamáveis na estiva de embalagens. IV. É proibido fumar, durante o manuseio, próximo às embalagens, aos veículos parados ou dentro destes. V. É proibido entrar no veículo com aparelhos de iluminação à chama. Além disso, não devem ser utilizados aparelhos e equipamentos capazes de provocar ignição dos produtos ou de seus gases ou vapores. VI. O motor do veículo deve estar desligado durante essas operações, exceto nos casos em que a utilização do motor seja necessária para fazer funcionar bombas e outros mecanismos de carga ou descarga, VII. As embalagens constituídas por materiais sensíveis à umidade devem ser transportadas em veículos fechados ou cobertos com lona. VIII. Sobre as embalagens não devem conter produtos perigosos que reajam perigosamente entre si (ABNT NBR 14619) e dependendo da periculosidade destes reagentes destes produtos quimicamente incompatíveis, não devem ser transportados por meio terrestre numa mesma unidade de transporte. IX. Os produtos que se polimerizam facilmente só podem ser transportados se forem tomadas medidas para impedir sua polimerização durante o transporte. X. Veículos e equipamentos que transportam produtos químicos, devem ser inspecionados, após a descarga para garantir que não deixe resíduos. No caso de contaminação, deverão ser cuidadosamente limpos e descontaminados em locais e condições que atendam às determinações dos órgãos de meio ambiente, respeitadas as recomendações do fabricante do produto. XI. Em veículos de transporte de passageiros, as bagagens só poderão conter produtos perigosos de uso pessoal (medicinal ou artigos de toucador) em quantidade nunca superior a um quilograma ou um litro. Está proibido o transporte de qualquer quantidade de substância das Classes 1 a 7 nesses veículos. XII. Não é permitido o transporte de produto perigoso em cabines de veículos, tipo kombis e automóveis que não estejam adaptados para isolar a carga dos passageiros. XIII. O transporte de produtos quimicos será realizado em caminhões e caminhonetes, devidamente equipados para cargas acima de 333 kg.

8 Instrução Normativa /9 XIV. XV. XVI. XVII. XVIII. XIX. Conforme o artigo 12º, inciso II e III do Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (RTPP) é proibido o transporte, no mesmo veículo ou container, de produto perigoso com outro tipo de mercadoria, ou com outro produto perigoso, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados. Consideram-se produtos incompatíveis, para fins de transporte conjunto, produtos que, postos em contato entre si, apresentem alterações das características físicas ou químicas originais de qualquer deles, gerando risco de provocar explosão, desprendimento de chama ou calor, formação de compostos, misturas, vapores ou gases perigosos. É proibido o transporte de produtos perigosos, com risco de contaminação, juntamente com alimentos, medicamentos ou objetos destinados a uso humano ou animal ou, ainda, com embalagens de mercadorias destinadas ao mesmo fim, bem como o transporte de animais juntamente com qualquer produto perigoso. Durante o trajeto, o condutor é o responsável pela carga e deverá checar se as condições dos veículos e da carga estão satisfatórias (por exemplo, se não há vazamentos). Todas as pessoas envolvidas na operação de transporte devem ter conhecimento do tipo de produto que estão transportando, dos riscos que o trabalho envolve, como evitá-los e de como agir em caso de emergência. Todos os envolvidos devem possuir seus EPIs. O veículo transportando produtos perigosos só poderá estacionar para descanso ou pernoite em áreas previamente determinadas pelas autoridades competentes e, na inexistência de tais áreas, deverá evitar o estacionamento em zonas residenciais, logradouros públicos ou locais de fácil acesso ao público, áreas densamente povoadas ou de grande concentração de pessoas ou veiculos (Decreto de Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos Dos Veículos e dos Equipamentos) Observação: O veículo que transporta produtos perigosos, conforme a legislação vigente deve fixar a sua sinalização na frente (painel de segurança, do lado esquerdo do motorista), na traseira (painel de segurança, do lado esquerdo do motorista) e nas laterais (painel de segurança e o rótulo indicativo da classe ou subclasse de risco) colocados do centro para a traseira, em local visível. Quando a unidade de transporte a granel trafegar vazia, sem ter sido descontaminada, está sujeita às mesmas prescrições que a unidade de transporte carregada devendo portanto, estar identificada com os rótulos de risco e os painéis de segurança.

9 Instrução Normativa /9

TCEP Transporte de Carga Especial e Perigosa. Aula 26/02/2012. Tópico TRANSPORTE RODOVIÁRIO

TCEP Transporte de Carga Especial e Perigosa. Aula 26/02/2012. Tópico TRANSPORTE RODOVIÁRIO TCEP Transporte de Carga Especial e Perigosa Aula Prof. Ph.D. Cláudio Farias Rossoni Tópico PRESCRIÇÕES GERAIS PARA O TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS As prescrições apresentadas em aula são aplicáveis

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 Entende-se como Cargas Perigosas quaisquer cargas que, por serem explosivas, gases comprimidos ou liqüefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas,

Leia mais

PARA COMEÇO DE CONVERSA

PARA COMEÇO DE CONVERSA PARA COMEÇO DE CONVERSA Nosso obje(vo é fornecer informações sobre os requisitos mínimos para o transporte seguro de produtos fitossanitários e sobre os aspectos ligados às legislações estaduais e municipais.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP UFMG/PRA/DGA-PGRQ/SE 02/2013 (POP UFMG/PRA/DGA-PGRQ/CE 01/ Rev.01)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP UFMG/PRA/DGA-PGRQ/SE 02/2013 (POP UFMG/PRA/DGA-PGRQ/CE 01/ Rev.01) Sumário 1 OBJETIVO... 3 2 RESULTADOS ESPERADOS... 3 3 APLICAÇÃO E RESPONSABILIDADES... 3 4 RECURSOS NECESSÁRIOS... 3 5 DEFINIÇÕES... 3 6 PROCEDIMENTOS... 5 6.1 Procedimentos para Verificação da Sinalização

Leia mais

VIDE: Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos (GEIPOT)

VIDE: Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos (GEIPOT) Produto perigoso é toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente,

Leia mais

ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO DISPOSIÇÕES GERAIS Notas Introdutórias Escopo e aplicação...

ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO DISPOSIÇÕES GERAIS Notas Introdutórias Escopo e aplicação... ÍNDICE PARTE 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES... 3 CAPÍTULO 1.1 - DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Notas Introdutórias... 4 1.1.1 Escopo e aplicação... 4 1.1.2 Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Emprego da sinalização nas unidades de transporte e de rótulos nas embalagens de produtos perigosos

Emprego da sinalização nas unidades de transporte e de rótulos nas embalagens de produtos perigosos ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28! andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS 1) O que são produtos perigosos? São substâncias encontradas na natureza ou produzidas por qualquer processo que coloquem em risco a segurança

Leia mais

Manual de Operações CTRPP

Manual de Operações CTRPP Manual de Operações CTRPP PRODUZIDO POR Dayani Ribeiro Farias Paulo Eugênio Mendes Ricardo Marcelo da Silva Gerência de Operações em Emergências Ambientais GEOPEM SUMÁRIO 1. CTRPP Definição Dados para

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.03 1. Importação, Cabotagem, Transbordo e Passagem de Cargas Perigosas O armador responsável pela embarcação que transporta a carga perigosa deverá

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01

PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 PROCEDIMENTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS V.01 Entende-se como Cargas Perigosas quaisquer cargas que, por serem explosivas, gases comprimidos ou liqüefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas,

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (DFPC/1982)

MINISTÉRIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (DFPC/1982) MINISTÉRIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE MATERIAL BÉLICO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (DFPC/1982) INSTRUÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA N 09A/00 - DFPC TRANSPORTE RODOVIÁRIO CONJUNTO DE ACESSÓRIOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3.924, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012 ANEXO CÓDIGOS DAS INFRAÇÕES REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS

RESOLUÇÃO Nº 3.924, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012 ANEXO CÓDIGOS DAS INFRAÇÕES REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS RESOLUÇÃO Nº 3.924, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2012 ANEXO CÓDIGOS DAS INFRAÇÕES REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS AO TRANSPORTADOR AMPARO LEGAL DESCRIÇÃO DA INFRAÇÃO CÓDIGO 53.1.a Transportar

Leia mais

PRODUTOS PERIGOSOS 19ª SUPERINTENDENCIA REGIONAL SEÇÃO DE POLICIAMENTO E FISCALIZAÇÃO

PRODUTOS PERIGOSOS 19ª SUPERINTENDENCIA REGIONAL SEÇÃO DE POLICIAMENTO E FISCALIZAÇÃO PRODUTOS PERIGOSOS 19ª SUPERINTENDENCIA REGIONAL SEÇÃO DE POLICIAMENTO E FISCALIZAÇÃO BELÉM DO PARÁ - 2013 CARGA PERIGOSA É o mau acondicionamento ou a arrumação física deficiente de uma carga ou volume,

Leia mais

FISCALIZAÇÃO - LEGISLAÇÃO GERÊNCIA DE GESTÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS BASE DE DADOS DE MOVIMENTAÇÃO PRODUTOS PERIGOSOS

FISCALIZAÇÃO - LEGISLAÇÃO GERÊNCIA DE GESTÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS BASE DE DADOS DE MOVIMENTAÇÃO PRODUTOS PERIGOSOS TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS FISCALIZAÇÃO - LEGISLAÇÃO GERÊNCIA DE GESTÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Almir Vieira BASE DE DADOS DE MOVIMENTAÇÃO PRODUTOS PERIGOSOS PESQUISA DE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES RESOLUÇÃO N. 3632, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2011 REVOGADA PELA RESOLUÇÃO ANTT N. 5232, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera o Anexo da Resolução nº 420, de 12 de fevereiro

Leia mais

RESOLUÇÃO ANTT Nº 3.632, DE

RESOLUÇÃO ANTT Nº 3.632, DE RESOLUÇÃO ANTT Nº 3.632, DE 09-02-2011 DOU 18-02-2011 Altera o Anexo da Resolução nº 420, de 12 de fevereiro de 2004, que aprova as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos

Leia mais

ANEXO CÓDIGOS DAS INFRAÇÕES REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS. Descrição da infração

ANEXO CÓDIGOS DAS INFRAÇÕES REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS. Descrição da infração ANEXO CÓDIGOS DAS INFRAÇÕES REFERENTES AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS AO TRANSPORTADOR Amparo legal Descrição da infração Código 53.1.a Transportar produtos perigosos cujo deslocamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3.880, DE 22 DE AGOSTO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 3.880, DE 22 DE AGOSTO DE 2012 Estabelece os Códigos para as Infrações aplicáveis devido à inobservância do Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres -

Leia mais

Manual para expedição de produtos perigosos. Resolução nº 5232/16 da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres)

Manual para expedição de produtos perigosos. Resolução nº 5232/16 da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres) Manual para expedição de produtos perigosos Resolução nº 5232/16 da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres) Entrará em vigor 16/12/2017 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 DOCUMENTAÇÕES... 3 3 TRANSPORTE

Leia mais

Resolução ANTT Nº 3880 DE 22/08/2012 (Federal)

Resolução ANTT Nº 3880 DE 22/08/2012 (Federal) Resolução ANTT Nº 3880 DE 22/08/2012 (Federal) Data D.O.: 27/08/2012 Rep. - Estabelece os Códigos para as Infrações aplicáveis devido à inobservância do Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos

Leia mais

Manual para expedição de produtos perigosos. Resolução nº 5232/16 da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres)

Manual para expedição de produtos perigosos. Resolução nº 5232/16 da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres) Manual para expedição de produtos perigosos Resolução nº 5232/16 da ANTT( Agência Nacional de Transportes Terrestres) Entrará em vigor 16/12/2017 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 DOCUMENTAÇÕES... 3 3 TRANSPORTE

Leia mais

Logística - Segurança no Manuseio e Armazenagem de Hipoclorito da Cálcio

Logística - Segurança no Manuseio e Armazenagem de Hipoclorito da Cálcio Logística - Segurança no Manuseio e Armazenagem de Hipoclorito da Cálcio INTRODUÇÃO O objetivo deste treinamento é transmitir as principais informações de Logística e segurança durante o manuseio, transporte

Leia mais

9 - Verificar a SIMBOLOGIA do veículo e das embalagens (Resolução 420/04/ANTT)

9 - Verificar a SIMBOLOGIA do veículo e das embalagens (Resolução 420/04/ANTT) Resolução 3.632/11/ANTT (altera Res. 420/04) e Instrução Normativa 08/11 (altera MPA-010) Capítulo 9 9 - Verificar a SIMBOLOGIA do veículo e das embalagens (Resolução 420/04/ANTT) - Possui RÓTULOS DE RISCO

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABASTECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS.

PROCEDIMENTO PARA ABASTECIMENTO DE EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E VEÍCULOS. Página: 1 / 7 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 04 referente ao Anexo AOR - Acompanhamento de Operações de Risco. 02 26/02/2014 Atualização

Leia mais

MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Profa. Margarita María Dueñas Orozco

MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS. Profa. Margarita María Dueñas Orozco MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS Profa. Margarita María Dueñas Orozco margarita.unir@gmail.com RESÍDUOS PERIGOSOS Ponto de geração Destino final FASE INTERNA

Leia mais

2.1 Esta Instrução Técnica (IT) aplica-se às edificações ou áreas de risco onde são produzidos, manipulados ou armazenados produtos perigosos.

2.1 Esta Instrução Técnica (IT) aplica-se às edificações ou áreas de risco onde são produzidos, manipulados ou armazenados produtos perigosos. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 32, de 15/03/2018 Produtos perigosos em edificações e áreas de risco. 1 OBJETIVO Estabelecer os parâmetros para prevenir, controlar e minimizar emergências ambientais, que

Leia mais

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações

NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR 20 (SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS ) Informações NR-20 APRESENTAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE SEGURANÇA CONFORME A NR 20 (LÍQUIDOS E COMBUSTÍVEIS) Perigos e Riscos Características

Leia mais

Transporte terrestre de resíduos perigosos: classificação e determinação de número ONU. Profº. MSc. Fabriciano Pinheiro Diretor Intertox

Transporte terrestre de resíduos perigosos: classificação e determinação de número ONU. Profº. MSc. Fabriciano Pinheiro Diretor Intertox Transporte terrestre de resíduos perigosos: classificação e determinação de número ONU Profº. MSc. Fabriciano Pinheiro Diretor Intertox CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUO PARA TRANSPORTE TERRESTRE Sólido: ONU 3077

Leia mais

Marcelo Dullius Saturnino 10ª edição Alteração 10.4

Marcelo Dullius Saturnino  10ª edição Alteração 10.4 C A P Í T U L O 9 PRODUTOS PERIGOSOS A t u a l i z a d o e m 1 0 / 1 1 / 1 2 Marcelo Dullius Saturnino www.bizuario.com 10ª edição Alteração 10.4 1 16 - Autuar - O auto de infração passa a ter novo modelo

Leia mais

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO DO AIT ESPECÍFICO PARA PRODUTOS PERIGOSOS

EXEMPLO DE PREENCHIMENTO DO AIT ESPECÍFICO PARA PRODUTOS PERIGOSOS 16 - Autuar - O auto de infração passa a ter novo modelo (Anexo I ao MPA-010). Entretanto, até sua disponibilização, continuarão as ser usados os AI série B (Art. 6º do MPA-010). - Segundo o Art. 4º do

Leia mais

I - a alínea "d" do item passa a vigorar com a seguinte redação:

I - a alínea d do item passa a vigorar com a seguinte redação: RESOLUÇÃO No- 3.632, DE 9 DE FEVEREIRO DE 2011 Altera o Anexo da Resolução nº 420, de 12 de fevereiro de 2004, que aprova as Instruções Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Produtos Perigosos: Emergências e Transporte Módulo Único

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Produtos Perigosos: Emergências e Transporte Módulo Único Curso Técnico Segurança do Trabalho Produtos Perigosos: Emergências e Transporte Módulo Único Preparação Prova Avaliação e Identificação de Perigos e Riscos Processo de Aquisição O produto perigoso (químico)

Leia mais

PARTE 8 Prescrições relativas à tripulação, ao equipamento, à operação e à documentação dos veículos

PARTE 8 Prescrições relativas à tripulação, ao equipamento, à operação e à documentação dos veículos PARTE 8 Prescrições relativas à tripulação, ao equipamento, à operação e à documentação dos veículos - 1213 - CAPÍTULO 8.1 PRESCRIÇÕES GERAIS RELATIVAS ÀS UNIDADES DE TRANSPORTE E AO EQUIPAMENTO DE BORDO

Leia mais

Ficha de Emergência. Normas para preenchimento da ficha de emergência para transporte ABNT NBR 7503:2015

Ficha de Emergência. Normas para preenchimento da ficha de emergência para transporte ABNT NBR 7503:2015 Normas para preenchimento da ficha de emergência para transporte ABNT NBR 7503:2015 Ficha de Emergência Requisitos da Ficha de Emergência Papel e impressão: O papel deve ser branco, tamanho A4 (210mmx297mm),

Leia mais

ELABORADO POR: APROVADO POR: DATA: REVISÃO: PÁG: Arlindo Camino / Fernanda Gomes / Kelly Monteiro / Marriele Souza

ELABORADO POR: APROVADO POR: DATA: REVISÃO: PÁG: Arlindo Camino / Fernanda Gomes / Kelly Monteiro / Marriele Souza André Monteiro 12/06/2017 13 1 / 11 1 OBJETIVO Fornecer diretrizes relativas à segurança no transporte próprio e terceiro, a serem adotadas por todas as Unidades da Supergasbras. 2 CAMPO DE APLICAÇÃO Este

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA DO CURSO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGRANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos Conselheiro de Segurança - ADR

Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos Conselheiro de Segurança - ADR www.ifr.pt Prevenção e redução dos riscos associados à utilização de produtos fitofarmacêuticos Paulo Mateus Conselheiro de Segurança - ADR O Conselheiro de Segurança e as matérias perigosas São mercadorias

Leia mais

POR QUE DEVEMOS DESATIVAR O PÓ RESIDUAL APÓS A FUMIGAÇÃO?

POR QUE DEVEMOS DESATIVAR O PÓ RESIDUAL APÓS A FUMIGAÇÃO? POR QUE DEVEMOS DESATIVAR O PÓ RESIDUAL APÓS A FUMIGAÇÃO? A decomposição dos produtos GASTOXIN B57 e dos demais inseticidas fumigantes da BEQUISA geram como resíduo um pó de coloração cinza claro composto

Leia mais

Seguir o fluxograma de conduta pós acidente com produto químico (Anexo 1).

Seguir o fluxograma de conduta pós acidente com produto químico (Anexo 1). PÁGINA 1 CONDUTA PÓS ACIDENTE COM PRODUTO QUÍMICO ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº002 2018 1. Objetivo Esta Orientação Técnica visa padronizar a conduta pós acidente com produtos químicos nos laboratórios de ensino

Leia mais

ANEXO 2 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS

ANEXO 2 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS ANEXO 2 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS COM INFLAMÁVEIS 1. São consideradas atividades ou operações perigosas, conferindo aos trabalhadores que se dedicam a essas atividades ou operações, bem como aqueles

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS PS 15 2 Segurança do Trabalho Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Definir sistemática para o gerenciamento dos produtos químicos utilizados nos processos da CASTILHO a fim de prevenir impactos ambientais

Leia mais

Formação para formadores no âmbito do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

Formação para formadores no âmbito do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS Formação para formadores no âmbito do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS 1 Regimes de isenção do ADR (aplicáveis apenas a mercadorias perigosas embaladas)

Leia mais

13 - Identificar o expedidor/embarcador e o transportador

13 - Identificar o expedidor/embarcador e o transportador 12.3 Fita para isolamento e dispositivo de sustentação (NBR 9735) - fita (largura mínima de 70 mm), de qualquer cor (exceto transparente) de comprimento mínimo compatível com as dimensões do veículo e

Leia mais

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO. Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO. Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA DESCONTAMINAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DESTINADOS AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS 1. OBJETIVO Estabelecer os requisitos para a realização da descontaminação

Leia mais

4.1 GUIA PARA UTILIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS

4.1 GUIA PARA UTILIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS 4 RELAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS 4.1 GUIA PARA UTILIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Os itens 4.3 e 4.4, contêm a relação dos produtos perigosos mais comumente transportados, segundo as Recomendações

Leia mais

Resoluções ANP nº 26/15

Resoluções ANP nº 26/15 Resoluções ANP nº 26/15 Regulamenta a comercialização, em áreas urbanas e rurais, e a entrega de recipientes transportáveis de GLP em domicílios de consumidores, em estabelecimentos comerciais e industriais,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ CARBONATO DE SÓDIO (BARRILHA LEVE)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ CARBONATO DE SÓDIO (BARRILHA LEVE) FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ CARBONATO DE SÓDIO (BARRILHA LEVE) ELABORAÇÃO: 30/NOV/1999 ÚLTIMA REVISÃO: 02/OUT/2014 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E FORNECEDOR Nome do Produto:

Leia mais

Anexo A (normativo) Lista de verificação (check-list) para o transporte rodoviário de produto perigoso Produto a granel e fracionado

Anexo A (normativo) Lista de verificação (check-list) para o transporte rodoviário de produto perigoso Produto a granel e fracionado Anexo A (normativo) Lista de verificação (check-list) para o transporte rodoviário de produto perigoso Produto a granel e fracionado A.1 Lista de verificação (check-list) para o transporte rodoviário de

Leia mais

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO Nº 5.848, DE 25 DE JUNHO DE 2019

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO Nº 5.848, DE 25 DE JUNHO DE 2019 26/06/2019 10:29:21 MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO Nº 5.848, DE 25 DE JUNHO DE 2019 Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário

Leia mais

ANEXO 1 REGULAMENTO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS POR ESTRADA (RPE)

ANEXO 1 REGULAMENTO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS POR ESTRADA (RPE) ANEXO 1 REGULAMENTO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS POR ESTRADA (RPE) NOTA GERAL: As presentes disposições do RPE têm a mesma redacção que as correspondentes disposições dos anexos técnicos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 201X

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 201X RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 201X Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e dá outras providências. A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT, no uso das

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU 1 de 4 27/12/2016 16:09 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE 20.12.2011 - DOU 22.12.2011 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL

Leia mais

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ESTRUTURA - TIPO MÓDULO 1 SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CAP. 1 CONSELHEIRO DE SEGURANÇA 1. Introdução objectivos

Leia mais

Conheça a NBR ABNT 7503/08 para o transporte de produtos perigosos. NBR ABNT 7503/08

Conheça a NBR ABNT 7503/08 para o transporte de produtos perigosos. NBR ABNT 7503/08 Conheça a NBR ABNT 7503/08 para o transporte de produtos perigosos. NBR ABNT 7503/08 As orientações fornecidas abaixo obedecem à Norma NBR ABNT 7503/08, e especificam as características e dimensões da

Leia mais

10/09/2014 OBJETIVOS. Almir Vieira EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS BASE DE DADOS DE EMPRESAS QUE ATUAM NA AREA PRODUTOS PERIGOSOS

10/09/2014 OBJETIVOS. Almir Vieira EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS BASE DE DADOS DE EMPRESAS QUE ATUAM NA AREA PRODUTOS PERIGOSOS TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS Almir Vieira OBJETIVOS Ser o participante, capaz de identificar ocorrências que envolvam produtos perigosos de uma maneira geral, realizar

Leia mais

25- PERGUNTA: Nome apropriado para embarque pode ser colocado em letras minúsculas no documento de transporte? RESPOSTA: Sim.

25- PERGUNTA: Nome apropriado para embarque pode ser colocado em letras minúsculas no documento de transporte? RESPOSTA: Sim. Anexo E 168 23- Não é autorizado por alguns órgãos de fiscalização tributária, a alteração de campos da ACT (Autorização de carga e transporte) em alguns casos não conseguiram essa liberação nem quando

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regime de Infrações e Penalidades do Transporte Ferroviário de Produtos Perigosos no âmbito nacional.

Art. 1º Aprovar o Regime de Infrações e Penalidades do Transporte Ferroviário de Produtos Perigosos no âmbito nacional. Aprova o Regime de Infrações e Penalidades do Transporte Ferroviário de Produtos Perigosos no âmbito nacional. A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT, no uso de suas atribuições,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 001/2015 Regulamenta a solicitação de portaria para dirigir veículos oficiais do âmbito do Centro de Educação Superior do Oeste CEO/UDESC. A DIRETORA GERAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS

EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS EMERGÊNCIA COM PRODUTOS PERIGOSOS Palestrante: 2 Ten BM MARCELO Della Giustina da Silva E-mail: marcelodg@cbm.sc.gov.br INDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOSO INDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOSO Esta

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÓLEO DE CITRONELA 1 de 6 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

ANEXO VI SÍMBOLOS PADRONIZADOS PELA I.M.O.

ANEXO VI SÍMBOLOS PADRONIZADOS PELA I.M.O. ANEXO VI SÍMBOLOS PADRONIZADOS PELA I.M.O. ETIQUETAS CLASSE 1 ** Local para indicação de subclasse - para ser deixado sem inscrição se o explosivo tem risco subsidiário. * Local para indicação do grupo

Leia mais

ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS

ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS NORMAS TÉCNICAS: NB 12.235 - ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS - CLASSE I NB 11.174 - ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS NÃO PERIGOSOS - CLASSES II E III ARMAZENAMENTO DE RESÍDUOS PERIGOSOS

Leia mais

IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP:

IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP: IMPERTUDO QUÍMICOS PARA CONSTRUÇÃO Rua: Clemente Mariane, 2518B Bairro: Boca do Rio. Salvador - Bahia CEP: 41.706-730 Contato com os olhos: Lavar com água em abundância, mantendo as pálpebras separadas.

Leia mais

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6

LUVA QUÍMICA M-200 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 FISPQ Nº: MI19 DATA DA PUBLICAÇÃO: 05/2017 REVISÃO: 05/2017 PÁGINA: 1/6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome comercial: Empresa: Endereço: Cidade: Telefone: Telefone de emergência: E-mail: Principais

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Conduta Disciplinar do Motorista

Procedimento Operacional Assunto: Conduta Disciplinar do Motorista 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 02.06.2015

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES Resolução nº 3.665, de 4 de maio de 2011 Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico PERMANGANATO DE POTÁSSIO

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico PERMANGANATO DE POTÁSSIO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Resimapi Produtos Químicos Ltda Endereço: Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (0XX11)

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES RESOLUÇÃO Nº 3.665, DE 4 DE MAIO DE 2011

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES RESOLUÇÃO Nº 3.665, DE 4 DE MAIO DE 2011 MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES RESOLUÇÃO Nº 3.665, DE 4 DE MAIO DE 2011 Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. A Diretoria da

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ANEXO REGULAMENTO PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ANEXO REGULAMENTO PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II ANEXO REGULAMENTO PARA O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O transporte, por via pública, de produto que seja perigoso ou represente risco para a saúde

Leia mais

ATENÇÃO: OS EFEITOS DESTA RESOLUÇÃO DA ANTT ESTÃO SUSPENSOS POR PRAZO INDETERMINADO, CONFORME A RESOLUÇÃO ANTT Nº 3671/11

ATENÇÃO: OS EFEITOS DESTA RESOLUÇÃO DA ANTT ESTÃO SUSPENSOS POR PRAZO INDETERMINADO, CONFORME A RESOLUÇÃO ANTT Nº 3671/11 ATENÇÃO: OS EFEITOS DESTA RESOLUÇÃO DA ANTT ESTÃO SUSPENSOS POR PRAZO INDETERMINADO, CONFORME A RESOLUÇÃO ANTT Nº 3671/11 Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 13/05/11, o novo Regulamento

Leia mais

DECRETO N , DE 18 DE MAIO DE 1988

DECRETO N , DE 18 DE MAIO DE 1988 DECRETO N. 96.044, DE 18 DE MAIO DE 1988 Aprova o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

RESULTADO = CONFIABILIDADE

RESULTADO = CONFIABILIDADE RESULTADO = CONFIABILIDADE INCÊNDIO OBJETO FORA DA EDIFICAÇÃO INCÊNDIO EM VEÍCULO INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO NATURAL INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO CULTIVADA INCÊNDIO EM ÔNIBUS OU CAMINHÃO INCÊNDIO EM OBJETO FORA

Leia mais

Éter Etílico Página 1 de 5

Éter Etílico Página 1 de 5 Éter Etílico Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Éter Etílico Empresa: Casquimica Produtos Químicos Ltda Rua: Castro Alves 278/280 Jd Olga Diadema SP CEP: 09911-430 Tel: 11

Leia mais

MANUSEIO DE PRODUTOS PERIGOSOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. Série Operações

MANUSEIO DE PRODUTOS PERIGOSOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS. Série Operações Educação presencial MANUSEIO DE PRODUTOS PERIGOSOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS Série Operações Diretoria Executiva Nacional Coordenação de Projetos Especiais Educação Presencial Manuseio de Produtos

Leia mais

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis.

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS (120.000-3) Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 Publicação -D.O.U. 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 701, DE 25 DE AGOSTO DE 2004 DOU de 31 DE AGOSTO DE 2004

RESOLUÇÃO Nº 701, DE 25 DE AGOSTO DE 2004 DOU de 31 DE AGOSTO DE 2004 RESOLUÇÃO Nº 701, DE 25 DE AGOSTO DE 2004 DOU de 31 DE AGOSTO DE 2004 A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições e fundamentada nos termos do Relatório

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos FISPQ Em conformidade com a NBR :2009

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos FISPQ Em conformidade com a NBR :2009 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Amida 60. Empresa: AGROQUÍMICA DO NOREDESTE EPP Contato para emergências: 81-33757070 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Não

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3.665/11, DE 4 DE MAIO DE 2011

RESOLUÇÃO Nº 3.665/11, DE 4 DE MAIO DE 2011 Atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DIB - 038/11,

Leia mais

FICHA DE EMERGÊNCIA E ENVELOPE DE TRANSPORTE

FICHA DE EMERGÊNCIA E ENVELOPE DE TRANSPORTE FICHA DE EMERGÊNCIA E ENVELOPE DE TRANSPORTE 2017 Sumário 1 Requisitos da Ficha de Emergência... 3 1.1 Papel e impressão... 3 1.2 Modelo e Aplicação... 3 1.3 Utilização das áreas, textos e preenchimento....

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Orientador Empresarial SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE GLP-Transporte e Armazenamento-Disposições RESOLUÇÃO ANP nº

Leia mais

Page 1 of 7 Tema: Emissões Atmosféricas - Fontes Estacionárias Infra-estrutura Infra-estrutura Insalubridade Produto Controlado Produto Controlado Produtos Químicos Produtos Químicos Resíduos Resíduos

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS CNTMP/2015/23 30.9.2015 ACORDO DE DERROGAÇÃO AO ADR E AO RID AINDA NÃO APRECIADOS POR PORTUGAL Acordo Multilateral M 285 ao abrigo da secção 1.5.1

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO QUÍMICO I. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO. Nome comercial: Detergente Luna. Empresa: E.C Cassiolato Pinto Prod. Limpeza EPP. COMPOSIÇÃO: II. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Dodecil benzeno sulfonato

Leia mais

RESOLUÇÃO CONTRAM Nº 157, DE 22 DE ABRIL DE 2004 DOU DE

RESOLUÇÃO CONTRAM Nº 157, DE 22 DE ABRIL DE 2004 DOU DE RESOLUÇÃO CONTRAM Nº 157, DE 22 DE ABRIL DE 2004 DOU DE 07-05-2004. Fixa especificações para os extintores de incêndio, equipamento de uso obrigatório nos veículos automotores, elétricos, reboque e semi-reboque,

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 001 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betufita Branca 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufita Branca Código do Produto: 031048022, 034048024, 034048026,

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CARBONATO DE SÓDIO ANIDRO (BARRILHA)

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CARBONATO DE SÓDIO ANIDRO (BARRILHA) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE POTÁSSIO

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE POTÁSSIO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

PROTOCOLO PARA RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTOS QUÍMICOS

PROTOCOLO PARA RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTOS QUÍMICOS PROTOCOLO PARA RECEBIMENTO, ARMAZENAGEM E DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA SOBRE PRODUTOS QUÍMICOS 1. FINALIDADE O presente protocolo tem por finalidade orientar as Unidades quando aos procedimentos

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS

COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS COMISSÃO NACIONAL DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS PERIGOSAS ACORDOS DE DERROGAÇÃO AO ADR E AO RID AINDA NÃO APRECIADOS POR PORTUGAL Acordo multilateral M31 ao abrigo da secção 1.5.1 do ADR relativo ao transporte

Leia mais

Aquisição de ácido clorídrico para lavagem ácida das telas dos filtros prensa da ETE ABC.

Aquisição de ácido clorídrico para lavagem ácida das telas dos filtros prensa da ETE ABC. Aquisição de ácido clorídrico para lavagem ácida das telas dos filtros prensa da ETE ABC. Depto de Tratamento de Esgotos do Sistema Integrado Metropolitano - MTT Diretoria Metropolitana - M Sumário 1.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 Data da última revisão: 01/11/2010 Página: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: FLUXTEC 32 Código interno de identificação: 000010 Nome da empresa: Endereço: Proquitec Indústria de Produtos

Leia mais

RICKNEW INDÚSTRIA QUÍMICA LINHA AUTOMOTIVA INDUSTRIAL E DOMÉSTICA. FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. (FISQP)

RICKNEW INDÚSTRIA QUÍMICA LINHA AUTOMOTIVA INDUSTRIAL E DOMÉSTICA. FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. (FISQP) 1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Álcool em Gel New Limp. Empresa: Ricknew Indústria Química.. Endereço: Rua Luiz Job de Souza, 118. Telefones: (44) 3233 2356. Home Page: www.ricknew.com.br

Leia mais

CAPÍTULO 29 PRODUTOS PERIGOSOS

CAPÍTULO 29 PRODUTOS PERIGOSOS Produtos Perigosos CAPÍTULO 29 PRODUTOS PERIGOSOS 1. Introdução Produtos perigosos são substâncias que podem vir a causar dano à saúde humana, à um bem material ou ao meio ambiente. Podem ser do tipo radioativa,

Leia mais