Agravo retido Estrutura de agravo retido. 294 Prática em Direito Administrativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agravo retido Estrutura de agravo retido. 294 Prática em Direito Administrativo"

Transcrição

1 294 Prática em Direito Administrativo 6.6. AGRAVO DE INSTRUMENTO E RETIDO São os recursos cabíveis contra decisões interlocutórias do juiz de primeiro grau, previstos nos arts. 522 e ss. do CPC. Cada agravo terá suas regras específicas, como veremos Agravo retido a) Cabimento: o recurso de qualquer decisão interlocutória do juiz anterior à sentença, é a regra. Importante ressaltar que este recurso é diferente de qualquer outro, uma vez que não será julgado imediatamente. Ele fica retido nos autos e somente se, numa futura apelação ou contrarrazões de apelação for reiterado, será julgado junto com ela. Portanto, este recurso não tem preparo, já que não será obrigatoriamente julgado. b) Fundamento Legal: arts. 522 e ss. do CPC c) Prazo: 10 dias d) Partes: Agravante e Agravado e) Efeitos: O único efeito é de impedir a preclusão da questão recorrida, isto é, a matéria contra a qual o recorrente se insurgiu pode ser modificada. Como não será imediatamente julgado, não devolve imediatamente a matéria a ser julgada, nem suspende o processo. f) Forma (2 peças) Interposição: Juiz Vale destacar que na interposição do agravo retido, pode o juiz retratar-se. Assim, sugere-se o pedido de retratação do juiz logo na interposição. Julgamento: Tribunal de Justiça ou Regional Federal, mas somente se for reiterado em apelação ou contrarrazões de apelação) Estrutura de agravo retido INTERPOSIÇÃO Endereçamento Partes e Qualificação Fundamento Legal Juízo de primeiro grau. Agravante e Agravado. Arts. 522 e ss. do CPC.

2 Cap. 6 Recursos 295 Efeitos Preparo Intimação para Contrarrazões Obstar a preclusão. Não tem. Requerer a intimação da parte contrária para apresentar contraminuta. RAZÕES DO RECURSO Formalidades Histórico Processual Razões para Reforma Requerimentos Razões de apelação; Nome das partes; Origem; Saudações. Fazer um resumo do enunciado, descrevendo o conteúdo da decisão. Teses para reforma. Conhecimento e Provimento do agravo + reforma da decisão Modelo de agravo retido EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE (pular 5 linhas) Processo autuado sob o número... NOME DO AGRAVANTE, já qualificado, inconformado com a decisão de fls., proferida nos autos da Ação de Rito Ordinário, promovida por NOME DA PARTE AGRAVADA, também já qualificado, vem, tempestivamente, por seu advogado, com fundamento no art. 522 e ss. do CPC, interpor AGRAVO RETIDO pelas razões a seguir expostas. Por oportuno, requer a Vossa Excelência a retratação, a fim de reformar a decisão ora agravada, deferindo a prova pericial requerida.

3 296 Prática em Direito Administrativo Requer, outrossim, a intimação do Agravado para apresentar sua contraminuta no prazo legal. Termos em que, pede deferimento. Local e data Advogado OAB nº MINUTA DE AGRAVO RETIDO Agravante:... Agravado:... Origem:... Egrégio Tribunal, Colenda Câmara, I) HISTÓRICO PROCESSUAL Trata-se de ação pelo rito ordinário, onde o Agravante é responsabilizado por danos causados ao Agravado, em suposto acidente. Ocorre que foi requerido pelo Agravante a produção de prova pericial para comprovação de existência ou não dos danos causados, pelo que o Meritíssimo Juízo indeferiu de plano a instrução probatória por perito. No entanto a decisão merece reforma, como será demonstrado a seguir. II) DAS RAZÕES PARA A REFORMA Inicialmente é necessário salientar que a Agravante está sendo responsabilizada por danos materiais causados à Agravada em razão de acidente supostamente causado por ato seu.

4 Cap. 6 Recursos 297 Contudo, desde o início, sequer demonstra ou junta nos autos qualquer prova dos danos experimentados, tão somente juntando receita médica com prescrição de antibióticos. Para responsabilização desta Agravada, torna-se necessária a comprovação do dano como um dos elementos da Responsabilidade Civil, sendo de extrema necessidade a perícia técnica no local para confirmar a sua existência ou não, por tratar-se de matéria de fato. III) DOS REQUERIMENTOS Por todo exposto, requer seja o recurso CONHECIDO e, quando do seu julgamento, lhe seja dado integral PROVIMENTO para reformar a decisão no sentido de se deferir a prova pericial requerida, sob pena de cerceamento de defesa. Termos em que, pede deferimento. Local e data... Advogado... OAB nº Agravo de instrumento a) Cabimento: o recurso da decisão interlocutória do juiz posterior à sentença ou urgente. É a exceção, isto é, somente cabível em 2 casos: Decisão interlocutória do juiz após a sentença: se o juiz decidir algum assunto após a sentença, não será possível reiterar o agravo em apelação, uma vez que a sentença já foi proferida. Assim, será cabível o agravo de instrumento. Exemplo: decisão do juiz que nega seguimento à apelação, julga liquidação de sentença, julga impugnação ao cumprimento de sentença sem extingui-la entre outras. Decisão interlocutória do juiz a qualquer momento, desde que urgente: caso o juiz decida uma questão dentro do processo (antes ou depois da sentença) que tenha urgência, cabe agravo de instrumento. Exemplo: decisão que indefere tutela antecipada, liminar.

5 298 Prática em Direito Administrativo b) Fundamento Legal: arts. 522 e ss. do CPC c) Prazo: 10 dias d) Partes: Agravante e Agravado e) Efeitos: Em regra o agravo de instrumento somente tem efeito devolutivo, isto é, devolve a matéria recorrida ao Tribunal, sem suspendê-la. Porém, como se verificou acima, a hipótese mais comum de agravo de instrumento é da decisão urgente. O recorrente não poderia esperar até o julgamento do recurso para reforma ou não da decisão. Pensando nisso, o legislador criou, no art. 527, III, do CPC, dois efeitos que podem ser requeridos, dependendo da decisão interlocutoria requerida: 1.º Se a decisão tiver conteúdo positivo: concede, acolhe ou defere uma medida, eu preciso suspender. Pedir efeito suspensivo. Exemplo, se o juiz concede tutela antecipada contra seu cliente. 2.º Se a decisão tiver conteúdo negativo: indefere, rejeita, não concede uma medida. Pedir antecipação dos efeitos da tutela recursal. Exemplo, se o juiz indefere a justiça gratuita requerida. Nesse caso se fosse pedir a suspensão da decisão nada aconteceria. f) Forma (1 peça) Interposição e Julgamento: Tribunal de Justiça ou Regional Federal Detalhes da peça Como o agravo de instrumento é interposto diretamente no Tribunal, este julgará o recurso sem o processo em mãos. Desta forma, tal recurso necessita de algumas formalidades previstas no CPC, como veremos: a) Nome e endereço dos advogados das partes (art. 524, III, do CPC); b) Cópias obrigatórias e facultativas do processo (art. 525 do CPC); e c) Informação ao juiz da interposição do agravo (art. 526 do CPC). Todos estes detalhes devem constar ao final da peça do agravo de instrumento Estrutura de agravo de instrumento INTERPOSIÇÃO e RAZÕES Endereçamento Juízo de segundo grau (Desembargador Presidente).

6 Cap. 6 Recursos 299 INTERPOSIÇÃO e RAZÕES Partes e Qualificação Fundamento Legal Efeitos Preparo Intimação para Contrarrazões Histórico Processual Cabimento do Agravo Concessão dos Efeitos Razões para Reforma Requerimentos Agravante e Agravado. Arts. 522 e ss. do CPC. Devolutivo + Suspensivo ou Antecipação da Tutela Recursal. Requerer a Juntada de guia de recolhimento, com comprovação. Requerer a intimação da parte contrária para apresentar contraminuta. Fazer um resumo do enunciado, descrevendo o conteúdo da decisão. Como o Agravo de Instrumento é exceção, explicar o porquê da sua interposição e o prazo (art. 522, caput, do CPC). Explicar o pedido de concessão do efeito suspensivo ou antecipação da tutela recursal (arts. 527, III, 558 e 273 do CPC). Teses para reforma. Concessão do efeito suspensivo ou antecipação da tutela recursal; Conhecimento e Provimento do agravo + reforma da decisão; Condenação do agravado nas custas; Nome e endereço dos advogados (art. 524, III, do CPC); Juntada das cópias (art. 525 do CPC); Juntada da guia de preparo; Informação do juiz da interposição do agravo (art. 526 do CPC); e Intimação do agravado para contraminuta Modelo de agravo de instrumento EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO... (pular 5 linhas) NOME DO AGRAVANTE, qualificação completa, inconformado com a decisão que indeferiu tutela antecipada na Ação... promovida em face de NOME DO AGRAVADO, qualificação completa..., em trâmite perante a Vara da

7 300 Prática em Direito Administrativo Fazenda Pública do Estado de, vem, por seu advogado, tempestivamente, com fundamento no art. 522 do CPC, interpor AGRAVO DE INSTRUMENTO com pedido de ANTECIPAÇÃO DA TUTELA RECURSAL, pelo que expõe e requer a esse Egrégio Tribunal o seguinte: I HISTÓRICO PROCESSUAL (narrar o problema) II DO CABIMENTO DO AGRAVO O art. 522 do CPC permite a interposição do agravo de instrumento em casos de decisão suscetível de causar à parte lesão grave ou de difícil reparação, dentro do prazo de 10 dias. No presente caso a questão merece ser analisada de imediato, não comportando julgamento posterior, tendo em vista que a Administração prosseguirá na homologação e adjudicação, assinando o contrato e iniciando a execução. Ademais, o recurso foi interposto dentro dos 10 dias previstos em lei. Desta forma, correta e aplicável a interposição do presente recurso. III DAS RAZÕES PARA A REFORMA (mérito = teses) IV DA TUTELA ANTECIPADA RECURSAL O art. 527, III, do CPC autoriza o Relator a conceder o efeito suspensivo ou a tutela antecipada recursal de forma incidental no agravo de instrumento.

8 Cap. 6 Recursos 301 Para tanto, o art. 273 do mesmo Código, determina que a concessão da liminar no agravo depende da presença dos requisitos do fundamento relevante e perigo de dano. No presente caso, o fundamento é relevante, pois... Além disso, caso não seja concedida a medida, o Agravante sofrerá dano grave, já que... V DOS PEDIDOS Diante do exposto, requer: a) a concessão da tutela antecipada recursal, nos termos do art. 527, III, do CPC para o fim de...; b) o presente recurso seja CONHECIDO e PROVIDO para reformar a decisão agravada no sentido de...; c) a condenação da parte Agravada ao pagamento das custas processuais do incidente, em conformidade com o 1.º do art. 20 do CPC; d) a informação dos nomes e endereços dos advogados das partes, nos termos do art. 524, III, do CPC: Advogado do Agravante:... Endereço:... Advogado do Agravado:... Endereço:...; e) a juntada das cópias obrigatórias constantes do art. 525 do CPC: 1. decisão agravada, 2. certidão de intimação da decisão agravada e 3. procurações dos advogados do Agravante e Agravado; f) a juntada da inclusa guia de preparo devidamente recolhida em anexo; g) a intimação da parte contrária para que apresente sua contraminuta ao recurso, no prazo legal.

9 302 Prática em Direito Administrativo Informa que, no prazo de 3 dias, em conformidade com art. 526 do CPC, o Agravante informará da interposição ao juiz de 1.ª instância. Termos em que, Pede deferimento, Local e data... Advogado... OAB nº EMBARGOS INFRINGENTES a) Cabimento: é o recurso cabível de acórdão não unânime que: Dá provimento à apelação reformando a sentença de mérito; e Julgar procedente a ação rescisória. b) Fundamento Legal: arts. 530 e ss. do CPC c) Prazo: 15 dias d) Partes: Embargante e Embargado e) Efeitos: Depende qual decisão foi proferida. Se os embargos infringentes forem interpostos da apelação, terão os mesmos efeitos dela (devolutivo e suspensivo ou só devolutivo). Agora se os embargos infringentes forem interpostos da ação rescisória, terão sempre duplo efeito. f) Forma (1 peça) Interposição e Julgamento: Tribunal de Justiça ou Regional Federal Estrutura dos embargos infringentes INTERPOSIÇÃO e RAZÕES Endereçamento Partes e Qualificação Fundamento Legal Juízo de segundo grau (Desembargador Relator). Embargante e Embargado. Arts. 530 e ss. do CPC.

10

11 2 PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL Coordenação MARCO ANTONIO ARAUJO JR. DARLAN BARROSO PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO Flávia Cristina Moura de Andrade Patrícia Carla de Farias Teixeira Roberto Rosio Darlan Barroso desta edição [2015] Editora Revista dos Tribunais Ltda. Marisa Harms Diretora responsável Visite nosso site Central de Relacionamento RT (atendimento, em dias úteis, das 8 às 17 horas) Tel de atendimento ao consumidor: sac@rt.com.br Rua do Bosque, 820 Barra Funda Tel Fax CEP São Paulo, SP Brasil todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfílmicos, fotográficos, reprográficos, fonográficos, videográficos. Vedada a memorização e/ou a recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Essas proibições aplicam-se também às características gráficas da obra e à sua editoração. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal), com pena de prisão e multa, conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 101 a 110 da Lei 9.610, de , Lei dos Direitos Autorais). Impresso no Brasil [ ] Universitário (texto) Fechamento da edição em [ ] ISBN

12 Nota da Editora Visando ampliar nosso horizonte editorial para oferecer livros jurídicos específicos para a área de Concursos e Exame de Ordem, com a mesma excelência das obras publicadas em outras áreas, a Editora Revista dos Tribunais apresenta um novo volume para completar a coleção Prática Forense Prática em Direito Administrativo. A Coleção traz, tanto do ponto de vista de seu conteúdo como na escolha e desenvolvimento de projeto gráfico, uma estrutura moderna que garante ao leitor boa visualização do texto, dos resumos, esquemas e modelos. Além do tradicional e criterioso preparo editorial oferecido pela Editora Revista dos Tribunais, para esta Coleção foram escolhidos coordenadores e autores com alto cabedal de experiência docente voltados para a preparação de candidatos a cargos públicos e bacharéis que estejam buscando bons resultados em qualquer certame jurídico de que participem. O presente volume é assinado pelos Professores Darlan Barroso, Flávia Cristina Moura de Andrade, Patrícia Carla Faria e Roberto Rosio, que em muito vieram para somar neste volume da Coleção que já se tornou referência nacional.

13

14 Apresentação O Direito Administrativo é área com grande representatividade na atuação prática da advocacia, bem como de escolha de candidatos no Exame de Ordem e de interesse de estudo dos aspectos práticos exigidos em concursos públicos. Assim, a presente obra foi preparada com a finalidade de trazer ao leitor os principais pontos do direito material, com a abordagem dos temas mais relevantes da área, com a introdução pelos princípios do Direito Administrativo, até pontos fundamentais como Poderes da Administração, Responsabilidade do Estado, e muitos outros, indispensáveis para a fundamentação das peças processuais e respostas às questões discursivas. A primeira parte do livro conta com textos de revisão de direito material, preparados pelas professoras Flávia Cristina Moura de Andrade e Patrícia Carla. Por outro lado, a prática no Direito Administrativo é atuação que se vale do processo civil como subsídio para o enfrentamento dos aspectos processuais das demandas em juízo. É imprescindível para aqueles que estudam a prática no Direito Administrativo uma análise do Processo Civil aplicado. De fato, a abordagem trazida na presente obra teve por objetivo trazer ao leitor um Processo Civil 1 aplicado à prática Administrativa. Na parte 2 do livro, os professores Roberto Rosio e Darlan Barroso tratam dos temas mais relevantes do Processo ao Direito Administrativo como: petição inicial, respostas do réu e recursos, tudo com uma aplicação direcionada à área. 1. A obra está baseada no Código de Processo Civil vigente, uma vez que o Novo CPC apenas entrará em vigor em Todos os Exames realizados antes da entrada em vigência do Novo Código não têm previsão de sua aplicação.

15 8 Prática em Direito Administrativo Esperamos que essa obra auxilie o acadêmico, candidatos ao Exame de Ordem e concursos públicos, bem como profissionais do Direito no alcance de seus objetivos de sucesso. Autores e Coordenação

16 Sumário NOTA DA EDITORA... 5 APRESENTAÇÃO... 7 PARTE I DIREITO MATERIAL 1. PRINCÍPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO Introdução Supremacia do interesse público sobre o do particular Indisponibilidade do interesse público Legalidade Impessoalidade Moralidade Moralidade e probidade Publicidade... 33

17 10 Prática em Direito Administrativo 1.8. Eficiência Continuidade Autotutela Especialidade Tutela ou controle Razoabilidade e proporcionalidade PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução Poder vinculado ou regrado Poder discricionário Poder hierárquico Poder disciplinar Poder regulamentar ou normativo Decretos de execução e decretos autônomos Poder de polícia Conceito Meios de atuação Atributos Competência... 47

18 Sumário Sanções e prazo de prescrição ABUSO DE PODER ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Conceitos básicos Administração Pública Administração Pública Direta, Indireta e entidades paraestatais Administração Pública Direta Administração Pública Indireta Entidades paraestatais ou entes de cooperação Descentralização e desconcentração Órgãos públicos Autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista Agências reguladoras Agências executivas TERCEIRO SETOR Os quatro setores da economia nacional... 63

19 12 Prática em Direito Administrativo 5.2. O terceiro setor Entidades paraestatais ou entes de cooperação Serviços sociais autônomos Organizações sociais Organizações da Sociedade Civil de Interesse Publico OSCIP Diferenças entre as Organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público ATOS ADMINISTRATIVOS Conceito Perfeição, validade e eficácia Elementos dos atos administrativos Forma Finalidade Competência ou sujeito Objeto Motivo Atributos dos atos administrativos Presunção de legitimidade Imperatividade... 73

20 Sumário Autoexecutoriedade Classificação dos atos administrativos Quanto à margem de liberdade de atuação do agente Quanto à estrutura Quanto aos destinatários Quanto à formação da vontade Atos administrativos em espécie Quanto ao conteúdo Quanto à forma Tipos de invalidade dos atos administrativos Formas de extinção dos atos administrativos LICITAÇÃO Conceito Finalidade Competência legislativa Princípios Quais entidades devem licitar Exceções ao dever de licitar Dispensa da licitação... 83

21 14 Prática em Direito Administrativo Inexigibilidade da licitação Motivação da dispensa, inexigibilidade e retardamento Fases da licitação Fase interna Fase externa Modalidades de licitação Concorrência Tomada de preços Convite Concurso Leilão Pregão Tipos de licitação Licitação e contratação de serviços de publicidade prestados por agências de propaganda Lei / CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Conceito Características dos contratos administrativos Cláusulas exorbitantes... 97

22 Sumário Manutenção do equilíbrio econômico-financeiro Regime jurídico Formalismo Alterações dos contratos administrativos Unilaterais Bilaterais Teoria da imprevisão Execução dos contratos administrativos Extinção dos contratos administrativos Tipos de contratos administrativos e figuras assemelhadas SERVIÇOS PÚBLICOS Conceito Princípios Classificação Formas de prestação de serviços públicos Quadro comparativo Autorizações, permissões e concessões de serviços públicos Parceria Público-Privada RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

23 16 Prática em Direito Administrativo Introdução Evolução da responsabilidade civil do Estado Teoria da irresponsabilidade do Estado Teoria da responsabilidade com culpa Teoria da culpa administrativa Teoria do risco administrativo Sujeitos responsáveis de acordo com o art. 37, 6º, da CF/ Responsabilidade primária e subsidiária Responsabilidade do Estado por omissão Ação de reparação do dano: particular x Administração Denunciação da lide e direito de regresso Prescrição AGENTES PÚBLICOS Conceito Classificação Cargo, emprego e função pública Requisitos para o acesso a cargos e empregos públicos Prazo de validade do concurso público

24 Sumário Direito à nomeação Prioridade na nomeação e direito do candidato preterido Reserva de percentual de cargos e empregos para candidatos com deficiência Reserva de vagas para candidatos negros em concurso público (Lei /2014) Exame psicotécnico Direito de greve dos servidores públicos Sistema remuneratório Limites de remuneração dos servidores públicos Teto constitucional Direito de associal sindical do servidores públicos Vedação à acumulação de cargos, funções e empregos públicos Disposições legais aplicáveis aos servidores públicos federais Provimento Nomeação Promoção Readaptação Reversão

25 18 Prática em Direito Administrativo Aproveitamento Reintegração Recondução Vacância Remoção x redistribuição x substituição Direitos e vantagens dos servidores públicos federais Retribuições, gratificações e adicionais Licenças Regime disciplinar Sindicância e processo administrativo disciplinar (PAD) Regime previdenciário Modalidades de aposentadoria IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Introdução Sujeitos passivos do ato de improbidade Sujeitos ativos do ato de improbidade Dos atos de improbidade administrativa e as sanções aplicáveis Procedimento administrativo

26 Sumário Ação judicial de improbidade administrativa BENS PÚBLICOS Introdução Classificação Regime jurídico dos bens públicos Afetação e desafetação Uso privativo de bens públicos por particulares mediante autorização, permissão e concessão Principais espécies de bens públicos INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE Introdução Fundamentos Modalidades Servidão administrativa Requisição administrativa Ocupação temporária Limitação administrativa Tombamento Desapropriação

27 20 Prática em Direito Administrativo 15. PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Introdução Princípios Direitos e deveres dos administrados Início do processo e legitimados à sua instauração Impedimento e suspeição Forma, tempo e lugar dos atos do processo Intimação do interessado Instrução e decisão Desistência e extinção do processo Recurso administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução Classificação Quanto a origem Controle administrativo Controle legislativo Controle do tribunal de contas Controle judicial

28 Sumário 21 PARTE 2 PROCESSO CIVIL APLICADO 1. TUTELAS DE URGÊNCIA Liminares específicas Cautelares e tutela antecipada Cautelar Tutela antecipada (art. 273 do CPC) PETIÇÃO INICIAL Introdução Dicas de identificação da peça Requisitos (arts. 282, 283 e 39, I, do CPC) Endereçamento Preâmbulo Qualificação Ação e procedimento Dos fatos Do direito Dos pedidos

29 22 Prática em Direito Administrativo Valor da causa Desfecho da petição inicial Modelo de petição inicial RESPOSTAS DO RÉU Introdução Dica de prova Contestação Prazos Requisitos Preliminares Mérito Casos específicos Desapropriação Improbidade administrativa (Lei 8.429/1992) Modelo de defesa prévia Modelo de contestação RECONVENÇÃO (ARTS. 315 A 318 CPC) Prazo

30 Sumário Requisitos Modelo de reconvenção Observações finais sobre reconvenção EXCEÇÕES (304 A 306 do CPC/1973) Exceção de incompetência (arts. 307 a 311 do CPC/1973) Estrutura da exceção de incompetência Modelo de exceção de incompetência Exceção de impedimento e suspeição (arts. 312 a 314 do CPC/1973) Estrutura da exceção de impedimento ou suspeição Modelo de exceção de impedimento Modelo de exceção de suspeição Quadro resumo das exceções RECURSOS Teoria geral Pressupostos recursais Cabimento Legitimidade (art. 499 do CPC) Interesse

31 24 Prática em Direito Administrativo Tempestividade Preparo Efeitos do recurso Formas básicas de recurso Apelação Estrutura da apelação Casos específicos Modelo de apelação Agravo de instrumento e retido Agravo retido Estrutura de agravo retido Modelo de agravo retido Agravo de instrumento Detalhes da peça Estrutura de agravo de instrumento Modelo de agravo de instrumento Embargos infringentes Estrutura dos embargos infringentes Modelo de peça

32 Sumário Embargos de declaração Estrutura Modelo de embargos de declaração Recurso ordinário constitucional Estrutura do recurso ordinário constitucional Modelo de recurso ordinário constitucional Recurso especial e extraordinário Estrutura do recurso extraordinário Modelo de peça do recurso extraordinário Estrutura do recurso especial Modelo de peça do recurso especial Embargos de divergência Estrutura dos embargos de divergência Modelo de embargos de divergência Recurso adesivo Modelo de recurso adesivo SUSCEDÂNEOS RECURSAIS Ação Rescisória Introdução e cabimento

33 26 Prática em Direito Administrativo Estrutura da ação rescisória Modelo de ação rescisória Da suspensão de segurança (art. 15 da Lei /2009) Modelo de suspensão de segurança EXECUÇÃO Introdução e conceito Espécies de execução Cumprimento de sentença Execução autônoma Procedimentos para execução Cumprimento de sentença para obrigação de pagar quantia certa contra devedor solvente (art. 475-I e ss. do CPC) Modelo de cumprimento de sentença Execução autônoma para obrigação de pagar quantia certa contra devedor solvente (art. 646 e ss. do CPC) Modelo da execução autônoma Estruturas do cumprimento de sentença Estruturas de execução autônoma

34 Sumário Execução contra a Fazenda Pública (arts. 730 e 731 do CPC) Modelo de execução contra Fazenda Pública Defesas na execução Impugnação ao cumprimento de sentença Estrutura do cumprimento de sentença Modelo de impugnação ao cumprimento de sentença Embargos do devedor Estrutura dos embargos do devedor Modelo de embargos do devedor RITOS ESPECIAIS APLICÁVEIS À PRÁTICA ADMINISTRATIVA Mandado de segurança Cabimento Não cabimento do mandado de segurança Prazo decadencial Espécies de mandado de segurança Petição inicial Recursos no mandado de segurança

35 28 Prática em Direito Administrativo Modelo de mandado de segurança Mandado de segurança Súmulas Habeas data Fundamentação art. 5º, LXXII Objeto Requisito para a ação Petição inicial Jurisprudência selecionada Mandado de injunção Fundamento art. 5º, LXXI, da CF/ Objeto Procedimento Competência Jurisprudência selecionada Ação popular Fundamentação Objeto e cabimento da ação Legitimidade

36 Sumário Inicial Processamento da ação Julgados Ação civil pública Objeto da ação civil pública Legitimidade para a ação civil pública Procedimento Quadro comparativo EXERCÍCIOS PRÁTICOS

37 Cap. 11 Agentes Públicos 171 público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, e, além disso, que seja observada uma das seguintes condições (art. 40, 1.º, III, a e b): a) 60 anos de idade e 35 anos de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, se mulher; b) 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição. Para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio, os requisitos de idade e contribuição previstos no art. 40, 1.º, III, a, da CF/1988 serão reduzidos em cinco anos (art. 40, 5.º). AGENTES PÚBLICOS QUESTÕES DE EXAMES ANTERIORES Exame XV: João, servidor público federal, ocupante do cargo de agente administrativo, foi aprovado em concurso público para emprego de técnico de informática, em sociedade de economia mista do Estado X. Além disso, João recebeu um convite de emprego para prestar serviços de manutenção de computadores na empresa de Alfredo. Com base no exposto, responda, fundamentadamente, aos itens a seguir. A) É possível a cumulação do cargo técnico na Administração Federal com o emprego em sociedade de economia mista estadual? E com o emprego na iniciativa privada? (Valor: 0,75) B) Caso João se aposente do cargo que ocupa na Administração Pública federal, poderá cumular a remuneração do emprego na empresa de Alfredo com os proventos de aposentadoria decorrentes do cargo de agente administrativo? (Valor: 0,50) GABARITO: A1. Não é possível a cumulação de cargo e emprego público (0,30), conforme vedação do art. 37, XVII, da CF/1988 ou do art. 118, 1.º, da Lei 8.112/1990. (0,10) A2. É possível a cumulação do cargo com um emprego na iniciativa privada, pois não há impedimento constitucional ou legal (0,15), desde que haja compatibilidade de horários. (0,20) B) Sim, pois só é vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 [da CF/1988] (...) com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, (0,40), nos termos do art. 37, 10, da CF/1988. (0,10)

38 172 Prática em Direito Administrativo Exame XIII: João prestou com sucesso concurso público para uma empresa pública federal e para uma autarquia estadual. Em ambos os casos, entretanto, o concurso público destinava-se à formação de cadastro de reserva, até porque, tanto na autarquia quanto na empresa pública, os quadros de pessoal estão completos. Diante do caso exposto, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente, responda aos itens a seguir. A) Para a criação de novas vagas naqueles entes (empresa pública e autarquia), é necessária a edição de lei ou é admitida a criação por outras formas, indistintamente? (Valor: 0,65) B) O cargo e o emprego pretendidos por João estão alcançados pelo teto remuneratório constitucional? (Valor: 0,60) GABARITO: A) O examinando deve identificar que, em relação ao cargo público na autarquia estadual, é necessária a edição de lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, conforme interpretação do art. 61, 1.º, II, a, da CF/1988, aplicável aos Estados pelo princípio da simetria; em relação ao emprego público na empresa pública federal, não é necessária a edição de lei, pois as entidades de direito privado da Administração Indireta estão excluídas da dicção daquele dispositivo constitucional. B) O examinando deve identificar que o cargo público na autarquia estadual submete-se ao teto remuneratório constitucional, na forma do art. 37, XI, da CF/1988. O emprego na empresa pública federal somente se submete ao teto remuneratório previsto no art. 37, XI, da CF/1988, se a entidade receber recursos da União para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral, na forma do art. 37, 9.º, da CF/1988. Exame XIII: Após várias denúncias de que o servidor X, lotado em um órgão da Administração Federal direta, vinha faltando ao serviço e fraudando a sua folha de frequência, A, chefe do seu departamento, determina a instauração de processo administrativo disciplinar. A Comissão nomeada, ao final dos trabalhos de apuração, concluiu que o servidor, de fato, vinha se ausentando de forma injustificada do serviço uma vez por semana. Contudo, ignorou documento que comprovava que o referido servidor, ao menos em duas ocasiões, fraudou a sua folha

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 15 1. Princípios básicos... 15 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 15 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 15 2.

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS... 29

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 17 1.1. Princípios básicos... 17 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 17 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 49

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 49 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 17 1.1. Princípios básicos... 17 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 17 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 21

Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 21 Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 21 1.1. Princípios básicos... 21 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 21 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 37

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 37 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 19 1.1. Princípios básicos... 19 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 19 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 19 1.1. Princípios básicos... 19 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 19 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

SUMÁRIO. 3 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Poder-dever... 57

SUMÁRIO. 3 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Poder-dever... 57 SUMÁRIO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo... 15 1.2 Ramo do direito público... 17 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo... 19

Leia mais

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii Nota, xi Nota à 9a edição, xiii 1 Direito Administrativo, 1 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo, 1 1.2 Ramo do direito público, 3 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo,

Leia mais

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Prof. Darlan Barroso Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Antoninho, menor, propôs ação de alimentos em face de Antonio, que tramitou perante a 2ª Vara de Família de Campo Grande/MS. Na ação, foi preferida

Leia mais

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59 Sumário ( ) CAPÍTULO 1 Atuação Administrativa, Controle e Regime Jurídico Administrativo... 1 1.1 Direito administrativo e função administrativa... 2 1.2 Atuação administrativa: atuação vinculada x atuação

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da Administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do Sumário Manual de Prática Trabalhista Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 19 Cabimento... 19 Espécies de ritos do processo do trabalho... 19 Rito sumário...

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... Sumário CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 1. Introdução ao direito administrativo... 27 1.1. O Estado e as funções estatais... 27 1.2. Governo

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1 1.1. Conceito... 1 1.2. Histórico do Direito Administrativo... 4 1.3. Objeto... 4 1.4. Fontes... 4 1.5. Sistemas Administrativos ou Mecanismos

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 1.1. Introdução e Conceito de Direito Administrativo... 1 1.2. Taxinomia do Direito Administrativo... 2 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

CURSO JURÍDICO FMB CURSO

CURSO JURÍDICO FMB CURSO CURSO JURÍDICO FMB CURSO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS MÓDULOS 2 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO 3 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFA. CRISTINA APARECIDA FACEIRA MEDINA MOGIONI MÓDULO I O Direito Administrativo;

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL

Manual de Prática Trabalhista - 6ª Edição - Cinthia Machado de Oliveira. Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL SUMÁRIO Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 15 Cabimento... 15 Espécies de ritos do processo do trabalho... 16 Rito sumário... 16 Rito sumaríssimo... 16

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

Aula 02 COMO INTERPOR AGRAVO DE INSTRUMENTO. O processamento do Agravo de Instrumento segundo as novas regras processuais é o seguinte:

Aula 02 COMO INTERPOR AGRAVO DE INSTRUMENTO. O processamento do Agravo de Instrumento segundo as novas regras processuais é o seguinte: Turma e Ano: Práxis Como interpor um agravo segundo o novo CPC (2016) Matéria/Data: Como interpor agravo de instrumento (29/01/16) Professor: Thales Belchior Monitora: Márcia Beatriz Aula 02 COMO INTERPOR

Leia mais

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1.1 Introdução...16 1.2 Direito Público e Privado...16 1.3 Administração Pública...18 1.3.1 Conceito...18 1.3.2 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico...18

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... AUTOS nº... MARTA..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora da cédula

Leia mais

Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: PUC-GOIÁS PRÁTICA JURÍDICA IV AS TURMA A01-2017-2 Professora: Leônia Machado Pimenta Bueno AGRAVOS - ORIENTAÇÕES No CPC/1973, existiam quatro agravos: agravo de instrumento, agravo retido, agravo regimental

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 Administração direta e indireta... 5

Sumário. Capítulo 2 Administração direta e indireta... 5 Sumário Capítulo 1 Origem e conceito de direito administrativo... 1 1.1 Introdução... 1 1.2 Origem e evolução do direito administrativo... 1 1.3 Conteúdo do direito administrativo... 2 1.4 Conceito de

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

Direito. Coleção Questões CESPE Comentadas. Administrativo

Direito. Coleção Questões CESPE Comentadas. Administrativo Direito Coleção Questões CESPE Comentadas Direito Administrativo Armando Mercadante Em 2007 foi nomeado Procurador Federal. No mesmo ano, foi nomeado Procurador do Estado de Minas Gerais, cargo que exerce

Leia mais

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17 Nota à décima primeira edição... 17 Capítulo I O Direito Administrativo, a Administração Pública e o regime jurídico-administrativo... 19 1. O direito administrativo... 19 1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA.

EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMENTADO PAULO HENRIQUE ARANDA FULLER Coordenação MARCO ANTONIO ARAUJO JR. DARLAN BARROSO desta edição [2018] EDITORA REVISTA DOS TRIBUNAIS LTDA. Rua do Bosque, 820

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 O Direito Administrativo 1. Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública 5

Sumário. Capítulo 1 O Direito Administrativo 1. Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública 5 Sumário Capítulo 1 O Direito Administrativo 1 1.1. Direito público e direito privado...1 1.2. Conceito... 2 1.3. Fontes do Direito Administrativo...3 Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública

Leia mais

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 PRINCÍPIOS GERAL... 1 PRINCÍPIO DA LEGALIDADE... 1 PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA MORALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE... 4 PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA...

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 O Direito Administrativo 1. Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública 5

Sumário. Capítulo 1 O Direito Administrativo 1. Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública 5 Sumário Capítulo 1 O Direito Administrativo 1 1.1. Direito público e direito privado...1 1.2. Conceito... 2 1.3. Fontes do Direito Administrativo...3 Capítulo 2 Estado, Governo e Administração Pública

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) FEDERAL PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA REGIÃO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) FEDERAL PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA REGIÃO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) FEDERAL PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA REGIÃO Autos nº: Recorrente: Joaquim José da Silva Xavier Recorrido: União Federal Joaquim

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo II SUBSTABELECIMENTO... 31

SUMÁRIO. Capítulo II SUBSTABELECIMENTO... 31 SUMÁRIO Capítulo I PROCURAÇÃO AD JUDICIA... 19 1. Conceito... 19 2. Extensão dos poderes conferidos pelo outorgante ao advogado... 21 3. Modelo da procuração ad judicia com poderes para o foro em geral...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO...

INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO... INSTRUÇÕES...2 EXPEDIENTE...3 NOTA DO EDITOR...4 SOBRE OS AUTORES...5 APRESENTAÇÃO...6 PARTE 1 - NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 CAPÍTULO 1 - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...16 1.1. DO ESTADO... 17 1.2.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ PROPOSTA 22 João utiliza todos os dias, para retornar do trabalho para sua casa, no Rio de Janeiro, o ônibus da linha A, operado por Ômega Transportes Rodoviários Ltda. Certo dia, o ônibus em que João

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO...

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO... 17 APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO... 21 APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... 23 APRESENTAÇÃO... 25 CAPÍTULO I DIREITO PROCESSUAL PÚBLICO...

Leia mais

RECURSOS CIVIS I- AGRAVO DE INSTRUMENTO 13/05/2018 1)INTRODUÇÃO. a) Atos do Juiz

RECURSOS CIVIS I- AGRAVO DE INSTRUMENTO 13/05/2018 1)INTRODUÇÃO. a) Atos do Juiz RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 9 Temas: - AGRAVO DE INSTRUMENTO - RECURSO ORDINÁRIO Prof.: Denis Domingues Hermida I- AGRAVO DE INSTRUMENTO a) Atos do Juiz 1)INTRODUÇÃO - art. 203/CPC Sentença (põe-se

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

PROCURAÇÃO AD JUDICIA...

PROCURAÇÃO AD JUDICIA... SUMÁRIO Capítulo I PROCURAÇÃO AD JUDICIA... 21 1. Conceito... 21 2. Extensão dos poderes conferidos pelo outorgante ao advogado... 23 3. Modelo da procuração ad judicia com poderes para o foro em geral...

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!!

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! PETIÇÃO INICIAL ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! ENDEREÇAMENTO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE... art. 651 do CPC QUALIFICAÇÃO

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB...

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB... PROPOSTA APELAÇÃO Em janeiro de 2011, Antonio da Silva Júnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da região rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA...

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... Sumário Capítulo 1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... 15 1.1. Estrutura da reclamação trabalhista... 15 1.2. Exercícios de reclamação trabalhista... 19 1.2.1. Primeiro exercício... 19 1.2.2. Segundo exercício...

Leia mais

Sumário NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17

Sumário NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17 NOTA À DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO... 17 Capítulo I O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 19 1. O Direito Administrativo... 19 1.1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 AÇÕES PREVISTAS NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

SUMÁRIO PARTE 1 AÇÕES PREVISTAS NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL SUMÁRIO PARTE 1 AÇÕES PREVISTAS NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 1 PREAMBULARMENTE: REGRAS GERAIS DA PETIÇÃO INICIAL 1.1 Da petição inicial e seus requisitos 1.2 O endereçamento 1.3 Qualificação das partes

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

OAB 2ª Fase de Direito Penal Penal Agravo em Execução Emerson Castelo Branco

OAB 2ª Fase de Direito Penal Penal Agravo em Execução Emerson Castelo Branco OAB 2ª Fase de Direito Penal Penal Agravo em Execução Emerson Castelo Branco 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 3. AGRAVO EM EXECUÇÃO 3. 1 HIPÓTESES DE CABIMENTO

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

Estado, Governo e Administração Pública

Estado, Governo e Administração Pública Capítulo 1 O Direito Administrativo 1.1. Direito público e direito privado 1.2. Conceito de Direito Administrativo Critérios 1.2.1. Escola legalista 1.2.2. Escola do Serviço Público 1.2.3. Escola da Puissance

Leia mais

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA...

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... Sumário Capítulo 1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... 15 1.1. Estrutura da reclamação trabalhista... 15 1.2. Exercícios de reclamação trabalhista... 19 1.2.1. Primeiro exercício... 19 1.2.2. Segundo exercício...

Leia mais

NOTA À DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO...

NOTA À DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO... SUMÁRIO NOTA À DÉCIMA QUINTA EDIÇÃO... 5 Capítulo I O DIREITO ADMINISTRATIVO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 21 1. O direito administrativo... 21 1.1. Origem e desenvolvimento

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais

Leia mais

Manual de Direito Administrativo

Manual de Direito Administrativo NESTOR SAMPAIO PENTEADO FILHO Manual de Direito Administrativo CAMPINAS/SP Editora Millennium 2006 Ficha Catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da Unicamp P387m Penteado Filho, Nestor Sampaio.

Leia mais

10 DIREITO ADMfNISTRATIVO

10 DIREITO ADMfNISTRATIVO SUMÁRIO NOTA DA AUTORA I. INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO 21 I. Conceito 21 2. Histórico do direito administrativo 23 3. Objeto 24 4. fontes... 24 5. Sistemas administrativos ou mecanismos de controle

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA...

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... Sumário Capítulo 1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... 15 1.1. Estrutura da reclamação trabalhista... 15 1.2. Exercícios de reclamação trabalhista... 19 1.2.1. Primeiro exercício... 19 1.2.2. Segundo exercício...

Leia mais

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora CELSO MARCELO DE OLIVEIRA Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, do Instituto Brasileiro de Direito Bancário, do Instituto Brasileiro de Direito Societário, do Instituto Brasileiro de Política

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO

ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL. EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO ADMINISTRATIVO CONSTITUCIONAL EXERCÍCIOS ESPECIAIS 2ª FASE XXV EOAB Junho de 2018 GABARITO Enunciados Respostas 1 Considerando o cabimento, indique a diferença entre as ações: A. Mandado de segurança Art.

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Previsão; Elementos; Excludentes; Direito de regresso; AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO Espécie; Regime jurídico; Direitos; Deveres; Responsabilidades; Teto remuneratório;

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SR. PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO Processo número: Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, por meio

EXCELENTÍSSIMO SR. PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO Processo número: Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, por meio EXCELENTÍSSIMO SR. PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO Processo número: Concreto Duro, já qualificada, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, perante Vossa Excelência, com fundamento

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21

SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21 SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS... 19 INTRODUÇÃO GERAL... 21 CAPÍTULO I DAS AÇÕES COMUNS... 23 1. Considerações gerais... 23 2. Elementos da ação... 24 2.1. Partes... 24 2.2. Causa de pedir...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais SUMÁRIO PARTE CÍVEL Introdução ao Juizado Especial Cível... 41 LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995 CAPÍTULO I Disposições Gerais Comentários... 49 Art. 1º... 50 Referências... 50 Comentários... 50

Leia mais

SUMÁRIO. 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO..

SUMÁRIO. 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO.. SUMÁRIO Prefácio à primeira edição -LuIz FLAvIO GOMES 9 1-ESTADO, ADMINlSTRAÇÃO PÚBLICA E DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Da contextualização da Administração Pública no Estado de Direito contemporâneo 21 2.

Leia mais

EXMO. SR. DR. RELATOR DESEMBARGADOR FEDERAL DA COLENDA ª TURMA ESPECIALIZADA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO

EXMO. SR. DR. RELATOR DESEMBARGADOR FEDERAL DA COLENDA ª TURMA ESPECIALIZADA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO EXMO. SR. DR. RELATOR DESEMBARGADOR FEDERAL DA COLENDA ª TURMA ESPECIALIZADA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO [nome], [qualificação], doravante denominado apenas Agravante, vem, respeitosamente,

Leia mais